CAPITULO II-AUTOBIOGRAFIA/50 ANOS DE HISTÓRIA-O ANTIGO REGIME-2

Page 1

50 ANOS DE HISTÓRIA 1954 – 2004 (AUTOBIOGRAFIA) Episódio 2-Continuação


A RepĂşblica Portuguesa de 1910


Infelizmente, a revolução de 28 de Maio de 1926, chefiada pelo General Gomes da Costa … … que acabou com a democracia, e dissolveu o parlamento…


…viria a gerar uma ditadura, como vinha preconizando um político da época, ex-seminarista… … e professor na Universidade de Coimbra, chamado António de Oliveira Salazar…


…criatura “iluminada”, que por sugestão do clero reaccionário, foi chamado para o governo… … “ para ajudar a meter o país na ordem” .


Nas escolas, diziam aos jovens, que o Senhor Professor, cuja fotografia ... ‌ estava colocada nas paredes‌


…das salas de aula, de todos os estabelecimentos de ensino do país, era do Professor Doutor Oliveira Salazar... … que era um homem muito bom e muito inteligente…


… e que o Senhor Professor, era um homem a quem Portugal tudo devia … … porque era Presidente do Conselho de Ministros e porque sacrificava a sua vida, para se dedicar à governação …


… e a quem o povo tudo devia, porque o Dr. Salazar tinha salvo as finanças do país e ainda ... … porque tinha salvo Portugal da 2.ª grande guerra .


Mas o jovem, embora ainda miúdo, nunca conseguiu entender muito bem, de que tipo de trabalho falava o Professor … … quando nos seus discursos, se referia à glória do trabalho…


... e na prática, a polícia reprimia, prendia, torturava e matava trabalhadores… … que apenas reclamavam direitos e melhores condições de vida.


O jovem, que ía desenvolvendo alguns dotes democráticos e que tinha o seu orgulho na História do país … … na grandeza dos seus antepassados, heróicos conquistadores e navegadores, como lhe haviam ensinado na primária…


… também não conseguia entender, como é que ao Dr. Salazar, pessoa tão boa como diziam… … lhe faltava tanto a grandeza, que mandava agredir brutalmente…


‌o povo indefeso, pela polícia ...


… e tão pouco entendia … … como é que o governo de Salazar, prendia e deportava trabalhadores… … muitos deles, sem julgamento sequer…


...para os campos de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde…


… ou os deportava para o campo de concentração... … de S. Nicolau em Angola, donde nem depois de mortos regressavam…


… porque ficavam lá enterrados…


… nem percebia… … como é que o governo de Salazar pessoa tão boa, como diziam... … mandava a polícia política prender jovens trabalhadores com apenas 15 anos…


… nem entendia, o porquê de tantos trabalhadores serem presos sem julgamento … … pela tenebrosa polícia política, a PIDE, que os fazia apodrecer nas prisões, ou os deportava .


Para o jovem rapazinho, era difícil perceber tudo isto e a razão, porque as pessoas… … apenas por dizerem o que pensavam …


...eram presas e torturadas pela policia politica.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.