

Expo VR 2025 movimenta economia criativa e já projeta edição de 2026
Com três dias de cultura, arte e experiências para todos os públicos, organização destaca legado social e estrutura inédita de acessibilidade;

Volta
Redonda Recapeamento asfáltico no Aterrado é retomado
Foto Geraldo Gonçalves/PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda retomou nesta segunda-feira (4) as obras de recapeamento asfáltico, realizadas com um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado no município.
A próxima via beneficiada será a Rua Fulgêncio Neto, no bairro Aterrado, em ambos os sentidos, divididos por um canteiro central. As intervenções ocorrerão no período noturno, iniciando pela fre-

sagem, que consiste na remoção do asfalto antigo. Até o momento, já receberam novo revestimento a Avenida Paulo de Frontin, no trecho entre a Prefeitura e a Rua Neme Felipe, além de toda a Rua 537, no Jardim Paraíba. Após a conclusão dos trabalhos na José Fulgêncio Neto, a obra seguirá para o trecho da Avenida Paulo de Frontin que vai da ponte Pequetito Amorim até a Prefeitura.
CIDADES | Página 6
É
EM BARRA DO PIRAÍ
POLÍTICA | Página 3
SERRA DAS ARARAS DETONAÇÃO DE ROCHAS CONTINUAM
NESTA SEMANA PISTA DE SUBIDA SERÁ BLOQUEADA TEMPORARIAMENTE PARA GARANTIR SEGURANÇA
edição já tem data marcada: de 6 a 9 de agosto de 2026
ALEXANDRE
CIDADES | Página 6
TARIFAÇO DOS EUA LUIZ MARINHO AFIRMA QUE GOVERNO BRASILEIRO ESTÁ DISPOSTO A NEGOCIAR MINISTRO DO TRABALHO AFIRMA QUE AINDA É CEDO PARA AVALIAR IMPACTOS
ECONOMIA | Página 7
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra prisão domiciliar. A decisão também impõe o uso de tornozeleira eletrônica e veda a realização de visitas. A medida foi tomada após Moraes apontar que Bolsonaro violou restrições judiciais, utilizando redes sociais de pessoas próximas para divulgar conteúdos proibidos. Agentes da Polícia Federal realizaram buscas na residência de Bolsonaro, como parte do cumprimento da decisão judicial.
POLÍTICA | Página 3

A Prefeitura de Volta Redonda retomou nesta segunda-feira (4) a reorganização dos cabos de telefonia e transmissão de dados nos postes da Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado. Os trabalhos foram retomados no mesmo ponto onde
haviam sido interrompidos, nas proximidades do Royal Supermercado. A definição dos próximos trechos será feita em conjunto com as empresas à medida que o serviço
MOSAICO
Campanha do Agasalho
As Unidades estaduais de saúde estão engajadas na campanha do agasalho 2025. Desde o início do inverno uma grande corrente de solidariedade está focada em arrecadar o máximo de roupas, calçados e cobertores que serão distribuídos nos abrigos localizados nas cidades onde os hospitais e UPAs estão instalados e também nas entidades cadastradas e atendidas pelo governo do Estado.
Entre as unidades está o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda.
Os tonéis de arrecadação estão instalados em locais de visibilidade e fácil acesso dos funcionários e também dos pacientes, acompanhantes e familiares e público em geral, que queiram abraçar a campanha doando peças de roupas e cobertas.
O foco da campanha é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e ajudá-las a suportar o inverno com qualidade de vida, uma vez que o frio vem se intensificando a cada semana. Os interessados em participar da campanha pode procurar uma das unidades de saúde da sua região, de segunda a sexta-feira, entre às 8 e 19 horas. Na última semana a corrente de solidariedade garantiu calças, blusas, meias e cobertores. Mas precisamos de mais peças.
ATENDIMENTO HUMANIZADO I
A Secretaria Municipal de Finanças de Barra Mansa está investindo na melhoria e no aprimoramento da forma como se relaciona com os contribuintes. Seja através dos serviços oferecidos no site oficial ou do atendimento presencial realizado no saguão da Prefeitura, o objetivo é sempre o mesmo: garantir de maneira eficaz e transparente a resolução do que for apresentado pelos munícipes. Para quem não está familiarizado com as funcionalidades do site ou apresente dúvidas sobre como resolver alguma pendência tributária, o recomendado é que a pessoa vá diretamente à Prefeitura e converse com um atendente, para que obtenha o direcionamento adequado para seu caso. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, com distribuição de senhas entre 8h e 16h.
ATENDIMENTO HUMANIZADO II
Com 27 atendentes – o que inclui 12 estagiários – houve 18.480 atendimentos presenciais da SMF no período de janeiro a julho deste ano, com uma média de 125 por dia. As principais buscas são referentes a IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cadastro imobiliário e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).
Para quem busca a praticidade do atendimento online, basta acessar o site da Prefeitura (https://barramansa.rj.gov.br/) ou falar com a SARA, enviando uma mensagem para o WhatsApp (24) 2106-3400 – opção 1 (Secretaria de Finanças). Por esse canal, o contribuinte recebe orientações e links diretos para serviços como emissão de extratos, parcelamento de débitos, abertura de ITBI e de processos administrativos. Ele é voltado para demandas mais simples e objetivas, o que ajuda a minimizar as filas no atendimento presencial e garante mais rapidez para quem busca resolver as pendências sem sair de casa.
PATRULHA ESCOLAR I
Com o retorno das aulas na rede pública de ensino de Volta Redonda nesta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) retomou as ações da Patrulha Escolar, serviço especializado de apoio à segurança nas escolas da cidade. A Patrulha Escolar é composta por duas viaturas da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), com quatro agentes capacitados para atuar diretamente com alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar. Por meio desse serviço, o patrulhamento é intensificado nos períodos da manhã, tarde e noite, garantindo presença contínua e maior sensação de segurança nas unidades e seus entornos. Além das rondas programadas, a Patrulha Escolar atende às demandas que chegam por meio de um grupo de WhatsApp gerenciado pela Semop, que reúne as direções de todas as escolas do município. A comunicação direta permite respostas mais rápidas e efetivas às necessidades de cada unidade.
TECNOLOGIA ALIADA À
SEGURANÇA
Todas as escolas da rede municipal de Volta Redonda
também contam com monitoramento por câmeras, sensores de presença e o “botão de pedido de ajuda”, dispositivo integrado ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O sistema, com tecnologia de georreferenciamento, permite o acionamento imediato das forças de segurança – como a Guarda Municipal e a Polícia Militar –com exatidão de localização.
PLANTÃO DE INSCRIÇÕES
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa (SMJEL), está com inscrições abertas para diversas práticas esportivas no Clube Municipal, no Centro. As aulas são totalmente gratuitas e incluem: Basquete; Futsal masculino e feminino; Paradesporto; Ginástica Rítmica; Vôlei e Handebol. Os cadastros são realizados de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na sede do clube - Rua Juiz Antônio Ciani, 91, no Centro. Caso o interessado em se inscrever queira saber mais informações sobre horários de cadastro para cada modalidade, pode entrar em contato por meio do telefone (24) 21063491.
TEMPO INTEGRAL
Nova resolução do Conselho Nacional de Educação define que a jornada escolar mínima da educação integral deve ser 7 horas diárias ou 35 horas semanais, e deve ser implementada com base nos princípios de equidade, inclusão, diversidade, justiça curricular e gestão democrática. A norma foi publicada nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União, na resolução (7/2025) que estabelece as diretrizes para educação em tempo integral na educação básica, composta pelas etapas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. O documento orienta as secretarias de educação de estados e municípios e as escolas públicas e privadas na implantação, no acompanhamento e na avaliação da oferta de jornada escolar em tempo integral. O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) é uma estratégia elaborada para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica. A jornada em tempo integral deve priorizar territórios de maior vulnerabilidade socioeconômica e com histórico de exclusão escolar.
NORMAS Além da determinação do número de horas que o estudante vai estar no colégio, a resolução também estabelece que o tempo dedicado à alimentação, higiene e socialização integra o processo educativo e deve ser acompanhado por profissionais qualificados. E igualmente, os tempos de descanso dos estudantes, deslocamento interno, acolhimento e transição entre atividades devem ser planejados como parte da rotina escolar, respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, especialmente dos bebês e das crianças pequenas. O prazo para que as secretarias de educação de estados e municípios atualizem ou criem suas próprias regras, por meio de legislação local, voltada à educação integral em tempo integral é de até 180 dias.

Barra do Piraí realiza abertura da Conferência Municipal de Educação
Conferência tem como objetivo discutir propostas para serem incorporadas ao Plano Municipal de Educação
Barra do Piraí
A Prefeitura de Barra do Piraí realizou a abertura da Conferência Municipal de Educação. O evento aconteceu na Segunda Igreja Batista do município, na noite de sexta-feira (1º), e contou com a participação de autoridades, servidores da Secretaria de Educação e representantes da sociedade civil.
A programação incluiu uma palestra do educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. A conferência tem como objetivo discutir propostas e diretrizes que serão incorporadas ao novo Plano Municipal de Educação.
Durante a cerimônia de abertura, a prefeita Katia Miki anunciou a recomposição salarial para os professores que atuam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Também foi destacada a destinação de recursos provenientes dos royalties para reformas e construção de novas unidades escolares.
O início da reunião também contou com uma solenidade, na qual participaram a prefeita Katia Miki, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida; a secretária de Educação, Cleide Mara Rocha; o vereador e presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa, Luiz Felipe Ludi; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Simone Lemos; a presidente do Fórum Municipal de Educação, Vivian Regina de Carvalho; e, por fim, o palestrante José Pacheco.
Luiz Felipe Ludi destacou os avanços na educação desde o início da atual gestão, ressaltando

o trabalho para a construção de políticas públicas eficientes.
“Estamos trabalhando para, de fato, construir políticas públicas verdadeiras para a educação, que tanto precisa da nossa atenção. Já tivemos avanços importantes desde o início da gestão da prefeita Katia Miki, e seguimos firmes nesse compromisso”, disse o vereador.
Durante a cerimônia, a professora Cleide, secretária de Educação, dedicou diversas homenagens a profissionais, escolas e à prefeita Katia Miki, aniversariante do dia. As homenagens, segundo a própria secretária, simbolizam o trabalho de todos aqueles envolvidos no processo educativo.
Cleide ressaltou o significado da educação e do próprio município de Barra do Piraí para sua vida pessoal e profissional, evidenciando também sua gratidão pelas pessoas que, junto a ela, transformam a educação na cidade.
“Como a maioria das pessoas sabe, não nasci neste município. Mas hoje, eu afirmo a todos vocês que o meu coração, o meu trabalho, o meu serviço e a minha profissão estão totalmente dedicados a Barra do Piraí. Tenho muita gratidão por encontrar aqui pessoas realmente hospitaleiras e compromissadas. Juntos faremos com que nossa educação esteja à altura do que a população barrense merece”, disse a professora Cleide. A prefeita Katia Miki reforçou que oferecer uma educação do mais alto nível de excelência é um dos seus maiores objetivos.
“Devido aos desafios encontrados quando assumimos, a educação logo passou a ser uma de nossas maiores prioridades. Estamos nos debruçando em cada obstáculo e em cada necessidade para que nosso município ofereça uma educação da mais alta excelência, proporcionando um futuro melhor para os alunos,
bem como condições dignas para os professores e demais profissionais do processo educacional”, declarou a chefe do Executivo.
A prefeita Katia destacou a seriedade de sua gestão ao comentar sobre a aplicação dos Royalties da Educação e sua aplicação correta.
“Desde o primeiro dia de janeiro, percebemos que os recursos dos royalties não estavam sendo aplicados da forma adequada. Por isso, criamos uma conta específica para esse recurso, a conta Royalties da Educação. Todos os meses, depositamos um valor nessa conta, que é exclusivamente destinado a investimentos na estrutura da educação. Com esses recursos, estamos realizando uma grande reforma em todas as escolas da rede. Além disso, novas unidades de ensino estão saindo do papel, e em breve traremos mais novidades. Nosso trabalho não irá parar até que alcancemos nossos objetivos”, disse Katia. Por fim, Katia foi aplaudida pelo público ao dar uma notícia para o corpo docente do município, mais especificamente para os professores do 6º ao 9º ano. “Depois de muito estudo e planejamento financeiro, vamos conceder a recomposição salarial aos professores do 6º ao 9º ano, e por um fim em tantos e tantos anos de injustiça”, declarou. Após a cerimônia, o professor José Pacheco compartilhou seu conhecimento, vivência e experiência com o público. A segunda etapa da conferência, que tratará da elaboração das propostas para o Plano Municipal de Educação, será divulgada em data futura.
Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
País
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra prisão domiciliar. A decisão também impõe o uso de tornozeleira eletrônica e veda a realização de visitas.
A medida foi tomada após Moraes apontar que Bolsonaro violou restrições judiciais, utilizando redes sociais de pessoas próximas — entre elas, seus filhos parlamentares — para divulgar conteúdos proibidos.
Segundo o magistrado, o ex-presidente teria se valido dos perfis de aliados para compartilhar mensagens que, de acordo com a decisão, “instigam ataques ao Supremo Tribunal Federal e manifestam apoio explícito à intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro”. “É evidente o descumprimento da medida cautelar aplicada a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes. Para o ministro, mesmo sem fazer uso direto de suas contas nas redes, o ex-presidente agiu de forma intencional para contornar a proibição anteriormente imposta.

Agentes da Polícia Federal realizaram buscas na residência
PL inaugura nova sede em VR com presença de autoridades e lideranças do partido
Volta Redonda
A nova sede do Partido Liberal (PL) em Volta Redonda, localizada no bairro Aterrado, no Edifício Maria Yabrudi, foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (4). O evento reuniu diversas autoridades e lideranças políticas da cidade, marcando um novo capítulo para a atuação do
partido no município. Estiveram presentes os vereadores Edson Quinto e Rodrigo Furtado, o presidente municipal do PL, Antônio Cardoso, além do delegado federal e ex-deputado Antônio Furtado, uma das principais referências do partido na região. Também participou da cerimônia o empresário Keisabro Chokyu, proprietário da rede
Royal, reforçando o apoio do setor empresarial à nova fase do PL na cidade. Representantes dos núcleos PL Mulher e PL Jovem também prestigiaram a inauguração, com o compromisso de reforçar a inclusão, a diversidade e a renovação dos seus quadros. A nova sede é considerada um símbolo da reestruturação e do crescimento do PL em Volta Redonda. A partir de agora, os filiados e simpatizantes contam com um local próprio para encontros, filiações e desenvolvimento de atividades partidárias. Agora, o partido volta a ter uma base física estruturada para acolher seus quadros e ampliar sua atuação na cidade.
Governo anuncia investimento de R$ 2,4 bilhões em equipamentos para o SUS
O governo federal vai investir R$ 2,4 bilhões na compra de mais de 10 mil equipamentos de saúde para atendimento básico e cirurgias, aplicando margens de preferência a produtos feitos no Brasil e com tecnologia nacional. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“Isso significa que os equipamentos brasileiros poderão ser adquiridos mesmo que seus preços sejam entre 10% e 20% superiores aos similares importados”, destacou a pasta em nota.
A primeira concorrência está prevista para começar esta semana – a lista de equipamentos foi publicada na última quinta-feira (31). As compras, voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), serão feitas pelo Ministério da Saúde via edital, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde. De acordo com o comunicado, a margem de preferência confere tratamento diferenciado a bens manufaturados e serviços desenvolvidos no Brasil, desde que observados os critérios de nacionalidade definidos Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC.
A nota destaca ainda que, atualmente, o Brasil produz em torno de 45% das necessidades nacionais em medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos, materiais e outros insumos e tecnologias em saúde. A meta é elevar a produção a 50% até 2026 e a 70% até 2033.
ABASTECIMENTO DO SUS
Integram a lista de equipamentos publicada na última semana 17 produtos para atendimento básico e 11 usados em cirurgias e procedimentos oftalmológicos, no âmbito da atenção especializada e também da atenção primária. Na atenção primária, integram a lista itens como câmara fria para conservação de vacinas; retinógrafo digital; eletrocautério (bisturi elétrico), desfibrilador externo automático, doppler vascular, laser terapêutico de baixa potência, ultrassom para fisioterapia e balança digital portátil. Já na atenção especializada, foram listados itens como aparelho de anestesia, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, ultrassom portátil,
e

Condutor sem CNH é preso por realizar manobras perigosas em
VR
Motociclista foi visto empinando sua moto por cerca de 30 metros na contramão, em um trecho com presença de pedestres
Volta Redonda
Um homem de 24 anos foi preso pela Guarda Municipal de Volta Redonda após ser flagrado cometendo diversas infrações de trânsito enquanto conduzia uma motocicleta de forma perigosa na Avenida Beira, no bairro Voldac.
O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (1º), por volta das 21h55.
O condutor não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi visto trafegando por cerca de 30 metros na contramão, empinando a motocicleta em um trecho com presença de pedestres, fluxo de veículos e carros estacionados.
Ao perceber a aproximação dos guardas municipais, o homem tentou fugir, mas perdeu o controle da moto, derrapou e caiu no chão. Ele foi alcançado e detido pelos agentes.

Volta Redonda Homem é encontrado morto a tiros no bairro Beatriz Gama

Redonda Um homem de 42 anos foi encontrado morto a tiros no bairro Beatriz Gama, em Volta Redonda, na manhã desta segunda-feira (4). Segundo informações
O motociclista foi autuado por conduzir veículo sem possuir habilitação, direção perigosa, transitar pela contramão, além de circular com a motocicleta com retrovisores inoperantes. O veículo foi removido ao depósito público da Guarda Municipal, e o jovem foi conduzido à 93ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante por crime de trânsito.
processo em liberdade.
O proprietário do veículo também foi autuado por entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada, crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e passível de punição. A autoridade policial estipulou fiança de cinco salários mínimos para que o infrator pudesse responder ao
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que ações de patrulhamento preventivo seguem sendo intensificadas em toda a cidade, especialmente em vias de maior movimentação.
“Flagrantes como esse mostram a importância do trabalho contínuo da nossa Guarda Mu-
nicipal. Agimos com rapidez para evitar que condutas irresponsáveis, como empinar moto na contramão, resultem em acidentes graves e em resultados irreversíveis. Estamos atentos e trabalhando para garantir segurança no trânsito e preservar vidas, assim como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, afirmou Coronel Henrique.
Sistema Integrado de Segurança Pública prende suspeito de tráfico com arma em
Uma ação conjunta do Sistema Integrado de Segurança Pública de Volta Redonda resultou na prisão de um homem de 22 anos suspeito de tráfico de drogas, além da apreensão de drogas e uma arma de fogo, no bairro Água Limpa. A operação foi realizada no domingo (3) por policiais militares do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) e agentes da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública).
Segundo os agentes, a prisão ocorreu após denúncias sobre movimentações suspeitas próximas ao campo de futebol do Coroados. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi detido. Com ele, foram encontrados dois pinos de cocaína e R\$ 20 em dinheiro. Durante a abordagem, o homem revelou que havia mais entorpecentes e uma arma escondidos em sua residência. No local indicado, os policiais apreenderam 276 pinos de cocaína, 180,5 gramas de maconha, um revólver calibre .32 com numeração suprimida e cinco munições intactas.
O suspeito foi encaminhado à 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde permanece preso pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da atuação integrada. “Temos obtido resultados contundentes com o Sistema Integrado de Segurança Pública. As equipes auxiliam as forças de segurança do município, otimizando recursos e ampliando a presença nas ruas. Esta foi uma ocorrência importante, com a apreensão de drogas e de uma arma, o que mostra que estamos atuando diretamente na prevenção de crimes violentos, como homicídios, roubos e tentativas de homicídio, além de um golpe no tráfico de entorpecentes. Parabenizo os nossos profissionais. Graças à atuação deles, temos conseguido reduzir os índices de criminalidade mês a mês, resgatando a confiança da população nas forças de segurança e aumentando a sensação de segurança em Volta Redonda”, afirmou o secretário.

Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através do Sistema Integrado de Segurança Pública de Volta Redonda, deteve no domingo (3) um homem de 23 anos suspeito de envolvimento em furtos na cidade. Ele foi identificado após a ampla circulação de vídeos em redes sociais que o apontavam como autor de diversos delitos. O suspeito foi localizado após dar entrada no Hospital Dr. Munir Rafful, o Hospital do Retiro, e ser reconhecido por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública como o mesmo autor de furtos que aparece em vídeos publicados nas redes sociais. Após receber alta médica, o suspeito foi encaminhado à 93ª Delegacia de Polícia (Volta Redonda) para prestar esclarecimentos. Na unidade policial, ele confessou que havia furtado uma quantia em dinheiro de um estabelecimento comercial para comprar drogas e uma peneira de areia no bairro Belo Horizonte. Como não havia registros formais das ocorrências na delegacia, o homem foi ouvido e liberado. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que todas as medidas cabíveis foram tomadas, mas reforçou a importância do registro oficial dos crimes para a responsabilização dos autores. “Estamos atentos às demandas da população e trabalhando em parceria com outras forças de segurança para garantir que os responsáveis por ilícitos sejam identificados e responsabilizados. A integração da Secretaria Municipal de Ordem Pública com as polícias Militar e Civil tem se mostrado eficaz no enfrentamento à criminalidade. No entanto, precisamos combater a subnotificação, quando os registros de ocorrência não são feitos na delegacia. Somente a partir desses dados conseguimos realizar o planejamento estratégico e atuar com precisão”, afirmou o secretário. Denúncias de crimes podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) ou pelo WhatsApp: (24) 3339-2462. O anonimato é garantido.
Suspeito de tráfico é preso no dia do aniversário em Barra Mansa

Barra Mansa
Policiais militares do Grupo de Ações Táticas (GAT II) do 28º BPM prenderam dois homens suspeitos de tráfico de drogas no bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa. Um dos detidos fazia aniversário no dia da ocorrência.
O caso aconteceu na noite do último domingo (3), após denúncias anônimas. Ao todo, foram apreendidos 19 pinos de cocaína, R$ 240 em dinheiro e um aparelho celular.
Os agentes foram até a Rua José Marciano dos Santos após receberem informações de que suspeitos estariam vendendo drogas no local. De um ponto estratégico, a equipe observou dois homens se revezando na venda de entorpecentes. Durante a abordagem, o sus-
peito que fazia aniversário confessou que estava traficando. O outro tentou fugir caminhando em direção oposta, mas foi alcançado e abordado. Ambos indicaram uma árvore próxima, onde a droga estava escondida em uma sacola preta.
A dupla foi encaminhada para a 90ª Delegacia de Polícia, onde foi autuada por tráfico e permaneceu presa. Durante o monitoramento, um terceiro homem se aproximou da dupla para comprar cocaína. Ele foi abordado, autuado por porte de drogas, ouvido e liberado.
A ação contou com a participação dos policiais do GAT 2, sendo eles: 1º sargento Pablo, 2º sargento Flávio, 3º sargento Cardoso e cabo Tulio.
Espingarda e facão são apreendidos após suspeita de invasão em Resende

Resende
Uma espingarda calibre .38, duas munições, um facão, um par de luvas e uma lanterna foram apreendidos por policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar na noite de sábado (2), após uma suspeita de invasão em uma empresa siderúrgica de Resende. O caso foi registrado por volta das 21h14 na 89ª Delegacia de Polícia. Segundo informações, a Polícia foi acionada por funcionários da empresa, localizada na Aveni-
da Francisco Fortes Filho, após vigilantes avistarem um suspeito armado nas dependências do local. Um dos seguranças relatou que viu o homem correndo em direção à mata. Próximo ao ponto onde ele foi visto, foram encontrados os materiais apreendidos. Nada foi levado do local e o suspeito não foi localizado até o momento. Todo o material foi levado à delegacia, onde ficou apreendido para investigação. A ocorrência foi registrada como apreensão de material.

IZA fecha a Expo VR com um show vibrante e com duas fãs vivendo um dia de estrela
Tatiana e Ana Flávia foram as ganhadoras da promoção “Dona de Mim” e tiveram um encontro inesquecível com a cantora no camarim


Sul Fluminense
A Expo VR 2025 terminou em grande estilo com o show arrebatador de IZA no Palco Sesc. Em uma apresentação marcada por potência vocal, coreografias impecáveis e mensagens de empoderamento feminino, a artista emocionou o público e fez da noite de domingo (03) um verdadeiro espetáculo de força e representatividade.
IZA cantou sucessos como Brisa Fé e, claro, Dona de Mim, canção que inspirou a ação especial do Diário Delas em parceria com o Diário do Vale. A cantora desceu do palco, interagiu com os fãs e agradeceu o carinho do público de Volta Redonda, celebrando o acesso democrático à cultura.
Mas para duas fãs em especial, a noite foi ainda mais marcante.
PROMOÇÃO
“DONA DE MIM”: QUANDO O PALCO SE APROXIMA DA VIDA REAL
Na semana que antecedeu a Expo VR, o Diário Delas lançou a promoção “Dona de Mim”, uma campanha que convidou mulheres da região a soltarem a voz e mostrarem o porquê são protag-
onistas da própria história. Cinco participantes toparam o desafio de cantar um trecho da música Dona de Mim e contar, em vídeo, por que se consideram donas de si. Os dois vídeos com maior engajamento ganharam uma experiência exclusiva no Camarote Arawê, com open food e espaço privilegiado para o show. E o melhor: um encontro pessoal com a cantora IZA nos bastidores.
As vencedoras foram Tatiana Costa de Oliveira e Ana Flávia Rodrigues , que curtiram cada momento, do camarote premium à emoção de estar frente a frente com a artista que inspira milhares de mulheres pelo Brasil.
UMA NOITE QUE FICARÁ NA MEMÓRIA
Tatiana e Ana Flávia vibraram com o show, dançaram ao som dos hits e depois foram levadas aos bastidores para conhecer IZA. Com sorrisos largos e olhos brilhando, as duas representaram todas as mulheres que, assim como a cantora, vivem com coragem, autenticidade e orgulho de sua própria trajetória.
A promoção foi um sucesso nas redes sociais e reforçou o propósito do Diário Delas: valorizar histórias reais, dar visibilidade a mulheres inspiradoras e criar experiências que empoderam.


Mutirão: Hospital São João
Batista atende mais 14 pacientes
Atendimentos foram realizados entre a sexta-feira (1º) e sábado (2) com especialistas em ortopedia e urologia
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, prossegue com o mutirão de cirurgias. Dessa vez, 14 pacientes foram atendidos entre a sexta-feira (1º) e sábado (2) na unidade da rede municipal de saúde, sendo fundamentais para que o hospital siga a bater, todos os meses, um novo recorde na realização de procedimentos.
Na sexta-feira, o médico-ortopedista Flávio Reis, que também é diretor-médico do HSJB, realizou duas artroplastias totais de joelho (direito e esquerdo) em duas pacientes, de 66 e 72 anos. No sábado, a Drª. Michelle realizou cinco cirurgias de síndrome do túnel
do carpo em pacientes entre 50 e 80 anos; uma cirurgia de tumoração no polegar direito em um paciente de 69 anos; e uma cirurgia de De Quervain, para tratar a inflamação dos tendões abdutor longo e extensor curto do polegar, localizados em um túnel no punho, em uma paciente de 58 anos.
UROLOGIA
Ainda no sábado, o Dr. Anderson realizou cinco cirurgias de urologia. Três pacientes, com idades entre 60 a 76 anos, foram submetidos a prostatectomia a céu aberto, indicada para retirada total ou parcial da próstata. Realizada por incisão no abdômen, permite acesso direto ao órgão
para tratar câncer ou hiperplasia. O procedimento oferece ampla visualização ao cirurgião, sendo indicado quando alternativas minimamente invasivas não são recomendadas. Outros dois pacientes, de 53 e 68 anos, passaram por RTU de próstata. Também conhecida como ressecção transuretral da próstata, ela é feita com auxílio de um endoscópio introduzido pela uretra. Utilizando instrumentos especiais, o médico remove partes da próstata aumentada que estão obstruindo o fluxo urinário. O método é indicado principalmente para tratar sintomas urinários causados pela hiperplasia prostática benigna.
O Hospital São João Ba-
tista (HSJB) tem ampliado o acesso à saúde em Volta Redonda por meio de mutirões de cirurgias, que aumentam o número de procedimentos para pacientes com cirurgias eletivas e casos de urgência. Como referência em pronto atendimento, o HSJB equilibra a demanda entre agendados e emergenciais, garantindo mais eficiência e agilidade no cuidado à população.
“Mais do que permitir ao São João Batista bater, todos os meses, o seu recorde de cirurgias, os mutirões são essenciais para oferecer melhor qualidade de vida para todos os pacientes já atendidos por nossas equipes”, declarou o prefeito Antonio Francisco Neto.

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu a Corrida da Juventude no Estádio da Cidadania, no domingo (3). A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e integrou as comemorações do Mês da Juventude, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e estimular a solidariedade entre os jovens da cidade. O evento contou com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), além do suporte do Sesc-RJ. A corrida teve percurso de cinco quilômetros, com largada e chegada no Estádio da Cidadania – Estádio Municipal General Sylvio
Raulino de Oliveira, localizado na Rua Quinhentos e Quarenta e Cinco. O trajeto passou por vias dos bairros Nossa Senhora das Graças e Aterrado, e a largada aconteceu às 8h. As inscrições foram inicialmente exclusivas para jovens de 15 a 29 anos, até o dia 30 de julho. Após esse prazo, a participação foi aberta ao público em geral. As vagas foram limitadas, garantindo a organização e a segurança do evento. A competição foi dividida em oito categorias, considerando faixa etária e gênero dos participantes (masculino e feminino). Foram entregues troféus aos cinco melhores colocados no ranking geral de cada gênero e aos três primeiros colocados de cada categoria. Todos os que cruzaram a linha de
chegada receberam medalhas de participação.
O secretário municipal da Juventude, Munir Filho, destacou a importância da iniciativa. “É muito bacana ver que a galera comprou a ideia. A gente sabe que a corrida está muito em alta, mas a juventude precisa de motivação. Conseguimos juntar esporte, lazer e solidariedade com a arrecadação de alimentos por meio do kit solidário. É muito gratificante ver o estádio lotado de jovens neste domingo”, afirmou.
Cada participante realizou a troca do kit da corrida por dois quilos de alimentos não perecíveis.
João Victor Melo, de 27 anos, morador do bairro Rústico, elogiou o evento. “Comecei a gostar de corrida há pouco
tempo. Quando soube que ia ter uma em Volta Redonda, me inscrevi quase que imediatamente. Além de ser um evento voltado para a juventude, ainda temos a satisfação de ajudar famílias que realmente precisam desses alimentos”, contou. Os alimentos arrecadados foram encaminhados à Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, que os destinou ao Banco de Alimentos Municipal. A entidade é responsável por distribuir os mantimentos a instituições cadastradas e a famílias em situação de vulnerabilidade social. A expectativa era arrecadar até duas toneladas de alimentos, caso as mil vagas fossem preenchidas.


Volta Redonda
Prefeitura reorganiza cabos de telefonia na
Avenida Paulo de Frontin
Trabalho envolve remoção de cabos irregulares e é feito com apoio da Ordem Pública e operadoras de telecomunicação
A Prefeitura de Volta Redonda retomou nesta segunda-feira (4) a reorganização dos cabos de telefonia e transmissão de dados nos postes da Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado. A ação é coordenada pelo Departamento de Energia e Iluminação Pública (Deip), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e acompanhamento de representantes das empresas responsáveis pelos serviços.
Segundo o diretor do Deip, Edmar Borges, a primeira etapa do trabalho resultou na remoção de cabos que não estavam em conformidade com as normas técnicas. “Em sua totalidade já foram removidos os cabos de telecomunicação que não estavam em conformidade com as normas técnicas estabelecidas. O processo foi momentaneamente pausado para que pudéssemos nos reunir com as empresas responsáveis pelo cabeamento, com o objetivo de esclarecer os critérios que determinam o corte dos cabos irregulares, bem como sanar dúvidas levantadas pelas operadoras”, explicou.

Os trabalhos foram retomados no mesmo ponto onde haviam sido interrompidos, nas proximidades do Royal Supermercado. A definição dos próximos trechos será feita em conjunto com as empresas à medida que o serviço avançar. A equipe responsável conta com dez funcionários do Deip, além de dois caminhões e um veículo equipado com escadas. A reorganização dos cabos foi
previamente discutida com representantes das operadoras de telefonia e internet e com a concessionária de energia Light. A ação atende a uma solicitação do prefeito Antonio Francisco Neto e à demanda da população por melhorias na organização urbana. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou o apoio da pasta

Volta Redonda
O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está com inscrições abertas para a segunda edição da oficina gratuita de Animação 3D, o Anima VR 3D. O curso é voltado para jovens entre 14 e 29 anos e oferece 25 vagas. As aulas acontecerão de forma presencial no laboratório do campus Três Poços, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, com início previsto para o dia 19 de agosto. As inscrições devem ser feitas até 11 de agosto por
para garantir a segurança das equipes durante os trabalhos. “A Ordem Pública está trabalhando em conjunto garantindo a integridade física e a segurança dos profissionais enquanto realizam o serviço. Essas remoções acontecem desde 2021 e visam garantir o ordenamento público, combatendo a poluição visual e valorizando o espaço urbano”, afirmou.
Desmonte de rochas na Serra das Araras continua nesta semana
Sul Fluminense
A RioSP, concessionária responsável pelas obras da nova Serra das Araras retomou nesta segunda-feira (4) a programação original dos desmontes de rochas na região, incluindo novamente as segundas-feiras no cronograma.
As intervenções acontecerão de segunda a quinta-feira, das 13h às 15h, ao longo desta semana (de 4 a 7 de agosto). Durante esse período, a pista de subida da Serra das Araras (sentido São Paulo), na altura do km 225, em Paracambi (RJ), será interditada temporariamente. Já a pista de descida (sentido Rio de Janeiro) seguirá operando normalmente.

A área estará devidamente sinalizada, com apoio das equipes de operações da concessionária e da Polícia Rodoviária
Federal (PRF) para garantir a segurança dos motoristas. As intervenções são parte das obras de duplicação e modernização
da serra, um dos principais corredores de ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Barra Mansa
A manhã desta segunda-feira (4) marcou o retorno das aulas na rede pública de ensino de Barra Mansa. Mais de 15 mil alunos voltaram à rotina escolar, distribuídos em 68 unidades que atendem desde a Educação Infantil (creche e pré-escola) até o 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo as escolas vocacionadas, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante o recesso, que teve duração de duas semanas, as equipes pedagógicas e administrativas realizaram planejamentos e preparativos para garantir um segundo semestre produtivo, seguro e acolhedor. As escolas passaram por serviços de limpeza e organização para recepcionar os estudantes e profissionais da educação. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o retorno às aulas representa uma nova etapa no desenvolvimento dos alunos e no fortalecimento das ações pedagógicas da rede. “O segundo semestre é uma oportunidade importante para consolidar aprendizagens, desenvolver novas habilidades e fortalecer os vínculos com a escola. Nossas equipes estão motivadas e prontas para aco-
lher os alunos com cuidado e dedicação”, destacou a secretária de Educação, Linamar Carvalho. Além das atividades em sala de aula, as unidades continuam com projetos extracurriculares, eventos culturais e iniciativas voltadas ao bem-estar físico, emocional e social dos estudantes.
JOVENS E ADULTOS
Para quem tem interesse em ingressar futuramente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), vale ressaltar que o estudante precisa já ter completado 15 anos de idade e ainda não ter concluído o Ensino Fundamental. Mais informações podem ser obtidas na escola mais próxima da casa do candidato.
meio do link: https://bit.ly/animavr3d-25.
A oficina utiliza softwares profissionais amplamente empregados nos estúdios de animação internacionais e prevê a participação dos alunos no projeto regional de animação “HOLOKD”, que inclui a produção de um jogo e uma série.
O curso é promovido pelo UniFOA e integra ações de formação gratuita voltadas à juventude, com foco em qualificação técnica e desenvolvimento cultural.
Volta Redonda Prefeitura retoma recapeamento asfáltico na Rua Fulgêncio Neto, no Aterrado

Volta Redonda
A Prefeitura de Volta Redonda retoma nesta segunda-feira (4) as obras de recapeamento asfáltico, realizadas com um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado no município. A próxima via beneficiada será a Rua Fulgêncio Neto, no bairro Aterrado, em ambos os sentidos, divididos por um canteiro central.
As intervenções ocorrerão no período noturno, iniciando pela fresagem, que consiste na remoção do asfalto antigo. Até o momento, já receberam novo revestimento a Avenida Paulo de Frontin, no trecho entre a Prefeitura e a Rua Neme Felipe, além de toda a Rua 537, no Jardim Paraíba. Após a conclusão dos trabalhos na José Fulgêncio Neto, a obra seguirá para o trecho da Avenida Paulo de Frontin que vai da ponte Pequetito Amorim até a Prefeitura. “Temos realizado os serviços à noite, em geral, para evitar maiores transtornos aos motoristas, que devem estar atentos às mudanças no trânsito. Em breve, os condutores poderão sentir a melhoria nos trechos recuperados, como é o caso da Avenida Paulo de Frontin, uma das vias mais importantes e de maior movimento na cidade”, afirmou o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles. Ainda sem cronograma definido, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) informa que outras vias previstas para recapeamento, conforme acordo com o Governo do Estado, são: Rua
Nicanor Teixeira de Carvalho, no Barreira Cravo; Estrada da União, no Retiro; Avenida Afrânio de Barros, no bairro Ponte Alta; e Rua São José de Calazans, entre os bairros São João e Centro. Ao todo, serão recapeados cerca de seis quilômetros, totalizando mais de 46 mil metros quadrados de asfalto.
O serviço utiliza o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um material de alta qualidade e durabilidade, composto por agregados minerais e ligante asfáltico aquecidos a altas temperaturas. Essa mistura é aplicada e compactada sobre a pista, garantindo resistência ao tráfego intenso, às variações climáticas e ao desgaste, sendo o método mais usado em obras urbanas e rodoviárias no país.
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou o apoio do governo estadual para a melhoria da infraestrutura viária. “O governador Cláudio Castro esteve na cidade semana passada (para a inauguração do viaduto Porfírio de Almeida) e passou pelo Aterrado, onde conferiu o serviço que estamos fazendo no recapeamento da Paulo de Frontin. Só podemos agradecer por continuar investindo em nossa cidade, pois nosso trabalho é sério. É assim que vamos fazer de Volta Redonda a cidade em que todos sonhamos viver”, declarou. Em 2024, cerca de 300 ruas e avenidas de Volta Redonda receberam novo asfalto graças a essa parceria entre prefeitura e governo estadual.
Brasil registra criação de 166,6 mil postos de trabalho em junho
País
Abertura de empregos caiu 19,2% em relação a junho do ano passado
A criação de emprego formal caiu em junho. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 166.621 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.
A criação de empregos caiu 19,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em junho de 2024, tinham sido criados 206.310 postos de trabalho, nos dados com ajuste, que consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores. Em relação aos meses de junho, o volume foi o menor desde 2023, quando foram abertas 155.704 vagas. A comparação considera a metodologia atual do Caged, que começou em 2020.
Nos seis primeiros meses do ano, foram abertas 1.222.591 vagas. Esse resultado é 6,8% mais baixo que no mesmo período do ano passado. A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores.
De janeiro a junho do ano passado, foram criados 1.311.751 postos de trabalho formais. A mudança da metodologia do Caged não torna possível a comparação com anos anteriores a 2020.
SETORES
Na divisão por ramos de atividade, todos os cinco setores

pesquisados criaram empregos formais em junho. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 77.057 postos, seguidos pelo comércio, com 32.938 postos a mais. Impulsionada pela safra, a agropecuária vem em terceiro lugar, com a criação de 25.833 postos de trabalho. Em quarto lugar está a indústria (de transformação, de extração e de outros tipos), com a criação de 20.105 postos de trabalho. Por fim, o nível de emprego subiu na construção civil, com a abertura de 10.665 postos.
DESTAQUES
Nos serviços, a criação de empregos foi puxada pelo segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e ad-
ministrativas, com a abertura de 41.477 postos formais. A categoria de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais abriu 12.821 vagas. Na indústria, o destaque positivo ficou com a indústria de transformação, que contratou 17.421 trabalhadores a mais do que demitiu. Em segundo lugar, ficou o segmento de água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, que abriu 1.218 vagas. As estatísticas do Caged apresentadas a partir de 2020 não detalham as contratações e demissões por segmentos do comércio. A série histórica anterior separava os dados do comércio atacadista e varejista.
REGIÕES
País
Ainda é cedo para avaliar o impacto sobre os possíveis efeitos do tarifaço do governo de Donald Trump sobre o emprego no Brasil, disse nesta segunda-feira (4) o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Ele reiterou que o governo brasileiro está disposto a negociar e que os Estados Unidos podem voltar atrás em alguns pontos das medidas comerciais. “O mundo não vai acabar. O mundo continuará lindo, firme e forte. O governo brasileiro e o presidente Lula dizem sempre que estamos inteiramente à disposição das negociações com os americanos e com qualquer outro país que deseje dialogar com o Brasil sobre eventuais parcerias comerciais”, afirmou Marinho em entrevista coletiva para detalhar os dados do Novo Caged.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
O ministro não adiantou as medidas do plano de contingência em elaboração pelo governo para ajudar os setores afetados.
Apenas declarou que o Ministério do Trabalho e Emprego está concluindo os estudos sobre o pacote de ajuda aos exportadores. Marinho ressaltou que qualquer decisão sobre o plano só será tomada a partir de quarta-feira (6), quando entram em vigor as novas tarifas dos Estados Unidos. Segundo ele, o vaivém nas negociações pode implicar em mudanças de última hora nos planos do governo. “Acho que ele [Trump] não tem muita convicção porque voltou atrás em vários produtos. Como se trata de uma relação um pouco tanto esquizofrênica, temos que aguardar as consolidações para poder tomar as decisões. Para ter base real e concreta para tomada de decisão”, declarou.
DIÁLOO
O ministro do Trabalho e Emprego reiterou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua disposto a conversar com Trump. No entanto, ressal-
Todas as cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em junho. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 76.332 postos a mais, seguido pelo Nordeste, com 36.405 postos. Em seguida, vem o Centro-Oeste, com 23.876 postos, com a ajuda da safra. O Sul abriu 18.358 postos de trabalho, e o Norte criou 11.683 vagas formais no mês passado. Na divisão por unidades da Federação, 26 das 27 registraram saldo positivo. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (+40.089 postos); Rio de Janeiro (+24.228) e Minas Gerais (+15.363). O único estado que fechou vagas foi o Espírito Santo, com a extinção de 3.348 postos, principalmente no setor de café. Com informações da Agência Brasil.

tou que as conversas devem ocorrer com base em informações corretas, como a de que a balança comercial dos Estados Unidos com o Brasil é superavitária, com os norte-americanos exportando mais do que importando das empresas brasileiras.
“Está clarinho que não existe esse déficit em desfavor dos Estados Unidos e, sim, do Brasil. Quem teria de reclamar somos
nós. Mas vamos sentar e discutir, preparados, e da forma que tem que ser”, disse. “Os Estados Unidos são um importante parceiro comercial do Brasil e as relações bilaterais são antigas, de dois séculos. Não é possível misturar ‘alhos com bugalhos’. E ninguém pode ficar com qualquer dúvida, respeitadas as circunstâncias de cada país”, concluiu. Com informações da Agência Brasil.
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,07%
País
O mercado financeiro reduziu pela décima vez consecutiva a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025, passando de 5,09% para 5,07%. A estimativa, divulgada nesta segunda-feira (4) no Boletim Focus do Banco Central, ainda está acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual (limite superior de 4,5%). Para os anos seguintes, as expectativas do mercado são de desaceleração gradual da inflação: 4,43% em 2026, 4% em 2027 e 3,8% em 2028. Em junho, a inflação oficial ficou em 0,24%, influenciada pela queda nos preços dos alimentos, apesar da pressão da energia elétrica. No acumulado de 12 meses, o IPCA alcançou 5,35%, superando o teto da meta pelo sexto mês consecutivo. Com o novo regime de metas vigente desde 2024, esse cenário obriga o presidente do Banco Central a enviar uma carta pública ao ministro da Fazenda explicando os motivos do descumprimento, as medidas adotadas e o prazo para retorno à meta.

Vendas de veículos com motores 1.0 crescem 11,35% em julho

País
As vendas de veículos modelos 1.0, que fazem parte do Programa Carro Sustentável, cresceram 11,35% no mês passado, em relação a julho de 2024. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), quando comparado ao mês anterior, junho, a alta chegou a 13%.
“Isso é emprego na indústria e emprego no comércio”, comemorou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Os dados foram apresentados a Alckmin pela Fenabrave, neste sábado (2), durante visita a concessionárias, em Brasília.
O programa, lançado há menos de um mês pelo governo federal, visa a descarbonização da frota automotiva do país, por meio de incentivos fiscais, especialmente em relação às alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “O presidente Lula zerou o IPI. E as montadoras também ajudam com um bom desconto. É um sucesso”, comentou o vice-presidente.
Para ter direito ao IPI zero, o carro deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83 gramas de gás carbônico (COĐ) por qui-
lômetro; conter mais de 80% de materiais recicláveis; ser fabricado no Brasil (etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem); e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto (veículo de entrada das marcas).
Pelo menos cinco modelos de veículos, em diferentes versões, foram credenciados pelo programa que garante IPI zero: Onix, da Chevrolet; Kwid, da Renault; Polo, da Volkswagen; HB20, da Hyundai; e Fiat Mobi e Fiat Argo, da Stellantis. Com a medida, a redução dos preços desses modelos chegou, em alguns casos, a R$ 13 mil. Para os demais veículos que não se enquadrem no IPI zero, o programa estabelece um novo sistema de cálculo do imposto, que ainda vai entrar em vigor, 90 dias após a publicação do decreto do Programa Carro Sustentável.
A nova tabela parte de uma alíquota base de 6,3% para veículos de passageiros e de 3,9% para comerciais leves, que será ajustada por um sistema de acréscimos e decréscimos. O cálculo levará em conta critérios como eficiência energética, tecnologia de propulsão, potência, nível de segurança e índice de reciclabilidade. Com informações da Agência Brasil.
Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço
País
O governo federal está disposto a alterar a legislação para que governos locais comprem alimentos que deixarem de ser exportados aos Estados Unidos para compor a merenda escolar, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele reuniu-se com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, que apresentou a sugestão de que o estado nordestino compre peixes e frutas, afetados pela tarifa de 50%.
“O governador [Elmano] apresentou um plano mais amplo, não só para a merenda escolar. Ele apresentou um plano mais amplo. Essas compras seriam feitas pelo Executivo estadual, mas dependem de uma lei federal, de uma autorização federal. Ele está mandando a sugestão de redação, nós vamos processar”, declarou Haddad na saída do Ministério da Fazenda.
JUROS MANTIDOS
A taxa Selic foi mantida em 15% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), interrompendo o ciclo de alta iniciado anteriormente. O Banco Central sinalizou cautela, citando incertezas ligadas à política comercial dos Estados Unidos, mas não descartou novas elevações dos juros, caso necessário.
As projeções do mercado indicam que a Selic deve terminar 2025 no atual patamar (15% ao ano), caindo para 12,5% em 2026, 10,5% em 2027 e 10% em 2028. A política de juros visa controlar a inflação, ao encarecer o crédito e estimular a poupança, o que pode
desacelerar a economia.
PIB E DÓLAR
A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 segue em 2,23%. Para os anos seguintes, o mercado projeta alta de 1,88% em 2026, 1,95% em 2027 e 2% em 2028. No primeiro trimestre deste ano, o PIB avançou 1,4%, impulsionado pela agropecuária. Em 2024, a economia cresceu 3,4%, o maior resultado desde 2021. A expectativa para a cotação do dólar é de R\$ 5,60 ao fim de 2025, subindo para R\$ 5,70 em 2026. Com informações da Agência Brasil.

Mais cedo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que o governo está aberto a comprar alimentos de setores afetados pelo tarifaço e distribuí-los às escolas públicas, reforçando a merenda escolar ou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A medida faria parte do plano de contingência em discussão no governo. A mudança na legislação, que pode ocorrer por meio de medida provisória ou projeto de lei, é necessária porque exigiria mudanças na regulação de compras governamentais. Em vez de seguir a lógica tradicional, com pregões eletrônicos pelo menor preço, com margem de preferência para produtos nacionais e cota de pelo menos 30% para produtos da agricultura familiar (no caso do PAA), as compras passariam a beneficiar exportadores. Com informações da Agência Brasil.











