Revista cdo janeiro 2015

Page 1

Janeiro 2015

UM PRESENTE DE DEUS PARA VOCÊ!

www.divinooleiro.com.br

Ano 10 | N° 99 | Janeiro 2015

1


editorial

Projeto Mais Feliz com Jesus Centro de Comunicação Divino Oleiro

UM PRESENTE DE DEUS PARA VOCÊ! Iniciamos 2015! Ano de graças e bênçãos! Iniciamos mais um ano de missão, de evangelização... Desafios, lutas, combates e, com certeza, muitas vitórias. Não tenho dúvidas de que 2015 é um PRESENTE DE DEUS PARA NÓS. Fico pensando que, ao acolhermos este novo ano com esta perspectiva, saberemos como conduzir cada dia deste itinerário que se encontra à nossa frente. Consagramos ao Coração de Jesus cada edição de nossa revista deste ano. Consagramos cada colunista que nos escreve cada inspiração, imagem e cada fato que enriquece este veículo de comunicação.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS Rádio Cultura 1110 AM – Mais Feliz com Jesus Fone: (48) 3224-6476 Blog: www.radioculturafloripa.blogspot.com.br Rádio Católica 1500 AM Fone: (47) 3360-2344 Blog: www.radiocatolica1500am.blogspot.com.br Rádio Conceição 105.9 FM Fone: (47) 3348-9073/3045-3978 Vila do Divino Oleiro: Av. Papemborg s/número, Areias de Baixo Gov. Celso Ramos - SC Fone: (48) 3296-1511 ACESSE www.facebook.com/cearcdo www.facebook.com/Comunidade.divinooleiro www.facebook.com/RadioCultura1110am www.facebook.com.br/radioamcatolica www.facebook.com/radioconceicao www.divinooleiro.com.br Vocacional Divino Oleiro E-mail: simone_cdo@hotmail.com Comunidade Divino Oleiro E-mail: projeto@divinooleiro.com.br

Expediente

Ano 10 | N°99 | Janeiro 2015

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

Consagramos ainda sua casa e sua família, para que todos de sua vida sejam alcançados pelo Amor de Deus.

2

PRESIDENTE DE HONRA Angelino Rosa | PRESIDENTE Pe. Marcio Alexandre Vignoli | DIRETORA EXECUTIVA Juliane Souza | PROJETO GRÁFICO Koi Comunicação Integrada Ltda. | DIAGRAMAÇÃO Sanny Santos | REVISÃO Vivian Quintão | ASSOCIAÇÃO FRATERNA DIVINO OLEIRO - Rua Bocaiúva, 88, Largo São Sebastião, Centro, Florianópolis – SC | CEP 88015-530 | TIRAGEM 10.000 exemplares. Distribuição gratuita aos sócios

Um grande beijo e FELIZ ANO NOVO!

Caro leitor, fale! Juliane Caroline de Souza Consagrada da Comunidade Divino Oleiro

Rádio CulturaRádio Cultura

Rádio Cultura

F l o r i a n ó p o l i s F- l oS rCi a n ó p o l i s - S C

Fl o r i a n ó p o l i s - S C

Você pode nos escrever avaliando nossas edições e dando sugestões para o enriquecimento de nossa revista. Nosso endereço é: RUA BOCAIUVA, 88 | LARGO SÃO SEBASTIÃO - CENTRO FLORIANÓPOLIS - SC | CEP 88015-530 | ju-cdo@hotmail.com

Mais feliz com MaisJesus! feliz com Jesus! Mais feliz com Jesus!

Rádio Cultura Fl o r i a n ó p o l i s - S C

Mais feliz com Jesus!


perseverando na comunhão

eridos irmãos e irmãs, pax!

m muita alegria apresentamos a vocês mais uma ção da nossa revista Divino Oleiro.

dia 27 deste mês de setembro nossa Comunidade ebrará seus 15 anos de fundação e estamos bem zes em compartilhar e celebrar com vocês nosso sma, vida e missão.

ante um mês inteiro estamos louvando, adecendo e celebrando esses 15 anos de história costumo dizer que é “tão pouco, mas tão muito...”. , 15 anos para a história é um curto período, mas a nós, que vivemos tão intensamente cada instante tes mesmos 15 anos, representa muito! Temos tão uco, somos tão poucos, “mas esse pouco nós remos com os irmãos compartilhar”, pois até aqui to nos tem dado o Senhor, maravilhosamente, to!

2015... Progredir

a celebrar este aniversário organizamos uma gramação de encontros para louvar, agradecer e ebrar.

C

tradicional “Louvor da Primavera”, um dia inteiro para louvar a Deus celebrando nosso aniversário. Você é nosso convidado mais que especial, venha celebrar conosco neste domingo de louvor!

iamos no último dia 29 dehegamos agosto com o 2015, graças a Deus! ao ano Pois não estamos preparados para tal evolução. çamento do novo CD de nossa Irmã de Comunidade, Desejo a você e a Atodos de sua família É nosso preciso evoluir sim,assim, mas noprimeiramente em gratidão é uma das notas de carisma, sendo dia 24 one Medeiros. O título do álbum um felizé e“Deixa-te abençoadocelebrarei ano novo. fraternidade, solidariedade. a Missa de Ação dehumanidade, Graças e a entrega do Prêmio “Vaso de Nós, seres delar”, as canções são belas, ternas e vigorosas. Foi Honra” a 15 pessoas e entidades humanos, precisamos ser mais ternos, fraternos e, que muito colaboraram e colaboram eu tinha 15 anos, lá pela década a noite linda, noite de louvor noQuando Centro Integrado definitivamente, nos voltarmos para o Eterno, pois só com nossa comunidade, do início até os dias de hoje. de 80 do passado, Cultura, o CIC, em Florianópolis queséculo ficou repleto da muito me impressionava Ele nos faz evoluir no que é bom, belo e verdadeiro. O dia aniversário da Comunidade, que é dia 27 de setembro, será um quando assistia a alguns filmes de do ficção científica ília “Mais Feliz com Jesus”. especial para todos Vida e daDesejo Fraternidade em tenha um que apontavam para o futurodiapós ano 2000... As da Comunidade Já estamosdeem 2015... que você dia 05 de setembro, o CEAR na Vila do Divino Oleiro, Aliança, pois celebraremos como Comunidade este dia. portas iriam abrir e fechar sozinhas, ao toque do ano cheio de ternura, a ternura do amor de Deus; Governador Celso Ramos, recebeu o cantor Martín dedo também uma série de coisas se ergueriam, um ano fraterno, a fraternidade dos irmãos e irmãs verde, do México, para mais um grande encontro de E para encerrar o mês celebrativo iniciado em 29 de agosto, no dia 29 de torres gigantescas, cidades flutuantes no espaço, em Cristo; e o desejo ardente de Eternidade em seu vor. O cantor e compositor, ícone da música setembro vamos festejar os Santos Arcanjos no Espaço Católico Divino carros voadores... Recordo-me que um desses filmes smática católica em todo o mundo nos fez Oleiro, em Balneário Camboriú.coração, suscitado pela vida no Espírito Santo.

o que mais se vê são pessoas se “tele isolando”,

dia 21 de setembro, domingo, teremos já cabisbaixos e nosso ensimesmados em seus celulares,

tablets, smartphones e computadores. Ainda bem que não “evoluímos” tanto quanto sonhavam os autores dos filmes de ficção científica!

Pe. Marcio Alexandre Vignoli - Fundador da Comunidade Divino Oleiro

Janeiro 2015

correm apressadamente de um lado para o outro,

anos nos acompanham e manifestam a bondade de Minha bênção sacerdotal e um forte abraço, mas não se tele transportam, apenas conseguem us, revelando seu Amor e encorajando-nos a Amar se telecomunicar de mil e uma formas... Se bem que do a Vida!

www.divinooleiro.com.br

datava justamente de 2015: neste filme os carros já

erimentar a copiosa graça de Deus. Uma noite Vocês, queridos arautos, são muito importantes para a Comunidade Um grande abraço cheio de amor, gratidão e voavam e as pessoas eram “tele transportadas”... squecível! Divino Oleiro, por isso expresso toda a nossa gratidão convidando-os bênçãos. O mundo evoluiu bastante para sim, se mas não a tanto, unirem nós participando destes momentos acima explanados. ntinuando nossa programação festiva, celebraremos não é mesmo? Os carros aumentaram em estar com Espero você no nosso dee Carnaval Será uma grande alegria vocês, nossos irmãosRetiro e irmãs juntos nos dias dia 17 de setembro, quarta-feira, às 20h, uma Missa número exageradamente, podermos mas continuam no toda 14, 15, 16 e 17 de fevereiro. Será maravilhoso! dizer com convicção: " Em Cristo, Deus Pai nos as Vocações presidida por Dom Wilson. Somos chão, congestionando ruas e escolheu." avenidas... Ef1,4 As pessoas to gratos aos nossos queridos pastores que nestes

3

PB


perseverando na palavra

Vencendo os desaFios

A

inda ecoam as congratulações de fim de ano. Mutuamente desejávamos um Ano Novo repleto de sucesso e paz, parecendo que bastaria virar a folhinha do calendário e a conquista já estaria lá, pronta para o consumo. Porém, outra é a realidade que a vida nos impõe, afinal, ela é feita de desafios diários, os quais temos que vencer e conquistar. Os homens e mulheres bem sucedidos citados nas escrituras obtiveram êxito porque souberam encarar e extrair, de cada desafio, grandes bênçãos para suas vidas – Caleb é um deles. De toda a geração que se encontrava com Moisés no deserto, somente a Josué e a Caleb – e aos de idade inferior a 20 anos – foi dada a graça de entrar na Terra Prometida – Canaã (Num 32,11-12).

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

Se tivermos apenas um entendimento superficial do texto, seremos tentados a considerá-los privilegiados e cairemos no erro de achar que a Josué e a Caleb nada seria custoso e desafiador, uma vez que estavam sob a proteção do Altíssimo.

4

Muitos cristãos, por cultivar tais pensamentos, se desesperam da fé porque é justamente o

contrário que se dá. Por eles esperavam: combates tremendos com povos pagãos, um rio caudaloso para atravessar, uma cidade para conquistar – Jericó – cercada por uma muralha inexpugnável, além de desalojar os povos que habitavam em Canaã e nas cidades vizinhas. Mas a fé no Senhor dos Exércitos movia aqueles homens e, confiantes nas ordens de Deus e em Suas promessas (Js 1,6-9), dirigiram-se ao desafio proposto – ao campo de batalha para guerrear e vencer, ao rio caudaloso para se molhar e atravessar e à muralha para derrubar. Foram e venceram, conquistaram e se apossaram da promessa e Josué assentou cada tribo no território tão sonhado! Porém Caleb reivindicou a Josué sua bênção a qual esperava há 45 anos (Js 14,6-15), e o desafio lhe foi então proposto: aos 85 anos Caleb teria que combater para conquistar o Monte Hebron para sua descendência. Esforçou-se o ancião Caleb, lutando e vencendo com Deus e o preço de sua conquista foi enfrentar os desafios vencendo-os um a um. Que a exemplo de Caleb, você enfrente corajosamente cada desafio proposto neste novo ano, pois o vigor e a coragem, a ousadia e o temor de Deus moveram Caleb que até o fim se esforçou para conquistar a sua herança. Esforça-te e vencerás! Jacira Mourão – Irmã em Aliança da Comunidade Divino Oleiro Jacira Mourão – Irmã em Aliança da Comunidade Divino Oleiro


estudo bíblico

eXercÍcios 1 – Você já enfrentou ou enfrenta algum desafio? ( ) Sim ( ) Não

6 – Em Lc 1, o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela conceberia o Salvador. Responda: a) Qual o desafio que a Virgem Maria enfrentou? ___

2 – O que colhemos ao enfrentar um desafio:

________________________________________

( ( ( ( (

b) Qual a Sua vitória? ________________________ ________________________________________ 7 – Leia At 6, 8-15 e responda:

3 – O livro de Rute narra os desafios na vida de Rute e Noemi. Lendo o capítulo 1 desse livro, responda:

b) Que desafio que ele enfrentou? _____________ ________________________________________

a) Qual o desafio de Noemi? ___________________ ________________________________________

c) Que preço Estevão pagou por anunciar Jesus? __ ________________________________________

b) Como enfrentaram? ______________________ _______________________________________

Jacira Mourão – Irmã em Aliança da Comunidade Divino Oleiro

4 – Que vitória elas conquistaram? Leia Rute, cap. 4. ________________________________________

a) Qual o desafio que Davi enfrentou? ___________ ________________________________________ b) Lendo os versículos 34-37, conte como Deus o preparara para os enfrentamentos. ______________ ________________________________________ c) Davi venceu o desafio? ( ) Sim

( ) Não

Respostas 1 – Livre 2 – ( x ) Tornamo-nos adestrados para o combate; ( x ) Confiamos no poder de Deus; ( x ) Esperamos a graça de Deus acontecer. 3 – a) Noemi se viu sem marido e sem filhos. b) Corajosamente. Partiu com suas noras em direção à região do Moab para trabalhar na colheita da cevada. 4 – Rute se casou com Booz e foi fecunda gerando um filho, Obed, que era cuidado por Noemi. Encontraram a paz e a prosperidade. Rute entrou para genealogia de Jesus (Mt 1, 5). 5 – a) Davi enfrentou o gigante Golias. b) Davi estava acostumado a enfrentar leões e ursos para defender o rebanho de seu pai. c) ( x ) Sim 6 – a) Dar à luz um filho de Deus já estando prometida a José. Podia morrer por apedrejamento de acordo com a Lei. b) Por seu sim, cooperou em tudo com Deus e todas as gerações a chamarão bem-aventurada, etc. 7 – a) Diácono Estêvão b) Com graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo, enfrentando os alguns oponentes da sinagoga. c) Morreu apedrejado.

5 – Lendo I Sam 17, responda:

www.divinooleiro.com.br

a) De quem fala o texto? _____________________ ________________________________________

Janeiro 2015

) Tornamo-nos adestrados para o combate; ) Desesperamo-nos; ) Confiamos no poder de Deus; ) Não compreendemos a vontade de Deus; ) Esperamos a graça de Deus acontecer.

5


perseverando na oração

O que importa é caminhar

N

este início de ano convido você, querido (a) leitor (a), para se colocar na presença de Deus e pedir Seu auxílio e proteção para continuar vivendo cheio de alegria e

gratidão Àquele que é o Senhor de nossas vidas. Novo ano, novos desafios... O Senhor tem uma ordem para nós:

“Sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Josué 1,9 ).

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

Josué tinha um desafio: conquistar a terra de Canaã. Penso que, para nós, este desafio permanece, que é, um dia, conquistar a terra prometida, o Céu, a Eternidade. Portanto queridos, vamos juntos nos unir em oração e, com fé e perseverança, enfrentar os desafios de nossas vidas: sua enfermidade, sua situação financeira, seu relacionamento familiar, seus conflitos pessoais, enfim, tudo aquilo que possa ser obstáculo, tudo que dificulte a sua caminhada. Josué enfrentou os obstáculos e com fé caminhou, obedientes à voz de Deus.

6

Pedimos ao Senhor a graça de sermos obedientes a sua voz, a sua palavra, aos seus mandamentos... Não importa quanto tempo peregrinemos, o que importa é caminhar decididamente, enfrentar com a coragem dos filhos de Deus os desafios que a vida nos apresenta. Neste mês de janeiro rogamos ao Pai, pelo poder do nome de Jesus, que tenhamos firmeza e coragem e, com paciência e determinação, alcançaremos a vitória que Deus tem reservado para nós e nossas famílias. Que a Sagrada Família interceda por nós. Amém! Nilza Magalhães – Irmã em Aliança da Comunidade Divino Oleiro


palavra profética

O testemunho da Vida Consagrada

Em 2014 você pôde acompanhar nos nossos artigos, programas, pregações e toda a evangelização realizada foi na certeza de que “Em Cristo, Deus Pai nos escolheu”. No Antigo Testamento o povo estava sempre muito atento ao que o Senhor Deus lhe falava pela voz dos profetas. Eram palavras que os exortavam, que os animavam, que antecipavam em suas vidas a bênção do Deus Todo-Poderoso. E a obediência a essas palavras era o que gerava em seus corações a certeza de um Deus sempre presente, um Deus que ouvia seus clamores e respondia aos seus apelos. Em 2014, a palavra “Em Cristo, Deus Pai nos escolheu” foi nos preparando para o chamado do Papa Francisco a celebrarmos em 2015 o Ano da Vida Consagrada: “Eles são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia”, – quando disse que

Para sermos sinais de profecia para a humanidade tomada pelo secularismo, pelas ondas de individualismo e de relativismo, precisamos viver bem a nossa vocação que se faz consagração e transborda na missão. Renunciamos aos contra valores deste mundo. Para vivermos bem a nossa missão, precisamos estar unidos a Jesus em oração, vivendo bem a nossa espiritualidade. Assim, com o testemunho, a Vida Consagrada revela a toda humanidade que viver a espiritualidade é essencial a todos os homens e mulheres, que oração não é algo dispensável, opcional. Afinal, fomos criados por Deus e, um dia, a Ele voltaremos. Em nossa condição limitada, em nossa humanidade inacabada, reconhecemos a necessidade de tão Grande Salvador. Aguardamos a Palavra Profética de 2015 e já contamos com suas orações para todo o MAIS que o Senhor nos concederá. Amém, Aleluia! Forte abraço, Elaine Vier da Silva – Consagrada da Comunidade Divino Oleiro

www.divinooleiro.com.br

Na Comunidade Católica Divino Oleiro somos guiados todos os anos por uma Palavra Profética, moção que nos é dada pelo Espírito Santo e que dirige todo o nosso viver.

a radicalidade é pedida a todos os homens e mulheres, mas que os consagrados são chamados a seguir Cristo de uma forma especial.

Janeiro 2015

E

stamos finalizando mais um tempo e, já na expectativa do ano que se aproxima, com ele todas as coisas boas que virão: alegrias, vitórias alcançadas, projetos realizados, etc.

7


em Tuas mãos

ELE NOS CHAMA PELO NOME

S

empre que Jesus chamava alguém para seguilo ou para realizar algo na vida dessa pessoa, Ele a chamava pelo nome. Na antiguidade, o nome expressava muito mais do que somente identificar alguém, eles tinham significados especiais, tinham relação com as circunstâncias do nascimento, do local, da aparência da criança, etc. Às vezes, o nome relacionava-se com o futuro da criança, é o caso dos nomes proféticos. Muitas vezes o nome representava a personalidade do indivíduo. O próprio Deus mudou o nome de Abrão (pai da exaltação) para Abraão (pai da multidão). Deus trocou o nome de Sarai (contenciosa) para Sara (princesa), Jesus mudou o nome de Simão para Pedro.

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

Todas as mudanças de nomes feitas por Deus servem para a pessoa ficar ciente dos planos Dele para ela. Cada um de nós, exatamente cada um de nós, somos incomparáveis para Deus e cada um de nós foi sonhado e planejado por Deus desde toda a eternidade.

8

Deus nos quer bem, queridos! E o plano de Deus para nós chama-se “vocação”. Vocação não significa somente o seguimento do Senhor, existe uma “primeira” vocação, indelével, e é o dom da vida. A primeira vocação de todo cristão é a vida! Mas em Jesus, nosso

Senhor, essa vida não é qualquer vida. É uma vida abundante, vida plena, vida salva e, Nele, vida eterna. O que acontece muitas vezes é que nos esquecemos disso, como Zaqueu. Zaqueu tinha uma vida boa aos olhos humanos: era rico, temido por todos, era chefe, mas aos olhos de Deus, estava exilado pelo pecado da graça Dele. Mas Jesus quis restabelecer a vida de Zaqueu, pois “esse também é um filho de Abraão...” (Lc 19,9), ou seja, filho de Deus. O nome Zaqueu significa puro, casto, justo e era exatamente isso que Zaqueu não era. Aí está o grande milagre que Jesus fez na vida dele: novamente introduzi-lo na vida sonhada por Deus pra Zaqueu. Neste mês em que celebramos o Santíssimo Nome de Jesus, vamos a Ele confiar o nosso para que Ele o santifique e o plenifique conforme a vontade de seu Pai. Reze comigo: Santíssimo Jesus, quero sempre ter minha vida moldada por seu divino amor, neste mês, pelo poder de Seu nome, cura-me de toda enfermidade e restaura minha vida. Amém! Lucas Luan Miranda – Consagrado da Comunidade Divino Oleiro


Divino Oleiro em missão

28, 29 e 30 de noVemBro heaVen´s PartY 2014 - Festa do céu. diVino oLeiro, transBordando o amor de deus nos coraÇÕes “O que vivenciei no Heaven’s Party foi algo incrível e inesperado, um momento especial em minha vida: a busca pela santidade e a intimidade com Deus! Isso aí, a intimidade mesmo, porque Deus entrou em minha vida de tal forma logo na primeira pregação... Depois com os momentos de louvor e adoração com a banda Single Core. Os teatros me divertiram e me deixaram uma mensagem bem simples e direta do amor de Deus. A festa no sábado a noite foi bem legal! Não me divertia assim de uma forma saudável, sem bebidas nem nada do gênero há muito tempo, coisas que nós, jovens, buscamos e precisamos mais na nossa sociedade. Enfim, amei tudo isso e já estou planejando com a minha turma a nossa ida para o Retiro de Carnaval que promete ser melhor ainda!”.

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

Carla Delfino, 19 anos, moradora de Balneário Camboriú e estudante de Relações Internacionais.

9


Divino Oleiro em missão

GUINÉ-BISSAU - ÁFRICA FRATERNIDADE SÃO GABRIEL ESPÍRITO SANTO EVANGELIZANDO NA FORÇA DO

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

- BAHIA MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO O EVANGELHO ANUNCIANDO VOR FER E COM ARDOR

10


vila do Divino Oleiro

2015 – noVo, tudo noVo! renoVados em Jesus! Você, querido irmão e irmã que já participa conosco, seja também um evangelizador. Não perca a oportunidade de fazer com que mais e mais pessoas sejam alcançadas pelas mãos ternas e vigorosas de nosso Divino Oleiro.

Em 2014 passaram pela Vila do Divino Oleiro milhares de pessoas. Muitas (senão, a maioria) chegaram até aqui tristes, sem fé ou esperança, necessitadas de uma palavra de consolo, de renovo, de um novo fôlego. E nossa grande alegria é poder testemunhar sem medo, a força e o poder que a Palavra de Deus ministrada nas missas das quartas-feiras, nos Retiros, Congressos e Encontros tem sobre a vida daqueles que a acolhem.

retiro de carnaVaL com PeregrinaÇÃo a santa PauLina acomPanhada PeLo Pe. marcio

Por isso, neste novo ano, continuemos a experimentar essa alegria verdadeira. Somos chamados a um novo olhar, uma esperança renovada, uma nova vida!

14 a 17 fevereiro

Mais informações pelos telefones (48) 3296-1511 / (48) 8803-4180 / (48) 8803-9555 Patrícia Lemes Stueber – Consagrada da Comunidade Divino Oleiro

www.divinooleiro.com.br

E o nosso primeiro convite é para você que deseja começar bem o ano e fazer dos dias de carnaval dias inesquecíveis:

Janeiro 2015

M

ais um ano se foi e outro que chega! E quantas coisas acontecem em apenas um ano que se vai... Talvez, para alguns, 2014 não tenha sido um ano em que se possa dizer: “quantas maravilhas e bênçãos”, ao contrário, “quanta luta e sofrimento”. Mas, o que seria da vida se não fossem as lutas e os sofrimentos, sendo que é por meio deles que, sem dúvida, nos aproximamos mais de Deus?

11


vitrine Divino Oleiro

LiVraria diVino oLeiro PROMOÇÕES PARA INÍCIO DE ANO

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

CONFIRA! ESTÁ IMPERDÍVEL.

12

INFORMAÇÕES: 48 3296 1511 | 48 3025-3750 | divinooleiro.com.br


projeto mais feliz com Jesus

2015 – Ano da fidelidade à obra de evangelização

Deus está nos dando uma página em branco pra começarmos a escrever uma nova história, com novas atitudes, novos propósitos e novos sonhos que irão se tornar realidade, com a ajuda de Deus e a nossa parte. O Projeto de Evangelização Mais Feliz com Jesus continua seguindo em frente, dando novos passos e construindo novos sonhos. Porém, nós poderíamos ir muito mais longe e chegar a muito mais pessoas se todos os nossos arautos forem fiéis em sua colaboração. Eu quero perguntar a você: no ano de 2014, em quantos meses você colaborou com nossa obra de evangelização? Se você respondeu 7, 8, 10 ou 12 meses, eu lhe digo: MUITO OBRIGADO! Agora, se você colaborou 5, 3 ou ficou todo o ano recebendo nossa revista e não pôde contribuir, ainda há tempo. Em 2015 queremos contar com sua FIDELIDADE. Veja: nós precisamos apenas de uma colaboração mínima de R$ 10,00 mensais para pagar as nossas despesas e

Querido(a) arauto(a), seja fiel em 2015 e você verá bênçãos abundantes sendo derramadas em sua vida e em sua família. Deus o abençoe cada dia mais. Erichson Stueber – Consagrado da Comunidade Divino Oleiro

www.divinooleiro.com.br

No ano que passou foram tantos momentos vividos, acertos e erros, sucessos e fracassos, mas depende de nós envergarmos tudo isso como um aprendizado. Não precisamos cometer os mesmos erros ou ficar paralisados em nossas limitações e auto piedade dizendo: “é assim mesmo”, “eu não consigo”, “as coisas não mudam em minha vida”!

ainda investir para chegar mais longe. A Rádio Cultura com um melhor sinal, a Rádio Católica chegando mais longe, a Rádio Conceição com uma programação ainda mais consistente dependem de você! A missão da África salvando mais vidas no hospital e educando mais crianças, os missionários de Muquém do São Francisco (Bahia) evangelizando comunidades mais distantes... depende de você! Depende de uma colaboração mínima de R$ 10,00 por mês! Você acha muito?

Janeiro 2015

D

epois de tantas festividades, celebrações emocionantes, encontros de família, fogos de artifício... Iniciamos mais um ano, glória a Deus! E fica a pergunta: o que mudou em nossas vidas? Na verdade, a pergunta mais correta a ser feita é: o que vai mudar em nossas vidas? E a resposta é: isso só depende de cada um de nós.

13


notícia

A sociedade e suas facilidades

S www.divinooleiro.com.br

É pela aceitação deste humanismo teísta e cristão de nossa sociedade, que se faz a assimilação dos valores e dos dogmas da fé, próprios das religiões cristãs. Isto se revela pela crença na superioridade do indivíduo sobre o grupo, na igualdade de todos os homens e na fraternidade.

Janeiro 2015

itua-se a sociedade brasileira na vertente dos valores da cultura ocidental, de marcada influência cristã e católica, no contexto América Latina. Nossa cultura reconhece a presença imanente da divindade no ser humano, o que projeta o seu destino em termos de infinito e de eternidade. Nossa sociedade, portanto, conhece e reconhece o homem como dotado de consciência e vontade, sendo capaz de construir o seu próprio destino. O homem deve ter, sempre, a possibilidade moral de decidir, superando as dificuldades e construindo facilidades em busca da realização de um projeto de vida que contemple o indivíduo no contexto da família, da comunidade, da igreja e da nação.

É na preeminência da pessoa, que se podem e se devem realizar os valores supremos da família, da sociedade e do Estado. Neste contexto, o homem se alça acima do Estado, uma vez que seus fins são superiores. Cabe, portanto ao Estado e à sociedade, proporcionar ao homem as facilidades,

14

condições ou obrigações para sua auto realização. Liberdade e igualdade são valores fundamentais e que derivam da aceitação de que todos nascem iguais, dotados da mesma dignidade de pessoa sagrada e inviolável, na medida em que compartilham do mesmo patrimônio moral e espiritual. No entanto, quando falamos da sociedade, das facilidades e obrigações que lhe dão sustentação a questão se desloca para a expressão psicossocial do poder nacional, pois é esta a expressão de poder que deve ser exercida pelos governantes para satisfazer as necessidades, interesses e aspirações da dimensão cristã católica ou não católica da sociedade brasileira. Serviço e poder, assim como ciência e fé, a serviço da sociedade, aqui se encontram para buscar o sentido comunhão fraterna, leal e igualitária, para encontrar no serviço o poder e na ciência a fé, para assim corresponder aos anseios da sociedade brasileira, criando as facilidades para sua auto sustentação e realização. Que Deus nos ajude neste caminho. Vicente Paulo Pinto Machado – Apresentador na Rádio Cultura


pra ser mais feliz

Desafios E, naquela tarde, na hora do café, comemos um pão delicioso. Não sei se dona Selma ainda vive, mas lhe devo muito. Quase analfabeta, ensinou um professor que aprendeu muitas outras coisas com sua vida posta a serviço...

Importante é não desistir e isso se aprende desde pequeno. Ou não. Um dos desafios mais difíceis que enfrentei foi aprender a andar de bicicleta. E, vencido, tornou-se alegria que me acompanha até hoje. Não fui um astro do pedal e do guidão, mas minha mãe era fã das minhas acrobacias.

No Ano Novo, quantas listas de bons propósitos. Façamos poucas intenções: “neste ano, com a graça de Deus, vou amar mais e melhor”; “em 2015, Deus me ajudando, vou servir os que precisam de mim”.

Joseph Mohr, padre austríaco, jovem ainda, enfrentava séria crise. De ânimo e de fé. Sustentado pela graça, foi amparado, também, por alguns poucos paroquianos. Na madrugada de 24 de dezembro, tudo começou a mudar. Decidido, enfrentou a neve, foi à casa do professor da aldeia em Oberndorf, acordou-o com entusiasmo juvenil, pediu-lhe que compusesse a música para a letra que havia escrito, surgindo daí ‘Noite Feliz’, a canção mais linda do Natal, cantada naquela noite na pequena igreja que, antes vazia, agora estava repleta de corações tocados pelo amor de Deus! Joseph Mohr, o padre, e Franz Gruber, o professor: desafio superado, alegria renovada! Sua canção, cantada em mais de 140 idiomas, toca os corações de milhões. Porque não se acomodaram! Faz anos. Já era meio-dia e dona Selma, a senhora que nos servia o cafezinho – sempre cantando, alegre e otimista –, amassava o pão que iria ser o seu café da tarde. Embora pobre, iria reparti-lo com os colegas de serviço. Um deles lhe disse que não iria dar tempo de o pão ficar pronto até o café. Ao que a bondosa senhora respondeu: – Quando eu quero conseguir uma coisa, seja tarde ou não, e Deus me ajudando, eu consigo. O que vale é a boa vontade!

Professor Carlos Martendal – Apresentador na Rádio Cultura

www.divinooleiro.com.br

Não venci sozinho; devo muito ao Paulinho, meu querido amigo que, correndo, segurava a bicicleta. O aprendizado nos uniu tanto que um de seus filhos tem meu nome!

Se Deus está comigo, que desafios vou temer? “Quando eu quero conseguir uma coisa, e Deus me ajudando, eu consigo”. Claro, dona Selma! A senhora tem feito muitos pães? Ah, que saudades da senhora, dona Selma!

Janeiro 2015

S

e acho que alguma coisa vai ser difícil, resolvêla tem tudo para ser difícil; se acredito que o que tenho a fazer é fácil, realizar será fácil. Não podemos ser aqueles que complicam o que é simples. O cristão é prudente e simples.

15


ser e conviver

Conflitos

Q

uando limpamos uma casa para arrumála, temos como material de limpeza: vassouras, pás, panos, detergentes, esponjas; produtos que tiram as sujeiras. Com a casa limpa e organizada temos uma sensação de leveza e que tudo está organizado, não é mesmo? Não é diferente com o nosso olhar sobre a vida: às vezes ela se encontra tão obscura pelos conflitos que paralisamos, nos desesperamos ou distorcemos a realidade dos fatos vividos. Abrir a janela interior nem sempre é fácil. Podemos encontrar alguns sentimentos que nos distanciam de nós mesmos e da relação com as outras pessoas. Encontrar uma maneira de prosseguir com passos mais leves e serenos é um aprendizado, e quase, diria, cheios de dúvidas e incertezas, pois não sabemos em que direção caminhar quando o conflito interno sonda o nosso viver como uma nuvem sombrosa.

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

A modernidade nos desafia o tempo todo, pois temos que realizar tudo tão perfeito que nos esquecemos de entrar em comunicação afetiva com os nossos limites e que somos simplesmente humanos. Limites não são teorias como num curso que realizamos, mas é algo prático e vivencial, e assim como uma pessoa se conhece relacionando-se com ela, conhecemos os limites nos relacionando com eles.

16

É incrível o quanto podemos descobrir a nós mesmos relacionando-nos simplesmente com o que somos e tornando-nos mais conscientes do que somos, pois “quando confio em mim e me respeito o suficiente para ser eu mesmo, os outros reagem com confiança e respeito” (John O. Stevens). Dessa maneira, tem-se a possibilidade de reconstruir atitudes que preparam o coração para uma forma de lidar com os conflitos do dia a dia – relações interpessoais, relação familiar, relação de pais e filhos e de filhos com os pais, relação com amigos, colegas de trabalhos, com a vida e com o viver. Significa exercitarmos a nossa capacidade de estabelecer um relacionamento mais afetivo com a vida e com o viver e uma caminhada com um toque a mais de compreensão de si mesmo e do outro. Quando conseguimos acolher a nós mesmos com aceitação e respeito nossos passos ficam mais leves e organizamos nossas experiências regando mais felicidade e sofrendo menos. Quem sabe realizamos uma limpeza interior, respeitando mais o intervalo entre um passo e outro? Priscila Nicolazi – Psicóloga e Apresentadora na Rádio Cultura


portinha do céu

JOãOZINHO E SUA MISSãO

A turminha PORTINHA DO CÉU envia para todos os amigos de Jesus um feliz ano novo! Neste ano vamos começar uma nova coleção de “AS AVENTURAS DE BIEL E TRININ e A VIDA DOS SANTOS”.

Janeiro 2015

Mas num toque de benção as feras se transformaram em cordeirinhos! Maria então disse: - ”Eis tua missão: procura conduzir esses jovens ao bom caminho. Leva-os a Deus! Tudo compreenderás. Torna-te humilde, forte e corajoso” Joãozinho acordou e pensou: quem seriam aqueles que falaram coisas tão lindas e importantes para ele? Biel e Trinin logo sopraram nos ouvidos dele dizendo: - Jesus e Nossa Senhora! Nunca estarás só porque nós, os anjinhos de Deus, iremos lhe a ajudar a ser um santo! E FOI ASSIM QUE A IGREJA FOI PRESENTEADA COM SÃO JOÃO BOSCO, UM SANTO MUITO PREOCUPADO COM A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS!

www.divinooleiro.com.br

B

iel e Trinin foram chamados para uma missão. - Os anjos guardiões estão nos chamando! Disse Trinin enquanto voava com tanta velocidade que chegou a sair raios de uma nuvem! Chegaram na casa de dona Margarida, que tinha 9 filhos e o seu marido Francisco tinha morrido. Um dos filhos, o Joãozinho, era muito querido e desde cedo trabalhava para ajudar a trazer comidinha para casa! - Biel, o Senhor nos enviou para cuidarmos deste menino, porque ele tem um coração bom, ele ajudará muitas crianças quando crescer. Se ele soubesse! - Trinin, vamos participar do sonho dele quando ele dormir! Mal sabiam os anjinhos que esta ideia já era de Jesus e Nossa Senhora. Apos brincar, Joãozinho tomou um banho e foi dormir! - Olhe Biel, estamos no sonho dele, e veja só tem uma turma de meninos brigando sem motivo nenhum! - Parem de brigar, dizer palavrões, senão eu avanço em vocês! Disse Joãozinho no sonho. Nem adiantou Biel e Trinin segurar, no sonho, Joãozinho batia e apanhava, dava socos e pontapés. - Uauuuuu Trinin olha quem veio falar com ele! É Jesus! Disse Biel de joelhos. Jesus disse para João: - ”Não é batendo que esses meninos serão seus amigos. Trata-os com bondade! Mostra-lhes que bonito é ser bom e como é feio ser ruim”. Joãozinho perguntou: - “Quem é o Senhor, hein? Olha, moço não dá para fazer o que pede, não! Eu nunca iria conseguir!” - Certamente conseguirás com obediência e estudo. Para isso, aqui está a mais sábia das mestras: minha mãe!” - Olhe Joãozinho ao teu redor e veja as feras! Vá até elas! Disse Nossa Senhora no sonho. - Não, eu tenho medo! Respondeu Joãozinho.

17


fatos e fotos

camPanha da restituiÇÃo e noVena da desatadora dos nÓs cear ViLa do diVino oLeiro

Janeiro 2015

www.divinooleiro.com.br

maranatha - 14 de deZemBro

18

esPaÇo catÓLico BaLneÁrio camBoriÚ


com a Igreja

nÃo escraVos, mas irmÃos!

Os primeiros discípulos de Jesus fizeram disso o eixo moral de suas vidas. Entre eles tudo era comum, não havia necessitados entre eles, não havia diferença entre homens e mulheres, escravos e livres, judeus ou estrangeiros. Chamados por Cristo, não como servos, mas como amigos, eram todos servidores uns dos outros. A amizade com o Senhor transbordava para a relação com todas as pessoas. Em nossa sociedade, fechada aos planos de Deus, os adoradores do deus dinheiro perdem a consciência de

A primeira causa da escravidão está no fato de que as pessoas se esquecem de serem irmãs e passam a tratar-se como objeto. Rejeita-se a humanidade do outro. Sendo um objeto qualquer, a pessoa pode ser manipulada, mercantilizada, tratada como meio e não mais como um fim em si mesma. Outra causa é a idolatria do mercado, o endeusamento do dinheiro, que empurram contingentes enormes de pessoas à exclusão, sem acesso aos bens básicos da alimentação e moradia, da educação e saúde, da segurança e do emprego. O deus dinheiro recruta muitas pessoas – agentes e sofredores – para o mundo da corrupção, da criminalidade, do narcotráfico, dos conflitos armados e do terrorismo. O Papa sugere que a Igreja assuma um compromisso comum para vencer a escravatura. Globalizar a fraternidade, não a escravidão e a indiferença.

Pe. Vitor Galdino Feller – Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis

www.divinooleiro.com.br

A proposta cristã para a vida feliz situa-se neste ponto: dar o passo para ir ao encontro do outro e tratá-lo como irmão e não como escravo, inimigo ou perigoso. Criados como filhos do mesmo Pai, à imagem e semelhança de Deus, somos todos irmãos. O pecado da ganância e do orgulho, do egoísmo e do instinto de posse, faz com que essa fraternidade primordial seja esquecida. Por isso, o Pai nos enviou o seu Filho com o objetivo de nos reinstalar na filiação divina e na fraternidade universal.

sua própria dignidade quando se tornam opressores do próximo. Muitas pessoas, até mesmo menores de idade, são privadas de sua liberdade e constrangidas a condições semelhantes à escravidão. No trabalho doméstico e agrícola, na indústria de manufatura e de mineração, na migração forçada, na prostituição, no tráfico de drogas, na remoção e comercialização de órgãos, no recrutamento militar... São múltiplas as faces da escravatura nos dias de hoje.

Janeiro 2015

O

tema do 48º Dia Mundial da Paz é inspirado na Carta a Filêmon (vv. 1516), onde lemos que São Paulo envia Onécimo de volta a Filêmon, pedindo que seja recebido não mais como escravo, mas como irmão. O Papa Francisco, seguindo a tradição iniciada por Paulo VI, que em 1967 instituiu o Dia Mundial da Paz, envia mensagem a todos os católicos e pessoas de boa vontade, convidando-nos a aprendermos a nos tratar como irmãos.

19



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.