

INTERVENÇÃO
NA ETA BELMONTE
INTERROMPE
ABASTECIMENTO
EM VR POR 12H
GERAL | Página 2
INTERVENÇÃO
NA ETA BELMONTE
INTERROMPE
ABASTECIMENTO
EM VR POR 12H
GERAL | Página 2
Goleada mantém Volta Redonda entre os lanterninhas da Segunda Divisão
‘PASSA NO PIX’
Estatuto das Blitzes no RJ garante liberação imediata com pagamento
O Governo do Estado Rio sancionou uma nova legislação que regulamenta as blitzes de trânsito em território fluminense e proíbe a remoção de veículos quando o condutor quitar a multa no momento da abordagem,
por meio eletrônico, como o PIX. A norma restringe a realização de operações em horários de pico, salvo em casos de segurança pública com justificativa prévia. A Polícia Militar fica impedida de fazer blitzes voltadas exclusiva-
Reconhecimento Internacional Cinbal entra para ranking dos melhores lugares para trabalhar no RJ
A Cinbal, indústria do grupo Incoflandres, conquistou o 37º lugar entre empresas de médio porte no prêmio Great Place To Work, em sua primeira participa-
ção. O anúncio foi feito nessa terça-feira (22), no espaço Viva Rio, no Rio de Janeiro. Com unidades em Volta Redonda e Pinheiral, a Cinbal celebrou a certificação. A
avaliação considera clima organizacional, boas práticas e valorização dos colaboradores.
ECONOMIA | Página 7
mente à inspeção veicular. A lei determina regras para o funcionamento de depósitos e estabelece valor fixo para o reboque, com divisão proporcional entre os veículos transportados.
POLÍTICA | Página 3
INSTITUTO LÓBUS RECRUTA FUMANTES E EX-FUMANTES PARA ESTUDO SOBRE DOENÇA PULMONAR
CIDADES | Página 6
EMBAIXADOR BRASILEIRO ACUSA EUA DE USAR TARIFAS COMO ‘ARMA POLÍTICA’ NA OMC
POLÍTICA | Página 3
BM RETOMA ESTACIONAMENTO ROTATIVO NA RUA DR. MÁRIO RAMOS
CIDADES | Página 6
O Voltaço perdeu para a Chapecoense por 4 a 2, nesta quarta-feira (23), na Arena Condá, em Chapecó, no oeste catarinense. A partida foi válida pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão. Com três mudanças na escalação e um sistema tático diferente, o Esquadrão de Aço jogou mal e sucumbiu diante do quarto colocado do torneio. Mailton, Rafael Carvalheira e
Área VIP na Expo VR oferece open food do Outback e vista para shows
Área VIP na Expo VR oferece open food do Outback e vista para shows
A Expo VR 2025, em Volta Redonda, terá uma área premium com open food do Outback, lounge exclusivo e vista privilegiada para os shows de Mumuzinho, Zeca Baleiro e IZA. Batizado de Camarote Arawê, o espaço contará com estrutura diferenciada, banheiros próprios, estacionamento e acesso especial ao Palco Sesc. A proposta é oferecer mais conforto e serviços personalizados ao público. Os ingressos são limitados e vendidos online. O evento acontece de 1 a 3 de agosto, com entrada gratuita mediante cadastro.
NACIONAL | Página 8
Volta Redonda
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) realiza, neste domingo (27), a manutenção anual preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bel-
monte. A intervenção acontecerá das 6h às 18h e afetará temporariamente o abastecimento de água em toda a cidade. De acordo com o Saae-VR, os trabalhos incluem limpeza de tanques, lavagem das calhas,
substituição de equipamentos e revisão dos contatos elétricos, entre outros procedimentos. O objetivo é garantir a continuidade e a qualidade do serviço prestado à população.
A autarquia informa ainda
que o fornecimento de água será retomado de forma gradual após a conclusão da manutenção. Durante o período da intervenção, o uso de carros-pipa será restrito ao atendimento de hospitais e clínicas.
A equipe do Zoológico de
Volta Redonda (Zoo-VR) soltou, esta semana, três animais silvestres que passaram por reabilitação na unidade: dois gambás-de-orelha-preta e um mocho-orelhudo (um tipo de coruja).
Segundo o diretor do Zoo-VR, Jadiel Teixeira, os gambás foram encontrados em escolas da cidade, onde ficaram presos. Já o mocho foi resgatado após cair em uma armadilha com cola, destina-
da à captura de roedores urbanos, e não conseguir se soltar. “Os três animais passaram por avaliação veterinária, com os cuidados adequados. No caso da coruja, foi preciso fazer a limpeza das penas. É importante lembrar que, embora esse tipo de armadilha (com cola) seja legalizado, o uso delas pode causar sérios danos à fauna silvestre”, disse Jadiel, acrescentando que todos os animais estavam saudáveis e prontos para voltar aos respectivos habitats naturais.
A Casa Claudionor Rosa, no Centro Histórico de Resende, recebe nesta sexta-feira (25), às 18h, o lançamento do ebook Dez Contos de Luz, do jornalista e escritor Nides Freitas. A publicação reúne narrativas curtas baseadas na trajetória de Luzia de Freitas, mato-grossense de Poxoréu que conciliou maternidade e trabalho nos tempos do garimpo de diamantes. Os contos abordam episódios como a visita do economista Roberto Campos ao pequeno comércio de Luzia em Poxoréu, o vínculo afetivo entre uma criança e um papagaio falante, e relatos de seus últimos dias de vida, quando o uso de canabidiol ajudou a resgatar momentos de fala e lucidez. A personagem também é retratada no contexto
do garimpo, em histórias que destacam sua habilidade para lidar com os desafios do cotidiano. A publicação digital é da editora Diagonal, que prevê a versão impressa para dezembro de 2025. Após o lançamento, haverá exibição gratuita do filme Meu Pé de Laranja Lima, baseado na obra de José Mauro de Vasconcelos, como parte da homenagem ao Dia Nacional do Escritor.
Sobre o autor Nides Freitas nasceu em Poxoréu (MT) e vive em Resende. É autor de Sandice Me Disse (2003), As Aventuras do Carvão Zinho (2019) e Jogo É Jogado (2024), sobre inteligência artificial e política. Dez Contos de Luz é seu primeiro livro de contos em formato digital e homenageia sua mãe.
Livro de Nides Freitas será lançado na Casa Claudionor Rosa Serviço
Lançamento do ebook “Dez Contos de Luz”
Data: 25 de julho (sexta-feira), às 18h
Local: Casa Claudionor Rosa – Centro Histórico de Resende (RJ)
Ebook disponível em: www.hotmart.com
Contato para imprensa: (24) 99938-9675
País
A comoção gerada pela morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, no último domingo, reacendeu uma pergunta frequente em momentos como esse: por que a perda de alguém que nunca conhecemos pessoalmente pode nos atingir de forma tão profunda?
Para o psiquiatra Matheus Souza Steglich, diretor técnico do Instituto São José, da rede ViV Saúde Mental e Emocional, a resposta está na conexão simbólica que figuras públicas criam com o público ao longo da vida. “Celebridades, artistas, líderes ou atletas ocupam espaços afetivos importantes. Eles representam fases da nossa vida, valores em que acreditamos ou até mesmo a superação de desafios pessoais. Por isso, a morte dessas figuras pode despertar um luto real, ainda que unidirecional”, explica o especialista.
Além disso, o luto coletivo intensifica a experiência emocional. A repercussão pública, os depoimentos
emocionados e as homenagens nas redes sociais criam um ambiente de dor compartilhada, que pode ampliar o impacto psicológico da perda, especialmente em pessoas que já enfrentaram outras perdas significativas.
QUANDO O LUTO SE TORNA UM SINAL DE ALERTA?
O luto, por si só, é uma resposta natural e saudável diante da perda. Mas, em alguns casos, pode evoluir para um quadro patológico, que exige acompanhamento especializado. Entre os sinais que merecem atenção estão a dificuldade em retomar a rotina mesmo meses após a perda, o isolamento social persistente, sentimentos profundos de culpa, desesperança ou inutilidade, pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, além de sintomas físicos ou psicológicos intensos, como insônia prolongada, crises de pânico ou depressão profunda. A negação contínua da perda ou a idealização extrema da pessoa que partiu também são sinais de alerta.
Esses sintomas podem indicar um quadro de luto complicado ou transtorno de luto prolongado, condições reconhecidas pela medicina e que devem ser avaliadas por um profissional de saúde mental.
EXISTE UM TEMPO “CERTO” PARA VIVER O LUTO?
Segundo Steglich, o luto não tem um prazo específico. “Cada pessoa vive o luto de forma única, dependendo do tipo de vínculo com quem partiu, das circunstâncias da morte, da rede de apoio e da história emocional de cada um”, afirma.
Em geral, espera-se que a dor mais intensa diminua nos primeiros 6 a 12 meses após a perda. No entanto, isso não significa que a saudade desapareça. Um luto saudável é aquele que permite a reintegração da perda à vida, mantendo vínculos simbólicos sem comprometer a funcionalidade e o bem-estar da pessoa.
COMO OFERECER APOIO A ALGUÉM ENLUTADO?
Mais do que palavras de conforto, a presença empática e o acolhimento sem julgamentos fazem a diferença no processo de luto. Escutar com atenção, sem tentar apressar a superação, oferecer ajuda prática no dia a dia e validar os sentimentos, mesmo os mais extremos, são atitudes essenciais.
Também é importante manter-se presente não apenas nos primeiros dias, mas ao longo do tempo, já que o apoio costuma diminuir com o passar das semanas, embora a dor ainda permaneça. Quando necessário, sugerir com delicadeza a busca por ajuda profissional pode ser fundamental para evitar o agravamento do sofrimento.
“Não existe uma forma certa de viver o luto. O mais importante é reconhecer a dor, permitir-se senti-la e ter ao lado pessoas que ofereçam escuta, afeto e paciência. Em muitos casos, isso pode ser determinante para que o sofrimento não se transforme em adoecimento emocional”, conclui Steglich.
O ceratocone afina, enfraquece e altera o formato da córnea, lente externa do olho que vai tomando o formato de um cone. De 2015 a 2025, o número de brasileiros que chegou ao grau crítico da doença que responde por 7 em cada 10 transplantes de córnea aumentou a busca pela cirurgia em 276%, enquanto o crescimento da população na última década passou de 202,8 milhões para 218,3 milhões. É o que mostra um levantamento realizado pela equipe do Instituto Penido Burnier nos relatórios da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos).
Entre janeiro e março de 2015 o País realizou 3.031 transplantes de córnea e a fila somava 10.048 inscritos, totalizando 13.079 brasileiros com necessidade da cirurgia. No mesmo período de 2025, 35.651 brasileiros buscaram pelo transplante. Desses, 3.959 passaram pela cirurgia e 31.792 estavam inscritos na fila. Pior: Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo os serviços públicos de saúde realizaram de janeiro a abril de 2024 160 diagnósticos da doença que subiu para 542 no mesmo período de 2025. Não por acaso, os relatórios da ABTO revelam que o estado de São Paulo é o primeiro do ranking de transplantes e responde por 35% do todas de cirurgias.
CAUSAS DO AUMENTO
De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do hospital e membro do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), uma das causas do aumento do ceratocone é o aquecimento global que somado à maior poluição aumentou o número de pessoas alérgicas no País. Isso porque, explica, o principal fator de risco do ceratocone é o hábito de coçar os olhos. Embora a condição possa ter um componente genético, é uma doença multifatorial que geralmente surge na puberdade e adolescência, embora possa aparecer mais tarde. Os principais fatores de risco são: Predisposição a doenças alérgicas como urticária, asma, rinite, entre outras; A síndrome de Down que faz o portador esfregar os olhos; Olho seco severo. Queiroz Neto explica que não é apenas por concentrar a maior população do Brasil que o estado de São Paulo realiza mais de 1 em cada 3 cirurgias. O domínio do transplante de córnea pela técnica lamelar que substitui apenas a parte comprometida da córnea também explica esta participação. Isso porque, o transplante lamelar permite que uma única córnea devolva a visão para 2 pessoas, além de permitir a recuperação mais rápida por eliminar pontos e diminuir o risco de rejeição. O oftalmologista ressalta que muitos pacientes buscam por vagas no interior do estado que têm atendimento mais rápido que em outras partes do País.
O ceratocone tende a progredir de forma gradual e muitas vezes é confundido com astigmatismo no início, pontua. O oftalmologista destaca que geralmente surge na puberdade e início da adolescência, mas pode ocorrer também entre adultos. A tomografia da córnea, exame que analisa as duas faces da córnea, anterior e posterior, é crucial para detectar a doença logo no início. Os sintomas elencados por Queiroz Neto são: Visão embaçada e embaralhada; Troca frequente dos óculos; Coceira e irritação nos olhos; Aumento progressivo da miopia, astigmatismo e irregularidades na córnea; Sensibilidade à luz (fotofobia) e ofuscamento; Enxergar halos ao redor das luzes, especialmente à noite; Visão dupla ou poliplopia, visão de múltiplas imagens de um único objeto. Dificuldade de dirigir à noite e de adaptação às lentes de contato Desconforto nos olhos causado pela irregularidade da superfície da córnea;
No início, o tratamento é feito com óculos e colírios para reduzir a coceira, afirma Queiroz Neto. Conforme o ceratocone progride são indicadas lentes de contato rígidas que aplanam o cone da córnea e permitem melhor correção visual.
O especialista ressalta que o único tratamento que interrompe a progressão do ceratocone é o crosslink. Trata-se de uma cirurgia ambulatorial realizada com aplicação de luz ultravioleta associada à riboflavina (vitamina B2) que aumenta em até três vezes a resistência da córnea. O procedimento, comenta, é contraindicado para olhos com glaucoma e córneas com menos de 4 micras de espessura. Em alguns casos também melhora a visão, especialmente quando aplicado em crianças, salienta.
Para melhorar a visão o tratamento pode incluir o implante de um anel entre as camadas da córnea que aplana o cone e facilita a adaptação à lente de contato. Uma alternativa para escapar do transplante de córnea nos casos de ceratocone avançado é a adaptação de lentes esclerais. Queiroz Neto explica que este tipo de lente fica apoiada na esclera, parte branca do olho e por isso é mais confortável que as lentes rígidas que se apoiam na córnea. “Crianças que têm hábito de esfregar os olhos devem passar por consulta. O ceratocone é mais agressivo na infância, mas também responde melhor aos tratamentos”, conclui.
O governo federal vai acelerar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) com uso de biometria para acesso a benefícios sociais, conforme decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (23).
A medida será implementada gradualmente, com exceções para pessoas com mais de 80 anos ou com dificuldade de mobilidade. Uma parceria com a Caixa Econômica Federal facilitará a coleta biométrica em regiões remotas, aproveitando a capilaridade do banco.
***
A CIN, lançada em 2022, é considerada base principal de identificação e já teve cerca de 30 milhões de unidades emitidas até julho de 2025. No mesmo dia, o governo lançou um aplicativo de validação do documento via QR Code.
A biometria busca ampliar a segurança e a eficiência no acesso às políticas públicas, integrando dados de várias instituições como TSE, Senatran e Polícia Federal. A estratégia está inserida na agenda de transformação digital, que inclui a criação da Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), também oficializada no decreto, com o CPF como identificador principal. ***
A nova política de governança de dados foi colocada em consulta pública, com prazo para envio de contribuições até 7 de agosto de 2025, por meio do portal Brasil Participativo.
A Receita Federal libera nesta quinta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2025, o maior da história em número de contribuintes. Serão pagos R$ 10 bilhões a cerca de 7,2 milhões de pessoas, incluindo restituições residuais de anos anteriores. Terão prioridade quem usou declaração pré-preenchida e Pix, além de idosos, professores e pessoas com doenças graves. O pagamento será feito em 31 de julho. A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo da Receita.
BOICOTE I
O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu a CazéTV após o canal ser alvo de boicote por parte de bolsonaristas. O movimento começou após o humorista Marcelo Adnet fazer piadas sobre medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro pelo STF. Renan criticou o boicote, classificando-o como ataque à livre iniciativa e à democratização do acesso ao esporte. Em suas falas, associou a ação a interesses políticos da direita. Influenciadores pedem a desinscrição em massa do canal no YouTube.
BOICOTE II
Para quem não sabe, o CazéTV é um canal esportivo disponível principalmente no YouTube, além de outras plataformas de streaming e TV por assinatura. Criado em novembro de 2022 pelo streamer Casimiro Miguel, o canal foi inicialmente concebido para transmitir a Copa do Mundo daquele ano. Especializado em eventos esportivos, ele se expandiu para outras mídias, mantendo o YouTube como sua principal base. Atualmente, é uma das opções mais relevantes para acompanhamento de esportes no Brasil.
ORÇAMENTO I
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na terça-feira (22), prevendo déficit de R$ 15,98 bilhões. As receitas são estimadas em R$ 109,5 bilhões e as despesas em R$ 125,5 bilhões. O deputado André Corrêa defendeu a adesão urgente ao programa federal Propag, que pode zerar os juros da dívida do estado. Parte do texto foi vetada por Castro, como trechos sobre incentivos fiscais, transparência e controle de gastos com estatais e cargos comissionados. Segundo o governo, os dispositivos vetados invadiam competências do Executivo.
ORÇAMENTO II
Durante a votação em junho, foi rejeitada a proposta de aumento do percentual das emendas impositivas, que permanecerão em 0,37% da receita líquida de impostos. Emendas de deputados cobraram medidas para reduzir incentivos fiscais até 2032 e priorizar a cobrança de grandes devedores, como Refit e Petrobras, que somam R$ 40 bilhões em dívidas. A estimativa de renúncia fiscal para 2026 é de R$ 24,1 bilhões.
Estado do Rio
As blitzes no Estado do Rio de Janeiro passam a seguir novas diretrizes a partir da Lei 10.900/2025, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em edição extra do Diário Oficial na terça-feira (22). A legislação estabelece orientações para as autoridades de trânsito e seus agentes, detalhando os direitos e deveres dos cidadãos durante as ações de fiscalização.
A proposta de regulamentação das blitzes surgiu na Alerj, por indicação dos deputados Alan Lopes (PL), Filippe Poubel (PL) e Rodrigo Amorim (União), integrantes da chamada “Tropa de Choque” da Casa, conhecida pela atuação contra a “Máfia dos Reboques” na Comissão de Combate à Desordem.
As sugestões foram acolhidas pelo presidente da Alerj e então governador em exercício, Rodri-
Os gastos com pessoal, encargos sociais e dívida representam 62,8% do orçamento estadual. As despesas com juros da dívida devem ultrapassar R$ 9 bilhões anuais entre 2026 e 2028.
ASSÉDIO
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto que garante a validade de depoimentos de testemunhas em casos de assédio, mesmo que elas movam outras ações contra o empregador. A medida busca evitar que tribunais desqualifiquem esses testemunhos por suposto conflito de interesses. A proposta altera a CLT para deixar claro que outra ação judicial não invalida o depoimento. A relatora, deputada federal Dayany Bittencourt, destacou a importância da medida para proteger o direito das vítimas à justiça. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.
PROSTITUIÇÃO
O Senado analisa um projeto de lei que amplia a tipificação de crimes relacionados à prostituição forçada. A proposta inclui vítimas que, por qualquer motivo, não possam oferecer resistência, mesmo que de forma temporária. O texto também altera artigos do Código Penal para acrescentar o verbo “submeter” como conduta criminosa. Além disso, prevê penas mais severas quando o crime for cometido por pessoas próximas da vítima. A iniciativa busca fechar brechas legais e proteger vulneráveis da exploração sexual.
AINDA O TARIFAÇO
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, afirmou que o tarifaço dos EUA contra o Brasil é motivado por grupos políticos ligados ao ex-presidente Bolsonaro, e não por questões comerciais. A declaração foi feita durante a assinatura de convênio com a Unicafes, que apoia cooperativas da agricultura familiar. O projeto, chamado Peiex, visa preparar as cooperativas para exportação por meio de capacitação. A Unicafes reúne cerca de 1,5 mil cooperativas, com destaque para práticas sustentáveis e inclusão social. A iniciativa busca fortalecer o cooperativismo solidário e ampliar sua presença internacional.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
O MPF recomendou ao Conselho Nacional de Educação a criação, em até 120 dias, de diretrizes nacionais para reposição de aulas em áreas afetadas por violência armada. A medida visa garantir o direito à educação de estudantes e profissionais prejudicados por operações policiais, especialmente em comunidades vulneráveis. A recomendação decorre de inquérito iniciado em 2024 e de audiências com participação de entidades como Unicef e Fiocruz. O MPF também cobra medidas de reparação e remuneração adequada aos docentes. O CNE e o MEC têm 30 dias para se manifestar sobre a proposta.
go Bacellar (União), que encaminhou a proposta ao Executivo. O texto foi aprovado em plenário no fim do mês passado e sancionado pelo governador Cláudio Castro. “Trabalhador não vai mais ter medo de blitzes, com o Estatuto iremos reduzir covardias e tornar o trabalho dos agentes de segurança mais efetivo para coibir e identificar bandidos e graves infrações”, destaca o deputado Rodrigo Bacellar.
Um dos avanços estabelecidos pelo Estatuto é a proibição da realização de blitzes em horários de pico nas vias de maior fluxo, com exceção das fiscalizações de segurança pública ou interesse coletivo, justificativa que deverá ser apresentada em até 48h antes da ação. Presidente da Comissão de Combate à Desordem, Alan Lopes destaca que o estatuto é um marco legal histórico. “As blitzes são importantes instrumentos
de controle do Estado, e através do estatuto poderemos combater abusos contra o cidadão”, afirma. A nova legislação estabelece que a Polícia Militar não poderá efetuar blitzes que se destinem exclusivamente à inspeção veicular, no entanto, poderá realizar fiscalizações em casos de segurança pública, para efetuar buscas e revistas. O deputado Poubel considera que é necessário ter bom senso nas fiscalizações, para que os trabalhadores não sejam prejudicados. “Quem tem que temer a polícia são os marginais, os traficantes, e a polícia combatê-los. Não dá para usar honrosas instituições de segurança pública para esticar cone e fazer caça-níquel com os cidadãos”, diz Poubel. O novo estatuto determina ainda que as autoridades de trânsito deverão dispor de mecanismos eletrônicos portáteis e PIX, que permitirão ao condutor ou
ao proprietário do veículo efetuar o pagamento no momento da fiscalização, garantindo a imediata liberação do veículo e vedando sua remoção. No caso dos veículos enviados para os pátios, a taxa de reboque terá valor único e deverá ser dividida, de forma proporcional, entre os proprietários dos veículos transportados no reboque. A lei também estabelece regras relativas aos depósitos de veículos, que obrigatoriamente deverão funcionar sete dias por semana, das 8h às 20h. O deputado Rodrigo Amorim destaca que a lei é fruto de uma atuação conjunta na Alerj. “Houve um esforço, não apenas meu e dos deputados Filippe Poubel e Alan Lopes, mas também do presidente Rodrigo Bacellar, e de todo o Parlamento Fluminense em fazer do Estatuto das Blitzes uma legislação moderna e de vanguarda”, considera Amorim.
Angra dos Reis
A Secretaria de Segurança Pública de Angra dos Reis realizará no dia 1 de agosto, das 10h30 às 12h, o Encontro de Sensibilização Regional do Protocolo “Não é Não – Respeite a Decisão”. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher. A reunião será no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara. O evento tem como objetivo sensibilizar e capacitar os diversos setores da sociedade sobre a importância do respeito às mulheres e suas decisões, especialmente em ambientes públicos e de lazer, ampliando também o combate à violência de gênero em toda a
região. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link https://forms.gle/ GpUWgNpU46vuJSG67. O protocolo ‘Não é Não! Respeite a Decisão’ busca garantir que bares, restaurantes, casas noturnas e outros espaços sejam mais seguros e acolhedores. Aos poucos, as medidas estão sendo implantadas nos estabelecimentos da cidade.
Os estabelecimentos devem fixar materiais informativos, manter vigilância ativa e monitorar áreas de risco, como banheiros. Além disso, é obrigatória a realização de treinamentos anuais para capacitar equipes no atendimento a vítimas e no reconhecimento de sinais de violência.
Brasil acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas ‘caóticas’
País
Representando o governo brasileiro na reunião do Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Philip Fox-Drummond Gough, criticou o uso de “medidas comerciais unilaterais como instrumento de interferência nos assuntos internos de outros países”.
Durante o encontro, em Genebra entre esta terça (22) e quarta-feira (23), foram debatidos, por iniciativa do Brasil, temas relativos à necessidade de respeito ao sistema multilateral de comércio baseado em regras.
“Infelizmente, neste exato momento, estamos testemunhando um ataque sem precedentes ao Sistema Multilateral de Comércio e à credibilidade da OMC. Tarifas arbitrárias, anunciadas e implementadas de forma caótica, estão interrompendo as cadeias de valor globais e correm o risco de lançar a economia mundial em uma espiral de preços altos e estagnação”, discursou o diplomata brasileiro. Recentemente, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou o aumento tarifário a ser aplicado a partir de 1º de agosto sobre produtos brasileiros exportados para os EUA.
Nas manifestações, Trump
tem associado a medida a supostas desvantagens comerciais na relação entre os dois países e, também, à forma como as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro têm sido conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Violação flagrante
Segundo Philip Fox-Drummond Gough, tais medidas unilaterais representam “violação flagrante dos princípios fundamentais que sustentam a OMC, essenciais para o funcionamento do comércio internacional”. Ele alertou sobre os riscos desse tipo de tratamento para a economia mundial, uma vez que mina coerências jurídicas e previsibilidade do siste-
ma multilateral de comércio.
“Além das violações generalizadas das regras do comércio internacional – e ainda mais preocupantes –, estamos testemunhando uma mudança extremamente perigosa em direção ao uso de tarifas como ferramenta para tentar interferir nos assuntos internos de terceiros países”, argumentou o diplomata brasileiro.
REFORMA ESTRUTURAL
Diante desse cenário preocupante, o Brasil voltou a defender que os países redobrem seus esforços em prol de uma reforma estrutural do sistema multilateral de comércio e da plena recupera-
Empregador poderá
País A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, neste mês, uma proposta que penaliza com multa o empregador que aplicar sanção trabalhista por motivo ideológico. A multa será de cinco vezes o valor do salário devido ao empregado prejudicado, e o valor será dobrado em caso de reincidência. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O texto aprovado define motivação ideológica como atos que
representem ameaça, coação, constrangimento ou adoção de práticas estranhas ao trabalho em razão de convicção religiosa, filosófica ou política do empregador. A relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), recomendou a aprovação de um substitutivo ao Projeto de Lei 494/19, do deputado Helder Salomão (PT-ES). “É inconcebível que empregados sofram quaisquer penalidades por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”, afirmou a relatora. O texto original previa pena
de detenção, de três meses a um ano, além de multa, para o empregador que demitisse funcionário por motivação ideológica. Também atribuía a condução do processo à Justiça do Trabalho. Em seu parecer, Kokay optou por retirar esses trechos, justificando que, mesmo reconhecendo a competência do Legislativo para ampliar as atribuições da Justiça do Trabalho, há risco de inconstitucionalidade. Ela também decidiu incluir a punição ao empregador diretamente na CLT, e não no Código Penal, como
ção do papel da OMC. “Continuaremos a priorizar soluções negociadas e a confiar em boas relações diplomáticas e comerciais. Caso as negociações fracassem, recorreremos a todos os meios legais disponíveis para defender nossa economia e nosso povo – e isso inclui o sistema de solução de controvérsias da OMC”, complementou. Na sequência, o diplomata brasileiro disse que a incapacidade de encontrar soluções promoverá “uma espiral negativa de medidas e contramedidas que nos tornarão mais pobres e mais distantes dos objetivos de prosperidade e desenvolvimento sustentável”.
UNIÃO DAS ECONOMIAS EM DESENVOLVIMENTO
Ao final, disse que o Brasil está pronto para começar a trabalhar em direção a uma reforma estrutural e abrangente da OMC, e defendeu a união das economias em desenvolvimento para lidar com a situação.
“As economias em desenvolvimento, que são as mais vulneráveis a atos de coerção comercial, devem se unir em defesa do sistema multilateral de comércio baseado em regras. Negociações baseadas em jogos de poder são um atalho perigoso para a instabilidade e a guerra”. Com informações da Agência Brasil.
previa a versão original. A proposta ainda deixa claro na legislação que a dispensa individual ou coletiva por motivo ideológico será considerada como rescisão do contrato de trabalho sem justo motivo.
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, apreciada pelo Plenário. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Suspeito confessou que levava maconha; ele receberia R$ 2 mil pelo transporte até a Rodoviária de Vitória
Piraí
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve, na noite de terça-feira (22), um homem de 53 anos que transportava armas, munições e drogas em um ônibus interestadual na BR-116, em Piraí. O suspeito, natural do Es-
pírito Santo, ocupava a poltrona 53 do coletivo que fazia o trajeto São Paulo x Vitória (ES). Ao lado dele, os agentes localizaram duas caixas que haviam sido descartadas no momento da abordagem. Questionado, o homem confessou que levava maconha e que receberia R$ 2 mil pelo transporte
até a Rodoviária de Vitória. Ao abrir as caixas, os agentes encontraram 98 tabletes de haxixe, uma quantidade solta de skank, além de duas armas de fogo: uma pistola calibre .45 da marca Colt Government 1911 A1 com carregador, e uma pistola 9mm sem marca aparente,
também com carregador. No material apreendido também havia 53 munições de calibre .45 e 45 munições de calibre 9mm. Diante dos fatos, o passageiro foi conduzido para à 94ª Delegacia de Polícia, em Piraí, onde o caso foi registrado.
é presa e drogas são apreendidas no Bracuí, em Angra
Angra dos Reis
Duas pessoas foram presas e uma grande quantidade de drogas foi apreendida durante uma ação de agentes do 33º Batalhão de Polícia Militar, na noite desta terça-feira (22), em Angra dos Reis. O caso aconteceu no bairro Bracuí após uma denúncia anônima feita ao Disque Denúncia (0300 253 1177), que informava sobre o tráfico de drogas na região.
Ao chegarem no local, conhecido como Casinhas do
Bracuí, os policiais se depararam com uma correria e encontraram duas mesas com sacolas plásticas. No interior das embalagens havia 238 pinos de cocaína, 163 pedras de crack, 155 tabletes de maconha, 31 frascos de loló, 13 papelotes de haxixe, além de um rádio transmissor e R$ 15 em espécie. Um homem e uma mulher foram detidos e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a 166ª Delegacia de Polícia (DP), onde permaneceram presos.
Grande em Ordem chega ao Provetá
Angra dos Reis
A força-tarefa do programa Ilha Grande em Ordem chegou nesta terça-feira (22) à Praia do Provetá. A ação contou com a participação da Secretaria Executiva da Ilha Grande, do Instituto do Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR), da Secretaria Executiva de Fiscalização e Postura e da Vigilância Sanitária, além do apoio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). As equipes realizaram vistorias e ações de fiscalização, com foco na organização do espaço coletivo. Também foram aplica-
dos autos de embargo, interdição e notificação, além da retirada de mobiliários e estruturas irregulares que avançavam sobre a área urbana de uso comum.
O secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo, falou da importância da continuidade do programa.
“O Ilha Grande em Ordem é uma ação permanente e articulada. Nosso objetivo é garantir que cada comunidade da Ilha possa viver com mais segurança, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida. O Provetá é o segundo maior núcleo populacional da Ilha Grande e a presença do po-
der público aqui é fundamental”, falou Kazuo.
Mauricio Lamego, presidente do IMAAR, também comentou o alinhamento entre ordenamento e preservação, e fez um alerta importante à população.
“Nosso papel é zelar pelas áreas ambientalmente sensíveis da Ilha Grande, e ações como essa mostram que é possível conciliar presença humana com responsabilidade ambiental. A ocupação ordenada é um dos pilares para manter a Ilha viva e sustentável. Quem deseja construir em qualquer área da cidade deve, obrigatoriamente, solicitar as licenças
ambientais junto aos órgãos competentes antes de iniciar qualquer intervenção”, pontuou Lamego. Já o superintendente de Fiscalização e Postura, Thiago Risso, reforçou a importância da atuação conjunta.
“A atuação integrada entre as secretarias permite uma fiscalização mais eficiente, respeitosa e educativa. Estamos aqui para garantir que as regras sejam cumpridas, mas também para dialogar com a população sobre a importância de preservar o que é de todos”, comentou Risso.
28º BPM promove ‘PMERJ de Portas
Abertas’ em VR
O 28º Batalhão da Polícia Militar promove, no próximo sábado (26), o evento “PMERJ de Portas Abertas”. A iniciativa acontece das 8h às 12h, na sede do batalhão, localizada na Avenida Nossa Senhora do Amparo, s/nº, no bairro Voldac. A ação busca aproximar a corporação da comunidade, oferecendo uma manhã de atividades para todas as idades. A progra -
mação inclui recreação infantil, exposição das patrulhas, roda de conversa com o comando do batalhão, atendimento de enfermagem, oficina de higienização bucal, além de doação de pets e outras atrações. De acordo com o 28º BPM, o objetivo é permitir que a população conheça mais de perto o trabalho da Polícia Militar, em um ambiente de integração e convivência. O evento é gratuito e aberto ao público.
Caminhoneiros recebem atendimento de saúde gratuito na Dutra
foram abordadas no local.
Sul Fluminense
A concessionária RioSP, responsável pela administração da Via Dutra, realiza nesta e na próxima semana ações gratuitas voltadas à saúde de caminhoneiros e caminhoneiras. As atividades fazem parte das comemorações pelo Dia do Motorista, celebrado na próxima sexta-feira (25), e têm como objetivo promover a saúde, qualidade de vida e segurança nas rodovias.
A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) realizou, nesta semana, três apreensões de motocicletas em situações envolvendo crimes de trânsito e desobediência à autoridade.
Durante patrulhamento na Radial Leste, nas proximidades da ponte de acesso ao bairro Água Limpa, os agentes abordaram uma Honda CB300R vermelha circulando sem placa, o que configura crime segundo o artigo 311 do Código Penal (adulteração de sinal identificador de veículo automotor). O condutor foi identificado como reincidente, com histórico de infrações como uso de escapamento irregular, habilitação vencida e circulação sem placa.
Na nova abordagem, os agentes constataram que o motociclista estava com a CNH vencida desde 2022, possuía suspensão do direito de dirigir e realizava transporte remunerado de passageiro sem autorização, conforme confirmado por ele e pela passageira. Ele foi conduzido à 93ª Delegacia de Polícia (Aterrado), onde foi enquadrado por crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro e no Código Penal. A moto foi removida para o pátio da GMVR na Ilha São João. Mais duas apreensões Durante operação na Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, no Aterrado, para garantir a segurança de trabalhadores de uma obra, outro motociclista desrespeitou a interdição da via e a ordem de parada. Ele fugiu em alta velocidade, invadiu a área interditada e colocou em risco os funcionários.
A perseguição seguiu até a Rua Recife, no bairro Santo Agostinho, onde o condutor abandonou a moto e tentou fugir a pé. Ele foi detido e algemado após resistir à abordagem. O homem não tinha CNH e pilotava uma moto com escapamento irregular, sem documentação e com licenciamento vencido desde 2009. Também foi levado à 93ª
DP e a motocicleta recolhida ao depósito municipal. Já em outra ação de rotina, um terceiro motociclista foi flagrado circulando sem placa, com
a habilitação vencida desde 2022 e o direito de dirigir suspenso. Ele também fazia transporte de passageiros sem autorização. Foi conduzido à delegacia e a motocicleta recolhida.
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, destacou a importância das fiscalizações: “Vamos continuar intensificando as ações de fiscalização e combate às irregularidades no trânsito. Nosso objetivo é garantir mais segurança para pedestres, motoristas e trabalhadores, além de coibir práticas ilegais que colocam em risco a vida da população e a ordem pública”, afirmou.
A primeira ação foi realizada na manhã desta terça-feira (23), no km 293 da pista sentido São Paulo, em Barra Mansa (RJ). A atividade integrou o 5º Comando Preventivo de Saúde, organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e contou com a participação da equipe de Operações da RioSP. Motoristas receberam orientações sobre a importância do descanso entre jornadas e revisão veicular. Foram distribuídos produtos para manutenção de veículos, como brilho para pneu e esponja. Mais de 25 pessoas
Na quarta-feira (24), das 17h às 20h, será promovida uma parada de saúde no Ponto de Parada e Descanso de Itatiaia, no km 319,6 da pista sentido Rio de Janeiro. A ação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia. No local, os motoristas terão acesso a atendimento médico, vacinação contra gripe, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de testes rápidos de sífilis e HIV. Haverá também uma palestra sobre cuidados com a saúde e orientações sobre os riscos do consumo de álcool antes de dirigir.
Outra atividade está programada para a próxima segunda-feira (29), das 9h às 12h, na Balança de Guararema, no sentido São Paulo. Em parceria com o SEST SENAT e a ANTT, serão oferecidos serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre nutrição, saúde bucal e segurança no trânsito. As ações são voltadas exclusivamente a motoristas profissionais que circulam pela rodovia.
Por que o “tarifaço” dos EUA vai muito além da política — e mexe diretamente com a rotina, o consumo e a autonomia de milhares de mulheres brasileiras.
Sul Fluminense
Quando pensamos em relações internacionais e embates comerciais, é comum imaginar um cenário distante, feito de reuniões diplomáticas, cifras milionárias e debates que não tocam diretamente o nosso dia a dia. Mas e se eu te dissesse que uma tarifa aprovada nos Estados Unidos pode influenciar o preço da sua roupa, do seu arroz, da ração do seu cachorro e até da sua próxima ida ao mercado?
Sou Luana Andrade, criadora do Instagram Pecuária Descomplicada, e nesta matéria vou te mostrar por que o chamado “tarifaço de Trump” não é apenas uma disputa política, é também uma questão que atravessa a casa, o campo e nossas vidas.
TARIFA DE 50%: O IMPACTO DIRETO NO SEU CUSTO DE VIDA
A recente proposta do presidente dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros assustou o setor produtivo e os consumidores. E não é por acaso: os impactos vão desde exportações agrícolas até a indústria têxtil. Mais do que números, estamos falando de algo que afeta o custo de vida de famílias inteiras e que pode transformar nossos hábitos de consumo, da bota à mesa do café.
DO CAMPO AO ARMÁRIO: TUDO ESTÁ CONECTADO
Você já pensou que o jeans que você
veste, o algodão da camiseta ou o couro da sua bolsa dependem de insumos e negociações internacionais? Muitos desses materiais atravessam fronteiras antes de chegar ao seu armário. Um conflito comercial com os EUA pode encarecer o transporte, dificultar importações, reduzir investimentos e afetar diretamente os preços finais.
No campo, onde estou, isso é ainda mais visível: o custo de fertilizantes, máquinas e medicamentos veterinários pode disparar. E isso, claro, se reflete no custo da carne, do leite, do milho e de muitos outros produtos básicos que abastecem o Brasil.
MODA, BELEZA E CASA: OS REFLEXOS NO DIA A DIA
Na moda, os impactos também são reais. Matérias-primas como algodão, couro e até pigmentos usados em tecidos podem ficar mais caros ou menos acessíveis. Marcas que dependem de importações podem ter que repensar suas coleções, e nós, consumidoras, vamos sentir isso no bolso e nas prateleiras. Isso sem falar em produtos infantis, brinquedos, cosméticos, eletrodomésticos e outros itens que compõem o nosso dia a dia, e que fazem parte da rotina de milhares de mulheres que equilibram trabalho, filhos e casa.
O que tudo isso tem a ver com a mulher? Tudo. Hoje, somos nós que fazemos as contas, que decidimos onde investir,
o que plantar, o que comprar e quando vender. Somos as que ajustam o orçamento da fazenda e da casa, às vezes, no mesmo caderno.
Quando uma medida como essa ameaça a estabilidade do comércio entre dois gigantes como Brasil e Estados Unidos, ela atravessa a nossa produtividade e também a nossa maternidade, o nosso consumo, a nossa autonomia financeira.
Mas não precisamos nos desesperar, precisamos nos informar. Conhecer o cenário global, entender o que significam essas tarifas, acompanhar o posicionamento do nosso governo e das entidades. Estar por dentro é um ato de responsabilidade com a gente mesma, com nossos filhos e com os nossos negócios. Informação é poder, e, no agro, é tão essencial quanto a chuva na hora certa.
A mudança de comportamento também começa aqui: escolher melhor o que consumimos, planejar com mais estratégia os nossos investimentos e, acima de tudo, não subestimar o impacto que uma decisão geopolítica pode ter sobre uma mulher que planta, que compra, que educa, que empreende. No Pecuária Descomplicada (@pecuariadescomplicada), sempre defendo que a simplicidade não significa falta de visão. Pelo contrário: significa transformar temas complexos em decisões práticas. E é isso que quero te convidar a fazer agora. Vamos juntas? Entender mais, questionar mais, decidir melhor. Porque política internacional também é assunto de mulher. E quando o mundo mexe nas nossas famílias, ele mexe com a gente.
CALÇA
País
Ministra da Cultura Margareth Menezes destaca conquistas e anuncia novas ações afirmativas
O Dia Internacional da Mulher
Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado nesta quinta-feira (25). Desde o início do mês, eventos relacionados à data vêm sendo realizados em diferentes regiões do país e devem continuar até o final de julho. Instituída em 1992, a data marca o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. No mesmo ano, a Organização das Nações Unidas reconheceu
oficialmente o 25 de julho como dia internacional. Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, mulher negra e latino-americana, a data é um instrumento relevante no combate à discriminação racial e de gênero. “É um dia de celebração e reflexão sobre as lutas, conquistas e a necessidade de reconhecimento dos legados e direitos das mulheres negras, com ações reais de reparação que impactem a sociedade”, afirmou.
A assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Cultura, Mariana Braga, reforçou o
papel da data como uma oportunidade de dar visibilidade às mulheres que atuam na linha de frente das expressões culturais no país. Segundo ela, o Ministério da Cultura vem implementando ações afirmativas voltadas às mulheres negras, com destaque para editais específicos, cotas e bonificações em processos seletivos. Essas ações estão presentes em áreas como audiovisual, literatura e na Política Nacional Aldir Blanc, que alcança estados e municípios. Além de fortalecer políticas públicas, a data também serve para reconhecer o protagonismo das
mulheres negras na cultura brasileira. “De Maria Firmina dos Reis a Lélia Gonzalez, de Carolina Maria de Jesus a Ruth de Souza, somos herdeiras de uma ancestralidade poderosa”, destacou a ministra. No Brasil, o 25 de julho também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A homenagem reconhece a líder do Quilombo Quariterê como símbolo da resistência negra no país. A data foi oficializada por lei em 2014.
Estão abertas, a partir desta quinta-feira (23), as inscrições para o Prêmio Inspirar, voltado a lideranças femininas negras que atuam em atividades culturais com impacto positivo em suas comunidades. O prazo para se inscrever vai até 11 de agosto. Pela primeira vez, a premiação será exclusiva para mulheres negras cisgênero ou transgênero. O foco especial são projetos desenvolvidos na Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Distrito Federal, cidades do Mato Grosso
e do interior de São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial, onde é possível consultar o regulamento, reunir a documentação necessária e preencher o formulário. Há duas categorias: Mulheres (individual) e Coletivos. A primeira é voltada a mulheres negras maiores de 18 anos, com atuação comprovada em arte ou cultura há pelo menos um ano. A segunda contempla grupos informais, representados por uma mulher negra, também com atuação cultural comprovada.
“O Prêmio Inspirar não é apenas uma premiação, mas um movimento que reconhece o poder transformador da cultura quando liderada por mulheres”, afirma Bárbara Arraes, gerente da Baluarte.
Com o tema “Ciclo Infinito Inspirar”, a quinta edição celebra a arte como força de transformação social, ancestralidade e resistência. A proposta se desdobra em oito atos interligados: Inspirar → Criar → Resistir → Realizar → Empoderar → Multiplicar → Encantar → Sonhar, traduzindo o fluxo
contínuo promovido por essas mulheres em seus territórios.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com destaque para o ODS 5 (igualdade de gênero), e contribui para outros seis, incluindo redução das desigualdades e promoção da diversidade cultural.
O Prêmio é promovido pelo Instituto Neoenergia e realizado pela Baluarte, com patrocínio da Neoenergia via Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991). Avaliação e premiação
As propostas serão avaliadas por um comitê técnico e especialistas externas, com base em quatro critérios: Inspiração (potencial de mobilização e replicabilidade); Transformação (impacto social); Articulação (conexão com redes de apoio); Diversidade e Criatividade (inovação e pluralidade cultural).
A votação popular ocorre entre 30 de outubro e 10 de novembro. Serão premiadas 16 iniciativas com R$ 169 mil, distribuídos
da seguinte forma: Mulheres (votação popular) –12 projetos, R$ 10 mil cada Mulheres (mérito cultural) –1 projeto, R$ 10 mil Coletivos (votação popular) –2 projetos, R$ 13 mil cada
Coletivos (mérito cultural) –
1 projeto, R$ 13 mil
O anúncio das pré-selecionadas será feito em 30 de setembro; das finalistas, em 30 de outubro.
A cerimônia de premiação está prevista para 27 de novembro. Com informações da Agência Brasil.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Huma-
de
Referência da Assistência Social (CRAS). A primeira atividade foi realizada na última terça-feira (22), no bairro Nhangapi, com foco nas crianças. A próxima acontece nesta quinta-feira (24), às 14h, no Clube Finlândes. Já no dia 30 de julho, o CRAS Maringá/Maromba promove uma tarde recreativa para adolescentes, às 13h, no PEPS, em Visconde de Mauá. A ação funciona como uma colônia de férias, com brincadeiras, música, comidas típicas e atendimento técnico. Podem
participar crianças de 5 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. As inscrições devem ser feitas no CRAS de referência de cada bairro, mediante apresentação de documento de identidade (RG), ou pelo telefone (24) 3352-1498. “Preparamos uma colônia de férias especial para que nossas crianças e adolescentes possam aproveitar esse período de recesso escolar com brincadeiras e atividades ao ar livre. Esperamos que aproveitem esses momentos de diversão e interação”, afirmou a
Medida atende a pedidos de comerciantes e moradores da região central; rotativo é válido por até duas horas e o local também conta com vagas para carga e descarga
Barra Mansa
A Rua Doutor Mário Ramos, no Centro de Barra Mansa, voltou a contar com vagas do estacionamento rotativo a partir desta quarta-feira (23). A via é um dos principais acessos ao município para quem chega pela Rodovia Presidente Dutra. Além disso, concentra grande variedade de comércios, escolas, universidade e cursos.
Além da demarcação das vagas, a Secretaria de Ordem Pública já realizou toda a sinalização viária no local.
As vagas haviam sido retiradas há cerca de três anos e meio, após o rompimento de uma rede de água pluvial, o que levou à necessidade de alteração no fluxo da via, que passou a operar em mão dupla.
Segundo o secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, a retomada do rotativo atendeu a uma demanda antiga de moradores e comerciantes.
“Fizemos um estudo técnico para implantar as novas vagas,
que já estão sinalizadas no modelo rotativo — cerca de 20, dependendo do tamanho dos veículos. Há espaço para carros e também para motocicletas. Lembrando que o trecho está classificado como área azul, com limite de
até duas horas de permanência. Também disponibilizamos vagas para carga e descarga para facilitar a logística dos comerciantes”, explicou o secretário. Ele ainda ressaltou que toda a rua recebeu sinalização vertical e horizontal, com o objetivo de orientar condutores e pedestres.
Entre os lojistas que aprovaram a mudança está Rafael Ribeiro de Sá, que destacou a importância da medida para o comércio local.
“Em nome dos lojistas da Mário Ramos, gostaria de agradecer imensamente à Prefeitura por ter trazido de volta o estacionamento rotativo. Já havíamos solicitado esse retorno, pois isso fará diferença no nosso faturamento e na rotina da população. Agradeço a todos os envolvidos”, afirmou.
VR: Robótica do Colégio João XXIII é premiada em evento mundial na Bahia
O Instituto Lóbus Treinamento, Ensino e Pesquisa do Hospital Unimed Volta Redonda está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa clínica sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O estudo avalia um novo tratamento e é realizado por meio de testes clínicos, com participação gratuita e sem exigência de plano de saúde. Podem se candidatar homens e mulheres entre 40 e 80 anos, fumantes ou ex-fumantes, com histórico mínimo de 10 maços
de cigarro por ano e que não utilizam corticoides inalatórios há pelo menos 12 meses. A inclusão no estudo depende do cumprimento dos critérios específicos, para garantir a segurança do voluntário e a validação dos dados. As inscrições podem ser feitas pelo site https://conteudo.institutolobus.com.br/pesquisa-clinica As medicações, antes de serem disponibilizadas à população, passam por várias etapas de avaliação para comprovar sua eficácia e segurança. Nesse processo, a participação dos voluntários é essencial. Eles recebem todas as
informações sobre os objetivos, métodos, riscos e possíveis benefícios do estudo, que pode contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos e beneficiar milhares de pessoas. Para o presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, o centro de pesquisa clínica reforça o compromisso da Cooperativa de impulsionar a pesquisa e a inovação no campo da saúde:
“Temos um compromisso com a inovação e a busca por avanços na área da saúde. É motivo de grande satisfação contribuir
com o desenvolvimento de novos tratamentos e oferecer à população a oportunidade de participar de pesquisas clínicas, principalmente em doenças que ainda não têm um tratamento eficaz”, disse. Sobre o Instituto Lóbus O Instituto Lóbus também capacita e desenvolve profissionais para atuar na área da saúde e contribui para a melhoria dos resultados das instituições. Sua estrutura de serviços conta com cursos, educação continuada, pesquisa clínica, acadêmica e consultoria. Mais informações: (24) 3336-6019 - (24) 99306-1250
Barra Mansa discute orçamento para ações de igualdade racial
Mansa
Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Fundação Cultura de Barra Mansa se reuniram, nesta quarta-feira (23), para tratar de ações ligadas à promoção da igualdade racial no município. O encontro, na Casa dos Conselhos, teve como foco o Plano Plurianual (PPA), instrumento de planejamento das políticas públicas para os próximos anos. Entre os temas abordados estiveram o orçamento destinado à Política de Igualdade Racial e propostas de atuação conjunta entre os setores envolvidos.
Participaram da reunião o gerente de Políticas de Igualdade Racial, Tom Teixeira; o presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Francisco Américo; e a presidente da Organização e Integração de Conscientização Negra (OICN), Silvana Carvalho.
Segundo Tom Teixeira, a articulação entre as pastas visa consolidar ações voltadas a diferentes segmentos da população. “O diálogo entre os setores é fundamental para proporcionar avanços em diferentes grupos da população. É uma grande satisfação participar de um encontro como este. Agradeço ao prefeito Luiz Furlani pelo empenho em tratar pautas de igualdade para nossa cidade, juntamente com o presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda, e a parceria da nossa primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte”, afirmou o gerente de Políticas de Igualdade Racial. Francisco Américo destacou a importância da escuta coletiva para a construção de políticas públicas alinhadas às demandas locais.
Este momento é uma oportunidade para um espaço de escuta, mas também de construção coletiva de políticas públicas que dialoguem com as reais necessidades da nossa população”, declarou. Silvana Carvalho afirmou que o encontro permitiu organizar prioridades relacionadas à população negra e que a iniciativa deve contribuir para o fortalecimento de práticas antirracistas na cidade. “Pela primeira vez consegui-
mos nos reunir para priorizar as demandas específicas para a construção de políticas com foco na população negra. Foi muito gratificante e satisfatório esse alinhamento de pautas raciais. Precisamos fortalecer as práticas antirracistas e, com o apoio de todos, estaremos no caminho certo”, destacou.
Obra vai conter chorume de caminhões de pescado nas ruas de Angra
Angra dos Reis
A Prefeitura de Angra dos Reis está realizando uma obra na área central da cidade para solucionar o problema do escoamento de chorume dos caminhões que transportam pescado. Com a criação de um espaço próprio para degelo, o despejo inadequado da água do peixe, responsável por mau cheiro nas ruas, será reduzido.
A estrutura está sendo construída na antiga rotatória próxima ao Cais dos Pescadores, uma área estratégica e de fácil acesso. A Secretaria Executiva de Serviço Público está adaptando o local para receber até 20 veículos simultaneamente, garantindo mais agilidade e organização à rotina do setor pesqueiro. Sob o solo da área passam duas redes de águas pluviais. A intervenção prevê que o chorume seja devidamente drenado e direcionado, de forma controlada, para essas redes, eliminando o despejo irregular nas vias públicas. “Essa obra vai ser benéfica para todos: pescadores, moradores e turistas. Vamos ter mais organização, mais limpeza e mais qualidade de vida para quem vive ou visita a nossa cidade”, destacou o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Jorge Eduardo Mascote.
A equipe de Robótica do Colégio João XXIII, unidade da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), retornou da RoboCup — maior competição de robótica do mundo — com medalhas e uma ação de solidariedade na bagagem. A edição deste ano foi realizada em Salvador (BA), entre os dias 15 e 21 de julho, no Centro de Convenções da capital baiana. O evento internacional recebeu mais de 60 mil visitantes e reuniu cerca de duas mil pessoas, entre equipes técnicas e competidores, representando 43 delegações de diversos países, incluindo a Coreia do Sul, sede da próxima edição. Representando o Sul Fluminense, a equipe de Volta Redonda apresentou dois projetos que disputaram entre mais de 800 robôs em diferentes modalidades. Os alunos Kawã Gomes Bitencourt, do 8º ano, e Ryan Thalys Sipriano Bendel, do 9º ano, foram os responsáveis pelas apresentações. A equipe conquistou a vaga para o mundial durante a etapa nacional da MNR (Mostra Nacional de Robótica), realizada em novembro de 2024, em Goiânia (GO). Também integraram a equipe o monitor Lucas Santini de Souza e o professor Frederico Pitassi de Paula, coordenador do grupo. Ryan apresentou o projeto “Quiz Educacional Multidisciplinar 2.0”, um aplicativo que permite a criação de jogos de perguntas e respostas diretamente pelo celular. Já Kawã demonstrou o projeto “Bengala Inteligente para Deficientes Visuais”, um equipamento que emite sinais sonoros e vibrações para indicar obstáculos, com personalização de acordo com o perfil do usuário. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).
Reconhecimento internacional e ação solidária Os dois projetos receberam medalhas de excelência da Mostra Nacional de Robótica (MNR) durante a RoboCup, premiação máxima do evento, em reconhecimento aos resultados técnicos e ao impacto social das iniciativas. Além da participação na competição com três apresentações, a equipe promoveu uma ação solidária: a doação de uma Bengala Inteligente à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Salvador, entregue à orientadora social Mariana Mattos. O professor Frederico comemorou os resultados. “Foi um momento único e marcante para a educação tecnológica do nosso país. Mostramos que a escola pública é capaz e que basta sonhar e acreditar para ir de Volta Redonda para o mundo. Foi uma excelente forma de celebrar os dez anos das aulas de Robótica no João XXIII”, destacou, agradecendo ao prefeito Antonio Francisco Neto pelo apoio e por viabilizar a participação na competição.
O prefeito também parabenizou a equipe. “Mais uma vez a Robótica do João XXIII é motivo de orgulho para Volta Redonda, agora com reconhecimento mundial. Esse resultado reforça a importância de seguirmos investindo na qualidade do ensino. O projeto das Bengalas Inteligentes mostra ainda o alcance social desse trabalho, que ultrapassa as fronteiras da cidade e do estado”, afirmou Neto.
O estudante Ryan Thalys, com quatro anos de experiência em robótica, destacou o aprendizado e a convivência durante a viagem. “Fomos muito companheiros, conhecemos pessoas de outros estados e países. Interagi com mexicanos e até japoneses. Aprendi muito com outras equipes e robôs.”
ECA 35 anos: roda de conversa reforça rede de proteção em BM
Barra Mansa
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar promoveram de Barra Mansa, nesta quarta-feira (23), uma roda de conversa em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento foi realizado na Plenária da Câmara Municipal e reuniu autoridades do poder público, profissionais da rede de apoio e representantes da sociedade civil. Com o tema “O ECA e seus 35 anos: Avanços e Desafios”, a atividade teve como objetivo promover reflexões sobre a trajetória da legislação, seus impactos na proteção da infância e juventude e os desafios ainda enfrentados no contexto atual. Estiveram presentes a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; a secretária de Habitação, Fátima Lima; membros da mesa diretora do Conselho Tutelar; vereadores; além de representantes de entidades e organizações que atuam na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Durante a abertura, a vice-prefeita Luciana Alves ressaltou a importância do ECA como instrumento de transformação social, ao consolidar garantias fundamentais e fortalecer políticas públicas voltadas à infância
e adolescência. Luciana também chamou atenção para os desafios enfrentados por crianças em situação de vulnerabilidade, compartilhando um caso recente de violência contra uma adolescente com múltiplas deficiências como exemplo da necessidade urgente de ampliar os cuidados e fortalecer a rede de proteção.
“Nosso compromisso é assegurar um ambiente de paz, escuta e proteção às nossas crianças. Esse é um dever coletivo que exige sensibilidade, ação e união entre os poderes públicos e a sociedade”, destacou Luciana.
O subsecretário de Assistência Social, William Alves, reforçou a importância de investir na infância como caminho para o desenvolvimento social e coletivo:
“Precisamos enxergar a criança e o adolescente não apenas como o futuro, mas como o presente da nossa sociedade. O que plantamos hoje é o que colheremos amanhã como nação. Se não cuidarmos agora, com políticas públicas eficazes, com empatia e compromisso, seguiremos vendo os mesmos ciclos de exclusão e vulnerabilidade se repetirem. Por isso, encontros como este são fundamentais para fortalecer a rede de proteção e promover mudanças reais. Reforço aqui o trabalho incansável da secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, e o apoio contínuo do prefeito Furlani”, concluiu.
Indústria do segmento do aço conquistou a 37ª posição no ranking de empresas de médio porte
A empresa Cinbal, do grupo Incoflandres, foi reconhecida como uma das 80 melhores empresas para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nessa terça-feira (22), no espaço Viva Rio, no Rio de Janeiro, na cerimônia de premiação do ‘Great Place To Work’, mais conhecido como – GPTW, em sua 18ª Edição no estado. A certificação, presente em mais de 170 países, realiza um diagnóstico corporativo para valorizar as boas práticas e ambientes saudáveis. Com 750 funcionários nas unidades em Volta Redonda e Pinheiral, a Cinbal, em sua primeira participação, conquistou a 37ª posição no ranking de empresas de médio porte, fato que colocou a indústria do segmento do aço no mapa das empresas que oferecem um dos melhores ambientes de trabalho do estado, além de um crescimento sustentável.
De acordo com a organização da GPTW, mais de 5 mil empresas estaduais elegíveis foram avaliadas em 2025. O ranking é estruturado com critérios e métricas rigorosas e transparentes. A avaliação analisa diversos aspectos institucionais, as boas práticas de gestão e ainda realiza uma pesquisa opinativa com os próprios colaboradores, que contam de-
talhes sobre como é trabalhar na empresa. Para receber a certificação e poder concorrer ao prêmio é necessário o mínimo de 70% no nível de satisfação.
Durante a cerimônia de premiação, o diretor de Operações da Cinbal, Eduardo Louver, destacou o sentimento de reconhecimento do grupo ao entrar no seleto hall de melhores empresas empregadoras do estado. “É um momento histórico para a Cinbal e eleva a empresa a um novo patamar de excelência e competitividade. Ao longo dos anos desenvolvemos diversas
ações que valorizam o capital humano, promovendo a igualdade e justiça entre nossos colaboradores. Cada programa implementado é um investimento na melhoria do processo produtivo. E esse processo só pode melhorar se o ambiente for propício, se o colaborador se sentir pertencente aquele projeto. Tudo isso nos levou a esse reconhecimento incrível, e que é uma vitória de todos”, afirmou Eduardo. O evento, que contou com diversos atrativos das grandes noites de premiação, como espumantes e tapete vermelho, chegou a sua. E para o presidente do
grupo, Mario Roberto de Bastos Gomes, essa edição, a primeira da Cinbal, ficará marcada para sempre.
“Essa conquista representa um marco importante e que vem em um grande momento para celebrar os 75 anos de fundação do grupo Incoflandres. Profissionais qualificados buscam ambientes de trabalho atraentes, onde se sintam valorizados, respeitados e com oportunidades de crescimento. Esse é o nosso pensamento, o nosso foco e hoje, se tornou um reconhecimento do trabalho”, afirmou.
Feirão Limpa Nome Barra Mansa promove novo mutirão para renegociação de dívidas
Barra Mansa
Barra Mansa recebe até sexta-feira (25), a primeira edição do Feirão Limpa Nome no município. O evento garante aos cidadãos a possibilidade de renegociar dívidas diretamente com a Prefeitura e outras 18 empresas participantes. Os atendimentos acontecem das 9h às 18h, no segundo andar do prédio 3 do Centro Universitário de Barra Mansa (Nova UBM). O Feirão Limpa Nome é desenvolvido através de uma parceria da Prefeitura de Barra Mansa com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Procon, o Sicomércio, a Aciap-BM, a OAB-BM e a Nova UBM.
A iniciativa também oferece orientação jurídica gratuita com apoio da OAB; consultas ao SPC/ Serasa; encaminhamentos para educação financeira; mediação de conflitos com suporte do Cejusc e ações educativas com orientações práticas e distribuição de materiais informativos sobre consumo consciente e prevenção do superendividamento.
O coordenador do Procon do município, Felipe Goulart, falou das expectativas para o evento desta semana.
“Nossa proposta é ajudar os nossos munícipes a recuperar sua dignidade e poder de compra. Isso é muito importante para a cidade também, já que um maior número
de pessoas com nome limpo contribui para movimentar a economia local”, afirmou.
A juíza e coordenadora do Cejusc de Barra Mansa, Dra. Anna Carolinne Licasalio, afirmou que o atendimento é feito de forma totalmente gratuita e sem necessidade de apresentar documentos referentes à dívida. “Basta trazer RG e CPF. Pretendemos realizar aqui acordos diferenciados com condições especiais que não poderão ser encontradas fora do Feirão. Caso o titular da dívida não possa comparecer, é possível que o atendimento seja feito a um representante, que deve trazer uma autorização por escrito”, explicou a juíza.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está marcando presença em uma das salas disponibilizadas para o Feirão Limpa Nome. O gerente de Gerente de Atendimento ao Cliente da autarquia, Anderson Pena Melo, falou de algumas condições especiais oferecidas durante o evento.
“As condições de negociação incluem zero de entrada e até 100% de isenção em juros e multa. Uma exclusividade do feirão é que se a pessoa tiver alguma restrição em dívida ativa ou no cartório, será pedida imediatamente a exclusão do seu nome e a suspensão da cobrança até o fim desse parcelamento. Isso vai acontecer especificamente durante
o evento”, contou Anderson. A renegociação de débitos com a Prefeitura de Barra Mansa pode ser feita por meio da adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) e ao Concilia Barra Mansa, voltado a dívidas em execução fiscal. Além da Prefeitura e do Saae, as seguintes empresas estão participando do Feirão Limpa Nome: Bradesco; Caixa; Banco do Brasil; Itaú; Santander; Sicoob; Sicredi; Tribo; Lumman; Peg Shoes; Nova UBM; Colégio Nossa Senhora do Amparo; Unimed; Light; Tim; Claro e Oi.
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora contam com uma nova ferramenta de apoio à organização das finanças pessoais. A partir desta semana, ao acessarem o aplicativo ou site do Meu INSS, os usuários já encontram, na tela inicial, um link com o título “Aprenda a planejar o uso do seu dinheiro”. O atalho direciona para um curso completo de educação financeira, com linguagem acessível, vídeos animados e certificado de conclusão. A capacitação é oferecida gra-
Aviação comercial brasileira bate recorde no primeiro semestre de 2025
País
A aviação comercial brasileira bateu recorde no primeiro semestre de 2025. Nos primeiros seis meses deste ano, 61,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais.
A movimentação nos aeroportos cresceu 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, 13,8 milhões de turistas embarcaram em voos internacionais, o que representa uma alta de 15,3%. Já nos voos nacionais, o crescimento foi de 8,6%, com mais de 40 milhões de pessoas transportadas.
“Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil, e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre, vamos fechar 2025 com o melhor resultado da história. Isso significa um ganho expressivo não apenas para o nosso setor, mas para todos. Quando a aviação vai bem, o turismo vai bem, assim como a hotelaria e, principalmente, a nossa economia”, afirmou, em nota, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
De acordo com levantamento do ministério, com base no Relatório de Demanda e
Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre os dez maiores aeroportos do país, o melhor desempenho foi registrado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. O terminal passou de 6,5 milhões para 8,2 milhões de passageiros em 2025 — um crescimento superior a 26%. Com 6,2 milhões de passageiros transportados, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, também se destacou no semestre, com alta de quase 15%. Já o maior terminal do país, o de Guarulhos, em São Paulo, cresceu 8% nos seis primeiros meses do ano, com quase 22 milhões de viajantes. Embora tenha perdido uma posição no ranking dos mais movimentados, o Aeroporto de Brasília registrou alta de 7,6% no período, com movimentação superior a 7,5 milhões de pessoas — o melhor resultado desde 2019.
Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, a perspectiva é positiva para os próximos meses, diante dos investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária e do apoio institucional às companhias aéreas. Com informações da Agência Brasil
tuitamente e foi desenvolvida pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Disponível na própria plataforma da Enap, o curso tem carga horária de 20 horas e aborda temas como: Relação com o dinheiro; Orçamento pessoal e familiar; Crédito e endividamento; Consumo planejado e consciente; Poupança e investimento; Prevenção e proteção e Acesso seguro a serviços financeiros. A proposta é ajudar os participantes a planejar melhor, poupar com mais eficiência e utilizar o
crédito de forma responsável — pilares do conceito de educação financeira conhecido como PLA, POU, CRÉ.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para garantir mais proteção aos beneficiários. “Estamos reforçando o compromisso de proteger quem mais precisa. É mais uma forma de garantir que os segurados do INSS tenham acesso à informação de qualidade para tomar decisões conscientes sobre o próprio dinheiro”, afirmou. A disponibilização do curso
também atende a uma das ações previstas no acordo de ressarcimento homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após a identificação de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
Para participar, basta acessar o Meu INSS e clicar no banner do curso. O usuário será redirecionado para a plataforma da Enap, onde poderá se inscrever e iniciar as aulas. Ao final, o certificado é emitido pela própria Escola Nacional de Administração Pública. Com informações da Agência GOV.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 27/2025
ADMINISTRATIVO Nº 3170/2025 - FMAS OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE ITENS PARA COMPOR O KIT DE AUXÍLIO NATALIDADE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL; Data/Hora: 7/8/2025 às 09:30 horas.
PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 28/2025
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 1265/2025 – FMAS
OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇO DE LOCAÇÃO DE MULTIFUNCIONAIS (IMPRESSORA, DIGITALIZADORA E COPIADORA) COM FRANQUIA ANUAL DE 300 MIL CÓPIAS PRETA E BRANCA E 144 MIL CÓPIAS COLORIDAS, EM UM TOTAL DE 11 MÁQUINAS, COM FORNECIMENTO DE ACESSÓRIOS, SUPRIMENTOS, INSUMOS, COMO TONERS, CILINDROS E OUTROS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL; Data/Hora: 8/8/2025 às 09:30 horas.
Maiores informações e Retirada de Edital: Departamento de Licitações sito a Rua das Acácias, nº. 13 Fundos 2º andar - Bairro: Ipê - Pinheiral. Tel.: (24) 22102-0240 Ramal: 237. E-mail/ Sites: licitacao@pinheiral.rj.gov.br / https://novobbmnet. com.br/ / https://transparencia.betha.cloud/#/LxwrdDMDjzGjXmlXr0SUBg==/consulta/98595
JÉSSICA CRISTINA CARDOSO FERNANDES Pregoeira
Mudanças na escalação não surtem efeito e time permanece entre os últimos colocados Foto - Luiz Ferrazzo/Chapecoense
(SC)
O Voltaço perdeu para a Chapecoense por 4 a 2, nesta quarta-feira (23), na Arena Condá, em Chapecó, no oeste catarinense. A partida foi válida pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão.
O Volta Redonda entrou em campo com três alterações na escalação, em relação à formação que venceu o Athletico-PR: Gabriel Bahia, suspenso; Bruno Barra e Lucas Tocantins deram lugar a Fabrício, André Luiz e PK.
Com um esquema tático diferente, a equipe de Rogério Corrêa começou mal a partida. A Chape dominou os minutos iniciais e saiu na frente aos 10 minutos, com Maílton, de falta.
O Voltaço reagiu rápido. Aos 16, André Luiz recebeu na pequena área e bateu para o gol. Gabriel Pinheiro e MV ainda tiveram boas oportunidades. Mas o time catarinense seguiu melhor e ampliou, em falhas de marcação. Aos 35 minutos, Giovanni Augusto tabelou com Rafael Carvalheira,
que marcou o segundo. E aos 39, Neto Pessoa, de fora da área, anotou o terceiro.
No segundo tempo, o Volta Redonda assumiu uma postura menos defensiva, valorizando mais a posse de bola. Mesmo assim, foi pouco produtivo e viu a Chapecoense seguir melhor, com Neto Pessoa como protagonista. Aos 12 minutos, ele acertou o travessão. Aos 26, na pequena área, marcou o quarto gol dos catarinenses, completando um cruzamento de Gabriel Inocên-
A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos (Apadefi) realiza, neste sábado (26), a segunda edição do Arraiá da Apadefi. Entre 16h e 22h, os visitantes poderão aproveitar música ao vivo, comidas típicas, além de brinquedos e brincadeiras para as crianças.
cio. E quase fez o quinto, mas parou no goleiro Jean Drosny. O Voltaço diminuiu aos 35 minutos, com Matheus Lucas, após rebote da defesa.
Com a goleada, o Voltaço segue na zona de rebaixamento, com 18 pontos. O próximo compromisso será no domingo (27), contra o Vila Nova, às 16h, no Raulino de Oliveira. O DIÁRIO
DO VALE transmite a partida ao vivo, em áudio, pelo YouTube.
Volta Redonda
A Expo VR 2025 terá um novo espaço voltado ao público interessado em experiências com serviços exclusivos: o Camarote Arawê. O local contará com open food do Outback, lounge do Black Jack Pub, estacionamento, banheiros exclusivos e acesso diferenciado aos shows do Palco Sesc, que acontecem nos dias 1, 2 e 3 de agosto, na Ilha São João, em Volta Redonda.
O camarote funcionará nos horários dos shows principais, com atrações como Mumuzinho (1/8), Cátia Valois e Zeca Baleiro (2/8), e IZA (3/8). A proposta é oferecer um ambiente reservado, com atendimento personalizado e vista privilegiada do palco.
“Para as pessoas que querem uma experiência ainda mais exclusiva, nasceu o Camarote
Arawê, como uma área premium, na Expo VR. É um espaço para quem quer curtir a festa com mais conforto, qualidade e comodidade. A proposta une o melhor da música brasileira com a excelência de marcas reconhecidas, como o Outback e o Black Jack”, explicou Luciano Pançardes, CEO da Diário Eventos e idealizador da Expo VR 2025. A estrutura inclui elementos cenográficos e iluminação cênica. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no site ingresso.expovr.nticket.com.br. A Expo VR 2025 ocorre de 1 a 3 de agosto, com entrada gratuita mediante cadastro no site www.expovr.com.br/ingresso. A programação inclui estandes de empresas, oficinas, tendas culturais, gastronomia e apresentações musicais.
de 30 anos de carreira, o grupo promete agitar o público com sucessos como “Mulher de Fases” e “A Mais Pedida”. O evento, que vai até domingo (27), reune
shows de rock, manobras radicais e 15 bandas ao longo dos quatro dias. Na sexta-feira (25), a atração principal será a banda Camisa de Vênus.
O evento conta também com apresentações de wheeling –acrobacias com motos em uma só roda – no sábado e domingo, garantindo emoção e adrenalina. A estrutura também inclui uma ampla praça de alimentação, estandes voltados ao universo do motociclismo e área kids. Como nos anos anteriores, será montado um acampamento para os motociclistas, no Colégio CEAV, durante os quatro dias de evento. No domingo (27), quem estiver com o colete do seu motoclube poderá participar de um churrasco, na Praia do Anil. Organizado pela Prefeitura de Angra dos Reis, em parceria com a TurisAngra, em correalização com o motoclube Piratas de Angra, o MotoFest reforça o compromisso do município em incentivar grandes eventos capazes de atrair turistas de diversas regiões, movimentando a economia local.
Quinta-feira
Sexta-feira (25)
17h - Som mecânico
18h - Panorama
20h - Riverside Jack
22h - Faixa Etária
00h - Camisa de Vênus
Sábado (26)
10h - Som mecânico
15h- Hell Visions
17h - Opus Dort
19h - Wheeling com a equipe
Adrenalina Moto Show
20h- Papo Reto
22h - Velotrol
00h – Sanctuarium
Domingo (27)
10h - Som mecânico
13h - Banda Íris
15h - Wheeling com a equipe
Adrenalina Moto Show
16h - Galera do Vinil
18h - Wheeling com a equipe
Adrenalina Moto Show
19h - Motoroad
21h - Valleriana
O evento beneficente, com entrada gratuita, tem como objetivo arrecadar fundos para a melhoria dos tratamentos oferecidos aos pacientes da instituição, além de ampliar o acesso à cultura. As atrações musicais incluem
o cantor Téo Marques e o DJ Klaus. Entre as comidas e bebidas servidas estarão pizza frita, curau, quentão, feijão amigo, canjica, canjiquinha e outras delícias tradicionais.
Com foco na integração dos pacientes, a decoração do arraiá foi produzida com a participação do Projeto Integrar, voltado à socialização de idosos assistidos pela associação.
A festa acontecerá na sede da Apadefi, localizada na Avenida General Euclides de Figueiredo, 350, no bairro Retiro – Volta Redonda.
Pinheiral celebra afrodescendência com 4º Encontro de Jongos do Vale do Café
O Parque das Ruínas de Pinheiral recebe, neste sábado (26), o 4º Encontro de Jongos do Vale do Café. Cerca de 400 lideranças e mestres jongueiros devem comparecer ao parque, local histórico marcado por raízes culturais.
O encontro deve atrair representantes de mais de 18 comunidades e quilombos tradicionais dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além de moradores e visitantes interessados na cultura afro-brasileira.
O dia 26 de julho foi escolhido propositalmente, por ser o Dia Estadual do Jongo e o Dia de Sant’Ana, padroeira da dança e música afro-brasileira, sincretizada com as pretas-velhas. A tradicional Procissão de Sant’Ana em homenagem à Santa sai na véspera do encontro, na sexta-feira (25), a partir das 19h, da Casa do Jongo do Pinheiral. Também conhecido como caxambu, o jongo é uma dança de roda cujas matrizes vieram de Angola, trazidas pelos negros escravizados da nação Bantu para as fazendas de café do Vale do Rio Paraíba. O seu gingado riscou o chão de terra batida das senzalas da região até que, com a abolição, a dança desceu a serra e se instalou no alto das favelas cariocas, trazida pelos futuros fundadores das escolas de samba. Alguns núcleos familiares permaneceram na região, fincaram raízes e originaram quilombos no Vale do Café, onde o jongo é preservado em toda a sua essência e tradição original. O 4º Encontro de Jongos do Vale do Café abre oficialmente o calendário comemorativo dos 20 anos do reconhecimento do jongo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2005. Para comemorar as duas décadas desse título e avaliar os resultados do plano de salvaguarda do gênero musical coreográfico afro-brasileiro, considerado um dos pais do samba carioca, lideranças de comunidades jongueiras criaram o calendário festivo,
com eventos e projetos comemorativos. A programação continua na Praça Tiradentes, Centro do Rio, ao lado das comunidades de jongo do interior. Entre os dias 14 e 16 de agosto, estão previstas rodas de jongo, shows de samba, oficinas com mestres, um seminário no Teatro Carlos Gomes, exposição fotográfica na praça e o lançamento do projeto Museu do Jongo, que será um portal com mais de 5 mil fotos e vídeos sobre comunidades da dança. Dois curtas-metragens vão estrear no evento: “Jongo do Vale do Café” e “Mestres do Patrimônio Imaterial do Estado do Rio”.
Todos os eventos contam com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura, do Ministério da Cultura, através da Lei Aldir Blanc e conta com o apoio da Emenda do Pastor Henrique Vieira, do IPHAN e da Prefeitura de Pinheiral.
PARQUE DAS RUÍNAS COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA
Antiga sede da Fazenda São José dos Pinheiros, com mais de 3 mil escravizados, o Parque das Ruínas de Pinheiral é gerido hoje pelas mestras da comunidade centenária do Jongo de Pinheiral, lideradas pela lendária Mestra Fatinha do Jongo. A virada de superação e reparação vai além: no local será instalado por elas um Parque Temático sobre a história do negro na região, através de recursos do Programa PAC, do Governo Federal. Estão previstas construções de um museu a céu aberto, um centro turístico, um restaurante de culinária étnica, de uma escola de jongo e uma biblioteca afro. Tudo será gerido pelas notáveis lideranças femininas do Jongo de Pinheiral, herdeiras da rica tradição e que, ombro a ombro com os outros quilombos da região, criaram o Circuito Afro do Vale do Café a fim de
centenárias.