
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Ano 32 • Edição 10879
![]()

Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Ano 32 • Edição 10879

A megaoperação deflagrada nesta terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, terminou com 64 mortos, 81 presos e 93 fuzis apreendidos, além de grande quantidade de drogas ainda em contabilização. Batizada de Operação Contenção,
a ação mobilizou 2,5 mil policiais e é considerada a mais letal da história do estado. O governador Cláudio Castro afirmou sentir-se “sozinho” no combate ao crime e criticou o governo federal por negar apoio e empréstimo de blindados. A ofensiva provocou caos na cida-
Um
de, com vias interditadas, linhas de ônibus alteradas e o município em estágio 2 de atenção. A Alerj e entidades de direitos humanos cobram explicações e denunciam o “banho de sangue” nas favelas.
POLÍCIA | Página 4
quebra o silêncio: ‘Tentei socorrer, mas temi pela minha vida’

Condutor diz que pista estava escorregadia e que deixou o local com medo de torcedores. Polícia apura se havia óleo na pista e analisa prontuários médicos das vítimas. Ônibus
com torcedores rubro-negros tombou em Barra Mansa durante chuva forte. Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE nesta terça-feira (28), o delegado titular da unidade, Marcus Mon-
tez, afirmou que a delegacia acionou peritos tão logo tomou conhecimento do fato e que as primeiras oitivas foram realizadas ainda na noite de segunda. POLÍCIA | Página 4
Secretária do advogado também foi atacada e ficou gravemente ferida; agressor foi morto por agentes do Segurança Presente
sua secretária, na manhã desta terça-feira (28), em Piraí (RJ). O agressor, que era cliente do advo-
Barra Mansa
Flumisul 2025 movimenta economia e cultura a partir desta quarta-feira
A 24ª edição da Flumisul começa nesta quarta-feira (29), prometendo quatro dias de intensa programação em Barra Mansa. A feira deve receber cerca de 75 mil visitantes e vai reunir negócios, cultura e entretenimento em um
só espaço. Além dos estandes e rodadas empresariais, o evento conta com shows regionais, oficinas gastronômicas e a estreia da Arena Gamer, voltada à juventude e à economia digital.
POLÍTICA | Página 3
ETA da Região Leste
Com investimento R$ 47 milhões, Furlani abre licitação para obra
Obra vai ampliar o abastecimento de água e beneficiar mais de 40 mil moradores
POLÍTICA | Página 3

gado, alegou ter sido prejudicado em um processo judicial e atacou as vítimas com uma faca dentro
do escritório. Agentes do Segurança Presente flagraram o crime e atiraram contra o homem, que
morreu no local. A secretária, de 43 anos, foi levada em estado grave ao Hospital Flávio Leal. O
Volta Redonda
caso gerou comoção e choque na cidade.
POLÍCIA | Página 4
Pegadas confirmam presença do felino; especialistas orientam moradores a manter distância e comunicar autoridades


O registro de uma onça-parda em área de preservação movimentou equipes ambientais de Volta Redonda nesta semana. As imagens foram captadas por câmeras de um condomínio próximo ao Parque Natural. Profissionais da Secretaria de Obras também identificaram pegadas do animal. O biólogo Jadiel Teixeira reforça que a espécie evita contato humano e que o ideal é não se aproximar nem tentar filmar o felino. GERAL | Página

Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos; metade do desmatamento atinge florestas maduras do bioma
A Mata Atlântica perdeu 2,4 milhões de hectares de floresta nas últimas quatro décadas. O número é equivalente a uma redução de 8,1% da área registrada no início da série histórica.
Segundo levantamento do MapBiomas, divulgado nesta segunda-feira (28), o bioma mais degradado do país mantém apenas 31% de sua vegetação natural. Metade do desmatamento recente ainda atinge áreas com mais de 40 anos.
“A vegetação natural da Mata Atlântica foi suprimida para abrir espaço para atividades humanas desde o início da colonização. Em 1985, ano de início da nossa série histórica, o bioma tinha apenas 27% de sua área florestal original”, diz Natalia Crusco, da equipe do MapBiomas.
“De lá para cá, o ritmo de
desmatamento foi diferente em cada uma das quatro décadas até 2024. Depois da promulgação da Leia da Mata Atlântica é possível notar, inclusive, um ligeiro aumento na área florestada do bioma”, acrescenta ela.
VEGETAÇÃO NATIVA
O estudo reforça a importância das políticas de conservação e recuperação da vegetação nativa. Entre 1985 e 2024, o bioma perdeu 2,4 milhões de hectares de florestas. Apesar da desaceleração do desmatamento, os últimos cinco anos registraram uma média de 190 mil hectares desmatados por ano. Cerca da metade do desmatamento em 2024 ainda acontece em florestas maduras (com mais de 40 anos), que carregam grande parte da biodiversidade, estoque de carbono e são as principais responsáveis pelos serviços ecossistêmicos da floresta.
A agricultura segue como principal força de transformação da paisagem. O cultivo agrícola quase dobrou de área desde 1985 e hoje ocupa um terço (33%) da produção nacional dentro do bioma. Soja (343%), cana-de-açúcar (256%) e café (105%) estão entre as lavouras que mais cresceram, enquanto as pastagens perderam 8,5 milhões de hectares no período.
AVANÇO
A silvicultura também ganhou espaço: a área destinada ao cultivo comercial de árvores quintuplicou em 40 anos e já representa mais da metade de toda a atividade no país. Além do avanço agrícola, o crescimento urbano na Mata Atlântica duplicou desde 1985, com três em cada quatro municípios (77%) expandindo sua área urbanizada. Mais de 80% dos municípios da Mata Atlâ ntica, no
entanto, têm áreas urbanizadas pequenas, com menos de mil hectares. Só três capitais têm mais de 30 mil hectares: Sã o Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
MATA ATLÂNTICA
É A FLORESTA MAIS DEVASTADA DO BRASIL. A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 24% da floresta que existia originalmente, sendo que apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.
Pegadas do animal também foram registradas por equipes da Secretaria Municipal de Obras (SMO)
Um Puma concolor, espécie
mais conhecida como onça-parda, foi flagrado nesta semana por câmeras de segurança de um condomínio localizado em uma área de preservação de Volta Redonda. O registro foi feito nas proximidades do Parque Natural de Volta Redonda, situado entre a Rodovia dos Metalúrgicos e a Estrada da Serrinha.
As pegadas do animal também foram identificadas por profissionais da Secretaria Municipal de Obras (SMO) durante atividades realizadas no parque, reforçando os indícios da presença do felino na região.
Segundo maior felino do Brasil, a onça-parda habita florestas, savanas, plantações e pastagens,

estando presente em todos os biomas brasileiros. O biólogo Jadiel Teixeira, diretor do Zoo-VR (Parque Zooló-
gico Municipal de Volta Redonda), explicou que a espécie tem comportamento solitário e evita o contato com humanos.
“Ao avistar uma onça, o ideal é manter distância e deixar que o animal siga seu caminho. Evite filmar, fazer barulho ou tentar se aproximar. Nunca tente alimentá-la ou encurralá-la. E é fundamental comunicar o avistamento às autoridades locais”, orientou o biólogo.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorginho Fuede, destacou a importância da preservação ambiental e do equilíbrio ecológico.
“O trabalho é contínuo, e estamos sempre buscando novas iniciativas para melhorar ainda mais o nível de preservação. O equilíbrio ambiental é fundamental para garantir um meio ambiente protegido e uma melhor qualidade de vida para todos”, afirmou.
Sesc abre vagas de emprego para novo hotel em Paraty
Paraty
O Sesc RJ está com vagas abertas para o novo Hotel Sesc Paraty, previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano. As oportunidades são destinadas a candidatos com ensino fundamental e médio completos, para atuação em diferentes áreas da unidade hoteleira.
As inscrições podem ser feitas até 4 de novembro, exclusivamente pelo site https://trabalheconosco.vagas.com.br/sesc-rio.
Entre as funções disponíveis estão Atendente de Recepção de Hotel, Bombeiro Hidráulico, Assistente de Rotinas Administrativas, Camareira(o), Auxiliar de Cozinha, Eletricista e Guardião Operador de Piscina. Os candidatos devem ter formação compatível com a função, experiência prévia e idade mínima de 18 anos. Alguns cargos
exigem cursos específicos, como Bombeiro Hidráulico e Eletricista Predial, além de conhecimentos em segurança e saúde no trabalho.
O Hotel Sesc Paraty funcionará na Avenida Octavio Gama, nº 622, próximo ao Centro Histórico, no prédio onde atualmente opera o Garden Hotel Paraty. A estrutura contará com 48 acomodações, piscina, sauna, salão de jogos, biblioteca e estacionamento para 34 veículos. A aquisição do empreendimento foi anunciada durante a ABAV Expo 2025, maior feira de turismo da América Latina, realizada no Rio de Janeiro. Com a nova unidade, o Sesc RJ amplia sua rede hoteleira, reforçando a oferta de hospedagem acessível e de qualidade para trabalhadores do comércio, seus dependentes e o público em geral.
Processo seletivo – Hotel Sesc Paraty
Cargos: Atendente de Recepção, Bombeiro Hidráulico, Assistente Administrativo, Camareira(o), Auxiliar de Cozinha, Eletricista e Guardião Operador de Piscina
Requisitos: Varia conforme o cargo (níveis fundamental e médio)
Inscrições: Até 4 de novembro, em trabalheconosco.vagas. com.br/sesc-rio
Início das operações: Dezembro de 2025
Local: Paraty
Banco de Olhos de VR faz nova captação de córneas
Resende O Banco de Tecido Ocular Humano (BTOH) de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), fez uma captação de tecidos para transplante nesta terça-feira (28). A notificação veio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Resende, unidade que faz parte da rede de abrangência do órgão. Nesse processo, foram obtidas duas córneas e duas escleras, que podem beneficiar até quatro pessoas que estão na fila de espera estadual, organizada e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). De acordo com a coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Daniela da Silva, as unidades da rede de abrangência entram em contato com o Banco de Olhos de Volta Redonda quando são identificados casos viáveis para doações de córneas.
“O primeiro passo é a avaliação do prontuário médico dos possíveis doadores. Constatando a viabilidade de captação, a equipe formada por enfermeiro e técnico de enfermagem vai ao hospital para fazer o acolhimento familiar e a entrevista. Hoje, fui acompanhada do técnico de enfermagem Gilmar Lemos Ferreira para conversar com os familiares de um homem de 36 anos que teve morte cerebral atestada. Eles concordaram em doar, o que possibilitou a captação”, contou Daniela. Após a captação, os tecidos são levados para o laboratório do Banco de Olhos, onde é realizado o processamento da córnea. É separada a parte branca (esclera) da córnea, preservando os tecidos. Em seguida é feita a análise de sorologia. Após o resultado, o material é encaminhado para a central estadual de transplantes, o RJ Transplantes.
Os moradores do Santo
Agostinho, em Volta Redonda, voltam a contar com atendimento presencial da Caixa Econômica Federal. A Subprefeitura do bairro passa a abrigar um posto de serviços do banco, que funcionará às segundas, quartas e sextas-feiras, oferecendo suporte para demandas que não envolvem movimentação de dinheiro. Entre os serviços disponíveis estão abertura de contas, desbloqueio de cartões, atendimento a microempreendedores, resolução de problemas de biometria e esclarecimento de dúvidas. A novidade substitui a antiga agência da Caixa que operava no bairro e foi encerrada recentemente.
A implantação do posto é resultado de uma solicitação feita pelo deputado estadual Munir Neto, pelo subprefeito Ednilson Vampirinho e pelo vereador Gemilson Sukinho, que se reuniram no fim de setembro com representantes da Caixa e o prefeito Antonio Francisco Neto, no


Palácio 17 de Julho, para discutir a demanda. Durante o encontro, os gerentes regionais do banco explicaram que a agência do bairro apresentava baixo movimento, reflexo do aumento do uso dos canais digitais. Além disso, a lotérica local já possui capacidade para atender às operações que envolvem dinheiro em espécie. No entanto, após o pedido das lideranças municipais, a Caixa
avaliou a possibilidade de manter parte do atendimento presencial por meio de um termo de cessão de espaço e designação de um funcionário fixo na subprefeitura. O deputado Munir Neto destacou a importância da medida para os moradores da região. “A população pode ficar tranquila, que a Caixa Econômica vai continuar no bairro, só que atendendo na Subprefeitura do Santo Agostinho. Entendemos que a tecno-
logia diminuiu a movimentação da agência, pois as pessoas podem fazer muitos serviços pelo celular, mas era importante ter uma opção para que os clientes não precisassem se deslocar até uma agência distante”, afirmou. Para o subprefeito Ednilson Vampirinho, a iniciativa representa uma solução rápida e eficiente. “Tivemos a surpresa da saída da agência da Caixa, mas graças a Deus o prefeito Neto, junto ao deputado Munir, conseguiram que o banco oferecesse alguns serviços na Subprefeitura, atendendo a população da melhor forma possível”, disse.
O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou a parceria constante entre o município e a instituição financeira. “O banco tem sido um grande parceiro da prefeitura e sensível às nossas demandas, como foi o caso da manutenção de alguns serviços no bairro. Ao final, quem ganha com esse ótimo diálogo são os moradores do Santo Agostinho e dos bairros próximos”, afirmou.

Volta Redonda UGB antecipa matrículas para o Vestibular 2026.1
Volta Redonda
O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) antecipou para esta quarta-feira (29), as matrículas para o Vestibular 2026.1. Os interessados podem acessar o site da instituição (www.ugb.edu. br) ou fazê-la presencialmente, na unidade de Volta Redonda, no Aterrado, até 7 de fevereiro de 2026. O vestibular oferece vagas para diversos cursos de graduação nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas e Saúde, com turmas previstas para o primeiro semestre de 2026. Entre os cursos disponíveis estão: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Fonoaudiologia, História, Letras, Psicologia, Pedagogia, Nutrição, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional, Gestão de Recursos Humanos. Os candidatos poderão ingressar na instituição de diferentes formas: Aproveitamento da nota do ENEM (edições de 2022 a 2025), desde que tenham obtido mínimo de 300 pontos na redação; Prova agendada presencial (redação); Prova on-line com questões objetivas; Transferência de outra instituição de ensino superior; Aproveitamento de diploma de curso superior ou de processo seletivo anterior. A taxa de inscrição é de R$ 30 e o resultado da prova agendada será divulgado em até 24 horas após a realização. Os candidatos aprovados poderão efetuar a matrícula até 7 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no www.ugb.edu.br ou no WhatsApp (24) 3345-1705.


Ele teria dito que mataria o advogado por ter “perdido uma causa” na Justiça
Piraí
Um crime brutal chocou a pacata cidade de Piraí, no Sul Fluminense, na manhã desta terça-feira (28). Um homem armado com uma faca invadiu o escritório do advogado João Carlos de Barros Filho, de 61 anos, no Centro da cidade, matou o profissional e esfaqueou gravemente sua secretária. O agressor acabou morto por agentes do programa Segurança Presente, após ser flagrado no momento em que tentava golpear novamente a mulher. O ataque aconteceu por volta das 10h, na Rua Barão de Piraí, a poucos metros da base do programa. Segundo o delegado titular da 94ª DP, Antônio Furtado, o homem — que era cliente do advogado — chegou ao local exaltado, alegando que iria matá-lo por causa confusão sobre a conta bancária em que seria feito o depósito do valor ganho no processo. Em

seguida, sacou uma faca grande e desferiu golpes contra o advogado, que ainda tentou escapar, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o delegado, na sequência, o agressor partiu em direção à secretária, de 43 anos, que foi atingida diversas vezes. Populares teriam acionado o programa
Segurança Presente. Os agentes entraram no escritório e pediram para ele parar. No entanto, o homem continuou e um dos PMs foi obrigado a atirar três vezes no agressor, que morreu no local. A secretária foi socorrida pelos agentes da PM em estado grave para o Hospital Flávio Leal,
onde passou por cirurgia. A área foi isolada para perícia técnica da Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar o caso.
Segundo apurado pela reportagem, o autor do crime já tinha passagem pela polícia por agressão contra a ex-esposa. Testemunhas afirmaram que ele havia demonstrado comportamento instável e vinha ameaçando o advogado há alguns dias.
O delegado Antônio Furtado, responsável pelas investigações, classificou o crime como “um ataque de extrema violência e motivação pessoal”.
“Estamos apurando o histórico do autor e o contexto da causa judicial que teria motivado o crime. A ação rápida do policial impediu uma tragédia ainda maior”, disse Furtado.
O caso abalou a rotina do Centro de Piraí e gerou grande comoção entre moradores e profissionais da cidade.
A Polícia Civil segue investigando o acidente envolvendo o ônibus que transportava torcedores do Flamengo e tombou na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, na tarde de segunda-feira (27). O caso é conduzido pela 90ª Delegacia de Polícia. Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE nesta terça-feira (28), o delegado titular da unidade, Marcus Montez, afirmou que a delegacia acionou peritos tão logo tomou conhecimento do fato e que as primeiras oitivas foram realizadas ainda na noite de segunda. “De imediato foram ouvidos os policiais rodoviários comunicantes e um passageiro — testemunha de outro coletivo que trafegava atrás do ônibus que tombou”, explicou.
Segundo Montez, as informações apuradas até o momento indicam que o ônibus tombou após o motorista perder o controle do veículo. “Em resumo, restou apurado que o veículo te-
ria tombado após o condutor não conseguir controlá-lo, alegando óleo na pista”, disse o delegado. O delegado informou ainda que o prontuário médico das vítimas foi solicitado às unidades de saúde que as atenderam. “As vítimas serão intimadas para prestar depoimento em sede policial”, afirmou. Montez também confirmou que, em depoimento, o motorista negou ter fugido do local. “O condutor apresentou sua versão, afirmando que prestou socorro às vítimas, porém deixou o local quando uma briga se iniciou entre os torcedores, temendo por sua vida. Não há qualquer elemento até o momento que indique que o condutor estivesse embriagado”, afirmou o titular da 90ª DP.
A Polícia Civil aguarda o laudo pericial para confirmar as causas do acidente. “Estamos aguardando o laudo pericial e seguimos na oitiva das partes”, disse Montez.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 35 pesso-

as ficaram feridas, sendo 31 com lesões leves e quatro em estado grave. As vítimas foram levadas para a Santa Casa de Barra Mansa, o Hospital São João Batista, em Volta Redonda, e o Hospital de Emergência de Resende. O ônibus transportava torcedores que seguiam em caravana para Buenos Aires, onde o Flamengo enfrentará o Racing, nesta quarta-feira (29), pela semifinal da Libertadores. A viagem de
cerca de 5.200 quilômetros (ida e volta) levanta questionamentos sobre a autorização da rota pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e sobre o número de motoristas escalados. O responsável pela empresa proprietária do veículo compareceu à delegacia, e o Laudo Pericial de Sinistro de Trânsito (LPST), que detalhará as causas do acidente, deve ser concluído nos próximos dias.
TORCEDOR RELATA PISTA ESCORREGADIA NO MOMENTO DO ACIDENTE
O professor de Educação Física
João Pedro Felipe estava entre os passageiros do ônibus que seguia do Rio de Janeiro para Buenos Aires e tombou no km 282 da Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, na tarde de segunda-feira (27). Ele viajava acompanhado da namorada e contou ao DIÁRIO DO VALE que ambos estavam sentados na parte da frente do veículo. “Quando a gente tomou conhecimento, o ônibus já tinha virado. Aí foi só aquela correria para sair do ônibus, retirar as coisas e só isso que a gente se recorda”, relatou. Segundo João Pedro, a namorada entrou em estado de choque e precisou de atendimento médico. “Ainda bem que não teve nenhum gravemente ferido
Após o acidente com o ônibus que transportava torcedores do Flamengo na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, na tarde de segunda-feira (27), influenciadores e artistas se mobilizaram para garantir que os torcedores prejudicados consigam chegar à Argentina, onde o time enfrentará o Racing nesta quarta-feira (29), pela semifinal da Li-
Volta Redonda
Um homem de 25 anos foi preso na madrugada desta terça-feira (28) em Volta Redonda, suspeito de furtar um saco de laranjas de um supermercado localizado na Rua Gustavo Lira, no Centro da cidade. O caso foi registrado pela Polícia Militar e encaminhado à 93ª
bertadores. Liderada pelo influenciador Lucas Jornal, a iniciativa reúne nomes como MC Maneirinho, MC Poze do Rodo, PK, Orochi e o criador de conteúdo Edu, conhecido como Gol do Rayo. O grupo se uniu com o objetivo de custear as passagens e possibilitar a sequência da viagem para aqueles que foram afetados
e espero que meus amigos e até minha própria namorada estejam bem”, disse. O professor contou que o susto foi grande e que o cenário após o tombamento era de desespero. “Tinha gente que saiu sangrando do ônibus e não sabíamos qual era a gravidade do problema. Aí a gente foi acalmando, resolvendo a situação
pelo acidente. Por meio do Instagram, Lucas Jornal explicou que irá custear as passagens para o jogo. “Já estamos emitindo algumas passagens. Mas outras pessoas só chegaram em casa às 6h, então estamos vendo. Vai dar certo! Galera, a gente fez isso para galera poder ir ao jogo, devido ao
e vendo como estava todo mundo”, afirmou.
De acordo com ele, a pista estava escorregadia no momento do acidente, o que pode ter contribuído para o motorista perder o controle do veículo. “Outros passageiros também relataram que o ônibus seguia em alta velocidade e que a pista, de fato, estava escorregadia devido à chuva”, contou.
acidente, sem fim lucrativo. Uma ação de ajuda”, afirmou o influenciador. A torcida organizada Nação 12, que teve integrantes feridos no acidente, informou ao DIÁRIO DO VALE que não seguirá viagem para a Argentina. “Não vamos seguir viagem. Sem condições”, afirmou a torcida organizada Nação 12.
Operação mais violenta da história do Rio termina com 64 mortes e caos na cidade


encontradas ainda serão contabilizadas

Rio
A megaoperação deflagrada pelas polícias Civil e Militar nesta terça-feira (28) nas comunidades dos complexos da Penha e do Alemão resultou em 64 mortos, 81 presos e 93 fuzis apreendidos, além de grande quantidade de drogas, que ainda será contabilizada. A ação, batizada de Operação Convenção, é considerada a mais violenta já registrada no estado. O objetivo da operação é capturar lideranças criminosas do Comando Vermelho e impedir a expansão territorial da facção em diferentes regiões do Rio. Segundo o governo estadual, a ação foi planejada a partir de mais de um ano de investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio do Ministério Público Estadual.
Ao todo, 2,5 mil policiais civis e militares participaram da ofensiva, que mobilizou equipes também de outros estados. O governador Cláudio Castro acompanhou a operação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região central do Rio. Ele afirmou sentir-se “sozinho” no combate ao crime organizado e criticou a falta de apoio da União. Segundo Castro, o governo federal negou três pedidos de empréstimo de veículos blindados, condicionando a cessão à decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria vetado “por decisão política”. “Foram três pedidos negados. Para ceder os blindados, exigiram GLO, e o presidente é contra a GLO. Cada vez surge um novo motivo para não colaborar”, declarou o governador.
A ação provocou forte impacto na cidade: o município do Rio entrou em estágio 2 de atenção, devido ao risco de novos confrontos. O Centro de Operações e
Mortos: 64 (sendo 4 policiais)
Presos: 81 Fuzis apreendidos: 93
Drogas: em contabilização
Resiliência (COR) da Prefeitura registrou interdições temporárias em vias da Penha, Alemão, Chapadão, Freguesia e Taquara. Mais de 100 linhas de ônibus tiveram os itinerários alterados e os corredores do BRT Transbrasil e Transcarioca foram afetados.
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj cobrou explicações sobre a ação e afirmou acompanhar “com extrema preocupação a escalada de violência provocada pela megaoperação”. Para a presidente da comissão, deputada Dani Monteiro (PSOL), “nenhuma política de segurança pode se sustentar sobre esse banho de sangue”. “O Estado não pode continuar tratando a vida de todas as vítimas como descartável, nem as favelas como território inimigo ou palco de espetáculo. É preciso garantir a proteção de moradores e policiais, priorizando direitos, inteligência e planejamento em vez de violência e terror”, disse a parlamentar. Policial morto serviu na Guarda de Volta Redonda Entre os mortos está o 3º Sargento Cleiton Serafim Gonçalves, de 40 anos, integrante do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Natural de Mendes, Cleiton ingressou na Guarda Municipal de Volta Redonda em 2008 e passou a integrar a Polícia Militar em 2009. Ele foi baleado durante o confronto e não resistiu aos ferimentos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, convocou uma reunião emergencial para discutir a situação da segurança no Rio. O encontro ocorreu após as críticas de Cláudio Castro e a repercussão da operação. O Ministério da Justiça, em nota, afirmou que o governo federal “tem prestado apoio técnico e financeiro ao Estado do Rio de Janeiro dentro dos limites constitucionais”.
Efetivo empregado: 2,5 mil policiais civis e militares
Locais de atuação: Complexos da Penha e do Alemão, com reflexos em Chapadão, Freguesia e Taquara
Delegacia de Polícia. Policiais do programa Bairro Presente faziam patrulhamento de rotina quando avistaram o suspeito carregando um grande volume enrolado em um cobertor. Ao perceber a aproximação da equipe, ele teria jogado o pacote no chão. Dentro, os agentes encontraram cerca de 30 quilos de laranjas.
Questionado, o homem admitiu ter retirado o material da calçada do supermercado, que ainda estava fechado. Os policiais o algemaram e o levaram à delegacia. Segundo a PM, ele já possui outras passagens por furto.

Como não havia representantes do estabelecimento no local no momento da abordagem, o caso foi encaminhado para apuração da Polícia Civil. O suspeito permaneceu preso.
Complexo do Alemão e Penha (2025): 64 mortos
Jacarezinho (2021): 28 mortos
Vila Cruzeiro (2022): 24 mortos
Complexo do Alemão (2007): 19 mortos
Complexo do Alemão (2022): 17 mortos Senador

Comer sem culpa é possível, e pode ser o primeiro passo para reconectar corpo e mente.
Você já parou pra pensar por que, às vezes, comer vira motivo de culpa? Não é só sobre uma fatia de bolo ou um prato a mais, é sobre aquela voz interna dizendo que erramos, que poderíamos ter feito diferente.
A alimentação intuitiva surge justamente pra silenciar essa voz ou, pelo menos, transformar esse barulho em algo que a gente consiga entender.
Mais do que uma tendência, ela é um convite à reconexão. Uma forma de escutar o próprio corpo e resgatar o prazer de comer, sem transformar a comida em vilã.
O QUE É ALIMENTAÇÃO
INTUITIVA, AFINAL?
Alimentar-se de forma intuitiva é voltar a confiar em si mesma, e no próprio corpo. O conceito, criado pelas nutricionistas Evelyn Tribole e Elyse Resch nos anos 1990, propõe abandonar as dietas rígidas e as regras que nos fazem viver em guerra com a comida.
A ideia é simples (mas poderosa): ouvir os sinais do corpo, fome, saciedade, vontade, satisfaçã, e responder a eles com respeito. Nada de proibições ou rótulos de “bom” e “ruim”. Comer deve ser uma conversa com você mesma, e não uma lista de restrições.
QUANDO A CULPA ENTRA EM CENA
A culpa costuma aparecer quando quebramos regras que nós mesmas cria-
mos: comer sobremesa, beliscar algo fora de hora, exagerar no fim de semana.
Aí vem o arrependimento, o “me comportei mal”, o “preciso compensar depois”. Mas esse pensamento cria um ciclo difícil: culpa → restrição → desejo reprimido → exagero → mais culpa.
E assim, a alimentação deixa de ser leve e vira uma fonte constante de estresse, justamente o oposto do que deveria ser.
(SEM SE COBRAR DEMAIS)
Alguns passos simples podem ajudar a iniciar esse processo:
Re conheça a fome física: antes de comer, pare por um instante e perceba se é fome real ou outro gatilho (emoção, tédio, estresse).
Bu sque satisfação: escolha alimentos que te agradem, nutrição também envolve prazer.
Observe a saciedade: repare quando o corpo sinaliza conforto, sem precisar “explodir” pra parar.
Cui de das emoções: encontre outras formas de lidar com sentimentos além da comida, conversar, caminhar, respirar.
Perdoe-se: ninguém é perfeita. O importante é seguir se escutando, sem transformar cada refeição em um teste de disciplina.
OS BENEFÍCIOS APARECEM COM O TEMPO
Com a prática, é comum perceber: menos compulsão e mais tranquilidade nas refeições; maior prazer em comer; menos estresse e culpa; e uma autoestima mais sólida, porque o cuidado passa a vir de dentro, não de regras externas.
Aprender a comer sem culpa não acontece da noite pro dia, mas o caminho vale a pena. É sobre se reconectar com o corpo, respeitar suas vontades e entender que alimentação saudável não é sinônimo de restrição.
No fim, comer é, e sempre deve ser, um dos grandes prazeres da vida. E quando a gente aprende a fazer isso com leveza, descobre que liberdade também tem sabor.

MARIA EDUARDA MASCARENHAS


Maria Eduarda Mascarenhas é nutricionista especializada em emagrecimento e estética, criadora de um método próprio que já transformou a vida de inúmeras mulheres. Combinando ciência, sofisticação e um olhar atento às necessidades individuais, Maria Eduarda oferece um atendimento diferenciado que promove resultados reais, sustentáveis e uma relação harmoniosa com o corpo e a alimentação.

Evento voltado para médicos e enfermeiros ocorre no auditório da Unimed nesta quinta-feira
A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí promove a 1ª Capacitação em Identificação e Manejo de Acidentes com Animais Peçonhentos. O encontro, voltado para médicos e enfermeiros da rede municipal, será realizado na próxima quinta-feira (30), às 10h, no auditório da Unimed Barra do Piraí. Um dos principais palestrantes será o Dr. Claudio Maurício Vieira de Souza, biólogo especialista em Biologia de Serpentes, Aranhas e Escorpiões pelo Instituto Butantan, assessor científico
Com 71 anos recém-completados em julho, Volta Redonda receberá um monumento em homenagem aos emancipadores do município.
A obra será instalada na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, em frente ao Palácio 17 de Julho, e faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) voltadas à valorização do patrimônio histórico, cultural e turístico da cidade. “O objetivo é homenagear os emancipadores de Volta Redonda, cidadãos que participaram ativamente do movimento pela emancipação política do município; valorizar a memória coletiva e fortalecer o sentimento de
e ex-diretor do Instituto Vital Brazil. Ele abordará os temas “Perfil Epidemiológico dos Acidentes” e “Biologia dos Animais Peçonhentos”. Outra presença de destaque será a da Dra. Tania Motta, médica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, que tratará da sintomatologia e do tratamento de acidentes causados por animais peçonhentos, explicando a interpretação dos sintomas apresentados pelos pacientes.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida, a capacitação representa um passo
pertencimento da população; além de inserir Volta Redonda em um roteiro de turismo cívico e histórico, ampliando o potencial turístico da cidade”, explicou o secretário da SMDET, Sérgio Sodré. De acordo com o projeto, o Monumento dos Emancipadores será construído em frente à sede da prefeitura, espaço central e simbólico para a história da cidade. A estrutura será feita em concreto armado, medindo aproximadamente 2,96 metros de largura por 2,40 metros de altura, revestida em azulejos de 20cm por 20cm, com pintura manual, compondo uma obra artística modernista. O monumento terá, ainda, uma placa informativa com os nomes dos emancipadores, em letras sobressalentes; iluminação embutida em fita
importante na qualificação dos profissionais de saúde do município e no fortalecimento da rede de atendimento.
“Essa capacitação nos auxiliará tanto na identificação quanto no tratamento de casos de ataques de animais peçonhentos, o que certamente salvará muitas vidas. A Secretaria de Saúde, assim como toda a Prefeitura, tem um compromisso com a população, e o constante aprimoramento de nossas capacidades e estruturas garante o cumprimento de nossos objetivos”, afirmou Cristiano Almeida.
LED; texto de identificação na parte posterior da estrutura; além de base de concreto, dimensionada para o melhor aproveitamento do canteiro e estabilidade da estrutura, e que incluirá um mapa geográfico em destaque, com localização de Volta Redonda no território fluminense.
“A arte modernista em azulejos vai retratar o momento simbólico da emancipação de Volta Redonda. No monumento haverá a imagem central de um homem erguendo a chave, representando a conquista da autonomia do município. As figuras ao redor, com as mãos em gesto de aplauso, simbolizam o povo celebrando a liberdade e o futuro da cidade”, detalhou Sodré, explicando o conceito artístico do monumento.


E VALORIZAÇÃO URBANA
Além do simbolismo em homenagem aos emancipadores, o monumento faz parte de uma ação integrada do governo municipal voltada à revitalização de pontos turísticos e históricos

Estudantes da Escola Municipal de Hipismo somaram 11 pódios na etapa da Feerj em Vargem Grande, confirmando o bom desempenho da temporada
Volta Redonda
É campeão! A Escola Municipal de Hipismo de Volta Redonda (EMHVR) conquistou o primeiro lugar na VIII etapa do Ranking Estadual de Hipismo de Salto Iniciante e Aspirante da Feerj (Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro). Além do título, a EMHVR terminou a competição, disputada nesse fim de semana no Haras Pegasus, em Vargem Grande, Rio de Janeiro, com mais outros 11 pódios, sendo dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.
A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno Frederico Pedro, no salto de 90 cm. Na mesma categoria, Isabela Machado Carreira ficou com a prata; Cristina Salas Ruffini terminou em quarto lugar; e Danilo Caeres Andrade em quinto.
A outra medalha de prata foi conquistada por Nathan Avelar no salto de 60 cm, categoria que também teve Bernardo Brito terminando em sexto lugar. Já o terceiro lugar veio na disputa de salto de 80 cm, com Lara

Kozlowski. No mesmo nível, outros dois pódios: Melina Neves, em quarto lugar, e Makus Ufer, em sexto. Destaque também para os alunos Lavínia Novato, Miguel Phellipe Martins e Giulia Ouverney, que terminaram em sexto, sétimo e nono lugar, respectivamente, no salto de 40 cm.
“Estamos chegando na reta final da temporada e conseguindo manter o alto nível de competição, fazendo grandes
etapas e conquistando bons resultados, como fizemos este ano todo. Parabéns ao Frederico pelo título nesta etapa, que premia o esforço que ele faz nos treinamentos, e aos demais alunos pelas grandes conquistas. Seguiremos fortes em busca de mais medalhas”, destacou o professor da EMHVR, Yasser Pereira.
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, também parabenizou os alunos pela conquista em mais uma
etapa do Estadual. “Quando criamos a primeira escola pública de hipismo no Brasil, sabíamos que teríamos muito orgulho das conquistas que viriam, e o tempo vem mostrando que estávamos certos. Parabéns para o Vitor Hugo, idealizador deste projeto campeão, para os professores Yasser e Iury, por serem grandes mestres, e a todos os nossos alunos, que representam muito bem nossa cidade.”
do Piraí abre inscrições gratuitas para aulas de ginástica artística infantil
Barra do Piraí
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Barra do Piraí, abre nesta quarta-feira (29) as inscrições gratuitas para as aulas de ginástica artística, voltadas para meninas de 3 a 11 anos. A iniciativa promete incentivar a prática esportiva desde cedo e revelar novos talentos da modalidade no município.
As inscrições poderão ser feitas de 10h às 16h, diretamente na Secretaria de Esporte e Lazer, e as aulas acontecerão no Ginásio do Bairro Matadouro, localizado na
Rua José Alves Pimenta, nº 1550. De acordo com o subsecretário de Esportes, Rômulo Maciel Ribeiro, o projeto atende a um pedido antigo das famílias. “Essa escolinha de ginástica olímpica vai acontecer no ginásio do Matadouro, com a professora Jaqueline. As vagas são exclusivas para meninas de 3 a 11 anos e, inicialmente, serão oferecidas 80 vagas. A partir das inscrições, vamos organizar as turmas de acordo com a disponibilidade das crianças”, explicou. Empolgada com a novidade, a professora Jaqueline Ferreira, conhecida como Tia Jac, convidou as meninas para participarem.“Estou

muito animada pra começarmos as aulas de ginástica artística. As inscrições serão abertas e inicialmente teremos 90 vagas. Vai logo
fazer a inscrição e em comigo!”. As aulas estão previstas para começar na segunda semana de novembro.
Espetáculo “Cinderella” celebra 20 anos do Ballet Educação em VR
Volta Redonda
Com a chegada da primavera, os dias mais quentes e úmidos trazem flores, cores e também alguns cuidados importantes para quem tem animais de estimação. A estação é marcada pelo aumento de insetos e parasitas, além de condições que podem favorecer alergias e desconfortos nos pets. Um dos principais cuidados está na prevenção contra pulgas, carrapatos e mosquitos, que se multiplicam com mais facilidade nesse período. O uso regular de produtos antiparasitários é essencial, assim como evitar passeios em locais com mato alto.
Outro ponto de atenção são as alergias respiratórias e de pele, comuns nessa época por causa do aumento do pólen, da poeira e de fungos. Coceiras, espirros e irritações podem indicar sensibilidade e devem ser avaliados por um veterinário. Embora a primavera não seja o verão, os dias de calor intenso exigem cuidados extras: oferecer água fresca, garantir sombra e evitar passeios nos horários mais quentes ajudam a prevenir o superaquecimento. As plantas ornamentais também merecem cautela. Espécies como lírios, azaleias e copos-de-leite, muito usadas na decoração, são tóxicas para cães e gatos e devem ser mantidas fora do

alcance. A troca de pelos aumenta nesta época, por isso é importante manter banhos e escovações regulares, ajudando na higiene e no conforto do animal. Por fim, vale ficar atento às picadas de insetos e aproveitar os dias ao ar livre com responsabilidade — sempre com guia, água disponível e recolhendo as fezes durante os passeios. Cuidar bem dos pets na primavera é garantir que eles aproveitem o melhor da estação com segurança e saúde.
AVES
A primavera é uma das estações mais agradáveis para as aves, mas também requer atenção especial dos tutores. O clima mais quente, o aumento da umidade e o florescimento das
plantas influenciam diretamente na saúde e no comportamento dos pássaros.
Com a elevação das temperaturas, é importante garantir sombra e ventilação adequadas. As gaiolas ou viveiros devem ficar em locais bem arejados, longe da exposição direta ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia.
Outro ponto essencial é a higiene. A combinação de calor e restos de alimentos pode atrair insetos e favorecer o aparecimento de fungos e bactérias. Por isso, o comedouro e o bebedouro devem ser lavados diariamente, e o fundo da gaiola precisa ser limpo com frequência.
Durante a primavera, muitas aves entram no período reprodutivo, tornando-se mais ativas e cantando com maior
frequência. É fundamental respeitar o descanso delas, evitar barulhos intensos e garantir uma alimentação rica em nutrientes, com frutas frescas e verduras variadas.
O aumento de flores e vegetação atrai mosquitos e outros insetos, o que pode representar risco de picadas e doenças. Telas de proteção ou mosquiteiros ajudam a manter os ambientes seguros.
Além disso, é importante evitar o uso de plantas e produtos tóxicos próximos às aves, como sprays de limpeza e perfumes, pois o sistema respiratório dos pássaros é muito sensível.
Com esses cuidados, as aves podem desfrutar do melhor da primavera — com mais cores, sons e bem-estar
A assessora do departamento pedagógico da SME, Rosana Ramos, ressaltou o impacto do projeto na vida dos alunos. “Falar do Ballet Educação me emociona muito. Fico bastante feliz pelo professor Osvaldir mantê-lo sobre meus cuidados”, disse. Segundo Rosana, muitos estudantes já seguiram carreira na dança ou conquistaram bolsas de estudo em instituições renomadas graças à base oferecida pelo projeto. Como parte das comemorações dos 20 anos, o projeto também realizou, nos dias 18 e 19 de outubro, apresentações do espetáculo “Baile da Realeza”, reunindo 300 alunos de quatro escolas municipais: Professor Wladir de Souza Telles, Mato Grosso, Pernambuco e Professora Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção. O evento também aconteceu no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr.
O projeto
O Ballet Educação oferece ensino de Ballet Clássico e Dança Contemporânea para 450 alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino. As aulas acontecem na sede do projeto, na Escola Municipal Minas Gerais, e em unidades de ensino integral da cidade.
O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal, em Volta Redonda, foi palco de emoção e celebração no último fim de semana com as apresentações do ballet “Cinderella”, em comemoração aos 20 anos do projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME). O espetáculo contou com a participação do bailarino solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Emerson Matheus, e homenagens a figuras importantes na história do projeto. Cerca de 108 alunos da sede do projeto, localizada na Escola Municipal Minas Gerais, no Retiro, subiram ao palco em duas apresentações, realizadas no sábado (25) e no domingo (26). Eles apresentaram uma adaptação do clássico conto de fadas “Cinderella”, escolhido para as comemorações pela idealizadora Izabel Santos Leal, que faleceu em maio deste ano. “Cinderella” foi também o primeiro espetáculo apresentado pelo projeto após a sua fundação, em 2005. O evento contou ainda com uma apresentação do curso de dança contemporânea, intitulada “Saudade”, em homenagem à professora Izabel. Além de Izabel, outras pessoas fundamentais para o desenvolvimento do Ballet Educação foram lembradas: a professora idealizadora Ana Angélica e Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, ex-secretária de Educação de Volta Redonda, que faleceu em 2022. O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, destacou a importância do projeto para a cidade. “Há duas décadas, um sonho começou a ganhar forma, o de oferecer às nossas crianças e jovens a oportunidade de expressar-se pela arte, descobrindo seu potencial, sua sensibilidade e sua disciplina por meio da dança. Hoje, ao olharmos para trás, vemos quantas vidas foram transformadas por esse projeto”, afirmou. A coordenadora do Ballet Educação, Cleide Marques Ferreira, comentou sobre os desafios do ano após a perda da professora Izabel e o significado das apresentações. “Essas apresentações são de suma importância, pois é o ponto alto do projeto, é onde as crianças podem mostrar tudo o que foi aprendido durante o ano. Esse ano, cheio de contratempos, foi um ano muito difícil, mas mostramos que, apesar das adversidades, conseguimos manter a eficiência e qualidade do ensino do ballet clássico. As apresentações foram mais que especiais pelo reconhecimento e gratidão prestados às profissionais que impulsionaram o projeto e que fizerem ele ser o que é hoje”, declarou.
Barra Mansa
A Fundação Cultura de Barra Mansa realiza nesta quinta-feira (30), às 18h, o 1º Sarau da Biblioteca Pública Municipal Adelaide da Cunha Franco, em parceria com a PoeArt Editora. O encontro será realizado no Palácio Barão de Guapy, no Corredor Cultural, e promete ser uma noite de arte, poesia e literatura.
A proposta é que este seja o primeiro de muitos outros Saraus realizados pela Biblioteca Municipal, reforçando o papel do espaço como um ponto de encontro cultural e de incentivo à arte local.
SERVIÇO:
1º Sarau da Biblioteca Pública Municipal Adelaide da Cunha Franco
Data: 30 de outubro (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Palácio Barão de Guapy – Corredor Cultural, Centro.
O objetivo do Sarau é incentivar o contato com a literatura, criando um espaço para que o público possa expressar sua criatividade através da recitação de poemas e da leitura de trechos de livros. Além das declamações, o evento contará com a apresentação de um cantor, que intercalará as poesias com momentos musicais.
