Quinta-feira, 24 de agosto de 2023 | Ano 31 • Edição 10224
GREVE DOS PROFESSORES
Subsidiária da Petrobras lançara, em janeiro de 2024 edital para construção de 25 navios no Brasil; Estaleiro Brasfels deve disputar construção de novos navios; medida vai impulsionar a economia, gerar empregos e diversificar a frota
Sepe decide hoje se aceita proposta apresentada pela prefeitura de BM
Documento foi entregue aos representantes dos professores em reunião com as secretarias de Edu-
cação, Finanças e Administração na tarde de quarta-feira (23). Nesta quinta-feira (24), a categoria decide
Uso de drogas poderá ser informado ao
Estado pelo ‘Disk
Combate às Drogas’
Iniciativa foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na quarta-feira (23). Canal de atendimento, do tipo ‘0800’, receberá informações relacionada ao consumo de drogas e encaminhará as informações aos órgãos competentes, como a Secretaria de Saúde ou de Assistência Social.
A medida foi anunciada oficialmente durante audiência pública realizada pela Comissão de Combate ao Uso de Drogas.
POLÍCIA | Página 4
Mais de 150
pessoas já receberam
canabidiol em VR
Pacientes que sofrem de epilepsia refratária, epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), doença de Parkinson, Alzheimer, dor crônica, esclerose múltipla e distúrbios do sono, dentre outras, foram beneficiados com o tratamento, fornecido pela prefeitura de Volta Redonda através do SUS.
CIDADES | Página 5
Pinheiral recebe edição de inverno do #tônoRio
LAZER | Página 8
R$ 1,50
A Petrobras Transporte (Transpetro) pretende lançar em janeiro do ano que vem edital para a contratação de 25 navios que serão construídos no Brasil, para ampliar sua frota própria. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Sérgio Bacci, na abertura da Navalshore 2023, no Rio de Janeiro. Os objetivos são atender prioritariamente à holding Petrobras, contribuindo para reduzir custos de afretamento, e fortalecer o protagonismo da Transpetro na retomada da indústria naval brasileira. O investimento beira a casa dos R$ 12,5 bilhões. O Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, que é braço do grupo Seatrium, de Singapura, é um dos que devem entrar na licitação para construção dos navios.
ECONOMIA | Página 7
em assembleia se aceitará ou não as propostas.
GERAL | Página 2
Vacinação antirrábica em Itatiaia começa neste sábado
Ação de combate ao crime organizado, envolvendo a Secretaria de Ordem Pública, agentes do 28° Batalhão de Polícia Militar e a SMI (Secretaria de Ordem Pública, destruiu um muro construído por traficantes no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda. A ação ocorreu na
Para receber verba federal, RJ terá que reduzir mortes causadas por policiais
POLÍCIA | Página 4
Processo seletivo vai contratar agentes de saúde e endemias em BM
ECONOMIA | Página 7
Radares de velocidade podem ter limites padronizados
CIDADES | Página 6
ANGRA DOS REIS
Festa Internacional de Teatro
volta aos palcos da cidade
Apresentações dos espetáculos selecionados vão acontecer em dois espaços: na tradicional tenda, que este ano terá capacidade para
700 espectadores, e o Teatro Municipal, com capacidade para 210 espectadores.
LAZER | Página 8
A Vigilância Ambiental divulgou o cronograma da campanha de vacinação antirrábica animal deste ano, em postos fixos. A imunização, sempre a partir das 8h, começa neste sábado (26), na parte baixa do bairro Nova Conquista.
GERAL | Página 2
Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará na Canção Nova por um ano
No ano em que completa 45 anos de fundação, a Comunidade Canção Nova se alegra por ter recebido a imagem peregrina da “Mãe Aparecida”, entregue ao seu
presidente, padre Wagner Ferreira, durante a 23ª Romaria da Família Salesiana ao Santuário Nacional - “Com Maria ser fermento na família”.
GERAL | Página 2
manhã desta quarta-feira (23), com a retirada de portão de ferro e derrubada de muro em uma servidão. As denúncias apontam que o fechamento da passagem teria sido feito pelo tráfico para impedir o acesso de forma tática de policiais.
POLÍCIA | Página 4
Ex-governador do Rio, Francisco
Dornelles morre aos 88 anos
Presidente de honra do Progressistas, Dornelles atuou como ministro, deputado, senador,
vice-governador e governador do Rio de Janeiro.
POLÍTICA | Página 3
ANOS
A Boate Porão (parte II) - Pelo menos do período que abrange o fim da década de 80 até meados da de 90, a Boate Porão reinou soberana de acordo com minha lembrança.
LAZER | Página 8
Foto: Agência Petrobrás
Proposta da prefeitura inclui analisar contas do município junto a representantes do Sepe
Objetivo é buscar acordo que valorize professores sem “prejuízo a nenhuma outra categoria”, diz documento; Sepe-BM levará proposta à categoria em assembleia nesta quinta-feira (24)
Barra Mansa
Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação em Barra Mansa (Sepe-BM) se reuniram nesta quarta-feira (23), com os secretários municipais de Educação, Finanças e Administração – Marcus Barros, Leonardo Ramos e Gabriel Resende, respectivamente – e com o procurador geral do Município, César Catapreta. De acordo com a prefeitura, o encontro teve por objetivo buscar um acordo que “valorize o profissional da educação, sem prejuízo a nenhuma outra categoria de funcionários do município”.
Segundo Marcus Barros, a proposta entregue ao Sepe visa negociar a melhor condição que possa ser efetivada. “O governo anterior propôs, aprovou e não implementou o piso
da Educação. Nossa intenção é evitar o atraso ou não pagamento do ajustado, além dos salários dos servidores, como antes”, disse
PROPOSTAS
De acordo com o secretário de Educação, as propostas apresentadas incluem pagamento do piso nacional aos servidores do magistério, conforme pauta única apresentada pelo sindicato através do ofício número 031/2023; análise conjunta entre técnicos atuariais apresentados pelo Sepe e as Secretarias de Finanças e Administração, além da Procuradoria Geral do Município (PGM), dos índices do Fundeb, LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), previdência e capacidade financeira do município, para confirmação dos números apresentados.
Imagem peregrina de Nossa
Senhora Aparecida ficará na Canção Nova por um ano
Foto: Divulgação
Cachoeira Paulista
No ano em que completa 45 anos de fundação, a Comunidade Canção Nova se alegra por ter recebido a imagem peregrina da “Mãe Aparecida”, entregue ao seu presidente, padre Wagner
Ferreira, durante a 23ª Romaria da Família Salesiana ao Santuário
Nacional - “Com Maria ser fermento na família”.
“Para nós, que somos Família Salesiana, receber a imagem peregrina é motivo de gratidão, pois como dizia nosso pai fundador, Monsenhor Jonas Abib: A Canção Nova é a ‘Casa de Maria’, ela está na origem de tudo. Na obediência de filhos, sob a intercessão da Virgem Maria, nos colocamos a serviço dos irmãos, do anúncio do reino de Deus, sendo testemunhas do amor misericordioso do Pai”, declara padre Wagner.
A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada no Santuário do Pai das Mise-
ricórdias, em Cachoeira Paulista (SP), no domingo da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Todas as capelas da Canção Nova receberão a visita da imagem, que ficará no Santuário para a Novena de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 3 e 11 de outubro de 2023. Após o dia 12 de outubro, festa da Padroeira do Brasil, a imagem percorrerá outras frentes de missão da Canção Nova. A imagem permanecerá com a Canção Nova até a próxima Romaria Nacional da Família Salesiana, em agosto de 2024.
O Santuário do Pai das Misericórdias está aberto todos os dias para a visitação dos fiéis. O reitor do Santuário, padre João Gualberto da Silva, faz o convite:
“Venha nos visitar, conhecer a Canção Nova e, a exemplo de Dom Bosco, cultivar a devoção à Virgem Maria. Aprendamos com ela a amar e seguir Jesus, e dizer com fé: Eis-nos aqui!”
Para decidir se aceitará ou não a proposta apresentada pela prefeitura, o Sepe fará nesta quinta-feira (24), na Praça da Igreja Matriz, no Centro, uma assembleia para submeter o texto à aprovação da categoria.
Em greve desde terça-feira (22), os professores reivindicam o pagamento do piso nacional da categoria mais o
“O cenário confirmado, com a análise previdenciária, orçamentária e financeira, pelos três anos subsequentes ao atual, determinarão a possibilidade de aumento gradual, anual, do percentual do adicional de magistério, até o limite de 100%, desde que o mesmo
percentual possa ser dado a todos os funcionários, de todas as categorias dos funcionários públicos de Barra Mansa”, diz o documento.
adicional de regência de 95%. No dia 18 de agosto, a Câmara de Barra Mansa votou, por 15 votos a 2, pela manutenção do piso e pela redução da regência – de 95% para 20%. O DIÁRIO DO VALE entrou em contato com um dos diretores do Sepe-BM, o professor Carlos Roberto, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno.
Além disso, também foi proposta a utilização de 95% do Fundeb para pagamento de folha salarial em 2024, sendo
a diferença entre o percentual atualmente aplicado e o proposto, pago mediante rateio para a categoria do magistério.
“Essas propostas apresentadas foram elaboradas em consideração às finanças do município que foram assoladas ao longo do tempo por governos anteriores e os esforços da atual gestão para regularizar as contas e pagamentos. Vale lembrar que atualmente as remunerações dos professores incidem uma regência de 95% e que os recursos próprios e o Fundeb não suportam a implantação dos pisos salariais preteridos nos anos de 2022 e 2023 (39,95%)”, argumentou a prefeitura.
A administração municipal acrescentou ainda que, com a atualização da Lei Fundeb, o conceito de profissional de educação presente foi expandido para incluir as funções
de suporte pedagógico direto à docência de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, além dos profissionais de funções de apoio técnico administrativo operacional. Segundo a prefeitura, 30% dos recursos do Fundeb podem ser utilizados para investimentos em desenvolvimento da educação. Em 2022, no entanto, o governo municipal só pôde utilizar 8,7%, já que a folha de pagamento da categoria demandou a aplicação do percentual de 91,3%. A prefeitura de Barra Mansa também destacou, na proposta, que é responsável por transferir R$ 140 milhões ao Fundo de Previdência Social, uma vez que paga aos aposentados da rede municipal de ensino.
CSN apresenta programa de estágio às turmas de PCD do UGB-FERP
Volta Redonda
Profissionais da área de Recursos Humanos da CSN se reuniram na noite de terça-feira (22), com uma turma exclusiva de Pessoas com Deficiência (PCD), do curso de Administração do UGB-FERP, do Projeto Diploma Cidadão. O evento, que aconteceu no Auditório I, no campus Volta Redonda, teve como objetivo apresentar aos acadêmicos as vagas disponíveis, as formas de ingresso e os pré-requisitos para quem almeja fazer estágio na empresa.
O evento foi aberto pelo diretor do Instituto de Gestão e Humanidades (IGH) do UGB-
-FERP, Júlio Dias, que destacou a importância dessa parceria com a CSN e a oportunidade que os alunos têm de ingressar numa empresa de grande porte. Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Pastor Washington Uchoa, a reunião foi uma grande oportunidade de apresentar à CSN as turmas de PCD para que os alunos possam ser inseridos no mercado de trabalho. “Procurei a empresa para mostrar que a prefeitura busca a inclusão e que viesse conhecer o projeto desenvolvido aqui no UGB, onde há turmas exclusivas de pessoas com deficiência. Para os alunos é uma grande motivação. Pensamos nessa visita para
vislumbrar um futuro melhor para esse grupo. Quem sabe a CSN não seja a porta de entrada para muitos deles?”, espera o secretário. A analista de Gente e Gestão da CSN, Glaucimara Albeirice, conheceu o projeto desenvolvido entre UGB-FERP e a prefeitura e falou sobre essa aproximação com os alunos. “É uma parceria muito importante, pois vai aproximar a empresa dos alunos do UGB. Vamos discriminar as vagas que temos para oferecer. É uma oportunidade muito boa de poder compartilhar nosso trabalho junto a esse público”, frisou.
O evento contou ainda com a presença do coordenador do cur-
so de Administração, Fábio Souza da Silva, da coordenadora do Projeto Diploma Cidadão e intérprete de Libras, Eliete Guimarães Vasques, e professores.
DIPLOMA CIDADÃO
O UGB-FERP oferece curso superior em Administração exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCD). Denominado “Diploma Cidadão”, o projeto é uma parceria da instituição com a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPCD). O curso é gratuito.
Vacinação antirrábica em Itatiaia começa neste sábado
Itatiaia
A Vigilância Ambiental divulgou o cronograma da campanha de vacinação antirrábica animal deste ano, em postos fixos. A imunização, sempre a partir das 8h, começa neste sábado (26), na parte baixa do bairro Nova Conquista. A campanha prossegue em setembro e no dia 23 será a vez
dos tutores de cães e gatos das localidades Vila Odete, Vila Paraíso, Vila Maia, Vila Magnólia e Jardim Paineiras serem atendidos.
Em outubro, no dia 28, a vacinação antirrábica vai imunizar cães e gatos na Vila Flórida, Vila Pinheiro, Campo Alegre e Jardim Itatiaia, que terão postos fixos em suas comunidades. Já no dia 06
de novembro a campanha chegará a Penedo, atendendo tutores do Centro Comercial, Jardim Martinelli, Fazendinha, Centro Histórico e África I.
E no dia 18 do mesmo mês a imunização antirrábica estará na Praça de Maromba e na Administração Regional de Maringá.
O Coordenador da Vigilância
ambiental do município, Rafael Rezende, lembra que podem ser vacinados contra a raiva todos os animais a partir de quatro meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores. - Os cães e gatos, no entanto, não podem estar doentes e as fêmeas não devem estar no período de gestação - destaca.
Eleições: 900 cidades do país não elegeram nenhuma vereadora nas eleições de 2020
Titi participa do encontro nacional de procuradoras; evento, liderado pela deputada Soraya Santos, acontece em Brasília
Brasília
A importância da mulher na política vai além do cargo em que ela ocupa, é pela defesa dos direitos das mulheres. E essa foi a pauta do 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, que contou com a presença de três Vereadoras angrenses, dentre elas Titi Brasil, presidente da Abracam Mulher (Associação Brasileira de Câmaras Municipais). O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, em Brasília.
O encontro, promovido pela procuradora da Mulher na Câ-
mara, deputada Soraya Santos, reuniu vereadoras, deputadas e senadoras de todo o País.
As Procuradorias da Mulher no Legislativo são órgãos institucionais, cujo trabalho é pautado na defesa dos direitos das mulheres, tanto na fiscalização da aplicação das leis como no combate às diversas formas de violência e discriminação contra a mulher.
- Nosso trabalho é interligado. Só podemos avançar na garantia da efetividade dos direitos das mulheres se atuarmos em rede, trocando informações, experiências e proporcionando
ampla divulgação às mulheres sobre seus direitos, afirma a procuradora Soraya Santos.
A vereadora Titi Brasil destaca a luta em prol dos direitos das mulheres em Angra dos Reis.
- O que mais me assusta é que mais de 900 cidades do país não elegeram nenhuma vereadora nas eleições de 2020 e, portanto, não têm nenhuma mulher ocupando vaga nas Câmaras Municipais. Para manter as políticas públicas para as mulheres em destaque em Angra, solicitei a criação da Procuradoria da Mulher na nossa Câmara. Precisamos pensar
nas mulheres para pensarmos nas políticas públicas para as famíliasfrisou a vereadora.
Durante o evento, em que Titi Brasil participou com as vereadoras Luciana e Jane Veiga, participaram também a Senadora Zenaide Maia, Deputada Lêda Borges; Yandra Moura, Coordenadora Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política; Senadora Daniella Ribeiro; Ministra Edilene Lôbo, TSE; Deputada delegada Ione; Vereadora Zezília, de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia; Maria Rosas, deputada federal SP.
Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretora Geral: Renata Pançardes Editor Internacional: Silas Avila Jr. Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS Atendimento ao cliente Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2262-7469 / (21) 97594-8659 Representante Comercial Exclusivo J.C. Representações e Publicidades Ltda 2 QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
Todas as capelas da Canção Nova receberão a visita da imagem
GREVE DOS PROFESSORES
Categoria se reúne em assembleia nesta quinta-feira
MOSAICO
Morre Francisco Dornelles
Munir Neto destaca importância de Barra do Piraí se tornar ‘Cidade do Audiovisual’
Projeto com autoria de Rodrigo Bacellar e Munir confere ao município da região novo status cultural
Francisco Dornelles, presidente de honra do Progressistas, morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos. Dornelles atuou como ministro, deputado, senador, vice-governador e governador do Rio de Janeiro.
Dornelles nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em 1935. O governador Claudio Castro e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, emitiram nota de pesar e apoio aos familiares.
LDO PIRAÍ
A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal realizou, na tarde desta quarta-feira (dia 23), uma reunião para discutir e elaborar os pareceres sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024. Apresentada pelo prefeito Dr. Ricardo Passos (Patriota), por meio do Projeto de Lei 41/2023, a proposta estima que o orçamento da prefeitura de Piraí para o ano que vem, incluindo a arrecadação e os gastos, será de R$ 321 milhões.
A reunião contou com a participação dos vereadores Prico (presidente da Comissão) e Batata Segurança do Banco (relator), além dos representantes da Procuradoria-Geral e da Coordenadoria Legislativa da Câmara Municipal. Os relatórios serão discutidos e podem ser votados na próxima sessão da Casa Legislativa, marcada para segunda-feira (dia 28).
LDO
Primeira etapa na discussão orçamentária, a LDO é elaborada anualmente pelo Poder Executivo. Ela planeja o orçamento para o ano seguinte, com receita e despesas, e reúne metas e prioridades fiscais do governo, pontos essenciais para o orçamento do Município. É também na LDO que estão previstas alterações na legislação tributária e riscos fiscais, reunindo fatores que podem afetar as contas públicas.
Todos os anos, a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias é enviada à Câmara Municipal de Piraí para ser apreciada. A Comissão de Finanças e Orçamento é a responsável por sua tramitação, para que os vereadores analisem o projeto e apresentem emendas.
PATRÍCIA ACIOLI
O 12º Prêmio AMAERJ
Patrícia Acioli de Direitos Humanos bateu o recorde histórico de inscrições: 371 trabalhos.
A solenidade de premiação acontecerá em 6 de novembro, no plenário do Tribunal Pleno, no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O número de inscritos deste ano superou as edições de 2018 (355) e 2020 (323). O Prêmio é organizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Um júri integrado por especialistas de destaque nas quatro áreas selecionará os premiados.
BOATES E CASAS DE CASAS DE SHOWS
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e os demais órgãos públicos de fiscalização podem ser obrigados a divulgar na internet todos os estabelecimentos de entretenimento, como boates e casas de shows, que foram regularmente vistoriados e estão autorizados a funcionar. É o que prevê o Projeto de Lei 58/19, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na terça-feira (22), em primeira discussão. O texto ainda precisa passar
Barra do Piraí
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou, na sessão plenária da última terça-feira (22), um projeto de lei de autoria dos deputados Rodrigo Bacellar (PL) e Munir Neto (PSD) atribuindo a Barra do Piraí o título de “Cidade do Audiovisual”. De acordo com Munir, que também é presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Audiovisual, a aprovação do projeto de lei trará retornos positivos e notoriedade para o município, um Polo Audiovisual que ao longo dos anos teve várias realizações alcançadas no setor.
e particulares da cidade, mais de 2.500 jovens tiveram a oportunidade de aprender todo o processo de produção de um filme. Com isso, produziram mais de 100 curtas metragens de ficção ao longo dos últimos anos.
por uma segunda discussão em plenário.
REPARAÇÃO
O Ministério Público Federal (MPF) participou, na segunda-feira (21), da reunião de lançamento do movimento pela construção dos Planos de Ação Estadual e Municipaldireito à memória, à justiça e à reparação - para mães e familiares de vítimas de violência no estado do Rio de Janeiro.
O evento foi realizado no auditório da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ).
VOLKS RESENDE
A Gerdau, Vamos (Concessionárias Transrio e Tietê) e Volkswagen Caminhões e Ônibus se uniram em um programa para a renovação da frota nacional que inclui a retirada de 140 caminhões com mais de 20 anos das estradas brasileiras. A aliança, anunciada em evento na unidade de produção de aço da Gerdau em Araçariguama (SP) contou com a presença do vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, demais representantes do Governo, além de executivos e empresários.
ANGRAPREV
O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev) obteve na última semana o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) para o município. A obtenção atesta a quitação de dívidas e o saneamento de pendências previdenciárias geradas na gestão anterior, ocasião em que servidores ativos e inativos ficaram com salários atrasados. Foram quase nove anos sem o CRP administrativo, vencido em dezembro de 2014. De lá para cá, o instituto obteve CRPs judiciais.
SALAS DE VACINAÇÃO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) vai destinar R$ 4 milhões para que cada um dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro abra uma sala de vacinação com funcionamento todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde Dr. Luizinho, durante o lançamento da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes do estado do Rio, em cerimônia no início da tarde desta quarta-feira (23/08), no Palácio Guanabara.
RISCO
Edifícios de grande porte, como shoppings centers e hotéis podem ser obrigados a ter um protocolo de emergência em razão de chuvas fortes, graves acidentes, deslizamentos, incêndio e outras situações que geram risco grave. É o que prevê o Projeto de Lei 1.054/19, do deputado Carlos Macedo (REP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta terça-feira (22). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.
“Mais de 30 produções audiovisuais foram atraídas para gravarem em Barra do Piraí ao longo dos anos, gerando uma importante movimentação econômica e grande divulgação da imagem do município na mídia. Tenho certeza que esta lei vai dar ainda mais notoriedade a tantos investimentos feitos pelos governos do município”, destacou.
Em 2009, Barra do Piraí criou seu Polo Audiovisual, como estratégia de desenvolvimento econômico e social. Com o projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que levou oficinas de produção cinematográfica a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas
O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, criado em 2010, tornou-se o maior evento do gênero do país e alcançou repercussão internacional, levando Barra do Piraí a países como França, Cuba e Itália. Em 2014, foi estabelecida uma parceria internacional com o Giffoni Film Festival, da Itália. Esse festival, que é realizado há mais de meio século, reúne jovens de mais de 50 países diferentes durante 10 dias, num extraordinário intercâmbio cultural.
Desde 2015, Barra do Piraí representa o Brasil nesse festival, levando jovens estudantes barrenses para essa fantástica experiência.
O município foi ainda o primeiro e único do Brasil a conquistar um CVT – Centro Vocacional Tecnológico do Audiovisual pela FAETEC, proporcionando cursos profissionalizantes gratuitos de roteirista, estilista, produção, direção de fotografia, edição, sonoplastia e animação 3D.
“Um dos principais trabalhos da Frente Parlamentar do Audiovisual é fortalecer o mercado em
todo o estado e, principalmente, em nossa Região Sul Fluminense que tem belíssimas paisagens, que podem servir de cenário para produções locais. Além disso,
queremos ampliar cursos profissionalizantes gratuitos e estimular novos talentos. Estamos olhando o audiovisual com muito carinho”, concluiu Munir Neto.
Angra firma TACs para desenvolvimento e projetos futuros
Fundo Municipal de Educação, Calendário de Eventos e implantação de Pontos Eletrônicos foram os temas dos Termos de Ajustamento de Conduta assinados com o MPRJ
Angra dos Reis
A prefeitura de Angra dos Reis e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, assinaram nesta terça-feira (22), os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) que resultarão na instituição do Fundo Municipal de Educação, no Calendário de Eventos do próximo ano e na implantação do sistema de Ponto Eletrônico em todos os espaços públicos, para que os servidores municipais registrem de forma digital a entrada e saída durante o
expediente.
- Hoje assinamos os TACs e a partir de agora daremos andamento aos projetos que englobam ações para desenvolvimento da nossa cidade – explicou o procurador geral do município, Erick Halpern.
O primeiro TAC assinado foi sobre a educação, que trata do compromisso do município junto ao Ministério Público para instituir o Fundo Municipal de Educação, que vai dar mais independência e agilidade nas ações da educação da cidade. O segundo
foi para a regularização de todos os eventos do município, instituindo um calendário com critérios isonômicos, para que todos interessados possam participar dos eventos na cidade. O terceiro TAC visa o comprometimento do município em colocar ponto biométrico em todos os postos de atendimento público, com exceção daqueles servidores públicos que não têm o controle formal de ponto.
- Esse é a um momento parte muito importante, pois trazemos transparência das ações do muni-
SERRA DAS ARARAS
cípio junto ao Ministério Público - comentou o prefeito, Fernando Jordão. A cerimônia para assinatura do termo foi realizada na sede da Defesa Civil Municipal, onde estiveram presentes o prefeito Fernando Jordão, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o procurador geral do município, Erick Halpern, o promotor do Ministério Público, Leonardo Canônico, além de outros secretários e autoridades.
Vereador propõe audiência pública para ampliar debate sobre duplicação
Foto: Arquivo
O vereador Alexsandro Sena Silva (PDT) propôs a realização de uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Piraí, para ampliar o debate sobre as obras de duplicação da Serra das Araras. A solicitação foi feita nesta terça-feira (22), durante uma reunião com representantes da concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, CCR RioSP, com os vereadores Roberto Betão (PSB) e Alex Joaquim (PL) e com lideranças e moradores da Serra das Araras e do Caiçara. “É importante a realização de uma Audiência Pública para ampliarmos as discussões e esclarecermos ainda mais as informações para a nossa população. Vamos apre-
sentar sugestões, ouvir as pessoas e encontrarmos juntos soluções para diminuir os transtornos para os moradores e comerciantes, comentou Sena. A Audiência Pública será agendada e divulgada em breve e de acordo com o parlamentar, autoridades serão convidadas, como representantes da Prefeitura de Piraí, do Governo do Estado, do Ministério Público, da ANTT, da Alerj e da Câmara dos Deputados. Além da participação dos moradores e da sociedade civil.
“Nesse momento vamos contar com a participação e o apoio da deputada federal, Laura Carneiro e do deputado estadual Munir Neto, além de outros que se dispuserem a nos ajudar. Juntos vamos trabalhar para garantir os
direitos de todos os moradores”, completou o vereador.
A CCR RioSP divulgou que a previsão de conclusão das obras é para o sexto e sétimo ano de concessão, em 2028 e 2029, res-
pectivamente. O investimento previsto para as obras de ampliação da capacidade de tráfego é de R$ 1,2 bilhão, com expectativa de gerar aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos.
Pinheiral
Os vereadores de Pinheiral aprovaram por 7 votos a 0, o Projeto de Lei 045/2023 que atualiza o piso salarial dos professores do magistério. A votação aconteceu na sessão de terça-feira (22). O município de Pinheiral já havia realizado um reajuste salarial dos servidores, empregados e agentes públicos no mês de maio, através
da lei municipal nº 1315, de 18 de maio de 2023, no percentual de 4,50%. Após o governo federal atualizar o piso salarial nacional da educação básica em 14,95%, diversos estudos de impactos financeiros e de metas fiscais foram realizados.
A medida garantiu que o município conseguirá pagar aos profissionais da rede municipal. No entanto, nos meses de agosto,
setembro e outubro de 2023, segundo a Câmara, os reajustes terão de ser parciais.
O vereador José Augusto Cardoso, Gugu (Republicanos), presidente da Comissão de Educação e Cultura, destacou que: “A educação sempre foi prioridade em nosso mandato. Enquanto presidente da comissão nos reunimos em caráter de urgência para debater o projeto e dar parecer
favorável para aprovação contemplando os nossos profissionais da educação”, disse. E ainda pontuou: “Quando os políticos se unem, quem ganha é a nossa população, e a comissão de Educação está na luta sempre por melhoria do ensino da nossa cidade e valorização dos profissionais da educação”, comentou. O projeto foi aprovado em primeira votação.
3 QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2023
Piraí
POLÍTICA
Munir: “Um dos principais trabalhos da Frente Parlamentar do Audiovisual é fortalecer o mercado em todo o estado”
Audiência Pública busca ampliar o debate sobre as obras de duplicação
Câmara de Pinheiral aprova, em 1ª votação, reajuste do piso nacional dos professores
Foto: Divulgação
Cannabis medicinal já foi beneficiou
157 pacientes em Volta Redonda
Volta Redonda
Um dos primeiros municípios a oferecer o tratamento com óleo de canabidiol através do Sistema Único de Saúde (SUS), Volta Redonda já atendeu, até o momento, 157 pessoas que sofrem de epilepsia refratária, epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), doença de Parkinson, Alzheimer, dor crônica, esclerose múltipla, distúrbios do sono, dentre outras.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esses pacientes estão recebendo a medicação em domicílio e já são acompanhados pelos serviços especializados pasta. Um dos médicos que coordena o projeto no município é Carlos Vasconcellos. Ele explica que o tratamento é indicado quando o paciente já tem um diagnóstico estabelecido, dando prioridade aos casos clínicos que não responderam bem ao tratamento convencional.
“As pessoas portadoras dessas patologias, que tenham prescrição
Medicação é fornecida gratuitamente através do SUS
médica para o uso de produtos à base de canabinóides, estão sendo atendidas na rede municipal de saúde. Já temos recebido o retorno de diversos pacientes com bons resultados e vamos dar sequência às entregas. Além disso, estamos oferecendo aos profissionais de saúde da rede atividades de capacitação, esclarecimentos à população e atendimento integrado às unidades da Atenção Primária (UBSs e UBSFs), que são a porta de entrada para os serviços do SUS”, diz o médico-sanitarista.
A secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, afirma que a iniciativa é pioneira e inovadora na região, representando um avanço na saúde pública. “O tratamento à base de canabidiol é um meio terapêutico que vem apresentando bons resultados. O fornecimento é regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e disponibilizado pelo SUS, para que mais pessoas possam ter acesso. O nosso objetivo é cuidar da
Radares em rodovias estaduais podem ser padronizados
população, oferecendo o melhor tratamento possível e gratuito”, comenta a secretária.
ACESSO AO TRATAMENTO
Inicialmente, de acordo com a SMS, estão sendo atendidos pelo produto à base de canabidiol pacientes que sofrem de epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), doença de Parkinson, Alzheimer, dor crônica, esclerose múltipla, distúrbios do sono, acompanhados nos serviços especializados na rede pública.
A prioridade é para aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais e que tenham indicação médica para o medicamento. Esses pacientes serão acompanhados por professores da área da saúde do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), principalmente de Medicina. O objetivo é acompanhar a evolução com uso do medicamento. Os interessados devem procurar atendimento na Policlínica
da Cidadania, no segundo andar do estádio Raulino de Oliveira, na Comissão de Farmácia e Saúde.
O setor funciona às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h. Ou ainda na Unidade Básica de
Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF) mais próxima da residência.
5º Seminário de Aleitamento Materno acontece no Parque da Saudade
Barra Mansa
Os radares de velocidade em rodovias estaduais podem ter limites padronizados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É o que autoriza o Projeto de Lei 3.669/21, do deputado Brazão (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quarta-feira (23). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.
O Código de Trânsito Brasileiro determina que as rodovias com pistas duplas tenham limites de 110 km/h para automóveis, caminhonetes e motos, e 90 km/h para os demais veículos. Já nas
rodovias de pista simples, o limite é reduzido para 100 km/h e 90 km/h, respectivamente. Nas estradas vicinais o limite é de 60 km/h para todos os veículos.
O Executivo regulamentará a norma através de decretos. Segundo Brazão, o objetivo da medida é garantir ciência prévia ao motorista de qual é o limite de velocidade fiscalizado pelos radares. “Não é incomum encontrar radares nas estradas muito abaixo do limite de seu limite de velocidade, muitas das vezes os próprios limites dos radares variam, transformando o percurso realizado pelo motorista em uma ‘gincana’ de encontrar radares e não ser multado”, explicou Brazão.
Serviços de água, luz e gás podem ser mantidos para inadimplentes desempregados
Estado do Rio
Desempregados que estejam inadimplentes com as contas de água, luz, gás e internet não poderão ter os serviços cortados pelas concessionárias. É o que prevê o Projeto de Lei 150/19, do deputado Márcio Canella (União), que foi aprovado, em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (23). O texto ainda precisa ser votado novamente em plenário.
A proposta considera como serviço essencial o abastecimento de água e tratamento de esgoto, de gás, de energia elétrica e de internet. A medida contempla quem perdeu o emprego de carteira assinada nos últimos seis meses, recebia até três salários mínimos e era o principal responsável pelo sustento da família, ou seja, por 50% da renda familiar comprovada. Para ter direito à medida, a renda per capta da família não poderá ser maior que 1?4 do salário mínimo. O benefício deverá
ser solicitado pelo consumidor. “Pode ocorrer da família da pessoa desempregada, com a queda da renda familiar, não ser capaz de suportar o ônus dos serviços essenciais, sendo uma função do Estado garantir esses serviços básicos até que esta família tenha tempo para se reequilibrar, dando-lhes a chance de recomeçar dignamente”, justificou o autor.
O consumidor ainda manterá um débito com as empresas, que deverá ser pago com correção monetária e poderá ser parcelado. O valor de cada parcela não poderá ser maior que 30% da média dos consumos dos seis meses anteriores à inadimplência. O Poder Executivo poderá utilizar o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para subsidiar a medida.
O descumprimento da norma acarretará sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A medida será regulamentada pelo Executivo e valerá por dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
O 5º Seminário de Aleitamento Materno de Barra Mansa aconteceu na manhã de quarta-feira (23), no Parque da Saudade. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu os profissionais da rede de saúde do município e contou com palestras, troca de experiências e estratégias para evitar o desmame de mães que trabalham. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado e teve o objetivo de capacitar os servidores públicos para que eles sejam porta-vozes dessa iniciativa desde o pré-natal até o período puerpério. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Juliana Russi, trabalhar esse tema contribui com os resultados positivos que o município vem recebendo.
“Ao longo dos últimos anos, Barra Mansa tem sido referência em aleitamento materno. Porém, precisamos expandir esse trabalho para todas as unidades de saúde. Acredito que o fortalecimento da rede depende de ações que capacitem e preparem os nossos profissionais”, disse.
A nutricionista e coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Jiliane Rezende, contou que durante o seminário os profissionais receberam instruções de como orientar os pais a fazerem a coleta e o armazenamento do leite de forma correta.
“Entendemos que muitas mães precisam voltar ao mercado de trabalho após a licença maternidade, mas a amamentação é extremamente importante nos seis primeiros meses de vida. Essa capacitação trará mais força para
Medicina
Foco do seminário foi a continuidade da amamentação após a licença-maternidade
a rede e, com certeza, vai fazer muita diferença nas vidas das famílias”, garantiu. O seminário contou com
do UniFOA
a presença da coordenadora de Aleitamento Materno da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, Maria Inês Couto.
conquista selo
Saeme-CFM pela 3ª vez consecutiva
O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foi certificado, pela terceira vez consecutiva, pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM). A conquista, segundo a instituição, atesta o comprometimento da unidade, uma vez que essa avaliação aponta o padrão adequado e rigoroso de qualidade em ensino médico do UniFOA.
O Saeme-CFM é baseado em um trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores que elaborou um instrumento e um roteiro para avaliar os cursos de Medicina no Brasil. A partir de aspectos como o seu contexto
e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e ambiente educacional.
Desde a primeira conquista, em 2016, seguida pela revalidação em 2020, o Centro Universitário de Volta Redonda continuou a demonstrar um padrão de qualidade que se renova agora, em 2023, e assegura a vigência do Selo Saeme até 1º de agosto de 2029.
O coordenador de Medicina, Júlio Aragão, explica o que representa essa acreditação e as possibilidades que o selo promove.
“É uma certificação da qualidade do trabalho que a gente tem aqui, da qualidade do ensino que a gente proporciona. Segundo que também é uma forma de
facilitar o acesso dos nossos estudantes a postos de estágio, de vivências e de intercâmbio em outros países. Da mesma forma que fomos acreditados pelo Saeme, ele é acreditado em um sistema internacional de acreditadores de ensino médico. Ou seja, o aluno que está numa instituição acreditada tem mais facilidade de conseguir intercâmbio fora, de conseguir reconhecimento de diploma”, ressalta.
Avaliação
O processo de avaliação utiliza os conceitos de suficiência e insuficiência, não sendo classificatório. O sistema permite ainda identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.
O processo compreende uma etapa de preenchimento online de um questionário que abrange cinco domínios (gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional), seguida de análise destes dados por uma Comissão de Avaliação; e visita ao curso de Medicina por uma equipe composta por quatro avaliadores, sendo um avaliador discente. Após este processo, a Comissão de Avaliação emite uma devolutiva à instituição de ensino e o resultado final, que pode ser classificado em três categorias: Acreditado (como é o caso do UniFOA), Acreditado com Ressalvas e Não Acreditado.
Curso de Poda em Citrus, em Pinheiral, está com inscrições abertas
Pinheiral
A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER) está com as inscrições abertas para o curso de Poda em Citrus, que será realizado na próxima quarta-feira (30), das 8 às 12 horas, na Estrada do Peixoto, 230, Km-02. Os interessados em participar
devem realizar as inscrições até o dia 29 de agosto pelos telefones (24)24311312 ou (24)981885396, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas ou pelo e-mail eslocpi@ gmail.com. No curso, os alunos irão aprender a implantar e manejar de forma correta um pomar de citrus, garantindo melhor pro -
dutividade e, consequentemente, um aumento de renda a partir da comercialização destes alimentos. Dentro os conteúdos abordados no curso estão a época correta para poda, poda de formação, poda de frutificação, poda de limpeza, ferramentas para poda e uso de calda bordalesa. O secretário da pasta, Fábio
Nogueira, falou sobre a importância do curso para os produtores locais. “Os participantes terão a oportunidade de se aprofundar no assunto e aprender a forma correta de manusear os pomares. As podas, quando realizadas de maneira correta, são de extrema importância para a qualidade dos frutos”, destacou.
6 QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2023 ESPECIAL
Foto: Arquivo – Secom/PMVR
Medicação fornecida pelo SUS tem melhorado a vida de muitos pacientes
Estado do Rio
Fotos: Felipe Vieira
Volta Redonda
Transpetro vai investir R$ 12,5 bilhões na construção de 25 navios
Estaleiro Brasfels, de Angra dos Reis, pode disputar edital; construção de novos navios vai impulsionar a economia, gerar empregos e diversificar a frota da subsidiária da Petrobras
Estado do Rio
A Petrobras Transporte (Transpetro) pretende lançar em janeiro do ano que vem edital para a contratação de 25 navios que serão construídos no Brasil, para ampliar sua frota própria. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Sérgio Bacci, na abertura da Navalshore 2023, no Rio de Janeiro. Os objetivos são atender prioritariamente à holding Petrobras, contribuindo para reduzir custos de afretamento, e fortalecer o protagonismo da Transpetro na retomada da indústria naval brasileira. O investimento beira a casa dos R$ 12,5 bilhões. O Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, que é braço do grupo Seatrium, de Singapura, é um dos que devem entrar na licitação para construção dos navios.
A encomenda abrangerá embarcações gaseiras, navios projetados para o transporte de derivados claros e também aqueles destinados ao transporte de derivados escuros. Com um prazo de construção estipulado em oito anos, a iniciativa se mostra tanto ambiciosa quanto necessária para fortalecer a infraestrutura naval do país.
Bacci disse que para tornar a indústria mais forte, é necessária uma política de Estado de longo prazo, que inclua linhas de cré-
ditos acessíveis, regras adequadas de conteúdo local e encomendas públicas e privadas perenes. “Estamos desenvolvendo, em conjunto com a Petrobras, o programa TP 25, que prevê a contratação de pelo menos 25 embarcações para cabotagem, apoiando dessa forma a geração de encomendas de médio e longo prazo no Brasil”, explicou.
“Para tornar a indústria mais forte, é necessária uma política de estado de longo prazo, que inclui linhas de créditos acessíveis, regras adequadas de conteúdo local e encomendas públicas e privadas perenes. Estamos desenvolvendo, em conjunto com a Petrobras, o programa
TP 25, que prevê a contratação de pelo menos 25 embarcações para cabotagem, apoiando dessa forma a geração de encomendas de médio e longo prazo no Brasil”, disse, ao lado do diretor de Navegação e Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Batista.
NEGÓCIOS
A Transpetro pretende levar sua expertise em logística e estimular potenciais parcerias na busca por novos negócios. A companhia negocia atualmente a assinatura do primeiro memorando de intenções internacional com a Suriname’s National Energy,
Oil and Gas Company (Staatsolie), estatal daquele país, para avaliar as possibilidades de negócios. Bacci destacou que a companhia pode ser um ator importante para apoiar países que estão se desenvolvendo na
questão logística. “Vamos buscar novos clientes no Brasil ou no exterior. Estamos conversando com representantes da Argentina e da Guiana, entre outros países”.
A Transpetro opera 49 ter-
Inverno #tônoRio chega a Pinheiral nesta sexta-feira
Visitantes podem obter informações das 12 regiões turísticas do estado e assistir a apresentações musicais no estande instagramável, durante todo o fim de semana
Pinheiral
O município de Pinheiral, localizado na região turística Vale do Café, será o anfitrião da edição de inverno do projeto #tônoRio. A partir da próxima sexta-feira (25), a versão itinerante do projeto de destinação turística, estará nas praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro, para três dias de programação musical intensa, além de atividades pensadas para entreter o público e divulgar os destinos turísticos do Rio de Janeiro. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio.
Por meio de um estande com fotos e paisagens dos destinos fluminenses, os visitantes podem obter informações sobre as 12 regiões turísticas do estado e assistir a apresentações musicais. A escolha dos destinos itinerantes se baseou nas cidades que mais atraem turistas na temporada de frio.
– As edições do Inverno #tônoRio têm sido um sucesso!
Estamos muito felizes com os resultados do projeto em todas as cidades por onde já passamos. A iniciativa traz informações sobre as 12 regiões turísticas e shows de artistas locais, tornando o #tônoRio uma forte atração para a população e para os visitantes, que estiverem na cidade e região
Foto: Ascom Setur-RJ
minais (28 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 36 navios.
A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da maior subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.
Light abre 130 vagas para eletricistas
Estado do Rio
A Light está oferecendo 130 vagas para Eletricista de Rede Aérea no Rio de Janeiro e na região Sul Fluminense. A empresa oferece remuneração atrativa e compatível com o mercado, mais benefícios, como Vale-Refeição/ Alimentação, Vale-Transporte, Seguro de Vida, Treinamentos especializados, Convênios com
empresas Parceiras, além de Plano de Saúde e Odontológico. Para se candidatar às vagas, os interessados devem enviar seus currículos até o dia 15/09, sexta-feira.
Os requisitos necessários são:
• Ensino médio completo;
• Curso de Eletricista completo;
• CNH B
neste fim de semana – explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
A caravana do #tônoRio passará por mais 7 cidades até outubro: Piraí, Barra do Piraí, Três Rios, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Miguel Pereira (confira as datas abaixo).
SERVIÇO
Inverno #tônoRio
Local: Praças Brasil e Teixeira Campos, Centro – Pinheiral
Período: 25/8 a 27/8
Programação Inverno #tônoRio: sexta e sábado, a partir das 18h; domingo, a partir das 10h
Atrações musicais
Sexta (25/8) – Danilo Andrade –18h; Jeferson Torres – 20h20; Marcos Russoni – 22h40
Sábado (26/8) – F. Samba – 18h;
Gustavo Sabença – 20h20; Márcia
Gomes – 22h40
Domingo (278) – Nandão – 10h30;
Silvio Nogueira – 16h; Rebecca
Dias 18h30
Próximas cidades
Piraí – 31 de agosto a 3 de setembro
Barra do Piraí – 7 a 10 de setembro
Três Rios – 14 a 17 de setembro
Nova Friburgo – 21 a 24 de setembro
Teresópolis – 28 de setembro a 1º de outubro
Petrópolis – 5 a 8 de outubro
Miguel Pereira – 12 a 15 de outubro
Obras de ampliação do Hospital de Porto Real estão em fase avançada
Porto Real
O prefeito Alexandre Serfiotis realizou, na quarta-feira (23), uma visita técnica ao Hospital Municipal São Francisco de Assis, onde acompanhou de perto as obras de ampliação da unidade. Serfiotis reforça que o projeto atenderá diversas áreas, com a construção de um módulo com duas enfermarias, novos leitos do CTI, ampliação e construção de uma nova maternidade e berçário, além de uma sala especial de vacinação, novos consultórios e banheiros.
O prefeito ainda destaca que o Hospital há anos não recebia investimentos, e o principal objetivo da ação, é a melhoria do
atendimento à população na saúde pública de Porto Real. “A saúde é o bem mais precioso na vida de todos nós, por isso estamos sempre com um olhar atento para tomar medidas e promover ações que garantam um atendimento de excelência para nossa população”, afirma Serfiotis. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Sebastião da Silva, explicou que a infraestrutura já foi finalizada e o acabamento interno está bem avançado. De acordo com a subsecretária de Saúde, Ana Carla Carvalho, o projeto foi montado visando prever futuros imprevistos. “Nós instalamos um novo gerador de energia e um transformador, vi-
sando o aumento da capacidade, para atender de maneira eficiente o crescimento da demanda da unidade. Assim vamos garantir o funcionamento de todos os equipamentos, mesmo quando
houver falta de energia”, disse Ana. A ação também contou com a presença dos secretários Augusto Serfiotis (Governo) e Felipe Nascimento (Comunicação).
BM abrirá processo seletivo para contratação de agentes de saúde e de endemias
Barra Mansa
A Secretaria de Saúde se reuniu na noite de terça-feira (22), com agentes comunitários de Saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) para dar orientações sobre a situação contratual dos profissionais que têm contratos com vencimento a partir de setembro e sobre a aplicação da lei que regulamenta a categoria.
A coordenadora de Atenção Básica, Juliana Russi, explicou que um projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores para o atendimento da demanda dos ACS e ACE. Além disso, ela esclareceu como ficará a situação dos contratos.
“A prefeitura encaminhou à Câmara um projeto de lei que estabelece uma seleção pública
a ser realizada para a contratação dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias. E para que isso ocorra, os contratos vigentes serão mantidos até a conclusão do procedimento da seleção pública”, disse. Outro ponto informado aos profissionais é que todos poderão participar do processo seletivo. “A seleção pública acontecerá o mais breve possível, respeitando todos os trâmites. Primeiro haverá uma licitação para a contratação de uma banca examinadora, para a aplicação de prova escrita e curso introdutório. Os agentes que estão trabalhando atualmente, assim como os que já passaram pela secretaria e demais interessados, poderão participar do processo, desde que atendam aos requisitos das vagas”, finalizou.
7 QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2023 ECONOMIA
Foto: Arquivo
Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, é um dos que devem entrar na licitação para construção dos navios
Versão itinerante do projeto de destinação turística estará nas praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro
Foto: Chico de Assis
Reunião aconteceu na noite de terça-feira (22)
Alexandre Serfiotis fez uma visita técnica ao Hospital Municipal São
Foto: Regiane Real
Francisco de Assis
O retorno triunfal da FITA 2023
Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis volta a ser presencial em sua 15ª edição; já está com inscrições abertas para as produções de espetáculos
Angra dos Reis
A Fita (Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis) abriu inscrições para espetáculos de todo o país. O evento acontecerá entre os dias 13 e 29 de outubro de forma presencial. As produções interessadas em participar do festival podem realizar suas inscrições no site do evento (www.fita. art.br). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de agosto.
As apresentações dos espetáculos selecionados vão acontecer em dois espaços. Um deles é a já tradicional tenda, que este ano terá capacidade para 700 espectadores, e o Teatro Municipal, com capacidade para 210 espectadores.
A edição deste ano terá quatro categorias: Mostra de Sucessos, que ocupará a tenda; Sessão Cult, com espetáculos intimistas ou experimentais, apresentados no teatro; a Sessão Comédia, com apresentações de humor que
Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de agosto
acontecerão na tenda, após as apresentações principais, e, por fim, a já tradicional Fitinha, com produções infantis distribuídas entre os dois espaços
do evento.
A Fita é uma realização da Diga Sim Produções. O evento tem patrocínio da ENEL Distribuição Rio, do Governo
A Boate Porão (parte II)
do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Eventos da Prefeitura de Angra dos Reis, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Escritora lança ‘ O Poder de uma vida equilibrada’ em Volta Redonda
Em edição própria, psicopedagoga fala sobre autoajuda e superação
A escritora Patrícia Castro, também conhecida como Paty Lee, lança no dia 1º de setembro, às 18h30, seu mais novo livro ‘O Poder de uma vida equilibrada’. O evento será realizado na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, em Volta Redonda.
Paty, que além de psicopedagoga e neuropsicopedagoga é professora, missionária e palestrante, diz que sua obra visa a ajudar os leitores a lidar com as adversidades, mas que a maior beneficiada durante a redação do livro foi ela mesma.
“Ao escrever este livro, aproveitei para me analisar, me organizar, me motivar e também ajudar, motivando as pessoas para que busquem as forças que têm dentro de si e mostrar que podem se enxergar, ver e rever seus comportamentos e se reerguer quantas vezes forem necessárias”, conta a escritora, acrescentando que em ‘O Poder de uma vida equilibrada’, os leitores vão encontrar depoimentos de pessoas que ela ajudou atuando na área da pedagogia.
Jovem
atleta de Angra participa de competições de Jiu-Jitsu nos EUA
Angra dos Reis
O atleta angrense Asafe Alves, de 14 anos, irá participar do Jiu-Jitsu Con 2023 no dia 2 de setembro, em Las Vegas. Já no dia 1º de outubro, o jovem compete no Jiu-Jitsu World da Legue Phoenix 2023 Gi e No-Gi.
Recém campeão do Pan Kids de Jiu-Jitsu, na Flórida, Asafe permaneceu nos EUA. O atleta angrense foi convidado a realizar um treinamento em solo americano e participar de competições locais após sua conquista da medalha de ouro em julho deste ano.
Asafe Alves foi campeão do Pan Kids de Jiu-Jitsu
Jogos Estudantis de Angra terminam nesta sexta-feira
Angra dos Reis
A Secretaria de Esporte e Lazer de Angra dos Reis realiza a cerimônia de encerramento dos Jogos Estudantis de Angra dos Reis, nesta sexta-feira (25), no Estádio Municipal.
Os jogos estão reunindo escolas municipais, estaduais e particulares, com um total de 38 colégios. As competições começaram no dia 7 de agosto e terminam nesta sexta-feira (25), com disputas nas categorias Sub-13 e Sub-17, nas modalidades de tênis de mesa, atletismo, futsal, handebol, vôlei e basquete.
Nesta quarta-feira (23) aconteceu a disputa de vôlei Sub17 Feminino e Masculino, no ginásio Getúlio Telles. Nesta quinta (24), aconteceu os jogos de basquete Sub-13 Masculino e Feminino e as disputas do Sub17 Masculino e Feminino. E na sexta-feira (25), pela manhã, das 8h às 11h, o basquete Sub-17 Masculino, e às 15h a cerimônia de encerramento.
Os cinco melhores colégios classificados até esta quarta-feira são:
1º) E.M. CÍVICO MILITAR EX COMBATENTE REMO BARAL FILHO – FRADE 9 Ouro/ 8 Prata/ 8 Bronze = 25 medalhas
2º) E.M. JÚLIO CÉSAR DE ALMEIDA
LARANJEIRA – PARQUE DAS PALMEIRAS 5 Ouro/ 2 Prata/ 4 Bronze = 11 medalhas
3º) COLÉGIO JEAN PIAGET – PARQUE DAS PALMEIRAS 5 Ouro/ 2 Prata/ 2 Bronze = 9 medalhas
4º) CEDUC – COOPERATIVA DE TRABALHO E SERVIÇOS EDUCACIONAIS CAPACITAR – JACUECANGA 4 Ouro/ 3 Prata/ 1 Bronze = 8 medalhas
5º) E.M. BENEDITO DOS SANTOS BARBOSA – MONSUABA
3 Ouro/ 1 Prata/ 2 Bronze = 6 medalhas
Havia uma máxima dita por um frequentador assíduo da Boate Porão lá em 1990 que era a seguinte: “Pode ter show do Guns ‘N’ Roses em Volta Redonda (RJ) que o Porão vai continuar cheio”. Esse era o entendimento comum, tamanho o grau de fidelidade do público com aquele local. Pelo menos do período que abrange o fim da década de 80 até meados da de 90, a Boate Porão reinou soberana de acordo com minha lembrança.
A concorrência sempre existiu, claro: Trapus, Opus, Farrapus, Fantasy; os diversos clubes com seus bailes e shows; O Forte, etc. Mas ninguém durou tanto tempo entre auge/ declínio, fazendo reformas, mudando ambientes, redefinindo público, dando uma pausa, reabrindo, amargando fracassos e toda sorte de êxitos.
Durante sua longa existência o Porão serviu de palco para shows também. Além de artistas e bandas locais (Hyram, Ar-Cênico, Boca Atentada, Derrame, O Cúmulo, pra citar alguns que me lembro), passaram por lá: Zé Geraldo, Lô Borges, Geraldo Azevedo, Celso Blues Boy, Cólera, Uns e Outros, Luciano Bahia (“Alô, Carol”), Egotrip, Finis Africae, Dr. Silvana & Cia., Penélope, etc.
Uma curiosidade que talvez não seja do conhecimento de muita gente foi relembrada pelo baixista da Tribo de Solos (residente na “Boatinha”, citada na coluna passada), Luiz Angol. Segundo ele, era comum a presença lá no fim dos anos 80, de Renato Rocha, o famoso Negrete, ninguém menos que o baixista já consagrado àquela altura da Legião Urbana. Negrete por mais de uma vez teria curtido ali o show da banda, um tanto quando embriagado.
Fato este confirmado pelo amigo Ricardo Aredes, que havia me dito ter esbarrado com o baixista da Legião no Porão por mais de uma vez. Ele perambulava pela região após a saída da Legião. Era visto em Mendes e, sabe-se lá o motivo, vinha parar no Porão. Disse que ao falar com ele, a imagem que guardou foi a de Negrete derramando a cerveja na própria mão e a esfregando na cara, como quem se refrescava do calor.
O calor humano, aliás, lá embaixo era grande. A pista fervia quando os lançamentos eram tocados pelos DJs. Sempre que ouço “All Together Now” sou remetido aquele imenso salão, onde cada espaço era disputado. Lembro do amigo Fredê, que atendia aos nossos pedidos e “pagava dez flexões” no chão. A galera ao redor nada entendia.
Em conversa recente com o querido Chiquinho DJ (dos DJs residentes que lá ficou por uma eternidade), me confidenciou como nasceu um dos eventos mais marcantes da casa: o Natal do Porão. Segundo o próprio, era uma noite do dia 24 de dezembro e a casa estava aberta ao público, mas sem um evento específico. Na portaria da boate ele conversava com a Débora (figura icônica e firme do auge do Porão) e o DJ Sérgio Mamma, enquanto aguardavam o público.
Foi ali que os três pensaram “por quê não fazer um evento de Natal pro ano seguinte, só que começando após à meia-noite?!”. Assim o público poderia cear em suas casas e depois curtir a noite. Era uma ideia ousada para a época. Não havia qualquer evento dessa natureza nos natais daquele tempo. A ideia vingou e no ano seguinte tinha início um programa quase que “obrigatório” pros jovens e adultos frequentadores da noite.
Por mais de décadas não houve qualquer concorrência com o “Natal do Porão”. Só lá pelos anos 2000 outros locais começaram a fazer e a moda “pegou” por aí afora. Desde 1996, eu já vivendo de música, toquei em praticamente 90% dos Natais do Porão e passei por todos os ambientes, praticamente. Desde Toni Madeira e Figurótico (até 2000) e dali em diante com a banda, toquei no palco principal, na Boatinha, no Varandão, no Casarão e até no protótipo do que viria a ser o Porão “Hall”. Mas isso é assunto pra outra coluna, a terceira e última parte na semana que vem.
Agradecimentos especiais às pessoas que colaboraram com suas lembranças e informações para a elaboração deste texto: Renato
Tommaso, Egon
Savino, Luiz
Angol, Marcílio
Dias, Sandrão, Xan, Celso Badauê, Chiquinho
DJ, Alessandro
Nogueira e Ricardo Aredes. E ao Setas, que deu a ideia de eu escrever sobre o Porão. Valeu!
8 QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2023 ESPECIAL LAZER
Volta Redonda
Foto: Divulgação
Paty Lee já está escrevendo segundo livro, a ser lançado em 2024
Foto: Divulgação
Renato Rocha (Negrete) e Renato Russo
Chiquinho DJ
Fotos: Divulgação