Sul-Fluminense, Terça-feira, 6 de junho de 2023 - Suplemento especial do Diário do Vale - Não pode ser vendido separadamente
COPA DIARINHO COMPLETA UM MÊS COM RECORDE DE GOLS E PÚBLICO
RODADA DO FIM DE SEMANA MARCOU A ESTREIA DOS JOGOS DA CATEGORIA SUB 17
A Copa Diarinho completou um mês com recorde de gols e público. A cada rodada a torcida lota os ginásios da cidade para acompanhar os jogos da garotada, nas seis categorias. A rodada do fim de semana marcou a estreia dos jogos da categoria Sub 17. Nesta edição, a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, faz um balanço da competição e afirma que ainda vem muita coisa boa pela frente.
Fotos: Evandro FreitasRODADA TEM RECORDE DE GOLS
Redes balançaram 369 vezes, em 53 jogos, nas categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 17
A rodada do último fim de semana bateu recorde de gols da competição As redes balançaram 369 vezes, em 53 jogos, nas categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 17. Os jogos foram disputados sábado e domingo em seis ginásios Sábado pela manhã foram disputadas as partidas do Sub 13. No Açude foram registradas três goleadas. Na primeira, o Gente que Faz goleou o Açude por 11 a 2. Em seguida, o SMAC A bateu o Açude MA por 12 a 1. Outro placar elástico foi a vitória do Gente Que Faz sobre o Três Poços T por 11 a 0. No Retiro, o destaque foi o
Athletic Porto Real, que derrotou o Açude B por 11 a 0.
No Sub 11, pela Série Ouro, a rodada foi marcada pelo equilíbrio, registrando poucas goleadas Em jogo realizado no Retiro, o maior placar foi a vitória de 7 a 0 do São Luiz sobre o Sesi Laranja. Já no Santo Agostinho o Diamantes venceu o Suel Futsal por 6 a 1.
Pela Séria Prata Sub 11, disputada no Açude, a maior goleada foi de 7 a 0 do time do bairro contra o Três Poços. Na Vila Rica, o Arena Aterrado bateu o SMAC A por 6 a 0.
REGISTROS DA QUINTA RODADA DA COPA DIARINHO
Integrantes da equipe de arbitragem em momento de descontração
Time do SE Real-Municipal Sub 11
Equipe do Suel Futsal Sub 11
Momento família na arquibancada
Torcida marca presença no fim de semana
Time Diamantes Sub 11
No último sábado, dia 3, a Copa Diarinho teve a estreia da categoria Sub 17. Os jogos aconteceram nos ginásios dos bairros Açude, Santa Cruz, Vila Rica e 249.
No Açude, na abertura da Chave A, o Açude B bateu o Açude A por 3 a 1. No duelo dos times de Pinheiral, o Mais Que Um Time derrotou o Esperança Pinheiral por 4 a 3.
Três jogos movimentaram o ginásio de Santa Cruz. No primeiro, o Santa Cruz T venceu o CIEP 299 por 6 a 5. Em seguida, o CIEP 299 voltou à quadra e bateu o SMAC A por 5 a 4. E, para fechar, o Santa Cruz derrotou o SMAC A por 6 a 2.
Na Vila Rica, o destaque foi a equipe do Assis United, de Barra Mansa, que venceu as três partidas. No primeiro jogo o time venceu o Esperança Santo Agostinho por 4 a 1. No segundo duelo, o Assis United aplicou 4 a 2 no Gente Que Faz e, no último, bateu o Vila Rica/Tiradentes por 6 a 3.
Na 249, duas goleadas chamaram a atenção do público Num dos jogos mais movimentados, o Rio Claro goleou o SMAC B por 16 a O Na segunda, o 249 aplicou 14 a 0 no SMAC B.
A VEZ DO SUB 17
Categoria estreou na competição com 167 gols, em 21 jogos
UM RECORDISTA DA COPA DIARINHO
Participante de todas as edições, professor Ivan dos Santos coleciona oito troféus da competição no comando do Açude
Quando se fala em Copa Diarinho é impossível não se lembrar dele. Há 42 anos no quadro da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Ivan dos Santos, de 69 anos, ou simplesmente professor Ivan, já participou de todas as edições da Copa e coleciona oito troféus, em diversas categorias
Ex-sargento do Exército, Ivan é um dos mais antigos professores da SMEL. Coordenador do ginásio do Açude, ele conta que este ano 12 equipes do bairro estão participando da Copa Diarinho.
“Hoje nós atendemos a 140 atletas, de várias categorias Temos 12 equipes este ano, mas já chegamos a ter 17 numa mesma edição da Copa”, comemora.
Para o professor Ivan e os garotos, a Copa Diarinho tem um significado especial. “Ficamos sete anos sem a Copa. Isso foi duro, porque é uma competição que eles esperam ansiosos o ano inteiro. Os meninos treinam, se dedicam, mas fazia falta para nós aquela coisa de competição, de disputa, e a Diarinho é uma
realização para eles poder estar participando”, afirmou o professor.
REVELANDO TALENTOS
Ao longo do seu tempo como coordenador do ginásio do Açude, Ivan viu nascer e lapidou muitos talentos que hoje se destacam no campo e em grandes equipes. E um deles o professor fala com orgulho e emoção, que é o Bill, de 16 anos, titular da equipe Sub 17 do Flamengo e da seleção brasileira.
“Ele começou comigo com apenas 5 anos Chegou a disputar a Copa Diarinho com a gente e depois foi para o Sesi. Em seguida o Bill foi para o campo, no Volta Redonda, e hoje brilha pelo Flamengo e seleção brasileira. Nos falamos sempre e, para nós, ele é um orgulho Isso prova que as crianças e os jovem podem seguir caminhos do bem através do esporte Esse é o nosso compromisso social, que é transformar cidadãos”, salienta Ivan.
ROSE VILELA COMEMORA
PRIMEIRO MÊS DA COPA DIARINHO
Secretária de Esporte e Lazer destacou a união de forças para o sucesso da competição
A Copa Diarinho completou um mês com o fechamento da última rodada, disputada no último fim de semana, dias 03 e 04. Durante esse período, foram marcados muitos gols e o público está lotando os ginásios, numa grande confraternização do esporte e da família. E tudo isso é motivo de comemoração para a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
“Nosso time este muito feliz. É um trabalho de muita gente, depois de sete anos reorganizar esse evento. Tem o fato de terem sido criadas as séries ouro e prata, uma sugestão do professor
Daniel. Acredito que isso tenha deixado as equipes e as famílias muito felizes, oportunizando bastante os projetos sociais”, afirmou Rose Visita constantes aos ginásios, a secretária destacou a participação das famílias como o grande diferencial da Copa. “É muito bom ver os pais, avós, e isso é muito importante, pois não há nada melhor do que o esporte para criar memórias afetivas Após um período de pandemia, grande parte dos atletas está participando pela primeira vez. Outro ponto positivo é o festival Sub 7 e Sub 9, onde todos têm a oportunidade de participar e ser premia-
do”, salienta. Segundo Rose, a união de forças também é fundamental para o sucesso da competição “A gente tem tido muito apoio das secretarias, do prefeito Neto, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, e da Secretaria de Saúde, que disponibiliza uma equipe em cada ginásio Isso dá segurança para nós, professores, e para os atletas. Quero parabenizar todo o time da SMEL que participa não só como delegado, mas também como técnicos dos nossos programas esportivos. Esse evento só é possível graças à parceria como DIÁRIO DO VALE e a SMEL. Rose Vilela
“FEIJÃO”, O ARTILHEIRO DA EQUIPE 249
Força física, drible e habilidade. Essas foram as qualidades demonstradas em quadra por Alisson Rafael, ou simplesmente, Feijão, como é chamado pelos amigos Na rodada do último fim de semana, ele foi um dos destaques do Sub 17.
Feijão, de 16 anos, atuou três vezes e venceu todas Na primeira partida, seu time, o 249, goleou o SMAC B por 14 a 0. E o artilheiro balançou as redes seis vezes.
Fã de Neymar, Feijão jo-
gou futsal dos 5 aos 10 anos, quando migrou para o campo O jovem passou um período nas divisões de base do Volta Redonda, mas não permaneceu. Agora, ele mostra seu talento na Copa Diarinho enquanto aguarda uma nova oportunidade para retornar ao campo
“Meu sonho é ser jogador de futebol. Então quero manter a forma até aparecer um clube para eu jogar”, espera Feijão