Manual do Dirigente

Page 233

manualdodirigente

Compete aos elementos mais velhos, olhados como exemplo a seguir, ensinar e orientar os mais novos e dar testemunho dos costumes que vão sendo construídos no seio da Patrulha/Equipa/Tribo. Assim se estimula a solidariedade e se mantêm as tradições, que vão permitir a conservação da memória colectiva e a formação de espírito de corpo ao longo da vida.

Menos vulgar, e a ser utilizada apenas em casos de necessidade, é a implementação do modelo horizontal que, por sua vez, integra adolescentes ou jovens da mesma idade e na mesma fase de desenvolvimento. Isto facilita a integração dos elementos na Patrulha/ Equipa/Tribo (uma vez que partilham interesses), mas tem grandes desvantagens: Quando se dá a passagem simultânea de todos os elementos para a secção seguinte extingue-se esse pequeno grupo e não houve lugar à aprendizagem colectiva e à transmissão de tradições da Patrulha/Equipa/Tribo. Nos jogos e competições sadias, e porque não há equilíbrio de idades, as Patrulha/Equipa/Tribo com elementos mais velhos têm mais probabilidades de vencer as mais novas, perdendo-se os valores da solidariedade e da fraternidade. A estratégia do 'irmão mais velho', que orienta e ensina, é impossível de implementar, dado que não há diferenças etárias.

d) O espírito de Patrulha/Equipa/Tribo

“O espírito de patrulha quer dizer que cada um dos membros da patrulha sente que é parte essencial de um todo completo e uno – um corpo em que a cada membro cumpre executar o seu papel individual com o fim de se atingir a perfeição e plenitude do conjunto.” Roland Philips, O Sistema de Patrulhas,25

São várias as imagens que podem utilizar-se para ilustrar a valia pedagógica e o que se entende por “espírito de Patrulha/Equipa/Tribo”, ou aquilo que vulgarmente se chama de “espírito de corpo” – a rede de identidades, de cumplicidades, de hábitos e tradições que dão coerência e são factor de unificação dos elementos de um determinado grupo. Pode dizer-se que uma Patrulha/Equipa/Tribo se assemelha a um corpo humano: cada órgão e cada membro tem a sua função e todos funcionam para o mesmo objectivo, mas, se um deles adoece, todo o corpo sofre com isso e deixa de funcionar perfeitamente. São Paulo, na Carta aos Romanos (Rm 12, 3-8), utiliza exactamente essa imagem.

230

O mesmo se passa com uma Patrulha/Equipa/Tribo que não tenha espírito de corpo: se os seus elementos não sentem que funcionam como um corpo, que pertencem a um


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.