10810 - Diario - Sabado e domingo 09 e 10.08.25

Page 1


Sábado e domingo, 09 e 10 de agosto de 2025 | Ano 32 • Edição 10810

Dois homicídios em menos de 12 horas abalam Barra Mansa

GLOBAL

VR recebe Olimpede, maior evento esportivo para PCDs do país

Vassouras marcou a primeira exportação de gado vivo do Rio de Janeiro, com o embarque de 1.700 animais rumo à Turquia. A operação, que envolveu animais de cinco estados, seguiu rigorosos protocolos sanitários e foi acompanhada pela Defesa Agropecuária e Ministério da Agricultura. O secretário estadual de Agricultura, Dr. Flávio, destacou a importância do feito para valorizar os produtores locais e ampliar o mercado. A exportação abre caminho para novos investimentos em genética animal e certificações.

MULHER É PRESA POR INJÚRIA RACIAL CONTRA ENFERMEIRA EM UPA DE BM

 POLÍCIA | Página 4

 ECONOMIA | Página 7

PETROBRAS VOLTA AO MERCADO DE GÁS DE COZINHA APÓS VENDA DA LIQUIGÁS

 ECONOMIA | Página 7

CIDADES DO MÉDIO PARAÍBA ADEREM A PROGRAMA CONTRA FILAS NA SAÚDE

 POLÍTICA | Página 3

Furlani e DNIT acompanham andamento de obra estratégica

O superintendente regional do DNIT visitou Barra Mansa para acompanhar o avanço das obras do Pátio de Manobras, incluindo o viaduto do bairro Barbará, projeto aguardado pela população. Recebido pelo prefeito Luiz Furlani, ele ressaltou a importância estratégica e o com-

promisso do Governo Federal em concluir a obra no prazo. Furlani destacou o diálogo direto com o governo como fundamental para o andamento do projeto, que promete melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida local.

 POLÍTICA | Página 3

Dois homens foram mortos a tiros em Barra Mansa em menos de 12 horas na quinta-feira
(7). Um dos ataques ocorreu dentro de um ônibus no bairro Colônia Santo Antônio, onde
uma mulher de 61 anos foi atingida por bala perdida. À noite, outro homem, de 28 anos, foi
assassinado na Vila Independência. A Polícia Militar informou que a vítima tinha histórico
criminal e havia saído recentemente do sistema prisional. Os casos estão sob investigação da
90ª Delegacia de Polícia.  POLÍCIA | Página 4
Olimpede 2025 terá 13 modalidades, incluindo novidades para atletas com autismo e síndrome de Down
em Barra Mansa
Furlani destaca diálogo com o Governo Federal como chave para conclusão de obra

VR sedia maior olimpíada para pessoas com deficiência do

Olimpede 2025 terá 13 modalidades, incluindo novidades para atletas com autismo e síndrome de Down

país

Angra dos Reis

Volta Redonda

A cidade de Volta Redonda vai sediar, entre 29 e 31 de agosto, a Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), considerada a maior competição esportiva do país voltada a atletas com deficiência. O evento será realizado na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac. Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, são esperadas cerca de duas mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, representando 120 instituições de 50 cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

“As inscrições já estão encerradas, mas as delegações ainda podem crescer. Para instituições de municípios afastados a mais de 80 quilômetros de Volta Redonda, que necessitam de hospedagem, o número está fechado, mas para os municípios da região há uma flexibilidade”, explicou o subsecretário de Esporte e Lazer, Daniel Ferreira, reforçando que essa é uma grande festa do esporte – e quanto mais participantes, melhor.

A Olimpede recebe qualquer Pessoa com Deficiência (PCD)

(Intelectual, Auditiva, Visual e Física). E a novidade para 2025 é a criação de categorias especiais para atletas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositor Desafiador) e Paralisia Cerebral. A competição é dividida em 13 modalidades esportivas adaptadas –Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Jogos de Salão, Taekondo, Judô, Badminton, Futsal, Voleibol Especial, Cabo de Guerra, Habilidades, Goalball e, pela primeira vez nos jogos, Bocha. A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, afirmou que os números da Olimpede sempre impressionam. Os jogos reúnem instituições que trabalham com Pessoas com Deficiência de quatro estados do país. E para os três dias de competições estão previstas mais de 100 jogos, 80 provas e 350 baterias na modalidade Atletismo.

“E para organizar tudo isso e receber os atletas de forma acolhedora, a equipe da secretaria já está trabalhando há meses na Olimpede. Tudo tem que estar bem pensado e programado para

dar certo. Muitas dessas pessoas vêm para a Olimpede há anos e não podemos decepcionar, assim como temos que receber muito bem os estreantes. Os jogos promovem a inclusão e o encontro de gerações no esporte, já que têm inscritos de várias idades, com várias deficiências”, falou Rose.

CONGRESSOS TÉCNICOS

Além do trabalho interno, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promove congres-

sos técnicos com representantes das instituições inscritas para tirar dúvidas sobre a programação do evento. O primeiro aconteceu no início de maio, quando foram apresentados o cronograma de atividades, as modalidades esportivas e os regulamentos do evento deste ano, e o segundo nesta semana, para fechar os últimos ajustes antes da competição. Ambos os encontros ocorreram de forma online, permitindo que instituições de todo Brasil pudessem participar.

Parceria leva treinamento de alta tecnologia para enfermeiros em VR

Com foco na qualificação contínua da equipe de Enfermagem, o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) promoveu um treinamento sobre tecnologias aplicadas à cicatrização de feridas e ao controle das eliminações intestinais. A formação foi conduzida pela enfermeira Isabela Araújo, da Zelo Health Care, parceira do Hospital na aquisição de coberturas e materiais clínicos.

Angra dos Reis realiza até a próxima quarta-feira (13) a festa em celebração a Santa Dulce dos Pobres, com programação religiosa e cultural. O evento, iniciado na segunda-feira (4), é promovido pela Paróquia Nos-

Angra celebra Santa Dulce dos Pobres com festa até a próxima quarta Programação 

sa Senhora da Conceição, com apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio. O ponto alto será no último dia, o Dia da Festa, com atividades como toque dos sinos, espoucar de foguetes, apresentação da banda musical, missa solene e show musical.

Emergências com motociclistas adiam cirurgias complexas no SUS

Durante o encontro, Isabela apresentou o tema “Coberturas de Alta Tecnologia e Gestão Avançada das Eliminações Intestinais”, abordando o uso clínico e técnico de produtos como Aquacel Ag+ Extra, Saf-gel, Flexi-Seal, além de itens das linhas Convatec e Tegum. Ela trouxe conceitos atualizados sobre biofilme, controle de carga bacteriana, cicatrização otimizada e estratégias internacionais de higiene da ferida. “Apresentei não só os produtos, mas também os fundamentos científicos e práticos por trás do uso de cada um deles. A ideia foi oferecer conhecimento técnico que proporcione segurança, agilidade nas decisões clínicas e autonomia baseada em evidências”, explicou Isabela. Segundo a especialista, a capacitação tem impacto direto na qualidade da assistência. “Para o paciente, o reflexo é um cuidado mais preciso, humanizado e com melhores desfechos clínicos, como a redução do tempo de internação, prevenção de complicações e maior conforto durante o tratamento.”

nações intestinais:

“Como já temos parceria com a Zelo Health Care, a empresa se dispôs a nos apoiar com esse momento formativo, trazendo uma especialista para orientar a equipe sobre o uso correto não só do Flexi-Seal, mas também de outros produtos que já utilizamos aqui, como as placas de alginato e as coberturas da Tegum”, destacou Letícia.

A enfermeira Letícia de Almeida da Silva, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, explicou que o treinamento surgiu a partir da aquisição de um novo produto pela instituição, o Flexi-Seal, uma sonda indicada para o controle das elimi-

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Cultura de Volta Redonda promoveram uma audiência pública para tratar do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Lei Aldir Blanc, na noite de quinta-feira (7) no auditório da prefeitura. No encontro, conduzido pelo secretário de Cultura do município, Anderson de Souza, e pela presidente do conselho, Margot Ramalhete, foram apresentadas as propostas construídas em diálogo com a sociedade civil e aprovadas por unanimidade para destinar recursos à Cultura Viva, contratação de consultoria, Fomento Cultural e parceiros externos. Na mesma reunião, foram anunciadas novas ações de formação cultural, resultado de escuta online realizada pela SMC e Conselho de Cultura. Para as ações formativas a Secretaria de Cultura contará com parcerias com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e com o Comitê de Cultura do Estado do Rio. Os temas abordados serão construção de portfólio artístico, escrita de projetos e prestação de contas. Após a reunião, o Conselho Municipal de Cultura e sociedade civil autorizaram a Secretaria de Cultura prosseguir e anexar o Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Lei Aldir Blanc de Volta Redonda na plataforma do Ministério da Cultura, com o objetivo de agilizar o processo de aprovação e recebimento dos recursos. Segundo o secretário Anderson de Souza, essa é uma construção feita junto à sociedade civil, na qual todo o protagonismo é do

Vassouras

O professor Anrafel Fernandes, coordenador-geral de Ensino Digital da Fundação Severino Sombra (FUSVE), mantenedora da Univassouras, foi selecionado

para o OpenEU Think and Do Tank, iniciativa internacional voltada à construção colaborativa de políticas e práticas para o futuro da educação digital. Fernandes foi escolhido para o Core Group do projeto, que

Ela reforçou que o encontro foi muito mais do que uma simples apresentação de produtos. “Às vezes o profissional aplica um material porque foi orientado, mas sem entender a fundo sua indicação, benefícios ou lógica de uso. Isso impacta diretamente a qualidade do cuidado. Quando preparamos a equipe antes da implantação de uma nova tecnologia, a adesão é melhor, o uso é mais eficaz e a assistência, mais segura.”

Letícia também destacou o

papel da liderança no engajamento das equipes. “Tivemos um apoio importante das coordenações, que mobilizaram os profissionais e compreenderam a relevância desse momento. Aos poucos, estamos implantando uma cultura de formação contínua, em que todos percebem o valor de estar atualizados e preparados para evoluir junto com as novas práticas adotadas pelo hospital”, disse. Ao final do treinamento, Isabela Araújo deixou uma reflexão sobre o papel estratégico da Enfermagem. “Quando o hospital investe em capacitar sua equipe, ele reconhece que são esses profissionais que estão na linha de frente do cuidado. Não é só uma questão técnica, é sobre fazer melhor, com mais propósito e mais humanidade.”

Conselho de Cultura e dos fazedores de cultura do município, que deliberam sobre a melhor forma de aplicar os recursos da Lei Aldir Blanc em nossa cidade.

“Essa construção participativa

reúne pouco mais de uma centena de profissionais de diversos países, após avaliação do seu perfil e da capacidade de contribuir para o avanço do ensino digital. Segundo a instituição, a participação do docente reforça o

garante que os recursos cheguem a quem faz cultura efetivamente na cidade, fortalecendo a economia criativa e gerando mais oportunidades para nossos artistas de Volta Redonda”, afirmou o secretário.

compromisso da Universidade de Vassouras com a inovação, a internacionalização e a transformação digital, além de ampliar oportunidades de cooperação acadêmica em âmbito global.

Cirurgias eletivas de alta complexidade no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) têm sido suspensas para dar lugar a atendimentos de emergência, principalmente de vítimas de acidentes com motocicletas. Em 2024, 1.450 procedimentos foram adiados para receber pacientes graves, e um em cada cinco desses casos estava relacionado a lesões sofridas sobre duas rodas. Segundo o instituto, cada cirurgia de trauma provoca a retirada de cerca de cinco pacientes da fila de espera. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2010 e 2023, 1,4 milhão de motociclistas foram internados no SUS após acidentes, o que corresponde a 57,2% das internações por lesões de trânsito no país. Essas ocorrências custaram mais de R$ 2 bilhões, mais da metade de todo o gasto hospitalar com vítimas do trânsito. Parte dessas internações envolve trabalhadores de aplicativos, que chegam a representar 31% dos casos em cidades como São Paulo e Belo Horizonte. O Into tem registrado aumento de transferências emergenciais, com

média de cinco pacientes graves por semana em 2024. De acordo com a diretora-geral, Germana Lyra Bahr, cirurgias de urgência de vítimas do trânsito são mais caras e exigem internações até cinco vezes mais longas que as eletivas, além de demandarem anos de reabilitação. Ela alerta que o crescimento da demanda por ortopedia, impulsionado também pelo envelhecimento da população, aumenta a pressão sobre o sistema, que não dispõe de estrutura física e recursos humanos suficientes para atender a todos. A terapeuta ocupacional Martha Menezes Lucas afirma que 90% de seus pacientes são motociclistas, muitos com lesões permanentes no plexo braquial, perda da capacidade de trabalho e queda acentuada na qualidade de vida. Segundo ela, boa parte desses casos envolve trabalhadores informais sem proteção previdenciária, o que agrava o impacto social e econômico. Especialistas alertam que a elevada incidência de traumas em motociclistas não apenas sobrecarrega o atendimento emergencial, mas também compromete o acesso de pacientes eletivos a cirurgias essenciais no SUS. Com informações da Agência do Brasil.

Colesterol alto afeta 4 em cada 10 brasileiros e aumenta risco de doenças do coração

País

Cerca de quatro em cada dez brasileiros apresentam níveis de colesterol fora do ideal, segundo alerta da médica endocrinologista Sandra Campos, do Hospital Unique. O número preocupa profissionais da saúde e se deve, principalmente, ao estilo de vida atual: alimentação rica em ultraprocessados e gorduras saturadas, sedentarismo, tabagismo, estresse crônico e baixa adesão a exames preventivos. Para alertar, promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, foi instituído o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto. “O colesterol alto, especialmente o LDL, está diretamente associado a doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), ateroscle- rose e doença arterial periférica. É um fator de risco silencioso, mas muito perigoso”, explica a médica. Segundo o Ministério da Saúde, essas doenças são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado. O colesterol é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo, que compõe estruturas das células do coração, intestino, músculos, pele, fígado, nervos e cérebro. Ainda atua na digestão e na formação de alguns hormônios e vitaminas. No entanto, sua ingestão deve ser controlada, para que essas as taxas de colesterol no sangue permaneçam equilibra- das. Altas taxas de colesterol são determinadas por fatores genéticos e também alimentares. Apesar da má fama, o colesterol é um tipo de gordura essencial para

o funcionamento do corpo. Ele está presente em todas as células e é necessário para a produção de hormônios, vitamina D e ácidos que auxiliam na digestão. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio organismo e os outros 30% vêm da alimentação. O problema surge quando há um desequilíbrio, principalmente com o aumento do LDL, o chamado “colesterol ruim”. Ele pode se depositar nas artérias, levando à formação de placas que comprometem a circulação do sangue, elevando o risco de complicações graves. O controle passa principalmente pela mudança de hábitos. “Dieta saudável e atividade física são a base. Alimentar-se bem, com frutas, legumes, fibras e gorduras boas, e manter uma rotina de exercícios físicos ajudam a reduzir o colesterol LDL”, afirma Sandra Campos. O tratamento pode incluir medicamentos, principalmente em pacientes com risco cardiovascular elevado ou histórico de doenças. As estatinas são as drogas mais comuns, mas a médica destaca que o acompanhamento clínico é essencial para definir a melhor abordagem. Outro alerta importante é que o colesterol alto pode afetar também crianças. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a primeira dosagem entre 9 e 11 anos. Em casos com histórico familiar ou fatores de risco, o exame deve ser feito a partir dos 2 anos. “A identificação precoce é fundamental para prevenir complicações futuras”, enfatiza a médica. Como a hipercolesterolemia pode não apresentar sintomas, é fundamental realizar exames periódicos, manter uma alimentação equilibrada, evitar o fumo e o excesso de gordura e praticar atividades físicas regularmente. “Cuidar do colesterol é cuidar do coração e da saúde como um todo”, reforça a endocrinologista.

Volta Redonda
Volta Redonda
País
Jogos reúnem instituições que trabalham com Pessoas com Deficiência de quatro estados do país
Arquivo – Secom/PMVR

O secretário municipal de Governo do Rio e ex-presidente da OAB, Felipe Santa Cruz (foto), gerou polêmica ao afirmar, em sua página no X (antigo Twitter), que o ex-presidente Jair Bolsonaro merecia uma “bala na nuca”, chamando a frase de “pena de morte ideal”. ***

A declaração foi amplamente criticada por soar como incitação à violência.

***

Nas redes sociais, Santa Cruz alegou que a fala foi tirada de contexto e disse defender o devido processo legal, afirmando que a Constituição prevê pena de morte para traição à pátria.

***

A advogada e ex-presidente da OAB de Volta Redonda, Rosa Maria Fonseca, repudiou as palavras, classificando-as como inaceitáveis e incompatíveis com a função pública. Já o vereador carioca Rafael Satié (PL-RJ) protocolou pedido de exoneração do secretário, chamando a fala de criminosa e covarde.

***

Vale lembrar que a rixa entre Santa Cruz e os Bolsonaro é antiga.

Em julho de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro afirmou que o pai de Felipe Santa Cruz, Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira, não foi morto pelo regime militar, mas sim por integrantes de seu próprio grupo, a Ação Popular.

PAN I

Rio de Janeiro e Niterói apresentaram nesta sexta-feira (8), em Assunção, no Paraguai, sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan de 2031, concorrendo apenas com a capital paraguaia. A decisão será tomada em outubro, em assembleia da PanAm Sports, no Chile.

PAN II

O presidente do COB, Marco La Porta, destacou o potencial de intercâmbio esportivo antes mesmo dos jogos. Eduardo Paes defendeu infraestrutura e planejamento para o evento, enquanto Rodrigo Neves ressaltou o legado social e a existência de instalações já prontas. A comitiva contou com atletas e ex-atletas olímpicos e pan-americanos de destaque.

DIA DOS PAIS

Com a proximidade do Dia dos Pais, o Procon de Barra Mansa alerta consumidores sobre cuidados nas compras. O coordenador Felipe Goulart orienta verificar políticas de troca, pedir nota fiscal com condições acordadas por escrito e desconfiar de promoções com preços muito abaixo do mercado. Ele destaca que o Código de Defesa do Consumidor garante troca por defeitos e arrependimento em compras online em até 7 dias. Recomenda-se priorizar o comércio local, que registra apenas 5% das reclamações. Em caso de problemas, o Procon está disponível para auxílio na prefeitura, de segunda a sexta.

DELAS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a próxima lista tríplice para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) seja composta exclusivamente por mulheres, garantindo alternância de gênero. A decisão ocorreu após o envio de uma lista formada apenas por homens, contrariando a Resolução 23.746, que exige equilíbrio entre gêneros nas indicações. O TSE reforça a importância da paridade para evitar a predominância masculina no tribunal, especialmente com eleições presidenciais próximas.

NOVA UPA

O Ministério da Saúde inaugura neste sábado (9) a primeira base do SAMU indígena do país, em Dourados (MS). A unidade funcionará na Aldeia Jaguapiru e atenderá as etnias Guarani, Kaiowá e Terena. Profissionais bilíngues, em português e guarani, garantirão atendimento culturalmente adequado. A ambulância exclusiva para a região reduzirá em 50% o tempo médio de espera.

Autoridades debatem aplicação do programa “Agora Tem Especialistas” na região

Representante do Ministério da Saúde apresentou as novidades para redução da fila de espera

ZAMBELLI

O Tribunal de Apelação de Roma marcou para quarta-feira (13) a audiência sobre o processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália no mês passado. Ela deixou o Brasil em maio após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão e multa de R$ 2 milhões por invasão ao sistema do CNJ, feita por Walter Delgatti a seu mando. O ataque visava emitir um falso mandado de prisão contra Alexandre de Moraes. O pedido de extradição foi formalizado pelo governo brasileiro em junho e enviado ao governo italiano. A decisão final caberá à Justiça e ao governo da Itália, sem prazo definido.

DOUTORADO

A UFF abriu inscrições, de 1º de julho a 1º de setembro de 2025, para a primeira turma do Doutorado Profissional em Administração no campus de Volta Redonda. Gratuito e com nota máxima (5) na CAPES, é o único do interior do estado. As aulas serão noturnas, com possibilidade de encontros aos sábados, e o corpo docente é multidisciplinar. São sete vagas, distribuídas em três linhas de atuação científico-tecnológica, com seleção em três etapas eliminatórias. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2026. Informações pelo telefone (24) 99911-4747 e https://ppga.vr.uff.br/.

PLANEJAMENTO

A Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Sebrae, promoveu uma consultoria para adequar o Fundo Municipal de Assistência Social às exigências legais e ao planejamento orçamentário. O encontro, conduzido pelo consultor Felipe Bello, orientou gestores sobre o uso correto dos recursos e a inclusão de iniciativas socioprodutivas no orçamento. Foi destacada a importância de alinhar o planejamento aos recursos reais e de garantir transparência nos gastos públicos.

CENTRALIZAÇÃO

A Prefeitura de Porto Real está finalizando as adequações das novas instalações do Procon, Medicina do Trabalho e Junta Militar, com reformas como pintura, iluminação e divisórias para melhorar o atendimento. A secretária de Administração, Viviane Gonçalves, destacou que a centralização dos serviços em um único local trará mais conforto, acessibilidade e economia de recursos públicos. O prefeito Alexandre Serfiotis reforçou o compromisso da gestão com serviços públicos ágeis e humanizados. O espaço, localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 634 (antigo Restaurante da Tia Zefa), deve entrar em funcionamento ainda em agosto.

Barra Mansa

Um encontro nesta sexta-feira (8), em Barra Mansa, apresentou a prefeitos e secretários de saúde o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. A reunião foi direcionada às 12 cidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa). O projeto busca ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias, além de promover a formação e a fixação de médicos especialistas em áreas de maior necessidade.

“Todos nós estamos depositando muita esperança nesse programa, que vai beneficiar as secretarias de saúde, os hospitais públicos e privados, as clínicas particulares e zerar a fila da demanda que existe hoje”, destacou Luiz Fernando Pezão, prefeito de Piraí e presidente do Cismepa.

O responsável por apresentar os detalhes do “Agora Tem Especialistas” às autoridades foi o diretor do programa, Rodrigo Oliveira. Ele destacou a importância de reduzir o tempo entre o atendimento inicial e o diagnóstico. O limite é de 30

dias para casos de câncer e 60 para outras doenças.

“Tempo é vida. Quanto antes eu conseguir a chegar na pessoa, fazer o diagnóstico inicial e Tratamento, é decisivo pra pro tratamento ter de fato efetividade”, afirmou Rodrigo Oliveira, diretor do programa Agora Tem Especialistas.

O programa privilegia seis áreas no âmbito ambulatorial: otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, cardiologia, oncologia e ginecologia, além de diversos tipos de cirurgias. Um apoio considerado importante para os municípios, que tem na fila de espera para especialidades um dos maiores gargalos da saúde pública, principalmente depois da pandemia da Covid-19.

“Havia uma demanda muito grande de cirurgias, em todos os procedimentos, principalmente os especializados. Então é muito importante esse programa para atender ao interior”, comentou Cristiano Almeida, vice-prefeito e secretário de saúde de Barra do Piraí. Principal centro de referência

de saúde na área do Cismepa, o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, já atende pelo novo programa. Desde julho, são mais de 200 atendimentos mensais em duas especialidades: ortopedia e cardiologia.

“A gente tem tido um retorno dos próprios pacientes que a marcação foi rápida. E a realização dos exames tem sido até no mesmo dia”, declarou Caio Larcher, diretor geral da unidade.

A iniciativa privada também foi convidada, para a formação de parcerias com o poder público, para ampliar o acesso da população.

“A gente não consegue ainda ter em nossa rede todas as especialidades necessárias. Então essa atitude do Governo Federal e do Ministério da Saúde, de fazer a contratação através da rede privada, com intuito de zerar essa fila, é muito importante”, finalizou Luiz Furlani, prefeito de Barra Mansa.

DNIT acompanha avanço de obra estratégica em BM

Barra Mansa

Barra Mansa recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que acompanhou a vistoria das obras do Pátio de Manobras, incluindo o viaduto do bairro Barbará — uma das intervenções mais esperadas pela população local.

Recebido pelo prefeito Luiz Furlani, o superintendente percorreu o canteiro de obras ao lado dos secretários municipais de Planejamento Urbano e de Ordem Pública. Durante a visita, ele ressaltou a importância estratégica do projeto e destacou o avanço no cronograma.

Com participação no empreendimento desde 2010, o representante do DNIT reafirmou o compromisso do Governo Federal em concluir as obras no prazo previsto. “Já estive aqui como superintendente no início do projeto e na fase de desapropriação das casas. Agora estou muito confiante no

avanço das obras e, com o apoio do Governo Federal e do prefeito Luiz Furlani, esperamos entregar o viaduto em breve. Essa é a minha terceira passagem pela região e espero contribuir ao máximo para superarmos os desafios”, afirmou Robson.

Furlani frisou que a visita do superintendente reforça a importância do diálogo direto com o Governo Federal. “A entrega do viaduto próximo à Saint-Gobain representará uma conquista aguardada há mais de uma década pela nossa população. Agradeço ao Ministério dos Transportes, por meio do secretário-executivo George Santoro e do subsecretário de Parcerias, Hélio Carneiro Fernandes, por manterem esse projeto como prioridade”, declarou o prefeito. Para o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, o Pátio de Manobras significa um marco para a mobilidade da cidade e vem sendo acompanhado com entusiasmo pelo prefeito. “Esse é um avanço muito esperado,

que vai requalificar todo o Centro e impactar diretamente na fluidez do trânsito e na qualidade de vida da população. Apesar dos transtornos temporários, os benefícios serão duradouros. A visita do DNIT demonstra a importância dessa parceria para que possamos, juntos, garantir a conclusão de uma obra que simboliza a retomada da autoestima do barra-mansense“, destacou Eros. Já o secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, reforçou o

papel estratégico do projeto e a importância das ações de planejamento para a execução do trabalho. “As obras estão avançando e as reuniões de planejamento são muito importantes para que tudo transcorra da melhor forma. Nosso prefeito tem acompanhado de perto essas ações que vão melhorar significativamente a mobilidade, o trânsito da cidade e a vida da população”, afirmou Daniel.

Governadores se unem contra “tarifaço” dos EUA

País

O governador Cláudio Castro se reuniu, na quinta-feira (7), em Brasília, com governadores de diversos estados brasileiros para discutir o chamado tarifaço — taxa de exportação de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil, em vigor desde quarta-feira (6). O encontro teve como foco avaliar os impactos econômicos e buscar soluções para mitigar os efeitos da medida sobre as economias estaduais.

“Esta é uma crise que exige união e estratégia. O Rio de Janeiro é o segundo maior exportador para os EUA e não pode ficar à mercê de decisões que afetam diretamente empregos, empresas e arrecadação. Nosso papel é agir com firmeza: estamos trabalhando com ações concretas e planejamento desde

Internacional

julho, quando criamos um Grupo de Trabalho específico para enfrentar esse cenário. Queremos que o Governo Federal negocie com a mesma energia e determinação que estamos tendo no nosso estado. Não vamos nos omitir”, afirmou o governador Cláudio Castro. Durante o encontro, os governadores definiram que irão cobrar do Governo Federal — responsável pela condução da política externa — mais efetividade, transparência e ações concretas nas negociações com os Estados Unidos. Também decidiram buscar o apoio dos presidentes de partidos para fortalecer a articulação das bancadas no Congresso Nacional, defendendo a autonomia de cada poder. Os chefes dos Executivos estaduais pediram ainda que o Governo Federal anuncie medidas para preservar

empregos e dar suporte aos setores produtivos mais afetados. No caso do Rio de Janeiro, estão em estudo iniciativas para proteger trabalhadores e pequenas e médias empresas, incluindo a criação de uma linha de financiamento especial.

Segundo estimativa da Firjan, o impacto no PIB fluminense pode chegar a R$ 123 milhões. Em 2024, 48 municípios do estado exportaram para o mercado norte-americano e poderão sentir os efeitos da nova tarifa.

Também participaram da reunião os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ibaneis Rocha (DF), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR), Romeu Zema (MG), Wilson Lima (AM), Jorginho Melo (SC) e Mauro Mendes (MT).

IMPACTOS NA ECONOMIA FLUMINENSE

O Rio de Janeiro é o segundo maior estado exportador para os EUA, com destaque para petróleo refinado e semimanufaturados de ferro e aço. Somente em 2024, foram US$ 7,4 bilhões em produtos enviados para aquele país; no primeiro semestre de 2025, o valor chegou a US$ 3,2 bilhões. A Firjan calcula que cerca de 2% das exportações fluminenses estarão sujeitas à tarifa, com impacto direto sobre setores estratégicos como o siderúrgico.

Itamaraty rebate ameaças dos EUA ao STF

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos (EUA), Gabriel Escobar, para dar explicações sobre as ameaças do governo de Donald Trump contra “aliados de [Alexandre de] Moraes no Judiciário”.

O secretário interino da Europa e América do Norte do Itamaraty, o embaixador Flavio Celio Goldman, recebeu o representante do governo Trump no Brasil para manifestar indignação do governo brasileiro com o tom e o conteúdo das postagens recentes do Departamento

de Estado e da embaixada nas redes sociais.

O governo entende que as manifestações dos órgãos do Estado do país norte-americano representam clara ingerência em assuntos internos e são ameaças inaceitáveis à autoridades brasileiras.

O Departamento de Estado dos EUA, órgão similar a um ministério das relações exteriores, tem usado as redes sociais para atacar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro Alexandre de Moraes relativas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Na quinta-feira (7), a Embaixada dos EUA no Brasil traduziu comentário do secretário de diplomacia pública Darren Beattie, ameaçando autoridades do Judiciário brasileiro que contribuam com Moraes. “Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, disse o comunicado do diplomata, acusando o ministro de “censura” e “perseguição” contra Bolsonaro. No último dia 30 de julho, os EUA aplicaram sanções econômicas contra Alexandre de Moraes, previstas na chamada Lei Magnitsky, como punição pelo julgamento da trama golpista, que apura tentativa de golpe de Estado no Brasil após as eleições de 2022, o que incluiria planos para prender e assassinar autoridades públicas.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro pressionou comandantes militares para suspender o resultado da eleição presidencial de outubro de 2022, quando perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele nega as acusações. O ex-presidente ainda é investigado em ação que apura a ação de Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), junto aos EUA para impor sanções contra o Brasil. Entre as razões elencadas pelo governo Trump para

o Brasil, está o processo contra o ex-presidente. Com informações da Agência Brasil.

tarifar
Pezão, presidente do Consórcio de Saúde do Médio Paraíba, conversa com prefeitos e secretários de saúde da região Evandro Freitas
Furlani frisou que a visita reforça a importância do diálogo direto com o Governo Federa Paulo

Dois homens são mortos a tiros em Barra Mansa em menos de 12 horas

Ataques ocorreram em um ônibus e em via pública; mulher foi ferida por bala perdida

Dois homens foram mortos a tiros em Barra Mansa na quinta-feira (7), em ataques ocorridos com menos de 12 horas de diferença. Em um dos casos, uma mulher de 61 anos foi atingida de raspão por uma bala perdida. Na tarde de quinta-feira, um homem foi assassinado dentro de um ônibus na Estrada Governador Chagas Freitas, no bairro Colônia Santo Antônio. Segundo a Polícia Militar, o coletivo seguia para o distrito de Rialto quando parou e abriu as portas. Nesse momento, ocorreram vários disparos.

A mulher ferida estava no veículo com o genro, foi socorrida por agentes do 28º BPM e levada à Santa Casa de Misericórdia. Inicialmente registrado como tentativa de homicídio, o caso foi reclassificado como homicídio e lesão corporal. Nenhum suspeito foi preso até o momento da publicação desta reportagem.

À noite, outro homem, de 28 anos, foi morto na Rua Sete, no bairro Vila Independência. Ele foi encontrado caído no chão, já sem vida, com marcas de tiros. Dois veículos foram atingidos pelos disparos, um deles da própria vítima.

De acordo com a PM, o homem era morador do bairro Monte Cristo, possuía seis anotações criminais e havia deixado o sistema prisional no início deste ano. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Três Poços, Volta Redonda.

Ambos os casos foram registrados 90ª Delegacia de Polícia, que investiga as mortes. Procurado pelo DIÁRIO DO VALE, o delegado titular de Barra Mansa, Marcus Montez, disse que as investigações continuam em andamento.

Tiros na madrugada deixam jovem em estado grave em Resende

Resende

Um homem de 24 anos foi vítima de disparos de arma de fogo na Rua Padre José Sandrup, bairro Vila Julieta, em Resende, na madrugada de sexta-feira (8). Equipes do 37º Batalhão de Polícia Militar foram acionadas e compareceram ao local. O rapaz foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encami-

Agentes da 88ª Delegacia de Polícia de Barra do Piraí prenderam, na sexta-feira (8), um homem de 72 anos, suspeito de estupro de vulnerável e crimes relacionados à violência doméstica contra a mulher. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça após investigações que reuniram provas e depoimentos indicando a autoria dos crimes.

O homem foi localizado no bairro Santo Cristo e detido por agentes da 88ª DP, que cumpriram o mandado judicial. As apurações, segundo a Polícia, revelaram que ele é reincidente em crimes sexuais, com diversas vítimas identificadas, incluindo moradoras do prédio onde trabalhava como porteiro.

“Esse criminoso causou enormes danos à saúde física e mental de inúmeras crianças. A prisão de hoje põe fim a essa prática criminosa e, apesar da idade avançada,

ele precisa pagar à Justiça por tudo o que fez”, afirmou o delegado titular da 88ª DP.

Diante da gravidade dos fatos, a prisão preventiva foi justificada pela necessidade de proteger as vítimas, garantir a ordem pública

e assegurar a instrução criminal. A 88ª DP pede que denúncias sejam feitas pelos canais oficiais da Polícia Civil.

Barra Mansa

Uma mulher de 63 anos foi presa na quinta-feira (7) suspeita de cometer crime de injúria racial contra uma técnica de enfermagem que trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro de Barra Mansa. A Guarda Municipal foi acionada pela unidade de saúde e conduziu a vítima e a suspeita à 90ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado. A suspeita estava acompa-

nhando uma paciente internada na Sala Amarela, local destinado ao repouso dos pacientes, quando foi advertida por uma supervisora para diminuir o volume do som do celular. Em seguida, dirigiu-se à profissional de saúde com palavras de cunho racista, presenciadas por outra enfermeira que estava no local. Após ouvir as partes e testemunhas, a autoridade policial determinou a prisão da mulher, que permanece à disposição da Justiça.

nhado em estado grave ao Hospital de Emergência de Resende, apresentando perfurações no tórax e no braço. Durante buscas no local do crime, as equipes policiais apreenderam cinco invólucros contendo pó bege e um celular. O material foi encaminhado à 89ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado o caso como tentativa de homicídio.

Polícia prende suspeito de gerenciar tráfico no Siderlândia, em Volta Redonda

Volta Redonda

Uma operação integrada entre o Grupamento de Ações Táticas (GAT 1), o Serviço Reservado (P2), o Grupamento de Operações com Cães e o Grupamento Aeromóvel resultou na prisão de dois suspeitos por tráfico de drogas em Volta Redonda, na quinta-feira (7). Um dos suspeitos é apontado como gerente do tráfico do bairro Siderlândia e possuía um mandado de prisão em aberto. Ambos tentaram fugir ao per-

ceberem a presença policial, mas foram capturados. Com eles foram apreendidos 5 kg de maconha prensada, uma pistola, 14 munições, um carregador, quatro tiras de maconha, três pinos de cocaína, quatro pedras de crack, um saco com 200 g de cocaína, um rádio comunicador e uma mochila camuflada.

A ação ocorreu nos bairros Jardim Belmonte, Siderlândia, Padre Josimo e Belmonte.

Todo o material e os dois detidos foram encaminhados para a 93ª Delegacia de Polícia (DP).

PRF multa 31 veículos em operação de fiscalização na Dutra

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta semana, no trecho da 7ª Delegacia, em Resende, a Operação Prisma. A ação tem como objetivo capacitar e atualizar os policiais sobre fiscalização de veículos de carga, com foco na amarração e acondicionamento de mercadorias e nos sistemas de freios.

O treinamento combina atividades teóricas e práticas. As aulas em sala foram realizadas no auditório da sede da PRF, enquanto as blitzen ocorreram no km 233 da Dutra, em frente à Unidade

Operacional de Caiçara, no início da descida da Serra das Araras — trecho considerado crítico por causa do declive e da sinuosidade. Na primeira etapa prática, realizada nesta quinta-feira (7), foram aplicadas 31 multas. Dez veículos foram retidos para regularização no local, oito documentos de licenciamento (CRLV) recolhidos e dois caminhões removidos ao pátio devido a irregularidades graves. A operação segue durante todo o mês de agosto, com o objetivo de reduzir irregularidades e prevenir acidentes graves envolvendo transporte de cargas.

Barra Mansa
Barra do Piraí
Sul Fluminense
Caso mais recente aconteceu no bairro Vila Independência
Foto: Reprodução
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Dez veículos foram retidos para regularização no local
Foto: Divulgação

5 pequenos hábitos de autocuidado para quem vive sem tempo (e precisa de um respiro urgente)

SUL FLUMINENSE

Cuidar de si mesma não deveria ser uma tarefa que entra na lista de afazeres e fica lá… esperando uma brecha no tempo. Mas, na prática, é exatamente isso que acontece. Entre trabalho, casa, boletos, estudos, filhos (às vezes tudo junto!), o autocuidado costuma ser a primeira coisa a ser cortada da rotina. A boa notícia? Você não precisa de um dia inteiro no spa pra se reconectar consigo mesma. O autocuidado também acontece nas pausas pequenas, nos gestos sutis, nos hábitos simples – mas poderosos. Abaixo, reunimos 5 micro-hábitos fáceis e rápidos que cabem até na rotina mais puxada. Porque você merece esse respiro. Đ

1.

Porque cuidar de si não precisa ser di�cil e nem demorado

RESPIRAR COM INTENÇÃO POR 1 MINUTO

Parece simples demais, e é. Mas parar por 60 segundos, fechar os olhos e focar só na respiração pode mudar o ritmo do seu dia. Esse hábito reduz o estresse, melhora o foco e ainda te reconecta com o momento presente. Como fazer: Sente-se confortavelmente, respire fundo 4 vezes (inspire pelo nariz, expire pela boca). Se puder, coloque uma música calma de fundo. É um mini reinício.

2.

UM TEMPO OFFLINE POR DIA (MESMO QUE SEJAM 15 MINUTOS)

Desligar o celular, sair das notificações e olhar pra vida real por alguns minutos pode fazer maravilhas pela sua saúde mental. A gente se sobrecarrega sem perceber com tanto conteúdo, comparação e excesso de estímulo.

Como fazer: Escolha um momento do dia (pode ser enquanto toma banho ou toma café) para estar com você, e não com a timeline. Esse tempo vale ouro.

3.

ESCREVA 1 COISA QUE

TE FEZ BEM NO DIA

Não precisa ser diário, nem texto longo. Basta anotar um momento gostoso que você viveu – pode ser um café quente, uma conversa leve, um elogio, um silêncio. Como fazer: Use o bloco de notas do celular ou um caderninho pequeno. Isso ajuda a cultivar gratidão e enxergar beleza até nos dias caóticos.

5. 4.

HIDRATAÇÃO COM PROPÓSITO

Beber água não é só saúde física – é também um lembrete de presença. Cada vez que você se hidrata, você está escolhendo cuidar do seu corpo, mesmo que de forma sutil. Como fazer: Deixe uma garrafinha sempre por perto e, ao beber, pense: “eu cuido de mim”. Transforme o gesto automático em um ritual consciente.

UM RITUAL NOTURNO SÓ SEU

Pode ser um creme no rosto, um chá antes de dormir, uma playlist calma ou até tirar 5 minutos pra esticar o corpo. O importante é que seja só seu, um encerramento gentil pro dia.

Como fazer: Escolha algo que te dê prazer e repita todos os dias. Com o tempo, seu corpo vai entender que é o momento de desacelerar.

NO FIM DAS CONTAS, AUTOCUIDADO É PRESENÇA

Não existe receita mágica – existe você, com sua rotina, seus desafios e suas vontades. O importante é lembrar: não é sobre ter tempo, é sobre fazer caber o cuidado dentro da vida real .E esses micro-hábitos são um bom começo. Você merece ser prioridade, mesmo nos dias mais corridos.

Volta Redonda recebe a 31ª edição do maior festival de violoncelos do Brasil

Evento traz grandes nomes da música clássica para a cidade e oferece oportunidades de aprendizado para jovens músicos locais

Volta Redonda

O munícipio de Volta Redonda será palco da 31ª edição do Rio Cello, o maior festival de violoncelos do Brasil ao longo da próxima semana, com uma programação gratuita. A edição deste ano traz concertos, masterclasses e recitais com grandes nomes da música clássica, além de uma rica oportunidade de intercâmbio musical para jovens músicos da Orquestra de Cordas da cidade. A programação terá início na próxima segunda-feira (11), às 19h, com o Concerto de Câmara na sede do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, com a participação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, regida por Sarah Higino, além de Blas Rivera (saxofone e piano), David Chew (violoncelo), Fernanda Canaud (piano) e Juliana Franco (soprano). No dia 12, o evento segue com as apresentações, às 19h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior. O concerto contará com a participação da Orquestra de Cordas e da Orquestra de Violoncelos e Contrabaixo de Volta Redonda, sob a regência de Sarah Higino, com Blas Rivera (saxofone e piano), David Chew (violoncelo), Fernanda Canaud (piano) e Juliana Franco (soprano). Ambas as apresentações prometem emocionar o público com performances de altíssimo nível. Com mais de 15 anos de história, o Rio Cello se consolidou como um dos maiores festivais de música clássica do Brasil, e Volta Redonda se tornou um parceiro de longa data dessa iniciativa cultural. A colaboração com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda e o Projeto “Volta Redonda Cidade da Música” tem sido fundamental para promover o intercâmbio entre gerações de músicos locais e artistas de renome internacional. Jovens talentos da cidade terão a oportunidade de participar de workshops e masterclasses, além de vivenciar o ambiente de apresentações ao lado

de músicos consagrados.

Idealizado e produzido pelo violoncelista inglês David Chew, o Rio Cello é uma referência não apenas pela sua excelência artística, mas também pelo seu compromisso com a democratização da cultura e a formação de novos talentos. O festival, que leva a música clássica a públicos de diferentes idades e origens, ocupa espaços culturais de destaque no estado do Rio de Janeiro, e desde sua criação já reuniu mais de 12 mil músicos, realizou cerca de 900 concertos e atraiu mais de 1,5 milhão de espectadores. O Rio Cello vai além de ser apenas um festival. Ele se consolidou como uma plataforma de transformação social e artística, revelando novos talentos e propor-

cionando experiências inesquecíveis para todos os envolvidos. Em cada edição, o evento reafirma seu papel de incentivo à formação de plateia e à promoção da música de qualidade.

A maestra Sarah Higino, regente da Orquestra de Cordas, Coro Infantojuvenil e Coro Misto do “Volta Redonda Cidade da Música”, além de coordenar o trabalho nas escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, destaca a importância do evento para a cidade. “É com imensa alegria que, como maestra e em nome dos jovens músicos da Orquestra de Cordas, recebermos o Rio Cello em Volta Redonda. Este festival, que há anos se dedica à formação de plateia e ao intercâmbio entre artistas do mundo inteiro, chega à nossa cidade com o mesmo espírito: o de divulgar a música de qualidade, feita com excelência, sensibilidade e dedicação. Para nós, é uma honra fazer parte deste movimento artístico tão importante. E é ainda mais especial celebrar a Semana do Estudante com música — música feita por jovens talentos que escolheram trilhar esse caminho com amor, esforço e compromisso”, destacou a maestra.

Espetáculo “Animal Pedra Semente” tem única apresentação no Sesc Barra Mansa

Barra Mansa O grupo musical Parampampam retorna ao Sul Fluminense com o espetáculo “Animal Pedra Semente”, que será apresentado exclusivamente neste domingo (10), no Sesc Barra Mansa. O show, baseado no segundo álbum homônimo do grupo, destaca-se pela diversidade rítmica, envolvendo gêneros como xote, samba, ciranda, rock, marchinha e country, numa proposta que convida o público infantil a explorar diferentes universos musicais.

A narrativa do espetáculo acompanha a personagem Silvinha em sua aventura pelo mundo, revelando, por meio de can-

ções originais, a relação com os animais, a terra, o mar, os perigos e a amizade. Com uma abordagem poética e leve, o espetáculo funciona como um rito de passagem, conectando crianças de várias idades e suas famílias. Formado por seis integrantes, o Parampampam reúne músicos, atrizes e arte-educadores que valorizam arranjos elaborados e uma interação lúdica que respeita a sensibilidade e inteligência das crianças. Entre seus membros estão Juliana Marins e Rebeca Epifânio nos vocais, André Lydia no baixo, Maurício Durão no teclado e escaleta, Cadu Dias Lopes na bateria, percussão e violão, e

Carlos Cê Evandro Lordello, que também compõe a maior parte das músicas em parceria com escritores renomados da literatura infantil. Com uma década de trajetória, o grupo comemora em 2025 seus 10 anos de existência, somando mais de 80 apresentações em 14 municípios e dois álbuns lançados: Olha que eu viro bicho! (2017) e Animal Pedra Semente (2023). O espetáculo reforça o compromisso do Parampampam em promover a cultura da infância por meio da arte, música e imaginação — desta vez, dando destaque especial a Barra Mansa. Foto: Lucas Lopes/Divulgação

Espetáculo infantil une música e poesia em apresentação única em Barra Mansa

SERVIÇO

Animal Pedra Semente

Sesc Barra Mansa

Quando: 10/08

(domingo às 15h)

Endereço: Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa

Valor: R$ 15 (inteira), R$ 7,5 (meia-entrada), R$ 5 (Credencial Plena), gratuidade para público

De Madureira à eternidade do samba Ícone da música, Arlindo Cruz morre no Rio aos 66 anos

Rio O cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba brasileiro, morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, no Hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio. A informação foi confirmada por sua esposa, Babi Cruz. Arlindo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico em março de 2017, permanecendo quase um ano e meio internado. Desde então, enfrentava sequelas que o afastaram dos palcos e passou por diversas internações ao longo dos últimos anos. Nascido em 14 de setembro de 1958, no Rio de Janeiro, Arlindo Domingos da Cruz Filho cresceu em Madureira, bairro que se tornaria cenário e inspiração para muitas de suas composições. O interesse pela música surgiu cedo: ganhou seu primeiro cavaquinho aos 7 anos e, aos 12, já tocava de ouvido. Mais tarde, estudou teoria musical e violão clássico na escola Flor do Méier, o que o levou a atuar profissionalmente em rodas de samba. Foi incentivado por Candeia, com quem gravou suas primeiras músicas no disco Roda de Samba. Na década de 1970, integrou o bloco Cacique de Ramos, ao lado de artistas como Jorge Aragão, Almir Guineto, Zeca Pagodinho e Jovelina Pérola Negra. No grupo, ajudou a popularizar o

banjo no samba. Em 1982, entrou para o Fundo de Quintal, onde permaneceu por quase uma década, gravando 10 álbuns, entre eles ‘Nos pagodes da vida (1983)’ e ‘O mapa da mina (1986)’. Deixou o grupo no início dos anos 1990 para seguir carreira solo, mas também formou uma dupla de sucesso com Sombrinha, resultando em trabalhos como ‘O samba é a nossa cara (1997)’ e ‘Pra ser feliz (1998)’. Com nove discos solo lançados, Arlindo assinou mais de 790 composições registradas no Ecad, muitas gravadas por outros artistas, como “Boto meu povo na rua” (Mart’nália) e “Alto lá” (Zeca Pagodinho). Também teve participação marcante no carnaval carioca, integrando a ala de compositores do Império Serrano e criando sambas-enredo para diferentes escolas, incluindo Vila Isabel e Grande Rio.

O último samba-enredo de Arlindo foi para o Império Serrano, em 2016. No Carnaval de 2023, a escola de Madureira prestou-lhe homenagem com o enredo Lugares de Arlindo, quando ele desfilou no último carro alegórico, ao lado de Babi Cruz. Figura central na história do samba, Arlindo Cruz deixa um legado marcado pela criatividade, pela cadência inconfundível e pelo compromisso com a preservação e renovação do gênero que ajudou a consagrar.

PCG e menores de 16 anos. Classificação: Livre
Volta Redonda se tornou um parceiro de longa data de um dos festivais de música clássica do Brasil
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Arlindo Cruz foi incentivado por Candeia, com quem gravou suas primeiras músicas no disco Roda de Samba

Barra do Piraí recebe projeto do Ministério da Saúde para saúde mental

Capacitação inclui dinâmicas e aulas EAD para equipes da saúde

Barra do Piraí

Profissionais da Secretaria de Saúde de Barra do Piraí participaram, nesta quinta-feira (7), do projeto “Nós na Rede”, iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da capacitação contínua dos profissionais de saúde.

O encontro reuniu equipes do Departamento Municipal de Saúde Mental, da Atenção Básica e da UPA da Santa Casa e marcou a primeira de cinco etapas previstas no projeto.

A atividade inicial consistiu em dinâmicas de reconhecimento pessoal, nas quais os participantes compartilharam emoções, experiências e desafios do cotidiano profissional.

A diretora do Departamento de Saúde Mental, Lilian Costa, ressaltou a relevância da iniciativa e destacou o papel do secretário de Saúde, Cristiano Almeida, na implantação do projeto no município.

“O ‘Nós na Rede’ é fundamental para a capacitação em Saúde Mental dos profissionais do SUS. Este primeiro encontro é o início de uma série de ações que incluirão também aulas na modalidade EAD. Tudo isso foi possível graças ao comprome-

timento do secretário Cristiano Almeida, que garantiu a vinda do projeto ao município, conforme os critérios estabelecidos”, afirmou Lilian.

A capacitação será estendida a outros grupos de profissionais, ampliando o suporte a pessoas em sofrimento mental ou que fazem uso prejudicial de álcool e drogas. O projeto também busca promover práticas inovadoras que contribuam para a transformação social.

O vice-prefeito e secretário

de Saúde, Cristiano Almeida, reafirmou o apoio ao Departamento de Saúde Mental, lembrando a realização do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental.

“Desde o início da gestão da prefeita Katia Miki, a Saúde Mental tem prioridade em nossa agenda. O Janeiro Branco foi uma das primeiras grandes ações promovidas pela secretaria, algo inédito no município”, afirmou Cristiano.

Ele ainda destacou que o

“Nós na Rede” fortalecerá os serviços oferecidos, reforçando o compromisso da secretaria com a população.

“Esse projeto vai agregar valor aos serviços da Saúde Municipal. É uma satisfação receber essa iniciativa em Barra do Piraí. Essas ações são para toda a comunidade. Seguimos trabalhando para garantir atendimento de excelência em todos os setores”, concluiu.

Volta Redonda realiza Arraiá da Convivência em novo local na Vila

Volta Redonda

Volta Redonda realiza, na segunda-feira (11), mais uma edição do Arraiá da Convivência, evento dedicado aos mais de 3,8 mil idosos que participam dos 60 Grupos de Convivência do município. Neste ano, a festa será realizada em novo endereço: a estrutura da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, no período da tarde. A mudança busca oferecer mais conforto e acessibilidade aos participantes, além de ampliar o espaço para as apresentações culturais.

A programação do Arraiá inclui barraquinhas com comidas típicas juninas – todas gratuitas –, apresentação da Quadrilha da Convivência da Alegria, oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de show de forró com Jane Leal. Organizada com a participação ativa dos próprios idosos, a festa fortalece os vínculos comunitários, valoriza a cultura popular e reforça o espírito de pertencimento dos grupos. Os alimentos típicos são preparados pelos próprios integrantes, em

um verdadeiro trabalho colaborativo.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, o evento representa mais do que uma celebração junina, é um símbolo da retomada das atividades dos Grupos de Convivência.

“O Arraiá da Convivência é uma oportunidade de encontro, celebração e valorização dos nossos idosos. Cada detalhe da festa é pensado com carinho, com participação ativa dos grupos. A escolha do novo local vai proporcionar uma experiência ainda mais acolhedora e segura para todos”, destacou a secretária.

O cenário contará com decoração temática para fotos, e o cardápio típico incluirá delícias como canjiquinha, milho, batata-doce, mandioca cozida, salsichão, canjica doce, bolos e docinhos variados.

A quadrilha, um dos pontos altos da festa, será apresentada por pares de idosos, integrantes do Serviço de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Ponte Alta.

Projeto Guarda Mirim inicia nova fase com atendimento a jovens com deficiência em VR

Jogar ao lado da torcida é sempre importante. Ainda mais para o Voltaço, que tem 66% de aproveitamento no Raulino de Oliveira nesta Série B. São nove jogos, cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota. Uma campanha positiva que tem levado cada vez mais gente ao estádio.

A média do clube, até aqui, é a segunda pior do campeonato, com apenas 848 pessoas por jogo no Raulino. Mas nas duas últimas partidas, essa média quase dobrou, com cerca de 1600 torcedores presentes.

“O fator Raulino de Oliveira sempre foi muito positivo. Esse clima agradável que tem aqui, mesmo com pouco público, é sempre com muito amor. Quem está aqui, impulsiona a gente, então é um ambiente favorável”, analisou o técnico Rogério Corrêa.

O Volta Redonda tem três vitórias seguidas aqui no Estádio

da Cidadania, contra Operário, Athletico-PR e Vila Nova. O próximo compromisso é neste sábado (9), às 20h30, contra o Novorizontino, pela 21ª rodada da Segundona. E vai ter promoção: quem comprar ingresso vestindo as cores do clube ou com o uniforme do time, paga meia-entrada. O time paulista está no G4 e é um dos favoritos ao acesso. Um jogo difícil para o Voltaço, na briga contra o rebaixamento. “A gente sabe que vai ter um segundo turno de muitas equipes se reforçando. Talvez a régua suba e a gente tenha muito mais dificuldade do que tivemos ainda no primeiro. Mas ao mesmo tempo, também estamos mais preparados, conhecendo a competição. O nosso objetivo é manter um padrão alto para conseguir atingir a pontuação necessária”, comentou o gerente de futebol Leonardo Dinelli, o Zada. O meia Raí, suspenso, desfalca a equipe. O lateral Sanchez, que cumpriu suspensão na derrota pro Cuiabá, retorna à equipe. E outras novidades são esperadas, já que o clube segue apresentando reforços. Nesta semana, chegaram o volante Daniel Cabral, ex-Flamengo e que estava no Remo; e o atacante João Pedro, cria da base do Cruzeiro. As mu-

danças, no entanto, não assustam o elenco.

“Nosso time é versátil. A gente tem essa variação de sistema a cada jogo. Depende muito do que o professor trabalha durante a semana, de acordo com o adversário”, finalizou o zagueiro Fabrício.

Hospital Unimed VR realiza primeiro transplante renal pareado do Rio de Janeiro

Dois irmãos, diagnosticados com uma doença renal crônica de origem genética, foram submetidos com sucesso ao primeiro transplante renal pareado do Estado do Rio de Janeiro. O procedimento, realizado no Hospital Unimed Volta Redonda, em parceria com o Grupo NefroClínicas, só foi possível graças a um gesto emocionante de solidariedade das duas doadoras próximas aos pacientes, mesmo sendo incompatíveis com seus receptores próximos, participaram de uma doação cruzada de rins. No Brasil, mais de 42 mil pacientes estão na fila de espera aguardando por um transplante de rim, segundo o Ministério da Saúde. A doação de órgãos entre pessoas vivas que não sejam parentes pode ser realizada, desde que tenha autorização judicial, como no caso do transplante pareado. O transplante renal pareado, também chamado de doação cruzada, ocorre quando dois pacientes com doadores vivos e incompatíveis entre si realizam uma troca de doações. Ou seja, a doadora de um paciente doa para o outro e vice-versa, desde que haja compatibilidade entre os pares cruzados. A compatibilidade entre os pares opostos pos-

sibilitou a troca, garantindo que ambos os pacientes pudessem receber o órgão no mesmo dia. O médico nefrologista e coordenador do serviço de transplante renal da unidade hospitalar, Pedro Túlio, explicou que os pacientes eram diagnosticados com rins policísticos. “O transplante era a única alternativa para garantir qualidade de vida. Por se tratar de um transplante pareado, foi necessário obter autorização judicial e a aprovação do comitê de ética do hospital. Além disso, as cirurgias precisaram ser realizadas no mesmo dia”, explicou. Para o presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, este é um marco que reforça o compromisso da Cooperativa com o cuidado, a vida e o pioneirismo na saúde. “Desde 2022, o hospital conta com um Centro Integrado de Nefrologia, fruto da parceria com

o Grupo NefroClínicas. Menos de um ano depois, a unidade hospitalar foi habilitada pelo Ministério da Saúde para a realização de transplante renal. Hoje, já somamos 12 transplantes de rim realizados e com mais um marco: o primeiro pareado do Estado do

Rio de Janeiro. Nossa estrutura tem se consolidado como referência no atendimento ambulatorial e assistencial no tratamento de doenças renais tanto em Volta Redonda quanto em todo o estado”, destacou o presidente da Unimed Volta Redonda.

Volta Redonda iniciou, nesta sexta-feira (8), a nova fase do projeto Guarda Mirim, que busca promover inclusão social e ampliar oportunidades para crianças e adolescentes. A etapa atual vai atender participantes do Cras Açude e membros da Apadem e da Apadefi, instituições que apoiam pessoas com deficiência intelectual, autismo e deficiência física. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e tem apoio da Secretaria de Assistência Social. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da Semop, na Ilha São João, e contou com a presença do secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique; da secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a “Branca”; dos comandantes da Guarda Municipal e do 28º Batalhão de Polícia Militar, Silvano de Paula e Coronel Moisés Sardemberg, respectivamente; do delegado adjunto da 93ª DP, José Carlos Neto; do coordenador da Operação Segurança Presente em Volta Redonda, Major José Eduardo Martins Silvério; além de alunos que serão atendidos pelo projeto e seus familiares. Formação cidadã e transformação social O programa educacional foi criado em 2009 pelo Coronel Henrique, enquanto comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda. Com duração de três meses, o projeto busca ser uma ferramenta de transformação social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do futuro. Durante esse período, os participantes recebem orientações sobre educação no trânsito, segurança pública e moral cívica, além de participarem de visitas guiadas em instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, o Batalhão da Polícia Militar, entre outras. Coronel Henrique deu as boas-vindas aos alunos que irão participar do projeto e agradeceu a confiança de todos, destacando a importância de a sociedade confiar nos órgãos de segurança. “É um projeto que vem sendo desenvolvido desde

2009, e já atendemos centenas de pessoas. É um projeto transformador. Quero agradecer às instituições e aos pais por acreditarem, porque é muito importante que a sociedade confie na Segurança Pública para que possamos continuar avançando. Hoje, estamos conseguindo fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura, e os guardas mirins também têm participação nisso. É prendendo? Não, mas participando da construção de uma sociedade como cidadão de bem. E podem ter certeza: nós aprendemos muito mais com vocês do que vocês conosco”, afirmou Coronel Henrique. A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou que a abertura do segundo semestre da Guarda Mirim é um momento especial, por proporcionar a muitas famílias a oportunidade de aprendizado. “É um momento especial, porque ficamos muito felizes em ver o quanto a união de forças traz oportunidades para todos. Saber que vocês terão momentos de diversão e aprendizado que irão agregar a vocês e às nossas famílias do município. É uma das missões que o prefeito Neto nos dá: ampliar a cidadania para todos em Volta Redonda”, disse a secretária.

O coordenador executivo da Apadefi, Rodolfo Levenhagen, agradeceu a oportunidade e destacou a formação da turma com assistidos pela associação.

“Recebemos a notícia com muita felicidade, pois é um projeto que transmite valores e as entidades atendidas pela Guarda Mirim representam essa luta pela inclusão. Só temos a agradecer a oportunidade e a sensibilidade do Coronel Henrique”, declarou.

A presidente da Apadem, Thaís Vasconcelos, também valorizou a parceria entre a sociedade civil e o Poder Público, que, segundo ela, é um dos pilares para o avanço da inclusão em Volta Redonda.

“Sempre falo na Apadem que não queremos igualdade, queremos equidade, para que nossos assistidos e as pessoas com deficiência possam alcançar todos os espaços da sociedade. É um imenso prazer fazer parte desse momento”, afirmou.

Volta Redonda
Volta Redonda
Volta Redonda
Atividade inicial consistiu em dinâmicas de reconhecimento pessoal, nas quais os participantes compartilharam emoções
Foto: Divulgação
Média de torcedores do Voltaço é a segunda pior do campeonato, apesar da boa campanha em casa
Crédito: Anderson Mendes/Voltaço
Hospital Unimed Volta Redonda é o primeiro do Rio de Janeiro a realizar um transplante renal pareado
Foto: Divulgação

Vassouras

Vassouras faz história com primeira exportação de gado vivo do RJ

Mais de 1.000 animais embarcados para Turquia marcam entrada do estado no mercado internacional de carne bovina

O município de Vassouras protagonizou um marco histórico para a agropecuária fluminense com ao embarcar a primeira exportação de gado vivo realizada a partir do solo estadual. Nesta quinta-feira (7), 1.700 animais originários do Rio de Janeiro, Roraima, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins foram embarcados rumo à Turquia, em operação que seguiu rigorosos protocolos sanitários acompanhados pela Defesa Agropecuária e pelo Ministério da Agricultura.

Para o secretário de Agricultura do estado, Dr. Flávio, a iniciativa é um passo importante para valorizar os produtores locais e diversificar o mercado. “Essa exportação histórica coloca o Rio de Janeiro em uma nova rota de negócios agropecuários, aumentando a competitividade dos nossos produtores. É o reconhecimento da qualidade genética do nosso rebanho e também da eficiência que o estado oferece.

Mais

Essa conquista é fruto de um trabalho árduo que vem sendo realizado pela nossa equipe de Defesa Agropecuária”, afirmou. Além do impacto econômico direto, a operação abre espaço para investimentos futuros em genética animal e certificações sanitárias, fortalecendo a cadeia produtiva para atender às exigências internacionais.

Ludimila Gaspar, auditora Fiscal Federal Agropecuária e chefe de Serviço de Fiscalização do Ministério da Agricultura, ressaltou o avanço representado pela operação: “A participação do estado do RJ no comércio internacional de bovinos vivos representa um avanço para pecuária fluminense. O Serviço Veterinário Oficial mobilizou-se para apoiar e garantir o sucesso da operação. Comemoramos o primeiro embarque, acumulando experiências e a satisfação do dever cumprido em prol do estado do Rio.”

Com um rebanho de 2,7 milhões de cabeças, o Rio de Janeiro intensifica sua presença no mercado de bovinos vivos. Esta foi a primeira exportação autorizada a partir de um Estabelecimento Pré-embarque (EPE) localizado no estado. O produtor rural e proprietário da fazenda Gironda, Paulo César, destacou o significado do feito para a região. “Considero um marco histórico para o Rio de Janeiro.

O número de aposentados e pensionistas ressarcidos após os descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em 1,64 milhão. Dado representa 98,5% das 1,66 milhão de pessoas que fizeram acordo de reparação com o governo federal para receber o ressarcimento. O número, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Previdência Social, foi alcançado na quinta-feira (7). Com isso, a expectativa é que fique

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber.

A adesão é feita exclusi-

ainda maior nos próximos dias, uma vez que, segundo o governo, mais de 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir ao acordo.

“Desse total, 68,6% formalizaram a solicitação e praticamente todos receberam. O pagamento é feito com segurança

Quem pode aderir?

vamente pelos seguintes canais:

• Aplicativo ou site Meu INSS

• Agências dos Correios A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

1. Acesse o aplicativo Meu

INSS com CPF e senha; 2. Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um); 3. Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”; 4. Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento

Com esse processo, mostramos a força do nosso agro, gerando receita para caminhoneiros, pecuaristas da região e toda a cadeia que envolve a pecuária. Isso também fortalece a arrecadação estadual e leva o nome do nosso estado para o mundo, colocando o Rio de Janeiro como referência da produção de proteína animal.”

Estado do Rio busca ampliar negócios com a Índia em missão oficial

Nova Déli

Em missão internacional na Índia, o Governo do Rio de Janeiro discutiu nesta sexta-feira (8) a evolução da economia e oportunidades de negócios no estado. A comitiva, liderada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e pelo secretário de Comunicação, Igor Marques, representou o governador Cláudio Castro em reuniões com autoridades e empresários em Nova Déli. No Ministério do Comércio e Indústria, os gestores foram recebidos pelo chefe do Departamento de Comércio, Vimal Amand, e se reuniram com representantes de dez empresas dos setores de saúde, construção, agricultura e mineração. Também participaram de encontro com dirigentes da Federação das Câmaras Indianas de Comércio e Indústria (FICCI). “O Rio bateu recordes históricos na abertura e instalação de novas empresas, e também consolidou seu papel como um dos principais geradores de empregos formais no país. Foram mais de 30 mil novos negócios abertos no estado, o número de empregos com carteira assinada ultrapassou 60 mil postos. Enfatizamos nosso potencial de desenvolvimento e destacamos, também, o potencial de estreitarmos a relação comercial com a Índia”, destacou a secretária. Fortalecimento da relação Brasil-Índia

O estreitamento das relações entre Brasil e Índia foi destaque na reunião. A Índia é o 8º destino das exportações do Estado do Rio de Janeiro, um percentual equivalente a 3%, e o 14º país de origem das importações. O foco nas exportações é voltado para os commodities, especialmente petróleo bruto, que representou mais de

e agilidade, sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários”, informou o ministério ao projetar que cerca de 700 mil pessoas ainda podem aderir ao acordo e receber o dinheiro em apenas três dias. Com informações da Agência Brasil.

Como funciona o processo até a adesão ao acordo?

1. O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;

2. Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;

3. Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

Conselho da Petrobras aprova volta

País

A Petrobras informou, na noite de quinta-feira (7), que o conselho de administração da estatal aprovou a volta ao negócio de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente chamado de gás de cozinha ou botijão.

A empresa tinha aberto mão do setor durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022). Em 2020, a companhia vendeu a empresa Liquigás para dois grupos privados: Copagaz - Distribuidora de Gás S.A. e a Nacional Gás Butano Distribuidora. No comunicado desta quinta-feira, a empresa não detalha como seria à volta ao mercado de distribuição de gás, por exemplo, se seria na venda direta de botijão para consumidores residenciais.

A decisão estratégica acontece em um cenário em que o governo, principal acionista e controlador da estatal, tem manifestado preocupação com o preço do botijão de gás. No fim de maio, durante a inauguração de obra da transposição do Rio São Francisco, em Cachoeira dos Índios, sertão da Paraíba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expôs a contrariedade com o preço do botijão que chegava às famílias. “A Petrobras manda o gás de cozinha a R$ 37. Quando é que chega aqui? Cento e dez reais, R$ 120, tem estado que é R$ 140. E eu posso dizer para vocês que está errado. Vocês não podem pagar R$ 140 por uma coisa que custa R$ 37 da Petrobras. Está certo que tem o custo do transporte, mas não precisa pagar tanto”, reclamou na

ocasião.

PRIVATIZAÇÃO EM 2020

No governo passado, quando decidiu pela privatização da Liquigás, o então presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, defendia que a estatal estava abrindo mão de atuação em determinadas áreas para se concentrar na redução de dívidas e na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas. À época, a Liquigás tinha presença em todos os estados, 23 centros de operação e uma rede de aproximadamente 4,8 mil revendedores autorizados. A subsidiária da Petrobras detinha 21,4% de participação de mercado, ou seja, de cada cinco botijões vendidos, um era da Liquigás.

GASOLINA

A venda direta de gasolina, ou seja, nas bombas dos postos, não foi citada pela decisão do conselho de administração. Também no governo anterior, a estatal decidiu pela venda da BR Distribuidora para a Vibra Energia S.A. Đ também com a justificativa em otimizar o portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia. A venda incluiu licença para a compradora manter a marca BR até 28 de junho de 2029. Ou seja, apesar da exibirem a marca BR, os postos espalhados pelo país não são de propriedade da companhia, que assinou também um termo de non-compete (sem competição, no jargão dos negócios), impedindo a companhia de concorrer com a Vibra. A Petrobras é apenas

fornecedora do combustível.

Em janeiro de 2024, no entanto, a Petrobras comunicou à Vibra que não tem interesse em renovar a licença para uso da marca após 2029. “A não renovação da licença permitirá a eventual avaliação de novas estratégias de gestão de marca e oportunidades de negócios para a Petrobras”, justificou a estatal.

Em maio, a presidente da petrolífera, Magda Chambriard, lamentou o fato de a Petrobras não atuar mais na venda diretamente nas bombas e lamentou ver postos com bandeira BR vendendo combustíveis com preços mais caros do que ela considera justo.

“Nos preocupa, sim, ter a nossa marca divulgada e espalhada pelo Brasil, vendendo uma gasolina acima do preço, incorporando margem”, declarou.

LUCRO E DIVIDENDOS

A decisão do conselho de vol-

tar à distribuição de gás de cozinha foi no mesmo dia em que a Petrobras anunciou o balanço do segundo trimestre de 2025. A empresa registrou lucro líquido de R$ 26,7 bilhões. O resultado é 24,3% menor que o apurado no trimestre anterior, mas superior ao do mesmo período de 2024, quando a companhia teve prejuízo de R$ 2,6 bilhões.

A empresa anunciou também a distribuição de R$ 8,66 bilhões em dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) para acionistas. Tanto os dividendos como os JCP são formas de uma empresa dividir parte do lucro com os acionistas. No caso da Petrobras, o governo federal deve receber cerca de 29% do valor, uma vez que detém essa proporção das cotas. Outros 8% vão para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), banco público de fomento do governo federal. Com informações da Agência Brasil.

90% das exportações do estado para a Índia nos últimos cinco anos. A Índia exporta para o Rio de Janeiro bens de médio e alto valor agregado, com destaque para os setores farmacêutico, automobilístico e têxtil. A secretária Fernanda Curdi ressaltou a possibilidade de ampliar as exportações de resinas plásticas e produtos petroquímicos, insumos amplamente utilizados pela indústria indiana. “Esses materiais são fundamentais para as áreas de embalagens, construção civil e automotivo. Além disso, há grande potencial para aumentar as vendas de ferroligas, essenciais para a siderurgia indiana, e de celulose branqueada, para atender o mercado indiano de papel e embalagens”, comentou.

Liderança comercial indiana

A missão internacional do Governo do Estado utilizou o encontro com a Federação das Câmaras Indianas de Comércio e Indústria para explicitar o momento de reorganização econômica no Rio de Janeiro, destacando, por exemplo, o recorde na abertura de empresas no Estado do Rio, que de janeiro a julho de 2025 chegou a 50.521 novas empresas. Além disso, as autoridades do Estado do Rio apontaram como o trabalho de gestão realizado pelo Governo Cláudio Castro atraiu mais de R$ 118 bilhões em investimentos públicos e privados ao Estado do Rio desde 2021 e repercutiram o crescimento de 2% de abril da produção industrial de abril para maio, em uma alta de 1,7% no acumulado do ano (janeiro a maio). Uma das entidades empresariais mais tradicionais da Índia, a FICCI representa o setor privado indiano, reunindo milhares de empresas de diferentes segmentos e tamanhos, incluindo conglomerados industriais, startups, associações setoriais e câmaras de comércio.

Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin

País

O plano de contingência para ajudar os setores afetados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos deve sair até terça-feira (12), disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Segundo ele, haverá uma “régua” para considerar a variação de exportações dentro de um mesmo setor, para tornar o socorro mais preciso. “Ele [o plano de contingência] foi apresentado ao presidente Lula, que terminou ontem tarde da noite o trabalho [de leitura].

O presidente vai bater o martelo e aí vai ser anunciado. Se não for amanhã, provavelmente na segunda ou terça-feira”, disse Alckmin ao conceder entrevista nesta quinta-feira (8) no estacionamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). De acordo com Alckmin, o plano de contingência procurará ter foco, para ajudar as empresas mais afetadas pela imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump.

O vice-presidente afirmou que será instituído um parâmetro para avaliar os efeitos das tarifas sobre cada setor da economia, baseado no grau de exportações para os Estados Unidos.

“Há setores em que mais de 90% [da produção] vai para o mercado interno, com exportações de 5%, no máximo 10%. E tem setores em que metade do que se produz é para exportar. E tem setores que exportam mais da metade para os Estados Unidos. Então, foram muito expostos, estão muito expostos”, declarou.

Citando o setor de pescados, Alckmin disse que o plano pretende diferenciar os produtos com maior ou menor exposição ao mercado estadunidense. “Às vezes dentro de um próprio setor, você tem uma diferenciação de quem exporta mais e menos”, destacou. “No caso da tilápia, o maior consumo é interno. Já o atum tem a maior parte da produção destinada à exportação”, acrescentou.

EMBAIXADOR

Alckmin não entrou em detalhes sobre a reunião que teve com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar. Apenas disse que o encontro foi “muito bom”. Antes de encontrar o vice-presidente, Escobar reuniu-se com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS). Após sair do ministério, Escobar visitou a Câmara dos Deputados.

CALÇADOS

Antes de encontrar-se com o representante da embaixada estadunidense, Alckmin reuniu-se com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Segundo o vice-presidente e ministro, o setor será bastante afetado pelo tarifaço, com o couro, matéria-prima para os calçados sofrendo um impacto maior.

“Recebi agora o setor de calçados, a Abicalçados. É um setor também afetado, que usa muita mão de obra. Mas, mais afetado que o calçado, é o couro. O couro, mais de 40% [da produção] é para exportação”, comentou. Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Com um rebanho de 2,7 milhões de cabeças, o Rio de Janeiro intensifica sua presença no mercado de bovinos vivos
Divulgação
Banco Central

ANITTA

Anitta revelou que está vivendo um momento de transformação profunda, após receber um “alerta vermelho” do corpo e da mente. Em entrevista à Forbes Brasil, a cantora explicou que decidiu se afastar dos holofotes para priorizar sua saúde física e mental. “Aprendi que dizer ‘não’ também é um ato de amor comigo mesma”, disse ela, que agora inclui terapia, meditação e uma alimentação equilibrada na rotina. Valorizando a liberdade, a paz e o tempo como verdadeiras conquistas, Anitta afirmou estar mais seletiva sobre onde, com quem e como quer estar. Ainda ligada ao mercado e à sua essência suburbana, a artista vive uma nova fase, marcada pelo autocuidado e pela busca por qualidade de vida.

DESTAQUES DA SEMANA

VICTOR FASANO

Legenda: Longe das novelas desde 2012, quando fez uma participação em Balacobaco, na Record, o exgalã da Globo Victor Fasano revelou, em entrevista ao programa Nomes, no YouTube, o motivo que o levou a abandonar de vez a carreira de ator. Segundo ele, há cerca de oito anos começou a sentir angústia e malestar nos estúdios, chegando a pedir diariamente para cancelar gravações. “Meu corpo estava rejeitando aquela rotina, aquela mesmice. Aquilo já não me interessava mais”, desabafou. Apesar do afastamento, Fasano afirma ter orgulho da trajetória como ator, iniciada aos 31 anos, e hoje se dedica à preservação ambiental como diretor de uma empresa voltada ao reflorestamento e à proteção de aves ameaçadas.

CINE SHOW O Cine Show Volta Redonda tem ainda mais um motivo para comemorar: entre os dias 24 e 30 de julho, o complexo ficou em primeiro lugar no ranking nacional entre todos os cinemas do Brasil com cinco salas. O resultado celebra o sucesso da reinauguração e reforça a excelente recepção do público, que lotou as salas desde a reabertura. Com tecnologia de ponta, conforto Premium e ingressos promocionais a partir de R$ 13, o cinema conquistou os espectadores e agradece aos clientes, parceiros e colaboradores que fizeram esse verdadeiro show acontecer.

FLOPOU

 O corpo da Princesa Diana não está em um cemitério real nem em um mausoléu público, mas em uma ilha isolada no centro de um lago ornamental na propriedade da família Spencer, em Althorp, na Inglaterra, onde passou a infância. O local, escolhido por seu irmão Charles Spencer para garantir privacidade e paz, não é acessível ao público, apenas familiares diretos podem atravessar até a ilha. Apesar de a propriedade ser aberta a visitantes em algumas épocas do ano, o túmulo permanece inacessível, cercado por natureza e silêncio. O mistério e a reverência em torno do local continuam alimentando a curiosidade mundial, como demonstrado no livro “Spare”, em que o príncipe Harry descreve uma visita tocante ao túmulo ao lado de Meghan Markle.

 Um antigo climão entre Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine voltou a repercutir após prints revelarem que Marina curtia publicações antigas que detonavam a colega, incluindo uma que comparava Bruna ao boneco Chucky. Na época, a ruiva se justi cou dizendo que “nem usava a rede direito”, mas fontes do meio apontam que a rivalidade ia muito além dos likes: segundo relatos, Marina teria usado sua proximidade com colunistas para plantar notas negativas contra Bruna na imprensa de celebridades, incluindo Léo Dias. A tensão teria se intensi cado quando Bruna ganhou projeção internacional, tornando-se queridinha de marcas e eventos globais, o que teria incomodado Marina, que a via como ameaça direta ao posto de estrela da Globo.

 Gretchen não deixou passar batido a declaração de Luana Piovani, que afirmou em entrevista que homens não se apaixonam e só pensam em sexo. Pelas redes sociais, a cantora criticou o que chamou de generalização equivocada e defendeu que muitos homens amam profundamente e sofrem tanto quanto, ou até mais que as mulheres. Visivelmente incomodada, ela disse que Piovani “deveria estar falando apenas dos homens que conhece” e reforçou que sua própria vivência, com vários relacionamentos, não a fez desistir do amor. “Ela atinge meu marido e meus filhos com esse tipo de fala”, desabafou Gretchen.

YASMIN BRUNET

Yasmin Brunet, de 37 anos, fez mais um desabafo bem-humorado sobre sua vida amorosa nas redes sociais, dizendo que seu “cupido a odeia ou trabalha de home office bêbado”. Solteira desde o fim do casamento com Gabriel Medina, em 2022, a ex-BBB já havia confessado que “a vida de solteira não é para ela”. Desde então, teve seu nome envolvido em rumores com Pedro Raul, Luan Santana, MC Daniel e, mais recentemente, Mia Carvalho, mas segue sem assumir nenhum relacionamento oficialmente.

GERALDO LUÍS

Durante entrevista ao programa No Alvo, do SBT, exibido no início da semana, Geraldo Luís se irritou ao ser questionado sobre um suposto affair com Geisy Arruda, mencionado por ela em 2016. A in uenciadora havia dito que os dois viveram um romance sem química, mas o apresentador negou qualquer envolvimento e foi direto: “Ela sabe que não teve nada. Se eu tivesse tido, qual o problema? Eu transo com quem eu quero!”. Solteiro, ele disse que não deve explicações a ninguém e ainda a rmou que Geisy sempre foi “marketeira” e que o assunto já está ultrapassado.

QUENTE

MILEY CYRUS

Miley Cyrus, de 32 anos, aparece completamente nua em uma das capas da nova edição da Perfect Magazine, fotografada por Paolo Roversi. Em outra capa, surge com gurinos do lme Maria Antonieta, de So a Coppola. O ensaio, que durou três dias, marca mais um momento ousado da cantora, que falou sobre poder, liberdade e sua relação atual com a moda: “Mesmo que eu não esteja vestindo nada, ainda sinto algum nível de poder nisso”. Miley, que recentemente lançou o álbum Something Beautiful e a rmou não ter mais interesse em fazer turnês, disse viver uma fase de uidez criativa e harmonia com sua imagem.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.