2 minute read

O Retorno da Relíquia

bradas ou mesmo apagadas dos livros. No design, podemos nos recordar de mulheres como Hannah Hoch, do movimento dadaísta, e Anni Albers, formada na Bauhaus e especializada em design têxtil. Enquanto Jacqueline Casey, Rosmarie Tissi e Paula Scher foram de suma importância para o design de cartazes para escolas, centros culturais e empresas. Lygia Pape teve trabalhos em colaboração com Geraldo de Barros. Ela criou imagens para os filmes do Cinema Novo em xilogravura. Atualmente, no Brasil, a pernambucana Clara Moreira é a artista que realiza cartazes para os filmes de Kleber Mendonça, como Bacurau, O Som ao Redor e Recife Frio. Outros trabalhos de destaque dela, com outros cineastas, são Como Punhos Cerrados, de Pretti e Parente, e Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira.

DESIGN COMENTADO

&Design selecionou cinco cartazes, de diferentes artistas e épocas, para a professora Maya Guizzo analisar.

BACURAU

KLEBER MENDONÇA FILHO E JULIANO DORNELLES, 2019. DESIGNER: CLARA MOREIRA Linguagem digital, pós-produção presente nos cartazes da atualidade, mas de forma minimalista. Usa foto no fundo neutro, escuro, para dar destaque a um elemento em primeiro plano. O pássaro no ar parece prestes a atacar um inseto. Há algo que vai atacar ou que resiste, que aparenta terror e beleza ao mesmo tempo.

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

GLAUBER ROCHA, 1964. DESIGNER: ROGÉRIO DUARTE Reflete um período de experimentações nas artes gráficas, com a sobreposição de mesmos elementos (o sol) com transparência, uso de cores inusitadas (amarelo e magenta), raios que rotacionam, com sobreposição tipográfica.

Panteras Negras: originalmente denominado Partido Pantera Negra para Auto-defesa foi uma organização urbana socialista revolucionária fundada por Bobby Seale e Huey Newton em outubro de 1966.

UM CORPO QUE CAI

ALFRED HITCHCOCK, 1958. DESIGNER: SAUL BASS Tipografias vernaculares, feitas à mão. Há uma síntese gráfica, que não se apoia literalmente na cena do filme, mas traduz de forma simbólica a vertigem do protagonista. O círculo que o envolve na queda tem forma hipnótica: é um túnel e, ao mesmo tempo, um olho.

DESTACAMENTO BLOOD

SPIKE LEE, 2020. DESIGNER: EMORY DOUGLAS Maior designer, diretor criativo e ilustrador negro, Douglas foi fundamental para a propaganda do partido dos Panteras Negras nos anos 1960. Sua estética se tornou uma ferramenta política ao criar os cartazes e os periódicos do movimento. Lee o convidou a recriar um de seus cartazes como o pôster do filme.