4 minute read

alerta sobre a dengue no município de marilândia do sul

Nos últimos meses a Secretaria de Saúde recebeu 20 notificações de suspeita de dengue, todas negativas. O controle de endemias faz um apelo para toda população, para que cuidem de seus quintais e dos espaços públicos também.

O período epidemiológico é contado de agosto de 2022 a agosto de 2023, nesse período a Secretaria de Saúde recebeu 20 notificações em Marilândia do Sul de possíveis casos, todas negativas e segue aguardando o resultado de uma. O município está com o índice de infestação predial em 3.5% considerado alto, o correto é até no máximo 1%.

Advertisement

Os agentes passam nas casas fazendo conferência, caso seja encontrada água parada ou focos do mosquito o responsável receberá uma notificação, se o descuido for recorrente o morador será encaminhado para o ministério público e a notificação passará para a esfera judicial.

Ao contrário do que muitos pensam o mosquito não se reproduz apenas

PREFEITURA em locais com muita água parada, é necessário apenas uma tampinha de garrafa, por exemplo, para que ele se desenvolva. Os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias. Por isso, é necessário o cuidado com possíveis criadouros, pois, se houver ovos no local, assim que entrarem em contato com a água vão eclodir. Mantenha sempre o quintal limpo, faça a coleta de lixo de forma correta, deixe caixas d’água vedadas, pratinhos de vasos de plantas sempre secos, potinhos de animais de estimação limpos.

Além da dengue o mosquito Aedes Aegypti também transmite doenças como o Zica vírus e Chikungunya, doenças perigosas que se desenvolvidas em sua forma grave podem levar a morte. O combate ao mosquito da dengue só depende de nós, vamos todos fazer a nossa parte.

DE MANDAGUARI SEGUE COM

Prédio do Paço Municipal foi fechado para reforma e adequação

A Prefeitura de Mandaguari retoma, na segunda (13), os atendimentos presenciais que interrompidos desde quarta (8) para reforma do Paço Municipal. A maioria dos serviços será disponibilizada no bloco 2 da Fundação

Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) - confira o serviço no final do texto.

A mudança provisória de todos os setores do Paço Municipal é necessária para as melhorias da sede do Governo Municipal, que apresenta problemas nas instalações elétricas, entrada de energia e cobertura, provocando diversos transtornos a servidores, como alagamentos e “apagões” de eletricidade em dias de chuva, entre outros.

Com a mudança, a Fafiman vai abrigar as secretarias municipais de Agricultura (sala 12), Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (sala 10), Governo, Planejamento Finanças e Gestão e Departamento Jurídico. Dessa forma, a instituição de ensino passa a disponibilizar, no bloco 2, os seguintes setores e serviços: Protocolo (sala 9), Expediente (sala 9), Imprensa (sala 9), Controle Interno (sala 9), Patrimônio (sala sem número), Tecnologia da Informação (sala 11), Tributação (sala 13), Engenharia (sala 14), Contabilidade (sala 15), Recursos Humanos (sala 16), Tesouraria (sala 16), Compras, Licitação (sala 17) e Gabinete (sala sem número), entre outros.

Os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, que eram ofertados no prédio da Prefeitura de Mandaguari, serão disponibilizados, temporariamente, no Espaço Conviver - confira o serviço no final do texto. Os atendimentos na Fafiman e no Espaço Conviver serão realizados de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h - com exceção do setor Protocolos, que abrirá às 8h30.

TRANSPARÊNCIA – A Administração

O Vereador Major Arduin esteve essa semana visitando suas lideranças e localizando e pedindo providências para melhorias no bairro Tropical. Recape asfáltico, melhoria na iluminação de espaços públicos, problema em calçada, esteve na UBS, na Escola Municipal e conversando com à população. Em seguida esteve com os Secretários das pastas, Jair Milani, obras, Renan Serviços Públicos, CODAR, em busca das soluções que a comunidade, fez documentos e está acompanhando o andamento e espera a solução para tais problemas. Novidades virão por aí. O papel do Vereador é estar junto do povo e trabalhando por melhorias.

CÂMARA DE APUCARANA APROVA EM DEFINITIVO PROJETO DE LIBRAS PARA EVENTOS OFICIAIS

Vereadores também aprovaram por unanimidade os requerimentos com pedido de informações à autarquia de saúde e à Sanepar. Foram aprovados por unanimidade o Projeto de Resolução e três requerimentos que constavam da ordem do dia, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, nesta quarta-feira de cinzas (22). Normalmente realizadas às segundas-feiras, às 16 horas, a sessão desta semana foi realizada na quarta em razão do recesso pelo feriado de Carnaval. Em segunda e última discussão, o Projeto de Resolução 01/2023, de autoria do presidente da Câmara, vereador Luciano Molina, dispõe sobre a obrigatoriedade do serviço de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos oficiais do Legislativo Municipal, como as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas, entre outros. Ao fazer a defesa do projeto, que foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, Molina informou que dentro de no máximo 45 dias a Câmara deve apresentar como será feita a contratação do intérprete de Libras, dentro do que estabelece a lei. “Acredito

Da

que em pouco tempo, passaremos a contar com esse importante serviço, que assegura a acessibilidade para as pessoas surdas, de forma que possam participar ativamente de todos as discussões pautadas na Câmara”, disse. Molina ainda informou que outras demandas estão sendo estudadas para melhorar aspectos de acessibilidade, inclusive no site da própria Câmara, que deverá contar com serviços de interprete em Libras, tradutor de textos em voz e melhorias nas abas que permitem alterar tamanho das fontes e contrastes para permitir uma navegação mais adequada para as pessoas com baixa visão, por exemplo. “Nossa ideia é trabalhar no sentido de promover, de fato, a inclusão das pessoas com deficiência”, explicou o presidente da Câmara que, antes de apresentar o Projeto de Resolução sobre Libras, manteve contatos e fez reuniões com representantes da comunidade surda de Apucarana. “Vamos continuar esses contatos com esses e outros grupos de nossa sociedade, promovendo uma aproximação entre a Câmara e a sociedade local”.

limpeza contra a dengue em

O foco do mutirão será todo o material que acumule água e possa servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti (potes, pneus, plásticos, latas, móveis, lonas, entre outros).

Esta ação é uma parceria das equipes do departamento de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, junto ao departamento de limpeza pública. Serão recolhidos também entulhos como galhos, madeiras, eletrônicos, eletrodomésticos, metais, folhas de árvores, etc.

Para o sucesso desta ação, é essencial que toda a comunidade se conscientize e se mobilize, não permitindo que o mosquito encontre ambientes propícios para se reproduzir. Vamos todos nos mobilizar e manter nossa cidade e distritos limpos!

This article is from: