
1 minute read
Prefácio
Pegar um café, sentar na poltrona, abrir o celular ou o computador no livro “ Crônicas de um professor de Química ” de Vladimir Cavalvanti da Silva Júnior, e começar a viagem pelos aromas e temperos da vovó…: está comprada a passagem para a viagem no tempo!
Esta é a experiência de ler o segundo volume de crônicas do professor de química Vladimir da Silva e é assim que ele nos conta sobre as situações e lembranças da sua vida. É sua marca a forma como conduz o leitor a trilhar o caminho dentro de nossa memória afetiva: o professor brinca com a memória olfativa e sensorial de qualquer pessoa que já teve experiência de infância numa cidade de interior -sobretudo do nordeste! .
Advertisement
No entanto não só de nostalgia e de passado se preenchem estas páginas, neste volume o professor traz também contos do dia a dia, compartilhando fatos engraçados e opiniões sobre fenômenos que o rodeiam. Vlad, que é como o chamam carinhosamente, tem ainda o enorme talento de deixar leve e tranquilo momentos que a ciência explicaria num livro didático talvez de forma um pouco mais “ chata ” e desinteressante; por se tratar de uma explicação que precisa ser detalhada e didática. Porém, o seu olhar sobre o fenômenos da química ocorre de forma tão espontânea que fazem com que tudo pareça mais fácil de se entender e de aceitar. E assim são as coisas da nossa vida, como o próprio professor de química nos ensina ao decorrer dos seus textos, em que cada aroma, cada pequeno movimento, uma cor, luz ou som podem significar algo muito mais especial do que simplesmente aquilo que vemos e que, portanto, precisamos valorizar cada pequeno momento, assim como ele o faz, ao nos trazer cada uma das suas crônicas. Obrigada vlad por nos contar mais estórias ! E que venham outros volumes ! Estaremos esperando para compartilhar do cafezinho com leitura !
por Profª Drª Kátia Nepomuceno Pessoa