Folha Católica

Page 7

espiritualidade e missão :: Ação Social ::

:: Cartola ::

Casa da Caridade Madre Teresa de Calcutá

Centro foi inaugurado em abril deste ano e atende centenas de pessoas carentes diariamente

O sonho que Deus colocou no coração de duas paroquianas se tornou realidade. Hoje, dezenas de pessoas são voluntárias e colaboradores da obra

Uma sopa abençoada O aposentado Luís Douglas Santoni e sua esposa Érica são um dos beneficiados pela presença da Casa no bairro. O casal estava na fila para pegar uma tigela de sopa preparada por um dos grupos formados por cerca de 50 voluntários do projeto. O alimento ajuda muito a pequena família que se sustenta com o trabalho de catadores, uma das poucas opções de trabalho desde que um acidente causou a amputação o braço esquerdo de Luís. “A gente pega a sopa porque é gostosa. Ela nos ajuda em todos os sentidos”, confirma Érica, de 62 anos. Cerca de 100 famílias buscam a sopa toda quinta-feira. Os ingredientes foram doados à Ação Social da Paróquia. A preparação fica por conta de voluntários que se sentem felizes em ajudar. “Nas quintas, levanto às 5h da manhã para deixar tudo pronto em casa e vir bem feliz em servir aqueles que mais precisam”, revela Glaci Seffrin, um dos voluntários. Com o jeito simples e roupas surradas o morador de rua José Nunes Filho, de 60 anos, se emocionou com o tratamento que recebeu na Casa da Caridade em sua primeira visita para pegar a sopa. “Há muito tempo não me chamam de ‘Seu José’, tô acostumado a ser invisível pelas pessoas”, fala com lágrimas nos olhos. O também catador de material reciclável chegou há seis meses em Itapema. Ele é natural de Itaiópolis e deixou em sua casa quatro filhos pequenos por causa de seu vício ao álcool. Os voluntários ofereceram banho, roupas e até um barbeiro para que ‘Seu José’ pudesse recuperar sua dignidade. Na saída, o homem saiu com um sorriso estampado no rosto e com a certeza de que encontrou um lugar cheio da luz e do amor de Deus, muito próximo do sonho que o Senhor colocou no coração da padroeira da Casa, Madre Teresa de Calcutá.

Uma das oficinas ministradas por voluntários da Ação Social

Fotos: Jornal da Arquidiocese

A bem-aventurada Teresa de Calcutá jamais imaginou que seu exemplo de amor aos mais necessitados iria chegar tão longe. Em abril deste ano, foi inaugurada a Casa de Caridade da Paróquia. Itapema é um dos municípios da Arquidiocese com maior índice de crescimento nos últimos 10 anos. Um aumento de 97% de sua população. Isso provocou a formação de bolsões de pobreza. Preocupada em atender essas pessoas que buscam no município melhores condições de vida, a Ação Social atua nesses bolsões, em especial no Jardim Praiamar. Para dar assistência a as pessoas do bairro, Darcy Steil da Silva e Carmen Teresinha Cruz, atual responsável pela Casa, iniciaram a ideia de construir um espaço para atender essa demanda crescente. Acreditando na proposta, outros 30 voluntários também se juntaram e outras pessoas foram contribuindo. O resultado foi a compra de dois lotes e o início da construção de um prédio de 480m². O prédio foi edificado com pouco dinheiro, que tem como principal origem doações e campanhas feitas através do esforço da equipe. Um vendaval que atingiu o bairro colocou em risco o projeto. Mas os sonhos de Deus não são interrompidos. Em pouco mais de um ano a casa ficou pronta. O investimento total foi estimado em R$ 170 mil, que não pesou para ninguém. Cada um deu o que pode. Atualmente, a Casa serve sopa, distribui roupas e cesta básica, faz corte de cabelo e oferece atendimento psicológico e cursos como pintura, ioga, computação, corte e costura, além de abrigar atividades como o Coral Infantil. Tudo isso gratuitamente. A Casa é mantida com o dízimo dos paroquianos e com doações espontâneas.

O arcebispo Dom Murilo esteve na inauguração da obra social, no dia 17 de abril de 2010

Folha Católica - Outubro 2010

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.