Revista Mundo do Ar e da Refrigeração n° 60 - Especial Febrava 2023

Page 1

22ª FEIRA INTERNACIONAL DO SETOR DE REFRIGERAÇÃO, AR CONDICIONADO, VENTILAÇÃO E AQUECIMENTO.

ED. 60 | JUL/AGO 2023
2

ÍNDICE

CHEGOU! 22º FEBRAVA

Diferença entre 220v e 110v.

Comemora 55 anos de Brasil!

O único laboratório com calorímetro da América do Sul

Novo caminho para os supermercados do século 21

Eficiência energética em edifícios comerciais contribui para a descarbonização

Tem novo diretor executivo.

Sanhua chega com força no mercado nacional!

10 dicas para seu Ar funcinar muito bem!

Bastidores da CasaCor

“HVAC-R é uma sigla para as palaveras em inglês “heating, ventilation, air conditioning and refrigeration”, referindo-se às quatro funções principais “aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração”, intimamente relacionadas à tecnologia destinada ao conforto ambiental interior em edifícios, veículos , processos industriais e ambientes controlado. Essa tecnologia passa a ser referida na forma escrita pelas siglas HVACR, HVAC/R, HVAC-R ou HVAC&R ou correspondentes em português, que são menos empregadas: AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R.

4 26 MayekawaAC AutomotivoArquitetura Giro da Engenharia Mecalabs 10 Giro da Engenharia 14 Fujitsu 16 Artigo 24 Danfoss 12
44
06
1848

EXPEDIENTE

REVISTA

+ EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUSTENTABILIDADE

PUBLICAÇÃO

Di Rienzo Comunicação & Eventos

JORNALISTA RESPONSÁVEL

DIAGRAMAÇÃO

Elisangela

COMERCIAL

Di Rienzo Comunicação & Eventos 55 11 3542-0202

TEMPO, TEMPO, TEMPO!

DI RIENZO COMUNICAÇÃO & EVENTOS

Av. Armando Ferrentini, 229 - cj 11 Paraíso - 04303-030 São Paulo SP

ACESSE:

www.mundodoaredarefrigeracao.com.br

É com essa canção de Caetano Veloso, Oração ao Tempo, na cabeça, que inicio este editorial. Ah, o tempo! Depois de quatro anos, finalmente chegamos à edição 2023 da Febrava, a Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e de Águas. De lá para cá quanta coisa mudou. No mundo e no setor de HVACR – prefiro mesmo HVACR do que AVACR, pois com o planeta globalizado não tem sentido aportuguesar uma sigla. Fica restrito por aqui. Mas esta é uma outra história. Voltando ao tempo: escasso, necessário, aliviador, estressante com tantos outros adjetivos. A questão é que serão quatro dias intensos de um evento represado desde 2021, e que colocará em xeque uma nova realidade: o real no digital. Como se dará essa experiência? Como absorver tantas informações, que estarão disponíveis durante a Febrava? São lançamentos, novos equipamentos, novas ferramentas, novas formas de comunicação, tantas ações imersivas e experiências digitais. Como o visitante se organizará diante desse tempo? Fato é, que também embarcamos nessa: estaremos com um estúdio na Feira, com uma super programação de entrevistas durante o período da Feira e ações que mexerão com o visitante. Quer apostar? Passa lá, estande I 59. Por falar em tempo, numa recente reportagem sobre a inauguração do Mecalabs, o laboratório da Mecalor, que disponibiliza o único calorímetro da América do Sul para testes em equipamentos do tipo chillers e dry coolers, esperou mais de 10 anos para ser construído. E agora com a sua recente inauguração, coloca o Grupo Mecalor num patamar diferenciado. Refinado. Valeu a espera.

Ainda, há a Mayekawa, uma gigante da área de Refrigeração Industrial, que comemora 55 anos de atividades no Brasil. Ano que vem, comemorará 100 no mundo. Uma vida, não é? Haja vista que são poucas as empresas que seguem este percurso e alcançam esta trajetória. Uma bonita história de trabalho, dedicação, afinco, progresso tecnológico e sustentável e, claro, de tempo!

Quer saber mais? Vire a página e boa leitura!

MUNDO DO AR E DA REFRIGERAÇÃO

PA D RÕ E S D E T E N SÃO PADRÕES DE TENSÃO 127 E 220 VO LT S 127 E 220 VOLTS

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE AS TENSÕES ELÉTRICAS FORNECIDAS EM CADA INSTALAÇÃO

quipamentos elétricos e eletrônicos funcionam nas tensões 127V ou 220V: quando se faz um projeto elétrico é necessário averiguar as especificações da localidade onde se está construindo ou reformando, para saber qual a voltagem elétrica disponibilizada pela empresa responsável pelo fornecimento. Essa informação é de extrema importância, uma vez que no Brasil não existe um padrão nos Estados e essa variação pode acontecer mesmo entre municípios pertencentes à uma mesma unidade Federativa. A distinção surgiu desde o início do processo de instalação das redes elétricas no país, entre os séculos XIX e XX. “Oriundas de diversos partes do mundo, várias companhias vieram para o Brasil e, nesse momento, não tínhamos um padrão estipulado por aqui”. Dados da ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica) mostram que os Estados das regiões Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste utilizam a tensão 127V, enquanto o Sul e alguns Estados do Nordeste utilizam 220V.

O QUE MUDA DE UMA VOLTAGEM PARA A OUTRA?

Quando um fabricante elabora um produto elétrico, parte-se do princípio de que a sua alimentação acontecerá por meio de uma pilha ou tomada – nesse caso, também pode ser bivolt, como a maioria dos produtos atuais, mas para produtos de maior consumo elétrico, geralmente são 127V ou 220V. O gasto elétrico de um produto não tem relação com a sua tensão elétrica. Isto significa que dois produtos de mesma potência elétrica podem ser fabricados para serem ligados em tensões diferentes e o que define o consumo é justamente a potência do produto, independentemente de ser 127V ou 220V. Para mesma potência elétrica, um produto 127V consome mais corrente elétrica que um de 220V, devido a seguinte fórmula: P = V x I

P = Potência elétrica em Watts (W)

V = Tensão elétrica em Volts (V)

I = Corrente elétrica em Ampère (A)

Dessa forma um chuveiro de 7500 W, fabricado com resistência para 127V, possui uma corrente elétrica maior, se comparado com uma resistência para 220V.

O equipamento 127V necessitará de um condutor elétrico de maior seção nominal se comparado com um de mesma potência ligado em 220V, deixando a instalação elétrica mais cara. Ressalva: para que um produto 127V não seja ligado em uma tomada 220V. “Por não ser elaborado para trabalhar com uma tensão mais elevada, é fato que o equipamento queimará. Pensando em uma situação inversa, não haverá danos, mas seu funcionamento não será o esperado”. Vale ressaltar que a tarifa mensal não é impactada pela tensão e muitos erram ao considerar que os aparelhos de 220V são os vilões. “A potência (em Watts) e o tempo de uso do equipamento são os fatores que influenciam o consumo de energia elétrica”.

Atualmente, produtos com menor consumo são fabricados para serem ligados em qualquer tomada, ou seja, ele reconhece a tensão que foi conectado. Estes produtos bivolts permitem o funcionamento em qualquer uma das tensões, sem comprometer o funcionamento, eliminam a preocupação de usuários que se movimentam de uma cidade para outra e não sabem se o seu aparelho está ade-

6 GIRO DA ENGENHARIA

quado para funcionar na voltagem disponível. “O sistema presente em notebooks, e carregadores de celular são casos clássicos de bivolts”.

INSTALAÇÃO DAS TENSÕES DE 127V E 220V

No Brasil, a Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (NBR 5410) estabelece como padrão as seguintes cores:

Azul-claro para condutores neutros; Verde ou verde/amarelo para condutores de proteção, também conhecido como terra.

As demais cores possuem uso livre e só não podem ser utilizadas como neutro e terra. A diferença de cor é essencial em uma instalação elétrica. Para uma tomada de 127V, o profissional manuseará um condutor com isolação azul-claro, saindo do barramento neutro do quadro de distribuição e um condutor fase (de qualquer cor, exceto azul-claro e verde ou verde/amarelo) saindo do disjuntor. Para o condutor terra, o profissional usará o cabo da cor verde ou verde/amarelo. Já as tomadas de 220V utilizam dois condutores fase saindo de um disjuntor bipolar e o condutor terra na cor verde ou verde/amarelo. Como vimos acima, as cores das fases são livres, não sendo permitido o azul-claro e verde ou verde/amarelo. Em algumas regiões do Brasil, é possível encontrar a tomada de 220V formada por um condutor fase e um neutro.

No portfólio da Sil Fios e Cabos Elétricos, os mais empregados nos projetos de instalação são o Cabo FlexSil 750V, com isolação em PVC e reconhecido por sua excelente flexibilidade e facilidade para a instalação, e o Cabo Flexível Silnax 0,6/1kV HEPR 90 0C, que apresenta uma capacidade de corrente elétrica superior com relação aos cabos isolados em PVC. A decisão entre os dois produtos acontece de acordo com as especificidades do circuito e a localização. “O Flexsil 750V é recomendado para instalações protegidas, como por exemplo em eletroduto, enquanto o Silnax tem uma aplicação mais ampla, onde além da utilização em eletroduto, pode ser utilizado em bandejas e leitos”.

COMO IDENTIFICAR SE UMA TENSÃO É 127V OU 220V?

Caso não se conheça a tensão, a medição deve ser aferida nas tomadas por meio do multímetro na escala de tensão ou, de maneira mais popular, com o chaveiro de teste de tensão. Como o consumidor pode ter a certeza sobre as instalações seguras nas duas tensões?

Seja para uma nova instalação ou um reparo ou complemento na instalação existente, recomenda-se a contratação de um profissional especializado para o exercício da função.

7 JUL/AGO | 2023
Fotos: Divulgação.

CASE GIRO DA ENGENHARIA

“Por isso, apresentamos a palestra Condutores Elétricos de Baixa Tensão para contribuir com a capacitação dos profissionais, bem como ajudar na escolha dos materiais. Só em 2022, a Sil realizou treinamentos para mais de 3 mil pessoas”. Ainda assim, caso o consumidor queira, por conta própria, fazer alguma intervenção na instalação, a empresa esclarece que a norma técnica NBR 5410 solicita que os condutores estejam desenergizados, de maneira que não haja risco de choque elétrico ou curto-circuito.

Quais erros mais comuns nas instalações das tensões 127V e 220V?

Duas situações devem ser evitadas durante as instalações:

- Cabo dimensionado de forma incorreta: situação em que a seção nominal do cabo, também conhecido como ‘bitola’, é inferior ao necessário para o projeto, podendo incorrer em aquecimento excessivo, aumento da conta de energia e riscos de curto-circuito;

- Cabos fora de norma: quando o fio em questão não apresenta a quantidade correta de cobre, a instalação torna-se insegura e responsável por uma conta de energia mais alta.

O que acontece se o equipamento eletrônico for ligado na tensão errada?

Como cada aparelho é produzido para trabalhar em uma tensão nominal – exceto aqueles com sistema bivolt –, a conexão incorreta de um equipamento 127V na tensão 220V acarretará na queima do equipamento. Se a situação for inversa, um equipamento 220V ligado em 127V não queimará, porém não funcionará adequadamente ou ligará.

HVACR – Como se vê, entender a tensão elétrica é essencial ao escolher um eletrodoméstico. É importante verificar se a tensão da rede elétrica é compatível com as especificações do eletrodoméstico desejado. Alguns aparelhos possuem sistemas de ajuste automático de tensão, mas outros podem necessitar de adaptações para funcionar corretamente. O que define o consumo de energia não é a tensão elétrica que o

produto é ligado, ou seja, é mito dizer que um produto 220V é mais econômico que o produto 127V no consumo de energia, mas é verdade que a instalação elétrica de um circuito 220V tende a sair mais barata que a instalação de um circuito em 127V. Para a mesma potência elétrica, se o circuito for 127V, ele terá uma corrente elétrica maior que se for 220V, isso significa que o condutor elétrico precisa ser de seção nominal maior, deixando a instalação elétrica mais cara, e, além disso, condutor de seção maior ocupa mais espaço no eletroduto. Uma outra vantagem do circuito de tensão maior, ou seja, na comparação do 127V com o 220V, é que o circuito 220V gera um pouco menos de queda de tensão em um circuito longo. Em um circuito elétrico longo é necessário que no projeto seja feito o cálculo de queda de tensão. Caso a queda de tensão em um circuito terminal, que é o circuito que vai do disjuntor no quadro de distribuição até o equipamento a ser ligado, seja superior a 4 %, é necessário aumentar a seção nominal do condutor elétrico para que a queda de tensão seja de no máximo 4 %.

Podemos dizer que sistemas de refrigeração eficientes em termos energéticos são importantes para reduzir os custos operacionais a longo prazo, e assim minimizar o impacto ambiental?

Quando falamos em impacto ambiental no consumo de energia elétrica, significa que quanto menor for o consumo elétrico de um sistema, melhor é para o meio am-

biente. Quanto menos energia for consumida no país, menor o impacto ambiental, menos água será utilizada dos reservatórios, e num momento de seca, menos usinas térmicas terão que entrar em operação. Podemos dizer que sempre um sistema de refrigeração eficiente será mais econômico para o proprietário e ecologicamente correto. Um sistema de refrigeração que consome menos energia vai gerar uma conta de energia elétrica menor, por isso a necessidade de um sistema de refrigeração eficiente, que é o sistema atual que utiliza a tecnologia inverter. Além de utilizar um sistema de refrigeração eficiente, também é necessário que o projeto esteja de acordo com as necessidades de cada tipo de ambiente. Será mais eficiente um sistema corretamente dimensionado, que um sistema subdimensionado, que irá ter que trabalhar mais e consequentemente consumindo energia elétrica por mais tempo, deixando a conta de energia mais alta.

SOBRE A EMPRESA

Com 49 anos de trajetória e sediada em Guarulhos, município da Grande São Paulo, a Sil Fios e Cabos Elétricos é uma empresa nacional atuantee reconhecida no mercado de produção e comercialização de Fios e Cabos Elétricos de baixa tensão. Em 1956, o precursor da Sil, Silvio Barone, iniciou sua trajetória com a abertura da Elétrica Danúbio, loja varejista revendedora de materiais elétricos. Com muito trabalho, o negócio expandiu e alcançou a abertura de outras filiais. Graças a visão empreendedora e a experiência no mercado, Barone realizou um novo sonho e adquiriu, em 1974, uma pequena fábrica para produzir os próprios fios e cabos elétricos que comercializaria. Assim, deu início à Sil Fios e Cabos Elétricos, que atualmente emprega mais de 500 colaboradores, e está apta a atender projetos residenciais, indústrias e condomínios, entre outros.

8
MAR/ABR | 2023
¹ Fonte: www.sil.com.br @sil_fios_e_cabos Nelson Volyk, gerente de engenharia de produtos da Sil Fios e Cabos Elétricos.
JUL/AGO

CASE GIRO DA ENGENHARIA

CALORÍMETRO

unto com a decisão de fundar uma nova marca, a Klimatix; e realizar o seu projeto da expansão da fábrica, a Mecalor anuncia a realização de um outro grande projeto: a construção de um calorímetro, que faz parte do também recém-inaugurado laboratório do Grupo, o Mecalabs. Com xx m², o novo espaço tem por objetivo a médio e longo prazo disponibilizar uma variedade de equipamentos, de profissionais entre outros recursos para realizar análises de diversos tipos, como testes de qualidade e de performance para desenvolvimentos futuros. No entanto, o laboratório já possui o seu mais aguardado e principal equipamento, o que deu origem a este espaço: o calorímetro, que é específico para realizar a medição da eficiência energética de grandes equipamentos, e que em um primeiro momento atenderá as marcas do Grupo: Mecalor, Klimatix e Transcalor, empresa de fabricante de chillers adquirida em 2021. “O calorímetro vem para reforçar nossa posição como fabricante de excelência, já que o equipamento vai medir as condições de capacidade de eficiência energética dos chillers que a empresa entrega dentro de uma determinada configuração climática”, informa o responsável pela Klimatix dentro do Grupo Mecalor, George Szêgö. Ele acrescenta que “o calorímetro será capaz de medir a capacidade de refrigeração, de temperatura, de vazões, de condições ambientais e mais uma série de parâmetros para atestar, de fato, o empe-

nho daquele equipamento e, dessa forma, entregar para o mercado equipamentos comprovadamente eficientes energeticamente, com bom desempenho e atestados a partir de agora pelo Mecalabs”, assegura.

No caso do mercado de chillers, o Grupo Mecalor se antecipa a qualquer regulamentação futura para mostrar para seus clientes através de um documento que comprova cientificamente de forma testada, o valor agregado do equipamento. Ressalte-se que a disponibilidade destas informações, de forma certificada, não existe no mercado nacional. “Não há conhecimento de que nenhuma das empresas que competem com a Mecalor disponibiliza este equipamento para a devida aferição de seus chillers”, garante Szêgö.

CERTIFICAÇÃO

Para a aferição dos equipamentos do tipo Chiller, o Grupo Mecalor foi buscar a certificação através das normativas referências do setor de HVAC, a AHRI (Air-Conditioning, Heating, and Refrigeration Institute – na tradução: Instituto de Ar Condicionado, Aquecimento e Refrigeração), uma associação americana comercial que representa os fabricantes de equipamentos de aquecimento, ventilação, ar condicionado, refrigeração comercial (HVACR) e aquecimento de água. Com atuação global, a AHRI trata das questões normativas para equipamentos de ar condicionado, refrigeração, ventilação

e aquecimento. O propósito da Mecalor é certificar o calorímetro através das normas AHRI, que seguem alguns parâmetros e critérios, reconhecidos pelo mercado de Ar Condicionado. Por isso todo o calorímetro foi montado através da normatização da AHRI 541-591. Em evento realizado em setembro, a inauguração do calorímetro do Grupo Mecalor já está em funcionamento.

10
MAR/ABR | 2023
Fotos: Divulgação.

GIRO DA ENGENHARIA

N OVA "S M A RT STO R E " NOVA "SMART STORE"

ABRE O CAMINHO PARA OS SUPERMERCADOS DO SÉCULO 21

A nova "Smart Store" funcionará como o centro de testes da Danfoss para tecnologia de eficiência energética. A expectativa é que a "Smart Store" seja aproximadamente

50% mais eficiente em termos de energia em comparação com um supermercado típico com um sistema de refrigeração de CO2 de primeira geração.

• Funciona com fontes de energia sustentáveis

• Reutiliza o excesso de calor gerado pelas caixas de resfriamento, reduzindo os custos de aquecimento do supermercado em até 90%

• Não apenas funciona como um supermercado padrão, mas também como um centro de desenvolvimento para testar novas tecnologias.

medida que a população mundial continua em seu curso para chegar à marca de 10 bilhões de pessoas até 20501, os investimentos em varejo e armazenamento sustentável de alimentos se tornam urgentemente necessários para garantir que seja possível alimentar um número cada vez maior de pessoas no planeta. A pressão é crescente, tanto sobre a demanda e custos de energia quanto sobre a necessidade de reduzir a perda de alimentos. Se fosse um país, o desperdício de alimentos seria o terceiro maior emissor, atrás dos EUA e da China, contribuindo com até 10% dos gases do efeito estufa do planeta2

Para abordar esses problemas diretamente, a Danfoss anunciou

hoje a abertura de um novo supermercado, que deve ser aproximadamente 50% mais eficiente em termos de energia em comparação com os supermercados padrão com sistema de refrigeração a CO2 de primeira geração e sem soluções de eficiência energética. Espera-se também que ele seja de 20 a 30% mais eficiente do que uma loja local equivalente já equipada com soluções diversas de eficiência energética3

Ecológica, supereficiente e repleta de soluções de automação, a nova "Smart Store" está inspirando os varejistas do setor de alimentos em um mundo em que são cada vez maiores os custos de energia, as emissões e a perda de alimentos. Comentando sobre o lançamen-

12
O novo supermercado "Smart Store", em Nordborg, Dinamarca:

to, Jürgen Fischer, presidente da Danfoss Climate Solutions, afirmou: "Desenvolvemos este novo supermercado Smart Store com parceiros e clientes para demonstrar que é possível construir uma instalação ecológica e supereficiente, utilizando tecnologia de aquecimento e refrigeração de nível internacional. Nossa nova "Smart Store" prova que o futuro é agora. Este supermercado foi construído especificamente para o mundo à nossa frente – um mundo com mais urbanização, populações maiores, maiores demandas de energia e uma necessidade cada vez maior de resfriamento e armazenamento eficiente de alimentos."

Embora os supermercados e os varejistas de alimentos sejam parte integrante das comunidades em todo o mundo, eles também são grandes consumidores de energia. A margem de lucro média de um grande varejista de alimentos é de apenas 1,7%, o que torna questionáveis os custos operacionais. A energia é uma área em que podem ser alcançadas economias significativas através de investimentos relativamente baixos e bom retorno em curto tempo. De fato, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (US EPA) estima que cada dólar (EUR 0,90) de energia economizado equivale a um aumento de US$ 59 (EUR 54) no faturamento4

A gama de novas soluções da "Smart Store" demonstra as economias significativas que podem ser alcançadas nos supermercados, com um tempo de retorno sobre o investimento de menos de 3 a 4 anos. Ao utilizar uma tecnologia de aquecimento e refrigeração de nível internacional, o novo supermercado desperdiçará menos energia e menos alimentos.

A Smart Store demonstra que não só é possível projetar e construir um supermercado energeticamente eficiente com soluções já disponíveis atualmente, mas também que isso faz sentido para os negócios.

A energia solar é a principal fonte de energia do supermercado com painéis solares de 100 kW no telhado do edifício, fornecendo

energia verde para as operações.

A captura e reutilização de calor também são essenciais para a eficiência energética do supermercado, com uma redução esperada de até 90% em seus custos de aquecimento. O excesso de calor é a maior fonte inexplorada de energia do mundo. A "Smart Store" está equipada com unidades de recuperação de calor de última geração, elaboradas para recuperar o calor residual de todos os sistemas de refrigeração. O calor recuperado é reutilizado para aquecer a loja e produzir água quente sanitária, sendo o calor adicional compartilhado com os residentes da cidade envolvente através de uma rede local de energia.

Outras iniciativas, como a instalação de portas nos gabinetes dos refrigeradores e freezers, devem resultar em uma economia de cerca de um terço no uso de energia5, enquanto a adoção de iluminação LED consome até 85% da eletricidade consumida pelas lâmpadas incandescentes6. A automação e o monitoramento da "Smart Store" acrescentam uma camada adicional de economia de energia.

Sobre a Danfoss

Jürgen Fischer acrescentou: "A Danfoss reinventou a forma na qual os varejistas de alimentos podem operar no século XXI. Pela primeira vez, toda a tecnologia de ponta da Danfoss e as soluções energeticamente eficientes do varejo de alimentos estão sendo reunidas em um único local. Porém, o novo supermercado Smart Store é apenas o começo. Isso porque ele também servirá como um Centro de Desenvolvimento de Aplicações, agindo como um local de testes "ao vivo" para novas tecnologias que esperamos que inspirem os varejistas de alimentos em todo o mundo a se mobilizarem em direção aos supermercados com zero emissões – que também façam sentido do ponto de vista econômico."

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

1IEA (2021) Net Zero by 2050.

2WWF-UK (2021) Driven to Waste: The Global Impact of Food Loss and Waste on Farms.

3Cálculos dos especialistas em aplicações da Danfoss com base em duas lojas de referência: COOP Otterup (Dinamarca) e COOP Ulkebøl (Dinamarca).

4US Environment Protection Agency – ENERGY STAR. Supermarkets: An overview of energy use and energy efficiency opportunities, p. 1.

5Environmental Investigation Agency UK (2017). Chilling Facts VII: Are Europe's supermarkets ready to quit HFCs?, p. 20.

6Beeco (2022). Are LED Light Bulbs Energy-Efficient? Publicado online no site Beeco.green.

13 JUL/AGO | 2023
Fotos: Divulgação.

mbora o setor de energia e os processos industriais sejam os principais emissores de gases de efeito estufa no Brasil, de acordo com levantamento do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), o desempenho energético dos edifícios comerciais também é uma questão importante na redução do consumo de energia e das emissões desses gases. Esses empreendimentos respondem por 40% da demanda de energia, o que o torna um importante campo para a melhoria da eficiência energética no mundo. No entanto, a gestão energética em edifícios ainda é um desafio, já que seu consumo depende de fatores como o aproveitamento do espaço e a qualidade que se deseja no ambiente interno do edifício.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS COMERCIAIS CONTRIBUI PARA A

DESCARBONIZAÇÃO

volvimento de Negócios Energia da Veolia, que projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia -, explica que, com as soluções oferecidas pela companhia, é possível atuar na descarbonização. Segundo ele, o conceito de eficiência energética ainda está associado à redução de preços. "Há empresas que buscam implementar eficiência energética apenas para reduzir o preço da conta de energia. É preciso entender o quanto se gasta e o quanto se paga pela energia consumida. Para isso, é importante fazer a medição constante".

ERROS AO ADOTAR SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

De acordo com Aledo, o principal erro do consumidor ao adotar uma solução em eficiência ener-

gética é enxergá-la como uma oportunidade de ganho a curto prazo. "O foco da eficiência energética é garantir segurança energética e a sustentabilidade do negócio. Redução de preço é uma consequência.

O executivo ainda aponta os erros mais comuns na hora de implementar soluções de eficiência energética. Em lojas, por exemplo, é comum calcular o volume do ar refrigerado de acordo com a metragem do espaço, porém é preciso levar em consideração fatores como a quantidade de luzes instaladas no ambiente, circulação de pessoas, entre outros.

Quanto ao uso de aparelhos de ar-condicionado, o problema fica por conta da temperatura abaixo da considerada "confortável”, o que representa um aumento exponencial do consumo de energia e, consequentemente, no seu

14 GIRO DA ENGENHARIA
Fotos: Divulgação.

custo. "Em locais onde a temperatura costuma ser mais alta, como no caso do Brasil, é comum os ambientes internos dos edifícios estarem muito frios. Além disso, ao longo do dia, as pessoas costumam alterar a temperatura. Tudo isso influencia na eficiência energética do imóvel", diz Aledo.

SOLUÇÕES JÁ IMPLEMENTADAS

Um bom exemplo é a solução que a companhia desenvolveu

para o prédio do Centro de Diagnóstico e Tratamento, localizado em Buenos Aires, que resultou em uma economia de 20%, com um aumento da atividade do cliente em 30%. Por lá, o desafio era garantir a disponibilidade dos serviços do hospital e a redução do consumo elétrico. Para isso, foi implantado um sistema de controle na distribuição de ar, medidores de energia (SCADA), além de sistemas de controle e

mudança de tecnologia e sistemas de iluminação. "Por meio das nossas soluções e com o apoio do nosso centro de monitoramento inteligente, conhecido como Hubgrade, reduzimos ainda mais o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que proporcionamos redução no consumo de energia e economia financeira para os proprietários e usuários do edifício", conclui Aledo.

Composta

Dando um passo importante para a atratividade do setor de armazenamento de energia, as principais empresas do segmento se unem para criar a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE). A associação conta inicialmente com 4 empresas associadas fundadoras, Micropower, Baterias Moura, Newcharge e UCB. A ABSAE será apresentada ao mercado nesta quarta-feira, 30 de agosto, durante a Intersolar South America 2023, com o objetivo de compartilhar essa iniciativa e convidar mais empresas do setor a se associarem. O presidente da ABSAE, Markus Vlasits, ressaltou a importância do armazenamento de energia para a segurança do sistema elétrico, a descarbonização da matriz elétrica e a modicidade tarifária. Ele também destacou a necessidade de incentivar investimentos nessa área e a adoção de políticas públicas que garantam a competitividade do segmento de armazenamento de energia. “Além dos objetivos pré-estabelecidos, como a discussão de políticas públicas para o setor e o marco regulatório, a ABSAE também terá como foco a formação e qualificação de futuros profissionais de armazenamento de energia”, disse. Com a criação da ABSAE, as empresas associadas esperam impulsionar o desenvolvimento do setor de armazenamento de energia no Brasil, contribuindo para a transição de uma matriz energética mais sustentável e eficiente.

Objetivo - A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia – ABSAE tem o objetivo de promover o armazenamento de energia como uma solução para o setor elétrico brasileiro, com três pautas prioritárias: divulgação de informações sobre o segmento, incentivo ao marco regulatório e estímulo e adoções de políticas públicas. A associação conta com 4 empresas fundadoras associadas, Baterias Moura, Micropower, Newcharge e UCB, e trabalha ativamente para que mais companhias do setor possam apoiar essa iniciativa.

Para mais informações, acesse: https://pages.unipower.com.br/absae

15 JUL/AGO | 2023
pelas principais empresas do segmento, a associação terá a missão de acelerar o mercado de armazenamento de energia no País.
a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE)
EMPRESAS DE ENERGIA SE UNEM E CRIAM q

GIRO DA ENGENHARIA

GENERAL DO BRASIL FUJITSU

ANUNCIA A CHEGADA DE RAIMUNDO RIBEIRO NOVO EXECUTIVO QUE LIDERA AGORA A ÁREA DE COMERCIAL, MARKETING E TÉCNICA

Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado que está há mais de 43 anos no Brasil, anuncia seu novo diretor Comercial, de Marketing, Engenharia e Técnica: Raimundo Ribeiro, que assume o posto em um importante momento da empresa. Com mais de 20 anos de experiência no segmento de ar-condicionado, o executivo tem como principal missão gerar novos negócios e liderar iniciativas que promovam o crescimento sustentável e expansão da Fujitsu General do Brasil. "Fiquei muito impressionado com a estrutura da Fujitsu General do Brasil e com a qualidade do time e dos executivos que aqui trabalham. Minha chegada reforça o desejo da empresa de ser protagonista no mercado de HVAC, alinhando com o mercado a nossa missão que é Vivendo juntos pelo nosso Futuro, posicionando a empresa como um importante player neste setor", explica, Raimundo Ribeiro.

A chegada do executivo é um movimento estratégico para a Fujitsu General do Brasil. Com sua trajetória de vasta experiência e reputação no mercado de HVAC, irá liderar e contribuir com o processo de novos negócios da companhia. "Estamos muito entusiasmados com a chegada do Raimundo em nosso time. Sua comprovada liderança, experiência e histórico dentro do segmento serão de fundamental importância para a continuidade dos bons resultados da Fujitsu General do Brasil", conclui Akihide Sayama, presidente da Fujitsu General do Brasil.

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Paulista, Raimundo também cursou MBA em Gestão Empresarial na FGV – Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Negócios e Finanças na FIA Business School. O executivo conta com mais de 20 anos de carreira, tendo importantes resultados nas suas passagens por grandes empresas, como Armstrong, Carrier, Daikin, LG entre outras. “Tenho o privilégio de trazer na minha atuação profissional todos os tipos de empresas que formam a Cadeia de produtos do Ar Condicionado”, destaca Ribeiro.

Especialmente para a Revista Mundo do Ar e da Refrigeração (MAR), Raimundo Ribeiro (RR) respondeu as seguintes perguntas:

MAR: Qual é o maior desafio que você enxerga neste novo ciclo?

RR: A minha chegada só reforça o desejo da empresa de ser protagonista no mercado de HVAC, alinhando com o mercado a nossa missão. Acredito que o maior desafio neste novo momento é mostrar ainda mais que a empresa é um player muito importante neste se-

Sobre a Fujitsu General do Brasil

tor e que só tende a crescer e a se desenvolver ainda mais.

MAR: Quais são as metas a curto, médio e longo prazo para a Fujitsu General e Brasil?

RR: Nossas metas são as melhores possíveis, pois temos como objetivo dar continuidade e melhorar ainda mais os resultados que a empresa vem apresentando nos últimos anos, e com a chegada da nova marca global Airstage posicionar nossa nova linha de produtos Premium e Essencial no mercado, assim possibilitando acessar diferentes regiões em todo Brasil.

A Fujitsu General foi fundada em 1936, no Japão e faz parte do Grupo Fujitsu, uma das maiores companhias mundiais de engenharia eletrônica. Após 24 anos de mercado, a Fujitsu iniciou a fabricação em série do seu primeiro ar-condicionado. Desde então, a empresa tem desenvolvido sistemas de refrigeração de ambientes e comemora no Brasil mais de 43 de atuação com sede em São Paulo.

16 JUL/AGO | 2023
Raimundo Ribeiro Fotos: Divulgação.
Calorímetro Mecalor A inovação do ano! Mecalor e Klimatix acabam de inaugurar seu próprio laboratório de teste para chillers Conheça o: Klimatix.com Mecalor.com

MERCADO

DO BRASIL

No último dia 30 de julho, a Mayekawa do Brasil comemorou 55 anos de atuação no País, parte dos 99 de História do atual Grupo Mayekawa, que apesar das dificuldades teve uma trajetória marcada por inovação e tecnologia, ano após ano. Presente nos seis continentes e consolidada globalmente como empresa de excelência que desenvolve novas tecnologias de engenharia específicas e especializadas em chillers para aplicação industrial, a Mayekawa é reflexo de alicerces bem construídos, direcionados para o bom desempenho e a sustentabilidade. Mas para entender como tudo aconteceu é preciso voltar ao começo do século passado. Acompanhe!

18
Fotos: Divulgação.

ara contar a trajetória da Mayekawa do Brasil, que completou 55 anos de atuação no País, no último 30 de julho, é preciso remontar a linha do tempo do Grupo Mayekawa. O ano, 1924. O local, Tóquio, Japão. E o visionário, Kisaku Maekawa – sem o y mesmo. Maekawa-san começou suas atividades na área do Frio, com uma pequena fábrica de gelo, batizada de Mayekawa & Co. – aqui o y foi acrescentado por ter como significado , do japonês (mãe) que significa "frente, adiante" e (Kawa) que significa "rio, riacho".

Anos depois, em 1930 o pequeno empreendedor introduziu ao seu negócio o armazenamento a frio, ou seja: conservação a baixas temperaturas. O negócio cresceu e, justamente, por essa necessidade de manter temperaturas mais baixas, a empresa passou a fabricar compressores alternativos verticais de baixa velocidade para refrigeração, o que levou a mais uma expansão, acarretando a alteração do nome corporativo para Mayekawa Manufacturing Co., Ltd., em 1937, agora com a letra y.

PÓS – GUERRA

Não há registros da atuação da empresa na década de 1940, provavelmente, por conta da Segunda Guerra Mundial, em que o Japão teve grande participação. Por isso, o próximo registro data de 1958, ano em que a Mayekawa desenvolveu o compressor alternativo de estágio único e multicilíndrico de alta velocidade 'Série A'. Dois anos depois, a empresa disponibiliza no mercado um sistema de controle totalmente automático, que foi liberado para o sistema de recirculação da bomba de líquido para armazenamento refrigerado

em larga escala. No ano seguinte, em 1961, 12 conjuntos de congelamento de carne de 100 toneladas/dia e mais 12 mil conjuntos de armazenamento refrigerado foram entregues a fábricas com sistemas de recirculação de bombas líquidas para a ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, dissolvida em 1991). A produção anual era de 50 unidades na época; no entanto, em apenas um ano de contrato, chegou-se a fabricar até 156 unidades de compressores de refrigeração. Este projeto representou um marco significativo para o crescimento da Mayekawa. E naquele ano outro sím-

19 JUL/AGO | 2023
Kisaku Maekawa Mayekawa 1958 Festa de lançamento do 1° compressor industrial Vista externa da fábrica em Diadema (SP) Vista parcial do escritório, em Diadema. Mayekawa México Mayekawa 1969 Mayekawa 1934

bolo que acompanha a história do Grupo Mayekawa surgiu: a marca Mycom. Daí para a frente surgiram tecnologias pioneiras apresentadas uma após a outra: em 1963, o primeiro sistema de resfriamento de recirculação de bomba de amônia líquida foi instalado para armazenamento refrigerado de 7 mil toneladas no Japão, o que foi considerado um feito à época. A partir disso, a Mayekawa começa a voar mais alto e num mundo ainda não globalizado abre sua primeira empresa subsidiária no exterior: a Mayekawa do México S.A., fundada naquele país, em 1964, que data também, o início da produção de compressores de refrigeração do tipo parafuso. Em 1965, foi desenvolvido o primeiro sistema de recirculação de bomba de líquido de amônia para navios de pesca e no ano seguinte foi a vez de colocar no mercado compressores alternativos de dois estágios composto multi cilíndrico de alta velocidade.

BRASIL

De lá para cá o Grupo incrementou seu portfólio e expandiu sua atuação com fábricas e escritórios em vários países, nos seis continentes do Globo. Mas, a história no Brasil, começa em 1968, um país de dimensões continentais, os japoneses se surpreenderam com o seu potencial. Ainda naquele ano de 1968, se estabeleceram no centro da cidade de São Paulo, na Rua Maria Paula. O diretor executivo da Mayekawa do Brasil, Nilson Martins, que está há 28 anos na empresa conta que a unidade brasileira iniciou os negócios atuando apenas em projetos de refrigeração industrial e venda de compressores alternativos (pistão) importados da Matriz no Japão. “Naquela época os compressores alternativos eram fabricados por apenas três empresas concorrentes no Brasil – a dinamarquesa Sabroe, e as brasileiras FNC - Fábrica Nacional de Compressores; e a gaúcha

Madef”, recorda.

Três anos depois, em 1971 foi importado do Japão a primeira unidade chiller, com compressor parafuso, sendo esse o primeiro equipamento com tais características do mercado brasileiro. Com o crescimento da empresa no Brasil, era preciso ter instalações maiores, assim em 1972 foi inaugurada a primeira fase da fábrica da Mayekawa, em Diadema, iniciando a fabricação de vasos de pressão e montagem de unidades compressoras pistão. No ano seguinte teve início no Brasil, a fabricação de unidades compressoras do tipo parafuso com bloco compressor importado do Japão. Em 1974 começa a fabricação de blocos compressores alternativos no Brasil, que permaneceu até 1996, quando a Matriz definiu que toda a produção desses blocos seria concentrada nas plantas do Japão e México. Em 1975, o escritório comercial e de engenharia que estava no centro de São Paulo é transferido para fábrica em Diadema,

20
MERCADO
Maekawa - Brasil 1973 Maekawa 1961Maekawa - Diadema Maekawa 1980

que abrigava uma sede maior: 100m². E o mundo foi evoluindo. E a Mayekawa seguiu junto! Atualmente o Grupo é referência em Refrigeração Industrial, e no Brasil não é diferente. “Nós da Mayekawa, somos responsáveis por atender clientes de diversos segmentos como alimentos, bebidas, lácteos, óleos e gorduras, química, óleo e gás, entre outras indústrias. Temos uma equipe especializada em inovação, voltada especialmente para o desenvolvimento de novos produtos e melhorias de equipamentos já existentes. Sendo o Japão uma das principais referências em tecnologia no mundo, buscamos sempre implementar o que nossa matriz produz de mais moderno e sofisticado aqui no Brasil. Para se ter ideia, somos referência no mercado de refrigeração, inclusive exportando nossos produtos para parceiros na América Latina, superando nossos próprios limites”, destaca o diretor comercial, Silvio Guglielmoni.

ALTOS E BAIXOS

Em 1983 a Mayekawa dá início a fabricação de blocos compressores parafusos – excetuando o rotor, que era importado do Japão. Com o aumento mundial do volume de produção de petroquímicos, o compressor de gás avançou cada vez mais em alguns campos industriais, foi assim que a Mayekawa desenvolveu quase todos os tipos de tecnologias de compressão de gás de processo, aplicáveis em empresas químicas. Contudo, a Mayekawa viveu – ou sobreviveu – a períodos muito difíceis de hiperinflação e sucessivos planos econômicos no Brasil, e como a maioria das empresas, principalmente entre os anos de 1982 a 1994, a Mayekawa também teve muita dificulda-

de para se manter no mercado brasileiro, e precisou de suporte financeiro da Matriz e de outras filiais do Grupo para sustentar a operação ativa no País. “Passamos por muitas transformações econômicas, sociais e políticas, o que impacta de alguma forma nas organizações. No entanto, a Mayekawa conseguiu atravessar estas décadas e manter-se como empresa fabricante reconhecida pela sua seriedade e confiança”, reforça Nilson Martins. Anos mais tarde, em 1996 a multinacional japonesa realiza os primeiros projetos no mercado de cerveja e bebidas, com sistema indireto NH3 / Solução, pois até aquele momento, eram comercializados apenas sistemas do tipo direto.

Foi nos anos 90, na era Collor, que o Brasil se abre para o comércio internacional dando abertura à exportação e importação. Também naquela década, em 1992, o maior cartão-postal brasileiro, o Rio de Janeiro, sediou a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ficou conhecida como Eco-92 ou Rio-92. Foi a larga-

da para que a conscientização ambiental e ecológica entrasse definitivamente na agenda dos cinco continentes. “Foi a partir dessa conscientização, que desenvolvemos com mais afinco e constâcia tecnologias que contribuíssem para um futuro sustentável com o meio ambiente”, ressalta Guglielmoni. Foi daí que nasceu o sistema chamado “Natural Five”, em que são usados cinco fluídos refrigerantes naturais: amônia, dióxido de carbono, água, hidrocarbonetos e ar. “Eles são aplicados até hoje em sistemas de aquecimento, secagem, abastecimento de água quente, ar condicionado, refrigeração e congelamento”, acrescenta.

EXPANSÃO

Em 1999 é definido o planejamento de abertura de assistência técnica pelo País, com filiais no Rio de Janeiro e na Bahia. Posteriormente seriam abertas muitas outras, em um total de 16 filiais nos principais locais de concentração dos clientes Mayekawa. O ano 2000 traz a criação da Divisão Química da Mayekawa no Brasil - conheci-

21 JUL/AGO | 2023
Mayekawa comemora 50 anos de Brasil

MERCADO

da como MUPB -, inicialmente com atuação nas áreas de projetos e engenharia, e com fabricação de equipamentos nos Estados Unidos. Dois anos depois esta Divisão fecha o primeiro pedido para fabricação no Brasil; e mais dois para a frente, em 2004, a Mayekawa recebe o primeiro pedido da Petrobras: uma URV – Unidade de Recuperadora de Vapor – também fabricada no Brasil. No mesmo ano ocorre a transferência da produção da Divisão Química, até então em Diadema para um galpão alugado na Vila Liviero, bairro de São Paulo, próximo a São Bernardo do Campo.

Se houveram dificuldades na história da Mayekawa, houve, também, momentos memoráveis: 2006 e 2007 foram os melhores na sua trajetória no Brasil, com um recorde na fabricação de unidades compressoras, o que levou a Matriz a aprovar o investimento em uma nova fábrica, para atender tanto as áreas de Refrigeração quanto a de Química em um único local. Foram visitadas muitas cidades para instalar a nova sede. Dentre todas, Arujá – próxima a Guarulhos -, foi escolhida, pelo então presidente do Grupo Mayekawa, Tadashi Maekawa-san. E em março de 2008, num terreno de cerca de 106.000 m2 foi inaugurada a nova fábrica, com a unificação das duas operações – Refrigeração e Química. Com a ampliação atual – ocorrida em 2022, temos cerca de 12.000 m2 de área construída mais uma grande reserva ambiental. “Para a construção da nova planta assumimos o compromisso da recuperação ambiental de uma área de 35.000m², nela foram utilizadas técnicas inovadoras que além de contribuir para preservação da flora e fauna brasileira ainda tornou-se objeto de estudo para uni-

versidades do estado de São Paulo”, conta a coordenadora de Marketing Latam, Carolina Braga. Ela complementa: “Queremos garantir segurança, qualidade e conservação dos produtos de nossos clientes através de uma tecnologia acessível e eficiente, a partir da sustentabilidade da nossa sede”.

CONFORTO TÉRMICO

Diz o dito popular que santo de casa não faz milagre. Na Mayekawa faz sim. Todo o sistema de climatização de sua sede em Arujá foi desenvolvido pela propria Mayekawa. O sistema que conta com o diferencial do condensador microcanal, que deixa o equipamento mais compacto e opera com amônia que, além de funcionar muito bem, conseguiu o desafio de reduzir o uso desse refrigerante em 95%, resultando num equipamento sustentável, fazendo com que a partir dele, a multinacional japonesa o disponibilizasse para o mercado.

MICROCANAL

Reconhecida mundialmente em oferecer soluções de refrigeração industrial com fluidos refrigerantes naturais, a Mayekawa estende a utilização de amônia também para refrigeração comercial, sendo a primeira a fabricar o chiller microcanal para atender às necessidades de capacidades térmicas de 50 a 100 TR. Lançado no Brasil em 2019, o chiller com condensação a ar e Tecnologia Microcanal se destaca pela utilização do refrigerante amônia. Utilizando a tecnologia do condensador microcanal e evaporador de placas do tipo brasado

é possível reduzir a carga de fluido refrigerante em até 50%. Outro destaque diz respeito ao condensador Microcanal: todo fabricado em alumínio, resultando na diminuição do peso final do equipamento e, por sua vez, conferindo maior eficiência em relação a outros tipos condensadores. O equipamento tem aplicação diversificada, atendendo diferenciados processos, como Sistemas de Climatização; Indústrias de Alimentos, Bebidas, Farmacêutica, Laticínios, Plástico entre outras; e também o segmento Médico- Hospitalar.

COMPLETA

Além do Microcanal, a multinacional japonesa aumentou o seu portfólio e oferece nova linha de compressores semi-herméticos do tipo alternativo e parafuso, fabricados pela Frascold,

22
Unidade Frascold: distribuição exclusiva no Brasil Chiller NH33 subscrito - Microcanal

renomada e consolidada marca europeia, que tem aplicação em Refrigeração Comercial como, transportes, marítima; resfriadores de líquidos e de processos; fabricação farmacêutica; bombas de calor entre outros. Além dele, a Mayekawa é, ainda, distribuidora da marca TeKo, fabricante alemã de sistemas de Refrigeração CO2 Transcrítico e subcrítico. Toda a evolução e o expertise em processos e tecnologias conquistados pela Mayekawa são confirmados através das certificações em várias normas como a ISO 90001, a ASME, o NATIONAL BOARD, a CRCC PETROBRAS para Vasos de Pressão, a NORMA IE 602041:2005 para Painéis de controle, entre outras.

No ano em que completou 50 anos no Brasil, a multinacional conquista a certificação ISO 9001 para todos os processos. Naquele 2018 marca também a 1ª instalação no Brasil de sistema de refrigeração industrial com CO2 brine, um sistema de refrigeração indireta para o resfriamento ou congelamento de produtos e, que também pode ser utilizado em sistemas de climatização. Neste caso, a carga de amônia é reduzida, utilizando-se CO2 como fluido refrigerante secundário (Brine).

Especializada em inovação, a Mayekawa do Brasil está voltada para o desenvolvimento de novos produtos e melhorias de equipamentos já existentes. Muito mais do que um case de sucesso industrial, a empresa que mantém em seu quadro 260 colaboradores, busca sentido para viver em harmonia com a natureza. Outro destaque sustentável é a forte atuação da Mayekawa na cadeia de energia renovável com equipamentos para biogás, biometano, bio CO2 e amônia verde, através de produtos e soluções desenvolvidas com a mais alta

engenharia, resultado de um século de atuação e experiência no mercado mundial. Na América Latina, a Mayekawa do Brasil é uma das mais destacadas filiais do Grupo, criando, desenvolvendo, instalando e conservando equipamentos que impactam direta e indiretamente no dia a dia de milhares de pessoas. E isso não é pouco. Não apenas por este reflexo, mas pela trajetória em si, já que o número de empresas com mais de 50 anos no Brasil é relativamente pequeno. “Muitas empresas ficam pelo caminho, e podemos observar esta situação no próprio mercado de refrigeração, onde a maior parte dos concorrentes

e empresas que atuavam neste segmento fecharam ou desistiram de atuar no Brasil ao longo destes 55 anos”, considera o diretor Nilson Martins. Sobre estabelecer-se no Brasil, o CEO Koichi Kataoka, revela uma curiosidade: “A Mayekawa do Brasil era para ser apenas uma fazenda. Não havia intenção de existir a fábrica, mas após algumas visitas pudemos perceber a grande potência em negócios que o País poderia oferecer, sendo assim nos instalamos em Diadema e, posteriormente, em Arujá. A nossa chegada aqui foi bem-vista e muito celebrada. E desde então estamos há 55 anos em solo brasileiro”, finaliza.

23 JUL/AGO | 2023
Vista parcial de uma instalação com sistema CO2 Brine2 : tecnologia Mayekawa Vista parcial do departamento de Partes e Peças da empresa Compressor

CASE ARTIGO

SANHUA CHEGA COM FORÇA NO MERCADO NACIONAL

Amparada pelos quase 40 anos de excelência, ótimo desempenho de seu portfólio, resultado de sua engenharia de ponta, a multinacional que tem presença global, vem consolidando-se como fornecedora líder de controles e componentes para o mercado brasileiro de HVACR.

Presente no Brasil e na América Latina, a Sanhua está consolidada como fabricante global de controles e componentes para o mercado de Refrigeração e Ar Condicionado. Desde a sua fundação em 1984, em Zhejiang, na China, a Sanhua manteve sua curva de crescimento em sentido ascendente. Como fabricante, rapidamente a empresa acrescentou ao seu catálogo diversos tipos de válvulas para sistemas de ar condicionado, como, por exemplo, as do tipo solenoides, fazendo com que a empresa ganhasse grande participação no mercado, dando-lhe base sólida para novos desenvolvimentos, colocando-a em um novo período de melhorias. Em apenas dez anos, a solenoide da Sanhua já era líder mundial em desempenho e a válvula reversora ocupava o primeiro lugar no mundo, pela escolha dos profissionais. Naquele mesmo ano, 1994, novos componentes de refrigeração e ar condicionado foram desenvolvidos e introduzidos ao portfólio Sanhua, que paralelamente, tornava-se líder automotiva em expansão eletrônica de ar condicionado veicular. Em 2003, a Sanhua já era reconhecida como uma das 500 melhores empresas da China. No ano seguinte, passou na rigorosa auditoria para entrar no mercado de capitais, fato que fez com que suas ações fossem lançadas na bolsa de valores de Shenzhen, ainda em 2005. Naquela época, os números da Sanhua já diziam por si só: 100 linhas de produção, 210 patentes próprias de P&D, 12 certificações de padrão nacional, vários prêmios nacionais como empresa de sucesso, reconhecimento local e internacional, dando estabilidade para a fundação formal da Sanhua Holding, com cerca de 2 mil colaboradores.

Curva crescente – Com todo o esforço, dedicação, além da engenharia de ponta na fabricação de seus

produtos. A Sanhua chega no ano de 2007 reconhecida como fornecedora pelos principais fabricantes e produtores globais no mercado de ar condicionado de conforto, processo e automotivo, como Carrier, Daikin, Fujitsu, Gree, Haier, Hitachi, LG, Midea, Mitsubishi, Panasonic, Samsung, Toshiba, Trane, York, e entre outras. “Nossa cooperação com as maiores empresas do setor automotivo, de eletroeletronicos e de HVACR torna a Sanhua um fornecedor OEM reconhecido mundialmente, que abastece renomadas empresas de componentes da mais alta qualidade e preço competitivo”, relata o diretor da Sanhua para a América Latina, Marcelo Lima. Mas não é só. Essa pujança faz com que a Sanhua adquirisse a Ranco, fabricante das válvulas reversoras de 4 vias. Logo após, o Grupo passa por uma reorganização do seu negócio de HVACR da Holding Group, obtendo classificação AAA em padrão internacional, o que significa excelência na sua produção e na boa conduta empresarial.

No ano seguinte, 2008, a Sanhua chega na Europa, e um ano depois, o Grupo Sanhua Holding, mantém instalações globais, operações e escritórios de vendas em todo o mun-

do em pontos estratégicos, levando a Sanhua a figurar na lista das 100 marcas mais valiosas da indústria chinesa. Mas a Sanhua quer mais: em 2011, ela adquire a Awece Solenoid Valves Division, uma empresa global de componentes com base na Alemanha. Sua atuação vai além: com a efetivação de projetos uma empresa de joint venture com importantes empresas do setor transformaram a Sanhua em um dos maiores fabricantes de válvulas de expansão, solenoide e reversoras, com vendas anuais de válvulas superiores a 100 milhões de peças. Após todo esse crescimento sustentável, a Sanhua oferece uma gama abrangente de controles e componentes de linha para as indústrias de ar condicionado e refrigeração comercial para todo o mundo. Atualmente, a multinacional é uma participante ativa nas associações europeias e na criação de políticas, tais como: EHPA – European Heat Pump Association, ATMOsphere – Business Case for Natural Refrigerants, B20* – Alemanha - filiação à Energy, Climate & Resource Efficiency (ECRE) por sua excelente contribuição na indústria global de HVACR. “Nossa unidade de Pesquisa e Desenvolvimento possui equipamentos de medição e teste de ponta e pessoal de classe mundial’, garante Lima, que acrescenta: “os produtos da Sanhua obtêm muitos certificados de segurança nacionais e internacionais, como CQC, CE, TüV, UL, VDE, e ganham continuamente a confiança e a satisfação dos clientes com qualidade confiável e continuamente aprimorada, através da ISO9001, ISO14001, ISO10012 e QC080000”, finaliza Marcelo Lima.

24 JUL/AGO | 2023
Fotos: Divulgação.

CAPA

Por Cristiane Di Rienzo colaborou Rogério de Moraes

econhecida como a quarta maior feira de HVACR do mundo, segunda das Américas e primeira da América Latina, a Febrava abrange todos os setores deste mercado. Para a RX², empresa organizadora, a Feira é mais do que isso, “é uma plataforma de inovações e tendências tecnológicas do setor para conectar a indústria com instaladores, atacadistas e distribuidores, varejistas, engenheiros, projetistas e técnicos, nos 365 dias do ano, promovendo o encontro de marcas que são referências nacionais e internacionais, com público qualificado para apresentações de lançamentos, soluções, produtos e conteúdo para atualização profissional. Já para o mercado nacional, este é considerado o maior e mais importante evento latino-americano, por conectar empresas nacionais e internacionais com um público qualificado, formado por engenheiros, projetistas, compradores especializados, instaladores e profissionais de áreas técnicas, e apresentar as inovações e tendências para sistemas, projetos e manutenções. “Neste ano, o evento volta a acontecer em formato presencial, o que aumenta a expectativa dos expositores e visitantes em se reunir para conferir os avanços do setor. A edição deverá superar 2019, com a expectativa de presença de mais de 25 mil

profissionais e a participação de mais de 500 marcas expositoras”, destaca Ivan Romão, gerente da Febrava.

Nesta edição, o visitante encontrará 348 expositores, ocupando espaço de 50 mil m². São empresas que pertencem à Cadeia do HVACR e que apresentarão em seus estandes lançamentos e portfólios de produtos e serviços. Outra atração da feira são as Ilhas Temáticas, espaços dedicados à apresentação de soluções e cases de sucesso dentro de diferentes verticais do HVACR. Introduzidas na Febrava desde 2001, esta edição conta com seis ilhas que funcionam como vitrine para o visitante conhecer as novas tecnologias, lançamentos de produtos e soluções mais atuais de mercado. Já conhecidas

Ilha de Tratamento de águas - O espaço que estreia nesta edição da feira será uma das grandes atrações de público, já que o tratamento de águas é essencial para as operações de diversas indústrias, além dos sistemas de HVACR. Ele conta com participações de órgãos validadores, certificadores, empresas de tratamento de águas, laboratórios e fornecedores de produtos e/ou insumos para o setor, para apresentar as novas tecnologias e as soluções mais recentes do mer-

do público, as Ilhas do Ar Condicionado Automotivo e da Cadeia do Frio, são bem aguardadas. Há, também, as voltadas para capacitação profissional, como a Ilha do Senac e a Ilha de Formação Profissional da Fatec. Além dessas atrações, as Ilhas Temáticas contam com dois novos espaços: a Ilha do Instalador e a Ilha de Tratamento de Águas. O objetivo é ampliar o panorama de abordagens do setor de HVACR para profissionais de diferentes segmentos. De acordo com Ivan Romão, esta edição demonstrará o crescimento do evento. “O espaço expositivo contará com uma área de 18 mil m², aumento significativo em comparação com 2019, que contava com 16 mil m² aproximadamente, e foi um sucesso”. Confira:

cado. Segundo Charles Domingues, presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas da Abrava e coordenador da Ilha, “o tratamento de águas faz parte de uma forma direta de processos relacionados tanto ao ar condicionado quanto refrigeração. Tratar do tema tem grande relevância para o mercado, já que, além de ser parte integrante dos procedimentos, é de nossa responsabilidade conhecer as águas e fazer o uso responsável desse elemento. Todo mundo usa água, seja como insumo ou matéria-prima. A ilha deverá envolver a cadeia industrial de produção e de consumo”.

27 JUL/AGO | 2023
Fotos: Divulgação.

A mais antiga do evento e considerada a maior ilha temática da Feira, tem no tradicional espaço o reconhecimento pela disponibilização de soluções para diferentes setores, como alimentício, farmacêutico, químico, entre outros. Neste ano, a exposição de produtos estará acompanhada de experiências. “As câmaras frias na nossa ilha da Cadeia do Frio, assim como os caminhões frigoríficos, serão expostas em funcionamento. Entrar num ambiente com temperaturas a -18 ºC é uma experiência única e inédita para muitos. Já os técnicos poderão observar algumas características construtivas em operação, como os sistemas de abertura e travamento das portas. Será possível verificar o acúmulo de gelo nos evaporadores, o fluxo de ar frio, a flecha do ar insuflado, assim como sentir com as próprias mãos as temperaturas operacionais do compressor e do condensador”, revela Eduardo Castello Branco Dória, engenheiro de alimentos e coordenador desta Ilha.

Trata-se de outro setor que apostará na demonstração de novidades e tecnologias para ampliar ainda mais o conhecimento dos profissionais. A experiência deverá ser um dos atrativos para visitantes qualificados, já que o espaço contará com veículo híbrido e elétrico para demonstração. “O setor estará representado pelas empresas mais importantes do País. No espaço, também iremos mostrar quais as ferramentas utilizadas e como efetuar diagnóstico com segurança”, destaca o professor Sérgio Eugênio da Silva, presidente do Departamento Nacional de Ar Condicionado Automotivo e Agrícola da Abrava e coordenador desta Ilha. O segmento registrou crescimento no número de novas empresas, principalmente após o período de pandemia, que trouxe aos sistemas de ar-condicionado automotivo novas necessidades.

CONTEÚDO – - Compõem também a 22ª edição da Febrava, eventos simultâneos como o XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Conbrava), que terá como tema “AVACR Rumo a um Futuro Saudável e Sustentável” (de 13 a 15 de setembro); XXIII Encontro Nacional de Projetistas e Consultores (ENPC) (dias 11 e 12

Também realizada pela primeira vez no evento, a área voltada para os profissionais que atuam na instalação e manutenção de equipamentos é uma iniciativa que deverá surpreender o público qualificado da feira, possibilitando atualização profissional e a possibilidade de networking entre visitantes e empresas. Por meio de apresentações e cases, as soluções tecnológicas aplicadas à atividade dos profissionais é também uma oportunidade de ter contato direto com especialistas e suas novidades. “A proposta é que o espaço seja um ponto de apoio para eles durante os quatro dias, onde vamos promover palestras com temas técnicos pertinentes às boas práticas do setor”, revela Paulo Neulaender, sócio da Frigga, coordenador da desta Ilha.

Reforçando a programação voltada para aprendizagem, a área terá como um dos destaques a instalação de uma carreta didática, com foco em aclimatização e refrigeração. No espaço destinado à instituição de ensino será possível, também, conferir trabalhos desenvolvidos por alunos.

Ilha do SENAI - É mais um espaço de conteúdo para atualização profissional e aprimoramento de conhecimentos por meio de palestras. Coordenado por profissionais de ensino, contará com uma carreta com atividades e equipamentos que são utilizados no processo de formação de quem atua no setor de HVACR.

de setembro); Dia de Treinamento (em 11 e 12 de setembro); e o IV Encontro Nacional de Mulheres do setor AVACR (14 de setembro). Essas atrações contam com inscrição separada e pagamento de taxa.

Além de oferecer uma jornada completa de conhecimento de novas tecnologias de HVACR, a feira também se destaca pelo fomento aos negócios, desenvolvimento de

novas parcerias e networking. As experiências e conteúdos técnicos também estão presentes no evento, como a Mostra Selo Destaque Inovação Febrava 2023, que vai apresentar os produtos mais inovadores dos expositores, eleitos por uma comissão julgadora organizada pela Abrava, pelo Sindratar-SP e por outras entidades apoiadoras do evento.

28
CAPA

Nossa forma de trabalho se baseia em respeito e transparência para gerar confiabilidade e assim criarmos uma sólida parceria.

EMPRESA

A RP ENGENHARIA & AUTOMAÇÃO, nasceu em 2016 direcionando seus esforços na prestação de serviços de Consultoria e Projeto focados em Automação e Eficiência Energética. Atende todas as regiões do Brasil e promove resultados reais em instalações de HVAC e Refrigeração Comercial e Industrial.

Rafael Piovani, seu fundador, é formado em Engenharia de Controle e Automação com especialização (MBA) em Administração de Empresas para Executivos. Experiência de 21 anos em HVAC-R com ênfase em consultoria e execução de projetos focados em automação, eficiência energética e retrofit promovendo soluções baseadas em programações e configurações dedicadas. Também desenvolveu importantes trabalhos para as multinacionais Danfoss e Santerno durante o período em que nelas atuou como colaborador.

Escaneie o QRCode abaixo e acesse nosso site.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

JUL/AGO | 2023

CAPA

NELSON BAPTISTA – A história da Febrava, é sem dúvida uma trajetória de sucesso que foi construída por décadas, com muita dedicação e empenho de diversos profissionais, que fazem parte do setor de HVACR e, por isso, se dedicaram graciosamente a causa. Uma delas, o engenheiro Nelson Baptista (1943-2020), que por 10 edições (2001 a 2019), foi o presidente da Comissão Organizadora da Feira, reunindo mensalmente, expositores, empresa organizadora, associações, instituições, para fazer acontecer. Em 2001, a pedido do então presidente da Abrava, Pedro Evangelinos, Baptista assumiu a organização da Febrava, à qual se entregou com paixão. Por esta razão, a partir deste ano, o evento introduz o Prêmio Nelson Baptista, que dedicou cerca de 20 anos a transformar a Febrava no principal ponto de encontro de grandes marcas

e especialistas. “Com mais de duas décadas de atuação, a Febrava se consolidou como hub estratégico de visibilidade e negócios para o mercado latino-americano, pelo espaço para divulgação das tecnologias e tendências para a otimização de projetos e serviços,

incluindo a distribuição e comercialização de soluções e produtos que trazem melhor desempenho e eficiência operacional”, finaliza Romão.

Conheça algumas das novidades e expectativas das empresas expositoras desta edição 2023:

Condensadores microcanais, condensadores casco e tubo, trocadores de calor de placas brasadas e trocadores de calor aletado estão entre os produtos que a Apema traz para a Febrava 2023. Como novidade, a empresa pretende destacar durante a feira sua entrada na indústria 4.0, com operação do seu primeiro robô soldador, alavancando a produtividade e qualidade de suas soluções. Será um evento especial, no qual a empresa espera realizar contatos e parcerias, acompanhar tendências do mercado com muito aprendizado e troca de conhecimento, gerar leads qualificados, fechar boas vendas e fortalecer a imagem da empresa.

Por Victor Oliveira +55 (11) 4128-2577

Localização: D52

O entusiasmo em receber amigos, parceiros e clientes em seu estande depois de quatro anos sem feira marca a expectativa da Coel com a Febrava 2023. Entre as novidades prometidas, estão a gama de controladores inteligentes com diferentes tecnologias, como NFC, Bluetooth, Wi-fi e comando por assistentes de voz, além de diversas soluções que já receberam diferentes selos de inovação.

Por Flávio Conceição, coordenador de Vendas LATAM Localização: D76

A Cimport apresenta soluções em ferramentas de refrigeração para ar-condicionado. Além da parceria exclusiva com a norte-americana Appion Tools, também traz para a feira produtos exclusivos da Hilmor, Imperial e Black Diamond, entre outras novidades. Um exemplo é a sua linha clássica de produtos Migrare, IZI e Bravo.

Por Vanessa Anjos, Designer marketing@cimport.com

Localização: H99

Esta é a 11ª primeira vez que a Alfaterm participa da Febrava 2023. Em seu estande o visitante encontra sua linha de torres de resfriamento de água, além dos produtos e serviços que há 37 anos consolidam a empresa no mercado. Quem visitar o local será atendido por uma equipe de engenheiros e técnicos em vendas preparados para dar qualquer informação sobre as linhas de produtos. Haverá também uma sala de visitas para reuniões e para receber amigos e clientes.

Por João Batista Piovan, diretor de Planejamento e Controle vendas@alfaterm.com.nr Localização: G53-09

30
Nelson Baptista

CAPA

Nesta 22° edição da Febrava, a Armacell lança a linha de proteção passiva contra incêndio ArmaProtect, que consiste em soluções para selagem de aberturas, passagens de tubulações, dutos, cabos, eletrocalhas e outros elementos construtivos nas compartimentações contra fogo. Além dele, também estarão em exposição no estande da empresa isolamento acústico para uso em tubulações hidrossanitárias; mantas acústicas para sistemas de contrapiso flutuante; solução para aplicações em painéis estruturais usados nas fachadas de empreendimentos; isolante térmico em aerogel; entre outros. O diretor geral, Mansur Haddad, adiantou que a Armacell tem planos expressivos de expansão para 2024 nas suas linhas de produção de espumas elastoméricas na planta de São José (SC).

Por Mansur Haddad, director Geral Localização: F 55

Além do estande com um espaço cheio de informações, a CentralAr traz para dentro da Feira uma experiência inovadora: a CentralAr Day! Trata-se de um evento que tem por objetivo levar conteúdo especializado para os profissionais do mercado de refrigeração de uma forma única e inovadora. Serão oito espaços com palestras simultâneas das principais marcas, disponibilizando informação e capacitação para os profissionais do setor. E no palco principal a CentralAr apresentará palestras motivacionais com importantes personalidades, como o seu fundador: João Riquena Neto, que do trabalho do quintal de casa a uma das maiores lojas de ar-condicionado do Brasil, compartilha a sua trajetória de persistência e foco. Também, o cestinha brasileiro, Oscar Schmidt, considerado o maior jogador da Seleção Brasileira de Basquete, e um dos maiores do mundo. Schmidt compartilhará como a paixão e a dedicação ao trabalho mudou a sua vida. E ainda uma palestra com o craque de futebol, Neto. E tem mais: Um super show de encerramento com coquetel, drinks e chopp à vontade! Empresas participantes: Daikin, Gree, Fujitsu, LG, Samsung, Symphony e a Revista Mundo do Ar e da Refrigeração.

Por Marcel Souza | Estande I32

Em sua 8ª participação na feira, a Ecoquest tem a Febrava como parte importante de sua história, sendo uma grande vitrine para seus produtos e serviços. A empresa acredita que a edição deste ano será especial, depois de um intervalo de quatro anos, com o público ávido por novidades. A empresa espera atender a esta demanda mostrando seus lançamentos como o Medical Guardian, equipamento certificado pelo FDA (Food and Drug Administration) e direcionado a área de saúde, que recebeu este ano o Selo Inovação da Febrava. Outra novidade será o lançamento de um serviço para eliminação definitiva de mofo em ambientes públicos, além das evoluções na eficiência da tecnologia ultravioleta para descontaminação de serpentinas.

Localização: J 11

Especializada em soluções de transferência de calor e movimentação de fluídos com controle baseado na demanda e na eficiência energética, a Armstrong chega para a Febrava 2023 com novas tecnologias para bombeamento, trazendo motores eficientes, além de uma aplicação com inteligência artificial que traz informações de comportamento energético, economia de energia, análise de vibração e alarmes.

Por José Wilson de Sousa, Senior Sales Engineer – HVAC Specialist wsousa@armstrongfluidtechnology.com

Localização: D 127

Nesta edição da Febrava, a Conforlab marcará presença com suas soluções para análise da qualidade e pureza de fluidos refrigerantes, gerenciamento de riscos ambientais, medidor da qualidade do ar CQM 23 e sistema Zephyros de gestão de qualidade do ar interno. Por Marcos Karas, gerente Comercial | Localização: L10

32

gerenciamento do desempenho durante o ciclo de vida de um empreendimento

A Armstrong pode ajudar a melhorar o desempenho dos sistemas mecânicos e reduzir os custos durante todo o ciclo de vida de um empreendimento.

Economia nos gastos da construção

Redução nos gastos operacionais

100 % de conforto para os ocupantes

50 % de redução nos Custos em reparos e substituições

Para mais informações, visite-nos armstrongfluidtechnology.com ou ligue para – 011 4785 1330

envie um e-mail para: comercialbr@armstrongfluidtechnology.com

armstrong fluid technology®

CAPA

Nos 311 m2 de seu estande, o maior dentre todas as suas participações na Febrava, a Danfoss mostra os avanços na área de ESG; e apresenta lançamentos, como a Unidade Condensadora Optyma Inverter, equipada com o tradicional compressor recíproco Danfoss Maneurop, que permite aplicação para médias e baixas temperaturas. Projetada para aplicação em Câmaras Frias de restaurantes, fast food e lojas de conveniência, estas unidades podem ser instaladas ao tempo e sua tecnologia inverter proporciona, segundo a empresa, 30% melhor eficiência se comparada com uma unidade condensadora padrão de mesma capacidade. Outro destaque é a versão Optyma CO2 Inverter, que já atende a Europa e tem seu lançamento previsto no Brasil para o próximo ano. Projetada para atender as normativas internacionais, são aplicadas em Câmaras Frias e, também, são carenadas e nesta versão é equipada com compressor do tipo scroll para médias temperaturas. Há ainda os compressores Bock, do tipo semi-hermético, que complementam o vasto portifólio de compressores da Danfoss. Mas não é só: o estande da Danfoss também traz algumas áreas em destaque, como: Lançamentos; Refrigerantes Naturais; Cadeia de alimentos; Edifícios Comerciais; Digitalização; Treinamentos.

Por Renato Majarão Diretor da Danfoss Divisão Climate Solution para América Latina. Localização: E76

A Fujitsu General do Brasil, presente em mais de 10 edições da Febrava, apresenta em seu estande de 196 m² produtos da nova marca global da companhia, a Airstage, composta por equipamentos do tipo Split, Teto, Cassete e High Wall, operando com refrigerante R-32, menos poluente e agressivo ao meio ambiente, não agredindo a camada de ozônio e com menor impacto sobre o efeito estufa. Além disso, a empresa trará aparelhos da linha Multi Split que já são conhecidos no mercado sendo que uma unidade externa consegue atender vários ambientes diferentes, e fazer uma série de combinações. “As expectativas para o evento são as melhores possíveis, principalmente por que vamos apresentar os produtos da nova marca – Airstage, que vem para agregar novidades para a Fujitsu General do Brasil. Além disso, estamos apostando bastante também em contar com mais uma linha de produtos para atender todo o Brasil. Além da novidade da marca, temos os lançamentos que iremos apresentar, que estão chegando no gás R-32 e que está em linha com nossa missão “Vivendo Juntos Pelo Nosso Futuro” e os pilares da gestão sustentável que a empresa vem trabalhando nos últimos anos.

Por Akihide Sayama, presidente da Fujitsu General do Brasil

+55 11 0300 330 0000

Localização: D 10

Divulgar lançamentos com aparelhos instalados para comprovação de eficiência, prospectar novos clientes e aprimorar vendas, além de realizar promoções especiais para quem for visitar o estande. Estas são algumas das expectativas da Planeta Água nesta sua quarta participação da Febrava. Entre os lançamentos, a empresa destaca seu primeiro purificador de água com marca própria, que realiza dupla filtragem com esferas mineralizantes que elevam o PH da água.

Por Graciela Tofolo Pergher - diretora de Marketing contato@planetaagua.ind.br | Localização: K31

Para a Full Gauge, a Febrava é uma importante vitrine para apresentação das inovações do setor e uma grande oportunidade para exibir novidades para clientes do mundo todo. Entre os destaques que a empresa levará para feira, estão soluções para controle de válvulas de expansão eletrônicas bipolares e unipolares, capazes de substituir o controlador ou o termostato da instalação. Outra de suas soluções é um termômetro portátil que monitora e indica a temperatura em cinco pontos distintos e agora apresenta um novo design. Estes são apenas alguns exemplos das diversas tecnologias que serão mostradas pela empresa.

Chiarelli Gonçalves, Comunicação e Marketing

+ 55 (51) 37778-3422

Localização: F 32

34

CAPA

Para a Field Control, encontros presenciais, reunindo profissionais e gestores do setor são valiosos geradores de insights e uma importante oportunidade para a troca de experiências. Por isso, uma equipe preparada atua nesta Febrava 2023 apresentando soluções para os desafios das empresas de manutenção e instalação na gestão de técnicos que trabalham em campo. O destaque é para o aplicativo com mais de 80 funcionalidades, como controle de atividades recorrentes, localização dos técnicos e controle de equipamentos, além do lançamento de novas soluções.

Por Raphael Bernardes, líder de Vendas raphael@fieldcontrol.com.br

Localização: D 23

Marcando presença pela segunda vez na Feira, a Gree participa nesta edição, apresentando sua Linha Comercial Pesada, com a evaporadora cassete 1 via GMV X, de alta capacidade e a evaporadora duto de alta capacidade; já para a linha residencial, a fabricante mostra o Split Hi-Wall G-top Auto Inverter R32; e para a linha Comercial Leve, 0 G-Prime Inverter Plus R32 (Piso Teto e Cassete) e Multi Split G-Max R32. Além de outras soluções eficientes e sustentáveis para o mercado de climatização. Num espaço de 224 m², a multinacional diz que a expectativa é enorme, pois participar da Febrava é uma excelente oportunidade para a Gree apresentar seus lançamentos e mostrar as tendências do mercado de climatização.

Além de interagir com os principais clientes e parceiros durante o evento, temos a oportunidade de fortalecer nossa presença no mercado e destacar os produtos e soluções para os próximos anos.

Por Nicolaus Cheng, diretor comercial da Gree Brasil. sac@gree-am.com.br

Localização: D 32

Para a Linter Filtros, a Febrava desempenha um papel fundamental e essencial no fortalecimento da indústria de climatização, ventilação, ar-condicionado e refrigeração no Brasil, sendo um evento único para empresas e profissionais se conectarem com as tendências e os avanços tecnológicos. Na feira, a empresa celebrará sua recente aquisição estratégica para o segmento de filtros automotivos e apresentará sua linha completa de produtos e equipamentos destinados ao tratamento de ar. Entre os muitos destaques prometidos estará o filtro cilíndrico, amplamente utilizado em biotérios e em outros ambientes que requerem um controle rigoroso da qualidade do ar.

A participação da Gatti Química na Febrava 2023 foi planejada com muito cuidado e atenção a cada detalhe. Isso é reflexo da importância da feira para a qual a empresa reservou um grande lançamento, uma solução com foco em limpezas preventivas direcionada para remover impurezas e desagregar sujeiras presentes nas colmeias do ar-condicionado. Além disso, os demais produtos de linha de refrigeração estarão expostos em suas versões de venda para uma melhor apresentação ao público sobre utilização e funcionalidades. A expectativa é captar clientes em âmbito regional e nacional.

Por Ailton Carlos Marques Campos, Diretor | Localização: G65

Pelo segundo ano, a Sanhua se apresenta na Febrava, mostrando aos visitantes sua abrangente gama de controles e componentes de linha para as indústrias de ar condicionado e refrigeração comercial. Além disso, a fabricante traz os seguintes lançamentos:

a. Trocador de Placas de Aço Inoxidável

b. Válvulas Reguladoras de Pressão

c. Drivers de Válvula de Expansão Eletrônica

d. Válvulas de Expansão Eletrônica de CO2 Transcrítica

e. Controlador de Válvula de Expansão Eletrônica

f. Válvula Solenoide para Refrigerante R32

g. Válvula de Expansão por Pulso

h. Controlador de Expositor

i. Válvula de Expansão Eletrônica

j. Controlador de Válvula de Expansão Eletrônica.

Por Marcelo Lima, +55 (12) 9817736

Localização: Rua G76.

Há 23 anos no mercado, a Rocktec é fabricante de painéis pré-isolados d poliisocianutado Alupir, usado na confecção d edutos para sistemas de Ar Condicionado. Além dele a empresa fabrica dutos flexíveis, colarinhos, junta flexível e todos os acessórios pertinentes ao portfólio, que estará disponível no estande da Rocktec.

Localização H 76

36
Por Rodrigo Andrade, gerente Comercial Contato: (11) 5643-4477 | Localização: F 99

Com um estande de 364m², a Midea Carrier pretende expor na Febrava 2023 cerca de 100 produtos voltados para os setores residencial, comercial leve e comercial, com destaque para os lançamentos da linha de Ar-Condicionado com fluido refrigerante R32, nova classificação A, do INMETRO e wi-fi integrado, entre outros diferenciais. A empresa se diz entusiasmada com este retorno da Febrava após quatro anos de intervalo, já que esta é uma excelente oportunidade para estreitar laços com parceiros comerciais e instaladores. Por sua importância e credibilidade, o evento oferece o cenário perfeito para o lançamento de produtos da empresa que aliam design e tecnologia.

Por: Simone Camargo, diretora de Marketing | midea@hkstrategies.com

Localização: F10

Como empresas do mesmo grupo, Pescan e Interozone estarão lada a lado na Febrava 2023. A Pescan estará expondo sua linha de produtos Air Repair para refrigeração e climatização, em especial o produto para limpeza interna de sistemas. Já a Interozone apresentará sua linha de equipamentos geradores de ozônio utilizados para higienização de automóveis e ambientes. Ambas chegam para sua primeira participação na feira com expectativas positivas de consolidação no mercado como fabricantes de soluções para refrigeração.

Por Eduardo Vilas Boas, gerente Industrial Eduardo.boas@pescan.com.br

Localização: F 98 e F 118

A RLX estima que haverá uma grande movimentação de negócios nesta edição da Febrava. Depois de quatro anos, a empresa avalia que será um evento marcante em termos de novas tecnologias. Para o evento, pretende levar toda sua linha de fluidos refrigerantes, com destaque para o R32, um HFC puro indicado para utilização em pequenos equipamentos de ar-condicionado.

Localização: F54

Prestes a completar 90 anos, a Tecumseh apresenta como um dos principais lançamentos a Tauri Slim, unidade condensadora para aplicações em resfriados e congelados, projetada para aplicações em até 43 °C de temperatura ambiente. Desenhada especificamente para ser compacta, suas dimensões favorecem a instalação tanto em câmaras frias, quanto em tanques de leite. Além dela, a Tecumseh também exibirá novidades em compressores herméticos recíprocos e rotativos, tanto para refrigeração comercial quanto para ar-condicionado.

A expectativa principal é reforçar a presença da marca no mercado de HVACR e apresentar soluções para refrigeração, através de um portfólio com produtos desenvolvidos a partir de componentes e tecnologias inovadoras, incluindo fluidos naturais, para atender de forma assertiva as demandas dos clientes do segmento de refrigeração comercial. Entre os demais produtos, o visitante poderá conhecer o compressor TC Optimized, agora em sua segunda geração, “OptX” ou “Extended”; para aplicações comerciais leves; o compressor da série “AL” é o compressor ON/ OFF mais eficiente em sua gama de aplicações de refrigeração comercial e o compressor inverter VR² com foco no segmento de ar-condicionado doméstico, é o único compressor de velocidade variável 100% nacional e atinge o padrão

“Classe A” de eficiência energética, conforme exigido pelo Inmetro.

Empresa especialista em tecnologia de vácuo, a Symbol oferece sistemas, equipamentos e bombas de vácuo robustas. Na Febrava 2023, chega com a expectativa de apresentar seus equipamentos a um grande público, rever clientes antigos e captar novos e a feira tem um papel muito importante nisso.

38
CAPA
Por Fernando Fischer, diretor de Vendas e Marketing Estande F 75 Por Joseane Ferreira, gerente atendimento@symbol.ind.br | Localização: B93

A Rothenberger chega para sua sexta participação na Febrava com expectativas promissoras. Na sua visão, o mercado está muito aberto a novidades em soluções e ferramentas que facilitem seu dia a dia e que sejam de alta qualidade e durabilidade. Para a feira, a empresa apresentará diversas linhas de ferramentas, entre manuais, elétricas e à bateria para manutenção e instalação de tubos específicos. Dentre os lançamentos, destaque para o sistema de congelamento de tubos para cobre, aço carbono e inoxidável, além de uma crimpadora eletro-hidráulica à bateria.

Por Maythe Martino Collard, Marketing contato-br@rothenberger.com

Localização: D138

Na Febrava 2023, a Klimatix vai apresentar novos tipos de chiller que, segundo a empresa, repensam soluções de resfriamento de maneira ecologicamente responsável, a partir da eficiência energética e na sustentabilidade. Entre os equipamentos pioneiros e soluções tecnológicas que serão apresentados na feira, o chiller VLC modular de carga variável com controles avançados é o carro chefe e o chiller centrífugo de alta eficiência Turbocor são destaques. O VLC redefine a arquitetura dos chillers ao eliminar o conceito de módulo mestre-escravo, oferecendo maior confiabilidade e flexibilidade. Enquanto isso, o Chiller Turbocor Smardt distingue-se como modelo da eficiência de chillers, por causa do compressor que não utiliza óleo lubrificante. “Os novos chillers incorporam inovação ao utilizar compressores inversores, fluidos refrigerantes de baixo GWP e controles avançados. Esses recursos se combinam para maximizar a eficiência energética, ao mesmo tempo que minimizam o impacto ambiental”, explica Ygor Pereira Sales, engenheiro de vendas da Klimatix. Para George Szego, gerente de negócios da Klimatix, a participação da empresa na Febrava oferece uma plataforma fundamental para marca demonstrar o compromisso com a sustentabilidade. “Estamos empolgados em apresentar nossos produtos de última geração e soluções tecnológicas que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirma o executivo. Os novos chillers lançados pela Klimatix incorporam inovação ao utilizar compressores inversores, fluidos refrigerantes de baixo GWP e controles avançados. Esses recursos se combinam para maximizar a eficiência energética, ao mesmo tempo que minimizam o impacto ambiental. De maneira significativa, os fluidos refrigerantes com baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP) enfatizam o compromisso da divisão de ar-condicionado do Grupo Mecalor com a preservação do meio ambiente.

Por George Szegö, gerente de Negócios vendas@klimatix.com

Localização: G 55

A ebm-papst exibe seus novos ventiladores, com destaque para a sustentabilidade e digitalização dos seus produtos, alinhados com as novas necessidades e realidade global para um clima melhor. A empresa chega nesta edição da Febrava esperando reencontrar clientes, colegas e parceiros naquela que considera ser o maior evento do setor no país.

Por Fábio Casa, gerente de Novos Negócios & Marketing fabio.casa@br.ebmpapst.com

Localização: H 55

A GreenYellow chega nesta nova edição da Febrava com foco em apresentar a empresa como um todo e mostrar as suas soluções. Trata-se de uma empresa de transição energética especializada em eficiência energética, energia solar, serviços em energia e mobilidade elétrica. De origem francesa opera no Brasil desde 2013 com mais de mil projetos e mais de 70 usinas conectadas ou em implantação.

Por Gustavo Tognetta, gerente Comercial de Projetos em Eficiência Energética novosnegociosgy@greenyellow.com.br

Na expectativa de fazer novos negócios, estabelecer conexão com os clientes e apresentar produtos e soluções, a São Rafael apresentará câmaras frigoríficas modulares pré-fabricadas dotadas de engates para montagem rápida, painéis de canto e portas embutidas com autofechamento. Entre seus lançamentos, apresentará um tipo de câmara frigorífica com porta expositora que é usado tanto para a armazenagem e exposição dos produtos quanto para autoatendimento e rápida reposição.

Localização: D 137

39 JUL/AGO | 2023

Participando pelo segundo ano da Febrava, a TCL Semp, que renovou o contrato de joint-ventura , exibirá para os visitantes seu portfólio atual com produtos residenciais e também comerciais leves. “Teremos em exposição nossos novos produtos da linha Multi Split Inverter de 18.000, 27.000 e 36.000 BTU/h, sendo bi, tri e quadri-split; o Split Cassete Inverter de 36.000 e 55.000 BTU/h, além do Split HW Inverter T-Pro, nas capacidades de 12.000, 18.000 e 24.000 BTU/h, e o Piso-Teto Inverter de 36.000 e 55.000 BTU/h, os dois últimos já disponíveis no mercado nacional”. Nossa entrada na categoria de condicionadores de ar segue em rápido crescimento, não só com produtos de excelente qualidade e robustez, mas também com alto investimento como o realizado em 2022, na nova fábrica de Manaus (Amazonas). Nossa expectativa é alcançar ainda mais pessoas e demonstrar, por meio dos nossos produtos, o potencial da marca e que estamos trabalhando fortemente em produtos inovadores, de alta qualidade, robustez e excelente custo-benefício.

Por Nikolas Corbacho

Localização: D 20

A Mayekawa se apresenta nesta edição, apresentando novidades, como a Linha MAG, composta aqui pelo Chiller Microcanal MAG -, cuja principal característica é que o compressor por possuir mancais magnéticos é isento de óleo. Segundo a empresa, isso confere ao equipamento maior robustez e melhor desempenho. Operando com fluido HFO (Hidrofluorolefina), o novo Chiller Microcanal MAG, consegue a exclusividade de funcionar com diminuição de até 50% de carga de refrigerante. Também no estande, dentro da Linha MAG (Magnetic Series) , a Mayekawa apresentará o Frascold MAG 5, compressor semi-hermético de parafuso duplo, com motor magnético permanente (IPM – Interior Permanent Magnet), de altíssima eficiência com carga parcial, baixo custo de operação, alta flexibilidade e operação suave. Além deles, a Mayekawa vai expor mais três blocos de Compressores Frascold – da qual é distribuidora exclusiva no Brasil, com dois deles aplicados para baixas capacidades, sendo:

- Frascold Q TK: Compressor do tipo recíproco com amplo limite de operação e alta eficiência para sistemas transcríticos. Seu funcionamento é silencioso graças ao design especial dos pistões. A carga de óleo é muito baixa e possui pressão máxima de trabalho 140 bar. Esta série possui 10 modelos de 4 cilindros e capacidades de 9,6m³/h | 5-10HP e opera com CO2.

- Frascold Z Atex: Desenvolvido para operar em altas temperaturas, este compressor recíproco de 6 Cilindros possui 3 Modelos de tamanho compacto com eficiência otimizada, segurança, flexibilidade, tecnologia Green e alta confiabilidade. Possui capacidades de 106 a 140m³/h de 35- 50 HP.

- Frascold FVR L- Do tipo parafuso, este compressor compacto e de funcionamento silencioso garante eficiência otimizada, fácil acesso para instalação e manutenção, alta flexibilidade e têm todos os seus 15 modelos compatíveis com sistema inverter. Capacidades: 120 - 910 m³/h | 30 - 265 HP.

Por Silvio Guglielmoni, Diretor Comercial comercial@mayekawa.com.br

Localização: Estande G 76

Apresentar novidades, reencontrar parceiros, ouvir as novas demandas do mercado e estabelecer relacionamentos com profissionais são algumas das expectativas da Traydus para esta edição da Febrava. Para a empresa, estar na feira é uma forma de interagir com o mercado, ver o que está sendo desenvolvido, encontrar pessoas e trocar experiências. Entre os lançamentos de destaque neste ano, estão as Unidades de Tratamento de Ar modelo INexair SMART, sendo uma solução de climatização para locais com espaço limitado.

Por Juliana Destro Facuri, diretora de Marketing

11 4591-7020

Localização: 98 D

40
CAPA

vem aí: ro T

da climatização na arquitetura uma imersão no

conforto

térmico

Patrocínio: Apoio:

Realização:

Para a Soler Palau, a expectativa para a Febrava 2023 se concentra em apresentar seus novos produtos ao público especializado do evento, além de se apresentar para os profissionais que estão começando a atuar no segmento. Entre produtos de suas linhas tradicionais e lançamentos planejados para a feira, destaque para um novo ventilador, que traz design de rotor otimizado para um melhor desempenho e redução de ruído.

Com uma trajetória de quase 45 anos, a Slic provê soluções completas para sistemas de Climatização, Refrigeração e Automação, através de marcas renomadas do setor, como Belimo, Danfoss, Dwyer, Honeywell, além de portfólio próprio. Presente em mais uma edição da Febrava, a Slic mostra ao visitante todo o seu portfólio com equipe pronta para apresentar todas as novidades e equipamentos.

Por Zilda Junqueira comercial@slic.com.br localização J 54

A Suryha enxerga a Febrava como uma oportunidade única para interagir diretamente com os profissionais refrigeristas que utilizam suas ferramentas. É uma proximidade que permite melhor entendimento das necessidades desses profissionais, estreitando laços para uma parceria cada vez mais sólida. Nesta edição da feira, a empresa irá expor seu amplo portfólio de produtos, com linhas destinadas à instalação e manutenção nos segmentos residencial, automotivo e industrial. No estande, haverá espaços de demonstração e utilização de produtos e a empresa está programando mais de dez lançamentos durante a feira, sendo que dois deles já receberam o Selo Destaque Inovação.

Por Luiz Felipe Lopes, coordenador de Produtos contato@suryha.com.br

Localização: E120

Com 35 anos no mercado de trocadores de calor, a Serraff faz sua 9ª participação nesta Febrava 2023. Em seu espaço, apresentará produtos de suas três linhas de produtos. Entre os destaques estão os novos evaporadores e condensadores com aleta de alumínio e revestimento blue, além de sua nova linha de evaporadores de ar forçado, ressaltando produtos que atuam como soluções para o mercado de adegas e cervejarias. Para a empresa, o contato direto, olho no olho, é muito importante. Por isso, participar da feira é uma oportunidade de conhecer tendências, avaliar o setor e obter insumos para o alinhamento de estratégias.

Por Graziela Arnhold, coordenadora de Marketing Contato: vendas@serraff.com.br | Localização: G119

A Testo considera a Febrava parte fundamental de sua estratégia de mercado e, após 4 anos de intervalo desde a última edição, se vê ansiosa para o reencontro com parceiros e amigos. Para os profissionais do setor, que consomem e produzem conteúdo diariamente, interações como essa são importantíssimas para agregar novos conhecimentos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prestação de seus serviços. Para esta nova edição da feira, a empresa traz toda a sua linha de instrumentos para o mercado HVAC-R, bem como o lançamento de duas novas linhas de produtos.

Por Victor Brogin, Distribution Manager da Testo do Brasil vbrogin@testo.com.br | Localização: H 97

42 CAPA JUL/AGO | 2023
Por Carlos Ehlers, diretor Geral (51) 3349-6363 | Localização: H30

AC AUTOMOTIVO

10 DICAS PARA O SEU

AC AUTOMOTIVO FUNCIONAR MUITO BEM!

ma das leis de Murphy mais certeiras no âmbito automotivo é o ar-condicionado dar problema justamente nos dias quentes.

O termômetro registrando mais de 30 °C e sensação de abafamento que, ultimamente, permeia as grandes cidades, para desespero do motorista. Confira aqui como manter o seu sistema automotivo e aproveitar o conforto térmico dentro dos veículos.

O ar pode ainda até estar em funcionamento aparentemente normal, mas se ele perdeu eficiência, demora a resfriar o ambiente ou mesmo não gela a cabine como antigamente – e ainda deixa um cheiro de roupa guardada molhada ou mofo -, pode ser um claro sinal de problemas no filtro. A peça, também conhecida como filtro de cabine, é a responsável por

impedir que resíduos, poeira, pólen, mofo e até mesmo pequenos pedaços de folhas cheguem ao sistema de climatização. Desta forma, garante um ar mais limpo no habitáculo.

Cada fabricante estipula um prazo para a troca do filtro do ar, geralmente com intervalos de até 20 mil km. Mas se seu veículo tem mais de três anos e você trafega por áreas muito poluídas ou com estradas de chão, ou mesmo fica um tem-

44
1. FILTRO DE CABINE Fotos: divulgação.

pão em congestionamentos, vale fazer a substituição a cada 10 mil km ou um ano. Mas fique atento: muitos carros 0 km não saem de fábrica com o filtro da Cabine.

Visualmente, o filtro também dá sinais de que precisa ser trocado. O equipamento costuma estar localizado atrás do porta-luvas ou sob o painel, conforme modelo e marca. Rasgos ou falhas nas palhetas e acúmulo de partículas de sujeira são visíveis e podem obstruir os poros do papel, o que prejudica o processo de climatização.

É importante também verificar as condições dos dutos do ar-condicionado do carro. Excesso de sujeira acumulada nestas vias podem comprometer também o funcionamento do sistema e seu poder de resfriamento da cabine.

Com os dutos impregnados por sujeiras e bactérias, o ambiente interno do veículo é contaminado e os ocupantes passam a respirar um ar muito poluído. Além disso, o ar-condicionado pode acabar forçando o trabalho do compressor de ar, gerando também aumento do consumo de combustível.

4. COMPRESSOR

O compressor é a peça que, basicamente, aquece e refrigera o ar. O equipamento tem a função de comprimir o gás refrigerante e o enviar para o condensador, realizando o arrefecimento e, consequentemente, o resfriamento do ar que será jogado dentro do veículo. Porém, o compressor precisa estar devidamente lubrificado para funcionar em sua plenitude. Caso contrário, o ar-condicionado não irá gelar a cabine com eficácia. desgaste ou falta de manutenção da peça podem representar um dos defeitos comuns no ar-condicionado do carro.

5. FUSÍVEL QUEIMADO

Lembre-se que o compressor pode não estar funcionando por um problema simples. Verifique se o fusível responsável pelo equipamento não está queimado.

ma simples. Faça uma mistura de água e sabão e passe pela tubulação. Em seguida, ligue o ar-condicionado. Se surgirem bolhas, é sinal de que há pontos com falhas de pressão. Isso pode ser causado por conexões com folgas, o que demanda reparo mais simples. Porém, se houver furos e rachaduras nos dutos por onde circula o gás, é preciso fazer consertos que podem ser solucionados por soldas ou com a troca da tubulação.

7. CHEIRO RUIM NO AR-CONDICIONADO

O acúmulo de impurezas e sujeira também pode afetar o funcionamento do condensador. O equipamento é o responsável por receber o vento e retirar o calor do gás, que é comprimido com o auxílio de um pequeno ventilador, chamado de ventoinha. Se o condensador está sujo devido a poeiras, folhas ou outras partículas, o fluxo de ar não circula livremente. Isso obstrui o funcionamento da ventoinha e pode impedir ou afetar o resfriamento no interior do carro.

6. VAZAMENTO DO GÁS

Ar-condicionado que não gela e sons tipos de assobios que surgem toda a vez que você liga o sistema podem ser ocasionados por vazamento do gás refrigerante, que tem a função de fazer a troca térmica: absorver calor e o liberar para fora do ambiente. Se há vazamento, o calor permanecerá no espaço e retardará o processo de resfriamento. O vazamento de gás pode ser diagnosticado pelo próprio motorista de for-

Odores desagradáveis vindos do sistema podem não ser necessariamente um dos defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro. Uma sugestão é, antes de levar à oficina, ligar o aquecimento do equipamento na temperatura e velocidade máximas por, pelo menos, 10 minutos. Isso pode dar fim ao cheirinho. Essa prática, por sinal, está prevista no manual do proprietário de muitos automóveis.

8. HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Além da troca do filtro, é recomendável fazer a higienização do sistema com regularidade. Concessionárias e oficinas especializadas oferecem esse serviço nas principais capitais

45 JUL/AGO | 2023
2. DUTOS DO AR-CONDICIONADO 3. VENTOINHA DO CONDENSADOR

AC AUTOMOTIVO

do país. Porém, também é possível fazer a higienização do ar-condicionado do carro na sua garagem. Antes de tudo, é necessário comprar um spray antisséptico aerosol específico para ar automotivo – vendido em e-commerce e em lojas de autopeças, postos de combustível e supermercados. Ligue o motor do carro e o ar-condicionado no máximo, com temperatura mínima e o modo recirculação ativado e veja se todas as janelas e portas estão bem fechadas. o bico para dentro da saída de ar e borrife toda a substância contida na embalagem e deixe agir por 10 minutos. A substância vai limpar e descontaminar todos os dutos e passagens do sistema.

9. PARA GELAR O AR-CONDICIONADO MAIS RÁPIDO

O carro ficou sob o sol escaldante e ao abrir a porta você se sentiu em uma panela de pressão? Para o ar gelar o mais rapidamente possível a cabine, antes de mais nada abra - todos os vidros por, pelo menos, um minuto – serve para que o ar quente circule um pouco e diminua aquele “bafo” no interior do veículo. Depois, acione o motor do carro e ligue o ar condicionado com a recirculação ativada e a uma velocidade um nível abaixo da máxima. Rode por alguns metros com as saídas de ar voltadas para cima para liberar as partículas que ficaram presas no sistema e, assim, dispersar mais rapidamente o ar quente.

10. DICAS PARA FAZER O AR FUNCIONAR MELHOR E POR MAIS TEMPO

• Mesmo no inverno ou em períodos frios, ligue o ar, pelo menos, uma vez por semana e por cinco minutos;

• Verifique se as borrachas de vedação das janelas estão em bom estado e sem folgas. Use pano úmido ou pincel macio para remover a poeira das palhetas das saídas de ar uma vez por semana;

• Não use a recirculação ativada por muito tempo;

• Ao ligar o motor, é recomendável que o ar esteja em off;

• Desligue o ar-condicionado cinco minutos antes de chegar ao seu destino;

• Mantenha a temperatura entre 21 ºC e 23 ºC (em ar automático) ou na metade do indicador de frio do botão de temperatura;

• Faça uma revisão periódica do sistema a cada um ano.

46
Filtro de cabine Higienização Carga de gás

POR DENTRO DA QUALIDADE DO AR

O estilo de vida das populações urbanas tem mudado muito nas últimas décadas. O aumento do tempo gasto em ambientes interiores faz da Qualidade do Ar Interno um tópico de importância mundial. A Qualidade do ar interno (QAI) refere-se à qualidade do ar dentro e ao redor de edifícios e estruturas, especialmente no que se refere à saúde e conforto dos ocupantes do edifício. Compreender e controlar poluentes comuns em ambientes fechados pode ajudar a reduzir o risco de problemas de saúde.

www.pnqai.com.br

CUIDANDO DO AR QUE VOCÊ RESPIRA

Propósito: Formação de aliança entre organizações não governamentais, representantes da sociedade em diversas áreas do conhecimento e campos profissionais, como membros de um Plano Estruturado.

Apoie e divulgue o PNQAI www. pnqai.com.br

Mais de 30 associações juntas para promover a melhor qualidade do ar. Saiba como participar: pnqai@pnqai.org.br

47 JUL/AGO

ARQUITETURA

s números são grandiosos: mais de mil ambientes divididos em 24 mostras por todo o Brasil. Destas, 13 ainda estão em cartaz -, além de duas que já se encerraram na América do Sul – Bolívia e Peru e de outras três internacionais, ainda abertas à visitação: Equador, Miami e Paraguai. Mas é preciso reconhecer: a edição 2023 da CASACOR está chegando ao fim. Em um período de retorno à socialização, a CASACOR foi como uma lufada de ar fresco, com centenas de inspirações para renovar o lar – e a nós mesmos – com energias positivas, afeto e, claro, muito bom gosto. Toda essa criatividade é assinada por um elenco numeroso, que re-

úne jovens talentos e nomes consagrados da arquitetura e do design de interiores, que mostraram sua interpretação do “Corpo & Morada, tema que permeou as edições 2023 da CASACOR.

SÃO PAULO - A CASACOR São Paulo, principal evento da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas foi realizada durante o período de 30 de maio até 06 de agosto, no Conjunto Nacional. A proposta da 36ª edição foi a de trazer novas leituras e abordagens para tratar de grandes questões do nosso tempo como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Os profissionais do elenco 2023

apresentaram projetos em referência à pele em que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta. Este ano, a mostra ocorreu num espaço ampliado, com mais de 11 mil m² de área construída, e ocupou o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes, que puderam conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício, ao longo do circuito com 74 ambientes. A implantação surpreendeu ao abrigar 22 estúdios e lofts, 11 casas, 14 jardins, praças e ilhas de bem-estar, 6 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 6 lojas e operações comerciais,

48
CASACOR, POR DENTRO DO AR CONDICIONADO E DA REFRIGERAÇÃO Flashes da Casa Conectada, edição 2021. Por Cristiane Di Rienzo Fotos: Divulgação.

além de 2 ambientes funcionais (bilheteria/chapelaria e lounge), e 5 áreas de exposições e instalações artísticas, além de espaços variados.

Nesta edição, a exemplo das anteriores, a Mostra reuniu parcerias com renomadas marcas que trouxeram inovações ao público visitante. O setor de Ar Condicionado e Refrigeração, além de outros itens da Linha

Branca e, também, da Marrom, foi representado pela parceira tecnológica da Mostra, a LG Eletronics, que há seis anos tem a exclusividade da parceria. “É uma grande satisfação para nós seguirmos com essa valorosa parceria com a CASACOR pelo sexto ano seguido, com quase 170 produtos em mais de 50 ambientes. A LG sempre esteve próxima dos arquitetos, mar-

cando presença em grandes eventos nacionais e internacionais, e estamos novamente trazendo nosso DNA ligado à inovação para perto dos consumidores, a fim de mostrar que a tecnologia pode ser vivenciada de forma dinâmica, leve, amigável e divertida”, conta Sonah Lee, head de Marketing Corporativo da LG do Brasil.

Por valorizar muito a importância dos arquitetos e decoradores, a LG se tornou a parceira oficial do evento desde 2018, no segmento Tecnologia, marcando presença em todos os ambientes. “Estar próximo desses profissionais é uma forma de trazer tendência e inovações em ambientes criativos e diferenciados”, reflete a Gerente de Comunicação e Relações Públicas da LG, Angela Sakuma. Mesmo iniciando na Mostra de forma mais tímida, o que não acobertou sua influência, já naquela época, essa parceria foi crescendo desde então. “Em 2023, obtivemos o maior número de produtos em exposição (190) e recorde de espaços de arquitetos e designers (mais de 50) com a presença da LG em seus projetos”, conta Angela. Durante esses seis anos a LG esteve presente na CASACOR em quatro endereços diferentes: Jockey Club (02), Vila Madalena (01), Parque Mirante (01) e no Conjunto Nacional (02). E a cada edição com uma nova proposta. Em 2019, ainda no Jockey, com o tema “Planeta Casa”, a fabricante em parceria com o arquiteto Gustavo Neves, construiu a Casa Sumê, que trouxe três pilares para o bem morar: afetividade, tecnologia e sustentabilidade; em 2020, o tema teria sido “Planeta Ori-

ginal”, mas não aconteceu por conta da pandemia do Coronavírus. Por isso, naquela edição, contêineres foram transformados em grandes vitrines de projetos de interiores, refletindo o formato da casa pós-pandêmica e apontando tendências no novo morar. O espaço ficou sob responsabilidade da Suíte Arquitetos. “O projeto da Casa Conectada era um espaço 30 m² em um container em forma de casa, ocupados por living e cozinha, ambos mobiliados com peças de design e produtos LG”. Em 2021, a única experiência no Parque Mirante, anexo ao Arena Allianz Parque, trouxe a Casa LG ThinkQ, criada pelo Estúdio Guto Requena + Pax.Arq, que foi um projeto disruptivo, pensado para um cenário em que a construção civil é uma das

principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera e no qual é necessário investir em novas formas de projetar e construir.

Totalmente open-source, o projeto de fabricação digital teve por objetivo disseminar um método construtivo sustentável, a partir de uma plataforma global de colaboração, a wikihouse, que a partir da disponibilização do sistema de construção, é possível desenvolver uma diversidade de formas, adaptáveis às diferentes demandas de projeto. Uma casa conectada com as novas tecnologias, construída a partir de chapas de compensado naval de pinus, usinadas em máquina CNC e montadas somente por encaixes. Ali foram três eixos de pórticos articulados por um

49 JUL/AGO | 2023
PARCERIA LG E CASACOR
A mostra brilha no Conjunto Nacional

ARQUITETURA

so, mas a mostra no Conjunto Nacional teve um sabor especial para a LG, por ter sido a edição de maior participação da empresa em número de espaços e produtos em exposição”, destaca a gerente de Comunicação e Relações Públicas da LG.

módulo conector e revestidos com placas pré-fabricadas em madeira que montaram paredes e teto. Uma obra limpa, sem resíduos, organizada e eficiente. A estrutura externa (pórticos e fechamentos em madeira) que ocupou uma área de 100 m² foi montada em apenas 10 dias. O ano marcou também o início do Programa LG Magenta, voltado aos arquitetos.

De local novo, a edição 2022, da CASACOR trouxe a Casa LG Magenta, assinada por Otto

Félix, que se inspirou principalmente no próprio Conjunto Nacional – patrimônio modernista dos anos 1950 e, a partir disso, aproveitou o espaço para homenagear o Movimento de 1922. Neste 2023, com o tema Corpo & Morada, a Casa LG apresentou um novo conceito (vide edição 59 – Revista Mundo do Ar e da Refrigeração). “As propostas e locais diferentes tiveram suas particularidades. A nossa avaliação é que todos os eventos foram de muito suces-

ARQUITETOS – Angela conta que a escolha do arquiteto responsável pela Casa LG é feita sempre após o tema da CASACOR ser definido, “A LG busca sempre no mercado por profissionais conceituados e atentos aos movimentos e tendência de arquitetura e que tenham relação com o tema proposto e criatividade para desenvolver projetos que consigam conectar o DNA da marca com o tema da mostra e todos os visitantes. Diante do tema da CASACOR de todos os anos, trabalhamos de forma colaborativa com os profissionais, para que o projeto esteja alinhado com os objetivos da LG, a ideia do arquiteto e a proposta da mostra. Neste ano, o projeto que mais se alinhou com a essência do que queríamos passar, foi do escritório BC Arquitetos, da dupla de arqui-

50
Vista da Casa Conectada Edição 2023.......tecnologia e beleza.

tetos Bruno Carvalho e Camila Avelar”. Ela complementa: “com o talento dos profissionais arquitetos e a qualidade dos nossos produtos, conseguimos nos adequar a proposta e mostrar as funcionalidades das nossas soluções tecnológicas.

Além do espaço próprio, a LG, sendo parceira tecnológica da Mostra, disponibiliza equipamentos e produtos para os outros ambientes. A partir disso arquitetos e designers de interiores têm acesso ao LG Business Solutions Center, showroom instalado no bairro

da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. O espaço foi elaborado para permitir a interação com os produtos da marca, por meio de áreas dedicadas a cada unidade de negócio, que simulam espaços físicos como lojas, escritórios e salas residenciais. Além dele, os profissionais contam com catálogos para a escolha dos itens. Angela Sakuma informa que não há limite de aplicação de produtos nos espaços da CASACOR. “O elenco de arquitetos e designers ficou à vontade para incluir ou não os produtos da LG

em seus espaços.” No entanto, cabe salientar que o projeto da Casa LG na CASACOR é um reflexo da Inteligência Artificial (IA) que já faz parte da empresa. Isso é mostrado através de seu portfólio tecnológico. “A LG quer tornar o dia a dia e a rotina dos seus consumidores cada vez mais fácil. Por isso, oferecemos a melhor plataforma de conectividade e IA do mercado de eletro e eletrônicos: o LG ThinQ, um aplicativo que promove a interconexão dos produtos e equipamentos dentro dos ambientes.

51 JUL/AGO | 2023

ARQUITETURA

DESAFIOS

O planejamento da CASACOR é feito com bastante antecedência, porém os produtos são entregues de acordo com a execução dos projetos dos arquitetos, dentro de uma logística determinada. Como esse é um projeto grande e que tende a expandir a cada ano, grande parte da empresa é envolvida. “A integração do grande número de espaços e produtos em exibição nos espaços é algo que nos desafia e, também, nos motiva, tendo em vista que os últimos seis anos da parceria nos trouxeram expertise para entregar espaços e soluções cada vez melhores”, garante a gerente. O resultado dessa edição foi extremamente positivo para a LG. “O nosso espaço ainda foi premiado com dois tro-

féus no Prêmio Veja, nas categorias “Melhor Casa” e “Melhor Living”, entre os mais de 70 ambientes da mostra”, revela. Dessa forma, a LG consolida a parceria com a CASACOR como empresa patrocinada exclusiva de tecnologia na edição que reuniu mais de 124 mil visitantes, 130 empresas e impactou cerca de 7 milhões de usuários no digital. “Estamos muito felizes por termos demonstrado nossos produtos na CASACOR. Por conta de nosso portfólio de produtos tecnológicos, recentemente lançamos a Campanha Ver Para Crer que tem por objetivo destacar as inovações da LG e gerar experimentação dos produtos para mostrar que uma vez que o cliente vê e usa esses produtos, apaixona-se e vira um consumidor fiel”, finaliza Angela Sakuma.

A revista é produzida pela Di Rienzo Comunicação & Eventos. A distribuição é gratuita.

Para recebê-la basta acessar: www.mundodoaredarefrigeracao.com.br e se cadastrar no campo “NewsLetter”. Pronto! Você receberá as edições impressas e digitais!

52
JUL/AGO | 2023
A cozinha da Casa LG Magenta, 2022 ..... ... e a cozinha da Casa Sumê, 2019.

O que vem por aqui?

Se você chegou até aqui é porque leu esta edição e se inteirou da Prévia da Febrava. Além dela acompanhou também nossa cobertura – de modo exclusivo –no Estúdio Mundo do Ar e da Refrigeração, a partir do nosso estande para as mídias sociais, onde entrevistamos expositores, convidados, amigos e visitantes. Pois bem, todas essas informações, tanto a da Feira quanto as entrevistas você acompanha na próxima edição que trará os bastidores da 22° Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e da Águas, que trará também fotos exclusivas e ferramentas de interação para o leitor se conectar em tempo real. Ah, lembrando que a edição também circula no idioma espanhol.

NÃO PERCA A PRÓXIMA EDIÇÃO DE COBERTURA DA 22° FEBRAVA!

@mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao

mundodoaredarefrigeracao

54
Fotos: divulgação.

LEVANDO INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO, ONDE A

SUA EMPRESA PRECISA!

55 JUL/AGO | 2023
56
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.