10256 - Diario - Segunda-feira - 02.10.2023

Page 1

Segunda-feira, 02 de outubro de 2023 | Ano 31 • Edição 10256

Operação Asfixia combate violência em Volta Redonda

Ações foram coordenadas pessoalmente pelo comandante do 28º BPM, coronel Ronaldo Martins

A Operação Asfixia foi lançada no sábado (30) para combater o aumento da violência em Volta Redonda. A ação foi feita em conjunto com o 10° e 37º BPM, com apoio da 90° e 93º Dele-

gacia de Polícia. O comandante do 28º BPM coordenou pessoalmente a operação, que aconteceu no Morro da Conquista, Santo Agostinho e Santa Cruz.  POLÍCIA | Página 4

Brasileirão

Só a vitória interessa ao Voltaço na última rodada

O Volta Redonda venceu o Botafogo-PB em João Pessoa por 2 a 1 e vai enfrentar o Paysandu, líder da chave, na última rodada do quadrangular, precisando da vitória com pelo menos três gols de diferença. Isso asseguraria ao time o acesso à Série B, mas a chance de disputar o título da Série C com o vencedor do outro

Poluição do ar em VR é tema de audiência pública

Um debate sobre a poluição do ar em Volta Redonda o plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda teve como principais pontos as propostas de instalação de uma CPI sobre o assunto, feita pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB), a sugestão de que o

Inea feche a CSN, feita pelo deputado estadual Jorge Felippe Neto, e a apresentação, pelo representante da CSN, o gerente de Meio Ambiente Aldo Santana, das providências que estão sendo tomadas pela empresa.

 GERAL | Página 2

Barra Mansa

Saae-BM apresenta vantagens de pagar contas com PIX

Em agosto de 2023, 17% dos clientes do Saae-BM pagaram suas contas de água com o PIX. A autarquia afirma que esse meio de pagamento buscar reduzir os custos administrativos e proporcionar aos clientes facilidade

de quitação de suas contas. Para realizar a ação, basta apontar a câmera do seu celular para o Código QR presente na conta de água. Após a confirmação, é importante deixar salvo o comprovante.

 CIDADES | Página 5

Mulher é vítima de ‘corretivo’ do tráfico 

| Página 4

Semop-VR celebra 20 anos do Estatuto do Idoso

O governador Cláudio Castro, acompanhado de seus secretários, fará uma maratona de visitas a seis municípios: Volta Redonda, Porto Real, Resende, Barra Mansa, Piraí e Valença. Durante os três dias, Castro e sua equipe vão prestar contas dos mais de R$ 1,8 bilhão repassados pelo Governo do Estado do Rio às prefeituras da região nos últimos dois anos. Em entrevista exclusiva para o DIÁRIO DO VALE, Castro antecipou alguns pontos da extensa agenda que sua equipe pretende cumprir.

 POLÍTICA | Página 3

Cláudio Castro falou sobre atividades que ele e sua equipe desenvolverão na região

Expo

Programa ‘Laço Azul’ terá sala especial para pacientes com autismo

O programa “Laço Azul”, que atende quase 600 crianças com autismo, terá uma Sala de Estimulação Sensorial, que auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia dos pacientes. Segundo a proposta do programa, a sala tem o objetivo de

promover a intervenção precoce da criança, através de uma equipe multidisciplinar, estimulando no desenvolvimento de habilidades de organização, com a finalidade de desenvolver a sua autonomia e independência.

 CIDADES | Página 5

ANOS
R$ 2,00
Ansiedade e fome noturna
Por Cristiana Oliveira  DIÁRIO DELAS | Página
2
Blindados da PM foram usados nas áreas onde há presença de facções criminosas Foto: Evandro Freitas EXCLUSIVO
Foto: Governo do Estado do Rio
Governador Cláudio Castro dá entrevista ao DIÁRIO DO VALE
 GERAL | Página 2 Volta Redonda Artesãos levam Projeto Arigó à Abav
Foto: Divulgação Secom PMVR Peças de artesanato
Volta
na Abav Expo
feitas em
Redonda são expostas
POLÍCIA
 CIDADE | Página 5
grupo vai depender de o Botafogo-PB ganhar do Amazonas na casa da “Onça”, em Manaus. De qualquer forma, o Tricolor de Aço precisa do “empurrão” da torcida.  ESPORTES | Página 6 Série C

DESEQUILÍBRIO HORMONAL;

Ansiedade e fome noturna

Saiba quais são os motivos que te levam a sentir fome durante a noite e o que fazer

de proteína e gorduras boas, em cada refeição, pode te ajudar a controlar sua fome e te manter satisfeito por mais tempo. Além disso, alimentos ricos em fibras também evitam que você sinta fome rapidamente logo depois que comeu. Não pule o café da manhã. É comum que pessoas que comem muito a noite acordem sem fome no café da manha e acabem pulando essa refeição. Pular o café da manha é um dos hábitos que faz você sentir mais fome durante o dia e chegar em casa cheio de fome. Portanto, controle sua fome a noite seguindo as dicas anteriores para que isso não ocorra.

CONCLUSÃO A fome a noite acontece princi-

CRISTIANA OLIVEIRA

palmente devido a uma má alimentação ao longo do dia ou por motivos emocionais. Identificar a causa é o mais importante para que você resolva seu problema com a fome a noite.

é nutricionista com formação pela Foa – Fundação Oswaldo Aranha. Especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, pela Estácio.

FONTES: Hidalgo MP, Camozzato A, Cardoso L, Preussler C, Nunes CE, Tavares R, et al Evaluation of behavioral states among morning and evening active healthy individuals. Br J Med Biol Res. 2002; 35:837-42. Harthoorn LF, Sane A, Nethe M, van Heerikhuize JJ. Multi-transcriptional profiling of melanin-concentrating hormone and orexin-containing neurons. Cell Mol Neurobiol. 2005; 25(8): 1209-23.

A fome durante a noite acontece em muitas pessoas que querem emagrecer. Muitos até acabam acordando de madrugada para comer. Vamos falar um pouco desse tema que é o problema de muita gente. Irei te explicar quais os motivos de ter fome a noite e como você pode tentar resolver esse problema.

MOTIVOS DA FOME NOTURNA;

Um consumo excessivo de calorias no período da noite provavelmente fará você acordar sem fome. Assim, você vai acabar pulando refeições e comendo menos do que deveria ao longo do dia. Quando você pula refeições, provavelmente seu apetite ficará desregulado, o que influencia nessa fome a noite.

DIETAS MUITO RESTRITIVAS;

Um dos motivos para ter muita fome a noite é quando você faz dietas muito restritivas ao longo do dia. Com a restrição severa de alimentos, a fome vai aumentando, e pode vir com força total no período da noite. Jejum prolongado

Quando a pessoa fica muito tempo em jejum por falta de organização alimentar ou por acreditar que é uma boa estratégia para emagrecer, a fome a noite também pode ocorrer. Uma alimentação desbalanceada pode ter falta de alimentos que estimulam a saciedade e por isso a fome a noite chega mais forte.

A fome a noite também pode estar relacionada com um desequilíbrio na produção hormonal. Isso porque, no período da noite, nosso organismo deve produzir mais do hormônio melatonina e serotonina, e diminuir a produção de cortisol. Isso se chama ciclo circadiano. Porém, algumas pessoas possuem esse ciclo desregulado, o que pode gerar fome a noite.

Fome emocional; Outra razão que justifica comer de madrugada ou a noite, é porque a alimentação está muito ligada às emoções. A noite é o período que a maioria das pessoas chegam em casa e relaxam após um dia de trabalho. Quando comer torna-se a única forma de prazer e recompensa, muitas pessoas descontam isso procurando por comida no período noturno. Como resolver o problema da fome a noite? Identifique a causa do problema! Quando você identificar a causa do problema, ficará muito fácil de resolve-lo! Se você não está com fome, mas está procurando algo para comer, tente descobrir o que está te levando a fazer isso. Se o problema for dietas restritivas e jejum prolongados, organize-se para comer melhor ao longo do dia. Já se o problema for hormonal, tente regular seu sono ou até mesmo procurar um médico para te auxiliar. Evite ter alimentos muito calóricos em casa. Em vez de ter esses alimentos, mude o hábito e comece a comprar alimentos saudáveis que você goste. Faça boas escolhas durante as refeições. Incluir alimentos fontes

Audiência pública discute poluição do ar em VR

Volta Redonda

A audiência pública promovida pela Alerj no plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda para discutir a questão da poluição do ar na cidade teve como principais pontos as propostas de instalação de uma CPI sobre o assunto, feita pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB), a sugestão de que o Inea feche a CSN, feita pelo deputado estadual Jorge Felippe Neto, e a apresentação, pelo representante da CSN, o gerente de Meio Ambiente Aldo Santana, das providências que estão sendo tomadas pela empresa.

A CPI

Jari disse que é necessário criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) para cobrar ações urgentes contra a poluição causada pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) no município. O objetivo é que a empresa cumpra os Termos de Ajustamento de Conduta já assinados (2010, 2016 e 2018) e que o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) seja mais rigoroso nas fiscalizações.

“Os moradores de Volta Redonda não aguentam mais conviver com o pó preto emitido pela empresa, que causa dano

ambiental, poluição do ar e afeta a saúde da população. E ouvindo os depoimentos aqui, isso fica ainda mais claro”, reforçou o deputado, que mais uma vez reconheceu a importância econômica da CSN para o município, reforçando que o compromisso com o meio ambiente e a população também tem que ser uma prioridade. “Não basta visar lucros à custa da saúde dos moradores”, disse Jari.

DEPUTADO JORGE FELIPPE PROPÕE ‘FECHAR A CSN’

O deputado estadual Jorge Felippe Neto, presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, propôs atitudes mais drásticas do Inea: “Concordo com Jari. Acho que a criação de uma CPI para acompanhar de perto a situação da poluição causada pela CSN nesse município é a única maneira de exigir uma solução efetiva para o problema”, disse Jorge Felippe. Ele chegou a propor que o Inea feche a CSN, caso a empresa não cumpra com as condicionantes do TAC: “Se a CSN não for responsabilizada em prazo hábil pelos danos que causa a Volta Redonda, e potencialmente a todo o Estado do Rio de Janeiro, num prazo razoável dado pelo Inea para cada condicionante, seja 30, seja 60 dias, o Inea tome a sua

atitude, com seu poder de polícia ambiental, e feche a CSN até que resolva”.

A PARTICIPAÇÃO DA CSN

A CSN enviou seu gerente de Meio Ambiente, Aldo Santana, à audiência. Ele detalhou as medidas a curto e médio prazo contra o pó preto. Segundo Aldo, as medidas de curto prazo incluem o revestimento das pilhas de matérias-primas que emitem partículas em suspensão com polímeros e o uso dos canhões de névoa, que jogam minúsculas gotas de água nos materiais, evitando que as partículas fiquem em suspensão.

Já no médio prazo, a principal medida será a implantação do sistema de despoeiramento das sinterizações, que já começou a ser feita. Aldo informou que o investimento da CSN nessa área será de mais de R$ 750 milhões e o equipamento deverá estar funcionando plenamente até 2024.

O gerente também explicou a questão da inclusão do “pó preto” entre os poluentes. Ele disse que os parâmetros de qualidade do ar medem principalmente partículas menores e gases inaláveis, respiráveis, que podem afetar a saúde. O “pó preto”, embora seja um elemento de sujeira, não é inalado e não prejudica diretamente a saúde humana.

A ATUAÇÃO DO INEA

A vice-presidente do INEA, Denise de Oliveira Delfino, afirmou que órgão seguirá monitorando a CSN e acompanhando o cumprimento do TAC. A representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Volta Redonda, Carolina Patitucci, disse que encaminhou ofício à Secretaria de Saúde do município solicitando estudos junto a instituições de saúde e universidades a respeito do monitoramento quanto às doenças respiratórias, especificamente as causadas pelo pó preto.

Jari lembrou que tramita na Alerj projeto de lei elaborado por ele e pelo deputado estadual Carlos Minc, com a coautoria da deputada Marina do MST, que determina a inclusão do parâmetro de Poeira Sedimentável (PS) nos serviços de monitoramento da qualidade do ar, possibilitando a retomada do monitoramento do pó emitido pela CSN. “Se aprovada, a proposta que tramita na Alerj teria efeito imediato e traria mais eficiência e transparência ao trabalho de órgão como o INEA”, afirmou o deputado. Minc enviou um vídeo, que foi exibido na audiência pública com depoimento sobre a poluição em Volta Redonda.

Leia mais

Projeto Arigó de artesanato participa da Abav Expo

O município de Volta Redonda foi representado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) durante a 50ª edição da ABAV Expo – tradicional evento de turismo realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, reconhecida como uma das principais entidades de turismo do Brasil. Com objetivo de fortalecer toda a cadeia turística, o evento aconteceu entre os dias 27 e 29/9, no Riocentro, município do Rio de Janeiro, com a presença de mais de 40 mil visitantes.

De acordo com a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido, Volta Redonda participou no stand do Rio de Janeiro e apresentou ao público informações sobre a cidade, disponibilizando material gráfico e tours virtuais.

“Também tivemos representando a cidade o Projeto Arigó de Artesanato, que recentemente ganhou sua marca própria (por meio de uma parceria com o Unifoa – Centro Universitário de Volta Redonda) e que fez sua estreia para um grande público”, afirmou Débora, acrescentando que membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-VR) também participaram da exposição.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, Volta Redonda tem o Turismo de Negócios e Eventos como vocação natural, recebendo demandas

complementares como comércio e gastronomia, saúde e educação, e está desenvolvendo soluções para fomentar outros segmentos de mercado. Segundo ele, em breve será concluído o Museu de Ciência e Tecnologia, que trará um grande aporte para a valorização da ciência e educação, que fazem parte das características de Volta Redonda, agregando de maneira muito positiva à economia do turismo.

“Estamos muito felizes com a participação de Volta Redonda na ABAV Expo, um evento de importância internacional que irá colocar nossa cidade em uma vitrine muito importante. Seguimos trabalhando e buscando alternativas para o desenvolvimento da cidade, que a cada dia se estrutura mais no turismo de forma planejada”, afirmou Sodré.

EXPOSIÇÃO

O ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano, reúne os principais players do turismo do Brasil e do mundo, e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações.

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretora Geral: Renata Pançardes Editor Internacional: Silas Avila Jr. Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS Atendimento ao cliente Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2262-7469 / (21) 97594-8659 Representante Comercial Exclusivo J.C. Representações e Publicidades Ltda Segunda-feira, 02 de outubro de 2023 GERAL
Por: Cristiana Oliveira Volta Redonda Foto: Divulgação Secom PMVR Artesã de Volta Redonda mostra trabalhos na Abav Expo

Cláudio Castro leva caravana do Programa Governo Presente à Região do Médio Paraíba

Durante três dias, governador e secretários estaduais visitarão seis municípios, inaugurando e anunciando obras e melhorias

Médio Paraíba

A Região Médio Paraíba vai receber, entre os dias 4 e 6 de outubro, mais uma edição do Programa Governo Presente. De quarta a sexta-feira, o governador Cláudio Castro, acompanhado de seus secretários, fará uma maratona de visitas a seis municípios: Volta Redonda, Porto Real, Resende, Barra Mansa, Piraí e Valença. Durante os três dias, Castro e sua equipe vão prestar contas dos mais de R$ 1,8 bilhão repassados pelo Governo do Estado do Rio às prefeituras da região nos últimos dois anos, fora os mais de R$ 1,2 bilhão do PactoRJ, o maior programa de investimentos do Estado, disponibilizados para o Médio Paraíba. O chefe do Executivo também vai participar de inauguração de obras, anunciar novos projetos e conversar diretamente com moradores, empresários e comerciantes sobre diversos assuntos que impactam a vida do cidadão fluminense no dia a dia.

Em entrevista exclusiva para o DIÁRIO DO VALE, Cláudio Castro adianta alguns pontos da extensa agenda que seu estafe pretende cumprir.

DIÁRIO DO VALE: Governador, o primeiro Governo Presente do Médio Paraíba, em fevereiro de 2022, teve que ser interrompido por uma fatalidade, que foi a tragédia de Petrópolis. Qual a sua expectativa desta vez, o que a população do Médio Paraíba pode esperar?

Governador: É uma alegria voltar a esta região tão importante para o nosso estado. Estou muito feliz de poder retornar com mais novidades, novos projetos, de ter a oportunidade de conversar com autoridades, sociedade civil e políticos, com o objetivo de debater temas de interesse público, como geração de empregos e melhorias na saúde, habitação e infraestrutura, principalmente as necessidades mais imediatas. Quando estive no Médio Paraíba ano passado, anunciei recursos da ordem de mais de quase R$ 1 bilhão em recursos para diversos setores. Este ano, já disponibilizamos perto de R$ 900 milhões em repasses feitos pela Secretaria estadual de Fazenda às prefeituras locais para saúde, obras, educação, ações sociais, entre outros. Além disso, o PactoRJ, o maior programa de investimentos do Estado, já injetou R$ 1,23 bilhão no Médio Paraíba. Isso em mais de 100 ações em todas as áreas.

DIÁRIO DO VALE: O senhor já pode adiantar algumas agendas nessas seis cidades?

Governador: Nos seis municípios teremos muitas ações, algumas em parcerias com os governos municipais. Em Volta Redonda, por exemplo, vamos participar de um seminário de desenvolvimento regional, que será de extrema importância para alavancar novos projetos para todas as 12 cidades do Médio Paraíba. Aproveitamos para participar da inauguração da Policlínica da Mulher e acompanhar o andamento das obras de melhorias da Avenida Beira-Rio, uma das principais da cidade. Em Barra Mansa, anunciaremos investimentos para o Restaurante do Povo na cidade e visitaremos as obras do Parque Industrial. Em Porto Real, vamos inaugurar o Acesso Leste, que trará melhorias significativas para a mobilidade urbana local, facilitando o tráfego para as indústrias locais. Em Resende, temos obras importantes, como as da RJ-161, e também vamos aprofundar a discussão da Segurança Pública em toda a região. Em Piraí, vamos anunciar cofinanciamento para nova base do Samu e garantiremos mais de 200 títulos para moradias. Já em Valença, que completa 200 anos, vamos homenagear a cidade e dar encaminhamentos para o futuro Museu do Queijo.

DIÁRIO DO VALE: Qual a importância do Governo Presente para os cidadãos fluminenses, especialmente do interior do Estado do Rio?

Governador: O Governo Presente é uma ótima oportunidade de conversar com autoridades, moradores, empresários, comerciantes, agricultores, sociedade civil e políticos, de debater temas de interesse público e captar ideias que incentivem a geração de emprego e renda, que tragam melhorias na saúde, habitação e infraestrutura, que tragam soluções, principalmente às necessidades mais imediatas. Tem aquela música que diz que todo artista tem que ir aonde o povo está. Entendo que político também. O nosso estado é muito grande. São 92 municípios. Então, na medida que conseguimos ficar mais próximos da população em geral, as chances de conseguirmos mais desenvolvimento, de forma conjunta, são maiores. Também é uma forma preciosa de prestarmos conta do que as pastas estão fazendo com o dinheiro público, fruto do suor, do trabalho do povo fluminense.

DIÁRIO DO VALE: O programa também chegará a outras regiões, governador?

Governador: Com certeza. Voltaremos a todas as regiões, sim. É uma das nossas prioridades. Já fizemos o Governo Presente na Baixada Fluminense, na Região Serrana e nas regiões Norte e Noroeste. Esse programa é mais uma demonstração de que, com diálogo e parceria com as prefeituras e setor privado, o Governo do Estado vem se esforçando e trabalhando muito para levar melhores condições de vida para a população do interior. Nossa missão é garantir o desenvolvimento pleno e sustentável. Numa das entrevistas que dei para uma rádio do interior durante a minha campanha, o radialista disse que eu era o político que finalmente estava olhando para quem mora atrás das montanhas, ou seja, além da Capital e Região Metropolitana.

DIÁRIO DO VALE: Então pode-se dizer que o interior é prioridade no seu governo?

Governador: Nossa gestão prioriza o respeito ao interior e não medimos esforços para fazer o melhor para quem reside no interior. Tanto que a concessão do saneamento gerou R$ 25 bilhões ao todo. E só para as cidades fluminenses foram R$ 9 bilhões, que salvaram, inclusive, vários municípios. Desde o início do meu governo eu digo que esse dinheiro, diferente de outras épocas, teria que ser gasto nos 92 municípios igualitariamente. A situação das cidades do interior está a mil maravilhas? Claro que não. Temos consciência disso. Mas estão muito melhor. Queremos mais benefícios e desenvolvimento. Sei que estamos no caminho certo. Disso eu tenho certeza.

DIÁRIO DO VALE: Mas moradores de algumas cidades se queixam de obras paradas...

Governador: Não há obras paradas. O que tem ocorrido e sempre haverá são adequações e ajustes em algumas delas. Isso é normal numa administração pública, pois os recursos têm que ser bem administrados, fiscalizados, para que não haja injustiças e muito menos desperdícios. O Governo Presente também serve para esclarecer essas dúvidas, além de fortalecer o diálogo com as lideranças da região. Estamos vivenciando um período promissor, preparando o terreno para novos desafios que vêm pela frente. Para isso, estamos constantemente reavaliando planos e fazendo correções necessárias. A recomendação às minhas equipes é que elas se dediquem o tempo todo a iniciativas que proporcionem a melhor qualidade de vida aos cidadãos fluminenses.

DIÁRIO DO VALE: O senhor assumiu o Estado do Rio num momento conturbado, com muitos desafios políticos e administrativos. As coisas melhoraram de lá para cá?

Governador: Sempre disse que a vontade de recuperar o Rio de Janeiro foi o maior combustível para a reconstrução do Estado, que hoje está em pleno desenvolvimento. Tenho muito orgulho disso. Você tem razão: os desafios foram e continuam sendo enormes. Assumi o Governo em meio a uma das maiores crises da história, agravada pela pandemia. Faltavam R$ 6,2 bilhões em caixa para finalizar os compromissos em 2020. Os salários dos mais de 400 mil servidores ativos, inativos e pensionistas estavam ameaçados, assim como o pagamento de fornecedores. Saneamos e colocamos as contas em dia.

DIÁRIO DO VALE: Qual foi a primeira iniciativa para sair daquele momento tão difícil?

Governador: Nossa primeira ação foi empreender esforços para a permanência do Rio de Janeiro no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Conseguimos avançar nesse primeiro ponto. O Plano de Recuperação Fiscal foi homologado em junho de 2022, o que nos deu mais estabilidade em todas as áreas, como saúde, segurança pública e educação. Agora estamos tratando a revisão do plano com o Ministério da Fazenda, já que o documento foi construído com base em outro cenário econômico. Com a queda de receita provocada pelas leis federais 192 e 194, que reduziram o ICMS no ano passado, as bases do plano precisam ser rediscutidas. Somente no ano passado, a perda de arrecadação no Rio foi de cerca de R$ 3,6 bilhões em combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. O presidente Lula me garantiu que está empenhado em achar soluções e o que ele puder fazer pelos estados, fará.

DIÁRIO DO VALE: A expressiva votação que o levou à reeleição no primeiro turno é uma espécie de passaporte para essas ações desafiadoras?

Governador: O que temos conquistado nos mostra que nossa gestão tem caminhado corretamente para o desenvolvimento integral. Os números comprovam nosso crescimento.

Registramos, por exemplo, aumento de 4,1% do PIB em 2021 e fechamos o ano de 2022 em segundo lugar no ranking nacional de empregos formais. Já no primeiro trimestre deste ano, o crescimento do PIB foi de 5,2%, o maior desde o primeiro trimestre de 2015. O turismo de negócios cresceu 490%. Investimos R$ 1,5 bilhão para reestruturar as nossas forças de segurança. Na saúde estamos revolucionando, com investimentos milionários, como que fizemos no Rio Imagem Baixada, no valor de mais de R$ 90 milhões para a construção do complexo de mais de 5 mil metros quadrados e a compra de equipamentos. Os recursos são do programa Pacto RJ. Só no Médio Paraíba os investimentos alcançaram mais de R$ 33 milhões, entre 2021 e 2023. Entregamos 21 novas ambulâncias na região. Na Educação, estamos reformando prédios e reforçando a qualidade do ensino. Acabamos de chamar mais 140 professores aprovados em concursos. No Turismo, o setor já emprega mais de 220 mil pessoas e estamos trabalhando para gerar 800 mil empregos diretos para os próximos anos. Apenas em 2022, os turistas estrangeiros movimentaram R$ 4,6 milhões na economia fluminense. A previsão para este ano é de R$ 6,9 milhões. Estamos trabalhando com o governo federal para retomar o protagonismo econômico e turístico do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Enfim, hoje, graças às nossas ações, mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados e públicos estão em andamento no estado. Atualmente, o Rio de Janeiro tem mais de 1,7 milhão de empresas ativas. Os investidores voltaram a ter segurança jurídica e acreditar no território fluminense.

DIÁRIO DO VALE: Qual o peso do PactoRJ na sua gestão?

Governador: O PactoRJ é o maior programa de investimentos da história do Estado do Rio de Janeiro. Então, é muito importante. Foi criado em virtude da concessão do saneamento. Ele nos possibilita uma injeção de R$ 17 bilhões em ações e projetos e nos conduz cada vez mais para caminhos sustentáveis. Em nosso Governo, o desenvolvimento do Estado está alinhado com a preservação do meio ambiente.

DIÁRIO DO VALE: A mobilidade urbana é um dos desafios de qualquer gestão pública. No Estado do Rio, qual a atenção que seu governo vem dando ao assunto?

Governador: Também é um tema prioritário no nosso Governo. Logo no início da nossa gestão, fizemos revitalização de importantes estradas em todo o estado, entre elas a RJ-101 (Duque de Caxias), RJ-143 (Valença), RJ-234 (Italva), RJ-155 (Angra), RJ-142 (Friburgo), RJ- 134 (Teresópolis), RJ-146 (Santa Maria Madalena), RJ-165 (Paraty), além das que estão no Médio Paraíba, como a RJ-145 (Rio das Flores) e a RJ-159 (Barra Mansa). São vias essenciais que ajudam os cidadãos a terem acesso aos grandes centros urbanos e escoarem suas produções em todas as regiões. Nosso objetivo é recuperar mais de 880 km de estradas estaduais, no valor de R$ 1,2 bilhão.

DIÁRIO DO VALE: Que mensagem pretende passar aos moradores do Médio Paraíba, durante sua maratona na região?

Governador: Que continuem acreditando em nossa gestão. O Estado do Rio de Janeiro com certeza voltou a ser um porto seguro para investidores de qualquer parte do planeta. O cenário de crescimento e expansão do PIB do estado para os próximos anos tem sido exaltado com frequência nos meios de comunicação. Todo o planejamento estratégico vai ser construído coletivamente, envolvendo as secretarias estaduais, municípios, sociedade civil e comunidade científica. Nosso governo é o do diálogo com todos os setores. Planejamos e atualmente temos estratégias definidas, responsabilidade com os recursos, respeito ao meio ambiente e opções de negócios para qualquer tipo de setor. E vamos melhorar ainda mais. Todos juntos.

 3 Segunda-feira, 02 de outubro de 2023 POLÍTICA
EXCLUSIVO
Divulgação
Governador Cláudio Castro

PM realiza Operação Asfixia em V.Redonda

Comandante do 28º BPM, coronel Ronaldo Martins, vai para as ruas coordenar a tropa pessoalmente

Volta Redonda

O comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar de Volta Redonda, coronel Ronaldo Martins, foi para as ruas de Volta Redonda no último sábado (30), para coordenar pessoalmente uma operação para conter o avanço da violência.

Martins e o major Cardoso, subcomandante do 28º BPM, estiveram ao lado da tropa na Operação Asfixia. Na noite desta sexta-feira

(29), três pessoas foram assassinadas no Vale Verde. A operação, que está acontecendo no Morro da Conquista, Santo Agostinho e Santa Cruz, tem o objetivo de combater ações criminosas na cidade, assim como o combate sem tréguas ao tráfico de drogas. A ação, que conta com 30 policiais, acontece em conjunto com o 10° e 37º BPM, com apoio da 90° e 93º Delegacia de Polícia.

Polícia flagra despejo de esgoto em área de preservação

Paraty

Através de uma denúncia de crime ambiental feita ao Disque Denúncia, por intermédio do programa Linha Verde, policiais militares ambientais estiveram neste sábado (30), em Paraty, na Costa Verde, onde flagraram o despejo irregular de efluentes líquidos em área de preservação permanente.

Os policiais militares, lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, se deslocaram ao bairro Novo Horizonte, onde durante fiscalização no imóvel localizado na Rua das Sairas, onde constataram o crime ambiental. Segundo os agentes da 4ª UPAm, foi verificado o lançamento de efluentes líquidos domésticos, de esgotamento sanitário do imóvel, sem nenhum tipo de tratamento, sendo lançado in natura diretamente ao solo. Isso tudo a menos de 30 metros de um curso de água e dentro dos limites da APA Cairuçu. Diante dos fatos, os policiais procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

DENUNCIE

Volta Redonda

Um jovem foi preso e um adolescente apreendido na noite desta sexta-feira (29), em Volta Redonda. O caso aconteceu no Morro da Conquista.

Agentes do 28º Batalhão de

Polícia Militar foram até o local averiguar denúncia e encontraram os suspeitos. Com eles foi apreendidos 92 pinos de cocaína, 56 pedras de crack, 30 tiras de maconha, R$ 106 em dinheiro, uma pistola 9mm, 16 munições e um carregador.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.

Semop-VR celebra 20 anos do Estatuto do Idoso

Volta Redonda

O Estatuto do Idoso completa neste dia 1º de outubro, 20 anos de criação e, mesmo assim, poucos o conhecem. Em Volta Redonda, os maiores de 60 anos têm ciência dos seus direitos, através da distribuição de exemplares do Estatuto pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Patrulha de Proteção ao Idoso. De junho até agora, 3.724 idosos de 76 bairros da cidade possuem um exemplar do Estatuto e a meta é entregar a todos, para que conheçam os seus direitos.

O objetivo do estatuto é evitar atitudes como abandono, discriminação, negligência, violência física e psicológica, atos de crueldade, opressão e abuso financeiro. A criação da Patrulha do Idoso

e a distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso têm como finalidade passar conhecimentos da legislação em vigor, protegendo essa parcela vulnerável da sociedade. Todos os locais onde há concentração de pessoas com idade acima de 60 anos receberão as visitas da equipe, que tem a próxima reunião marcada para o dia 10.

O secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa vem realizando pessoalmente a entrega dos exemplares do Estatuto, em bairros distintos de Volta Redonda, em locais onde se reúnem os grupos de Convivência da Melhor Idade, organizados pela Secretaria de Ação Comunitária (Smac) e agora também nos locais de atividades da Secretaria Municipal de

Mulher é vítima de ‘corretivo’ do tráfico

Ela teria sido levada para uma área de mata com as mãos

Resende

A Polícia Militar prendeu na noite deste sábado (30) um rapaz de 19 anos, suspeito de tráfico de drogas. De acordo com informações apuradas pelo DIÁRIO

Homem é morto a tiros dentro de lanchonete em BM

Esporte e Lazer (Smel).

“Estamos orientando os idosos e fortalecendo o estatuto, que faz 20 anos, mas poucos conhecem. Pretendemos que todos os idosos de Volta Redonda sejam capacitados para reconhecer uma situação de violência e procurar a ajuda necessária, através da Patrulha de Proteção ao Idoso, pois a melhor solução para acabar com a violência contra do idosos é a prevenção”, frisou o secretário Luiz Henrique.

“Volta Redonda é uma cidade referência de valorização da Melhor Idade, que também passa por ações da segurança pública. Por isso a Semop não tem medido esforços para criar instrumentos e ferramentas para o fortalecimento da garantia dos direitos dos idosos”, finalizou Luiz Henrique.

DO VALE, ele foi detido em uma área de mata no Jardim Beira Rio, após denúncia de que no local haveria oito homens armados que teriam adentrado o local com uma mulher que estaria com as mãos amarradas. Quando a PM chegou ao lugar indicado, os suspeitos fugiram. Em incursão, os policiais conseguiram deter o jovem de 19 anos. Com ele foram encontrados

379 g de maconha, 178 g de cocaína, um celular e uma munição calibre 9mm.

Questionado sobre o paradeiro da mulher, o rapaz disse que ela estaria sob efeito de drogas e falando sobre a facção rival.

Por isso, explicou, recebeu um ‘corretivo’ na área de mata, sendo liberada logo em seguida. O jovem não soube informar para onde ela teria ido.

Tanto o suspeito quanto o material apreendido foram levados para a 89a Delegacia de Polícia (Resende), onde o rapaz foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Barra Mansa

Um homem, de 56 anos, foi morto na noite deste sábado (30), dentro de uma lanchonete em Barra Mansa. O caso aconteceu no bairro Jardim Guanabara. Segundo uma testemunha, o atirador entrou encapuzado no estabelecimento, efetivou os disparos e fugiu a pé.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso registrado na 90ª DP.

POLÍCIA 4  Segunda-feira, 02 de outubro de 2023 POLÍCIA
Foto: Evandro Freitas
um menor em
Material apreendido foi levado para a 93ª DP
PM usou blindados para ir a áreas com ação de facções criminosas
Polícia prende um jovem e apreende
VR
Tubulação levava esgoto para área de preservação permanente É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www. disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/ linhaverdedd).

Hospital do Retiro instala a primeira sala de estimulação sensorial para crianças com autismo

O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no bairro Retiro, em Volta Redonda, inaugurou a primeira Sala de Estimulação Sensorial do programa “Laço Azul”, que atende na unidade médica quase 600 crianças com autismo e auxilia no desenvolvimento da comunicação e na autonomia delas. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).

A Sala de Estimulação Sensorial, segundo a proposta do programa, tem o objetivo de promover a intervenção precoce da criança, através de uma equipe multidisciplinar, estimulando no desenvolvimento de habilidades de organização, com a finalidade de desenvolver a sua autonomia e independência.

O espaço é um ambiente colorido, com várias texturas e múltiplas formas de testar o próprio equilíbrio, favorecendo pacientes com deficiências intelectuais e/ou múltiplas conhecerem ou reconhecerem o mundo ao seu redor.

“No Hospital do Retiro prezamos pela excelência no cuidado

e no desenvolvimento das pessoas e ficamos felizes em poder proporcionar um melhor atendimento a essas crianças. Ter um espaço como esse é essencial para a evolução dos nossos pacientes do ‘Laço Azul’, trazendo uma série de benefícios significativos

para crianças com autismo”, explicou a diretora-geral do hospital, Márcia Cury.

PROJETO “LAÇO AZUL”

Realizado há mais de um ano no Hospital do Retiro, o projeto

“Laço Azul” oferece aos pacientes atendimentos com uma equipe formada por especialistas em fonoaudiologia, educador físico, psicologia, terapia ocupacional e psicopedagogia.

O “Laço Azul” ensina, na prática, como eliminar comportamentos indevidos e ajuda as crianças a se comunicarem, brincarem e interagirem. O foco é a análise do comportamento das crianças e intervenção aplicada aos ambientes comuns, como sua própria casa e escola.

Dentre as técnicas informadas no programa, estão práticas que auxiliam nos comportamentos que interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dentre outras patologias.

Alguns comportamentos como os sociais: contato visual e comunicação funcional; comportamentos acadêmicos, como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; atividades da vida diária, como higiene pessoal; e estereotipias que se tornam obstáculos na vida da criança, são habilidades tratadas no programa.

UniFOA comemora 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa com programação aberta ao público, nesta segunda-feira (2)

Os cursos de Direito e Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda -UniFOA promovem, nesta segunda-feira (02/10), o “VIII Diálogos na Academia do Escritório da Cidadania”, evento que marca o vigésimo aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa.

Aberta ao público, a programação é gratuita e acontecerá no Auditório William Monachesi, localizado do Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, a partir das 19 horas.

Na abertura, haverá uma apresentação especial do “Grupo

Cras e Smac receberão candidatos a 200 empregos em rede de supermercados

Processo seletivo acontece na sede da secretaria, no bairro Aterrado, e nos Centros de Referência de Assistência Social do São Sebastião, Vila Brasília e Três Poços

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), vai disponibilizar na próxima semana, entre os dias 3 e 6 de outubro, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para a realização do processo seletivo da Rede Supermarket, para o preenchimento de 200 vagas para diversas funções. As oportunidades são para candidatos acima de 18 anos, com Ensino Fundamental completo.

As vagas abertas são para: motorista de caminhão (CNH categoria D); auxiliar de manutenção; técnico de manutenção; pedreiro; auxiliar de serviços gerais; fiscal de prevenção de perdas; operador de caixa; atendentes de açougue, frios e padaria; operador de depósito e de loja.

O processo seletivo vai ocorrer diretamente nas unidades dos Cras São Sebastião, Vila Brasília, Três Poços e na sede da Smac, no bairro Aterrado. As entrevistas

serão realizadas das 9h às 14h. Os interessados devem levar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF, currículo atualizado e Carteira de Trabalho.

Viabilizar os Cras e a Smac faz parte de uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada da cidade, que tem como objetivo facilitar o acesso de moradores de Volta Redonda às vagas de emprego, principalmente para famílias em vulnerabilidade social que utilizam os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social.

“Essa parceria com os empresários de Volta Redonda, além de abrir o leque de serviços oferecidos nos Cras, também facilita a inserção dos nossos usuários no mercado de trabalho. Já abrimos nossas unidades para outros parceiros como o Supermercado Royal, McDonald’s e CBSI e estamos disponíveis para outros que queiram utilizar nossos equipamentos”, disse a secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte.

de Dança Estrelas do Amanhã”, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Rústico, da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. A noite contará com uma série de painéis que abordarão temas cruciais relacionados ao envelhecimento da população e as políticas públicas para a pessoa idosa. Confira:

19h30 - Painel 1 - Envelhecimento Populacional - Avanços e Desafios

Prof. José Roberto Barroso Arantes - Médico geriatra, professor do Curso de Medicina do UniFOA

20h - Painel 2 - Políticas Pú-

blicas para a Pessoa Idosa

Isabel Lopes Monteiro - Assistente Social com especialização em Políticas Públicas pela PUC/ RJ, Gerontologia Social pela Fiocruz

20h30 - Painel 3 - Limites da Curatela

Carolina Martins MedinaJuíza de Direito do TJRJ, Titular da I Vara de Família de Volta Redonda/ coordenadora do CEJUSC Volta Redonda, graduada em Direito pela UFRJ, autora do livro Mediação Pública Familiar O “VIII Diálogos na Academia do Escritório da Cidadania” promete ser uma oportunidade de reflexão sobre os desafios e

conquistas dos últimos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil. O evento oferece uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais e membros da comunidade interessados em questões relacionadas ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa.

O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, por meio do Escritório da Cidadania, convidam a todos a participarem deste evento especial e enriquecedor, que certamente contribuirá para o aprimoramento do conhecimento e da conscientização.

Pinheiral recebe 1ª Conferência Livre dos Povos de Terreiro

Pinheiral

Neste sábado (30), o IFRJ (Instituto Federal Fluminense) campus Pinheiral sediou a 1ª Conferência Livres dos Povos de Terreiro. O evento organizado pela Comissão de Terreiros e Povos Tradicionais do Sul Fluminense Mojubá reuniu cerca de 150 para debater e votar propostas para a garantia de direitos dos povos tradicionais, apresentadas no relatório que será enviado ao Poder Público. A apresentação de dança dos Orixás do projeto Muilo do Inzo Unsaba Ionene abriu a conferência, que contou com a presença de lideranças religiosas, seguidores de religiões de matrizes africanas dos e de autoridades do Poder Público.

A programação do evento foi dividida em três mesas para discutir os eixos temáticos: ‘Memórias e Saberes’, ‘Gestores Públicos’, e ‘Direitos’.

A Conferência será realizada a cada dois anos. O próximo evento acontecerá em 2025, com a apresentação do diagnóstico de implementações das demandas pleiteadas no último relatório, além do levantamento de novas reivindicações.

De acordo com o copresidente da Comissão Mojubá, pai Sid Soares, a versão final do relatório, com as edições discutidas e votadas na Conferência, serão incluídas no diagnóstico participativo do grupo de trabalho ‘Abre Caminhos’, do Ministério da Igualdade Racial, e enviado ao Poder Públi-

co dos municípios dos terreiros participantes: Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itatiaia, Nilópolis, Paraty e Volta Redonda. Para a coordenadora de Políticas para Comunidades Tradicionais do Ministério da Igualdade Racial, Eloá de Moraes, a Conferência demonstra o compromisso do Sul Fluminense com os povos de terreiro. No eixo temático ‘Direitos’, foram discutidas pautas como a inclusão do debate sobre o combate ao racismo religioso nas capacitações, formações e programas de educação permanente de servidores públicos municipais; o

desenvolvimento do censo municipal para mapear terreiros e casas de axé; além dos direitos à Segurança Pública e à Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial. No intervalo para o almoço, os participantes contaram com a visita guiada ao Jardim Sensorial do Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE), inaugurado no Mês da Consciência Negra, em 2022. A iniciativa envolveu dois projetos: “Jardim Sensorial como prática pedagógica para educação ambiental e inclusão social” e “Ewé ó! Ewé ásà! O sistema iorubá de classificação de plantas no Jardim Sensorial

Os dias e horários das entrevistas: Dia 3/10 (terça-feira) – Cras São Sebastião; Dia 4/10 (quarta-feira) – Cras Vila Brasília; Dia 5/10 (quinta-feira) – Cras Três Poços; Dia 6/10 (sexta-feira) - Sede da Smac Rua Antônio Barreiros, nº 194, Aterrado

Saae-BM recomenda que usuários paguem contas via PIX

Ação garante agilidade de transações, redução de custos, eficiência de fluxo e controle, além de certeza de pagamento

Barra Mansa

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) está reforçando a importância e os benefícios do pagamento da tarifa de água e esgoto através da modalidade Pix em aplicativos bancários. O serviço foi implantado no município em abril deste ano. Atualmente são emitidas cerca de 50 mil contas por mês, sendo que, no mês de agosto, 17% dos clientes optaram pelo pagamento das faturas via Pix.

do IFRJ Campus Pinheiral”. No espaço, estão expostas duas obras em grafitti do artista Rômulo Thomaz, representando os povos originários da região e Ossain, orixá ligado às ervas medicinais e litúrgicas.

A 1ª Conferência Livre dos Povos de Terreiro do Sul Fluminense contou com o apoio do IFRJ – Campus Pinheiral, NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), IDAFRO (Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras), PEDH – IFRJ (Curso de Pós-graduação e Educação em Direitos Humanos).

Para realizar a ação, basta apontar a câmera do seu celular para o Código QR presente na conta de água. Após a confirmação, é importante deixar salvo o comprovante. O pagamento pode ser feito por qualquer pessoa que tenha conta em instituição bancária, inclusive bancos digitais.

Segundo José Geraldo Santos, o Zeca, coordenador administrativo e financeiro do Saae-BM, a adesão ao Pix buscar reduzir os custos administrativos e proporcionar aos clientes facilidade de quitação de suas contas.

– Essa modalidade de pagamento sempre foi vista como uma alternativa positiva para alcançarmos esses dois objetivos. Acreditamos que a facilidade e praticidade proporcionadas pelo Pix tem sido um grande atrativo. A modernidade exige

cada vez mais que as empresas se adequem e ofereçam aos clientes o que há de melhor no mercado. É um grande avanço na forma de recebimento das receitas do Saae e não podemos deixar de dizer que, quando reduzimos nosso custeio, temos condições de investir em nosso município – ressaltou Zeca.

O coordenador ainda destacou a comodidade e agilidade na quitação dos débitos. “Com o Pix é possível realizar o pagamento em qualquer dia e horário. É um método que permite que o valor de uma conta a ser paga seja debitado automaticamente, de forma rápida e segura”, contou Zeca, acrescentando que é importante esclarecer que a autarquia abriu processo licitatório para finalizar o procedimento com uma redução considerável no preço da tarifa de Pix, o que pode gerar uma economia aos cofres públicos de mais de um milhão e trezentos mil reais ao ano.

O Saae-BM possui um serviço de Call Center que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, além de sábados, domingos e feriados, de 7h às 17h, e atendimento WhatsApp no (24) 3512-4333, de segunda à sexta das 07 às 17h. Para mais informações, basta entrar em contato com o Saae-BM através dos telefones: (24) 3512-4333 e 115.

ESPECIAL  5 Segunda-feira, 02 de outubro de 2023 CIDADES
Volta Redonda
Conferência trouxe discussões sobre temas de interesse das religiões de matriz africana
Foto: Divulgação
Objetivo do espaço é trabalhar no desenvolvimento da autonomia e independência dos atendidos
Projeto ensina como eliminar comportamentos indevidos e ajuda crianças a se comunicarem Foto: Divulgação Secom PMVR

Voltaço ganha fora de casa e decide vaga na série B na última rodada

Vitória sobre o Botafogo-PB permite que o Tricolor de Aço continue a sonhar com acesso

A vitória sobre o Botafogo-PB por 2 a 1, no Almeidão, recolocou o Voltaço entre os times que podem sonhar com o acesso à Série B no ano que vem. Os gols do Voltaço foram marcados por Samuel Granada, aos quatro minutos do segundo tempo, e por Hugo, aos 20. Já nos descontos, aos 51, Pipico diminuiu para o Botafogo-PB.

Com o resultado, o Voltaço chega à última rodada com sete pontos., em terceiro lugar no grupo. A segunda posição é do Amazonas, que tem nove. Sem chances de classificação, o Botafogo-PB, em quarto, tem 3. A liderança, com 10 pontos, é do Paysandu.

RODADA FINAL SERÁ DE ARREPIAR

As partidas entre o Votaço e o Paysandu, no Raulino, e entre Amazonas e Botafogo-PB, na Arena da Amazônia, em Manaus, vão decidir o quadrangular. O primeiro e o segundo colocados sobem para a Série B no ano que vem. O primeiro colocado do grupo disputa o título da Série C com o vencedor da outra chave. Do jeito que o grupo ficou, três times podem sonhar com o acesso e com a primeira posição do grupo. Para ser primeiro colocado, o Volta Redonda tem que vencer o Paysandu por mais de três gols de diferença e torcer

para que o Botafogo-PB vença o Amazonas em Manaus. Detalhe: só a vitória sobre o Paysandu pode levar o Voltaço para a série B no ano que vem. Qualquer outro resultado mantém o time na Série C.

Caso o Botafogo-PB vença o Amazonas, a “Onça” ficaria com os nove pontos que tem agora e o Voltaço iria a 10, mesma pontuação do Paysandu. Por isso, o saldo de gols é necessário para o desempate, já que o número de vitórias seria igual: 3 para cada um.

Se o Amazonas empatar com o Botafogo-PB na última rodada, o time de Manaus vai a dez pontos, com o mesmo saldo de gols de agora: três. O Paysandu, mesmo perdendo para o Voltaço, vai ter dez pontos.

Aí, a decisão vai para o número de vitórias, que será de 3 para todos. O Volta Redonda precisaria de pelo três gols de diferença para passar a ter um de saldo, enquanto o Paysandu teria menos um. Nesse caso, o Amazonas vai decidir o título da Série C, o Voltaço consegue o acesso e o Paysandu more na praia. Uma vitória do Amazonas sobre o Botafogo-PB deixará a “Onça” isolada na primeira colocação, com 12 pontos. O Voltaço vai ter que vencer o Paysandu, também por três gols de diferença, para ficar na segunda colocação pelo saldo de gols, já que a pontuação será de 10 para ambos, assim como o número de vitórias.

Flamengo vence o Bahia no Maracanã pelo Brasileirão

Rio

O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 na tarde deste sábado (30), no Maracanã, pela 25ª rodada da competição nacional. Pedro, de pênalti, marcou o gol da importante vitória rubro-negra. Com o resultado, o Rubro-Negro somou 43 pontos e entrou momentaneamente no G4.

O JOGO

O Flamengo começou o jogo mantendo a posse de bola e trocando passes no campo ofensivo. A primeira boa chegada aconteceu aos sete minutos. Everton Ribeiro achou Wesley na linha de fundo, ele cruzou para a área e Ademir fez o corte. Na sobra, Bruno Henrique bateu para fora. Buscando abrir o placar, o time rubro-negro se mantinha no ataque. Aos 13’, Everton Ribeiro

cruzou na medida para Bruno Henrique, que tenta resvalar de cabeça e a bola passa muito perto da trave. O Bahia, por sua vez, esperava atrás para sair nos contra-ataques.

Com mais volume de jogo, o Fla conseguia criar algumas jogadas de perigo na frente. Aos 26’, Everton Ribeiro ajeitou de peito para Bruno Henrique invadir a área e cruzar. Pedro tentou desviar de carrinho, mas não chega a tempo.

Pouco depois, Erick roubou a bola no meio-campo, tocou para Ribeiro e recebe de volta. O chileno cruzou para Pedro, que foi travado na hora de finalizar.

Aos 43’, Ayrton Lucas invadiu a área e foi derrubado por Yago Felipe. Num primeiro momento, o árbitro tinha marcado pênalti, mas após checagem do VAR, foi marcada falta fora da área. No bico esquerdo da grande área, Erick cobrou falta direto e a bola

Brasil estreia no pré-olímpíco de vôlei com duas vitórias

Foto:

explodiu no travessão. Por muito pouco não saiu o gol rubro-negro antes do término da primeira etapa.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Gerson disparou no contra-ataque e foi parado

com falta por Kanu. O árbitro deu cartão amarelo, mas foi chamado pelo VAR. Após rever o lance, Savio Pereira retirou o amarelo e deu vermelho direto, deixando o Bahia com um a menos. Erick cobrou a falta e a bola

passou raspando a trave. Com superioridade numérica em campo, o Mengão foi pra cima do Bahia e abriu o marcador aos 14’. Bruno Henrique foi derrubado por Gilberto dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Pedro foi para a cobrança e só deslocou o goleiro para a festa da Nação no Maraca: 1 a 0. Após o gol, o técnico interino Mario Jorge promoveu três substituições na equipe rubro-negra. Saíram Wesley, Thiago Maia e Pedro para as entradas de Matheuzinho, Luiz Araújo e Gabi, respectivamente.

Logo depois, Cebolinha entrou no lugar de Bruno Henrique e fez boa jogada pelo lado direito. O atacante driblou dois e bateu para o gol, mas Marcos Felipe fez a defesa. Na reta final, o Rubro-Negro ainda teve algumas chances no ataque, mas o jogo terminou mesmo com a vitória por 1 a 0.

Próximo compromisso O Flamengo volta a campo no sábado (7) para enfrentar o Corinthians, às 21h, na Neo Química Arena, pela 26ª rodada do Brasileiro.

Ficha técnica

Flamengo 1x0 Bahia – 25ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Maracanã-RJ

Data e hora: 30/09/2023 às 16h

Arbitragem: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF), Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa/CE) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) Cartões amarelos: Thiago Maia (FLA), Yago Felipe (BAH), Rezende (BAH) e Léo Pereira (FLA) Cartão vermelho: Kanu (BAH) Gol: Pedro (14’2ºT).

Santos faz 4 a 1 no Vasco na Vila Belmiro

Santos

O Santos goleou o Vasco na Vila Belmiro por 4 a 1, e engatou a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, alcançando importantes posições na tabela. Marcos Leonardo marcou duas vezes, e os venezuelanos Tomás Rincón e Soteldo completaram o marcador.

Rio

O Brasil começou bem no Pré-Olímpico de Vôlei. Foram duas vitórias neste fim de semana, em jogos realizados no Maracanãzinho, no Rio. No primeiro, a seleção brasileira venceu a do Catar por 3 a 0(25/16, 25/19 e 26/24) na manhã do último sábado (30). Os maiores pontuadores da partida foram Alan e Lucarelli, ambos com 14 pontos.

O Brasil voltou a jogar no domingo contra a República Tcheca. Foi uma partida difícil e a vitória veio de virada. O primeiro set foi dos tchecos (22/25), o Brasil empatou no segundo

Cuiabá

com 25/16, abriu 2 a 1 no terceiro (25/20) e os tchecos conseguiram levar para o tie-break no quarto (21/25). O set mais curto e decisivo ficou em 14 a 14, e os brasileiros conseguiram vantagem de dois pontos para fechar em 16/14. Nesse jogo, Darlan saiu do banco para fazer quase um set inteiro de pontos – foi o maior pontuador da partida com 23 acertos –, a torcida mais uma vez deu um show nas arquibancadas do Maracanãzinho. O time comandado por Renan Dal Zotto volta a jogar nesta terça-feira (03), contra a Alemanha, às 20h30.

Na primeira etapa, Marcos Leonardo abriu o placar de pênalti. O Vasco empatou, mas o time santista estava inspirado, e antes do intervalo, marcou o segundo com o venezuelano Tomás Rincón, após cobrança de escanteio, e Marcos Leonardo marcou mais um nos acréscimos, após rápido contra-ataque, e levou o time santista com 3 a 1 no placar para o segundo tempo. Já na segunda etapa, Soteldo foi o grande protagonista, e após sofrer falta dura do marcador vascaíno, não se intimidou, e foi o responsável em marcar o quarto gol do Peixe e dar números finais ao jogo.

O próximo compromisso do time santista será no domingo, dia 08 de outubro, diante do Palmeiras, fora de casa.

O JOGO

O Santos FC já chegou com perigo pela primeira vez aos 11 minutos. Marcos Leonardo recebe na área e é derrubado. O árbitro manda seguir, mas o VAR chama para a checagem. Após avaliar o lance, a arbitragem volta atrás e assinala pênalti para o time santista. E aos 14 minutos, o próprio Marcos Leonardo foi para a cobrança e abriu o marcador para o Peixe.

Aos 25 minutos, o Peixe troca passes da defesa ao ataque, e a

bola sobra para Lucas Lima, que chuta para fora.

Cinco minutos depois, o Vasco empatou com Vegetti.

O Vasco sai jogando errado, aos 34 minutos, e a bola sobra com Lucas Lima. O camisa 23 domina e invade a área, mas chuta por cima do gol.

E já aos 45 minutos, o Peixe ficou novamente em vantagem. Soteldo cobra escanteio pela esquerda, Dodô desvia e Tomás Rincón escora para estufar a rede

e marcar o seu primeiro com a camisa santista.

Dois minutos depois, o Santos aproveitou o rápido contra-ataque para ampliar o placar. Jean Lucas arranca pelo meio e toca na esquerda para Marcos Leonardo.

O Menino da Vila bate de primeira para marcar seu segundo gol na partida.

Aos quatro já da segunda etapa, Marcos Leonardo marcou mais um, mas o gol foi invalidado pelo VAR.

Soteldo faz jogada pela esquerda, aos 10 minutos, e sofre dura falta do defensor do Vasco. A falta gerou confusão e expulsões, e o jogo ficou paralisado.

O camisa 10 não se intimidou e continuou indo para cima, e aos 29 minutos, Marcos Leonardo rouba a bola no meio campo, tenta o gol de longa distância e o goleiro espalma para o meio. Na sobra, Tomas Rincón domina em frente a área e rola para Soteldo pelo lado esquerdo, que escapa da marcação e chuta forte no alto para fazer um lindo gol e transformar a vitória santista em goleada. No restante da partida, o Peixe cadenciou a partida para assegurar o grande triunfo diante do Vasco.

Fora de casa, Fluminense é superado pelo Cuiabá

Na noite do último sábado (30), o Fluminense acabou superado pelo Cuiabá, na Arena Pantanal. Com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo, o Tricolor lutou, mas o adversário levou a melhor por 3 a 0. Apesar do resultado, o Fluminense segue no G-6, na sexta colocação do

Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Fernando Diniz, a equipe volta a campo no quarta-feira (04/10), quando enfrenta o Internacional pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. O confronto será no Beira Rio, às 21h30.

PRIMEIRO TEMPO

O Fluminense iniciou a partida pressionando o adversário, buscando o ataque desde o apito inicial. Aos 2 minutos, Daniel descolou bom passe na entrada da grande área para Yony González, que bateu cruzado para a defesa do goleiro. Aos 14, Leo Fernández arriscou de fora de área, para mais uma defesa do goleiro. Aos

18, foi a vez de Samuel tentar de fora da área, mas o chute saiu pela linha de fundo.

Aos 25 minutos, Lima fez boa jogada individual, se livrou da marcação e tentou a finalização, que foi travada pela defesa. Na sobra, Samuel Xavier bateu de primeira, mas a bola foi para fora. Aos 38, o juiz apresentou o segundo cartão amarelo para

Martinelli, que acabou expulso.

SEGUNDO TEMPO

Com um a menos, o Tricolor retornou para a segunda etapa buscando abrir o placar. Logo no primeiro minuto, Alexsander roubou a bola na intermediária, passou para Lima, que então cruzou rasteiro, mas ela passou

por todo mundo antes de sair pela linha de fundo. Aos 11, Clayson marcou para o adversário. Aos 17, Alexsander bateu falta direto para área, mas a defesa conseguiu afastar o perigo. Aos 18, Alan Empereur ampliou para o adversário. O Fluminense continuou pressionando em busca do empate, mas aos 40 minutos Fernando Sobral fez o terceiro.

6  Segunda-feira, 02 de outubro de 2023 ESPECIAL ESPORTES/LAZER
Gol de pênalti garantiu vitória do Flamengo Foto: Marcelo Cortes / CRF Darlan foi o maior pontuador na suada vitória sobre a República Tcheca
Mauricio Val/FVImagem/CBV
Santos faz 4 a 1 no Vasco em partida que teve três expulsões de campo
Foto: Raul Baretta/Santos FC
Volta Redonda
Foto: Cristiano Santos – Botafogo-PB
Vitória na quinta rodada deixa Voltaço com chances de acesso, mas dependendo de outros resultados

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.