



TRANSPORTE PÚBLICO Novos ônibus já vão às ruas no sábado

Prefeitura confirma andamento da construção de novo terminal urbano no Centro PÁGINA 3




![]()




TRANSPORTE PÚBLICO Novos ônibus já vão às ruas no sábado

Prefeitura confirma andamento da construção de novo terminal urbano no Centro PÁGINA 3




Existem experiências que são universais. Experiências que chegam a todos, independentemente de sua condição social, de sua origem geográfica, de suas ideologias ou de qualquer fator que seja excludente em uma sociedade. O amor, a alegria e, principalmente, o medo diante de uma doença. Seja uma pessoa de uma comunidade vulnerável em busca de um tratamento médico, ou um homem de posses e conquistas diante de um quadro complexo, todos desejam não apenas a saúde para continuar vivendo: essa saúde não pode esperar. O Alto TIetê nesta semana teve três eventos - sendo dois deles conjugados - que tratam da Saúde como primeira necessidade das pessoas e das gestões públicas, e como repre-
sentam a pressa das pessoas em ter uma chance de lutar e vencer. Quando Itaquaquecetuba e Suzano são marcadas, em momentos distintos mas unificados pela busca de acessibilidade ao tratamento de hemodiálise, podemos ter uma ideia completa do que representa a Saúde, seja pública ou particular, em nosso país. O tratamento de purificação do sangue em um quadro de falência renal é um tratamento que, embora tenha avançado significativamente nas últimas décadas e tenha perdido o conceito de ‘última linha’, ainda é um tratamento complexo, custoso e que possui uma demanda crescente em retrospecto. Dados da Fundação Pró-Rim e da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostram um au-

mento de mais de três vezes no número de pacientes no período de 25 anos, indo de cerca de 49,8 mil em 2001 para 172,5 mil em 2024. Na última década, o crescimento foi de 55%.
Gestores públicos, a sociedade civil, conselhos municipais de Saúde e a população em geral sabem dos desafios de manter uma saúde pública gratuita, acessível, eficiente e que trabalhe de forma acolhedora. Testemunhamos em Itaquaquecetuba a busca deste modelo com a entrega da reforma e ampliação da UBS+ Centro e vemos nesta semana os esforços conjuntos em ampliar a oferta de um tratamento que exige não apenas um grande esforço físico de quem necessita, mas também representa um pesadelo logístico para famílias que


Toda história começa em algum lugar e, quando há sorte e felicidade, podemos ter a chance de saber como ela começou. Em 1º de janeiro de 1955, a Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba começou sua jornada, com a posse dos seus primeiros vereadores. O documento foi escrito por Manoel Alves Figueiredo, um dos primeiros a ocupar a Casa da Leis, acompanhado pelo Juiz de Direito da Comarca de Mogi das Cruze,s Dr. Henrique Fagundes Neto. Itaquaquecetuba fez história ao começar sua trajetória com
uma mulher no Poder Legislativo, com Elza Bresciani, em dias em que a mulher era mantida em caráter secundário em todas as áreas. Em uma votação dividida, Casemiro Alves Cabral foi o primeiro presidente (com cinco votos a favor e quatro em branco). Sabemos disso porque as páginas da Historia, mesmo amareladas, nos contam, mas precisaram ser lidas. Hoje, entre canais de vídeo e portais de transparência, nós vemos a história sendo escrita em Itaquá. Basta que tenhamos a vontade de lê-la.
dependem, com viagens extenuantes em locais para vagas, o que leva a pessoa a viver em função da própria sobrevivência, debilitando a médio e longo prazo prognósticos de cura que dependem também da disposição mental e espiritual de quem padece de quadro de doença renal crônica.
Muito se falou no passado, recente ou distante, do embate entre Administrações Públicas e a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), principalmente no período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que muitas famílias enfrentaram não apenas o medo da doença, mas o traslado para outras cidades, na ansiedade de uma ligação.
Se essa regionalização depende de um concerto entre pode-
res municipal e estadual, cabe à sociedade começar a questionar de forma incisiva quais são os termos de tal acordo, não apenas pelo benefício da gestão da Saúde do ponto de vista político, mas da necessidade de toda uma população em garantir que tenha o melhor atendimento possível, no melhor prazo possível, levando em conta a acessibilidade do ponto de vista biopsicossocial. A experiência universal de acompanhar um tratamento de saúde pode mudar conceitos, paradigmas e ajudar a mudar a realidade ao nosso redor. Que esta semana no Alto Tietê, que foi marcada pela busca por melhores condições no tratamento de hemodiálise, sirva de exemplo em apontar o óbvio: a Saúde não pode esperar.
O último final de semana foi marcado pela música e defesa do bem-estar animal na Praça dos Trabalhadores, em Ferraz de Vasconcelos, para a primeira edição do “PetPalooza”, evento cultural e ação voltada aos pets A ação foi organizada pela Secretaria de Cultura em parceria com a Câmara de Vereadores e contou com diversas atividades artísticas e ações de cidadania voltadas aos animais de estimação e tutores. O encontro reuniu um grande público familiar, acompanhados de seus bichinhos. A pro-
gramação teve desfile de cachorros, feira de adoção, mutirão de vacinação antirrábica, feira gastronômica e apresentações de bandas de rock da cidade e da região. O auge foi o desfile de cachorros que premiou diversas categorias como a melhor fantasia, o maior e menor cachorro, além do pet mais simpático. Além de todas as ações voltadas à saúde do animal, o evento também contou com apresentações de bandas de rock no período da tarde e noite, tudo para garantir um sábado de diversão para toda a família.



Com investimento de R$27 mi da Expresso Planalto, veículos automáticos e acessíveis começam a circular neste sábado
A mobilidade urbana de Itaquaquecetuba ganhou um reforço de peso nesta sexta-feira (26). A Prefeitura, em parceria com a Expresso Planalto, apresentou 30 novos ônibus zero quilômetro que já começam a circular pela cidade neste sábado (27). O investimento, de R$ 27 milhões, foi feito pela concessionária, que é responsável pelo transporte público municipal.
Atualmente, a Expresso Planalto transporta cerca de 52 mil pessoas por dia, o que representa mais de 1,1 milhão de passageiros por mês. A expectativa é que a nova frota, equipada com tecnologia mais moderna, garanta viagens mais confortáveis, seguras e acessíveis.
Os veículos contam com transmissão automática, poltronas acolchoadas e sistema que reduz o impacto das marchas durante o trajeto. Para o prefeito Eduardo Boigues, a mudança representa um salto de qualidade no transporte coletivo municipal.
“São ônibus com assento confortável, zero quilômetro. O sistema automático substitui as marchas sem o tranco da primeira para a segunda, o que dá mais agilidade e segurança. Tudo isso impacta diretamente na vida do passageiro”, afirmou.
Além da renovação da frota, a gestão municipal também anunciou a construção de um novo terminal urbano. O espaço terá cobertura para proteger os usuários do sol e da chuva, além de estrutura adaptada



Prefeito Boigues reforçou necessidade de reforçar transporte público com qualidade ao usuário e eficiência
para pessoas com deficiência. Segundo o secretário de Governo, Marcello Barbosa, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações para modernizar o transporte na cidade.
“Hoje entregamos 30 novos ônibus, todos automáticos e acessíveis para
PCD. Em breve vamos assinar as desapropriações necessárias para o terminal urbano. Também avançamos em benefícios sociais, como o passe livre para mulheres em gravidez de risco, sem custo para o passageiro”, disse.
A Expresso Planalto,
responsável pela operação, destacou que os novos veículos trazem ganhos técnicos que impactam diretamente na mobilidade.
“Essa frota proporciona menos impacto, maior conforto e uma fluidez melhor na aceleração e na redução de velocidade, garantindo
viagens mais seguras e de qualidade aos nossos clientes”, explicou o diretor da empresa.
Com a chegada dos novos ônibus, a expectativa é reduzir o tempo de espera, oferecer viagens mais confortáveis e tornar o transporte coletivo de Itaqua-
quecetuba mais eficiente e acessível. Para os mais de um milhão de passageiros mensais, a entrega marca não apenas a modernização da frota, mas um avanço concreto em infraestrutura e políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.
Equipamento da iniciativa privada poderá ser credenciado ao SUS e reduzir fila de espera por tratamento
POR ANDRÉ DINIZ
Pacientes de Itaquaquecetuba e do Alto Tietê que necessitam de cuidados com hemodiálise e atenção com os rins passam a contar com uma nova opção para seu tratamento a partir da próxima semana, com a abertura do novo Instituto de Nefrologia de Itaquaquecetuba (INI), localizado na praça Nove de Julho, no centro da cidade, e que no futuro poderá estar credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e receber pacientes da rede pública.
O ato de inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, do vice-prefeito Rogério Tarento, do secretário Luciano Dávila (Desenvolvimento Econômico), representantes da Câmara de Vereadores, bem como os diretores do Grupo Imon - Dr. Lucas Moreira (Diretor Administrativo) e Nilso Moreira (Diretor Médico Executivo).
O INI é um equipamento médico vinculado ao Grupo IMON, da iniciativa privada, e está credenciado para atendimento junto à Plena Saúde, que atende a pacientes de Itaquaquecetuba, no Alto Tietê e em todo o país. Ele contará com até 26 equipamentos de hemodiálise para funcionamento de segunda a sábado, podendo chegar a 156 atendimentos semanais, mas com mais de 20 máquinas funcionando por semana, num total acima de 120 pacientes.
A equipe médica será de oito técnicos de enfermagem, dois enfermeiros e um médico atendendo



diariamente os pacientes. As instalações do INI também contarão com apoio de psicólogo, fisioterapeuta e nefrologista para consultas de avaliação e acompanhamento de outros casos.
Durante a inauguração, o diretor administrativo do INI, Dr. Lucas Moreira, ressaltou que está dentro da estratégia da unidade o atendimento a pacientes

de convênios particulares, mas que o grupo busca a certificação junto ao Ministério da Saúde para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que poderá levar a uma expansão da capacidade de atendimento no futuro
A meta, segundo Dr. Lucas Moreira, é ajudar a comunidade que necessita do tratamento de hemo-

diálise e se desloca para outras cidades, em jornadas que podem levar até quatro horas, e que causam o desgaste físico e mental para o tratamento de insuficiência renal, fisioterapia, entre outros.
A expectativa é de que a certificação seja concedida entre o fim do ano e o início de 2026.
“Nosso primeiro passo foi a abertura da clínica.

A partir de sua operação, podemos pedir novos documentos para os órgãos da Saúde do governo do Estado e do governo federal. São etapas diferentes, mas encontramos aqui bastante agilidade por parte da Municipalidade”, afirmou.
O prefeito Eduardo Boigues também falou da importância do INI para o Alto Tietê e como o Consórcio de Desenvolvimento dos
Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) pode também ser beneficiado, com a certificação estadual e a inclusão do INI na rede de atendimento. “O paciente não é limítrofe, não está confinado dentro dos limites da cidade; é uma questão regional e, assim que tudo estiver adequado, os pacientes da região poderão se atender aqui”, explicou.

Encontro no Moviecom Páteo Itaquá abordou desafios e soluções para questões habitacionais urbanas
Começou nesta quinta-feira (25 de setembro) em Itaquaquecetuba o 1º Congresso Nacional de Habitação e Regularização Fundiária, que reuniu gestores públicos, acadêmicos, engenheiros, arquitetos, representantes de movimentos populares e da sociedade civil para debater os desafios e soluções para a questão habitacional nos ambientes urbanos.
As palestras aconteceram no Moviecom Páteo Itaquá, na Vila Zeferina, e a abertura foi prestigiada pelo prefeito Eduardo Boigues, pelo vice-prefeito Rogério Tarento, por membros do secretariado municipal e da Câmara de Vereadores, como o presidente do Legislativo, Dr. Roque.
Também estiveram presentes o presidente do Instituto Habita, Lourenço Andreatta (parceiro da Prefeitura de Itaquaquecetuba na realização do evento) e, para a participação de painéis e mesas-redondas, estão confirmados os nomes de Candelária Reyes (secretária executiva do programa Cidade Legal), Filomeno de Abreu (repre-
sentante do Ministério das Cidades), José Police Neto (subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano) e Fernando Marangoni (deputado federal por São Paulo).
Na parte da manhã, alguns dos exemplos trazidos do processo de regularização fundiária em grandes concentrações urbanas foi o de Paraisópolis, na capital paulista, em que parte da comunidade passou a receber as matrículas em um modelo híbrido de moradia entre residências e condomínios, e como isso incentivou novas ações.
O congresso também contou com o lançamento do livro “Engenharia Aplicada à Reurb: Guia Técnico para a Regularização Fundiária Urbana”, de Jonatha Roberto Pereira, Mariana Cristina Buratto e Caroline de Macedo Patrício. O livro é uma compilação de todas as experiências durante o processo de regularização fundiária e, segundo os autores, funciona como um “manual” para ajudar gestores públicos e técnicos a promover o processo.
O secretário Marcello
Barbosa (Governo), que compareceu à abertura do congresso, ressaltou as conquistas obtidas pela cidade nos últimos anos em ações conjuntas levando infraestrutura e regularização fundiária para diversas comunidades, usando de exemplo o Parque Viviane. “O programa capitaneado em Itaquaquecetuba é uma referência nacional, sendo o segundo melhor em todo o Brasil, ficando atrás apenas de Fortaleza, e os prêmios nacionais que recebemos mostram o modelo que aplicamos e que vem dando certo”, explicou.
“O maior desafio que a nossa cidade enfrentou na regularização fundiária foi ter que começar do zero. Se outras gestões tivessem ao menos começado, estaríamos mais adiantados. Mas estamos correndo atrás, e temos a expectativa de entregar mais três mil matrículas até o fim do ano. E agradecemos a todos os deputados, prefeitos, representantes de todos os cantos do país que vieram para compartilhar ideias”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.



Prefeito reforçou trabalho conjunto com comunidade em sua
Objetivo do certame é ampliar rede de atenção à Saúde na cidade com Organizações Sociais
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Saúde, confirmou nesta quarta-feira (24 de setembro) a publicação do Edital de Chamamento Público nº 001/2025 para qualificação de entidades privadas sem fins lucrativos como Organizações Sociais (OS) de Saúde. O objetivo é ampliar a rede de atenção à saúde, permitindo que entidades qualificadas possam celebrar contratos para o gerenciamento, operacionalização e execução de serviços.
Na prática, os contratos são para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), serviços especializados, urgência e emergência, programas estratégicos, mutirões de saúde e demais equipamentos que integrem a
rede municipal. Para participar, as entidades interessadas devem protocolar o pedido junto à prefeitura, apresentando a documentação prevista no edital. Após análise da Secretaria de Saúde, o pedido poderá ser deferido ou não, sendo o resultado publicado no Diário Oficial.
A Prefeitura, em nota, destacou que a qualificação não implica contratação imediata, e que o processo é condição indispensável para que as entidades possam participar de futuros chamamentos voltados à seleção de projetos de gestão em saúde.
A Secretaria de Saúde também destacou que a medida visa fortalecer políticas públicas de cuidado no município, e que o
edital garante a transparência, legalidade econdições para que entidades sérias e qualificadas possam contribuir com a ampliação do acesso e melhoria do cuidado à população.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, o chamamento reforça o compromisso da gestão com a modernização e eficiência da rede pública. “Itaquá vive um novo momento. Estamos organizando a saúde para que ela seja cada vez mais ágil, eficiente e humanizada. Esse edital é mais uma ferramenta para garantir que nossa população tenha acesso a serviços de qualidade, com gestão responsável e transparente.”
O edital completo está disponível no Diário Oficial do município.

Secretaria de Abastecimento também recebeu R$500 mil para reforço de ações de combate à fome
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da secretaria de Abastecimento, Segurança Alimentar e Agricultura, confirmou nesta quinta-feira (25 de setembro) que a cidade assumiu a gestão do programa “Viva Leite”, antes de responsabilidade do Estado. A medida amplia a autonomia da cidade para organizar a distribuição e garantir o alcance às famílias beneficiadas, segundo a Administração.
O Viva Leite é considerado um dos maiores programas de distribuição gratuita de leite pasteurizado do país, que visa garantir o acesso de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social a um alimento considerado essencial e nutritivo,
que passa a ser gerido de forma local.
Além do Viva Leite, o governo municipal confirmou a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), integrando-se à articulação nacional de políticas públicas voltadas à promoção da segurança alimentar. A pasta também foi contemplada com o projeto Cozinhalimento, que vai promover capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo, ações sociais, geração de renda e a valorização de uma alimentação saudável e acessível para todos.
Outra mudança confirmada pela Administração Municipal foi o investimento de R$500 mil por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
do governo federal para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares da cidade e da região, que serão destinado a instituições socioassistenciais e famílias em situação de insegurança alimentar.
A pasta anunciou ainda a reforma do Banco de Alimentos, localizado dentro do Parque Ecológico Mário do Canto, que contará com infraestrutura adequada para receber, armazenar e distribuir alimentos de forma segura e eficiente.
Para o secretário Rolgaciano Fernandes (Abastecimento), a municipalização permite atuar de forma mais próxima da população. “Com isso, estamos ampliando o alcance do programa e tornando a distribuição mais alinha-

Prefeitura pretende agilizar repsases para famílias referenciadas
da à realidade da nossa cidade”, afirmou.
“Itaquá vive um momento de transformação. A gestão do Viva Leite representa mais do que um convênio, é a prova de que estamos fortalecendo as políticas públicas e cui-
dando da população em situação de vulnerabilidade com ações concretas”, destacou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“São muitas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população. O trabalho em conjunto pode transformar vidas. Estamos fortalecendo as parcerias com entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias para garantir que todos os recursos cheguem às famílias”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Serviço de transporte gratuito será oferecido no dia 16 de outubro às 7 horas da manhã
O Sebrae Alto Tietê, vinculado ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), confirmou nesta quinta-feira (25 de setembro) os preparativos para uma ação especial aos empreendedores da região na Feira do Empreendedor 2025, que acontece no dia 16 de outubro na Capital, com o fornecimento de transporte gratuito ao evento. O traslado sairá da praça Padre João Álvares - Centro) às 7h, com retorno
às 17h. A iniciativa é voltada para maiores de 18 anos e as inscrições devem ser feitas pela internet em (https://cutt.ly/arNXcif9), sendo as 20 primeiras vagas para pessoas com CNPJ ativo, valorizando negócios formalizados, e as demais para o público geral.
Os organizadores destacam que a vaga contemplará apenas o transporte, sem alimentação inclusa, e o embarque só será permitido mediante apresentação de documento com foto. Outro ponto funda-
mental para participar da Feira do Empreendedor é realizar o credenciamento pelo site (httos://cutt. ly/3rNXcz63). Será combinado um ponto de encontro para facilitar o retorno e caso o participante opte por retornar por conta própria, é necessário avisar previamente.
“Com essa ação, o Sebrae reforça seu compromisso em apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, proporcionando experiências enriquecedoras para empreende-

dores locais”, destacou o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.
“Mais uma iniciativa para que os empreendedores de Itaquá possam estar por dentro das tendências de mercado e fazer networking. Estamos sempre buscando meios de apoiá-los”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Em caso de dúvidas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está disponível à comunidade por meio do e-mail sebrae@

itaquaquecetuba.sp.gov.br, ou pessoalmente na sede da pasta, localizada na rua

Município de Interesse Turístico (MIT), Guararema é um destino inesquecível, seja para um “bate e volta” ou para passeios
O Dia Mundial do Turismo será celebrado neste sábado (27). E Guararema tem tudo a ver com a data, já que é daqueles destinos inesquecíveis, seja para um “bate e volta” ou para passeios mais longos. Pode ser meio ou fim de semana, feriado prolongado e também períodos comemorativos: a qualquer tempo a cidade se revela como um convite para momentos de lazer, contato com a natureza e experiências únicas em família, a dois ou entre amigos.
Reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Governo do Estado de São Paulo desde 2017, Guararema preserva charme que une tradição e modernidade. Caminhar
pelas ruas do Centro é descobrir belezas como a Ilha Grande, atravessar a ponte suspensa sobre o Rio Paraíba do Sul ou contemplar uma árvore centenária no Recanto do Américo (Pau D’Alho). E muito mais. Além das paisagens naturais, a cidade oferece espaços culturais, como a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, e roteiros que unem gastronomia, história e acolhimento, compondo um cenário que transforma cada visita em memória afetiva.
Falando em cenário, a melhor vista de Guararema pode ser apreciada do Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”. Mais do que isso: as curiosidades da natureza intrigam os tu-
ristas no Padre Municipal da Pedra Montada e a história local faz o mesmo em endereços como o Museu Estação Ferroviária Guararema, o Mercado Municipal “Juvenal Alves Pereira”, o Museu Casa da Memória Guilherme Franco “Dona Nini”, o Centro Artesanal Dona Nenê, a Igreja Nossa Senhora da Escada, a Igreja D’Ajuda, a Igreja de São Benedito (matriz) e inúmeros outros.
Todos os atrativos turísticos, aliás, podem ser conhecidos à distância, sem sair de casa. O Tour 360º oficial de Guararema está disponível em https://guararema.sp.gov.br/turismo/, onde também é possível encontrar rotas, roteiros, informações úteis e muito mais.
Lazer em Guararema
Neste fim de semana de celebração ao Dia Mundial do Turismo, Guararema segue com as atividades em celebração ao aniversário de 126 anos da cidade. Na sexta-feira (26) será atração a Feira Noturna Gastronômica de Guararema, com o melhor da culinária local a partir das 17 horas no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”; e no sábado (27), das 14 às 21 horas, o Complexo Esportivo “Paulo Geanetti Machado”, no novo viário que liga o bairro Nogueira ao Centro, será palco da sétima edição do Concurso de Bandas e Fanfarras de Guararema (Confabang). Ainda no sábado (27), o

se destaca como polo turístico regional
Complexo Esportivo “Paulo Geanetti Machado” terá a Feira Gastronômica das 12 às 22 horas, e o Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello” receberá o BikeCine, iniciativa que une mobilidade sustentável e cinema ao ar livre a partir das 19 horas. Já no do-
mingo (28) o Complexo Esportivo “Paulo Geanetti Machado” volta a receber o público, dessa vez das 9 às 15 horas, para a 15ª edição do Guararema Classic Cars “Maestro Fernando Tancredi”, que terá Feira Gastronômica também, durante todo o período do evento.
A Prefeitura de Arujá promoveu na última sexta-feira (26 de setembro) a programação especial do Setembro Azul e Verde, mês dedicado à valorização e inclusão das pessoas com deficiência. O evento ocorreu no Parque Cidade Natureza, reunindo atividades de orientação, cultura e esporte adaptado voltadas à população. No período da manhã, as atividades foram voltadas aos atletas que participam da parceria entre o Centro de Treinamento
Paralímpico de São Paulo e a Prefeitura de Arujá. A ação contou com professores do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alcione e Gabriel, em conjunto com profissionais da Secretaria Municipal de Esportes.
Já à tarde, as atividades foram abertas ao público em geral. Entre elas, estiveram a Tenda do Desenvolvimento Econômico, com informações sobre empregabilidade inclusiva, e a Tenda do CadÚnico, que orientou sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), tarifa social e atua-
lizações cadastrais. A programação incluiu ainda Fit Dance Inclusivo, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura, oficina de Libras ministrada pela professora Bianca Borges e um espaço de vivência conduzido por professor do Comitê Paralímpico Brasileiro, que apresentou modalidades esportivas adaptadas.
O público contou também com um Espaço de Descompressão, ambiente de acolhimento para pessoas que necessitaram de pausa durante as atividades. Além disso, a Prefeitura disponi-

bilizou transporte gratuito entre a Rodoviária Municipal e o parque, garantindo acesso à comunidade.
A iniciativa foi organizada pela Diretoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação, além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Arujá (CMDPCDA).
O Setembro Azul cele-

Acessibilidade foi foco de atividades na sexta
bra a cultura e a identidade surda, enquanto o Setembro Verde destaca a inclusão social das pessoas com deficiência. Em conjunto,
as campanhas reforçam a importância da acessibilidade, da cidadania e da valorização da diversidade no município.


Time fundado na década de 1980 e que revelou Cafu volta em grande estilo no Campo do Brasil
O Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, o Campo do Brasil, em Itaquaquecetuba, receberá neste domingo (28 de setembro) o evento oficial de apresentação do Itaquá Athlético Clube (IAC), que passará a representar a cidade nas competições desportivas de futebol. O evento promete atrair fãs e torcedores de todos os cantos da cidade e da região.
O evento traz em grande estilo o retorno do time fundado na década de 1980 e que revelou ao futebol o lateral-direito Cafu, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira e bicampeão da Libertadores e do mundial de clubes pelo São Paulo FC (1992 e 1993). A volta do IAC também contará, a partir das 10 horas, com uma partida de exibição com grandes estrelas do futebol como Sér-
gio, Índio, Júnior, Biro Biro, Leandro Guerreiro, Müller, Giancarlo, Ezequiel, Flávio Conceição, Amaral e Capitão, que brilharam nos gramados do Brasil e do mundo. Os organizadores reforçam que os primeiros 500 torcedores a chegar ao estádio receberão uma camiseta exclusiva gratuitamente.
A volta do time, o mais tradicional da cidade, aconteceu neste ano. Com cate-
gorias de base atuantes e presença em campeonatos oficiais, o IAC simboliza a retomada da memória da cidade e o fortalecimento do incentivo ao esporte. A gestão do clube está a cargo do presidente José Chiotti e do vice-presidente Cristóvão Geraldo, que atuam na organização técnica, administrativa e esportiva da instituição. Carlos Leiria é o treinador da categoria sub-20.
“O clube faz parte da identidade de Itaquá. Agora, com estrutura e gestão séria, ele volta a ser uma referência para crianças e adolescentes que enxergam no futebol uma oportunidade de futuro”, destacou o secretário Fabiano Novais (Esporte e Lazer).
“O antigo IAC ainda está vivo na memória de todos, então esse retorno é um misto de alegria e esperança de grandes conquistas”,
acrescentou o secretário Marcello Barbosa (Governo).
“Ver o IAC sendo reconstruído é um sonho antigo de muitos moradores. Isso mexe com o sentimento, a memória e a esperança de ter novos talentos sendo revelados e levando o nome de Itaquá para o mundo”, disse o prefeito Eduardo Boigues. O estádio fica na rua Goiás, no Morro Branco, e a entrada é gratuita.
Espaço recebe a partir das 13 horas moradores e frequentadores para reclamações ou orientações
A Prefeitura de Itaquaquecetuba confirmou que acontece neste sábado (27 de setembro) mais uma edição do projeto “Procon Itinerante”, do Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon). O atendimento acontecerá no período da tarde no Parque Ecológico “Mario do Canto”, no bairro Estação, a partir das 13 horas. O programa oferecerá aos frequentadores do parque e à população in-
teressada um espaço para encaminhar reclamações sobre produtos e serviços que não estão de acordo com as boas práticas do Código de Defesa do Consumidor, além de promover orientações sobre como se proteger de casos de má fé ou problemas envolvendo diversos assuntos relacionados.
Segundo Julia Guidini, diretora do Procon, a ação leva à população soluções envolvendo as questões de consumo. “Isso facilita o
acesso aos nossos serviços de forma direta e mais ágil”, detalhou.
O secretário Marcello Barbosa (Governo) reforçou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade de aproximar o Procon da comunidade. Uma forma de garantir que todos saibam como reivindicar seus direitos de maneira segura”, disse.
“Investir em atendimento ao consumidor é investir em cidadania. O Procon Itinerante é mais uma for-

ma de levar serviços públicos para todos os cantos da cidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
A Prefeitura reforça que o Procon de Itaquaquecetuba atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro. Os consumidores também podem entrar em contato pelo site (www.itaquaquecetuba. sp.gov.br/procon), pelo telefone (11) 4642-2005 ou pelo e-mail procon@ itaquaquecetuba.sp.gov.br.

Equipes visam ajudar comunidade do Parque

Ações aconteceram entre terça e quarta-feira no Recanto Mônica e Jardim do Carmo
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba divulgou na tarde de quarta-feira (24 de setembro) imagens das ações que resultaram na desarticulação na noite de terça (23) para a madrugada de quarta-feira (24) de duas casas-bombas (residências usadas para o armazenamento de drogas) em dois bairros da cidade.
A primeira aconteceu no Recanto Mônica após denúncia anônima apontando o imóvel usado por criminosos. Na casa inabitada, foram localizadas 600 porções de cocaína, 80 unidades de skank, 60 pinos de drogas k e 60 de haxixe, além de R$ 520 em notas trocadas e a contabilidade do tráfico.
Uma segunda ação foi realizada no Jardim do Carmo, onde a GCM localizou, em um cômodo abandonado de uma habitação coletiva, mais 147 pedras de crack, 113 porções de


Operações realizadas durante a semana atingiram mais dois pontos de armazenamento de entorpecentes
cocaína, 50 unidades de drogas k, 30 de skank e 21 buchas de maconha. Também foram apreendidos R$ 50 e a contabilidade.
As ações contra o cri-
me ocorreram também na região do Jaguari, no limite com Suzano, onde foram localizadas anotações com a contabilidade do tráfico e um simulacro de arma de

fogo. Todas as ocorrências foram apresentadas na Delegacia Central.
“Cada operação realizada nos dá a certeza de que o tráfico ficará mais
enfraquecido na cidade”, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.
A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba reforça à comunidade
que a GCM pode ser acionada pelos telefones 153, (11) 4753-1108/1421/1274 e 4642-4659 para denúncias de todo o tipo, com o anonimato garantido.

As ilhas integram a parte menos conhecida da cidade italiana. No entanto, tem atrações exclusivas e imperdíveis


Singrar os canais de Veneza é uma experiência que 10 entre 10 viajantes sonham fazer. Se você pretende visitar a belíssima cidade italiana, vale conferir dois complexos de ilhas que ficam a poucos quilômetros de distância, ainda dentro da Laguna Veneta: Murano e Burano. Murano é um conjunto de cinco ilhotas, também interligadas por canais, e que pode ser alcançada em uma viagem de 15 minutos em um Vaporetto, espécie de ônibus aquático que são o principal transporte público de Veneza. No meio do caminho, é possível fazer uma parada rápida na Isola de San Michele, a ilha-cemitério de Veneza. Entre as sepulturas estão a de sete marinheiros britânicos, mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Mas o que cha-
ma mesmo a atenção é a bela Igreja San Michele in Isola, construída em 1469 e que é considerado o primeiro edifício de arquitetura Renascentista da cidade.
Mas vamos ao ponto final desta linha. Murano é conhecida como a “Ilha dos Vidros”. Isso porque a região é repleta de pequenas fábricas, muitas tocadas por pequenos e médios empreendedores. O vidro é o grande cartão de visitas do lugar e o que não falta são lojinhas vendendo todo o tipo de produto derivado: colares, brincos, bibelôs, vasos e enfeites diversos. E em várias das fábricas, é possível ver os funcionários criando os produtos, em tempo real. Murano se tornou essa meca do vidro por questões de segurança. Em 1291, o
ducado transferiu para lá todos os vidreiros e cristaleiros de Veneza. A medida foi tomada porque na região central a maior parte dos edifícios ainda era de madeira e o risco de incêndios era constante.
Além das muitas lojinhas de vidro e restaurantes bacanudos, Murano abriga outras atrações, como as igrejas de Santa Maria e São Donato, que conta com mosaicos bizantinos do século XII, e a de San Pietro Martire. Há ainda o Palácio da Mula, que abriga exposições diversas, e o Museu do Vidro, que não poderia faltar em um lugar como esse.
Burano
Assim como Murano, a localidade de Burano é formada por uma série de ilhotas, interligadas por canais. Ela está um pouco mais distante do centro

Após uma subida vertiginosa em meses anteriores, o dólar voltou a cair consideravelmente nos últimos dias, animando quem tem viagem marcada ao exterior ou planeja adquirir produtos importados.
Se você não tem viagem marcada pra explorar a boa cotação pode aproveitar para se organizar neste bom momento e estar pronto quando surgir a oportunidade. Anote estas dicas e se organize para fazer a sua viagem.
1) Confira o câmbio diariamente
No momento atual, o dólar está em baixa. Mas a qualquer momento ele pode subir novamente. As oscilações podem ocorrer em um pequeno período de tempo e, portanto, é preciso acompanhar diariamente as cotações. Dessa forma, é mais fácil entender sua dinâmica e saber quando é o melhor momento para comprar ou vender a moeda.
2) Faça uma ‘poupança’ de dólar
Se você já tem em mente uma viagem ao exterior, o melhor a fazer é começar a comprar dólar o quanto antes. Separe mensalmente uma determinada quantia em dinheiro. Assim que a cotação baixar, compre as moedas, mesmo que a data da viagem esteja distante. Guarde seus dólares e faça uma “poupança”. Assim, caso a cotação volte a subir posteriormente, você já terá se prevenido.
3) Pesquise qual a melhor casa de câmbio
Embora exista uma cotação oficial do dólar, as casas de câmbio oferecem valores diferentes umas das outras. Por isso, vale pesquisar qual a que oferece o valor mais vantajoso pela moeda norte-americana. Quando mais dinheiro você levar, mais economia é possível fazer. Além disso, algumas operadoras oferecem pacotes especiais, promoções e até programas de fidelidade.
histórico: 11 quilômetros. Para chegar lá, basta pegar a linha 12 do Vaporetto, que levará cerca de 45 minutos para chegar.
A grande diferença em relação a Murano se percebe logo ao chegar: a maior parte do antigo casario é pintada com cores fortes, criando uma sensação de mosaico gigantesco e dando ao lugar um charme especial.
Ao caminhar pela cidade, você irá se deparar com um comércio bem mais diversificado que em Murano. Aqui, os objetos de vidro dão lugar às rendas, tradicionais desde o século XVI. Também são muito procuradas as famosas máscaras de carnaval. Este é um dos lugares mais adequados para comprá-las, já que no centro histórico há muitos produtos “made in China”.
4) Procure apenas casas de câmbio credenciadas Em tempo de cotação alta, começam a pipocar anúncios de agências que vendem dólares a preços baixíssimos. À primeira vista, parece ser uma boa saída para gastar menos. No entanto, cuidado: essas agências miraculosas muitas vezes são ilegais, operando sem regulamentação alguma. E fazer negócios com empresas assim é geralmente arriscado. Apelar para o câmbio negro faz com que você não tenha nenhuma garantia do valor que está recebendo. E ao sair do país será difícil também provar a procedência do dinheiro que você estiver levando ao exterior. Ou seja: é encrenca na certa.
5) Fique de olho na restituição Em vários países da Europa é possível fazer a restituição de impostos ao retornar ao Brasil. Assim, você recebe parte do que pagou na compra de alguns produtos. não deixe de pesquisar quais as lojas que permitem a restituição. Elas geralmente têm um selo com as palavras “Tax Free”. Nesses estabelecimentos você pode receber de volta o valor pago em tributos. Não se esqueça de solicitar a nota fiscal e também o documento de reembolso. Ambos deverão ser entregues na alfândega, antes de retornar ao Brasil. FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
Fardas usadas em atendimento a ocorrências já foram utilizadas nesta segunda-feira, segundo Prefeitura
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos apresentou nesta segunda-feira (22 de setembro) os novos kits de uniformes usados pelas equipes da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Urbana.
Segundo a pasta municipal, o município deixará de utilizar prioritariamente os coletes usados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, com um novo traje padronizado para o município, mas seguindo o modelo definido pelo Estado nas cores azul-marinho e laranja.
O uniforme passa a ser composto de colete, calça, camiseta, botas de cano curto e longo, capa de chuva, cinto e jaqueta de frio, com material impermeável, uma vez que os agentes atuam sob as intempéries, como no atendimento a ocorrências envolvendo deslizamentos de terra, alagamentos, en-


Agasalhos, botinas e outros itens já foram encaminhados para agentes que já utilizaram durante evento climático
chentes e casos similares, tendo que se expor para atender à comunidade.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos, o uso das cores azul e laranja tem
como objetivo evocar a serenidade diante de situações de tensão envolvendo a vida e propriedade, com o azul, e o pronto atendimento na cor laranja. “Os novos materiais já estão
na posse dos nossos agentes, que já estão realizando ações de averiguação junto às áreas de risco da cidade”, explicou.
A cidade de Ferraz de Vasconcelos foi uma das
cidades atingidas pela tempestade que castigou a região metropolitana nesta segunda-feira. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerts de Desastres Naturais (Cemaden), até às 17 horas de segunda-feira, a estação de monitoramento Presidente Castelo Branco registrou 48,4 milímetros de chuva em um período de 24 horas.

Complexo será no Hospital Regional “Deputado Estevam Galvão de Oliveira”, renomeado oficialmente hoje

O secretário de Estado Eleuzes Paiva (Saúde) confirmou na tarde desta sexta-feira (26 de setembro) que a cidade de Suzano passará a contar, a partir do segundo semestre de 2026 com um novo centro de hemodiálise sob responsabilidade do governo estadual, com 40 máquinas e capacidade de 240 atendimentos por mês. O anúncio foi feito durante a solenidade de nomeação do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) como Hospital Regional “Deputado Estevam Galvão de Oliveira”.
O evento contou com a presença de autoridades e personalidades políticas do Alto Tietê e do Estado de São Paulo, bem como servidores públicos da Saúde de Suzano, lideranças comunitárias, além da família do homenageado, capitaneada por Viviane Galvão.
Autoridades elogiaram o legado político e administrativo de Estevam Galvão, que foi prefeito por quatro mandatos (de 1977 a 1982, 1988 a 1992, 1996 a 2000
e 2001 a 2004), deputado federal entre 1982 e 1987 e deputado estadual em dois períodos (de 1995 a 1996 e de 2007 a 2023), e ainda é considerado como um dos grandes nomes da política do Alto Tietê e do Estado.
A iniciativa de renomear o Hospital Regional do Alto Tietê, antigo Hospital das Clínicas de Suzano para o nome foi tomada logo após o falecimento de Estevam, por câncer no pâncreas, e foi assinada pelo deputado estadual Carlos César, com articulação de André do Prado e de outros 40 deputados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O secretário de Verde e Meio Ambiente de São Paulo, e ex-prefeito de Suzano (de 2016 a 2024) Rodrigo Ashiuchi classificou o dia como “histórico” para a cidade, como um reconhecimento de mais de três décadas de luta da cidade para a abertura do antigo Hospital das Clínicas, que funcionava como unidade de retaguarda e com supe-
rávit de leitos, para o atendimento à população, que foi consolidado recentemente, e falou da importância do acesso à hemodiálise, lembrando da experiência pessoal ao acompanhar o tratamento do pai, Katuya Ashiuchi, por cinco anos. “Sei das dificuldades de acesso ao tratamento e sei que as vagas podem contribuir com a região, minimizando o sofrimento de quem precisa lutar pela vida e está esperando um transplante. Tenho certeza que este hospital vai ficar marcado na vida do povo suzanense e do Alto Tietê” , declarou.
O deputado federal Márcio Alvino reforçou que Estevam sempre foi uma pessoa apaixonada pela cidade de Suzano e pelo Alto Tietê, e que a visita de Eleuzes Paiva é um sinal de sintonia entre a região e o Palácio dos Bandeirantes. Márcio avaliou que a vinda do serviço de hemodiálise é fundamental para os municípios do entorno e que a nomeação do hospital faz justiça a “uma grande referência
para todos nós, políticos do Alto Tietê, e nada mais justo que receber seu nome no lugar que fará a diferença para nossa região”, apontou.
Para o prefeito Pedro Ishi (Suzano), a nomeação do Hospital Regional é um motivo de orgulho para a cidade, pelo legado deixado para todos e reconhece sua luta de décadas pela qualidade de vida de moradores de Suzano e demais municípios. “Este é um mérito da ALESP e por toda a história que deixa marcado no prédio”, concluiu.
Participaram da solenidade o prefeito Pedro Ishi e a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, o ex-prefeito de Suzano e secretário do Verde e Meio Ambiente da Capital, Rodrigo Ashiuchi, o deputado federal Márcio Alvino e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) André do Prado, a prefeita de Mogi das Cruzes Mara Bertaiolli, representantes dos municípios de Biritiba-Mirim, Arujá, Poá, bem como integrantes do
secretariado municipal e da Câmara de Vereadores.
R$11 MILHÕES PARA HEMODIÁLISE EM SUZANO
Durante sua fala, Eleuzes Paiva falou do aumento da oferta de leitos e do número de atendimentos no Alto Tietê desde a abertura do HRAT, no início de 2024, com números em cirurgias eletivas e consultas, e aproveitou para confirmar o investimento de R$11 milhões para a vinda de 40 máquinas de hemodiálise que funcionarão na unidade hospitalar a partir de março de 2026.
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é de que a nova central venha a atender 240 pacientes por mês, tanto da cidade quanto da região e de cidades do entorno. Segundo o secretário, o investimento foi feito tanto nas máquinas quanto na infraestrutura para garantir o acesso a água purificada, essencial no tratamento de limpeza do sangue.
Perguntado pelo Diário Itaquá sobre o andamento das tratativas de regionalização da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), uma demanda de gestores públicos acerca do acesso de leitos para pacientes locais, Eleuzes confirmou que segue em conversas com os prefeitos para encontrar uma solução que abarque todas as demandas do Estado em tratamento de média e alta complexidade, e que conta com a participação das Secretarias de Saúde dos municípios para a busca de um compromisso adequado a todas as partes. Após a solenidade no Hospital Regional Deputado Estevam Galvão de Oliveira, Eleuzes Paiva e políticos da região realizaram visitas a outras cidades e instalações médicas inauguradas ou em potencial de construção, como o terreno em Itaquaquecetuba que poderá receber o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
