




03


Decisão do STF tira poder das câmaras de vereadores no julgamento das contas dos prefeitos
PÁGINA 05




03
Decisão do STF tira poder das câmaras de vereadores no julgamento das contas dos prefeitos
PÁGINA 05
Gregório José
Lourenço Simão
Jornalista / Radialista / Filósofo
Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.
Ah, o Brasil cordial.Aterra onde o racismo é "de estimação" e a elite ainda vive com os pés em 1822, só que com smartphone. A pesquisa divulgada sobre as trabalhadoras domésticas é o tipo de coisa que deveria causar comoção nacional, mas vai desaparecer entre um "aulão" de coach no Instagram e o último escândalo do subcelebrity de plantão.
Setenta e cinco por cento sem carteira assinada. Isso não é dado estatístico, é crônica de um país que nunca saiu da casa-grande. O Brasil não aboliu a escravidão: terceirizou. E naturalizou. Afinal, quem se importa se a mulher que limpa sua privada não tem acesso ao INSS, desde que ela "chegue cedinho e não reclame"?
Chefes de família, mães solo, negras, exaustas. O retrato da desigualdade brasileira pintado com sangue, suor e bucha sanitária. Mas o que se espera de uma sociedade que chama de "empregada" quem é na verdade o que sustenta o país em pé — nas costas?
É sintomático que esses dados sirvam para “subsidiar a Política Nacional de Cuidados”. Subsidiar? Não deveriam subsidiar nada. Deveriam envergonhar. Mas no Brasil, vergonha é coisa para pobre; o rico tem é "colchão jurídico". E empregada, aqui, ainda é chamada no grito, mas enterrada no esquecimento.
A previdência? Um sonho distante entre um ônibus lotado e uma artrose mal curada. E o Estado? Esse segue ausente como sempre, enquanto a casa segue limpa, o filho segue cuidado, e o sistema segue... imundo.
Fundado em 07 de junho de 1997
Arecente conquista da De nominação de Origem (D.O) Vales da Uva Goethe, a primeira de vinho em Santa Catarina, deixou produtores de uva e vinho do sul catarinense otimistas.
Para celebrar esse marco na história da vitivinicultura catarinense, a Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe, a ProGoethe, promove o primeiro Goethe Festival, evento que une cultura, história e enoturismo.
A programação tem início no dia 28 de junho, na Vinícola Mazon, em Urussanga, com o Colóquio “Nostro Goethe!”, com a presença de vinicultores,produtoresdeuva, prefeitos e demais autoridades convidadas para brindar essa conquista.
“Estamos vivendo um novo capítulo na história dos nossos vinhos. A D.O é um selo de autenticidade e qualidade que reforça o compromisso dos produtores com a tradição e a inovação.Agora, nosso desafio é consolidar essa conquista com ações contínuas de valorização cultural e expansão turística”, destaca Guilherme Bianchini, presidente da ProGoethe.
O encontro, aberto ao público, propõe resgatar as origens culturais da uva Goethe e seu elo simbólico com o poeta alemão Johann WolfgangvonGoethe.Umadasfigurascentraisdoromantismo europeu foi a inspiração para o nome da variedade de uva que se tornou símbolo da região localizada entre os rios Tubarão e Urussanga, que conquistou a Indicação Geográfica (IG), em 2012.
O colóquio, que será realizado das 9 às 12 horas, contará com a presença de especialistas que abordarão diferentes aspectos dessa história. A historiadora Patrí-
cia Mazon Freitas apresentará a biografia de Goethe e sua ligação com a Itália e o Sul do Brasil.
A jornalista Janine Limas e a bióloga Andrea Vargas dos Santos falarão sobre o processo de conquista da D.O. e sua importância para os produtores e para a economia local. Já a sommelier e cientista de alimentos Luiza Mazon Freitas conduzirá uma análise sensorial dos vinhos Goethe.
O objetivo é lançar luz sobre o valor cultural, histórico e identitário do território da Colônia Azambuja, fortalecendo a base intelectual e emocional que sustenta o Vinho Goethe como um produto único, típico e raro.
“A proposta também insere os Vales da Uva Goethe na nova Rota Romântica de Santa Catarina, evocando a figura de Goethe como precursor do pensamento moderno e da valorização estética da natureza, das artes e dos vinhos”, destacou o diretordeeventoseMarketingda Vigna Mazon, Toninho Freitas.
Próximos passos da D.O.
A realização do festival também reforça a missão da Associação ProGoethe em estruturar e expandir a cadeia produtiva e o enoturismonosValesdaUvaGoethe.
Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Salmos 4:6
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller
BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC
Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Portal: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Mais que uma comemoração, o 1º Goethe Festival é umconviteàdescoberta.Um território marcado pela diversidade cultural, pela força das tradições e pela singularidade de seus vinhos.
Além do colóquio, o Goethe Festival se estende por toda a estação de inverno, com encontros gastronômicos abertos ao público, sempre aos sábados, a partir do meio-dia, no formato Open Food & Wine Bar:
28 de junho – Festival “Polenta & Bigoli” Pratos tradicionais da culinária veneta, como a polenta cremosa e a massa bigoli, serão harmonizados com os vinhos Goethe, criando uma experiência sensorial que remete às origens dos imigrantes italianos.
Ingressos e reservas podem ser realizados pelo número (48) 99921-9616, ou pelo site com mais opções de pagamento.
26 de julho – “Porchettiamo – mais que um festival, uma declaração de amor” Uma celebração dos sabores do inverno com porchetta, feijoada e espumantes locais.
9 e 10 de agosto – “Vinhos &Assados na Brasa” Encerramento do festival nofimdesemanadoDiados Pais, com os vinhos tintos em destaque e um cardápio especial de carnes na brasa.
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
APrefeitura de Sangão oficializou mais um avanço para a infraestrutura do município com a assinatura do Termo de Compromisso nº 082/2025, que garante a construção de uma nova ponte na Avenida Juscelino Kubitschek (JK), importante ligação entre o bairro Água Boa e a BR-101, no bairro Morro Grande.
O documento foi assinado durante o Summit Cidades, evento que reúne lideranças públicas de todo o estado em Florianópolis. O termo foi celebrado entre o Município de Sangão e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
A ponte terá 15 metros de comprimento por 7,5 metros de largura, e será construída com estrutura de concreto resistente à corrosão, conforme normas técnicas nacionais. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 315.000,00, oriundo do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC).
A obra irá restaurar uma importante travessia sobre o curso d’água que corta a região, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego de veículos e pessoas.
Desta terça, 24 até quinta, 26, Florianópolis sedia o maior evento de cidades do Brasil.. Com uma programação com mais de 500 atrações confirmadas, o Summit Cidades
2025 deve reunir 10 mil pessoas nesta quinta edição, que tem como foco a troca de conhecimento, debates e conexõessobreinovaçãosocial,mobilidade,planejamento, política e legislação.
A programação conta com palestras, painéis e debates sobre inovações urbanas, políticas públicas, tendências políticas e econômicas, mobilidade urbana, sustentabilidade, infraestrutura, governança municipal e financiamento de projetos públicos. A edição de 2025 contará com dois eventos paralelos, inclusos no ingresso do Summit Cidades.
O Compol 2025 – Congresso de Comunicação Política e Institucional, e o Licitacin. Além disso, os participantes terão acesso à Feira de Negócios, espaço voltado à apresentação de produtos, serviços e experiências bem-sucedidas aplicáveis à administração municipal.
Entre os painelistas confirmados, estão o ex-presidente Michel Temer, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e também prefeitos de diversas cidades do Brasil, entre eles, Sebastião Melo, de Porto Alegre. O economista Ricardo Amorim, considerado o mais influente do país e único brasileiro a figurar na lista dos melhores palestrantes do
mundo, segundo o renomado Speaker’s Corner, estará no palco principal. Além deles, palestrantes da Alemanha, Colômbia, Portugal e Uruguai desembarcam em Florianópolis para o evento. Durante sua participação no Summit, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), apresentará o projeto “Floripa 400: a cidade como ponte entre gerações”. O programa detalha as ações
e grandes projetos que estão sendo pensados para Florianópolis do futuro, focando no desenvolvimento da cidade. Oeventoérealizadopela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e diversas outras instituições.
REFLEXÃO DO DIA
Na hora da pressa, da correria do dia a dia, não podemos deixar de lembrar que Deus está do nosso lado, nos apoiando e nos guiando nos bons e, principalmente, nos momentos de sufoco.
Se estivermos correndo pra pegar o ônibus, o metrô ou mesmo se estivermos no nosso próprio veículo enfrentando as agruras de um trânsito conturbado;
Se estivermos no intervalo do lanche no trabalho ou na escola, na fila do banco ou do supermercado, ou aguardando a consulta médica que sempre atrasa, nos lembremos de que Deus está conosco.
Se estamos socorrendo um necessitado, ou temos que dar rápida atenção a alguém insistente sobre algum problema ou, em última instância, nós mesmos estamos em um leito de hospital, saibamos que Deus é o nosso Parceiro infalível.
Aindaque,comarapidezdorelâmpago,deixemos para Ele um espaço aberto em nossa mente. E para isso nem é necessário interromper o que estivermos fazendo. A Ação da Divina Providência não ocupa espaço e tempo.
Contudo, sejamos gratos a Ele, diariamente, a cada amanhecer, pelo maravilhoso dom da vida e, de forma especial, nos momentos de conforto e prazer junto aos familiares e amigos do cotidiano. A gratidão é virtude primorosa!
Nesta quinta-feira, fortaleçamos ainda mais a nossa crença no poder e na bondade do nosso Criador e Pai, que jamais abandona Seus filhos onde quer que seja chamado. Sua presença é sempre garantia de supremo conforto na dor, e prodigalidade na alegria.
Apenasduasduplasnuncaperderamcomseleção brasileira
AMaior dupla da História do Futebol mundial
Nunca perderam uma única partida sequer
Pelé e Garrincha
Última e única dupla a vencer a França em Copas do Mundobrasileira
A outra dupla é tetra campeã com a seleção brasileira
Bebeto e Romário
Todo mundo já sabe que o Wagner Moura dificilmente voltaráparaumTropadeElite 3 e ele tem seus motivos, principalmente ligados à p0lític4 e ao momento atual do país.
Mas isso não impede o universo de Tropa de Elite de continuar.
E se o foco mudasse para o Fábio? Sério, isso daria uma série ou um filme espetacular. O Milhem Cortaz é um baita ator, carismático, e parece totalmente disposto a voltar ao personagem. Imagina um enredo mergulhado no submundo da máfi4 e da corrupção policial, com flashbacks mostrando o Fábio no início da carreira, idealista, cheio de vontade de fazer a coisa certa… até se perder no sistema.
Dá pra construir uma narrativa poderosa crítica, tensa, humana. Seria uma forma incrível de expandir esse universo, sem depender do Capitão Nascimento.
Salmos 23:4
Facebook: Jorge Eduardo da silva Facebook pg: Estaçao Jorge Instagram: @Jorgeeduardodaso Instagram: afroartbrasilsetnias777 Gmail: jjorgeeduardojjj21@gmail.com
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.'
Reflexão
Deus nos acompanha pelo vale da sombra, livrando-nos do medo, e nos conduz ao monte santo onde habita sua glória. Ele é nosso guia fiel. Hoje, que possamos confiar no Senhor em meioaosvalesdavida,sabendoqueElenosprotegeenos eleva, para que possamos adorá-lo em santidade e paz.
Tenho Dito! Jorge Eduardo da Silva .:Melchizedeck.:
Oração:
Senhor, agradeço por me livrares do vale da sombra. Guia-me ao teu monte santo e guarda-me com teu amor. Que eu viva em tua santidade, em nome de Jesus, nosso Salvador, amém.
Que assim seja.
Na vida podemos travar batalhas silenciosas, porém se paramos alguns minutos para meditar, podemos encontrar a calmaria,quefluidonossointerior e assim teremos uma amanhã mais justo e perfeito.
A paz de espírito pode ser encontrada ao contemplar a luz da alvorada ou no silêncio que acalma a noite. Logo, a paz pode ser base para tomada de decisões. Por isso, jamais tome decisões de cabeça quente.
“Deixo a minha paz, a minha paz vos dou.”
João 14:27
Humor
∆∆∆Por mais que você esteja em dificuldade,olha a seu redor e veja e se tem alguém que PRESCISA de você ,as vezes a sua dor insignificante diante da dor do próximo e você pode ajudar e dar conforto a alguém que PRESCISA e você sentira sei fardo menor diante das dificuldades.
Jorge Eduardo da Silva ∆∆∆
O
Rotary Clube Jaguaruna realizou no último domingo, no CTG Estância do Retiro, mais uma edição da sua tradicional Feijoada. O evento teve como objetivo arrecadar recursos para três importantes iniciativas sociais: a Banda Amor à Pátria, a APAE de Jaguaruna e o Projeto Autismo e Seus Desafios. A programação teve início pela manhã e se estendeu ao longo do dia, reunindo associados, parceiros, famílias e apoiadores. A feijoada foi servida no sistema de buffet e preparada por voluntários do clube, que também atuaram na organização e recepção dos participantes. Segundo o presidente do Rotary Clube Jaguaruna, Marciano Pereira dos Santos, a ação superou as expectativas em número de participantes e engajamento. Toda a renda será revertida para as entidades beneficiadas, que desenvolvem trabalhos voltados à inclusão, cultura e assistência a pessoas com deficiência no município. O evento fez parte do calendário anual de ações do clube, que tem entre suas metas o fortalecimento de projetos sociais e a aproximação com a comunidade.
OSupremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento com repercussão geral, que as Câmaras Municipais não podem mais rejeitar ou aprovar contas de prefeitos contrariando o parecer técnico dos Tribunais de Contas.
Com a nova regra, o julgamento das contas anuais passa a seguir exclusivamente a análise técnica dos Tribunais de Contas, ficando proibida qualquer interferência política.
A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 849, com validade
para todo o país. Segundo o relator, ministro Gilmar Mendes, o parecer do Tribunal de Contas tem força vinculante e deve ser respeitado pelas Câmaras Municipais.
Ou seja, se o Tribunal de Contas aprova as contas, a Câmara não pode mais rejeitá-las. E se o Tribunal reprova, a Câmara também não pode modificar o parecer.
A medida busca evitar distorções e perseguições políticas, comuns em muitas cidades, principalmente do interior. A partir de agora, os vereadores seguem com a função de fis-
calizar, mas sem poder de alterar a decisão técnica dos tribunais.
O STF também declarou inconstitucionais as Constituições Estaduais que davam esse poder às Câmaras. A análise das contas deve ser técnica, imparcial e sem motivação política.
A decisão terá impacto direto nas eleições, já que a rejeição das contas é critério para inelegibilidade. Com isso, a Justiça Eleitoral considerará exclusivamente o parecer doTribunal de Contas para declararseumgestorpode ou não disputar eleições.
Na tarde de hoje, 25 de junho, a Secretaria de Assistência Social de Treze de Maio realizou uma importante apresentação sobre o fluxo do protocolo de escuta especializada. O evento teve como objetivo informar e capacitar os profissionais da rede de proteção social do município, fortalecendo as ações de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Durante a atividade, os participantes tiveram a opor-
tunidade de compreender detalhadamente como conduzir a escuta de crianças e adolescentes de forma adequada, preservando seus direitos e promovendo um ambiente acolhedor e seguro. A capacitação reforça a importância de seguir o protocolo estabelecido, que visa garantir a proteção integral dessas vítimas, evitando a revitimização e promovendo uma abordagem humanizada.
O fluxo do protocolo de escuta especializada foi apre-
sentado em etapas claras e objetivas,destacandoosprocedimentos que os profissionais devem seguir desde o acolhimento até o acompanhamento psicológico e social. A realização desse tipo de treinamento é fundamental para fortalecer a rede de proteção, ampliar o conhecimento técnico dos profissionais e assegurar que as crianças e adolescentes sejam ouvidos com respeito, dignidade e confidencialidade.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Assistência Social de Treze de Maio em garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam resguardados e que os profissionais estejam devidamente preparados para lidar com situações sensíveis de violência. Além disso, o evento contribui para o fortalecimento do trabalho em equipe, promovendo uma rede integrada e eficiente na defesa das vítimas.
Aprovado na sessão ordinária dessa segunda-feira (23) na Câmara Municipal de Capivari de Baixo o Projeto de Lei Complementar n.º 4/2025, de autoria do Executivo, que cria adicionais de vencimento para agentes públicos responsáveis por licitações e contratos no município. Segundo a mensagem do prefeito Claudir Bitencourt que acompanha o texto da norma, o projeto de lei se fez necessário porcontadeaLei14.133/2021,anova Lei de Licitações e Contratos, possuir previsão de novas comissões e novas pessoas. As gratificações previstas pela lei que atualmente rege o tópico, a Lei 1.623/2014, não se amoldariam às regras da nova LLC.
O parecer da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final, Finanças e Orçamento, lido pelo vereador Pedro Camilo, foi favorável à aprovação do projeto. A vereadora Cariny Figueiredo, contudo, pediu vistas, argumentando que o parecer havia sido entregue apenas algumas horas antes da sessão ordinária. Os outros vereadores da oposição — Aurimar da Silva, Fernando Juninho e Heloisa Cardoso — também pediram vistas. Foi criticada pela oposição a celeridade da tramitação do projeto, uma vez que o texto entrou na Câmara no dia 16 de junho, enquanto outros projetos ficam na Casa Legislativa por muito mais tempo. A vereadora Heloisa afirmou que “não se trata de algo ilegal, mas ainda temos que avaliar o impacto orçamentário”.
O pedido de vistas da vereadora Cariny Figueiredo foi rejeitado, e o projeto, aprovado. Votaram contra apenas os vereadores Aurimar da
Silva, Cariny Figueiredo, Fernando Juninho e Heloisa Cardoso (o presidente não vota).
Discurso inaugural
O vereador Herivelton Silva de Souza, o China, suplente do vereador Jandremo “Japa” Rafael Belmiro Maciel, usou da tribuna para fazer um discurso inaugural da sua primeira sessão nesta legislatura. O vereador expressou gratidão ao seu partido, PSD, e ao vereador Japa pela oportunidade de representar a comunidade de Capivari de Baixo. Aosdemaisedis,Chinadisse:“Chego com o compromisso de somar. Sei da responsabilidade que é ocupar essa tribuna. Apresentar propostas, ouvir as demandas da população e, acima de tudo, buscar junto com cada um devocêsecomoExecutivomunicipal o que for melhor para nossa cidade. Querofazerummandatoparticipativo, com diálogo aberto com a comunidade e com esta casa”.
A vereadora Heloisa Cardoso, que é bacharela em Direito, propôs moção de repúdio frente às irregularidadesnaprovadeDireitodoTrabalho do 43º Exame de Ordem Unificado da Ordem dosAdvogados do Brasil.
Indicações e requerimentos
Heloisa Cardoso, por meio de requerimento, solicita medidas referentes à licitação da Prefeitura municipal PE n.º 18/2025. Por meio do Requerimento 332, solicita informações referentes ao 1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Aurimar da Silva, por meio do Requerimento 320, requer informações da administração municipal referentes à contratação de menores aprendizes.
Felipe Alves, por meio da Indicação 195, solicita que seja disponibilizado, no site da Prefeitu-
ra municipal, com autorização para compartilhamento no site do Legislativo municipal, link para denúncias on-line de maus-tratos contra animais. Por meio do Requerimento 318, solicita informações sobre a bacia de óleo localizada na comunidade da Ilhotinha. E por meio do Requerimento 319, solicita informações sobre o cronograma de obras do município.
Pedro Camilo, por meio do Requerimento 327, sonda a possibilidade de continuidade das obras e melhorias na Praça do Barreiro, localizada no bairro Santa Lúcia. Por meio da Indicação 202, solicita a criação de um setor de compostagemdentrodonovosetordeAgricultura, para aproveitamento dos resíduos orgânicos de podas de árvores e materiais verdes.
O vereador Zico, por meio do Requerimento 321, solicita informações referentes à acessibilidade no município.
Fernando Juninho, por meio do Requerimento 329, solicita à secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo cópias de documentos relacionados à merenda escolar. Por meio do Requerimento 330, solicita documentos referentes ao Contrato n.º 84/2023, sobre obra emergencial na ponte da Avenida Nilton Augusto Sachetti.
Cariny Figueiredo, no Requerimento 325, solicita informações referentes às áreas degradadas do município. No Requerimento 326, solicita informações referentes aos EPIs das empresas de Capivari de Baixo. E no Requerimento 335 solicita informações às Secretarias de MeioAmbiente, Planejamento, Patrimônio e Administraçãoarespeitodasmedidascom relação a animais no município.
Marcelo Muraro, por meio do Requerimento 286, solicita a criação e implementação de programas permanentes de educação ambiental nas escolas e espaços públicos do município. No Requerimento 288, solicita
a criação e implantação de um projeto municipal voltado à coleta de entulho. No Requerimento 316 — elaboradoemconjuntocomovereadorPedro Camilo —, sonda a viabilidade de colocação de placas de sinalização nas residências de pessoas portadoras de transtorno de espectro autista. E, no Requerimento317,solicitapsicopedagogo no município.
Projetos de lei
Apresentados os PLs n.º 48 e 47 de autoria do vereador Marcelo Muraro, que, respectivamente, “estabelece diretrizes para a implantação do programaVacinaçãoemCasaparaoIdoso no município” e “cria no âmbito do município de Capivari de Baixo o programa Se Essa Rua Fosse Minha”. Apresentado também pela vereadora Cariny Figueiredo o Projeto de Lei Complementar n.º 3/2025, que institui uma Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Capivari de Baixo.
Grupo teve oportunidade de explorar as dependências e entender o papel do Judiciário .
O Fórum da comarca de Tubarão, no sul do Estado, recebeu a visita do Clube de Desbravadores União, formado por crianças e adolescentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência prática sobre o funcionamento do sistema judiciário.
O grupo foi recepcionado pela secretária do foro, Elisandra Zapelini Tartari Luciano, no salão do Júri. Durante o encontro, ela explicou o funcionamento da comarca, que conta com 10 unidades judiciárias e diversos setores administrativos.
“Eles sanaram algumas dú-
vidas, principalmente sobre a sessão de Júri, e depois fomos conhecer as dependências. Estiveram na sala de audiência, cartório, assessoria, gabinete e a sala dosoficiaisdejustiça”,relatou Elisandra.
A visita foi considerada uma experiência enriquecedora, pois além de apresentar o Judiciário na prática, despertou o interesse dos jovens pela cidadania, justiça e responsabilidade social. “É uma vivência que pode inspirar futuros profissionais e, acima de tudo, formar cidadãos mais conscientes”, destacou a secretária.
O diretor do foro, juiz Paulo da Silva Filho, também comentou sobre a
importância da iniciativa. “Apresentar o funcionamento da Justiça às crianças e adolescentes é uma forma de aproximá-los da cidadania e dos valores democráticos. Nossa co-
Um motociclista ficou ferido ao se envolver em um acidente com trator nessa terça-feira (24), em Jaguaruna. A colisão ocorreu na SC100, no bairro Morro Bonito.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, quando a guarnição chegou ao local o motociclista estava com escoriações pelo corpo e com dores na região da costela, no lado direito. Ele foi encaminhado ao Hospital de Caridade de Jaguaruna.
marca estará sempre de portas abertas para recebê-los”, destacou o magistrado.
O Clube de Desbravadores é um projeto sem fins lucrativos que atua com cerca de 30 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, com a promoção de atividades físicas, culturais, espirituais e sociais, com o apoio de 20 voluntários. A visita ao Fórum de Tubarão, atividade que ocorreu no último domingo, 22 de junho, foi mais uma dessas ações voltadas ao desenvolvimento integral dos participantes.
Lauro Müller: 23 pessoas são indiciadas por corrupção eleitoral
Nesta terça-feira, dia 24, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Lauro Müller, concluiu investigação que apurou a ocorrência de compra e venda de votos na Eleição Municipal, ocorrida na cidade, em outubro de 2024. No total, 23 pessoas foram indiciadas, 15 delas pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa. As outras oito pessoas foram indiciadas somente pelo crime de corrupção eleitoral.
Após receber denúncia, instaurou-se inquérito
policial para esclarecer os fatos. Foram realizadas diversas diligências investigativas, dentre dezenas de entrevistas, busca e apreensão na residência de suspeitos, com análise das informações coletadas e elaboração de seus respectivos relatórios. Concluiu-se que um grupo foi formado para visitar eleitores antes da eleição e fazer “acertos”, nos quais o voto era trocado por benefícios como dinheiro, cestas básicas e combustível. Segundo a investigação, o dinhei-
ro vinha da família de um então candidato a prefeito. Com provas do crime e identificação dos responsáveis, foi feito o indiciamento.
O Inquérito finalizado foi encaminhado à Justiça Eleitoral, para que seja submetido ao Ministério Público Eleitoral, a quem caberá avaliar se estão presentes os elementos necessários para a propositura da respectiva ação penal contra os investigados.
A investigação ocorre em sigilo.