ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ
Sul Fluminense, Domingo, 28 de Setembro de 2014
Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva
diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00
Ano 21 • Edição nº 7.440
INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Incidência de homicídios em VR e Angra é maior que média estadual Pelos dados do ISP, índices de prisões e apreensões de drogas da polícia da região superam média estadual
VOLTA REDONDA
Eleitores reclamam de problema de acessibilidade em locais de votação Uma parte dos portadores de deficiência física que mora em Volta Redonda reclama de problemas de acessibilidade a alguns locais de votação. A aposentada Maria Aparecida Braz, de 61 anos, disse que deixou de votar nas eleições passadas por não conseguir chegar à seção eleitoral, no Tangerinal. O chefe de cartório eleitoral, Gilberto Dias de Sá, afirmou que todos os locais de votação possuem uma sala de fácil acesso para portadores de deficiência e ficam localizadas no térreo dos postos de votação.
As áreas de atuação do 33º e 28º batalhões da Polícia Militar registraram, respectivamente, 3,48 e 2,57 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto a média do Estado do Rio é de 2,26 homicídios por 100 mil habitantes. Já na área do 10º BPM (Barra do Piraí e Piraí), o índice de mortes no trânsito é três vezes mais alto que o do Estado do Rio. Os dados são do Instituto de Segurança Pública, que também mostram que a polícia da região apreende mais drogas e faz mais prisões que a média estadual.
POLÍCIA | Página 6
Redes sociais podem colocar relacionamentos em xeque O uso permanente de redes sociais pode colocar em xeque o relacionamento de muitos casais. O fato pode ser constatado numa pesquisa feita pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e a Universidade de Boston, entre 2008 e 2010, indicando que a chance de divórcio é maior em casais que utilizam a rede social com frequência. Através dessa pesquisa foi constatado que o número de pessoas consideradas viciadas em redes sociais e que pensa na possibilidade de deixar seu parceiro é duas vezes maior (cerca de 32%) do que em outras pessoas que não acessam sites diariamente.
POLÍTICA | Página 3
Decisão: Eleitores voltam às urnas no próximo domingo para escolherem deputados, governadores e senadores
COMPORTAMENTO | Página 7
Pernilongos perturbam o sono dos moradores de Barra Mansa
ORIENTE MÉDIO
Muçulmano analisa conflitos recentes em países árabes O comerciante de Volta Redonda Baxir Omar El Ghazzaoui, de 45 anos, descendente de libaneses, falou ao DIÁRIO DO VALE sobre os constantes conflitos na Faixa de Gaza, a guerra civil da Síria e o avanço do Estado Islâmico. “Como descendente de árabe,
muçulmano sunita e ex-presidente da Associação Islâmica de Volta Redonda, acredito que as guerras geram pobreza, mortes e muitos refugiados”, afirma, acrescentando que não vê um futuro menos problemático.
CIDADE | Página 5
Prefeitura divulga vencedores do 27º Salão Nacional de Humor de VR Estarão expostos no Espaço das Artes Zélia Arbex, a partir de sexta-feira que vem, os trabalhos vencedores do 27º Salão Nacional de Humor de Volta Redonda. A seleção dos trabalhos foi feita na última semana pela Secretaria Municipal de Cultura. Participaram 60 artistas de todo o Brasil que inscreveram 180 trabalhos nas modalidades Cartum, Charge, Caricatura e História em Quadrinhos. Além de Volta Redonda, a coordenação do Salão de Humor recebeu trabalhos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Fortaleza, Piauí e Pará, entre outros.
Lazer &Cia
Capa
Contra o mosquito: Para amenizar problema, carros fumacês percorrem bairros de Barra Mansa Apesar do clima seco, alguns bairros de Barra Mansa já estão tendo infestação de pernilongos. Resultado: os mosquitos estão tirando o sono dos moradores. Eles tentam amenizar o problema colocando tela nas janelas e usando inseticidas para matar os pernilongos. O coordenador da Vigilância Ambiental, Igor de Freitas Gonçalves, disse que a prolifera-
i
CADERNO DE CLASSIFICADOS
ção de pernilongos não é uma situação normal para esse clima seco, uma vez que esses mosquitos, assim como os da dengue, precisam da água para se proliferar. De acordo com ele, a espécie pode estar aproveitando bolsas de água paradas em valas ou em córregos que estejam com baixa vazão.
CIDADE | Página 4
Nesta edição: 1.372 ofertas de negócios
Humor: Trabalhos poderão ser conferidos até 26 de outubro no Espaço de Artes Zélia Arbex