O DIÁRIO DO VALE lança hoje o DIÁRIO DELAS, projeto idealizado pela diretora-geral do DIÁRIO DO VALE, Renata Pançardes, e que reúne um time de mulheres com expertise em diversas áreas – de Moda & Beleza à Maternidade, passando por temas como carreira e empreendedorismo, casa e decoração, entretenimento, cultura e, é claro, empoderamento. A publicação, totalmente online, tem como responsável editorial a jornalista Aline Franco.
ESPECIAL | Página 5
A multinacional de capital britânico Bunzl, com 22 mil funcionários e faturamento de 15 bilhões de dólares, comprou 70% da empresa barramansense Lamlimp, que atende ,5 mil clientes em mais de 13 mil
locais de consumo, em todo o Brasil. Os atuais proprietários da empresa vão manter 30% do capital e prosseguirão no comando da empresa.
Aciap-BM entrega condecoração Manoel de Souza Soutello
A Aciap-BM homenageou ontem diversas pessoas por suas contribuições para o desenvolvimento de Barra Mansa com a
No futuro espaço – construído em um terreno de 601,00 m² da prefeitura –, a expectativa é de que o atendimento seja ampliado. De acordo com o governo municipal, o prédio contará com uma uma sala com foco no atendimento a pessoas com autismo; sala multissensorial, mbiente equipado que estimula os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar); auditório; cozinha; sala de aula para a realização de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais); espaços para terapia, audiovisual e biblioteca em braile.
CIDADES | Página 6
condecoração Manoel de Souza Soutello. Um dos homenageados foi o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Turismo
Gustavo Tutuca. No caso dele, a homenagem foi por suas ações em prol do desenvolvimento econômico de Barra Mansa, com
ações como a criação da Lei do Aço e o incentivo ao turismo na cidade.
POLÍTICA | Página 3
ECONOMIA | Página 7
Professores de BM entram em greve a partir de hoje
A paralisação acontece após Câmara de Vereadores reduzir regência para 20%. O prefeito Rodrigo Drable diz que as contas
do municípío não suportam pagar a regência de 95%, como quer a categoria, mais o piso nacional.
CIDADES | Página 6
dá adeus ao radialista Dario Azevedo
Sul Fluminense
O corpo do radialista Dario Azevedo, de 83 anos, considerado um dos ícones do rádio no interior do estado, foi sepultado no fim da tarde desta segunda-feira (21), no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda.
Ele faleceu na madrugada de domingo para segunda-feira, em sua residência, no bairro Monte Castelo. Dario foi velado na capela principal do cemitério.
GERAL | Página 2
Mais de 1.300 militares participam de simulado de emergência nuclear
Mais de 1.300 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participaram do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, em Angra dos Reis, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional
da Presidência da República (GSI/ PR). A ação possibilitou também a realização de aproximadamente 560 atendimentos de saúde à população nos hospitais de campanha montados na região, incluindo vacinação contra a Covid-19.
GERAL | Página 2
ANOS Terça-feira, 22 de agosto de 2023 | Ano 31 • Edição 10222 R$ 1,50 CPI DA VIOLÊNCIA CIBERNÉTICA 25% DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES ACONTECE ON-LINE POLÍTICA | Página 3 VEÍCULOS ‘VR EM ORDEM’ TIRA 46 VEÍCULOS IRREGULARES DAS RUAS DA CIDADE CIDADES | Página 6 NO FIM DE SEMANA GUERRA DO TRÁFICO MATA TRÊS EM PORTO REAL POLÍCIA | Página 4 ARMAS POLICIAIS DO RJ QUE APREENDEREM FUZIL VÃO GANHAR R$ 5.000,00 POLÍCIA | Página 4
Foto: Secom/PMVR
Rádio de luto: morre o radialista Dario Azevedo
Um dos ícones do rádio no interior do Estado, Dario foi sepultado no Cemitério Portal da Saudade com grandes homenagens
Sul Fluminense
Foi sepultado no fim da tarde desta segunda-feira (21), no Cemitério Portal da Saudade, o radialista Dario Azevedo, aos 83 anos. Ele faleceu na madrugada de domingo para segunda-feira, em sua residência, no bairro Monte Castelo. Dario foi velado sob grande comoção na capela principal do cemitério.
Dario Gomes de Azevedo nasceu em Belém (PA) e ainda jovem veio para o estado do Rio de Janeiro. Trabalhou em emissoras de rádio da capital, até se transferir para Volta Redonda, na década de 1950, onde apresentou o pro-
grama Clube do Estudante, da extinta Rádio Siderúrgica Nacional, então pertencente à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Dario depois se transferiu para a Rádio Sul Fluminense AM, de Barra Mansa. Neste período, chegou a retornar ao Rio, após abrir uma empresa de publicidade, chegando a prestar serviços no famoso Hotel Nacional.
O comunicador retornou para a região, mais uma vez para a Rádio Sul Fluminense AM, onde atuou por cerca de 40 anos, sempre fazendo sucesso. Em um dos quadros mais bem sucedidos de seu programa estava a aproximação entre pessoas que procuravam
VWCO tem 28% de mulheres entre seus colaboradores
um relacionamento amoroso. Por meio do quadro, Dario contribuiu para diversos casamentos e várias vezes foi chamado para ser padrinho dos noivos.
O radialista completaria 84 anos no próximo dia 20 e, segundo sua esposa, Rose, eles estavam planejando uma comemoração.
Ela contou que estranhou o fato de, no final da madrugada desta segunda, Dario não ter acordado para ligar o rádio e esperar o programa Bom Dia Cidade, da Rádio Cidade do Aço FM, onde trabalha sua filha, Nathália Azevedo. Dario serviu para muitos radialistas que iniciaram a carreira nas rádios da região.
Dario Gomes de Azevedo completaria 84 anos no próximo dia 20
Atividades simuladas de emergência nuclear reúnem cerca de 60 instituições brasileiras
Iniciativa foi uma oportunidade para oferecer serviços sociais aos moradores
Angra dos Reis
Em posições de liderança, a estratégia possibilitou aumentar em 80% as posições das executivas da empresa
Resende
A Volkswagen Caminhões e Ônibus de Resende lançou, neste Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres, um programa especial para a proteção das colaboradoras da VWCO e Consórcio Modular. O objetivo é ir além do que está previsto em lei e garantir toda uma estrutura de apoio para segurança social, jurídica e financeira numa eventual situação em que sejam vítimas desse tipo de crime. Além disso, a empresa disponibiliza um canal exclusivo de atendimento para suporte nesses casos. A intenção é atrair, cuidar e reter cada vez mais mulheres à empresa como pilares da estratégia de diversidade e inclusão.
“Em nossa jornada para promover cada vez mais diversidade no ambiente corporativo, as mulheres estão entre nossas prioridades. Temos inúmeras iniciativas para fomentar esta premissa e acreditamos que nossas ações devem ser abrangentes, avaliando também a conjuntura social que eventualmente possa influenciar a atuação das mulheres no mercado de trabalho”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Embora muitos desconheçam, a Lei Maria da Penha
já prevê estabilidade empregatícia de seis meses para as mulheres que sofram esse tipo de violência. A iniciativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus dobra esse período para garantir que a profissional tenha condições financeiras de atravessar esse processo e também oferece acompanhamento com assistente social, atendimento psicológico e orientação jurídica.
Apesar de não ter registros de um panorama interno crítico, a VWCO está ciente do crescimento desse tipo de violência na sociedade como um todo. O número de feminicídios bateu recorde em 2022 no Brasil, com uma alta de 5% no último ano, de acordo com levantamento do Monitor da Violência.
A VWCO criou o programa para consolidar um ambiente de proteção às profissionais que trabalham na empresa, o que está em linha também com os seus esforços para elevar a representatividade feminina entre suas equipes.
Entre os resultados, hoje a VWCO tem 28% de mulheres entre seus colaboradores e cerca de 40% das contratações são deste gênero. Em posições de liderança, a estratégia possibilitou aumentar em 80% as posições das executivas da empresa.
Mais de 1.300 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participaram do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, em Angra dos Reis, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/ PR). A ação possibilitou também a realização de aproximadamente 560 atendimentos de saúde à população nos hospitais de campanha montados na região, incluindo vacinação contra a Covid-19.
A iniciativa teve início na terça-feira (15), e contou com a participação do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR) e do Comitê de Planejamento de Resposta a Evento de Segurança Física (Copresf/AR), que reúnem representantes da Eletronuclear, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), das defesas civis do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, e outros órgãos. O ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, acompanhou o último dia de treinamentos, na quinta-feira (17), e visitou a Central Nuclear em Angra.
“O Exercício interagências teve o objetivo de avaliar a eficácia da estrutura de resposta, validar planos, identificar aspectos a melhorar e consolidar os procedimentos previstos no Plano de Emergên-
DER-RJ
Estado do Rio
O cadastramento e os requerimentos para a emissão das Autorizações Especiais de Trânsito (AETs), documento essencial para o tráfego de caminhões de grande porte, guindastes e articulados, como rodotrens e bitrens, passará a ser feito diretamente no site do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), a partir desta segunda-feira (21). O documento pode ser solicitado na aba de serviços da página do órgão, onde os interessados encontrarão o link com todas as informações sobre a obtenção da AET, assim como os valores que deverão ser pagos.
É a Resolução Contran n 882,
cia Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), voltados para a proteção da população, do meio ambiente, das usinas nucleares e dos seus trabalhadores”, explica o ministro.
Entre as atividades práticas realizadas estão a ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes, a remoção aeromédica de radioacidentado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, a distribuição de kits de iodeto de potássio, evacuação terrestre e marítima de parte dos moradores, coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação, entre outras.
“A interoperabilidade das Forças Armadas e agências envolvidas demonstra as atenções que devemos ter ao proteger nossas riquezas e cuidar da nossa gente. Um grande esforço logístico foi feito em razão da importância desse Exercício em Angra, que compõe uma série de meios da Marinha, Exército e Aeronáutica”, pontua o comandante do Comando Conjunto Itaorna, o contra-almirante FN Elson Luiz de Oliveira Góis.
Também foram realizados exercícios simulados, como no Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), onde foi formado um comitê de risco entre os diversos profissionais envolvidos, que juntos puderam pensar em soluções para uma emergência nuclear.
“A Eletronuclear tem como prioridade a segurança. E quando colocamos o olhar na população e nos trabalhadores, o Exercício
de 23 de Dezembro de 2021, que baliza os limites dos veículos e o prazo de concessão de cada tipo de AET. Para cargas muito pesadas, como rotores de usinas hidrelétricas, por exemplo, as autorizações são para viagem única. Entretanto a maioria dos casos tem prazo de um ano e os motoristas que forem flagrados sem o documento, fora do prazo de validade ou em desacordo com as informações passadas na hora de pedido da licença, serão multados.
Somente poderão transitar pelas estradas os veículos cujo peso e dimensões estejam dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Ou seja, que tenham comprimento superior a 23 metros; largura acima
é essencial. Por isso, chegamos na 29ª edição. É uma oportunidade ímpar para revisitar os nossos processos, interfaces e garantir que tudo está funcionando da melhor maneira possível”, finaliza o diretor de Operações e Comercialização da Eletronuclear, Ricardo Luis Pereira dos Santos.
O Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear ocorre, normalmente, a cada dois anos, nos anos ímpares. Nos outros anos, há o Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, quando é realizada uma série de atividades de mesa, sem o deslocamento de tropas.
INICIATIVAS CÍVICO-SOCIAIS
Durante o evento, foram montados dois hospitais de campanha pela Marinha do Brasil e o
de 3,20 metros; altura maior que 4,40 metros; e peso bruto de 57 toneladas. Veículos com dimensão ou carga superior aos limites estabelecidos incorrerão em infração grave, pagarão multa e o veículo pode ser retido para regularização. Os que estiverem em desacordo com a autorização especial incorrem em infração grave, pagarão multa e poderão ter o veículo apreendido e levado para o depósito. O primeiro passo para requerer a AET é acessar a plataforma no link do serviço. Caso seja a primeira vez, acesse o link Faça seu Cadastro e preencha os campos com todas as informações. Ali o interessado poderá escolher a classificação de Transportador de Cargas ou Despachante. A inscrição deve ser feita
Exército Brasileiro, que atenderiam potenciais pacientes durante uma emergência na localidade. Por se tratar de uma simulação, as unidades foram utilizadas para fornecer atendimentos de saúde aos visitantes, como nas áreas de clínica médica, odontologia, dermatologia, pediatria, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, além de vacinação e exames. Mais de 340 kits de escovação foram distribuídos no hospital de campanha sediado no Cefet, do bairro Parque Mambucaba. No local, durante a ação cívico-social, a Marinha do Brasil ainda promoveu cerca de 430 palestras, e disponibilizou cortes de cabelo. Os moradores prestigiaram apresentações musicais, do pelotão de motociclistas militares e dos cães de guerra, e conheceram um mostruário dos meios operativos da Força Naval, como um robô utilizado em operações com presença de bombas.
com o e-mail da empresa (pessoa jurídica) ou pessoal (pessoa física), para onde será encaminhada a senha de acesso ao serviço, que poderá ser alterada no primeiro acesso. O prazo normal para a análise de toda a documentação enviada é de cinco dias e a Renovação da AET para o transporte de Cargas indivisíveis, Combinação de Veículos de Carga (CVC), Combinação para Transporte de Veículos (CTV) e Guindastes deverá ser solicitada com antecedência mínima de 30 (trinta) dias corridos da data de término de validade da autorização anterior, Vale lembrar que documentos rasurados, apagados ou inelegíveis não serão aceitos.
Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretora Geral: Renata Pançardes Editor Internacional: Silas Avila Jr. Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS Atendimento ao cliente Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2262-7469 / (21) 97594-8659 Representante Comercial Exclusivo J.C. Representações e Publicidades Ltda 2 TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
Foto: Arquivo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Mais de 1.300 militares participaram do exercício
fará as emissões online de Autorizações Especiais de Trânsito
Infraestrutura para o turismo
O município de Miguel Pereira está recebendo investimentos de mais de R$ 82 milhões em obras de infraestrutura, construção de equipamentos públicos e melhorias na mobilidade urbana.
Segundo o prefeito André Português, entre as obras estão a drenagem e a pavimentação no bairro Praça da Ponte, iniciadas este mês.
O investimento é de R$ 40,1 milhões, e tem prazo de conclusão de um ano.
PARQUE DOS
DINOSSAUROS
O acesso ao Parque dos Dinossauros, um dos principais atrativos do município, na RJ-125, também está incluído no pacote de melhorias. Com recursos no valor de R$ 5,1 milhões, as obras têm previsão de conclusão em dezembro deste ano.
HOTELARIA EM ALTA
A hotelaria carioca tem registrado um ótimo ano de 2023: segundo pesquisa do HotéisRIO, o primeiro semestre foi de casa cheia, com a ocupação hoteleira alcançando uma média de 70,11% na cidade do Rio de Janeiro.
BAIRROS
Os bairros de Copacabana e Leme lideram o ranking e estão bem acima da média, com 77,30%. Ipanema e Leblon (75,86%) e Flamengo e Botafogo (71,45%) também registraram números acima da média deste semestre. Barra da Tijuca/ São Conrado registraram 68,06% e o Centro ficou com 62,22%.
MÉDIA
A média do primeiro semestre de 2023 é superior à média de 2022, que ficou em 65% e bem distante dos anos de pandemia, quando 2021 registrou 48,73% e 2020 ficou com 44,06%. Isso demonstra a recuperação que o segmento hoteleiro e o turismo do Rio de Janeiro vêm experimentando.
AUMENTO
De acordo com o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, desde 2022 a cidade vem registrando aumento na ocupação hoteleira. “O Rio passou a ser também um destino de inverno, com festivais gastronômicos e uma grande diversidade de ofertas. Isso tem se refletido nas taxas de ocupação, com hotéis cada vez mais cheios”.
LULA E O CENTRÃO
A aproximação do governo Lula com o Centrão tem despertado reações destoantes entre aliados do Executivo e membros da oposição. Um lado trata a negociação por cargos na Esplanada como algo natural, que “faz parte do jogo democrático”. O outro repudia a oferta de cargos e emendas do Planalto em troca de apoio no Congresso, o chamado “toma lá, dá cá”.
G20
O Brasil vai assumir em 1º de dezembro deste ano a presidência rotativa do do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, entre elas Estados Unidos, China e Japão.
Na mesma data, o país passa a presidir o B20, braço empresarial do grupo.
TRANSPORTE PÚBLICO
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) requereu à Justiça, nesta segunda-feira (21), a imposição de novas medidas para aumentar a segurança e melhorar as condições no serviço público de transporte em Barra do Piraí. A medida foi tomada diante de mais um incidente com ônibus que realiza o transporte no município, desta vez um incêndio, no último sábado (19), supostamente em razão de defeito ou pane elétrica. A promotoria fez os pedidos no âmbito da ação civil pública ajuizada uma semana antes.
FIRJAN E PEQUENAS EMPRESAS
A Firjan Centro-Sul Fluminense vai promover no dia 24/8, quinta-feira, às 15h, o evento presencial e gratuito “Firjan com as Pequenas Empresas”. Será uma oportunidade para empreendedores ficarem por dentro de temas como acesso ao crédito, oportunidades de negócios via compras públicas e as melhores estratégias para aumentar suas vendas, inclusive de forma virtual. As inscrições podem ser feitas até o dia 23/8 pelo site www.firjan.com.br/ pequenaempresa.
CREDENCIAMENTO
O credenciamento dos inscritos será realizado no dia do evento, na sede da representação regional, que fica na rua Isaltino Silveira, 90, Cantagalo, Três Rios, onde será promovido o encontro com os empresários.
AGERIO
Parceira do evento, a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) estará presente para informar sobre empréstimos por meio de recursos próprios e repasses de linhas de crédito de instituições parceiras. Na ocasião, também será apresentado o projeto “Rio+Digital”, uma parceria com o Mercado Livre para promover capacitação para as empresas venderem através do maior marketplace da América Latina.
ACESSO
A Firjan_PEQ, que pode ser acessada pelo endereço www.firjan.com.br/pequenaempresa, é uma plataforma especializada para as pequenas empresas do Rio de Janeiro. Neste espaço, o empreendedor que já possui um negócio ou está começando um novo desafio tem contato direto com um núcleo de atendimento exclusivo composto por técnicos e especialistas da Firjan e conhece produtos e serviços especialmente modelados para as MPEs.
MP diz que 25% dos casos de violência contra mulheres acontecem na internet
Ouvidoria da Mulher recebeu 1.626 denúncias ao longo do ano. Dessas, 411 estavam relacionadas à violência cibernética
Estado do Rio
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Combate à Violência Cibernética contra as Mulheres, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou, nesta segunda-feira (21), oitiva com a coordenadora da Ouvidoria da Mulher do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), Dina Maria Furtado de Mendonça Velloso. Ela revelou que 25% dos casos de violência contra mulheres denunciados este ano de 2023 ao MP-RJ aconteceram no ambiente virtual.
De acordo com Dina, a Ouvidoria da Mulher recebeu 1.626 denúncias ao longo do ano. Dessas, 411 estavam relacionadas à violência cibernética. Os casos recebidos são direcionados ao Ministério Público de Investigação Penal para que este possa atuar imediatamente, oferecendo denúncia, ou encaminhar à Polícia Civil se houver necessidade de obter maiores esclarecimentos. “Dentro desse universo de violência contra a mulher, a cibernética é muito expressiva”, afirmou. Contudo, a coordenadora pontuou que o número de relatos
recebidos ainda é considerado tímido. Em julho de 2023, dos 8.073 expedientes atendidos pela Ouvidoria do MPRJ, apenas 125 eram relacionados à violência contra mulheres. Dina acredita que a maioria das vítimas ainda não têm coragem de denunciar pelos canais oferecidos: site, e-mail e Sala Lilás. Todavia, nas campanhas da Ouvidoria Itinerante a quantidade de relatos cresce. Além disso, citou que o MPRJ tem estudado medidas para ampliar a garantia do anonimato.
“Nas Ouvidorias Itinerantes que fazemos, a gente tem procurado explicar como funciona a estrutura da Ouvidoria da Mulher. O curioso é que, nas itinerantes, que são presenciais, as mulheres têm mais coragem de denunciar. Com a presença do Ministério Público nos lugares, elas se sentem mais à vontade para chegar e falar. Nós estamos trabalhando para ampliar nossa presença no Estado”, acrescentou.
IDENTIFICAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA
A CPI também ouviu a diretora do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRP-
TC) de Petrópolis, da Polícia Civil, Mary Laura Garnica. A profissional explicou quais são as principais estratégias para identificar crimes de violência e afirmou que os casos aumentaram durante a pandemia da covid-19. “O perito legista faz o nexo de causalidade e temporalidade e oferece esses vestígios à autoridade policial. A avaliação da violência psicológica é feita pela perícia forense, através da medicina legal e da perícia criminal, analisando eventuais marcas físicas, como em casos de automutilação, e os equipamentos eletrônicos”, explicou. A presidente do colegiado, deputada Martha Rocha (PDT), defende que os profissionais responsáveis pelo primeiro atendimento de mulheres vítimas passem por trabalho de capacitação. “É necessário uma interlocução entre as áreas da saúde e educação para que o profissional da emergência médica, no momento em que recebe uma mulher com indícios de automutilação, possa ter a sensibilidade para encaminhá-la ao tratamento psicológico e mostrar que ela pode ter sido vítima de violência cibernética”, ponderou.
EXPOSIÇÃO DE MENORES NAS REDES SOCIAIS
A relatora da Comissão, deputada Índia Armelau (PL), abordou os perigos da exposição de menores de idade em redes sociais, ainda que com o consentimento dos responsáveis. “Há vários depoimentos de influencers que saíram da internet após receberem mensagens de ódio. Fico muito preocupada com as crianças que são expostas, principalmente no que diz respeito à pedofilia e pornografia infantil. Mãe e pais colocam seus filhos nas redes sociais, mesmo que as plataformas sejam proibidas para menores de 18 anos”, declarou. Em resposta à parlamentar, Dina Velloso explicou que, em situações desse tipo, cabe às Promotorias da Infância analisarem cada caso para pedir à Justiça eventuais punições aos responsáveis desses menores. “O que a gente vê são pais que criam contas e colocam seus filhos ali. Este assunto deve ser tratado junto às promotorias para responsabilizar esses pais administrativamente, avaliando caso a caso, de forma isolada”, pontuou.
Aciap-BM entrega condecoração
Manoel de Souza Soutello
Um dos homenageados foi Gustavo Tutuca, pela Lei do Aço e pela atuação a em favor do turismo na região
Barra Mansa
A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Barra Mansa (Aciap-BM) realizou nesta segunda (21) a entregou a condecoração Manoel de Souza Soutello a pessoas e empresas que contribuíram para o desenvolvimento de Barra Mansa.
Os homenageados foram Cláudio Faria, Cláudio Manes, Eliete Ferreira (In Memoriam), Gustavo Tutuca, José Antônio Riguete, Lilian Webber de Carvalho, Luiz Gonzaga da Silva, Marcelo Borges da Silva, Marlene Augusta Garcia de Aquino Carvalho, Paulo Marcelo Rodrigues, Sandro Roberto Scardua, Severino Vieira da Silva, Roosevelt Brasil (In Memoriam), Victor Coutinho,
Vinicius Gavião (In Memoriam) e Volmir Demichei.
O deputado estadual licenciado e secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, disse se sentir feliz em receber a homenagem que,patra ele representa o reconhecimento por, na qualidade de deputado estadual, ter sido o autor da Lei do Aço, que vai permitir a implantação do Condomínio Industrial em Barra Mansa e por ter trazido à cidade o projeto #invernoTônoRio.
— Estou muito feliz em receber essa homenagem da Aciap hoje, como reconhecimento do nosso trabalho, e por poder continuar contribuindo com Barra Mansa e com toda a região — disse Tutuca.
Curso sobre nova Lei de Licitações
Angra dos Reis
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) está com inscrições abertas para curso sobre a nova Lei de Licitações, que será ministrado pelo professor Rafael Oliveira. O treinamento
é voltado para profissionais de toda a Prefeitura de Angra que atuam com licitações e contratos, incluindo fundações e autarquias municipais.
O curso será realizado no auditório da Defesa Civil do município (avenida Júlio César
de Noronha, nº 271, no bairro São Bento), com aulas nos dias 9 e 10 de outubro, das 8h30 às 18h.
O conteúdo é importante para a capacitação dos profissionais sobre as aplicabilidades da nova Lei de Licitações e Contratos. As inscrições devem ser feitas pelo
email pgm.asint@angra.rj.gov.br . Rafael Oliveira é professor titular do IBMEC e procurador do município do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pela Fordham University School of Law (Nova Iorque).
Tande Vieira propõe lei que combate falsificação de água mineral
Foto: Divulgação
Rio
O deputado estadual Tande Vieira (PP) protocolou um projeto de lei que estabelece procedimentos a serem adotados contra a venda de água mineral falsificada no Estado do Rio de Janeiro. A proposta é fruto de uma audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Alerj, presidida por Tande, cujos debates sinalizaram haver uma organização criminosa em todo o Estado atuando na falsificação das águas vendidas, principalmente, pelo comércio informal.
Na audiência, que contou com a participação das Comissões de Segurança Pública, de Defesa do Consumidor e de Combate à Pirataria da Alerj, os deputados discutiram as causas e consequências de um estudo realizado pela Uerj que detectou que, de 30 amostras de água de garrafas testadas, 28 estavam adulteradas, sendo que a metade com índices de contaminação, inclusive por coliformes fecais, que podem provocar diarreia e outras doen-
ças.
— Não dá para tapar os olhos diante de um resultado tão alarmante. Pessoas podem estar adoecendo ao consumirem essas garrafas d´água que são vendidas de forma indiscriminada em diversos pontos do Rio. Esse projeto de lei estabelece condições mais rígidas para a produção e o envase da água mineral, dificultando a adulteração e possibilitando uma fiscalização mais eficaz nas praias e nos comércios irregulares — ressaltou Tande Vieira.
Segundo o PL 1677/2023, para distribuição e venda, as indústrias de produção e envase de água mineral do Estado ficarão obrigadas a utilizar lacre de segurança interno e/ou externo nos seus vasilhames de água com capacidade inferior a um litro e meio. Os lacres deverão conter impresso, em caracteres legíveis, o mesmo número do respectivo lote de fabricação dos vasilhames. A proposta também proíbe a venda de tampas de garrafas para pessoas físicas e, para pessoas jurídicas, a comercialização ficará
Tande Vieira propõe lei que vai obrigar uso de lacre em garrafas de água contra falsificações
condicionada à apresentação de documento que comprove que o comprador seja fabricante de água envasada ou outro tipo de líquido envasado.
— A proposta chega para coibir a adulteração de água, um crime grave contra a saúde pública com pena de dez a 15 anos de prisão previsto no Código Penal — ressaltou o deputado Guilherme Delarolli (PL), coautor do projeto
de lei e membro da Comissão de Segurança Pública da Alerj. — É preciso apertar o cerco aos falsificadores. A saúde é o nosso bem mais precioso. Não podemos permitir que marginais continuem agindo impunemente — afirmou o deputado Filippe Poubel (PL), que preside a Comissão de Combate à Pirataria e também assina o projeto junto com os deputados Martha Rocha (PDT) e Otoni de Paula Pai (MDB).
3 TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2023 POLÍTICA MOSAICO
CPI DA ALERJ
Foto:
Vinicius Ramos
Gustavo Tutuca recebe a condecoração Manoel de Souza Soutello
Professores iniciam greve após
Câmara reduzir regência para 20%
Prefeito diz que contas públicas não suportam regência de 95% e que categoria não terá perdas salariais
No embate entre a prefeitura de Barra Mansa e os professores da rede municipal de ensino, ao menos até o momento uma coisa é certa: nesta terça-feira (22), a categoria fará uma paralisação geral, por tempo indeterminado. E a partir das 9h, estará em frente ao prédio da prefeitura para reivindicar o pagamento do piso nacional e os 95% de regência. Na sexta-feira (18), a Câmara de Barra Mansa, por 15 votos a 2, votou pela manutenção do piso e pela redução da regência, de 95% para 20%, o que desagradou à categoria. De acordo com o governo municipal, se a regência não fosse reduzida, as contas públicas do município entrariam em colapso e outras categorias seriam afetadas com a perda de gratificações e redução de salários. O governo chegou a anunciar
até mesmo paralisação de obras e investimentos na cidade. Na noite de domingo (20), o prefeito Rodrigo Drable publicou um vídeo no qual garante que não haverá perdas para os professores. “O professor não perde nada. (...) Herdamos uma cidade devastada, servidores com salários atrasados, sem férias, nem 13º. Regularizei e, logo depois, dei aos professores o piso nacional mais os 95% de regência”, disse. De acordo com ele, o reajuste era um “compromisso”. “Tínhamos que honrá-lo e era necessário na vida do professor. Naquele momento, essa alteração impactou em 38% de aumento na remuneração do professor”, afirmou Drable, acrescentando que, em 2022, o Governo Federal deu um aumento de 32% ao piso nacional.
“Este ano, dei mais 8%. O
total acumulado em Barra Mansa é de 46,72%. Não consigo dar mais que isso”, reforçou. Segundo Rodrigo Drable, “não existe dinheiro” para dar aos professores o que já foi dado pelo Governo Municipal mais o que foi dado pelo Governo Federal.
“É isso o que está sendo pleiteado. Não existe dinheiro para isso”, pontuou o prefeito, lembrando que em 2022 Barra Mansa recebeu R$ 99.760.000 do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). “Por lei, 70% desse dinheiro tem que ser gasto na folha da Educação. Pagamos 91%, gastamos mais de R$ 91 milhões só com a folha”, enfatizou. Segundo o prefeito, o aumento reivindicado pelos professores custaria mais R$ 69 milhões só
este ano. “Não temos esse dinheiro”, repetiu, afirmando que a prefeitura deu o piso nacional, dobrou o valor do piso e reduziu a regência, mantendo – segundo ele – o mesmo patamar. “Criamos um adicional para complementar caso, por algum direito, alguém tenha alguma perda”, frisou. Por fim, Drable voltou a dizer que sua palavra e sua garantia é de que “ninguém perde nada”.
“O aposentado vai receber sobre o piso, com todos os direitos adquiridos. Vai ter, na média, ganho de 40% na remuneração final. O que está sendo feito agora, já tínhamos feito antes; só não consigo fazer duas vezes”, concluiu
O OUTRO LADO
Assim que o vídeo de Rodrigo Drable se tornou público, o
‘VR em Ordem’ recolhe motos barulhentas e recupera carros roubados
Volta Redonda
Quarenta e seis veículos irregulares – sedo 25 motocicletas e 21 automóveis – foram retirados das ruas da cidade pela operação ‘VR em Ordem’ durante o mês de julho. Os veículos foram todos recolhidos ao Depósito Público Municipal. Entre as irregularidades, de acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), estão duas motos barulhentas e dois carros recuperados frutos de roubo/furto.
A ação foi realizada em conjunto entre a Semop, a Guarda Municipal, o 28º Batalhão de Polícia Militar, o sistema integrado do Retiro e Aterrado (GMVR e Proeis) e o programa ‘Segurança Presente’. Segundo o governo municipal, as 25 motocicletas que foram encaminhadas ao Depósito Público apresentaram problemas como: não possuir placa de identificação; escapamento adulterado
(descarga aberta); condutor sem possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou com a CNH de categoria diferente; obstrução de calçada, após denúncia feita ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).
Já os 21 automóveis foram removidos pelas seguintes irregularidades: veículos em situação de abandono em via pública, causando sensação de insegurança, após denúncias ao Ciosp; três casos de embriaguez ao volante e condutores encaminhados à 93ª
DP (Delegacia de Polícia Civil), no bairro Aterrado; recuperação de dois carros com registros de roubo/furto na 93ª DP e devolvidos aos donos, além de estacionamento irregular em frente a garagens, também após denúncias ao Ciosp. “O trabalho integrado feito pelas forças de segurança em todos os bairros da cidade faz do
‘VR em Ordem’ um projeto de sucesso para o ordenamento do município. Por isso contamos com a ajuda da sociedade que, ao fazer as denúncias de irregularidades, nos auxilia na decisão
imediata ou no planejamento das ações, para solucionar todos os casos com rapidez e eficiência”, explicou o titular da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência ficará no Jd. Paraíba
Foto: Reprodução/PMVR
A prefeitura anunciou na segunda-feira (21) que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) vai ganhar uma nova sede. A pasta, que promove atividades voltadas para surdos, autistas, cegos e outras pessoas com deficiência, passará a funcionar em um novo prédio, de dois andares, que será construído no Jardim Paraíba, bem ao lado do Centro de Alzheimer Synval Santos.
Atualmente, a SMPD funciona em um imóvel alugado na Rua 17 de Julho, no Aterrado. No futuro espaço – construído em um terreno de 601,00 m² da prefeitura –, a expectativa é de que o atendimento seja ampliado. De acordo com o governo municipal, o prédio contará com uma uma sala com foco no atendimento a pessoas com autismo; sala multissensorial, mbiente equipado que estimula os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar); auditório; cozinha; sala de aula para a realização de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais); espaços para terapia, audiovisual e biblioteca em braile.
Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, o novo espaço vai proporcionar um atendimento mais completo aos assistidos pela pasta. “Nós podemos contar com psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, tudo para poder oferecer um melhor
atendimento às pessoas com deficiência de Volta Redonda. O assistente social, por exemplo, vai orientar sobre os direitos aos quais eles têm. Queremos contar com uma pedagoga para trabalhar e beneficiar os autistas, podendo acompanhar a evolução dessas crianças também.
Contaremos com um auditório onde serão possíveis as nossas formaturas dos cursos de Libras ou do ‘Diploma Cidadão’. Então, são inúmeros ganhos”, disse Uchôa.
“Todo o Brasil ainda tem muito que avançar na questão da inclusão de pessoas com
Sepe-BM se manifestou. Em um dos áudios encaminhados ao DIÁRIO DO VALE pela categoria, uma das representantes do Sindicato avalia o pronunciamento do prefeito como “desespero”. “E isso nos mostra que temos força e que a população está do nosso lado”, disse a representante. Ela também destacou que o pagamento do piso nacional com os 95% de regência teriam sido conquistados pela categoria em 2015. “Isso aconteceu através da lei do Plano de Carreira. Foi feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e o valor foi sendo pago aos poucos. Em meados de 2016, recebíamos o piso nacional mais 95% de regência. Em 2017, (a prefeitura) não fez o reajuste do piso nacional”, disse. Ela afirmou ainda que em 2018 a categoria ganhou na Justiça o direito de receber o reajuste do piso nacio-
nal – a determinação judicial teria sido cumprida em janeiro do ano seguinte. Em 2020, segundo a categoria, não houve reajuste. Veio a pandemia e a lei complementar que impedia reajustes salariais de funcionários públicos. “Em 2022, é feito o reajuste do piso em janeiro, com o que não foi feito com os ajustes de 2020, 2021 e 2022. Prefeito não pagou. Ficou nos devendo o reajuste. O Sepe entra na Justiça em 2022 e só conseguimos a liminar para o pagamento do piso agora”, recordou. De acordo com o Sepe, a perda salarial da categoria com a diminuição da regência pra 20% é da ordem de 75%. “Se a lei (aprovada pela Câmara) for sancionada, quem se aposentar agora vai ter piso nacional e 20% de regência, em vez dos 95%”, acrescentou a representante.
VR começa a construir Plano Municipal de Políticas de Direitos Humanos
A comissão que elabora o Plano Municipal de Políticas de Direitos Humanos (PMPDH) de Volta Redonda se reuniu na sexta-feira (18), na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH). O encontro contou com representantes das secretarias municipais, do Conselho Municipal de Direitos Humanos, de instituições da sociedade civil e da Câmara Municipal para aprovar o formato, a participação e o modelo de execução do plano.
O objetivo é promover escutas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), escolas, unidades básicas de Saúde; realizar duas plenárias e uma conferência municipal no ano que vem para apresentar o documento final; e, após a aprovação do plano, fazer o encaminhamento ao prefeito, para que o Projeto de Lei seja encaminhado aos vereadores. Todas as terceiras sextas-feiras do mês a comissão estará reunida no auditório da SMDH, no bairro Nossa Senhora das Graças, das
9h às 11h.
Na comissão já estão presentes representações das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME), Ordem Pública (Semop), Ação Comunitária (Smac), Coordenadoria de Prevenção às Drogas (CMPD), Câmara Municipal, Cúria Diocesana (através do Vicariato da Dignidade Humana e Ambiental e a Pastoral da Educação), Sindicato Estadual de Professores (Sepe), o Copevre (Conselho de Pastores das Igrejas Evangélicas), o Conselho Municipal de Direitos Humanos e o Conselho Comunitário de Segurança (CCS). Novas entidades representantes da saúde, advindas da Rede de Urgência e Emergência, Atenção Básica e Saúde Mental, serão convidadas para integrar a comissão. A elaboração do PMPDH foca nas exigências previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos, criado pelo Decreto 7.037 de 21/12/2023. A comissão vai buscar conhecer outros planos existentes em outros municípios para embasar a construção do plano de Volta Redonda.
Denúncia ao Linha Verde leva PM a identificar corte de talude
Foto: Linha Verde
deficiência. Em Volta Redonda não é diferente, mas estamos caminhando a passos largos e trabalho muito para ter uma cidade mais acessível. Estamos avançando, e com esta sede própria eu não tenho dúvidas que vamos avançar ainda mais”, destacou Neto.
Paraty Uma denúncia feita ao Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente – e repassada ao Comando de Polícia Ambiental, levou policiais militares da 4ª UPAm a fiscalizar um sítio localizado na Prainha de Mambucaba, onde foi identificada a degradação ambiental de 500 metros quadrados de área. De acordo com o Linha Verde, a denúncia mencionava a existência do crime de extração irregular do solo e, com essas informações, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga foram à Rua A, altura do quilômetro 437, onde observaram o corte de talude com aparente uso de máquina escavadeira, abertura de diversas sapatas e construção de um muro.
Os policiais realizaram diligências, mas não conseguiram localizar para onde o material mineral estava sendo destinado, tampouco os responsáveis pelos fatos. Os policiais procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www. disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/ linhaverdedd).
6 TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2023 CIDADES
Volta Redonda
Foto: Semop
Carros abandonados foram recolhidos durante a operação
Volta Redonda
Novo prédio será construído em terreno próprio da prefeitura
Cerca de 500 metros quadrados de área foram degradados
Barra Mansa
Britânica Bunzl adquire 70% da Lanlimp, de Barra Mansa
Empresa fundada em Barra Mansa é a maior do segmento de produtos e material de limpeza do Brasil e uma das maiores da América Latina
Barra Mansa
Uma operação milionária colocou os irmãos Leonardo de Oliveira Ghirlinzone da Rocha e Julio Cesar Ghirlinzone da Rocha Júnior, filhos do fundador Julio Cesar, numa seleta lista de brasileiros, depois que a britânica Bunzl, empresa global de logística e distribuição de produtos, fechou a aquisição de 70% do Grupo Lanlimp. O valor do negócio não
foi revelado. A operação reforça a investida de grupos estrangeiros no Brasil. Só no último mês foram anunciadas mais de cinco operações do tipo.
SOBRE A LANLIMP
A Lanlimp, fundada em 1994, em Barra Mansa (RJ), produz e distribui itens de limpeza. A empresa é líder na distribuição
atendendo mais de 1,5 mil clientes em mais de 13 mil locais de consumo. Os irmãos Ghirlinzone ainda terão o controle de 30% do negócio.
A Bunzl, com 22 mil funcionários e faturamento de 15 bilhões dólares em todo o mundo, vai mantê-los na direção da empresa, como costuma fazer em outras operações.
A Lanlimp tem uma base operacional no Rio de Janeiro
BARRA MANSA
e um centro de distribuição em São Paulo e clientes em todas as regiões do país.
A transação entre a Bunzl e o Grupo Lanlimp vai fortalecer a operação da multinacional em soluções de higiene e limpeza no Brasil, enquanto a Lanlimp, que segue sob a liderança dos atuais acionistas, aumentará sua relevância nacional e reforça sua atuação em novos clientes e seguimentos da economia.
Refis 2023 oferece desconto de até 100% em juros e multas
Novidades deste ano incluem parcelamento em até 120 vezes; programa representa oportunidade de regularizar débitos junto ao município
Barra Mansa
Contribuintes com dívidas com a prefeitura de Barra Mansa podem utilizar o Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2023) para quitar seus débitos. O Refis vale para impostos, taxas e tarifas, inclusive os lançados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
A adesão ao Refis poderá ser formalizada até o dia 8 de dezembro de 2023, e entre os valores abrangidos pelo programa estão: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos), alvarás de funcionamento, multas e infrações, entre outros. Os créditos tributários consolidados poderão ser pagos à vista ou parcelados, com redução de juros e encargos moratórios, sendo que o desconto é válido para fatos geradores ocorridos até o exercício de 2022. Além disso, o programa é destinado a pessoas físicas e jurídicas, inscritas em dívida ativa ou não.
Quem optar pelo pagamento à vista terá descontos de 100%. O valor de entrada para efetivação do pedido deve corresponder a, no mínimo, 5% do montante integral do débito e deve ser quitado até o último dia útil do mês de requerimento do benefício fiscal.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Senac RJ oferece
2.355 vagas em cursos gratuitos
Sul Fluminense
O Senac RJ abre mais oportunidades de qualificação profissional na capital do Rio e interior do estado, neste 2º semestre de 2023, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). São 2.355 vagas em cursos nas áreas de turismo, hotelaria, eventos, saúde e bem-estar, beleza, logística, administração, tecnologia e gastronomia, com aulas em diversas unidades: Faculdade Senac, Barra da Tijuca, Botafogo, Bonsucesso, Campo Grande, Centro, Copacabana, Irajá, Madureira, Riachuelo, Niterói, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campo Grande, Campos, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda. Os interessados devem se candidatar pelo link https:// psg.rj.senac.br/Ext/Vagas.aspx.
Com objetivo de assegurar a possibilidade de qualificação e geração de renda, o Senac RJ passou a oferecer auxílio-transporte a todos os alunos matriculados no PSG,
Para adesão ao programa, o contribuinte não pode estar em débito com dívida no ano corrente. Neste ano, o devedor que não permanecer em dia com os débitos do ano corrente terá seu Refis automaticamente cancelado.
Caso isso seja efetivado, o contribuinte não poderá aderir novamente para o mesmo débito. Importante ressaltar que, caso o parcelamento seja cancelado, ocorrerá à inscrição do saldo remanescente em Dívida Ativa.
O secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, enfatizou que a prefeitura está sempre atenta em permitir que os contribuintes quitem suas dívidas nas melhores condições possíveis. “As facilidades oferecidas através do Refis fazem com que o contribuinte se sinta mais motivado para regularizar sua situação, já que concedemos um bom desconto em cima dos juros e multas. Quem ganha com isso é o município, que pode fazer novos investimentos com o valor arrecadado”, revelou, acrescentando que o refinanciamento de dívidas colabora no equilíbrio das finanças do município.
COMO ADERIR
Para os interessados em regularizar sua situação, é possível
Adesão ao Refis poderá ser formalizada até o dia 8 de dezembro de 2023
PARCELAMENTO E DESCONTO
As condições de pagamento poderão variar de acordo com o valor da dívida do contribuinte e o número de parcelas escolhidas.
a) Para dívidas até o montante de R$ 499.999,99 (incluindo juros e multas):
- 100% desconto - cota única
- 90% desconto - até 12 parcelas
- 80% desconto - até 24 parcelas
- 70% desconto - até 36 parcelas
- 60% desconto - até 48 parcelas
- 50% desconto - até 60 parcelas
realizar de forma online ou presencial: - no site www.barramansa. rj.gov.br (basta clicar no ícone DÍVIDA ZERO) ou diretamente em www.tributosnet.com.br/ barramansa/parcelamento/home. Depois, basta clicar em INICIAR
b) Para dívidas a partir de R$ 500.000,00 (incluindo juros e multas):
- 100% desconto - cota única
- 90% desconto - até 24 parcelas
- 80% desconto - até 48 parcelas
- 70% desconto - até 72 parcelas
- 60% desconto - até 96 parcelas
- 50% desconto - até 120 parcelas
PARCELAMENTO, selecione a categoria desejada e preencha com os dados necessários.
- no saguão da Prefeitura – os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h – na Rua Luís Ponce, 263, Centro.
Pinheiral recebe 2ª edição do Projeto #TônoRio
Serão três dias de festividade com atrações gratuitas entre os próximos dias 25 a 27 de agosto
Pinheiral
A cidade de Pinheiral vai receber A 2ª edição do projeto itinerante #TôNoRio, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio com o apoio da Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo(SEMECULT). O evento acontecerá entre sexta-feira, 25, e domingo 27, nas Praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro, com shows e atrações gratuitas para toda a família. O projeto acontece em um contêiner onde são exibidas fotos e paisagens dos destinos fluminenses e que serve também como palco para os shows musicais que fecham todos os dias o evento.
Na sexta-feira (25), o evento começa a partir das 18 horas com a apresentação dos músicos Danilo Andrade, Jeferson Torres e fechando a noite das 22h40 à 00 hora, Marcos Russoni.
Já no sábado (26), a partir das 15 horas, haverá o encontro dos artesãos de Pinheiral com os de Barra Mansa e Rio Claro. Das 18 às 19h20, show com a banda F. Samba, das 20:20 às 21:40 horas, Gustavo Sabença e das 22h40 à 00
um contêiner onde são exibidas fotos e paisagens dos destinos fluminenses e que serve também como
palco para os shows
hora, show com a cantora sertaneja Márcia Gomes. No domingo (27), a festividade será iniciada às 09 horas da manhã, com o encontro beneficente de fuscas e carros antigos, em seguida, das 10h30 às 12 horas, show com o músico Nandão, às 13h30, Festival de bingo do Rotary Club, logo após, às 16 horas, show com o músico Sílvio Nogueira e encerrando a programação, das 18h30 às 20 horas, apresentação de Rebecca Dias.
A diretora de Cultura Tânia Amorim destaca a alegria em receber mais uma vez o projeto no município.
- Sabemos que o turismo está avançando e estamos realizando um trabalho voltado para fomentar o turismo da cidade. É um evento gratuito, onde os artistas locais terão a oportunidade de mais uma vez se apresentar e animar o público- destacou.
A secretária da pasta, Aline Gouvêa enaltece a iniciativa e aproveita para convidar a popula-
ção para estar presente nos dias de festividade.
-Esse projeto é mais uma forma de promover e incentivar os destinos turísticos no qual Pinheiral está inserido, além de promover o lazer para as famílias que poderão curtir show com músicas de cantores locais de qualidade. Receber o projeto em nossa cidade novamente reforça que estamos no caminho certo para continuarmos trabalhando em prol do incentivo ao turismo em Pinheiral - disse.
programa que atende pessoas com renda familiar, por pessoa, de até dois salários-mínimos. Foram mais de 6 mil alunos beneficiados já na implantação do auxílio, em abril.
O Programa Senac de Gratuidade foi criado para atender às pessoas de baixa renda em busca oportunidades no mercado de trabalho, oferecendo cursos de educação profissional, com auxílio-transporte incluso, para diminuir o índice de evasão de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Podem participar do PSG os alunos matriculados ou egressos (ex-alunos) da educação básica, além de trabalhadores empregados e/ou desempregados. Serão matriculados os primeiros classificados de cada curso com a documentação completa (cópias de RG, CPF e comprovante de residência), que atendam os requisitos do curso e do PSG. O regulamento está disponível no portal de inscrição.
Há 77 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
Programa Senac de Gratuidade (PSG)
Informações e formas de inscrição: https://psg.rj.senac.br/Ext/Vagas.aspx
Senac Angra dos Reis: Rua
Dr. Carlos Amaral Brasil, 50Balneário
Organizador de Eventos |
Início: 22/08
Senac Barra do Piraí: Rua
José Alves Pimenta, s/nºMatadouro
Assistente Administrativo |
Início: 21/08
Senac Barra Mansa: Rua
Luiz Ponce, 103 - Centro
Estoquista | Inícios: 04/09
Assistente Administrativo | Início: 04/09
Técnico em logística | Início: 18/09
País
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – subiu de 4,84% para 4,9% neste ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (21), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2024, a projeção da inflação ficou em 3,86%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.
A estimativa para 2023 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 61%.
A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Em julho, influenciado pelo aumento da gasolina, o IPCA foi de 0,12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa ficou acima das observadas no mês anterior (-0,08%) e em julho de 2022 (-0,68%). Com o resultado, a inflação oficial acumula 2,99% no ano. Em 12 meses, a inflação é de 3,99%, acima dos 3,16% acumulados até junho.
JUROS BÁSICOS
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Diante da forte queda do IPCA, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, iniciou, neste mês, um ciclo de redução da Selic.
A última vez em que o BC
Senac Resende: Rua Sarquis Jose Sarquis, 80 - Jardim Jalisco Práticas de Jardinagem | Início: 12/09
Assistente Administrativo | Início: 18/09
Senac Três Rios: Rua 15 de Novembro, 600 - Centro Administração de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria| 24/08
Cabeleireiro | Início: 26/09
Senac Volta Redonda: Rua
Gov Luiz Monteiro Portela, 251 - Aterrado
Assistente Administrativo | Início: 25/09
Assistente de Logística | Início: 04/09
Reflexologia Podal | Início: 21/08
tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano, para os dois anos.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB E CÂMBIO
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano ficou em 2,29%, a mesma do boletim da semana passada. Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 1,33%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente. A previsão para a cotação do dólar está em R$ 4,95 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,00.
7 TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2023 ECONOMIA
Foto: Arquivo PMBM
Foto: Divulgação
Projeto acontece em
Mercado eleva previsão da inflação de 4,84% para 4,9% este ano
Voltaço quer ficar entre os quatro primeiros da primeira fase
Mesmo classificado, time precisar vencer o Aparecidense, em Aparecida de
Goiânia, no próximo sábado; vitória garante vantagem
no quadrangular
O sonho de retornar à Série B do Campeonato Brasileiro 25 anos depois de sua última participação é realidade para o time do Volta Redonda FC. A vitória diante do Figueirense, no domingo (20), por 2 a 0, garantiu ao time da Cidade do Aço a classificação antecipada para a fase final da Série C. O Voltaço soma 30 pontos, mas quer chegar aos 33 para ficar entre os quatro primeiros colocados. O motivo é simples: a vantagem de disputar os dois últimos jogos do quadrangular em casa e diante da torcida no Estádio Raulino de Oliveira. Para isso, o time precisa vencer o difícil Aparecidense, em Aparecida de Goiânia no sábado (26), no Estádio Aníbal Toledo, às 16h. O time de Goiás não tem chance de classificação, mas corre o risco de rebaixamento e promete endurecer o jogo.
Angrense João Lucas já está na Califórnia
Atleta angrense é morador de Garatucaia e é o mais novo profissional na modalidade e faz sucesso nas redes sociais com quase 250 mil seguidores
Angra dos Reis
O jovem atleta angrense João
Lucas Guedes dos Santos, 17 anos, já está na Califórnia, nos Estados Unidos, para disputar o Mundial de Skimboard, em duas etapas na Califórnia.
A 1ª etapa acontece nos dias 26 e 27 de agosto, em Laguna Beach, e a 2ª etapa nos dias 16 e 17 de setembro, em Victoria Beach.
João Lucas é o mais novo atleta profissional de skimboard do Brasil, foi campeão brasileiro amador em 2021, e conquistou o 3º lugar como profissional em 2022. Ele é morador de Garatucaia e pratica o skimboard há quatro anos.
Seu crescimento no esporte tem muito a ver não só pelo seu talento, mas também pela sua força mental, de concentração e de determinação em vencer no skimboard. João Lucas se diz muito bem preparado para a disputa nos EUA, fisicamente e psicologicamente. O atleta angrense confessa que se inspirou muito em ídolos do skimboard vendo-os performando nas pequenas pranchas, através de vídeos, como o atual bicampeão mundial, o
carioca Lucas Fink, de 24 anos, entre outras feras da modalidade internacional como Blear Klonk, da Califórnia, Austin Keen, americano, Bill Bryan e o mexicano Gerardo Valencia. A família está muito confiante em uma ótima participação dele na competição internacional. Ele vai viajar com o pai, Sandro dos Santos, enquanto a mãe, Luana, e sua irmã, Ludymila, de 14 anos, também atleta de skimboard, ficarão na torcida por ele, aqui em Angra. A Prefeitura de Angra está apoiando o atleta de Garatucaia com passagens aéreas e hospedagem, garantindo assim a ida de João Lucas ao Mundial de Skimboard na Califórnia, nos EUA. João Lucas tem muitos seguidores no Instagram, cerca de 250 mil (@jlskim), e os seus pais Sandro e Luana, são os responsáveis pela produção do conteúdo nas redes sociais.
SKIMBOARD
O skimboard é um esporte que começou a ser praticado na
década de 1920, em Laguna Beach, na Califórnia. Nos anos 50, o esporte chegou ao Brasil e não demorou muito para conquistar adeptos no território nacional.
Bolsa Atleta concede benefício a 7.215 esportistas em seis categorias
País
O Ministério do Esporte divulgou nesta segunda-feira (21) a lista com os 7.215 nomes dos atletas que assinaram o termo de adesão ao Bolsa Atleta e foram contemplados com o benefício para os próximos 12 meses. A relação está publicada em portaria no Diário Oficial da União.
Ao todo, foram distribuídos R$ 78.701.750,00, para pagamento das bolsas para as categorias Atleta de Base e Estudantil, que recebem um benefício mensal de R$ 370; Atleta Nacional, com benefício mensal de R$ 925; Atleta In-
ternacional, com bolsa de R$ 1.850 por mês; Atleta Olímpico ou Paralímpico, com bolsa mensal de R$ 3.100 e Atleta Pódio, em que a bolsa paga varia entre R$ 5 mil e R$ 15 mil, mensais.
O Programa Bolsa Atleta foi criado em 2005, com o objetivo de patrocinar esportistas de alto rendimento, que tenham bons resultados em competições nacionais e internacionais. Os últimos Jogos Olímpicos, em 2021, mostraram o impacto positivo da política pública, com 90,4% dos pódios brasileiros, com a presença de bolsistas. Nos Jogos Paralímpicos, esse percen-
tual foi de 94,4% do total das 72 medalhas alcançadas.
Este ano, 7.887 atletas foram contemplados, conforme portaria publicada no mês de abril, o que representou um aumento de 20% em relação à edição de 2022. A publicação de hoje, traz os nomes apenas dos esportistas que confirmaram a adesão com a assinatura do termo.
Os recursos para o pagamento das bolsas já estavam previstos no Orçamento Geral da União de 2023, pelo Ministério do Esporte, que projetou pouco mais de R$ 120,5 milhões de despesas para o Bolsa Atleta, até o início de 2024.
Basicamente, o skimboard é conhecido por ser uma modalidade que mistura manobras de skate com surfe, sendo praticado principalmente em praias de tombo.
Angra dos Reis
A praia do Colégio Naval recebe, a partir das 8h30 do próximo sábado (26), o VIII Circuito de Maratona Aquática Sem Fronteiras/Militar – a Rústica Natatória – em mais um evento esportivo em celebração aos 72 anos Colégio Naval. Vão acontecer provas nas categorias Elite, 2.500m, com largada às 8h30, Velocidade, 1.250m e a largada acontecendo às 10 da manhã, e Super Veloz, prova de 500m, com os competidores largando da Praia do Colégio Naval às 10h45. Quase 250 atletas já se inscreveram e tem nadadores de diversas partes do estado e de equipes variadas, que tradicionalmente participam das provas do calendário da MASF (Maratona Aquática Sem Fronteiras), empresa promotora dos eventos. A equipe do Colégio Naval é a que tem mais inscritos até o momento para a prova do dia 26 de agosto, já ultrapassando o número de 60 nadadores inscritos. E a equipe Baratas da Costeira, de Angra dos Reis, tem 14 atletas inscritos até o momento.
casa: sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota se reapresenta as 9 horas e inicia os preparativos para encarar o Aparecidense. O time treina terça e quarta-feira. Já na quinta-feira (24), embarca para o Rio de Janeiro, onde pega um voo para Goiânia. Na sexta, o time treina e depois descansa para a última partida da fase classificatória.
Em
O retrospecto do time jogando em Volta Redonda impressiona. Dos 10 jogos, o Voltaço venceu sete, empatou dois e perdeu apenas um, para o Pouso Alegre -MG, justamente na estreia da competição no dia 2 de maio. De lá pra cá o time encontrou o caminho da vitória, como o 5 a 1 diante do Amazonas, no dia 17 de julho. “É uma vantagem muito expressiva. Temos um ótimo retrospecto jogando em casa e o apoio da nossa torcida seria um fator extra para garantir as vitórias e obter o acesso à Série B depois de 25 anos”, disse um representante da Comissão Técnica.
A semana do Voltaço já tem programação definida. Nesta segunda-feira (21), os atletas que não participaram do jogo contra o Figueirense, treinaram normalmente no CT no bairro Aero Clube. Hoje (22), o time
VAJA COMO SERÁ A FASE DE GRUPOS:
Grupo 1: 1º, 4º, 5º e 8º
Grupo 2: 2º, 3º, 6º e 7º
- Jogam dentro do grupo.
- Após os seis jogos, os dois primeiros de cada grupo sobem pra Série B.
- O primeiro de cada grupo faz a final da Série C.
Angra dos Reis
Canoístas angrenses vão participar entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, nas cidades cearenses de Caucaia e Fortaleza, do Pan-Americano de Canoagem Oceânica 2023, promovido pela Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC). O evento será realizado em conjunto com o Molokabra Downwind, que é organizado pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), famosa competição desafiadora e de alta performance, realizada na região nordeste que é considerada o paraíso dos ventos no Brasil. A competição totaliza 32 km, onde os atletas saem de uma praia em Fortaleza e chegam em outra, Caucaia.
E entre os canoístas de Angra dos Reis que representarão o município e o Brasil no Pan-Americano estão os atletas da equipe Amazônia Azul, da Marinha do Brasil. Carmen Lúcia da Silva (atleta Máster campeã mundial), Alexandre Felipe
(o Dico, atleta Sênior, atual campeão do Molokabra; Luiz Wagner Pecoraro (atleta Sênior e atual campeão Brasileiro e Panamericano), e Lais Vitória Oliveira da Silva (atleta Sub-23, atual campeã Brasileira Open). Segundo o canoísta angrense, Luiz Wagner, os atletas da equipe Amazônia Azul, estão muito bem preparados para conquistar pódios no Pan-Americano de Canoagem Oceânica e no Molokabra.
O estado do Ceará tem as melhores condições para a prática de modalidades de vela (kitesurf, windsurfl hobie cat etc) ou de remo (stand up paddle, canoa havaiana, paddleboard, surfski), o que ajudou no processo de escolha. Para a Confederação Pan Americana, promover o evento no Ceará, representa uma possibilidade concreta de uma prova na raia considerada a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo para a prática da canoagem oceânica.
8 TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2023 ESPECIAL ESPORTES
Volta Redonda
Foto: Netinho Oliveira
FASE FINAL SÉRIE C
Time precisa vencer o próximo
em casa MUNDIAL DE SKIMBOARD
confronto para disputar os dois últimos jogos do quadrangular
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Angrenses no Pan-Americano de Canoagem Oceânica
Ceará Competição totaliza 32 km, onde os atletas saem de uma praia em Fortaleza e chegam em outra, Caucaia
João Lucas Guedes dos Santos, 17 anos, irá disputar o Mundial de Skimboard na Califórnia
no
Maratona Aquática na praia do Colégio Naval será no sábado (26)