Edição 416

Page 1

Projeto Beleza Rosa e Beleza Transformadora ajuda na autoestima de pacientes com câncer no Honpar Prefeitura reforça parceria estratégica com Sesc Senac Arapongas Pág.03 www.ednoticias.com Educação de Apucarana conquista o primeiro lugar em concurso da Controladoria Geral da União Pág.09 Pág.06 Tiago Amaral será presidente da CCJ, a mais importante Comissão da Assembleia Legislativa Pág.05 Ano XVII - Edição nº 416 - 2ª Quinzena de Fevereiro/2023 | jedicaodenoticias@gmail.com Distribuição Gratuita REGIÃO Sabaúdia Pág. 07 Pág. 07 Cambira Pág. 04 Astorga São Pedro do Ivaí Pág. 09 Pág. 04 Mandaguari Pág. 04 Marilândia do Sul Pág. 06 Mauá da Serra Florestópolis Pág. 09 Faxinal Pág. 09 VEREADOR MAJOR ARDUIN VERIFICA OS PROBLEMAS DO TROPICAL Pág.04 Pág. 07 Kaloré Apucarana recebe liberação da Sesa para licitar obra do PAM Pág.08 @jornaledicaodenoticias Honpar realiza procedimento cardíaco pioneiro no sul do Brasil Pág.02

Incertezas, riscos e imobilismo

O Brasil entrou 2023 com Luiz Inácio Lula da Silva assumindo a Presidência da República para seu terceiro mandato, ao qual se somam dois mandatos de Dilma Rousseff (com o segundo mandato de Dilma sendo concluído por seu vice, Michel Temer, após o processo de impeachment que depôs a presidente), portanto com o Partido dos Trabalhadores (PT) tendo vencido cinco eleições presidenciais. A campanha eleitoral de 2022 foi muito estranha e talvez a de menor nível político e intelectual após a redemocratização do país. Para começar, Lula praticamente não conseguia sair às ruas sem ser rejeitado pela população, numa contrafação de si mesmo nas eleições anteriores. Qualquer análise política de bom nível suporia que um presidente eleito seria sempre aquele que tenha conseguido empolgar as massas e atrair multidões em comícios e eventos públicos o suficiente para ter mais votos que seus oponentes. Outro aspecto seria supor que um candidato vitorioso apresentaria o mérito de ter oferecido aos eleitores um plano de governo e ideias melhores que os candidatos derrotados. Ademais, o normal seria que, na posse de um novo presidente, a população, os empresários, os investidores e todos os agentes de mercado iniciassem seu ano conhecendo o plano de governo, as políticas públicas e as bases sob as quais tocarão suas vidas, negócios e investimentos.

O governo está como um motorista que assumiu o volante de um caminhão, mas não sabe para onde ir nem que carga está transportando, bem como demonstra não conhecer mais o veículo, que já não é o mesmo de 20 anos atrás

Porém, usando sua vocação para o inusitado e o tortuoso, o Brasil, um país gigante de 215 milhões de habitantes, inicia o terceiro mandato presidencial de Lula sem saber nada dos pontos acima expostos, e mais: sem poder planejar e agir partindo da premissa de que Lula será o que já foi – afinal, ele foi presidente duas vezes – e que o PT seguirá políticas e práticas pelo menos parecidas com seus mandatos anteriores na Presidência; nem essa certeza ficou clara. O resumo é: nunca o país entrou sob um novo governo com tanto desconhecimento e numa escuridão de certezas como neste ano. Quem se der ao trabalho de analisar os planos das gestões anteriores de Lula e Dilma obterá informações conflitantes com as últimas falas de Lula.

Para comparar, quando Dilma Rousseff venceu a eleição para seu segundo mandato e, após anunciar os nomes da equipe econômica, a nação foi apresentada a seu plano de seis pontos no campo da gestão macroeconômica. Ainda que ela tenha contrariado a si mesma durante a gestão até ser deposta, os agentes de mercado dispunham das informações sobre os rumos que o governo disse que iria tomar; logo, podiam fazer seus planos e elaborar suas estratégias conhecendo o plano do governo, conforme falas das autoridades daquele momento, como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy;

do Brasil

o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa; e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

O Brasil entrava 2015 com a informação de que o governo pretendia: 1. manter compromisso com transparência e fim das maquiagens na contabilidade pública; 2. perseguir a austeridade fiscal, o controle dos gastos e meta de superávit primário (receitas menos gastos antes de deduzir os juros da dívida) de 1,2% do PIB em 2015 e 2% nos anos seguintes;

3. atuar para manter a dívida pública sob controle e, quem sabe, reduzi-la para chegar a 50% do PIB, inclusive freando repasses do Tesouro Nacional para o BNDES; 4. manter a inflação sob controle e trabalhar para reduzi-la até chegar a 4,5%, que era a meta da época; 5. adotar preços reais para energia, combustíveis e transporte coletivo, os quais haviam sido represados artificialmente por Dilma sob o argumento de segurar a inflação, prática que se revelou desastrosa para o país e, principalmente, para duas das maiores empresas estatais, a Petrobras e a Eletrobras; 6. manter a política de câmbio flutuante.

O plano retomava o tripé econômico do governo Fernando Henrique Cardoso, que consistia em sistema de metas de inflação, austeridade fiscal e câmbio flutuante. Na época, havia sérias dúvidas quanto à possibilidade de a presidente Dilma deixar a equipe trabalhar conforme o plano anunciado. De fato, Dilma transgrediu tudo o que seus ministros haviam anunciado, com aprovação dela, e foi por um caminho desastroso, culminando com as gambiarras orçamentárias que deram as bases legais para seu impeachment. Esse plano de seis pontos servia para aquela época e serve igualmente bem para os tempos atuais. Porém, o que está acontecendo neste início de 2023 é um plano de dois pontos: o primeiro é Lula falando de coisas e medidas desconexas, altamente preocupantes e que estão assustando os agentes econômicos; o segundo é que não há plano nenhum, o Lula atual demonstra não ser o mesmo Lula do primeiro e segundo mandatos, e a rigor ninguém sabe para onde o governo caminhará em termos de política econômica – nem em muitas outras áreas. O resultado é que as incertezas aumentaram em quantidade e extensão, o país não tem plano econômico, o governo está como um motorista que assumiu o volante de um caminhão, mas não sabe para onde ir nem que carga está transportando, bem como demonstra não conhecer mais o veículo, que já não é o mesmo de 20 anos atrás.

Infelizmente, mais incerteza é sinônimo de mais riscos, desconfiança, imobilismo, menos investimentos e menos crescimento econômico. Para um país que precisa com urgência crescer e enfrentar a miséria e a pobreza, o Brasil vive mais um lamentável desperdício de tempo.

Implantação da Tavi Vênus recuperou a válvula aórtica de um paciente que não poderia receber outros equipamentos

O Hospital Norte Paranaense - HONPAR realizou um procedimento pioneiro no mês de fevereiro que é a implantação da TAVI Vênus – um Implante Percutâneo de prótese Aórtica, que recupera a válvula comprometida do paciente em até 99% do tamanho original.

O procedimento foi realizado pela equipe do cirurgião cardiovascular Alexandre Murakami. A Tavi Vênus é mais barata que as TAVIs utilizadas atualmente e é indicada para pacientes mais idosos, onde a tecnica convencional não é recomendada.

É um procedimento menos invasivo, feito pela virilha, com anestesia local onde a prótese é levada até o coração por meio de um cateter e liberada no local da válvula aórtica doente. Ela ocorre em 5% dos pacientes com mais de 75 anos, e dificulta a saída do sangue o coração para a aorta, o que provoca sintomas como dor no peito, cansaço e até desmaios, sendo que a evolução não é positiva, aumentando o risco de morte para quem não trata.

O cirurgião cardiovascular Alexandre Murakami, responsável pelo procedimento, destaca que o paciente que recebeu o implante, tinha características específicas que não permitia a implantação dos equipamentos que são comumente utilizados. “Esse paciente tinha duas características inapropriadas para implantação das válvulas mais comuns.

A primeira é que a válvula aórtica dele é bicúspide, ou seja, é uma válvula aórtica, que tem duas cúspides, popularmente conhecida como folhetos, as pessoas geralmente possuem três, assim como a maioria das TAVIs comercializadas. Além disso, ele tinha uma grande quantidade de

calcificação, o que atrapalha na abertura das próteses. Como existiam esses problemas, optamos por utilizar a Vênus que é diferente das outras porque ela foi desenvolvida para atender justamente pessoas com essa característica e possibilita assim a utilização neste paciente específico”, destaca o cirurgião. O médico aponta que essa válvula possui mais força radial, isso significa que é possível recuperar de maneira mais eficaz a válvula aórtica comprometida.

“Como ela tem mais força radial conseguimos recuperar quase a totalidade da válvula comprometida. No caso desse paciente, ele tinha apenas 0,8 centímetros de área valvar e o normal da válvula aórtica varia entre 2,5 e 2,9 centímetros, para ele conseguimos fazer com que a válvula passasse a ter 2,8 centímetros, trazendo maior qualidade de vida ao paciente que deixa de ter problemas relacionados a esse comprometimento”, revela o profissional. Essa prótese específica, além de permitir a utilização em pacientes mais idosos, que teriam tratamentos paliativos com o uso de medicação, têm uma característica que provavelmente irá popularizar o seu uso no Brasil, que é o custo mais acessível.

“Essa válvula que é de tecnologia israelense, mas que é produzida na China, custa em média 65 mil reais, enquanto as outras custam mais de 100 mil reais. Com essa característica é provável que seu uso seja popularizado em breve no país”, comenta o cirurgião. O médico chama a atenção para o lugar de destaque que o HONPAR tem hoje na área de cardiologia a nível de Brasil. “O nosso hospital está num seleto grupo de hospitais no Brasil que é referência para tratamento de problemas no coração. Aqui temos uma estrutura completa e um excelente quadro de profissionais que possibilita qualidade para o paciente”, finaliza.

Edição de Notícias Pág. 02 EDITORIAL “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13)
Honpar realiza procedimento cardíaco pioneiro no sul

Sérgio Onofre toma posse da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar)

Com grata satisfação tomei posse, nesta sexta-feira, 17, da presidência da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) para o biênio 2023/2024. Uma reeleição que nos mostra que estamos no caminho certo.

Queremos evoluir ainda mais, com muito trabalho, forte representatividade e união dos municípios. Agradeço a presença de todos, em especial, do deputado estadual, Tercílio Turini, e do nosso grande parceiro, deputado federal, Pedro Lupion. Vamos em frente!!!!!

Informações: Facebook Sérgio Onofre

Prefeitura reforça parceria estratégica com Sesc Senac Arapongas

Parque da Juruba em apucarana ganha mais três empreendimentos

Nesta quinta-feira, 23, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do vice, Jair Milani, e todo o secretariado, participou de uma visita técnica na unidade integrada Sesc Senac em Arapongas, situada no Jardim Caravelle. O grupo foi recebido pelo gerente-executivo do Senac, Sérgio Carlos Figueiredo e equipe, em um café da manhã, seguido de uma apresentação sobre os serviços promovidos na nova Unidade, inaugurada em dezembro do ano passado. “Além de prestarmos contas ao poder público do que já temos realizado, queremos firmar parcerias, consolidando ainda mais nossas propostas para os estudantes, comerciários e comunidade”, disse Sérgio Figueiredo. Também esteve presente o empresário Paulo Pennacchi, diretor da Fecomércio PR.

ATUAÇÃO

O Senac tem ofertado o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet, com grande volume de alunos bolsistas; Curso de Preparo de Bolos e Tortas, já concluído; disponibilização do Curso de Comida de Boteco, Preparo de Alimentos Congelados, Gestão e Liderança, Iniciação do Programa Aprendizagem – previsto para março. Além da inclusão de novos cursos do Programa Senac de Gratuidade e também do Programa Senac Empresas, com mais de 120 cursos gratuitos. Já a parte do Sesc traz ao público Clínica Odontológica, Academia, cursos de

Corte e Costura, artes, trabalho social com idosos, Inglês 100% gratuito, programa Futuro Integral, em parceria com a Casa do Bom Menino, além de projetos nas áreas de: de ação social, cultura, esporte e lazer alimentação e saúde educação e turismo. Sérgio Onofre parabenizou o trabalho já desenvolvido nesses dois meses e reiterou o compromisso de parcerias entre a Prefeitura e a nova Unidade Sesc Senac Arapongas. “A instalação desta unidade no nosso município foi uma luta. E agora podemos ver de perto os resultados. Arapongas precisava disso. Uma estrutura fantástica, que apoia o comerciário, enaltece o trabalhador e proporciona caminhos de conhecimento aos estudantes. Fiquei impressionado com tantas opções de cursos e, em sua maioria, totalmente gratuitos. Queremos que o Sesc Senac Arapongas ganhe cada vez mais força e estamos à disposição para somar”, salientou.

O prefeito mencionou também as obras de peso que o município tem investido naquela região, como a duplicação da Rua Tico-Tico Rei, um investimento de R$ 4,5 milhões que está prestes a ser iniciado, e a escola Enzo Batista Dalleffe – em fase de conclusão (R$ 4,7 milhões). Sem falar em outras obras previstas, entre elas a instalação da sede própria da Guarda Municipal, Delegacia Cidadã e a sede própria da Agência do Trabalhador –todas na região do Caravelle.

O prefeito Júnior da Femac repassou nesta quinta-feira (16/02), em ato no gabinete municipal, contrato de alienação de lotes industriais junto ao Parque da Juruba a três empreendimentos. Dentro das regras do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodea), estão sendo repassadas áreas para a expansão de negócios.

A alienação, destacou o prefeito, beneficia duas fábricas, sendo uma de calçados e outra de colchões, além de uma empresa no ramo automotivo, que vai expandir sua logística com a construção um centro de distribuição visando atender clientes de todo o Sul do país. “Este ato administrativo simboliza o momento que passa Apucarana, que é de crescimento, desenvolvimento econômico e atração de novas empresas. Dois desses empreendimentos já atuam em Apucarana (calçados e da área automotiva) e, com o terreno no Parque da Juruba vão expandir suas estruturas com geração de mais riquezas e empregos para a cidade. A terceira está voltando a investir no município. Em nome da população, agradeço por investirem e acreditarem em Apucarana”, disse o prefeito Júnior da Femac, frisando que as alienações passaram por aprovação da Câmara de Vereadores. Do ato de assinatura dos contratos participaram ainda o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, e o superintendente da pasta, Adan Lenharo. Pelas empresas, estiveram presentes os empresários da Kalce 10 Indústria de Calçados Ltda., Odair Freitas e Vagner Lopes, e pela Keiko Colchões, Luilso Faveri, acompanhado do locutor de rodeio Silverado, que é responsável pelo marketing da empresa. Localizada na Vila Nova, a Kalce 10 produz atualmente uma média de 12 mil pares de calçados todos os meses. “Temos hoje mercado para produzirmos

muito mais. Com essa ajuda da prefeitura vamos, além de realizar o sonho de sair do aluguel, expandir nossos negócios”, afirmou o empresário Odair Freitas. Já o empresário da Keiko Colchões, afirma que o lote industrial em Apucarana possibilitará a unificação da empresa. “Hoje estamos com estruturas em mais de um município aqui da região. Na área que nos foi viabilizada no Parque da Juruba vamos a partir de agora agrupar toda nossa estrutura”, comemorou Luilso Faveri. Ele revelou ao prefeito Júnior da Femac que entre os clientes da empresa estão diversas personalidades políticas, esportivas e artísticas do Brasil, citando como exemplo nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atletas e ex-atletas como Ronaldinho Gaúcho, Neymar Júnior, Falcão do futsal e artistas como a dupla Edson e Hudson, o cantor Leonardo, entre outros.

O empresário Rogério Gonçales, da Gonçalves Pneus, que também conquistou alienação de um lote industrial, não pode estar presente. No local, a empresa intencionou junto ao município a edificação de um centro de distribuição para atender clientes em toda a região Sul do país.

Complexo industrial – O Parque Industrial da Juruba começou a ser implantado no ano de 2014 pelo então prefeito e atual deputado Federal, Beto Preto. As ruas internas têm 18 e 14 metros de largura e foram projetadas para atender as necessidades das indústrias. Seguindo o conceito de cidade industrial, a prefeitura reservou uma quadra onde serão construídos espaços para restaurante, bancos, cooperativas de crédito e para instituições de apoio ao empresário e aos trabalhadores, como Sebrae, Sesi, Senai e Senac. Com área total de 23 alqueires, equivalente a 596 mil m², quando forem finalizadas todas as etapas previstas de urbanização o parque poderá abrigar 237 indústrias.

Arapongas divulga agenda de eventos esportivos

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, divulgou nesta quarta-feira, 22, a agenda esportiva da semana. Os eventos contam com a participação de equipes e atletas araponguenses.

- Simpósio Paraná de Handebol

Data: 23 a 26/02

Local: Umuarama/PR

- Copa Internacional e Nacional de BMX Freestyle

Data: 25 a 26/02

Local: São Bernardo do Campo/SP

- Corrida Pedestre

Data: 25/02

Local: Cornélio Procópio/PR

- Amistoso de Futsal Sub 17 M Arapongas X Mater Dei

Data: 25/02

Local: CIE Professor Maurinho Cassitas Horário: 14h00

- Campeonato Amador Série Bronze

Data: 26/02

Local: Centro Social Urbano Horário: 08h15

Edição de Notícias Pág. 03
“Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13)

alerta sobre a dengue no município de marilândia do sul

Nos últimos meses a Secretaria de Saúde recebeu 20 notificações de suspeita de dengue, todas negativas. O controle de endemias faz um apelo para toda população, para que cuidem de seus quintais e dos espaços públicos também.

O período epidemiológico é contado de agosto de 2022 a agosto de 2023, nesse período a Secretaria de Saúde recebeu 20 notificações em Marilândia do Sul de possíveis casos, todas negativas e segue aguardando o resultado de uma. O município está com o índice de infestação predial em 3.5% considerado alto, o correto é até no máximo 1%.

Os agentes passam nas casas fazendo conferência, caso seja encontrada água parada ou focos do mosquito o responsável receberá uma notificação, se o descuido for recorrente o morador será encaminhado para o ministério público e a notificação passará para a esfera judicial.

Ao contrário do que muitos pensam o mosquito não se reproduz apenas

PREFEITURA

em locais com muita água parada, é necessário apenas uma tampinha de garrafa, por exemplo, para que ele se desenvolva. Os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias. Por isso, é necessário o cuidado com possíveis criadouros, pois, se houver ovos no local, assim que entrarem em contato com a água vão eclodir. Mantenha sempre o quintal limpo, faça a coleta de lixo de forma correta, deixe caixas d’água vedadas, pratinhos de vasos de plantas sempre secos, potinhos de animais de estimação limpos.

Além da dengue o mosquito Aedes Aegypti também transmite doenças como o Zica vírus e Chikungunya, doenças perigosas que se desenvolvidas em sua forma grave podem levar a morte. O combate ao mosquito da dengue só depende de nós, vamos todos fazer a nossa parte.

DE MANDAGUARI SEGUE COM

Prédio do Paço Municipal foi fechado para reforma e adequação

A Prefeitura de Mandaguari retoma, na segunda (13), os atendimentos presenciais que interrompidos desde quarta (8) para reforma do Paço Municipal. A maioria dos serviços será disponibilizada no bloco 2 da Fundação

Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) - confira o serviço no final do texto.

A mudança provisória de todos os setores do Paço Municipal é necessária para as melhorias da sede do Governo Municipal, que apresenta problemas nas instalações elétricas, entrada de energia e cobertura, provocando diversos transtornos a servidores, como alagamentos e “apagões” de eletricidade em dias de chuva, entre outros.

Com a mudança, a Fafiman vai abrigar as secretarias municipais de Agricultura (sala 12), Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (sala 10), Governo, Planejamento Finanças e Gestão e Departamento Jurídico. Dessa forma, a instituição de

ensino passa a disponibilizar, no bloco 2, os seguintes setores e serviços: Protocolo (sala 9), Expediente (sala 9), Imprensa (sala 9), Controle Interno (sala 9), Patrimônio (sala sem número), Tecnologia da Informação (sala 11), Tributação (sala 13), Engenharia (sala 14), Contabilidade (sala 15), Recursos Humanos (sala 16), Tesouraria (sala 16), Compras, Licitação (sala 17) e Gabinete (sala sem número), entre outros.

Os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, que eram ofertados no prédio da Prefeitura de Mandaguari, serão disponibilizados, temporariamente, no Espaço Conviver - confira o serviço no final do texto. Os atendimentos na Fafiman e no Espaço Conviver serão realizados de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h - com exceção do setor Protocolos, que abrirá às 8h30.

TRANSPARÊNCIA – A Administração

O Vereador Major Arduin esteve essa semana visitando suas lideranças e localizando e pedindo providências para melhorias no bairro Tropical. Recape asfáltico, melhoria na iluminação de espaços públicos, problema em calçada, esteve na UBS, na Escola Municipal e conversando com à população. Em seguida esteve com os Secretários das pastas, Jair Milani, obras, Renan Serviços Públicos, CODAR, em busca das soluções que a comunidade, fez documentos e está acompanhando o andamento e espera a solução para tais problemas. Novidades virão por aí. O papel do Vereador é estar junto do povo e trabalhando por melhorias.

CÂMARA DE APUCARANA APROVA EM DEFINITIVO PROJETO DE LIBRAS PARA EVENTOS OFICIAIS

Vereadores também aprovaram por unanimidade os requerimentos com pedido de informações à autarquia de saúde e à Sanepar. Foram aprovados por unanimidade o Projeto de Resolução e três requerimentos que constavam da ordem do dia, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, nesta quarta-feira de cinzas (22). Normalmente realizadas às segundas-feiras, às 16 horas, a sessão desta semana foi realizada na quarta em razão do recesso pelo feriado de Carnaval. Em segunda e última discussão, o Projeto de Resolução 01/2023, de autoria do presidente da Câmara, vereador Luciano Molina, dispõe sobre a obrigatoriedade do serviço de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos oficiais do Legislativo Municipal, como as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas, entre outros. Ao fazer a defesa do projeto, que foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, Molina informou que dentro de no máximo 45 dias a Câmara deve apresentar como será feita a contratação do intérprete de Libras, dentro do que estabelece a lei. “Acredito

da

que em pouco tempo, passaremos a contar com esse importante serviço, que assegura a acessibilidade para as pessoas surdas, de forma que possam participar ativamente de todos as discussões pautadas na Câmara”, disse. Molina ainda informou que outras demandas estão sendo estudadas para melhorar aspectos de acessibilidade, inclusive no site da própria Câmara, que deverá contar com serviços de interprete em Libras, tradutor de textos em voz e melhorias nas abas que permitem alterar tamanho das fontes e contrastes para permitir uma navegação mais adequada para as pessoas com baixa visão, por exemplo. “Nossa ideia é trabalhar no sentido de promover, de fato, a inclusão das pessoas com deficiência”, explicou o presidente da Câmara que, antes de apresentar o Projeto de Resolução sobre Libras, manteve contatos e fez reuniões com representantes da comunidade surda de Apucarana. “Vamos continuar esses contatos com esses e outros grupos de nossa sociedade, promovendo uma aproximação entre a Câmara e a sociedade local”.

limpeza contra a dengue em

O foco do mutirão será todo o material que acumule água e possa servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti (potes, pneus, plásticos, latas, móveis, lonas, entre outros).

Esta ação é uma parceria das equipes do departamento de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, junto ao departamento de limpeza pública. Serão recolhidos também entulhos como galhos, madeiras, eletrônicos, eletrodomésticos, metais, folhas de árvores, etc.

Para o sucesso desta ação, é essencial que toda a comunidade se conscientize e se mobilize, não permitindo que o mosquito encontre ambientes propícios para se reproduzir. Vamos todos nos mobilizar e manter nossa cidade e distritos limpos!

Edição de Notícias Pág. 04 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13)
Municipal deve investir R$ 868 mil de recursos próprios do município para as obras. A previsão é de que as obras durem cerca de 90 dias. ATENDIMENTOS PRESENCIAIS NA
FAFIMAN
A Prefeitura de Astorga realiza Mutirão da Limpeza para prevenção e combate ao mosquito da dengue no distrito de Içara.
Prefeitura DE ASTORGA realiza mutirão
distrito
VEREADOR MAJOR ARDUIN VERIFICA OS PROBLEMAS DO TROPICAL

Tiago Amaral será presidente da CCJ, a mais importante Comissão da Assembleia Legislativa

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, apresentou nesta quartafeira, 15, o novo secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (Semude). Trata-se do empresário Paulo Grassano. Ele assume o posto anteriormente ocupado por Nilson Violato.

A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que vai eleger seu novo presidente será manhã, mas o anúncio foi feito na tarde dessa segunda-feira, dia 13, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano. Tiago Amaral será o novo presidente da comissão mais importante da Casa.

A CCJ é bem conhecida de Tiago Amaral. Ele integra a comissão desde o primeiro mandato, há oito anos. Tiago é advogado e se especializou em direito público, administrativo e tributário. Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) A CCJ é a porta de entrada de todos os projetos. Considerada a mais importante da casa, a CCJ é a única comissão que conta com treze integrantes, que são indicados pelos líderes dos partidos.

Todas às terças-feiras, eles se reúnem para avaliar a constitucionalidade dos projetos de lei que são protocolados pelos 54 deputados e pelo poder executivo.

O ato aconteceu no gabinete, contando com a presença do viceprefeito Jair Milani, secretários municipais, vereadores e toda a equipe da Semude. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), José Lopes Aquino, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA), Anderson Molina, representantes da OAB e de outras entidades.

Onofre deu boas-vindas a Grassano. “Temos reforçado nossa equipe de secretários através de lideranças jovens e a vinda do Paulo representa mais um passo muito importante nesse sentido. Sabemos de sua competência e estamos aqui para crescermos juntos”, assinalou o prefeito. Sérgio Onofre também destacou a coincidência de Paulo Grassano assumir a gestão de uma Pasta voltada para a indústria, sendo que foi o seu avô, ex-prefeito Colombino Grassano, quem deu o pontapé inicial para a criação do primeiro parque industrial de Arapongas.

O prefeito também destacou a contribuição de Violato, que pediu o desligamento no final do ano passado a fim de poder se dedicar melhor a assuntos particulares.

Violato agradeceu pela oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do município, num trabalho iniciado em maio de 2020. “Durante minha atuação,

procurei devolver para a cidade parte de tudo o que ela me deu, como esposa, amigos e tantas oportunidades”, salientou.

DESAFIOS

“Esta é uma secretaria que mexe com a minha vida. Conversando com o Violato, vi que ele deu o nome de pássaros aos projetos que centralizam os eixos de desenvolvimento do município e lá atrás foi uma iniciativa do meu avô que deu nome de pássaros para todas as ruas da cidade. Não existe coincidência. Tudo é por Deus”, afirmou Paulo Grassano.

Ele destacou sua trajetória de dez anos na vida privada, à frente da concessionária de veículos Aravel. “Foram dez anos em que aconteceu de tudo: pandemia, falecimento de familiares, crise econômica e até a saída da Ford, depois de mais de 50 anos no Brasil. Tudo isso nos trouxe muita experiência”, disse Paulo Grassano. Ele ressaltou ainda que aceitou o cargo como uma missão e agradeceu a Sérgio Onofre pelo convite e pela confiança. “Chego com vontade de aprender com toda a equipe e com a disposição de trabalhar muito”, acrescentou.

Natural de Arapongas, Paulo Grassano Barros de Carvalho tem 32 anos. É formado em Medicina Veterinária, mas tem forte atuação no setor privado. Já atuou na área industrial e ocupou o cargo de diretor-comercial no Grupo Aravel. Suas referências políticas vêm de família, já que é neto de Colombino Grassano, exprefeito de Arapongas por dois mandatos e ex-deputado estadual. Antônio Grassano Júnior, irmão de Colombino, também foi prefeito de Arapongas por dois mandatos.

Edição de Notícias Pág. 05 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13)
Paulo Grassano assume a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda

Projeto Beleza Rosa e Beleza

Transformadora ajuda na autoestima de pacientes com câncer no Honpar

EDSON & HUDSON E HUMBERTO E RONALDO SÃO CONFIRMADOS NA FESTA DO MILHO DE MAUÁ DA SERRA

O projeto Beleza Rosa e Beleza Transformadora é uma iniciativa que tem alegrado o coração dos pacientes com câncer do Hospital Norte do Paraná - Honpar. Os projetos visam tratar do bem estar e da autoestima da paciente, dando um conforto enquanto faz o procedimento. O Beleza Rosa acontece todas as quintas feiras das 9h às 11h30. Participam do projeto cerca de seis mulheres. Todas são voluntárias e tiram um tempo de suas vidas para levar amor e alegrias a essas pacientes. “ Nós somos voluntárias no centro de Oncologia, levamos um pouco de fé, esperança e perseverança a cada pessoa que tem passado por tratamento.” disse uma das voluntárias do projeto, Eunice. Já o Beleza transformada, acontece toda segundafeira e participam em torno de umas

10 mulheres.O Beleza Transformadora trata do paciente que está internado nas enfermarias, tanto da ala branca como da ala verde. “Os dois projetos já acontecem há 10 anos. “Nosso objetivo é fazer o melhor acolhimento possível, através da beleza, fazendo com que essas pacientes passem o processo não perdendo e autoestima e o mais importante entendendo que podem contar com a gente nesse momento. Além de cuidar da beleza de cada uma, nós também sempre levamos uma palavra de apoio e esperança.” ressaltou Eunice.

Voluntárias do Projeto Beleza

Rosa : Selma Gelisnki, Jozelaine de Moraes Gouveia biruel, Sueli Marusco, Vanja m Raiacovitch, Rouse stefanelli, Lúcia rocha, Priscila Costa e Eunice de Abreu, idealizadora do projeto.

O evento está programado do dia 12 a 14 de maio com shows, exposição de produtos locais, parque de diversões, barracas de alimentação e concurso da rainha da festa.

Entre as atrações nacionais, a dupla Humberto e Ronaldo se apresenta no dia 12/05 e no dia 13/05 Édson e Hudson. Em breve a programação completa da festa será anunciada pela prefeitura.

Homem-Formiga Quantumania 18:00 3D / 15:30 2D / 21:15 LEG 26/02 e 01/03 LEG Pág. 06 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13) Edição de Notícias CINEMA CINE GRACHER PROGRAMAÇÃO DE 26 A 01/02 Quer receber a programação semanalmente? Enviei um oi para 43 99125 4072 Avatar O Caminho da Água 20:30 Gato de Botas 2 15:30 3D / 19:00 / 21:00 As múmias e o Anel Perdido 15:30 / 19:00
A gestão Hermes Wictoff confirmou nesta semana as atrações da Festa do Milho 2023 em Mauá da Serra.

Kalorė Realiza Matinê de Carnaval para Crianças

Drª Marla T. Tompson se despede do Município de Cambira

Nessa terça-feira de Carnaval, 21 de Fevereiro, a Prefeitura Municipal de Kaloré, através do Departamento de Cultura, realizou a Matinê de Carnaval para as crianças do município.

Muita alegria, brincadeiras e descontração tomaram conta do Salão da Melhor Idade de Kaloré.

Nosso agradecimento ao Prefeito Municipal, Sr. Edmilson Stencel, aos departamentos organizadores, Cultura, Educação, CRAS e a todos os pais que estiveram prestigiando.

O prefeito Emerson Toledo e a secretária municipal de Saúde, Ana Lucia de Oliveira prestaram homenagens e se despediram nesta quinta-feira (17) da médica Marla Tahana Tompson.

Drª Marla passou em residência em Neurologia em Londrina, e por esse motivo se afastará do município para se especializar.

“Temos uma gratidão enorme para com a Drª Marla, uma profissional exemplar, sempre prestando atendimento com muita dedicação aos pacientes. Fez um vínculo muito bom de amizades em nossa cidade, que ressalta o amor com a sua profissão. Para a doutora, desejamos sucesso nesse novo desafio, o Município de Cambira fica muito feliz com sua conquista”, ressaltou o prefeito.

33º CAMPEONATO DE FUTSAL DIVULGA RESULTADO DE SEMIFINAL DE SABAÚDIA

O Departamento de Esportes de Sabáudia divulgou o resultado dos jogos realizados ontem, 16, no Ginásio Municipal de Esportes Alcides Escoqui. Jogaram as equipes de veteranos 40 +, com dois jogos das quartas de final série prata e uma semi-final da série ouro.

RESULTADO

Veteranos (40+) - Pimpinela 6 x 1 Tabajara

Série Prata

Dek lub 03 x 07 vinte um

BRA/kelli Lanches 07 x 04 Freestyle

Série Ouro

Cartório Moura 06 x 02 AESA/ CT Fornel

JOGOS DE HOJE 17/02 – a partir das 19h

Série Prata

PSTC X VILA COELHO

POSTO MENDONÇA X JOVEM UNIAO

Série Ouro

METALÚRGICA Imbriani x Pimpinela Futsal

O gerente de Esportes à frente da organização do Campeonato, Laércio Guizilini registrou o momento antes das partidas com os capitães e árbitros das competições.

Pág. 07 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13) Edição de Notícias

Apucarana recebe liberação da Sesa para licitar obra do PAM

A Prefeitura de Apucarana recebeu nesta quarta-feira (15) a liberação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), para abertura do processo de licitação do futuro prédio do Pronto Atendimento Municipal (PAM), no Jardim Ponta Grossa.

O prefeito Junior da Femac esteve reunido, em Curitiba, com equipe técnica da Secretaria de Saúde, para tratar dos últimos detalhes, visando à abertura do processo de licitação para construção do PAM. “A obra terá investimento de R$4,6 milhões, sendo R$3,5 milhões do Estado, e uma contrapartida de R$ 1,1 milhão do Município”, informa o prefeito, acrescentando que, num prazo de 60 a 90 dias, a obra será iniciada.

Segundo ele, o novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Apucarana, funcionará como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual, ampliando o atendimento da população

de uma grande região da cidade, no entorno do Jardim Ponta Grossa.

“A obra do PAM será edificada no terreno da antiga “Casa da Pedra”, com área de 812,89 metros quadrados e capacidade para atender mais de 2.100 pacientes por mês”, revela Junior da Femac.

O PAM de Apucarana havia sido anunciado em dezembro de 2022, pelo então secretário de estado da saúde, Dr. Beto Preto. Na ocasião, o viceprefeito Paulo Vital, representou no ato, em Curitiba, o prefeito Junior da Femac.

“Agradecemos mais uma vez o Governador Ratinho Junior e o agora deputado federal Beto Preto, pela liberação de mais recursos para a saúde de Apucarana. Nossa cidade vem sendo contemplada com importantes investimentos nesta área. Agora estamos ganhando um novo pronto atendimento para a região do Jardim Ponta Grossa”, destaca Junior da Femac.

Edição de Notícias Pág. 08 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías
43;13)

Educação de Apucarana conquista

o primeiro lugar em concurso da Controladoria Geral da União

Prefeitura está concluindo obra do portal na entrada de São Pedro do Ivaí

A Educação de Apucarana é destaque novamente em âmbito nacional. O estudante Theo Castoldi, da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, conquistou o primeiro lugar no 12º Concurso de Redação e Desenho promovido pela Controladoria Geral da União (CGU). Na manhã de hoje (16/2), no paço municipal, ele e as professoras dele, Inês de Oliveira e Isabela Dias, receberam seus prêmios e os cumprimentos do prefeito Junior da Femac, do vice-prefeito Paulo Vital e da secretária de educação Marli Fernandes.

A CGU promove anualmente o concurso de redação e desenho visando despertar nos estudantes o interesse por assuntos como ética, cidadania e participação social. “Em 2022, durante a décima segunda edição, a comissão organizadora propôs que os professores e alunos abordassem o tema Conversando a gente se entende em sala de aula e, assim, refletissem sobre a importância do diálogo e da empatia, da comunicação não violenta e do respeito às diferenças e à opinião alheia para a construção de relações interpessoais saudáveis,” explicou a secretária Marli Fernandes.

Mais de 400 mil crianças e adolescentes, de todas as regiões do país, inscreveram seus trabalhos, no ano passado, no concurso da Controladoria Geral da União. Conforme o regulamento, os estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental deveriam produzir desenhos.

A ilustração feita pelo aluno Theo Castoldi, da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, foi escolhida pela comissão organizadora como a campeã na categoria 3º Ano do Ensino Fundamental. Por isso, a CGU enviou um notebook como prêmio para ele e outro para a professora que o orientou na construção do trabalho, Inês de Oliveira. Já a professora regente da turma, Isabela Dias, foi contemplada com um certificado.

O prefeito Junior da Femac destacou que o desenho premiado é rico em conteúdo. “O Theo desenhou um grupo de pessoas conversando harmoniosamente na natureza. Entre os personagens, nós podemos identificar a professora com um livro na mão, uma menina cadeirante e um garoto com a perna enfaixada. Prêmio muito melhor do que um notebook é o conhecimento adquirido pelas nossas crianças ao participar do concurso,” afirmou.

“A premiação dos estudantes apucaranenses em diversas competições e olimpíadas nos últimos anos mostra que estamos no caminho certo ao fazer da Educação a prioridade da nossa gestão,” acrescentou o vice-prefeito Paulo Vital.

O coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União, Demian Bianchi Bertozzi, participou de forma virtual da cerimônia de premiação. “Tendo em vista a conjuntura atual do país, eu acredito que o tema escolhido para esta edição do concurso de redação e desenho foi muito pertinente. Parabéns ao prefeito Junior da Femac e à secretária Marli Fernandes por incentivarem os seus professores e alunos a participarem dos projetos da CGU”, disse.

“Eu tenho muito orgulho de dizer que os meus dois filhos estudam na rede municipal de Apucarana. As premiações e os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – nos asseguram que eles estão recebendo uma excelente formação,” falou Elisângela Gaspar Castoldi, mãe do aluno Theo.

Escolas recebem smartphones para fortalecer a comunicação assertiva

A Autarquia Municipal de Educação também apresentou, na manhã de hoje (16/2), o curso O uso das tecnologias para a comunicação assertiva, que será ministrado às coordenadoras pedagógicas dos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas da sua rede, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

“Por meio deste curso, os coordenadores aprenderão a utilizar diversas ferramentas de compartilhamento de arquivos, edição de fotos e design gráfico para fortalecer ainda mais a comunicação dentro das próprias unidades de ensino e com as famílias dos estudantes,” afirmou a secretária de educação, Marli Fernandes.

“Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, ela cria um canal que permite o diálogo e uma melhor colaboração entre as partes,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.

A UTFPR ainda repassou um celular para cada CMEI e Escola da rede municipal de Apucarana. Os smartphones serão utilizados durante o curso e, posteriormente, passarão integrar o patrimônio das unidades de ensino.

Acompanharam a cerimônia no salão nobre da prefeitura, os vereadores Tiago Cordeiro de Lima, Rodrigo Lievore (Recife) e Mário Felippe; o diretor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR, Thiago Gentil Ramires; a coordenadora do projeto da UTFPR, Daiane Genaro Chiroli; e os secretários municipais Maurício Borges, Jossuela Pirelli, Denise Canesin, Ivanildo da Silva, Edson Estrope, José Airton Deco de Araújo e Gerson Canuto.

As obras do novo portal turístico de São Pedro do Ivaí, que está sendo construído no sentido de quem chega de São João do Ivaí, entrou na fase de conclusão. Na terça-feira (21), foi colocada a viga horizontal, dando corpo ao portal que é montado com blocos de concreto. A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri acompanhou a montagem, juntamente com o secretário de Obras e Viação, Marcos Paz de Siqueira, o Guiu. “Estamos preparando o município para atrair empresas e gerar empregos. Investir no embelezamento da cidade colabora para atrair investidores. Este novo portal foi projetado com características do outro que temos na entrada de quem vem de Bom Sucesso”, destacou a prefeita. O projeto recebe investimentos do Governo do Estado e da prefeitura. As obras não foram concluídas por causa do mau tempo. “O guindaste subiu algumas peças, mas o serviço foi paralisado por causa da chuva. Assim que o sol prevalecer, a empresa terminará os detalhes para entregarmos mas esta obra”, assinala Regina.

MAIS UM GRANDE EVENTO DE FLORESTÓPOLIS

Em parceria com nossa Igreja Católica em comemoração do Jubileu de 70 anos da Igreja Matriz e em homenagem ao dia do Trabalhador, todos estão convidados a participarem desta festa do esporte ..

Será no dia 30 abril. Largada as 8:00 hrs. Local : Frente a Igreja Matriz.

Maiores informações sobre o evento entrar em contato na secretaria de esportes. Secretaria de Esportes e Igreja Católica juntos pela a vida.

FAXINAL - PREFEITO GALLO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO

O prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo, o Gallo, e os vereadores, Carlinhos do Cantinho do Coração e Marcela Carvalho Rodrigues, foram recebidos em audiência nessa quartafeira, 18, em Curitiba, pelo novo secretário de Planejamento do Governo do Estado, Guto Silva. O encontro teve como principal objetivo, avançar nas tratativas para liberação de recursos através de emenda da pasta junto ao governo do estado, para o município. Gallo, enalteceu a nomeação de Guto Silva para a Secretaria de Planejamento do Governo do Estado. “Muito feliz em saber que o nosso

governador Ratinho Júnior, nomeou esse cara espetacular para cuidar do Planejamento do Paraná. Esse é o cara! Que mais uma vez, estará ajudando nossa cidade e nosso querido Paraná”, frisou o prefeito.Guto Silva, foi chefe da Casa Civil no primeiro mandato de Ratinho Junior, e agora, foi nomeado para a Secretaria de Estado do Planejamento, a pasta cuida da coordenação e planejamento do orçamento e dos projetos do Governo do Estado.

O prefeito estava acompanhado dos vereadores, Carlos Alberto de Sales (Carlinhos do Cantinho do Coração) e Marcela Carvalho Rodrigues.

Pág. 09 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13) Edição de Notícias
PARA NOSSOS AMANTES DO CICLISMO.

PALHA ITALIANA DE MICRO-ONDAS

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de cacau em pó, chocolate em pó ou achocolatado em pó biscoito tipo maisena triturado a gosto

Opcionais:

1 pitada de sal

1 colher (café) de essência de baunilha

1 pitada de canela em pó

Como fazer palha italiana de micro-ondas em 2 minutos

Diferente da palha italiana feita no fogão, o brigadeiro não vai ao micro-ondas de primeira. Você deve começar misturando o leite condensado com o cacau em pó em um recipiente com ajuda de um garfo ou colher, até que o cacau tenha se dissolvido completamente. Isso tudo com o leite condensado cru. Se for usar os ingredientes opcionais, pode acrescentar agora e misturar novamente.

Em seguida, escolha um pote para montar a palha italiana. Pode ser um copo de requeijão, um ramekin ou o que quiser, desde que ele possa ser levado ao micro-ondas. Nesse pote, coloque um pouquinho da mistura de leite condensado no fundo. Cubra com uma camada de biscoito tipo maisena triturado, bem esfareladinho. Volte com mais uma camada de leite condensado, repetindo esse processo como se fosse um pavê, até chegar um pouco depois do meio do recipiente.

Leve o potinho para o micro-ondas e esquente por 1 minuto em potência máxima. Fique atento! Cada micro-ondas possui uma potência diferente, então é importante ficar de olho no visor da porta para garantir que ele não irá transbordar. Como é muito pouco tempo, é improvável que isso aconteça, mas vale a pena ficar de olho.

Passado esse tempo, basta retirar do micro-ondas e levar para a geladeira por alguns minutos se você desejar comer gelado. Se preferir quentinho, já pode dar aquela colherada! Viu como é muito fácil? Você ainda pode finalizar incrementando com granulado em pó, açúcar cristal, coco ralado ou leite em pó polvilhado.

Palavras Cruzadas

Transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, transtornos de comunicação, transtornos específicos de aprendizagem e transtornos motores são os principais transtornos de neurodesenvolvimento.

E, em sua grande maioria, são diagnosticados durante a infância e adolescência do paciente. Isso porque, segundo Deisy Mendes Porto, psiquiatra Geral e da Infância e Adolescência, “são transtornos que comprometem o desenvolvimento cerebral de forma muito precoce, iniciando-se nos primeiros anos de vida”. Caracterizados por déficits no desenvolvimento, o psiquiatra da Infância e Adolescência António Alvim Soares explica que eles acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social ou acadêmico, podendo variar desde dificuldades específicas na aprendizagem até quadros com prejuízos globais, como na inteligência ou nas habilidades sociais. Com causas multifatoriais, podem ser influenciados por fatores genéticos e ambientais, esclarece Lílian Schwanz Lucas, que também é psiquiatra da Infância e Adolescência.

E ainda que tenham base genética, não quer dizer que será sempre herdado, ou seja, passado para todos os descendentes da família. Afinal, pode acontecer da alteração genética ter ocorrido pela primeira vez naquele indivíduo. Por isso, é importante a prevenção através dos fatores ambientais, muitas vezes relacionados ao período gestacional, evitando o uso de substâncias como o álcool, tabaco e cannabis, e ao parto, buscando adotar cuidados que minimizem o risco de prematuridade, baixo peso ao nascer e sofrimento fetal, destaca Soares. Quanto mais cedo diagnosticado, maior o avanço através da plasticidade cerebral.

A importância de serem diagnosticados precocemente, é que seja possibilitado ao paciente as melhores opções de apoio e estimulação. Assim, ele conseguirá alcançar um grande potencial de desenvolvimento, motivam os psiquiatras que participaram do 39º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em Fortaleza, no início de outubro deste ano. Por isso, Soares orienta que os pais procurem especialistas que têm maior experiência com tais

quadros, como psiquiatra da infância ou neurologista pediátrico, tão logo percebam atrasos no desenvolvimento de seus filhos. “Quanto mais precoce o diagnóstico, mais plásticas são as estruturas cerebrais e mais passíveis de resposta as intervenções, que também devem ser precoces por permitirem o desenvolvimento cerebral e evitarem novos prejuízos no desenvolvimento”, acrescenta Lílian. Segundo os médicos, o tratamento costuma ser multidisciplinar, implicando na psicoeducação do paciente e familiares, por meio do conhecimento sobre o transtorno, como também por abordagens psicoterápicas, farmacológicas e com envolvimento, além do médico psiquiatra, de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

Mesmo com o passar dos anos, o acompanhamento deve ser contínuo Considerando que as dificuldades no neurodesenvolvimento, na grande maioria das vezes, permanecem com o indivíduo ao longo de seu crescimento, o acompanhamento da criança durante a adolescência, até chegar na vida adulta, deve ser feito de forma individual. Assim, a evolução do paciente poderá ser avaliada progressivamente, potencializando ao máximo seu desenvolvimento ao longo de todo o ciclo da vida. “Sabemos que um transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade, se não tratado, pode estar ligado ao surgimento de outros transtornos mentais ao longo da vida, como problemas de conduta, quadros depressivos, reprovações escolares, maior risco de acidentes” exemplifica Lílian, ao acrescentar que o mesmo tende a acontecer com os outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Porém, se tratados de forma adequada, muitas crianças conseguem alcançar boa qualidade de vida e relacionamentos.

“Em relação ao TDAH, uma parte não terá mais sintomas significativos, que causem prejuízo em suas vidas.

E o mesmo pode acontecer com os quadros do espectro do autismo, ainda que os sintomas centrais do quadro, como dificuldades de interação social, sempre estejam presentes, em maior ou menor grau”, exemplifica a psiquiatra. Mesmo com o passar dos anos, o acompanhamento deve ser contínuo.

Pág. 10 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13) Edição de Notícias
Saúde
Receita
Acompanhamento dos transtornos de neurodesenvolvimento deve seguir na vida adulta
Pág. 11 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13) Edição de Notícias
Edição de Notícias Pág. 12 “Agindo Deus, quem impedirá?” (Isaías 43;13)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.