ITAQUAQUECETUBA-SP
11 A 17 DE OUTUBRO DE 2025
ANO 03 • EDIÇÃO 116
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

EVOLUÇÃO Trabalho conjunto permitiu avanços como a UBS+ Centro
![]()
ITAQUAQUECETUBA-SP
11 A 17 DE OUTUBRO DE 2025
ANO 03 • EDIÇÃO 116
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

EVOLUÇÃO Trabalho conjunto permitiu avanços como a UBS+ Centro
Mudanças em políticas públicas ajudaram a consolidar trabalho nos postos da cidade no ano, segundo prefeitura PÁGINA 8 E 9
PREFEITO EDUARDO BOIGUES FAZ
ENTREGA DE ARMAS E VIATURAS PARA REFORÇO NA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

PÁGINA 4
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA O OUTUBRO ROSA NA CASA DA MULHER PÁGINA 10
EXCLUSIVO: VEREADOR ROMUALDO FALA SOBRE FISCALIZAÇÃO NO HOSPITAL SANTA MARCELINA

PÁGINA 5

TURISMO: NÍSIA FLORESTA, NO RIO GRANDE DO NORTE PÁGINA 12
FUTEBOL: IAC PROMOVE SELETIVAS PARA CATEGORIAS DE BASE PÁGINA 13

OPERAÇÕES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL ATACAM TRÁFICO DE DROGAS E FALSIFICADORES

PÁGINA 7
AUTORIDADES REFORÇAM OPERAÇÕES CONTRA CONTAMINAÇÃO POR METANOL EM ITAQUAQUECETUBA

PÁGINA 6
13
ITAQUÁ PROMOVE ATIVIDADES PARA MÊS DAS CRIANÇAS E INCENTIVO À LEITURA PÁGINA 14
Tema recorrente dentro da iniciativa privada, em entrevistas de emprego ou reuniões de alinhamento entre funcionários, o conceito de “proatividade” surge de forma endêmica na cultura das empresas. A sensação de que a crise é um fato inexorável, mas o tempo de resposta pode ser gerenciado em todos os níveis da gestão, passou a ser um desafio cultural de implantação em todos os níveis. Um desafio que passou a cruzar a linha entre a iniciativa privada e a gestão pública.
Em dois momentos, em circunstâncias diferentes, a pauta policial e de Saúde Pública se entrelaçaram com a escalada de casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas vendidas em todo o país. O que começou silenciosamente na região me-

tropolitana de São Paulo passou a ganhar uma atenção nacional, levando governantes de todas as esferas a intervir, dentro de suas possibilidades e responsabilidades.
A Segurança Pública sempre foi uma questão que permeou todas as esferas de poder, uma vez que o crime da esquina não é um resultado dentro de si, mas de uma série de fatores que foram se tornando complexos ao longo do tempo, com ramificações e particularidades de nossa cultura. No jogo de empurra-empurra entre poderes sobre quem deve de fato defender o cidadão, muitas cidades se viram desamparadas diante das restrições orçamentárias feitas de forma paulatina por parte de vários governos, em que pesou a necessidade de muitos muni-
cípios se adaptarem aos novos tempos. A partir do momento em que o município toma para si o protagonismo de realizar o trabalho de patrulhamento para além dos imóveis públicos e complementar de forma ativa o trabalho de combate ao crime, os resultados começam a surgir de forma consistente com o empenho e a necessidade de cada cidade.
O fim do primeiro ciclo de recuperação da Guarda Civil de Itaquaquecetuba envolvendo itens básicos como viaturas, armamento, uniformes e treinamento para as ações do cotidiano mostrou a proatividade do governo local em cobrir o que era uma responsabilidade antes compartilhada, com resultados antes compartilhados entre as três esferas.
A partir do momento em


Antigamente, muito antes das redes sociais, essas eram as palavras que faziam o sangue gelar na grande parte dos jovens. Era o momento em que a juventude começava a dar seu adeus, diante das obrigações do Serviço Militar e do alistamento para se colocar à disposição da Nação.
A Lei do Serviço Militar data de 1964, e estabelece que todo jovem do sexo masculino necessita se alistar no ano em que completa a maioridade legal. Depois de se apresentar à Junta Militar com os documen-
tos necessários, era marcado o dia para a seleção, onde era comum que centenas de jovens viessem a comparecer de uma vez. Selecionados ou não, todos prestaram - e ainda prestam- o juramento de fidelidade à Nação, colocando-se disponíveis para sua defesa, caso necessário. Na imagem, fileiras e fileiras de jovens estendem a mão em juramento de defender a pátria - a vestimenta, comum à época: terno e gravata, sapatos sociais. Uma ocasião considerada sagrada para aquela geração.
que se estabelece a correlação entre casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas vendidas, as ações apresentadas entre Brasília, Sâo Paulo Capital e Itaquaquecetuba mostram que, embora haja necessidade de intervenções de médio e longo prazo para coibir tal prática que está levando pessoas a óbito, também é preciso ter a intervenção de curtíssimo prazo para garantir a segurança e integridade física da população.
A Saúde sempre foi uma demanda da população e a principal crítica da opinião pública- sobre a qualidade oferecida nos hospitais públicos- passou a ter uma ação mais direta do município, seja no Poder Executivo com o investimento massivo em garantir uma Atenção Básica adequada, seja no papel do Poder Legisla-
tivo de fiscalizar equipamentos públicos do Estado que, por abandono, falta de recursos ou má-fé, podem colocar em risco homens, mulheres e crianças em perigo real no momento mais vulnerável, que é o da convalescência. A partir do momento em que nossa cidade toma as rédeas dos principais problemas que nos atingem, elevamos o nosso nível de participação em criar uma sociedade mais justa. Demonstramos que o Poder Público não é uma mera “samambaia” diante das dificuldades que enfrentamos. Reforça a importância de lideranças políticas fortes na defesa de nossos direitos, e demonstra que a cidadania não é uma palavra de ordem vazia, mas um exercício reservado aos que realmente desejam mudar a realidade ao nosso redor.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano realizará entre os dias 12 e 19 de novembro um curso prático e completo de Fotografia voltado para redes sociais, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Segundo os organizadores, serão 18 vagas para qualificar e capacitar profissionais e empreendedores para utilizar imagens de forma estratégica, com o intuito de
impulsionar a comunicação digital e engajamento de seus estabelecimentos no meio digital.O curso abordará todo o processo fotográfico, desde iluminação, composição e posicionamento da câmera até o tratamento final das imagens. As inscrições podem ser realizadas até 5 de novembro por meio do link bit.ly/fotografiadesenvolvimentosuzano e acontecerão no Centro Unificado de Serviços (Centrus)- avenida Paulo Portela, nº 210, Centro.


Ação segue até o fim do mês com foco nas crianças e adolescentes até 15 anos
A Prefeitura de Itaquaquecetuba confirmou nesta sexta-feira (10 de outubro) que a cidade está aderindo de forma integral à Campanha Nacional de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde. A meta é atualizar cadernetas de vacinação e ampliar cobertura vacinal contra as principais enfermidades dentre o público infanto-juvenil no município.
A campanha está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da UBS CAIC, e postos volantes aos sábados. Durante o período da campanha, que vai até o fim de outubro, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
O foco é a imunização de crianças e adolescentes
de até 15 anos, mas todas as idades serão atendidas. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e a UBS+ Centro tem horário estendido até 20h30.
O secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social) destacou a importância da iniciativa, onde reforçou que manter a vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de proteger crianças e adolescentes, e destacou que a Administração Municipal está empenhada em levar os serviços de saúde até a população, garantindo que ninguém fique sem acesso.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso da administração com o cuidado e a prevenção. “Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Queremos que todas as famílias participem e apro-

veitem essa oportunidade de proteger nossas crianças e jovens.”
POSTOS ITINERANTES
Segundo a pasta de Saúde, a comunidade terá à disposição duran-

EMPREGO
MAIS DE 18 MIL
te os sábados, para facilitar o acesso da população, o projeto “Saúde Itinerante”, que leva postos volantes aos bairros. No dia 11, das 8h às 13h, a ação acontece na Associação MCMB (avenida Canaã, 88 – Jardim Canaã).

VAGAS CRIADAS

No mesmo dia, haverá promoção à saúde na USF Piratininga (rua Teófilo Braga, 147), das 8h às 13h, com testes rápidos, vacinação, serviços de farmácia, coleta de papanicolau, entrega de insumos e orientações de planejamento familiar.
Já no dia 18, o posto volante estará, das 9h às 15h, na EMEB Edinalva Freire (rua Itapevi, 19 – Jardim Estação) e no dia 19, também das 9h às 15h, na Farmácia Mais Brasil (avenida Rochedo de Minas, 154 –Parque Viviane).




REFORMA DO TERMINAL MANOEL FEIO
CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PIRATININGA
Com investimento em todas as áreas, Itaquá se transforma a cada dia, criando novas oportunidades e um futuro melhor para a população.
Boigues destacou investimentos e melhoria nos índices de aprovação da corporação junto à população
por ANDRÉ DINIZ
A Guarda Civil Municipal (GCM) e seus destacamentos especiais - como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Guarda Ambiental - receberam um novo reforço em sua estrutura de trabalho na manhã de quarta-feira (7 de outubro), com a oficialização da entrega de seis novos veículos- sendo três novas viaturas para patrulhamento, além de vinte novas pistolas e 232 peças de fardamento pela Administração Municipal.
A solenidade aconteceu na sede da GCM, localizada na Vila Virgínia, e contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, do vice-prefeito Rogério Tarento, membros do secretariado municipal, do comando da GCM, além de representantes da Câmara de Vereadores.
A entrega consistiu em três novas viaturas do modelo Jeep Commander ano 2025, que serão encaminhadas à Romu para patrulhamento e serviços administrativos, além de três Renault Kwid para trabalho interno e deslocamento de equipes do setor de vigilância.
Dentre os itens de armamento, foram entregues 20 pistolas modelo Taurus TH no calibre .40 S&W, obtidas com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta da GCM com alta capacidade de engajamento e segurança para os operadores. Já entre as peças de fardamento é composto por botas, gandola, calça e boina, produzidas com novos materiais e com novo esquema de cores, com o intuito de oferecer o con-
forto, segurança e praticidade para o trabalho dos agentes em campo.
A Prefeitura ressaltou que, desde o início de 2021, a renovação do arsenal da corporação municipal consistiu em 240 pistolas e 70 carabinas Taurus CTT também no calibre .40 S&W. A Admnistração Municipal também apontou que, nos últimos cinco anos, o número de viaturas em operação na cidade saltou para 50, incluindo sete motos, um caminhão antiaglomeração (o “Tempestade”), um trailer-reboque, uma viatura da Ronda de Proteção da Mulher e uma da Guarda Ambiental, além de três veículos da Defesa Civil.
“Não é só somente o combate à violência, mas salvar vidas. Tivemos um caso ontem no Piratininga, de uma tentativa de suicídio com medicação. Os agentes da UBS foram até o local, e entraram em contato com a GCM que abriu a casa e salvou a vida dela. A GCM é a humanização da nossa gestão e temos orgulho do trabalho feito aqui”, afirmou o vice-prefeito Rogério Tarento.
“Com a entrega das viaturas, a gente tem a melhoria da moral da tropa. É o orgulho de embarcar numa viatura para proteger e servir. Diferentemente do que encontramos há quatro anos- hoje temos orgulho de patrulhar a cidade. Temos quase o mesmo número de viaturas da Polícia Militar. A nossa GCM é uma das mais bem armadas, com o treinamento de acordo com a Polícia Federal”, destacou o secretário Anderson Caldeira (Segurança





Autoridades reforçaram investimento contínuo na melhoria dss condições da corpporação
Urbana).
O prefeito Eduardo Boigues ressaltou que o empenho dos agentes da GCM em servir a comunidade fez com que a pauta da Segurança Pública se tornasse um dos aspectos de maior evolução dentro da percepção pública na cidade nos últimos anos, e que os investimentos na corporação permitiram a expansão do trabalho junto à comunidade para além da segurança patri-

monial, contribuindo de forma consistente na redução da violência e criminalidade.
“Investir na GCM é investir na proteção do cidadão. Estamos garantindo melhores condições de trabalho para quem está na linha de frente, defendendo a população todos os dias. Essa é mais uma entrega concreta do nosso compromisso com Itaquá”, afirmou o chefe do Executivo da cidade.
PLANOS PARA O FUTURO
Perguntado sobre a possibilidade de novos concursos para a Guarda Civil Municipal, o prefeito confirmou a intenção do Município em aplicar um novo certame, e que estão sendo tratados os detalhes para a contratação de uma banca examinadora no mesmo nível da Fundação Vunesp, que realizará a prova para a Educação e que já foi definida na
segunda metade do ano. Sobre a possibilidade de instalação de uma central de monitoramento, Boigues também confirmou que a Administração está trabalhando para estabelecer os parâmetros que serão aplicados no sistema que deverá cobrir a cidade como um todo, incluindo o sistema de reconhecimento facial, semelhante ao aplicado na cidade de São Paulo com o “Smart Sampa”.

Vereador falou sobre situação, problemas e fiscalizações realizadas em unidade de referência do Estado
por ANDRÉ DINIZ
O Diário Itaquá entrevistou com exclusividade na tarde desta sexta-feira (10 de outubro) o parlamentar da Câmara de Itaquaquecetuba que falou mais sobre sua luta para que o hospital tenha condições de atender com dignidade, segurança e eficiência os moradores da cidade e do Alto TIetê.
O Hospital Santa Marcelina, localizado em Itaquaquecetuba, é uma das
DIÁRIO ITAQUÁ
O senhor vem acompanhando a situação do hospital desde o início do ano. Muitos ainda querem saber: o que está acontecendo com o Hospital Santa Marcelina?
ROMUALDO JORNALISTA :
Este é um hospital pago pelo Estado e o que vemos é um descaso total. Pelas denúncias que chegaram ao nosso gabinete e pelas redes sociais, temos a constatação de corredores superlotados, pacientes que ficam nas macas e o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) não consegue a liberação dessas macas para fazer atendimento de outros casos, o quarto andar do hospital serve de depósito e está abandonado, e nós pedimos socorro ao governo do Estado. Aprovamos nesta semana um requerimento ao secretário de estado Eleuzes Paiva (Saúde) e o nosso prefeito tem tentado esse diálogo com ele por meio do secretário Gabriel Rocha para que chegue denúncias, mas não tivemos solução.
DIÁRIO ITAQUÁ
Durante as fiscalizações feitas pelo seu mandato no Santa Marcelina, o que encontrou que mais chamou a atenção?
ROMUALDO : O que chama a atenção é o descaso com a população. As pessoas estão literalmente largadas nos corredores, os atendimentos demoram até semanas e sabemos que é um hospital de referência, mas não podemos aceitar que a população fique à mercê nos corredores. O que nos traz indignação é o olhar nega-
unidades de referência da rede estadual de Saúde e vem recebendo, ao longo do ano, uma série de denúncias envolvendo sua infraestrutura, equipe de atendimento, falta de leitos, entre outros problemas.
A questão se intensificou nesta semana com a votação e aprovação de um requerimento do vereador Romualdo Jornalista na Câmara de Vereadores, pedindo que o governo do Estado tome providências
tivo do hospital para com a população, e o Estado que não tomou nenhuma providência.
DIÁRIO ITAQUÁ
Como está sendo o trabalho da Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba na pressão junto à direção do Hospital e à Secretaria de Estado por respostas e melhorias no Santa Marcelina?
ROMUALDO : O papel que vem exercendo a Câmara de Vereadores na pressão por respostas tem por fim a fiscalização dentro do município. O poder Legislativo pode e deve atuar e levar ao governo o que está acontecendo por meio de demandas, seja por indicações ou requerimentos. O que chega pra gente na Casa de Leis são as denúncias e reclamações de quem utiliza de fato, e a Câmara pode se unir para trazer melhorias e chamar a atenção. Reafirmo: o vereador tem atuação no município porque, do ponto de vista político, não temos deputados federal ou estadual que são de Itaquaquecetuba para levar essas demandas diretamente ao governo e a quem pode decidir. Muitos homens e mulheres foram eleitos com os votos de Itaquá, mas apenas passaram por aqui. O vereador tenta fazer do mandato uma ponte ao governo estadual, ou o governo federal, mas até o momento não tivemos resposta. E é importante a união da Câmara da Prefeitura, da população para levar as denúncias à frente.
DIÁRIO ITAQUÁ
A Câmara de Vereadores e o seu gabinete ti-
sobre a utilização do quarto andar do hospital, que é de responsabilidade do Estado, que estaria sendo usado apenas como depósito e seria subutilizado com a necessidade de leitos.
Além disso, Romualdo foi peça central em denúncias por parte de seu mandato sobre problemas estruturais na unidade hospitalar, como a qualidade da água das torneiras, que estaria imprópria para uso externo ou consumo.
veram alguma resposta do Hospital Santa Marcelina diante das manifestações realizadas nos últimos meses?
ROMUALDO : A resposta até o momento é zero- não há nenhuma informação de obra no hospital até o momento, oficialmente nada. Temos denúncias no Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), Coren (Conselho Regional de Enfermagem), no Ministério Público, na Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério Público foi acionado, mas ainda sem resposta.
DIÁRIO ITAQUÁ
Dentre as denúncias, também há várias questões envolvendo o atendimento oferecido à população.
ROMUALDO : Bom, é importante deixar claro que a nossa luta não é contra enfermeiros, técnicos, equipes da limpeza, médicos, até porque a gente tem excelentes profissionais que atuam aqui dentro. Mas o que a gente enxerga hoje é o quê? É poucos enfermeiros, poucos médicos, pouca equipe de limpeza, sobrecarrega todo mundo, todo mundo fica cansado, estressado, e aí não dá conta de atender. Por exemplo, um enfermeiro cuida de 40 pacientes aqui dentro. Um técnico de enfermagem cuida de 15, de 20. E aí eles descumprem também, por ordem da chefia, eles descumprem, descumprem a Resolução 709 do COFEN, que é exatamente a hemoterapia que é uma, uma, uma, um procedimento, é, somente executado pelo enfermeiro, e os técnicos estão sendo, é, obrigados, ali, entre aspas, a realizar esse procedimento. Então a gente


percebe o quê? Ótimos médicos, e enfermeiros e técnicos excelentes, equipe da limpeza atuando 24 horas, mas falta funcionário e falta que a administração local, o diretor do hospital, olhe para isso e dê uma solução contratando mais médicos, enfermeiros, e equipe de limpeza, eu acredito que vai melhorar bastante a situação

aqui dentro também.
DIÁRIO ITAQUÁ
Como a Comunidade pode agir para mudar a situação do Hospital Santa Marcelina?
ROMUALDO : Se você sofre com o descaso, pode procurar a Polícia Civil, confeccionando um BO,
ou , procure a ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde, ou do Hospital Santa Marcelina. Precisamos agir. Precisamos cuidar dos nossos, pois a vida é única. Além disso, a Imprensa tem um papel importante ao receber as denúncias da população e dar voz aos que precisam, bem como nossos representantes no Poder Legislativo.
Fiscalização conjunta encontrou mais de 150 produtos vencidos foram apreendidos e destruídos
por ANDRÉ DINIZ
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou nesta terça-feira (7 de outubro) que iniciou uma força-tarefa com foco na fiscalização de bares e adegas da cidade, visando coibir a venda de bebidas adulteradas ou fora do prazo de validade que representam risco à saúde.
A Operação Anti-Metanol é conduzida de forma integrada pelo Procon, secretarias de Saúde, Receita e Segurança, além da Polícia Civil. Até o momento, a fiscalização resultou na apreensão e destruição de mais de 150 produtos vencidos com o apoio de um caminhão compactador e uma adega notificada.
O secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha, destacou o caráter preventivo da operação. “O consumo de bebidas adulteradas pode causar sérios danos à saúde. Nosso dever é garantir que apenas produtos dentro das nor-
mas sanitárias cheguem ao consumidor.”
Já o prefeito Eduardo Boigues reforçou que as fiscalizações serão contínuas. “Em Itaquá, não há espaço para irresponsabilidade. Vamos seguir firmes, fiscalizando e punindo quem insiste em colocar vidas em risco. Nosso compromisso é com a segurança e o bem-estar da população.”
Consumir bebida alcoólica com segurança é fundamental para preservar a saúde e evitar riscos graves, como a intoxicação por produtos adulterados. Para isso, algumas orientações são importantes, como adquirir bebidas em estabelecimentos confiáveis, que possuam alvará de funcionamento e vendam produtos com procedência garantida. O ideal é evitar comprar em comércios clandestinos, barracas improvisadas ou de vendedores ambulantes sem identificação.
Antes do consumo, vale observar o rótulo e a embalagem, verificando se o produto tem informações claras como nome do fabricante, número do lote, data de validade, CNPJ e registro oficial. Garrafas com lacres rompidos, rótulos mal colados, com erros de ortografia ou bebidas com cor, cheiro ou sabor alterados são sinais de atenção. Outro fator relevante é o preço. Se a bebida estiver com valor muito abaixo do praticado no mercado, pode indicar falsificação ou adulteração. Também vale evitar o consumo de misturas caseiras, como batidas ou coquetéis de procedência duvidosa.
É importante conhecer os sinais de alerta para uma possível intoxicação por bebida adulterada, especialmente metanol, um álcool usado em solventes e outros produtos quími-


cos, sendo altamente tóxico e perigoso quando ingerido. Ele pode atacar o fígado, cérebro e o nervo óptico, levar à cegueira, coma e, em casos extremos, à morte. Os sintomas mais comuns incluem náusea, vômitos, dor de cabeça intensa, tontura, visão turva ou perda da visão, dificuldade para respirar, confusão mental, convulsões, dor abdominal

forte e até perda de consciência. Caso qualquer um desses sintomas apareça após o consumo de bebida alcoólica, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
Para denúncias, a Vigilância Sanitária de Itaquaquecetuba informa que atende pelo (11) 4506-4180
ou pelo e-mail (vigilancia. sanitaria@itaquaquecetuba.sp.gov.br), a Ouvidoria pelo ouvidoria.saude@ itaquaquecetuba.sp.gov. br, a GCM pelo 153, (11) 4753-1108 / 1421 / 1274 ou 4642-4659, o Procon pelo (11) 4642-2005 ou procon@itaquaquecetuba.sp.gov.br e a Fiscalização de Posturas pelo (11) 4753-7032 ou posturas@ itaquaquecetuba.sp.gov.br.

Cocaína, crack, maconha e lança-perfume estão entre os narcóticos encontrados na Chácara Cuiabá
DA REDAÇÃO
A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba divulgou o balanço da 15ª fase da Operação “Imperium Legis”, realizada entre a tarde de quarta-feira (8 de outubro) e a madrugada de quinta-feira (dia 9), com a apreensão de mais de 4,4 mil doses de entorpecentes diversos.
Segundo as autoridades, a ação foi deflagrada depois de uma denúncia anônima que levou os agentes a um “apartamento-bomba” na Chácara Cuiabá, onde foi encontrada grande quantidade de drogas de diferentes tipos. O apartamento abandonado continha, conforme relato da GCM, cerca de 2,5 mil porções de droga k, 800 pinos de cocaína, 50 pedras de crack, além de 2 mil frascos de lança-perfume e a contabilidade da quadrilha que operava no local.
A GCM reiterou que outros bairros também foram alvos da operação. No Tipóia foram recolhidas 281 porções, entre droga k, crack, cocaína, haxixe e maconha. No Residencial Flamboyant, foram 75 no total, entre cocaína, maconha, colombiana, haxixe e skank. No Jardim Napoli, os agentes



Nova série de intervenções promoveu a retirada de drogas e obtenção de informações sobre o tráfico de drogas
encontraram cocaína, crack e maconha, que somavam 242 porções. Já no Jardim Nascente, foram apreendidas 71 de cocaína, droga k e haxixe. No Maragogipe, os agentes localizaram 329 entorpecentes, entre cocaína, droga k, maconha,
skank, haxixe e colombiana. Por fim, no Monte Belo, houve a apreensão de 86 porções de crack, maconha e cocaína. O material foi encaminhado à Delegacia Central, onde o caso segue sob investigação para identificar e localizar os envolvidos na rede de tráfico.
O secretário de Segurança, Anderson Caldeira, também reforçou o compromisso da gestão com a segurança pública, em que o sucesso da 15ª fase da Operação Imperium Legis é resultado de um trabalho estratégico, baseado em inteligência e parceria
entre as forças policiais. O comando da pasta destacou que a cidade seguirá atuando com rigor e precisão para devolver a tranquilidade aos moradores. O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da operação no combate direto ao crime organizado.
“Itaquá está enfrentando o crime com coragem e inteligência. Nossas forças de segurança estão nas ruas, dia e noite, para proteger a população e desmontar o tráfico. Essa operação é mais uma resposta firme contra quem insiste em desafiar a lei”, concluiu.
Cerca de 4 mil peças foram apreendidas entre uniformes de clubes nacionais e de seleções
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba estourou uma fábrica clandestina dedicada à falsificação de camisetas esportivas. A operação foi realizada após uma denúncia anônima que levou os agentes até um imóvel no Morro Branco na quarta-feira (8 de outubro).
No local, foram encontradas cerca de 4 mil camisetas de clubes de futebol nacionais e internacionais, prontas para comercialização. De acordo com as investigações iniciais, cada peça seria vendida por R$ 30, o que poderia gerar um lucro estimado em R$ 120 mil.
Um homem de 38 anos
foi conduzido à Delegacia Central para prestar esclarecimentos e permanece à disposição da Justiça. “Reforçamos a importância das denúncias anônimas e o compromisso da GCM em combater atividades ilegais que prejudicam a economia e a segurança da população”, disse o secretário de Segurança, Anderson Caldeira. O prefeito Eduardo Boigues enfatizou a relevância da operação para a segurança do município.
“A ação mostra o compromisso da nossa GCM com a segurança e o combate à criminalidade. Vamos continuar investindo para manter Itaquá cada vez mais segura”, concluiu.


por ANDRÉ DINIZ
Investimentos realizados em infraestrutura, consultas e exames se tornaram marca da gestão em 2025
Uma das principais demandas da opinião pública nas últimas cinco décadas, a Saúde Pública ganhou novos contornos dentro da gestão pública municipal em 2025, segundo balanço feito pela Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba. Dentre inaugurações e programas públicos, o Município aponta a melhoria da gestão como uma das principais marcas no momento.
Segundo a Administração Municipal, o ano foi marcado por uma mudança na abordagem das políticas públicas, em que a recuperação da infraestrutura realizada entre 2021 e 2024 foi mantida com a entrega, ainda nos primeiros cem dias de governo, da Unidade Saúde da Família (USF) do Jardim Miray no final de março, da conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Tropical prevista para o mês de outubro, e a vinda do Instituto de Nefrologia de Itaquaquecetuba (INI) no final de setembro.
No entanto, para a pasta da Saúde, três momentos ganharam destaque dentro da gestão da Saúde no município, sendo o primei-
ro deles a implantação do programa “Agiliza SUS”, no final de fevereiro. Lançado com o intuito de reduzir a fila de espera de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade na rede municipal, o programa foi concebido para ampliar o acesso da comunidade aos serviços de Saúde e fortalecer a atenção primária como porta de entrada do cuidado do cidadão.
Lançado em com uma meta inicial de promover mais de 35 mil atendimentos na sua primeira fase, até o final de junho, a primeira etapa teve como foco na realização de procedimentos, consultas e exames com especialistas no regime de mutirão, focado nos pacientes aguardando uma consulta. Ao final de junho, a meta foi superada segundo levantamento da pasta, com 36.942 atendimentos, envolvendo 9.315 consultas especializadas, 26.363 exames, com destaque para eletrocardiogramas, e 1.264 pequenas cirurgias como de catarata e vasectomia.
A segunda fase foi iniciada em julho e expandiu o alcance para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo chamado “ciclo
de cuidado”, com a integração de consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, ações como vacinação, atendimento odontológico e entrega de remédios. Nessa etapa, foram registrados 16.102 atendimentos em 12 UBSs.
A segunda fase alcançou as UBSs Morro Branco, Odete e Caiuby (4.927 atendimentos); as UBSs Mônica, Fortuna e Maragogipe (4.688) e, no terceiro ciclo da segunda fase, no Jardim do Carmo, Paineira e Monte Belo, (4.236). O quarto ciclo teve início no último sábado (4) nas UBSs Centro, Caic e Marengo, com 2.251 atendimentos, sendo 631 consultas médicas, 270 atendimentos em farmácia, 97 de enfermagem, 398 odontológicos, 246 coletas laboratoriais, 468 de regulação e 141 vacinações.
Segundo a Secretaria de Saúde, a terceira fase será centrada na informatização do sistema municipal de saúde para integrar os serviços e aumentar a agilidade dos processos. O avanço tecnológico vai contribuir para a continuidade e eficiência do programa, que agora soma 53.044 atendimentos.

Na segunda quinzena de setembro, a Secretaria de Saúde entregou a reforma e ampliação da UBS Centro, localizada na rua João Vagnotti, próximo à praça Padre João Álvares. A reforma expandiu o número de salas para 16, com um investimento total de R$2 milhões por parte do Município.
A nova “UBS+ Centro” passou a contar com uma nova configuração de atendimento, sendo dividida em duas partes: das 7 às 17 horas funciona como um posto de saúde com atendimento de clínico geral e porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), e das 17 às 21 horas como um mini centro de especialidades, com médios nas áreas de psicologia, urologia, proctologia, ginecologia de alto risco, pediatria, gastroenterolo-
gia e otorrinolaringologia. O equipamento passou a contar com 60 médicos, além de técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e equipe de apoio.
Durante a inauguração, o secretário Gabriel Rocha (Saúde) e o prefeito Eduardo Boigues destacaram a mudança de paradigma da Saúde Municipal, atuando de forma mais incisiva para resolver os problemas de demanda localizados, criando um espaço que permite a integração entre médicos de diferentes áreas visando diminuir o intervalo de atendimento, com uma aproximação mais humanizada e eficiente.
O modelo, segundo a pasta, deverá ser aplicado em outras unidades que deverão ser instaladas na cidade nos próximos anos,
com a principal meta de reduzir o absenteísmo (o não comparecimento a consultas), que já chegou a 70% dos agendamentos. A Municipalidade também expressou a importância da manutenção compartilhada entre Poder Público e comunidade para a manutenção do alto padrão das instalações entregues há quase um mês.
Gestores públicos também ressaltaram que a UBS+ Centro é uma prova concreta da capacidade do município em promover mudanças reais no atendimento básico à população com recursos próprios, a despeito das questões envolvendo a queda de arrecadação do município nos últimos anos, mantendo um atendimento de qualidade e voltado ao respeito para com aqueles que mais precisam.


Para a Administração Municipal, o trabalho realizado nos últimos quatro anos, e em especial em 2025, foram comprovados com a divulgação no início de outubro do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, assinado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).
O levantamento feito em mais de 400 municípios com mais de 80 mil habitantes avaliou 13 pilares e 65 indicadores que tratam de temas como Sustentabilidade Fiscal, o funcionamento da máquina pública, educação, saúde, meio ambiente, inovação e inserção econômica, e foi divulgado no dia 2 de outubro na internet.
Segundo a apuração feita pelo CLP, Itaquaquecetuba alcançou o 64º lugar dentre os municípios do Estado de São Paulo, a 100ª colocação entre as cidades da região sudeste e o 181º lugar entre todos os municípios brasileiros analisados. O ranking do CLP considera que “qualidade é condição básica para avaliar o nível de bem-estar e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população”.
Dentro da competência “Qualidade da Saúde’, os principais destaques foram os avanços dentro do escopo de São Paulo no combate à desnutrição na infância (67ª colocação, subindo 10 pontos), à obesidade na infância (52º lugar, subindo 16 posições) e na mortalidade por causas evitáveis (65º lugar, quatro colocações). Na mortalidade materna, Itaquaquecetuba chegou ao 43º lugar no Estado.
Quanto ao Acesso à Saúde, a cidade chegou à 88ª colocação no ranking estadual como um todo, mas apresentou melhorias em relação ao levantamento anterior: subiu três posições na competência, bem como ao 31º lugar em cobertura vacinal e está no Top-100 na cobertura da atenção primária.
O secretário Marcello Barbosa (Governo) destacou o impacto positivo da Saúde na cidade de Itaquaquecetuba nos últimos anos. “Estamos transformando a forma de cuidar das pessoas, aproximando os serviços de saúde dos bairros e mostrando que




SUS




Local passa a contar com 60 médicos e oferece sete especialidades médicas para reduzir tempo de atendimento
gestão pública eficiente significa resultados concretos, atendendo na base, de forma humana e com mais dignidade”, disse.
Para o secretário Gabriel Rocha, iniciativas como o “Agiliza SUS”, a entrega da nova UBS e as refor-
mas da infraestrutura de atenção básica consolidam um novo momento na cidade. “Estamos transformando a forma de cuidar das pessoas, aproximando os serviços de Saúde dos bairros e mostrando que gestão pública eficiente
significa resultados concretos, atendendo na base, de forma humana e com mais dignidade”, apontou. Durante a entrega da UBS+ Centro, o prefeito Eduardo Boigues rebateu as críticas contra a Saúde da cidade, reiterando os avanços apresentados. “Muitos dizem nas redes sociais que a saúde de Itaquá não presta. Pois estou aqui pra dizer para todos que nós prestamos sim, e que trabalhamos para todos, inclusive para nossos críticos. Acredito que críticas construtivas ajudam no trabalho da gente. No começo do ano tivemos crises econômicas, instabilidade política e tudo isso influencia no investimento, mas conseguimos avançar e muito. Essa energia nos revitaliza”, apontou.
Casa da Mulher e Unidades Básicas de Saúde participarão de atividades especiais incluindo mutirão de mamografia
A cidade de Itaquaquecetuba divulgou no início desta semana a programação completa de atividades em celebração ao “Outubro Rosa” - campanha mensal de conscientização sobre a saúde feminina e prevenção ao câncer de mama. As atividades acontecerão em diversos pontos da cidade, incluindo instalações das secretarias de Saúde e da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, envolvendo palestras, exames, rodas de conversa, campanhas solidárias e caminhadas.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) prepararam um cronograma com palestras, rodas de conversa e orientações, além de atendimento com ginecologistas e a realização de papanicolau, começando nesta terça-feira (7 de outubro), às 10h30, na UBS Paineira (rua Serra do Paranapiacaba, 380) e no dia 10, às 13h, na USF Pequeno Coração (rua Vasco da Gama, 201). Já no dia 11, às 8h, será a vez da UBS+ Centro (rua João Vagnotti, 221). No dia 16, a programação terá dois horários: às 9h na USF Jardim América (avenida Pedro da Cunha Albuquerque, 2.500) e às 14h na USF Josely (rua Floresta, 43).
Segundo a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, 300 exames de mamografias serão feitos a partir desta semana em mulheres de 35 a 80 anos, todas já previamente agendadas. Além disso, será realizada a Casa da Mulher Itinerante, levando roda de conversa aos bairros. Na

quinta (9 de outubro), das 14h às 16h, a atividade será realizada no Jardim Amazonas (rua Novo horizonte, 6A) e na sexta (dia 10), no mesmo horário, a ação acontece no Jardim Nicea (rua Rubi, 546). No dia 17, das 10h às 12h, estará na Estância Fraternidade (rua Votorantim, 78).
A programação segue no dia 20, das 10h às 12h, na Casa da Mulher (rua Guariri, 261 - Vila São Carlos). Encerrando a agenda, no dia 24, às 14h, o equipamento recebe uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama, em parceria com a Secretaria da Saúde. Empresas e escolas também vão receber rodas de conversa sobre auto toque e prevenção.
Estão programados cor-
tes solidários nos dias 6, 13 e 20, das 13h às 17h, na Casa da Mulher (rua Guariri, 261 - Vila São Carlos).
As mechas doadas serão transformadas em perucas para mulheres que estão em tratamento quimioterápico. O espaço contará com atendimento exclusivo e as interessadas devem se inscrever via WhatsApp (11) 97378-8568.
No dia 15, das 15h às 17h, será realizada a eleição do Conselho da Mulher, na Casa da Mulher. E no dia 18, a Caminhada Outubro Rosa será das 7h ao meio-dia, com concentração, largada e chegada no estacionamento do Itaquá Park Shopping (estrada Municipal do Mandi, 1205- Jardim Adriane). Inscrições pelo cutt.ly/Cr-


MVhUpt.
Nos dias 18 e 25 haverá uma ação especial no Centro de Especialidades (rua MMDC, 58 - Centro) que contará com três palestras das 8h às 17h, além de atendimentos e orientações às mulheres. No dia 20, às 10h, a atividade será realizada na UBS Morro Branco (rua Rio Grande do Sul, 585). Já no dia 21, às 9h, será a vez da UBS Cauiby (estrada dos Índios, 1.125).
No dia 22, haverá três locais de atendimento: às 10h na USF Miray (rua Rio Grande do Sul, 585), às 11h na UBS Jardim do Carmo (rua Jaú, 26 - Vila Monte Belo) e às 14h na USF Piratininga (rua Teófilo Braga, 147). A programação segue no dia 23, às 10h,
na UBS Fortuna (estrada do Campo Limpo, 658) e no dia 24, às 8h, na USF Nicea Louzada (rua Diamante, 181).
Encerrando o mês, no dia 29 haverá atividade às 9h no SAE/CTA (rua Duque de Caxias, 187- Centro) e às 10h na UBS Maragogipe (rua Paulistânia, 95). Já no dia 31, às 10h, a programação se encerra na UBS Jardim Odete (rua Visconde da Taunay, 270).
Ao longo do mês, haverá ampliação da oferta de exames, incluindo ultrassom transvaginal, ultrassom de mama e ultrassom de tireoide. As mamografias realizadas pela carreta do governo estadual funcionarão em livre demanda, sem necessidade de agendamento. Já pela Central
de Regulação, a Secretaria de Saúde fará com os agendamentos das vagas disponibilizadas pelo sistema estadual, priorizando a fila existente.
“A nossa cidade está empenhada com ações de acolhimento e ajuda às mulheres. Temos o dever de promover e alertar a população sobre a importância do autocuidado. Convidamos todas para participar. A prevenção é a melhor escolha”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues. Para mais informações a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania está localizada na rua Nemésio Cândido Gomes, 30- Vila Zeferina e a Secretaria de Saúde atende na rua MMDC, 58 - Centro.

Localizada no litoral do Rio Grande do Norte, a cidade agrada pelas belíssimas praias e lagoas e também pelos restaurantes com ótima acessibilidade
Se você precisa de umas (merecidas) férias e pensa em descansar não só o corpo mas principalmente a mente, um lugar que certamente vai atender às suas demandas é a deliciosa cidade de Nísia Floresta, no litoral do Rio Grande do Norte.
Localizada a 40 quilômetros de Natal, Nísia Floresta é o local certo para repousar, curtir banhos incríveis e ampliar o contato com o mar e a brisa que fazem a fama das praias nordestinas.
A cidade abriga praias paradisíacas como Camurupim, Tabatinga e Búzios, além de lagoas de águas mornas. Ou seja, tudo o que uma pessoa em férias precisa para jogar o estresse pra bem longe.
As acomodações atendem desde viajantes em busca de sossego até famílias que não abrem mão de infraestrutura e diversão. Entre as dicas de hospedagem está a Palawan Pousada & Bistrô, na Barra de Tabatinga, que combina rusticidade com sofisticação e oferece chalés confortáveis. O Praia Bonita Resort, entre a Praia de Camurupim e a Lagoa de Arituba, é ideal para quem busca estrutura completa. Com 151 apartamentos, o resort oferece piscinas, spa, quadras esportivas e restaurante.
Para quem já está nos sonhos de uma hospedagem pé-na-areia, a Pousada Praia das Tartarugas é a dica. Também localizada na Barra de Tabatinga, tem ambiente tranquilo, restaurante próprio e vista privilegiada do mar. Outras incríveis opções são a Pousada Sua Praia, que oferece chalés equipados com varanda com redes, piscina e restaurante, e o Colmeia Chalés, em Camurupim, ideal para casais e grupos que desejam sossego sem abrir mão do lazer.
Gastronomia e acessibilidade
Nos últimos anos, Nísia Floresta vem se notabilizando por uma cena gastronômica que investe cada vez mais em acessibilidade. Esse roteiro é formado por estabelecimentos com rampas e banheiros preparados para receber pessoas com mo-




Um dos mais interessantes destinos turísticos do sul de Minas, Gonçalves será palco do 1º Festival de Cerveja Artesanal da Mantiqueira Mineira. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece entre os dias 17 e 19 de outubro e é mais uma excelente oportunidade para conhecer essa charmosa cidade.
Localizada na divisa com São Paulo e situada na Serra da Mantiqueira, Gonçalves encanta por seus cenários naturais. Mirantes, rios, cachoeiras e trilhas convidam ao relaxamento e à aventura, com opções para quem busca contato intenso com a natureza.
Idealizado pelas cervejarias 3 Orelhas e Confra, o festival quer mostrar que cada rótulo carrega a identidade da Mantiqueira Mineira e que a cerveja artesanal é fruto de um processo que começa no campo e termina no copo.
Participam desta primeira edição as cervejarias 3 Orelhas, Confra, Doktor Bräu, Jybá, Sapucaí e Satélite, que harmonizarão seus rótulos com pratos e quitutes da Balaiô Sanduicheria, Chalé Gastrobar, Lolita Pizzas, Maria Bonita Gastronomia, Restaurante Sabor sem Freio, Sauá Queijos e Vinícola Artesã. Durante o festival, também ocorre a colheita do lúpulo cultivado em Gonçalves, permitindo aos visitantes acompanhar o processo de perto e entender como o ingrediente essencial da cerveja é integrado à produção artesanal. Serão servidos 30 tipos diferentes de cerveja.
A feira cervejeira oferecerá degustação e venda de rótulos da Mantiqueira, oficinas de harmonização, rodas de conversa com cervejeiros, produtores e chefs sobre inovação e identidade, além de menus especiais criados por bistrôs e restaurantes locais. A programação musical inclui apresentações de blues, rock e MPB, com músicos e bandas regionais, durante os três dias de evento.
deve nada a praias do exterior bilidade reduzida. Entre os destaques desse roteiro estão o Restaurante Caranguejo do Olavo, localizado na Praia de Camurupim, e o Pousar da Sua Praia, em Tabatinga. Ambos oferecem vagas especiais no estacionamento, rampas de acessibilidade em todas as áreas, inclusive de acesso à beira-mar. Os pratos são um de-
leite só. Peixes e frutos do mar preparados com receitas típicas locais que oferecem um sabor único e deixam no visitante a vontade de retornar logo. Mas não são apenas os portadores de necessidades especiais que são contemplados no roteiro. O público LGBTQIA+ tem como opção inclusiva o restaurante Pimenta com Sal, também em Barra de
Tabatinga. O local tem ainda cardápio especial para veganos, além de pratos adaptados para pessoas celíacas e intolerantes à lactose. As famílias com crianças também são contempladas – o Menu Kids é sempre preparado antes. Mais informações sobre Nísia Floresta você pode conferir em www.instagram.com/nisiaconventiobureau
O festival também celebra a antiga relação entre Minas Gerais e a produção cervejeira. Registros históricos indicam que, em 1820, padres europeus já produziam cerveja em mosteiros mineiros para purificar a água. Em 1861, com a chegada de imigrantes alemães a Juiz de Fora, a produção se consolidou e se espalhou pelo estado. Hoje, Minas ocupa a terceira posição no ranking nacional de cervejarias registradas, com mais de 220 estabelecimentos. Esse crescimento reflete o movimento de valorização das cervejas artesanais no Brasil, marcado pela busca por sabores autênticos, conexão com o consumidor e uso de insumos locais.
Em paralelo ao festival, de 16 a 19 de outubro, acontece o Experiências Mantiqueirias, com visitas a cervejarias artesanais da região, completando o roteiro de imersão na cultura cervejeira da Mantiqueira Mineira. FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
Atletas nascidos entre 2009 e 2012 poderão participar da seletiva em Itaquaquecetuba
DA REDAÇÃO
O Itaquá Athletico Clube, time oficial da cidade, informou nesta quarta-feira (8 de otubro) que estão abertas as inscrições para jovens atletas que sonham em vestir a camisa do clube e mostrar seu talento dentro de campo. Os registros são para cadastro reserva das categorias sub15 (nascidos em 2011 e 2012) e sub-16 (nascidos em 2009 e 2010).
Os interessados devem preencher o formulário online (https://cutt.ly/Sr2ucWSW), que é a primeira etapa de triagem, na qual as fichas dos jogadores serão analisadas. Apenas os candidatos aprovados nessa fase serão convocados para a avaliação
presencial e é obrigatório apresentar atestado de aptidão física.
“O Itaquaquecetuba Athletico Clube é um projeto que vem abrindo portas para os jovens e incentivando o esporte de base. Queremos descobrir novos talentos e dar a eles a chance de crescer dentro da cidade”, destacou o secretário de Esporte, Fabiano Novais.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso do município com o incentivo ao esporte. “O futebol é uma oportunidade de transformação social e nosso objetivo é que cada jovem tenha espaço para sonhar e se desenvolver com responsabilidade e apoio”, apontou.


População pode registrar solicitações 24h pelo 0800 0800 066, site ou app Cidade Iluminada
Moradores de Itaquaquecetuba que necessitam de atendimento para problemas de iluminação pública em sua rua passaram a contar com mais uma ferramenta de comunicação com a Prefeitura, segundo a Secretaria de Serviços Urbanos. A novidade do novo sistema online de demandas foi apresentada nesta terça-feira (7 de outubro).
Agora, além do atendimento telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia pelo número 0800 0800 066, os moradores podem
registrar chamados pelo site novo.cidadeiluminada. com.br ou pelo aplicativo Cidade Iluminada, disponível para smartphones Android e iPhone.
A ampliação dos canais tem, segundo a Prefeitura, o objetivo de facilitar o acesso da população ao serviço, que já realiza ações como rondas noturnas, manutenção de postes, trocas de equipamentos e novas instalações. As solicitações mais comuns incluem lâmpadas queimadas, luzes piscando, que estão acesas durante o dia, postes com fios soltos e ausência de
luminárias.
Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquaquecetuba destacou o impacto positivo que a iluminação preservada e funcional tem na qualidade de vida da população, contribuindo diretamente para a segurança e o bem-estar das comunidades, e que a Prefeitura mantém o compromisso de garantir que nenhum ponto da cidade fique no escuro.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, a modernização representa mais um avanço na gestão da cidade. “Antes mesmo de


Prefeitura diz que mantém compromisso com iluminação plena da cidade
assumirmos a prefeitura, sabíamos que a iluminação pública era um dos principais desafios. Hoje temos uma cidade bem iluminada e um call center que responde com agilidade e eficiência”, afirmou.
Os moradores que desejarem solicitar a instalação de novos pontos de iluminação devem comparecer à Secretaria de
Serviços Urbanos, localizada na rua Ali Hamoud, 90 - Alpes de Itaquá, para que seja realizado um estudo de viabilidade técnica. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Atividades gratuitas de lazer, cultura, esporte e saúde serão oferecidas ao longo de outubro em várias regiões da cidade
DA REDAÇÃO
A criançada de Itaquaquecetuba terá até o dia 17 de outubro uma série de eventos especiais promovidos pela Secretaria de Cultura do município para celebrar o Mês das Crianças, com atividades de lazer, cultura, esporte e promoção da saúde por toda a cidade. Segundo os organizadores, diferentes pontos da cidade receberão eventos que prometem diversão, aprendizado e momentos de convivência para toda a família.
As comemorações começaram na quinta-feira (9 de outubro), com a Estação da Criança, na Praça da Cidadania, no bairro Marengo. Organizada pelo Fundo Social, onde
a criançada teve à disposição brinquedos infláveis, pula-pula, trenzinho, além de guloseimas como algodão-doce, pipoca, cachorro-quente, refrigerante, sorvete e distribuição de bolas. Na sexta (dia 10), às 11h, a UBS Caiuby promoveu uma ação especial de conscientização sobre saúde bucal, com orientações de escovação, entrega de kits com escova e pasta de dente, lanche, algodão-doce e pipoca.
O domingo (dia 12) de Dia das Crianças será marcado pelo 1º Campeonato de Skate na pista de skate da Vila Virgínia, das 9h às 17h. A programação inclui a presença de atletas profissionais, food trucks, brinquedos infláveis e ar-
recadação de brinquedos para doação.
No dia 15, a agenda segue com o espetáculo infantil Jardim Encantado - Especial Vila do Chaves, com sessões às 10h e 14h. No mesmo dia, o Centro de Atividade Física (CAF) II realizará uma tarde de recreação exclusiva para os alunos, das 15h às 17h, com brincadeiras, cama elástica, pipoca e algodão-doce.
As atividades continuam no dia 17, às 9h, na USF Nicea Louzada, com uma oficina de higiene bucal e lavagem das mãos, além de pintura facial, entrega de kits de higiene e distribuição de pipoca. Encerrando a programação, no dia 18 será realizado um passeio ao parque Mundo

Atividades vão até o dia 17 de outubro por toda a cidade
das Crianças, em Jundiaí, voltado às crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“O Dia das Crianças é
uma data muito especial e queremos que as famílias vivenciem momentos de alegria, aprendizado e união. Por isso organizamos uma programação va-
riada, acessível e gratuita, com atividades que estimulam a cultura, o esporte e o cuidado com a saúde”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Programação especial incluem clube do livro, sarau e contação de histórias
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba preparou uma programação especial para celebrar o Mês do Livro, comemorado em outubro. O município receberá atividades para todas as idades com o objetivo de incentivar a leitura, promover o acesso à cultura e valorizar a literatura como ferramenta de transformação social.
A agenda começou na quarta-feira (8 de outubro) com o Clube do Livro, que abordou a obra “Alice no País da Mentira”, do autor Pedro Bandeira, uma lei-
tura envolvente que promete despertar reflexões.
Para a próxima semana, em clima de Dia das Crianças, o evento Jardim Encantado- Especial Vila do Chaves será apresentado no dia 17 em duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com uma proposta lúdica e interativa para o público infantil.
A programação inclui ainda o curso de contação de histórias nos dias 9, 16 e 23, sempre das 13h30 às 17h30, na sede da secretaria. Já a Bancada Literária, que leva livros para espaços públicos, será realizada no dia 17 na estação
Manoel Feio da CPTM e no dia 24 na estação Aracaré, das 10h às 12h. Um dos destaques do mês será o encontro com o escritor Ernesto Stock, autor de “O Outro Das Flores”, marcado para o dia 21, às 10h, na Secretaria de Cultura.
A programação se encerra no dia 30, às 15h, com o Sarau 60+ Especial Dia Nacional do Livro, que reunirá o público da melhor idade para uma tarde de homenagens à literatura e apresentações culturais.
A secretaria de Cultura destacou em nota a diversi-

dade das atividades como forma de ampliar o alcance das ações culturais, onde a agenda contempla desde o universo infantil até a terceira idade, reforçando o compromisso da cidade com o acesso democrático à leitura e à cultura.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou a importância do investimento contínuo: “Promover a cultura é construir uma cidade mais consciente, criativa e preparada para o futuro. Queremos que os livros e a arte estejam cada vez mais presentes na vida dos moradores”.


Consórcio reunirá o Alto Tietê e Região em um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) confirmou nesta semana que participará, pela primeira vez, da Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que será realizada entre os dias 15 e 18 de outubro, das 10 às 20 horas, no São Paulo Expo. Reconhecida como o maior evento de empreendedorismo da América Latina, a feira é um espaço que conecta inovação, negócios e políticas públicas, reunindo milhares de empreendedores, gestores e lideranças de todo o País.
O Condemat+ marca sua estreia oficial com presença no Eixo Cidade Empreendedora, reafirmando o compromisso do Alto Tietê e Região com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da
economia local e o incentivo ao empreendedorismo coletivo.
A Ilha Regional do Alto Tietê reunirá os municípios consorciados Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Arujá, Suzano e Guararema, que levarão à feira, em stands próprios, empreendedores locais, produtos e projetos que refletem o potencial econômico, social e inovador do território. Dentro dessa ilha, o stand contará com a participação rotativa de Salesópolis, Santa Branca, Biritiba Mirim, Igaratá e Santa Isabel, além da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
A abertura oficial da Feira do Empreendedor 2025 está prevista para o dia 15 de outubro, às 10 horas, com a participação dos prefeitos da região. O evento é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser rea-
lizadas pela internet, por meio do site do Sebrae, em (https://www.inscricaofeiradoempreendedor. sebraesp.com.br).
De acordo com o presidente do Condemat+, o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, a participação inédita do consórcio na Feira do Empreendedor representa mais um grande marco para o grupo.
“Participar de um evento dessa magnitude, onde são esperados mais de 100 mil visitantes, é uma oportunidade única de mostrar o potencial econômico, social e inovador das nossas cidades. Mais do que apresentar iniciativas locais, vamos reafirmar a força da união entre os municípios. Quando trabalhamos de forma integrada, fortalecemos o desenvolvimento regional e abrimos caminhos para a geração de emprego, renda e qualidade de vida para a nossa população”.

Evento é considerado um dos mais importantes do empreendedorismo
