10228 - Diario - terça-feira - 29.08.2023

Page 1

Foto:

Angra vai

castrar 5 mil

pets

em 2023

Desde 2018, Departamento do Bem-Estar Animal de Angra dos Reis já castrou quase 10 mil cães e gatos em mutirões que atendem diversas áreas do município.

Outra ação de destaque do Bem-Estar são as campanhas de adoção. Com edições quinzenais, elas já deram um novo e amoroso lar a mais de 140 animais.

Além dos mutirões de castração, campanhas de adoção responsáveis também são realizadas pelo departamento

Renato Teixeira

faz show na 2ª Festa da Independência de Pinheiral

 LAZER | Página 8

 POLÍCIA | Página

Porto de Angra pode ter movimento aumentado por embarques de café para Europa e EUA

Deputados,

prefeito e empresários pressionam governo federal a forçar concessionária a recuperar trecho

O custo logístico para os cafeicultores mineiros que exportam pelo porto seco de Varginha pode ter uma redução de 25% se o modal utilizado passar a ser ferroviário, com o café vindo de Minas para Barra Mansa e daí for embarcado em navios porta-contêineres no Porto de Angra dos Reis. Atualmente, o material é transportado por caminhões até o Porto de Santos. O custo da reativação do trecho ferroviário BM-Angra pode ser financiado por parte da multa a ser paga pela VLI, atual concessionária da Ferrovia Centro-Atlântica.

 POLÍTICA | Página 3

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

CONTRA A MULHER

No Sul

Fluminense, 52,9% das vítimas foram agredidas por companheiros ou ex-companheiros  POLÍCIA | Página 4

BARRA MANSA

Após sete anos de espera, Ponte Ruth Coutinho é reaberta

Principal acesso ao Fórum da cidade, a ponte foi reaberta para a passagem de veículos na manhã de segunda-feira (28), em Barra Mansa. As obras chegaram ao fim na última sexta-feira (25).

A antiga estrutura, que estava parcialmente interditada para o tráfego desde 2016, em função de danos estruturais provocados pelas cheias do Rio Barra Mansa, foi substituída.

 CIDADES | Página 5

Suspeito de estelionato é preso no Centro de B.Mansa

Prisão foi determinada pela Justiça de Barra Mansa após investigações da 90ª DP. O homem foi preso no centro da cidade, na segunda-feira (28), dentro de uma empresa especializada em

fazer empréstimos consignados. Ao ser detido, de acordo com a Polícia Civil, o suspeito angariava outra vítima/cliente.

 POLÍCIA | Página 4

ANOS
agosto
Ano 31 • Edição 10228 R$ 1,50 PATY DO ALFERES CRIANÇA VÍTIMA DE ESTUPRO FOI MORTA POR ASFIXIA, APONTA LAUDO  POLÍCIA | Página 4 AUTOCUIDADO DRA. PRISCILLA PEREIRA ALERTA SOBRE ATIVIDADES FÍSICAS, ALIMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO MÉDICA  GERAL | Página 2 VALENÇA DOIS SUSPEITOS DE MATAR IDOSO DE 94 ANOS SÃO PRESOS  POLÍCIA | Página 4 VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA VEJA O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA CÃES E GATOS EM VR  CIDADES | Página 6
Terça-feira, 29 de
de 2023 |
Foto: Daniel Silva - Prefeitura de Angra dos Reis
15
Volta-redondense é agredido por
pessoas em show de DJ Alok
4
Divulgação

A importância do autocuidado

DRA. PRISCILLA PEREIRA ALERTA QUE ATIVIDADES FÍSICAS, BOA ALIMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO MÉDICA

REGULAR, AJUDAM A TRATAR E PREVENIR INÚMERAS DOENÇAS, COMO DOENÇAS CARDIOVASCULARES, OBESIDADE, ANSIEDADE E CÂNCER

SUL FLUMINENSE

Em algum momento, já parou para pensar no real sentido da palavra “Saúde”? Se procurarmos uma definição completa, encontraremos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. E, por muitas vezes, acreditamos que estamos cuidando muito bem da nossa saúde quando temos exames e visitas médicas em dia. Sem dúvida alguma, essa é uma parcela importantíssima. Porém, é apenas uma parcela. Cuidar da nossa saúde depende de um conjunto de ações de AUTOCUIDADO!

Em meio à rotina exaustiva que vivemos, é extremamente difícil manter hábitos de qualidade que visem nosso autocuidado. Porém, esses momentos precisam ser definidos como prioritários em nossas vidas. Pequenas ações, feitas para nós mesmas, que nos proporcionem qualidade de vida. Se tivermos organização, teremos tempo, e conseguiremos programar e realizar de forma rotineira ações que nos proporcionem esse cuidado.

Atividades físicas, boa alimentação e avaliação médica regular, ajudam a tratar e prevenir inúmeras doenças, como doenças cardiovasculares, obesidade, ansiedade, câncer. Qualquer prática que lhe cause prazer, desde

Programa ‘Comunidades de Angra’ chega ao Morro da Glória II

Equipes do programa retornarão ao local nesta terça-feira (29), para continuar ouvindo as demandas da população

Angra dos Reis

O Programa Comunidades de Angra chegou ao Morro da Glória II nesta segunda-feira (28). A equipe esteve durante todo o dia na Rua José Cândido de Oliveira e ouviu as principais demandas dos moradores. Reivindicações como a cobertura da quadra e a oferta de mais atividades esportivas e de lazer foram as principais feitas pelos moradores.

fazer as unhas, arrumar os cabelos, fazer uma massagem, passear no shopping, dançar, até mesmo não fazer nada e ter um momento exclusivamente para isso, contribui para nosso bem-estar e saúde. E aproveito para dizer que precisamos nos permitir ter tempo para até, não fazer nada. A autocobrança exagerada também tem nos tirado um pouco da nossa saúde.

E os amigos? Quem não ama uma boa roda de amigos? Conversas, passeios e até mesmo conselhos. Com os terapeutas nos conhecemos e nos tratamos, e com os amigos trocamos experiências, vivemos bons momentos e criamos memórias para a vida. Assim como com nossas famílias. Uma base familiar bem solidificada, nos torna emocionalmente mais estáveis e consequentemente mais saudáveis.

O nosso corpo tem a capacidade de converter em doença física tudo que perturba nossa saúde mental.

Por fim, nunca é tarde para começar, ou para aprimorar, ou mudar. Faça uma autoanálise: estou realmente cuidando da minha saúde?

O que posso fazer no meu dia a dia que me proporcione bem-estar?

Inicie aos poucos e com coisas fáceis e vá ampliando. Mas não adie! Organize-se, priorize o que precisa ser priorizado. Cuide-se! A sua saúde é seu bem mais precioso e precisa desse AUTOCUIDADO!

DRA. PRISCILLA PEREIRA

é casada, mãe de 3 filhos e médica, especialista em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, se dedicando principalmente a realização de exames em gestantes, sua grande paixão profissional. Possui vasta experiência no assunto com um histórico superior a 50.000 exames realizados nos últimos 15 anos. É uma mulher moderna que busca o sucesso profissional, mas também o equilíbrio com a sua vida pessoal.

- É um projeto muito interessante, pois ouvir as demandas dos moradores é essencial para o desenvolvimento de qualquer comunidade, não apenas a do

Morro da Glória II. Hoje, eu tive a oportunidade fazer algumas solicitações, como uma praça, cobertura de quadra e mais ações de lazer para as crianças que moram aqui – comentou o morador Rick Malschinsk.

Nessa primeira fase do programa, a equipe responsável realiza um diagnóstico das necessidades locais, baseado em conversas com moradores e líderes comunitários. Após esta etapa, as principais demandas serão compiladas e organizadas em um plano de ação que será adicionado ao cronograma de projetos e atividades a serem desenvolvidas pela

administração municipal.

- É o momento de dialogar, ouvir e entender as demandas dos moradores, por isso a importância da participação da comunidade nessa primeira fase do PCA.

Convido a população do Morro da Glória II a participar e apontar seus desejos para a sua comunidade – afirmou Heraldo França, diretor de Gestão do Programa

Comunidades de Angra

Os moradores que desejam compartilhar suas ideias e demandas devem comparecer ao local e dialogar com a equipe do programa, sem a necessidade de agendamento prévio ou qualquer

tipo de inscrição.

- O projeto permite que os moradores sejam ouvidos e as nossas demandas cheguem às autoridades. Desta forma, as melhorias são feitas sempre ouvindo quem realmente entende a situação da localidade: a própria população – comentou Érika da Silva, moradora da Glória II. Nesta terça-feira (29), o Programa Comunidades de Angra retorna ao Morro da Glória II para dar continuidade aos atendimentos. Ao todo, o PCA já ouviu mais de 600 moradores e colheu mais de 500 demandas nos bairros visitados.

Barra Mansa elimina transmissão vertical de HIV/AIDS

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa recebeu nesta segunda-feira (28), uma equipe técnica do Ministério da Saúde. O objetivo da visita, que terá continuidade nesta terça-feira (29), foi para analisar os equipamentos do município para certificação do Selo Ouro de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV/AIDS, durante o período de gestação. O encontro aconteceu no Parque Natural de Saudade, e contou com a participação de representantes do grupo que compõe a rede de atendimento e acolhimento dos pacientes com HIV no município. De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Sergio Gomes, a equipe técnica irá conhecer os serviços realizados desde atenção primária, maternidade, serviço de referência e Unidade de Acolhimento. Ele ainda ressaltou que o município tem desenvolvido um trabalho que tem gerado resultados positivos. “Nós conseguimos montar uma equipe que trabalha diariamente em buscas de melhores resultados. Vamos continuar investindo em capacitações e novos conhecimentos, pois nosso objetivo, além de prestar o devido atendimento, é abraçar e acolher os nossos pacientes”, frisou o secretário.

Via Dutra e

Sul Fluminense

As rodovias Via Dutra (BR116) e Rio-Santos (BR-101), administradas pela CCR RioSP, contam com um novo modelo de fiscalização de evasões de pedágio. A partir de agora, o motorista flagrado cometendo a infração terá as imagens e os dados do veículo repassados diretamente à ANTT (Agência Nacional de Transportes

Equipe técnica irá conhecer os serviços realizados desde atenção primária, maternidade, serviço de referência e Unidade de Acolhimento

Para Juliana Russi, coordenadora de Atenção Básica e Saúde de Barra Mansa, receber a equipe técnica do Ministério da Saúde é um grande reconhecimento do trabalho. “Receber a certificação representa muito mais que um selo, é uma forma de reconhecimento e valorização do nosso trabalho. Quando recebemos uma gestante, que no pré-natal teve o diagnóstico positivo do HIV, já iniciamos o

trabalho de alto risco no Hospital da Mulher. Após o nascimento da criança fazemos o acompanhamento com infectologista pediatra e doamos o leite”, explicou Juliana. Uma das representantes do Ministério da Saúde, a consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Pâmela Gaspar, parabenizou Barra Mansa pelo trabalho desenvolvi-

do. “É motivo de grande alegria e satisfação poder ver como o trabalho da cidade vem dando certo. Estamos aqui com o objetivo de avaliar, mas também aprender. É muito importante permitir o acesso de todos aos programas de assistência. Precisamos fortalecer cada vez mais, para garantir que crianças nasçam livres do HIV”, concluiu a consultora.

pedágio

Terrestres), órgão responsável por lavrar e enviar a multa ao condutor infrator. Com o novo sistema, a fiscalização passa a ser constante, 24h, sem a necessidade da presença da Polícia Rodoviária Federal. Todo o sistema é integrado e compartilhado entre a empresa e o órgão fiscalizador. Hoje, a Via Dutra tem cinco praças de pedágio. Já a BR-101 conta com três pórticos

de free flow. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera evasão de pedágio infração grave com aplicação de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (valores referentes a 2023).

Para o Gerente de Atendimento da CCR RioSP, Rodolfo Borrel, entre as vantagens do novo sistema de fiscalização da ANTT, ele destaca a segurança

para os motoristas e, principalmente, para os colaboradores da concessionária. “Na maioria das vezes, para cometer a evasão, o motorista passa pela passagem automática acima do limite velocidade permitido de 40km/h, colocando em risco a vida de outros motoristas e dos colaboradores que trabalham nas praças de pedágio, principalmente, da Via Dutra”, completa Borrel.

Cavalos, burros e jumentos recebem chip para combater maus-tratos

Angra dos Reis

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, inicia na manhã dessa terça-feira (29), a implantação de chips nos equídeos do município, o que inclui cavalos, burros mulas e jumentos. A ação começa às 9h, em Monsuaba, na Baia dos Amigos (próximo ao campo society).

Os chips têm como objetivo ordenar e monitorar o quantitativo de animais e evitar maus-tratos e abandono. Um problema recorrente em diversos bairros,

principalmente os de áreas rurais, é a circulação de equídeos supostamente sem dono. A chipagem dos animais é uma forma de se reduzir o problema, pois servirá para identificação de seus tutores. Em muitos dos casos, os animais são usados na produção enquanto têm vigor e, depois, descartados nas ruas.

– Nós fazemos aqui um apelo para que lembrem que o animal precisa ser tratado com carinho. Muitas vezes nós vemos que a pessoa pega o animal e o explora. Daí, quando esse animal está velho ou doente, a pessoa o descarta no espaço público, e a responsabilidade pelo animal passa a ser do serviço

público. Isso é uma covardia com todos. Com o animal e com toda a sociedade. Através do chip, teremos um controle melhor dos equídeos e poderemos responsabilizar, conforme o caso, as pessoas que adquirem animais e os deixam soltos pela cidade – explica Wagner Junqueira, secretário municipal de Agricultura. Além de Monsuaba, os bairros do Bracuí e Banqueta são dois dentre aqueles que mais sofrem com o problema. Mil e quinhentos chips foram adquiridos pela secretaria neste mês. O chip é aplicado na parte superior do pescoço do equídeo. Com a tecnologia, além da identificação dos responsáveis pelos

animais, também será possível a formação de um cadastro organizado dos mesmos.

O secretário de Agricultura reforça que, juntamente com as ações constantes voltadas aos produtores e animais, como vacinação e chipagem, há sempre um trabalho de conscientização, em que os profissionais da pasta explicam sobre o trato adequado com os animais. Outra opção que os tutores têm é obter orientações junto à Superintendência de Bem-Estar Animal, do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar).

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretora Geral: Renata Pançardes Editor Internacional: Silas Avila Jr. Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS Atendimento ao cliente Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2262-7469 / (21) 97594-8659 Representante Comercial Exclusivo J.C. Representações e Publicidades Ltda 2  TERÇA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
Barra Mansa
Foto: Felipe Vieira
Rio-Santos iniciam novo modelo de fiscalização para combater a evasão de

Trem bala fora do PAC

A construção do trem bala entre Rio e SP vai depender de investimentos privados. O projeto não é prioridade a curto prazo para o governo, deixou entender o ministro dos Transportes, Renan Filho, em São Paulo. 

O projeto, avaliado em R$ 50 bilhões, foi bandeira do governo de Dilma Rousseff e ficou de fora do Novo PAC, lançado este mês pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Uma perda para a região Sul Fluminense, que receberia uma das estações do TAV, provavelmente em Volta Redonda.

CONTAS

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza audiência pública, nesta terça-feira (29), para avaliar a prestação de contas do Governo do Estado relativas ao exercício de 2022 e analisar o relatório de despesas e receitas do 3° bimestre. A reunião será às 10h, na sala 1809 do Edifício Lúcio Costa, prédio sede do Legislativo fluminense, e poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo Youtube Alerj Digital.

NATURGY

A tecnologia vem se mostrando uma grande aliada da Naturgy na melhoria da qualidade do seu relacionamento com os clientes. Somente em 2022, os canais digitais da distribuidora de gás natural receberam um investimento em torno de R$ 25 milhões e foram responsáveis por receber 84,5% das demandas dos usuários.

REFORMA TRIBUTÁRIA I

Em tramitação no Senado Federal, o texto da Reforma Tributária (Proposta de Emenda à Constituição — PEC 45/2019) trará complexidade significativa às empresas, principalmente as do setor de serviços — responsável por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e por cerca de 60% dos empregos formais. Na perspectiva da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o principal dilema da proposta, que está perto da aprovação definitiva pelo Congresso, é o que dela mais se temia: o aumento considerável da carga tributária.

REFORMA TRIBUTÁRIA II

Com base em informações da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a assessoria técnica da Federação calculou os impactos da PEC sobre o setor de serviços, considerando as seguintes premissas: empresa com receita mensal de R$ 400 mil enquadrada no regime de lucro presumido e alíquota-padrão do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) de 27%, seguindo as estimativas do Ministério da Fazenda.

COMBATE AO FUMO

Nesta terça (29) é lembrado o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, que visa mobilizar a população para o controle do tabagismo como um problema de saúde pública. Mais de três décadas depois dessa iniciativa, o cenário ainda é alarmante.

Dados do IPC Maps, especializado em potencial de consumo, apontam que até o final deste ano, os brasileiros gastarão cerca de R$ 26,5 bilhões com produtos derivados ou relacionados ao tabaco, o que representa um acréscimo de 4,4% em relação ao ano passado, quando o valor foi de R$ 25,4 bilhões. Neste cálculo, são levadas em conta as despesas com cigarros, charutos, fumo para cachimbo, fumo

para cigarros e outros artigos para fumantes, como fósforos, isqueiros etc.

BANCOS

Bancos públicos e privados podem ser obrigados a manter segurança patrimonial privada de forma permanente nas agências bancárias. É o que prevê o Projeto de Lei 6.264/22, do deputado Rodrigo Amorim (PTB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em segunda discussão, nesta terça-feira (29). Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta. A segurança deverá atuar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Caso entre em vigor, os bancos terão 90 dias para se adequarem à norma. Os vigilantes que realizarem a segurança deverão estar adequadamente preparados, contando com cursos de formação para o ofício, devidamente regulamentados pela legislação pertinente.

ELETRICIDADE

As concessionárias de energia elétrica terão um prazo máximo de 30 dias para atender às solicitações relacionadas à instalação, modificação ou ampliação de infraestrutura elétrica necessária para implementação de obras públicas ou empreendimentos privados. A determinação é do Projeto de Lei 703/23, de autoria dos deputados Douglas Ruas (PL), Thiago Rangel (Pode) e Brazão (União), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em segunda discussão, nesta terça-feira (29). Caso a concessionária não cumpra o referido prazo, a mesma estará sujeita à penalidade de multa no valor correspondente a 3 mil UFIR-RJ, aproximadamente R$ 13 mil, por cada obra pública ou empreendimento privado atrasado.

SMS

Todos os órgãos públicos do Estado do Rio poderão notificar o infrator de autuações administrativas, incluindo as de trânsito, via ‘SMS - Short Message Service’. A autorização é do Projeto de Lei 5.341/22, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (29), em primeira discussão.

COUVERT

O valor arrecadado do couvert artístico cobrado em bares e restaurantes deverá ser repassado integralmente ao músico profissional. A determinação é do Projeto de Lei 6.285/22, de autoria do deputado Samuel Malafaia (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (29), em primeira discussão.

A proposta determina que os estabelecimentos firmem contrato escrito com o músico profissional estabelecendo as obrigações e direitos de ambas as partes. O serviço de estrutura e sonorização deverá ser acordado à parte.

Ligação ferroviária Barra Mansa-Angra pode

beneficiar agronegócio do café

Saída de café e chegada de fertilizantes pode gerar movimento de milhares de contêineres e reduzir custo logístico em 25%

Rio e Sul Fluminense

A recuperação da ligação ferroviária entre Barra Mansa e Angra dos Reis pode gerar uma redução de custo logístico de cerca de 25% para o agronegócio mineiro, especialmente a cultura de café. A informação foi dada pelo engenheiro e consultor ferroviário da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio), Delmo Pinho, com exclusividade ao DIÁRIO DO VALE e também durante a primeira reunião ordinária da Frente Parlamentar “Pró-Ferrovias Fluminense”, na Alerj, nesta segunda-feira (28). Delmo afirmou que essa liga-

ção pode servir para o escoamento da produção de café, pelo Porto de Angra, com destino à Europa e Estados Unidos. A operação ainda prevê a utilização do ramal BM x Angra para transportar adubo químico, de produtores estrangeiros, para os agricultores mineiros. A VLI, que administra o trecho, atualmente desativado devido a danos causados por chuvas em 2010, disse que a ferrovia não tem demanda que justifique sua recuperação.

A operação ferroviária ainda poderia ser usada para o transporte de milho para reativar a indústria avícola (granjas) fluminense.

Tande apoia reativação da ferrovia entre BM e Angra

O deputado estadual Tande Vieira pediu para ser incluído na Frente Parlamentar “Pró-Ferrovias Fluminense”, na Alerj. Ele participou da primeira reunião ordinária do colegiado nesta segunda-feira (28), para defender a reimplantação da ligação ferroviária entre Barra Mansa e Angra dos Reis. A ligação se iniciaria no porto seco de Varginha, em Minas Gerais, e passaria por Lavras e Barra Mansa, conectando-se com o porto de Angra dos Reis.

— Eu acredito que o Porto de Angra, com esse shortline Sul Fluminense (Barra Mansa x Angra do Reis) vai ser estratégico para o desenvolvimento da nossa região do Médio Paraíba

— disse Tande.

A proposta que Tande pretende defender na Alerj tem custo estimado em R$ 200 a 300 milhões, valor aproximado do da multa a ser paga pela VLI ao fim de sua concessão. Delmo explicou que a VLI pretende manter apenas 40 dos cerca de 800 quilômetros de ferrovia que detém no Estado do Rio, exatamente a ligação do distrito quatiense de Falcão com a divisa entre os estados do Rio e Minas.

A multa que a empresa pagaria pela devolução, segundo Delmo, poderia ser investida para recuperar o trecho Barra Mansa-Angra, mas isso depende ainda de obter apoio político. O

prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão e o ex-governador Luis Fernando Pezão estão liderando o projeto.

Delmo disse que o Rio de Janeiro foi o estado mais prejudicado durante 25 anos com a concessão da FCA, que deixou de forma precária o trecho da sua concessão e não indenizou o Rio pelos prejuízos causados.

Em 2019, por exemplo, ele informou que 18% das linhas férreas da FCA foram devolvidas.

Pinho disse que o Estado deveria ter sido contemplado com R$ 234 milhões, mas a verba foi toda capitalizada no metrô de BH.

— A concessão da FCA vai vencer em 2026. Foram 25 anos

Medidas necessárias

O vice-presidente técnico da Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer), Hélio Suevo, explicou que a movimentação de carga para o Rio de Janeiro é por via rodoviária, mas com a Rodovia Presidente Dutra saturada, a ferrovia tem que ser o modo de transporte estruturador de carga até os polos distribuidores.

“É fundamental uma pressão conjunta dos parlamentares para que sejam apresentadas estratégias para impedir esse declínio das ferrovias. Estávamos sem norte, a realidade é essa. É preciso tratar da crise de mobilidade urbana, viabilizar a implementação de trens turísticos e potencializar os trens de cargas. A FCA destruiu a malha ferroviária e vai devolver ao Estado do Rio esses trechos em péssimo estado e sucateados”, disse Suevo lembrou que já existe um Plano Estratégico Ferroviário (PEF-RJ), elaborado em 2018 pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que contempla 27

projetos potenciais para carga, sete projetos para melhorar a mobilidade, e 22 projetos de instalação de trens turísticos. “Podemos analisar e escolher alguns desses projetos para levarmos adiante e pressionar junto à Secretaria de Estado de Transporte (Setrans) para tirar do papel, pelo menos, os projetos de engenharia”, afirmou.

Para o deputado Luiz Paulo (PSD), coordenador da Frente na Alerj, os números apresentados pela Fecomércio apontam para a urgência em tratar desse tema. O parlamentar lembrou que o Governo do Estado está em fase de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social (Pedes) - que vai sustentar as Leis Orçamentárias do Estado - e precisa prever recursos que contemplem a logística de carga e passageiros.

“Se formalmente não entrarem no orçamento do estado, essas políticas não vão sair do papel. Estamos aproveitando o desenvolvimento do Pedes para propor sugestões, após extrair todo

o saber sobre o tema, para se ter uma proposta de estado e não de governo. Sabemos que as ferrovias não acontecem da noite para o dia e que é caro. Quando aprovamos a Frente, a ótica central sempre foi a logística de cargas, porque o estado vem perdendo ano a ano ferrovias e vamos seguir com essa linha para as próximas reuniões”, explicou Luiz Paulo.

Em resposta, o assessor da subsecretaria de Planejamento e Gestão, Leandro Damaceno, disse que o Estado já está analisando e considerando medidas para melhorar a rede ferroviária do Rio. “A logística não só é um aspecto transversal, como necessário para o desenvolvimento do Rio, por isso tratamos desse assunto como um complexo econômico, dada a importância do desenvolvimento de aspectos infraestruturais dentro da temática da logística, como está inserido a questão da recuperação da malha ferroviária para transporte de cargas e pessoas em todo o Estado do Rio”, concluiu Leandro.

de licença e um sucateamento nunca antes visto. O único lugar do Brasil, talvez no mundo, em que uma concessionária de serviço destruiu 95% do patrimônio que foi entregue a ela pra cuidar foi aqui no Rio. Existem motivos, certamente, para ter deixado de operar em algumas malhas, mas a responsabilidade dela é objetiva; a empresa tinha que manter esse patrimônio público até que ele fosse devolvido em condições operacionais, da mesma maneira que recebeu. A FCA precisa pagar pelo menos uma indenização ao Estado, que deveria ser aplicada em projetos ferroviários no interior — sugeriu Pinho.

Porto de Angra ajudará a reduzir custo logístico

O trecho de 105 km entre as cidades do litoral e do Sul Fluminense está inoperante desde as fortes chuvas de 2010, que destruíram parte de sua estrutura, e foi abandonado pela VLI, empresa arrendatária da ferrovia. Segundo Cléber Marques, CEO do Porto Seco Sul de Minas, interessado na exportação de café e outros insumos agrícolas pelo TPAR, as obras de reconstrução vão custar algo em torno de R$ 200 milhões, mesmo valor de uma multa contratual entre a VLI e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Trabalhando há mais de 20 anos com logística de armazenagem, a Porto Seco Sul de Minas se transformou em uma gigantesca estação aduaneira com faturamento anual de R$ 14 bilhões. Responsável por 30% das exportações brasileiras de café, a empresa movimenta cerca de 200 mil contêineres (ou equivalentes) por ano em cargas de importação e exportação pelo Porto de Santos por transporte rodoviário, a um custo unitário médio de R$ 3,4 mil. Com o transporte sendo realizado pela ferrovia até Angra, o valor do transporte seria inferior a R$ 2 mil por contêiner ou equivalente de carga, uma redução de custo bastante significativa.

Alerj discute o impacto da violência armada na vida das mulheres

Estado do Rio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai realizar audiência pública nesta terça-feira (29), às 10 horas, para realizar debate com o tema “Os Impactos da Violência Armada na Vida das Mulheres: gênero e território”. A reunião acontecerá no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), no 2º andar do Edifício Lúcio Costa, sede do

Parlamento fluminense, e será transmitida ao vivo pelo YouTube Alerj Digital.

Para a presidente do colegiado, deputada Renata Souza (PSol), o aumento do número de feminicídios está relacionado à comercialização, circulação e aquisição de armas e o assunto precisa ser debatido para que o Estado avance em políticas relacionadas ao tema.

“Precisamos investigar e combater as causas de fundo do aumento dos feminicídios no

estado e há evidências de uma relação da violência de gênero com o cotidiano de agressão armada nos territórios. Essa audiência trará informações relevantes sobre essa realidade que precisa urgentemente ser transformada”, explica Renata. Foram convidadas para o debate a superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, Tatiana Queiroz; e a defensora pública Márcia Fernandes, do Núcleo

Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM). Participam, ainda, representantes do Eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, do Fórum Popular de Segurança Pública, e do Coletivo Mães de Manguinhos. Familiares do adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto no dia 06/08 passado, durante operação na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, também foram convidados.

 3 TERÇA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2023 POLÍTICA
MOSAICO

Foto: Divulgação
Tande Vieira acredita que ligação ferroviária entre Barra Mansa e Angra contribuirá para o desenvolvimento do Sul Fluminense

Quase 10 mil cães e gatos foram castrados em Angra desde a criação do Bem-Estar Animal

Meta para 2023 é castrar mais 5 mil; cirurgia traz mais qualidade de vida para os pets, diz diretora do departamento

Angra dos Reis

Cuidar da saúde de seu bichinho de estimação é garantir que ele tenha uma vida mais longa, mais plena e mais feliz. Em Angra, onde existe um departamento exclusivo para o Bem-Estar Animal, desde 2018 têm sido realizadas uma série de atividades para contemplar a causa animal no município – campanhas de adoção, mutirão de castração e outras ações de esclarecimento são apenas algumas das ações promovidas pela superintendência para conscientizar a comunidade sobre os cuidados que devem ser dispensados aos pets.

Para se ter uma ideia, desde a

criação do departamento, há cinco anos, mais de 9.500 animais, entre cães e gatos, já foram castrados; destes, cinco mil só no Mutirão de Castração de 2022, que atendeu moradores de diversas partes da cidade, como Vila do Abraão e Parque Mambucaba. Este ano, diz o departamento, a expectativa é que através de um novo mutirão mais cinco mil animais passem pelo procedimento de esterilização. “A realização do mutirão é de grande importância para o município. Além de ajudarmos no controle populacional, também oferecemos as melhores condições para os animais e seus tutores. Após a castração, distribuímos

toda a medicação e a roupa cirúrgica necessária no pós operatório “, detalhou Lia Freitas.

Já a diretora do departamento, Karen Ururahy, lembrou que a castração traz diversos benefícios para os animais, mas ainda é preciso que a população se conscientize ainda mais sobre o impacto positivo da castração na vida de cães e gatos.

“Precisamos que os tutores tragam cada vez mais os seus animais para a castração, pois é um procedimento de extrema importância para a causa animal de Angra dos Reis. Por isso, é preciso que toda a população se conscientize sobre os cuidados com os animais e a importância

do procedimento”, disse Karen.

ADOÇÃO

Outra ação de destaque do Bem-Estar, de acordo com Karen Ururahy, são as campanhas de adoção. Com edições quinzenais, as campanhas já deram um novo e amoroso lar a mais de 140 animais. Além disso, o departamento já realizou mil atendimentos emergenciais para socorrer animais em situação de rua. Em prol da causa animal, a Superintendência também realiza campanhas de conscientização com ações educativas nas escolas municipais e nas principais ruas da cidade.

Veterinário ensina como proteger cães e gatos ‘comunitários’

Mesmo sem um tutor definido, os animais criam laços de afeto e dependência na comunidade em que vivem. Animais comunitários, como cães e gatos, também têm direito a cuidados e atenção.

Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), orienta o manejo adequado para acolher e proporcionar uma melhor para esse grupo. O especialista alerta: cuidar destes pets é uma responsabilidade compartilhada.

Segundo Alvarenga, os cuidados básicos com animais comunitários são semelhantes aos oferecidos aos animais domésticos: alimentação balanceada, acesso à água limpa,

vacinação e vermifugação periódicas. Também é importante identificar e tratar parasitas externos, como pulgas e carrapatos, o que pode ser facilmente feito durante a manipulação dos animais. O especialista também indica à comunidade comprar periodicamente medicações que previnem contra parasitas – em alguns casos, os medicamentos conferem proteção por até 90 dias.

Outro ponto levantado pelo veterinário é que a desnutrição, percebida pela perda acentuada de massa muscular e costelas proeminentes, não está restrita à falta de comida, mas também à falta de nutrientes específicos na dieta. “Por exemplo, gatos não

sintetizam taurina em seus corpos, sendo necessário seu fornecimento na dieta. O uso de rações próprias para cada espécie é a maneira mais segura de fornecer alimentação adequada”, aponta. Ferimentos e traumas são situações não são incomuns com animais comunitários. Em ferimentos superficiais, Bruno sugere lavar a área com água e sabão, seguido por soro fisiológico. Segundo o especialista, além de procurar um atendimento veterinário, feridas abertas devem ser lavadas pelo menos duas vezes ao dia para evitar ovos de moscas. Nos casos de ferimentos graves ou animais que não permitem manipulação, deve-se buscar assistência de saúde

para tratamento adequado. O controle da população de animais comunitários é uma medida urgente, que deve ser feita por meio da esterilização de machos e fêmeas. O veterinário esclarece que a castração pode ser realizada a baixo custo em unidades de ensino e por meio de programas dos governamentais, que disponibilizam inscrições periodicamente. “Cuidar dos animais comunitários é uma responsabilidade compartilhada. Com orientações adequadas e ação coletiva, é possível proporcionar uma vida mais saudável e digna para esses seres, que compartilham conosco os espaços urbanos”, completa Bruno.

Primeira etapa de vacinação antirrábica em VR imunizou 2,6 mil animais

Volta Redonda

No primeiro sábado da campanha de vacinação antirrábica promovida pela prefeitura, 2,6 mil animais, entre cães e gatos, foram imunizados. De acordo com o governo municipal, esta primeira etapa contemplou nove bairros: Caieiras, Dom Bosco, Candelária, Nova Primavera, Pinto da Serra, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, São Luiz e São Sebastião.

Ao todo, 2057 cães e 574 ga-

tos receberam a dose da vacina, através da Secretaria de Saúde. A vacinação acontece anualmente e é a única forma de proteção contra a raiva – doença letal que pode, inclusive, ser transmitida para humanos.

Segundo a prefeitura, a vacinação antirrábica seguirá de forma itinerante durante mais quatro sábados, sempre das 8h às 17h, atendendo a todas as regiões do município.

Vacinação antirrábica é eficaz e deve ser aplicada anualmente em cães e gatos

Muitos municípios iniciaram neste segundo semestre o calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos. Segundo o médico veterinário Raphael Castro, é importante que os tutores dos animais tenham o controle da vacinação de seu pet, pois é imprescindível que ele seja vacinado anualmente.

“A vacina antirrábica evitará o aparecimento de uma doença mortal para esses animais e também para os seres humanos, e, uma vez vacinados, estarão protegidos do adoecimento e não transmitirão o vírus. No Brasil, todos esses animais devem ser vacinados anualmente: filhotes a partir dos 3 meses de idade, porém, dependendo da vacina utilizada, essa idade pode variar de 4 a 6 meses; e após a primeira dose, todos os animais devem ser revacinados anualmente”, explica o médico veterinário.

A RAIVA

Raphael explica que a raiva é uma doença causada por um vírus e é transmitida, principalmente, pela mordida de um animal doente em um animal sadio ou em seres humanos. A arranhadura ou lambedura de pele ferida, entre outras formas, também podem transmiti-la.

O especialista acrescenta que, nas áreas urbanas, os maiores transmissores são os cães, os gatos e os morcegos – sendo estes últimos destacados como os principais reservatórios e

Abandono é crime

disseminadores do vírus para os demais animais, inclusive os seres humanos.

“Uma vez que o vírus é transmitido, haverá um período variável até o surgimento dos primeiros sinais e sintomas da doença nos animais. Quando esses sinais ou sintomas aparecem, cães ou gatos devem vir a óbito em até 10 dias. Mudanças bruscas no comportamento, sinais neurológicos como dificuldade para se alimentar ou ingerir água, dificuldade em se levantar ou caminhar, latidos ou miados alterados podem ser sugestivos da presença da doença. A dica é sempre procurar um médico veterinário para a avaliação da saúde do animal”, destaca o veterinário, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Estácio.

RAIVA EM HUMANOS Raphael destaca que, caso uma pessoa seja mordida ou arranhada por um animal, deve-se imediatamente lavar bem a ferida com água e sabão, e em seguida procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima para relatar o ocorrido e avaliar o início de sua vacinação profilática. O médico veterinário indica, ainda, que os cães ou gatos agressores devem ser mantidos em local seguro e protegido, com oferta de água e alimentação, por um período de dez dias. Permanecendo saudáveis após esse período, eles poderão retornar ao convívio normal com os seres humanos.

CONFIRA AS PRÓXIMAS DATAS E OS LOCAIS DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA:

2/9 – Sábado 16/9 – Sábado

Praça Marechal Osório –bairro 249

UBSF Conforto

UBSF Eucaliptal

UBSF Jardim Belmonte

Cras Jardim Ponte Alta

UBSF Ponte Alta

UBSF São Lucas

UBSF Siderlândia

UBSF Belvedere

UBS Monte Castelo

UBSF Roma I

UBSF Roma II

UBS Rústico

UBSF São Geraldo

UBSF Siderópolis

UBSF Vila Rica/Tiradentes

23/9 – Sábado 30/9 – Sábado

UBSF Açude I

UBSF Açude II

UBSF Belmonte

Cras Belo Horizonte

UBSF Mariana Torres

UBSF Padre Josimo

UBSF Retiro I

Escola Amaral Peixoto – bair-

ro Retiro

UBSF Retiro 3

UBSF Vila Brasília

Praça Nemem Elias Cury –

bairro Vila Mury

Cras Aero UBSF Água Limpa

Igreja Divino Espírito Santo –bairro Jardim Amália I UBS Jardim Paraíba

Ilha São João – drive-thru

UBSF Santo Agostinho

UBSF Vila Rica/Três Poços

UBSF Vila Americana

UBSF Volta Grande

Cras Voldac

No Brasil, o abandono de animais foi tipificado como crime desde 1998, pela Lei 9.605/98. Em 2020, a Lei Federal 14.064/20 impôs pena de até cinco anos de prisão para tutores identificados nesse ato ilícito. No entanto, a penalidade é considerada relativamente leve quando comparada aos traumas que os animais

abandonados podem sofrer. Pesquisa divulgada pelo Instituto Pet Brasil (IBP) a partir de dados de 400 organizações ONGs e grupos de protetores que atuam no acolhimento desses animais, o Brasil abriga 184.960 bichos em situação de abandono. Desse montante, 96% são cães e 4% correspondem a gatos.

Hemonúcleo de Barra Mansa pede doações para aumentar estoque de sangue

Barra Mansa

O Hemonúcleo de Barra Mansa está pedindo à população que doe sangue para a manutenção do estoque. No momento, o tipo sanguíneo O negativo (O-) está sendo mais solicitado, mas todos os tipos são bem-vindos. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, por ordem de chegada.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, informou que o estoque está adequado, mas que a qualquer momento pode mudar. “A demanda é alta, por conta disso é importante às doações serem feitas com frequência, principalmente os tipos sanguíneos negativos, que são os mais difí-

ceis de conseguirmos”, informou. Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Para mais informações, basta ligar para o telefone: (24) 3512-0788.

6  TERÇA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2023 CIDADES
Foto: Luís Fernando Lara - Prefeitura de Angra dos Reis
Foto: Daniel Silva - Prefeitura de Angra dos Reis
Animais que passam pelo procedimento ganham medicação e roupinha pós-cirúrgica gratuitamente Bem-Estar Animal de Angra promove feiras de adoção constantemente Foto: Divulgação – Secom/PMVR Imunização acontecerá gratuitamente por mais quatro sábados

Renato Teixeira faz show na 2ª Festa da Independência de Pinheiral

Pinheiral

A Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT) realiza, entre os dias 8 e 10 de setembro, a 2ª Festa da Independência. Serão três dias de festividade com diversas atrações gratuitas, show principal do cantor Renato Teixeira, compositor das canções de sucesso ‘Romaria’ e ‘Tocando em Frente’, além da apresentação de cantores locais e Dj Ratus.

A Festa da Independência contará com food trucks e atração infantil. Na sexta-feira (8), a festa começará às 18h, com show de Pub77 e show ao vivo com a cantora sertaneja Gisele

Evento será realizado entre os dias 8 e 10 de setembro

Magalhães, às 22h. No sábado (9), a festividade terá início às 17h, com apresentação de Marcos Russoni a partir das 20h e show com o cantor Renato Teixeira, às 23h. No domingo (10), o evento começará às 13h. A atração voltada para as crianças, apresentação da Tia Ana Banana e sua turma, tem início a partir das 14h. Já às 17h, a banda Simpatia Samba Show irá se apresentar e, às 21 horas, o Grupo Ziriguidum sobe ao palco.

A secretária da pasta, Aline Gouvêa, destacou que a Festa da Independência de Pinheiral está se tornando uma tradição na cidade não só quanto aos atos cívicos realizados em

comemoração a data, mas também quanto a parte festiva.

“Como nos anos anteriores essa festividade vai possibilitar com que muitas famílias aproveitem para estarem juntas, desfrutem momentos de lazer e com um diferencial esse ano, que é curtir o show gratuito com o músico Renato Teixeira. Teremos também diversas atrações como a que é voltada para o público infantil, além dos shows com músicos da cidade para toda a população aproveitar. Agradeço ao prefeito Ednardo Barbosa por acreditar no nosso trabalho”, disse.

Novo filme das Tartarugas Ninjas já tem data de estreia no Cine Araújo

O novo filme das Tartarugas

Ninjas tem estreia programada para quinta-feira (31) na sala

Multiplex do Cine Araújo, no Shopping Park Sul, em Volta Redonda. A animação “Tartarugas Ninja: Caos Mutante” tem direção de Jeff Rowe e os personagens serão dublados por grandes atores como Seth Rogen, Nicolas Cantu, Micah Abbey, Brady Noon, Shamon Brown Jr., Ayo Edebiri e Jackie Chan.

O longa conta a jornada dos irmãos mutantes que, após anos de reclusão, escondidos dos hu-

manos, decidem realizar atos heroicos para tentar conquistar o afeto dos habitantes de Nova York. Na aventura, os irmãos enfrentaram o enigmático sindicato do crime com a ajuda de seu nova amiga April O’Neil (Ayo Edebiri). O filme traz a promessa de não fugir do clássico quadrinho lançado nos anos de 1980.

A animação tem duração de 1h39m e as vendas dos ingressos para a estreia já estão disponíveis no site ou app da Ingresso.com, ou nas bilheterias e terminais de autoatendimento dos cinemas Cine Araújo.

Corredor Cultural de Barra Mansa recebe espetáculo ‘A fantástica floresta’

Barra Mansa

Barra Mansa recebeu o espetáculo “A fantástica floresta”, apresentado pelo grupo O Trem – Companhia de Teatro e promovido pelo programa Diversão em Cena. A apresentação para todas as idades aconteceu no Corredor Cultural, no Centro, no domingo (27).

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre a importância de promover peças de teatro no município: “Seguimos com a temporada regular de teatros e o mais importante disso é que nós colocamos em prática o programa de ocupação artística e cultural que procura ocupar as unidades de cultura, especialmente as que são ao ar livre, como praças, quadras e jardins, para exibição e difusão da linguagem artística para a população de Barra Mansa”, disse.

O espetáculo recebeu o Prêmio

de Melhor Figurino Usiminas/ Sinparc 2010 e ainda foi indicado a oito categorias do evento: Melhor Espetáculo; Melhor Texto; Melhor Direção; Melhor Cenário; Melhor Iluminação; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz; e Melhor Trilha Sonora. A direção é de Marcelo Carrusca, e o elenco é formado por Jordan Antunes, Leo Campos, Isabella Michielini, Marcelle Azzi e Luciano Luppi.

A história da peça se passa em um mundo fantástico, onde um menino sai à procura de seu avô que desapareceu na floresta. Com a ajuda de um apito, ele segue pistas e conversa com animais, sempre conduzido pela curiosidade. O garotinho conta também com o público para acompanhá-lo nesta viagem ao conhecimento. O espetáculo é interativo e mostra os encantos e mistérios da fauna e flora que habitam as florestas, buscando levar valores ecológicos de preservação do meio ambiente.

Espetáculo foi promovido pelo programa Diversão em Cena

CAMPEONATO DE VÔLEI

Também neste domingo, foi realizada uma das etapas do campeonato de voleibol ‘Liverj Regional’, realizado pela Liga de Voleibol do Estado do

O caminho do Voltaço para chegar à Serie B

Saiba como e onde serão os jogos do quadrangular final da Série C; CBF divulgou a tabela detalhada

Rio de Janeiro (Liverj) em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa e com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL). Os jogos aconteceram na Quadra Poliesportiva do bairro Vila Ursulino.

Angra realiza evento de e-sports com torneio de game retrô

Angra dos Reis

Angra dos Reis sediou neste final de semana o Arena Games

Costa Verde, evento voltado para os fãs da cultura geeks e dos jogos eletrônicos, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). Segundo a prefeitura, centenas de pessoas participaram das atividades no sábado (26) e no domingo (27).

“A cidade precisava disso, o governo municipal entendeu e investiu. Existe uma demanda, um nicho, percebemos isso e estamos movimentando essa galera, não só os jogadores, mas também a turma do cosplay”, explicou Vlad Flores, representante da organização do evento.

“Esse é um evento que atrai um público jovem diferente daquele que atingimos normalmente; quisemos atraí-los para o e-sports, que é uma modalidade esportiva com jogos virtuais. Tivemos também um espaço gamer e concurso de cosplay, foi um evento para toda a família, com diversão para todas as idades”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Vitor Simões.

O agente de saúde, Yghor Stojak, foi ao evento acompanhado do filho. Juntos eles aproveitaram os

jogos disponibilizados ao público na sala de game. “Essa paixão pelos jogos, tanto o meu filho quanto a minha filha tem, os dois adoram. É muito gratificante estar participando e tendo ele aqui junto comigo”, frisou Yghor. A estrutura armada no CEA foi equipada com dois telões de LED, um no auditório e outro no saguão, sendo possível acompanhar por meio deles as disputas virtuais. Uma sala com diversos tipos de jogos de videogames também ficou à disposição do público que pode jogar ou simplesmente acompanhar a movimentação. O Arena Games também recebeu jovens autistas. Para os nostálgicos, no sábado foi realizado um torneio rápido de game retrô. O evento também contou com um concurso de cosplay que premiou aqueles que melhor utilizaram figurinos e acessórios para representar personagens. Eram validos para a o concurso, personagens de filmes, jogos, desenhos animados e quadrinhos. No sábado, a programação contou com a presença do gamer Gabriel Arruda, de 19 anos, morador de Volta Redonda e jogador profissional de Free Fire. Ele apresentou

uma palestra onde contou um pouco de sua história no e-sports e tirou dúvidas da plateia sobre a profissão que ainda não é muito conhecida na região.

No domingo aconteceram as finais do torneio de Free Fire, onde os finalistas disputaram uma batalha virtual pelas primeiras colocações e uma premiação em dinheiro. Uma das categorias premiou o aluno da rede pública municipal mais bem colocado e o vitorioso foi Brian Pires, aluno da Escola Municipal Cleusa Jordão, na Japuíba. O primeiro lugar geral ficou com Marcos Vinicius do Nascimento.

“Esse evento fez parte do calendário do Mês da Juventude, onde realizamos ações em parceria com outras secretarias. Para o jovem ter esse espaço é muito importante, mostra que valorizamos a identidade deles. Não falamos só de jovem jogando videogame, mas sim de jovem que pode avançar no mercado de games. Ele pode ser um gamer no e-sports ou produzir jogos por meio da programação”, afirmou William Gama.

Realizado pela empresa Primeira Conquista, o Arena Games contou com a parceria da prefeitura de Angra dos Reis, por meio das

secretarias de Esporte e Lazer, Juventude e a de Desenvolvimento Econômico e teve ainda o apoio da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos.

Volta Redonda

O Volta Redonda está no grupo C do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro e agora o Esquadrão de Aço já conhece

o seu caminho na busca pelo acesso à Série B. Na noite desta segunda-feira (28), a CBF divulgou a tabela detalhada dos seis jogos decisivos e o Voltaço já entra em campo no próximo final de semana.

CONFIRA OS JOGOS DO VOLTA REDONDA:

1ª RODADA 03/09 (domingo):

- Paysandu x Volta Redonda

- 19h

- Estádio da Curuzu

3ª RODADA 16/09 (sábado):

- Amazonas x Volta Redonda

- 18h

- Arena da Amazônia

5ª RODADA 30/09 (sábado):

- Botafogo-PB x Volta Redonda - 19h

- Estádio Almeidão

2ª RODADA 10/09 (domingo):

- Volta Redonda x Botafogo-PB

- 19h

- Estádio Raulino de Oliveira

4ª RODADA 23/09 (sábado):

- Volta Redonda x Amazonas

- 19h

- Estádio Raulino de Oliveira

6ª RODADA 07/10 (sábado):

- Volta Redonda x Paysandu

- 18h

- Estádio Raulino de Oliveira

8  TERÇA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2023 ESPECIAL LAZER
Foto: Marcos Morelli/Prefeitura São José do Rio Preto
Show do cantor Renato Teixeira será no sábado (9), às 23h Volta Redonda
Foto: Felipe Vieira
Ingressos já estão disponíveis para venda Voltaço já entra em campo no próximo final de semana

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
10228 - Diario - terça-feira - 29.08.2023 by Diário do Vale - Issuu