
Sexta-feira, 07 de novembro de 2025 | Ano 32 • Edição 10887
CASO LORENZO TERRA
![]()

Sexta-feira, 07 de novembro de 2025 | Ano 32 • Edição 10887
CASO LORENZO TERRA
Família do jovem Lorenzo inicia movimento nacional por fim da progressão de pena em crimes bárbaros
O Tribunal do Júri de Barra Mansa condenou a 22 anos de prisão o autor do homicídio de Lorenzo Eduardo Terra Avelino, de 19 anos, assassinado a golpes de martelo em março de 2023 no bairro Nova Esperança.
O réu, primo da vítima, teria cometido o crime por causa de uma dívida. A família comemorou a decisão, mas lamentou a brevidade da pena. Durante o julgamento, o acusado manteve postura fria e sem arrependi-
mento. Familiares iniciaram um abaixo-assinado para acabar com a progressão de pena em crimes hediondos, apoiando o PL 1112/2023.
POLÍCIA | Página 4

A partir de janeiro de 2026, o Contran passará a exigir registro, emplacamento e autorização especial para ciclomotores elétricos com até 4.000W e velocidade máxima de 50 km/h.
Em Volta Redonda, empresas como a Mobi Eletro já realizam o processo de homologação, que deve ser concluído até 31 de dezembro. As novas regras, porém, não se aplicam aos veículos au-
Cerimônia será realizada neste sábado (8), às 18h, na Beira-Rio, no Centro
GERAL | Página 2
Expo Paraíba do Sul reúne tradição, rodeio e grandes shows musicais

topropelidos — como scooters, bicicletas e patinetes elétricos — que seguem isentos de documentação. Esses veículos podem ter até 1.000W de potência e 32 km/h de velocidade máxima.
O setor cresce no país, com 54 mil unidades vendidas em 2024, impulsionado pela economia e baixo impacto ambiental.
POLÍTICA | Página 3

Barra do Piraí intensifica obras de manutenção nas estradas de São José do Turvo
A recuperação das estradas vicinais em São José do Turvo vem transformando a realidade dos moradores e produtores rurais. Em parceria com a Secretaria da Califórnia e São José do Turvo, a Prefeitura já restaurou mais de 70 km de vias, incluindo trechos da estrada Turvo x
Dorândia. O secretário Gabriel Cunha destacou a importância da manutenção contínua, enquanto a prefeita Katia Miki ressaltou o compromisso da gestão com a qualidade de vida no distrito.
CIDADES | Página 6
BEM MENOS’ AMPLIA COMPARATIVO DE PREÇOS EM BM
GERAL | Página
O prefeito Tande Vieira firmou um convênio entre a Prefeitura de Resende e a Associação Pestalozzi para ampliar o atendimento a crianças e adolescentes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista níveis 2 e 3. A parceria, feita por meio da Secretaria de Saúde, garantiu serviços multiprofissionais na sede da instituição. O acordo permi-
tirá aumentar a capacidade de atendimento e fortalecer a rede de atenção especializada. Segundo Tande, a medida reforçou o compromisso com a inclusão e o cuidado integral. Os atendimentos poderão ser acessados por encaminhamento das redes públicas de saúde ou educação.
POLÍTICA | Página 3
HOMEM É PRESO POR AGREDIR A PRÓPRIA MÃE EM PORTO REAL
POLÍCIA | Página 4
CONECTA FACERJ Angra reúne líderes e empreendedores da economia azul
Inovação, sustentabilidade e novos negócios estarão em pauta no dia 18 de novembro, quando o município recebe a 8ª edição do Conecta FACERJ. Promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio e pelo Sebrae Rio,
o evento será realizado no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara. O encontro reforça o protagonismo de Angra na economia do mar e deve gerar oportunidades para o setor empresarial local.
ECONOMIA | Página 7


Órgãos apresentaram minuta que estabelece governança compartilhada entre poder público e sociedade civil para o patrimônio mundial
Costa Verde
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentaram, nesta segunda-feira (3), no auditório do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Paraty, a minuta da Portaria Conjunta que cria o Comitê Gestor do Sítio Misto “Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade”. O encontro reuniu representantes de instituições públicas, pesquisadores, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias.
A iniciativa é considerada um passo importante na consolidação de um modelo de governança compartilhada para o primeiro Sítio Misto brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, que reconhece o valor cultural e natural do território e suas interações. Cinco anos após o reconhecimento internacional, o Comitê Gestor é apresentado como instrumento para transformar o título em ações práticas de preservação, gestão e desenvolvimento sustentável.
Para a superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Patricia Wanzeller, o documento representa um avanço na construção de uma governança que reflita a complexidade do território. “A proposta assegura participação efetiva das comunidades tradicionais e integra diferentes saberes em favor da preservação do patrimônio cultural e natural. Agora, fazemos seguir com o compromisso assumido junto à Unesco e com as populações que constroem e mantêm viva essa história”, afirmou.
A minuta define a estrutura, os

princípios e os objetivos do Comitê, que terá caráter consultivo e deliberativo em questões relativas ao seu funcionamento e ao Plano de Gestão. O texto propõe paridade entre poder público e sociedade civil, com representatividade territorial e sociocultural, igualdade de gênero, transparência, intersetorialidade e participação horizontalizada. As comunidades tradicionais terão assento garantido nas decisões.
O Comitê será formado por 20 membros titulares e 20 suplentes, divididos igualmente entre representantes governamentais e da sociedade civil, abrangendo os setores de cultura, meio ambiente, turismo, educação e comunidades tradicionais. O mandato será de quatro anos — o primeiro, de dois — e as entidades civis serão escolhidas por edital público a partir da segunda composição do colegiado.
Ministérios da Cultura e do Meio
Ambiente, Funai, Fundação Palmares, Unesco, Icomos e União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) poderão participar como convidados permanentes.
Entre as atribuições estão a elaboração do Regimento Interno, a revisão do Plano de Gestão do Sítio, o acompanhamento de políticas e projetos, a análise de empreendimentos que possam impactar o Valor Universal Excepcional reconhecido pela Unesco e a criação de câmaras temáticas e grupos de trabalho. A estrutura contará com coordenação compartilhada entre Iphan e ICMBio, secretaria executiva, reuniões semestrais e possibilidade de encontros híbridos.
“A complexidade de gestão do primeiro sítio misto brasileiro ficou evidente durante todo o processo. É com satisfação que percebemos que as contribuições
realizadas vêm para se somar ao trabalho desenvolvido ao longo de pelo menos dois anos, indicando que estamos no caminho certo e próximos de ativar essa importante ferramenta de gestão de nosso patrimônio mundial”, disse o chefe do Escritório Técnico do Iphan na Costa Verde, André Cavaco.
O Sítio Misto Paraty e Ilha Grande abrange áreas dos municípios fluminenses de Paraty e Angra dos Reis e dos paulistas São José do Barreiro, Ubatuba, Cunha e Areias. A região preserva cerca de 85% da vegetação nativa e concentra o segundo maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do país. O território abriga 36 espécies vegetais raras e uma fauna diversa, incluindo grandes predadores como a onça-pintada, indicadora da boa conservação dos ecossistemas locais.
BM inaugura monumento em homenagem à capivara, mascote da cidade
Barra Mansa
A Prefeitura de Barra Mansa promove neste sábado (8) a inauguração do Monumento da Capivara, homenagem à mascote símbolo da cidade. A cerimônia será realizada às 18h, na Beira-Rio, no Centro, e faz parte das ações do programa “Governo Presente”, que busca valorizar a identidade local e fortalecer o vínculo da população com os espaços públicos. O monumento será instalado em um ponto revitalizado da Beira-Rio e pretende se tornar um novo cartão-postal do município, atraindo moradores e visitantes. A programação inclui atividades culturais e recreativas para toda a família. O prefeito Luiz Furlani destacou a importância do momento e convidou os moradores a participarem do evento. “Vim aqui com notícia boa! Neste sábado, às 18h, vamos inaugurar o cantinho das nossas capivaras, a estátua em
Volta Redonda
homenagem a esse patrimônio da nossa amada Barra Mansa! Vai ser um momento especial e cheio de novidade. Tem coisa muito legal vindo aí, vocês vão gostar demais! Tragam a criançada pra Beira-Rio, vai ser uma bênção! E, claro… as nossas capivaras já confirmaram presença!”, afirmou o prefeito.
UniFOA tem 15 cursos reconhecidos como “muito bons” no Guia da Faculdade
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foi destaque nacional pela qualidade de ensino. Na edição 2025 do Guia da Faculdade, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a startup educacional Quero Educação, a instituição obteve nota 4 — equivalente a “muito bom” — em 15 cursos de graduação. Ao todo, 21 cursos do UniFOA foram avaliados na pesquisa, uma das principais referências do país na análise do ensino superior. O levantamento atribui notas com base em critérios como qualidade acadêmica, corpo docente, estrutura e empregabilidade. Na escala de avaliação, cursos com nota 4 são considerados “muito bons” e os com nota 3, “bons”. O resultado reforça o compromisso do UniFOA com a excelência na formação de profissionais preparados para o mercado e
comprometidos com a inovação e a prática. “Esses indicadores refletem o trabalho constante de toda a nossa comunidade acadêmica, professores, coordenadores e colaboradores, em manter um ensino de qualidade e uma formação humanizada. O reconhecimento no Guia da Faculdade é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, destacou a professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA.
Entre os cursos avaliados com nota 4 (“muito bons”) estão Direi-
to, Medicina, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem, Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Serviço Social, Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Design.
Já os cursos avaliados com nota 3 (“bons”) foram Nutrição, Odontologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Jornalismo.
Brigada Voluntária resgata Tatu-galinha no Centro de Barra Mansa
A Brigada Voluntária de Barra Mansa, ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), realizou na manhã desta quinta-feira (06) a captura de um tatu-galinha — também conhecido como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha ou tatuetê. O animal foi localizado nas dependências do Clube Municipal, na Rua Juiz Antônio Ciani, no Centro. Após o resgate, o mamífe-

ro foi levado para uma Área de Preservação Permanente no bairro Vila Ursulino, onde foi devolvido com segurança ao seu habitat natural. Segundo o coordenador da Brigada Voluntária, Denilson Sicupira, a espécie desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental e o resgate dele ocorreu de maneira adequada. “A importância do tatu na natureza é multifacetada, pois ele atua
como um verdadeiro engenheiro do ecossistema ao escavar o solo, promover sua aeração e reciclagem de nutrientes. Além disso, os tatus são cruciais para o controle de pragas, já que se alimentam de insetos como formigas e cupins. Assim que recebemos a solicitação, realizamos a captura do animal de forma correta, seguindo todas as instruções e procedimentos que também ensinamos em nosso
Espetáculo “Riante” une dança, circo e espanhol para crianças em BM
Barra Mansa
O espetáculo Riante terá única apresentação em Barra Mansa no dia 15 de novembro, às 15h, como parte da circulação promovida pelo Sesc RJ. Voltada ao público infantil, a montagem combina dança, circo, música e aprendizado de idiomas de forma lúdica, com composições originais que exploram semelhanças entre o português e o espanhol.
Produzido pela Cia Circo da Silva e contemplado no Edital Sesc Pulsar, o show busca estimular a primeira infância por meio da mistura de ritmos e de elementos extramusicais, como brinquedos, efeitos especiais e interações cômicas.
“Em todas as músicas do espetáculo a criança se surpreende com a mistura de ritmos e com a aparição de elementos extramusicais, como brinquedos e efeitos especiais. Em cena, a banda interage com o público através de personagens engraçados, além de números circenses e coreografias”, pontua Paula Preiss, criadora e diretora da
Cia Circo da Silva. O chileno Arturo Cussen, também fundador da companhia, explica que o espetáculo busca aproximar o público infantil do idioma espanhol. Segundo ele, com uma coreografia animada, o espetáculo estimula todo o público a fazer exercícios com o corpo, ao mesmo tempo que ensina a criançada partes do corpo humano em espanhol.
O Riante já foi apresentado em eventos culturais no Uruguai, México, Colômbia, Chile e em diversos estados brasileiros, como a Feria del Libro de Guadalajara, o Festival Internacional de Teatro de Manizales, o Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro e o Festival de Circo do Rio de Janeiro.
Paula Preiss destaca ainda o interesse das crianças pela proposta de integração linguística. Segundo ela, o espetáculo valoriza esse lugar de encontro, não de se afastar, e mostrar que existem palavras iguais e algumas diferentes, é uma forma divertida de buscar essa relação com as crianças com a América do Sul também.
curso de capacitação”, explicou Sicupira.
A Brigada Voluntária integra a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP) e atua em diversas frentes de apoio e fiscalização ambiental, além de resgates e ocorrências emergenciais. Para entrar em contato com a Brigada Voluntária, os interessados podem ligar para os telefones (24) 3028-9341 ou (24) 98813-6722.

Circulação espetáculo {Riante}
15 de novembro, às 15 horas
Sesc Barra Mansa - Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa
Ingressos: R$10 - inteira / R$5,00 – meia
Gratuito - PCG e Credencial Plena Sesc
Com acessibilidade AD SERVIÇO
XIX Festival de Teatro de Resende começa neste domingo com espetáculos gratuitos
Resende
A Prefeitura de Resende em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, dará início neste domingo (9) ao XIX Festival de Teatro de Resende. Todas as apresentações serão realizadas no Teatro Salesiano, com espetáculos para crianças às 9h e para o público adulto às 19h. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no local, uma hora antes de cada apresentação.
Ao todo, onze produções serão apresentadas na semana do festival. No domingo, às 18h30, acontece a cerimônia oficial de abertura, seguida da apresentação da peça ‘Narcisa’, às 19h. O espetáculo convidado trata da vida e obra da poetisa fluminense Narcisa Amália, que, durante muitos anos, viveu em Resende.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Professor Wilson, a retomada do Festival de Teatro de Resende estava em pauta desde que assumiu a pasta, no início do ano.
“Era muito importante para toda a equipe da Secretaria de Cultura que o FESTER retornasse. Com uma parceria com o Colégio Salesiano, conseguimos viabilizar o local das apresentações, mas sonhando sempre com a revitalização do Cine Vitória, que
já está em andamento como prioridade do governo do prefeito Tande Vieira”, disse o secretário.
Na segunda (10), acontece a primeira apresentação para o público infantil com o espetáculo ‘Bem Debaixo do Nariz’ (9h). Já a adaptação do clássico romance ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, de Machado de Assis, será encenada às 19h. A maratona teatral segue na terça, dia 11, com a peça ‘Uma história de Rabos Presos’ (9h) e ‘Querido Filho, Querida Mãe’ (19h), espetáculo do grupo resendense ‘Cida de Teatro Pé Direito’.
O espetáculo ‘Atemporal’ promete encantar adultos e crianças no dia 12, às 9h. Na apresentação noturna, às 19h, o monólogo ‘Benedita’ apresenta a vida de uma misteriosa senhora contadora de histórias.
Na quinta-feira, dia 13, às 9h, a peça selecionada é a lúdica ‘A Menina Dança’. Uma outra menina, no caso ‘Menina Mojuba’ promete encantar os adultos às 19h, com elementos da cultura e religiosidade africana. O Festival de Teatro de Resende se encerra na sexta, dia 14, com os espetáculos ‘Não Toca Aqui, Toca Lá’ (9h) e ‘Joana das Mulheres que Habitam em Mim’, às 19h.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) registrou um desempenho mais equilibrado nas vendas de aço no terceiro trimestre de 2025, com destaque para os setores da construção civil e automotivo. A empresa informou que esses segmentos ampliaram sua participação nas vendas em relação ao ano anterior, impulsionados pela recuperação da demanda industrial e habitacional.
A distribuição segue liderando como principal canal comercial da companhia, com 32% das vendas, número próximo aos 31% registrados em 2024. Já a construção civil subiu de 19% para 20%, acompanhando o avanço de obras residenciais e de infraestrutura.
O setor automotivo, que inclui montadoras e fabricantes de autopeças, cresceu de 13% para 15%, refletindo o aumento de 10% na produção de veículos no país, de acordo com a Anfavea.
Os segmentos de linha branca e embalagens mantiveram estabilidade, com 10% e 8% das vendas, respectivamente. O setor de embalagens foi favorecido pelo bom desempenho das indústrias química e alimentícia, enquanto a indústria geral teve ligeira alta, de 16% para 17%.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que o valor da pensão alimentícia deve considerar tanto a renda real de quem paga quanto as necessidades de quem recebe. A decisão foi tomada após uma mãe pedir o aumento do valor, alegando maiores despesas, enquanto o pai comprovou não ter aumento de renda. O Tribunal manteve o valor anterior, destacando que a pensão não pode sustentar um padrão de vida superior às condições do alimentante.
COP30
Mais de 70 líderes e representantes de países participam, em Belém, da Cúpula do Clima, que antecede a COP30. O evento busca reforçar compromissos globais contra a crise climática e será aberto nesta quinta-feira (6) pelo presidente Lula. Durante o encontro, o Brasil lançará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, em apoio a países com florestas preservadas. Estão previstas plenárias, discursos e reuniões bilaterais com líderes como Emmanuel Macron e Keir Starmer. A COP30 discutirá metas para limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
TERRORISMO
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou dois projetos que equiparam ações de milícias, facções e grupos armados a atos de terrorismo. As propostas, relatadas por Delegado Ramagem (PL-RJ), preveem penas de 12 a 30 anos de prisão. Um dos textos, do deputado Domingos Neto (PSD-CE), enquadra como terrorismo o domínio de territórios e a restrição de circulação por esses grupos. O outro, de José Medeiros (PL-MT), altera a Lei Antiterrorismo para incluir crimes contra a ordem pública e a segurança nacional. Ambos seguem para a Comissão de Constituição e Justiça e, depois, ao Plenário.
ESGOTO
Quatis vai receber cerca de R$ 16 milhões para ampliar e modernizar o sistema de esgoto. O investimento é do PROTRATAR, programa ligado ao CEIVAP, com apoio técnico da AGEVAP. Do total, R$ 14,4 milhões virão do CEIVAP e R$ 1,7 milhão do Comitê do Médio Paraíba do Sul. O programa financia obras de coleta e tratamento de esgoto em municípios da bacia do rio Paraíba do Sul. Desde 2017, já beneficiou 200 mil pessoas e movimentou R$ 250 milhões.
POLÍCIA
O governador Cláudio Castro enviou à Alerj um projeto de lei que cria novas regras de aposentadoria para policiais civis, penais e agentes socioeducativos incapacitados em serviço. A proposta garante proventos integrais e paridade com os servidores da ativa. O texto atualiza a Lei Complementar 195/2021 e inclui agentes feridos em confrontos recentes. Em casos de acidente de trabalho, os proventos serão calculados com base na

Condutores de scooter elétrica seguem liberados de registro, habilitação e emplacamento
classe imediatamente superior. Segundo Castro, a medida reconhece o sacrifício e o valor dos profissionais de segurança pública.
VALIDADE CIVIL
A Alerj aprovou nesta quinta-feira (6) o projeto de lei que reconhece os casamentos realizados nos rituais da Umbanda e do Candomblé, proposto pelo deputado Átila Nunes (PSD). A medida, pioneira no país, garante validade civil a essas uniões, desde que sigam os trâmites previstos no Código Civil e na Lei dos Registros Públicos. O objetivo é valorizar as tradições afro-brasileiras e combater a intolerância religiosa. O projeto também impede que cartórios recusem o registro de forma discriminatória. Segundo Átila, a aprovação representa um avanço histórico na igualdade entre religiões.
ORÇAMENTO
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou o projeto que cria o “Orçamento da Mulher”, obrigando governos a detalharem recursos destinados a políticas voltadas ao público feminino. A proposta, relatada por Dayany Bittencourt (União-CE), prevê a divulgação bimestral dos dados de execução orçamentária. O texto também inclui áreas como educação, saúde e assistência social entre as ações beneficiadas. A medida busca ampliar a transparência e o controle social sobre gastos voltados às mulheres. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
ROCK
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara realizou, nesta quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir a participação e o reconhecimento das mulheres na cultura rock. O encontro, solicitado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), ocorreu no plenário 14. O objetivo foi destacar o protagonismo feminino no rock, incluindo artistas, produtoras, jornalistas e técnicas. Durante o debate, também foram abordados os desafios estruturais e culturais que dificultavam a presença feminina nesse espaço. Diversas convidadas participaram para compartilhar experiências e propostas de valorização.
SOJA
O ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu todos os processos no país que tratem da “Moratória da Soja”, acordo firmado em 2006 para impedir a compra de grãos produzidos em áreas da Amazônia desmatadas após 2008. A decisão também impede o Cade e outros órgãos de analisar o tema até que o Supremo julgue sua constitucionalidade. O Cade havia questionado o acordo, alegando possível formação de cartel entre exportadoras. O governo federal defende a moratória, considerada instrumento eficaz contra o desmatamento. Dados do Greenpeace indicam aumento de produtividade sem avanço sobre a floresta.
Volta Redonda
A partir do dia 1º de janeiro de 2026, uma nova regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entra em vigor e muda as obrigatoriedades dos veículos ciclomotores. Categoria mais robusta entre os elétricos, ela passa a ter novos parâmetros e exigências mais rígidas. Após a virada do ano, os veículos com potência máxima de 4000W, velocidade máxima de 50km/h e distância entre eixos superior a 130 cm precisam ter registro e emplacamento. E os condutores precisam ter uma autorização especial. Mas para fazer essa regularização, o processo não é dos mais simples. A Mobi Eletro, de Volta Redonda, presta este serviço. Toda a documentação precisa estar homologada até 31 de dezembro. “Essa regularização é um pouco complexa, porque exige homologação e funcionamento perfeito do equipamento. Nós aqui da Mobi Eletro vamos fazer esse serviço. É só entrar em contato conosco”, disse Edvaldo Passos Bastos, proprietário da empresa.
A mudança nas regras dos ciclomotores, no entanto, não al-

tera em nada a situação dos autopropelidos. Neste caso, a CNH, o registro e o emplacamento continuam sendo não-obrigatórios. Para ser enquadrado nesta categoria, a potência máxima deve ser de 1000W, com velocidade máxima de 32km/h e distância entre eixos de até 130 cm. Estão incluídas bicicletas elétricas com acelerador, patinetes, monociclos, hoverboards e scooters elétricas.
A menor exigência burocrática para este tipo de veículo é um alívio para condutores e também para um mercado que não para de crescer no Brasil. Em todo o ano de 2024, foram vendidas quase 54 mil novas unidades, com um faturamento superior a meio bilhão de reais, segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). O principal diferencial, claro, é a economia – principalmente ao substituir o combustível pela energia elétrica. “Esses veículos são mais econômicos em relação ao veículo a combustão. Para recarregar uma bateria da scooter elétrica, com carga total, se gasta em torno de três reais, para uma autonomia entre 40 e 50 quilômetros. Isso, além da questão ambiental. Não existe poluição do ar e nem sonora”, completou Edvaldo.
Tande Vieira firma convênio com a Pestalozzi para ampliar atendimentos em Resende
Resende
O prefeito Tande Vieira assinou nesta semana um convênio entre a Prefeitura de Resende e a Associação Pestalozzi, com o objetivo de ampliar o atendimento multiprofissional a crianças e adolescentes de até 17 anos com deficiência intelectual, física, múltiplas deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA) níveis 2 e 3.
A parceria, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prevê atendimentos com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagogos,
Foto: Divulgação

realizados na sede da instituição.
O convênio permitirá aumentar a capacidade de atendimento e fortalecer a rede municipal de
atenção especializada. “A formalização deste convênio reforça o compromisso da Prefeitura de Resende com a
inclusão e o cuidado integral das pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista. É um passo muito importante para garantir mais inclusão, cuidado e qualidade de vida para nossas crianças, adolescentes e suas famílias”, destacou o prefeito Tande Vieira.
Os atendimentos poderão ser acessados por meio de encaminhamento das redes públicas de saúde ou educação, ou no caso da fisioterapia, diretamente pelo Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, mediante apresentação de encaminhamento médico.
Barra Mansa
A Câmara Municipal de Barra Mansa realizou, na sessão desta quinta-feira (6), uma homenagem aos catadores de material reciclável do município, representados por integrantes da Cooperativa Mista dos Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa (Coopcat). A iniciativa marcou a instituição do Dia Municipal do Catador e da Catadora de Material Reciclável, definido pela lei nº 6.068, que estabelece o dia 8 de novembro como data oficial. A entrega das moções de congratulação foi antecipada para permitir a participação dos trabalhadores.
O vereador Jefferson Mamede, autor da lei e do pedido de moções, destacou o papel so-
Foto: Divulgação

cial da categoria e a importância da cooperativa na organização do trabalho. Segundo ele, a criação da Coopcat, em 2004, representou uma mudança nas condições de trabalho de quem antes atuava no antigo lixão da cidade.
“Hoje temos a presença desses homens e mulheres que transformam aquilo que consideramos lixo em oportunidades para suas famílias, em renda e desenvolvimento social”, disse
Mamede. Ele ressaltou ainda que a cooperativa “não é um programa de governo, é um programa de estado para o município”.
A presidente da Coopcat, Maria Aparecida de Assis, afirmou que a homenagem representa um reconhecimento ao trabalho realizado pela categoria. “É com muita alegria que estamos comemorando hoje o Dia do Catador, que é uma profissão regulamentada e desempenha um papel crucial no processo de reciclagem. Somos responsáveis por 95% do lixo reciclado no país. Muitas vezes somos invisibilizados, mas temos família, que nos espera todos os dias em casa, trabalhamos e acordamos cedo, como todos os demais trabalhadores do país”, declarou.
Príncipe William elogia iniciativa do Brasil para florestas tropicais
País
O Príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido, elogiou nesta quinta-feira (6) a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). Ao participar da abertura da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, disse que a proposta do Brasil, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é “um passo visionário”.
“Ao redor do mundo, países estão apresentando estratégias, planos de adaptação nacional e investindo em soluções baseadas na natureza. O financiamento climático está crescendo. Ações
estão sendo tomadas em relação às emissões. A energia renovável está avançando em taxas recordes e fortalecendo economias em todo o mundo. As estratégias de adaptação também crescem. E a proposta do Brasil para o TFFF é um passo visionário para a estabilidade climática”, disse o príncipe.
O príncipe de Gales destacou ainda que a COP30 e a Amazônia são palcos de um momento privilegiado na história, que demanda coragem, cooperação e compromisso global. Ele citou que há avanços na defesa do meio ambiente e que o Brasil se consolidou como um líder em energia renovável e agricultura sustentável des-
de a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco 92. Também durante a Cúpula de Líderes, o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, elogiou o Brasil pelo trabalho feito para sediar a COP30 e desejou que o evento seja um sucesso nas metas que se propõe a alcançar. Xuexiang afirmou que a China alcançou conquistas notáveis ao anunciar as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), e destacou os esforços para ampliar investimentos em energia solar e eólica. “A China é um país que honra os seus compromissos e está
implementando a transição verde em todas as áreas de desenvolvimento social e econômico. Estamos de forma ativa e prudente cortando emissões para fazer grandes contribuições no enfrentamento das mudanças climáticas”, disse Xuexiang. O representante chinês defendeu o multilateralismo e a solidariedade entre governos. E apresentou três proposições que o país considera fundamentais nesse momento: a transição para uma economia verde, de baixo carbono; a necessidade de tradução efetiva dos compromissos climáticos em ações; e cooperação e transparência de todos os países. Com informações da Agência Brasil.

Família da vítima luta por fim da progressão de pena para crimes hediondos
Barra Mansa
O Tribunal do Juri da 1ª Vara Criminal de Barra Mansa condenou a 22 anos de prisão, nesta quarta-feira (5), o acusado de matar o jovem Lorenzo Eduardo Terra, em março de 2023. O crime aconteceu no bairro Nova Esperança, onde Lorenzo – à época com 19 anos – foi encontrado morto a golpes de martelo dentro de sua casa. Seu primo foi apontado como autor do homicídio. Em novembro de 2023, em entrevista ao DIÁRIO DO VALE, o pai de Lorenzo, Milton Avelino, disse que o filho acumulava as profissões de técnico em administração de empresas, torneiro mecânico, eletricista industrial e soldador. O jovem trabalhava por conta própria desde os 15 anos de idade e gostava de ir à igreja. Em nota, a família de Lorenzo demonstrou alívio com a sentença expedida pela Justiça.
“Hoje nós podemos respirar um pouco mais. O responsável pelo assassinato do nosso Lorenzo — seu próprio primo, alguém em quem ele confiava, foi condenado. Foram 22 anos de prisão. Não é a reparação da dor, porque nada traz de volta o nosso menino, mas foi justiça. E nós agradecemos a Deus por isso”, diz o texto. A família destacou ainda que, conforme comprovado no julgamento, Franklin Damásio do Espírito Santo, acusado do crime, devia uma alta quantia de dinheiro a Lorenzo. E, no dia do assassinato, disse que havia “ganhado um milhão na loteria” e que iria pagar a dívida. “Lorenzo acreditou — porque ele tinha bom coração, porque ele confiava, porque jamais imaginaria que alguém tão próximo pudesse fazer o que fez. Mas, ao invés de pagar a dívida, ele tirou a vida do Lorenzo, de forma brutal, sem chance de defesa”. Segundo os autos do proces-
so, ainda de acordo com a família, os golpes dados por Franklin foram direcionados à cabeça.
“Depois, trancou Lorenzo no escritório, quebrando a chave pelo lado de dentro, impossibilitando qualquer tentativa de saída ou socorro. Lorenzo agonizou, sozinho, sem ajuda, sem reação possível. Depois disso, ainda conforme foi apresentado no processo, ele usou o celular do Lorenzo para mandar mensagens para familiares, tentando encobrir o crime e fazê-los acreditar que ele estava bem. Foram mentiras construídas desde o início e sustentadas até o último momento no tribunal”, afirmam os familiares, salientando que, durante o julgamento, a frieza de Franklin impressionou a todos.
“Não houve remorso, nem arrependimento, nem reação — nem quando ouviu a própria condenação. Mas a verdade venceu. Os promotores, nossos advogados e todos que lutaram
ao lado da nossa família foram firmes, humanos e corajosos. A justiça foi feita. A pena foi pequena mas é falha da legislação, não do juiz. E aqui, diante de tudo isso, o nosso coração se volta à gratidão: A todos que oram, jejuaram, intercederam, nos abraçaram, carregaram essa dor conosco… A todos que se colocaram diante de Deus pedindo justiça… Que Ele abençoe cada um de vocês”.
UM PEDIDO DE JUSTIÇA PARA TODOS

Familiares e amigos do jovem Lorenzo lançaram um abaixo-assinado pedindo o fim da progressão de pena em crimes considerados bárbaros. O movimento argumenta que esse benefício, previsto na legislação atual, permite que condenados por assassinatos cruéis deixem a prisão antes de cumprir a pena total, o que, segundo os organizadores, representa uma afronta à memória das vítimas e à segurança da sociedade. O caso de Lorenzo é usado como exemplo da necessidade de mudanças na lei penal brasileira. O abaixo-assinado também cita outros crimes de grande repercussão no país e na América Latina para reforçar a importância da proposta. O grupo apoia o Projeto de Lei 1112/2023, que tramita no Congresso Nacional e propõe o fim da progressão de pena em crimes bárbaros. A iniciativa busca pressionar deputados e senadores a votarem a medida com urgência. A petição pode ser assinada no link: https:// www.change.org/p/pelo-fim-da-progressão-de-pena-em-crimes-brutais-justiça-por-lorenzo-e-todas-as-vítimas
Volta Redonda
Guardas municipais da Patrulha Maria da Penha, serviço da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, prenderam na tarde de quarta-feira (5) um homem de 42 anos por injúria e ameaça contra sua ex-companheira. A vítima, que possui medida protetiva contra o suspeito e era acompanhada pela equipe da Patrulha Maria da Penha, entrou em contato com o serviço por meio do WhatsApp do serviço da Semop. Através de mensagens, a mulher relatou que o homem estava em sua residência, proferindo ofensas e ameaças. Agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) foram até o endereço informado, no bairro Ponte Alta. No local, encontraram o suspeito visivelmente embriagado, discutindo com a mulher. Diante do flagrante e
do descumprimento da medida protetiva, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), onde permaneceu preso em flagrante. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância do trabalho da Patrulha Maria da Penha e a eficácia da resposta rápida dos agentes. “A Patrulha Maria da Penha é um instrumento essencial de apoio às mulheres que enfrentam situações de risco. Utilizamos a tecnologia justamente para conseguir estar onde o problema acontece. Parabéns aos nossos guardas municipais pela atuação rápida e eficiente; isso foi fundamental para impedir que algo mais grave pudesse acontecer. Dessa forma, combatemos não só a violência, mas também a sensação de impunidade” afirmou o coronel Henrique.
flagrado dando ‘cavalo de pau’ é preso com drogas em Paraty
Paraty
Um homem de 23 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (6), em Paraty, após realizar uma manobra perigosa com o carro e ser flagrado com drogas. O caso aconteceu na Rua Epaminondas Carlos de Melo Souza, no bairro Patitiba. De acordo com a Polícia Militar, agentes da 2ª Companhia Independente realizavam patrulhamento quando perceberam um
Honda City vermelho fazendo uma manobra perigosa conhecida como “cavalo de pau”. Durante a abordagem, os policiais encontraram 31 tabletes de maconha, cada um identificado com uma etiqueta de valor de R$ 30,00. O motorista confessou que havia comprado a droga no bairro Mangueira e que a revendia a amigos. Ele foi encaminhado à 167ª DP, onde permaneceu preso.
Foto: Divulgação/Semop/Secom/PMVR

Homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), onde permaneceu preso em flagrante


Porto Real
Um homem de 29 anos foi preso na noite de quarta-feira (5) em Porto Real, após agredir e ameaçar a própria mãe, de 59 anos, em uma residência no bairro Nova Colônia. O caso foi registrado como violência psicológica em ambiente doméstico e familiar.
Agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para verificar uma denúncia de agressão. No local, a vítima relatou ter sido ameaçada e
agredida pelo filho. O suspeito, que apresentava comportamento alterado, resistiu à abordagem e desobedeceu às ordens dos policiais, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo. Ele foi algemado e levado à 100ª Delegacia de Polícia, junto com a vítima. Com anotações anteriores pelos crimes de desacato, ameaça, roubo e porte ilegal de arma de fogo, o homem foi autuado também por tentativa de lesão corporal, injúria, resistência e desacato, permanecendo preso.
Jovem é detido com drogas durante ação no Morro do Cigano, em Paraty

Paraty Um jovem de 19 anos foi detido na noite de quarta-feira (5) no Morro do Cigano, no bairro Barra Grande, em Paraty, após ser flagrado com drogas. A ação ocorreu durante uma verificação de denúncia anônima sobre tráfico de entorpecentes na localidade. De acordo com informações, o suspeito foi visto pelos
agentes no ponto indicado segurando uma sacola plástica. Durante a abordagem, foram encontrados oito tabletes e 11 trouxinhas de maconha, 34 pedras de crack, 14 sacolés de cocaína e um celular da marca Samsung. O jovem admitiu que o material seria destinado à venda. Ele foi encaminhado para a 167ª DP de Paraty, onde permaneceu detido à disposição da Justiça.

Fluminense
Sul
Antes que o crime virasse entretenimento em séries e podcasts, uma mulher inglesa já fazia o mundo tentar decifrar assassinos e enigmas de dentro de casa. Agatha Christie, nascida em 1890, revolucionou a literatura policial ao transformar o mistério em uma ferramenta de análise do comportamento humano, e não apenas um jogo de quem matou.
Autodidata, ela começou a escrever durante a Primeira Guerra Mundial, enquanto trabalhava como enfermeira e farmacêutica. Da rotina nos hospitais vieram os detalhes técnicos que tornariam seus livros precisos e realistas. Em 1920, publicou O Misterioso Caso de Styles, que apresentou ao público o detetive Hercule Poirot. O estrangeiro perspicaz e bri-
A escritora inglesa reinventou o papel da mulher na literatura policial, transformando a escrita em espaço de poder, inteligência e sensibilidade de teatro. Tornou-se a autora





lhante foi inspirado em soldados belgas refugiados na Inglaterra, e Christie chegou a declarar que, apesar de amá-lo, considerava o personagem “insuportável” nos últimos anos. Mesmo assim, ele se tornou um dos detetives mais famosos da literatura mundial, ao lado de Sherlock Holmes. Era o início de uma nova forma de narrar o crime: mais psicológica, menos moralista e protagonizada por mentes afiadas. Ao longo da vida, Christie escreveu 66 romances, 14 coletâneas de contos e diversas peças de teatro. Tornou-se a autora mais vendida do mundo, com mais de 2 bilhões de exemplares traduzidos, número


que a coloca atrás apenas da Bíblia e de Shakespeare. Além dos recordes, foi uma das primeiras mulheres a conquistar prestígio em um gênero literário dominado por homens. Miss Marple, uma de suas personagens mais icônicas, sintetiza esse feito: uma senhora aparentemente frágil que resolve crimes com a força da observação e do raciocínio, desafiando estereótipos de gênero e idade. Outra
panhou escavações no Oriente Médio com o segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, experiências que serviram de pano de fundo para obras como Morte no Nilo e Encontro com a Morte.
recorde da peça mais longeva da história: A Ratoeira, em cartaz em Londres desde 1952, com mais de 28 mil apresentações.
Mais de cem anos depois, sua influência segue evidente em escritoras contemporâneas como Gillian Flynn (Garota Exemplar), Paula Hawkins (A Garota no Trem) e Lucy Foley (O Casamento). No cinema, novas adaptações como Morte no Nilo (2022) e Assassinato no Expresso do Oriente (2017) provam que suas tramas continuam a intrigar o público moderno.

Paraíba do Sul
O Parque de Exposições
Antônio Avelino de Oliveira, em Paraíba do Sul, recebe entre os dias 13 e 16 de novembro a 45ª Exposição Agropecuária do município. O evento, que tem entrada gratuita, combina tradição agropecuária com entretenimento, incluindo a volta do rodeio após mais de uma década de ausência.
A programação se prolonga pelos quatro dias de evento, com concurso leiteiro diário,
curiosidade é que, por trás da serenidade da autora, havia uma mulher ousada e curiosa: apaixonada por arqueologia, acom- (2017) suas tramas con-







Christie também detém o


Afinal, Agatha Christie não escreveu apenas sobre crimes. Escreveu sobre as motivações humanas, e talvez seja por isso que, tanto tempo depois, ainda lemos suas histórias tentando decifrar não apenas o assassino, mas também a nós mesmos. Mais do que uma autora, ela foi uma pioneira. Em uma época em que poucas mulheres tinham voz, ela usou a ficção para questionar papéis, desafiar convenções e provar que a inteligência feminina podia ser tão letal (e fascinante) quanto qualquer mistério. Seu legado segue vivo em cada mulher que escreve, investiga ou simplesmente ousa pensar diferente.




Evento gratuito de 13 a 16 de novembro no parque de exposições conta com apresentações de Thalles Roberto, Felipe Araújo, Naiara Azevedo e Belo
espaço de artesanato e praça de alimentação, dentre outros. Atrações infantis, como parque e fazendinha, também compõem a estrutura montada para o público. Os shows musicais estão entre os principais atrativos.
A abertura, no dia 13, contará com a apresentação do cantor Thalles Roberto. Na sequência, se apresentam Felipe Araújo no dia 14, Naiara Azevedo no dia 15 e Belo no encerramento, dia 16. O prefeito Júlio Caneli-
nha destacou que a retomada do rodeio foi condicionada ao cumprimento de normas de segurança e de bem-estar animal, tendo sido contratada uma empresa do setor para a realização da atração.
A expectativa dos organizadores é de um significativo movimento de público, com impacto positivo no comércio, na hotelaria e nos serviços da região. Para mais informações, acesse instagram.com/ exposicaoparaibadosul
Thalles Roberto, Felipe Araújo, Naiara Azevedo e Belo se apresentam na 45ª Exposição Agropecuária
Rio Claro
Rio Claro realizará neste sábado (8), o Dia D de Multivacinação, voltado para a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A ação será promovida pela Secretaria de Saúde e acontecerá em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, das 9h às 15h.
Durante a mobilização, será aplicada uma série de vacinas

Rio Claro realiza Dia D de Multivacinação neste sábado para crianças e
que fazem parte do calendário nacional, incluindo a vacina contra o HPV, agora disponível para meninos e meninas de 9 a 19 anos — uma ampliação importante na faixa etária de proteção.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Guta Monteiro, reforçou a importância da participação das famílias na ação e destacou a ampliação do público-alvo para o imunizante contra o HPV. “A vacina do HPV é
essencial para a saúde de crianças e adolescentes. Agora, com a ampliação da faixa etária, mais jovens podem ser imunizados. É fundamental que os responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a proteção de seus filhos”, ressaltou Guta Monteiro. Ela também lembrou que o Dia D é uma oportunidade para verificar se todas as vacinas estão em dia. “No dia 8 de novembro, todos os postos de saúde
estarão funcionando de 9 às 15 horas para atualizar a caderneta de vacinação. Pedimos que pais e responsáveis levem o cartão de vacinas e o cartão do SUS”, orientou a secretária. A campanha faz parte da estratégia nacional do Ministério da Saúde para aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis, como sarampo, poliomielite, hepatite, HPV e outras.


Estrada Turvo x Dorândia recebe manutenção especial; serviços melhoram mobilidade e escoamento de produtos no distrito
A Prefeitura de Barra do Piraí em parceria com a Secretaria da Califórnia e São José do Turvo, intensifica a manutenção das vias vicinais nos distritos. Até o momento, mais de 70 km de estradas já foram recuperados apenas em São José do Turvo, distrito com grande quantidade de vias em condições precárias devido às características rurais da região. No momento, a secretaria concentra os trabalhos na estrada Turvo x Dorândia, que liga os dois distritos. Cerca de 4 km da via já foram recuperados, e, após a conclusão desta etapa, os serviços serão direcionados às demais estradas vicinais de São José do Turvo. Considerando as características do distrito, a secretaria garante a constante execução dessas manutenções, uma vez que o serviço contribui tanto para a mobilidade urbana dos moradores quanto para facilitar o escoamento de mercadorias e animais.
O secretário da Califórnia e São José do Turvo, Gabriel Cunha, destacou a melhora e a efetividade do serviço. “Essa é uma atuação constante, na qual colocamos total energia e impor-

tância. Já foi notada uma grande melhora, e os próprios moradores do distrito reconheceram isso. Agora, iremos trabalhar para manter a efetividade do serviço e até mesmo potencializá-lo”, disse Gabriel.
A prefeita Katia Miki também ressaltou a necessidade do
trabalho realizado no distrito.
“Estamos fazendo com que os habitantes de São José do Turvo se sintam, genuinamente, barrenses. Trabalhamos incansavelmente para melhorar a qualidade de vida dos moradores em todos os âmbitos, dando a devida atenção em cada área. Te-

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa (SMMADS), realizou nesta quinta-feira (6), o 1º Fórum de Agentes de Fiscalização Ambiental. Além de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) e da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, o evento reuniu agentes ambientais de diversos outros municípios do estado. A atividade aconteceu no Parque Natural de Saudade e teve como tema central “Fiscalização Ambiental e o Uso de Tecnologia no Combate aos Crimes Ambientais”.
nho muito orgulho do que está sendo feito no distrito. Quero parabenizar o secretário Gabriel e agradecer o apoio do vereador Macrei Júnior e do deputado estadual Munir Neto. Juntos, já estamos fazendo a diferença e posso dizer que faremos ainda mais”, finalizou a prefeita.
Resende
A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) encerrou, nesta quinta-feira (6), a Manobra Escolar 2025, após duas semanas de atividades no terreno. exercício consolidou os conhecimentos técnicos e táticos dos futuros oficiais do Exército Brasileiro, reunindo mais de 1.500 cadetes, reforçados por militares da Escola de Saúde e Formação
Complementar do Exército (ESFCEx) e da Escola de Logística (EsSLog), além de integrantes de diversas Organizações Militares (OM) da Força Terrestre.
A operação reuniu ataques simulados, ações aeromóveis, tiros reais e manobras logísticas, com o uso de 300 viaturas e cinco aeronaves. Houve também ações cívico-sociais em Quatis e Itatiaia (RJ), com atendimentos à população e apresentações da
Foto: Divulgação

Treinamento reúne todos os cadetes e marca o encerramento do ano de instrução prática
Banda de Música da AMAN. Finalizando o exercício, foi realizado nesta quinta-feira (6), o tiro das armas coletivas, no contexto de uma demonstração de força, que evidenciou o preparo, a integração e o espírito de cor-
po, característicos da formação do Cadete de Caxias. A atividade acontece nas instalações da Academia, em Resende, e marca o encerramento do ano de instrução prática. A Manobra Escolar é realizada
anualmente e tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos em diferentes áreas de formação militar. “A demonstração de força foi um coroamento da nossa manobra. Na manobra escolar os cadetes da manhão, juntos com alunos de outras escolas do curso, puderam participar em conjunto, um apoiando o outro, como tem que ser no combate, então a parte de manobra com a nossa infantaria, nossa cavalaria no emprego conjunto, com nossos apoios, artilharia, comunicações, engenharia apoiando as armas-basis na manobra e nosso suporte logístico, com intendentes, com material bélico, fazendo com que as armas-basis, todo o pessoal em combate, pudesse permanecer na posição”, afirmou o comandante do Curso Básico da Academia Militar, Major Celso Montenegro Justo.
Hospital Municipal de Itatiaia ganha novas enfermarias e obras de modernização
Foto - Divulgação

A Prefeitura de Itatiaia iniciou as obras de construção de duas enfermarias no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros. As novas enfermarias serão destinadas para a clínica médica e outra para a saúde mental. As obras ainda estão nas etapas iniciais, onde está sendo feito o serviço de fundação no local. As intervenções acontecem em espaços que anteriormente não eram utilizados no Hospital Municipal. Com
a criação dos leitos será possível ampliar o número e a capacidade, além de melhorar os atendimentos na unidade hospitalar. “A saúde pública de Itatiaia está sendo transformada e ficamos muito felizes por, em poucos meses de gestão, estarmos conseguindo tirar grandes projetos do papel para oferecer uma saúde pública de qualidade para toda a população. Nosso objetivo é expandir o Hospital Municipal nos próximos anos e estes novos leitos fazem parte deste projeto. Com a construção das enfermarias será possível aumentar o
número de leitos e oferecer melhor tratamento aos pacientes com espaços adequados. Assim, em breve, o Hospital Municipal terá ainda mais serviços como os leitos de CTI”, destacou o prefeito Kaio Márcio.
REFORMA DA SALA DE RAIO-X
A Prefeitura também iniciou as obras de reforma da sala de raio-x do Hospital Municipal. O espaço passará por uma reforma geral com adequação dos espaços internos. A medida visa proporcionar espaços mais adequados e modernização nos atendimentos.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ANGRA DOS REIS
CNPJ 30.321.566/0001-86
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES SINDICAIS
Em conformidade com o disposto no Estatuto, aprovado pela Assembleia Geral realizada em 10 de Janeiro de 1960, convoco todos os associados no exercício dos seus direitos e quites com a tesouraria, para Assembleia Geral Ordinária com a finalidade de proceder as eleições dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal para um mandato de 10 de dezembro de 2025 a 10 de dezembro de 2027, a realizar-se, em primeira convocação, no dia 05 de dezembro de 2025, no horário de 09:00h às 12:00h ou em segunda e última convocação, no mesmo dia, de 14:00h às 18:00h, na Rua do Comércio, nº 133, 2º andar, Centro, Angra dos Reis/RJ. O prazo para registro das chapas será até as 16h00min do dia 28 de novembro de 2025. Para a validade da eleição, é necessária, em primeira convocação, a participação, como votantes, de metade mais um. Caso não seja alcançado o referido quorum, será realizada segunda votação no mesmo dia e local, com a participação dos associados presentes (Estatuto, art. 19º, §1º e §2º). Angra dos Reis, 07 de novembro de 2025. José Essiomar Gomes da Silva – Presidente.
O objetivo foi promover a integração entre profissionais da área e fortalecer as ações de monitoramento e controle ambiental, com foco na troca de experiências e na aplicação de ferramentas tecnológicas na rotina de fiscalização. A programação contou com palestras de representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP), além de uma oficina prática sobre técnicas de policiamento ambiental. Representante do Governo do Estado, a coordenadora de Gestão
do Território da SEAS, Júlia Kishida Bochner, apresentou o Programa Olho no Verde – Cobertura Florestal Monitorada por Satélite, principal iniciativa estadual voltada ao monitoramento da vegetação nativa e à identificação de alertas de desmatamento ilegal.
“A eficácia da política de fiscalização e combate ao desmatamento é ampliada por meio da colaboração entre as ações estaduais e municipais. Por isso, temos fortalecido essa aproximação com os municípios através da Rede Parceiros Olho no Verde, engajando equipes locais de fiscalização para atuar de forma integrada e eficiente”, destacou Júlia.
O chefe de Divisão da Guarda Ambiental de Barra Mansa, o inspetor Glécio Fabiano de Moura, ressaltou a importância do encontro para o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na linha de frente da fiscalização ambiental.
“Hoje o mundo é tecnológico, e nós precisamos de ferramentas que nos auxiliem no trabalho diário de fiscalização. O objetivo deste encontro foi justamente esse: compartilhar conhecimento e apresentar instrumentos que possam fortalecer a atuação dos agentes e guardas ambientais na missão de proteger o meio ambiente”, enfatizou Moura.
Nova rede de esgoto melhora infraestrutura no Santa Inês, em VR
Volta Redonda O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) finalizou a implantação de uma nova rede de esgoto na Rua Heckel Tavares, no bairro Santa Inês, na divisa entre Volta Redonda e Barra Mansa. A obra traz melhorias diretas para cerca de 30 famílias que vivem na região. De acordo com o Saae-VR, a rede antiga apresentava obstruções crônicas, provocando entupimentos e extravasamentos devido a uma falha estrutural identificada pela equipe de manutenção da autarquia. Foi necessário desativar o trecho danificado e instalar um novo desvio com mais de 30 metros de tubo PVC DN de 100mm. Também foi construído um poço de visita, funcionando como caixa de retenção de areia, o que melhora o fluxo e facilita futuras manutenções. A obra exigiu ainda a recomposição de cerca de 25 metros de asfalto e 10 metros de calçada, devido à complexidade dos serviços. O morador Flávio Braga, popularmente conhecido como Fubá do Voltaço, elogiou a manutenção realizada pelo Saae-VR. “Sou representante dos moradores do bairro Santa Inês e venho agradecer ao Saae de Volta Redonda, na adminis-
tração do engenheiro Paulo Cezar (PC) e do gerente Rigon, pelo belo trabalho realizado. Sou nascido em Volta Redonda e moro no Santa Inês há 30 anos. Essa obra vai beneficiar muitas gerações. Fiquei muito feliz pelo trabalho realizado.”
O gerente de manutenção do Saae-VR, José Marques Rigon, destaca que a ação feita no bairro só foi possível através de um planejamento minucioso entre as equipes. “O nosso planejamento requer eliminar ocorrências que apresentem problemas crônicos em determinados locais, atuando com soluções definitivas, na raiz dos problemas. Com isso, não apenas reduzimos os custos de operação, mas também trabalhamos para realizar um serviço definitivo para os moradores, evitando transtornos futuros”, ressaltou Rigon. O diretor-executivo do Saae-VR ressalta que todo o trabalho é fruto do empenho e dedicação de uma gestão comprometida com o bem-estar da população. “Sabemos que existem muitos desafios pela frente, mas com um trabalho sério e dedicado ao bem-estar da população, cada reconhecimento e cada elogio nos mostram que estamos no caminho certo. E é essa confiança da comunidade que nos motiva a seguir melhorando a cada dia”, finalizou PC.
SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE ANGRA DOS REIS, PARATI E MANGARATIBA CNPJ 30.327.084/0001-33
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES SINDICAIS
Em conformidade com o disposto no Estatuto, ficam convocados todos os associados no exercício dos seus direitos sindicais e quites com a tesouraria para eleições dos membros efetivos e suplentes da Diretoria, do Conselho Fiscal e dos representantes no Conselho da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, para mandato de 16 de março de 2026 a 15 de março 2030, a realizar-se no dia 19 de janeiro de 2026, em primeira convocação, no horário de 09:00h às 12:00h, com a presença de 50% dos associados aptos a votar e, em segunda convocação, de 14:00h às 18:00h, com qualquer número de associados aptos a votar, na Rua do Comércio, 133 – 2º andar, Centro - Angra dos Reis/RJ. Os trabalhos eleitorais terão duração mínima de 4 (quatro) horas, a partir da respectiva convocação válida. No caso de empate, nova eleição se realizará em 21 de janeiro de 2026, limitado às chapas concorrentes, no mesmo local e horários acima estabelecidos. Será de quinze dias o prazo para registro de chapas, contados da publicação deste edital. O requerimento do registro de chapas deverá ser entregue na secretaria do Sindicato, a qual funcionará, de segunda a sexta-feira, no horário de 10h às 16h, em 2 (duas) vias acompanhado dos documentos comprobatórios do atendimento às exigências legais, bem como daquelas previstas do Estatuto, dirigido ao Presidente da Entidade e assinado por integrante da chapa. A impugnação de chapa ou de candidato poderá ser feita até o quinto dia seguinte

Presidente da ACEAR, Essiomar Gomes diz que evento tem objetivo de abrir novas portas para o setor produtivo da
mais de 19% do PIB nacional.
Angra dos Reis
Angra dos Reis vai sediar, no dia 18 de novembro, a 8ª edição do Conecta FACERJ, evento promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ) em parceria com o Sebrae Rio. O encontro acontecerá no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, e reunirá empreendedores, especialistas e representantes de instituições para discutir temas ligados à inovação, sustentabilidade e economia do mar.
A edição anterior, em Maricá, movimentou cerca de R$ 35 milhões em potenciais negócios, segundo os organizadores.
A escolha de Angra dos Reis está relacionada à relevância da cidade para a economia marítima. De acordo com dados da revista Ciência Hoje e da Marinha do Brasil, atividades ligadas ao oceano e ao litoral representam
O município abriga o Parque Tecnológico do Mar e participa do programa “Empregos Azuis”, voltado à qualificação profissional no setor náutico. A programação do Conecta inclui debates sobre economia do mar, inovação, sustentabilidade, finanças e crédito, além de uma rodada de negócios. O evento também marcará o lançamento do livro “Economia Azul e Cidades: uma introdução”, publicação do Insper que reúne artigos de especialistas sobre o papel estratégico do litoral no desenvolvimento sustentável. Um dos autores é o presidente da FACERJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro. “A plataforma CONECTA foi desenvolvida para transformar cada associação comercial/industrial em um verdadeiro hub de serviços, promovendo agilidade, praticidade e integração. O evento reafirma nosso compromisso
de conectar negócios, fomentar parcerias e gerar impacto positivo no ambiente produtivo das cidades”, afirmou Carneiro.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (ACEAR), Essiomar Gomes, também destacou o potencial do encontro. “O Conecta vem fazendo a diferença no estado do Rio ao promover aprendizado, relacionamento e geração de negócios. Sob a liderança do presidente da FACERJ e do Conselho do Sebrae Rio, Robson Carneiro, o projeto percorre diversas regiões e agora chega a Angra com o propósito de abrir novas portas para o setor produtivo da cidade”, disse.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.conectaangra.com. br, onde também está disponível o formulário para empreendedores interessados em participar da rodada de negócios.

A Secretaria de Relações Institucionais e Governança Corporativa de Barra Mansa realizou, nesta quinta-feira (6), um encontro com os moradores atendidos pelo Cras Morada Verde para apresentar as atualizações e os resultados do programa municipal ‘Pague Bem Menos’, idealizado pelo secretário Júlio César Fialho Esteves em parceria com o Procon Municipal. Durante o encontro, o secretário explicou como a iniciativa tem gerado impacto direto na economia das famílias ao oferecer, de forma gratuita e transparente, a comparação dos preços dos principais itens da cesta básica nos supermercados do município. O programa, que já vinha disponibilizando diariamente os menores preços de 37 produtos essenciais, passou em outubro a abranger 50 itens, ampliando as possibilidades de economia para o consumidor.

“Nosso objetivo é garantir que os munícipes tenham acesso à informação de forma simples e confiável, podendo planejar suas compras e economizar de verdade. A ampliação do programa reforça o compromisso da Prefeitura com a população”, destacou o secretário Júlio Esteves. Ainda de acordo com o se-
cretário, o ‘Pague Bem Menos’ foi criado para estimular uma concorrência saudável entre os estabelecimentos comerciais, promover transparência nos preços e ajudar as famílias a reduzirem os custos do dia a dia. “Essa ferramenta é atualizada todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, a partir das 9 horas, e está disponível no site oficial da Prefeitu-
ra https://barramansa.rj.gov.br/ pague-bem-menos”, informou. Durante o encontro, o secretário também anunciou os próximos passos do programa. “Para 2026 nossa equipe técnica já trabalha em uma nova ampliação, que incluirá comparativos de preços de medicamentos mais consumidos nas farmácias e dos combustíveis comercializados nos postos da área urbana central. O prefeito Luiz Furlani tem dado total apoio a iniciativas como essa, que unem inovação e benefício direto à população”, ressaltou Júlio. Ao final do encontro, o secretário avaliou a atividade como muito positiva e produtiva, destacando o diálogo direto com a população. “Além de informar, tivemos uma troca de experiências enriquecedora. É fundamental ouvir quem utiliza nossos serviços para continuar aprimorando as políticas públicas que fazem diferença no dia a dia das pessoas”, concluiu.
País
Dados revisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam que a economia brasileira cresceu 3,2% em 2023. Dessa forma, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) chegou a R$ 10,9 trilhões. A constatação faz parte do Sistema de Contas Nacionais, divulgado no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (6), pelo IBGE. O procedimento de revisão é um padrão do instituto, que incorpora novos dados de pesquisas setoriais do IBGE, podendo haver alteração no resultado ou não.
Quando o desempenho do PIB de 2023 foi divulgado inicialmente, em março de 2024, o resultado apontou crescimento de 2,9%. Em dezembro de 2024, o valor foi revisado para 3,2%. Agora, de forma definitiva, o dado foi confirmado. Os números do IBGE mostram que o PIB per capita de 2023 foi equivalente a R$ 51.693,92. Para 2023, o IBGE mostra os seguintes desempenhos: Serviços: +2,8%; Indústria: + 1,7%; Agropecuária: + 16,3%. O con-
sumo das famílias, que representa 62,9% do PIB, cresceu 3,2%.
DADOS RECENTES
O Brasil já conhece o desempenho da economia em 2024, que ficou em 3,4% - a maior expansão desde 2021 (4,8%), marcando quatro anos seguidos de crescimento. Esse dado passará também por revisão padrão do IBGE, podendo ser alterado ou não.
Em relação a 2025, o país conhece os dados oficiais até o segundo trimestre. No acumulado de quatro trimestres, a economia mostrou alta de 3,2%. O resultado do ano cheio será conhecido apenas em março de 2026.
EXPECTATIVA PARA 2025
A edição mais recente do Panorama Macroeconômico, elaborado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, aponta para expansão de 2,3% do PIB em 2025. O relatório Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) com instituições financeiras, edição da última segunda-feira (3), estima alta de 2,16%. Com informações da Agência Brasil.
A prefeitura de Itatiaia divulgou nesta semana, o cronograma de ações do Sine Itinerante e da Ouvidoria Itinerante para o mês de novembro. As atividades acontecem das 9h às 12h, em diferentes localidades do município.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL
A primeira ação do Sine Itinerante foi realizado na quarta-feira (5), na quadra do bairro Vila Esperança. O projeto oferece cadastro e atualização de currículos, consulta de vagas de emprego, orientações sobre entrevistas e informações sobre cursos de capacitação profissional.
SECRETARIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES, COMPRAS E CONTRATOS
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO 059/2025

O Município de Porto Real /RJ, através da Secretaria Municipal de Licitações Compras e Contratos torna público que realizará às 10:00 horas, do dia 24 de novembro de 2025 no endereço www.comprasbr.com.br, licitação nº 059/2025 na modalidade Pregão na forma Eletrônico, tipo menor preço, objetivando CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ENGENHARIA CLÍNICA para atender a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE conforme especificações contidas no edital e seus anexos que são parte integrante do Processo Administrativo nº 4644/2025. O Edital poderá ser retirado no endereço eletrônico www.comprasbr.com.br e no www.pncp. gov.br . Para retirada do edital na Secretaria de Licitações Compras e Contratos os interessados deverão trazer: 1 (uma) resma (500 folhas) de papel sulfite tamanho A4 branco e documentos de identificação civil. VALOR MÁXIMO ADMITIDO: R$ 2.651.474,40 (dois milhões, seiscentos e cinquenta e um mil, quatrocentos e setenta e quatro reais e quarenta centavos)
Porto Real, 06 de novembro de 2025
LETÍCIA KLOTZ DE ALMEIDA
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES COMPRAS E CONTRATOS
“O objetivo do Sine Itinerante é democratizar o acesso ao mercado de trabalho e garantir que nenhuma pessoa fique sem acesso às oportunidades. Sabemos que muitas vezes a distância até o centro da cidade e os compromissos impedem que o morador consiga uma vaga. Com o Sine Itinerante levamos até os bairros essa ponte entre o trabalhador e as oportunidades. É importante que os moradores levem documento de identidade, CPF e, se possível, um currículo atualizado”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Felipe Santos. No dia 12 de novembro, haverá uma ação conjunta do Sine e da Ouvidoria Itinerante no bairro Jardim Itatiaia. O projeto da Ouvidoria percorre os bairros para ouvir reclamações, sugestões, solicitações, denúncias e elogios dos mo-
radores.
“A iniciativa itinerante é mais um canal para que os moradores possam tirar suas dúvidas, reclamações, sugestões ou solicitações. A Ouvidoria ainda oferece outras opções de atendimento. O primeiro passo para realizar a sua manifestação é acessar o Fala BR, para diferentes manifestações ou a Ouvidoria do SUS, voltada para a saúde, que tem o link disponível no site da Prefeitura. Além disso, o morador pode ir presencialmente na sede da Ouvidoria Municipal, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro”, explicou o ouvidor municipal, Raphael Ivantes.
A Ouvidoria também atende pelo e-mail ouvidoria@itatiaia.rj.gov.br e pelos telefones (24) 3352-2192 e 3352-6777 (ramal 225).
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES, COMPRAS E CONTRATOS

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO 058/2025 O Município de Porto Real /RJ, através da Secretaria Municipal de Licitações Compras e Contratos torna público que realizará às 10:00 horas, do dia 20 de novembro de 2025 no endereço www.comprasbr.com.br, licitação nº 058/2025 na modalidade Pregão na forma Eletrônico, tipo menor preço, objetivando AQUISIÇÃO DE APARELHO CELULAR para atender o FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS E HABITAÇÃO conforme especificações contidas no edital e seus anexos que são parte integrante do Processo Administrativo nº 4128/2025. O Edital poderá ser retirado no endereço eletrônico www.comprasbr.com.br e no www.pncp.gov.br. Para retirada do edital na Secretaria de Licitações Compras e Contratos os interessados deverão trazer: 1 (uma) resma (500 folhas) de papel sulfite tamanho A4 branco e documentos de identificação civil. VALOR MÁXIMO
ADMITIDO: R$ 1.388,81 ( mil trezentos e oitenta e oito reais e oitenta e um centavos)
Porto Real, 06 de novembro de 2025
LETÍCIA KLOTZ DE ALMEIDA
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES COMPRAS E CONTRATOS




No dia 12 de novembro, às 19h, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa recebe a palestra de lançamento e sessão de autógrafos do livro “Floresta~Escola: uma muvuça de práticas educativas desemparedadas”, do autor Rafael Branco Cruz. O evento acontece na biblioteca do UBM, dentro da exposição “Autores da Casa: o conhecimento nasce aqui”. As vendas antecipadas do livro estão disponíveis na biblioteca da instituição. A obra, publicada pela Editora Appris, convida o leitor a refletir sobre a educação ambiental e a reconexão com a natureza.
A 24ª Flumisul – Feira de Negócios do Sul Fluminense foi aberta na noite de quarta-feira, do dia 29, no Parque da Cidade de Barra Mansa, consolidando o município como sede do maior encontro empresarial do interior do Estado do Rio. Um dos grandes destaques e sucesso da feira foi a Sunlife Energia Solar, liderada pelo empresário Thiago Reis, que atraiu grande público ao apresentar soluções inovadoras em energia renovável. A empresa lançou, em parceria com a ACIAP-BM, o programa “Energia Solar para Todos”, que oferece kits solares acessíveis, integrando sistemas de energia, fogão de indução e ar-condicionado, promovendo economia e sustentabilidade para as famílias da região.



Um Brinde à vida
Desejo muitos anos de vida, luz e saúde para nossos aniversariantes:





No dia 29 de outubro, a pista preto e branca foi o ponto de encontro da sofisticação durante o Excellence Day – 2ª Edição. O evento, realizado no elegante Spazio de Firenze, em Volta Redonda, celebrou o Dia do Cerimonialista em grande estilo. Entre luzes, risadas e muito glamour, a noite ganhou vida com profissionais incríveis que transformam sonhos em eventos memoráveis. A ambientação clássica e atemporal reforçou o clima de elegância que marcou cada detalhe da celebração.À frente da organização estiveram o decorador Markos Paulo, a empresária Érica Lima (Érica Lima Buffet e Decoração) e o produtor técnico de eventos João Carlos, que juntos assinaram uma noite repleta de charme, estilo e excelência.
E por falar no talentoso decorador Markos Paulo, ele inaugurou na última terça-feira, 4 de novembro, o mais novo quiosque da franquia The Candle Store, no Sider Shopping, em Volta Redonda. O evento contou com a presença calorosa de familiares, amigos e profissionais do setor de eventos, que prestigiaram o lançamento e desejaram sucesso nessa nova empreitada. A marca encanta com sua linha sofisticada de velas aromáticas, home sprays, difusores de varetas e muito mais — produtos que unem beleza, bem-estar e elegância.





Na noite da última terça-feira (4), São Paulo foi palco de um evento cinematográfi co repleto de estrelas: a première de Wicked: Parte 2, que reuniu os protagonistas Cynthia Erivo e Jonathan Bailey. Entre os convidados especiais, o volta-redondense Reinald Ouverney, apaixonado por fi lmes, marcou presença e se emocionou ao participar desse momento inesquecível do cinema internacional. O aguardado longa chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de novembro, prometendo encantar o público com muita magia, música e emoção.



Se você procura um lugar aconchegante e ideal para reunir a família e os amigos, o Bazzini Restaurante & Pizzeria, em Penedo, Itatiaia, é o destino certo! A novidade é que agora o Bazzini também abre para almoço aos sábados e domingos, a partir das 12h. No cardápio, delícias da culinária italiana e contemporânea — pizzas artesanais, massas frescas, grelhados, peixes e sobremesas irresistíveis — além de uma excelente carta de vinhos e drinks. O espaço é climatizado, com ampla área kids, garantindo diversão para as crianças e tranquilidade para os adultos. O restaurante funciona de segunda a sexta, das 17h às 23h, e aos fins de semana, das 12h às 23h. Um convite para saborear bons momentos no endereço: Av. das Mangueiras – Penedo, Itatiaia. Siga no Instagram: @bazzinipizzeria.
Prefeitura de Barra Mansa realiza neste sábado, dia 15, o República do Rock Motofriends, no Parque da Cidade, a partir das 10h. A entrada é solidária — basta doar um brinquedo novo, que será destinado a crianças em situação de vulnerabilidade. Idealizado pelo secretário Júlio Esteves, o evento une rock, solidariedade e cultura, com arrecadação e venda de brinquedos em prol de instituições que atendem crianças com câncer. A programação conta com Handmade Rock, Meninja Trio, Classika, Old Guys Blues, Midnight Rock Revival e Trio Figurótico, encerrando com Lobão Power Trio às 23h.
Em clima de emoção e confraternização, a CDL Barra Mansa realizou, na quarta-feira, do dia 29 de outubro, o último Café da Manhã do ano, reunindo associados, autoridades e representantes do comércio local. O evento marcou o lançamento da campanha Natal da Sorte 2025, a entrega do Prêmio Funcionário Destaque e uma homenagem in memoriam ao ex-diretor Francisco Ramundo. Durante o encontro, foram apresentadas as ações recentes da entidade e os projetos da CDL Jovem. O presidente Gleidson Gomes destacou a importância da união do setor e o fortalecimento do comércio local. Os vencedores do Funcionário Destaque 2025 foram Graziele Margarida (Adailton Joias), Lucimar Martins (Open Modas) e Ana Mendes (Gracinha Modas).

