CAPITULO VII-AUTOBIOGRAFIA/50 ANOS DE HISTÓRIA-O PÓS 25 DE ABRIL

Page 1

50 ANOS DE HISTÓRIA 1954 - 2004 (AUTOBIOGRAFIA)


NO PERIODO PÓS-REVOLUÇÃO, A VIDA DO NOSSO JOVEM, FICA MARCADA PELO SEU PRIMEIRO CASAMENTO!...

ACONTECEU EM 20 de JULHO DE 1974, NA IGREJA DA PENHA DE FRANÇA EM LISBOA.


...E PELO NASCIMENTO, A 13 DE JANEIRO DO ANO SEGUINTE, DO SEU PRIMEIRO FILHO...

...O LUIS MIGUEL

. . .


No plano politíco, a 11 de Março desse mesmo ano, ocorre um golpe militar, que leva à fuga do General Spinola para Espanha... e assiste-se... ... à dissolução da Junta de Salvação Nacional e à extinção do MFA-Movimento das Forças Armadas, criando-se em sua substituição o Conselho da Revolução com poderes legislativos.


Após o golpe militar, é formado o V Governo Provisório, chefiado pelo General, Vasco Gonçalves, o qual... ... dá luz verde à ocupação de terras no Alentejo, procede à nacionalização da banca e dos seguros, dos sectores da electricidade, do petróleo e dos transportes.


Enquanto se assiste ao regresso de centenas de milhar de colonos de África, dá-se mais um golpe militar, a 25 de Novembro, o qual leva à deposição de Vasco Gonçalves e do seu Governo.

Em Outubro, é ordenado Bispo de Setúbal, D. Manuel da Silva Martins, facto que marca um “Longo e Quente Verão de 1975”.


1976, é o ano da chamada

“aprendizagem” da democracia. A 2 de Abril é aprovada a nova Constituição da República, que substituirá a velha e caduca Constituição de Salazar, datada do longínquo ano de 1933...


...em 25 do mesmo mês, têm lugar as primeiras eleições legislativas da “era” democrática... ...que deram ao Partido Socialista uma vitória com maioria simples.


Ainda durante este ano, é igualmente eleito o primeiro Presidente da República, da tal “era” democrática... ...O General Ramalho Eanes, que no ano anterior liderara o golpe que depôs Vasco Gonçalves.


1977, marca o periodo de contenção, na ocupação das terras no Alentejo e o início da Reforma Agrária, com a Lei Barreto...

... a qual promoveu expropriações de todas as propriedades com mais de 50 hectares de regadio ou 500 de sequeiro.


As zonas expropriadas, empregavam cerca de 40.000 pessoas, organizadas em cooperativas e seguiam o modelo soviÊtico de colectivização... ...as quais, sem programas consistentes, com sucessivos boicotes, sem capital, mergulhadas em dividas e minadas pelos grandes latifundiårios, foram definhando...


...ao ponto de em 1985, empregarem apenas 10.000 trabalhadores, e de em 1994, restarem apenas 45 das 610 iniciais. Actualmente encontram-se praticamente desmanteladas, facto que obrigou à emigração de grande parte da população activa.


1978-É o ano em que paira o abismo da bancarrota sobre o povo português e...Mário Soares coloca o socialismo na «gaveta».

Como consequência das nacionalizações e do boicote capitalista dá-se uma rápida degradação da economia do país. Em 1975 o PIB, havia caído 4%...


...em 1976, o défice público era de 11%, no final de 1977, 8 % da população activa estava no desemprego, a inflação anual era de 27% e os salários reais tinham descido 7%... ...factos a que se juntou à ausência de receitas provenientes do turismo e da emigração, levando o país ao caos e obrigando o 1.º Ministro Mário Soares a recorrer ao FMI...


...para a concessão de um elevado empréstimo para evitar a bancarrota, facto que impôs severas medidas de austeridade ... ...traduzidas em aumentos de determinados bens, como a água, o gás, a electricidade e os transportes, que chegaram a atingir valores entre os 30 e os 50%.


Em 1979 e pela primeira vez na história repúblicana, uma mulher assume o poder. O 1.º semestre do ano, foi marcado pela instabilidade social e a 6 de Junho, o então Presidente da Republica, General Ramalho Eanes, dissolve a Assembleia da República e convoca eleições intercalares...


...nomeando para 1.º Ministro de transição a católica de esquerda, Maria de Lurdes Pintassilgo... ...a qual viria a governar, durante 100 dias. Após este periodo a coligação de centro-direita AD, liderada por Sá Carneiro, ganha as eleições com maioria absoluta e toma as rédeas do poder.


1980, é o ano da viragem à direita. Em 3 de

Janeiro o novo Governo de Sá Carneiro toma posse e procura desde logo reforçar a autoridade do Estado... ...acelera o processo de adesão à CEE, reforça a iniciativa privada e procede a todo um conjunto de cortes sociais, que lhe permite alguma recuperação económica...


...mas um fatídico desastre de avião, em Camarate, às portas de Lisboa, viria a tirar-lhe a vida. Entretanto em 7 de Dezembro, Ramalho Eanes é reeleito Presidente da República.


1981, é o ano fatídico das explosões,

protagonizadas pelas Forças Populares 25 de Abril, que se prolongarão por 4 longos anos... ...e fazem 8 mortos. Em Junho de 1984, viriam a ser presos 50 operacionais e entre estes, para grande surpresa, constava, Otelo Saraiva de Carvalho, um dos homens do 25 de Abril, o qual viria a ser julgado e condenado.


Este, é também o ano em que o nosso jovem, ingressa na Policia de Segurança Pública. Aconteceu em 19 de Outubro, data da apresentação, para a frequência do curso, na Escola Prática de Policia em Torres Novas.


1982, é o ano em que é extinto o

Conselho da Revolução, em que se faz a 1.ª Revisão da Constituição e se cria o Tribunal Constitucional, o que significa... ...que a Revolução na sua vertente politica, havia terminado. Quanto ao jovem, após uma passagem pelo “deserto”, regressa à politica activa e o PCP, atribui-lhe como tarefa, o inicio, com outros camaradas, da luta pelo direito ao sindicalismo policial e pela liberdade de expressão e de opinião, no seio da PSP...


...luta essa, que sem a preciosa ajuda do Partido nĂŁo teria sido possĂ­vel... ...face a intransigĂŞncia dos diversos governos e da hierarquia policial, que era avessa a tais conquistas e ultra-conservadora.


1983, tráz-nos o fenómeno das rádios livres, ou piratas como também ficaram conhecidas.

Hoje, muito tempo depois da idade da inocência, as rádios sobreviventes integram grandes grupos de comunicação.


1984, ficou marcado, pela incrível D. Branca, também conhecida pela banqueira do povo, que oferecia juros aos seus clientes de 214% ao ano.

Muito se especulou donde vinha o dinheiro, para pagar aos depositantes tão grande percentagem de juros. Com a falha de depósitos, depressa se descobriu...


... que tudo era uma fraude e que os novos dep贸sitos, financiavam os velhos dep贸sitos. D. Branca 茅 presa em Outubro... ... e julgada em conjunto com outros 44 arguidos, vindo a ser condenada em 10 anos de pris茫o.


Em 1985, o nosso jovem, inicia o seu primeiro curso de promoção para chefe em Torres Novas.Este é, também o ano em que Mário Soares assina o Tratado de Adesão à CEE, facto que viria a marcar o futuro do país.

Após a assinatura do Tratado, estala uma crise politica no país, que conduz à queda do governo de Soares e à ascensão do novo lider do PSD Cavaco Silva, que havia ganho o congresso na Figueira da Foz.


1986, é marcado pelas eleições presidênciais. À segunda volta concorrem dois pesos-pesados da politica portuguesa!... Mário Soares à esquerda e Freitas do Amaral à direita.

Graças ao Partido Comunista Português, que orientou os seus militantes, a votar em Soares, tapando a cara do candidato, este ganha pela diferença de 150.000 votos e o país ganha pergaminhos de maioridade, designadamente porque durante todo o ano, não ocorreram actos de violência, como consequência do debate politico.


Porém a 19 de Julho de 1987, a politica portuguesa é varrida, pela esmagadora vitória de Cavaco Silva, alcançando a 1.ª maioria absoluta protagonizada por um só partido. A vitória de Cavaco Silva, foi a derrota de todos os restantes partidos, a tal ponto que o Partido Socialista, foi obrigado a mudar duas vezes de lider durante o ano, substituindo Vitor Constâncio por Jorge Sampaio.


A 25 de Agosto 1988, a população de Lisboa, assiste incrédula a um violento incêndio no Chiado... ...facto que deixou profundas marcas no “coração” da cidade e cuja reparação durou mais de uma dúzia de anos. No plano desportivo, a atleta Rosa Mota, vence a maratona nos Jogos Olimpicos de Seul e conquista uma medalha de ouro para Portugal.


Em 1989, a riqueza nacional, que vinha crescendo desde 1985, atinge o seu auge durante este ano e Cavaco Silva aproveitando a situação admite milhares de funcionários públicos, fazendo cair o desemprego.

Este é também o ano em que se multiplica o aparecimento de hipermercados e as aquisições de automóveis, o ano das privatizações em série e a diminuição do peso do Estado na economia do país, a tal ponto que...


...durante os próximos quatro anos, irão ser vendidas 31 empresas, incluindo quase todos os bancos, gerando enormes receitas, as quais viriam a atingir o seu auge em 1992 com 704 milhões de contos. O jovem, que na altura contava 34 anos de idade e como lhe fora pedido, participava activamente na luta pela liberdade sindical na PSP, é co-organizador da grande manifestação de Policias, que em 21 de Abril opôs os profissionais da PSP, ao governo de Cavaco Silva, a qual desencadeou graves confrontos e se traduziu...


...na prisão de 5 camaradas seus, como retaliação do governo, que as ordenou e da hierarquia ultra-conservadora, que então dominava na PSP. Em Junho, candidata-se ao ensino superior e após a prestação de provas especifícas, entra na Faculdade de Direito de Lisboa, com a média de 19 valores, facto que lhe permitiu iniciar o respectivo curso, com o Estatuto de Bolseiro.


1990, fica marcado pela guerra do

Golfo, após a invasão do Koweit, pelas tropas iraquianas de Saddam Hussein. Em 30 de Agosto, Portugal envia uma fragata e um navio logístico, como meios simbólicos de participação na guerra, ao lado dos Estados Unidos e das tropas da NATO.


1991, é o ano em que Cavaco Silva, fruto da descapitalização do Estado, exibe a sua obra, designadamente, estradas, pontes e o actual Centro Cultural de Belém.

O único troço de auto-estrada existente em Portugal, LisboaVila Franca de Xira, que datava de 1961, é prolongado até ao Porto e são inauguradas a ponte de S. João no Porto, a ponte sobre o Guadiana, o Hospital Garcia da Horta em Almada, o IC 19 Lisboa-Cacém e o 1.º lanço do IP 5.


Em 30 de Julho do mesmo ano, o nosso jovem contrai o seu segundo casamento... …tendo o respectivo acto decorrido na 9.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa.


Em 14 de Janeiro de 1992 , nasce na Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa…

…o seu filho mais novo o João Pedro.


Durante este ano e com a liberalização do sector do áudio-visual, surge entretanto a primeira estação de televisão privada – a SIC -, a qual viria a constituir uma autêntica revolução na área... ...para pouco depois e como forma de combater a ousadia que vinha demonstrando, aparecer a TVI, um canal ligado à Igreja.


1993, fica marcado pelo abrandamento da economia e pelos efeitos da recessão nos EUA, no país. O resultado, foi o aumento do desemprego...

... e o fim da euforia que se viveu nos anos anteriores, levando mesmo à falência de alguns sectores da banca.


1994 – A 24 de Julho, estala uma revolta em Lisboa, como consequência do aumento das portagens...

...e a ponte 25 de Abril, é bloqueada por automobilistas e camionistas que impedem a saída e entrada de viaturas na capital. Gera-se enorme confusão e Cavaco Silva e o seu governo, cometem o erro de lançar a Guarda Repúblicana contra os manifestantes...


...assistindo-se então a cenas de rara violência, com muitos feridos pelo meio. Em Novembro, o nosso jovem, abandona a actividade operacional da Policia e passa a desempenhar funções, na Inspecção Geral da Administração Interna, ficando ligado à formação das forças de segurança em colaboração directa com o Dr. Rodrigues Maximiano, primeiro inspector geral e muito próximo do P. C. P.


1995 – Ano de eleições legislativas, que levaram ao poder, o socialista António Guterres. O PSD-Partido Social Democrata, havia pago pela arrogância do governo de Cavaco Silva, designadamente pela postura tida quando dos acontecimentos da ponte e pela crise económica dos anos anteriores...


...que levaram mesmo, a que passados alguns meses…

Cavaco, perde-se as eleições presidênciais, para o também socialista Jorge Sampaio.


1996 – A 17 de Julho, é criada a CPLPComunidade de Países de Língua Portuguesa... ...a qual começou por integrar, Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau e mais tarde, após a respectiva independência, Timor.


Ainda no ano de 1996, o nosso jovem, é chamado para nova tarefa: disputar através de eleições, um lugar no Conselho Superior de Justiça. Perante a situação, não se faz rogado. Disputa as eleições e é eleito para o Conselho onde irá permanecer durante os próximos 3 anos.


1997 – Um inverno rigorosíssimo abala o país. A água “varre” várias aldeias ribatejanas e alentejanas...

...e no arquipélago dos Açores, parte da Ribeira Quente, é engolida pelas lamas. Como resultado de tudo isto, há a registar 40 mortos.


1998- Portugal é considerado por toda a

Europa, como o país da moda!... Em Maio, são escolhidos os 11 países, para aderir à moeda única (Euro)... ...e Portugal, que cumpria todos os critérios de Maastricht, conseguira o milagre da estabilização macroeconómica, com défice reduzido e taxas de inflação muito baixas, era um dos eleitos.


Ainda durante este ano e coincidindo com os 500 anos, da chegada de Vasco da Gama à Índia... ...o país, entra num novo ciclo de transformações e organiza a Expo 98, facto que representou um investimento de mais de 300 milhões de contos e mudou completamente a face da zona oriental da cidade de Lisboa, até aí muito degradada.


A exposição, ponto culminante de um plano de infra-estruturas, sem paralelo na história do país... ...durou 120 dias e atraíu cerca de 10 milhões de visitantes. O ano de afirmação de Portugal no mundo, encerrou com chave de ouro, ao ser atribuído a José Saramago, o Prémio Nobel da Literatura.


1999 – Ano de eleições europeias, as quais uma vez disputadas...

...deram a vitória ao Partido Socialista de António Guterres.

O efeito Mário Soares, que seria eleito para o Parlamento Europeu, reduziu as vitórias da CDU e contraíu de forma clara as zonas de dominio do PSD.


1999, é ainda o ano em que o nosso jovem, denuncía, na Comissão Parlamentar de Direitos Liberdades e Garantias, em Bruxelas… ...a negação por parte do Governo Português, do direito ao sindicalismo policial, em claro desrespeito pela lei e pela Constituição da República Portuguesa.


O ano de 2000, fica marcado pelo falecimento da mãe do jovem, em 27 de um gelado mês de Abril, na sua terra natal… ... logo após ter completado 69 anos de idade, em 16 do mesmo mês...


… a 06 de Junho, pelo lançamento do livro, História da Policia em Portugal-Formas de Justiça e Policiamento, da autoria do jovem, que viria a criar enorme polémica…

... em Outubro pela actividade de docente na Universidade Lusiada...


…e na vitória do Sporting Club de Portugal, club do coração do nosso jovem... ...que após renhida luta, consegue vencer o campeonato português, após 18 anos de “jejum”, facto que marcou profundamente todo o universo sportinguista.


2001, enluta o país, com a queda da ponte de Entre-os-Rios, em 4 de Março… …vitimando mais de cinquenta pessoas, entre homens, mulheres e crianças, que se faziam transportar num autocarro, quando regressavam de uma excursão.


Este é também o ano, em que o Engenheiro António Guterres, após uma derrota do seu Partido, em eleições autárquicas, se demite do cargo de Primeiro-Ministro… … tendo-lhe sucedido, após a realização de eleições, o Doutor Durão Barroso.


Em 2002 o “combate politico” continuava a ocupar parte do tempo do nosso jovem, e é nesta época que se relaciona e conhece politicos e sindicalistas dos mais diversos quadrantes…

…Entre os quais Durão Barroso, primeiroministro de Portugal…


...mas todos a léguas do seu politico de referência…

…Que havia conhecido, a seguir à grande manifestação de 1989.


2003, é o ano em que sôa o alarme na Segurança Social . O

Ministro das Finanças, BAGÃO Félix, deixou de transferir verbas para o fundo de reserva da Segurança Social, como meio de fazer face à escalada das despesas com o subsídio de desemprego.

Para combate a tal contrariedade, novos sacrificios se pedem aos contribuintes, não estando colocada de parte, o aumento da idade para efeitos de reforma e a reformulação de todo o sistema da Segurança Social.


2004. O nosso jovem completa em 3 de Agosto 50 anos.

Meio século de Vida… com “altos” e “baixos”...


… felizmente, com mais “altos”. Uma coisa é certa!...

…Apesar de uma infância pouco feliz, mas com a qual aprendeu muito… nunca se arrependeu da sua conduta ao longo deste meio século…


…e hoje, salvo as traquinices da sua adolescência e as “dores de cabeça” que causou à sua avózinha, que o ensinou a ler e a escrever e com quem passou os melhores momentos da sua infância…

...pode dizer, sem margem para grandes dúvidas, que vive em paz de espirito e de bem consigo mesmo.


50 ANOS DE HISTÓRIA 1954-2004 AUTOBIOGRAFIA (Para os meus filhos João e Luis) (Para a minha mulher e amiga Maria de Fátima) (Para o meu nétinho Tomás).

Autoria, texto e composição Domingos Vaz Chaves Agradecimentos à Fototeca do Palácio Foz e aos fotógrafos e jornalistas que com a sua coragem, documentaram a História de Portugal, e particularmente a Revolução da Liberdade, Eduardo Gageiro, Alfredo Cunha, Baião, Carlos Gil, José Tavares, Lobo Pimentel, José Antunes, Adelino Gomes, Assis Pacheco, Augusto de Carvalho e Hermano Alves, entre muitos outros.


50 ANOS DE HISTÓRIA 1954-2004 AUTOBIOGRAFIA

FIM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.