10245 - Diario - Terca-feira - 19.09.2023

Page 1

Delegado de Resende comemora um mês sem registro de homicídios

Município já foi considerado pelo Ministério da Justiça como cidade com maior taxa de mortes violentas intencionais do Sul Fluminense

Em julho deste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pùblica. Eles revelaram que, das cidades do Sul Fluminense citadas no Anuário Brasileiro de Segurança Pùblica 2023, Resende é a que tinha, à época, o índice mais preocupante.

Segundo o documento, que foi enviado ao DIÁ-

Semana

 CIDADES | Página 5

Esteves diz que foi mal interpretado e MP abre inquérito

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, disse em nota enviada ao DIÁRIO DO VALE que sua declaração sobre a necessidade de reduzir o crescimento populacional no município que dirige foi mal interpretada porque ele usou o termo “castrar” em vez de usar a expressão técnica correta, que seria “fazer laqueadura”. Ele pediu desculpas pela declaração infeliz, enquanto o Ministério Público do Estado do Rio deu a ele dez dias úteis para se explicar e informar o que o município está fazendo pelo planejamento familiar.

 POLÍTICA | Página 3

Concessão de aposentadorias em VR pode ocorrer em até três dias

As concessões das aposentadorias têm sido feitas através do atendimento na Subprefeitura do Retiro, desde que a parceria com o INSS foi implantada, no ano passado. Segundo Olavo Mageste, funcionário da Subprefeitura responsável pelo atendimento de demandas relacionadas ao INSS, as solicitações de quem está querendo se aposentar representam a maior procura entre os serviços do INSS ofertados na autarquia municipal.

 CIDADES | Página 5

RIO DO VALE na íntegra pelo gabinete do ministro da Justiça, Flávio Dino, Resende tinha a maior taxa de mortes violentas intencionais da região: 39,8 por 100 mil habitantes. A média nacional é de 22,3 por grupo de 100 mil.

Nesta segunda-feira (18), porém, o delegado titular da 89ª Delegacia de Polícia, Michel Floroschk, anunciou

que o município está há 30 dias sem nenhum homicídio doloso.”Enquanto as outras cidades apresentam quatro ou seis ocorrências no final de semana, Resende conseguiu, no dia de hoje, completar um mês sem qualquer tipo de ocorrência envolvendo morte violenta consumada”, disse Floroschk.

 POLÍCIA | Página 4

CONCURSO DA FEVRE 1,5 mil já

se inscreveram

As provas objetivas ocorrem no próximo dia 8 de outubro e os locais de aplicação serão informados no dia 4.

As oportunidades imediatas são para professor de Língua Portuguesa, com cinco vagas; Matemática, quatro vagas; Ciências, uma vaga; e de Música, oito vagas em diferentes especialidades; Su-

Criança engasgada

é salva por policiais do 28º BPM

Agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar faziam supervisão nesta segunda-feira (18), em Pinheiral, quando viram uma mãe descendo de um ônibus e tendo em seus braços uma criança de três anos, engasgada e já desfalecendo. A mulher pediu ajuda aos policiais, que efetuaram a manobra Heimlich, fazendo a criança voltar a respirar. Os policiais militares Tenente Xavier e Sargento Lopes encaminharam a criança e sua mãe, rapidamente, ao Hospital de Pinheiral. Um exame de raio-x constatou que havia uma moeda na região da garganta do menino. O garotinho foi transferido para o Hospital São João Batista (HSJB) para a retirada da moeda.

pervisor Educacional, com duas vagas; Orientador Educacional, uma vaga; Inspetor de Disciplina, uma vaga; e Auxiliar Administrativo, também uma vaga. Ainda estarão disponíveis para cadastro de reserva vagas para professor nas áreas de História, Arte e Língua Inglesa.

 ECONOMIA | Página 7

Fabiane Kennya de Camargo é Mestre em Administração de Empresas com 18 anos de experiência no mercado Financeiro.

 DIÁRIO DELAS | Página 2

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, vai se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante o período em que os dois chefes de Estado estarão

em Nova York para a 78ª Assembleia Geral da ONU. O aguardado encontro ocorrerá no hotel onde Lula está hospedado, após Zelensky aceitar o convite para a conversa.

VR tem 23 candidatos ao Conselho Tutelar

 CIDADES | Página 5

Quatro assassinatos na região no final de semana

ANOS Terça-feira, 19 de setembro de 2023 | Ano 31 • Edição 10245 R$ 2,00 Entender suas nanças é um mergulho no autoconhecimento Lula e Zelensky vão se encontrar em Nova York
Silas Avila Jr  GERAL | Página 2
Por
Lula e Zelensky falam por videoconferência Foto: Ricardo Stuckert – Presidência da República
Nacional do
já começou em BM
Trânsito
 POLÍCIA | Página 4

Entender suas nanças é, acima de tudo, um mergulho no autoconhecimento

Apesar dos desafios, entender nossas finanças pode ser muito libertador.

Com entusiasmo, estamos aqui para mergulhar em um assunto que, muitas vezes, é considerado um tabu e até mesmo um tanto complicado: finanças. Mas não precisa ser assim! Queremos te mostrar como tornar essa jornada financeira acolhedora e até mais leve.

Você já refletiu por que lidar com dinheiro parece tão complexo? A vida nos reserva diversas responsabilidades, e frequentemente acabamos deixando as finanças de lado. Mas a verdade é que, apesar dos desafios, entender nossas finanças pode ser muito libertador.

Vamos começar com uma mudança de mentalidade: abandone aquela ideia de que finanças são coisas de homem ou são apenas números chatos. Nada disso! Quando falamos de dinheiro, estamos falando de sonhos, de coisas que queremos realizar. É sobre fazer escolhas que nos aproximam desses sonhos. E não é só matemática, é planejamento, é sobre enxergar

o que realmente importa. Quer comprar algo incrível? Quer dar vida a um projeto? Quer fazer uma viagem dos sonhos? Tudo isso é possível, e um bom planejamento financeiro é a chave.

E olha, não se trata apenas de economizar ou investir. Acima de tudo, e principalmente, o intuito é entender as nossas emoções e comportamentos com o dinheiro. É aprender a aproveitar o presente com sabedoria sem comprometer o seu futuro.

A jornada pode ter seus desafios, claro. Existem momentos em que você vai precisar tomar decisões difíceis. Mas encarar esses desafios é também uma chance de se conhecer melhor, de transformar medos em coragem e, principalmente, de colocar em prática os seus projetos.

A cada passo nessa jornada, você se aproxima de uma realidade que é inteiramente sua, onde você assume o controle das suas finanças e tem a liberdade de fazer escolhas alinhadas com seus sonhos e objetivos.

E então, como você se vê nesse cenário? Que tal começar essa viagem financeira com um novo olhar?

Lula e Zelensky se encontram na quarta-feira em Nova York

Por Silas Avila Jr

Nova York

Após quatro meses de desencontros e expectativa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva finalmente deve se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York, na próxima quarta-feira à tarde. O aguardado encontro ocorrerá no hotel onde Lula está hospedado, após Zelensky aceitar o convite para a conversa. Vale destacar que o último contato entre os dois líderes ocorreu em março deste ano, tornando esse encontro particularmente significativo.

Em maio, houve uma oportunidade perdida de reunião durante a cúpula do G7, no Japão. O governo brasileiro afirma que ofereceu mais de dois horários para Zelensky, que também estava presente como convidado no evento. No entanto, o presidente ucraniano não compareceu à reunião. Autoridades ucranianas, por sua vez, argumentam que o Brasil demorou a responder ao pedido de Zelensky para se encontrar com Lula e, quando a oferta de horários foi apresentada pelo governo brasileiro, Zelensky já tinha compromissos agendados.

Esse desencontro anteriormente perturbou as relações bilaterais, levando a declarações polêmicas de Zelensky, incluindo uma em que ele comparou as declarações de Lula às do presidente russo, Vladimir Putin.

A conversa entre Lula e Zelensky por telefone, em março

Mestre em Administração de Empresas com 18 anos de experiência no mercado Financeiro. Atualmente, atua como planejodora e consultora Financeira, auxiliando pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos financeiros.

Leia mais

Lei sugerida por ‘Deputada juvenil’ paratiense cria ‘Dia do Esporte’ na rede estadual de educação

deste ano, incluiu um convite do mandatário ucraniano para que o presidente brasileiro visitasse Kiev.

Além desse aguardado encontro com Zelensky, Lula tem uma agenda cheia durante sua estadia em Nova York, que vai até quinta-feira.

Ele participará da Assembleia-Geral da ONU e tem previsto um encontro com o presidente americano, Joe Biden, além de outras reuniões de alto nível. Uma das questões mais relevantes na agenda de Lula é a criação de um grupo de países para auxiliar na busca por um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Lula expressou seu

desejo de discutir essa questão com o presidente ucraniano, mas Zelensky mantém a posição de que qualquer negociação deve se basear nas condições previamente apresentadas pela Ucrânia.

É importante notar que o presidente ucraniano gostaria que o Brasil adotasse uma postura mais rigorosa em relação à Rússia. Enquanto o governo brasileiro condena a invasão russa na Ucrânia, não concorda com a aplicação de sanções econômicas contra a Rússia, como têm feito os Estados Unidos e os países da União Europeia.

Nesse contexto, o assessor

especial para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, teve visitas importantes a Kiev e Moscou antes da Cúpula do G7, demonstrando o esforço do Brasil em desempenhar um papel construtivo nas questões globais relacionadas à paz e segurança internacionais. Em abril, o chanceler russo, Sergey Lavrov, também visitou Brasília, reforçando a importância do diálogo entre Brasil e Rússia na busca pela paz mundial.

Editor Internacional do Diário do Vale | Jornalista correspondente na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque

Rio e Paraty

A estudante Rafaela Bispo, de Paraty, propôs na 13ª edição do Parlamento Juvenil, em 2022, a criação do “Dia do Esporte” na rede estadual de educação. A data terá campeonatos de diversas modalidades, promovendo a integração de todo o espaço escolar. A proposta de Rafaela foi oficializada pela deputada Dani Monteiro (PSol), e transformada em lei que foi sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial do Executivo desta segunda-feira (18).

O “Dia do Esporte” deverá ser realizado bimestralmente.

“Ultimamente, os jovens e adolescentes só querem saber de

jogos eletrônicos e redes sociais. Isso aumenta o sedentarismo e a obesidade, com isso eles correrão risco de terem doenças quando estiverem mais velhos e até mesmo agora na juventude”, afirmou Rafaela.

A direção de cada escola, os professores de educação física e os grêmios estudantis serão responsáveis pela organização e realização do evento, oferecendo todo suporte necessário para os estudantes. A programação deverá contemplar as diversas séries e faixas etárias de cada escola. A unidade escolar também deverá incentivar a segurança alimentar durante o “Dia do Esporte”. A medida ainda precisa da regulamentação do Executivo.

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretora Geral: Renata Pançardes Editor Internacional: Silas Avila Jr. Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS Atendimento ao cliente Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2262-7469 / (21) 97594-8659 Representante Comercial Exclusivo J.C. Representações e Publicidades Ltda 2  Terça-feira, 19 de setembro de 2023
GERAL
Lula e Zelensky falam por videoconferência | Bottom of Form Foto: Ricardo Stuckert – Presidência da República
Foto: Alerj
Escolas estaduais terão dias dedicados à prática de esportes

Piso aprovado

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, sancionou, nesta segunda-feira (18), a lei que dispõe sobre a autorização do pagamento da complementação do Piso Nacional da Enfermagem, com base na Lei Federal nº 14.434/2022.



Durante a manhã, os vereadores do município haviam aprovado, por unanimidade, a mensagem do Executivo que tratava do assunto. A publicação ocorrerá nesta terça-feira, dia 19, no Boletim Oficial (disponível no site da Prefeitura) e em jornais de grande circulação.



O pagamento do piso aos profissionais de Enfermagem fica vinculado ao recebimento de recursos federais.

VALOR

Este ano, a lei federal 14581 destinou aos estados e municípios o repasse complementar para pagamento do piso. De acordo com a lei federal, o piso para enfermeiros é de R$ R4.750,00, o dos técnicos de enfermagem é 70% deste valor e dos auxiliares e parteiras, 50%.

ATENDIDA

Reivindicação antiga da categoria no país, o Piso Nacional da Enfermagem havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo Governo Federal em 2022.

COMPLEMENTAÇÃO

Com base nos dados dos profissionais ativos no município, o Ministério da Saúde repassou a verba referente à complementação dos salários para que eles sejam equiparados ao piso determinado, de forma proporcional.

PRAZO

O primeiro pagamento com o valor reajustado será feito dentro de 10 dias; os retroativos referentes ao período de maio a agosto de 2023 serão pagos em folha suplementar.

EFETIVO

Atualmente a rede pública de saúde de Barra Mansa conta com mais de mil profissionais ativos na área da enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares.

ELOGIA

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, enalteceu a importância desse avanço para os profissionais da enfermagem. “Essa é uma notícia marcante, justa e digna. Neste ano eu completo 40 anos de carreira e posso afirmar que a área da saúde não anda sem esses profissionais. A saúde é multidisciplinar e, com toda certeza, a enfermagem é o esteio da área em qualquer lugar do mundo. Isso representa a vitória desses profissionais e eu parabenizo cada um deles”, declarou o secretário.

COMEMORA

O secretário de Governo, Luiz Furlani, também comemorou a aprovação da medida. “Isso representa valorização e justiça para a classe que trabalha diariamente e de forma intensa para salvar tantas vidas em nosso município. Fico muito feliz em ver essa reparação histórica para os profissionais da enfermagem”, afirmou Furlani.

BORBOLETAS NO PALÁCIO

Na última sexta-feira, o Parlamento fluminense também protocolou a criação da Frente Parlamentar em Atenção às Doenças Raras no Estado do Rio. O grupo será coordenado pelo deputado Munir Neto

(PSD). Durante a audiência, o chefe de gabinete da presidência da Alerj, Rafael Thompson, disse que no dia 25/10, data mundialmente dedicada à conscientização da epidermólise bolhosa, a fachada do Palácio Tiradentes será iluminada com borboletas, símbolo da prevenção à doença.

HOMENAGEM

“O Palácio Tiradentes foi revitalizado e hoje é utilizado para homenagear essas datas. Nada mais justo que depois de uma audiência pública tão prestigiada e com tanta demanda, a gente possa iluminar, no dia 25 de outubro, a fachada do nosso prédio histórico”, frisou Thompson.

VAI VOTAR

O Projeto de Lei que prevê a criação do Programa de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa (PAEEB) deverá ser votado, em regime de urgência, na próxima semana, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A medida foi proposta pela mãe do menino vascaíno Guilherme Gandra, mais conhecido como Gui, de nove anos, que ficou nacionalmente conhecido após passar 16 dias em coma por causa da enfermidade. O PL foi debatido em audiência pública, realizada nesta segunda-feira (18/09) e, se aprovado, receberá o nome de “Lei Gui”. A audiência foi realizada pelas Comissões da Alerj de Normas Internas e Proposições Externas, da Pessoa com Deficiência; e a de Saúde.

CONQUISTA

A mãe do menino Gui, Tayane Gandra Orrico, frisou que a tramitação do Projeto de Lei na Alerj é uma importante conquista porque, até então, a epidermólise bolhosa era uma doença desconhecida. “Dessa forma, a população passa a entender que, além de possuir feridas espalhadas pelo corpo, os pacientes convivem com dores e limitações, mas, acima de tudo, são seres humanos”, disse.

EMOÇÃO

Ela descreveu também o seu sentimento com a real possibilidade de PL virar lei. “Meu coração está transbordando de emoção porque esse projeto não vai beneficiar só o Gui, mas também 58 pacientes em tratamento no Estado do Rio.

Até o Gui nascer, eu não tinha conhecimento dessa doença. Os curativos e custos relacionados à epidermólise bolhosa são muito caros e o acesso à equipe multidisciplinar é muito difícil.

O Gui tem nove anos, mas tamanho e peso de uma criança de cinco, por isso precisa de uma suplementação especial.

Ele perde muitos nutrientes por conta da cicatrização, o que impede ele de crescer”, explicou Tayane.

Rio

MP apura discurso de Mário Esteves

Prefeito de Barra do Piraí tem dez dias úteis para explicar teor de sua declaração sobre ‘castração’ de mulheres

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), anunciou nesta segunda-feira (18) que instaurou uma notícia de fato para apuração preliminar dos excessos do discurso e avaliação de eventual responsabilidade por parte do prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, inclusive no âmbito da improbidade administrativa.

Durante inauguração de uma obra pública, no último dia 14, o prefeito, após chamar o secretário de Saúde, teria usado as seguintes palavras: “O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara! É no máximo dois. Fazer uma lei lá na Câmara. É no máximo dois, porque haja creche pra ser ‘construído’ (sic) nos próximos anos”.

Como o caso teve grande repercussão midiática, diversas notícias veiculadas por órgãos de imprensa foram anexadas ao procedimento do MP, que estabeleceu prazo de 10 dias úteis para que o prefeito preste esclarecimentos sobre o teor de seu discurso.

Além disso, segundo o documento, Mário Esteves terá que comprovar quais medidas de controle populacional foram efetivamente implantadas durante seu governo, especialmente a quantidade de cirurgias de laqueadura e vasectomia, os critérios para aprovação de tais procedimentos, assim como a distribuição de preservativos e outros métodos contraceptivos na rede municipal de saúde.

Esteves apresenta pedido de desculpas

O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, enviou uma nota à imprensa, na tarde de sábado (16), se desculpando por suas falas no vídeo em que diz que as mulheres

A íntegra da nota

precisavam ser “castradas” para o controle da população. O vídeo, gravado durante uma inauguração na quinta-feira (14), teve grande repercussão.

Em primeiríssimo lugar: quero deixar bastante claro que, em nenhum momento, tive a intenção de ofender quaisquer parcelas da população, muito menos as mulheres, e isso digo com tranquilidade, pautada nos quase 20 anos de vida pública sempre primando pelo respeito a todos e a todas.

Reconheço o equívoco na troca do termo técnico - “laqueadura” por “castrar”.

No entanto, isso não diminui a importância do assunto. O que deveria entrar em pauta era o planejamento familiar.

Tanto é importante que existe uma data específica - 26 de setembro -, o Dia Mundial da Contracepção, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com informações do Agência Senado, mais da metade das gestações no Brasil não são planejadas e o país ainda enfrenta números alarmantes de gestação na adolescência.

Vale destacar que o planejamento familiar, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consiste em um conjunto de ações preventivas e educativas, que orientam a população sobre métodos para evitar a gravidez não planejada. São nove tipos de contraceptivos disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde, além das informações que as pessoas em geral precisam para uma vida sexual segura.

Daí, a importância da conscientização acerca do planejamento de gestações e o uso de contracepções.

Foi isso que eu quis dizer.

Esse é o assunto que tem que estar nas manchetes - e não a troca num termo técnico.

Infelizmente, hoje, qualquer palavra mal colocada pode se transformar em barbárie nas mãos de pessoas mal intencionadas.

No caso, aqui, em Barra do Piraí, é uma pena que ainda persista aquele pequeno grupo de pessoas que se dedicam 100% do tempo a tentativas de pegar uma “vírgula” do que falo e transformar num show - em vez de usarem o tempo para nos ajudar a reconstruir a cidade que muitas dessas pessoas ajudaram a falir.

Lamento se a colocação inadequada de uma palavra ofendeu algumas pessoas, em especial, as mulheres.

Repito: não foi a intenção.

Sigamos com trabalho e responsabilidade - sensacionalismo não constrói nem edifica.

Prefeito Mário Esteves

Lei de Rodrigo Bacellar e Munir Neto declara Barra do Piraí ‘Cidade do Audiovisual’

do Piraí

O município de Barra do Piraí, na região Sul Fluminense, ganhou o título de “Cidade do Audiovisual” no Estado do Rio de Janeiro. A homenagem foi oficializada através da Lei 10.102/2023, dos deputados Rodrigo Bacellar (PL) e Munir Neto (PSD), sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (18).

O título poderá ser utilizado nos símbolos, páginas e sinalizações oficiais do município. A evolução da cidade no setor do audiovisual, nos últimos anos, levaram Barra do Piraí obter projeção nacional e internacional, destaca o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar.

“Não podemos desconsiderar a importância do marketing positivo que esse título traz para Barra do Piraí, pois tem efeito midiático automático, dada a característica da própria atividade. A visibilidade trará ainda mais benefícios para a cidade”, destaca o deputado

Rodrigo Bacellar.

Em 2009, Barra do Piraí criava o seu Polo Audiovisual, como estratégia de desenvolvimento econômico e social. Mais de 30 produções audiovisuais foram atraídas para gravarem na cidade.

Através do projeto “Luz, Câmera, Educação!”, com oficinas de produção cinematográfica a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade, foram produzidos mais de 100 curtas metragens de ficção ao longo dos últimos anos.

O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, criado em 2010, tornou-se o maior evento do gênero no país e alcançou repercussão internacional, levando Barra do Piraí a países como França, Cuba e Itália. E, em 2014, foi estabelecida uma parceria internacional com o Giffoni Film Festival, da Itália, realizado há mais de meio século. Desde 2015, Barra do Piraí representa o Brasil nesse festival, levando jovens estudantes para essa fantástica experiência.

O município foi ainda o primeiro e único do Brasil a con -

quistar um CVT – Centro Vocacional Tecnológico do Audiovisual pela Faetec, proporcionando cursos profissionalizantes gratuitos de roteirista, estilista, produção, direção de fotografia, edição, sonoplastia e animação 3D.

“Com todas essas realizações, Barra do Piraí já vinha sendo considerada a “Cidade do Audiovisual”, essa lei oficializa ao mesmo tempo em que proporciona maior visibilidade institucional e o reconhecimento oficial dos poderes Legislativo e Executivo do Estado do Rio de Janeiro”, conclui o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.

Câmara de Angra entrega Moção de Aplausos a Essiomar Gomes

Angra dos Reis

Nesta quinta-feira, 14/09/23, Essiomar Gomes foi homenageado com uma Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal de Angra dos Reis. A moção, de autoria do vereador Dudu do Turismo e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes, reconheceu os inestimáveis serviços prestados por Essiomar Gomes à comunidade e ao município.

A cerimônia de entrega da moção foi marcada por momentos emocionantes, nos quais Essiomar Gomes expressou sua gratidão à Câmara Municipal e à sua família pelo apoio contínuo ao longo dos anos. “É uma honra receber essa distinção desta casa legislativa da qual já fiz parte.

São muitos anos dedicados ao segmento do comércio, turismo e à carreira política”, afirmou Essiomar Gomes.

A moção de aplausos é um testemunho do comprometimento e dedicação de Essiomar Gomes à cidade de Angra dos Reis. Seu legado e contribuições significativas para o desenvolvimento local são reconhecidos e celebrados por toda a comunidade.

Essiomar Gomes agradece a todos os envolvidos por esse gesto de reconhecimento e reitera seu compromisso contínuo com o progresso e o bem-estar de Angra dos Reis.

 3 Terça-feira, 19 de setembro de 2023 POLÍTICA MOSAICO
Barra
Foto: Montagem de Paulo Dimas de Almeida
Munir e Bacellar unem esforços para reconhecer protagonismo de Barra do Piraí no audiovisual
Foto: Divulgação
Essiomar agradece pela Moção de Aplauso aprovada pela Câmara de Angra dos Reis

Região tem quatro homicídios no fim de semana

Assassinatos e roubo à mão armada foram registrados em Volta Redonda e Barra Mansa

Sul Fluminense

O final de semana foi violento nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa. Na madrugada de sábado (16), Eliéser Pereira, de 34 anos, morreu na Santa Casa de Barra Mansa após ser atingido por pelo menos oito disparos de arma de fogo na noite de sexta-feira (15), no bairro São Genaro. Câmeras de segurança flagraram o momento em que quatro homens, usando toucas ninja, cercaram a vítima. No vídeo, é possível ver uma criança – supostamente filho da vítima – em desespero, assistindo a tudo.

Na manhã de sábado (16), Willians dos Santos, de 45 anos, foi morto a tiros dentro de uma padaria no Ano Bom, próximo à Vila Delgado. As câmeras do estabelecimento flagraram o criminoso entran-

do na padaria, usando touca e luvas, e disparando um tiro na direção de Willians, que estava sentado ao balcão. Na tarde de sábado (16), um rapaz de 23 anos morreu na Santa Casa, vítima de espancamento. De acordo com a ocorrência, o jovem teria sido encontrado à beira da estrada, no distrito de Rialto, muito machucado, pedindo ajuda. Ele foi socorrido por um homem que passava pelo local e levado à unidade médica. Todos os casos foram registrados na 90ª Delegacia de Polícia (Barra Mansa), que deu início às investigações.

VOLTA REDONDA

Já em Volta Redonda, um homicídio foi registrado no final da tarde de sexta-feira (15), quando Wagner Eduardo Silva Natividade de Paula,

de 24 anos, foi morto a tiros na Rua Califórnia, no Santo Agostinho, em frente a uma barbearia. No local, agentes da Polícia Militar encontraram projéteis de calibre 9mm e .40. O carro utilizado no crime teria sido encontrado na Rodovia do Contorno no dia seguinte, destruído pelas chamas. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia (Volta Redonda).

Na noite de sábado (16), criminosos armados e encapuzados roubaram um carro na Avenida Gustavo Lira, no Centro. Os criminosos teriam rendido o motorista e apontado uma arma para sua cabeça, exigindo que saísse do veículo, que naquele momento estava parado em um semáforo. O caso foi registrado na 93ª DP.

Tentou vender arma pelo WhatsApp e foi preso

Ele pagou fiança de R$ 1,5 mil e responderá ao inquérito em liberdade Foto:

Delegado de Resende comemora “mês sem homicídios”

Em julho deste ano, Resende era considerada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 como o município com maior índice de homicídios violentos intecionais da região Sul Fluminense. Os dados, é bom que se diga, são fornecidos ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública por Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social, e analisam o período entre os anos de 2020 e 2021. Nesta segunda-feira (18),

Polícia Militar

quase dois meses após a divulgação do Anuário, o delegado titular da 89ª Delegacia de Polícia (Resende), Michel Floroschk, disse que o município tem motivos para comemorar. “Hoje faz exatamente 30 dias que Resende não apresenta qualquer ocorrência de homicídio doloso consumado. Estamos há um mês sem qualquer homicídio doloso consumado na cidade”, explicou o policial em vídeo.

“Enquanto as outras cida-

des apresentam quatro ou seis ocorrências no final de semana, Resende conseguiu, no dia de hoje, completar um mês sem qualquer tipo de ocorrência envolvendo morte violenta consumada”, reforçou Floroschk, que atribui a queda no número de mortes ao “trabalho de inteligência, com a prisão de algumas lideranças de facções, bem como a segregação e diminuição do espaço para essas pessoas. Isso indica que o caminho está certo”, finalizou.

PM apreende quase 4kg de cocaína no Lambicada, em Angra

Foto:

Resende

Um homem de 45 anos, morador do Morro do Cruzeiro, foi detido no domingo (17) por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. De acordo com informações do 37º Batalhão de Polícia Militar, ele teria anunciado, em um grupo de WhatsApp, uma arma de fogo para venda. De posse do endereço do homem, guarnições da PM

foram até o local. Informado sobre o teor da denúncia, o homem negou tudo. Só após uma longa negociação com os policiais o suspeito teria confessado possuir, dentro de casa, uma arma de fogo. Contudo, ele negou a entrada dos agentes em sua residência.

A PM, então, solicitou auxílio à 89ª Delegacia de Polícia (Resende).

Após outra longa negociação, o homem permitiu que

os policiais entrassem em sua casa, e apontou o local onde estaria guardada a arma anunciada para venda, assim como

Um adolescente de 17 anos teria sido apreendido durante a ação

Angra dos Reis

Uma espingarda calibre 12, uma réplica de fuzil e um rádio transmissor foram apreendidos por uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar nesta segunda-feira (18), no bairro

4  Terça-feira, 19 de setembro de 2023 POLÍCIA
Foto: Reprodução
Floroschk atribui diminuição no número de homicídios a “trabalho de inteligência”
Lambicada. No mesmo local, os agentes apreenderam 3.865 pinos de cocaína contendo aproximadamente 1g cada, perfazendo um total de quase 4 kg do entorpecente. A ocorrência foi apresentada na 166ª Delegacia de Polícia (Angra dos Reis). Polícia Militar
Homem apresentou notas fiscais das armas
Volta Redonda para 93ª
Foto: Polícia Militar PM apreende mais de dois mil pinos de cocaína Drogas foram levadas
Agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar apreenderam grande quantidade de drogas, na manhã de domingo (17), no bairro Vila Americana. O material apreendido foi encaminhado
Delegacia de Polícia. Após denúncia, os agentes fizeram uma busca na Rua Santa Luzia e encontraram 2.185 pinos de cocaína, 322 vidros de lança-perfume, 10 litros da mesma droga e ainda um saco contendo cocaína, cerca de 300 g. para a 93ª DP, no Aterrado mais dois rifles de pressão. O suspeito apresentou as notas fiscais das espingardas de pressão, sendo que uma delas estava com a numeração suprimida. Aos agentes, o homem disse que usaria o dinheiro da venda da arma para consertar sua caminhonete. O homem foi conduzido sem algemas à 89ª DP, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A autoridade policial arbitrou fiança de R$ 1,5 mil, que foi paga pelo suspeito. Agora, ele aguardará o andamento do inquérito policial em liberdade. As armas e munições encontradas pela PM foram apreendidas.

Parceria agiliza concessão de aposentadorias em Volta Redonda

Cerca de 60 pessoas já conquistaram o benefício; em alguns casos, a liberação ocorre em um dia

Um convênio firmado entre a prefeitura e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem facilitado o acesso da população aos serviços do INSS. As concessões das aposentadorias têm sido feitas através do atendimento na Subprefeitura do Retiro, desde que a parceria foi implantada no ano passado. Segundo Olavo Mageste, que é o funcionário da Subprefeitura responsável pelo atendimento de demandas relacionadas ao INSS, as solicitações de quem está querendo se aposentar representam a maior procura entre os serviços do INSS ofertados na autarquia municipal.

“Aposentadoria representa 78% dos atendimentos. A partir do registro do pedido, até a sua aprovação e concessão pelo INSS, o processo tem levado em torno de três dias. Bem rápido”, explicou Olavo, ressaltando que a Subprefeitura só efetua o registro do pedido após conferência de toda a documentação exigida solicitada no site (siste-

ma do INSS). “Em caso de o contribuinte estar com a documentação incompleta, solicitamos ao mesmo retornar para trazer os documentos faltantes, porque, se cair em exigência, os prazos mudam e podem chegar a até seis meses para nova conferência pelo INSS”, acrescentou. Para quem tiver interesse em dar entrada em sua aposentadoria pelo posto avançado do INSS, na Subprefeitura, a autarquia orienta levar as seguintes documentações para agilizar o atendimento: carnês de pagamento (autônomo); Carteira de Trabalho (todas, no caso de haver mais de uma); identidade e CPF; comprovante de residência; Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP (se tiver).

ATENDIMENTO GRATUITO

Além de agilizar o atendimento, o convênio traz outro benefício ao cidadão, segundo a administração municipal. De acordo com o coordenador da Subprefeitura do Retiro, Jorge

Ricardo Silva, o Jorginho, o serviço oferecido gratuitamente na Subprefeitura é uma forma de evitar que o contribuinte tenha que pagar pelo serviço de terceiros para dar entrada no processo junto ao INSS.

“É uma maneira de evitarmos intermediários, que costumam se aproveitar da dificuldade de algumas pessoas em entender e manusear o sistema, o aplicativo, além de cumprir a burocracia, e que acabam pagando pelo serviço que é totalmente gratuito”, frisou o coordenador.

Jorginho lembra ainda que recentemente o INSS adotou sistema automatizado para atendimento, o que provocou dificuldade para a concessão de benefícios por conta de motivos como banco de dados desatualizado e falta de orientação.

“Na vanguarda, Volta Redonda já faz com sucesso esse trabalho de acompanhamento do processo até o fim. A pessoa é atendida em uma sala na qual tem acesso a todo o processo da sua solicitação, na tela do computador do funcionário responsável. E nossa equipe tem

o cuidado de orientar corretamente aos usuários quanto aos documentos exigidos, pois dessa forma impedimos que o tempo necessário para a concessão se alongue. Com essa forma de atendimento alcançamos 87% nas concessões solicitadas. E

Projeto de reinserção social forma mais uma turma

Volta Redonda

A prefeitura realizou na segunda-feira (18) a formatura de mais uma turma do projeto ‘Cidadão VR’. A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio 17 de Julho,sede da prefeitura, no Aterrado. Criado no ano passado, o projeto tem por objetivo dar qualificação profissional a pessoas em situação de rua e ocorre em parceria entre a Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

Foram entregues 14 certificados de formação no curso de Auxiliar de Manutenção de Construção Civil. A qualificação totalizou 123 horas de aula e os alunos aprenderam técnicas de alvenaria, acabamento, elétrica, pintura e hidráulica, com o instrutor do CQP (Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira), da Fevre, no Aero Clube.

“Participar dessa formatura significa que estamos no caminho certo. E ter esses parceiros e uma equipe tão competente faz as nossas ações ficarem maiores. Estamos, mais uma vez, unindo nossas forças, num mesmo objetivo é que de fazer a diferença na vida de cada um de vocês. Em breve, cada um que está aqui hoje recebendo seu certificado será inserido no mercado de trabalho. Essa é uma promessa do nosso prefeito. No mais, contem conosco sempre. Estamos juntos com vocês nessa caminhada”, ressaltou a secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte.

Presente ao evento, o deputado estadual, Munir Neto,

Iniciativa é importante para promover mudança na vida dessas pessoas, diz coordenadora

destacou a excelência do serviço que vem sendo realizado na cidade. “Quero cumprimentar a todos os envolvidos nessa ação. A administração municipal não mede esforços para atender a todas as camadas da sociedade. E a Smac vem avançando, e muito, nas políticas públicas voltadas para a assistência social, tornando o trabalho reconhecido em todo o país. Aproveitem essa oportunidade para mudarem de vida e sejam exemplo que os outros que ainda não estão participando do projeto. Parabéns para vocês, que superaram as dificuldades, estão formados e em um curto espaço de tempo trabalharão”, finalizou o deputado. Um dos formandos é Celso Márcio Gonçalves Marques, 49 anos, que frequentou o curso de Pedreiro de Acabamento. “Vim para Volta Redonda porque essa cidade sempre me deu oportunidades e dessa vez não está sendo diferente. Atualmente estou no Abrigo Seu Nadim e, com essa formatura, espero conseguir oportunidades de emprego. Até

porque não vou parar só nesse curso. Eu gosto de estudar e não aproveitei quando era mais novo.

Já estou no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) fazendo o curso de Auxiliar Administrativo”, revelou Celso.

Para a coordenadora do ‘Cidadão VR’, a assistente social Joveline Batista Tomaz, a iniciativa é importante para promover mudança na vida dessas pessoas. “Esse curso, além de trabalhar a autonomia e a inserção no mercado de trabalho, desperta a possibilidade de reconstrução de novos projetos de vida. Isso os estimula a pensar no futuro”, enfatizou.

REDE DE ATENDIMENTO

Volta Redonda possui uma Rede Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua estruturada, considerando o fluxo de pessoas utilizando os logradouros públicos como moradia temporária ou em trânsito.

O município conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social, que funciona de

segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com objetivo de identificar as pessoas e encaminhar para os serviços socioassistenciais. A equipe é formada por profissionais qualificados contendo psicólogo, assistente social e educadores sociais.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que fica no Aterrado, oferece às pessoas em situação de rua atendimento técnico com psicólogos e assistentes sociais, encaminhamento para documentação civil, acompanhamento sistemático para reinserção na sociedade e saída das ruas. Além das ofertas de alimentação, banho, lavagem de roupas e atividades coletivas, de segunda a sexta-feira, da 8h às 20h.

O Abrigo Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças, oferta 25 vagas para acolhimento. O espaço conta com uma equipe técnica que trabalha a autonomia dos usuários.

A cidade conta ainda com o Serviço de Atendimento ao Migrante, que fica na Rodoviária Municipal, e oferta passagem para migrantes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O atendimento à população em situação de rua também é feito através de parcerias dentro da própria prefeitura, como o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que também conta com o Programa de Saúde Mental, para atender as pessoas em situação de rua que são dependentes químicos, usuários de álcool e outras drogas, entre outros.

Campo de grama sintética e quadra poliesportiva no Eucaliptal são reformados

A prefeitura está reformando o campo de grama sintética e a quadra poliesportiva do bairro Eucaliptal. As obras estão sendo realizadas com recursos da própria administração municipal e contam com a fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) e do Fundo Comunitário de Volta Redonda

(Furban-VR). A reforma do campo de grama sintética está em fase de conclusão. O local ganhou uma limpeza geral, pintura e teve a rede de proteção trocada. Já a quadra, que fica ao lado da Escola Municipal João Haasis, terá a troca dos alambrados danificados e calhas, além de uma limpeza total ao redor do espaço de lazer.

OUTROS CAMPOS REFORMADOS

Quatorze campos de grama sintética passaram por revitalizações e já foram entregues à população. Eles ficam situados no Padre Josimo; Mariana Torres; Siderlândia; Belmonte; Jardim Ponte Alta; Jardim Belvedere; Santa Cruz; Vila Rica; Beira-Rio, Sessenta (ETPC - Escola Técnica Pandiá Calógeras) e Aero Clube.

a perspectiva é que até o final do ano sejam realizados 170 pedidos e concessões”, afirmou Jorginho.

OUTROS SERVIÇOS

O posto avançado do INSS

na Subprefeitura do Retiro conta ainda com outros serviços para a população, como pensão (12 pedidos concedidos até o momento), auxílio-doença por incapacidade (9 concessões) e auxílio-maternidade (7 concessões).

O campo de grama sintética do Santa Rita do Zarur ainda está em obra.

“Estamos recuperando as áreas de convivência em vários lugares de Volta Redonda. A cidade vai melhorar cada vez mais, pois cuidando dos bairros estamos cuidando das pessoas. Ainda temos muito o que fazer, mas estamos avançando”, finalizou o prefeito Antônio Francisco Neto.

ESPECIAL  5 Terça-feira, 19 de setembro de 2023 CIDADES
Foto: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR
Solicitações para aposentadoria representam a maior procura entre os serviços do INSS
Foto: Geraldo Gonçalves - Secom/PMVR
‘CIDADÃO VR’

Eleição para Conselho Tutelar será no próximo 1º de outubro

Podem votar maiores de 16 anos com o título de eleitor regularizado

A eleição de novos conselheiros tutelares está marcada para o próximo dia 1º de outubro (domingo) e, em Volta Redonda, haverá 12 locais de votação, abertos das 8h às 17h. Pessoas com mais de 16 anos, com o título de eleitor regularizado, podem votar apresentando documento oficial com foto e, se possível, acompa-

LOCAIS DE VOTAÇÃO

As 12 unidades escolares que ficarão abertas no dia 1º de outubro vão receber os eleitores da sua própria seção eleitoral e ainda pessoas que votam em locais próximos. Confira quais são:

• Instituto de Educação Prof. Manuel Marinho, na Vila Santa Cecília, vai receber eleitores do Colégio Macedo Soares, na Escola Estadual Rio de Janeiro; Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC); UniFOA Campos Tangerinal; Colégio Getúlio Vargas; e Escola Estadual Rio Grande do Sul.

• Colégio Themis de Almeida Vieira, no Conforto, vai atender eleitores da Escola Municipal João Haasis; Escola Estadual Niterói; Escola Estadual Piauí; Escola Estadual Presidente Roosevelt; CEJA Paulo Freire; Escola Estadual São Paulo; Escola Municipal Bahia; e da Escola Municipal Antonietta

nhado do título de eleitor. Cada eleitor pode votar em apenas um candidato. Em Volta Redonda, 23 candidatos concorrem a dez vagas disponíveis para dois Conselhos Tutelares – cada um composto por cinco membros, titulares e suplentes. O mandato é de três anos e é permitida uma recondução, mediante novo processo de

Motta Bastos.

• Escola Municipal Miguel Couto, no Jardim Normândia, vai receber os eleitores que votam na Escola Municipal Profª Maria Rosa Rodrigues; Escola Municipal Nilton Penna Botelho; Escola Estadual Francisco Fontes Torres; Escola M. Prof. Wladir de Souza Telles; Instituto de Cultura Técnica (ICT); e Escola Estadual Rondônia.

• Escola M. Profª Marizinha Félix Teixeira, Três Poços, vai atender eleitores da Escola Estadual Rotary; Escola Municipal Mato Grosso do Sul; e da Escola Municipal Juracy Varanda.

• Ciep 299 Jiulio Caruso, no Santo Agostinho, vai atender os eleitores da FAETEC/ CETEP e do CIEP 053 Nelson Gonçalves. Escola Estadual Guanabara, no Aterrado, vai receber eleitores do Colégio Anglo

escolha. Cada um dos eleitos vai receber um subsídio no valor de R$ R$ 3,2 mil mensais, acrescido das vantagens pecuniárias pagas em caráter permanente e temporário. Os conselhos tutelares representam a sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. O grupo atua diante de qualquer omissão da família, da

Americano; UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase); Escola Municipal John Kennedy; e Colégio José Botelho de Athayde.

• Colégio João XXIII, no Retiro, vai receber eleitores da Escola Municipal Dr. João Pio de Abreu; Escola Municipal Mato Grosso; Escola Municipal Tocantins; Escola Municipal Mário Villani; Escola Municipal Amazonas; Escola Municipal Pará; CIEP Glória Roussin G. Pinto; Escola Municipal Paulo VI; Escola Municipal Pernambuco; Escola Municipal Amaral Peixoto.

• Escola Estadual Santos Dumont, em Niterói, recebe eleitores da Cooperativa Educacional Jacobina; Escola M. Especializada Dr. Hilton Rocha; Escola Municipal Paraíba; Escola Municipal São Francisco de Assis; Escola Municipal Sergipe; e SENAI – Aero Clube. Escola Municipal José Fon-

comunidade ou do próprio estado e trabalha para que esses direitos sejam respeitados por toda a população. Os conselheiros devem agir não apenas quando existe uma violação, mas também de forma preventiva. É um trabalho atento a qualquer sinal de violência (física, psicológica ou sexual), abandono, negligência ou outras situações de risco.

tes Torres, no São Luiz, recebe eleitores da Escola M. Maestro Franklin de C. Júnior; Escola M. Prefeito José Juarez Antunes; Escola Municipal Prof. Paulo Freire; e Escola M. Eng. Sérgio de Andrade Rocha.

• Escola Municipal Jesus Menino, no Belmonte, vai atender eleitores da Escola Estadual Acácia Amarela; CIEP 484 - Toninho Marques; CIEP Wandir de Carvalho; Escola Municipal João Paulo I; e Escola Municipal Palmares.

• Escola Municipal Fernando de Noronha, Vila Brasília, atende à Escola Estadual Brasília; Escola M. Octacília S. Stockler Mendonça; e CIEP Rubens Machado.

• CIEP Walmir de Freitas Monteiro, no Santa Cruz, atende aos eleitores da Escola M. Prof. Lund Fernandes Villela; e da Escola M. Prof. Waldyr Amaral Bedê.

Professores de Barra Mansa passam por capacitação da ADR

Ideia é promover troca de experiências e apresentar métodos de ensino eficazes

Buscando garantir mais qualidade no ensino e estimular o desenvolvimento educacional, seis profissionais da Secretaria de Educação de Barra Mansa concluíram, na última semana, o curso de Capacitação de Gestores da Rede Pública, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense. Um dos principais objetivos do curso é trabalhar eixos de atuação dentro dos aspectos sociais. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB), em Volta Redonda. De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, o curso também trabalha o viés de aprimorar a aprendizagem escolar e garantir a atualização dos profissionais.

“Além de ser um curso gratuito, ele serve para enriquecer nossos profissionais. Acreditamos que o ensino adequado abre grandes

portas para o futuro. Por isso fazemos questão de sempre estarmos atualizados e inseridos em capacitações como essa”, explicou o secretário.

A diretora geral da Escola Municipal Dr. Djair Machado Gomes, Graziella Emílio Paiva, foi uma das participantes e falou que o curso fez os participantes enxergarem que a preocupação quanto ao ensino de qualidade não está apenas dentro da escola.

“Há na região uma nova versão de ‘Pioneiros da Educação’, que estuda maneiras de melhorar a educação, e nós, gestores da educação de Barra Mansa, fazemos parte dele. Sua aplicação na escola se resume a continuar fazendo nosso trabalho com amor, pois lidamos com vidas que, às vezes ou somente, contam apenas com a escola. O trabalho é árduo, mas cabe a nós, líderes, continuar sonhando e trabalhando”, disse Graziella.

50 anos do Programa Nacional de Imunização

Estado do Rio

No dia em que se comemora o 50° aniversário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) reforçou a necessidade de melhorar a cobertura de todas as 48 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Nos últimos dez anos, houve queda na procura, principalmente no período da pandemia da Covid-19.

Criado em 1973, o PNI se tornou, a partir de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), ferramenta fundamental para garantia da saúde e da inclusão social da população brasileira e fez do Brasil referência mundial em imunização. Além de seguras, as vacinas são eficazes para a proteção contra doenças imunopreveníveis.

“O PNI é uma garantia de que toda a população brasileira terá

acesso às vacinas. É uma data que precisa ser reconhecida e comemorada. Um excelente momento para lembrar a todos de verificar se estão com as vacinas em dia”, diz a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Ribeiro, destaca a importância da data e do PNI para todos os brasileiros.“O Brasil comemora 50 anos de Programa Nacional de Imunizações, que representa um grande avanço para a saúde pública do país. Ele libera, todos os anos, mais de 48 imunobiológicos para toda a população”. Mário Sérgio ressalta ainda que a vacinação é garantida de graça a todos e foi fundamental para melhorar a saúde no país.“Quem deseja se proteger e proteger seus filhos pode procurar um posto de saúde e se prevenir de doenças que foram

eliminadas, como poliomielite e sarampo, que correm o risco de ser reintroduzidas por conta das baixas coberturas. A gente precisa entender que o país evoluiu, a saúde do Brasil melhorou, a mortalidade infantil foi reduzida graças à vacinação. Vamos comemorar que esse é um direito a que toda a população tem acesso gratuitamente”, diz.

INVESTIMENTO EM MUNICÍPIOS

Como parte de sua estratégia para a universalização da vacinação no estado, a SES-RJ vai destinar R$ 920 mil por mês aos 92 municípios para que cada um deles tenha pelo menos uma sala de vacinação aberta todos os dias, incluindo os fins de semana e feriados. O repasse foi anunciado em 23 de agosto, durante lançamento da campanha nacional de multivacinação para

Cada eleitor pode votar em apenas um candidato

Tutelares do município

Barra Mansa faz abertura da Semana Nacional do Trânsito

Ações seguirão ao longo dos próximos dias, com palestras em escolas e empresas e blitzes educativas

Foto:

crianças e adolescentes até 15 anos do Estado do Rio.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou ainda a importância de ações para preparar pessoal especializado e levar as vacinas a todos os pontos. Ela lembrou que a Secretaria promove reuniões de capacitação para as equipes de imunização, Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária dos municípios e orienta sobre a importância da busca ativa de não-vacinados, de visitas domiciliares e vacinação extramuros para atualização dos esquemas vacinais em atraso.

O objetivo é reverter a queda na procura por vacinas, principalmente contra a Poliomielite (VIP), a BCG e a Tríplice Viral, identificada pelo Ministério da Saúde de 2021 a 2023. Para isso, contribuíram, além da pandemia, a infodemia de notícias falsas associada à falsa sensação de que não há mais doenças circulando.

A

Municipal de Ordem Pública realizou nesta segunda-feira (18) a abertura da Semana Nacional do Trânsito. Alunos das escolas Prefeito Sócrates

e Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, atiradores do Tiro de Guerra e integrantes do Projeto Músicas nas Escolas participaram da ação. Para chamar atenção, foi feito um cortejo pelas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, no Centro. As ações seguirão até o próximo dia 25, com palestras em empresas e escolas e blitz educativas, na Praça da Matriz.

O secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, disse que essa ação é extremamente importante para a sociedade, pois é uma forma de chamar atenção para

irregularidades graves que estão se tornando comuns. “Essa iniciativa é voltada para o trânsito em geral. É para chamar atenção dos condutores e dos pedestres. Fazer a ação nas escolas surte um efeito gigantesco, pois os estudantes são os maiores precursores da mensagem”, disse.

Daniel ainda falou sobre as principais irregularidades cometidas no município. “Nossos maiores registros de autuação em Barra Mansa são para motoristas que dirigem fazendo o uso do celular, sem cinto e estacionamento em lugares irregulares. Precisamos ter a consciência de que a falta de atenção por um segundo pode causar graves acidentes. Essa é a importância dessa campanha, reforçar um trabalho que é feito o ano inteiro”, completou.

6  Terça-feira, 19 de setembro de 2023 CIDADES
Foto de arquivo – Secom/PMVR
Candidatos aos Conselhos
Angélica Santos (Angel) 210 Bianca Costa 700 Bruninho Nicolau 520 Daniela Assistente Social 600 Débora Andrade 258 Douglas Pereira 400 Elizabete Pereira (Bete) 100 Professora Janaína 300 Dra. Jhulieny Damasceno 202 João Carlos Xavier 200 José Roberto Gama 111 Juliana Ariella 444 Karol Campos 150 Leandrinho 127 Letícia Cândido (Lele) 177 Lígia Penha 147 Márcia Assistente Social 800 Neandro Chaves 777 Osmar Teófilo Maia 126 Rodnei 900 Rodrigo Mendes 500 Thiago Brum Leite 123 Ton VR Facts 193 Barra
Mansa
Secretaria
Batista
Paulo Dimas
Estudantes participaram de um cortejo pelas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite Barra Mansa Foto: Divulgação Curso visa a aprimorar a aprendizagem escolar e garantir a atualização dos profissionais

Concurso da Fevre tem

1,5 mil candidatos inscritos

Seleção para vagas imediatas e cadastro de reserva vai acontecer no dia 8 de outubro

O concurso público da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) atraiu 1.501 candidatos para as 23 vagas imediatas distribuídas em diversos cargos para atuação nas escolas e outras unidades da fundação, além da formação de cadastro de reserva. As provas objetivas ocorrem no próximo dia 8 de outubro e os locais de aplicação serão informados no dia 4.

As oportunidades imediatas são para professor de Língua Portuguesa, com cinco vagas; Matemática, quatro vagas; Ciências, uma vaga; e de Música, oito vagas em diferentes especialidades; Supervisor Educacional, com duas vagas; Orientador Educacional, uma vaga; Inspetor de Disciplina, uma vaga; e Auxiliar Administrativo, também uma vaga. Ainda estarão disponíveis para

cadastro de reserva vagas para professor nas áreas de História, Arte e Língua Inglesa. O diretor-presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira, lembrou que para os cargos de professor haverá a etapa de Prova de Títulos, marcada para o dia 23 de outubro; e para os profissionais de Música haverá prova prática.“As vagas para professor efetivo de Música, para diversos instrumentos, são a novidade neste concurso. Eles vão atuar no projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, que forma músicos e, principalmente, cidadãos disciplinados e dedicados”, falou Caio Teixeira, lembrando que a realização do concurso mostra o trabalho pela valorização da educação pública e do profissional de educação na cidade.

Mais de 1.500 pessoas estão em busca de uma vaga na Fevre

Sine tem 61 oportunidades de emprego na região

Sul Fluminense

O Sine (Sistema Nacional de Emprego) registra 61 oportunidades no Médio Paraíba. As remunerações chegam a R$ 3.960 para gerente de farmácia e gerente de negócios, em Volta Redonda, e para supervisor comercial em Vassouras. Há também 10 vagas para ajudante de carga e descarga de mercadorias, e outras 10 para operador de empilhadeira, para o município de Piraí.

A semana começou com várias oportunidades de trabalho para a população fluminense. São 1.105 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade, além de 1.441 chances de estágio e jovem aprendiz. As ofertas de emprego, concentradas nas regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Baixadas Litorâneas e Serrana, foram reunidas pelo setor de captação da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e são disponibilizadas através dos postos Sine. Os estágios são fruto de parceria com a Fundação Mudes e o CIEE.

A Região Metropolitana tem o maior número de chances: 780, entre as quais 219 são dirigidas especialmente a pessoas com deficiência (PcD), tais como 20 para assistente administrativo, nos bairros de Copacabana, Botafogo e Glória, e outras 20 para fonoaudiólogo, com salários que variam de quatro a seis mínimos (R$ 5.280 a R$ 7.920). Além dessas vagas, a região oferece oportunidades atrativas, com salários que podem chegar a R$ 7.920, para coordenador de contabilidade (Ensino Superior), gerente de supermercado (Ensino Médio) e operador de caixa (Ensino Médio), entre outras.

Na região das Baixadas Litorâneas, foram captadas 14 vagas para Saquarema, com salários de até R$ 2.640, com e sem experiência, para as funções de açougueiro, atendente de padaria, auxiliar administrativo, empacotador à mão e operador de caixa.

Na Região Serrana, as 250 oportunidades captadas são para Teresópolis, com remuneração média de um salário mínimo (R$ 1.320). Destacam-se as 33 vagas para técnico de suporte de TI, com experi-

Fazenda aumenta previsão oficial de crescimento do PIB para 3,2%

Brasília

ência e Ensino Médio completo exigidos. De acordo com o Observatório do Trabalho da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, o setor de Serviços é responsável por 75,7 % das 1.105 vagas oferecidas pelo Sine, seguido pelo Comércio, com 24,3%. Quanto à escolaridade, 64,6% das oportunidades exigem Ensino Médio completo. Em relação aos salários oferecidos, 39,5% das vagas oferecem um salário mínimo (R$ 1.320) e 49,1% chegam a dois salários (R$ 2.640). A grande maioria das oportunidades (87,6%) exige experiência.

A Secretaria de Trabalho e Renda lembra que a compatibilização da vaga com os candidatos é feita através do Sine, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter cadastro e currículos atualizados.

Para se inscrever ou atualizar o cadastro, no caso do Sine, é necessário ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/ NIS e CPF. Para consultar o endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda, disponível no site http://www. trabalho.rj.gov.br/. Em parceria com diferentes instituições, a Secretaria de Trabalho e Renda também vem divulgando estágios para diferentes níveis de escolaridade e oportunidades para jovem aprendiz. O CIEE - Centro de Integração Empresa Escolacolocou à disposição da população do Estado do Rio de Janeiro 1.179 oportunidades de estágio, sendo 701 para Ensino Superior e 478 para Ensino Médio, técnico e jovem aprendiz. Maiores informações estão disponíveis em http://www. ciee.org.br/.

Já a Fundação Mudes está oferecendo 262 vagas de estágio nos níveis superior, médio e técnico, com bolsa-auxílio que pode chegar a R$ 2.000,00. Para se candidatar, basta acessar https://www.mudes.org.br/.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda elevou de 2,5% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos). A estimativa para a inflação diminuiu. As previsões estão no Boletim Macrofiscal divulgado nesta segunda-feira (18).

Segundo o Ministério da Fazenda, a revisão no crescimento foi motivada pelo crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) no segundo trimestre, pelo aumento da safra, pela expectativa de resultados positivos no terceiro trimestre e pela eventual recuperação da economia chinesa no quarto trimestre. As projeções de crescimento para este ano melhoraram para todos os setores. Para o setor agropecuário, a projeção passou de 13,2% para 14%. Para a indústria, a estimativa avançou de 0,8% para 1,5%, enquanto a projeção para os serviços passou de 1,7% para 2,5%. A estimativa de crescimento para 2024 foi mantida em 2,3%.

Segundo o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, as previsões do mercado financeiro têm confirmado as estimativas do Ministério da Fazenda. “O conjunto de projeções do mercado tem tido um resultado bastante benigno na nossa leitura em relação à dinâmica da economia brasileira e tem tido também um comportamento que tem confirmado de alguma forma as projeções que nós fazemos aqui na SPE”, afirmou.

INFLAÇÃO

A projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida A estimativa está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior é 4,75%. Para 2024, a estimativa avançou de 3,3% para 3,4%.

Segundo a SPE, o impacto dos reajustes nos preços de

combustíveis tem sido compensado pela queda nos preços de comida e de serviços associados à alimentação em casa. A projeção para 2024 foi elevada por causa de ajustes nas estimativas para o dólar e o preço das commodities (bens primários com cotação internacional). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para estabelecer o valor do salário mínimo e corrigir aposentadorias, deverá encerrar este ano com variação de 4,36%, segundo a previsão da SPE, contra 4,48% previstos no boletim anterior, divulgado em maio. A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que inclui o setor atacadista, o custo da construção civil e o consumidor final, caiu de deflação de 2,06% para deflação de 3%.

MÉDIO PRAZO

Apesar da desaceleração econômica prevista para 2024, a SPE ressalta que as estimativas para o próximo ano estão melhorando. Mesmo com o desemprego em baixa, os núcleos de inflação (medidas que

Governo apresenta Novo PAC a diplomatas

Brasília

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, participou, nesta segunda-feira (18), da cerimônia de apresentação do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ao corpo diplomático, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ao destacar as potencialidades de investimentos no Brasil, ele citou ainda o bom momento da economia do país e o compromisso do governo com a estabilidade política.

“São inúmeras oportunidades de investimento, parceria, comércio exterior, nós somos o quinto maior país do mundo em extensão territorial, temos 5.570 municípios. Um município, Altamira [PA], é maior que Portugal”, disse, explicando sobre as necessidades estruturais do país. “E o mais importante: democracia. Democracia atrai investimento, segurança jurídica, regras estáveis para investimento”, afirmou. Com a apresentação do programa ao corpo diplomático –representantes oficiais de outros países no Brasil – o governo busca alcançar as empresas e fundos de investimentos internacionais. De acordo com o ministro da Casa

Civil, Rui Costa, o objetivo é estimular a formação de consórcios envolvendo empresas nacionais e estrangeiras.

“Buscamos não só dar celeridade e agilidade, agregar novas tecnologias, mas também obter recursos mais baratos para viabilizar os projetos, principalmente aqueles que se sustentam à base de tarifas, para que o impacto, portanto, seja de tarifas mais acessíveis à população”, disse o ministro.

Segundo Rui Costa, não haverá estímulo financeiro-econômico diferenciado para empresas estrangeiras. O que o governo quer é atrair investimentos internacionais para alavancar os projetos e, inclusive, as empresas brasileiras que passam por problemas financeiros, mas ainda têm capacidade operacional.

“Elas têm um acervo grande de certificações, de conhecimento acumulado, com uma boa engenharia, mas lhes falta balança e capacidade financeira para participar de grandes projetos. Então, a solução seria elas se consorciarem a empresas internacionais ou empresas nacionais, com isso, por meio de consórcio, performarem para garantir acesso a crédito”,

explicou. “Em muitas nações há um rito institucional, que a manifestação pública do governo orienta o investimento. Então, se o governo diz que a empresa pode entrar com investimento direto, pode fazer parcerias, as empresas se sentem liberadas, autorizadas a fazer. Nós queremos, de forma pública e transparente, que todos se sintam estimulados a fazer essas parcerias”, disse.

Com previsão total de R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados, o Novo PAC foi lançado no mês passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os principais objetivos do programa são gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais e acelerar o crescimento econômico. Segundo o governo, as ações do programa estão comprometidas com a transição ecológica, a neoindustrialização, o crescimento com inclusão social e a sustentabilidade ambiental.

A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, destacou que o Itamaraty vai contribuir na implementação do Novo PAC, em missões ao exterior e contato com as repre-

excluem variações extremas, como alimentos e preços administrados) continua a desacelerar. “Em linha com essa interpretação, a expectativa de mercado para o crescimento em 2024 tem se elevado, a despeito do aumento do crescimento projetado para 2023”, ressalta o documento.

Principal responsável pelo crescimento econômico em 2023, o setor agropecuário deverá desacelerar no próximo ano, por causa da repercussão da supersafra deste ano, que reduz os preços das commodities agrícolas, e da previsão de anomalias climáticas, que reduzirão o crescimento da área plantada. Para outros setores, a perspectiva é mais otimista para 2024. Segundo a SPE, a indústria e os serviços devem se beneficiar com a queda dos juros, com as políticas de apoio à renegociação de dívidas, com os programas de transferência de renda e os incentivos ao investimento, como o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estímulos para inovação e digitalização, fornecimento de garantias do Tesouro Nacional para parcerias público-privadas.

estrangeiros

sentações diplomáticas sediadas no Brasil. Segundo ela, com o programa, o governo quer promover equidade social e eficiência produtiva.

“A formação do capital humano e o estímulo à inovação integram-se, portanto, na política de investimentos do país, de forma a contribuir para o aumento da produtividade, da renda e do emprego. Ao lançar um programa vicioso de desenvolvimento no Brasil e convidar investidores e governos parceiros a dele participarem, não devemos pensar única e exclusivamente no Brasil. Nosso país, como todos sabemos, não pode se desenvolver sozinho, só crescerá de forma sustentável com a integração a seu entorno regional, o que significa integração da infraestrutura e integração energética”, disse Maria Laura. Do total de recursos para o Novo PAC, R$ 371 bilhões virão do Orçamento Geral da União. O setor privado entra com R$ 612 bilhões. As empresas estatais vão aportar R$ 343 bilhões, especialmente a Petrobras, e mais R$ 362 bilhões virão de financiamentos. A previsão é que R$ 1,4 trilhão sejam aplicados até 2026 e o restante após essa data.

 7 Terça-feira, 19 de setembro de 2023 ECONOMIA
Foto: Secom PMVR

Festa Nordestina agita Cais de Santa Luzia

Serão três dias de festa, com comidas típicas e forró animando moradores e turistas que visitarem Angra

Angra dos Reis

De 22 a 24 de setembro, o Cais de Santa Luzia, no centro da cidade, vai receber a 3ª edição da Festa Nordestina, com muitas comidas típicas e forró para animar moradores e turistas. O evento é realizado pela prefeitura em parceria com a Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis.

A partir das 10h, o público poderá apreciar o melhor da comida nordestina e também do Norte: baião-de-dois, buchada de bode, arroz, fava, sarapatel, farofa

com temperos do norte, carne de sol com aipim, acarajé, vatapá, cocada, pé de moleque e muitas outras delícias. Na parte da noite, além dos pratos típicos, os visitantes poderão curtir o melhor do forró.

“Esta é a terceira Festa Nordestina de Angra dos Reis. Vamos fazer o possível para ser uma festa maravilhosa e as pessoas saírem sorrindo, pois o povo nordestino gosta é de alegria”, destacou Manoel Moraes Leite, conhecido como Neto, presidente da Associação Nordestina e Amigos de

- SÁBADO Sandro Santos

Angra dos Reis. Segundo o secretário de Eventos, João Willy, a intenção da prefeitura é resgatar a Festa Nordestina, que já teve duas grandes edições na cidade. “Temos, em Angra dos Reis, uma grande comunidade nordestina. Vamos resgatar esta festa tão importante e fazer com que ela cresça. Teremos três dias dedicados à cultura nordestina, com pratos típicos, muita música e animação. Todos estão convidados a participar”, ressaltou o secretário de Eventos, João Willy.

COB mapeia talentos olímpicos nos Jogos da Juventude

Ribeirão Preto

A edição deste ano dos Jogos da Juventude terminou no último sábado (16). O trabalho sobre a competição, realizada em Ribeirão Preto (SP), ainda não parou. Para os profissionais do Centro de Avaliação e Monitoramento, que passaram as duas semanas do evento coletando dados dos cerca de 4 mil participantes, ele está apenas iniciando. Afinal, é agora que as informações serão analisadas e comparadas, servindo de base para estudos sobre as novas gerações do esporte brasileiro.

A estrutura foi montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Centro de Eventos Taiwan, onde esteve instalada a área de convivência dos atletas. As análises levaram em conta antropometria (estudo de medidas e dimensões corporais), potência de membros superiores e inferiores, agilidade e corrida. Os avaliadores foram os mesmos que realizam testes com esportistas olímpicos e de seleções de base no Centro de Treinamento do Time Brasil, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

“O Centro de Avaliação e Monitoramento é uma iniciativa que vem desde 2019 nos Jogos da Juventude. A gente coleta informações para criar um grande banco de dados, que sirva de referência para os professores compararem seus atletas com aqueles que são os melhores deste ano no Brasil, em idade escolar”,

explicou o supervisor de Ciência e Tecnologia Esportiva do COB, Felipe Lucero. “Nosso conceito principal é que esses testes possam ser reproduzidos nas escolas. O COB trouxe para cá a estrutura do CT, com materiais de ponta, para ganharmos tempo e precisão, mas utilizamos protocolos válidos universalmente e facilmente encontrados na literatura. Os professores podem fazer [as avaliações] na escola com materiais simples e baratos”, completou o profissional. De 2019 para cá, as informações sobre mais de 10 mil jovens que participaram dos Jogos da Juventude foram compiladas. Alguns atletas, inclusive, participaram de mais de uma edição do evento e foram analisados em momentos diferentes. Segundo Lucero, o estudo terá cortes por idade, sexo, modalidade, região e

estado. A ideia é que os primeiros trabalhos com base nos dados sejam apresentados no início de 2024.

“Muitas vezes, na escola, o professor tem uma percepção empírica distorcida do atleta, porque o compara com seu próprio grupo. Quando ele tiver a referência dos melhores atletas em idade escolar, poderá ampliar essa visão. Perceber, por exemplo, que tem um atleta muito ágil, veloz e potente comparado ao seu grupo, mas que está longe daqueles que chegaram aqui [aos Jogos da Juventude]. Ou, pelo contrário, que esse atleta está muito próximo do grupo de elite e merece um olhar mais atento, para um desenvolvimento mais efetivo”, afirmou o supervisor do COB.

Em longo prazo, o objetivo da coleta de dados é ter a compreensão de como esses meninos e meninas, se alcançarem o nível de

Festival apresenta espetáculos de dança em Quatis, Resende e Volta Redonda

Sul Fluminense

atletas olímpicos, chegaram lá. A história dos Jogos da Juventude mostra que o evento fez parte da caminhada de muitos deles. Medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, na Grã-Bretanha, em 2012, a ex-judoca Sarah Menezes é um exemplo. Nomes de peso do esporte brasileiro, como Darlan Romani (arremesso do peso), Hugo Calderano (tênis de mesa) ou Etiene Medeiros (natação) também passaram pela competição de jovens.

“Esse tipo de estudo permite que a gente possa olhar para trás, ver como era esse atleta olímpico com 15, 16 ou 17 anos e entender quando ele começou a sair da curva, a se destacar. Pode ser que os resultados já sejam uma referência para demonstrar que outros atletas, na mesma idade e função, estão fora da curva, com potencial enorme”, disse Lucero.

“O caminho até uma olimpíada é muito longo, multifatorial. Com dados isolados, a gente não consegue cravar [que um jovem atingirá o nível olímpico], mas são indícios muito fortes que a gente pode usar no futuro, como referência. No Brasil, não tem nada parecido com isso. A gente pretende ter uma base de dados cada vez maior. [Esse trabalho]

Vai se repetir a cada edição [dos Jogos]”, concluiu o profissional.

No ano que vem, os Jogos da Juventude serão realizados em Blumenau (SC). Em 2025, o evento vai para Brasília.

Meninos e meninas do tênis de mesa garantem vaga em Paris

Rio

As equipes do Brasil de tênis de mesa garantiram presença nos Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados em Paris (França), após uma ótima participação no Campeonato Pan-Americano da modalidade, que chegou ao final em Havana (Cuba) no último domingo (17). O time masculino se classificou ao terminar a competição com a medalha de ouro, enquanto a equipe feminina garantiu a prata.

O título masculino no Pan-Americano (o sexto em seis edições do torneio) foi alcançado pela equipe formada por Hugo Calderano, Eric Jouti, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro. “Sempre temos que valorizar e desfrutar as vitórias, pois sabemos o quanto é difícil ganhar títulos. Essa vaga para os Jogos Olímpicos é muito importante para o tênis de mesa

brasileiro e mais um passo para conquistar coisas especiais para o Brasil”, declarou o técnico da equipe, Francisco Arado. Já a equipe feminina que garantiu a prata pan-americana foi formada por Laura Watanabe, Bruna Alexandre e pelas irmãs Bruna e Giulia Takahashi. “Esse Pan-Americano foi muito especial, muito importante para a formação de uma equipe. Pudemos trabalhar com as quatro jogadoras em duplas, em equipe, além de aprimorar o desempenho individual de cada uma. E todas elas, quando foram exigidas, chamadas a corresponder, desempenharam seus papéis. Isso é o que me deixa mais feliz. A união delas em busca desse objetivo, da vaga olímpica, foi extraordinário. Essa classificação é um sonho realizado e elas fazem parte disso”, afirmou o técnico do time feminino, Jorge Fanck.

Há 21 anos, o projeto ‘Dança em Trânsito’ reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. E nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, três cidades do Sul Fluminense – Quatis, Resende e Volta Redonda – terão a honra de receber espetáculos do projeto.

O festival possibilita trocas de experiências entre artistas e companhias nacionais e internacionais convidadas e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. Com a característica marcante da apresentação de trabalhos em destaque no cenário atual e a ocupação, além de diversos teatros, também de espaços urbanos, a cada nova edição estende o acesso a novos públicos, prezando pela democratização da cultura e reforçando o compromisso assumido para o fortalecimento e a divulgação da dança contemporânea, em consonância com outras culturas e segmentos da dança, e com a cultura popular brasileira.

O ‘Dança em Trânsito’ é um festival plural e itinerante, com

motivação sempre crescente diante do compromisso de tornar cada vez mais visíveis, e para mais pessoas, as múltiplas expressões de dança. O projeto circulará, durante o ano inteiro, por 33 cidades brasileiras e por cinco cidades estrangeiras. Para compor as programações das cidades, foram selecionados artistas e companhias brasileiras de Norte a Sul do Brasil, assim como artistas e companhias internacionais.

WORKSHOP Além das apresentações, o bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo, estará do dia 25 a 28 de setembro, ministrando o “Workshop com Criação” para os alunos do projeto Dança & Magia, que acontecerá de 14h às 17h, na Academia Dinâmica do Corpo, que fica na Rua Coronel José Leite, 150, Centro – Quatis/RJ. O resultado final do workshop será apresentado no dia 29 em Quatis, e no dia 30 em Resende. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms. gle/7REWTukiCmsnjU9R7 . A faixa etária é acima de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (29/09) – Cidade:

Quatis - Local: Praça Teixeira

Brandão

- 19h: Márcia Milhares (Rio de Janeiro/RJ) – Coreografia criada para artistas profissionais do Rio de Janeiro (10min)

- 19h15: Companhia de Dança do Pantanal (Corumbá/MS) e Igor Gasparini (São Paulo/SP) – Coreografia criada para artistas profissionais de Corumbá/MS (10min)

- 19h30: Dilo Paulo (Angola/Brasil)

– Coreografia criada para artistas do Médio Paraíba (10min)

- 20h: Companhia de dança Corpus entre Mundos (Angola-Brasília/DF) – Espetáculo “Ekesa-Sanko” (15 min)

Classificação etária: Livre

Sábado (30/09) – Cidade: Resende – Local: Parque das Águas (Espaço Aberto) - 11h: T.F. Cia de Dança (São Paulo/SP – Espetáculo “Corpos de Fronteira” (37min) Classificação etária: Livre

- 11h50: Companhia de Dança do Pantanal (Corumbá/MS) e Igor Gasparini (São Paulo/SP) – Coreografia criada para artistas profissionais de Corumbá/MS (10min)

- 12h: Dilo Paulo (Angola/Brasil) – Coreografia criada para artistas do Médio Paraíba (10min)

- 12h15: Companhia de Dança Corpus entre Mundos (Angola-Brasília/DF) – Espetáculo “Ekesa-Sanko” (15min)

Domingo (01/10) – Cidade: Volta Redonda – Local: Teatro Gacemss

- 19h: Grupo Tápias (Rio de Janeiro/RJ e Paris, França) – Espetáculo “Café não é só uma xícara” (60min)

Brasília

A ginasta Rebeca Andrade faturou a medalha de prata nas barras assimétricas na etapa de Paris da Copa do Mundo da modalidade. A disputa ocorreu na tarde deste domingo (17) e serviu como evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2024. A brasileira finalizou a prova com a nota de 14,600. O ouro foi para a anfitriã

Melanie de Jesus com 14,700 e o bronze foi para Kaylia Nemour, da Argélia, com 14.100. Na mesma competição, a delegação nacional faturou outras quatro medalhas. Flávia Saraiva ganhou o

bronze na trave com a nota 13,450, prova em que a francesa Marine Boyer levou o ouro com 13,500, e a prata ficou com Kaylia Nemouur, com a mesma nota da campeã. Jade Barbosa ficou com a medalha de prata no solo, com a nota de 13,400. Entre os homens, teve dobradinha nacional na barra fixa. Arthur Nory foi o segundo melhor com 14.350. E Bernardo Actos ficou com o bronze obtendo a nota de 13.900. O melhor foi Tang Chia-Hung, de Taiwan, alcançando 14.950. A partir de 30 de setembro, na Antuérpia (Bélgica), começa o mundial da modalidade.

8  Terça-feira, 19 de setembro de 2023 ESPORTES
Foto: Divulgação PMAR
PROGRAMAÇÃO MUSICAL DA FESTA NORDESTINA
22/09 – SEXTA-FEIRA Nilsinho Pegada Firme Calebe e Leilani 23/09
24/09 - DOMINGO Alan Forró Estilizado Billa dos Teclados. Cais de Santa Luzia vai receber atrações artísticas na Festa Nordestina
Foto: Alexandre Loureiro/COB
Brasil começa a prospectar atletas com potencial olímpico Foto: Wander Roberto/COB
Tênis de Mesa do Brasil terá presença garantida em Paris
Rebeca Andrade leva prata nas barras assimétricas na Copa do Mundo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.