Magazine A Praça Town Square - #59-Nov/Dec 2025

Page 1


Town Square

NOVEMBER 14TH

A Cada Passo, a Cada Conquista,

® BayCoast Bank

• Serviços bancários para particulares e empresas

• Soluções de crédito

• Produtos com base no capital próprio da casa

BayCoast Mortgage

• Taxas competitivas

• Soluções hipotecárias personalizadas

• Programas para compradores da primeira casa

BayCoast Insurance

• Habitação e automóvel

• Vida e saúde

• Cobertura de empresa

Plimoth Investment Advisors

• Reforma

• Serviços de fundos

• Planeamento patrimonial

Undergraduate, graduate, law, and professional programs 70+ clubs, organizations, and athletic teams 96% of graduates find success in employment or graduate school within six months of graduation

PROFILAXIA DOS ACIDENTES VASCULARES CEREBRAIS (AVC)

Como todos sabem, as doenças vasculares cerebrais constituem uma das principais causas e morte e morbilidade. De acordo com o Prof. José Ferro da Faculdade de Medicina de Lisboa, uma em cada cinco pessoas morre por AVC, se bem que estes números possam ser exagerados por diversos critérios de diagnóstico na certidão de óbito. Mais ainda, o facto de afectar indivíduos em idade produtiva, muitas vezes inesperadamente , acarreta um grande peso em toda a saúde pública, economia e sociedade.

De um modo sintético, o AVC pode ocorrer por oclusão de um vaso sanguíneo intra-cerebral ,ou por hemorragia. Em ambos os casos poderão ocorrer danos neurológicos permanentes ou morte, mas para os com mais sorte, os deficits podem ser reversíveis ou muito reduzidos.

Os riscos de um AVC aumentam com a idade, principalmente a partir dos 40 anos, e a hipertensão multiplica o risco seis vezes. Outros riscos incluem o sofrer de doença cardíaca, doença vascular periférica, hiperlipidémia (valores elevados de gorduras no sangue), obesidade, e possivelmente o uso de anticonceptivos orais.

O alcoolismo tambem contribui para uma maior probablilidade de AVC do tipo hemorrágico, mas não foi demonstrada, contráriamente á doença coronária,

que o sedentarismo ou a falta de exercício físico têm alguma influência como fator de risco.

Eis algumas recomendações que podem reduzir o seu risco de um AVC:

- Controle a tensão arterial. Siga as recomendações do seu médico, tome os seus medicamentos, e reduza o consumo de sal.

- Abstenha-se do uso do tabaco.

- Controle a hiperlipidémia. Siga os conselhos do seu nutricionista e do seu médico ou enfremeiro de familia. Tome a medicação regularmente e evite certas gorduras e outros alimentos que aumentam o risco de doença cardio-vascular.

- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas.

- Fale com o seu médico a respeito dos riscos (e benefícios) da pilula anticonceptiva.

- Mantenha medidas preventivas contra a febre reumática, que é uma importante causa de AVC por embolia.

- Informe-se com o seu técnico de saúde como evitar ou tratar outros factores de risco, incluindo a doença cardíaca e o acidente vascular isquémico transitório (em inglês Transient Ischemic Attack – TIA).

Haja saúde!

Carlos Lourenço

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.