Ser um snobe- Teste de compreensão oral

Page 1

Teste de compreensão oral Nome _________________________________________________ Turma _________ Data______________ Avaliação ____________ Professora ________________________ Enc. Ed.___________________________

Ser snobe 1- Identificar informação essencial Depois de ouvir o programa radiofónico sobre a origem da expressão “ser snobe”, preencha o texto lacunar com as vinte palavras em falta de modo a reproduzir as ideias transmitidas. Um snobe e a _________________ de nobreza Um snobe é alguém que afeta ideias, __________ e comportamentos de pessoa _____________ ou que passam por distintos, alguém que _______________________ manifesta admiração por tudo o que é o último ______________da moda ou das tendências sociais e, também, alguém armado em entendido ou fidalgo, sangue azul, um _________________. E é precisamente desta __________________, entre quem tem ou não sangue azul, que a palavra se _____________________. Tudo terá começado em _______________ onde, por finais do século XVIII, a distinta ___________________, e com o advento da burguesia _____________________ endinheirada, começa a abrir as suas prestigiadas portas aos não nobres, até aí _____________ deste local de culto. A coisa terá causado tal _________________ que, como forma de persistirem as ________________ entre nobres e homens _______________, ainda que com dinheiro, os nobres exigiam que nas pautas fossem colocadas, junto aos nomes dos_______________, as palavras em _____________ “sine nobilitas”, sem __________________. A __________________ desta palavra, snobe, entrou na ______________ de Cambridge e os não nobres passaram a ser designados como snobes. Ser um snobe.

Lugares Comuns, Antena 1, Programa de Mafalda Lopes da Costa Bom trabalho

Ano Lectivo 2007/2008

A professora: Dina Gonçalves de Jesus


Transcrição do texto ouvido

1. grito 2. distinta

Um snobe e a ausência de nobreza Um snobe é alguém que afeta ideias, gostos e comportamentos de pessoa distinta ou que passam por distintos, alguém que exageradamente manifesta admiração por tudo o que é o último grito da moda ou das tendências sociais e, também, alguém armado em entendido ou fidalgo, sangue azul, um arrivista. E é precisamente desta diferença, entre quem tem ou não sangue azul, que a palavra se popularizou. Tudo terá começado em Cambridge onde, por finais do século XVIII, a distinta universidade, e com o advento da burguesia industrial endinheirada, começa a abrir as suas prestigiadas portas aos não nobres, até aí banidos deste local de culto. A coisa terá causado tal escândalo que, como forma de persistirem as distinções entre nobres e homens comuns, ainda que com dinheiro, os nobres exigiam que nas pautas fossem colocadas, junto aos nomes dos burgueses, as palavras em latim “sine nobilitas”, sem nobreza. A abreviação desta palavra, snobe, entrou na gíria de Cambridge e os não nobres passaram a ser designados como snobes. Ser um snobe.

3. arrivista 4. popularizou 5. industrial 6. escândalo 7. distinções 8. ausência 9. exageradamente 10. nobreza 11. latim 12. burgueses 13. gíria 14. gostos 15. diferença 16. abreviação 17. Cambridge 18. universidade 19. banidos 20. comuns

Ano Lectivo 2007/2008


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.