Contabilidade Financeira

Page 221

Enfim, finalizamos esta aula. Chegou o momento de “checarmos” nosso aprendizado! Vamos lá?

Objetivos de aprendizagem Conhecemos os principais Passivos Circulantes e Não Circulantes que se constituem em fontes/origens de recursos para a entidade? Conhecemos as principais características das contas que compõem os Passivos Circulantes e Não Circulantes? Praticamos e conseguimos aprender a contabilização dos fatos contábeis mais comuns envolvendo os Passivos?

Espero que tenham tido um bom aproveitamento, mas, mesmo assim, não deixem de consultar as leituras complementares e a bibliografia indicada. Elas são importantes para Até aqui estudamos, basicamente, de onde vêm os recursos que “sustentam” uma entidade. A partir da próxima aula, vamos estudar o que a entidade faz com esses recursos, isto é, como e em que elas “aplicam” tais recursos.

Vamos relembrar? A Aula 5 possibilitou que conhecêssemos outras fontes/ origens de recursos. Aquelas que constituem o capital de terceiros, ou seja, recursos que se originam de pessoas jurídicas ou físicas externas à organização. Aprendemos que essas origens de recursos estão representadas no Passivo Circulante e no Passivo Não Circulante e revimos os critérios para a classificação das operações nesses grupos. Tais critérios estão vinculados aos prazos das operações e, principalmente, ao ciclo operacional das entidades. Constatamos que todos os itens do Passivo devem ser atualizados na data do Balanço e aprendemos que essa atualização pode estar vinculada à variação cambial ou a outras variações monetárias, assim como o registro das obrigações deve obedecer ao regime de competência.

221 Outras origens de recursos: passivos circulantes e não circulantes

completar conceitos e esclarecer eventuais dúvidas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.