Revista IA - Nº 18 - Setembro/ 2023

Page 1

LATINO AMÉRICA

AVANÇO DE IA DEMANDA MUDANÇAS NAS HABILIDADES DOS PROFISSIONAIS

Soft skills ganham importância, à medida que as hard skills podem ser executadas por máquinas, e o conceito de lifelong learning promete ditar o futuro.

As questões éticas da IA: travando as batalhas certas Pág. 53

IA: a faca de dois gumes do gerenciamento de dados Pág. 79

INTELLIGENT AUTOMATION | 1
ANO 03 - Número 18 - SETEMBRO 2023 www.iamagazine.com.br
Revista dos Profissionais de BPM, RPA, Artificial Intelligence e Digital Process Automation

EXPEDIENTE

PUBLISHERS

Eduardo David eduardo@iima.com.br Cezar Taurion cezar.taurion@iima.com.br

CONSELHO EDITORIAL

INTELLIGENT AUTOMATION Magazine - Digital é uma publicação bimestral do IIMA - Instituto Information Management.

Seu editorial aborda os avanços da Automação Inteligente de Processos com aplicações das tecnologias RPA (Robotic Process Automation), IA (Inteligência Arti cial), Machine Learning, Deep Learning, NLP (Natural Language Process), BI, Analytics, Capture, BPM entre outras, que conduzem as organizações em sua jornada na transformação digital.

A revista INTELLIGENT AUTOMATION Magazine colabora com os principais tomadores de decisão nas organizações e empresas para: prever tendências, orientar estratégias, melhorar seus produtos e soluções, planejar a expansão do

EQUIPE DE OPERAÇÕES

mercado, promover suas soluções para alcançar os clientes e tomar as decisões certas sobre seu futuro.

A INTELLIGENT AUTOMATION Magazine não se responsabiliza por opiniões de artigos assinados, notícias, cases ou outros conteúdos enviados por seus autores como colaboração. Todo conteúdo da revista pode ser reproduzido com a citação da fonte.

A INTELLIGENT AUTOMATION Magazine se empenha em fornecer um conteúdo preciso, entretanto se exime de qualquer responsabilidade quanto a integridade ou adequação das informações, cabendo aos leitores a responsabilidade pelo uso que fará das informações.

SOLICITAÇÃO DE ASSINATURA

A Assinatura é mediante o e-mail gicelia@iima.com.br

NOSSOS PRODUTOS DIREÇÃO

Eduardo David eduardo@iima.com.br

Tadeu Nunes tadeu@iima.com.br

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Gicelia Azevedo gicelia@iima.com.br

Luciana Gottsfritz luciana@iima.com.br

ADMINISTRAÇÃO

Tadeu Nunes tadeu@iima.com.br

Luiz Guilherme luiz@iima.com.br

DESIGN E DIAGRAMAÇÃO

Jeffrey Kolenyak jeffrey@iima.com.br

ENVIE NOTÍCIAS PARA A REDAÇÃO

Novidades, Artigos, Cases para o e-mail redacao@iamagazine.com.br

PROMOVA SUA MARCE E SOLUÇÕES

Solicite o Mídia Kit para o e-mail comercial@iamagazine.com.br

PUBLICAÇÕES

Revista Information Management

Intelligent Automation Magazine

EVENTOS PRESENCIAIS

Congresso Information Show

RPA & AI Congress

Intelligent Capture Data Science

EVENTOS ONLINE

RPA & AI Leaders

Data Science Leaders

FEIRAS/ EXPOSIÇÕES

Digital Expo

RPA + AI Expo

INTELLIGENT AUTOMATION | 2
Cezar Taurion cezar.taurion@ciatecnica.com.br David Dias david.dias@accenture.com Maurício Castro mauricio.castro@habber.com Martin Seefelder martin_seefelder@mkinsey.com Luíz Ruivo luis.ruivo@pwc.com Alan Pelz-Sharpe alanpelzsharpe@deep-analysis.net Gil Giardelli gilgiardelli@5era.com Ewaldo Del Valle ejramos@indracompany.com Weslyeh Mohriak wesley.mohriak@automation anywhere.com Gilberto Strafacci gstrafacci@practia.global Maria Luiza Reis mlreis@lab245.com Daniele Soares Daniele@redesignconsultoria.com.br
www.iima.com.br www.iamagazine.com.br
Rua do Bosque, 1589 - 8º Andar, Conj. 809 e 810 Barra Funda - São Paulo/SP | CEP 01136-001 contato@iima.com.br - Tel: (11) 3392-4111

AVANÇO DE IA DEMANDA MUDANÇAS NAS HABILIDADES DOS PROFISSIONAIS

PÁGINA 7

Fatores de sucesso em projetos de IA: pessoas e cultura organizacional

PÁGINA 23

IA generativa: quais impactos ela pode gerar aos negócios?

Inteligência artif icial: 5 setores que usam a tecnologia e você não sabia

PÁGINA 41 PÁGINA 37

Customer Experience impulsionado por IA: conheça o Contact Center do futuro

PÁGINA 45

As questões éticas da IA: travando as batalhas certas

PÁGINA 53

ChatGPT e o futuro da produtividade empresarial

PÁGINA 59

Automação: fator fundamental para fortalecer o relacionamento da indústria com o consumidor f inal

PÁGINA 67

Inteligência Artif icial como ferramenta de marketing: desaf ios e benefícios

PÁGINA 73

IA: a faca de dois gumes do gerenciamento de dados

PÁGINA 79

INTELLIGENT AUTOMATION | 4 Rua do Bosque, 1589 - Conjs. 809 e 810 - Barra Funda - São Paulo/SP
INTELLIGENT AUTOMATION | 5 Paulo/SP - 01136-001 | CONTATO: contato@iima.com.br - (11) 3392-4111 https://iamagazine.com.br/edicoes-anteriores/ VENHA CONFERIR COM A GENTE

EDITORIAL CEZAR

Nessa edição, abordamos um assunto essencial: a questão das mudanças nas carreiras profissionais com a evolução e avanço das tecnologias de IA.

A automação elimina, cria e transforma profissões. Não temos mais cocheiros, ascensoristas, telegrafistas, datilógrafos e telefonistas. Temos agora desenvolvedores de programas, personal trainers, produtores de eventos e geneticistas. Um cirurgião do século 19 tinha um perfil profissional diferente do cirurgião atual. Até meados do século 19, de forma brutal e sem qualquer ajuda de remédios, os cirurgiões cortavam os pacientes, quebravam ossos, retiravam órgãos e costuravam artérias. Enquanto essas pessoas permaneciam completamente conscientes... hoje fazemos cirurgia robótica.

Na década de 50 havia 5 tripulantes em uma cabine de um avião comercial em voos transoceânicos: comandante, copiloto, engenheiro de voo, navegador e radio-operador. Hoje apenas duas pessoas estão na cabine e em um típico voo Rio-Paris, de mais de dez horas, ele pegam manualmente os controles da aeronave apenas por uns 10 minutos. Todo o voo é automático. Os pilotos operam os computadores de bordo. Um Boeing 777 tem mais de 2,6 milhões de linhas de código de computador escritas em seu software de sistemas de voo.

À medida que mais e mais entramos na era digital, mais os processos de negócios e nossas tarefas e atividades (e profissões) embutem software.

Estamos no início da curva de aprendizado do uso dos sistemas de IA generativa. Ainda não temos utilização em larga escala e estamos aos poucos descobrindo, com acertos e erros, como e quando usar.

Alguns estudos mostram que a tecnologia pode afetar a produtividade de diversas atividades como programação de sistemas, consultoria, e isso vale para quaisquer atividades que lidam com muita informação, como auditoria, direito, medicina, etc.

Na verdade, ninguém conhece toda a gama de recursos dos LLMs mais avançados, como o GPT-4. Já sabemos que são sistemas otimizados para fluência e não acurácia e, portanto, os humanos precisam estar no loop, para validar seus resultados. As discussões amadurecem da ingênua percepção inicial que os empregos seriam destruídos, para buscar entender como os processos de interação humanos-máquinas se tornam mais eficientes. Mas, ninguém sabe realmente quais as melhores maneiras de usá-los ou as condições sob as quais eles falham. Não há manual de instruções. Em algumas tarefas, a IA é imensamente poderosa e em outras falha completamente, e, pior, sutilmente, mascarando os erros dentro de textos fluentes e convincentes.

Existem nuances e efeitos colaterais. Em algumas tarefas a produtividade cai. Confiar demais na IA pode sair pela culatra. Há uma tendência das pessoas tornarem-se mais descuidadas e deixarem de lado seu próprio julgamento, para terceirizar tudo

para o sistema. O segredo do uso bem-sucedido é saber balancear a interação entre as tarefas humanas e as efetuadas pelos sistemas. Saber fazer isso bem passa a ser um skill diferenciador.

A questão já não é se a IA irá remodelar o trabalho, mas sim o que queremos que isso signifique. Podemos fazer escolhas sobre como queremos usar a ajuda da IA para tornar o trabalho mais produtivo, interessante e significativo. Mas temos de fazer essas escolhas rápida e adequadamente, para que possamos começar a utilizar ativamente a IA de forma ética e produtiva, em vez de apenas reagir sem pensar às mudanças tecnológicas.

Na revista temos opiniões de diversos especialistas, que, de forma séria colocam seus pontos de vista sobre esse tema. O cuidado que devemos tomar é se certificar de que estamos usando sistemas de IA para melhorar a sociedade e não gerar desemprego em massa. As preocupações com as pessoas devem estar no cerne do uso das tecnologias.

Esperamos que gostem dessa edição. A nossa publicação é feita para e pelos seus leitores. A revista está e estará sempre aberta às ideias e contribuições de todos os leitores, sejam comentários ou artigos. Junte-se a eles. Queremos incentivar a criação de uma comunidade de estudos e práticas de IA aqui no Brasil e para isso a publicação se propõe a servir de catalizador e megafone.

Contamos com vocês!

INTELLIGENT AUTOMATION | 7

AVANÇO DE IA DEMANDA MUDANÇAS

NAS HABILIDADES DOS PROFISSIONAIS

Soft skills ganham importância, à medida que as hard skills podem ser executadas por máquinas, e o conceito de lifelong learning promete ditar o futuro

Por Roberta Prescott

Esqueça as previsões alarmistas e catastróficas acerca do avanço da inteligência artificial e seu impacto nas carreiras, mas não se iluda, porque, sim, a IA deve substituir atividades rotineiras e repetitivas. O fenômeno do século 21 pode ser encarado com uma nova — mas muito mais veloz — Revolução Industrial. A partir da segunda metade do século 18, com o desenvolvimento da máquina a vapor, transformações no modo de produção das mercadorias se espalharam pelo mundo, refletindo diretamente nas relações de trabalho, com a substituição de diversos trabalhos humanos por máquinas.

Desde então, o desenvolvimento tecnológico e científico impôs mudanças significativas e as lições aprendidas no passado seguem valiosas atualmente. Na “Revolução IA”, as soft skills ganham maior importância, à medida que as hard skills podem ser executadas por máquinas, e o conceito de lifelong learning promete ditar o futuro. E, assim como séculos atrás, se, por um lado, o advento de novas tecnologias levam ao fechamento de vagas, com tarefas passando a ser executadas por máquinas, por outro, abre-se um universo de funções e verdadeiros novos de mercados surgirão.

INTELLIGENT AUTOMATION | 9
MATÉRIA DA CAPA

“Qual é a lógica destas tecnologias?”, questiona Alvaro Augusto Comin, professor do departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde1999, e pesquisador do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI-USP). “Elas são próprias para substituir as atividades rotineiras e todos temos uma parte do trabalho que é rotineira”, responde Comin.

Na mesma linha, Rodrigo Dib, superintendente institucional do CIEE, vê a chegada da IA como uma forma de complementar. “Há uma mudança no formato, mas não é uma substituição; você ganha outras ferramentas para o que você faz. Este profissional que vai entrar agora no mercado tem o elemento de IA e ele terá de saber atuar com ela”, diz Dib, para quem a “tecnologia é um meio e não o fim”.

Para Dib, não se pode esquecer que quem está chegando ao mercado de trabalho vem com uma mentalidade digital e, portanto, tendem a estar mais adaptados ao mundo de IA. “As coisas vão mudar muito rápido tecnologicamente. Falando de forma

pragmática, ter um raciocínio lógico apurado e entender de matemática serão fundamentais. O jovem vai ter de vir com este mindset”, assinala.

Fernanda Santana, superintendente de gente e gestão da Elo, aponta que já se observa um outro perfil de pessoas começando no mercado de trabalho. São jovens que nasceram com tecnologia e possueM letramento digital e tecnológico. “Essas pessoas, quando entram, tem um olhar diferente para tecnologia. Elas precisam estar mais preparadas em criatividade. A habilidade do futuro é saber fazer perguntas melhores ”, destaca a head.

A impressão de que a IA vai substituir as pessoas é um pouco alarmista, na perspectiva do professor da FGV EMAp Diego Mesquita. “A inteligência artificial está substituindo pela automação, mas também potencializa o trabalho do humano, aumentando a produtividade”, diz. Para Mesquita, é aceitável pensar que alguns dos nichos de trabalho vão desaparecer, outros vão aparecer e outros terão de ser adaptados com as pessoas interagindo com as tecnologias de machine learning, que vêm avançando muito, nos últimos anos, principalmente, em processamento de linguagem natural.

De fato, com funções de entrada sendo substituídas por máquinas, algumas questões vêm à tona: se a IA fará tarefas típicas de quem está começando a carreira ou de pessoas com menos graduação, como os profissionais ganharão experiência para avançar na carreira e quais ocupações restarão para as pessoas com menos formação?

Para Alvaro Comin, da FFLCH USP, haverá uma eliminação de parte do trabalho, mas não de tudo e a tecnologia, ao desmembrar as ocupações, abre espaço para o apa-

INTELLIGENT AUTOMATION | 11
MATÉRIA DA CAPA
Rodrigo Dib, Superintendente institucional do CIEE

SIMPLIFICANDO A GESTÃO DE CRÉDITO COM A ANÁLISE DE CRÉDITO INTELIGENTE

Na era da informação, a gestão de crédito tornou-se mais do que apenas um processo financeiro. Ela é agora uma estratégia essencial para empresas que buscam prosperar e crescer de maneira sustentável. A Análise de Crédito Inteligente surge como uma solução perfeita para empresas que precisam tomar decisões assertivas em diversas áreas de atuação. Neste artigo, exploraremos como essa abordagem revolucionária pode beneficiar o seu negócio em diversas frentes.

A Análise de Crédito Inteligente é ideal para empresas que utilizam processos de:

Concessão de Crédito , Empréstimos e Financiamentos: Garanta que suas decisões de crédito sejam baseadas em informações sólidas, reduzindo os riscos financeiros.

Contratação de Seguros: Avalie de forma eficaz o perfil de risco de segurados e minimize possíveis perdas.

Formalização: Simplifique os processos de formalização de contratos e acordos com análises de crédito ágeis e precisas.

Cadastros de Clientes , Fornecedores e Parceiros: Mantenha seu cadastro atualizado e confiável para melhorar a qualidade de relacionamento com terceiros.

Cadastros de Pessoal: Facilite a gestão de recursos humanos com informações detalhadas sobre a situação financeira de seus colaboradores.

Vendas: Tome decisões informadas ao oferecer crédito aos seus clientes, aumentando a confiabilidade das transações comerciais.

Acompanhamento da Saúde Financeira: Mantenha um controle constante da saúde financeira de seus clientes e fornecedores, identificando riscos de forma proativa.

Comércio Eletrônico: Reduza os riscos de fraudes e inadimplências em transações online, garantindo uma experiência segura para seus clientes.

Confirmação de Cadastro: Verifique a veracidade das informações cadastrais, evitando problemas futuros.

sucesso empresarial. Economize tempo e recursos, organize suas operações e aproveite a oportunidade de crescer com confiança.

Ainda tem dúvidas? Nossos consultores estão à disposição para ajudar. Clique no link em nossa bio para saber mais sobre como a Análise de Crédito Inteligente pode transformar o futuro de sua empresa. Aproveite as vantagens que a tecnologia proporciona e impulsione o seu negócio rumo ao sucesso.

INTELLIGENT AUTOMATION | 12
WWW.3ADIGITALLTECNOLOGIA.COM.BR (31) 3195-8301

recimento de novas formas de contratações que não sejam linear ou integral. “Você elimina o emprego; não a ocupação. Mas o emprego regular de oito horas, carteira assinada, é uma figura que vamos ver diminuindo no mercado de trabalho”, assinala.

Há em curso uma mudança de perfil de profissionais. São, segundo Osvaldo Aranha, diretor raciocínio quando se trata do impacto da in teligência artificial nas carreiras.

“Uma mais apocalíptica de que IA vai dominar tudo e outra que IA vai gerar ganhos de eficiência. Uma fala que vamos perder os empregos e outra fala que humanos terão tarefas focadas mais em humanos”, diz Aranha, para quem, em um futuro não muito distante, todos terão a IA como uma grande aliada. “O que não dá para negar é que todos terão uma assistente pessoal; terão uma IA para chamar de sua e que serão mais produtivos, ganharão eficiência”, aponta.

E é por meio da incorporação dessas novas tecnologias que começa a ser possível pensar em, por exemplo, redução da carga horária, com jornadas de quatro dias. “Hoje se discute ter menos dias de trabalho, porque se diminui o trabalho repetitivo”, ressalta Aranha, da Find HR. Mas ele mesmo admite que, quando se trata de inteligência artificial, hoje temos mais perguntas que respostas — e um efeito em cascata.

“As tecnologias seguirão sendo lançadas e vão impactar. A IA chama a atenção porque faz coisas que são consideradas humanas e eu acho a IA particularmente ameaçadora, porque afeta extratos mais elevados. Estávamos acostumados com a tecnologia -

MATÉRIA DA CAPA
Fernanda Santana, Superintendente de gente e gestão da Elo
INTELLIGENT AUTOMATION | 16

Nunca parar de aprender

Outro impacto da entrada de forma mais massiva da IA é a necessidade de os profissionais do futuro se manterem em constante aprendizado. É o chamado lifelong learning, um conceito de educação continuada que começa a ganhar mais força. “A ideia é que as pessoas vão mudar de ocupação ao longo da vida algumas vezes. Uma coisa que é muito valorizada no mercado é falar outros idiomas, mas, se olhar a velocidade que os tradutores estão avançando, esta habilidade que hoje é muito importante pode deixar de ser”, pondera Alvaro Comin, da FFLCH USP.

Aprender a estar em constante aprendizado deve ditar o presente e o futuro. A educação formal e tradicional já não basta — e, em diversos casos, o próprio curso pode ficar rapidamente obsoleto com o avanço da tecnologia. “Tem uma característica que pode parecer básica, mas não é, que é, efetivamente, viver em um mundo em que as pessoas não podem parar nunca de aprender”, completa Rodrigo Dib, superintendente institucional do CIEE.

Por causa do ganho de eficiência promovido pela IA, incorporar a cultura de estar sempre aprendendo se torna crucial para acompanhar as rápidas mudanças nos distintos setores, inclusive, para entender que novas demandas surgem a partir da maior adoção de tecnologias. “Hoje, com ganho de eficiência e maior acesso à informação e capacidade de absorver, não preciso mais ter cem estagiários, posso ter 20 que vão fazer o mesmo trabalho. Mas e os 80 vão fazer o que? É mudança de comportamento, de postura. E o ponto principal, para todos os tipos de profissionais, é o lifelong learning, porque a velocidade de transformação é muito grande”, salienta Aranha, da Find HR.

Com o avanço da IA substituindo diversas tarefas, caberá aos profissionais focarem naquilo que a máquina dificilmente se encarregará: as habilidades que são tipicamente humanas. Haverá, assim, uma guinada das chamadas hard skills — habilidades técnicas adquiridas por meio de formação tradicional e capacitação — pelas soft skills, habilidades comportamentais.

Hoje, a ênfase está principalmente no conjunto de aptidões de conhecimento formal, mas cresce a demanda por profissionais que apresentem fortes capacidades de liderança, em trabalhar em equipe, com empatia. “A IA tende a substituir as hard skills, que não são mais previsíveis. Hoje, você conversa com programador e vê que para coisas mais básicas a IA já está sendo usada. A literatura americana está apontando que as hard skills são mais perecíveis que as soft skills e a tecnologia avança mais nas hard skills”, assinala Comin.

INTELLIGENT AUTOMATION | 17
MATÉRIA DA CAPA
Osvaldo Aranha, Diretor-executivo da Find HR

Crie e assine seus documentos via API!

Com essa conexão, a dinâmica empresarial dos seus arquivos é acelerada:

os processos

INTELLIGENT AUTOMATION | 18

As soluções da Assine Bem podem ser integradas ao sistema da sua companhia!

Saiba mais sobre o procedimento, acesse nosso E-book para conferir o conteúdo exclusivo e traga o melhor para o seu negócio:

Teste as ferramentas gratuitamente e atualize a operação:

INTELLIGENT AUTOMATION | 19

Contudo, existem perigos reais de delegar tudo para máquina, porque ela erra, ela alucina. A capacidade de pensar e a análise crítica serão as competências do futuro que não caberão aos robôs. Com IA atuando junto, em parceria com as pessoas, Fernanda Santana, superintendente de gente e gestão da Elo, ressalta que uma das principais características que serão requisitadas pelas companhias aos profissionais são a curiosidade, a capacidade de fazer perguntas e de desenvolver análise crítica, além de inteligência emocional muito grande.

“É ter uma escuta ativa para entender o que está acontecendo ao redor”, diz a executiva, apontando a demanda pelas soft skills. A head da Elo também destaca ainda habilidades como resiliência, a capacidade de os profissionais se aprofundarem em temas e a exposição a problemas complexos.

Apesar de estarem mais preparados do ponto de vista de tecnologia, uma vez

que nasceram no ambiente digital, Fernanda Santana aponta que os jovens, ao ingressar no mercado de trabalho, precisam aprender a lidar com a pressão e exigência que virão.

Assim como outros especialistas entrevistados para esta reportagem, Santana também não acha que IA vai impactar tão negativamente o mercado de trabalho e se diz cética quanto ao “grande boom”. “Sim, as coisas estão mais aceleradas, mas ainda levam tempo para amadurecer e é este amadurecimento que nos leva para outro patamar”, pondera. “Estamos falando muito e fazendo pouco. Fiz um curso em Londres e, falando com RHs do mundo todo, notei que estão supercuriosos, testando, mas ninguém adotando para produção ainda”, diz.

Preparar as pessoas para fazer boas perguntas e saber usar a ferramenta são pontos-chaves que as empresas devem perseguir.

INTELLIGENT AUTOMATION | 21
MATÉRIA DA CAPA

Fatores de sucesso em projetos de IA: pessoas e cultura organizacional

Muitos fatores afetam a capacidade das empresas na implementação de soluções baseadas em IA, e o fator humano, não apenas do pessoal técnico, mas dos executivos e a cultura da empresa são dos mais críticos. Não são apenas tecnologia, dados e capacidade computacional que fazem os projetos de IA avançarem. A liderança, atitudes, cultura organizacional e skills são os atributos humanos que afetam muito mais que a disponibilidade de tecnologia. Sem tecnologia, não se avança, mas sem o lado humano da moeda, também não.

Em torno de 2012 começamos a ver uma onda de otimismo no uso de IA nas empresas. O sucesso do Watson da IBM ao vencer o programa Jeopardy e as várias soluções de reconhecimento de imagens, principalmente no setor de saúde alavancaram esse entusiasmo. A Apple lançou o Siri em seu iPhone em 2011, seguido pelo Alexa em 2014. Por volta de 2017 o Google anunciou sua estratégia “AI First” e em 2015 a IBM lançou o Watson Health com ambições de transformar a saúde. Projetos de IA começaram a pipocar nas empresas e começamos a ver

INTELLIGENT AUTOMATION | 23
ARTIGO

Entregando valor transformacional

A tecnologia está impulsionando um mundo de inovação e mudanças, e as organizações precisam mantenha o ritmo. Com automação inteligente, SS&C Blue Prism capacita organizações para liberar seu potencial, atingir seus objetivos e entregar valor transformacional.

• Unifique sua força de trabalho

• Transforme experiências

• Dimensionar em toda a empresa

Ajudamos as organizações a unificar seus força de trabalho, trazendo de forma integrada e recursos digitais juntos para o melhor resultados estratégicos. Fluxos de trabalho otimizadosconectar e elevar toda a empresa para transforme seu funcionário e cliente experiências. Escalável e seguro, automação inteligente é a solução para maximizando o valor do seu negócio.

Saiba como o poder da inteligência a automação pode transformar o seu negócio.

Visite blueprism.com

INTELLIGENT AUTOMATION | 24
©2023 Blue Prism Limited. “Blue Prism,” the “Blue Prism” logo and Prism device are either trademarks or registered trademarks of Blue Prism Limited and its a liates. All Rights Reserved.

surgirem iniciativas de “AI labs” em muitas organizações. Startups com “.ai” no nome, mas sem usar IA, proliferaram. Mas, muitos desses projetos fracassaram. O caso do Watson Health tornou-se emblemático. Projetos ambiciosos demais e muitas vezes o descompasso entre técnicos como cientistas de dados e a perspectivas e visões dos executivos foram as principais causas.

A falta de compreensão do potencial e das limitações das tecnologias de IA por parte dos executivos e linguagens diferentes destes com os técnicos, gerando problemas de compreensão e comunicação, fizeram com que a liderança das empresas não se engajasse de forma significativa nessas iniciativas de IA. Muitas foram criadas mais por pressão dos acionistas e reação ao FOMO (Fear of MIssing Out), de sua empresa ficar para trás, mas sem visão clara do que queriam realmente resolver com projetos de IA. Em muitos casos o discurso era “estamos fazendo projetos de IA” e não “estamos resolvendo um problema de negócios com aplicação de técnicas de IA”. IA passou a ser o motivo e não a solução para os problemas. Não deu certo. E com isso arrefeceu-se o entusiasmo.

E eis que surge o chatGPT e o otimismo desenfreado começou de novo. Novamente vemos um descompasso entre o pessoal técnico entusiasmadíssimo, e os executivos, embora novamente com o sinal do FOMO ligado, receosos de ir em frente. As técnicas por trás do chatGPT são bem avançadas, mas existem muito mais técnicas e aplicações de IA além dos chatbots.

Indiscutivelmente que o uso do chatGPT de forma pessoal é totalmente diferente do uso corporativo, onde a empresa está atrelada às regras de compliance, processos de auditoria, olhar atento dos acionistas quanto a eventuais danos à imagem e claro,

em setores altamente regulados, as barras de privacidade e segurança são muito mais altas. Estamos ainda na fase das experimentações e temos muito que aprender. Embora todos estejam empolgados com o chatGPT no uso individual, mas ao sair desse contexto e pensarmos em seu uso corporativo, as tarefas não serão apenas fazer mais prompts. Questões como inserir e tokenizar os dados corporativos? Onde eles estão? Como serão curados? Como validar a saída do modelo? As regras de compliance, privacidade e segurança estão sendo seguidas? O mundo corporativo é bem mais complexo que fazer uma poesia ou escrever um TCC falso. E mais importante: qual será o ROI desse investimento? Do hype para o ROI tem um longo caminho. E hype sem ROI não evolui.

Com o tempo vamos identificando onde e como usar esses modelos LLM e quais os limites e cuidados que devemos ter com eles. Mas, sem experimentações, a empresa não conseguirá validar sua aplicabilidade ao seu negócio. Algumas experimentações já mostram potencial, que podem e devem ser exploradas com cautela. Os primeiros estudos apontam que o ChatGPT e outros modelos de linguagem/chatbots avançados são ferramentas poderosas, que se usadas de forma adequada, têm o potencial promissor de revolucionar diversas áreas como educação, engenharia de software, saúde e marketing. Tarefas robotizáveis, como anotações e geração de textos simples, podem ser feitas pelos sistemas LLM. Por exemplo, um estudo sobre atividades efetuadas por free-lancers criadores de conteúdo que atuam no modelo crowd-worker mostra que esses criadores de conteúdo terão que se esforçar muito para obter alta qualidade na sua redação e imagens criativas e originais, tanto para serem notados pelos clientes quanto para otimização dos mecanismos de busca. Esses, por sua vez já começam a se preparar para de-

INTELLIGENT AUTOMATION | 25
ARTIGO

tectar conteúdo gerado automaticamente e baixar sua prioridade no resultado da busca. Acreditamos que os freelancers que irão se manter serão apenas os especializados que criam textos inovadores e criativos. E as plataformas que intermediam freelances e contratantes podem perder grande parte de sua receita.

Também na área de saúde, algumas iniciativas já estão acontecendo como integração de sistemas de prontuário eletrônico com o chatGPT e um estudo interessante, publicado pela JAMA (Journal of the American Medical Association), mostrou que os chatbots podem ajudar os médicos a diminuirem em muito a sua carga de trabalho, geralmente gastas com tarefas mais simples.

No entanto, em todos os estudos, suas desvantagens, como plágio, parcialidade e falta de transparência e “alucinações”, precisam ser abordadas com atenção. Como qualquer nova tecnologia, experimente antes de mergulhar fundo. E não subestime questões

de segurança, privacidade e riscos de violação de direitos autorais.

Novamente, o fator humano é essencial. Sem compreensão da tecnologia, os executivos não se engajam e não abrem a carteira para suportar projetos. Existem vários passos que precisam ser trilhados, sendo que obviamente o primeiro é o aculturamento e evangelização dos executivos. Esses precisam ser mostrar líderes engajados e entusiastas das iniciativas de IA. As empresas e suas ações são reflexo das suas lideranças e caso esses líderes não se engajem, a empresa não se engajará. Depois é essencial ter uma verdadeira governança de dados, com um data lake e não com um conjunto disperso de data warehouses. Os dados precisam ser higienizados e aí descobre-se quanto de sujeira está embutida nos arquivos corporativos. A maioria das empresas tem um grande volume de dados. O desafio é saber qual a qualidade desses dados. A arquitetura de tecnologia precisa ser revista: nuvem híbrida ou pública? Os critérios de aprovação de projetos de

INTELLIGENT AUTOMATION | 27
ARTIGO
INTELLIGENT AUTOMATION | 28
INTELLIGENT AUTOMATION | 29

IA que usam muitos dados, precisam ser avaliados por políticas de ética, privacidade e aderência às regulações. Talvez a criação de um comitê para “Responsible Data Use” possa se encaixar nesse cenário.

A disseminação de projetos de IA passa inevitavelmente pela aprovação dos executivos responsáveis pelas áreas de negócios envolvidas. Se eles não tiveram a clara compreensão do potencial e limitações da tecnologia e dos benefícios e eventuais riscos envolvidos, não se engajarão. A criação de “hackathons” para executivos, com esses interagindo com técnicos, quebrando a barreira da comunicação, de modo que possam utilizar ferramentas de IA e entender de perto o que são e como funcionam, o que ajuda bastante a mitigar os receios.

Contar com parceiros externos competentes é importante para acelerar a curva de aprendizado, mas a estratégia deve ser de atuação de forma colaborativa, para a empresa adquirir seu próprio capital intelectual. Se os projetos de IA forem críticos aos negócios, não podem ficar inteiramente nas mãos de terceiros. Montar e manter uma equipe capacitada é um desafio, em um mercado com escassez de bons talentos.

Budget é outro fator essencial. Não apenas para criar MVPs em “AI labs”, (nessa fase exigir ROI é matar a inovação) mas para desenvolver projetos reais e depois mantê-los em operação. Para isso é importante definir expectativas realistas e mensurar resultados através de métricas, como KPIs, não apenas no desenvolvimento, mas já em produção.

A escolha dos primeiros projetos é um ponto importante. Não podem ser insignificantes, que se derem certo ou errado, ninguém vai se importar, mas também não podem comprometer a saúde da empresa em

caso de falha. Mas, tem que ser suficientemente impactantes para que a organização veja os resultados e isso amplie o interesse em disseminar projetos similares.

Os executivos devem estar antenados não apenas com os desafios do seu dia a dia, mas ter sempre atualizada sua visão de futuro. O que os seus clientes vão querer daqui a 5 anos? E agir para preparar a empresa para isso. Recentemente o CEO global da IBM em entrevista para a Bloomberg, disse que muitas atividades de back-office irão aos poucos desaparecendo com o uso intenso dessa tecnologia. Na sua estratégia, a contratação para funções administrativas, como recursos humanos, será suspensa ou retardada. Essas funções não voltadas para o cliente totalizam cerca de 26.000 pessoas hoje na empresa. “Eu poderia ver facilmente 30% sendo substituído por IA e automação em um período de cinco anos.”. Ele estava falando das atividades robotizáveis, que ainda existem dentro das empresas, e efetuadas por humanos. Por exemplo, tarefas mundanas, como mover funcionários entre departamentos, provavelmente serão totalmente automatizadas, disse. Mas, algumas funções de RH, como avaliar a composição e produtividade da força de trabalho, provavelmente não serão substituídas na próxima década, acrescentou.

A liderança dos executivos nas estratégias de IA pode assumir diversos aspectos, dependendo das características próprias dos negócios em si, mas um fator comum é indiscutivelmente é o fato deles compreenderem o que é a IA e suas implicações para as estratégias, modelos de negócio, processos, pessoas e aderência aos princípios e valores éticos das suas empresas. Sem essa compreensão, não conseguirão desenhar uma visão coerente e adequada para o futuro.

INTELLIGENT AUTOMATION | 31
ARTIGO

Acompanhe a (r)evolução da tecnologia com a Hiperautomação integrada

com IA.

A Inteligência Artificial é um fator crucial para impulsionar a evolução dos processos empresariais, tornando-os mais ágeis e inteligentes em um mercado em constante (e rápida) evolução. A hiperautomação - que integra IA com automação de processos, data analytics, assistentes virtuais, digitalização e governança, entre outros - é um dos principais pilares que contribuem para esse avanço.

Esta integração revolucionária oferece benefícios significativos para as empresas, como:

Melhoria na eficiência operacional; Redução de custos e riscos; Aumento na qualidade e precisão dos processos; Melhoria na experiência do cliente e do colaborador; Maior agilidade e flexibilidade nos negócios.

A Certsys é referência em soluções de IA e hiperautomação, oferecendo um portfólio completo de serviços para as empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.

Conte com uma parceira estratégica para a sua transformação digital, que oferece soluções inovadoras e de alto valor agregado para os seus negócios.

INTELLIGENT AUTOMATION | 32

Resolvemos desafios complexos através da nossa cultura e tecnologia.

Center of Excellence (CoE) - Um programa de excelência em Hiperautomação levando aos usuários o poder de criarem seus próprios robôs, aumentando a produtividade e efetividade corporativa com governança e segurança.

Desenvolvemos jornadas de automação com foco no ROI das empresas utilizando:

Data & Analytics

Experiência do cliente/colaborador

Automação de Processos Assistentes Virtuais Digitalização e Governança

INTELLIGENT AUTOMATION | 34 “ “ The largest and several of the top 10 GBS and BPO providers 3 of the10 leading global banks The Largest SaaS Provider 3 top 10 global leading Telcos Top 2 top 5 global logistics companies, Top 5 airlines 2nd largest Police Force 3 top 5 Automotive Conglomerantes Top 5 Largest Food and Beverage Companies Several Health and Pharma Companies

A evolução tecnológica é irreversível. Vimos surgirem tecnologias transformadoras como os motores a combustão, a luz elétrica, os automóveis, os aviões, os transístores, a internet e os smartphones. A IA tem muito potencial transformador, desde que aplicada aos problemas corretos, nos momentos adequados. A inteligência híbrida (criatividade, inovação, bom senso e pensamento crítico humanos) potencializada pelas tarefas automatizadas e robotizadas deslocadas para as máquinas já é uma realidade. A sociedade e os executivos devem se preparar para essas mudanças e não podem se dar ao luxo de ficarem ignorantes de muitos dos detalhes tecnológicos que mudarão a nossa vida.

Portanto, a jornada para o uso adequado das ferramentas de IA, passa por alguns pontos chave:

1. Incorpore IA na estratégia de negócios. A empresa não quer um projeto de IA, ela quer resolver um problema de negócios e esse problema pode ser resolvido com IA, se essa for realmente a melhor solução.

2. Tenha objetivos claros para os projetos de IA. Sem ROI os projetos vão viver apenas de hype e o hype dura pouco e gera frustrações.

3. Evangelize os executivos seniores. Sem engajamento e apoio entusiástico da liderança, os projetos de IA serão meros projetos operacionais, perdendo muito de seu potencial transformador.

4. Busque e retenha talentos adequados. Não caia na conversa que com ChatGPT você não precisará mais de talentos que conheçam IA a fundo. Eles são absolutamente necessários.

5. Implemente governança de dados. A vela máxima, entra lixo, sai lixo, continua valendo.

6. Valide sua infraestrutura tecnológica. Capacidade computacional, seja própria ou externa, em nuvem é necessária e precisa ser ajustada. Não esqueça que nada é grátis.

7. Crie um comitê de governança de IA. Não subestime problemas de privacidade, ética, regulação e violação de direitos autorais. Podem custar muito em dinheiro e imagem.

8. Monitore os resultados. UM sistema de IA assim que entrar em produção, começaa degradar. Mantenha os algoritmos ajustados bem como valide seus resultados para mitigar vieses e eventuais “alucinações”, típicas de sistemas como ChatGPT.

9. Mitigue vieses. Imagine que arranhão na imagem da sua empresa isso pode gerar!

10. Atenção ao compliance e regulações. Não esqueça que empresas que operam em diversos países têm que estar atentos à diferentes regulações.

INTELLIGENT AUTOMATION | 35
ARTIGO

BÁRBARA FRAGA

IA generativa: quais impactos ela pode gerar aos negócios?

AInteligência Artificial (IA) generativa emergiu como uma das inovações tecnológicas mais promissoras dos últimos anos, demonstrando um potencial impressionante para transformar o cenário empresarial. Podemos ver isso em números.

De acordo com um relatório da consultoria global de gestão McKinsey, cerca de 75% do valor que os casos de uso da IA generativa pode proporcionar está concentrado em quatro áreas cruciais: operações do clien-

te, marketing e vendas, engenharia de software e pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Essa tecnologia possui a capacidade de aprimorar a interação com clientes, criar conteúdo criativo para fins de marketing e vendas, e até mesmo gerar código de computador com base em instruções em linguagem natural. Essas são apenas algumas das diversas tarefas que a IA generativa pode executar, destacando sua relevância multifacetada no mundo dos negócios.

INTELLIGENT AUTOMATION | 37
ARTIGO
INTELLIGENT AUTOMATION | 38

A influência dessa tecnologia não é limitada a setores específicos, pois ela promete causar um impacto significativo em todas as indústrias. Exemplo disso, está em áreas como bancos, tecnologias avançadas e ciências da vida, que se colocaram na posição de colher os maiores benefícios, com previsões de grandes impactos em suas receitas.

Segundo outro estudo da McKinsey, o setor bancário, por exemplo, poderia adicionar entre US$ 200 bilhões e US$ 340 bilhões anualmente, enquanto no varejo e no setor de bens de consumo, o impacto potencial poderia variar de US$ 400 bilhões a US$ 660 bilhões por ano.

Os benefícios são inúmeros, entretanto, a jornada para aproveitar plenamente os ganhos da IA generativa está apenas começando. Embora haja empolgação em relação à tecnologia, a implementação completa levará tempo e exigirá o enfrentamento de desafios significativos. Isso inclui a gestão dos riscos inerentes à IA generativa, o desenvolvimento e o mapeamento das habilidades necessárias para o trabalho. Além disso, o uso dessa ferramenta também exige a reestruturação de processos de negócios para ser incorporada no dia a dia da operação de uma empresa.

Estas afirmações são comprovadas nos estudos sobre as expectativas dessa tecnologia. Conforme previsões do Gartner, até 2025, estima-se que 30% das mensagens de marketing enviadas por grandes organizações serão formadas sinteticamente. Além disso, a produção de filmes de sucesso pode ser dominada pela geração de imagens por IA até 2030.

Vale destacar que a gama de oportunidades proporcionadas pela IA generativa é dividida em três categorias: possibilidades de

receita, de custo e produtividade, e de risco. Quando avaliamos as questões relacionadas à receita, essas incluem a criação mais rápida de novos produtos, enquanto custo e produtividade englobam a melhoria das habilidades dos trabalhadores e a otimização de processos. E, finalmente, a IA generativa tem o potencial de melhorar a análise de dados e mitigar riscos, garantindo a conformidade regulatória e a sustentabilidade.

Outro fator importante que a IA generativa nos trouxe foi uma maior visibilidade e necessidade de uso da tecnologia dentro das organizações. Existem diversos algoritmos tradicionais de análise avançada e aprendizado de máquina que são altamente eficazes na execução de tarefas numéricas e de otimização, os quais podemos usar para resolver problemas como modelagem preditiva.

Ao abrir a porta para a curiosidade e a exploração, ela inspira abordagens criativas e inovadoras para desafios complexos, desencadeando uma reflexão mais profunda sobre o potencial da Inteligência Artificial. Ao invés de substituir métodos tradicionais, a IA generativa os complementa, agregando uma dimensão criativa à caixa de ferramentas para ampliar as possibilidades, tanto nas operações comerciais quanto na concepção de novas soluções.

Em resumo, a IA generativa está moldando uma nova era de inovação e eficiência nos negócios. Seu impacto abrange setores diversos, automação de tarefas, criação de valor econômico e preparação da força de trabalho para um futuro repleto de colaboração com máquinas inteligentes. Embora os desafios persistam, a jornada rumo à realização completa do potencial da IA generativa está em pleno andamento, prometendo um futuro transformador para as empresas e para a sociedade.

INTELLIGENT AUTOMATION | 39
ARTIGO
Automação de Automação de Automação de Contas a Pagar Contas a Pagar a Pagar (011) 2429-9160 vendas@earqconsultoria.com go to site ROBÔS PARA ROBÔS PARA LANÇAMENTO DE LANÇAMENTO DE NOTAS FISCAIS NOTAS FISCAIS Redução de custos operacionais Maior confiabilidade no pagamento Robôs personalizados para o seu ERP Mais produtividade com zero digitação

Inteligência artificial:

5 setores que usam a tecnologia e você não sabia

Apesar da popularidade recente da inteligência artificial (IA), impulsionada pelo lançamento do ChatGPT no final de 2022, há um bom tempo muitas empresas já usam a tecnologia em seus negócios e lucram com isso. Por meio dos algoritmos que

trazem previsão de eventos futuros, é possível fazer planejamentos estratégicos e identificar padrões que indicam tendências. Cada vez que tomamos uma decisão, não importa quão grande ou pequena, ocorre um poderoso efeito cumulativo.

INTELLIGENT AUTOMATION | 41
ARTIGO

O machine learning, combinado a inteligência humana, potencializa os negócios, escala resultados, e faz a diferença em alguns setores. De acordo com o estudo Global AI Adoption Index, elaborado pela IBM, 41% das empresas brasileiras implementaram a plataforma em 2022. Veja cinco segmentos de mercado que usam a IA e você não sabia:

Indústria

A inteligência artificial na indústria é estratégica para garantir respostas rápidas aos desafios inerentes ao mercado e ajuda as empresas a simular cenários de risco para antecipar o controle de situações inesperadas, otimizar estoques, gerenciar market share, projetar preços de commodities, analisar políticas de pricing, definir estratégia de repasse de custo, de marketing e de vendas para aumentar os lucros.

Concessionárias

Outro setor que enfrenta desafios ligados a economia local e global, as concessionárias já utilizam a IA para projetar fluxo em rodovias, ferrovias e etc, antecipar o risco de inadimplência, criar estratégias de expansão, explicar as condicionantes que impactam no planejamento estratégico das concessões, aumentar a transparência com investidores, entre outras aplicações.

Varejo

Uma das forças motoras da economia brasileira e mundial, o varejo precisa se reinventar a cada dia frente ao aumento na concorrência. Neste cenário, a inteligência artificial é usada para ter mais previsibilidade de vendas frente à constantes mudanças de cenário, simular situações e antecipar riscos de perdas e quedas de faturamento, fazer análises mais robustas de expansão para abertura de franquias, tamanho ideal da loja

em determinado local, saturação do mercado na região, aspectos de canibalização de concorrentes em potencial de faturamento, dentre outros.

Logística

Segmento essencial para garantir uma jornada completa ao consumidor 5.0 cada vez mais exigente, as plataformas de IA em logística medem a capacidade adequada de armazenagem para que a empresa não tenha problemas, como atrasos no processamento de pedidos e entregas. Além disso, prevêm a sensibilidade das vendas em relação a oferta e a demanda dos produtos e sobre o preço de frete, constroem projeções de vendas para por semanas, meses ou anos, analisam impactos de mudanças climáticas e de eficiência energética sobre o transporte, definem a melhor rodovia ou rota e ainda traz insights sobre preço de commodities, como o diesel.

Agronegócio

Um dos setores mais robustos e promissores no Brasil, o setor de agropecuária vem se automatizando. Hoje, muitas companhias utilizam a IA para se antecipar a uma variação não esperada na demanda por transporte, reorganizar a disponibilidade de veículos e vagões, realizar projeções com alto nível de acurácia sobre o comportamento do preço de frete praticado no modal principal e em modais concorrentes, baseadas na expectativa mais recente de produtividade da safra e no cenário macroeconômico. Além disso, a tecnologia realiza projeções de maneira simples e com metodologia mais assertiva sobre a tendência de comportamento futuro dos preços dos grãos mais importantes negociados em bolsa - assim como de outros ativos sensíveis ao mundo agro, bem como analisa quais são os impactos de variáveis agrícolas e econômicas no preço das commodities.

INTELLIGENT AUTOMATION | 43
ARTIGO

Customer Experience impulsionado por IA: conheça o Contact Center do futuro

Há pouco tempo o Gartner divulgou o resultado de uma pesquisa com CEOs de todo o mundo, na qual afirmam que a Inteligência Artificial é a tecnologia disrup-

tiva mais importante de 2023. Esses mesmos executivos demonstram preocupação em “ficar para trás” e planejam investimentos em inovação para este ano.

INTELLIGENT AUTOMATION | 45
ARTIGO
André Fernandes da NICE

O INSTABASE foi desenvolvido para ser o seu HUB de soluções para automação com qualquer documento, integrando as melhores ferramentas (OCR, IA, ML/DL) do mercado em uma plataforma Low-Code, garantindo:

● Classificação e indexação de documentos para automações dos seus documentos, e-mails e conversas, identificando e redirecionando as mensagens a partir de qualquer conteúdo.

● Extração de informações específicas, mantendo a correspondência chave-valor, entidades e outros tipos de metadados durante a automação dos processos, revelando informações para suas decisões de negócio.

No INSTABASE você pode desenhar suas regras de negócio e salvar sua automação em um marketplace para uso por toda a empresa, garantindo a integração com todos os seus sistemas de forma simples.

A GBPA é parceiro da INSTABASE no Brasil e está pronta para empregar a experiência de mais de 20 anos em projetos de automação com mais esta solução para a transformação da sua empresa.

Entre em contato e agende uma demonstração, usando seus documentos, e veja como levar sua empresa definitivamente à transformação digital.

Soluções de RPA • Soluções IDP • Soluções de IA de conversação • Soluções de Process Mining

contato@gbpa.com.br

(11) 3288 3315

Conheça

A plataforma INSTABASE foi projetada para lidar com o maior desafio das iniciativas de transformação: Dados não estruturados
nossas soluções em HIPERAUTOMAÇÃO

Devo dizer que eles estão profundamente corretos. Não há futuro sem Inteligência Artificial e quem ficar para trás pagará um preço alto em relação a posicionamento de mercado. É um caminho sem volta e muitos já entenderam isso.

Inteligência Artificial é a tecnóloga que trará mais impacto positivo para os negócios nos próximos anos e o que vai permitir crescimento. Porém, quando falamos em Inteligência Artificial, estamos destacando muitas frentes. Este tipo de tecnologia está embarcado em diversos tipos de solução. No CX, o campo também é vasto.

Uma possibilidade de utilização desta tecnologia é proporcionar uma experiência realmente humanizada na interação com o cliente via bots. Estas máquinas, quando impulsionadas pela Inteligência Artificial permitem que os usuários interajam com uma refinada simulação de conversa humana.

Mesmo que o cliente mude o contexto da interação, o bot compreende, responde e volta ao ponto original.

Outra utilização é o monitoramento das interações que acontecem no Contact Center para identificar oportunidades de automação. Durante o processo de atendimento, a solução identifica quais são as oportunidades de melhoria e qual é o fluxo que pode ser direcionado para os bots, mostrando inclusive o retorno esperado com a automação. Com isso, há melhora na eficiência operacional e na oferta de uma experiência de autoatendimento que reflete na satisfação do consumidor.

Também temos a IA Generativa, que torna o uso da Inteligência Artificial ainda mais abrangente. Esta tecnologia “escuta” a interação do cliente com a empresa, em diferentes canais, e dá guias em tempo real, usando tecnologia GPT. Tudo isso baseado

INTELLIGENT AUTOMATION | 47
ARTIGO

nos artigos e conteúdos da própria empresa, o que torna o atendimento extremamente personalizado. É importante também deixar claro que guardrails são necessários para evitar que sejam providas respostas foram do contexto da empresa. A IA entende o contexto e propõe o que deve ser falado e o que fazer em cada momento do contato. Este cenário traz um enorme diferencial ao atendimento.

Tenho comentado sobre o conceito de CXi, ou Customer Experience interactions, e sobre como esta forma de atendimento engaja o cliente em seu momento de necessidade e não apenas quando procura o Contact Center.

Neste caso, a Inteligência Artificial integra a base de conhecimento e realiza sua gestão com a utilização de bots e Chat GPT. Quando inserimos as informações nestas soluções inovadoras, a Inteligência Artificial se

torna um agente e traz respostas específicas. Guia o cliente dentro do espaço virtual da empresa como um humano faria. A integração com o bot permite que o Chat GPT acione a navegação, capture informações e filtre o conteúdo para uma resposta de acordo com o contexto específico do consumidor.

A combinação dessas soluções vai revolucionar o atendimento digital nos próximos anos, trazendo uma melhoria no atendimento de 30% a 40%, um percentual de peso.

É por tudo isso, e muito mais, que os CEOs apontam a IA como tecnologia mais disruptiva do momento. É excelente saber que as empresas estão enxergando o potencial desta que está revolucionando a forma como interagimos com a marca. Essa consciência é fundamental para se manter no jogo nos próximos anos.

INTELLIGENT AUTOMATION | 49
ARTIGO

IBM Business AI

Estamos em um daqueles raros momentos da história, quando chega uma nova inovação tecnológica que transforma radicalmente os negócios e a sociedade, entretanto, a Inteligência artificial (IA) não é um termo novo para IBM.

Anunciamos recentemente o IBM watsonx, uma nova plataforma de IA e de dados que permite as empresas escalar e acelerar o impacto da IA generativa com dados confiáveis disponibilizando modelos pré-treinados (modelos de fundação) com um alto número de dados e ainda ter a possibilidade de adaptar (fazer o tunning) desses modelos para novos cenários ou casos de uso.

o IBM watsonx é composto de três pilares:

watsonx.ai: um estúdio poderoso que permite a criação de aplicações de IA em uma fração do tempo com uma fração dos dados. Além de oferecer todas as ferramentas necessárias para a criação de modelos tradicionais, como Jupyter Notebook, R Studio, SPSS e AutoAI, oferece uma biblioteca de modelos de fundação opensource ou proprietária, disponibiliza também o “Prompt Lab”, uma interface fácil para os usuários usarem os modelos de fundação e o “Tuning Studio”, onde as empresas podem personalizar os modelos de fundação pré-treinados para tarefas complexas com seus dados corporativos, tornando assim, esse modelo de fundação especialista em um assunto específico de seu negócio.

watsonx.data: uma plataforma para armazenamento de dados aberta, híbrida e otimizada para todas as cargas de trabalho de dados e IA. O watsonx.data permite que você acesse todos os seus dados na nuvem e em ambientes locais. Ele permite que você se conecte aos dados e comece em minutos com governança, segurança e automação, reduzindo os custos da empresa em armazenamento de dados em até 50%.

watsonx.governance: é um kit de ferramentas empresarial de última geração projetado para automatizar e acelerar as cargas de trabalho em todo o ciclo de vida da IA fornecendo IA responsável, transparente, explicável, gerenciamento de riscos e facilitando a conformidade regulatória.

INTELLIGENT AUTOMATION | 50
IBM watsonx

Com essas soluções, temos trabalhado nos mais diferentes casos de usos com nossos clientes, como por exemplo, o modelo de fundação geoespacial, construído a partir da colaboração da IBM com a NASA, o modelo foi projetado para converter as observações de satélite da NASA em mapas personalizados de desastres naturais e outras mudanças ambientais. As aplicações potenciais incluem ajudar a estimar os riscos relacionados ao clima para plantações, edifícios e outras infraestruturas, avaliar e monitorar florestas para programas de compensação de carbono e desenvolver modelos preditivos para ajudar as empresas a criar estratégias para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas.

INTELLIGENT AUTOMATION | 51

As questões éticas da IA: travando as batalhas certas

Ainteligência artificial substituirá os humanos? Poderia se voltar contra seus criadores? É um perigo para a espécie humana?

Essas são apenas algumas das questões que provocaram o debate público e abalaram a mídia desde a implantação maciça de ferramentas geradoras de IA e as declarações

INTELLIGENT AUTOMATION | 53
ARTIGO
SEGURANÇA EM TECNOLOGIA Nov/2022 - Nov/2023

sensacionalistas de algumas figuras públicas. No entanto, por mais interessantes que as especulações sejam do ponto de vista filosófico, a maioria dos especialistas concorda que são um tanto prematuras.

É verdade que a inteligência artificial tem um potencial enorme. É uma tecnologia que automatizará uma ampla gama de tarefas, criará novos serviços e, em última análise, tornará as economias mais eficientes. A IA generativa marca um novo estágio nessa tendência subjacente, cujas múltiplas aplicações estamos apenas começando a explorar.

No entanto, não devemos perder de vista o fato de que, apesar de seu notável desempenho, os sistemas de IA são essencialmente máquinas, nada mais do que algoritmos integrados a processadores capazes de assimilar grandes quantidades de dados.

Fomos informados de que essas novas ferramentas serão capazes de superar o teste de Turing. Isso provavelmente é verdade, mas esse teste – que antes era considerado capaz de traçar a linha divisória entre inteligência humana e inteligência artificial – há muito deixou de ter qualquer valor real. Essas máquinas são incapazes de inteligência humana, no sentido mais amplo do termo (ou seja, envolvendo sensibilidade, adaptação ao contexto, empatia…), reflexividade e consciência, e provavelmente serão assim por muito tempo. Não se pode deixar de pensar que aqueles que imaginam que essas ferramentas em breve terão essas características estão sendo muito influenciados pela ficção científica e por figuras míticas como Prometeu ou Golem, que sempre exerceram um certo fascínio sobre nós.

Se adotarmos um ponto de vista mais prosaico, percebemos que as questões éticas levantadas pela crescente importância da in-

teligência artificial não são novidade e que a chegada do ChatGPT e outras ferramentas simplesmente as tornaram mais prementes. Além da questão do emprego, essas questões se relacionam, por um lado, com a discriminação criada ou amplificada pela IA e os dados de treinamento que ela usa e, por outro lado, com a propagação de desinformação (deliberadamente ou como resultado de “alucinações de IA”). No entanto, essas duas questões preocupam pesquisadores de algoritmos, legisladores e empresas do setor, que já começaram a aplicar soluções técnicas e jurídicas para combater os riscos.

Primeiro, vamos ver as soluções técnicas. Os princípios éticos estão sendo incorporados ao desenvolvimento das próprias ferramentas de IA. Na Thales, há muito tempo nos comprometemos a não construir “caixas-pretas” ao projetar sistemas de inteligência artificial. Estabelecemos diretrizes que garantem que os sistemas sejam transparentes e explicáveis. Também nos esforçamos para minimizar vieses (especialmente gênero e aparência física) no design de nossos algoritmos, por meio dos dados de treinamento que usamos e da composição de nossas equipes.

Em segundo lugar, soluções jurídicas. Aqui, a União Europeia assumiu indiscutivelmente a liderança. A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu trabalham há mais de dois anos num projeto de regulamento destinado a limitar por lei os usos mais perigosos da inteligência artificial.

No entanto, é também através da educação e de uma verdadeira mudança social que seremos capazes de nos proteger dos riscos inerentes ao uso indevido da IA. Juntos, devemos nos afastar do tipo de cultura de imediatismo que floresceu com o advento da tecnologia digital e que provavelmente será

INTELLIGENT AUTOMATION | 55
ARTIGO

exacerbada pela disseminação maciça dessas novas ferramentas.

Como sabemos, a IA generativa permite que você produza facilmente conteúdo altamente viral, mas não necessariamente confiável. Existe o risco de amplificar as deficiências amplamente reconhecidas no funcionamento das redes sociais, especialmente na promoção de conteúdos questionáveis e divisivos, e na forma como provocam reações e confrontos instantâneos.

Além disso, esses sistemas, acostumando-nos a obter respostas “fora da caixa”, sem ter que procurar, autenticar ou contrastar fontes, nos tornam intelectualmente preguiçosos. Eles correm o risco de agravar a situação, enfraquecendo nosso pensamento crítico.

Portanto, embora não seja razoável começar a voar a bandeira vermelha de um perigo existencial para a raça humana, é necessário emitir um sinal de alarme. Fórmulas

devem ser buscadas para acabar com essa propensão prejudicial ao imediatismo que contamina a democracia há quase duas décadas e cria um terreno fértil para teorias da conspiração.

“Pense nisso por 30 segundos” é o título fantástico de um curso de formação criado pelo centro de educação em mídia e informação de Quebec. Dedicar um tempo para contextualizar e avaliar a credibilidade de um conteúdo, e manter um diálogo construtivo em vez de reagir imediatamente, são os pilares de uma vida digital saudável. Precisamos garantir que seu ensino – tanto na teoria quanto na prática – seja uma prioridade máxima nos sistemas educacionais em todo o mundo.

Se enfrentarmos esse desafio, finalmente poderemos aproveitar o tremendo potencial dessa tecnologia para promover a ciência, a medicina, a produtividade e a educação.

INTELLIGENT AUTOMATION | 57
ARTIGO

ChatGPT e o futuro da produtividade empresarial

No mundo acelerado dos negócios, a eficiência é fundamental para alcançar o sucesso no mundo corporativo. As organizações estão constantemente buscan-

do maneiras de otimizar processos, melhorar a produtividade e oferecer um atendimento de excelência aos clientes. Estrela nos últimos meses, o ChatGPT (Generative Pretrai-

INTELLIGENT AUTOMATION | 59
ARTIGO

ned Transformer) entra em cena como uma ferramenta revolucionária, alimentada pela inteligência artificial.

Como assistente virtual inteligente, a tecnologia tem o poder de trazer uma série de benefícios ao dia a dia empresarial. Sua eficiência e versatilidade a transforma em uma ferramenta indispensável para empresas de todos os portes e setores. Ao permitir a comunicação natural entre humanos e máquinas, o ChatGPT simplifica processos, auxilia na tomada de decisões e aumenta a produtividade geral.

Ao entender como extrair o máximo do ChatGPT, as empresas podem abrir caminho para o sucesso e alcançar novos patamares de excelência. Ao interagir com a ferramenta, é fundamental ser claro e específico na consulta. Ponto crucial e inicial é fornecer informações relevantes e contextuais para que o modelo compreenda melhor sua solicitação. Quanto mais precisa for a sua pergunta ou instrução, mais assertiva será a resposta do ChatGPT.

Ao fazer uma solicitação na plataforma, certifique-se de fornecer orientações claras e específicas. O ChatGPT tem a capacidade de aprender a partir de instruções de exemplo. Ao adotar exemplos, você pode influenciar o estilo, o tom e o conteúdo da resposta gerada. Com isso, é possível obter a opção de ajustar parâmetros e outras para melhorar sua interação. Trata-se de uma ferramenta em constante aprendizado e aprimoramento.

Os benefícios do uso desta plataforma no dia a dia empresarial são muitos. No universo corporativo moderno, a eficiência e a produtividade são fundamentais. Entre as vantagens, podemos mencionar o suporte em tarefas cotidianas, que pode ser desde

um assistente virtual confiável para ajudar em diversas tarefas diárias. Ou responder a perguntas simples, fornecer informações rápidas, agendar compromissos e até mesmo gerenciar lembretes e anotações. Ele ajuda a otimizar o tempo e concentrar-se em tarefas mais complexas e estratégicas.

Quando surgem problemas técnicos, especialmente em áreas como TI, o ChatGPT pode ser um recurso valioso. Ele pode auxiliar na resolução de problemas comuns, fornecendo orientações passo a passo ou sugestões para soluções. Isso permite que as equipes de suporte resolvam ocorrências de maneira mais rápida e eficiente, minimizando o tempo de inatividade e melhorando a produtividade.

O ChatGPT pode ser também um aliado poderoso na criação de conteúdo para empresas. Ele pode ajudar na redação de artigos, posts de blog, materiais de marketing e até mesmo na redação de relatórios. Basta fornecer instruções claras e exemplos relevantes, e a ferramenta pode gerar ideias e sugestões. Isso agiliza o processo de criação de conteúdo e permite que os profissionais se concentrem em aspectos estratégicos.

No entanto, vale estar sempre atento à checagem e rechecagem para verificação das informações ali consumidas, uma vez que a base de dados do ChatGPT vai até setembro de 2021, ou seja, mudanças de lei e novas informações após este período não estarão contempladas nesse arcabouço.

Lidar com grandes volumes de dados é um desafio para muitas empresas. Nesse sentido, o ChatGPT ajuda a simplificar esse processo, fornecendo análise e insights acionáveis a partir dos dados fornecidos. Ele pode auxiliar na identificação de tendências, padrões e até mesmo na geração de previsões

INTELLIGENT AUTOMATION | 61
ARTIGO

Desrobotizar

Uma solução brasileira para transformação digital das empresas pela automação de processos por RPA com um dashboard de gestão intuitivo.

Criação intuitiva e interface arrasta e solta, para você construir seus robôs.

Captura de oportunidades de melhorias nos processos para você focar no que é mais rentável.

Acompanhamento e gestão de desempenho dos robôs em um só lugar.

47 3278-6803 @roboteasyoficial RobotEasy-tech roboteasy.tech
as pessoas para possibilitar que as equipes foquem na criatividade e inovação, com ganho de tempo e escalabilidade.

com base nos dados disponíveis. auxiliando os profissionais na tomada de decisões mais embasadas.

Em um mundo globalizado, as empresas atuam no contato com clientes e parceiros de diferentes partes do mundo. E, certamente, pode ser também uma ferramenta valiosa para superar barreiras linguísticas, oferecendo suporte para tradução em tempo real.

Uma das áreas em que o ChatGPT pode ser especialmente útil é na contribuição para o aumento da receita das empresas. Sua eficiência e capacidade de fornecer suporte aos clientes podem trazer benefícios significativos. Além disso, ele pode desempenhar um papel crucial no atendimento ao cliente, oferecendo respostas rápidas e precisas a perguntas comuns, melhorando a experiência do cliente, proporcionando um atendimento ágil e eficiente. Isso resulta em maior satisfação do cliente, fidelidade à marca e, consequentemente, aumento nas vendas e na receita.

No caso das vendas e no pós-vendas, o dispositivo pode oferecer, com base nas preferências e histórico do cliente, auxílio em sugerir produtos ou serviços relevantes, fornecer esclarecimentos, aumentando as chances de uma compra, além de auxiliar na criação de ofertas personalizadas e na negociação, levando a um aumento nas vendas e no ticket médio e resultando em um aumento na eficiência e nas taxas de conversão.

Segundo pesquisa “A Inteligência Artificial e a Relação entre Pessoas e Marcas”, realizada com 1.722 consumidores brasileiros pela Ecglobal, a ferramenta se tornou, na verdade, parte do dia a dia das pessoas, com 95% dos entrevistados utilizando a aplicação ao menos uma vez por semana. Segundo dados da Semrush, o Brasil é o quinto colocado no ranking de países que mais acessam a ferramenta (web), que contabilizou 863 milhões de acessos globalmente também em janeiro deste ano. O ChatGPT está em sua melhor forma. E veio para ficar!

INTELLIGENT AUTOMATION | 63
ARTIGO
INTELLIGENT AUTOMATION | 64

Aumento do tempo da execução de tarefas repetitidas, deixando sua equipe voltada para o seu negócio

Eliminação dos Riscos e Erros Operacionais

Crescimento operacional com redução de custos

INTELLIGENT AUTOMATION | 65

Automação: fator fundamental para fortalecer o relacionamento da indústria com o consumidor final

Aascensão rápida do e-commerce no mercado global tem proporcionado uma revolução não apenas na maneira como compramos, mas também na forma como as indústrias se aproximam e intera-

gem com seus consumidores. Muitos desses negócios acabaram criando canais de relacionamento direto com seus clientes, passando de uma atuação focada exclusivamente no mercado B2B para o B2C.

INTELLIGENT AUTOMATION | 67
ARTIGO
www.sicolos.com.br

Com as nossas soluções de RPA você garante vantagem competitiva, reduzindo custos e erros manuais nos processos enquanto foca no sucesso do seu negócio. Além do rápido retorno do investimento, implementamos as automações nas ferramentas que sua equipe já está habituada a usar.

+ PRODUTIVIDADE +

Reduza erros, custos e o tempo gasto em tarefas repetitivas, realocando recursos para o crescimento da sua empresa.

Aumente sua eficiência operacional com automações atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções.

+ QUALIDADE

Garanta a interação com diferentes fontes de dados com excelência trazendo mais qualidade e precisão ao negócio.

CASES DE SUCESSO

Descubra como ajudamos os nossos clientes a alcançar seus objetivos. Conheça os cases de sucesso de empresas que melhoraram a sua eficiência e alcançaram novos patamares com as nossas soluções.

www.smarthis.com

+55 11 5225-8126

contato@smarthis.com

INTELLIGENT AUTOMATION | 70
Nã o existe ata lho para o sucesso, m a s existe a utom ação
Nosso compromisso é gerar valor para pessoas e negócios
ECONOMIA
ENTRE EM CONTATO:

Esse novo contexto de atuação, impulsionado pela necessidade de novas formas de receitas em período pandêmico, acabou se estabelecendo e agora a inovação é quem dita muitas tomadas de decisões na indústria quando o assunto é a venda direta.

Uma dessas inovações é a entrega monitorada, permitindo um relacionamento direto e contínuo com o cliente. A possibilidade de enviar links de rastreamento e mensagens de alerta para recebimento de mercadoria tem se tornado uma ferramenta vital para empresas e consumidores. Para a indústria, essa funcionalidade não apenas otimiza o processo de entrega, mas também reduz significativamente as devoluções e, consequentemente, os custos associados. Para o consumidor, a sensação de estar informado sobre o status e a localização de sua compra aumenta a confiança e a satisfação em relação à marca.

Antes, a espera por um produto, para o consumidor era como um jogo de adivinhação. Agora, com as notificações e o rastreamento em tempo real, o consumidor tem a sensação de controle do processo após a compra efetuada – algo muito real para o gestor, que não só pode verificar cada eta-

pa da distribuição, como informar o consumidor, inclusive alertando qualquer tipo de atraso ou imprevisto.

É preciso destacar ainda que a automação é um caminho crucial para a atuação omnichannel da indústria. Pesquisas como a da NeoAssist, por exemplo, apontam que 77% dos consumidores querem uma relação unificada com uma marca, mesmo utilizando diferentes meios de comunicação. Se ele compra pelo smartphone, deseja que sua jornada siga também na comunicação em mídias sociais ou no e-mail, nas etapas seguintes à finalização do pedido, durante a entrega e a conclusão desta etapa. Para isso, a indústria vem se transformando, através de ferramentas multiplataformas e multicanais, que proporcionam essa unificação tão desejada pelo cliente.

O setor de e-commerce e a indústria, de modo geral, têm uma oportunidade incrível nas mãos. Ao aproveitar a tecnologia para se aproximar do consumidor, as empresas não só se adaptam às demandas modernas, mas também pavimentam o caminho para um futuro de relações mais transparentes.

INTELLIGENT AUTOMATION | 71
ARTIGO

Inteligência Artificial como ferramenta de marketing: desafios e benefícios

Arevolução tecnológica tem impulsionado a integração da Inteligência Artificial (IA) em diversos setores, e o marketing não é exceção. A aplicação da tecnologia como uma ferramenta de marketing oferece inúmeras oportunidades para

acelerar a descoberta de informações que personalizam campanhas e aperfeiçoam o atendimento ao cliente. No entanto, é crucial que os controles adequados sejam implementados para garantir resultados coerentes e éticos.

INTELLIGENT AUTOMATION | 73
ARTIGO
Gerente sênior de desenvolvimento de produtos da ViaSat, INTELIE

A HIPERAUTOMAÇÃO A JÁHIPERAUTOMAÇÃO É UMA REALIDADE. JÁ É UMA REALIDADE.

Se a sua empresa precisa crescer, você precisa conhecer isso!

Com os avanços tecnológicos e a convergência de várias tecnologias emergentes, surgiu uma nova abordagem conhecida como hiperautomação. Essa evolução promete revolucionar ainda mais a forma como as empresas operam, impulsionando a produtividade, a inovação e a competitividade.

contato@triasoftware.com.br

LEIA MAIS EM: WWW.TRIASOFTWARE.COM.BR

TI DA SUA EMPRESA

INTELLIGENT AUTOMATION | 78
Conheça a Chypps Tecnologia www.chypps.com.br 11. 2323-5967 / 11. 5199-0633 a partir de R$ 2.999,00 INVISTA
O melhor custo-benefício para serviços especializados em equipamentos e serviços de data center. Desde notebook a servidores, trazemos a solução ideal para o seu negócio.
NO

IA: a faca de dois gumes do gerenciamento de dados

Há exatamente 160 anos, o romancista Samuel Butler afirmou que a evolução darwiniana pode se aplicar a máquinas e que um dia elas poderiam se tornar conscientes. Quase 75 anos atrás, o lendário matemático Alan Turing criou seu conhecido

Teste de Turing para medir a inteligência das máquinas. Vinte anos atrás, os robôs exploradores Spirit e Opportunity da NASA estavam atravessando a superfície marciana, evitando obstáculos de forma autônoma com a ajuda da inteligência artificial (IA).

INTELLIGENT AUTOMATION | 79
ARTIGO
Senior manager e sales engineering da Veritas Technologies no Brasil
INTELLIGENT AUTOMATION | 80
INTELLIGENT AUTOMATION | 81

ESPECIALISTA NA JORNADA DE HIPERAUTOMAÇÃO DE NEGÓCIOS

Hyperautomation for Better Results

WORK SMARTER, NOT HARDER

CONCEPÇÃO | PROJETO | SUSTENTAÇÃO | MONITORAMENTO

Automação de Processos | BPM

Captura de Documentos

ChatBot

Design for Business Transformation

Integração de Aplicações

Inteligência Artificial

Motor de Regras de Negócio | BRE

Otimização de Processos

Process Mining

Repositório de Documentos | ECM

Robotização de Tarefas | RPA

Quer ajuda na jornada de hiperautomação da sua área? Clique aqui e conheça mais sobre a Viaflow

INTELLIGENT AUTOMATION | 82
viaflow
+55 51 3012-4100 https://viaflow.com.br @viaflow @viaflow

E agora, a empresa norte-americana OpenAI lançou o ChatGPT. Com uma interface de usuário de caixa de bate-papo de aplicativo móvel ou on-line simples disponível até mesmo para os novatos em tecnologia entre nós, talvez seja a IA mais avançada e acessível de todos os tempos. Você precisa de um ensaio sobre computação quântica? Basta perguntar ao ChatGPT. Você precisa saber como arrumar flores para um buquê? Basta perguntar ao ChatGPT.

O ChatGPT, juntamente com contemporâneos como o Google Bard, provocou um furor sem precedentes sobre a IA com muita empolgação com o potencial quase ilimitado da tecnologia para o bem.

Os desafios apresentados pela IA

Mas há um outro lado da história. Afinal, a sugestão de Samuel Butler de que a evolução darwiniana pode se aplicar a máquinas acabou levando-o a concluir que as máquinas podem eventualmente suplantar a humanidade. E, mais recentemente, algumas das maiores mentes do nosso tempo defenderam a pausa no desenvolvimento da IA até

que a sociedade possa implementar um conjunto de protocolos de segurança.

De fato, a IA é uma faca de dois gumes do gerenciamento de dados – assim como tem enormes benefícios, também pode criar problemas potencialmente significativos. Por exemplo:

Cibercrime

Não está fora de questão que chatbots de IA como o ChatGPT e a tecnologia por trás deles possam inaugurar uma era de ouro do cibercrime, onde até mesmo os criminosos menos técnicos se voltam para furtar dados para obter lucro. Precisa de ransomware? Basta perguntar. Ou cibercriminosos avançados podem usar essas ferramentas para criar vetores de ataque e malware ainda mais inovadores. Precisa de um esquema de phishing mais sofisticado? Basta perguntar.

Volume, Velocidade e Variedade de dados

Considere os três Vs dos dados: volume, a quantidade total de dados que sua

INTELLIGENT AUTOMATION | 83
ARTIGO
INTELLIGENT AUTOMATION | 84
INTELLIGENT AUTOMATION | 85

uma empresa consolidada Governança Documental: leve a gestão documental da empresa para outro patamar.

A Governança Documental é uma metodologia com aplicabilidade completa, incluindo: Governança Ambiental, Social e Corporativa.

A primeira empresa do Brasil a implantar a Governança Documental. Fale com quem entende. Acesse soluarq.com.br.

INTELLIGENT AUTOMATION | 86

empresa está criando; velocidade, a taxa na qual sua empresa cria esses dados; e variedade, o número de formatos em que os dados vêm. Quando você remove todo o resto, a IA está realmente apenas absorvendo os dados existentes, “pensando” sobre esses dados e, em seguida, gerando ainda mais dados com mais rapidez e em uma variedade maior de formatos.

Assim, a IA também pode aumentar o desafio de gerenciar as já vastas quantidades de dados de hoje espalhadas pelas infraestruturas locais e de várias nuvens com as quais as empresas estão lidando, o que tem implicações de segurança e custo. E com os dados do mundo – que são armazenados em data centers em grande parte movidos a combustíveis fósseis – já gerando tanto desperdício de carbono quanto todo o setor aéreo, a quantidade potencialmente esma-

gadora de dados desnecessários gerados por IA também pode ter um impacto ambiental significativo.

Conformidade e governança de dados

Além disso, ferramentas de IA como o ChatGPT criam desafios de conformidade e governança de dados. Os funcionários estão recorrendo a eles para simplificar seus trabalhos. Embora isso possa melhorar a produtividade, há um risco enorme quando os funcionários compartilham informações confidenciais, como documentos regulatórios, relatórios de ganhos ou informações de identificação pessoal, com chatbots. A IA pode até usar essas informações como parte de seu processo de aprendizado de máquina para informar as respostas que fornece a outras pessoas.

INTELLIGENT AUTOMATION | 87
ARTIGO

A base para clientes satisfeitos. Muito, muito satisfeitos.

Quando a automação baseada em IA está em toda parte em sua empresa, ela é para todos. E para tudo.

É a forma mais inteligente de inovar.

INTELLIGENT AUTOMATION | 88
©2023 UiPath

Superando alguns dos desafios da IA com a ajuda de… IA

Mas não se engane: estou otimista sobre o futuro da IA e o impacto que ela pode ter em nossas vidas, especialmente no gerenciamento de dados em um mundo cada vez mais multinuvem. Na verdade, acredito que o gerenciamento de dados orientado por IA que faz o que as equipes de TI não podem ou não têm tempo para fazer é a resposta para muitos dos desafios que a aplicação mais ampla da IA cria. Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais o gerenciamento de dados alimentado por IA pode resolver alguns dos problemas potenciais que a própria IA pode criar.

Resiliência Cibernética Dinâmica

O cenário de ameaças estava evoluindo em um ritmo alarmante antes mesmo de as ferramentas de IA generativas entrarem em cena, mas agora pode acelerar para níveis inimagináveis. A solução pode ser combater fogo com fogo. Adotar a detecção de anomalias orientada por IA e outras medidas de segurança semelhantes como parte de uma estratégia abrangente de gerenciamento de dados pode ajudar as empresas a se protegerem contra os efeitos do cenário de ameaças em constante evolução.

Serviços de dados que fornecem, otimizam e recuperam automaticamente

Os líderes em gerenciamento de dados precisam continuar desenvolvendo serviços que possam se autoprovisionar, se autocorrigir e se autootimizar de forma autônoma, incluindo a desduplicação autônoma avançada. Isso pode ajudar a explicar as grandes quantidades de dados nos ambientes multinuvem de hoje, o que certamente só aumentará à medida que a IA generativa aumen-

tar o volume, a velocidade e a variedade de dados criados. Como afirmei anteriormente: Na prática, isso se parecerá com o provisionamento autônomo de políticas de proteção de dados quando novos serviços e usuários forem implantados, e monitoramento autônomo e implantação de novas políticas que correspondam ao uso observado dos dados de uma empresa – novamente, tudo sem tomada de decisão humana necessária.

Regulamentos Padronizados

A IA já está desempenhando um papel em soluções avançadas de conformidade e governança de dados, como ficar à frente de possíveis problemas de conformidade em um número sem precedentes de plataformas de comunicação de negócios e, eventualmente, pode desempenhar um papel ajudando a evitar o vazamento de dados por meio de ferramentas generativas de IA. . No entanto, primeiro, devemos aceitar, defender e implementar limitações regulatórias destinadas a manter informações potencialmente confidenciais fora dessas ferramentas. Até que esses regulamentos estejam em vigor, os líderes empresariais podem se juntar a uma lista crescente de empresas que implementam suas próprias regras para evitar que problemas de conformidade de dados surjam como resultado do uso de ferramentas generativas de IA pelos funcionários.

Em resumo, apesar de todos os seus benefícios, as ferramentas generativas de IA também apresentam desafios únicos, especialmente quando se trata de gerenciamento de dados. Mas a própria IA, juntamente com as limitações regulatórias adequadas, pode ajudar a compensar esses desafios.

INTELLIGENT AUTOMATION | 91
ARTIGO

Sua contabilidade otimizada com ELO

Acabe com o processamento manual de faturas recebidas. Otimize o processo desde o recebimento da fatura até a aprovação do pagamento, em todos os departamentos e locais, tornando o fluxo suave, digital e automatizado. A Business Solution ELO Invoice reconhece todos os formatos e informações importantes. Quando os dados do credor, valor e unidade de custo (entre outros) estejam no sistema, o pro-

cesso de classificação contábil e liberação é iniciado. Ao mesmo tempo, a fatura é arquivada eletronicamente – tudo em conformidade com a Lei. Você gerencia o processo com um clique e acompanha os vencimentos, economizando tempo e dinheiro com melhores resultados por menos esforço. Cada investimento em digitalização compensa a longo prazo. Fale conosco, ou acesse: www.elo.com/pt/invoice

INTELLIGENT AUTOMATION | 92
ELO Invoice
www.elo.com

Contabilidade digital? Conheça a Business Solution ELO Invoice

Em um mundo cada vez mais digital, uma parte tão relevante e sensível do negócio como a contabilidade não pode ser um ponto fraco da corrente. A grande quantidade de faturas processadas todos os dias – e em diversos formatos e origens – podem se constituir num verdadeiro desafio. Nesse contexto, a Business Solution ELO Invoice é a resposta definitiva para um gerenciamento digital e eficiente.

O ELO Invoice põe fim ao processamento manual das faturas recebidas, integrando todo o fluxo do documento, desde o recebimento da fatura até a liberação do pagamento através dos vários departamentos e locais – para facilitar os processos digitais e automatizados de contabilidade. Isso aumenta significativamente a eficiência do processo.

A Business Solution ELO Invoice reconhece todos os formatos e extrai todas as informações importantes relevantes para o processo de recebimento de faturas. Quando qualquer formato entra no sistema, o processo de aprovação já é iniciado e a fatura é apresentada eletronicamente, de acordo com a lei. Isso economiza tempo valioso e reduz despesas administrativas.

As empresas que utilizam sistemas ERP ou outas soluções de faturamento também podem se beneficiar do ELO: Sistema de terceiros são fáceis de integrar e tirar proveito do conveniente arquivamento de documentos no ELO. Os dias de busca de informações, processamento manual de dados e altos custos de arquivamento terminaram. Digitalizar as faturas nunca foi tão fácil.

Benefícios da Business Solution ELO Invoice:

Estruture seu processo de gerenciamento de faturas

• Processamento rápido e eficiente, independente de formatos

• Aprovação da fatura dentro dos prazos

• Visão geral clara do estado do processamento

• Integração de objetos de custo, centros de custo e livros razão

Assegure transparência de ponta a ponta

• Visão compacta das informações relevantes em tempo real

• Documentação completa de todas as etapas do processo

• Correspondência arquivada no processo relevante

• Funções de colaboração para melhorar o compartilhamento das informações

Gerencie as faturas recebidas e monitore os prazos

• Maior potencial para tirar proveito dos descontos

• Gerenciamento otimizado do fluxo de caixa, graças a um processamento eficiente e preciso

• Custos mais reduzidos com maior qualidade de processamento

• Práticas funções de gerenciamento de liquidez e controle de custos

Beneficie-se da integração e conformidade

• Gerenciamento de faturas transparente e em conformidade com as regras

• Integração total com todos os sistemas ERP padrão

• Suporte para faturas com e sem referências de pedido

• Transações automáticas em moedas estrangeiras

INTELLIGENT AUTOMATION | 93
INTELLIGENT AUTOMATION | 92 www.iamagazine.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.