Dolce Morumbi 64

Page 44

MODA

por porClaudia ClaudiaCastellan Castellan

Saúde

Moda

Como vocês viram, esta edição tem especial de gastronomia, e como moda e saúde caminham juntas, aliás, saúde em primeiro lugar, às vezes, mesmo que a balança não indique que aumentamos de peso, nos sentimos inchadas, mal com o corpo e com a roupa. Fui buscar algumas dicas com quem entende do assunto, afinal, mesmo que você não cometa abusos gastronômicos, um bom detox sempre é bem-vindo. E não falo daquelas dietas mirabolantes nem estou fazendo apologia a manequim 38. O desintoxicar, pelo menos, duas vezes ao ano é saudável a todos, e nosso organismo agradece.

O inchaço pode ser resultado de dieta inadequada, ação de radicais livres, uma infecção ou estresse. Tudo pode ser combatido não só com medicamentos, mas, às vezes, apenas equilibrando a ingestão de certos alimentos e priorizando outros. Lembre-se que pão, sucos artificiais e doces provocam um aumento rápido de açúcar que pode, além de ser tóxico, aderir ao colágeno, endurecer as artérias e provocar um mau funcionamento dos órgãos. PUBLICIDADE

Vamos, então, às dicas: Fuja das toxinas, limite o consumo de gorduras saturadas (carnes vermelhas e laticínios) e frituras, que provocam um acúmulo de toxinas no fígado – este órgão cumpre atividades de suma importância que permitem o funcionamento normal do organismo. Conta com a capacidade de eliminar os germes e as bactérias presentes no sangue, evitando, assim, qualquer dano que possam causar. Consuma alimentos vermelhos, laranjas e verdes. Estes coloridos possuem antioxidantes, vitamina C e minerais para lutar contra a produção de radicais livres gerados por contaminadores externos e pela exposição solar prolongada e sem proteção. Onde encontrar? Tomate, rabanetes, kiwi, limão – que é rico em licopeno, poderoso antioxidante –, melancia são os principais. Que tal um purezinho de batata? Ela contém betanina, que acelera a quebra da gordura no fígado. O pêssego, a cenoura e o damasco contêm betacarotenos, antioxidantes por excelência. As frutas e suas fibras são mais suaves ao intestino, e as mais coloridas têm mais antioxidantes. Mas, para que elas funcionem, não coma junto das refeições, evitando fermentação e inchaço. Invista nos verdes. Certos alimentos são verdadeiros agentes de limpeza, como espinafre e alface. Além das folhas escuras, as verduras cozidas no vapor não perdem os benefícios nutricionais. Associadas ao frango, ao salmão e ao gérmen de trigo, dão um aporte de vitamina B facilitando sua absorção.

44

MORUMBI

NOVEMBRO 2009


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.