Prototipagem em papel - Projeto Mesa Garçom

Page 1

PROTOTIPAGEM EM PAPEL – PROJETO MESA GARÇOM Eduardo Loureiro Pós-graduação em Design de Interação IEC – PUC Minas: Instituto de Educação Continuada E-mail: contato@eduardoloureiro.com

Resumo Este artigo apresenta o relatório de produção de um trabalho de prototipagem em papel feito para o projeto Mesa Garçom, idealizado pelos alunos Bruno Assad e Fabrício Marchezini. Este trabalho foi concebido para a disciplina Prototipação, do curso de Pós-graduação em Design de Interação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Todo o processo de criação será descrito, mostrando as soluções encontradas e como o projeto foi finalizado. Palavras-chave: design; interação; projeto; prototipagem em papel.

Abstract This article presents the report of production of a work of paper prototyping played for the project Table Waiter, idealized for the pupils Bruno Assad and Fabrício Marchezini. This work was conceived for disciplines Prototyping, of the post-graduation course of Interaction Design of Pontifical University Catholic of Minas Gerais. All the creation process will be described, showing the joined solutions and as the project was finished. Key-words: design; interaction; project; paper prototyping.

1. Introdução A prototipagem em papel é uma técnica de prototipagem rápida utilizada em metodologias de desenvolvimento de interfaces físicas e digitais, orientadas pela premissa do design centrado no usuário. Os protótipos visam conceber fisicamente ou graficamente os modelos conceituais criados a partir das demandas e necessidades dos usuários, com o intuito de se construir soluções que tornem os produtos que estão sendo desenvolvidos, úteis, usáveis e desejáveis. Além disso, os protótipos possibilitam, em um primeiro momento, a inserção do usuário no processo de desenvolvimento, através de testes de validação de situações específicas do sistema. Como são facilmente criados, montados e desmontados, os erros que possam vir a emergir nessa primeira fase de criação de idéias, são facilmente corrigidos, economizando tempo e dinheiro e assim a interface pode ser re-pensada e novamente testada.

Portanto, a prototipagem permite trabalhar as idéias, testá-las e transmitir o conceito do que está sendo criado não só para os usuários alvo, mas também para toda a equipe de desenvolvimento e todos os steakhoaders envolvidos no processo, validando tudo que esta sendo feito. Dessa forma, é possível identificar os possíveis erros do projeto previamente. A prototipagem é antes de tudo, uma forma de evitar que interfaces má concebidas e erros primários sejam descobertos tarde de mais no processo final de desenvolvimento, o que acarreta em custos de resoluções e modificações, além de desperdício de tempo. Como é muito mais viável financeiramente fazer modificações em um produto enquanto ele ainda está em fase de geração de idéias do que quando já está finalizado, a prototipagem assume uma grande importância nesse processo. A viabilidade da prototipagem em papel reside em suas características simples, mas que são capazes de transmitir e comunicar com eficiência os modelos conceituais e as tarefas que podem ser realizadas no artefato. Basicamente podem ser utilizados materiais comuns de escritório como papel, lápis, tesoura e cola, para a modelagem das interfaces e simular as ações do usuário e reações do sistema, que são obtidos através da manipulação dos elementos produzidos. Além disso, o que é feito pode ser rasurado, alterado e reorganizado de forma simples, de acordo com a necessidade e os resultados obtidos nos testes de usabilidade. O importante é o comportamento da interface em si e não as noções de estética e de design, como proporção, alinhamento e acabamento, que são preocupação de outra fase, posterior no processo de desenvolvimento. O projeto Mesa Garçom foi idealizado como uma forma alternativa e automatizada dos restaurantes atenderem seus clientes. O objetivo é melhorar a experiência das pessoas, que muitas vezes buscam agilidade ao escolherem comer em restaurantes, o que as vezes é difícil, seja por motivo de lotação do estabelecimento e a conseqüente ocupação de seus garçons, seja pelo próprio atendimento manual, que requer que o garçom se desloque até a mesa a cada produto que venha a ser pedido. O projeto consiste em duas etapas. A primeira é um painel digital situado na entrada do restaurante, que informa a quantidade de mesas vazias para os clientes. A segunda é uma interface digital integrada a cada mesa do restaurante e que torna possível fazer os pedidos dos pratos sem a ajuda do garçom, além de ser o próprio cardápio do restaurante. Esse sistema

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.