
Segunda-feira, 07 de julho de 2025 | Ano 32 • Edição 10782
Segunda-feira, 07 de julho de 2025 | Ano 32 • Edição 10782
Depois de três meses, enfim encerramos a XX Copa Diarinho de Futsal. Foram mais de 3.500 atletas, e 250 equipes de 13 cidades, incluindo representantes de Minas Gerais, o que mostra a grandeza da maior competição infantojuvenil do interior do Estado do Rio de Janeiro. O encerramento não poderia ter sido melhor: oito equipes campeãs e uma transmissão ao vivo pelo YouTube do Diário do Vale, que reafirmou o projeto de transição da mídia tradicional impressa para o uso de alta tecnologia na TV Diário do Vale. Sim, para quem nos acompanha, é possível perceber a transformação da cobertura jornalística do Diário do Vale para o audiovisual.
O projeto da Copa Diarinho provou que os resultados são obtidos com par-
cerias de sucesso, como a que temos com a Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda. Queremos agradecer aos patrocinadores: CSN, Cinbal, Quick, Neto Esportes, Luquip, GMG, UNIFOA, Prefeitura de Volta Redonda e Governo do Estado.
As finais da Copa Diarinho, neste fim de semana, anunciaram os novos rumos do Diário do Vale: as transmissões on-line e a integração tecnológica. E não para por aí. Nos próximos meses, lançaremos o jornal ao vivo todos os dias pelas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram) e a inauguração da nova estrutura de podcast do Diário do Vale.
Vinicius Ramos Editor Chefe
Com ginásio lotado, jovens atletas deram um verdadeiro espetáculo nas decisões da Série Ouro e Prata
A 20ª edição da Copa Diarinho de Futsal terminou com finais emocionantes no ginásio da Vila Rica/Tiradentes, em Volta Redonda. Oito equipes se consagraram campeãs nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, nas Séries Ouro e Prata. Durante o fim de semana, o público lotou as arquibancadas e vibrou com jogos eletrizantes e de alto
nível técnico. Destaque para o equilíbrio dos confrontos e o espírito esportivo das equipes. A competição reafirmou seu papel na formação esportiva e social dos jovens da região. As partidas foram transmitidas ao vivo pelo canal do DIÁRIO DO VALE no YouTube. ESPORTES |
Volta Redonda
Evento ocorreu de sexta (4) até este domingo (6) Foto –
Após três dias de competições, a IX edição das Olimpíadas Especiais das Apaes do RJ chegou ao final neste domingo (6) em Volta Redonda. Realizado pela Feapaes-RJ (Federação da Rede das Apaes do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Prefeitura – via Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) –, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Volta Redonda, a Secretaria de Esportes do Estado do Rio e com o apoio da Capemisa Capitalização e da Sollo, a competição reuniu cerca de 400 atletas na disputa de várias modalidades. A cerimônia de abertura aconteceu na quinta-feira (3), com as provas sendo disputadas a partir de sexta-feira (4). Durante o fim de semana, os atletas das Apaes de todas as regiões do estado disputaram provas de atletismo, natação e capoeira, além de partidas de futsal, bocha, futebol de 7, tênis de mesa e ping-pong. Os equipamentos esportivos que receberam as Olimpíadas das Apaes foram a Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no Voldac; ginásio do bairro Santo Agostinho; Sesi, no bairro Aterrado; e no Miniestádio da Ilha São João. Os vencedores da etapa estadual representarão o Rio de Janeiro na XXIV Olimpíada Nacional das Apaes, marcada para dezembro, em Brasília. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, agradeceu à Feapaes-RJ por confiar ao município a realização do evento. “Nós temos exemplos exitosos de eventos esportivos para as Pessoas com Deficiência, como é o caso da Olimpede, e poder sediar as Olimpíadas Especiais das Apaes
nos deu muito orgulho. E agradeço também ao deputado Munir Neto, que foi fundamental para que fôssemos escolhidos como a sede da edição deste ano.”
O prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que Volta Redonda realiza uma série de ações, programas e projetos em prol da inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs). “Uma das melhores ferramentas de inclusão
é o esporte. Com certeza, realizamos uma grande edição das Olimpíadas, graças à cooperação de todos, e tenho certeza de que o estado do Rio fará bonito na edição nacional”, afirmou. Esporte como inclusão e visibilidade
O coordenador de Esportes da Feapaes-RJ, Fábio Maurício Santos da Silva, estava presente nas competições de natação e falou sobre o quanto a atividade ajuda na autoestima desse grupo social. “A prática esportiva oferta condições da pessoa com deficiência – intelectual múltipla ou autista – mostrar que todas as pessoas, independente da sua deficiência, é um ser humano que tem as suas capacidades, suas particularidades. O esporte não dá limitação, ele liberta, ele conduz, fazendo com que todos se sintam participativos”, pontuou.
Um dos articuladores para que Volta Redonda fosse a sede das Olimpíadas das Apaes, o deputado estadual Munir Neto disse que o evento reafirma o município como uma das referências para as políticas ligadas aos PCDs. “As Olimpíadas foram um sucesso. Tivemos centenas de competidores de todo o estado, que foram recebidos com carinho e puderam reforçar o espaço a que têm direito na sociedade.”
Volta Redonda
O Hospital da Fundação
Oswaldo Aranha (H.FOA) atingiu a marca de 100 cirurgias robóticas realizadas, tornando-se o primeiro centro do Sul Fluminense a operar com a plataforma Da Vinci X, considerada a mais avançada do mundo nessa área. Esse avanço destaca o hospital como referência em medicina de alta complexidade no interior do Estado do Rio de Janeiro. O programa de cirurgia robótica do H.FOA, pioneiro na região, abrange cinco especialidades médicas e conta com oito cirurgiões certificados, além de cinco profissionais em processo de certificação, todos treinados no próprio centro de capacitação do hospital. Esse modelo busca garantir a excelência técnica e autonomia regional no uso da tecnologia.
A centésima cirurgia foi conduzida pelos urologistas Edgar Scopacasa e Matheus Fonseca. Dr. Edgar ressaltou a impor-
tância do marco para o serviço, destacando o orgulho de oferecer tratamento de alta qualidade, inclusive para pacientes do SUS, e agradecendo à equipe e à direção do hospital pelo suporte. Dr. Matheus lembrou que o programa foi iniciado em 2024 com o objetivo de ampliar o acesso à medicina avançada, considerando a realização de 100 cirurgias um passo inicial de um processo promissor para a região. Os resultados clínicos apontam para um bom desempenho do programa, sem complicações relacionadas ao robô, sem necessidade de conversão para cirurgia aberta e sem registros de óbitos. Essas características vêm despertando interesse de outros centros do interior do país, que veem o H.FOA como referência na implantação e desenvolvimento da cirurgia robótica. O coordenador do programa, Dr. Heitor Santos, afirmou que o trabalho demonstra excelência tanto pela tecnologia empregada quanto pela formação dos pro-
fissionais e qualidade dos resultados, ressaltando a contribuição para a descentralização da medicina de alta complexidade.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, considerou a marca como evidência do compromisso institucional com investimento em tecnologia, formação profissional e gestão eficiente, aspectos que, segundo ele, resultam em benefícios para pacientes e profissionais.
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu representantes do hospital e parabenizou a instituição, destacando a ampliação da procura por cirurgias no município e o impacto positivo na qualidade de vida da população. O projeto conta com o apoio das empresas Strattner e Intuitive Surgical, parceiras que fornecem tecnologia, capacitação e suporte técnico desde o início da iniciativa.
Casos de gripe aumentam no inverno e vacinação é essencial
O inverno começou oficialmente no dia 20 de junho, trazendo as condições típicas da estação que favorecem o surgimento de doenças respiratórias.
A combinação entre ar mais seco, mudanças bruscas de temperatura e maior permanência em ambientes fechados cria um cenário propício para o aumento de casos de gripe, rinite, sinusite, asma, bronquite crônica e até pneumonias.
Entre julho e setembro, o país entra no período de maior circu-
lação do vírus influenza, causador da gripe, o que representa um risco adicional, especialmente para pessoas com doenças crônicas. A poluição do ar, que tende a se intensificar durante o inverno, agrava ainda mais esse cenário. “O inverno é a estação com maior número de casos de gripe, e a vacinação é uma ferramenta fundamental para evitar complicações e mortes. O imunizante está disponível gratuitamente em postos de saúde de todo o estado”, destaca Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e
Atenção Primária à Saúde da SES. A campanha de vacinação contra a gripe no estado começou no dia 2 de abril, com a meta de imunizar cerca de 4,4 milhões de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Até o momento, aproximadamente 2,3 milhões de doses foram aplicadas, sendo mais de um milhão destinadas ao público mais vulnerável a formas graves da doença.
O público-alvo da vacinação inclui crianças de seis meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,
Barra Mansa/Quatis
Uma comitiva de Barra Mansa e Quatis participou de uma importante visita técnica à ExpoCatólica 2025, maior feira de turismo religioso da América Latina, realizada no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. A ação teve como foco a troca de experiências e o fortalecimento da Rota da Fé, que está sendo construída entre estes municípios da região Sul Fluminense e Vale do Café.
puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. Também integram os grupos prioritários profissionais da saúde, professores de todos os níveis de ensino, integrantes das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, além de caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, funcionários dos Correios, pessoas privadas de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas e os servidores que atuam no sistema prisional.
O Santuário de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, localizado em Floriano, distrito de Barra Mansa, tem papel central na estruturação da Rota da Fé. Reconhecido por ser um importante ponto de peregrinação regional e referência de fé no estado do Rio de Janeiro, sua integração ao roteiro contribui significativamente para o fortalecimento do turismo religioso no território, agregando valor simbólico e histórico à experiência dos visitantes.
A Rota da Fé integra a Igreja de Nossa Senhora de Amparo no distrito de Amparo (BM), às Capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida e à Igreja Nossa Senhora do Rosário, no município de Quatis, chegando ao santuário em Floriano (BM).
Participaram da visita o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Cesar de Carvalho; a coordenadora de Turismo e Artesanato de Barra Mansa, Bhella Santos; o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura de Quatis, Laurens Rocha; e do distrito Floriano, em Barra Mansa, o empresário André Lemos e o padre Ronaldo, responsável pelo Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus. Durante a feira, os representantes puderam conhecer cases de sucesso em roteiros religiosos estruturados, fazer networking com promotores e gestores de turismo de fé de todo o país e explorar produtos inovadores voltados ao segmento religioso. A visita proporcionou grande aprendizado técnico e contribuiu diretamente para a qualificação da proposta da Rota da Fé, iniciativa que busca integrar o patrimônio espiritual, cultural e histórico da região. “Essa visita foi extremamente enriquecedora. Tivemos contato com experiências inspiradoras que já estão transformando territórios por meio do turismo religioso. A Rota da Fé que estamos desenvolvendo entre Amparo, Quatis e Floriano tem um enorme potencial, e essa imersão técnica só reforçou o quanto é importante estruturá-la com excelência e planejamento. Saímos mais preparados e com ideias concretas para aplicar em nosso território”, disse Bhella Santos. O secretário Cesar de Carvalho também destacou o quanto a ExpoCatólica ofereceu uma visão estratégica sobre o turismo de fé como instrumento de desenvolvimento econômico, geração de emprego e valorização da cultura local. “Essa articulação regional, envolvendo poder público, setor privado e lideranças religiosas, é um passo importante para tornar a Rota da Fé um produto turístico consolidado no estado do Rio de Janeiro. Nosso compromisso é transformar esse potencial em resultado concreto para a população”, acrescentou o secretário de Barra Mansa.
Parque Nacional do Itatiaia registra mínima de -7,8 °C neste domingo (6)
O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, voltou a registrar temperaturas negativas neste domingo (6). De acordo com o sistema de monitoramento climático instalado na parte alta da unidade de conservação, durante a madrugada os termômetros marcaram -7,8 °C, por volta das 3h07. As medições são feitas na região do Pico das Agulhas Negras, ponto mais elevado do parque e o quinto mais alto do Brasil, com 2.791 metros de altitude. O recorde de temperatura mais baixa em 2025 aconteceu no dia 14 de junho, quando foram registrados -9,4 °C.
Secretário de Saúde se reuniu com o ministro Alexandre Padilha em
Barra Mansa
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, esteve em Brasília na última semana para tratar do fortalecimento do serviço de oncologia no município. Em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ele apresentou demandas relacionadas ao aumento do teto financeiro federal destinado à área oncológica e solicitou recursos para a aquisição de um novo acelerador linear, equipamento utilizado nos tratamentos de radioterapia.
O encontro foi intermediado pela deputada federal Laura Carneiro e teve como foco principal garantir a continuidade e expansão dos atendimentos da Unidade de Oncologia (Unacon/ Oncobarra), localizada no Centro de Barra Mansa, anexa à Santa Casa. A unidade é referência no tratamento do câncer no Sul do Estado do Rio de Janeiro, atendendo pacientes de 28 municípios, tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) quanto pela rede particular. Atualmente, o Ministério da Saúde e o governo estadual destinam cerca de R$ 1,5 milhão mensais para a oncologia no município. No entanto, segundo o secretário, a alta demanda faz com que a produção da unidade ultrapasse o teto pactuado, exigindo a liberação de recursos complementares. Para 2025, a estimativa é de um excedente superior a R$ 1 milhão em relação
ao limite previsto. “O encontro com o ministro Alexandre Padilha foi muito produtivo. Pudemos apresentar em detalhes todo o trabalho desenvolvido em Barra Mansa e a necessidade de ampliação dos repasses. A oncologia é uma prioridade para nós, pois significa salvar vidas”, ressaltou Sérgio Gomes. O secretário destacou ainda a importância da modernização dos equipamentos utilizados na unidade, em especial para a ampliação dos procedimentos de radioterapia. “Apresentamos ao ministro a necessidade de uma nova máquina de acelerador linear, para os procedimentos de radioterapia. Estamos falando de tecnologia de ponta, que poderá aumentar nossa capacidade de atendimento e oferecer ainda mais segurança e eficácia no tratamento”, disse.
Somente no último ano, a oncologia da Santa Casa realizou 20.450 atendimentos ambulatoriais, 12.634 sessões de quimioterapia, 287 procedimentos de radioterapia e 858 cirurgias. A unidade, inaugurada em janeiro de 2016, é equipada com tecnologia avançada e conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontologistas, técnicos e outros profissionais especializados.
“Barra Mansa é referência no tratamento do câncer no Sul Fluminense, mas não podemos
Brasília
trabalhar no limite sempre. Precisamos de segurança financeira para planejar e crescer. Saí de Brasília convicto de que teremos apoio do governo federal para
que nossos pacientes continuem recebendo atendimento digno, humano e de qualidade”, finalizou Sérgio Gomes.
Quem estava na 22ª Festa da Cultura Italiana de Porto Real era o ex-secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis. Estava acompanhado do irmão, o deputado
estadual Rosenberg Reis. O anfitrião da noite de sábado (5) foi o prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, que foi reeleito em 2024 pelo MDB, comandado por Washington Reis. Na última semana, a família Reis se envolveu em uma enor-
me polêmica com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacelar. O presidente da assembleia, que também ocupa o cargo de governador, quando Cláudio Castro se ausenta, exonerou Washington do cargo. Motivo: a aproximação do ex-prefeito de Duque de Caxias
do pré-candidato a governador Eduardo Paes.
Há quem diga que Reis estaria lançando uma pseudo candidatura ao governo do estado para negociar o cargo de vice com Paes.
País
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu o que chamou de reglobalização sustentável, “uma nova aposta na globalização, dessa vez baseada no desenvolvimento social, econômico e ambiental da humanidade como um todo”, disse no discurso de abertura da Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Banco Centrais do Brics, no sábado (5). O ministro também manifestou apoio ao estabelecimento de uma Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Cooperação Internacional em Matéria Tributária, ou seja, um acordo tributário global mais justo. “Trata-se de um passo decisivo rumo a um sistema tributário global mais inclusivo, justo, eficaz e representativo – uma condição para que os super-ricos do mundo todo finalmente paguem sua justa contribuição em impostos”, afirmou. Segundo o ministro, o Brics, tem origem no pleito dos países membros por maior peso no sistema financeiro internacional. Países que, juntos, representam quase a metade de toda a humanidade. “Nenhum outro foro possui hoje maior legitimidade para defender uma nova forma de globalização”, disse Haddad. Haddad também relembrou o papel do Brasil à frente do G20, quando encabeçou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e, desde então, manifestou-se “em defesa da tributação progressiva dos super-ricos. Já naquele momento, fizemos da defesa do multilateralismo uma marca da presidência brasileira.
De lá para cá, essa defesa se tornou urgente. Não há solução individual para os desafios do mundo contemporâneo”.
De acordo com o ministro, nenhum país isoladamente, por mais poderoso que seja, “pode dar uma resposta efetiva ao aquecimento global, ou atender as legítimas aspirações da maior parte da humanidade por uma vida digna. A perspectiva de criar ilhas excludentes de prosperidade em meio à policrise contemporânea
País
Está em vigor a nova Tarifa
Social de Energia Elétrica, que prevê gratuidade para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com consumo mensal de até 80 kWh. Segundo o governo federal, cerca de 4,5 milhões de famílias terão a conta de luz totalmente gratuita.
Além disso, outras 17,1 milhões de famílias que também têm direito à Tarifa Social não precisarão pagar pelos primeiros 80 quilowatts-hora (kWh) consumidos a cada mês.
Conforme as regras aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), têm direito à gratuidade total os consumidores beneficiários da Tarifa Social com instalações trifásicas e consumo
mensal de até 80 kWh. Nestes casos, poderão ser cobrados apenas valores não relacionados diretamente ao consumo de energia, como a contribuição para iluminação pública ou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme a legislação estadual ou municipal. Para os consumidores com instalações trifásicas que consumirem mais de 80 kWh por mês, continua valendo o custo de disponibilidade da rede elétrica equivalente a 100 kWh. Ou seja, se o consumo for entre 80 kWh e 100 kWh, a diferença deverá ser paga. O custo de disponibilidade é o valor mínimo cobrado pela distribuidora para cobrir os gastos com a rede elétrica usada no fornecimento de energia até a residência do consumidor.
Têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) os consumidores que se enquadram em um dos critérios abaixo:
Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estejam inscritas no CadÚnico; Famílias com renda mensal de até três salários-mínimos, inscritas no CadÚnico, que possuam integrante com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla) cujo tratamento exija o uso contínuo de equipamentos que consomem energia elétrica;
Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com consumo mensal de até 80 kWh.
O benefício é concedido automaticamente às famílias que atendem aos critérios. Não é mais necessário fazer solicitação à distribuidora de energia. Basta que o responsável pelo contrato (cujo nome consta na conta de luz) esteja entre os beneficiários dos programas do governo citados. A nova tarifa faz parte da Medida Provisória (MP) 1300/2025, publicada em maio. O Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) tem até 120 dias para aprovar a medida. Caso contrário, ela perderá a validade. Com informações da Agência Brasil.
é moralmente inaceitável. Em vez disso, temos que encontrar soluções cooperativas para os nossos desafios comuns”, destacou. Em relação a crise climática, Haddad ressaltou que os países do Brics estão “desenvolvendo instrumentos inovadores para acelerar a transformação ecológica”. Ele também destacou as discussões sobre a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), com objetivo de movimentar economias de baixo carbono. Países ricos, com histórico poluente muito superior aos demais, teriam de se comprometer a investir mais recursos na manutenção do fundo. “Nos últimos dias, conversamos muito sobre o Tropical Forest Forever Facility. Estou convencido de que o Brics pode desempenhar um papel decisivo em sua criação, com um anúncio de grande impacto durante a COP 30 [30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima]”, disse. “Em parceria com o Brics, almejamos consolidar-nos como um porto seguro em um mundo cada vez mais instável. Serenidade e ambição, são, portanto, as marcas da nossa presidência”, acrescentou.
O Brics é um bloco que reúne representantes de 11 países membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Também participam os países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão. Sob a presidência do Brasil, a 17ª Reunião de Cúpula do Brics ocorre no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. Os 11 países representam 39% da economia mundial, 48,5% da população do planeta e 23% do comércio global. Em 2024, países do Brics receberam 36% de tudo que foi exportado pelo Brasil, enquanto nós compramos desses países 34% do total do que importamos. Com informações da Agência Brasil.
Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (5) que o Brics segue como “fiador de um futuro promissor”. A afirmação foi feita durante abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Rio de Janeiro.
“Durante do ressurgimento do protecionismo, cabe às nações emergentes defender o regime multilateral de comércio e reformar a arquitetura financeira internacional. Os Brics seguem como fiador de um futuro promissor”, disse Lula.
O Brics funciona como foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas e reúne 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Segundo Lula, esses países podem liderar um novo modelo de desenvolvimento pautado em agricultura sustentável, indústria verde, infraestrutura resiliente e bioeconomia.
“Nossos países já estão entre os maiores investidores de energia renovável do planeta. Há imenso potencial para ampliar a produção de biocombustíveis, baterias, placas solares e turbinas eólicas. Possuímos minerais estratégicos essenciais para a transição energética”.
Lula disse ainda que fortalecimento do complexo industrial da saúde “amplia o acesso a medicamentos e é fundamental para superar doenças socialmente determinadas que afligem os mais vulneráveis”.
Em seu discurso, o presidente brasileiro também defendeu uma governança multilateral sobre a inteligência artificial (IA). “A inteligência artificial traz possibilidades que há poucos anos sequer imaginávamos. Na ausência de diretrizes claras coletivamente acordadas, modelos gerados apenas com base na experiência de grandes empresas de tecnologia vão se impor”.
Ele também aproveitou seu discurso para falar sobre os conflitos internacionais. Segundo ele, a cúpula do Brics certamente apontará soluções para essa situação. “Ao invés de barreiras, promovemos integração. Contra a indiferença, construímos a solidariedade”.
FÓRUM
O Fórum Empresarial do Brics discute, ao longo deste sábado, o papel do setor produtivo na busca de um desenvolvimento econômico sustentável. Entre os temas debatidos estão comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, economia digital e inclusão financeira.
Os 11 países que integram o Brics somam quase metade da população mundial, 40% da economia global e mais de 20% do comércio mundial. Em termos de recursos naturais, os membros do grupo concentram cerca de 70% das reservas de terras raras, mais de 40% da produção de petróleo e quase 80% da produção de carvão mineral. Com informações da Agência Brasil.
Volta Redonda
Agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apreenderam uma pistola, munições e drogas durante uma operação neste sábado (5), no bairro Açude 2, na Rua José Nicolau Sobrinho. Os policiais estavam verificando informações sobre tráfico de drogas e porte de armas no local.
Durante a abordagem, os suspeitos, ao perceberem a aproximação das viaturas, dispararam contra os policiais. A troca de tiros foi iniciada imediatamente, e um dos envolvidos foi baleado. Não houve feridos entre os policiais.
Foram apreendidos uma pistola Taurus PT 809 de calibre 9mm, 10 munições de 9mm, 40 pinos de cocaína, 23 pedras de crack, 8 tiras de maconha, dois aparelhos celulares e R$ 33 em espécie.
O suspeito baleado foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado para atendimento médico. O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi registrada.
Crime ocorreu no bairro Campo Alegre; vítima chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu
Itatiaia
Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na noite de sábado (5), no bairro Campo Alegre, em Itatiaia. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima chegou a ser levada ao Hospital Municipal, mas já deu entrada na unidade sem vida.
Uma testemunha relatou que o crime aconteceu na Rua Clemente Pereira, paralela à Rodovia Presidente Dutra, próximo ao pedágio. Ela contou aos policiais que um veículo GM Corsa, de cor escura e com a placa não anotada, se aproximou do local. Os ocupantes do carro efetuaram diversos disparos contra o jovem, que foi baleado e socorrido, mas não resistiu. Ainda de acordo com a PM, a vítima possuía duas anotações criminais por tráfico de drogas. O caso foi registrado na 99ª Delegacia de Polícia (Itatiaia).
Arquivo
Mais de 800 pedras de crack são apreendidas em quintal de casa em Angra dos Reis
Angra dos Reis
Um homem de 28 anos é suspeito de utilizar o quintal de uma residência, no bairro Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, para esconder drogas. A ocorrência foi registrada neste sábado (5), na Rua São Jorge, por agentes do 33º Batalhão de Polícia Militar. Os policiais chegaram ao local após denúncias de que entorpecentes estavam sendo escondidos em uma casa da região. Ao chegarem, encontraram uma moradora que, com medo,
informou que o suspeito costuma pular o muro da residência — que dá acesso a um terreno baldio — para esconder drogas em uma caixa de som no quintal. Com a colaboração da moradora, os policiais localizaram a caixa, onde estavam escondidas 840 pedras de crack e nove pinos de cocaína. A mulher e o material apreendido foram levados à 166ª Delegacia de Polícia para registro da ocorrência. Ela foi ouvida pela autoridade policial e liberada em seguida.
Paraty
Um homem de 26 anos, foragido da Justiça do Pará, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta sexta-feira (4) durante uma fiscalização na cidade de Paraty, no Sul Fluminense.
O suspeito conduzia uma motocicleta Honda CG 160 FAN e estava acompanhado da esposa quando foi abordado pelos agentes. Durante a verificação dos documentos, os policiais consultaram os sistemas e constataram
que havia um mandado de prisão em aberto, expedido em abril de 2025, pela prática do crime de roubo.
O homem relatou que atualmente reside no bairro Japuíba, em Angra dos Reis, e que estava a caminho do centro histórico de Paraty. No entanto, o trajeto foi interrompido pela ação da PRF. Ele foi detido no local e encaminhado à delegacia da Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça. A esposa, que não possuía pendências judiciais, foi liberada.
Polícia investiga homicídio no
Quatis
Um homem de 25 anos foi encontrado morto na madrugada deste sábado (5), no bairro Mirandópolis, em Quatis. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima apresentava marcas de disparos de arma de fogo. Próximo ao corpo, foi localizada uma pistola, que foi apreendida. Agentes do 37º BPM foram acionados para verificar uma
denúncia de disparos de arma de fogo com um possível ferido no local. Ao chegarem à Rua General Demerval Peixoto, os policiais encontraram a vítima já sem vida, caída ao solo.
A área foi isolada e a perícia técnica, acionada para realizar os primeiros levantamentos. A ocorrência foi registrada na 100ª Delegacia de Polícia (DP), em Porto Real.
Operação segue até as 12h de terça-feira, com circulação nos dois sentidos da linha férrea; Guarda Municipal reforça monitoramento
Barra Mansa
A partir das 22h deste domingo (6) até as 12h de terça-feira (8), a MRS Logística realizará a circulação de composições ferroviárias nos dois sentidos da linha férrea que corta o município. Durante o período, a Guarda Municipal vai intensificar o monitoramento nas principais passagens de nível da cidade, especialmente nas regiões da Praça da Liberdade, no Centro, e do bairro Vila Nova, com o objetivo de garantir a segurança viária e da população.
“A segurança na linha férrea é fundamental tanto para a operação quanto para a população ao redor. É crucial respeitar as regras de segurança, como atravessar em locais permitidos, observar a sinalização e evitar obstruções na via. Todos podem e devem contribuir para um ambiente mais seguro e evitar acidentes”, ressaltou o secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu. A MRS informou ainda que reforçou seu plano de prevenção de acidentes para o período de maior movimentação na linha.
A Prefeitura de Volta Redonda promoveu neste domingo (6) uma ação especial no Parque Zoológico Municipal (Zoo-VR) em comemoração aos 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência. A iniciativa teve como foco reforçar os direitos garantidos pela legislação e proporcionar um dia de convivência, informação e acolhimento para pessoas com deficiência e seus familiares. Durante o evento, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, destacou a importância da data e da mobilização. “O Estatuto da Pessoa com Deficiência é uma conquista fundamental para garantir direitos e ampliar a participação social. Não podemos deixar essa data passar em branco. Neste domingo, estivemos no zoológico
Iniciativa teve como foco reforçar os direitos garantidos pela legislação e proporcionar um dia de convivência, informação e acolhimento
com os alunos, dialogando sobre inclusão e mostrando que políticas públicas se constroem com compromisso, presença e respeito à diversidade”, afirmou. Para facilitar a participação
dos alunos e convidados, a Prefeitura disponibilizou transporte gratuito por meio de um micro-ônibus com capacidade para 24 passageiros. Também foram distribuídos materiais informativos
Barra Mansa
com QR Codes que direcionam para conteúdos sobre inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência.
Manobras radicais e muita adrenalina para quem está atrás do volante ou para quem foi ao Parque da Cidade conferir a 2ª edição do CarFest, em Barra Mansa. O evento começou na noite de sexta-feira (4) e foi até o domingo (6), com drifts, exposição de carros antigos e raridades, shows e muito mais.
O prefeito Luiz Furlani esteve presente na abertura do evento, ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte. “Mais do que entretenimento, o CarFest é um evento que celebra a cultura automotiva, movimenta nossa economia e fortalece o turismo na cidade. Ver o nosso município se transformar em ponto de encontro para apaixonados por carros, música e gastronomia é motivo de orgulho. Convido toda a população a prestigiar essa festa, que segue até o domingo, com programação para toda a família”, destacou Furlani.
O organizador do evento, Henrico Guimarães, agradeceu o apoio da Prefeitura de Barra Mansa ao evento, aos patrocinadores, expositores e, principalmente, ao público. “É com muita alegria que realizamos a 2ª edição do CarFest, trazendo uma programação diversificada, com exposições de veículos, shows, espaço gastronômico e atrações para toda a família. Nosso objetivo sempre foi oferecer uma experiência única para o público, valorizando a cultura automotiva e movimentando a economia local. Venham curtir com a gente!”, convidou Henrico. Entre o público presente no primeiro dia do evento, estava Fernanda de Souza, de 27 anos.
Ela estava acompanhada do marido e do filho de 3 anos. “Não entendo muito de carros. Isso fica por conta do meu marido, que já está influenciando nosso filho a também ter essa paixão, mas fico feliz por eles e por mim também, já que o evento está bem bacana, com opções para toda a família mesmo”.
Volta Redonda Programa Revi-VER completa 4 anos com mais de 23 mil cirurgias de catarata
O programa Revi-VER, implantado pela Prefeitura de Volta Redonda há exatamente quatro anos, em 5 de julho de 2021, para ampliar a oferta de cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atingiu a marca de 23.146 procedimentos realizados. A maioria das cirurgias, que devolvem a visão aos pacientes, foram feitas no Centro Oftalmológico Móvel, localizado na Ilha São João. Pacientes com comorbidades são atendidos no Hospital São João Batista (HSJB). “Pessoas com idade avançada e que possuem alguma comorbidade como cardiopatias, hipertensão arterial, AVC (Acidente Vascular Cerebral), Alzheimer e Parkinson, por exemplo, precisam ser sedados para passar pelo procedimento. Por isso, as cirurgias de catarata são realizadas no centro cirúrgico do Hospital São João Batista”, explicou o diretor-geral da unidade, o vice-prefeito Sebastião Faria.
O prefeito Antonio Francisco Neto comemorou os resultados do programa, que foi criado para zerar a fila de espera para a cirurgia de catarata no município.
“Devemos o resultado alcançado à unidade móvel que fica na Ilha São João, mas vamos avançar ainda mais com a construção do Hospital dos Olhos, também na Ilha, que vai oferecer mais conforto aos pacientes”, afirmou o prefeito, que agradeceu a parceria do governador do estado do Rio, Cláudio Castro, e do deputado federal Doutor Luizinho, destacando a importância dessas parcerias para o crescimento da cidade, principalmente na área da Saúde.
A obra do Hospital dos Olhos, que está na fase de cons-
trução civil, prevê uma unidade totalmente climatizada com três consultórios, recepção, sala de espera, sala de exame, banheiros adaptados, sala para lavagem e esterilização dos instrumentos cirúrgicos, duas salas de espera para cirurgia, sala de cirurgia e outras dependências.
Além das cirurgias de catarata, o Instituto de Olhos Parolin, empresa contratada para executar o programa e coordenar o serviço oftalmológico no município, realizou em quatro anos 1.034 cirurgias de pterígio, procedimento para remoção de uma membrana que cobre a parte branca do olho. Os mutirões mensais também incluem consultas pré-operatórias (biometria) e pós-cirúrgicas – no dia seguinte à operação e um mês após o procedimento –, além de capsulotomias com YAG laser, procedimento para limpeza da lente intraocular implantada durante a cirurgia de catarata.
Durante a semana do mutirão na Ilha São João, o Centro Oftalmológico da Policlínica da Cidadania, no Estádio Raulino de Oliveira, bairro Jardim Paraíba, realiza exames de OCT (Tomografia de Coerência Óptica), que avaliam as estruturas oculares e auxiliam no diagnóstico de diversas doenças.
No Hospital São João Batista, além das cirurgias de catarata em pacientes com comorbidades, o Instituto de Olhos Parolin também realiza cirurgias de vitrectomia – que podem incluir a catarata simultaneamente –, cirurgias de estrabismo, dacriocistorrinostomia (para desobstrução do ducto nasolacrimal), procedimentos plásticos, além da aplicação de injeção intravítreo, usada para tratamento de doenças da retina.
Mais de 3 mil médicos iniciam atuação pelo Programa Mais Médicos 2025
País
Mais de 3 mil médicos selecionados para a edição 2025 do Programa Mais Médicos iniciaram as atividades na última quarta-feira (2) em todo o país. Ao todo, 3.173 profissionais foram distribuídos entre 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Segundo o Ministério da Saúde, 3.065 médicos atuarão nas Equipes de Saúde da Família e outros 108 atenderão exclusivamente em áreas indígenas. O edital deste ano registrou recorde de inscrições, com mais de 45 mil candidatos.
A distribuição das vagas teve como base os dados da nova edição do estudo Demografia Médica 2025, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB). O levantamento revelou desigualdade na proporção de médicos por habitante entre as regiões do país, o que orientou a priorização de localidades com maior vulnerabilidade.
PRIORIDADE PARA MUNICÍPIOS PEQUENOS
A maioria das vagas (75,1%)
foi destinada a municípios de pequeno porte. Cidades de médio porte ficaram com 11,1% das vagas, enquanto os grandes municípios receberam 13,8%. A estratégia tem como objetivo fortalecer a atenção primária, levando atendimento a regiões com histórico de escassez de profissionais de saúde.
ETAPAS DE ACOLHIMENTO
Entre os dias 2 e 7 de julho, os médicos formados no Brasil e com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM) se apresentam aos municípios. Já os profissionais com diploma estrangeiro iniciarão, a partir de 4 de agosto, o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), treinamento que prepara os médicos para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões atendidas.
COBERTURA NACIONAL
Atualmente, o Programa Mais Médicos conta com cerca de 24,7 mil médicos atuando em mais de 4,2 mil municípios, o que representa cobertura de 94% do território nacional. Com informações do Brasil 61.
Ginásio da Vila Rica/Tiradentes foi palco de grandes confrontos, que celebraram o talento da garotada em um fim de semana inesquecível para o esporte da região
Volta Redonda O ginásio do bairro Vila Rica/ Tiradentes, em Volta Redonda, viveu um fim de semana que entrou para a história esportiva da região, com a realização das emocionantes finais da 20ª Copa Diarinho de Futsal. Durante dois dias, as arquibancadas ficaram lotadas de familiares, amigos e torcedores que acompanharam de
perto oito confrontos eletrizantes, distribuídos pelas categorias Sub11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, em partidas que transbordaram talento, rivalidade e muita vibração. A competição consolidou-se mais uma vez como uma grande festa da família, promovendo integração, esporte e momentos inesquecíveis, tudo em um ambiente seguro e de harmonia. No sábado (5), foram dispu-
tadas as finais da Série Prata, que já deram uma amostra do alto nível técnico da competição. No Sub-17, o NESEC não tomou conhecimento do SMEL/Santa Cruz e venceu por 5 a 0, garantindo o título com autoridade. Já no Sub-15, o NESEC voltou a brilhar e conquistou mais um troféu ao bater o SMEL/Vila Rica Tiradentes por 3 a 2, em duelo equilibrado até os minutos finais.
Disputas da Série Prata - Sábado (5)
Pela categoria Sub-13, o SMEL/ Açude superou o SMAS/Vila Americana por 2 a 0, enquanto o Sub-11 teve uma chuva de gols na vitória do SMEL/Três Poços sobre a Arena Aterrado por 6 a 2. No domingo (6), foi a vez das equipes da Série Ouro entrarem em quadra, encerrando a XX Copa Diarinho em grande estilo. No Sub-17, o Futsal VR levantou a taça após vencer o SE
Itatiaia por 3 a 1. O Atlético Porto Real, na categoria Sub-15, foi implacável ao golear o SE Real por 6 a 1 e comemorar o título. No Sub-13, a equipe do Itapuquinha garantiu uma vitória suada por 3 a 2 contra o Diamantes. Já no Sub-11, o público acompanhou um dos jogos mais emocionantes do fim de semana: o Cebolinha da Torcida venceu o Sesi por 4 a 3 em um verdadeiro espetáculo de
futsal mirim. Os jogos das finais tiveram transmissão ao vivo no canal do DIÁRIO DO VALE pelo Youtube, com a narração de Oscar Nora e Leonardo Dantas. Na próxima quarta-feira, dia 9, o jornal publicará um caderno especial da Copa Diarinho, com a cobertura completa e uma galeria de fotos.
Disputas da Série Ouro - Domingo (6)