Diário Itaquá - Edição 50

Page 1

ITAQUAQUECETUBA-SP

29 DE MARÇO A 5 DE ABRIL DE 2024 ANO 02 • EDIÇÃO 50

Distribuição Gratuita

Bom Prato de Itaquá oferece cardápio especial de Páscoa neste final de semana www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

Itaquá celebra Paixão de Cristo com atividades na Praça Padre João Álvares

Apresentação teatral acontecerá nesta sexta-feira e exposição termina no domingo, acompanhando celebrações religiosas PÁGINA 3

DESENVOLVIMENTO SOCIAL ENTREGA 5 MIL OVOS DE PÁSCOA PARA FAMÍLIAS ACOLHIDAS

SEMANA SANTA: PROCON DÁ ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE OVOS DE CHOCOLATE E PEIXES

ESPORTE: ASTER ITAQUÁ DIVULGA JOGOS DA PRIMEIRA FASE DO PAULISTA SUB-15/17 E SUB-20

PÁGINA 5 PÁGINA 4 PÁGINA 7

EDITORIAL

Uma mensagem milenar que revisitamos

Pessoas de todas as idades aproveitam esta Sexta-Feira para ter um dia de descanso de suas obrigações no trabalho ou na escola. A Paixão de Cristo é marcada com alegria e esperada com ansiedade nos calendários, mas são raros os momentos em que nos permitimos meditar, entender e assimilar seu significado em contextos como da Cultura, da Espiritualidade e de nossa própria face enquanto sociedade.

O retiro da Semana Santa movimenta o comércio, mesmo sem a ânsia de anos anteriores devido ao aumento dos preços - mesmo que muitos itens possam ser apresentados em que-

da por parte do governo federal, a sensação de carestia nos itens da “cesta de Páscoa” ainda persiste. Mas, ainda sim, a roda da economia gira, e não apenas nos mercados e nas lojas de doces. No Alto Tietê e no Brasil como um todo temos a movimentação cultural da Paixão de Cristo, um fenômeno cultural que atrai milhões de fiéis e causa até hoje um efeito psicológico em massa, como as imagens de um ator paramentado como Cristo crucificado em um terminal de ônibus não atraindo apenas olhares, mas a admiração e lágrimas de transeuntes. É, acima de tudo, um fenômeno cultural.

Com isso, entramos no debate teológico e espiritual do significado da Páscoa. Por mais que o debate no contexto histórico atribua a celebração da páscoa católica ao “Caldeirão de Culturas” dos primeiros séculos da Era Cristã, precisamos nos ater ao sentido da iconografia cristã em nossa sociedade e o significado do sacrifício de Jesus, filho de Maria, nascido em Nazaré há mais de dois mil anos.

Todas as histórias, contadas ao longo das eras, recebem novos olhares, novas leituras e novas interpretações. Mas a mensagem central deve ser mantida. A Boa Nova apresentada nos relatos da

Histórias de Itaquá, por Ângelo Guglielmo

Bandeirantes,

de tantas glórias e tradições

Fazer parte de um clube representou, por muitos anos, um sinal de status na sociedade. Ter um lugar privado para poder se divertir, praticar exercícios, reuniões sociais: era um momento em que qualquer um projetava sua importância.

O Bandeirantes Atlético Clube sempre foi o mais tradicional dos clubes de nossa cidade, e por muitos anos as decisões aconteceram entre suas paredes- local

onde hoje funciona uma loja de departamentos. Ali ocorreram bailes de formatura, aniversários, encontros do Rotary Clube e da Associação Comercial- era o ponto de encontro de quem fazia e acontecia em Itaquaquecetuba. Se perguntasse a algum jovem se ele queria integrar o time do Bandeirantes, ele responderia “sim” sem pensar duas vezes. O tempo tudo muda, e a sociedade mudou com o tempo. O Bandei-

rantes passou a integrar parte das lembranças de uma outra era, de outros costumes e outras aspirações. Hoje a cidade está mais viva, mais dinâmica, onde os jovens buscam o lazer e a socialização em outros lugares, públicos ou privados, dentro de nossos limites ou não. Mas fica à posteridade este momento de uma cidade que reparava com olhares cobiçosos ao que acontecia dentro do Bandeirantes.

Bíblia- que, por muitos anos, foi a principal bússola moral da civilização ocidental trata de ensinamentos que, infelizmente, muitos em seu nome disseram com bocas cheias e corações vazios.

A empatia, a compaixão e a conduta de uma vida sem se apegar a preconceitos ou visões hipócritas, por muitos anos foram colocadas de lado por outras narrativas atreladas ao poder político e econômico. Mas, pela autenticidade destes ensinamentos, a mensagem original se manteve e se manterá, a despeito dos “trajes” bélicos e de coação que tentaram impingir ao longo de dois milênios. Há exemplo maior que a

passagem da chegada de Jesus a Jerusalém em um burro, ao invés de um cavalo de batalha?

O átomo do cristianismo, dos exemplos de Cristo, está no amor, e não no ódio. Em muitos momentos da recente e conturbada vida política do Brasil o nome de Jesus Cristo foi usado como avalista para discursos de ódio. Assim como se usou seu nome para outras perseguições. Que neste 2024 possamos não apenas acalmar nossos corpos com um dia de meditação, mas acalmar as almas e fazer jus à mensagem que nos foi deixada há dois mil anos: “Ame ao teu próximo como a ti mesmo”.

“AULÃO DE RITMOS” NA CASA DA MULHER EM FERRAZ

A Casa da Mulher Paulista em Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta quinta-feira (28 de março) um “Aulão de Ritmos”, como início dos trabalhos do novo equipamento de valorização e defesa da mulher. A atividade foi organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, que chamou a comunidade a tomar posse e utilizar o espaço para diversas atividades. Segundo a Administração Municipal, estão à disposição também os cursos de Pintura em Tela e Trabalhos Manuais, com vagas para todas as idades gratuitamente. A Casa da Mulher Paulista está na Rua Dom João VI, nº 551, no Jardim Ferrazense.

MUTIRÃO ‘XÔ,

DENGUE’

EM SANTA ISABEL

A Secretaria de Saúde de Santa Isabel, com o apoio de outras pastas municipais, promoveu nesta quinta-feira (28 de março) uma série de visitas a imóveis na Vila São Pedro, como parte do mutirão “Xô, Dengue”. A ação teve mais de 20 servidores públicos percorrendo as ruas do bairro, conversando com os moradores e vistoriando quintais. Além dos trabalhos de desratização nos bueiros, um caminhão cata-

-treco foi disponibilizado para o descarte de materiais que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. A ação deverá ter outras quatro edições, segundo a secretária Helena Inácio (Saúde).

2 www.diarioitaqua.com.br Março/Abril de 2024
JORNALISTA RESPONSÁVEL Thiago Campos | MTB: 74.805/SP ARTE E DIAGRAMAÇÃO Leonardo Honório | Designer Gráfico Felipe Macedo | Designer Gráfico CIRCULAÇÃO: Itaquá, Região e Capital Paulista FALE CONOSCO: (11) 95186-2429 DISTRIBUIÇÃO | TIRAGEM Gratuita 10 mil Textos e Revisão André Diniz | MTB: 52.243/SP
Vitor | MTB: 50.962/SP
Publio

PÁSCOA: Itaquá celebra Paixão de Cristo com atividades na Praça Padre João Álvares

Apresentação teatral acontecerá nesta sexta-feira e exposição termina no domingo, acompanhando celebrações religiosas

A cidade de Itaquaquecetuba promove neste final de semana uma programação especial para a celebração da Semana Santa e o domingo de Páscoa com uma exposição cultural e a peça da Paixão de Cristo na Praça Padre João Álvares, no Centro da cidade.

A mostra “A Apoteose da Fé”, no Museu Municipal, traz reproduções de imagens sacras que simbolizam as 14 Estações da Paixão de Cristo- o martírio de Jesus Cristo, o principal momento do cristianismo. A exposição acontece até o domingo (dia 31), das 9 às 22 horas.

O espetáculo “Paixão de Cristo”, por sua vez, ganhar um toque imersivo e dinâmico na Sexta-Feira Santa, a partir das 19 horas. Dividida em 17 cenas, a dramatização narra os últimos momentos de Jesus de Nazaré. A peça contou com figurinos e cenários especiais e direção de Adão Faustino e Jota João, e a participação de alunos e voluntários do Centro de convivência da Melhor Idade (Cemi) e da comunidade.

“A celebração da Paixão de Cristo transcende um mero espetáculo. Nossa ideia é oferecer uma experiência imersiva e dinâmica que convida o público a se conectar com a fé, a arte e a emoção que permeia cada cena. Tenho certeza que vão gostar”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

“A população de Itaquá já está acostumada com grandes espetáculos nesta época do ano. Isso graças ao trabalho da Secretaria de Cultura, que sempre entrega apresentações emocionantes. Nosso compromisso é com o bem-estar, arte e cultura de maneira

Encenação da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira; exposição cultural vai até o Domingo de Páscoa, no Centro de Itaquá gratuita e acessível”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

CELEBRAÇÃO RELIGIOSA

Além das celebrações por parte da Secretaria de Cultura, a paróquia Nossa Senhora D’Ajuda vem celebrando desde o último do-

mingo (24 de março) com o Domingo de Ramos, com sua entrada em Jerusalém há quase dois mil anos. Na quinta-feira (28 de março) foi a primeira celebração com a Missa da Ceia do Senhor, às 19h30.

Na Sexta-Feira Santa, às 15 horas, é celebrada a Paixão de Cristo, onde há um encontro da co-

Construa com responsabilidade, conte conosco!

Projeto e legalizações

Orçamento e Planejamento

Execução de obras

Acompanhamento técnico

AVCB, ART e RTT

munidade, em um rito sem canções, mas com a apresentação da Cruz e a eucaristia. Além das celebrações na Igreja, acontece na Sexta-Feira Santa a Procissão do Cristo Morto, que percorre as principais ruas do centro da cidade, com as imagens de Nossa Senhora D’Ajuda. No Sábado de Aleluia,

acontece a Vigília Pascal, com o acendimento do Fogo Novo, que simboliza a vitória de Cristo sobre a morte, a partir das 9 horas da manhã. Já no domingo, acontece a Missa do Ressuscitado.

“Quando chegamos na Semana Santa, fazemos um caminho - o Itinerário da Paixão, junto com Jesus.

Quando lembramos da Paixão, Morte e Ressureição, as pessoas acham que falamos de uma história do passado. Hoje, dentro da nossa caminhada de Fé, vamos atualizando este Mistério- o que aconteceu há quase 2 mil anos, acontece novamente a cada ano”. explicou o padre Luiz Renato de Paula.

3 Março/Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br www.diarioitaqua.com.br CIDADE
(11) 95441-2907 alsbauen.engenharia

Desenvolvimento Social entrega mais de 5 mil ovos de Páscoa para famílias acolhidas

Ação da Secretaria de Desenvolvimento Social levou solidariedade e acolhimento para moradores

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba promoveu nesta semana a entrega de mais de 5 mil ovos de chocolate de Páscoa para as pessoas atendidas nos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em operação na cidade. A ação, segundo os organizadores, teve como meta levar mais solidariedade e reforçar o espírito da Páscoa de renascimento e fraternidade.

Os beneficiários da ação estão cadastrados em equipamentos públicos municipais como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de RefeRência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Convivência da Melhor Idade (Cemi). Conselhos tutelares, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Centro de Capacitação Profissional de Itaquaquecetuba (Cecapi) e a Casa de Cursos.

A pasta municipal destaca que, durante o perío-

Ação da Secretaria de Desenvolvimento Social alcançou mais de 5 mil pessoas em equipamentos públicos como Cras e Creas do de Páscoa, o Município também desenvolveu atividades em parceria com o Fundo Social de Solidariedade com o intuito de empoderar e qualificar famílias em situação de vulnerabi-

lidade social por meio do empreendedorismo, como a oficina de confecção de ovos de Páscoa na Casa de Cursos, com a participação de 30 crianças previamente inscritas.

“A entrega dos ovos de Páscoa evidencia o nosso empenho em cultivar valores de generosidade e empatia. A ideia é reforçar o verdadeiro significado da Páscoa como um período

de união e cuidado mútuo”, contou o secretário Gabriel Rocha (Desenvolvimento Social).

“Itaquá sempre estende a mão para quem mais precisa e essa ação refor-

ça a iniciativa. A política pública só é efetiva quando alcança pessoas em situação de vulnerabilidade social que moram na ponta”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

4 www.diarioitaqua.com.br Março/Abril de 2024 4 CIDADE

SEMANA SANTA: Procon dá orientações para compra de ovos de chocolate e peixes

Órgão vinculado à Secretaria de Governo reforça cuidados para evitar prejuízos e contratempos durante celebrações

O Procon de Itaquaqueccetuba informou nesta semana que intensificou as ações de orientação e fiscalização junto ao comércio para a garantia de compras seguras para o feriado de Páscoa e Semana Santa.

Com a procura por ovos de páscoa intensificada nos últimos dias antes do feriado prolongado, o órgão reforça que todos devem estar atentos a detalhes para evitar contratempos. Em redes de supermercados na cidade, a reportagem atestou que o preço pode variar entre os ovos indo de R$25 para ovos pequenos, de 100 gramas, até mais de R$100 para ovos de mais de meio quilo com recheio.

Julia Guidini, diretora do Procon de Itaquá, pede que os consumidores observem cuidadosamente as embalagens, onde os rótulos devem conter informações como identificação do fabricante ou importador, data de validade, peso e composição. Para os ovos que contam com brinquedos, é imprescindível que a embalagem tenha o selo com a idade recomendável. “É crucial que os ovos estejam armazenados em condições adequadas, longe de itens de limpeza, odores fortes e fontes de calor, sem qualquer sinal de violação do conteúdo”, explicou.

Procon de Itaquaquecetuba reforçou ações educativas e fiscalização para evitar problemas aos consumidores nas compras de Páscoa

Para quem vai comprar peixe, o Procon orienta que, nas embalagens, devem constar os pesos bruto e líquido, a denominação do produto, identificação de origem e do produtor, prazo de va-

lidade e preço. O pescado deve apresentar carne firme, olhos brilhantes e escamas que não soltem facilmente.

“A Páscoa é uma época de celebração e compartilhamento de carinho. Continuaremos trabalhando para

garantir que essa experiência seja plena de satisfação e segurança para todos os consumidores”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

O Procon de Itaquaquecetuba oferece suporte pelo telefone (11) 46422005, presencialmente na rua Dom Thomaz Frey, 89 - Centro e também pelo e-mail proconitaqua@gmail. com. Mais informações podem ser encontradas no site itaquaquecetuba.sp.gov.br/ procon.

5 Março/Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br www.diarioitaqua.com.br CIDADE

Bom Prato de Itaquá oferece cardápio especial de Páscoa neste final de semana

Atendimento será estendido em caráter extraordinário para servir bacalhoada, feijoada e peixada

O restaurante popular Bom Prato de Itaquaquecetuba, em uma parceria entre o governo do Estado e a Secretaria de Abastecimento de Itaquaquecetuba, oferecerá entre os dias 29 e 31 de março uma programação especial, abrindo excepcionalmente para oferecer refeições de Páscoa a preços acessíveis.

Nos dias da Sexta-Feira da Paixão, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa, o atendimento começará às 10h30 para os idosos e 11 horas para o público em geral, com o almoço oferecido ao preço tradicional de R$1.

Na sexta-feira, o cardápio será rroz com cenoura, feijão carioca, farofa de banana, bacalhoada, frango assado ao barbecue, salada camburi e rousone, além de pão de mel e pera como sobremesa.

No sábado de Aleluia, dia 30, o cardápio terá como prato principal feijoada, acompanhada por arroz branco, farofa de calabresa, couve e mexerica de

Restaurante popular no centro de Itaquaquecetuba funcionará excepcionalmente neste fim de semana sobremesa.

Já no domingo de Páscoa, dia 31, o cardápio terá como prato principal pei-

xada ao leite de coco e frango assado com mostarda e mel, arroz branco e feijão carioca de acom-

panhamento, nhoque ao sugo, saladas tropicália e coronel, além de bombom e maçã verde como so-

bremesa.

O secretário Rolgaciano Fernandes (Abastecimento, Segurança Alimentar

e Agricultura) reforçou que o atendimento tem como metas não apenas alimentar, mas acolher e promover a socialização entre as pessoas. “Estamos felizes em comemorar a Páscoa com uma alimentação que tem um elevado valor nutritivo, em um espaço que promove diariamente mais de 1,6 mil atendimentos entre café da manhã, almoço e jantar”, apontou.

“O Bom Prato tem um preço acessível e, por isso, conseguimos atender toda a população. Sabemos a importância do programa para Itaquá e a qualidade da alimentação que é oferecida”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

A unidade do Bom Prato está localizada na rua Anchieta, 78- Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, servindo diariamente 300 cafés da manhã e 1,3 mil refeições entre almoço e jantar. O café da manhã é servido das 7h às 9h, o almoço das 10h30 às 14h e o jantar das 17h às 18h.

6 www.diarioitaqua.com.br Março/Abril de 2024 6 CIDADE

ESPORTES: Aster Itaquá divulga jogos da primeira fase do Paulista sub-15/17 e sub-20

Primeiro confronto será no dia 6 de abril em casa contra o Joseense no Campo do Brasil e jogos vão até o dia 14 de junho

Os amantes do futebol em Itaquaquecetuba têm um encontro marcado com o futebol a partir do dia 6 de abril. O Aster Brasil, equipe que foi a sensação da Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano, voltará a campo na primeira fase do Campeonato Paulista nas categorias Sub-15/17 e Sub-20.

Os jogos foram divulgados pela equipe em suas redes sociais, com os dez primeiros confrontos, entre partidas dentro e fora de casa pela primeira fase do torneio estadual para as categorias de base.

O time Sub-15/17 do Aster está no Grupo 9 da competição, tendo como adversários diretos na primeira etapa o Joseense, Atlético Guaratinguetá, Pinda FC de Pindamonhangaba, São José EC e Mantiqueiratodas as equipes do Vale do Paraíba. Os duelos serão em confronto de ida e volta.

O primeiro duelo das equipes de base será no dia 6 de abril, contra o Joseense no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, o “Cam po do Brasil”. Na sequência, a equipe enfrentará no dia 13 de abril o Atlético Guaratinguetá. O último compro-

misso será no dia 8 de junho, contra o Mantiqueira. Já pelo Campeonato Paulista Sub-20, o Aster Itaquá está no Grupo 12, e enfrentará times de peso como São Caetano, Juventus, São Bernardo, Corinthians e Água Santa. A pri-

meira fase também será de dez partidas, em jogos de ida e volta

A estreia do Sub-20 do time tricolor de Itaquá será no dia 12 de abril contra o São Caetano, fora de casa. Na semana seguinte, no dia 19 de abril, será a primeira

partida em casa, enfrentando o “Moleque Travesso da Javari” no Campo do Brasil. O último jogo em casa da primei ra fase será no dia 7 de junho contra o Corinthians, e o Aster conclui a primeira fase no dia 14 de junho contra o Água Santa fora de casa. O time vem em preparação desde o início de março para os torneios do primeiro semestre e, na expectativa da direção do clube, o Aster poderá manter o alto padrão apresentado no início do ano.

7 Março/Abril de 2024 www.diarioitaqua.com.br www.diarioitaqua.com.br ESPORTE
Jogo mais aguardado pelos torcedores no Paulista Sub-20 é o confronto contra o Timão, no dia 7 de junho em Itaquaquecetuba

Suzano espera mais de 120 mil pessoas para shows do ‘Suzano Fest 2024’ no Max Feffer

Apresentações musicais celebram os 75 anos de emancipação político-administrativa da cidade nesta terça-feira

A Prefeitura de Suzano espera mais de 120 mil pessoas para os quatro dias de apresentações musicais do Suzano Fest 2024, festival musical que acontece neste fim-de-semana em celebração aos 75 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Os shows estão marcados para acontecer no Parque Municipal Max Feffer, localizado no Jardim Imperador.

O festival contará com as apresentações de Alexandre Pires, Patati & Patatá, Simone Mendes, Luan Santana e Capital Inicial. A entrada foi concebida pelo formato de “Ingresso Solidário”, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, com a troca de um quilo de alimento não-perecível por um tíquete.

As atrações acontecerão todos os dias a partir das 19 horas. A programação começa no sábado com o cantor de pagode Alexandre Pires, ex-líder do “Só

Rodrigo Ashiuchi falou sobre os desdobramentos de entregas de grandes projetos para cidade parados por muitos anos, como a conclusão da Arena Suzano, os corredores viários da Marginal do Una, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista e outros.

Cidade completa 75 anos na terça-feira; prefeito destaca entrega de grandes projetos aguardados por anos Pra Contrariar”. No domingo (31 de março), será a vez de Patati & Patatá para o público infantil, seguida da cantora Simone Mendes. Na segunda-feira (1º de abril), véspera do aniversário da cidade, será Luan Santana, e no dia 2 de abril será o dia de rock com Capital Inicial.

As trocas de ingressos aconteceram em nove pontos espalhados pela cidade, entre o Paço Municipal “Pref. Firmino José da Costa”, nos Centros Culturais de Palmeiras, Casa Branca, Boa Vista, Colorado e no Centro de Artes e Esportes Unificado Alberto de Sousa Candido (CEU) no Gar-

dênia Azul, além de dois supermercados no Jardim Dona Benta e Residencial Iraí, além da Arena Suzano.

A Prefeitura informou que, em parceria com a empresa concessionária de transporte local, linhas de ônibus especiais estarão à disposição de quem quiser chegar ao parque municipal.

SUZANO, 75 ANOS

O Diário Itaquá conversou com o prefeito de Suzano sobre o estado da cidade em seu 75º aniversário de emancipação e os esforços do Poder Público em melhorar a qualidade de vida da comunidade nos últimos anos.

“Se no início a preocupação era resgatar a autoestima do cidadão, a partir de uma atuação que tinha como foco tirar do papel tantos anseios e promessas, hoje podemos colher os frutos disso. Claro que Suzano não é perfeita, há muito o que se fazer ainda. Mas é inegável o quanto o município caminhou a passos largos de volta ao caminho rumo ao desenvolvimento. Hoje, as perspectivas são as melhores possíveis. E a população sente isso de forma sincera, o que nos deixa com grande satisfação e a sensação de dever cumprido”.

8 www.diarioitaqua.com.br Março/Abril de 2024
/prefitaqua /prefeituradeitaquaquecetuba
8 REGIÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.