Page 1

Jornal Unicom 2015/1


Pesquisa realizada por acadêmicos do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade de Santa Cruz do Sul durante a disciplina de Produção em Mídia Impressa, ministrada pelo professor Demétrio de Azeredo Soster.


Resultados: 1) Pesquisa realizada entre 12 e 25 de março. 2) Ao total: 148 participações.


SEXO Masculino

Feminino

37%

63%


FAIXA ETÁRIA Até 18 anos

De 18 a 25 anos

17%

De 25 a 35 anos

7%

21% 55%

Mais de 35 anos


ESTADO CIVIL Solteiro

Casado

3%

Divorciado

Outro

7%

21%

69%


GRAU ESCOLARIDADE Ensino Fundamental

Ensino Médio

1%

Ensino Técnico

8% 3%

88%

Ensiono superior


CURSO? 60

50

52

40

30

20

10

12 8

0

3

6

1

1

3

8

2

4

2

2

1

4

3

6

1

2

3

3

1

3


TEM O Hテ。ITO DE LER JORNAIS? SIM

Nテグ

21%

79%


CONHECE O UNICOM? SIM

49%

Nテグ

51%


COMO CONHECEU O UNICOM? Pelo curso

Internet

Indicação

Divulgação

Não conhece

2%

42% 43%

5% 7% 1%

Outro


COMO LÊ O UNICOM? Online

Impresso

Não lê

6%

53%

41%


O QUE MAIS GOSTA NO UNICOM? Reportagens

Fotos

Ilustrações

Diagramação

38% 48%

3% 0%

11%

Outros


O QUE PODERIA SER MUDADO NO UNICOM? Reportagens

Fotos

Ilustrações

Diagramação

Nada

14%

3% 6% 44%

12%

21%

Outros


COMO VOCÊ CONSIDERA A DIVULGAÇÃO DO UNICOM? Ótima

Boa

Regular

Ruim

6%

31% 26%

37%


NĂşmero de respostas/Dia 82

37

14 6 1

12

13

2

1

1

0

14

15

16

17

18

19

20

1

0

21

22

2

1

23

24


Dê dicas de como o Unicom poderia ser divulgado: 1) Em locais fora da Unisc, em particular naqueles onde as pessoas param para conversar, caso das cafeterias. 2) Falta divulgar melhor entre os outros cursos da Unisc. 3) Mídias Socias; Passando nas salas de aula e falando sobre 4) distribuição na cidades cidades da região 5) Entre todos os cursos e principalmente pelo facebook l, pois atingiria todo o publico da universidade e fora dela 6) Distribuído no ônibus e durante o intervalo. De mão em mão. 7) Ações diferentes, relacionadas ao tema do jornal, que causem uma repercussão grande. 8) Criar uma página e exibir a versão online.


9) Vejo muita pouca divulgação. Isso que ando pelo bloco do jornalismo imagina se não andasse. 10) Ações criativas que atraia o público do jornal, intervenções, etc; eventos como os que foram feitos no semestre passado na disciplina de Jornalismo de Revista, com profissionais da área ou, até, com pessoas relacionadas ao tema do primeiro Unicom do semestre. 11) Vejo o Unicom muito "fechado" no ambiente universitário, mais especificamente na comunicação. Não vejo ele sendo divulgado e nem difundido nos outros ambientes. Acredito que devia ser feito uma estratégia de marketing em cima da marca. Exemplo: evento de lançamento do jornal com convidados influentes na sociedade. Presença do jornal em bancas da cidade e região. 12) Postado em murais,não vi nenhum nas engenharias pelo menos ano passado não tinha.


13) Acho que ao chegar no curso, na aula inaugural ou nas primeiras aulas do curso, os bixos poderiam ser apresentados a todo este material que é produzido pelos acadêmicos de Comunicação da Unisc. O Unicom, a Exceção, o material que é produzido pela Agência para o Hipermídia... Não sei como é agora, mas quando entrei no curso não lembro de ter recebido estas informações logo no início...Acho que muitas vezes os alunos nem sabem bem o que é o Unicom e a Exceção... 14) Divulgação através do webmail dos alunos. 15) Por correio na casa do aluno. 16) Deveria ser distribuído em todos os campus da UNISC, pois sou de campus fora da sede e nunca tinha ouvido falar e nem visto esse jornal. 17) Trabalho na UNISC e nunca recebi qualquer edição do UNICOM. Se recebi, não chamou atenção e, portanto, não tenho lembrança registrada. Sinto muito pois sou leitora de Jornais, Revistas Científicas, livros, entre outros.


18) Colocado em totens no centro da cidade dos alunos. 19) Até o presente momento não tinha conhecimento do Jornal Unicom. Poderiam usar mais as redes sociais para a divulgação do mesmo ou então algum outro tipo de divulgação nos diversos ambientes da universidade. Como sou do curso de Psicologia, e tirando os blocos da biblioteca, laboratório de informática e centro de convivências, não circulo muito entre os blocos.


Deixe sua opinião sobre ele: 1) Um excelente exercício de jornalismo. 2) é bom! mais mesmos sendo acadêmico, esta é a hora de fazer o melhor pois se não, depois da formatura você editor ! " vai ser apenas mais um neste mercado e não o melhor deste mescado" 3) As reportagens podem ser aprimoradas, cada vez mais. A revisão precisa melhorar também. Mas no geral, o Unicom é ótimo. Bem interessante a edição passada. 4) Não posso dar dicas e emitir opiniões simplesmente porque não conheço o jornal. Deveria ter a opção "não se aplica" nas questões referentes a isso.


5) Gosto do jornal, mas acho que falta algo mais atrativo. Cara jovem. Sei lá falta a cara da universidade e do público universitário. 6) É um jornal-laboratório extremamente importante para a formação dos alunos. Como futuros jornalistas, ter um contato proporcionado pela academia com as práticas usuais de reportagem é muito gratificante. Que o Unicom continue assim: cheio de boas histórias contadas de maneira primorosa. 7) Acho regular por que nem todas pessoas sabem e tem acesso. Acho muito interessante deveria ser mais divulgado. 8) Gosto muito do Unicom, acho que as pautas são profundas e, na maioria das vezes, muito bem exploradas... As fotografias também são muito bonitas, às vezes falam muito sobre a matéria, o que, ao meu ver, é muito bom...


9) A diagramação tem deixado um pouco a desejar. Minha sugestão por conhecer a disciplina e o que é pedido dentro dela é que se pense um novo projeto gráfico, mas bem diferente do que existe hoje em que espaços em branco devem ser priorizados, porque se formos comparar o Unicom e a Exceção (com olhos de leigos) os dois são iguais. Turma: se puxem em um projeto gráfico com a cara de um jornal e que fique com a cara de vocês em tudo. Boa sorte. 10) O jornal é muito bacana. Espero que este me surpreenda assim como o penúltimo, Separações, me emocionou. Foram histórias ricas em detalhes e prosa, digo, jornalismo literário. Ótimo trabalho moçada! 11) Gosto do Unicom, mas acho ele muito grande e com algumas reportagens nada a ver. Penso que ele seria melhor se fosse menor e com menos espaços em branco.


12) Uma coluna mais específica sobre o contexto cultural da rfegião com as agendas culturais dos municípios e discussões mais conjunturais e específicas das mesmas. 13) Não o conheço, precisam melhor essa divulgação se querem fazer pesquisa de opinião. 14) É um jornal muito bem elaborado, em toda sua estrutura e conteúdo, mas, acredito que poderia abordar temas mais jovens, para atrair o gosto pela leitura dos alunos, pois, textos muito densos e profissionais muitas vezes não são lidos pelos mesmos... Temas da atualidade e mais descontraídos tornariam o jornal mais atrativo e reconhecido pelos acadêmicos. 15) É preciso mudar o professor/editor-chefe, senão nada melhora 16) Que além de informativo seja mais divertido. Que tenha mais matérias que abrangentes a todos tipos de pessoas, pq ele quase que totalmente direcionado aos estudantes da Unisc. Poderia abranger em primeira mão as famílias dos que ali estudam. Ele não é atraente.

Unicom pesquisa 2015-1  

Pesquisa de opinião realizada pelos alunos da disciplina de Produção em Mídia Impressa, primeiro semestre de 2015, sobre o jornal-laboratóri...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you