Issuu on Google+

M

O

R

U

M

B

I

ABR

13

ano 13 | 104 | ABR 13 dolcemorumbi.com

DOLCE YOU Moda esportiva: invista na roupa certa e malhe sem medo de ser feliz!

DMAIS

SOGOOD Aprenda a fazer uma receita rápida e supersaborosa com postas de bacalhau.

Há mais de dez anos o preparador físico Márcio Atalla se dedica à saúde de milhares de brasileiros. Em entrevista à Dolce, ele revela o ingrediente principal da fórmula mágica para conquistar e manter a qualidade de vida: o movimento.

ANO

13

|

104 a

Tem coluna nova na Dolce! A partir desta edição, a arquiteta Eliane Queiroz desvenda o universo da Decoração, começando com o início de tudo: a luz!

ENTRE PESOS E MEDIDAS

YOU • FOCO • DMAIS • SOGOOD • MORUMBIS

0a- Dolce 104 - Capa 1.indd 1

28/03/2013 12:47:19


0b- Dolce 104 - Edit+Exp+Sum - - - - .indd 2

28/03/2013 08:50:13


0b- Dolce 104 - Edit+Exp+Sum - - - - .indd 3

28/03/2013 08:50:38


editorial

Fádua Capellari

editorial@dolcemorumbi.com

DIRETORA: Denise Gonçalves

VIVER MELHOR É SIMPLES Esse mês os leitores de Dolce verão uma edição voltada a um tema importante, porém esquecido por muitos de nós: a prática de atividade física. Todos sabem que, ficar parado, literalmente, não leva ninguém a lugar algum; porém preferimos nos esconder atrás das velhas desculpas de sempre. O famoso ‘Não tenho tempo’ é o ‘Segunda eu começo’ da vez. E o resultado disso tudo é, no mínimo, preocupante: metade da população mundial está obesa e só 8% dos brasileiros se exercitam cinco vezes por semana. Esses dados foram passados pelo preparador físico Márcio Atalla, famoso por botar a balança de diversos famosos nos eixos e uma espécie de guru do bem-estar. Ele afirmou que o que falta na vida das pessoas é movimento, um ato simples que podemos fazer em meia hora e, o melhor, de graça (como uma caminhada, por exemplo). Eu confesso que estou em falta com aquela rotina de academia, mas há três anos voltei a andar de bicicleta, uma coisa que sempre amei e que ajuda a manter a minha mente sã (acho que isso já é um começo...). E você, já se movimentou hoje?

PUBLISHER

Denise Gonçalves • denise@dolcemorumbi.com REDAÇÃO E PRODUÇÃO

Fádua Capellari • editorial@dolcemorumbi.com COORDENAÇÃO

Agda Sarain • atendimento@dolcemorumbi.com ARTE / DIAGRAMAÇÃO

Marcos Müller • arte@dolcemorumbi.com ATENDIMENTO

Ketelin Milher JORNALISTA RESPONSÁVEL

Fádua Capellari / MTb 60.174 DEPARTAMENTO COMERCIAL

Informações pelo telefone 3740-3500 ou pelo e-mail comercial@dolcemorumbi.com EXECUTIVA DE CONTAS

Andrea Mendes • andrea@dolcemorumbi.com

16 34 58 70 80

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO

Alice Cristina Gonçalves • financeiro@dolcemorumbi.com

sumário

GERENTE DE LOGÍSTICA

Sergio Falsetta • sergio@dolcemorumbi.com

CAPA MODA ESPORTIVA

20 ACHADOS 24 HI-LO BELEZA – MODA – FITNESS – SPA 26 DESCOBRI NO MORUMBI

CAPA VIDA EM EQUILÍBRIO 46 CONSULTA MENSAL

EDUCAÇÃO – SAÚDE

CAPA ... E DEUS DISSE: “QUE HAJA LUZ” 62 DO MEU JEITO 64 PREVIEW

TECNOLOGIA – DECORAÇÃO

CAPA QUERIDINHO BRASILEIRO 72 LUGAR INESQUECÍVEL

COLABORARAM NESTA EDIÇÃO:

Alexandre Leitão, Claudia Castellan, Eliane Quiroz, Floriano Serra, Lívio Giosa, Mila Miloca, Paulo Amaral, Vânia Caparroz. Tiragem 15 mil exemplares – IMPRESSÃO BURTI DISTRIBUIÇÃO Gratuita • via courier para mailing VIP e

estabelecimentos comerciais da região. A REVISTA DOLCE é uma publicação da Página 8 Editora Ltda.-ME. Ninguém pode retirar produtos nem quaisquer outros materiais em nome desta publicação sem autorização expressa, por escrito, em papel timbrado, da diretoria da Editora Página 8. CONTATOS: COMERCIAL, PRODUÇÃO E REDAÇÃO Rua Charles Spencer Chaplin, 315 - cj 02 – 05642-011 – SP

comercial@dolcemorumbi.com

GASTRONOMIA – VIAGENS – LAZER

Esta publicação pertence ao SENHOR.

CAPA CAUBY PEIXOTO NO PAINEIRAS 80 ISMÚSICA

Tel.: 11 3740-3500

ACONTECE - AGENDA

4 •

ABRIL

0b- Dolce 104 - Edit+Exp+Sum - - - - .indd 4

28/03/2013 08:50:50


0b- Dolce 104 - Edit+Exp+Sum - - - - .indd 5

28/03/2013 08:50:56


O MORUMBI INTEIRO CABE AQUI Novo portal da Dolce levará o mundo Morumbi ao alcance de todos. Depois de 1 ano de estudos e cinco meses de trabalho ininterrupto, a equipe da Revista Dolce está em fase de finalização do Portal Dolce Morumbi, ferramenta online que disponibilizará ao usuário o mais moderno sistema de buscas de produtos e serviços disponível no mercado. O trabalho está sendo desenvolvido a 8 mãos, por três empresas diferentes: Alexandre Leitão, da Infonetware, decifrou os anseios da revista e traduziu-os na mais avançada tecnologia de arquitetura para conexão de informações; Luciano Leitão, também da Infonetware, dimensionou toda a estrutura de hardware necessária; Vania Caparroz, da Beco da Tecla, aliou o seu conhecimento de design e comunicação digital à intimidade de mais de 10 anos com a revista para criar, em detalhes, um design moderno e inovador. Denise Gonçalves, publisher de Dolce, é quem pontua os caminhos para que todos os conceitos da Dolce impressa possam ser encontrados num completo produto online, atendendo 360 graus aos anseios de todos - moradores, empresários e prestadores de serviços. “No momento estamos migrando informações de empresas para o sistema. Começamos com os parceiros da Dolce, que terão lugar de destaque - assim como na versão impressa -, mas agregaremos também muitas outras informações. O portal será a união da revista com o Anuário, aliada ao dinamismo das atualizações diárias, com novos con6 •

teúdos que hoje não encontram espaço no veículo impresso”, adianta Denise. A estética do portal demanda uma atenção exclusiva. “Unir muito serviço e informação com um design clean, sofisticado e funcional é o nosso grande desafio. As novas mídias trazem tantas possibilidades que tudo está sendo pensado para que a experiência do usuário seja memorável e de mão dupla”, revela a designer Vania. A chave para se chegar a esse objetivo está no expertise dos desenvolvedores. “Através da integração e customização de diversas tecnologias, conseguimos criar um produto único que, por um baixo custo de propriedade, agiliza o fluxo de publicação de conteúdo, sendo ao mesmo tempo intuitivo para o público final. Essas características tornam este projeto ímpar no nicho de mídias virtuais”, assegura Alexandre (na foto com a diretora da Beco da Tecla, Vania, e a publisher de Dolce, Denise). O resultado será um portal surpreendente, pronto para atender cada vez mais e melhor a este bairro que não pára de crescer. O lançamento está previsto para maio.

DIVULGUE

SUA EMPRESA! Todas as atividades empresariais instaladas na região estão convidadas a participar do portal. Para isso, basta enviar um e-mail para morumbi360@dolcemorumbi.com, com os seguintes dados: - Nome da Empresa - Ramo de atividade - Endereço com CEP - Telefone - E-mail para contato - Nome do responsável Esses dados passarão a fazer parte do banco de dados da editora, e as empresas terão seu nome, telefone e ramo de atividade publicados no portal.

ABRIL

01- Dolce 104 - 360 - - - - - - - - - - - -.indd 6

28/03/2013 10:08:43


01- Dolce 104 - 360 - - - - - - - - - - - -.indd 7

28/03/2013 08:51:27


Boletim

A PÁSCOA DAS MARAVILHAS! O Shopping Jardim Sul promoveu em março o evento “Alice e a Páscoa no País das Maravilhas”, unindo dois temas do universo infantil que têm no coelho uma das figuras centrais. Durante as semanas do evento, crianças de 3 a 12 anos se divertiram com atrações interativas e lúdicas, incluindo brincadeiras como boliche, oficinas de história e pintura, e até aprenderam a fazer bombons, sempre acompanhadas de monitores treinados. Fabiano Guerra, superintendente do Jardim Sul, revelou que a ideia principal era “realizar algo de cunho infantil, que trouxesse um pouco de cultura e uma parte lúdica. Encontramos tudo isso em ‘Alice e a Páscoa no País das Maravilhas’”. No vídeo da Morumbi.TV é possível ver em detalhes a bela produção do evento. As crianças adoraram!

SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS A Morumbi.TV abordou o tema da segurança em condomínios e entrevistou Felipe Grillet, da Pro Security. No vídeo, foi abordada a necessidade que as empresas têm de estar sempre se antecipando às possíveis ações que possam trazer insegurança aos condomínios, quer seja utilizando de melhores práticas ou de tecnologia. Felipe também fez um importante alerta: “A colaboração do morador é fundamental. Se ele, por exemplo, se recusar a abrir a janela quando for determinado que no procedimento pra entrar na garagem tem que abrir a janela, ele estará enfraquecendo o dispositivo de segurança.” Assista a matéria completa em: www.morumbi.tv Grupo Pro Security – Av. Gen. Cavalcanti de Albuquerque, 75 Tels.: 3512-8100 / 3512-8118

8 •

ABRIL

01- Dolce 104 - 360 - - - - - - - - - - - -.indd 8

30/03/2013 11:51:13


01- Dolce 104 - 360 - - - - - - - - - - - -.indd 9

28/03/2013 08:51:39


Boletim

PILATES NO PARQUE

VISUAL RENOVADO Que tal renovar o visual em apenas um dia? O salão L’estilo criou uma série de serviços que podem ser combinados para promover uma renovação imediata no visual em poucas horas. Perfeito para o dia de uma comemoração importante, por exemplo. O roteiro completo inclui limpeza de pele, esfoliação corporal, massagem relaxante, máscara facial com pó de pérolas, banho de Ofurô com propriedades do leite, maquiagem, e, claro, um time de profissionais especializados em cabelo. Veja mais detalhes na Morumbi.TV.

Todas as terças-feiras de manhã, entre 10h30 e 11h30, há aulas gratuitas de pilates no Parque Burle Marx. A iniciativa é uma parceria entre a administração do Parque e o estúdio Follow Pilates. A Morumbi. TV acompanhou uma dessas aulas e pôde comprovar que a atividade já ganhou muitos adeptos!

L’estilo Cabelereiro e Estética – Rua Dep. João Sussumu Hirata, 170 Tels.: 4371-7427 / 4371-7438

OS SABORES DA SABOR

FUTURAS BAILARINAS É na União dos Moradores de Paraisópolis que acontece uma bela iniciativa: o Ballet Paraisópolis. Desde maio de 2012, cerca de 100 meninas da comunidade, entre nove e 12 anos, se dedicam a um grande sonho: se tornarem bailarinas. O projeto é uma realização, também, para Mônica Tarragó, diretora e professora de curso: “Aqui realizamos o sonho da avó, da mãe e da criança, porque as avós e mães também queriam ser bailarinas. Os pais já estão trazendo um retorno positivo, de que elas já melhoraram as notas na escola. Disciplina e responsabilidade são fundamentais, e fazem parte do curso”. 10 •

O cheirinho de pão fresco toma conta do ambiente já às 6h da manhã, quando a Padaria Sabor abre suas portas. A partir daí, e durante todo o dia, novos aromas e sabores vão tomando conta das prateleiras e do buffet, que serve café colonial aos finais de semana e feriados, e almoços durante todos os dias da semana. A tarde é a vez dos lanches e cafezinhos, sempre deliciosos! Confira no vídeo da Morumbi.TV. Rua Prof. José Horácio Meirelles Teixeira, 893 Tel.: 3739-0056

ABRIL

01- Dolce 104 - 360 - - - - - - - - - - - -.indd 10

28/03/2013 10:20:05


01- Dolce 104 - 360 - - - - - - - - - - - -.indd 11

30/03/2013 12:45:46


NOITE DAS

REVELAÇÕES

Clima de mistério no ar!... Assim foi a Confraria Esotérica da revista Dolce, realizada no Inside Bar & Gastronomia na noite de 19 de março e, coincidentemente, eram 19h em ponto quando as primeiras comadres começaram a chegar. Cercadas pela bela decoração e toda descontração que o restaurante oferece, na entrada cada uma recebia uma senha para o seu atendimento. A postos, sentados ao fundo do restaurante, Wilson, Rosely, Mônica, Eleine, Jaqueline, Maria Doralice e Neide, já aguardavam as primeiras consultas. Radiestesia, Tarô e Numerologia foram os temas escolhidos. Começava assim a ‘Confraria Esotérica’, a primeira de 2013; e a comemoração do 5° aniversário deste já tradicional encontro feminino no Morumbi. Ambiente acolhedor e descontraído, boa comida e welcome drinks, numa noite produzida nos mínimos detalhes para as comadres. Aos poucos, todas iam passando pelos profissionais que falavam sobre passado, presente e futuro. Quanta ansiedade! Logo após os primeiros atendimentos, um burburinho crescente tomou conta do local, pois todas queriam trocar suas experiências.

12 •

ABRIL

01- Dolce 104 - Confraria - - - - - - - -.indd 12

28/03/2013 12:03:17


CINCO VELINHAS “Gente, o bolo é lindo!”, exclamou uma das comadres ao ver a delícia que a Lutti Bolos preparou especialmente para os parabéns aos cinco anos da Confraria. Feito de chocolate e muito, muito brigadeiro, a sobremesa estava tão boa que não sobrou nenhum pedacinho!

M

O

R

U

M

B

I

01- Dolce 104 - Confraria - - - - - - - -.indd 13

ABRIL

• 13

28/03/2013 12:04:19


“Foi a minha primeira partici pação na Confraria. Adorei! estava um clima ani nte madíssimo, num ambie bastante aconchegante e o o.” jantar estava muito gostos Nice Leite – Radiance

OS PROFISSIONAIS Parceira de Dolce na Confraria Esotérica, a 5 Elementos é um espaço esotérico aqui no Morumbi e foi inaugurada em outubro de 2000. A loja fica no Shopping Portal do Morumbi, presta consultorias diversas e oferece produtos para Aromaterapia, Cromoterapia Radiestesia e Radiônica; roupas, imagens; artigos da Indonésia, China, Índia, Turquia, Israel e Nepal; velas, pedras brasileiras, mandalas, espelhos, quadros, livros e tarôs; artigos budistas, judaicos, católicos, espíritas e umbandistas. Para o evento, disponibilizou três profissionais: – Mônica Toledo: atua como Terapeuta Holística há 13 anos através das seguintes práticas: Numerologia, Magnified Healing, Consutoria de Feng Shui com Radiestesia, Limpeza Energética. – Rosely Sola Faccioli: terapeuta há mais de 10 anos, inclusive Terapias Holísticas, entre elas os Florais de Saint Germain, Tarot e a Radiestesia.

antada com na Confraria e eu fiquei enc “Essa é minha primeira vez e bem sucom tantas mulheres bonitas a organização do encontro, izade, e o a laços profissionais e de am cedidas. A Confraria estreit toda mulher um universo misterioso que tema esotérico descortina sua caminhada.” tem e pretende melhorar na Licibety Fakiani – Licy Home

– Wilson Luiz Faccioli: mestre em Reiki há mais de cinco anos. Atua como Terapeuta Holístico, através da Radiestesia há quatro anos. Tarólogo há mais de dez anos, utilizando-se do Tarot dos Orixás. 5 Elementos no Shopping Portal do Morumbi – Av. Dr. Guilherme D. Villares, 1269 – Tel.: 3507-0421 – 5elementos@lojas5elementos.com.br Quem também colaborou e prestou atendimentos às comadres, foram: – Eleine Belavary (Numerologia) – Maria Doralice (Tarô) – Dona Neide do Morumbi (Tarô) – Dona Jaqueline (Tarô)

anos e, ilhosa! Eu moro aqui há três “A ideia do encontro é marav mento ele existia. Passei pelo atendi infelizmente, não sabia que os carheci bastante gente, trocam da mesa dois e foi ótimo! Con tões... foi maravilhoso!” id Daniela Gouveia – Clínica Viv ica de estética “Estamos montando uma clín hecer o trabano Morumbi e hoje eu vim con da região. Valho da revista e as mulheres corporal, e espemos sortear um tratamento na clínica para ramos a visita da ganhadora imento para ela”. avaliarmos o melhor proced Liane Silvério – Clínica Volpe

14 •

“A noite está deliciosa, divertida. É gostoso encontrar as pessoas e bater papo.” Alda Jardanovsky Dumond (Shopping Jardim Sul)

é a primei“A noite está bárbara! Essa ei a ideia do ra Confraria do ano, e eu ach sempre um tema esotérico o máximo. É as amigas.” prazer participar e encontrar Andréia Alves – Corppus

ABRIL

01- Dolce 104 - Confraria - - - - - - - -.indd 14

28/03/2013 12:17:37


A NOITE FOI FECHADA COM A ENTREGA DE PRESENTES E NINGUÉM, CLARO, SAIU SEM O SEU! CONFIRA OS MIMOS.

A equipe da Morumbi.TV est eve por lá e registrou a animação do enc ontro. Acesse www.morumbi.tv e assista ao vídeo!

NO TOTAL, 85 COMADRES (MUITAS NOVAS, OBA!) MARCARAM PRESENÇA E DEIXARAM O ENCONTRO AINDA MAIS GOSTOSO. VENHAM SEMPRE, MENINAS!

Presentes sorteados durante o evento: Passagens aéreas para Buenos Aires oferecidas pela Scharlack Viagens • Pares de sapatos Schutz, da Liquorice • Kit, d’OBoticário • Óculos para maquiagem, da Chic Chic • Limpezas Bucais, da Clínica A. Comparotto • Limpezas bucais + Check-up digital, da Odonto Portal • Francesinhas pé & mão + Hidratação da L´Oreal, da Authoria Hair • Kit’s ‘Banho, massagem e hidratação’, da L´Estilo • Tratamentos estéticos, da Corppus • Corte + hidratação, do L´Ostudio • Peças de decoração, da Licy Home • Kit’s ‘Escovas, massagens relaxantes, limpeza de pele & hidratações LÓreal e Kerastase’, da NH Hair • Porta-retrato de parede, da Portal Presentes • Feijoada para duas pessoas, no Moça Bonita Bar • Gift com procedimentos, do Hair Spa • Limpeza + clareamento, da Clínica Right Smile • Gift com vários procedimentos, do Espaço da Beleza • Bolsa de estudos, da CNA • Tratamento estético, da Clínica Volpe • Kit, da Aromas & Afins • Tratamentos estéticos, do Espaço Prana • Tratamento estético, na Radiance • Cinto, bolsa e sapato, da Dumond • Orquídea decorativa, Glitz Depot • Check-up completo para automóvel, da Única Seguros.

M

O

R

U

M

B

I

01- Dolce 104 - Confraria - - - - - - - -.indd 15

ABRIL

• 15

28/03/2013 23:39:50


estilo Por Claudia Castellan

Consultora de moda e varejo para lojas, e de imagem pessoal e corporativa.

MODA

ESPORTIVA SE VOCÊ SAI PARA MALHAR DE CAMISETA VELHA E QUALQUER BERMUDINHA OU LEGGING QUE PEGA NA PRESSA... SINTO DIZER, MAS ISSO É QUASE UM CRIME CONTRA VOCÊ MESMO!

Por que não se importar com a roupa ideal para usar enquanto estiver queimando calorias? É possível montar looks que garantem conforto total e também fazem sucesso no quesito fashion. Acredite: combinar conforto e beleza é possível – e fácil, por sinal. Para isso, acompanhe as dicas a seguir.

PONTOS FORTES E FRACOS Destaque os pontos fortes e suavize os pontos fracos do seu corpo. Se você estiver desconfortável com as suas pernas, por exemplo, use uma peça bem sóbria na parte de baixo e chame a atenção (com decotes, blusas bem coloridas ou com detalhes) da parte de cima do corpo. Dê uma boa olhada no espelho e defina quais são seus atributos mais atraentes e o que você quer mostrar e esconder. Lembrando que mulheres com busto grande e volumoso não podem esquecer de usar, sob a camiseta, um top que proporcione uma boa sustentação. DISFARCE OS QUILINHOS A MAIS Não é todo mundo que pode deixar a barriga de fora. Se você ainda não está com o abdô-

16 •

men retinho, prefira bodies escuros ou camisetas mais soltinhas e compridas. Os quilinhos extras podem ficar mais salientes se você usar peças justas aliadas a cores muito vibrantes, como verde-limão, amarelo e laranja. Não precisa ficar só no preto, mas dê preferência aos tons mais escuros. Outra dica: esqueça também as calças com elástico na cintura – elas são terríveis para marcar as gordurinhas. BRINQUE COM AS CORES Você pode e deve se divertir com elas. Quem disse que roupa para exercício tem que ser preta, branca ou cinza? Dê uma boa pesquisada nas lojas antes de escolher as peças. Você pode misturar roupas com caras diferentes e formar looks cheios de estilo

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 16

28/03/2013 09:48:13


M

O

R

U

M

B

I

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 17

ABRIL

• 17

28/03/2013 08:52:18


só trabalhando com cores mais ousadas. Um shortinho listrado pode ser combinado com uma camiseta de cor vibrante e, por cima, você joga uma jaquetinha descolada, por exemplo. INVISTA NO TÊNIS CERTO No quesito saúde, não é exagero dizer que a escolha do tênis é a parte mais importan-

ESCOLHA SEU LOOK E CORRA PRA ESTEIRA!

18 •

te na hora de compor o guarda-roupa para a prática esportiva: o tênis errado pode causar sérios problemas à coluna vertebral, aos joelhos e aos pés. Por isso, dê uma boa pesquisada e descubra qual é o mais indicado para sua modalidade esportiva. Nos pés, valem todas as cores que a sua criatividade permitir, basta combinar com o resto do look.

Apostar em tecidos apropriados também garante qualidade de treino e durabilidade da roupa. Os tecidos tecnológicos são resultados de pesquisas realizadas pela indústria têxtil, com o objetivo de disponibilizar material para o desenvolvimento de roupas apropriadas e vantajosas para os competidores, por isso grandes marcas como a Nike, Adidas e Speedo se uniram também a centros de pesquisa e renomadas universidades, produzindo uniformes capazes de diminuir o desgaste físico dos esportistas, além de melhorar o desempenho deles nas competições. A Nike, por exemplo, lançou uma camiseta para corredores de longas distâncias que é 30% mais leve do que outras peças. Em esportes aquáticos a novidade é o tecido Acquos. Mesmo com a alta concentração de cloro na água, o tecido mantém suas propriedades após sucessivas lavagens, proporcionando conforto para o atleta, e ajuste firme e suave. A nova safra de tecidos tecnológicos também massageia o corpo, estimula a circulação sanguínea e combate o estresse gerado pela exposição a campos magnéticos ou cargas eletrostáticas.

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 18

28/03/2013 09:48:26


M

O

R

U

M

B

I

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 19

ABRIL

• 19

28/03/2013 08:52:44


ACHADOS & DESCOBERTOS

ACHADOS &DESCOBERTOS

Chega de moleza!

Praticar exercícios físicos, qualquer que seja, faz parte dos mandamentos de quem quer viver bem. Nessa edição apresentamos alguns itens pra você se exercitar sem perder o estilo. Corre pra ver!

Boné Branco R$ 49,90 Boné Libertadores R$ 54,90 São Paulo Mania

Bicicleta Tilt 1s Decathlon Preço sob consulta

Top Poderoso Timão R$ 39,90

Aparelho de ginástica Toni’fit Domyos para Decathlon R$ 199,95 20 •

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 20

28/03/2013 08:52:55


Relógio Masculino Analógico Puma Centauro

Óculos de Sol Olympikus Centauro R$ 159,90

R$ 438

Tapete Eco Yogini R$ 109 Isopure Corpo Saudável De: R$ 349,80 Por: R$ 299

Capa de mochila 35 ou 50 Lt Quechua para Decathlon R$ 29,95

Multi Ômegas Bellfarma Consulte preço especial

Pré Treino 1MR One More Rep Saúde Natural R$ 219,90

Tênis Tube Netuno Olympikus Preço sob consulta

Tênis Soft Olympikus Preço sob consulta

M

O

R

U

M

B

I

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 21

ABRIL

• 21

28/03/2013 08:53:07


ACHADOS & DESCOBERTOS

Camiseta Yogini R$ 139

Boné Poderoso Timão R$ 49,90

Calça legging Poderoso Timão R$ 59,90

Top Líquido R$ 35

Bloco para Yoga Yogini R$ 40 Olympikus Tube Netuno Preço sob consulta

Bolsa Nike Centauro

Tênis Asics Gel Centauro R$ 599,90 Squezze Líquido R$ 23

Serviço

• Bellfarma – 3507-4829 • Centauro – Morumbi Shopping 5181-6432 • Centauro – Shopping Cidade Jardim 3552-5600 • Centauro – Shopping Jardim Sul 3742-8427 • Corpo Saudável – 2137-0402 • Decathlon – 2167-0800 • Líquido – 3739-3710 22 •

Fotos: Agda Sarain / Assessoria de Imprensa

R$ 159,90

• Olympkus – Tennis One – Shopping Jardim Sul – 3507-6665 • Olympkus – World Tennis – Shopping Jardim Sul – 3501-7236 • Olympkus – World Tennis – Shopping Market Place – 5182-4238 • Poderoso Timão – Shop. Portal do Morumbi – 3501-3255 • São Paulo Mania – 3567-4560 • Yogini – Morumbi Shopping – 5181-4244

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 22

28/03/2013 09:53:42


02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 23

27/03/2013 17:55:20


HI-LO

Mila Miloca, moradora do Morumbi, administradora de empresas, corretora de seguros e fashionista formada em Marketing de Moda pela Escola São Paulo – www.milamiloca.com

CAMINHADA

É DE GRAÇA E FAZ UM BEM DANADO! Adoro fazer caminhada na Praça Vinícius de Moraes, sempre que posso vou lá desfrutar do lindo visual e também revigorar as energias. A caminhada coloca em equilíbrio o funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo e faz um bem danado! Mas, lembre-se: use roupas confortáveis, calçados adequados, consulte um médico para saber das suas condições físicas e mantenha o ritmo para um melhor condicionamento físico. E ‘bora’ caminhar! Praça Vinícius de Moraes – Av. Giovanni Gronchi, s/n

SORRIR

FAZ BEM PARA A VIDA E PARA A ALMA Se existe um remédio danado de bom, esse remédio é sorriso! Não tem efeitos colaterais, não precisa usar com moderação e deixa todo mundo mais bonito. Ir regularmente ao dentista é importante e a coisa não fica só na boca não... Há uma série de enfermidades do corpo cujos sintomas aparecem na boca, então fazer um acompanhamento regular para mantê-la saudável acaba ajudando a cuidar da saúde do corpo todo. Eu me preocupo bastante com isso e tomo sempre os cuidados necessários para sorrir sem medo de ser feliz. Quem deixa meu sorriso mais bonito e saudável é a equipe da Clínica Weiss, onde eu faço todos os meus tratamentos. Recomendo e assino embaixo! Clínica Weiss – Rua Dr. Luiz Migliano, 1110, 6º andar – Tel.: 3744-8997

SAUDÁVEL

E SUPERGOSTOSO Acredito que muita gente já tenha ouvido falar em comida Kosher. É um hábito alimentar de parte da comunidade judaica, que impõe restrições à ingestão de diversos tipos de alimentos. O que pouca gente percebeu, é que no meio desse ‘não pode comer isso e não pode comer aquilo’ as lojinhas de comidas especializadas foram caprichando cada vez mais nas guloseimas que atendessem às restrições dessa dieta tão específica. O resultado? Um número sem fim de comidinhas que além de supergostosas, são extremamente saudáveis. Um prato cheio para os paladares aguçados que não fazem distinção de credo! Encontre bolos, balas, chocolates e geleias, tudo saborosíssimo e com precinhos apetitosos ali na Mundo Verde do Shopping Jardim Sul. Mundo Verde Shopping Jardim Sul – Av. Giovanni Gronchi, 5819 – Tel.: 3739-2435 www.mundoverde.com.br

24 •

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 24

28/03/2013 08:53:38


M

O

R

U

M

B

I

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 25

ABRIL

• 25

27/03/2013 17:54:43


DESCOBRI NO MORUMBI

UM NOVO

OLHAR

Quando entramos na Rua Regente Leon Kaniefsky (sentido Rua José Janarelli), um prédio lilás do lado esquerdo da rua nos chama a atenção: ali fica o Spa das Sobrancelhas, um centro especializado ‘no embelezamento do olhar’, ou seja, em sobrancelhas e cílios. Segundo as sócias Claudia e Mariana, para um atendimento mais personalizado, todas as funcionárias passam por treinamentos e cursos específicos, como o de colorimetria e formação óssea. Uma das especialidades da casa é a Dermopigmentação (R$ 350), onde o pigmento atinge apenas a primeira camada da pele (diferente da conhecida ‘sobrancelha definitiva’, aquela em que o pigmento vai até a terceira camada). A Agda, da nossa equipe de produção, passou por um dos procedimentos feitos no local, a Sobrancelha de Henna. Ele é rápido, deixa um resultado supernatural, custa R$ 35 e dura até 20 dias. O Spa das Sobrancelhas também faz design, coloração e desondulação de sobrancelhas, coloração e permanente de cílios. Spa das Sobrancelhas – Rua Regente Leon Kaniefsky, 151 – Tels.: 3569-9991 / 3569-8889 www.spadassobrancelhas.com.br / morumbi1@spadassobrancelhas.com.br

Destaque para o olhar, com resultado supernatural.

26 •

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 26

28/03/2013 08:53:35


M

O

R

U

M

B

I

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 27

ABRIL

• 27

28/03/2013 08:53:31


CORPO MALHADO SEM MUSCULAÇÃO Com o passar dos anos o nosso corpo muda, todos nós sabemos disso. Mas, uma forma de cuidar da saúde e manter a musculatura em ordem sem precisar ‘puxar ferro’ todo dia, é usufruir dos benefícios do Pilates, um método que pode melhorar e muito a nossa qualidade de vida. Segundo Fabiana Cardoso, do Studio de Pilates ‘Faby Pilates’ (que fica dentro da Academia Gustavo Borges), as aulas: – alongam, tonificam e definem a musculatura, mas sem exageros; – definem a musculatura abdominal de forma mais profunda e melhora o CORE; – fortalecem e dão flexibilidade à coluna; – restauram o alinhamento postural; – previnem lesões; – são feitas com poucas repetições, e com movimentos dinâmicos e fluídos. Studio de Pilates Faby Pilates na Academia Gustavo Borges – Rua José Ramom Urtiza, 901 Tels.: 3744-1476 / 9 9130-9797 – www.fabypilates.com.br

APROVEITE!

Fechando o plano de Pilates Studio o cliente ganha o Fitness (parte terrestre, musculação, aeróbico e aulas de ginástica).

28 •

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 28

28/03/2013 08:53:41


M

O

R

U

M

B

I

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 29

ABRIL

• 29

28/03/2013 08:54:23


REFLEXOLOGIA NA TPM Um dia você acorda e se sente raivosa, triste e desanimada. Está inchada e desaba num choro sem motivo. O mundo é horrível, as pessoas são más e você está de... TPM! Que mulher nunca passou pela famosa Tensão Pré-Menstrual? Para amenizar as cólicas e dores, por exemplo, nós mulheres podemos lançar mão de truques como a Reflexologia, uma terapia que trata vários distúrbios pela pressão de pontos específicos do corpo, e que pode ser um tratamento natural para combater esses terríveis sintomas. Encontre a técnica aqui no Morumbi nos seguintes pontos: Doctor Feet Portal do Morumbi – Tel.: 2638-9997 L’estilo – Tel.: 4371-7427

72

30 •

essa é a quantidade de dias por ano que uma mulher sente os sintomas da TPM.

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 30

28/03/2013 08:54:41


M

O

R

U

M

B

I

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 31

ABRIL

• 31

28/03/2013 08:54:48


NOVIDADE É NO

VANITY HAIR A Kérastase acabou de criar o Ritual Elixir Ultime 24 Quilates e ele já está disponível no Vanity Hair! Além de remover as impurezas e homogeneizar o manto hidrolipídico, o Ritual oferece o equilíbrio perfeito entre o cuidado rico e o toque leve, e proporciona maciez e brilho radiante para a fibra capilar. O resultado? Cabelos sublimes e resplandecentes como ouro. O procedimento custa R$ 90. Vanity Hair – Rua Dep. João Sussumu Hirata, 419 – Tel.: 2738-3845 www.vanityhairmorumbi.com.br

O tratamento pode ser feito em todos os tipos de cabelos: sem química, coloridos, danificados, finos ou sensibilizados.

32 •

ABRIL

02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 32

28/03/2013 08:55:03


02- Dolce 104 - Dolce You - - - - - - - .indd 33

27/03/2013 17:53:49


capa

Por Fádua Capellari / Fotos: Washington Possato

VIDA EM

Equilíbrio q É fato: a saúde da população mundial está piorando e nós, brasileiros, estamos inclusos nessa conta, já que apenas

8%

se exercita cinco vezes na semana.

Sedentarismo, estresse, alimentação errada e outros fatores pioram, a cada dia, a nossa qualidade de vida. Na contramão desses dados alarmantes, Márcio Atalla é categórico ao afirmar que não há desculpa para não se exercitar. Referência para quem quer fugir do sedentarismo, o educador físico fala à Dolce sobre hábitos simples e indispensáveis que devemos adotar para começarmos a viver melhor a partir de agora. Márcio Atalla não para! Acorda, faz seu programa na CBN, toma um suco, malha e depois toma café. Atende seus alunos, dá palestra, grava ou faz alguma atividade profissional. Depois do almoço, volta ao trabalho. Duas vezes por semana, lá pelas 19h, tenta jogar algum esporte e só depois vai pra casa. No final de semana a rotina não muda. Sábado de manhã, por exemplo, é dia de malhação acompanhada por algum esporte, seguido de almoço e, aí sim, ele descansa ao lado da namorada. E o domingo, Márcio? “Domingo assisto o Corinthians!”, diz aos risos. Especialista em qualidade de vida e saúde, Márcio estudou e criou suas bases como professor de Educação Física na USP – Universidade de São Paulo. Desde essa época, percebia o quanto as pessoas ignoravam a importância de cuidar da saúde e do pró-

34 •

prio corpo, e já planejava levar sua filosofia de vida para os outros, baseada em hábitos saudáveis, com a prática regular de exercícios e esportes; e uma alimentação inteligente, equilibrada e sem privações. Depois de formado, se especializou em treinamento para atletas de alto nível e se pós-graduou em Nutrição aplicada à atividade física e a doenças crônicas, também pela USP. A fama repentina veio quando teve a oportunidade de levar mais qualidade para as vidas dos jornalistas Zeca Camargo e Renata Ceribelli, através do quadro ‘Medida Certa’, exibido pelo dominical Fantástico. O sucesso foi tanto que, no ano passado, recebeu dois desafios; o primeiro, digamos, de peso: treinar o ex-jogador Ronaldo Fenômeno e ajudá-lo a fazer as pazes com a balança. O segundo, criar o ‘Medidinha Certa’, voltado para crianças.

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 34

28/03/2013 09:00:26


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 35

ABRIL

• 35

28/03/2013 09:01:59


Visitamos Márcio em seu espaço de saúde numa quarta-feira de céu nublado. Na hora marcada, o encontramos sem as tradicionais roupas esportivas que já estávamos acostumados a ver na TV. De calça jeans escura, camiseta preta e o cabelo penteado impecavelmente, ele nos leva até o seu espaço de treinamento, que é dividido em duas partes (aparelhos e parte externa – aquela, onde Ronaldo suou a camisa enquanto se exercitava na areia). Colunista da revista Época e da Rádio CBN, Márcio ministra palestras em diversos eventos e lançou recentemente o livro ‘Sua Vida em Movimento’, e o DVD ‘Vida Saudável com Marcio Atalla’, dois guias para quem quer mudar de vida, mas não sabe por onde começar. É o seu caso? Confira nesse bate-papo que começar a malhar nem é tão difícil assim... 1 – Você foi o criador do quadro ‘Medida Certa’, no Fantástico. Como surgiu essa ideia? Trabalho com esse método na minha clínica há bastante tempo. Em 2006 levei o programa BemStar pro GNT e fiz o programa por quatro anos. Em 2008 comecei a escrever para a revista Época e, em 2010, criei o Época Saúde, onde eu teria que mudar a vida das pessoas através da alimentação e da atividade física em 13 semanas. Vivia isso na minha clínica diariamente, então selecionamos seis pessoas com sobrepeso, sedentárias e com fatores de risco aumentados para doenças crônicas. Em 13 semanas controlamos essa mudança de estilo de vida, apoiada principalmente no movimento, porque nosso corpo é programado para funcionar bem quando está em movimento. Com o sucesso dos 13 DVD’s criados durante esse processo, levei o projeto para o Fantástico. 2 – E como foi viajar o país e divulgar o programa? Foi uma realização profissional. Me sinto um embaixador da atividade física e de uma vida saudável, e me sinto muito feliz por poder fazer isso. 3 – Onde o brasileiro mais erra na hora de fazer o prato? Brasileiro consome muita gordura e pouca fibra. Erra também em achar que o carboidrato é o grande vilão da alimentação, sendo que ele não é! 4 – E quem é mais ativo: os homens ou as mulheres? Na média, todos estão bem sedentários. Acredita que só 8% dos brasileiros se exercita cinco vezes na semana? 5 – Acredito... (risos). Até as décadas de 80 e 90, a obesidade atingia uma parcela menor da população. Hoje, apesar dos muitos recursos que temos à disposição, quase 50% dos brasileiros está acima do peso; seja por causa da rotina corrida, do sedentarismo ou da má alimentação. Onde foi que a gente se perdeu? Principalmente na falta de movimento. Comparando a década de 60 e a atual, são cerca de 500 calorias a menos por dia de movimento. Coloque essas 500 calorias na vida das pessoas e voltaremos para 6% de sobrepeso que tinha na década de 60.

“VIAJAR O PAÍS E DIVULGAR O PROGRAMA FOI UMA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL. EU ME SINTO UM EMBAIXADOR DA ATIVIDADE FÍSICA E DE UMA VIDA SAUDÁVEL.” 36 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 36

28/03/2013 09:02:47


03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 37

27/03/2013 17:39:59


“As pessoas querem ser emagrecidas, não querem emagrecer. Querem que alguém ou algum produto faça isso. Pura ilusão...”

6 – Muita gente não gosta da musculação e ela é necessária a partir de uma certa idade... Existe algum exercício que a substitua e dê o mesmo resultado? A musculação não é necessária! O que é necessário são exercícios que promovam ganho de massa muscular e a musculação é uma opção desse tipo de exercício. Você pode fazer ginástica localizada, pilates, ginástica funcional ou TRX, que significa treino em suspensão, e é também chamado de TRX Suspension Training, ou seja, treino suspenso. O TRX era um aparelho inicialmente criado para treinar os soldados da marinha americana, dentro de um exigente programa chamado “Seals”, e foi criado devido a uma grande preocupação em ter um aparelho pequeno e que fosse fácil para ser transportado. Ele substitui a musculação e pode ser feito em qualquer lugar. 7 – Pessoas estressadas, o que mais vemos hoje em dia, tendem a ganhar mais peso? Sim. O estresse libera o Cortisol, que mobiliza gordura para ser usada. Quando estamos estressados não nos movimentamos, então essa gordura não é usada e se aloja principalmente na região visceral, onde a gordura é mais prejudicial à saúde. 8 – Nós somos incentivados a praticar exercícios e a comer melhor como deveríamos ser (com ações do governo, por exemplo) ou o que falta mesmo é a conscientização e a iniciativa de cada um? Falta política de saúde pública e também as pessoas assumirem a responsabilidade de mudar o estilo de vida. As pessoas querem ser emagrecidas, não querem emagrecer. Querem que alguém ou algum produto faça isso. Pura ilusão...

“A PESSOA PRECISA TER UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E SE EXERCITAR. NÃO TEM SEGREDO, É SÓ SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.”

38 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 38

28/03/2013 09:02:55


9 – Nós estamos muito longe de conseguirmos dar um primeiro passo em direção à saúde? Falta movimento na vida das pessoas. O movimento na história do ser humano sempre foi por obrigação, e não por prazer. Como atualmente não precisamos do movimento para sobreviver e a tecnologia facilita nossas vidas, não nos movimentamos mais. 10 – E os alimentos, como o óleo de coco, chás verde e branco e frutas, como o Koubo, que prometem exterminar alguns quilos em poucos dias... Óleo de coco é um absurdo! As pessoas querem ser emagrecidas! Chá é coadjuvante nesse processo, mas sozinho ele não faz milagre, só ajuda 5%, no máximo. A pessoa precisa ter uma alimentação equilibrada e se exercitar. Não tem segredo, é só seguir as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde. 12 – No livro ‘Sua vida Em Movimento’, você cita algumas das desculpas que ouve de gente que não gosta de malhar. Qual foi a mais esfarrapada que você já ouviu? Estou maquiada e não posso malhar (risos). 14 – Além de praticar exercícios e cuidar da alimentação, que outro conselho você daria pra quem quer ter uma vida mais saudável? Eu diria para essa pessoa reservar um momento para o lazer e dormir muito bem, porque isso faz muita diferença. 15 – Você trabalhou na Academia Kainágua, na nossa região. Como foi esse período? Foi maravilhoso! Trago boas lembranças dos professores, dos alunos e dos donos da academia. Sempre que posso passo por lá. A Kainágua é uma academia diferenciada, eu recomendo. 16 – Há uma fórmula para deixar de ser sedentário? Sim, se movimentar! (risos) 17 – Você se transformou num guru da saúde e mudou a vida de muita gente. Qual é o seu segredo? Faço o que acredito, o que faço pra mim. Não falo o que não faço, sei que funciona e amo o que faço. 18 – Quais são os cinco mandamentos indispensáveis pra quem quer viver bem? Exercício, exercício, exercício, comer bem e dormir bem!

M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 39

ABRIL

• 39

28/03/2013 09:03:00


PENSATA

ATÉ QUANDO EU VOU SER SEDENTÁRIO? POR PAULO AMARAL Com passos firmes e sem perder o ritmo, ela passa por entre os carros parados no trânsito, salta buracos no asfalto e desvia dos obstáculos na calçada. As dificuldades diárias não atrapalham a rotina de exercícios dessa atleta solitária. Eu não a conheço. Ela aparenta ter uns 60 anos, mas mostra uma disposição de garota. Todos os dias eu a vejo quando estou indo para o trabalho. O que chama atenção é o alto nível de concentração dela para correr pelas ruas apertadas e cheias de ladeira do Morumbi. É a única pessoa que eu vejo praticar algum tipo de exercício no meu trajeto até o trabalho. Gostaria de me juntar a ela, mas faltam motivação e coragem de encarar motoristas apressados e o terreno acidentado das nossas ruas. Eu já disse aqui que o Morumbi não favorece a prática regular de exercícios ao ar livre. Você conta nos dedos os lugares onde é possível dar uma caminhada ou praticar algum outro esporte. O parque Burle Marx tem três trilhas que até são movimentadas nos fins de semana de sol, mas quando chove elas ficam impraticáveis e viram pistas de obstáculos a desafiar os mais experientes atletas. Bicicletas, skate e futebol estão proibidos no parque. Aliás para jogar futebol com os amigos só se você for sócio de um clube ou conseguir reunir uma turma nas quadras dos condomínios. Eu até fazia parte de um grupo que costumava se reunir no prédio do meu amigo Chico Pinheiro toda segunda-feira. Mas tivemos que desistir da nossa “pelada” porque os vizinhos começaram a jo“FALTAM gar ovos na quadra. MOTIVAÇÃO Da minha janela avisto a maior área de lazer de São Paulo: a ciclovia que margeia o Rio Pinheiros. Essa E CORAGEM é uma daquelas ideias que poderiam ser fantásticas se não tivessem saído da prancheta de um tecnocrata dentro de um gabinete. Não critico nem o fato dela ter sido construída ao lado de um dos rios mais DE ENCARAR poluídos do mundo, mas por ela quase não ter acessos ao longo do trajeto. Se eu quisesse entrar na ciMOTORISTAS clovia, que vejo da minha janela, teria que andar mais de dez quilômetros. APRESSADOS Toda segunda-feira eu prometo pra mim mesmo que vou deixar de ser sedentário. Aquela atleta solitáE O TERRENO ria que corre ao lado do carro é a minha inspiração. Mas na medida em que ela vai se distanciando no ACIDENTADO DAS retrovisor eu adio os planos pra semana que vem ou, quem sabe, eu consigo uma vaga no time de NOSSAS RUAS.” futebol do clube na “pelada” de sábado.

* Paulo Amaral é morador do Morumbi e jornalista da Rede Globo de Televisão, onde edita o Jornal Hoje.

40 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 40

28/03/2013 09:03:05


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 41

ABRIL

• 41

27/03/2013 17:39:36


VIDA CORPORATIVA

SUSTENTABILIDADE

O FUTURO EM NOSSAS MÃOS

POR LÍVIO GIOSA Parece que a discussão sobre as transformações da sociedade, atingindo o ambiente corporativo, chega ao seu ápice. Empresários conscientes, ligados no novo olhar do cliente/consumidor que espera da sua relação com as empresas a fidelização pelas boas práticas, percebem nitidamente que a busca do lucro só não basta. Há algo de superior nesta história. Pela estratégia, pela sensibilidade, pela própria pressão do mercado. As ondas da consciência já são reconhecidas através de ciclos baseados em três fatores-chave incorporados agora na “alma das empresas”: responsabilidade social, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Cada uma, a seu tempo, foi sendo incluída no dia-a-dia das organizações, inspirando iniciativas que amenizam o desequilíbrio social e valorizam a própria consciência ambiental. No entanto, a mais nova concepção sobre sustentabilidade, atrai a inteligência das empresas para algo muito mais sério e superior. Como garantir o futuro sustentável da sociedade através de atitudes diferenciadas visando o futuro das gerações? O fato é que depois da apresentação do Terceiro Relatório do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC), divulgado pela ONU, o mundo não é mais o mesmo. A nossa nave-mãe, a Terra, começa a dar claros sinais de desestabilização. “PARA Nações, governos, empresas e cidadãos estão sendo chamados a rever seus comportamentos e agir EVITARMOS O em prol de um novo entendimento coletivo. Para evitarmos o negro destino anunciado do planeta, a nossa obrigação é agirmos já. NEGRO DESTINO Porém uma pesquisa com pequena amostra feita entre as 30 principais empresas brasileiras, coordeANUNCIADO nada pela Fundação Dom Cabral, nos coloca a outra face corporativa: as empresas têm consciência da DO PLANETA, questão da sustentabilidade, mas não praticam. A NOSSA O que será que está faltando? O que falta para que empresários do Brasil e, principalmente, governantes OBRIGAÇÃO É e legisladores, acordem para o desenvolvimento sustentável, mas que este possa ser bem aproveitado AGIRMOS JÁ.” pelas gerações futuras? Responda você e cobre deles, com sua atitude e pela nossa sobrevivência.

* Lívio Giosa é presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial. Vice-presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e Coordenador Geral do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental. Contato: liviogiosa@liviogiosa.com.br

42 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 42

28/03/2013 09:03:51


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 43

ABRIL

• 43

27/03/2013 17:38:43


44 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 44

28/03/2013 09:54:56


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 45

ABRIL

• 45

27/03/2013 17:37:08


CONSULTA MENSAL

PRATICO ATIVIDADES FÍSICAS

COMO A QUIROPRAXIA PODE ME AJUDAR? A atividade física é importante, mas somente isso não é suficiente. Se alguma articulação do corpo, principalmente a coluna, estiver desalinhada, sérias lesões podem ocorrer durante o esporte. A medula e nervos passam por nossa coluna, e se uma vértebra não se mover de maneira correta pode provocar tensões e dores nos músculos; além de pressão no nervo que passa pelo segmento alterado. Quando isso acontece os estímulos enviados pelo cérebro não chegam de maneira correta aos órgãos e extremidades. A Quiropraxia entra nessa situação com o objetivo de restabelecer o movimento natural da articulação através de ajustes articulares que trazem equilíbrio e bom funcionamento ao corpo. Iniciar o tratamento de Quiropraxia antes de uma nova prática de atividade física ajuda a tratar problemas antigos e prevenir possíveis lesões. Para aqueles que já fazem atividade física moderada ou até profissionais, pode melhorar a performance no esporte, diminuindo o tempo na corrida e melhorando a força, deixando seu corpo mais equilibrado e prevenindo contra inoportunas lesões. Quiropraxia Morumbi – Priscila Nilson Appiano ABQ 0172 Rua Nelson Gama de Oliveira 311 cj. 116 – Tel: 4305-0062 www.quiropraxiamorumbi.com – quiropraxiamorumbi@gmail.com

46 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 46

28/03/2013 09:04:09


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 47

ABRIL

• 47

27/03/2013 17:36:11


¿HABLAS ESPAÑOL?

Pensando nos importantes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, Susana Zipman, mestre no ensino de idiomas, tradutora juramentada e diretora do CLL – Centro Latino de Línguas, trabalha nos ajustes finais do livro ‘Espanhol para Hotelaria’, com conteúdo voltado para os profissionais da área de hospedagem de hotéis e pousadas. Segundo Daniel Zipman, um dos sócios do CLL, Susana está com diversos planos e projetos, e já trabalha na sua segunda publicação. O livro será lançado em breve pela Disal Editora. CLL Centro Latino de Línguas – Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1410 Cj. 12 Tel.: 3501-9662 – www.cll.com.br

O CLL aqui do Morumbi começou a movimentar ainda mais a sua página do Facebook com dicas simples, rápidas e objetivas, que auxiliam estudantes e apaixonados pelo espanhol a não caírem naquelas armadilhas que todos conhecemos. Veja mais em: www.facebook.com/cllidiomas

21

48 •

países usam o espanhol como língua materna

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 48

28/03/2013 09:04:15


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 49

ABRIL

• 49

27/03/2013 17:35:25


BEBÊS BEM CUIDADOS Você atravessaria a cidade para levar seus filhos a um berçário ou escolinha no Bom Retiro, Vila Mariana ou Alphaville? Muitas crianças de zero a quatro anos vêm destes bairros diariamente só para frequentar o Primetime, aqui no Morumbi. O centro de desenvolvimento infantil tem uma proposta única e realiza um trabalho personalizado para que a criança seja mais feliz agora, enquanto se prepara para ser mais feliz no futuro. O Primetime também é destaque fora do país e já recebeu diversos prêmios internacionais por sua segurança, ergonomia e oportunidades de desenvolvimento. Faça uma visita e encante-se!

ORIENTAÇÃO

PROFISSIONAL

Primetime Child Development – R. José Gonçalves, 30 – Tel.: 3739 4621

Ortopedista, engenheiro, publicitário... Seu filho já sabe o que vai ser quando crescer? A orientação profissional é um serviço destinado a adolescentes para auxiliá-los no processo de autoconhecimento e ajudá-los a encontrar seus verdadeiros interesses, motivações, habilidades, disposições e valores. O Curso Força presta esse tipo de serviço e ajuda seu filho a encontrar o caminho e a realidade de cada profissão, com suas atuações e rotinas de trabalho. As orientações são dadas individualmente ou em grupo. As inscrições estão abertas.

www.primetimecd.com.br

Curso Força

3

50 •

meses a quatro anos: a Primetime cuida do seu filho no período mais sensível de seu desenvolvimento emocional, físico e intelectual.

Tels.: 3721-0515 99257-7276 secretariamorumbi@ cursoforca.com.br

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 50

28/03/2013 09:04:36


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 51

ABRIL

• 51

27/03/2013 17:33:52


O ESTRESSE

PUBLIEDITORIAL

E A SUA PELE

Existem várias doenças de pele que podem ser desencadeadas ou pioradas de acordo com o estado emocional dos pacientes. Há muitos relatos de pessoas que após uma experiência traumática desenvolveram vitiligo, herpes ou até queda de cabelos (como a alopécia areata). Em outros casos a doença já existia, mas é piorada ou agravada por estresse. Neste quadro se encaixam por exemplo: rosácea, psoríase, urticária, dermatite seborréica e atópica e também a acne. Na verdade nossa pele é muito mais que um simples órgão de proteção e barreira ao meio externo. Hoje se sabe que nela habitam inúmeras células do sistema imunológico, responsáveis por mecanismos de defesa. Estas por sua vez funcionam de acordo com o equilíbrio geral do organismo, que é coordenado em grande parte por nossos hormônios. Quando estamos estressados produzimos hormônios como adrenalina e cortisol, entre outros que afetam e alteram o funcionamento de vários órgãos, inclusive da nossa pele. Desta forma, a intensidade da doença é aumentada, bem como seus sintomas. Por isto é muito importante avaliar o estado emocional e potenciais causas de estresse do paciente. Muitas vezes a própria conscientização disto leva a uma mudança na maneira de encarar e aliviar o estresse. E com este equilíbrio refeito, os tratamentos tendem a ter melhor resultado e o paciente uma melhor qualidade de vida. FOTO: JAF

Dra. Isabela Fleischfresser Poffo CRM 143.736 – Av. Albert, 627 – Bloco A1 Sala 421

52 •

Hospital Israelita Albert Einstein – Tel.: 2151-5421

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 52

28/03/2013 09:04:34


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 53

ABRIL

• 53

28/03/2013 11:24:27


54 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 54

28/03/2013 09:04:44


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 55

ABRIL

• 55

27/03/2013 17:33:07


56 •

ABRIL

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 56

28/03/2013 09:05:06


M

O

R

U

M

B

I

03- Dolce 104 - Dolce Foco - - - - - - -.indd 57

ABRIL

• 57

28/03/2013 09:05:50


decoração por Eliane Queiroz Arquiteta, trabalha com iluminação desde 2004.Entre seus projetos de iluminação está o show room da Pial Legrand.

… E DEUS DISSE:

“QUE

HAJA LUZ”

A LUZ ARTIFICIAL, ASSIM COMO A LUZ NATURAL, PODE SER MÁGICA! PARA CONSEGUIR ISSO É PRECISO ENTENDÊ-LA. PRIMEIRO VAMOS DESMISTIFICAR UM CONCEITO: MUITA ILUMINAÇÃO NÃO É SINÔNIMO DE BOA ILUMINAÇÃO.

A iluminação pode ter por objetivo viabilizar uma atividade: circular, ler uma placa, efetuar uma cirurgia... Essa é a funcional. E existe a iluminação que nos encanta: a iluminação de efeito, ou “cênica”. Para criar a iluminação desejada contamos com a luz difusa e com a focal. A luz difusa é aquela que se distribui em todas as direções. A luz focal limita-se a atingir uma área ou objeto específicos. Ambas podem ser usadas na iluminação funcional e na de efeito. Algumas luminárias, inclusive, transformam uma fonte de luz difusa em focal e vice e versa. Por exemplo: os balizadores que iluminam só para baixo, na maioria das vezes, funcionam com lâmpadas difusas. Por outro lado, os rebatedores, como os que existem no Hotel Unique, espalham uma luz difusa a partir de uma fonte focal. “Tá” complicado? Vamos considerar um corredor. Se nele houver apenas portas de quartos, ele será só uma passagem, certo? Para circular por ele precisamos enxergar, princi-

58 •

palmente, o piso. Podemos usar pequenos balizadores instalados 30cm acima do rodapé (dependendo do modelo do balizador). Quando acesos, os balizadores farão um desenho na parede e no piso e serão eficientes tanto como iluminação funcional, quanto decorativa. Se nesse corredor tivermos um armário e um painel de fotos, podemos usar uma luminária com luz difusa (funcional) próxima ao armário, e um foco sobre as fotos (iluminação decorativa). Ligando os balizadores, a focal e a difusa em interruptores distintos, teremos uma infinidade de cenários possíveis conforme a combinação entre pontos acesos e apagados! Isso é um projeto de Iluminação. Usei o exemplo do corredor por ser um espaço com poucas possibilidades, mas se pararmos para pensar, os museus nada mais são do que imensos corredores! Um bom projeto considera as atividades que acontecerão no ambiente e prevê uma iluminação funcional, bem como uma iluminação que crie desenhos ou destaque alguma coisa.

ABRIL

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 58

28/03/2013 10:33:31


M

O

R

U

M

B

I

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 59

ABRIL

• 59

28/03/2013 09:10:21


Cozinha: Loft – Obra: C. Barbuto – Projeto: Eliane S. Queiroz – Foto: Isyê Moleda

“AS LÂMPADAS INCANDESCENTES DEIXARÃO DE SER VENDIDAS, POIS SÃO INEFICIENTES ECOLOGICAMENTE E ANTIECONÔMICAS.”

Projeto: Selma Perdigão Barbugian – Foto: Cássia Toshima

Agora ficou fácil? Pois é, daqui para frente vai ficando mais técnico: qual é a lâmpada e luminária certas para atingir o resultado que queremos? Quando falamos em luz difusa, ela pode ser direta ou indireta. A direta distribui a luz para o espaço em volta dela. A indireta distribui a luz atráves de reflexão, ou seja, ela bate em uma superfície depois se distribui (é o caso das sancas e rebatedores). A focal é sempre direta. As boas fábricas de iluminação, fazem um estudo do “aproveitamento da luz” conforme o modelo da luminária. Isto é, quanto da luz emitida pela lâmpada chega ao local que queremos iluminar? Esse cálculo é essencial em ambientes de trabalho, pois o excesso de iluminação é tão estafante quanto a falta dela. Quanto aos tipos de lâmpada, vou fazer um resumo, pois hoje existe um número imenso de modelos. As incandescentes deixarão de ser vendidas, pois são ineficientes ecologicamente e antieconômicas. As lâmpadas eletrônicas são as famosas lâmpadas do apagão. Antes de condená-las, saiba que elas não precisam ser sempre brancas e podem sim ser amareladas. Na verdade elas são pequenas lâmpadas fluorescentes cujo reator se encontra na sua própria base. As antigas fluorescentes tubulares, agora mais fininhas, emitem mais luz e podem ser de três cores diferentes: branca azulada, branca e branca amarelada. Essa diferença de tonalidade se chama temperatura de cor. As conhecidas halógenas usam um gás para iluminar e graças ao “desenho” de seu “container” criam efeitos dramáticos, como o das lâmpadas dicróicas. Essa é a luz que faz tudo brilhar! Mas, super importante: para que se crie o impacto que transforma a iluminação em magia, é funda-

60 •

mental que exista a SOMBRA. E aí chegou o LED. O que é isso? O LED é uma coisinha parecida com um chip de computador. São pequenos quadradinhos que podem ser dispostos em uma fita flexível ou dentro de um “container” como o da lâmpada dicróica. Esse container é composto por lentes que fazem com que a luz seja emitida de forma difusa ou focal. Existem mais algumas minúcias técnicas que iriam entediar quem não é profissional da área, mas fica uma dica: toda lâmpada esquenta! Inclusive as de LED. As fluorescentes esquentam bem menos que as halógenas. As lâmpadas e luminárias de LED esquentam pouco e além disso emitem o calor para cima. É fundamental prever ventilação para as lâmpadas quando usamos “spots” no forro, caso contrário a vida útil da lâmpada ficará prejudicada. Outra dica, bem tendenciosa, é: se possível, contrate um bom profissional. Ele agrega valor e minimiza desperdícios. E agora: que haja luz !

ABRIL

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 60

30/03/2013 11:52:04


M

O

R

U

M

B

I

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 61

ABRIL

• 61

28/03/2013 12:19:05


DO MEU JEITO

SOLTA O SOM, DJ!

“É O MEU LUGAR, ONDE NÃO EXISTE HORÁRIO PARA NADA.”

“Um dos meus lugares preferidos em casa é o meu Estúdio. Aqui passo horas do dia, ou da noite, trabalhando e ao mesmo tempo me divertindo, pesquisando, gravando, treinando e selecionando as músicas que vou tocar em minhas apresentações. É o meu lugar, onde não existe horário para nada. Não é raro perder a noção do tempo e passar a noite gravando meus CDs. Como moro em apartamento, foi feito um estudo minucioso para conseguir uma boa acústica interna e, principalmente, para o isolamento do som, a fim de não incomodar os vizinhos e os outros habitantes da casa. Já se passaram cinco anos e até hoje não houve reclamações (risos). Como recebo a visita de DJs amigos nacionais e internacionais, tive a ideia de separar uma das paredes externas do Estúdio para que todos deixassem suas assinaturas. Cada vez que leio as dedicatórias e autógrafos fico mais inspirado com essa minha nova profissão, que já não é tão nova porque eu toco há quase seis anos, ou seja, quase que um veterano (risos). A energia do ambiente é contagiante, normalmente quando os amigos entram para conhecer, não querem mais sair e ficam horas curtindo uma boa música. Aqui em casa não é surpresa me verem trocar o dia pela noite.”

Raul Boesel é DJ, ex-piloto de Fórmula 1 e morador do Morumbi.

62 •

ABRIL

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 62

28/03/2013 09:11:01


M

O

R

U

M

B

I

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 63

ABRIL

• 63

28/03/2013 12:19:40


PREVIEW

MUNDO

HIGH-TECH PRODUTOS, RECURSOS, POSSIBILIDADES, CRIATIVIDADE. ISSO É TECNOLOGIA! POR ALEXANDRE LEITÃO CEO – InfonetWare Hardware and Software Solutions

NOVA PLATAFORMA

DE COLABORAÇÃO ON-LINE PARA DOCUMENTOS A Open-Xchange está lançando uma nova ferramenta de colaboração para criação de documentos. Esta plataforma, similar ao Google Docs, porém muito mais avançada, visa ser uma opção ao Microsoft Office. A ferramenta já conta com cliente de e-mail, calendário, tarefas, e processador de textos. Com um visual atraente e uma interface intuitiva, o aplicativo é rápido, fácil de usar e provê as funcionalidades básicas necessárias. A planilha eletrônica e o software de apresentação de slides ainda estão em desenvolvimento, mas a julgar pela qualidade desta prévia tem tudo para dar certo. Fica o link para testar a nova suíte: https://www.ox.io/ox_text

SISTEMA DE RADAR

ARCHOS 101 XS A NOVA GERAÇÃO DE TABLETS DO MERCADO Já chegou ao Brasil a nova geração de tablets. Com maior poder de processamento e design inovador, estes equipamentos têm características que os elevam a ferramenta de trabalho, e não só um dispositivo para internet e multimídia. O Archos 101 XS conta com tela de 10 polegadas, uma resolução de 1280 x 800 pixels, 1GB de memória Ram e 16 GB de armazenamento. Além de ser ultrafino (7.8 mm) e muito leve (600gr) ainda vem com teclado (preso ao tablet por um encaixe magnético) que o deixa com a aparência de um laptop. O que realmente chama a atenção é o preço recomendado (R$ 956) o que o torna uma atraente opção de compra.

64 •

ANTICOLISÃO

A Corvette Racing anunciou o desenvolvimento de um novo sistema para evitar colisões. O sistema detecta veículos que se aproximam, calcula sua velocidade e distância e mostra ao piloto através de um monitor localizado no painel. Os veículos detectados são identificados através de setas e um sistema de cores verde (para velocidade inferior), amarelo (para a mesma velocidade) e vermelho (para velocidade acima da do veículo conduzido). Durante os testes (registrados em vídeo) foi verificado o funcionamento durante o dia, a noite e em dias chuvosos. Logicamente esta tecnologia só está disponível ainda em laboratório e nem a própria Corvette colocou em uso ainda, porém como grande parte da tecnologia das pistas acaba chegando aos carros de passeio, nos resta aguardar que esta novidade venha logo. Para assistir o vídeo dos testes, acesse: http:// youtu.be/m-95RwUIKIY

ABRIL

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 64

28/03/2013 09:14:08


M

O

R

U

M

B

I

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 65

ABRIL

• 65

27/03/2013 17:27:22


COMEMORAÇÃO NA LICY HOME Belas orquídeas, macarons (os famosos docinhos franceses), salgadinhos variados e um bolo lindo, decorado especialmente para a ocasião pela Sucré et Salé: assim foi a festa de aniversário de um ano da belíssima Licy Home, no Jardim Guedala. Com o tema ‘Cores Pastéis dos Macarons e Maria Antonieta’, a empresária Licy recebeu amigos e clientes para um dia pra lá de especial e cheinho de mimos e carinhos. Todo mundo que passou por lá também conferiu a nova coleção de decoração e olha... tem uma peça mais linda que a outra! Licy Home – Rua José Jannarelli, 603 – Tel.: 3739-0331 www.licyhome.com.br

Além de docinhos e salgadinhos também foi servido um almoço especial, com massa e molho de peru. Uma delícia!

66 •

ABRIL

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 66

28/03/2013 09:26:26


M

O

R

U

M

B

I

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 67

ABRIL

• 67

28/03/2013 09:26:32


SEU CARRO EM BOAS MÃOS

Estabelecer uma relação de confiança com uma oficina mecânica é item essencial para o bom funcionamento e cuidados com o nosso carro. Aqui no Morumbi contamos com a Motor Max, que nasceu em 1988 pelas mãos do apaixonado por automóveis Rubens Venosa, e é especializada em serviços automotivos. Dentre os muitos serviços oferecidos, está um diferencial: um sistema onde, há mais de 15 anos, armazena todo o histórico dos serviços realizados e permite informar os clientes a época das revisões preventivas e o que já foi feito no veículo dentro da oficina. Motor Max – Rua Dom João Batista Costa, 98 – Tels.: 3743-9381 / 3743-4177 www.oficinamotormax.com.br

A MOTOR MAX TAMBÉM CONTA COM:

DIVERSOS tipos de equipamentos para autos nacionais e importados

68 •

20 colaboradores

4 modelos de scanners automotivos

ABRIL

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 68

28/03/2013 09:26:53


M

O

R

U

M

B

I

04- Dolce 104 - Dolce D mais - - - - - .indd 69

ABRIL

• 69

28/03/2013 09:27:01


QUERIDINHO

BRASILEIRO

De Portugal para o Brasil, o bacalhau conquistou os mais criteriosos paladares e receitas que levam o nobre peixe são sempre bem-vindas! Edição limitada no menu de Páscoa do Bar Nossa Senhora!, se você não provou essa delícia direto no local, a gente te ensina como fazer aqui! O ‘Bacalhau Nossa Senhora!’ é feito com postas bem generosas e seu preparo é simples e rápido. Que tal aprender essa receita superprática?

BACALHAU NOSSA SENHORA! Faça você mesmo 250 g de lombo de bacalhau dessalgado 500 ml azeite extra-virgem 25 g de erva doce 15 g de pimentão vermelho (cubos) 15 g de pimentão amarelo (cubos) 5 unidades de cebolas echalotes 1 unidade de cebola 5 unidades de batata bolinha

5 buquês de brócolis ninja 5 g de azeitonas pretas (portuguesa) 3 dentes de alho 2 folhas de louro 7 grãos de pimenta do reino Pimenta do reino moída à gosto Salsinha para decorar.

MODO DE PREPARO Cozinhe as batatas e as cebolas echalotes até ficarem al dente. Reserve. Disponha o bacalhau numa caçarola e cubra com azeite. Adicione os sete grãos de pimenta do reino, dois dentes de alho picados, as folhas de louro e uma cebola picada. Leve ao fogo baixo por 30 minutos. REFOGADO Numa fritadeira, adicione um fio de azeite, doure um alho picado, adicione os buquês de brócolis, as cebolinhas echalotes, as batatas bolinhas, a erva doce, os pimentões, as azeitonas e refogue. Coloque sal e pimenta do reino moída a gosto. MONTAGEM Disponha o refogado no centro do prato como uma cama. Por cima, coloque o lombo do bacalhau. Finalize com salsinha e o azeite do cozimento do lombo.

RENDIMENTO TEMPO DE PREPARO Porção individual

70 •

45 minutos

ABRIL

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 70

28/03/2013 09:39:09


Foto: Agda Sarain

Bar Nossa Senhora! Rua Dom Armando Lombardi, 784 Tel.: 3721-4927 www.barnossasenhora.com.br

M

O

R

U

M

B

I

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 71

ABRIL

• 71

30/03/2013 11:52:41


Foto: Arquivo Pessoal

LUGAR INESQUECÍVEL

HISTÓRIA DE PESCADOR

Se eu tivesse que descrever a minha vida numa única letra, seria a letra “P”. P de Pescador, Pesca, Pescaria, Peixe, Paixão, Passeio, Prazer, Pai, Proteção, Parceria; P de Paciência, de Paz. E foi nesse clima de ‘Poxa, Precisamos Pescar!’ que decidimos, meu pai e eu, fazer a nossa viagem de férias com destino a Roraima. Aliar a minha paixão pela pescaria com a beleza do lugar e estando na companhia de meu pai, não poderia haver Presente maior para mim! Pura Poesia! Estava precisando tirar uns dias de folga. Entre algumas opções, Roraima foi o lugar escolhido. Dizem que o melhor de qualquer coisa é esperar por ela e eu posso dizer sem medo de errar que valeu a pena cada segundo ansiosamente esperado. Roraima é um lugar de beleza ímpar! Um fato curioso é que a linha do Equador corta o Estado, o que para mim foi um privilégio, pois me permitiu pescar ora no Hemisfério Sul, ora no Hemisfério Norte. Pescamos no rio Itapará, afluente do Rio Branco, onde não há acesso terrestre, e afirmo até o presente momento: é o rio mais lindo que já vi! Em época de seca, várias praias se formam. A água é límpida, transparente e tive, por várias vezes, célebres acompanhantes, como os Srs. Boto e Jacaré Açu. Tamanha é a variedade de fauna e flora do local, um encantamento sem igual. Ficamos instalados na Pousada Itapará, com a exclusividade em ser a única que tem permissão para a prática da pesca no local. Pesca esportiva (pescar e soltar). Vale lembrar que o objetivo do pescador esportivo não é agredir a natureza, nem transgredir as suas regras, e sim se integrar a ela. Essa conexão me renova as energias e me faz exercer o que de mais precioso possuímos: o sentir. Sentir é um verbo que se conjuga pra dentro. É pessoal e intransferível. Eu sinto, tu sentes, ele sente... Cada um à sua maneira, cada qual ao seu modo. Pescar é, pra mim, como respirar: natural e necessário. Não concebo a vida – a minha vida – sem esse contato direto com a pescaria e com tudo o que a cerca: minha tralha, minhas varas, minhas iscas, meu eu genuíno. Um barco à deriva, assim eu seria caso não pudesse explorar esse mundo submerso repleto de desafios, encantos e revelações. Pesco, logo existo! Muita gente diz que adora viajar, mas depois que volta só recorda das coisas que deram errado. Sendo viajar um convite ao imprevisto, lógico que algumas coisas darão errado, faz parte do pacote. Desde coisas ingratas, como a perda de uma conexão ou ter a mala extraviada, até xaropices menos relevantes, como um garçom mal-humorado não entender o seu pedido. Ainda assim, é preciso abrir bem os olhos e ver onde se está. Poderia ser pior, não poderia? É muito bacana passar um tempo num lugar diferente do qual se está acostumado e adquirir hábitos comuns aos nativos para se sentir mais próximo da cultura local, mas quem pode fazer essas imersões com frequência? Na maior parte das vezes, somos turistas mesmo: estamos com um pé lá e outro cá. Então, estando lá, que nos rendamos ao inesperado, ao sublime, ao belo. Nada adianta levar o corpo pra passear se a alma não sai de casa. Meu pai e eu já estamos Pensando na Próxima! Olha o “P” aí de novo!

“PESCO, LOGO EXISTO!”

Diogo Pimentel é filho de Álvaro Pimentel, empresário e morador do Morumbi. 72 •

ABRIL

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 72

28/03/2013 09:39:24


M

O

R

U

M

B

I

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 73

ABRIL

• 73

27/03/2013 17:20:49


MORUMBI GANHA NOVO JAPA O Restaurante Naoto Sushi abriu suas portas no mês de março com uma proposta bem simples: a de oferecer aos seus clientes um lugar tranquilo e sofisticado onde a família toda possa conhecer e saborear deliciosos pratos da culinária japonesa. No cardápio, pratos à La Carte, rodízio de sushis, sashimis e pratos quentes, e variedade de bebidas e sobremesas (não inclusas no rodízio). Instalado próximo ao shopping Jardim Sul, o local já é um sucesso na região. Naoto Sushi – Rua Germano Ulbrich, 17

» ALMOÇO DE SEGUNDA A SEXTA (exceto feriado) R$ 31,90 » JANTAR DE SEGUNDA A QUINTA (exceto feriado) R$ 39,90 Jantar » JANTAR (SEXTA-FEIRA), ALMOÇO E JANTAR AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS

R$ 42,90

Tel.: 3742-2513 – www.naoto.com.br

74 •

ABRIL

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 74

28/03/2013 09:39:38


M

O

R

U

M

B

I

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 75

ABRIL

• 75

27/03/2013 17:19:55


COM GOSTINHO CASEIRO Quando bater aquela fominha e você quiser comer algo com gostinho caseiro, prove alguma das delícias da Lutti Bolos. Do bolo para um simples cafezinho da tarde a um jantar mais sofisticado, tudo é feito com muito carinho pelas mãos da Celina, que é dona do local e está no comando da cozinha. Sobremesas, tortas, pratos principais ou bolos diversos, tudo é feito da maneira que o cliente preferir. Destaque para a Torta Princesa, coberta com marzipã, bolo de castanhas, nozes e amêndoas; e o exótico bolo de capim santo. Lutti Bolos – José Janarelli, 409 – Tel.: 2894-4945 – www.luttibolos.com.br

O bolo em destaque foi feito pela Lutti para o 5° aniversário da nossa Confraria. Feito de chocolate e brigadeiro, a sobremesa fez sucesso entre as comadres.

76 •

ABRIL

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 76

28/03/2013 09:30:17


M

O

R

U

M

B

I

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 77

ABRIL

• 77

28/03/2013 09:30:26


COMIDA TÍPICA BRASILEIRA Quem não gosta de uma comidinha caseira, com aquele gostinho de infância? O restaurante Giardino D’Lucca abriu suas portas no Morumbi e promete resgatar esse conceito com pratos bem típicos. Um dos mais pedidos, por exemplo, é o Galeto Desossado Recheado com Farofa e Gergelim e assado na brasa; e a Moqueca de Cação acompanhada de Purê de Mandioquinha. Para aqueles que não dispensam um bom aperitivo, a sugestão é a Costelinha de Porco assada na brasa com molho barbecue. Vai resistir? Giardino D´Lucca – Rua Edmundo Scannapieco, 488 (dentro da Villa do Jardineiro) – Acesso ao estacionamento pela av. Eliseu de Almeida, 1077 Tel.: 3721-1440 Destilados variados, cervejas nobres e drinks diferenciados, como Mojito, Tequila Sunrise ou Lirity, fazem parte do cardápio.

78 •

ABRIL

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 78

28/03/2013 09:33:55


M

O

R

U

M

B

I

05- Dolce 104 - Dolce So Good - - - - .indd 79

ABRIL

• 79

27/03/2013 17:41:23


ISMÚSICA

CAUBY PEIXOTO

NO PAINEIRAS No último dia 22, o Clube Paineiras do Morumby recebeu associados e convidados para um show especial de Cauby Peixoto. Uma das grandes vozes da era do rádio, Cauby se apresentou para mais de 600 pessoas num show com repertório eclético, que incluiu Tom Jobim e Lulu Santos, e clássicos como ‘Conceição’, ‘Ne Me Quite Pas’ e ‘New York, New York’.

ISMÚSICA

Concerto – Fundação Maria Luisa e Oscar Americano Aulustrio Piano, Violino e Violoncelo 21 de abril

Nahim Marun Piano 5 de maio

Trio Images Piano, Violino e Viola 19 de maio Ingressos: assinatura anual: R$ 30 (inteira)

e R$ 15 (meia) / Para a compra até 48h antes da apresentação: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) / Para compra no dia: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) Av. Morumbi, 4077 – Tels.: 3742-0077 / 3746-6941 www.fundacaooscaramericano.org.br

Credicard Hall

Regina Spektor 10 de abril Maria Gadú 20 de abril Super Júnior 21 de abril ISMÚSICA

VOZ QUE ENCANTA Maria Gadú viu a música que compôs aos dez anos de idade virar hit nacional, recebeu certificação de Disco de Platina de seu 1° disco, venceu o Prêmio Multishow 2010 na categoria ‘Melhor Álbum’ e foi indicada ao Grammy Latino 2010 em duas categorias: Revelação e Melhor Álbum Cantor/Compositor. A cantora faz show no Credicard Hall no dia 20 de abril. Confira a agenda completa ao lado.

Daniel 25 de abril Luan Santana 27 e 28 de abril O Teatro Mágico 3 e 4 de maio Thriller 9 a 31 de maio Av. das Nações Unidas, 17955 Estacionamento no local e na rua Bento Branco de Andrade Filho (atrás do Credicard) – Acesso pela Marginal Pinheiros e Ponte Transamérica www.credicard.com.br/credicardhall

80 •

ABRIL

06- Dolce 104 - Dolce Morumbis - - - .indd 80

28/03/2013 09:41:36


ONDE ENCONTRAR Academia Gustavo Borges www.academiagb.com.br Academia Kainágua – 3628-6990 Ápice Educação Infantil – 3721-7690 Arquiteta Solange Tavares Guerra – 2305-0366 Ateliê das Letras – 9 9834-1214 Authoria Hair – 3743-4400 Bar Nossa Senhora – 3721-4927 Bellfarma – 3507-4829 Casa das Fardas – 3628-9445 Centauro Morumbi Shopping 5181-6432 Centauro Shopping Cidade Jardim – 3552-5600 Centauro Shopping Jardim Sul – 3742-8427 Churrascaria Lugar do Sul – 3744-1959 Clínica Comparotto – 3721-2037 Clínica Oca – 3742-1615 Clínica Open Center – 3772-5292 Clínica Vie! – 3772-2000 Clínica Weiss – 3744-8997 CLL Centro Latino de Línguas – 3501-9662

CNA Morumbi – 3746-6150 Colégio Evolve www.colegioevolve.com.br Colégio Guilherme Dumont Villares – 3743-5531 Colégio Ítaca – 3751-1633 Colégio Souza e Almeida – 3721-1160 Contours Academia para Mulheres – 3742-1372 Corpo Saudável – 2137-0402 Costelaria Rancho do Vinho – 3744-5899 CVC – cvc.com/lojas Decathlon – 2167-0800 Delta Ômega Tecnologia em Segurança – 3501-9874 Dra. Isabela Poffo – 2151-5121 Dra. Lorena Loreiro – 3742-5081 Dra. Waleska Martins – 3502-3969 Dumont – 2649-8003 Empório Paulistano – 2307-4900 Escola da Vila – 3751-5255 Escola Habitat – 3749-0303 Espaço Moveleiro – 2628-9168 Feijão e Cia. – 3501-9797

Fit Studio – 3746-7671 Fonoaudióloga Karla Rossi – 3895-2814 Hevi Odonto – 3507-4303 Hideo Robata & Temakeria 4508-3257 Hortifruti do Campo – 3507-6555 Hospital Le Forte – 3723-4700 Ideall Design – 3507-4852 Infonet Ware – 3744-3170 Inside Bar & Gastronomia – 3501-5748 Intergraus – 5181-5988 Leroy Merlin – 3749-5861 L’estilo – 4371-7427 Licy Home – 3739-0331 Líquido – 3739-3710 Lo Studio – 3776-7280 Mais Stilo Hair – 3741-0938 Makis Place – 3742-2610 Manager Administração de Condomínios – 3745-5229 Motor Max – 3743-9381 Neo Studio – 3739-0909 NH Hair & Body – 3502-2969 Objetivo Butantã – 3721-1160

Revista: M

O

R

U

M

B

I

Pontos de

DISTRIBUIÇÃO

Chocolates Ariane ...............................................Rua José Jannarelli, 171 Churrascaria Lugar do Sul................................Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 990 Hortifruti do Campo – Shopping Portal .....Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1269 Lo Studio ..................................................................Rua José Ramon Urtiza, 1220 Neo Studio ...............................................................Rua José Ramon Urtiza, 522 Padaria Casablanca ..........................................Avenida Giovanni Gronchi, 5120 Padaria Letícia Arte e Talento ........................Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1200 Padaria Maria do Céu .........................................Rua Dr. Luiz Migliano, 315 Padaria Sabor das Massas – Panamby....Rua Dep. João Sussumu Hirata, 495 Padaria Sabor das Massas – Portal............Rua Prof. José Horácio M. Teixeira, 893 Premiere Vídeo – Jd. Guedala ........................Rua Regente Leon Kaniefsky, 501 Premiere Vídeo – Portal.....................................Rua Marechal H. de Moura, 233 Shopping Open Center Portal.........................Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1210 Shopping Panamby Open Mall ......................Rua José Ramon Urtiza, 975 Vanity Hair ..............................................................Rua Dep. João Sussumu Hirata, 419 Erramos! O telefone correto do Prisma Espaço Terapêutico, publicado no Anuário Dolce 2013, é 3744-0755.

M

O

R

U

M

B

I

06- Dolce 104 - Dolce Morumbis - - - .indd 81

E, o telefone correto do salão de beleza Vanity Hair, publicado no “Onde Encontrar” da edição de março é 2738-3845.

Olympkus – Tennis One – Shopping Jardim Sul – 3507-6665 Olympkus – World Tennis – Shopping Jardim Sul – 3501-7236 Olympkus – World Tennis Shopping Market Place – 5182-4238 Persipisos – 4701-9544 Pizzaria Mercatto – 3746-6634 Poderoso Timão Shop. Portal do Morumbi – 3501-3255 Portal Lavanderia – 3501-4167 Psicóloga Michele Fiuza da Silva – 3721-0322 Residencial Pró-Vita – 3053-9600 Salomão Zoppi – 5576-7878 São Paulo Mania – 3567-4560 Saúde Natural – 3742-3516 Sharlack Viagens – 3744-9395 Shopping Jardim Sul – 3779-3900 Spazio Garden – 3742-2273 Super Pizza Pan – 3739-0458 Todeschini Arte e Cozinha – 3502-3633 UCI Shopping Jardim Sul – 2164-7711 Vanity Hair – 2738-3845 Yogini Morumbi Shopping – 5181-4244

Dúvidas? Sugestões? Entre em contato com a gente!

www.facebook.com/DolceMorumbi

3740-3500 ABRIL

• 81

28/03/2013 15:36:05


FINAL FELIZ

CORPO, CORAÇÃO E MENTE POR FLORIANO SERRA Na fase de aproximação e conquista entre parceiros amorosos, ambos costumam dedicar especial atenção ao corpo. Isso é comum, sobretudo nos dias de hoje quando há um intenso culto à beleza. E aí começa uma verdadeira corrida às academias, às dietas e aos regimes. Excessos e exageros à parte, há um lado muito benéfico nesse processo: em paralelo ao aperfeiçoamento das formas, segue-se uma melhoria geral da saúde proporcionada pelos exercícios físicos. Sabe-se que nem sempre a preocupação maior dos frequentadores das academias é com a saúde, com exceção daqueles com mais idade. O jovem ainda é motivado em grande parte pela vaidade, mas de qualquer modo, todos usufruem dos benefícios desses cuidados com o corpo. Para os casais, deveria haver uma preocupação adicional: a de manter, tanto quanto possível, o mesmo “padrão de atração” que existia no início da relação. Sem obsessões, sem neuras nem estresse, esse “padrão” deve ser buscado e mantido. Infelizmente, em alguns casais, ocorre uma tendência perigosa que pode por em risco aquele “padrão”: com o passar dos anos, diante da consolidação da conquista, pode ocorrer uma acomodação de um ou de ambos os parceiros com relação ao corpo. Em alguns casos, o quadro pode mesmo chegar a um descaso ou displicência, comprometendo a aparência e a saúde, o que não é bom para a própria pessoa e muito menos para a relação. A conquista do parceiro deve ser uma meta diária. Não existe uma conquista eterna, auto-sustentável, que se mantenha por si só, sem um esforço específico. Para se amar alguém, é preciso admirar esse alguém. Todo parceiro deve fazer-se admirável. Este é um processo em que são envolvidos o coração, o corpo e a mente. Dos cuidados com o coração, temos falado aqui todo mês, neste cantinho. Do corpo, “NÃO EXISTE estamos falando agora. Da mente, fica para um próximo artigo. Hoje, quero lembrar que quem ama se cuida. A autoestima é fundamental. Ao se olhar num esUMA CONQUISTA pelho, a pessoa precisa gostar do que vê. ETERNA, AUTOÉ fundamental que haja uma adequada divisão entre os diversos cuidados que um parceiro deve SUSTENTÁVEL, ter com seu corpo. Claro que a aparência não é tudo, mas faz parte de um conjunto que deve ser QUE SE MANTENHA harmoniosamente equilibrado. Cada parte desse conjunto merece o zelo de quem o possui. POR SI SÓ, SEM Muitas vezes o que impede a pessoa de começar e manter um programa de cuidados com o UM ESFORÇO corpo é um bichinho chamado preguiça. Outro bichinho é a gula. Não por acaso, são dois peESPECÍFICO.” cados capitais.

* Floriano Serra é psicólogo, palestrante e autor de vários livros e inúmeros artigos sobre o comportamento humano. Acaba de lançar seu primeiro romance “Nunca é Tarde”, pela editora Vida&Consciência.

82 •

ABRIL

06- Dolce 104 - Dolce Morumbis - - - .indd 82

28/03/2013 09:41:48


06- Dolce 104 - Dolce Morumbis - - - .indd 83

28/03/2013 08:49:40


07- Dolce 104 - Capa 4.indd 84

28/03/2013 08:48:06


Dolce Morumbi 104