Revista Evidência Top Julho 2011

Page 1








Editorial

do conselho deliberativo do Regatas. Vamos relembrar com carinho os domingos em que encontrávamos Lucca e sua esposa Helena nas aconchegantes sombras do clube, numa demonstração de carinho e família sólida. Ficará na memória e no coração de todos que vivem o dia-a-dia do Clube de Regatas.

REPRESENTATIVIDADE O Ribeirãopretano Levi Ceregato, empresário do setor gráfico, assumiu no último dia 7 de junho a presidência da ABIGRAF-SP (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), entidade que representa 6.172 empresas do setor, que empregam aproximadamente 90 mil pessoas. Tivemos a honra de cobrir esta solenidade na Capital Paulista, que teve a presença do prefeito paulistano Gilberto Kassab entre tantas autoridades, empresários, presidentes de sindicatos e representantes de entidades de classe. No mês que comemoramos os 155 anos de Ribeirão Preto, temos um filho ilustre ocupando um importante cargo no cenário nacional. Levi é muito querido e respeitado por todos na ABIGRAF. Realizará um forte trabalho, não tenho dúvidas disso. Competência, carisma e transparência levaram Levi à presidência da entidade.

ANIVERSÁRIO Ribeirão Preto chega aos 155 anos. Uma imensa e diversificada programação foi colocada à disposição da população. Fábio Jr. foi a grande atração do último dia 18 de junho no Parque Luiz Carlos Raya.

LUCCA CABARITE Nossas homenagens ao pai de família, empresário e amigo Lucca Cabarite, que nos deixou no último dia 11 de junho. Ficam as melhores imagens, do regateiro apaixonado pelo clube, que ocupou com competência por muitos anos a presidência

LARGA BRASA Antonio Carlos Morandini é sinônimo de credibilidade e da melhor informação. Jornalista e radialista que tem seu nome cravado em definitivo na história de Ribeirão Preto. Morandini tem um imensa lista de serviços prestados a nossa cidade. E neste mês em que comemora 45 anos do Larga Brasa, nossas sinceras homenagens a este profissional e amigo que leva diariamente para milhares de pessoas a informação com responsabilidade. Jornalismo sério, para o povo. Parabéns Morandini!

SANTO ANTONINHO Padre Gilberto Kasper comemora com a comunidade de Santo Antoninho a liberação para as obras dos banheiros e acessibilidade. Após muito trabalho e aborrecimentos, finalmente, tivemos a liberação. Agora é dar seqüência ao incansável trabalho do Padre Gilberto, e oferecer à nossa gente um espaço no mínimo adequado para as celebrações e reuniões.

AGRADECIMENTOS Após longa caminhada, finalizamos com chave de ouro o curso de Gerente de Cidade pela FAAP. Pósgraduação que capacita profissionais a atuarem na vida pública com técnica e conhecimento. A minha monografia teve como tema “Proposta de criação da Administração Regional do Complexo Vila Virgínia (Ribeirão Preto)”. Agradeço o convívio alegre com os companheiros de classe e acima de tudo, o aprendizado adquirido com os mais renomados professores. Valeu a pena!!!

Rodrigo Simões contato@rodrigosimoes.com.br rodrigo@evidenciatop.com.br @rodrigosimoes_

Expediente Diretor: Rodrigo Simões Jornalista Responsável e Revisão Mariana Nakane – MTB 42.692 Diagramação Aline Sandoval Capa Jonathan Wilkins Fotógrafo Rafael Cautella e Dayana Estevam Gerente Comercial Poliana S. Spadaro Profeta Tiragem: 10.000 exemplares CtP e Impressão São Francisco Gráfica e Editora Revista Evidência é uma publicação mensal da Editora R2S Ribeirão Ltda, não tendo responsabilidade editorial pelos conceitos emi dos nos ar gos assinados e informes publicitários.

R: Professor Mariano Siqueira, 48/Jd. América Ribeirão Preto-SP CEP 14020-188 Tel: (16) 2102-7900 www.evidenciatop.com.br

Auditada por: BLB Auditores Independentes CNPJ - 06.096.033/0001-63 Rua Professor João Fiúsa, 1901 salas 507/508 - Jd. Canadá Ribeirão Preto – SP


Sumário

10

16

10 Capa

Levi Ceregato: Empresário é eleito novo presidente da Abigraf São Paulo

16 Perfil

Demétrio Pedro Bom: Diretor Administrativo do Sistema Clube de Comunicação revela sua paixão pelo automobilismo

28

34

28 Negócios

Dinâmica Medicamentos: Pioneirismo no mercado de medicamentos especiais e dermocosméticos

34 Arte

Fotografia: Jonathan Wilkins desvenda as belezas naturais da Costa Sul da Bahia

44

44 Social

Rotary: Rotaract Jardim Paulista realiza tradicional quermesse

48 Social

Exposição: Grupo Evidência em noite de lançamento da Exposição Êxito: 36 capas em evidência

48


Capa

Levi Ceregato Através do recém-nomeado presidente da Abigraf-SP, Ribeirão Preto aumenta sua representatividade junto ao segmento gráfico brasileiro

10 | Revista Evidência

Recentemente, a Abigraf – Associação Brasileiras da Indústria Gráfica – nomeou sua nova diretoria. Entre os empossados esteve o empresário Levi Ceregato, paulistano de nascimento, mas ribeirãopretano de coração, que agora ocupa a presidência da Abigraf São Paulo, a regional mais importante de todo o país, representando 6.172 empresas do setor, que empregam aproximadamente 90.000 pessoas. O empresário também foi nomeado para o cargo de vice-presidente da Abigraf Nacional. Levi Ceregato atua no ramo gráfico desde 1970, quando fundou a Gráfica Levi. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo da Universidade de Ribeirão Preto e em Administração de Empresas também pela Universidade de Ribeirão Preto, o empresário iniciou sua atuação em entidades de classe em 1980, como diretor da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, cargo que ocupou novamente em 2004. Junto às en dades do setor gráfico, foi diretor Jurídico do SindigrafSP (1994-1996, 2004-2005 e 20062010), ocupando o mesmo cargo na Abigraf-SP (1994-1996, 2002-2005 e 2006-2010). Foi ainda eleito vice-presidente da Abigraf Seccional Ribeirão Preto por dois mandatos (2001-2004 e 2004-2007) e vicepresidente do Sindigraf-SP por três eleições consecutivas (2001-2004, 2004-2007 e 2007-2010). Em entrevista concedida para a Evidência, Levi Ceregato falou sobre sua nova posição dentro do Sistema Abigraf e os desafios que tem pela frente, na en dade que ocupa importante destaque no cenário econômico do estado de São Paulo e do Brasil.


Evidência: O senhor nasceu na cidade de São Paulo, certo? Como se deu sua mudança para Ribeirão Preto? Levi Ceregato: Sim. Sou paulistano. Mas vim jovem para Ribeirão Preto a fim de cursar a faculdade de Direito e mais tarde a faculdade de Administração de Empresas e por aqui fiquei. Cons tuí família e fundei a Gráfica Levi. Evidência: Entretanto, mesmo dirigindo uma gráfica, o senhor não deixou de exercer a advocacia, correto? Levi Ceregato: Correto. Acabei pautando minha vida de várias formas. Eu sempre gostei da área do Direito do Trabalho. E através desse gosto cheguei a ser Desembargador do Tribunal em Campinas e Ministro do TSE nessa área. Mas, sem nunca me distanciar da Gráfica. Sempre alguém esteve me auxiliando em sua direção. Evidência: E por que o senhor entrou para o segmento gráfico?

Uma área que não tem muito a ver com a sua formação profissional, principalmente como advogado? Levi Ceregato: É que eu venho de uma família atuante no segmento gráfico. Então, antes mesmo de me formar, eu sempre trabalhei no setor, o que me levou a fundar a Gráfica Levi em 1970, ou seja, já são 41 anos atuando no segmento gráfico.

“Sempre trabalhei no setor, o que me levou a fundar a Gráfica Levi em 1970, ou seja, já são 41 anos atuando no segmento gráfico” Evidência: Nesses 41 anos, que acontecimentos o senhor pontuaria como sendo de grande importância tanto para o segmento gráfico quanto para a sua empresa? Levi Ceregato: Os acontecimentos relacionados à tecnologia foram os mais relevantes. Primeiro, migramos da Tipografia para o sis-

tema de impressão Offset. Depois migramos das chapas convencionais para as chapas chamadas de CTP. Atendendo uma necessidade de mercado, as gráficas migraram da impressão em preto e branco para a impressão colorida. E agora, mais recentemente, evoluímos na tecnologia de impressões digitais. Evidência: Ou seja, é um segmento que está em constante evolução tecnológica. Levi Ceregato: Sim. É um segmento em constante mutação, que envolve alta tecnologia visando sempre proporcionar ao consumidor, uma qualidade cada vez melhor, com um visual cada vez melhor, porque afinal de contas trabalhamos com comunicação. As mídias digitais entraram no mercado recentemente e proporcionam uma velocidade muito grande de informação e as imagens são extremamente agradáveis e atrativas. Assim, para que a impressão no papel mantenha seu posicionamento de mercado, é

Claudio Baronni, presidente do conselho dire vo da ABTG, Levi Ceregato e Mário César de Camargo, ex-presidente da Abigraf Nacional, durante a cerimônia de posse da nova diretoria

Revist Rev istaa Evid Evidênc ência ia | 11 11


Capa necessário que as gráficas estejam em constante aprimoramento. Evidência: É dentro desse panorama que a Abigraf – Associação Brasileira da Indústria Gráfica – exerce um papel fundamental? Levi Ceregato: Com certeza. Participando da entidade, o empresário do ramo gráfico fica por dentro, em primeira mão, sobre o surgimento de novas tecnologias e como empregá-las. Também tem condições de par cipar de inúmeros eventos internacionais.

como vice-presidente. Ocupei todos os cargos de diretoria dentro do Sindigraf e também na Abigraf, até chegar à presidência da Abigraf São Paulo. Evidência: E como é feita a nomeação de cargos na associação? Levi Ceregato: Ocorre uma eleição entre os associados, em que os candidatos se inscrevem nas chapas e disputam a presidência de forma democrá ca.

natural, por vias corretas, sem atropelar nada, nem ninguém. E para ser presidente de uma en dade você deve ter uma cabeça aberta, pois dividirá pensamentos cole vos. Você tem que estar disposto a isso e a muitas outras coisas porque tem-se muito mais ônus do que bônus dentro de uma Associação, na qual situações adversas surgiram todos os dias. Além do mais, quando você lida com um universo tão grande, de pessoas tão

Evidência: Recentemente, o senhor foi empossado presidente da Abigraf São Paulo. Como começou seu envolvimento com a enwdade? Levi Ceregato: A Abrigraf foi fundada em 1948, ingressei nela como associado em 1972, ou seja, dois anos após fundar a Gráfica Levi e iniciar minhas atividades no segmento gráfico. Me associei por considerar ser de extrema importante fazer parte de uma Associação que ajudaria minha empresa a crescer. Evidência: E como foi que de associado o senhor passou a fazer parte da direção da enwdade? Levi Ceregato: Como em toda e qualquer entidade de classe, obviamente, para crescer dentro dela é necessário participar de suas atividades. Então aos poucos fui ocupando cargos de suplência e percebi que tinha afinidade com os trabalhos desenvolvidos ali. Dessa maneira, eu ingressei no sistema, do qual fazem parte Abigraf, Sindigraf (Sindicato das Industrias Gráficas do estado de São Paulo) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologias Gráficas), através do Sindigraf. Por ser advogado, comecei ajudando nas convenções, participando das negociações coletivas e lá fiquei por 12 anos 12 | Revista Evidência

A cerimônia de posse aconteceu no dia 07 de junho em São Paulo

Evidência: O que o senhor considera ter sido fundamental para o seu nome ser escolhido para a presidência? Levi Ceregato: Nunca tive o objetivo de ser presidente, mas as coisas foram acontecendo de forma orgânica, porque para ser presidente de uma entidade deste nível, você precisa contar com o reconhecimento de seus pares, não só da diretoria, mas de todos os associados. Então eu penso que tudo aconteceu de forma muito

heterogêneas, de origens diversas, com pensamentos diferentes, para convergir tudo isso, tem que se ter bastante paciência e saber ouvir, porque todos têm o que dizer, sem nenhuma dis nção e discriminação de cargo. É assim que aprendemos sempre. É assim que deve se comportar um presidente. Evidência: Agora, como presidente quais serão suas primeiras ações junto à Associação? Levi Ceregato: A Abigraf hoje está


presente em 22 estados, dos 27 estados brasileiros, que temos até o momento. O obje vo agora é par r para a interiorização, pois temos dentro do estado de São Paulo apenas três seccionais, que estão nas cidades de Ribeirão Preto, Bauru e São José dos Campos. Então uma das metas é dobrar esse número, envolvendo outras cidades importantes no interior. Uma outra meta é aumentar o número de associados. Quanto mais associados a entidade tiver mais forte ela se

realmente ser um empresário e não somente um dono de gráfica, pensando em responsabilidade social e nas questões de sustentabilidade. Evidência: Que desafios o senhor considera que terá pela frente? Levi Seregato: O principal desafio é tentar na medida do possível elevar os níveis de produção do setor gráfico, o mizando resultados. Já que o obje vo principal de qualquer empresa é o lucro para

visam aprimorar os trabalhos do setor. Com isso, além da entidade levar conhecimento aos seus sócios, como já foi citado em uma das respostas anteriores, ela também se faz representar fortemente junto ao governo. Assim, os pleitos de toda a cadeia produtiva são levados através da Abrigaf aos governantes nas esferas municipal, estadual e federal. Tudo aquilo que interessa em termos de prazos e pagamentos de impostos, alíquotas, enfim, de tributação é resolvido diretamente junto ao governo. Além disso, a Abigraf também se faz representar junto a outras entidades de classe, de outros segmentos. Evidência: Há ainda outras vantagens em se associar? Levi Ceregato: Sim. Dentro ainda do privilégio das informações em primeira mão, qualquer alteração na legislação que ocorra, o associado é o primeiro a saber. Qualquer movimento adverso, de falta de matéria-prima, alterações de preço, etc, ele é o primeiro a saber. E também, um outro fator muito importante, é que o associado, através da Abigraf, tem um lugar para rar suas dúvidas, trocar experiências, encontrar soluções para problemas, entre outros.

torna, não só no ponto de vista de arrecadação, mas do ponto de vista de representatividade. E também dentro do possível, outro obje vo é abrir oportunidades para as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho, porque o Brasil como um todo, tem jovens com muito potencial que precisam de espaço. Cabe a nós que estamos no comando, no caso da Abigraf, abrir esses espaços. Há ainda a questão da valorização do empresário gráfico e do seu produto. Almejo dentro do possível fazer ele

remunerar o capital inves do. Então é tentar colaborar nessa linha, fornecendo os elementos necessários para isso. Evidência: Quais as principais iniciativas da Abigraf que incentivam as empresas do setor a se filiarem a ela? Levi Ceregato: O principal objetivo da Abigraf é reunir os empresários do ramo que compartilham interesses em comum e colocar em prática esses interesses que

Evidência: Qual a importância da Abigraf no estado de São Paulo? Levi Ceregato: A Abigraf hoje é quase uma grife, ou seja, é uma marca muito forte. Quando se vê o logotipo da Abigraf em algum produto, já se sabe que ele está vinculado ao segmento gráfico de qualidade. Além disso, a Associação tem uma penetração muito grande junto aos órgãos públicos, entidades, mercados consumidores e comunidade financeira. Então é uma marca bem relevante dentro do mercado hoje. Revista Evidência | 13


Confie sua empresa à Informe Serviços Contábeis Porque não é todo dia que se realiza um grande sonho Por Viviane Pironelli

Toda grande empresa começa com grandes sonhos. Grandes sonhos tornam-se grandes projetos, e grandes projetos só saem do papel quando nascem de grandes empreendedores. A Informe Contabilidade iniciou suas atividades com um pequeno escritório no tradicional bairro Vila Tibério em Ribeirão Preto, onde as sócias-proprietárias Shirley A. Nocente Gabriel e Sheila M. Danhone de Araújo concentravam todas as ações do trabalho. Hoje a empresa conta com uma equipe de mais de 20 profissionais preparados para a contabilidade geral em empresas de pequeno e médio porte e do Terceiro Setor. “O balanço feito nesses 25 anos é de crescimento profissional e empreendedorismo, pois vemos que acatar as novidades e dificuldades impostas a cada ano. No começo tudo era feito manualmente, não havia muitos funcionários para suprir a demanda dos serviços e nem toda a tecnologia de hoje à nosso favor”, diz Shirley. A Informe Contabilidade é especialista em consultoria e assessoria de tributos, contribuições previdenciárias e de encargos trabalhistas. “É trabalhando com seriedade que nós conseguimos manter o alto nível de seriedade, qualidade e pontualidade que conquistamos nessa jornada”, lembra a proprietária Sheila Araújo. Capital humano X capital de sua empresa Os colaboradores da Informe Contabilidade sabem a diferença entre “brincar no serviço” e ter “paixão pelo trabalho”. Toda a equipe é capacitada através de cursos, palestras, livros, 14 | Revista Evidência

As sócias-proprietárias Shirley Nocente Gabriel e Sheila Danhone de Araújo

apos las e eventos do segmento contábil em um processo de educação con nuada permanente. Porém, mesmo com a ro na apertada de normas, declarações, fluxos e relatórios, dentre outras obrigações do co diano de um escritório, a qualidade do atendimento permanece elevada. O bom clima e a sintonia da equipe chegam aos clientes, que se encantam com um atendimento diferenciado e seguro. “Só conseguimos administrar o capital de uma empresa se soubermos admirar e administrar o capital humano que temos na nossa. Hoje se fala muito em capital intelectual, gestão do conhecimento e que os colaboradores são o maior patrimônio

das organizações. Realmente são, pois são eles que desenvolvem o trabalho, que pensam, que criam, que dão vida a uma organização”, lembra Shirley Gabriel. Vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (AESCON-RP), a empresária sabe também que para encantar e surpreender os clientes com excelência no atendimento, os colaboradores precisam ter suporte em treinamentos, formação e informação. “Para que eles possam fazer tudo isso, devem ser preparados e desenvolvidos. Quando capacitados, são o maior diferencial que a empresa pode ter no mercado altamente acirrado que vivenciamos hoje”.


Novos tempos Com as mudanças trazidas pelo cenário atual da profissão, que envolve as Normas Internacionais de Contabilidade, os contabilistas passaram a ser muito mais que profissionais de números envolvendo débito e crédito. São gestores, avaliam resultados, traçam estratégias de desenvolvimento, lidam com perspec vas, corrigem rotas. São visionários no crescimento empresarial. Na Informe Contabilidade tudo isso é levado a sério. O contato é realizado dentro de altos níveis de seriedade, mas é também humanizado

pela confiança e compromisso com base em valores é cos e morais. Shirley Gabriel explica: “É interessante como o cliente nos percebe. Ele confia em nós porque cuidamos do seu sonho, já que sua empresa é tudo o que ele idealizou, planejou, inves u. Então temos que ter muito cuidado, muito carinho com esse sonho, para que seja real, duradouro, e não quebre! O convívio e a atenção geram uma confiança, uma amizade. Nossos clientes e os sonhos deles passam a fazer parte da nossa vida”.

A Informe Serviços Contábeis fica na Rua Santos Dumont, nº 516. Conheça a empresa agendando uma visita pelo telefone (16) 3236 2751.


Perfil

Demétrio Pedro Bom Velocidade e Comunicação Participando de uma conversa apenas profissional com o comprometido diretor administrativo e financeiro do Sistema Clube de Comunicação, Demétrio Pedro Bom não dá para imaginar o seu hobby preferido. Poucas são as pessoas capazes de descobrir que, por trás da seriedade no trabalho, existe um aventureiro, apaixonado pela adrenalina que vem da velocidade. Pois é. Demétrio, além do gosto pelo trabalho - afinal de contas são 46 anos dedicados à Clube também é louco por esportes automobilísticos. Durante oito anos, foi piloto de Kart, conquistando o bicampeonato regional da categoria sênior. “Parei de correr em 2007, pois as competições absorviam demais os meus finais de semana. Uma pena”, diz ele. Porém, mesmo deixando o Kart, Demétrio não abandonou a velocidade. Com quatro motos na garagem, ele faz parte do grupo de motociclistas “Bodes do Asfalto”, que se reúne em passeios e aventuras em duas rodas. “Apesar dos meus 61 anos, adoro sentir a adrenalina ao andar de moto pelas estradas”, revela o pai de três filhos e avô de dois netos. 46 anos no Sistema Clube de Comunicação Administrador de empresas, contador e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, Demétrio ingressou na Rádio Clube de Ribeirão Preto, na época PRA-7, aos 15 anos, passando por diversas funções até chegar à diretoria administrativa e financeira do grupo, hoje formado por emissoras de rádio e televisão em Ribeirão Preto e São Carlos, que empregam uma média de 240 profissionais diretos. 16 | Revista Evidência

“Com 46 anos de empresa, já acompanhei grande parte da história da Clube, consolidada em 85 anos de pioneirismo e crescimento no mercado da radiodifusão brasileira. Assim, além de ver a evolução tecnológica da comunicação que progride numa velocidade fantástica, tive a oportunidade de fazer grandes amigos, conhecer muitos artistas e grandes nomes do rádio e da televisão”, afirma Demétrio, cujos dois filhos administradores de empresa

já seguem seus passos dentro do Sistema Clube de Comunicação. Apesar de dedicar cerca de 12 horas diárias à Clube, Demétrio ainda exerce outras atividades, ocupando importante posição entre as cinco maiores autoridades dentro da Maçonaria do estado de São Paulo. “Também fui por oito anos diretor do Comercial Futebol Clube. Assim, tive e tenho algumas possibilidades de prestar serviços em prol de Ribeirão Preto, minha cidade querida”, conclui.



Educação

Vais conhecer o mundo! Alexandre Azevedo* “Vais conhecer o mundo – disse meu pai à porta do Ateneu – coragem para a luta”. Assim dá-se início a um dos mais ins gantes romances de nossa literatura, O Ateneu, do realista-naturalista Raul Pompeia (1863-1895). Com um sub tulo irônico – Crônica de saudades - o romance (de formação), publicado originalmente em forma de folhetim no jornal carioca Gazeta de No cias, é uma severa crí ca ao ensino da época, tendo como ponto de referência uma espécie de microcosmo de nome Ateneu. De caráter autobiográfico, narrado pelo personagem Sérgio, como que o alter-ego de Pompeia, o romance nasceu da triste e malograda experiência do menino Raul nos bancos escolares do Colégio Abílio, internato criado pelo médico baiano, Abílio César Borges, famoso educador que inspirou Raul Pompeia a criar o egocêntrico Aristarco Argolo Ramos, o “Caranguejola”, diretor do Ateneu. Aristarco caiu em si. Referia-se ao busto toda a oração encomiás ca de Venâncio. Nada para ele das belas apóstrofes! Teve ciúmes. O gozo da metamorfose fora uma alucinação. O aclamado, o endeusado era o busto: ele con nuava a ser o pobre Aristarco, mortal, de carne e osso. O próprio Venâncio, o fiel Venâncio, abandonava-o. E por causa daquilo, daquela coisa mesquinha sobre a peanha, aquele pedaço de Aristarco, que nem ao menos era gente! (p.123). Com o intuito de revisitar o passado, Sérgio escreve as suas memórias a fim de resgatar a sua iden dade, perdida em algum canto do suntuoso internato. Mas quem foi Abílio César Borges, figura que tanto perturbou Raul Pompeia? Nascido em Rio de Contas, interior da Bahia, em 1824, Abílio César Borges mudou-se para Salvador, onde iniciou 18 | Revista Evidência

o curso de medicina, concluído na capital do Império. De volta a Salvador, enveredou-se pelas trilhas pedregosas da educação, tornando-se afamado professor. Idealista que era, criou o Ginásio Bahiano, colégio por onde passaram alunos do porte de Castro Alves e Rui Barbosa. Retornando ao Rio de Janeiro, fundou o Colégio Abílio – além de uma filial na cidade mineira de Barbacena –, para implantar ali sua pedagogia inovadora, voltada, principalmente, para a leitura – Abílio deixou de lado os tradicionais e conservadores métodos de alfabe zação (os abecedários manuscritos ou “Cartas do ABC, produzidos pelos próprios professores, ou as cartilhas portuguesas, dentre elas a do poeta português João de Deus), trocando-os pela impressão de livros para leitura (I, II e III), nascendo, assim, o famoso “Método de Abílio” –, além de abolir os castigos físicos, como a palmatória, que aterrorizavam os alunos displicentes e indisciplinados. Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido reclame, man do por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa, o Ateneu desde muito nha consolidado crédito na preferência dos pais, sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios (p.4). Se para o Visconde de Macaúbas, título concedido ao professor Abílio pelos bons serviços prestados à educação, o seu internato, com sua pedagogia inovadora, causou uma verdadeira revolução no ensino brasileiro da época; para Raul Pompeia,

a sua existência (do internato) foi a pior coisa que poderia ter acontecido em sua vida de menino rico e superprotegido pela mãe. Segundo o próprio escritor, a sua personalidade foi deturpada por culpa do colégio que frequentara: onde meter a máquina dos ideais, naquele mundo de brutalidade que me in midava, com os obscuros detalhes e as perspec vas informes escapando à inves gação da inexperiência? Qual o meu des no, naquela sociedade que o Rebelo descrevera horrorizado, com as meias frases de mistério, suscitando temores indefinidos, recomendando energia, como se coleguismo fosse hos lidade? (p.22). De fato, para Pompeia, o educador Abílio/Aristarco não passava de um “pequeno-imperador” e o seu internato Abílio/Ateneu um “mini-império”, onde estudava o aluno Raul/Sérgio que, no futuro, tornar-se-ia um ardoroso defensor dos ideais republicanos e abolicionistas – vale registrar que um dos pouquíssimos verdadeiros amigos do escritor fora Luís Gama, sa rico poeta do Roman smo, mas defensor ardoroso da liberdade (o próprio Gama, filho de português e escrava, fora vendido pelo pai aos dez anos de idade para quitar uma dívida de jogo), tornando-se o maior líder negro do século XIX. Se, por um lado, Abílio César Borges era enaltecido como um ícone da educação brasileira; por outro, era caricaturizado (Pompeia mostrou-se um excelente caricaturista, desenhando os personagens enquanto escrevia sua obra) pela pena agressiva e revoltada, vibrante e rebuscada, metafórica e magistral de Raul Pompeia, dando vida a um dos maiores romances de todos os tempos O Ateneu: - Vais conhecer o mundo... *Cadeira 36



Marketing

Visual merchandising é a tendência de marketing para o comércio varejista Por: Natália Bosco e Felipe Bew

O mercado cada vez mais competitivo vem estimulando os profissionais de marke ng a encontrar alternativas e desenvolver novas áreas de atuação que visam destacar a marca, o produto ou serviço. Todo e qualquer detalhe faz diferença. A conquista por consumidores é discil e novas tendências eclodem velozmente, obrigando as organizações a atualizar suas linhas de marke ng, comunicação e relacionamento com os clientes. Entre essas novidades está o visual merchandising, uma ferramenta de valorização da exposição de produtos. No setor varejista, o cliente é

atraído, num primeiro momento, pela impressão causada pela vitrine e pela loja. A boa aparência da fachada, uma iluminação agradável, apresentação e agrupamento adequados dos produtos são alguns dos elementos abordados pelas técnicas do visual merchandising. Trata-se de um planejamento integrado com profissionais de várias áreas como arquitetura, decoração, iluminação. A composição estética de elementos ar culados ao planejamento de marke ng cria uma linguagem harmônica e atraente, conferindo maior visibilidade e acessibilidade aos produtos nas gôndolas e vitrines. O visual merchandising não exige que os locais sejam decorados ou

construídos com materiais caros. Ele trata da harmonia entre os produtos e materiais e os inves mentos não devem ser considerados, em hipótese alguma, como despesas, mas como uma nova maneira de conquistar o cliente. O importante é que o planejamento de visual merchandising seja feito por profissionais especializados que saberão integrar a estratégia de comunicação e marke ng ao orçamento, às necessidades e aos obje vos do lojista. Na Empresa Unaerp Jr e no GECoM (Grupo de Estudo em Comunicação e Marke ng) do curso de Administração da Unaerp, esse serviço é desenvolvido pelos alunos, com coordenação de docentes especialistas nas área. Empresa Unaerp Jr e GECoM Telefone: (16) 3603.6771 Email: unaerpjunior@unaerp.br

Carlos Biasoli

Política

Na política Regional...

Aliança em ataque. Embora a parceria DEM-PMDB esteja selada e compromissada em público, nos bastidores não são poucos os que trabalham para o rompimento. De vereadores a possíveis candidatos peemedebistas, todos se dizem de olho nas pesquisas de janeiro de 2012 para frente, para decidirem a sequência do barco. Greta Garbo foi parar no Irajá. Essa era um expressão do velho Miguel, meu avô, quando textualizava sobre a trajetória de algo ou alguém. Corre à boca pequena que o ex-deputado Coraucci Sobrinho é o mais novo assessor “informal” do deputado estadual Baleia Rossi. Por falar em Coraucci, o mesmo está no comando do PSB (Par do So-

cialista Brasileiro) na cidade. O par do interessa tanto ao PSDB do précandidato Duarte Nogueira, quanto à aliança em torno da reeleição da prefeita Dárcy Vera. Quanto mais perto da eleição, mais o tempo de televisão de cada par do valoriza. Na base. O convite do Palácio do Rio Branco já foi feito para que o PSB integre o governo, em pasta de “porteira fechada”. Por ora o estafe tucano que manda no estado impede a união. Márcio França, presidente estadual do PSB, é secretário do governador Geraldo Alckmin (PSDB). No ar. O tempo de televisão no horário eleitoral gratuito é repar do em blocos de 25 minutos: 8 minutos e 20 segundos são divididos de for-

ma igual entre os candidatos. Os demais 16 minutos e 40 segundos são repar dos conforme a representação na Câmara dos Deputados. Duas velas. Vereadora evangélica “garimpa” votos no eleitorado católico, buscando apoio de padre. É o SOS amém. A coluna acha justo que religiosos de diferentes cultos tenham sua representatividade, o que não pode é o varejo da ação eleitoral de maneira ar ficial. Fora do barco. Amigos próximos do Dr. Gandini, pré-candidato a prefeito, garantem que ele não engoliu a desfeita do secretário Luchesi Jr. O ex-magistrado se diz defenestrado do Projeto Moradia Legal, no qual é o idealizador. Desdobramentos da eleição de 2012.


Esporte

- Já nasceu com a bola no pé. - Observa meu filho. Não é porque eu sou pai dele não, mas é um craque de bola, joga muito. Ele só precisa de uma oportunidade. Não entendi porque o técnico rou

ele de campo, estava jogando tão bem. O treinador não gosta dele. Aqui pra jogar tem que pagar. Essas frases, ouvidas nos corredores das escolinhas de futebol e mais tarde nos centros de treinamento das categorias de base dos clubes, indicam a trajetória que a grande maioria dos garotos percorre no mundo da bola. Afirma vas corriqueiras e frequentes dos pais que inconscientemente pressionam os seus filhos e, na maioria das vezes, querem que os filhos sejam aquilo que eles não foram. Durante esta fase de iniciação espor va e descoberta, os obje vos dos pais com relação aos filhos não devem superar os aspectos voltados para a recreação, saúde e convívio. Se tornar um jogador de futebol, um atleta de alta performance, fica para

um segundo plano, deve ser consequência e não finalidade. Devemos repensar as nossas a tudes com relação à cobrança e responsabilidade que jogamos precocemente nos ombros dos nossos filhos “atletas”. O momento deve ser forma vo e educa vo, eles devem conviver com o esporte de forma prazerosa, lúdica, sem rótulos e cobranças. Como bem diz o meu amigo e especialista em iniciação espor va, Professor Fabrício Moreira Filgueira, a criança é um ser em formação e não um pequeno adulto. Fica aqui o alerta para os pais (me incluindo também): Não queira se realizar profissionalmente na figura de seu filho. Cabe a nós a função de informar, educar e apoiar. A vontade e a escolha do caminho profissional a ser seguido deve ser dele.

Eduardo Zanello

Meu filho, craque de bola ?


Por Antônio Carlos Morandini morandinigales@hotmail.com QUEM AVISA, AMIGO É. Há mais de dez anos, o cientista Victor Baranauskas da Unicamp, veio à nossa cidade e, através do programa Larga Brasa fez um alerta à população sobre os perigos das irradiações da telefonia celular. As operadoras contestaram o diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica de Campinas, o mesmo que produziu em laboratório um diamante industrial através do álcool, o que lhe valeu um prêmio. ANTENAS E MICRO-ONDAS O professor garantiu que o as ondas emitidas pelos celulares e também pelas antenas dos equipamentos de transmissão funcionavam como os micro-ondas “cozinhando” o cérebro nas regiões próximas dos ouvidos. As antenas não podem ser colocadas a menos de 30 metros das residências e houve um caso em que o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o desmantelamento de uma pertencente a Tim por estes e outros mo vos. A NATUREZA E A MODERNIDADE Os pássaros, segundo dr. Victor, sofrem os efeitos das irradiações das antenas, perdendo o seu senso de direção e podem sofrer uma “pane cerebral” se colocados próximos de tais antenas e mesmo dos

celulares. Ele escreveu um livro que foi desprezado pelas autoridades do Ministério das Comunicações e pela Anatel. OMS RECONHECE O PERIGO Nos últimos dias a Organização Mundial da Saúde, órgão da ONU, reconheceu os perigos das ondas de celulares e produziu notícias para alertar a todos, procurando não causar pânico. SHOPPING IGUATEMI O shopping Iguatemi estará instalado em breve. Garantem os entendidos, que será uma obra de qualidade em condições de compe r com os demais shoppings da cidade. OUTRO SHOPPING Outro shopping está procurando um terreno com mais de 30 mil metros quadrados para colocar outro centro comercial. As obras irão ser iniciadas em breve. A Prefeitura já foi procurada para auxiliar, concedendo as diretrizes através da Secretaria de Planejamento. RONDAS POLICIAIS De vários bairros nos chegam reclamações a respeito da ausência das Rondas Escolares nas escolas, o que tem motivado a ação de bandidos nas proximidades. Houve um

caso perto da Thomaz Alberto Whately em que uma estudante menor foi atacada por um rapaz com más intenções. O fato aconteceu na av. Costa e Silva. FALTAM LOCAIS PARA PAGAR LUZ Muitos munícipes reclamam que nos bairros de Ribeirão Preto está difícil o pagamento das contas de energia elétrica. Os estabelecimentos comerciais indicados nas contas não mais recebem tais pagamentos, justificando os roubos de que têm sido vítimas quem faz referido serviço. Os consumidores de energia elétrica ficam perdidos. Há alguns dias dialogaram com o Sr. Luiz Carlos Valle da CPFL que reconheceu o problema e disse que os técnicos da companhia estão estudando uma fórmula de contornar o problema. SEMÁFORO PERTO DA ESCOLA Na av. Treze de Maio, junto à escola “Ana Gabarra” as mães de alunos solicitam à Transerp a colocação de um semáforo para garantia das crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino. Garantem que a avenida é muito movimentada e nos horários em que terminam as aulas correm muitos riscos para fazerem a travessia da “13”. Com a palavra e a ação a Transerp.

Antônio Carlos Tórt

Larga Brasa em Evidência


Antônio Carlos Tórtoro

Artigo

RIBEIRÃO PRATES (um poema/história)

Sacudi poeira que a Vila Tibério espargiu e sob Baobás e velhas figueiras surgiu Prisco, o Prates, que Relembrando o Passado cantou Pé de Anjo com Choro Quadrado tendo aos pés Fuzarca , canina memória, ao lado de Dona Cota centenária a refazer história. Ouvi o som do Café Nunes e do Eldorado Paulista que Mowa deixou de retratar. Vi passar Cacheta e a mundana Etelvina em seu caixão. Com emoção aplaudi Serrote e Floriano marmelada que na terra de São Paulinho apresentavam Circo Ribeirão ao Rei dos Belgas, Alberto I, e ao incerto Quinzinho, Embaixador do Tahi . Li nos jornais da época as histórias de mil réis. Da triste sina de Ba sta à de Idalina com seu noivo Lorival,

das cruéis façanhas de Arruda à muda exploração de Da Gama, avarento e agiota. Admirei a coragem do patriota Américo soldado-herói sem fama.

E o menino de Pitangueiras nascido em Caculé autodidata enciclopédia e dicionário nas mãos convida homem de fé Euclides, que aguarda no Oriente há longa data, a adentrar Legião. O Padre levanta os olhos sonha os Sonhos de um veterano e convida Ribeirão e os seus homens progressistas a voltarem suas vistas para Ribeirão Preto de outrora. Posso imaginar o que sente. Parece-me que chora. Prisco e Euclides seguem rumo ao caduceu de Mercúrio. Fazem-me sinal carinhoso de adeus e vão-se embora ao acordar-me o murmúrio da TV já sem imagens dado o adiantado da hora.

Luvitel, há 20 anos apresentando soluções em telecomunicações Venda, instalação e manutenção de equipamentos para telefonia e informática Revenda Autorizada • Intelbras • Siemens • Panasonic • CTBC • Telefônica • Sumus • MCM

Rua Padre Euclides, 286 & 3931 1800 / 9223 0999 www.luvitel.com.br


Antonio Vicente Golfeto

Artigo

A ‘bolha’ do mercado imobiliário Na economia – a história demonstra fartamente – as chamadas bolhas começam invariavelmente no mercado imobiliário. Como ocorreu, a par r de setembro de 2008, nos Estados Unidos. A seguir a bolha bateu no mundo todo, resvalando no Brasil também, ainda que mais moderadamente do que em outros países. Elas são marcadas, inicialmente, por uma valorização excessiva dos imóveis. A par r desta valorização passa a haver crescimento, no varejo, também das vendas a prazo, vendas estas garan das pelos imóveis. Estourada a bolha, os débitos garan dos pelos imóveis passaram a ter problema de solvência. O estouro da bolha trouxe para o patamar real o valor dos imóveis, que antes estavam inflacionados. Caindo o preço destes, os débitos não pagos

ficaram maiores do que os valores dos imóveis que os garan am. Nas bolhas, ao perceberem que os imóveis perdem valor, seus proprietários tentam forçar a venda. O que provoca queda maior ainda no preço, aumentando o tamanho do calote. Guardadas as devidas proporções, este é o risco que começamos a correr atualmente. Não estamos, ainda, diante de uma bolha. Os imóveis estão se valorizando. Mas a situação não configura uma verdadeira bolha, assim entendida nos moldes clássicos. Isto apesar da disparada nos seus preços. Ainda ontem notei o seguinte: há três meses, um cidadão adquiriu um apartamento por cem mil reais. Em seguida, já teve uma oferta de cento e trinta mil reais. E con nua aumentando seu preço.

Tem cara de bolha, sim. Portanto, é bom tomar cuidado. Mas pode ser apenas o começo dela. Este fato já foi percebido por analistas mais argutos, mais perspicazes.

Um símbolo do que temos de melhor!

Jarbas Cunha

O tema para esta edição especial é Ribeirão Preto e eu, confesso, estava sem inspiração para minha crônica mensal até que ela chegou, de forma inusitada, através da morte, ví ma de pneumonia, na madrugada do úl mo dia 23 de maio, dessa grande e já saudosa figura humana: Gil Vicente da Silva Parisi, o “Doutor Gil”. No velório ao qual compareci, acompanhado do ex-vereador Osório Carlos Nascimento (que, no ato, também representava o deputado Welson Gasparini, outro de seus admiradores), enquanto conversava com a viúva, a advogada e professora universitária aposentada Normândia Augusta Lima Parisi, passavam pela minha lembrança os muitos momentos de alegria por ele me proporcionados. O Dr. Gil – para quem nunca havia “tempo ruim” - era de uma generosidade surpreendente: na parede do minúsculo escritório da minha casa onde estão o meu micro e minhas bagunças está

também o ar s co relógio de parede – po “cuco” – que ele, num dia não tão distante, me deu pelo simples prazer de alegrar um amigo; não era meu aniversário e nem mesmo um dia especial! Para o Dr. Gil, na verdade, todos os dias eram especiais...conforme podem comprovar sua esposa, suas filhas, seus genros , sua neta e seu neto! Era impossível não se contagiar com sua alegria e com o seu bom humor; nha uma facilidade notável para fazer amigos e os nha em todos os níveis sociais e culturais. Ele gostava de gente e se interessava pelos problemas de todos! Durante os últimos anos – já aposentado como perito criminal - fez do “Pinguim” centro o seu “escritório” onde, toda tarde, se reunia com alguns poucos amigos para tomar chope e celebrar a vida; os amigos foram morrendo e Gil, acredito, morria um pouco com cada um deles. Abandonou, aos poucos, aquela convivência e, nos úl mos tem-

pos, andava um tanto recluso, mas ainda antenado com o dia a dia desta cidade que tornou sua desde quando a trocou, há mais de 60 anos, pela Mococa onde o pai dele, durante décadas, exerceu a profissão de farmacêu co. Pelo seu velório passaram, das 11 às 16h00 daquele dia, muitos de seus amigos, mas grande parte deles, imagino, só depois tomaram conhecimento, perplexos, de sua morte; Gil era aquele verdadeiro “amigo de fé”. Como ele morreu de manhã e foi enterrado à tarde não houve tempo de avisar a todos; e nem mesmo haveria como, tantos que eles são! Quem melhor, pois, para simbolizar o espírito fraternal e hospitaleiro de Ribeirão Preto do que o dr. Gil Vicente, um personagem inesquecível por quantos veram oportunidade de conhecê-lo? O Dr. Gil, pelo menos para mim, é um símbolo de Ribeirão Preto naquilo que esta cidade tem de melhor e mais autên co!


Corria solto o roman smo de uma era, impregnando uma geração com seus efeitos diretos ou colaterais. Era preciso desafogar os sentimentos e sensações angariados na semana de estudos e trabalho. Queria-se dançar ao som da boa música, o ritmo doce da balada, do samba-canção, músicas lentas ou rápidas, mas bem executadas. Onde? Ah! Isso era importante. Tinha de ser à média luz e com o par certo, o desejado, o sonhado. O encontro talvez fosse hoje, no agora que sempre esperamos, e quantas vezes ele passa, não o iden ficamos, e a fila anda. A oportunidade seria para todos que ali se dirigissem rumo ao ritual do acasalamento virtuoso, cândido como queriam os pais das doces Valquírias. A virilidade aparente dos jovens Vikings residia na elegância dos modos e do ves r discreto e correto para a gala do enlace. A liturgia do recato era emblemá ca, não podia ser desrespeitada. Os que se antecipavam preparando o evento nham mesas reservadas como habitués do lugar. A fina toalha de linho branco cobria a mesa paramentada com talheres da melhor es rpe, decorada com a simplicidade que requeria o local já com sofisticação de sobra, emprestada ao cenário in natura. Os garçons como Roque, Ayrton, Dito, Wilson, Sebas ão, em Summer Jacket acorriam ao serviço de servir, com a melhor presteza dos que amavam o que faziam, abominando o biscate temporário, o “bico”, tão presente nos dias de hoje. Eram profissionais de escol. A culinária dos grelhados sempre foi cantada pelos melhores gourmets que

visitavam nossa cidade. Filé à Surprise ou à Califórnia, Camarão à Grega, Supremo de frango à Cubana, Creme de Aspargos ou Champignon. Ah! O Strogonoff. Foi aí que o ribeiraopretano conheceu essa iguaria, inédita na cidade até então. Era imba vel a cozinha do Restaurante do Bosque, creio que comandada pelo Geraldo. Havia a famosa mesa 13, sempre reservada para Maurício Salomão e Oto Spadoni que dali viam desfilar a melhor gente da sociedade de Ribeirão como Marta e Maomé Cozac, a beleza de Irma e Armandinho Lima, a elegância de Carmen Lúcia e Quico Calil, Carlinda e Dr. Fábio Musa, além de assíduos frequentadores da turma do Bernardino Sciencia, Manoel Balau, Gil Pereira de Moraes. A hora chegava. Nos sanitários bem cuidados, com camareiros à disposição, havia um aviso aos frequentadores: “É PROIBIDO DANÇAR COM AS DUAS MÃOS ATRÁS DA DAMA.” Soava estranho, mas expunha o espírito com que os proprietários zelavam pelo bom nome da casa dentro dos costumes da época. Que ninguém deixasse de observar a regra. Havia consequências. Começou! O ataque dos metais comandado pelos arautos Siles e Bilu, apresentava A Lenha do Bosque. No teclado, João Viviani, Batata na bateria, Peri na guitarra, Jacaré no contrabaixo, Natal no ritmo do pandeiro, Toninho no acordeon e, para que ninguém conseguisse colocar defeito, Celso Miguel e sua maviosa voz, além do Zé Carlos Damas, Joel Navarini, com quem Emílio San ago um dia teve de compe r. Le-

réia, Pereira, Filó, Bia Mestriner, Ana Maria Brandão, Leninha Leporacci e Renato Peres, também costumavam dar uma “canja” e depois, até assumiram a batuta de A Lenha do Bosque. Os pioneiros do trio Dirceu, Di nho e Eudes, o Mozart de Figueiredo e seu Hammond, o órgão mágico, ajudaram a compor essa sinfonia de morrer de saudades, sabendo que sua qualidade dificilmente será superada, e o que é pior, salvo por raríssimas e honrosas exceções, resgatada pela nova geração de músicos da noite. Amávamos aquele momento. Esperávamos para enlaçar nossa eleita e com ela bailar na melhor das composturas, My Way, Moonlight Serenade, El Reloj, Minha Namorada, Garota de Ipanema. Vinicius e Tom, Aldir Blanc, Peppino di Capri, Silvinha Telles, Maysa, Ray Connif, Nico Fidenco, Sinatra, enfim constelações de astros e estrelas perfilaram-se na abóbada natural do Restaurante do Bosque, que os irmãos Paulo e José Belíssimo veram a felicidade de incrustar na história da noite de Ribeirão Preto como joia das mais preciosas. Em tempo – Muita gente boa foi discretamente chamada ao telefone, e adver da por desacordo ao decoro, e outro tanto, convidado a fechar a conta e se re rar. Conta-se que certo Domingo, no jantar dançante, nada menos do que o famoso Wilson Simonal foi impedido de entrar no recinto por não estar devidamente paramentado: usava bermudas. Era assim nesse baile da vida.

Regis Vianna

A Lenha do Bosque

155 ANOS! MAIS UMA VEZ, PARABÉNS RIBEIRÃO! ESSA SUA HISTÓRIA CONTINUA ME EMOCIONANDO.

Tratamentos Especializados Obesidade Gorduras Localizadas Celulites Estrias Flacidez Rugas – Acne Impotência Sexual Infertilidade Dor em geral

Conheça também as novidades: Ofurô – Cromoterapia Aromaterapia Talassoterapia Laserterapia Argiloterapia Hanna – Espaço de Terapias Alternativas - mariaoba@hotmail.com

Rua: Roque Pippa, 416 – Bonfim Paulista - Fones: (16) 3234-3862 / 9196-5217


Pe. Gilberto Kasper

Artigo

Igreja Santo Antonio, Pão dos Pobres

A Igreja Santo Antonio, Pão dos Pobres, doada à Arquidiocese de Ribeirão Preto pela Família Proença dos Santos da Fonseca em abril de 1989, situada na Av. Saudade, foi construída como Capela par cular da mesma em 1903. A Missa inaugural foi celebrada pelo Pe. Euclides Carneiro no dia 19 de Junho de 1904. Acolhia especialmente os imigrantes e transeuntes necessitados de hospedagem e alimentação. Era uma das caracterís cas da Família portuguesa, acolher os pobres. Distribuía pães e preocupava-se que ninguém saísse de mãos vazias. Daí o nome de Igreja Santo Antonio, Pão dos Pobres! Há muitas famílias ligadas à Santo Antoninho. Uns porque foram ba zados, fizeram sua Primeira Eucaristia, casaram na Igreja ou simplesmente a frequentam há 50 anos, a mais an ga Igreja em pé, de Ribeirão Preto. Depois do Pe. Euclides, Mons. João Laureano assis u espiritualmente a Família. Mais

Cidadania

tarde Mons. Arnaldo Álvaro Padovani dedicou muitos anos de seu ministério à Santo Antoninho. No dia 17 de abril de 2008, Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, nosso Arcebispo Metropolitano nomeounos reitor da Santo Antoninho e, combinamos de reanimar a mesma, tentando transformá-la num Espaço Cultural de Espiritualidade. Deixaria de ser uma simples Igreja de celebrações litúrgicas, para tornar-se algo mais: um espaço da Arquidiocese de Ribeirão Preto para celebrações, formação de lideranças com atividades pastorais, pedagógicas, sociais e culturais. Começamos um longo caminho de elaboração de projetos junto aos órgãos competentes. Neste espaço de tempo, o CONPPAC - Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto, providenciou o tombamento provisório e depois de muita insistência seja por parte da Presidente do CONPPAC,

Domingo da família na Praça

radores do bairro. O evento reuniu mais de 1200 moradores e promoveu ações de conscien zação sobre separação e des nação corretas de lixo, arborização do bairro, eliminação de criadouros do mosquito da dengue, entre outras. Os moradores ainda puderam conferir a Feira de Artesanato da Associação Projeto ART VIDA, a apresentação de dança e capoeira realizada pelo grupo An ga Arte da ONG APTUS, além da apresentação de dança e coral do grupo do EspaA ação contou com apresentações de ço Aberto da 3ª idade, do Sindicato dança e capoeira do grupo An ga Arte dos Comerciários de Ribeirão Preto. Para as crianças foi montado um A Associação de Moradores e parque com pula-pula, trenzinho, Comerciantes do Jardim Paulista pescaria e outras atrações. A inicia va teve a colaboração e Paulistano realizou, no dia 29 de maio, na Praça San Leandro o da Prefeitura Municipal, do Prof. “Domingo da Família na Praça”, que Zezinho da Secretaria da Infraesteve como obje vo integrar os mo- trutura, Osvaldo Braga chefe da 26 | Revista Evidência

Cláudia Marroni, bem como da Imprensa, conseguimos o Tombamento Defini vo! Em nome de todos, registramos a mais profunda gratidão. O Engº José Anibal Laguna, juntamente com Claúdia Marroni acompanhariam de perto as reformas imediatas e básicas que nossa Igreja necessita. Numa segunda fase, aconteceria o restauro total, como pintura, torre, recolocação do sino e vitrais! Lançamos o desafio de concre zar as obras da primeira fase até a Festa de Santo Antonio, em junho de 2010. Porém, conseguimos iniciar as obras apenas recentemente, neste mês de junho de 2011. Se todo cidadão for subme do à humilhação de precisar aguardar mais de três anos por uma autorização para instalar banheiros e humanizar o espaço em que vive, só nos resta perguntar: Os responsáveis por tamanha burocracia, não u lizam banheiros em suas residências?

Fiscalização Geral e Layr Luchesi Júnior da Secretaria da Casa Civil. A Associação de Moradores e Comerciantes do Jardim Paulista e Paulistano tem como presidenta a Profª Véra Faria e vice-presidente Clayton Rezende Figueiredo.

Moradores foram conscien zados sobre separação e des nação corretas de lixo


Novo Shopping anuncia ganhadores da Campanha ‘Dia das Mães’

O Novo Shopping realizou a entrega dos prêmios da Campanha de Dia das Mães para os idealizadores das duas frases, entre 25 mil recebidas, que melhor responderam a pergunta: “O que faz pulsar mais forte o coração da sua mãe?”. Os felizardos ganharam o carro da marca Fiat, modelo Uno Way 2011/2012.

Elza Yuriko Nakauchi Naoe, de 60 anos, levou o prêmio com a frase: “O coração da minha mãe pulsa mais forte quando está diante da realização de um sonho. O coração esquece o freio, ultrapassa os limites de velocidade, buzina para o mundo todo ouvir sua felicidade chegando”. Proprietária de um box no Ceasa de Ribeirão Preto, Elza

Ganhadores entre o gerente de marke ng Márcio Almeida e o superintende Wilson Gotardello

e o

Evento

par cipou do concurso com quatro frases e diz que mentalizou todos os dias que iria ganhar o carro. “Falava sempre para minha filha que esse carro seria meu, é do jei nho que eu queria, do mesmo modelo e cor. Quero curtir muito esse automóvel”, afirma. O outro ganhador é o gerente de atendimento Alberto Teixeira da Silva, de 27 anos. Morador de Altinópolis, ele diz que se inspirou no sen mento que tem pela mãe, que mora em Parapuã, cidade próxima a Presidente Prudente. A frase que o tornou um dos vencedores do concurso é: “Lembrar que desde a gravidez nossos corações sempre bateram juntos”. Segundo Alberto, a saudade foi o sen mento que o mo vou a criar essa frase, pois vive há três anos longe da mãe. “Todos os dias acordo pensando nela e o que me conforta é saber que realmente nossos corações batem juntos”.


Negócios

“DINÂMICA Medicamentos Especiais e

Farmacêu ca Presente

“A empresa se consolidou no mercado de MEDICAMENTOS ESPECIAIS, com um atendimento diferenciado aos médicosprescritores e ao público-consumidor”

Inaugurada em janeiro de 1996, a Dinâmica nasceu com bases sólidas do seu fundador Antonio Carlos Cordeiro da Silva, o Caio, que infelizmente faleceu no úl mo mês de dezembro. A empresa se consolidou no mercado de Medicamentos Especiais, aqueles não encontrados em farmácias e drogarias convencionais, com um atendimento diferenciado aos médicos-prescritores e ao público-consumidor. Pioneira em Ribeirão Preto e toda região, a Dinâmica Medicamentos Especiais oferece uma linha completa de produtos dos principais e mais conceituados laboratórios do país, nas áreas de ginecologia, fer lização, neurologia, urologia, cardiologia, oftalmologia e dermatologia. Para sa sfação e bem-estar do cliente, além de manter uma profissional farmacêu ca em tempo integral, possui instalações modernas e confortáveis; atendimento personalizado, teleatendimento, entrega em domicílio e em todo território nacional, via terrestre e aérea no prazo de 24 horas.

Os irmãos Cris ane e Rafael dirigem uma equipe altamente qualificada


Dermocosméticos: 15 ANOS DE VIDA!” “Nossos preços realmente são especiais porque sempre fazemos promoções em parceria com os laboratórios, graças ao grande conhecimento do meu pai no ramo farmacêu co”, afirma Cris ane Cordeiro da Silva, atual sócia proprietária da Dinâmica. Ela e o irmão, Rafael Cordeiro da Silva, agora administram os negócios da família e o patrimônio comercial acumulado pelo Caio durante anos de trabalho dedicados a conquistar a confiança da classe médica e que foram marcados pela conduta séria, honesta e é ca. Este ano a Dinâmica completa seu 15º aniversário, lembrados com muito orgulho pelos filhos do seu fundador, amigos, fornecedores e clientes. Ao longo destes anos de vida, se destaca a figura da gerente Célia Regina de Almeida, que sempre esteve fiel aos princípios da empresa e das relações comerciais iniciadas pelo saudoso Antonio Carlos ou simplesmente Caio, como ele se apresentava a todos que o conheciam.

O atendimento personalizado é um dos grandes diferenciais da Dinâmica

Rua Campos Salles, 1775 - Vila Seixas Tel: 16.3797-9000 www.dinamicamed.com.br

Célia Regina de Almeida: 15 anos de dedicação e compromisso


Negócios

Cartório Mais chega a Ribeirão Preto O Cartório Mais, presente nas principais cidades brasileiras, acaba de abrir franquia em Ribeirão Preto. No dia 27 de maio, os sócios Renato Bonfim Bernadino, Rodrigo Motta e Renata Bonfim Bernadino Freitas abriram as portas da empresa em um coquetel que reuniu amigos e parceiros da iniciativa. O Cartório Mais trabalha como um facilitador de emissão de certidões e registros públicos. Dessa forma, por meio da rede de serviços Cartório Mais, o acesso a informações e documentos é mais rápido e sem burocracia, com redução de prazos e custos. Atualmente, a rede que é referência no segmento e uma das maiores franqueadoras do CentroOeste, está espalhada de Norte a Sul do País.

Rodrigo Mowa Bueno, Renata Bonfim Bernadino Freitas, Renato Bonfim Bernadino, Marcos Naves, Doracino Naves e Márcia Naves

Hendrew

Renata Bonfim Bernadino Freitas

Rua Vinconde de Inhaúma, 943 – Centro CEP: 14010-100 – Ribeirão Preto – SP Tel: 16.3442-6465 ribeiraopreto@cartoriomais.com.br

Renato Bonfim Bernadino

Rodrigo Mowa Bueno


J.Ruiz comemora 30 anos

Nilton Tamburus, Valmir Ruiz (Júnior), Luiz Henrique, Raquel, Mariane, Grasiela, Edna Ruiz e Valmir Ruiz

Há 30 anos, surgia em Ribeirão Preto a J. Ruiz Imóveis, empresa do ramo imobiliário, idealizada por Valmir Ricci Ruiz e Jayro de Souza Nogueira (in memorian), que através de experiências anteriores veram a inicia va de inaugurar o seu próprio negócio no setor de locação e vendas de imóveis. Assim, em 13 de maio de 1981, a J. Ruiz abria suas portas para o sucesso. A J. Ruiz é integrante do grupo GSI (Grupo Setorial das Imobiliárias), coordenado pela ACIRP e SEBRAE, que tem como parceiras as imobiliárias Dínamo, Habiteto, Maçonewo e Magna Imóveis. Hoje, a carteira de locação da J. Ruiz gira em torno de 600 imóveis, vindos de clientes totalmente fidelizados, que há anos deixam seus imóveis aos cuidados da J. Ruiz, o que comprova a credibilidade e confiança que a empresa passa para seus clientes,

diante de um mercado competitivo como é o imobiliário. “Trabalhamos com é ca e comprome mento. Não podemos frustrar os sonhos das pessoas que estão envolvidas em uma negociação tão séria. Isso serve tanto para o proprietário quanto para o futuro locatário”, revela Valmir Ruiz. Além disso, de acordo com Valmir, o sucesso da J. Ruiz também se dá em muito por ela ser uma empresa totalmente familiar. Desde 1995, sua esposa Edna Rodrigues Ruiz é sócia da imobiliária e, há seis anos, o filho Valmir Rodrigues Ruiz (Júnior) gerencia a parte financeira. “Somos apaixonados pelo nosso trabalho, o que conta muito para a longevidade de qualquer empreendimento.”, concordam mãe e filho. A paixão de Valmir pelo setor imobiliário é comprovada pelo seu histórico de trabalhos. Aos 15 anos, o

primeiro emprego do empresário foi em uma imobiliária, a Planil Imóveis, como office-boy, onde permaneceu por muitos anos. Também trabalhou na ex nta Solar Imóveis, como Gerente Administra vo, antes de par r para o negócio próprio. Um dos grandes diferenciais da J. Ruiz, que também ajuda a fidelizar clientes, é a exclusividade dos imóveis em carteira. Segundo Valmir, a imobiliária não disponibiliza em seu rol de imóveis para locação aqueles que já estão anunciados em outras imobiliárias, por não considerar ser essa uma a tude é ca, que pode acarretar em problemas na hora da locação. J.Ruiz Imóveis Rua Floriano Peixoto, 884 (16)3977-7271 www.jruizimoveis.com.br Revista Evidência | 31


Cultura

Escolher ou Ser Escolhido:

Marcelo Jabur lança livro na Fnac

Novidade no mercado editorial, o livro “Escolher ou Ser Escolhido”, produção do coach execu vo Marcelo Jabur, foi lançado no úl mo dia 16 de maio, em concorrido coquetel, na Fnac do RibeirãoShopping. Através de uma linguagem obje va que possibilita leitura dinâmica, o livro trata de questões atuais e cotidianas na vida profissional de grande parte das pessoas. A Editora Roca, com 30 anos de atuação no mercado editorial, é a responsável pela publicação. O livro, que contribui para a reflexão e busca de soluções, pode ser encontrado nas principais livrarias do país. Mais informações no www.editoraroca.com.br.

Marcelo Jabur

Luiza Bernardes

Carla Bugallo, da Editora Roca

Débora Vendramini, Secretária da Cultura

Humorista Roberto Edson



Arte

Belezas naturais da Costa Sul da Bahia A riqueza natural brasileira é incontestável. De norte a sul, as belas paisagens são registradas pelos olhos daqueles dispostos a desbravar os lugares mais paradisíacos do país em busca de cenários mágicos. O fotógrafo Jonathan Wilkins sabe bem como fazer isso. Durante 10 dias, ele se uniu a pesquisadores à procura de Baleias Jubarte, na Costa Sul da Bahia, que chegam ao litoral nos meses de junho e julho para procriar. Depois de dias perseguindo os rastros deixados por elas, o grupo conseguiu chegar perto de uma Jubarte e Jonathan finalmente fez a tão esperada foto. “Foram 10 horas de espera por 10 minutos de glória” revelou. Já em terra firma e com muito mais tempo para apreciar o visual praiano das cidades baianas de Prado e Alcobaça, Jonathan captou as belezas naturais, registrando de ângulos bem pessoais detalhes do co diano desses dois lugares. Um barco que espera a maré subir e voltá-lo ao mar. Um coqueiro que estranhamente exibe seus frutos numa altura que os olhos alcançam. Uma cachoeira que se forma naturalmente e desemboca na areia da praia. O nascer do sol visto de uma praia deserta, emoldurado por ondas que chegam mansas à orla. Para conferir mais fotos feitas na Costa Sul da Bahia e outros trabalhos de Jonathan Wilkins acesse seu por ólio no www.wilkins.fot.br/bahia

Jonathan Wilkins www.wilkins.fot.br 34 | Revista Evidência





Ecomoda

A moda ecologicamente correta O mundo mudou o modo de pensar e fazer moda. Hoje, além da preocupação com tendências, caimento e cores, a matéria-prima que não prejudica o meio ambiente é fundamental. Comprar uma peça de roupa pode significar muito mais que necessidade ou vaidade. É possível estampar no peito, por exemplo, as ideias nas quais acreditamos, lutamos ou simpatizamos. O carro-chefe da ‘ecomoda’, ou moda ecologicamente correta são as roupas feitas de algodão orgânico, que provém de plantas nascidas de sementes não genéticamente m o d i f i c a d a s e c u l t i va d a s s e m o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais. Também existe a malha de bambu. Ela seca rápido e tem proteção contra a radiação solar, é antibactéria e bacteriostática. Além disso, o suor não fica muito tempo em contato com a pele, e por isso não deixa cheiro na roupa.


E para a felicidade das ecofashions de Ribeirão Preto, acaba de chegar a cidade uma loja com esta proposta, a “Algodoeiro”, a marca vem do Nordeste do País e tem como matéria-prima o algodão colorido naturalmente em parceria com a E m b ra p a , E m p re s a B ra s i l e i ra d e Pesquisas Agropecuárias. Dispensar a tão ofensiva lavagem do tecido na coloração, gera uma economia de 65% de água. Outro fator importante é a decomposição do material que em contato com a terra desaparece em menos de um ano, processo 195,5% mais rápido do que o percebido em uma peça sintética. E tem mais, a Algodoeiro vem para derrubar o mito que a moda inteligente e ecológica precisa ser cara. A loja fica na Rua Altino Arantes, 1170, loja 5 em Ribeirão Preto. Vale a pena conhecer.

Inês Junqueira

Personal Stylist ines_junqueira@hotmail.com www.twitter.com/inesjunqueira


Social

No Renato Aguiar… A Creche Modelo de Vila Virgínia realizou seu tradicional chá beneficente no buffet Renato Aguiar, no último dia 18 de maio.

Marina Pereira Alvim

Priscila Mendonça

Thayana e Larissa

Elisa Cais

Débora Vendramini


Só para meninas

Luciana Junqueira Franco e a filha Bruna

Sophia Spadaro Profeta

A Id Kids, loja voltada só para meninas com um conceito recreativo inédito na cidade, foi inaugurada em grande estilo no último dia 1º de junho. O evento apresentou um desfile de moda com as meninas mais descoladas da cidade.

Ana Gabriela Ribeiro Pavanelli e a arquiteta responsável pelo projeto da loja Ana Carolina Ribeiro Belíssimo

Fernanda Dall´Orto Figueiredo e Regiane Octaviani, responsáveis pela franquia


Personalidades

Fidalguia

Famoso pela arte de bem receber, o den sta Pedro Faleiros, comemorou seu aniversário lotando o casarão barroco mais chique da cidade, com gente bacana e de bem com a vida.

Pedro Faleiros com Rosana Carneiro

Renata Calil Machado

Sergio Coelho e Kiko Bagawa

Classe e elegância A party designer Walkiria Fernandes assinou a união de Maria Lúcia Castro Guidoni e Francisco Carlos Conceição, realizado com pompas e circunstâncias no Salão Atenas do Stream Palace Hotel. Ves ndo um autên co ‘Glória Coelho’, Maria Lúcia, escolheu cardápio refinadíssimo de Miriam Mabtum Paterno, doces de Mariana Magalhães e bolo de Isabella Junqueira, para marcar a data que ficará marcada no livro de ouro das noites mais ‘classudas’ da região. As fotos são da requisitada Mariana Mar ns.

Os noivos com Edson Santinho e Walkiria Fernandes

Carmen Pignata e Marçal Guide

Rose e Pedro Mar ns de Barros

Sogra e nora

Fotos: Douglas Intrabartolo

Leda Calil de Salles e Maria Silvia Barros de Salles comemoram seus aniversários com um chá da tarde seguido de jantar no Buffet Renato Aguiar. Na decoração lindíssima com aubussom, móveis de século e tulipas laranja, 200 mulheres saborearam delícias, como charu nho de folha de uva e bacalhau na manteiga. Serviço de valet foi da VVR e o DJ Rodnei, da Riscalla Som e Iluminação assinou o musical.

Nathalia Benedini Calil

Leda Calil de Salles e Anna Maria Roxo da Fonseca

Ta ana Simei, Renata Pagano, Maria Silvia de Salles, Flavia Casteli e Manuela Funk


Dia de comemoração

Os aniversariantes Carmem Lucia Calil e Fábio Eduardo

- amir@agorasertaozinho.com.br

Tripla comemoração no chateau de Carlinda e Fábio Musa. O casal comemorou 63 anos de casados, o filho Fábio Eduardo e a amigona Carmem Lucia Vieira Calil apagaram velinhas. O almoço foi elaborado com bacalhau, cordeiro e camarão. Lógico, regado aos melhores rótulos.

Carlinda e Fábio Musa com os filhos Fernanda, Carla e Fábio Eduardo

Patricia Musa Cintra

Clube de serviço

Mães homenageadas

Cris an Mateus de Oliveira

Rumo ao altar

Eles fizeram sucesso na IV Mostra de Noivas e Festas que aconteceu no Espaço Parthenon e já estão colocando na prancheta como será o seu estande na quinta edição, que acontecerá entre os dias 22 a 25 de março de 2012.

DJ Junqueira e Samir Cambra

Caio Duarte

Amir Calil

Tendo como anfitriões Daisy e Paulo Caliento, o Lions Club Centro, presidido por Vera e César Ricci, realizou homenagem às Domadoras pelo Dia das Mães.

Andréa Collucci


ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4540 - BRASIL por Rodrigo Simões

Quermesse do Rotaract O Rotaract Jardim Paulista realizou sua tradicional quermesse no Tennys Park no último dia 28 de maio. Gustavo Gomes foi um dos coordenadores do evento.

Marcela Matos e Nicholas Carvalho

Carolina Ca ni, Ligia Duarte e Pamela Moreto


Jorge Fan n e Inês Junqueira

Ricardo Rondon e Vânia Orácio

Natália Salles Cunha de Barros, Marina Salles Cunha de Barros e Ana Carolina Franzin

Ricardo Teixeira e Gustavo Gomes


Social

Jantar do Contabilista 2011

A Casa do Contabilista realizou, dia 13 de maio, no Buffet Alphaville, o tradicional “Jantar do Contabilista e Empresário Contábil”, o maior evento social da categoria em Ribeirão Preto e região. A Secretaria da Fazenda Estadual; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Almir da Silva Mota; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (SESCON-SP), José Maria Chapina Alcazar e Walter Assis da Cunha, o “Contabilista do Ano” foram homenageados durante a festa. José Pires Roberto, vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto foi o cerimonialista do evento, que teve a presença de autoridades como o vice-prefeito, Marinho Sampaio.

José Augusto Picão, Ana Lúcia Corsino, Sheila Souza Takeuchi, Marcio Minoru Takeuchi e José Pires Roberto

Marinho Sampaio e os homenageados Afonso Rossafá Claro, José M. Chapina Alcazar, Almir da Silva Mota e Walter Assis da Cunha

Jantar Beneficente na União e Liberdade O Sanatório Vicente de Paulo realizou o seu jantar beneficente no último dia 28 de maio no salão social da Loja Maçônica União e Liberdade, na Ribeirânia.

Ana Luiza Cintra e Rosa Maria Paiva Ferro

Luiz Antonio Caixe e Vera Lúcia

Antonio Botelho e Nélia Paterno

Geninho e Ivete Casanova


Quermesse da OAB O Presidente Ricardo Giuntini recepcionou grande público na badalada quermesse da OAB, no último dia 28 de maio, na sede da entidade no Jardim São Luiz.

Dr. João Gandini e Rose Silva

Fabiano Carvalho

Gabriella Frossard e Ricardo Giun ni

Dr. Daniel Rondi e Denise

Dr. Paulo Cavalcante

Stephanie Oliveira

Fabiana Gorayeb e Ana Le cia Carlucci


Social

Exposição ‘Êxito: 36 Capas em Evidência’ é lançada no Novo Shopping O Grupo Evidência realizou o lançamento da exposição “Êxito: 36 Capas em Evidência” no dia 17 de maio, no Novo Shopping, reunindo amigos e clientes que puderam ver de perto a evolução visual da Revista Evidência através de capas publicadas desde 2008. A exposição que ficou aberta ao público até o dia 04 de junho, também relembrou momentos vividos pela sociedade ribeirãopretana nos úl mos quatro anos. O coquetel de lançamento ficou por conta da Bella Cittá, Center Chopp Ribeirão e Refrigerantes Don. Apoiaram também a inicia va: Novo Shopping, O Moldureiro, Band FM, São Francisco Gráfica e Difusora FM.

Aldo R. Rinaldi, Jane C. Rinaldi, Alberto E. Novais, Natalie, Claudinei F. Santos e Glauce B. Santos

Aldo R. Rinaldi e Jane C. Rinaldi

Andrea Okada e Débora Vendramini

Antônio Carlos Tórtoro, Lúcia e Vilma Bispo

Demétrio Pedro Bom, Demétrio Pedro Bom Jr., Luiz Joaquim Antunes, Joaquim Ignácio da Costa Neto e Roberto Francói


Dr. Odilon Iannewa, Cláudia Iannewa e José Carlos Carvalho

Dr. Paulo Cavalcante, José Ricardo Guimarães Filho, Rivaldo Cavalcan e Téo Temporini

Sandra Nunes, Sandra Gomes e Cris Masson

Gabriel, Ta ane, Paulo Depiro, Angélica e Le cia

Henry Assef e Aline Paulo e Márcia Nogueira

Henry Assef, José Carlos Carvalho e Andrea Okada

Jonathan Wilkins e Denise Cherfan

José Augusto Picão, Carmen Castro, Nei Antônio de Castro, Marcio Minoru, José Pires Roberto, Célia Mar ns e Eduardo Somenek


João Ba sta Sar e Eliná Mazzewo

Lourdes e Edson Antonio Bianchi

Lúcia e Antônio Carlos Tórtoro

Luiz De Marchi, Carolline, Samuel, Angelina e Juliana

Marcio Minoru, Jubayr Ubirantan Bispo, José Carlos Carvalho, Sander Uzuelle e Sandra

Max e Josmara Molina

José Quarwucci Simon e José Paulo Ravasio

Stéphanie Cosso e Thiago Neves


22 a 24 julho

Theatro Pedro II

Apoio


Social

Levi Ceregato é o novo presidente da Abigraf-SP

No dia 07 de junho, o empresário Levi Ceregato foi nomeado para dirigir a Abigraf São Paulo. Na ocasião também foram empossados pelo Sistema Abigraf, Fábio Arruda Mortara para ocupar a presidência da Abigraf Nacional e do Sindigraf (Sindicato das Indústrias Gráficas do estado de São Paulo) e Reinaldo Espinosa para continuar na presidência da ABTG – Associação Brasileira de Tecnologias Gráficas. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, empresários, presidentes de sindicatos e representantes de entidades de classe e demais convidados.

Levi Ceregato

Elcio Carlos Beleu, Fábio Sarje, Guilherme Calil e Levi Ceregato e o Prefeito Gilberto Kassab

Edson Bianchi (Presidente Abigraf-RP)

Edson Bianchi, Elcio Beleu, Fábio Sarje e Terezinha Fernandes

Héber Carvalho e Dr. Miguel Mauad


Exito: 36 Capas em Evidencia

Sandra Gomes Uma das capas que esteve na Exposição Êxito: 36 Capas em Evidência, realizada no Novo Shopping, de 17 de maio a 4 de junho e que circulará por outros espaços em Ribeirão, foi ilustrada pela empresária Sandra Gomes, em março de 2009, em homenagem ao mês da mulher. Por ser uma mulher batalhadora que se desdobra entre casa, filhos e trabalho, a empresária estampou a capa da publicação representando todas as mulheres do ‘século XXI’, aquelas que almejam o sucesso profissional, mas sem deixar a família como segunda opção. Assim, a matéria trouxe a ro na da empresária, mãe de Hyago e que na época trabalhava como gerente comercial da Casa Bancária. Se desdobrando como mãe e profissional bem sucedida Sandra conta na publicação o sufoco de seu dia, que além da agenda de compromissos profissionais, é recheada de deveres junto ao filho, como levá-lo na escola pela manhã, buscá-lo para o almoço e a tarde acompanhar suas atividades no futebol, nas aulas de inglês e música. Compromissos que Sandra faz questão de acompanhar de perto, acreditando serem

muito importantes para o desenvolvimento de Hyago. “Acredito que conseguimos conquistar tudo aquilo que as mulheres na década de 60 desejavam. A mulher acreditou que tudo é possível e por isso apoderou-se do seu espaço. Tantas foram as conquistas, que hoje, às vezes, nos dias mais turbulentos, ela acha que não vai dar conta de tantos compromissos, mas recupera o fôlego e não perde a esperança”, revelou Sandra na ocasião. Enquanto a Revista Evidência homenageada as mulheres e Sandra contava seu dia-a-dia, naquele mesmo março de 2009, cientistas descobriram uma nova lua em um dos anéis de Saturno. A World Wide Web (WWW) comemorou 20 anos de criação. Ronaldo salvou o Corinthians no Campeonato Paulista. O então deputado federal Clodovil morreu após sofrer parada cardíaca e completou-se um ano da morte da menina Isabella Nardoni. Hoje, passados mais de dois anos, Sandra Gomes agora empre-

sária revela que nada mudou. Em dezembro de 2010 inaugurou sua empresa a SGcred Correspondente Bancário, autorizado da BV FINANCEIRA, localizada no coração de Ribeirão na Rua São Sebas ão, 894 ao lado do Cine Cauin. A financeira dispõe de uma gama de produtos que atende o público em geral.

A SGcred presta serviços de: • • • • •

Atendimento para aposentados e pensionistas do INSS; Desconto em folha para funcionários da prefeitura; Desconto em folha para funcionários federais (Siape); Desconto em folha para funcionários da marinha, exército e aeronáutica. Atendimento ao público com financiamentos e refinanciamentos de carros e caminhões. (16) 3625-0737 / 3625-4952


Exito: 36 Capas em Evidencia Janeiro de 2010



Saúde

Beneficência Portuguesa realiza Semana da Enfermagem Em maio, a Beneficência Portuguesa recebeu a Semana da Enfermagem, organizada pelo enfermeiro Nelson Pereira de Castro, coordenador da Enfermagem do Hospital. O evento comemorativo ao Dia do Enfermeiro realizou ações em prol da comunidade, através de serviços de orientação, além de palestra dirigida aos seus colaboradores de enfermagem. De acordo com Nelson, o grande

objetivo da Semana de Enfermagem, realizada todos os anos pela Beneficência Portuguesa, é promover a interação entre seus profissionais, homenageando a equipe de enfermagem, além de divulgar o trabalho humanizado dos enfermeiros para a comunidade. “Com isso queremos promover a qualidade de vida da população de forma preven va e realizar palestras de incen vo para a equipe de enfermagem”.

Marcos Paulo (Gerente de Treinamentos), Nelson Pereira de Castro (Coordenador de Enfermagem), Luciane (Psicóloga e Gerente de RH), Dr. João Luis Marinho (Presidente do Hospital) e Jamiro (Técnico em Segurança do Trabalho)

Serviços de orientação para a comunidade foram realizados na Praça Luis de Camões

Dessa forma, no dia 12 de maio, foi promovida a ação junto à população, na Praça Luis de Camões, localizada em frente à Sociedade de Beneficência Portuguesa – Hospital Imaculada Conceição. Foram atendidas cerca de 500 pessoas, as quais receberam orientações pelo serviço social, nutricional, psicológico, farmacêuticos e aferição de pressão arterial e glicosimetria pela equipe de enfermagem. Também foram expostos trabalhos cien ficos pela Universidade de São Paulo. Já no dia 13 de maio, aconteceu a palestra “Mo vação”, para os colaboradores, ministrada pela Psicóloga e Psicanalista Maria de Fá ma Cury Meirelles. “Essa palestra foi de extrema importância para os colaboradores da Enfermagem do Hospital Beneficência Portuguesa, pois refle u sobre o tema ‘cuidando do cuidador’, oferecendo a esses profissionais novas possibilidades em relação aos aspectos da valorização pessoal, da qualidade de vida e cuidado de si, proporcionando uma reflexão ao resgate de sua completude no processo de cuidar”, explica o coordenador. O evento, que teve apoio da UNAERP, Colégio Projeção, Unip e USP, ainda contou com a realização de uma Missa em comemoração ao dia do enfermeiro e coffe-break especial. “A Beneficência Portuguesa através desses eventos e de outras promoções só vem confirmar o propósito de melhorar a qualidade dos seus serviços técnicos e humanizados”, conclui Nelson, adiantando que o calendário de ações para a Semana da Enfermagem do ano que vem já está sendo montado.

Op af


Centorpia realiza workshop para residentes do SOT-RP

O protesista-ortesista Iran Aricó apresentou a funcionalidade de inúmeros aparelhos

A Ortopedia Centorpia, líder de mercado no setor de próteses e órteses em todo o Brasil, realizou, no dia 14 de maio, um amplo e detalhado workshop para médicos residentes do SOT-RP – Serviço de Ortopedia e Traumatologia de Ribeirão Preto. Na ocasião, o protesista-ortesista Iran Aricó, diretor da Centorpia, apresentou a funcionalidade de inúmeros aparelhos e equipamentos ortopédicos e explicou como são feitas algumas órteses. O professor Dr. Elpídio da Graça, preceptor da pós-graduação do SOT-RP acompanhou tudo de perto e também fez explanações aos alunos. Entre os aparelhos que fizeram

Os alunos conferiram a funcionalidade do Foot Scanner

O professor Dr. Elpídio da Graça acompanhou tudo de perto

parte das demonstrações esteve o mais portátil Foot Scanner do mundo, o qual utiliza modernos sensores eletrônicos para análise podométrica, servindo também como uma poderosa ferramenta para a análise do alinhamento postural. Todos os médicos residentes puderam ver e testar de perto o Foot Scanner, o único do interior paulista. Acesse o site www.sotrpcom. br e saiba mais sobre o Serviço de Ortopedia e Traumatologia de Ribeirão Preto. Ortopedia Centorpia R: Quin no Bocaiúva, 151 Tel: (16) 3610-7424


Beleza

Pele hidratada o ano todo Nossa pele precisa de cuidados o ano todo, porém durante o período de inverno, esses cuidados devem ser redobrados, pois ocorre uma maior perda de água da epiderme devido à baixa umidade do ar e dos banhos mais quentes e prolongados. Tudo isso resseca a pele, deixando-a opaca e repuxada. Convidamos a gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura, Simone Esteves, para dar dicas do que fazer para conservar a pele da face bonita mesmo na época mais fria do ano Quais os principais cuidados que devemos ter com o rosto com a chegada do frio? Simone Esteves: No inverno não podemos esquecer de ingerir muito líquido para auxiliar na prevenção do ressecamento. O uso de hidratantes é necessário para combater a falta de água diretamente na pele. E para obter uma hidratação perfeita, o primeiro passo é iden ficar o po de pele. Para peles oleosas ou mistas, por exemplo, o indicado são hidrantes livres de óleo. Já as peles secas pedem hidratantes mais emolientes. E não se esqueça do filtro solar, no inverno a incidência dos raios solares é tão intensa quanto no verão. Que ritual deve ser seguido para o tratamento correto da pele da face? Simone: Os cuidados fundamentais com a pele do rosto devem começar na adolescência para todos os pos de pele. Os cremes an ssi-

nais podem ser usados a par r dos 18 anos. Além disso, nem todos sabem que é fundamental preparar a pele antes de receber o tratamento cosmético hidratante. A etapa de preparação é dividida em limpeza, esfoliação e tonificação. Esse ritual deve ser feito em todas as estações do ano. É importante a escolha adequada dos produtos de preparação para que os mesmos desempenhem suas funções de forma eficaz. Que wpos de cremes são mais indicados para o inverno? Simone: Os cremes hidratantes e hidratantes antissinais são indicados para o uso durante todo o ano. Deve-se, no entanto ter um cuidado especial na escolha dos an ssinais de acordo com o po de pele, para que você tenha produtos adequados a sua necessidade. Se o seu hidratante não possuir fator de proteção solar (FPS) deve-se usar

um protetor solar. Os cuidados mudam dependendo da idade? Simone: A idade cronológica não é o único fator determinante na escolha de produtos, pois o estado geral da pele é determinado também pelo es lo de vida e pelos hábitos de cada pessoa como sedentarismo, tabagismo, entre outros. A par r dos 25 anos, por exemplo, a pele começa a perder a capacidade de repor componentes que promovem a hidratação natural. Alguns indivíduos têm aparência mais envelhecida do que outros da mesma idade devido a fatores gené cos e es lo de vida. Pensando nisso, Natura Chronos traz uma linha de produtos específicos para que cada mulher possa eleger o que melhor atenda às suas necessidades de tratamento cosmético e de hidratação, a par r de seus sinais e de sua história de vida.

A linha Natura Chronos acaba de lançar novidades para os itens de limpeza, tonificação e esfoliação da pele. A linha relança os produtos de cuidado diário facial com fórmulas que combinam ativos e tecnologias paraquecadamulherpossaeleger o tratamento mais adequado à sua pele. São seis novos produtos: Natura Chronos Espuma de Limpeza Facial, Natura Chronos Emulsão Cremosa de Limpeza, Natura Chronos Sabonete Gel de Limpeza Esfoliante, Natura Chronos Creme Microesfoliante Purificante, Natura Chronos Loção Adstringente Reguladora e Natura Chronos Loção Tônica Protetora.


Lançamento

Bebidas Don lança garrafinhas em edição limitada Com base no resultado do Censo 2010, que aponta Ribeirão Preto com 604.682 habitantes, a Indústria de Bebidas Don criou o primeiro produto com edição limitada da sua história. Trata-se da Maçã Don versão comemora va, uma homenagem a todos os ribeirãopretanos e amantes da cidade, que faz 155 anos neste mês de junho. Na parte frontal do rótulo do produto, a frase diz: “Pra ser capital do interior, tem que ter o Don”, enaltecendo a representatividade e a força de Ribeirão Preto no cenário nacional, em diversos segmentos da economia. Em embalagem PET de 350 ml, a Maçã Don versão comemorativa já está disponível nos principais supermercados, padarias, lanchonetes, restaurantes, bares e empórios da cidade. Presente também nos eventos

comemorativos em homenagem ao aniversário de Ribeirão Preto, a Maçã Don também pode ser comprada na sede da Indústria de Bebidas Don, que fica na Rua Adalberto Pajuaba, 202. O telefone de contato é (16) 3633-1756. Os primeiros lotes do produto já estão esgotados. A expectativa da indústria é que cada ribeirãopretano tenha o seu exemplar. “Recebemos manifestações de consumidores dizendo que Ribeirão Preto tem mais de 700.000 habitantes, por isso a produção deveria ser maior. Alguns falam em um milhão de habitantes. Para 2012 teremos que produzir mais, pois mais importante que um número oficial é poder atender essa resposta carinhosa do consumidor ”, afirma Henry Assef, responsável pelas ações de marketing da marca Don.


Cultura

Dicas

Culturais Show: O Teatro Santarosa recebe no dia 25 de junho, o show “Hoje é Samba”, com Carlos Tampa, renomado músico percussionista e cantor. A direção musical é de Inácio Koser (bateria), sendo a produção musical de Vitor Almeida (piano); acompanhados também por Tiago Santos (bandolim e violão) e Eder Bortolato (baixo elétrico). Músicos com experiência em diversos palcos nacionais e internacionais, atuando com frequência no cenário musical brasileiro. Neste trabalho o grupo enfa za a diversidade de ritmos, cores e formas, através de um repertório cheio de “brasilidade”, onde o samba é a essência. A iden ficação com o público, bem como a u lização de uma linguagem própria nos arranjos, demonstra além das mais variadas influências, a busca pela diferenciação em tempos de pluralidade cultural. Dança: De 19 a 26 de Junho, acontece no Theatro Pedro II, o 14º Fes val Nacional Dança Ribeirão. O evento, que vem se tornando um dos principais do país, reunirá bailarinos de todo o Brasil. O fes val

kl Kata compe vo abrange diversos es los como Balé Clássico, Neo-Clássico, Balé de Repertório, Contemporâneo, Dança Folclórica, Dança de Salão, Jazz, Sapateado e Dança de Rua. O evento contará ainda com a apresentação de Companhias de Dança renomadas. As apresentações têm início às 20h.

pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, com a par cipação da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, Associação NipoBrasileira de Ribeirão Preto e

Stand-Up: Marco Luque retorna a Ribeirão com o novo espetáculo “Labutaria”, entre os dias 01 e 03 de julho, no Theatro Pedro II. Com o novo espetáculo, Marco Luque traz um novo personagem de peso, que deixará a plateia literalmente sem fôlego e mais quatro de suas mais famosas criações: Silas Simplesmente – o taxista das estrelas, Jackson Five irãoDança e b i – o motoboy, Mustafary – o ça R reto de n vegetariano e Mary Help – a a D rão P diarista. Os convites variam ibei R Templo Buentre R$ 50,00 e R$ 70,00. EsCia dista Tohoku Nambei tudante paga meia entrada. Honganji. O evento reuniu mais Tanabata: O já tradicional Fes - de 60 mil pessoas no Morro do São val Tanabata acontece dias 8, 9 e 10 Bento em 2010, ano em que a trade julho. Realizado com o obje vo de dição e a modernidade se uniram. divulgar a cultura japonesa em seus O ‘Cosplay’ atraiu a juventude no muitos aspectos, danças, música, ar- Teatro de Arena que acompanhou de tes marciais, culinária e hospitalida- perto as apresentações de personade, o Fes val Tanabata é coordenado gens de desenhos animados.

Cinema No filme de aventura Hanna, uma garota de 14 anos, que foi criada pelo pai para ser uma máquina de matar, se envolve com uma simpática família francesa e decide abandonar os crimes para viver uma vida mais convencial. No elenco: Cate Blanchett, Eric Bana, Olivia Williams, Saoirse Ronan.

Phil, Stu, Alan e Doug viajam à exó ca Tailândia para o casamento de Stu. Após uma inesquecível despedida de solteiro em Las Vegas, Stu não quer correr riscos e escolhe um seguro e tranquilo brunch de pré-casamento. No entanto, as coisas nem sempre saem como planejadas. O que acontece em Las Vegas fica em Vegas, mas o que acontece em Bangcoc não pode nem ser imaginado.

ô


D

takl

ô

a bat a n l Ta a v ti Fes “O livro ‘Amor e Respeito’ fala sobre o ciclo insano de cobranças que existe na maioria dos relacionamentos. A mulher deseja amor e o homem precisa de respeito, e quando há essa troca o relacionamento tende a ter sucesso.” Vivian Martins, atendente e Anderson Martins, Consultor de Vendas

a anç

Marco Luque

Os 5 mais vendidos: • “Quem pensa enriquece” de Napoleon Hill • “A garota da capa vermelha” de Sarah Blakey - cartwright • “Histórias In mas” de Mary Del Priore • “A guerra dos tronos” de George R.R. Mar n • “Questões do coração” de Emily Giffin

Lançamentos: •”Mulheres inteligentes, relações saudáveis” Autor: Augusto Cury • “Cleópatra - Uma biografia” Autor: Stacy Schiff

Livro

• “Uma segunda chance” Autor: Susan Wilson

Em A fúria dos Reis, o segundo livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martins segue a épica aventura nos Sete Reinos, onde muitos perigos e disputas ainda estão por vir. Além dos combates que se estendem por todos os lados, a ameaça agora também chega pelo céu, quando um cometa vermelho como sangue cruza o céu ameaçadoramente.

Rua Vicente de Carvalho, 1121 Ribeirão Preto- SP Tel: (16) 3635-8280


Panorama

Foto:Ayrton Photos

Retail Club RibeirãoShopping O Retail Club do RibeirãoShopping recebeu, no dia 25 de maio, o Prof. Gretz, o conferencista mais requisitado para convenções de vendas no Brasil. Autor de “Voando como a Águia", livro usado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para incentivar a Seleção Portuguesa de Futebol na Copa do Mundo de 2006, Gretz falou sobre as 20 atitudes impulsionadoras da força de vendas.

Colégio Anchieta realiza Campanha do Agasalho

LCD Pro

A LCD Pro foi a responsável pela produção de iluminação e efeitos especiais nas missas de Sábado de Aleluia, que ocorreu dia 23 de abril e da Coroação de Nossa Senhora de Fátima, que aconteceu dia 15 de maio na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O proprietário da LCD Pro, Fabricio Muniz, se encarregou pessoalmente da produção na Estigmatinos. Confira no site www.lcdpro.com.br, fotos desse e de outros eventos.

Eiffel 2011

A Casa de Caridade Padre Cícero recebeu mais de 200 peças de roupas que foram arrecadas pelos alunos do Colégio Anchieta. A professora de matemática Sandra foi a responsável por recolher as peças, que foram entregues pelo Orientador Educacional, prof. Antônio Carlos Tórtoro, representante da instituição, no dia 17 de maio.

A primeira edição da turnê 2011 do WorkShow Eiffel recebeu mais de 250 profissionaisnobelíssimoBazuahEventos,em Araraquara. Foram 8 horas de apresentação com os dois cabeleireiros mais badalados da TV. Maurício Morelli deu um show de técnicas de coloração e mechas e Rodrigo Cintra trouxe o que existe de mais novo em visagismo, marketing pessoal e atendimento. A próxima edição do evento será no dia 27 de junho, na Baixada Santista.

U.T.I. das Ideias O mercado de criação para internet caracteriza-se pelo excesso de oferta de serviços e escassez de ideias inovadoras. Por isso, nasceu a agência "U.T.I. das Ideias", especialista em desenvolvimento e criação de websites, dirigida pelo publicitário Rafael Costa. A agência é especializada em comunicação integrada nas principais redes sociais e utiliza-as como ferramentas de comunicação corporativa. www.utidasideias.com.br 62 | Revista Evidência

Trípoli Comunicação A jornalista Marina Carneiro e o administrador Fabricio Pizzo, lideram a equipe da mais nova agência de Assessoria de Imprensa de Ribeirão Preto, a Trípoli Comunicação Corporativa. www.tripolicomunic.com.br


Dinagro eterniza sua história A Dinagro Agropecuária lançou, no dia 27 de maio, o livro “História de uma Pioneira”, no Stream Palace. O livro relata a trajetória de superação da empresa que teve e tem importante papel no crescimento da cidade e no cenário agroindustrial do país.

Feira do Livro

O escritor e educador, Prof. Antônio Carlos Tórtoro, divulgou no estande dos escritores locais, seu livro “Repercutindo Educação”, a ser lançado em outubro de 2011, no Ribeirão Shopping, durante a semana do Dia do Professor.

Aniversários No dia 22 de maio, padre Marcelo Luiz de Souza, pároco da Paróquia São Paulo, comemorou seu aniversário. Parabéns!

Em primeiro de junho, a assessora de imprensa da Casa do Contabilista, Viviane Pironelli soprou as velinhas!

A empresária Bárbara Teixeira Veronezi, proprietária da Calêndula aniversariou em 18 de junho. Parabéns!

No dia 23 de junho, o amigo João Batista Barroso festeja mais um aniversário!


Gastronomia

Para aquecer o inverno Não há nada melhor do que uma boa bebida quente para aquecer os dias frios, não é mesmo? Por isso, separamos aqui algumas delícias para esquentar esse inverno e conquistar os paladares mais exigentes, indo do clássico Capuccino ao charmoso Vanilla Latte. Capuccino O Capuccino é uma bebida clássica, a união perfeita do melhor café com leite com um delicioso chocolate e uma pitada de canela na medida. Capuccino Moca Mix O Capuccino Moca Mix é uma mistura de café, leite quente cremoso e um sofisticado toque de macadamia e chocolate, cobertos por uma camada de chan lly e calda de chocolate.

Moca Menta

Moca Menta O Moca Menta é uma bebida quente à base de café expresso, leite, cobertura de chocolate e xarope de menta, com chan ly para decorar. Vanilla Laqe O Vanilla Lawe é uma combinação perfeita de leite, café e baunilha, coberto com caramelo crocante polvilhado. Chocolate com morango Uma combinação de dar água na boca, chocolate e morango, a bebida quente é composto por leite, chocolate, xarope de morango, chan lly e chocolate em pó polvilhado para decorar.

Pães Italiano, Português e Árabe. Pães diferenciados com uma receita exclusiva da Bella Ciwà. Av. Portugal, 1760 - Jd. São Luis - Tel.: 3623-9403/3916-4131 www.emporiobellaciqa.com.br 64 | Revista Evidência

Vanilla Lawe Chocolate com morango

Ó ma opção para os amantes da música sertaneja, em um ambiente agradável, com música ao vivo todos os dias. Cerveja gelada e o melhor chopp do Brasil, pratos à la carte e porções.

Av. Independência, 2160 - Sumaré - Ribeirão Preto/SP Tel: (16) 3620-1379

www.choperiaestanciacasagrande.com.br


Horóscopo

Toque de Mago * Betho Junior é Terapeuta Holís co a mais de 20 anos bethojunior@gmail.com - www.bethojunior.com Tel: 3637-6250 e 3911-9052

ÁRIES

(De 21/03 a 20/04)

Os atritos no ambiente familiar podem ser fortes. Você discorda e deixa isso claro de um modo até agressivo. O amor começa a ser positivamente estimulado. Você tende a se sentir mais confiante.

CÂNCER

(De 21/06 a 21/07)

Os interesses começam a se voltar para os negócios, para as finanças e para a segurança material. Neste período, situações positivas tendem a estar no seu caminho, atraindo sua boa vontade para esses assuntos.

LIBRA

(De 23/09 a 22/10)

Um período positivo para os negócios e para a prosperidade material e financeira. Facilidade para receber dinheiro, inclusive por meios indiretos, como legados, dividendos, rendas e resultantes de causas jurídicas.

CAPRICÓRNIO

(De 22/12 a 20/01)

E n c o n t r e caminhos novos para realizar sua vontade e chegar aos seus objetivos. Período favorável para as atividades artísticas e intelectuais. Momento de ampliar seus conhecimentos.

TOURO

(De 21/04 a 20/05)

Nesta fase do ano, a inquietação espiritual é especialmente forte para você. Algumas melhorias em sua casa são necessárias.

LEÃO

(De 22/07 a 22/08)

A dificuldade de encontrar espaço para si mesmo pode agora ser contornada de modo hábil e inventivo. É momento para você começar a descobrir uma maneira melhor de viver.

ESCORPIÃO

(De 23/10 a 21/11)

A s re l a çõ e s d e parceria precisam de um pequeno aperfeiçoamento para con nuar se desenvolvendo. É tempo de cuidar melhor dos seus bens materiais, a começar pelo seu próprio corpo.

AQUÁRIO

(De 21/01 a 19/02)

M o m e n t o estimulante para o convívio familiar, havendo facilidades para o convívio humano e os assuntos práticos da casa, fazendo com que tudo lhe pareça mais agradável.

GÊMEOS

(De 21/05 a 20/06)

Um período positivo para os sentimentos românticos e para o envolvimento amoroso. Facilidade para encantar as pessoas e atraí-las para seus interesses, em grande parte voltados para a diversão.

VIRGEM

(De 23/08 a 22/09)

A crítica e os apontamentos de falha tendem a perturbar o trabalho e as atividades intelectuais. No entanto, alertam para coisas a serem afetivamente erradicadas ou corrigidas.

SAGITÁRIO

(De 22/11 a 21/12)

Não responsabilize-se pelos momentos difíceis seja na vida afe va, ou no trabalho. Faça a sua parte. Momento favorável para cuidar do conforto material do que para filosofar.

PEIXES

(De 20/02 a 20/03)

Cuidar dos detalhes no trabalho tende a render um resultado melhor, do que se cuidar dos grandes projetos e empreitadas. Evite forçar as situações, mas use sua habilidade e sentido estratégico. Revista Evidência | 65


Crônica

A conveniência das premiações Tenho notado os excessivos eventos des nados às premiações de pessoas e empresas que vem acontecendo em Ribeirão Preto. Em virtude disso, resolvi procurar em um dicionário o significado da palavra “premiar”, não que não saiba, mas a língua portuguesa tem algumas armadilhas e não gostaria de ser injusta, uma vez que diferentes significados podem ser des nados a uma única palavra. Assim, encontrei no dicionário Michaelis as seguintes definições para o verbo premiar, sendo: distinguir, recompensar com um prêmio, conferir, por sorteio, prêmio. Frente a isso, a pergunta é: se o prêmio não se dá por SORTEIO, penso eu que CRITÉRIOS devem ser estabelecidos para recompensar pessoas ou empresas, ou não? Bom, pelo que ando acompanhando em revistas destinadas a acontecimentos sociais e mesmo programas televisivos a respeito de tais eventos, o conceito do PREMIAR, em alguns casos, não se dá nem por sorteio e nem por merecimento pelo reconhecimento de mérito ou qualidade. Eventos “encomendados” mostram-se frequentes em nosso meio. Parece-me, muitas vezes, um delivery ou melhor um “disque-eventos para premiações”. Com uma tamanha falta de critérios, esses eventos tornam-se pra camente uma distribuição ridícula de troféus e tulos, ficando evidente a conveniência nas premiações. 66 | Revista Evidência

As relações humanas ocorrem pela empa a e pela conveniência, não necessariamente nesta ordem. Por que seria diferente com prêmios e tulos distribuídos na nossa querida cidade, não é? Pois bem, desde já então, declaro aqui que esta é a melhor crônica publicada nesta revista e pela melhor cronista

da região (momento “to me achando” mode on). Que critérios u lizei para dar-me tal prêmio e constituir à minha pessoa essa enorme credibilidade? Ah, vá! Isso pouco importa! É conveniente para MIM ser a melhor cronista da região e essa a melhor crônica publicada pela revista. Desde já, encomendo a alguma empresa “que não se preze” organizar o evento. Pode ser coisa sim-

ples: coquetel, plumas, paetês (tudo muito brega, como é praxe)... E não se esqueçam... muitas, mas muitas pessoas para me aplaudirem, afinal, eu mereço. Evento encomendado? Troféu comprado? Critérios inexistentes? Pronto. Pois é leitores, é isso mesmo que anda acontecendo em nossa cidade, reparem. Enfim, penso eu que para haver premiação tem que ter critério, não adianta querer forçar ou impor o “mérito” a alguém e muito menos, em alguns casos, à qualidade “duvidosa” de uma empresa ou instituição à sociedade... Gente, isso é feio! Puxa-saquismo e “rabo-preso” têm limite sabia? Assim, é bom que a sociedade tenha discernimento sobre as tais premiações por conveniência que viraram epidemia. Premiação leitor, só com critérios muito bem definidos para realmente recompensar os merecedores do troféu. Aguardo o meu troféu, afinal, pelos meus critérios, eu mereço e muito! Maria Eugênia Firmino Brunello Enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e aluna do doutorado em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo. Leia outras crônicas de Maria Eugênia no blog: hqp://dependoque. blogspot.com/ e siga também no www.twiqer.com/enfmem




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.