Page 1

Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras

omo principal comemoração dos 70 anos da entidade, a ABD está outorgando o Troféu “Prêmio Excelência Cultural 2013 - ABD” a todos os artistas plásticos, escritores, poetas, curadores, editores, ativistas culturais e afins, que já tiveram ligação com a entidade ou comprovarem alguma atividade cultural em 2013. A homenagem está sendo prestada em caráter exclusivamente alusivo às comemorações dos 70 anos da entidade e não por competência individual. Trata-se de um prêmio de celebração. A outorga está sendo entregue em pequenos grupos, exclusivos de homenageados, durante as Cerimônias mensais de Premiação dos Salões de Arte e Literatura durante todo o ano de 2014. Por conta disso, mais três cerimônias foram realizadas para a entrega do Troféu. Em abril, os homenageados foram divididos em duas turmas. Uma com as homenagens outorgadas no dia 10, no Palacete Laguna, e outra no dia 28, na Bibliex, do Palácio do Exército. Já em maio, as outorgas foram entregues no dia 24, em cerimônia realizada dentro do SACI – Semana de Artes e Culturas Internacionais da Academia de Artes e Letras Buziana – ALAB (A cerimônia realizada no dia 28 de maio será divulgada na próxima edição deste jornal). Durantes as três ocasiões, os homenageados foram recebidos pela comissão dos festejos dos 70 anos e pela Presidente da entidade, Comendadora Marly Bárbara. Após a premiação, houve momentos de integração com coquetéis de confraternização e registros fotográficos. As próximas cerimônias de outorga acontecerão mensalmente até o final do ano para que todos que tenham ou tiveram história com a ABD, ou com atividades culturais possam ser devidamente ressaltados. Para finalizar os festejos, a ABD ainda irá realizar um Salão de Artes e Literatura nacional, na linda cidade de João Pessoa (Paraíba), em agosto, e um internacional, na histórica cidade de Lisboa (Portugal), em outubro. Não fiquem de fora deste momento único da Cultura do País, fazendo parte da história desta tradicional Associação Cultural que trabalha diariamente, há 70 anos, para promover a Arte, Literatura e a Cultura de um modo geral!

Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais Divulgação das Atividades de Comemoração – 1944/2014 Foto: Duarte / Tel.: 99511-6964

C

ABD 70 anos!

Jun / Jul - 2014

Foto histórica registrada durante a cerimônia no Palacete Laguna, em 10 de abril de 2014. No centro, a Presidente da ABD, Marly Bárbara, ladeada por suas vice presidentes Sandra Erse (esquerda) e Vera Rodrigues (direita). Na fila de trás, os Diretores da entidade, a partir da esquerda: Yara Mochiaro, Maria Alice Antunes, Vera Gonzales, Dyandreia Portugal, Electra Salgado, Messody Benoliel, Gisella Lacerda, Wagner Fraguas, Marice Prisco, Agripina Ruggiero e Tânia Leal.

Para maiores informações sobre o Troféu “Prêmio Excelência Cultural 2013 - ABD”, “Festa de Confraternização” ou Salões nacionais e internacionais, contate: Tels.: (21) 2504-3216 / 99499369 / 92505993 E-mails: abd.70anos@gmail.com ou marlybarbara@ig.com.br

“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 10 de Abril – Cerimônia Palacete Laguna

Diretores Sandra Erse - Vice-presidente da ABD. Artista plástica, professora de pintura, desenho e aerógrafo. Comendadora Grande Mestre, outorgada com o Grande Colar de Ouro e Medalha Gran Cruz. Realiza exposições de artes no exterior (EUA-Europa-Argentina) impulsionando o crescimento da arte através das fronteiras.

Agripina Ruggiero - Artista plástica. Diretora da ABD e Comendadora Grande Oficial Grande Colar Grão Cruz.

Electra Salgado Monteiro - Natural de Campos dos Goytacazes (RJ), possui cursos superiores em música (Piano) no Instituto Villa-Lobos e Conservatório Nacional de Música (RJ); Artes Plásticas (Escola de Belas Artes – RJ) e Educação Artística (Niterói – RJ). Professora e artista plástica, Diretora da ABD no norte fluminense. Detentora de vários títulos como Comendadora, Grande Dama e de prêmios no Brasil e no exterior.

Marice Prisco - Comendadora, advogada, escritora e artista plástica. Possui várias premiações em salões de artes, como também em Mostras de Artes Individuais e Coletivas. Tem participações em várias Antologias, Jornais e Revistas Literárias. Pertence a várias Academias de Letras e é Membro fundadora de outras, fazendo parte de suas Diretorias como da ALAP onde é Diretora Cultural e ABD.

Tânia Leal - Arquiteta e Urbanista por formação, ingressou no mundo das artes no ano de 1999. Em 2001, como curadora de uma galeria, passou então a organizar exposições para um grupo de artistas e levá-los para outras cidades sob sua curadoria. É Diretora da ABD, acumulando alguns títulos como de Comendadora, Grande Oficial da ABD, Grão Cruz, Grande Colar de Ouro, entre outros.

Vera Rodrigues - Vice-presidente da Ordem do Mérito da ABD e Diretora de Arte. Membro da ARTPOP (Cabo Frio) e da ALAB (Búzios). Participou de varias exposições nacionais e internacionais (New York, Miami, Buenos Aires e Ushuaia). Comendadora, Grande Oficial Grão Cruz, Grande Colar da ABD, utiliza técnicas a óleo e acrílico sobre tela, desenhos em crayon e pastel.

Dyandreia Valverde Portugal - Pós-graduada pela UERJ (RJ). É Escritora e Artista Plástica, tendo em seu currículo diversas exposições nacionais e internacionais e a participação como coautora de 80 livros. É Jornalista sob Registro ABJ1127, atuando como apresentadora do programa de TV Sem Fronteiras e editora do Jornal Sem Fronteiras, ambos da Rede Mídia de Comunicação. É Diretora da ABD.

Maria Alice Antunes - Pedagoga, Pós-graduada e artista plástica. Membro Efetivo, Membro Correspondente e Patrona de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais; Detentora de premiações e várias condecorações; Comendadora Grande Mestre e Grande Oficial, Fratelli d’Italia, Amiga da UCAM e Diretora do Museu CNF/GNF da FGV de Nova Friburgo e também Diretora da ABD.

Messody Ramiro Benoliel - Advogada, poeta, cantora, compositora. Foi Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil 28ª Subseção-RJ e Presidente da Comissão de Direitos Humanos, em Saquarema (RJ). Poeta, possui 11 livros, vários prêmios literários. É Presidente da Academia Brasileira de Trova. Canta em 5 idiomas e, em 2011, recebeu  a medalha “VERMEIL” da Academia de Letras e Artes de Paris.  

Vera Lucia Gonzalez Teixeira - Médica, artista plástica, Acadêmica de Grau da Academia Brasileira de Belas Artes, atuante no cargo de Diretora Financeira. Membro da Acadêmica da Mantiqueira, da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, Academia Itapirense de Letras e Artes, Academia Nacional de Letras e Artes, Academia ARTPOP (Cabo Frio), Academia ACLAL (Portugal).

Fotos: Divulgação

Conheça a seguir os profissionais da cultura homenageados nas três últimas cerimônias que possuem agora os seus nomes registrados para sempre nos anais da ABD.


Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras - Edição 8 - Jun/Jul - 2014

“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 10 de Abril – Cerimônia Palacete Laguna

(Continuação)

Diretores Wagner Fraguas - Comendador, Artista Plástico e Poeta, com participações em Jornais e Revistas Literárias. Possui vários prêmios de viagem, comendas e medalhas em Salões de Artes. Curador de diversos Salões de Artes e jurado em outros.  É membro de várias Academias de Letras, entre elas ALAP, fazendo parte de sua Diretoria, como da APALA e da ABD.

Yara Mochiaro - Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação, com participações como expositora em eventos individuais e coletivos em âmbito Nacional e Internacional e membro da Academia Brasileira de Belas Artes, dentre outras.

Cinthia Robert - Carioca, Defensora Pública. De formação humanística, licenciada em Letras e tem Mestrado em Direito. Escritora e Artista Plástica desde a adolescência, sempre se dedicou às Artes. Em 2012, tornou-se membro da ABD e Diretora de Intercâmbio Nacional e Internacional. Já participou de diversas exposições no país e no exterior e tem obras expostas em Portugal.

Gisella Lacerda - Carioca, Bacharel em Direito na Universidade Estácio de Sá. Possui formação técnica em Paisagismo UCAM Ipanema / Museu da República, no Rio de Janeiro. Formada em Fotoplastia pela Socila. Artista Plástica e Escritora de contos e poesias. Participa ativamente de Salões e Antologias. Acadêmica correspondente da ALAB e Diretora de Intercâmbio Nacional e Internacional da ABD.

Homenageados Alcina Morais - Membro da UBE (RJ), APPERJ, Academia de Letras y Artes de Valparaíso - Chile. Publicou livro de poesia intitulado Olho d’água, edição bilíngue Português-Francês, lançado no Salon du Livre em Paris e selecionado pela Academia de Letras de Goiás – ALG, entre mais de 300 títulos diferentes, como um dos 5 melhores livros de poesias de 2011.

Arlete Trentini dos Santos - Nascida em terra catarinense, Dona Emma, em 16 de maio de 1952, é casada com o poeta Júlio Cesar Bridon dos Santos. Artista Plástica e Escritora. É acadêmica de várias Academias nacionais e internacionais e detentora de inúmeras outorgas e premiações. É colunista do Jornal Sem Fronteiras.

Beatriz Dutra - Carioca e Profª Universitária aposentada. Preside a Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa. Publicou dois livros de poesias, ambos contemplados com o “Prêmio Mario Quintana”, da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ): Mônadas, em coautoria com José Carlos Ribeiro, e Simplicidade. Em 2013, recebeu o “Prêmio Clarice Lispector” (leitura e interpretação) da UBE (RJ), na Academia Brasileira de Letras.

Claudia Carvalho - Escritora romancista, contista, educadora física e empresária atuante na área de saúde corporativa. Publicou com sucesso o romance Mulher Brasileira Procura. Tem participação em diversas antologias e premiações em contos. É fluente em quatro idiomas, desenvolve palestras, conferências e workshops sobre estresse, saúde e obesidade, tema recorrente: «Conversinha de Mulher».

Diva Mendes - Nasceu em Minas Gerais, reside em São Paulo. Aposentou-se como professora, é técnica em fonoaudiologia pela PUC de São Paulo. Em 2009, lançou seu primeiro livro solo Como Passa o Vento Passa o Tempo. Recebeu diversos prêmios literários pela LITERARTE, ANBA e ALAB.

Eliana Neri - Escritora, criou a série infantil Contos da Lili com o inusitado personagem Azeitona no Palito. É Delegada Cultural da: FEBACLA, CONINTER, ABMET, CNDDH, SNAJUPEB. É acadêmica: ALAB, ALAV, FEBACLA, ABMET. Associada: LITERARTE e REBRA.

Eloisa Helena Cavalcanti Barroso - Sempre gostou das Artes. Formou-se em Biblioteconomia pela USU e Teatro pela Faculdade da Cidade. Fez sua primeira peça como atriz aos 11 anos. Publicou seu primeiro livro Quem Pode Ver Teresa? em 2012, pela LITERARTE. Participou de várias Antologias de contos. Publicou recentemente a peça “O Cofre”, pela Ed. Mágico de Oz.

Roberto Ferrari - Engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador. Sempre gostou de escrever desde a juventude, publicou os livros Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina e Fundamental como o Amor.

Angela Guerra - Carioca, Professora - Mestra aposentada (Inglês). Poeta, Trovadora, Artista Plástica (Desenho), Acadêmica (ACLERJ, ANLA, etc.), Comenda ABD, Artilheira da Cultura. Publicações: Meu jardim de trovas; Vinho e Rosas. Participação de Antologias nacionais s e internacionais. Premiações: Ouro, Prata, Bronze, Menções, Troféus, Destaque, homenagem especial.

Basilina Pereira - Nasceu em Ituiutaba, mas reside em Brasília desde 1983. É professora aposentada, advogada, poeta e escritora. Tem 3 filhas e 3 netos. Já participou de 22 antologias e publicou 5 livros, sendo 4 de poesia e 1 romance. Faz parte de várias Academias de Letras e Artes e já recebeu alguns prêmios por seu trabalho, tanto no Brasil como no exterior.

Betty Silberstein - Escritora, Tradutora, Revisora. Conselheira da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras), Diretora Cultural da OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias), Conselheira Fiscal do Instituto SUPERECO, Diretora de Comunicação do Programa Quality by Mara Cédro e Conselheira Editorial do Jornal Sem Fronteiras, onde também é colunista. Tem vários livros publicados no Brasil e exterior, à disposição na Kindle Amazon.

Dinorá Couto Cançado - Professora, pedagoga, autora de projetos literários e dos livros Revolucionando Bibliotecas, Revelando Autores em Braille e do livro Paçoca de Avô. Fundadora e voluntária da Biblioteca Braille Dorina Nowill. Agente cultural pela Secretaria de Cultura do DF em literatura, gestão, pesquisa, capacitação e produção cultural.

Dulce Auriemo - Escritora, musicista, compositora/autora e intérprete. Sua obra literária está vinculada à música. Possui mais de 50 composições gravadas, 15 livros/CDs autorais e obras literárias em 16 antologias. Criou o Projeto Espantaxim, baseado em sua obra literomusical infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico. Recebeu o Prêmio Jabuti 2009. Criou a D.A. Produções Artísticas, o selo DA MUSIC.

Eliane Gauze - Professora, tendo formação em Letras (Português e Inglês), Pós-graduada em Metodologia e Arte, Educação e Terapia e Mestrado em Linguística. Escritora com 3 livros lançados. Atriz e Diretora Teatral, membro da ALAP, LITERARTE e Membro Correspondente da ALAV. Atualmente é Diretora do Departamento de Cultura de Pato Branco.

Elsie Paiva - Artista Plástica, natural da cidade de Juiz de Fora. Hoje, é funcionária pública e reside na cidade de Volta Redonda (RJ). Desde 1984, começou a dedicar-se às artes no Atelier de Tânia Corsini. Durante muitos anos se dedicou a aprender como hobby, mas, tamanha a perfeição das fotos e imagens que recriava, que ganhou o Prêmio Interarte da ALG. A partir dali, começou a participar de salões e receber inúmeras premiações.

Heloisa Crosio - Natural de Ribeirão Preto (SP), cidade onde reside. Participou de mais de vinte antologias por várias editoras. É membro da Casa do Poeta de Ribeirão Preto, da LITERARTE e da UBE. Tem uma coluna no Jornal Metrópolis de sua cidade. São quatro livros editados e quatro em projetos, dois deles de crônica.

www.redesemfronteiras.com.br | contato@redesemfronteiras.com.br

Fotos: Divulgação

2


Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras - Edição 8 - Jun/Jul - 2014

“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 10 de Abril – Cerimônia Palacete Laguna (Continuação)

Homenageados Ilka dos Santos - Auditora por formação. Membro Efetivo da Academia de Letras e Artes de Paranapuan, Membro Correspondente da Divine Académie (França); Membro Correspondente da Academia de Valparaiso (Chile), ARTPOP de Cabo Frio (RJ), ABD (RJ) e LITERARTE. Artista Plástica, laureada em vários Salões e Destaque Personalidade de 2011, 2012 e Prêmio LITERARTE Cultura /2013.

Iza Engel - É a professora Maria Luiza Vicente, licenciada em Matemática, pós-graduada em Metodologia do Ensino, que atuou no estado do Paraná de 1967 até 2002 quando se aposentou. Tendo participado de vários cursos artísticos, encontrou na Literatura outro campo de atuação, diversificando seus afazeres.

JC Bridon - Pseudônimo de Júlio Cesar Bridon dos Santos. É Poeta e Escritor, com 12 livros publicados. Comendador da ALG - Academia de Letras de Goiás; Delegado da ALAV - Academia de Letras e Artes de Valparaíso (Chile) e Acadêmico de várias Academias do Brasil. Possui ainda as Altas Insígnias da “Divine Académie Française”. É colunista do Jornal Sem Fronteiras.

José Lisboa - Natural da cidade de Santos (SP). É arte educador e artista plástico graduado pela Universidade Santa Cecília –UNISANTA – Santos (SP) e pós-graduado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (SP). Acadêmico e associado de várias entidades culturais.

Lenir Moura - Possui poesias editadas em Antologias por todo Brasil, Argentina e Portugal. Dois livros de poesias Um turbilhão de sentimentos, que recebeu o Prêmio Revelação Poética, da Academia de Letras de Goiás e Sem poesia, nem pensar. Membro Efetivo da ACLAC. Membro Correspondente da ARTPOP e da Academia de Artes Y Letras de Valparaiso (Chile).

Lucy Porto - Professora. Já participou de vários cursos de Arte Contemporânea, Impressionismo, Pontilismo e Aquarela. Trabalha com papel machê em esculturas. Gosta de poetizar suas obras.

Lucinha Lima - Comendadora pela ABD, Contadora de histórias, Educadora e autora do Livro Lili, a formiguinha rebelde. Membro da ALAF E ALAB. Foi laureada pela OHPCB com o “Oscar de Ouro dos Vencedores”, em SP-Capital. Prêmio Destaque Cultural do Inst. Biográfico do Brasil e Academia Brasileira de Arte, Cultura e História de SP. É colunista do Jornal Sem Fronteiras.

Mágda Regadas Resende - Carioca, residente em Belo Horizonte, casada, mãe de dois filhos. Graduada em Fonoaudiologia, com especialização em Audiologia Clínica. Fascinada pela comunicação humana, nas suas diversas formas de expressão, encontrou na escrita a liberdade de ser e viver qualquer coisa. Só um livro tem o poder de fazer isso com você.

Márcia Vince - Formada pela EPA (SP), com Curso Superior em Decoração Mural em Crema-Cremona-Itália. Mantém hoje seu espaço em Londrina, onde vem executando vários projetos de decorações temáticas e dando assessoria em ambientação de várias residências.

Maria Araújo - Possui Licenciatura plena em Artes (Centro Universitário Bennet), MBA em Gestão e Prod. Cultural – FGV. Membro da ABD, ARTPOP, IABD, ANBA, REBRA, etc. Colunista do Jornal Sem Fronteiras. Artista plástica, medalha de prata no Senado Francês por bons serviços prestados as Artes, Ciências e Literatura. Embaixadora da Divine Académie (França).

Maria do Socorro Cavalcanti - Escritora. Detentora dos troféus: Drummond de Andrade; Cecília Meireles e Diamonds of Art and Education 2013 (Áustria); sócia da Academia de Letras e Artes do Ceará-ALACE; Academia Feminina de Letras do Ceará; Presidente de Honra da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró-AFLAM; editora-chefe de 2 Revistas acadêmicas e coordenadora dos Sites da ALACE e AFLAM.

Iracy Carise - É historiadora, pesquisadora, escultora, artista plástica e Presidente da Academia Brasileira de Belas Artes. É internacionalmente conhecida por pesquisas condensadas em atividades artísticas e literárias, etnográficas, antropológicas e culturais de nossas raízes, destinadas a compor acervos de Museus de Arte Negra (MANIC) e Centros de Pesquisas (CEPIC).

Josenice Alcoforado de Mendonça - Psicóloga, escritora, poeta, artista plástica, atriz e Coordenadora dos Projetos Qualidade de Vida e Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e outros países – UFPB. É Colunista Cultural do Jornal Sem Fronteiras e passeia de forma versátil pelas escritas com poesias, contos, romances, crônicas, ensaios, matérias culturais, viabilizando várias formas de expressões pelo Brasil e outros países.

Juçara Regina Viegas Valverde - Artista plástica, médica, professora assistente em Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com formação em Gestão Hospitalar, Saúde e Humanização. É Presidente da ABRAMES – Academia de Médicos Escritores e Acadêmica de várias entidades culturais no Brasil e exterior.

Larissa Loretti - Escritora, poeta, trovadora, musicista. Formação em Serviço Social pela UEG e Educação pela Arte – Universidade Bennet de Ensino. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Tem livros de Poesia, contos e sonetos. Palestrante muito requisitada. É Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. É uma das Vice-Presidentes da União Brasileira de Escritores - UBE.

Luci Afonso - Nasceu em Araxá (MG), em 1960, e mudou-se ainda criança para Brasília. Publicou três livros de crônicas e contos: Velhota, eu? (2007 - segunda edição 2013); O Guardião da Manhã, 2009; e Senhora dos Gatos, 2012. Venceu o Prêmio Nacional Rubem Braga de Crônicas 2013 de Campos do Jordão.

Lúcia Périssé - Professora de Artes Plásticas, dedicando-se também à pintura e poesia. Participou de mais de 200 exposições: salões, coletivas e individuais, no Rio e Exterior. Acadêmica da ANBA, ocupando a Cadeira nº 27. Comendadora da ABD, com medalhas e troféus em pintura e poesia.

Lydia Simonato - Pernambucana, arquiteta, artista plástica, fez teatro amador. Foi Professora de Desenho e Representação Gráfica em Arquitetura na Faculdade Santa Úrsula. Lançou, em 2011, o livro solo de poesia Arco-Íris do Desejo e, em 2013, Gotas de Luz. Participou de várias Antologias. Coordena o Encontro de Poesia da Biblioteca de Botafogo.

Marcia Ruth Kanitz - Professora Dr.h.c. poetisa e Delegada Cultural VAEBRASIL 0009-13. Criadora do CIBERMOVIMENTO poético cultural Poesia é Arte. Autora das obras: Meu Amor em Versos, 100 poemas de amor. Projeto Quadrinhos Arte e Literatura na Escola, Coleção de Poemas Uivante (Chet) – Wildde Portella. Membro da ARTPOP e PEGASI.

Prof. Dr. Marcos Penna - Professor formado em Letras pela UERJ, Pós-graduado em Educação e História da África pela Universidade Cândido Mendes (RJ), mestrado em Teologia, doutorado em Direito, PHD em Filosofia, escritor, jornalista, radialista, pesquisador e africanólogo.

Maria Augusta Almeida Brito - Contadora de formação. É Membro Efetivo da ALAP, Membro Correspondente da Divine Académie (França), da Academia de Val Paraíso (Chile) e LITERARTE. Artista laureada em vários Salões, Destaque Personalidade de 2012 e Prêmio LITERARTE Cultura /2013.

Marisa Rezende - Escritora, Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Informática. Atua na FAETEC e na SEE. Pós-Graduada em Língua Portuguesa e em Redes Locais. Membro de várias Academias de Letras e criadora de diversos projetos bem sucedidos na área literária e no magistério ao longo da carreira. Autora do romance Do Outro Lado do Muro.

www.redesemfronteiras.com.br | contato@redesemfronteiras.com.br

Fotos: Divulgação

3


“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 10 de Abril – Cerimônia Palacete Laguna (Continuação)

Homenageados

Nequitz - Natural de Juiz de Fora (MG). Estudou História da Arte e fez curso de pintura com artistas de renome, como Luiz Badia e outros. Aprimorou seu conhecimento no Parque Lage. Participou de diversas exposições internacionais como Paris, Dubai, Itália, Suécia, Japão, Argentina e USA.

Miriam de Sales Oliveira - Escritora desde 2008. Tem 4 livros impressos publicados e esgotados, 7 livros digitais publicados e esgotados. Organizou 3 seletas e preside a Pimenta Malagueta Editora. Sucesso de vendas em Salvador, faz palestras Brasil afora, divulgando o trabalho editorial. Membro de 4 Academias de letras.

Ricardo Cavalcanti - Jornalista desde 1989. Ativista cultural; Editor e responsável pelo selo O Lume Editora; cronista sociocultural de sites e revistas; curador de exposições de arte; comendador. É o atual Presidente do Centro de Estudos Literários Creusa Cavalcanti França, fundado pela escritora citada, em 1982. Pertence a diversas Agremiações Culturais e Academias de Letras e Artes, no Brasil e no exterior.

Nylton Batista - Redator do jornal O LIBERAL (Ouro Preto) há 21 anos, tendo publicado também mais de mil artigos, no mesmo. Autor de dois livros publicados, é também Acadêmico correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza – ALAF; da  Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências – ANBA; e da Academia de Letras de Teófilo Otoni – ALTO. E já participou de várias antologias.

Rosilane do Carmo Rocha - Conhecida como Rose Rocha, é psicopedagoga, professora, servidora pública federal e escritora. Tem publicados dois romances, poesias, crônicas e contos. Em 2013, recebeu o Prêmio Destaque Poético, da ALAF e o Prêmio “Diamond of Arts and Education”, da Sociedade de Cultura Europeia de Belas Artes.

Roseli Hübler - Através da sua profissão (advogada) aprendeu a gostar da pesquisa e da escrita. Mas foi em 2008 que arriscou escrever um livro, pois se comprometeu a fazê-lo depois de alguns anos de estudos sobre a Doutrina Espírita. Publica várias poesias em companhia de outros escritores. Tem ao todo 4 livros publicados e outros no prelo.

Salette Granato - Presidente da Academia Jacarehyense de Letras. Autora dos livros: Uma perene lição de amor, A guerra na sombra do poeta e O ipê à minha janela. Participou de treze antologias no Brasil e no exterior. Prêmios: 14 moções congratulatórias concedidas pela Câmara Municipal de Jacareí; Prêmio Cláudio de Souza - LITERARTE - 2012 e Prêmio Luso-Brasileiro - Editora Mágico de Oz - 2013.

Sandra R. C. Hasmann - Terapeuta Naturóloga, Life/Executive Coach; Escritora, membro da Academia Jacarehyense de Letras; Artista Plástica; membro do Conselho Administrativo e do Conselho para Políticas Culturais da Fundação Cultural de Jacareí. Premiadíssima, vem conquistando, ao longo dos anos, diversos prêmios, entre eles o troféu SUPER CAP DE OURO (Oscar Brasileiro). Colunista do Jornal Sem Fronteiras.

Thereza Maria Kolbe - Tem sete livros publicados no Brasil. Entre outros prêmios e participações em Antologias, em 2007 foi finalista do prêmio Pensieri in Versi na seção Autores Estrangeiros e em 2008 recebeu o Prêmio Poesia, Prosa e Arti figurative pelo “melhor volume de poesia na língua portuguesa”.

Vera Regina de Carvalho Silva - Natural de Juiz de Fora (MG). Graduada em Licenciatura Plena de Desenho e Plástica e Administração de Empresas com Pós-graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas. É Artista Plástica e Escritora. É membro da ARTPOP, LITERARTE, Academia de Letras Y Artes de Valparaíso e ALAP. Participa de eventos relacionados à Arte e Poesia/Conto.

Wilson Pereira - Paulistano, morando em Brasília, participou em várias coletâneas, teve coluna de crônicas em jornais de Brasília e Rio Grande do Sul, membro da LITERARTE. Publica textos no site Recanto das Letras.

Valeria Di Thot - Carioca. Formada em Psicologia, Pós-graduação em Psicopedagogia. Membro da ALAB, da ACLAV, Academia de Ciências e Artes de Vitória, Nucleo de Letras y Artes de Buenos Aires, ABRACE. É atuante em projetos em escolas e culturais com crianças e adolescentes. Palestrante e consultora de empresa na área de recursos humanos. Autora de 5 livros.

Walmir Binhotti - Artista plástico autodidata com estilo próprio e reconhecido em pinturas em telas e pinturas sacras de interior de Igrejas. Possui obras em museus, instituições públicas e em acervos no Brasil e no Exterior. Participou da Feira de Arte de Padova (Itália), Bienal de Arte de Florença, Art Brasiliana Anzio (Itália) (9º prêmio), Carrousel Du Louvre (França).

Yara Vargas - Profª. Universitária na área civil, empresarial e antropologia social. Estudos na Escola Superior de Guerra, Associação dos diplomados da Escola Superior de Guerra, Jornada de estudos na Université Panthéon Sorbonne (Paris) e na Universidade de Luzíades (Portugal). Nomeada assistente do Ministério Público- participação com trabalhos em Congresso Internacional como palestrante.

Zélia Fernandes - Poetisa, editora, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Rio de Janeiro, Presidente da Academia Infantojuvenil de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro, Secretária Geral da Associação dos Diplomados da ABL e da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, Embaixadora da Divine Académie (França)

Apoiadores Culturais Roberto Michele Silberstein (Apoiador de Betty Silberstein) Administrador de Empresas, formado e pós-graduado pela Faculdade Getúlio Vargas de SP. Depois de trabalhar na área de Comércio Exterior, aposentou-se. Trabalha, hoje, no Escritório de Advocacia Braga Nascimento. É, ainda, Diretor no Projeto MARCO e da Associação Eu Amo o Brasil – Ordem e Progresso Para Um País Melhor.

Cyro Correa de Lima (Apoiador de Rozelene Furtado de Lima) - Natural de Teresópolis (RJ). Advogado militante na comarca de Teresópolis, atuante na Vara Cível. Professor, casado com Rozelene Furtado de Lima, pai de Cyro Jr. e Carina.

Caio Auriemo (Apoiador Cultural de Dulce Auriemo) - Médico, casado, quatro filhos. Mestre e Doutor na área de Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Membro da Academia de Medicina de São Paulo e do Conselho Superior de Gestão em Saúde do Estado de São Paulo.

Edson Geraldo Cançado (Apoiador Cultural de Dinorá Couto Cançado) - Membro-colaborador na Biblioteca Braille Dorina Nowill. Assistente operacional de oficinas, registros fotográficos, com certificados e moções, participando ativamente de congressos e seminários nacionais e internacionais. Protagonista da obra infantil Paçoca de Avô, com ações criativas nos lançamentos da obra.

www.redesemfronteiras.com.br | contato@redesemfronteiras.com.br

Fotos: Divulgação

Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras - Edição 8 - Jun/Jul - 2014

4


Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras - Edição 8 - Jun/Jul - 2014

Fotos: Divulgação

5

Apoiadores Culturais Marcos Moura (Apoiador Cultural de Lenir Moura) - Empresário, 41 anos, pai de Ana Carolina de 13 anos e Gustavo de 8 anos.Casado com Simone Moura há 16 anos. É homenageado por apoiar a carreira de sua mãe, Lenir Moura.

Marita Valverde Portugal (Apoiadora Cultural de Dyandreia Portugal) - Foi casada por 43 anos com Mário Lourenço Portugal. Hoje, aos 73 anos, é viúva, mãe de quatro filhos - dois por sangue e dois pelo coração – e avó de quatro meninos, sendo dois gêmeos. Marita foi empresária do ramo imobiliário. Atualmente, é aposentada e é artista plástica, com a técnica OST por hobby.

Dr. Mauro Vince (Apoiador Cultural de Márcia Vince) - Odontólogo. Formado em 1978 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Paraná). Está sendo Homenageado por apoiar a carreira de sua irmã Márcia Vince.

“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 28 de Abril – Bibliex/Palácio do Exército

Homenageados Barão Dr. Geraldo Portal Veiga - Prêmio Nobel da Paz 1988 - Escritor e Poeta. Multi Acadêmico Nacional e Internacional. Possui medalhas, Comendas e troféus de várias instituições, com realce para ABD. Tem várias publicações em periódicos e Antologias. Escreveu apostilas e livros, inclusive o solo O Bicho Que Eu Queria Ser.

Conceição Santos - Sergipana, mas reside no Rio de Janeiro desde 1974. É graduada e pós-graduada em Letras: Português/ Italiano pela UFRJ. É professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual. É Acadêmica Efetiva e Correspondente de inúmeras Academias pelo Brasil. Autora dos livros Parece que foi ontem, Miscelânea Poética e O menino introvertido e a formiga falante. É Comendadora da ABD e da ALG.

Elyethe Marinho - Carioca, nascida no bairro de Laranjeiras. Hoje, mora no Leblon e possuiu casa em Itaipava, na Região Serrana. Premiada em alguns Salões e recebeu o Troféu de Melhor Obra de Aquarela no XIV Salão Elizabeth King.

Ironi Lírio - Nutricionista atuante na merenda escolar do município-Guarulhos (SP). Escreve fábulas, contos, livros e textos educativos infantojuvenis sobre ecologia, comportamento e alimentação. Participante de livros infantis nacionais e internacionais da Ed. Literarte e Ed. Portuguesa Mágico de Oz.

Luiz Henrique Azevedo - Nascido em 24 de outubro de 1955, Engenheiro Eletrônico, Mestre em Computação Aplicada & Automação. Autodidata, desde 1975, em pintura a óleo, a qual estudou com J. G. Fajardo e Renato Ferrari. Curso de História da Arte. Exposição individual e premiações em exposições coletivas.

Ostervaldo - Autodidata, tem trabalhos em acervo particulares, na Gráfica do Exército, e no Forte Copacabana. Premiado em Salões Nacional com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Teve Projeto aprovado pelo MinC. para captação de recursos para realização de Exposição itinerante (pinturas) sobre o Folclore Brasileiro.

Regis Ayrton Lermen - Natural de Santa Maria (RS). Coronel do Exército Brasileiro. Presidente da ABRAMMIL – Academia Brasileira de Medalhística Militar. Membro de diversas instituições. Possui diversos títulos, moções e condecorações.

Rosangela Aparecida De Carvalho - Bacharelada em Direito. Desde a adolescência, sempre se dedicou às Letras, Artesanato e Artes Plásticas, tendo sido laureada em muitos Salões de Arte. Foi colaboradora do Jornal de sua cidade. Participou de vários concursos poéticos (tendo se destacado em alguns) e de diversas Antologias, incluindo ítalo e luso-brasileira. Tem um livro solo. Pertence a várias Academias de Letras.

Cecilia Ribas - Membro da Academia Brasileira de Belas Artes, ocupando a Cadeira de nº10. Livre Comendadora Grande Mestre da ABD. Desenvolveu suas técnicas no Atelier de Silvia Goyanna, como Ceramista; no Atelier Marly Faro, como Escultora; no Atelier José Luiz Carlomagno, como Pintora; Estilismo e Designer de Moda, na Universidade Cândido Mendes e Senai-Cetiqt; entre outros Cursos.

D. Cândidas - Advogada, Artista Plástica, Comendadora e Presidente de Oscip-Sociedade Civil de Interesse Público. Participa dos salões de exposição da ABD e no exterior: Nova York, Miami, Londres, Paris, Portugal, Buenos Aires e anuários ABD, Editora ArtClub, Artgentina, Revista Arte & Estilo.

Ilma Leite - Natural da cidade do Rio de Janeiro, com formação em Administração de Empresa. Foi bancária por alguns anos. Desde a infância sempre foi apaixonada por artes de maneira geral. Desde 2008, vem participando de exposições individuais, coletivas e salões, recebendo várias menções, premiações e troféus.

Izabel Litieri - Paulista, formada pela Escola Panamericana de Artes. Iniciou sua produção artística explorando, em técnica acrílica, o geométrico-figurativo, predominantemente em contexto monocromático. Posteriormente, veio a fase do pastel e da aquarela. Atualmente, se dedica intensamente ao pontilhismo através da tinta acrílica e canetas-pincel, trabalhando o contexto pictórico de paisagens, retratos e muitos outros.

Nair Tononi Alves - Foi casada com Roberto Alves que vivia entre artes. Desde muito jovem, foi bancária. Em 1970, aderiu, junto com seu esposo, à pequena e bem sucedida Galeria Roberto Alves, em Copacabana, onde ela se encontrou e se envolveu com a pintura. Roberto se despediu de seu convívio no dia 09/03/1977, mas a mesma pretende reabrir a galeria.

Regina Maria Paixão - Diretora Técnica da Mediarte Informática - Serviços Médicos c/ atendimento em órgão público como Exército, Marinha, Aeronáutica, Prefeituras, etc. Na Arte, é autodidata, com participação em exposições nacionais e internacionais.

Ronaldo Pereira Rego - Nascido no Rio de Janeiro, em 1935. Possui estudos diversos de arte. Pintor, escultor, desenhista, escritor, gravador, editor. Mais de 60 exposições no Brasil e no exterior. Obras em museus e coleções particulares no país. Reside e trabalha em seu atelier Sacra Oficina, em Petrópolis.

Sérgio Rodrigues Piranguense - Natural de Belo Horizonte. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Membro da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture; da ANBA; da ALAF; Comendador Grande Mestre Faixa Grande pela ABD.

www.redesemfronteiras.com.br | contato@redesemfronteiras.com.br


“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 28 de Abril – Bibliex/Palácio do Exército

(Continuação)

Homenageados

Fotos: Divulgação

Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras - Edição 8 - Jun/Jul - 2014

6

Vera Figueredo - Carioca. Professora e artista plástica. Participou de várias exposições, no Brasil e exterior, recebendo várias premiações e condecorações por seu trabalho nas artes. É Membro Efetivo de várias Academias e Membro Honoris Causa da Academia Brasileira de Belas Artes. Diretora Cultural da Liga de Defesa Nacional e da SOAMAR. É Curadora de Arte de várias entidades civis e militares.

Vanise Buarque - Professora de inglês habilitada pela Universidade Gama Filho. Secretária Escolar atuando em Escola Municipal do Rio de Janeiro. Publicou Resenhas; Rompendo Botão em Flor; Trevos – Tréboles e Fuel for Thought – aldravias.

Zezé Barcelos - Professora de Letras - Português-Literatura. Acadêmica da Artpop, Artes de Niterói ANBA, Valparaíso do Chile e ALAB de Búzios. Autora de vários livros Infantis: Menino Maltrapilho e seu Cãozinho de Luxo; O Milagre do Anjo Azul; Aventuras da Gatinha Mimi; Maravilhosas Férias na Fazenda (dois deles premiados). Participa de várias Antologias. Premiada com troféu Literarte de Cultura (por 3 anos).

Yedda de Paula Ricardo da Costa - Dedica-se às artes plásticas há vários anos. Foi discípula de Oswaldo Teixeira e, hoje, frequenta o atelier de Marly Barbara. Yedda participa de todos os salões e eventos da ABD. É Comendadora, Grande Oficial, Honoris Causa, Grão Cruz e Grande Colar de Ouro, Outorgas da ABD. Sua mãe era artista plástica, seu pai engenheiro e arquiteto formado pela “SORBONNE”.

Apoiadores Culturais André Barcelos (Apoiador Cultural de Zezé Barcelos) - Professor de Educação Física (UNIVERCIDADE) Pós-graduação pela UFRJ. Formado pelo Curso de Fotografia Profissional pelo SENAI (RJ). Músico (violão, cavaquinho, banjo). Participação no livro Eles Pintam, Eles Pensam.

Lourdes Penha Lourenço da Silva (Apoiadora Cultural de Ostervaldo) - Comerciante de Artes e Decorações, ela não abriu mão da precípua missão, a dedicação à família. Seu maior orgulho, ter quatro filhos formados e quatro lindos netos. Sempre foi a principal incentivadora de Ostervaldo na pintura. Por tudo isso, é que essa mãe e esposa maravilhosa merece essa justa homenagem.

Sr. Cabral (Apoiador de Cinthia Robert) é português. Chegou ao Brasil com 18 anos para trabalhar com seu tio Antonio no Lidador. Após algum tempo, mostrando o seu afinco, junto ao tio, tornou-se sócio do Lidador e por fim, dono. Assim como o tio fez, Sr. Cabral tem 90 anos e continua trabalhando todo dia na loja matriz. Destaque-se também como grande apoiador das Artes e da Cultura, já congratulado com Comendas e medalhas.

Simone de Fátima Guimarães Piranguense (Apoiadora Cultural de Sergio Piranguense) - Natural de Belo Horizonte. Empregada Pública Estadual. Desenhista Projetista. Técnica em Contabilidade. Técnica em Estradas pelo CEFET – MG. Premiada em junho de 2012 com Medalha de ouro pelo trabalho de fotografia no III Salão de Artes Plásticas e Literatura ABD e Museu Histórico do Exército.

“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 24 de maio – Cerimônia SACI/ALAB Búzios (RJ)

Homenageados Álvaro Luiz Cardoso - Poeta, compositor, intérprete e produtor cultural. Bacharel em Teatro pela USP. Recebeu o Prêmio Literário Cláudio de Souza – LITERARTE 2012, por sua obra A Chácara da Dona Cota, livro de histórias para crianças, editado pela Reverbo Editora. Lançou em 2013 o DVD DESTAQUE de música autoral, projeto que recebeu o Prêmio Estímulo do 10º FESTIVAL de Inverno de Amparo (SP).

Carlo Anselmo Montanari é contista, com mais de uma dúzia de participações em Antologias em Português, Espanhol, Italiano e Francês. Embaixador da Divine Académie de Lettres, Arts et Culture de France, Membro Literarte e Criador do Projeto “Semeando Livros Mundo Afora...”. Prêmio “Diamonds of Arts”/ABRASA 2013 e Revelação Literarte 2014.

Célia Bueno, nascida Célia Regina Bueno de Alvarenga, no Rio de Janeiro, radicada atualmente  na cidade de Macaé (RJ), é  Formada em Magistério. Sempre trabalhou com crianças. Artista Plástica autodidata  por vocação e muito criativa, possui um Atelier  chamado “Belas Artes” na cidade de Macaé, onde ministra aulas com muito amor e carinho para crianças e adultos.

Neide Galli - Empresária, artista plástica, terapeuta holística, escritora, comendadora. Coautora de antologias organizadas pela Oficina do Livro Editora e REBRA. Participações em diversas exposições nacionais e internacionais com obras premiadas (medalhas de ouro, prata e bronze).

Consuelo Aragão - Diretora de eventos da Associação Internacional Dos Poetas Del Mundo de MG. Faz parte do projeto “Trilhas da Leitura”. É poetisa, contadora de histórias, atriz, coreógrafa, bailarina, atleta, professora de ginástica, jornalista e publicitária. Desenvolve vários projetos sociais voluntários. Mãe, esposa e vovó de 4 netinhos. Trabalha com promoções de eventos e cerimoniais como produtora cultural.

Beatriz Mignone - Autodidata em pintura a óleo sobre tela. É natural de Mimoso do Sul (ES); reside em Macaé há 31 anos. Responde pela direção do Bia - Atelier de Artes, desde 1996, e recentemente como curadora da Galeria - Bia Café com Arte. Participou de várias exposições individuais e coletivas, tendo obras em vários Estados do Brasil e no exterior. É Comendadora pela ABD.

Carmen F. Fonseca - Pintora de alma... Desliza seu pincel com uma técnica agora despertada, trazida à vida: óleo, colocado sutilmente sobre telas, dando-lhe ares diferentes e uma leveza jamais vista. Usa, com personalidade, as cores: branco, preto e vermelho. Cria projetos iconográficos. O tema de agora é São Paulo, Brasil.

Christina Luiz - Autora do livro Que fim levou Lola Brasil?. Participou de diversas Antologias de Poesias, Contos e Crônicas. Recebeu prêmios nacionais e internacionais. É membro correspondente do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e da ALAF.

Clara Machado é Psicóloga e Escritora. Possui os seguintes livros editados: Da água para o Vinho, O Despertar da Delicadeza, Se a Vida te der um Limão... (Premiado como melhor livro categoria motivacional em 2012), A Paz do Eu e Almas Feridas, Descortinando a Ditadura. É membro correspondente da ALG e da ALAB.

Deucélia Maciel é Escritora, com 3 livros publicados. Membro Literarte, Academia de Letras de Fortaleza-Ceará, Academia de Letras de Goiás Velho e Embaixadora da Divine Académie de Lettres, Arts et Culture de France. Vários Prêmios Literários, inclusive o Troféu Cecilia Meireles. Criadora do Projeto “Semeando Livros Mundo Afora...”.

www.redesemfronteiras.com.br | contato@redesemfronteiras.com.br


Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras - Edição 8 - Jun/Jul - 2014

7 (Continuação)

Homenageados

Dulce Helena Couto Alves - Artista plástica, escritora e educadora. Possui extensa pesquisa de caráter visual, com obras premiadas no Brasil e exterior. É autora de livros sobre arte educação e também de inclusão social por meio da arte. Participa de várias antologias com poesias e contos. É membro de Academias do Brasil e exterior e comendadora da ABD.

Edvaldo Rosa - Poeta e Escritor, divulgador cultural, participante de várias antologias no Brasil e no exterior, membro de várias Academias de Letras em vários estados do Brasil e exterior.

Elinalva Oliveira - Mestre em Educação Especial. Acadêmica da Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE e acadêmica correspondente da Academia de Letras de Goiás. Premiada com os troféus Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, em 2013, e pela Sociedade Europeia de Artes ABRASA, o troféu Diamonds of Art and Education (Austria). Prêmio LITERARTE 2014, em Ouro Preto (MG).

EstherRogessi - Pernambucana; escritora, sócia da UBE (SP); sócia da LITERARTE; palestrante; pintora autodidata; membro correspondente de várias Academias de Letras, Nacionais e Internacionais; Consulesa, Embaixadora da Paz (FEBACLA), Delegada Cultural DCR/PE/BR (ESCBRAS); com várias premiações de âmbito nacional e internacional.

Flory Menezes - Nascida no Rio de Janeiro. Artista plástica, membro da Academia Brasileira de Belas Artes, premiada em salões nacionais, Comendadora Gran Mestra, trabalhou nos últimos 38 anos com desenho, pintura e fotografia. A partir de 1990, utiliza a escultura, na técnica da terracota, onde, de um realismo quase fotográfico, chega a um surrealismo sempre movido por sua paixão pela figura humana e suas expressões.​

Isis Dias Vieira é Professora e Escritora. Formou-se em Teologia, Filosofia e Psicologia – profissão que exerce, como psicoterapeuta, há 35 anos. Pesquisadora do INRETS – Paris/Fr, especializou-se em Segurança Civil, Toxicomania e Alcoologia e em Psicologia Transpessoal, em Paris/Fr.

João Alberto Lemos Afonso - Nasceu em Pedras Altas, no Rio Grande do Sul, estado onde iniciou seus estudos em Artes Visuais, em 1976. Atualmente, reside em Xanxerê (SC), onde dá continuidade aos seus trabalhos com desenhos em carvão, pastel, lápis, pintura em óleo s/ tela, acrílico s/ tela. Artista Plástico da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP-SC) e Associação Internacional de Escritores e Artistas (RJ).

José Gonzaga de Souza é natural de Visconde do Rio Branco e Empresário em MG. Há 35 anos radicado em Búzios (RJ). Tem formação acadêmica, bacharelado em Economia, Antropologia e Sociologia. Presidente da Fundação Rio Branco; ALAB-Academia de Letras e Arte Buziana, do CRER-VIP para Dependentes Químicos, da Rede Mídia Búzios e da Confederação de Rádios e TVs Educativas.

Magali Oliveira nasceu na cidade de Pádua; viveu em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza. Escritora, Acadêmica, Professora, formada em Controladoria Empresarial, Artista Plástica. Ativista Cultural com projeto Pioneiro de Livros de Antologias de Poetas Virtuais, desde 2006. Sete livros editados. Lança seu primeiro livro solo de contos Reflexos do Passado neste ano de 2014, em várias capitais.

Maria Argentina Austregésilo de Andrade nasceu em Sobral (CE). É formada em Adm. de Empresas, Bacharelado em Geografia, Licenciatura Plena em Geografia e em Música. É Escritora, Poetisa, Trovadora e Artista Plástica. Publicou o livro Gotinhas de Luz, além de diversos artigos em livros, jornais e revistas. Presidente da Academia Feminina de Letras do Ceará (AFELCE) e membro de muitas outras entidades.

Edson Gobi é Membro da ALG - Academia de Letras de Goiás; Membro da ACLAV – Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória (ES); Membro da NAL – Núcleo Acadêmico de Lisboa – Portugal; Membro da UBE – União Brasileira de Escritores; Editou: Itaipu - A Grande Conspiração; 14 Dias; O Despertar; Anjos ou Demônios – O Segredo; O Sapeca Fujão.

Eliane Mariath Dantas é carioca. Escritora, Poeta e Ativista Cultural. Membro Honorário do CMRJ e da IWA (EUA); Membro Amiga da EsIE e do Museu Militar Conde de Linhares; Artilheira da Cultura do Forte de Copacabana; Ex-Presidente da FALARJ e Presidente da ALAP; Vice-Presidente da Casa das Beiras e Membro Fundadora da FALARJ, da FALASP e da Academia de Letras e Artes Lusófonas – ACLAL (Portugal).

Elizabeth Fernandes - Bacharel em Ciências Biológicas, licenciada em Biologia e Química. Professora do Município e Estado do RJ. Fotógrafa. Artista plástica. Membro da SBBA, participa do grupo SOLARTE, sob a orientação do Prof. Dario Silva. É Membro da ALAP. É associada da ABD. Foi laureada em várias exposições, sempre com expressivas premiações. Participante de diversos livros de artes.

Evanir Plaszewski - Gaúcha, graduada em Direito e pós-graduada em Licenciatura em Artes Visuais. Sonho e paixão são palavras que retratam sua relação com a Arte, em especial a pintura OST em pinceladas e cores vibrantes. Na temática, tem como elementos marcantes os florais e a natureza morta. Realizou exposições nacionais e internacionais.

Ione Aragão - Artista plástica, poeta, membro da Associação Internacional de Poetas de MG. Professora de artes, Ativista Cultural, mãe, avó, voluntária em vários projetos socioculturais, amante da natureza e dotada de grande fé e amor ao próximo.

Jane Bastos - Atista plástica, bióloga e ambientalista pós-graduada, pinta, desenha e escreve desde a infância. Fez seu primeiro curso de desenho aos onze anos no Rio de Janeiro, onde nasceu. Premiada em diversos Salões de Artes com medalhas de ouro, prata e bronze, troféus e menções honrosas. Recebeu Outorgas e Moções. Fez parte de Anuários de Artes Plásticas do Rio e São Paulo. Inúmeras exposições nacionais e internacionais.

José Donizetti Nicolini Gonçales - Poeta, Compositor e Escritor, desde os 14 anos, começou a escrever de forma dirigida para publicação de livros apenas há alguns anos (2007). Descobriu que tinha facilidade em expressar os seus sentimentos e pensamentos, através da escrita. Em busca de uma forma de redação, foi com poemas e poesias que melhor se adaptou.

Leslie de Albuquerque Aloan é Médico Cardiologista, Mestre e Doutor em Cardiologia. Membro Titular das Academias de Medicina do Estado do RJ, de Medicina do Rio de Janeiro e Brasileira de Reabilitação. Ex-Diretor do Hospital dos Servidores do Estado; Presidente Fundador da Sociedade de Cardiologia Intervencionista do Estado do RJ; Prof. Titular de Cardiologia do Inst. de Pós-Graduação Carlos Chagas. Membro da ABRAMES.

Margarida Drumond de Assis Escritora - Jornalista; professora; diretora teatral; dramaturga; fotógrafa e roteirista. É autora de quatorze livros editados, entre os quais Aconteceu no Cárcere; Dom Luciano, especial Dom de Deus; e Padre Antônio de Urucânia, a sua Bênção. É membro da Academia de Letras e Música do Brasil- ALMUB, Academia Taguatinguense de Letras-ATL; Associação Nacional de Escritores -ANE; entre outras.

Maria Stela de Oliveira Gomes - Mineira de Abre Campo, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. É Escritora, Poeta, Artista Plástica, membro e Presidente do Conselho Fiscal da Academia Valadarense de Letras, Secretária da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce. Tem obras publicadas em jornais, revistas e antologias e o romance Marcas de Sofrimento em Esperança.

www.redesemfronteiras.com.br | contato@redesemfronteiras.com.br

Fotos: Divulgação

“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 24 de maio – Cerimônia SACI/ALAB Búzios (RJ)


“Prêmio Excelência Cultural - ABD” - Homenageados em 24 de maio – Cerimônia SACI/ALAB Búzios (RJ) (Continuação)

Homenageados Mauricio Paranaguá - 1° e 3° lugares no Varal Poesias FAFIPAR-PR/2010. Prêmio Nocera na Itália, Prêmio LITERARTE Curitiba 2010, Melhores Contistas Cabo Frio 2013. Participação em Antologias da CBJE, LITERARTE, MÁGICO DE OZ. Livro Pétalas Primaveris 2010. Membro do C. Letras Pguá/Inst.Hist.Geogr.Pguá/N.A.L.A.B.A

Mirto Santos Carvalho - Escritor, com oito livros escritos. Faz parte da Associação Internacional Poetas Del Mundo. Delegado Cultural da VAEBRASIL, fundada por Léa Lu. Tem recebido boas críticas a respeito destes livros pelas pessoas que tiveram acesso à leitura deles. Dentre eles, o Repórter Marcos Clementino.

Onã Silva - Escritora brasileira, arte-educadora, agente cultural de Literatura e Artes cênicas da Secretaria de Cultura do DF. Gêneros literários que escreve: poesia, poemas, conto, romance, crônicas, teatro, resenhas, artigos científicos. Recordista pelo RankBrasil Recordes. Filiada a Academias Literárias. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação.

Miguel Arthuro é Artista Plástico carioca, membro da ABD desde 2012. Autodidata, executa pinturas em estilo contemporâneo. Possui três exposições individuais e seis premiações na carreira, incluindo troféus de melhor obra contemporânea e melhor trabalho de Salão de Artes.

Mônicka Christi - Carioca, natural do Rio de Janeiro (RJ). Pedagoga, Artista Plástica, Escritora, Poetisa, Compositora, membro UBE, REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras, POETAS DEL MUNDO; da Academia de Letras e Artes de Goiás, do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa (2014), etc. Radialista, Apresentadora do programa de entrevistas e variedades Mulher Brasileira, na Rádio Rio de Janeiro 1400-AM.

Raimundo Jaime Araujo - Militar reformado da Marinha, acadêmico da ABRACE, perito grafotécnico, Identificador datiloscopista, cantor, compositor, escritor, poeta. Reni Gomes Costa Professora, licenciada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em avaliação escolar Língua Portuguesa pela Cesgranrio. Escritora com livro solo publicado, ganhou medalha de prata da ABEPL, tem publicação em várias antologias e revistas de circulação Nacional.

Silvana Borges - Paulistana, graduada em Arquitetura, atua nas Artes Plásticas desde 1990. Premiada em salões no Brasil e exterior, com sua obra publicada em conceituados anuários de arte. Atualmente, especializa-se em Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, filiada à ABRACOR, CEIB e ICOM.

Rosi Ana Stopa - Filha de André e Sophia Stopa. Teve a primeira premiação aos oito anos, em 1969, em concurso intercolegial. Atua como artista desde 1979. Cursou 10 anos de aulas com o artista Leandro Vitto, de Caçador (SC). Atualmente, é aluna do Mestre Diego Umerez; no estilo Hiperrealista; Membro da LITERARTE.

Sylvia Moore - Artista Plástica; Conservadora e Restauradora de Bens Culturais, especialização em Restauro de Arte Sacra e pintura de Cavalete; Professora de História da Arte e Psicopedagoga. “Em meus trabalhos artísticos, coloco nas tintas, nos pontos, nas manchas o que de mais intenso há no meu universo interno”. “No restauro, procuro com conhecimento científico e responsabilidade cuidar e recuperar nosso universo”.

Sonia Maria Nogueira - Graduada em História, Estudos Sociais, pós-graduada em Planejamento Educacional, Língua Portuguesa e Literatura. Membro efetivo em cinco Academias Literárias, da Associação de Escritores. Publicou cinco livros, coautora em 46 antologias. Seis troféus, 5 medalhas, 24 menções honrosas.

Apoiadores Culturais Fábio Leonardo Valverde Portugal (Apoiador Cultural de Dyandreia Portugal) - Empresário da área construção civil, com especialização em incorporação e construção. Perito em avaliação imobiliária judicial. É Consultor Político associado pela ABCOP. Palestrante da área imobiliária em Seminários e Congressos. É editor adjunto do Jornal Sem Fronteiras, sendo também Conselheiro da Publicação.

Selma Maria Ribeiro dos Santos (Apoiadora do Mauricio Paranaguá) - Nascida na cidade de Campo Grande (MS), mudou-se para Paranaguá, no Paraná, com 5 anos de idade. É formada Técnica Contábil, cursou 1° ano de Letras Português-Espanhol na UFPEL Universidade de Pelotas em 2010, é Despachante Aduaneiro desde 1997. Casada com Mauricio dos Santos desde 01/12/1979, tem dois filhos e 3 netos.

Nalva Santos Dias (Apoiadora Cultural José Donizetti) - Formada em Administração de Empresas, Filosofia (PHD) e Teologia pela Faculdade São Luís – Aracaju (SE). Sócia Proprietária da L&E Indústria e Comércio Ltda., localizada na Cidade de Lagarto (Sergipe).

www.redesemfronteiras.com.br | contato@redesemfronteiras.com.br

Fotos: Divulgação

Parte integrante do Jornal Sem Fronteiras - Edição 8 - Jun/Jul - 2014

8

Jornal Sem Fronteiras - Junho e Julho/14 - Caderno Especial "70 Anos ABD"  
Jornal Sem Fronteiras - Junho e Julho/14 - Caderno Especial "70 Anos ABD"  

Jornal Sem Fronteiras, uma produção da Rede Mídia de Comunicação Sem Fronteiras, da jornalista Dyandreia Portugal, Edição Junho e Julho/14,...

Advertisement