10238 - Diario - Segunda-feira - 11.09.2023

Page 1

Segunda-feira, 11 de setembro de 2023 | Ano 31 • Edição 10238

Com a vitória, o Voltaço assume a liderança do Grupo C da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série

C. O time soma 4 pontos, o mesmo que o Paysandu.

FERIADO CAÓTICO

O próximo desafio do Volta Redonda é contra o Amazonas, no próximo sábado ( 16), às 18 horas,na Arena da Amazônia.

 ESPORTES | Página 6

‘7 de Setembro’ no Sul Fluminense é marcado por chacina, incêndios, tiroteios e encontro de cadáver

Chacina deixou quatro mortos em Volta Redonda; em Quatis, um homem foi morto e outro ficou ferido; em Maringá, um dos principais pontos turísticos da região, três funcionários de um restaurante ficaram feridos após a explosão de um botijão de gás

Antônio Marcos da Silva, de 18 anos; Carlos Eduardo dos Santos Silva, de 19; Michael Pacheco

O primeiro dia de evento contou com a presença de ministérios do município, com pregação do pastor Marco Feliciano acompanhado do musicista Roberto Marinho. A atração principal ficou por conta do cantor Anderson

Freire.  LAZER | Página 6

Público assistiu a shows de grandes nomes do cenário gospel nacional, além de artistas da região

Designer de VR com paralisia cerebral apresenta melhoras com uso de canabidiol

 CIDADES | Página 5

Gomes, de 37, e um adolescente de 17 anos foram as vítimas de uma chacina ocorrida na noite de sexta-feira (8), no bairro Vila Americana, em Volta Redonda. Eles foram mortos em um escadão no Morro da Mineira. A suspeita é de que as mortes tenham ocorrido em decorrência de uma rixa entre facções criminosas rivais. Também na sexta-feira, duas pessoas foram vítimas de tentativa

de homicídio no bairro Jardim Tiradentes, em Volta Redonda. Ambos sobreviveram aos disparos de arma de fogo. Na mesma noite, ocupantes de um Prisma mataram a tiros o jovem Hiago Matos da Costa, de 24 anos, no bairro Mirandópolis, em Quatis. Outro homem ficou ferido. Na quinta-feira (7), a Polícia Militar encontrou um cadáver, com pés e mãos amarrados, na estrada

que liga Volta Redonda a Getulândia, no bairro Roma. Na mesma noite, um restaurante em Maringá – área turística das Agulhas Negras – pegou fogo após a explosão de um botijão de gás; três pessoas ficaram feridas. No dia seguinte, uma loja de açaí no bairro Jardim Jalisco, em Resende, também pegou fogo.

 POLÍCIA | Página 4

Gustavo Tutuca e Thiago Pampolha promovem atrações turísticas do estado do Rio na Europa

O vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, e o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, se encontraram, na quinta-feira (7), em Milão, na Itália, com operadores, agências de turismo e companhias aéreas do mercado europeu. A ideia é fe-

Megaoperação Tríplice Divisa prende 31 suspeitos no Sul Fluminense e Costa Verde

A operação Tríplice Divisa, deflagrada no feriadão de 7 de Setembro através de uma parceria entre os batalhões do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) –

BPM, 28º BPM, 33º BPM e 37º BPM

Companhia Independente de Polícia

CPRv, CPAM, Operação Foco e as Polícias Militares dos estados de São Paulo e Minas Gerais, teve atuação intensa nas divisas dos três estados e também na Ilha Grande.

POLÍCIA | Página 4

char novas parcerias, captar mais eventos e aumentar o número de voos, como os anunciados pela Ita Airways, que volta a realizar a operação direta entre Roma/ Fiumicino e o Rio de Janeiro nos próximos dias.

 POLÍTICA | Página 3

VIOLÊNCIA DE GÊNERO: A EPIDEMIA

ANOS
R$ 1,50
2
Luciana Pimentel é formada em Direito e PósGraduada em Direito Civil e Processual Civil. Atuou como Conselheira Tutelar e passou a integrar a equipe da Secretaria de Ação Social. GERAL | Página
QUE AINDA NOS ASSOMBRA
10º
–,
Militar (Paraty),
Foto: Divulgação Divulgação Governo do Estado do Rio de Janeiro Gustavo Tutuca esteve na Itália para falar das atrações turísticas do estado do Rio Foto: Raphael Torres Mais de 3 mil torcedores compareceram ao Raulino de Oliveira na noite deste domingo (10)

Violência de gênero

A epidemia que ainda nos assombra

A violência de gênero é mundial e algo que nos assombra desde o passado, quando mulheres eram completamente submissas, oprimidas e viviam a sombra e vontade dos homens. Eram mulheres sem voz, sem desejos, sem sonhos e sem anseios.

“A mulher é nossa propriedade e nós não somos propriedade dela (…). Ela é, pois, propriedade, tal qual a árvore frutífera é propriedade do jardineiro.” (Napoleão Bonaparte)

Infelizmente ainda hoje, em pleno século XXI, travamos um elo estreito com o passado.

Foi em 1993, na Conferência de Viena sobre Direitos Humanos, que as mulheres entraram na humanidade visível, com a aprovação da resolução que os direitos das mulheres são parte integrante e indivisível dos direitos humanos universais e explicitou que a violência contra as mulheres constitui grave violação desses direitos. Neste momento a percepção de que a humanidade era composta por dois sexos diferentes, com direitos e deveres iguais, passou a ser realmente considerada.

No Brasil, avançamos na segunda metade da década de 80, quando tivemos o movimento de mulheres que assegurou o reconhecimento dos direitos básicos

da mulher brasileira com a elaboração da Constituição de 1988.

Hoje temos no Brasil a terceira melhor lei de proteção à mulher do mundo, a Lei Maria da Penha (atrás apenas das leis espanhola e chilena), em 2006. Porém isto não é algo que me traz orgulho, ao contrário, apenas demonstra que infelizmente precisamos de uma lei para nos proteger daqueles que nos juraram amor.

Cenas e casos de violência estão presentes a todo momento, e que podem ser de ordem física, psicológica, moral, patrimonial, sexual e até mesmo obstétrica.

Observamos o mundo em evolução, contudo, no que diz respeito a violência de gênero, caímos num abismo arcaico, variações entre o moderno e o primitivo.

O machismo estrutural, a misoginia e os passos lentos no que tange a políticas públicas específicas fazem com que a violência de gênero continue a ser uma triste realidade.

A violência de gênero não se distingue por classe social, raça ou idade, está presente em todas as esferas. Percebemos que a subnotificação é grande e que, infelizmente, o número de mulheres que sofre com a violência vai muito além do que é divulgado nas estatísticas.

APRESENTO A SEGUIR ALGUMAS CITAÇÕES QUE OUVI, E DEPOIS DA LEITURA, REFLEXÕES SERÃO NECESSÁRIAS:

-“Mãe eu quero água”, disse o menino. A mãe pede que ele aguarde um minutinho…

-“Eu disse agora senão eu te arrebento” – brada o garoto de apenas 6 anos.

– “Eu sofri todos os tipos de violência, coisas que a senhora nem imagina, e da próxima vez eu me mato”.

– “…Eu me machucava muito para que meu pai não me violentasse. Uma vez ele me levou para um barranco e começou a tirar a roupa, para que ele não me estuprasse eu me joguei do barranco e quebrei duas costelas…”

– “Meu filho de 10 anos falou que gostaria muito de ter uma

família com uma namorada e dois filhos, e que ele iria bater muito na namorada. Falei para ele que não se bate em mulher, e ele respondeu: ‘Vou fazer igual o papai faz com você’. Isso me assustou…”

– “Ele vivia me dizendo para eu parar de pintar as unhas, usar salto, depois pediu que eu parasse de usar maquiagem, quando eu não obedecia, me insultava, dizia que eu era um lixo e não tinha ninguém… eu não sei mais do que gosto, preciso aprender a me vestir, a comer o que eu quero, preciso voltar a ser eu…” …e assim como estas, tantas outras ouvi.

A violência contra a mulher é considerada uma epidemia pela ONU, e recentemente o secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, disse que a igualdade de gênero está “a 300 anos de distância”, de acordo com as últimas estimativas da ONU Mulheres. Achei que meus filhos veriam mudanças, mas infelizmente talvez nem meus netos, e isso pode e deve ser mudado.

A violência de gênero não é uma questão apenas das mulheres, e sim de homens e mulheres, ela não é

unilateral. Precisamos caminhar juntos no processo de evolução e luta pelo fim da violência contra a mulher, e para isso o apoio incondicional dos homens, é fundamental. Sim, os homens devem entrar nessa luta assim como as mulheres, que agem em causa própria. Os olhares de toda a sociedade precisam estar atentos, normas de boa conduta, respeito e convivência devem ser exercidos.

A denúncia salva vidas, é preciso romper o ciclo da violência, e pode ser feita de várias formas, disque 180, Delegacias de Defesa da Mulher (onde houver), Polícia Militar 190, Defensoria Pública, Secretarias da Mulher, Centros de Referência. Podemos e devemos mudar essa estimativa, ter novas atitudes. A situação exige ações conjuntas. Existe bondade no mundo, existe amor e pessoas de bem, esse propósito é meu, é seu, e deve ser de todos.

LUCIANA PIMENTEL

É formada em Direito e Pós-Graduada em Direito Civil e Processual Civil. Atuou como Conselheira Tutelar e passou a integrar a equipe da Secretaria de Ação Social.

Dispositivos vão auxiliar mobilidade de estudantes cegos de Volta Redonda

Vinte estudantes da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, localizada no bairro Voldac, em Volta Redonda, e que possuem deficiência visual – divididos entre baixa visão e cegueira –, vão receber dispositivos que podem auxiliar na mobilidade. O protótipo do aparelho foi apresentado ao prefeito Antonio Francisco Neto nesta semana pelo criador do projeto, o programador Jean Kleber Tedesqui Elesbão.

Caso o aparelho seja eficiente, outros alunos na unidade também vão receber o dispositivo. A iniciativa será ampliada para as pessoas cegas ou de baixa visão cadastradas na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, explica que, mais uma vez, Volta Redonda sai na frente na implantação de políticas públicas para pessoas com

deficiência (PCD). “O prefeito Neto não mede esforços para que a inclusão e a mobilidade dessas pessoas avancem em passos largos em Volta Redonda. Vamos fazer esse teste e, se for aprovado, vamos expandir a distribuição desses aparelhos”, disse o secretário.

O programador Jean Kleber

Tedesqui Elesbão, que desenvolveu o projeto, explica que o dispositivo detecta obstáculos no raio de até um metro. “Caso tenha um obstáculo, o dispositivo vai vibrar na mão da pessoa que estiver utilizando o aparelho. Isso pode ajudar muito na mobilidade dessas pessoas, que poderão se desviar de outra pessoa, muro e árvores, por exemplo. Esse projeto é pioneiro e Volta Redonda será a primeira cidade a participar”, explicou Jean.

A diretora da Escola Hilton Rocha, Vera Lucia Ferreira Cruz, ressalta que é preciso conhecer, analisar e avaliar todas as inovações voltadas para esse perfil de aluno. “Precisamos saber se elas

vêm trazer benefícios para as pessoas com deficiência visual. Estamos sempre com as portas abertas para conhecer esse projeto do Jean. Vamos fazer esses testes para saber se o dispositivo é funcional”.

A ESCOLA

Atualmente 70 estudantes com deficiência visual, divididos entre baixa visão e cegueira, são atendidos na Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha. A unidade também atende estudantes com múltiplas deficiências, associadas a deficiência visual.

A porta de entrada para a unidade educacional é via Secretaria Municipal de Educação (SME), se for estudante da Rede Municipal de Ensino; ou diretamente na escola, quando são estudantes de outros municípios ou da rede particular.

A escola conta com cinco profissionais concursados com cegueira, inclusive três deles es-

tudaram na instituição durante o ensino médio. Lá são desenvolvidos trabalhos com atendimentos específicos, de acordo com a necessidade dos estudantes.

Quando o aluno é da rede regular, é atendido com apoio de ensino. Nesse caso é feita a adaptação dos materiais, proporcionando que esse estudante aprenda de uma forma viável e com acessibilidade.

Entre os recursos utilizados para o aprendizado estão: aumento das letras, atendimento em braile e o uso do soroban (recurso educativo específico para aprendizagem de cálculos matemáticos por estudantes com deficiência visual), entre outros.

Para os estudantes que vêm através de demanda da comunidade, o trabalho desenvolvido é de habilitação e reabilitação, quando necessário. Quando eles perdem a visão eles procuram a escola especializada para se readequar no dia a dia.

Doar sangue é um ato de generosidade que pode salvar a vida de muitas pessoas que estão precisando, como vítimas de acidentes, pacientes de cirurgias, portadores de câncer e hemofílicos. Em Barra Mansa as doações são captadas pelo Hemonúcleo, que funciona no Centro e recebe os voluntários de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h.

Atualmente o estoque da unidade se encontra regularizado, com nível normal. O Hemonúcleo destaca que o tipo sanguíneo O+ é o que mais recebe doações e o tipo O- é o mais procurado, já que é doador universal. De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, a triagem é um momento de conversa com os doadores para analisar a possibilidade da doação. Além disso, o material coletado passa por testes clínicos e sorológicos. “É essencial a colaboração dos munícipes para abastecer nossos centros de coleta. Vale ressaltar que uma doação pode salvar até quatro vidas, e a coleta não dura mais que 15 minutos”, comentou Thaís

A coordenadora ainda destacou que o sangue colhido dura aproximadamente 42 dias, sendo que a média de idade de quem mais doa está entre 18 e 30 anos. No mês de agosto, 504 doações foram registradas no Hemonúcleo de Barra Mansa. Já durante os primeiros sete meses deste ano, foram aproximadamente 3.170 doações.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Em caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a realização da mesma. O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. O doador pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro. Para outras informações, o telefone (24) 3512-0788 está disponível.

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretora Geral: Renata Pançardes Editor Internacional: Silas Avila Jr. Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS Atendimento ao cliente Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2262-7469 / (21) 97594-8659 Representante Comercial Exclusivo J.C. Representações e Publicidades Ltda 2  Segunda-feira, 11 de setembro de 2023 GERAL
Leia mais
Barra Mansa
Média de idade de quem mais doa sangue está entre 18 e 30 anos

Pampolha e Tutuca promovem atrações turísticas do Rio na Itália

Objetivo é fechar novas parcerias, captar eventos e aumentar o número de voos, como os anunciados pela Ita Airways

Estado do Rio

Para promover os atrativos do Estado do Rio de Janeiro, o vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, e o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, se encontraram, na quinta-feira (7), em Milão, com operadores, agências de turismo e companhias aéreas do mercado europeu. A ideia é fechar novas parcerias, captar mais eventos e aumentar o número de voos, como os anunciados pela Ita Airways, que volta a realizar a operação direta entre Roma/Fiumicino e o Rio de Janeiro nos próximos dias.

- O Rio voltou a ser a porta de entrada de turistas de todo o mundo. O turismo está entre os setores mais importantes para a economia fluminense. É fundamental para o desenvolvimento do estado. Por isso, é importante levarmos um pouco dos destinos

das nossas 12 regiões turísticas para outros países e estados brasileiros - afirmou o vice-governador. Thiago Pampolha destacou ainda a retomada do protagonismo econômico e turístico do Aeroporto Internacional do Galeão, com o aumento da oferta de voos e a ampliação da lista de destinos nacionais e internacionais. O vice-governador ressaltou que o Governo do Estado foi o primeiro a buscar soluções para o fortalecimento do terminal, desenvolvendo um estudo entregue à União. Dois dias antes, Tutuca reuniu operadores de turismo, companhias aéreas e autoridades do trade turístico e destacou os destinos turísticos do interior do estado como Costa Verde, Vale do Café e Agulhas Negras. Na ocasião, o secretário Gustavo Tutuca apresentou a estrutura turística do Rio de Janeiro, que hoje possui 3.257 meios de

hospedagem, mais de 750 transportadoras turísticas, 894 empresas organizadoras de eventos, 4.762 agências de turismo e mais de 10 mil guias disponíveis para a melhor experiência do estado.

A Segurança também foi outro ponto destacado por Tutuca, que expôs investimentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na ordem de R$ 1 bilhão nas forças de segurança.

A aquisição de Sistema de Videomonitoramento Urbano, câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas que serão instalados nas vias expressas, túneis e na orla carioca foram algumas das inovações mostradas ao trade. As potencialidades na recepção de eventos de inovação, tecnologia, negócios e cultura como o Web Summit, Rio Innovation Week, Laad Defence & Security, World Surf League e Rock in Rio foram alguns destaques.

Promoção em todo o mundo

O Governo do Estado vem investindo em ações de promoção do Rio de Janeiro como destino turístico internacional, com participação nas maiores feiras do mundo, como a Fitur (Madrid), BTL (Lisboa) e ITB (Berlim). Já foram realizados também eventos para o trade

turístico de Lisboa, Londres, Nova York e Roma. -Temos vocação para todos os tipos de turismo, não apenas para lazer. Somos também destino para negócios e eventos mundiais, como o G-20, principal mecanismo de governança econômica mun-

dial, em 2024. Além disso, o Rio ampliou a capacidade de atendimento aos turistas. São disponibilizados mais de 3,2 mil locais para hospedagem, por exemplo. E, o mais importante: investimos em segurança pública mais de R$ 1 bilhão, essencial para atração de visi-

tantes - explicou o secretário de Turismo.

VOLTA DE GRANDES

EVENTOS

O estado voltou a ser sede de grandes atrações, como

Alerj faz audiência sobre concurso público da Polícia Militar

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia realiza, na próxima segunda-feira (11/09), audiência pública para discutir as possíveis irregularidades durante a aplicação da prova objetiva do concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldados

da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CFSD/ PMERJ/2023). A reunião será às 14h, no Auditório do 21º andar, localizado no Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, e terá transmissão, ao vivo, pelo Youtube Alerj Digital. O presidente do colegiado,

deputado Márcio Gualberto (PL), comentou o que espera da audiência. “Vamos debater de forma ampla os caminhos a serem percorridos até que alcancemos o objetivo de garantir a lisura do processo seletivo. O grande volume de demandas recebidas por esta Comissão e os inúmeros rela-

tos veiculados pela mídia em relação às possíveis fraudes e falhas na realização e fiscalização da prova nos deixaram estarrecidos e extremamente preocupados. Por isso, decidimos debater esse tema em audiência pública”, disse o parlamentar.

Volta Redonda apresenta dados do e-Cidade em congresso de inovação

O presidente da Fevre, Caio Teixeira, participou de um evento em Montes Claros/MG e destacou a importância da ferramenta para o município

O presidente da FEVRE, Caio Teixeira, apresentou, no Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública, realizado em Montes Claros (MG), a experiência de Volta Redonda no uso do software de gestão pública e-Cidade. O município de Volta Redonda vem trabalhando para informatizar a rotina de trabalho da prefeitura.

O Congresso, de abrangência nacional debateu diversas experiências do uso da tecnologia para diminuição da burocracia e facilitação da vida do cidadão. A experiência apresentada pelo munícipio de Volta Redonda foi sobre o uso do e-Cidade. Hoje diversos setores da prefeitura são geridos por essa ferramenta.

“Enquanto fui subsecretário de Planejamento do município de Volta Redonda, em 2021 e 2022, pude coordenar a implantação da ferramenta

para criação da Lei do Orçamento Municipal. Ser convidado para compartilhar essa experiência é a certeza do sucesso da SEPLAG”, afirmou Caio.

Todo esse trabalho de modernização da gestão tem sido realizado pela Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda. “O e-Cidade é uma ferra-

menta disponibilizada através de um projeto do governo federal. E o município não gastou um centavo sequer para adquiri-la.”, disse o presidente da EPDVR, Edvaldo Silva.

a Stock Car, a Copa Davis e o Rio Open de Tênis. Em 2022, foram mais de mil eventos, com destaque para Rock in Rio e Réveillon.

Apenas em 2022, os turistas estrangeiros movimentaram

836 mil euros (R$ 4,6 milhões) na eco-

nomia local. A previsão para este ano é de R$ 6,9 milhões. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques.

Barra do Piraí

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Eleitoral do Processo Eleitoral do Conselho Tutelar, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Barra do Piraí, estão divulgando as etapas cruciais do Processo Eleitoral do Conselho Tutelar para o período de 2024 a 2027. A eleição para as cinco cadeiras desempenha um papel crucial na proteção das crianças e adolescentes para a comunidade. A votação acontece no dia 1° de outubro.

A cidade tem 15 candidatos: José Amado de Barros Guimarães, Fernanda do Nascimento Leal, José Francisco Moraes de Sá, Rafael Pires Lima Amadeu, Lucas de Arotildes Chaves, Rúbia Santos Galdino, Rita Aparecida Vieira Fontenelle, Gilmara da Silva Santos, Leonardo Coradine Zamansky Lemos, Angela Vitalina de Souza, Michele Ribeiro Piassá, Rosana Rodrigues, Jorge Henrique da Cunha Oliveira, Daniele

Maria Norberto Victor e Denise Martins Gonçalves. O processo eleitoral do Conselho Tutelar está em andamento, e, inicialmente, a Comissão Eleitoral vai divulgar os locais de votação através dos canais de comunicação oficiais da prefeitura. A data da votação está definida para 01 de outubro em todo o Brasil, e o fluxo da campanha já começou no dia 29 de agosto e se

estende a 30 de setembro. Durante esse período, ampliará a divulgação, incluindo detalhes como fotos dos candidatos e números eleitorais, com foco na importância do processo democrático.

Em 06 de outubro de 2023, os resultados da eleição serão anunciados, mantendo a transparência do processo. A posse e diplomação dos membros eleitos estão agendadas para 10 de janeiro de 2024.

A secretária de Assistência Social, Paloma Blunk, destaca a importância da participação ativa da população neste processo eleitoral do Conselho Tutelar. “É fundamental que nossos cidadãos se envolvam e exerçam seu direito de voto nesta eleição do Conselho Tutelar. A proteção e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes dependem do trabalho desempenhado por esses conselheiros. Sua participação é um passo importante para garantir que tenhamos representantes comprometidos com essa causa tão necessária”, destaca a secretária.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, enfatiza a relevância do Conselho Tutelar e a necessidade de eleger profissionais comprometidos com a proteção das crianças e adolescentes.

“O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial em nossa comunidade, garantindo a defesa dos direitos desta classe. É essencial que tenhamos pessoas genuinamente dedicadas a essa causa ocupando essas posições”, ressalta o chefe do Executivo.

 3 Segunda-feira, 11 de setembro de 2023 POLÍTICA
Foto: Divulgação
Tutuca reuniu operadores de turismo, companhias aéreas e autoridades do trade turístico e destacou os destinos turísticos do interior do estado como Costa Verde, Vale do Café e Agulhas Negras
Barra do Piraí tem 15 candidatos para 5 vagas no Conselho Tutelar
Volta Redonda Foto: Divulgação/SECOM/PMVR Caio explicou que Volta Redonda vem trabalhando para informatizar a rotina de trabalho da prefeitura

Maringá, Quatis, Resende e VR registram tragédias

Encontro de cadáver, chacina, tentativa de homicídio, incêndios e prisões marcaram o feriadão de 7 de Setembro no Sul Fluminense

Foto: Reprodução

Sul Fluminense

O feriadão do Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro, começou com o encontro de um cadáver na quinta-feira (7), com mãos e pés amarrados, na estrada que liga Volta Redonda a Getulândia, no bairro Roma. De acordo com informações da 93ª Delegacia de Polícia, que passa a investigar o crime, a vítima foi morta a tiros. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para autopsia e reconhecimento.

INCÊNDIOS

Na noite de quinta-feira (7), por volta das 21h30, um restaurante na Alameda Gastronômica de Maringá, na região das Agulhas Negras, pegou fogo. Segundo o apurado pelo DIÁRIO

DO VALE, o incêndio teria sido causado pela explosão de dois botijões de gás. Três pessoas ficaram feridas – o proprietário do estabelecimento e dois funcionários – e foram conduzidas ao Hospital e Emergência de Resende para o primeiro atendimento.

Em seguida, foram levados

de helicóptero para duas unidades especializadas em queimaduras: Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, e Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Vereador Melchiades Calazans, em Nilópolis.

As chamas atingiram parte de um estabelecimento comercial vizinho e foram controladas por moradores da comunidade, já que a região não possui posto de emergência e os quarteis do Corpo de Bombeiros mais próximos – de Resende e Itatiaia – ficam a cerca de uma hora de distância do local.

AÇAÍ

Já na manhã de sexta-feira (8), uma loja de açaí pegou fogo na Avenida Rafaela Bruno, no bairro Jardim Jalisco, em Resende. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, o que aconteceu em aproximadamente 40 minutos. Ninguém ficou ferido, embora o fogo tenha provocado danos materiais.

Restaurante em Maringá foi tomado pelas chamas; três pessoas ficaram feridas

Megaoperação Tríplice Divisa aciona mais de 200 policiais em todo o Sul Fluminense e Costa Verde

Ação reuniu batalhões do 5° Comando de Policiamento de Área (CPA) e das Polícias Militares dos estados de Minas Gerais e São Paulo; mais de 14 kg em drogas e 13 armas de fogo foram apreendidas

Sul Fluminense

A operação Tríplice Divisa, deflagrada no feriadão de 7 de Setembro através de uma parceria entre os batalhões do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) – 10º BPM, 28º BPM, 33º BPM e 37º BPM –, 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Paraty), CPRv, CPAM, Operação Foco e as Polícias Militares dos estados de São Paulo e Minas Gerais, teve atuação intensa nas divi-

sas dos três estados e também na Ilha Grande.

DROGAS E PRISÕES

De acordo com o balanço divulgado no domingo (10), duzentos e trinta e quatro policiais foram acionados durante as atividades e delas participaram 104 viaturas. Ao todo, 31 pessoas foram presas – em flagrante ou em cumprimento a mandado de prisão. Também foram apreendidos cerca de 3,8 kg

de cocaína; 12,1 kg de maconha; 825 g de crack; 60 litros de lança-perfume e mais 260 frascos da mesma droga, além de 428 g de haxixe e 3g de ecstasy.

ARMAS

A operação conduzida pelas Polícias dos três estados também tirou de circulação 13 armas e 117 munições de diversos calibres, além de dois simulacros de arma de fogo, e um carregador de 9 mm.

Chacina deixa quatro mortos no Vila Americana, em Volta Redonda

Foto: Polícia Militar

Na noite de sexta-feira (8), três homens e um adolescente foram mortos a tiros em um escadão na localidade conhecida como Morro da Mineira, próximo ao Colégio

J.B de Ataíde. A Polícia Militar foi acionada por moradores, que relataram ter ouvido muitos tiros, e encontrou os corpos.

Ainda não há informações oficiais sobre a autoria do crime, embora haja a suspeita de que o homicídio tenha sido motivado por rixa entre facções criminosas rivais.

Os rapazes mortos tinham

17, 18, 19 e 37 anos. No local do crime, a perícia da Polícia Civil recolheu 12 cartuchos calibre 556, um cartucho calibre 30 e 36 cartuchos de calibre 9 mm.

ABORDAGENS

A operação se estendeu pelo Sul Fluminense e pela Costa Verde. Durante a ação, 2.366 pessoas e 1.374 veículos foram abordados. Dezessete veículos foram abordados e 67 foram autuados por infração. Os policiais também abordaram 103 coletivos e 365 motos – destas, 20 foram autuadas e 10, apreendidas. Um carro foi recuperado e duas ocorrências ligadas a irregularidades fiscais foram registradas.

Ação de agentes do 10º Batalhão de Polícia Militar impede três homicídios em Vassouras

Vassouras Uma denúncia anônima levou agentes do 10º Batalhão de Polícia Militar a prender no sábado (9) quatro pessoas. De acordo com a ocorrência, duas delas teriam vindo do Rio de Janeiro para o Sul Fluminense com o intuito de matar outras três na cidade de Vassouras, supostamente integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).

A prisão se deu na Rua

Ministro Romeiro Neto, no bairro Alto do Rio Bonito.

Lá, os agentes detiveram uma mulher de 27 anos, com quatro anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal para consumo próprio; um homem de 23 anos, de Jacarepaguá, Zona

Oeste do Rio, capital, com sete passagens por roubo, estelionato e injúria; um adolescente de 17 anos, de Santa Cruz, também no Rio, com passagem por fato

análogo a furto e roubo; e outro homem de 23 anos, de Vassouras, com quatro anotações criminais por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Com eles, os policiais encontraram dois revólveres calibre 38; um revólver calibre 32 e uma pistola calibre 6.35, além de 28 munições de calibres diversos. Tam-

bém foram apreendidos um tablete pequeno de maconha prensada; 27 invólucros com a mesma droga e um carro Toyota Etios. Tanto os detidos quanto os materiais apreendidos foram levados para a 95ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado e os suspeitos permanecem presos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRAL SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO COMISSÃO DE PREGÃO TOMADA DE PREÇO Nº 006/2023

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA REFORMA E MODERNIZAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/

DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO HOSPITAL MUNICIPAL PRE-

EM BUSCA DOS RESPONSÁVEIS

No domingo (10), agentes do 28° Batalhão de Polícia Militar receberam informações de que os responsáveis pelos homicídios no Vila Americana estariam no bairro Vale Verde. Uma equipe procedeu ao local, e realizaram um cerco para prender suspeitos que estariam vendendo drogas na área. Um homem de 20 anos foi preso e com ele foram apreendidos um revólver, dois radiocomunicadores e certa quantidade de drogas. Ele foi conduzido à 93ª Delegacia de Polícia (Volta Redonda), onde permanece preso.

Em Quatis e Volta Redonda, homicídio e tentativa de homicídio

Na noite de sexta-feira (8), ocupantes de um carro da marca GM/Prisma teriam passado pela Rua General Demerval, no bairro Mirandópolis, em Quatis, disparando diversos tiros. Atingido por pelo menos uma das balas, Hiago Matos da Costa, de 24 anos, morreu. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Quatis, mas não resistiu aos ferimentos.

Acionados para atender à ocorrência, agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar constataram o óbito da vítima e descobriram outro homem, de 33 anos, foi atingido de raspão por uma bala perdida e, socorrida no Hospital da cidade, não corre risco de morte. O caso foi registrado na 100ª Delegacia de Polícia, que ficará responsável pelas investigações.

Em Volta Redonda, na mesma noite, duas pessoas foram

baleadas em frente a um bar na Rua 827-A, no bairro Jardim Tiradentes. As vítimas – uma mulher de 40 anos e um Homem, de 31 – foram socorridas e levadas para o Hospital São João Batista (HSJB). De acordo com testemunhas, a dupla estava no bar quanto homens armados chegaram atirando. A motivação do crime, até o momento, é desconhecida. Segundo o apurado pelo DIÁRIO DO VALE junto ao Hospital, a mulher foi atingida por um tiro na perna direita e teve uma fratura no fêmur. Ela passou por uma cirurgia para a retirada da bala. Já o homem passou por uma cirurgia de urgência, está com dreno no tórax, sedado e respirando por ventilação mecânica. Ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRAL SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO COMISSÃO DE PREGÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 015/2023 - REPUBLICAÇÃO

AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA O HOSPITAL MUNICIPAL PREFEITO AURELINO GONÇALVES BARBOSA DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/RJData/ Hora 

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 065/2023

AQUISIÇÃO DE INSUMOS DE FISIOTERAPIA PARA A CLÍNICA MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA CARMEM VERGETTE LEITE FRANCO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/RJ; Data/Hora: 

PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 050/2023 - REPUBLICAÇÃO

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE EXAME LABORATORIAL ANATOMOPATOLÓGICO E CITOPATOLÓGICOData/ Hora 

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 066/2023 - REPUBLICAÇÃO

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA O HOSPITAL MUNICIPAL PREFEITO AURELINO GONÇALVES BARBOSA DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/RJ  Data/Hora 

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 067/2023

 AQUISIÇÃO DE VEÍCULO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, CULTURA, JUVENTUDE, LAZER E TURISMO DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/RJ; Data/Hora 



POLÍCIA




PREGÃO
REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE TAMPÕES E GRELHAS DE FERRO FUNDIDO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/RJ; Data/Hora  Maiores informações e Retirada de Edital: 
  
ELETRÔNICO SRP Nº 068/2023


Data/Hora ; TOMADA
 CONTRATAÇÃO
DA
FEITO
BARBORA DO MUNICÍPIO DE PINHEIRAL/RJ; Data/Hora  Maiores informações e Retirada de Edital:       4  Segunda-feira, 11 de setembro de 2023
RJ;
DE PREÇO Nº 007/2023
AURELINO GONÇALVES
POLÍCIA - CIDADE
VIOLENTO
FERIADO
Arma e drogas foram encontradas no Vale Verde, com suspeito de 20 anos

Designer com paralisia cerebral apresenta evolução com uso de óleo

Medicamento ajudou no controle dos tremores e na diminuição da rigidez muscular; Beatriz da Costa utiliza óleo à base de canabinoides há pouco mais de quatro meses; cidade é uma das primeiras do país a oferecer o tratamento pelo SUS

A designer gráfico Beatriz Oliveira da Costa, a “Bia”, vem sendo submetida há pouco mais de quatro meses ao tratamento com cannabis medicinal.

A jovem de 28 anos utiliza diariamente um óleo à base de canabinoides para tratar sequelas de uma paralisia cerebral sofrida ao nascer e já percebe melhorias na sua rotina. Ela é uma das 157 pessoas acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR).

Bia, que tem dificuldades de fala, não tem o movimento das mãos, se locomove com auxílio de uma cadeira de rodas motorizada e incrivelmente trabalha utilizando os pés. O medicamento importado dos Estados Unidos, e oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ajudou no controle dos tremores e na diminuição da rigidez muscular, proporcionando

maior qualidade de vida e autonomia à jovem. “Esse medicamento foi bom para ela. Ela mesma falou: ‘Nossa vó, eu sinto a diferença’. Então foi muito bom a gente ter conseguido esse remédio, através da prefeitura, porque é uma coisa muito difícil de conseguir. Ela achava que nem ia conseguir, mas graças a Deus conseguimos, porque o medicamento a ajuda no dia a dia, nos trabalhos dela; porque o negócio com ela é estar trabalhando, o que mais gosta é trabalhar”, relatou a avó da jovem, Irene Silva de Oliveira que antes de ser beneficiada pelo SUS, revelou pagar aproximadamente R$ 550 no medicamento e que chegou a suspender o tratamento por causa do alto valor que impactava no orçamento familiar.

Volta Redonda inicia novo mutirão de cirurgias dermatológicas nesta segunda

O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda, dará início nesta segunda-feira (11) a mais um mutirão de pequenas cirurgias dermatológicas. Esta é a segunda ação deste porte na unidade médica este ano, a previsão é que sejam atendidas cerca de 700 pessoas, através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os procedimentos ocorrerão a partir das 16h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados e domingos,

das 8h às 16h, no ambulatório FOA (Fundação Oswaldo Aranha), anexo à unidade médica. As cirurgias, em sua maioria, são para a retirada de lipomas, um tumor benigno; carcinomas, tumores que se originam de células da pele; nevos, manchas ou pintas na pele; cistos, que são nódulos subcutâneos; e queloides, calombo que aparece pelo excesso de colágeno (proteína), resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida. Desde o início do ano, mais de 700 cirurgias já foram realizadas através do

mutirão.

“O mutirão é para atender quem está aguardando na fila de espera. Estamos realizando cirurgias constantemente na unidade, de segunda a sexta, às 16h, e nos fins de semana, para reduzir o tempo de espera para as próximas demandas”, frisou a diretora-geral do hospital, Márcia Cury.

A equipe médica do mutirão é composta por sete cirurgiões. Os procedimentos ocorrem em salas apropriadas e os pacientes são orientados sobre os cuidados no pós-operatório e recebem alta

logo após o procedimento.

“Temos oferecido essas ações à população que aguarda por essas pequenas cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tanto no Hospital do Retiro como no São João Batista (HSJB). Foram procedimentos fortemente atingidos pelos efeitos da pandemia de Covid-19. Queremos reduzir as filas de espera e o mais importante: oferecer saúde de qualidade a quem mais precisa”, destacou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Volta Redonda: Hospital São João Batista já registra 500 cirurgias a mais em 2023

O número de cirurgias realizadas no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, segue crescendo e quebrando recordes. O balanço referente ao período de janeiro a agosto deste ano, divulgado pela unidade médica, contabilizou 3.470 procedimentos – 497 a mais que o registrado no mesmo período do ano passado (aumento de 16%). O destaque ficou por conta das cirurgias de gineco-obstetrícia, com aumento de 44% - 567 procedimentos realizados nos oito primeiros meses de 2023.

A cirurgia de urologia também mostrou crescimento expressivo no período de janeiro a

Acompanhamento de pacientes e cadastro

Volta Redonda foi um dos primeiros municípios do país a oferecer o medicamento, através do SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento é indicado quando o paciente já tem um diagnóstico estabelecido, dando prioridade aos casos clínicos que não responderam bem aos métodos convencionais. Nesta etapa elas são voltadas aos que sofrem de epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), doença de Parkinson, Alzheimer, dor crônica, esclerose múltipla, distúrbios do sono, dentre outros.

Quem se encaixa neste perfil pode procurar atendimento na Comissão de Farmácia e Saúde, na Policlínica da Cidadania –localizada no segundo andar do Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba. O setor funciona às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h. O local conta com uma assistente social e uma farmacêutica para poder atender a essas pessoas e cadastrá-las. Ou ainda na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF) mais próxima de casa.

Saída da Radial Leste pela BR-393 está fechada para obras

A saída da Radial Leste, que dá acesso à BR-393, no KM 285, está completamente fechada, com inclusão da alça lateral, que permite o acesso ao bairro Água Limpa e ao Centro da cidade. A medida foi anunciada pela prefeitura de Volta Redonda, no sábado (9). O fechamento ocorre em virtude de obras a serem realizadas pela K-Infra, concessionária responsável pela rodovia. A previsão é que os trabalhos durem três meses.

No período de obras, apenas o acesso da BR-393 para a Radial Leste em direção ao Aero Clube e

adjacências estará aberto. Os acessos centrais, sob o viaduto e a lateral, no sentido Centro, ficarão fechados. Os motoristas que estiverem na Radial Leste poderão ter acesso à BR-393 saindo pela alça que leva à Vila Americana, e depois seguir ao Santo Agostinho.

O acesso ao bairro Água Limpa sob o viaduto da BR-393 será fechado.

Quem estiver seguindo no sentido norte, no sentido Barra do Piraí e quiser acessar a Radial Leste, terá que fazer o retorno na Rodovia do Contorno, no KM 283, voltando ao sentido Centro de Volta Redonda para seguir para o Aero Clube.

Guarda Ambiental flagra descarte irregular de entulho em Barra Mansa

Foto: Divulgação

agosto: 689 em 2023 contra 511 em 2022 – aumento de 34%. Em seguida vem o número de cirurgias vasculares, com 149 procedimentos neste ano, e 134 no ano passado (aumento de 11%). Também registraram alta as cirurgias: geral – 694 (9% a mais); traumato-ortopedia – 955 (3,5%); torácica – 79 (16%); cirurgia plástica – 19 (137%).

“Temos implantado melhorias em toda a estrutura do hospital, com mais insumos, novos equipamentos para modernizar a unidade, capacitação e valorização dos profissionais, tudo para conseguirmos oferecer todos os dias uma saúde pública cada vez melhor”, afirmou o diretor-geral

do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria.

GINECO-OBSTETRÍCIA TEM AUMENTO DE 92%

Além do aumento no acumulado dos primeiros oito meses do ano, as cirurgias de gineco-obstetrícia também registraram número maior de procedimentos apenas no mês de agosto. Foram 81 cirurgias em 2023 contra 42 no mesmo período do ano passado –um aumento de 92%.

O mês de agosto também teve como destaque as cirurgias vasculares (29 procedimentos em 2023, número 52% maior que o contabilizado em agosto de 2022);

e de urologia – 85 cirurgias em agosto deste ano (aumento de 49% se comparado com o mesmo mês do ano passado).

“Os números mostram que estamos no caminho certo e, para acompanhar esse crescimento, estamos fazendo nosso papel. A reforma e ampliação do Hospital

São João Batista segue avançando, graças à parceria com o Governo do Estado. Um investimento de cerca de R$ 20 milhões na construção de um novo prédio ao lado do hospital, com um dos andares dedicado para cirurgias. É mais espaço, mais modernidade e melhor atendimento para quem mais precisa”, lembrou o prefeito Antonio Francisco Neto.

TurisAngra promove blitz educativa na Praia do Anil

Angra dos Reis

Uma equipe da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) realizou, entre os dias 7 e 10, na Praia do Anil, uma blitz educativa para conscientizar visitantes e turistas sobre a importância de contratarem serviços de empresas legalizadas para realização dos passeios pela cidade.

A ação ocorreu durante o feriado prolongado, quando Angra

dos Reis registrou uma taxa de ocupação acima dos 85%. Para setor de turismo, esse é o termômetro que anuncia a proximidade da alta temporada. - É fundamental entendermos que ao contratar serviços turísticos, como passeios de barco e mergulhos, ou até mesmo hospedagem, devemos optar por empresas que estejam devidamente legalizadas. Isso garante mais segurança, além de contribuir para

o desenvolvimento sustentável da região – comentou o presidente da TurisAngra, Marc Olichon. As empresas cadastradas na TurisAngra seguem normas e regulamentações que garantes a qualidade dos serviços prestados e a proteção do meio ambiente. Além, é claro, de estarem sempre atentas e atualizadas sobre as regras e normas para um turismo legal. - Ao contratar empresas le-

galizadas, estamos contribuindo para a economia local, gerando empregos e fortalecendo a comunidade. É uma forma de valorizar o trabalho dos moradores e incentivar o crescimento sustentável da cidade. Angra dos Reis tem se tornado um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. Por isso, temos que lutar para promovermos juntos um turismo consciente e sustentável – concluiu Marc Olichon.

“O descarte de resíduos só pode ser realizado em locais licenciados, pois o mesmo, se feito de forma inadequada, pode provocar graves danos ambientais”, afirma gerente de fiscalização

Barra Mansa

Agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa realizaram, no sábado (9), um flagrante de descarte irregular de entulho no distrito de Santa Rita de Cássia. O crime ambiental foi realizado através de um caminhão em local não licenciado.

A área do descarte já era monitorada pela equipe da Guarda há algumas semanas com o objetivo de apurar os responsáveis pelo crime ambiental. Após o flagrante, foram encontrados no terreno resíduos diversos de construção civil, incluindo produtos perigosos ao meio ambien-

te, como o amianto. De acordo com o gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Felipe Rodrigues, o rejeito em locais irregulares pode ser nocivo ao meio ambiente. “O descarte de resíduos só pode ser realizado em locais licenciados, pois o mesmo, se feito de forma inadequada, pode provocar graves danos ambientais, além de promover a proliferação de insetos e roedores, fato que pode também provocar perigo à saúde pública”, relatou. Após a ação, os responsáveis pelo crime ambiental foram levados para a 90ª DP para ser feito o registro de Ocorrência.

ESPECIAL  5 Segunda-feira, 11 de setembro de 2023 CIDADES
Fotos: Divulgação/PMVR
CANNABIS MEDICINAL
Medicamento, oferecido pelo SUS, ajudou no controle dos tremores e na diminuição da rigidez muscular de Bia Volta Redonda

Time é empurrado pela torcida; placar poderia ter sido maior

Volta Redonda

Uma vitória com V maiúsculo. Assim pode ser definido jogo da noite deste domingo (10), que marcou a vitória do Voltaço por 2 a 1 sobre o Botafogo-PB. Os gols foram marcados pelo atacante Ítalo, aos 22 minutos do segundo tempo e Marquinhos, aos 35. Aos 43 minutos,Luizinho descontou para o Botafogo- PB. Os mais de 3 mil torcedores, que lotaram as cadeiras e arquibancadas do Estádio Raulino de Oliveira, fizeram uma grande festa e foram o 12° jogador em campo.

Embalado pela torcida, o Voltaço teve, pelo menos, três boas chances de gol.

O presidente do Voltaço, Flávio Horta, disse que a chance do Voltaço subir para Série B é real, mas com humildade e respeito aos adversários.

Com a vitória, o Voltaço as-

sumiu a liderança do Grupo C da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. O time soma 4 pontos, o mesmo que o Paysandu. No entanto, o Voltaço tem o melhor ataque e defesa menos vazada. O próximo desafio do Volta Redonda é contra o Amazonas, no próximo sábado ( 16), às 18 horas,na Arena da Amazônia. O Amazonas é o lanterninha do grupo.

Torcida comparece e ‘empurra’ o time

O apelo do time, da diretoria e das organizadas do Voltaço surtiu efeito e os torcedores compareceram em em peso ao Raulino de Oliveira, na noite deste domingo (10). Mais de 3 mil torcedores estiveram presentes. Antes do jogo, uma Fan Fest foi organizada com direito a chopp, brinquedos para crianças e muita música. Segundo Rui Tovol, chefe da organizada, a torcida precisa entender esse momento do time e lotar as arquibanca-

das para incentivar o Voltaço. Mateus Soares, um dos organizadores do evento na rua lateral do Raulino, fez uma convocação à torcida no Instagram do DIÁRIO DO VALE. Os torcedores levaram bateria e faixas e cantaram o tempo todo. “É uma linda festa. Ver essa torcida reacender e incentivar o time o tempo todo é muito emocionante”, disse o aposentado Sebastião Silva, de 73 anos, que estava nas cadeiras do Raulino.

Nova diretoria busca reestruturação e novos projetos para o Jeep Clube VR

Foto: Raphael Torres

Parque Aquático de Volta Redonda anuncia novos horários de exames dermatológicos

Para frequentar as piscinas é preciso estar com o exame semestral em dia; 750 vagas estão disponíveis, divididas em cinco horários de segunda a quinta-feira

O Parque Aquático de Volta Redonda, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), anunciou novos horários para os exames dermatológicos semestrais, exigidos para frequentar as piscinas. De segunda até quinta-feira estão disponíveis 750 vagas, divididas em cinco horários, e a cada horário são distribuídas 150 senhas.

Os exames são feitos na sede do parque, que fica na Ilha Pequena (ao lado da Ilha São João), na Rua Alexandre Polastri Filho, bairro Voldac. É obrigatório uso do traje de banho e unhas livres de esmalte. Os dias e horários são: segunda-feira, às 13h30; terça-feira, às 14h; quarta-feira, às 8h e às 13h30; e quinta-feira, às 14h.

O Parque Aquático Municipal tem três piscinas: uma para lazer (social), outra voltada para as crianças e uma olímpica. Além disso, a estrutura conta com vesti-

ários e cantina; parte administrativa da Smel; sala de professores; e uma para os exames médicos.

O local é uma opção de lazer gratuito para os moradores de Volta Redonda nos dias mais quentes do ano. As piscinas estão abertas para o lazer de terça a sexta-feira, entre 11h e 17h, e nos fins de semana, recebem este público a partir das 8h. No início da manhã, nos dias de semana, o Parque Aquático sedia as escolinhas de hidroginástica e natação da Secretaria de Esporte e Lazer.

Para frequentar o espaço é necessário apresentar carteirinha do parque, acompanhada de documento de identidade com foto e exame dermatológico em dia; menores de 14 anos só podem frequentar acompanhados dos pais; entre 14 e 17 anos podem frequentar sozinhos com autorização assinada pelo responsável na secretaria.

O atendimento ao público

na secretaria é de segunda a sexta-feira, de 8h até 11h45, e das 13h às 17h. Para fazer a carteirinha é necessário apresentar Documento de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Comprovante de Residência em Volta Redonda, além de agendar o exame dermatológico.

ESCOLINHAS DE NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA

O Parque Aquático sedia aulas de natação e hidroginástica para adultos e crianças em diversos horários. Os interessados em participar podem ligar para a secretaria do parque pelo telefone (24) 3339-2480 para saber se há vaga.

Peça infantil ‘A Nova Tournée’ encanta o público em Barra Mansa

Barra Mansa

O programa Diversão em Cena encantou o público presente na Fazenda da Posse na sexta-feira (8), durante apresentação do espetáculo ‘Circus – A Nova Tournée’.

O evento contou com o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultura.

Essa foi a primeira exibição, no mês de setembro, do programa realizado em parceria com a Fundação ArcelorMittal. A peça teatral realizada pelo grupo Circo de Bonecos utilizou fantoches e marionetes para divertir o público.

O presidente da Fundação

Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, falou sobre ter mais um espetáculo na região e aproveitou para agradecer ao prefeito. “Essa é mais uma apresentação em parceria com a Fundação ArcelorMittal, que valoriza a cultura e está sempre à disposição do município, agregando em nossa programação. Gostaria

Grupo Circo de Bonecos utilizou fantoches e marionetes para divertir o público

público para teatro infantil do país e tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios.

Na lista de novos projetos, está a realização de eventos nos municípios que compõem a região

O Jeep Clube Volta Redonda empossou sua nova diretoria eleita, formada pelo presidente Alex Noronha e vice-presidente Leonardo Ramos, além do diretor de eventos, Bruno Soligo e da diretora financeira, Nathália Rodrigues. Segundo eles, o objetivo da gestão, que assumiu em agosto deste ano, é fortalecer o esporte 4×4 e Off-Road no Sul Fluminense, tanto para veículos quando para motos, em diversas modalidades, unindo os vários grupos existentes e levando o nome da região em eventos nacionais. De acordo com a diretoria, o Clube tem 41 anos e é pioneiro na região, além de ser o 2º Jeep Clube mais antigo do país. Com isso, a nova equipe pretende resgatar ações sociais que eram promovidas, como a trilha do brinquedo, onde são arrecadados presentes no mês de outubro para distribuir em comunidades no dia das crianças. Serão resgatadas também a campanha do agasalho, a trilha de natal e campanhas para a população idosa. Na lista de novos projetos, está a realização de eventos nos municípios que compõem a região.

“Inclusive, tivemos uma reunião com a prefeitura de Quatis, que se prontificou em nos dar todo o apoio necessário para a realização de um evento off-road inédito na região”, disse o presidente Alex Noronha. “Ainda

nesse mês de setembro, vamos fazer um evento piloto em Ipiabas (Barra do Piraí) em uma propriedade particular, mas que queremos fazer em parceria com apoio da prefeitura em um futuro próximo”, completou.

O aumento na participação do público feminino é outro ponto importante para a gestão, que busca aumentar o número de mulheres atrás do volante e não só como carona. Para isso, serão promovidos treinamentos de condução e navegação fundamental para a participação nas competições.

O presidente agradeceu ao DIÁRIO DO VALE pelo apoio: “É justamente esse apoio que estamos recebendo de muitas pessoas e empresas, a credibilidade que nos estão dando, nos faz ter mais responsabilidade a cada dia, sem parceria não conseguimos fazer nada, nossos patrocinadores e poder público são fundamentais e terão toda nossa atenção. Nossa gestão será movida pela união e transparência, com prestação de contas mensais à todos que nos ajudarem”, frisou Alex Noronha, que acrescentou: “um sonho a ser realizado, é ter nossa sede no município de Volta Redonda, assim podemos nos reunir semanalmente em um só lugar”.

Quem tiver interesse em participar do JCVR, basta entrar em contato pelo instagram @jeepclubevoltaredonda ou pelo facebook Jeep Clube Volta Redonda.

Expo Gospel de Porto Real atrai cerca 40 mil pessoas

Porto Real

Cristãos de Porto Real, além das caravanas que vieram de todo o estado, do Vale do Paraíba e do Sul de Minas, se reuniram na sexta-feira (8) e sábado (9), para participar da 1ª Expo Gospel de Porto Real. O evento, que marcou a inauguração do novo Parque Exposições da cidade, reuniu cerca de 40 mil pessoas, que assistiram shows de grandes nomes do cenário gospel nacional, além de artistas da região.

O primeiro dia de evento contou com a presença de ministérios do município, com pregação do pastor Marco Feliciano acompanhado do musicista Roberto Marinho. A atração principal ficou por conta do cantor Anderson Freire. No sábado à tarde, a Expo teve uma programação infantil com o Grupo 3 Palavrinhas, e apresentações de artistas regionais como a Banda Emergency, Tamara Alves, Ester Benides e os ministérios Louvor CONPAS; Brenda Bernides e

Hirlana Lançado. A grande atração da noite foi a ministração da cantora Gabriela Rocha.

O secretário municipal de Governo, Augusto Serfiotis, afirma que o evento foi um sucesso e um grande teste para o novo Parque de Exposições, idealizado para receber eventos de grande porte. Já o prefeito Alexandre Serfiotis ressaltou a união dos pastores e dos fiéis do município, que se organizaram para fazer o evento acontecer. “ Foram dois dias de muito trabalho para entregar o melhor para nossa população, finalizar o evento com a Gabriela Rocha, ministrando a palavra do Senhor de forma linda e cheia de amor de Deus, fez toda a diferença. Deus agirá sobre nossa cidade e nós vamos vencer todas as dificuldades. Quero agradecer a todos os envolvidos para que pudéssemos entregar o novo Parque de Exposições da cidade, foi tudo um sucesso”, finalizou o prefeito Serfiotis.

6  Segunda-feira, 11 de setembro de 2023 ESPECIAL ESPORTES/LAZER
Volta Redonda Foto: Divulgação Volta Redonda
Foto: Arquivo – Secom/PMVR
No início da manhã, o Parque Aquático sedia as escolinhas de hidroginástica e natação
de agradecer ao prefeito Rodrigo Drable, por apoiar a cultura e contribuir para que espetáculos como esse possam ser realizados com frequência”, ressaltou. Diversão em Cena é o maior programa com foco na formação de Foto: Divulgação
Voltaço assume liderança do grupo C A Fan Fest foi organizada com direito a chopp, brinquedos para crianças e música

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.