10221 - Diario - Segunda-feira - 21.08.2023

Page 1

Segunda-feira, 21 de agosto de 2023 | Ano 31 • Edição 10221

FINAL DE SEMANA

SEGURANÇA PÚBLICA

Ao vencer o time do Figueirense por 2 a 0, no Estádio da Cidadania, o Volta Redonda assumiu a terceira posição na tabela da Série C do Brasileirão. Além disso, o Tricolor de Aço garantiu sua presença na próxima fase da competição,

que vai definir os quatro classificados para a Série B em 2024. Os gols que definiram o jogo foram de Caio Vítor, aos 11 do segundo tempo, e de Ítalo Carvalho, aos 22 da mesma etapa.  ESPORTES | Página 6

Novo telão do Ciosp permite a adição de mais imagens de câmeras sem que haja a perda de qualidade

Vem aí:

Saúde e bem estar | Carreira e negócios | Moda e beleza | Casa e Décor | Maternidade | Comportamento | Cultura | Entretenimento |

O curso de “Humanização no Atendimento ao Cidadão” da Prefeitura de Volta Redonda, tem o objetivo de reciclar os funcionários para melhorar o acolhimento aos munícipes. A iniciativa surgiu nas secretarias municipais de Fazenda (SMF) e Administração (SMA), inicialmente com duas turmas. O primeiro grupo, de 40

pessoas, participou da reciclagem na última quinta-feira, 17; e o segundo, com 42 funcionários, fará o treinamento na próxima terça-feira, 22. As aulas, com duração de duas horas, acontecem no auditório da prefeitura e todos participantes recebem certificado.

 POLÍTICA | Página 3

Um ônibus que transportava torcedores do Conrinthians que voltavam para o estado de São Paulo após o jogo contra o Cruzeiro sofreu um acidente na BR-381, na madrigada de ontem. Segundo a concessionária da rodovia, a Arteris, o ônibus entrou em uma curva, chocou-se contra o talude e na sequência tombou.

O socorro às vítimas foi feito por equipes da concessionária, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e pelo Corpo de Bombeiros.

 POLÍCIA | Página 4

A Prefeitura de Volta Redonda duplicou a capacidade de visualização do ‘telão’ que fica no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), localizado na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João. O novo telão melhorou a eficiência do monitoramento e a nitidez das imagens, que também ficaram maiores.A partir dos novos monitores instalados, a área do telão ficou maior, aumentando a visualização dos operadores, com imagens bem mais nítidas, além de conseguir a adição de mais imagens de câmeras sem que haja a perda de qualidade, ficando mais fácil a identificação de qualquer problema que possa acontecer na cidade.

 POLÍCIA | Página 4

O sucesso no enfrentamento de futuras pandemias vai depender do nível de interação entre os países e da capacidade de eles se integrarem para aumentar a resiliência dos sistemas nacionais de saúde. A inistra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a cooperação internacional e tecnologias em saúde para o enfrentamento de futuras pandemias na Reunião de Ministros da Saúde do Grupo dos 20 (G20), que reúne 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.

 POLÍTICA | Página 3

‘COMUNIDADES DE ANGRA’ OUVE DEMANDAS DE MORADORES DE NOVE BAIRROS

 GERAL | Página 2

LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS AINDA GERA DÚVIDAS

ANOS
R$ 1,50
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou ontem a cerimônia de entrega dos espadins aos 395 cadetes da Turma General Rodrigo Octávio. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, participaram da cerimônia.
PATRULHA DE PROTEÇÃO AO IDOSO RECEBE 30 NOVOS CASOS EM JULHO  POLÍCIA | Página 4
 POLÍTICA
Página 3
|
Secom PMVR
Imagens das câmeras de monitoramento podem ser vistas com mais nitidez no novo telão
Foto:
Foto: Raphael Torres – VRFC
Vitória sobre o Figueirense garante classificação antecipada do Voltaço ônibus chocou-se contra um talude ao entrar em uma curva
AMAN Dia da Independência  POLÍTICA | Página 3 A Prefeitura de
a
o Desfile do 7 de Setembro
Foto: Agência Brasil
Volta Redonda começou
preparar

PCA ouviu mais

de

600

moradores

em nove localidades de Angra

Objetivo do programa da Prefeitura é transformar as comunidades, com a colaboração da própria população

AGENDA DA PRÓXIMA SEMANA

Região

Angra dos Reis

Desde o seu retorno, no mês de julho, o Programa Comunidades de Angra ouviu mais de 600 moradores de nove localidades do município, colhendo cerca de 500 demandas da população.

Nessa semana, entre terça (14) e sexta-feira (18), a equipe esteve em campo em quatro regiões.

Na segunda-feira, 14 de agosto, os moradores da Enseada definiram as prioridades para o bairro. Em uma reunião na Escola Municipal Frei João Moreira, mais de 20 moradores elencaram, por meio de votação, as dez maiores necessidades da região. Demandas como a implantação de um posto de saúde no bairro, aumento no itinerário de ônibus e a cobertura da quadra foram as principais solicitações dos moradores.

- A presença dos moradores é essencial para trazer a melhoria na estrutura e no bem-estar da comunidade. O PCA possibilita uma união entre os moradores e Prefeitura, sendo essa aproximação fundamental para o desenvolvimento da Enseada – comentou Keli Aparecida, moradora do bairro.

Já na quarta-feira (16), foi a vez do Encruzo da Enseada re-

ceber a 3ª fase do programa. Na ocasião, também por meio de uma votação, a população elegeu as prioridades para o local, entre elas mais médicos no posto de saúde, a presença de agentes de abordagem social nas ruas e a limpeza e a manutenção das valas. - Esse programa vem para aproximar a comunidade da gestão municipal. Mesmo sendo da associação de moradores, que também ouve a população, destaco a importância da Prefeitura implementar um programa como esse, permitindo que o poder público escute e entenda as verdadeiras necessidades dos moradores – comentou Jorge Gomes, presidente da Associação de Moradores do Encruzo. O PCA ainda também iniciou a 1ª fase em duas localidades: na Porteira, nos dias 14 e 15, e no Camorim Pequeno, nos dias 16 e 17. Nessa etapa inicial é realizado um diagnóstico das necessidades locais baseado em conversas com moradores e líderes comunitários. Sem a necessidade de agendamento, basta o morador chegar no local e conversar com a equipe do Comunidades de Angra. Após esta fase, as principais demandas serão compiladas e organizadas. Depois os moradores

21/08, ÀS 18H30

3ª Fase do PCA

Comunidade: Rua Mangaratiba (Japuíba)

Local: Rua Mangaratiba, nº 68 (Lava Jato do Paulista)

21/08 A 23/08, DAS 9H30 ÀS 15H30

1ª Fase do PCA

Comunidade: Camorim Grande

Local: Quadra do Camorim Grande

23/08, ÀS 18h30

3ª Fase do PCA

Comunidade: Japuíba

Local: Escola M. Tereza Pinheiro de Almeida

24/08 E 25/08, 9H30 ÀS 15H30

1ª Fase do PCA

Comunidade: Morro da Glória I

Local: Antiga Garagem da Colitur

25/08, 18H30

3ª Fase do PCA

Comunidade: Porteira

Local: Rua São José, nº 11, Centro Educacional Filadelfia (rua ao lado da Igreja Batista, próximo ao Campo da Porteira).

elegerão as prioridades para o bairro e, então, a o Conselho do Comunidades de Angra, composto com representantes de diversas secretarias da Prefeitura, elaborará um plano de ação que será adicionado ao cronograma de projetos e atividades a serem desenvolvidos no local. - Ouvir as demandas é um

passo fundamental para que a Prefeitura possa entender as necessidades do bairro. Eu, por exemplo, solicitei a cobertura da quadra, que vai trazer benefícios para a prática esportiva dos moradores do Camorim Pequeno –comentou Caio da Silva, morador da comunidade.

2022

Rio

A cidade do Rio de Janeiro teve uma redução expressiva na movimentação de passageiros aéreos entre os anos de 2014 e 2022. A queda pode ser parcialmente explicada pela pandemia de covid-19, que causou um forte impacto no setor da aviação mundialmente, mas não foi o único motivo.

Segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), compilados pela Agência Brasil, o total de viajantes que embarcam nos aeroportos do Rio (Galeão e Santos Dumont), tanto com destino a outras cidades quanto para o exterior, atingiu seu maior volume em 2014: 13,3 milhões.

Em 2022, os embarques somaram 7,8 milhões, ou seja, 41% (5,5 milhões) a menos que em 2014. Mesmo em 2019, portanto antes da pandemia, o número de embarques nos dois aeroportos já havia caído 15% em relação a cinco anos antes, para 11,3 milhões, depois de consecutivas quedas – a única exceção foi uma leve alta de 2016 para 2017.

Neste ano, se mantida a tendência registrada nos sete primeiros meses, os dois aeroportos devem fechar com pouco mais de 9 milhões de embarques.

A perda foi sentida principalmente no Aeroporto Internacional do Galeão, cujos embarques caíram 19% de 2014 a 2019 e 66% de 2014 a 2022. O Santos Dumont também teve queda no período de 2014 a 2019 (-8%), apesar de ter apresentado alta na comparação de 2022 com

2014 (2%). Os dados mostram, no entanto, que os passageiros perdidos pelo Galeão não foram absorvidos pelo Santos Dumont, já que, apesar de o aeroporto doméstico ter aumentado em 90 mil seu número de embarques de 2014 a 2022, o Galeão perdeu muito mais: 5,6 milhões de passageiros.

Enquanto isso, em São Paulo, os dois aeroportos (Guarulhos e Congonhas) tiveram aumento de 15% nos embarques entre 2014 e 2019 e uma queda de apenas 8% na comparação de 2022 com 2014.

Para Elton Fernandes, professor do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é preciso que os governos e empresários assumam responsabilidades para que o Rio volte a ter importância em nível nacional e internacional, atraindo, com isso, mais viajantes para a cidade.

Rafael Castro, especialista em aeroportos e professor do curso de graduação em Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), afirma que apenas a transferência de voos do Santos Dumont para o Galeão não será suficiente para resolver o esvaziamento do aeroporto internacional. E que essa medida é apenas uma solução emergencial. Segundo ele, é preciso, por exemplo, haver melhorias no acesso ao terminal por transporte público e investir em segurança pública.

Além disso, é preciso atrair mais turistas para a cidade.

“É superimportante que o Rio consiga dinamizar sua economia e estimular o turismo”, afirma Castro. “Tem que haver um comprometimento de várias entidades, prefeitura da cidade, governo do estado, Ministério do Turismo, Anac, Ministério dos Portos e Aeroportos, Embratur. Tem que haver um fortalecimento grande do turismo na cidade e no estado. O Rio de Janeiro é uma cidade que tem um apelo turístico muito maior do que outras cidades. É a cidade que vem na mente de qualquer turista estrangeiro.”

A secretária municipal de Turismo do Rio, Daniela Maia, disse que a cidade vem buscando aumentar seu número de visitantes por meio da realização de grandes eventos, da divulgação em feiras internacionais e em investimentos em novos roteiros turístico-culturais.

“O Rio vem atraindo e investindo em grandes eventos em varias áreas do turismo, como tecnologia, WebSummit, gastronomia, 50 Best, esporte, Rio Open, shows, Alok, Paul McCartney, festivais culturais, e feiras, como Abav, a maior feira de turismo da América do Sul . Estamos ampliando o projeto de Nômades Digitais internacionalmente, passamos a fazer parte do WTCF, World Tourism Cities Federation, como uma forma de atrairmos também o mercado chinês. Além de investimentos na aérea de audiovisual, novos roteiros turísticos, cultura, investimento

para o reequilíbrio do aeroporto Galeão para recebermos um maior número de voos nacionais e internacionais. Presença em feiras nacionais e internacionais. Estamos trabalhando com entusiasmo”, afirmou a secretária.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, atribui a queda de passageiros aéreos na cidade a fatores como a crise financeira enfrentada pelo estado após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, à pandemia e também a um desequilíbrio entre o Galeão e o Santos Dumont.

“A Secretaria de Estado de Turismo tem negociado com diversas companhias aéreas o retorno dos voos internacionais para o Rio e já tivemos adesão de gigantes do mercado como British Airways, TAP, United Airlines, Delta, American Airlines e Ita Airways. Em relação ao mercado doméstico, estamos fazendo um trabalho de promoção do estado nas principais cidades emissoras de turista, com o projeto O Rio Continua Lindo. E perto!.”

Segundo Tutuca, a decisão do governo federal de restringir os voos no Santos Dumont “vai potencializar o Galeão, equilibrando as operações”.

“Além disso, o governo do estado tem concedido incentivo fiscal às companhias aéreas no aeroporto Galeão. Temos muita esperança que o Rio de Janeiro vai recuperar esse protagonismo. Já estamos no caminho certo para isso”, disse o secretário.

Paulinho do Raio-X comemora aplicação de lei que reduz pneumonia em UTIs

Volta Redonda

O ex-vereador Paulinho do Raio-X afirmou ao DIÁRIO DO

VALE que uma das iniciativas mais importantes que ele tomou durante o período em que esteve na Câmara Municipal de Volta Redonda teve uma importância significativa na redução do tempo de permanência de pacientes em unidades de terapia intensiva. A presença de profissionais de

odontologia nas equipes multidisciplinares permitiu que a higiene oral de pacientes intubados fosse feita e, assim, evitou a incidência de pneumonia, que pode ser adquirida através de infecção pelo equipamento de ventilação mecânica. A lei de Paulinho foi implementada nos hospitais do Retiro e São João Batista. A ação aparentemente simples de fazer a higiene oral em pacientes que estão sendo

Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ

Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br

intubados evita o desenvolvimento de bactérias na boca. Sem essas bactérias, fica reduzida a possibilidade do desenvolvimento de pneumonias que podem prolongar a estadia na UTI ou mesmo levar a consequências mais graves. — Estou muito feliz em ser o autor de importante lei que já esta sendo executada em grande parte do país, sendo uma lei criada em nosso mandato para o nosso município querido: a inclusão do

cirurgião-dentista ou odontólogo dentro dos CTIs, realizando procedimentos em pacientes intubados. Esses procedimentos evitam o desenvolvimento de pneumonia, que pode ser adquirida através de ventilação mecânica. Se não apresentam esta pneumonia, os internados terão suas altas das UTIs mais rapidamente — disse Paulinho.

Rio

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, nesta quinta-feira (17), a 9ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Costa Doce, que recebeu esse nome em alusão à agroindústria de açúcar e álcool, uma das vocações econômicas da região. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia, na Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), em Campos dos Goytacazes. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

O diretor de marketing da TurisRio, Pablo Kling, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, na ocasião. No primeiro momento, durante a apresentação da Jornada do Turismo Fluminense ao público, Pablo teceu seu discurso a partir dos feitos da Setur-RJ e da TurisRio. De acordo com o diretor de marketing, o atual governo e a gestão do secretário Gustavo Tutuca se destacam com as ações de turismo no interior do Estado.

– Este evento de hoje não é um evento de oba-oba, muito pelo contrário, é um evento de trabalho, é um dia de muito trabalho. Eu aproveito para convidar cada um de vocês que está aqui a permanecer na parte da tarde, momento em que irão ser desenvolvidas as mesas de trabalho. Todos os grupos de trabalho são importantes para planejar os próximos passos, os próximos anos da gestão da Instância de Governança Regional (IGR) e de cada município da Costa Doce. Nós vamos organizar, orientar vocês a desenvolverem seus potenciais, hoje – prosseguiu Pablo ao abordar o propósito da Jornada do Turismo Fluminense.

Representando Campos dos Goytacazes, o secretário de turismo do município de Campos dos Goytacazes, Hans Muylaert, direcionou o seu discurso para o agradecimento da realização da Jornada do Turismo Fluminense no município e para a importância do projeto para a região turística Costa Doce. Para Hans, a Jornada é o início de um “dever de casa”.

– A gente precisa se organizar enquanto região turística para desenvolver estratégica e regionalmente o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos para que possamos estabelecer produtos turísticos: roteirizar com sinalização turística os destinos da região, que é um dever do poder público, incentivando agências de turis-

mo, o comércio local, transporte, estradas, a rede hoteleira, a rede gastronômica e os festivais que são tão importantes, é uma forma de nos apresentar para o turista, certificando que temos preparo receptivo – explicou o secretário de turismo do município de Campos dos Goytacazes.

PROGRAMAÇÃO

O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo. Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs). A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional. – Quero agradecer a Secretaria de Turismo do Estado, o nosso secretário e amigo Gustavo Tutuca, na pessoa da Valéria Lima, que vem sendo maravilhosa ao orientar todos nós das IGR’s. Parabéns, Valéria e toda a equipe da Setur-RJ, pelo trabalho. Eu desejo que as ideias e que os anseios levantados aqui nesta Jornada se tornem atividades que levem ao amadurecimento deste processo que é a consolidação turística da nossa região e gostaria de dizer que estar, hoje, como presidente da IGR Costa Doce, junto com o Hans, trabalhando nesta integração dos municípios para que a gente fortaleça o turismo da nossa região, é uma honra – disse a secretária de turismo de Cardoso de Moreira, Mariana Shinagawa, componente da mesa de abertura da Jornada do Turismo Fluminense.

Confira as próximas datas e as regiões atendidas pelo projeto

22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Moraes 29/8 (terça-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna 12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira

Editor Internacional: Silas Avila Jr.

Diretora Geral: Renata Pançardes

Redação: redacao@diariodovale.com.br

Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br

Comercial: comercial@diariodovale.com.br

© Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.

Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago,
145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral:
99234-8846 Whatsapp do jornalismo:
Auditado Segunda a sexta-feira,
9 às 17h (24)
anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2  SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
(24)
(24) 99926-5051
das
99234-8846
Foto: Setur – Governo do Estado
Agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local se encontram para iniciarem ações de desenvolvimento do setor
Rio perdeu mais de 40% de embarques aéreos entre 2014 e
de Campos terá ações de desenvolvimento turístico

Sete mil pessoas vão participar do desfile do Sete de setembro em VR

Prefeitura de Volta Redonda inicia preparação da parada, que será complementada por hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Independência

A Prefeitura de Volta Redonda começou a preparar o Desfile Cívico-Militar do 7 de Setembro, que vai comemorar os 201 anos da Independência do Brasil. As festividades iniciam às 8h na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Independência. Logo em seguida, às 8h30, o desfile começa na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado.

Neste ano, cerca de sete mil pessoas vão representar 35 instituições, além das secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), Esporte e Lazer (Smel), de Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência (SMPD), e a Fundação Beatriz Gama (FBG), que vão trazer os projetos desenvolvidos em cada pasta. A Secretaria

Municipal de Educação (SME) traz representantes de todas as 39 escolas da rede; e a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), vem com os cinco colégios, o projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, a “Academia da Vida” e o Centro de Qualificação Profissional (CQP). O 7 de Setembro em Volta Redonda, além do desfile a pé, conta com os pelotões motorizados. O primeiro, responsável pela abertura do desfile, é formado pelo Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o programa “Segurança Presente”, a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMPD), a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). Já o fechamento das comemorações fica por conta do Clube de Antiguidades Auto-

Ministra da Saúde defende cooperação no G-20 para enfrentar pandemias

motivas, os karts do Kartódromo Internacional e o Jeep Clube de Volta Redonda. Além deles, desfilam 100 ciclistas de cinco grupos do município e 100 cavaleiros do

Clube Hípico de Volta Redonda. Durante reunião realizada nesta semana no auditório da prefeitura, ficou definida a ordem do desfile, que será dividido em qua-

tro fases. A Banda e o Coral Municipal são os primeiros a entrar na avenida; seguidos do grupo de Jeep Resistência Off-Road, que homenageia os ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial. Além do pelotão motorizado, também estão na primeira fase o Ciep 403 Maria de Lourdes Giovanetti Colégio Cívico Militar, a SMS, o Grupo de Escoteiros 14º, 22º, 53º, a Smel e o Grupo Cosplay. A segunda fase é formada pela SMPD, a Apae Volta Redonda, a FBG, a SME e a Fevre. Na terceira fase estão a Smac, o Ciep Gloria Roussim Guedes Pinto, o Colégio Presidente Roosevelt, o Ciep 484 – Toninho Marques, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), o Colégio Batista Brasil, a Escola Firjan Sesi / Senai, a Escola Técnica Pandiá Calógeras, e a Fanfarra Ex-Alunos

da ETPC. A quarta etapa, que encerra o evento, une o segundo pelotão motorizado aos ciclistas e cavaleiros. De acordo com a coordenação do evento, a cerimônia vai contar com uma estrutura voltada para quem vai desfilar e para o público. “Durante a reunião com representantes das instituições que vão desfilar, foi frisada a necessidade de fazer um evento mais compacto, mais ágil e mais atrativo para o público, sem perder o brilho das edições anteriores. O objetivo é garantir mais conforto para quem desfila e para o público”, ressaltou um dos coordenadores do evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Ernesto Carboni.

Prefeitura promove curso de ‘Humanização no Atendimento ao Cidadão’

A Prefeitura de Volta Redonda ministrou o curso de “Humanização no Atendimento ao Cidadão” com o objetivo de reciclar os funcionários para melhorar o acolhimento aos munícipes. A iniciativa surgiu nas secretarias municipais de Fazenda (SMF) e Administração (SMA), inicialmente com duas turmas. O primeiro grupo, de 40 pessoas, participou da reciclagem na última quinta-feira, 17; e o segundo, com 42 funcionários, fará o treinamento na próxima terça-feira, 22. As aulas, com duração de duas horas, acontecem no auditório da prefeitura e todos participantes recebem certificado. “Instruir e valorizar os funcionários e melhorar o atendimento ao público é o nosso objetivo e uma preocupação constante do Poder Público municipal”, afirmou a subsecretária de Ad -

ministração, Karlla Reis Amorim Lameira.

O treinamento é ministrado pela professora e contadora Vera Nunes, que atua na Secretaria de Fazenda. “Como pesquisadora e estudiosa do comportamento humano, montei a apresentação para ensinar técnicas para melhorar a qualidade no atendimento. Mos-

tro como se colocar no lugar do munícipe para atender a demanda. Falo em atender a expectativa, sem espera, com sinceridade e também em surpreender o cidadão pela agilidade e atenção”, explicou Vera. “Se alguém chega nervoso, por exemplo, é preciso saber neutralizar esse comportamento”,

citou a professora, acrescentando que o treinamento voltado para o cliente externo pode provocar mudanças comportamentais positivas entre os próprios colegas, melhorando também a comunicação interna.

A assertividade do curso foi comprovada com o resultado da pesquisa feita pela professora com os integrantes da primeira turma, onde cerca de setenta e cinco por cento dos funcionários concordaram totalmente com as técnicas de atendimento abordadas.

“Depois do treinamento da segunda turma, totalizando 82 certificados, e confirmando a boa aceitação pelo grupo, podemos estender o treinamento para outras secretarias, principalmente, para os servidores que atendem diretamente o público externo, ampliando o alcance da iniciativa”, disse a subsecretária de Fazenda, Lygia Carvalho Morelli.

Rio

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a cooperação internacional e tecnologias em saúde para o enfrentamento de futuras pandemias na Reunião de Ministros da Saúde do Grupo dos 20 (G20). O encontro ocorreu nesta sexta-feira (18) e sábado (19), em Gandhinagar, na Índia.

A partir do ano que vem, o Brasil assume a presidência do G20 - grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. O evento marca a retomada do protagonismo brasileiro nos debates que envolvem questões globais de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, para Nísia Trindade o sucesso no enfrentamento de futuras pandemias vai depender do nível de interação entre os países e da capacidade de eles se integrarem para aumentar a resiliência dos sistemas nacionais de saúde.

A ministra também enfatizou, segundo o ministério, a necessidade de fortalecimento das capacidades nacionais de vigilância e de resposta à resistência antimicrobiana, além da importância de garantir a produção, o fornecimento e o acesso universal a produtos de baixo custo.

Na sexta-feira, a ministra também participou de cúpula para debater a medicina tradicional. Na oportunidade, mencionou a Resolução sobre a Saúde dos Povos Indígenas, proposta pelo Brasil e adotada por consenso na última Assembleia Mundial da Saúde.

O documento inclui a saúde dos povos originários como uma questão prioritária na pauta da

Organização Mundial de Saúde (OMS), no sentido de avançar em sistemas que promovam ações específicas para essa população.

PRESIDÊNCIA DO G20

O G20 é composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia.

Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos por um país) global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Desde 2008, os países revezam-se na presidência. E será a primeira vez que o Brasil presidirá o G20 no atual formato.

A programação da presidência do G20 compreenderá mais de uma centena de reuniões oficiais em todo o território nacional, entre as quais a Cúpula de Líderes, cerca de 20 reuniões ministeriais, mais de 50 reuniões de altos funcionários, além de dezenas de eventos paralelos. A Cúpula de Líderes do G20, durante a presidência de turno brasileira, está prevista para 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. A Presidência da República do Brasil indicou três desafios orientadores gerais para todos os grupos de trabalho do G20, em 2024: desenvolvimento sustentável, reforma das estruturas de governança global e combate às desigualdades.

Lei Geral de Proteção de Dados completa 5 anos, mas ainda gera dúvidas

País

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) completou 5 anos no dia 14 de agosto, estando em vigor há 3 anos. De acordo com o advogado Hazenclever Lopes Cançado, a Lei Geral de Proteção de Dados é de extrema importância para a sociedade e de maneira geral, ainda levanta dúvidas.

“Muitas pessoas ainda não sabem quais são de fato os seus dados compartilhados na rede”, observou Hazenclever.

Para auxiliar as indústrias a cumprirem o que determina a LGPD, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o “Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados para a Indústria”. O documento tem mais de cem páginas e descreve os principais conceitos e fundamentos da LGPD, bem como a sua aplicação nos processos da indústria.

O guia também detalha os processos da indústria submetidos à LGPD, os tipos de dados utilizados pelo setor e os protocolos gerais para as principais etapas das operações de tratamento de dados na gestão de pessoas e na realização de marketing.

O diretor jurídico da CNI, Cassio Borges, considera que o guia terá ampla utilidade

para indústrias de diferentes portes e segmentos. Ele alerta que o documento traz com detalhes orientações como os benefícios da criação de programas de governança de dados, além de dicas de ações práticas e etapas prioritárias para indústrias.

“O guia também é importante para orientar as indústrias diante do que estabelece o artigo 50 da LGPD, que trata da adoção de boas práticas e da governança em relação ao tratamento de dados pessoais”, declarou Cassio Borges.

Segundo ele, “as empresas que incorporarem boas práticas de governança saem na frente, ante a possibilidade legal de que sejam consideradas no momento de eventual sanção pela ANPD”. Por isso mesmo, “esperamos que as indústrias possam criar seus programas com base nas orientações do guia”, acrescentou.

Para o advogado Hazenclever Lopes Cançado, as orientações do guia produzido pela CNI são de interesse tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

“O guia traz, por exemplo, a informação de que ainda que um dado sobre uma pessoa não relacione diretamente o nome dela, ele pode ser considerado um dado pessoal, caso

ele a torne identificável, uma vez que a legislação traz um conceito amplo para tratar os dados”, esclareceu.

“Outro ponto a ser ressaltado, é exatamente o que significa tratamento de dados”, afirmou, acrescentando que, no guia, o empresário poderá ter acesso ao conceito e à abrangência do processo, que envolve várias etapas como coleta, produção e transmissão de dados dentre outras ações.

“Diante da lucidez do conteúdo, reforço que, mais do que o empresariado, é importante que toda a população tenha acesso e se aprofunde sobre a LGPD, diante dos riscos que envolvam o vazamento de dados para a empresa e para a pessoa física, como o vazamento de dados bancários, chantagens e até extorsões e problemas de reputação às partes envolvidas”, concluiu o consultor.

APLICAÇÃO DA LEI

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou que a inciativa de criar um manual esclarecendo o passo-a-passo de como as empresas devem agir para se proteger e atender à legislação “é muito

bem-vinda”. Para ele, quanto mais informações relacionadas à lei e à segurança de dados estiverem disponíveis, maiores serão as chances de a LGPD ser atendida em todos os seus aspectos.

No entanto, Izalci também defende que o Congresso aproveite a oportunidade da reforma tributária para criar condições de que as empresas sejam incentivadas financeiramente para se adequarem às novas regras, já que terão custos na hora de implantar programas de boas práticas na área de proteção de dados.

“É necessário, fundamental, que esse investimento das indústrias seja dedutível, seja incentivado, porque nem todas as empresas, pequenas e médias, têm condição de bancar essa estrutura”, observou.

“Sempre depende de um profissional que conheça realmente a legislação e saiba exatamente como implantá-la nas empresas”, informou o senador. “Muitas empresas estão com problemas financeiros e econômicos, portanto não é razoável, quando você obriga alguém a fazer alguma coisa, tem que dar condições para que ela cumpra aquilo que está na lei”, acrescentou.

 3 SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2023 POLÍTICA
Volta Redonda
Foto: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR
Reunião define detalhes do desfile cívico do Dia da Independência
Servidores da prefeitura recebem treinamento para acolherem melhor os munícipes Foto: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR. Ministra da Saúde do Brasil propõe que as maiores economias do mundo trabalhem em conjunto para combater pandemias Foto: Wilson Dias – Agência Brasil

Prefeitura de Volta Redonda duplica capacidade do ‘telão’ do Ciosp

Novo equipamento melhorou a eficiência do monitoramento e a nitidez das imagens

Em mais um investimento na segurança pública, a Prefeitura de Volta Redonda duplicou a capacidade de visualização do ‘telão’ que fica no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), localizado na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João. O novo telão melhorou a eficiência do monitoramento e a nitidez das imagens, que também ficaram maiores.

A partir dos novos monitores instalados, a área do telão ficou maior, aumentando a visualização dos operadores, com imagens bem mais nítidas, além de conseguir a adição de mais imagens de câmeras sem que haja a perda de qualidade, ficando mais fácil a identificação de qualquer problema que possa acontecer na

cidade. “O nosso prefeito não mede esforços para os investimentos na área de segurança de Volta Redonda, porque sabe que uma melhor qualidade de vida para a população passa pela segurança pública. Vamos avançar cada vez mais”, afirmou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

CIDADE MONITORADA

O projeto Cidade Monitorada conta atualmente com 700 câmeras instaladas em Volta Redonda. Além das câmeras dome, que podem ser controladas de forma remota, por meio de uma central de videomonitoramento instalada no Ciosp, o projeto conta com câmeras fixas e com leitura de

Patrulha do Idoso de Volta

Redonda fez 30 novos atendimentos em julho

A Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda recebeu, em julho, 30 novos casos, sendo 20 mulheres e 10 homens, com idade variando entre 60 e 89 anos, de 23 bairros da cidade, que tiveram seus direitos violados. A patrulha realizou também 51 visitas a instituições de acolhimento de idosos e aos locais de atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Ação Comunitária (Smac).

As supostas violências cometidas contra os idosos em julho foram: violência psicológica 19% (8); negligência 14% (6); abuso financeiro 12% (5); violência física 7% (3); maus tratos 7% (3); injuria, furto, dano ao patrimônio, sobrecarga familiar 31% (13), sendo que alguns idosos sofreram mais de um tipo de abuso.

Além disso, foram feitas rondas a instituições que cuidam de idosos no município (51); visitas aos assistidos (18); contatos do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NUAI) (25); e Registros de Ocorrências (RO) feitos pela Patrulha do Idoso (2).

Desses novos casos, 18 (60%) tiveram origem espontânea; seis (20%) vieram do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); dois (7%) foram através de denúncias feitas ao NUAI; dois (7%) ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública); um (3%) da Guarda Municipal (GMVR); e um (3%) de outras fontes. Depois do primeiro contato, os casos foram encaminhados à Patrulha do Idoso para que o acompanhamento tivesse início.

“Estamos trazendo para Volta Redonda um diferencial no que se refere à proteção contra a violência cometida aos idosos. Já entregamos mais de 1,5 mil exemplares do Estatuto do Idoso, através de palestras explicando a legislação em vigor, municiando os nossos idosos de informações para que possam se proteger por meio do conhecimento.

A denúncia é primordial para esse trabalho e podem ser feitas pelos números 190, 153 e 197”, explicou o secretário Municipal de Ordem Púbica (Semop), o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

placas de veículos, as OCRsOptical Character Recognition (reconhecimento óptico de caracteres, em português).

Através das lentes das câmeras são registrados os cotidianos das ruas, praças e acessos de Volta Redonda. Essas imagens também alimentam as bases integradas de segurança, na Vila Santa Cecília, Retiro e Aterrado. Há o planejamento para que, em breve, o número de câmeras cresça e chegue a mil equipamentos instalados.

“Volta Redonda está trabalhando para se tornar referência também em segurança pública. Novas tecnologias, integração com outras forças de segurança, iluminação pública, são várias as ações que contribuem para uma cidade cada vez melhor para nossa população”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Ônibus com torcedores do Corinthians sofre acidente e deixa 7 mortos

País

Um ônibus com torcedores do Corinthians sofreu um acidente na BR-381 (Fernão Dias), na madrugada deste domingo (20), no município de Brumadinho (MG), e deixou sete mortos. O veículo transportava

48 pessoas, que voltavam para o estado de São Paulo após o jogo entre Cruzeiro e Corinthians, ocorrido ontem, pelo Campeonato Brasileiro e que teve o resultado de 1 a 1.

Segundo a concessionária da rodovia, a Arteris, o ônibus entrou em uma curva, chocou-se

CCR RioSP conclui serviços de manutenção de pavimento e pintura da Serra das Araras PRF recupera

Sul Fluminense

A CCR RioSP realizou neste fim de semana, serviços de recuperação de pavimento e de pintura de novas faixas na pista de descida da Serra das Araras (sentido Rio de Janeiro).

Os trabalhos começaram às 7h do sábado dia 19/08, e foram concluídos por volta de 12h deste domingo , dia 20. Para realizar os

trabalhos em segurança, a pista de subida da Serra das Araras operou no sistema de mão dupla. A sinalização foi recolhida às 12h41 de hoje. A manutenção ocorreu entre os km 233 e km 225. Foram seis equipes atuando simultaneamente na região. Somente na recuperação do pavimento será utilizado 1,6 mil toneladas de material fresado.

Itatiaia

Agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam o motorista de um veículo Honda, na noite deste sábado, no km 325 na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia. De acordo com as informações da PRF, o condutor não obedeceu a ordem de parada dos policiais,

contra o talude e na sequência tombou. O socorro às vítimas foi feito por equipes da concessionária, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e pelo Corpo de Bombeiros. Unidades da Polícia Rodoviária Federal e peritos da Polícia Civil também foram deslocados para

o local. “O Corinthians se solidariza às famílias dos torcedores falecidos e permanece à disposição para apoiá-las, assim como às outras vítimas do acidente e autoridades envolvidas no resgate e apuração dos fatos”, disse o clube paulista, em nota.

carro roubado na Dutra

que realizavam uma fiscalização no local. Assim que o motorista não parou e aumentou a velocidade do veículo, policiais saíram atrás do carro e conseguiram alcançá-lo a um quilometro à frente, no km 326, quando o condutor do veiculo colidiu contra a mureta central.

Ao ser abordado, foram observados vários indícios de adulteração no veículo. O carro é um clone, constatando ser o original (abordado pela PRF) licenciado no Rio de Janeiro e com registro de roubo em 24/05/2023 no município de Duque de Caxias/RJ.

Foi dada voz de prisão por

receptação de veículo roubado. Este alegou que tinha ido buscar o veículo em São Gonçalo/RJ para uma empresa, mas, não apresentou nenhuma comprovante ou qualquer prova que comprovasse sua versão. A ocorrência foi apresentada na 99ª Delegacia de Polícia.

4  SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2023 POLÍCIA
Foto: Secom/PMVR
Central de monitoramento permite mais imagens e com mais qualidade
Foto: Agência
Torcedores do Corinthians voltavam para São Paulo após partida de seu time contra o Cruzeiro Brasil

Encontro de jovens evangélicos abre o ‘Festival das Juventudes’

Evento é promovido pela Coordenadoria da Juventude; ponto alto foi o show do artista Jhonas Serra

O térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, foi tomado por jovens, nesse sábado (19), durante o encontro das juventudes evangélicas. Promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, o evento abre o Festival das Juventudes, que ocorre através da Coordenadoria da Juventude (CoordJuv). O ponto alto do evento foi o show do artista Jhonas Serra, natural do Distrito Federal (DF), que tem sido alavancado como um dos principais representantes do cenário gospel nacional.

Com mais de 456 mil seguidores nas redes sociais, Jhonas Serra ficou conhecido internacionalmente pelos sucessos “Furioso Oceano”, “Só quero queimar” e “Se Até os Anjos se Prostram”. Uma das músicas mais esperadas também é “Faz a Terra Tremer”. O single foi lançado no início desse ano e faz parte do novo EP do cantor.

A coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, explicou que o Festival das Juventudes

é a programação cultural do agosto jovem em Volta Redonda. “Neste sábado inicia com a programação mobilizada pelos conselheiros municipais da juventude. Neste primeiro dia o evento, foi um encontro das juventudes e movimentos religiosos de juventude da cidade. Fico feliz em ver tamanha mobilização das juventudes o que propiciou esse primeiro dia, que foi um grande sucesso”, ressaltou a coordenadora.

O pastor Carlinhos Almeida, da Juventude Viva, ressaltou que o Mês da Juventude tem sido uma iniciativa muito positiva para nossa cidade. “Para nós jovens evangélicos, ter o apoio da prefeitura tem sido muito abençoador. Todas as igrejas da nossa cidade se empenham para desenvolver trabalhos com os jovens das nossas comunidades, que vão trazer uma mudança positiva na vida deles. Esse evento vem para unir todos esses esforços e ter o apoio da Coordenadoria da Juventude nos ajuda muito nessa tarefa”, disse, para emendar em seguida:

– Os jovens da nossa cida

Governo inicia fase de testes do FGTS Digital

de têm um potencial incrível e iniciativas como essas ajudam a incentivar nossos jovens a ir no caminho certo pra que esse potencial seja desenvolvido e não desperdiçado com outras coisas sem valor que tentam seduzir nosso jovens. Fica aqui nosso

muito obrigado à Coordenadoria da Juventude, à prefeitura municipal de Volta Redonda e a todos os envolvidos nessa ação — agradeceu o pastor. A programação do evento contou ainda com orações realizadas pelos membros do Projeto

Velos – Evangelismo na Vila; Igor Campos, da Igreja Wesleyana; Ranieri, da Igreja Congregacional; pastor Cadu (Carlos Eduardo), da Família Viva; Filipe Abraão, da Igreja Wesleyana e com o pastor Deivison, da Igreja Batista Central.

Ainda de acordo com a programação, o pastor Chicão (Francisco Reis família Viva) falou aos participantes; teve apresentação da Unidade e Coordenação da Juventude e um ato profético com o pastor Carlinhos Almeida da família Família Viva, além da apresentação da Nação Music. O encerramento do primeiro dia do ‘Festival das Juventudes’ foi com a apresentação do Rampa Music.

‘FESTIVAL DAS JUVENTUDES’

O evento faz parte do Mês da Juventude de Volta Redonda, que pelo terceiro ano consecutivo promove uma série de manifestações culturais na cidade. No dia 26, será o Luau com a Juventude Católica, às 17h, também no tér-

reo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. Para o encerramento do ‘Festival das Juventudes’, a prefeitura de Volta Redonda contratou o show do rapper Abebe Bikila, conhecido pelo seu nome artístico BK’, considerado um dos nomes mais influentes do cenário do rap brasileiro. O show acontece no domingo, 27, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, a partir das 16h.

SEGURANÇA

Autoridades de segurança que atuam no município já fecharam o esquema de segurança que será adotado para os eventos de encerramento do ‘Festival das Juventudes’.

Toda a área estará controlada pelos agentes das forças de segurança, que também farão o monitoramento das câmeras através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Ônibus da Ordem Pública, garantindo a tranquilidade para todos que estarão no evento.

Brasília

O Ministério do Trabalho e Emprego iniciou no último sábado (19) a fase de testes do sistema FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos empregados pelas empresas, atualmente realizado pelo sistema Conectividade Social/Caixa.

Em nota, a pasta informou que a implementação do FGTS Digital - prevista para janeiro de 2024 - vai representar avanços no processo de cumprimento da obrigação do FGTS. Pelo atual sistema, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso do FGTS Digital, que vai utilizar dados do eSocial.

Entre os principais benefícios citados pelo ministério estão a eliminação de burocracia e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos.

CAPACITAÇÃO

Para preparar as empresas para o novo processo de envio, a Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação a partir deste sábado, até o fim do ano. A fase de testes estará disponível para empresas do Grupo I do eSocial, com faturamento até R$ 78 milhões, totalizando cerca de 20 milhões de empresas.

A partir de 16 de setembro, a capacitação estará disponível para as demais empresas. “É uma oportunidade para que as empresas ajustem os processos internos e verifiquem se estão declarando corretamente as bases de cálculo do FGTS nas folhas de pagamento do eSocial”, destacou o ministério.

Todas as empresas terão até 10 de novembro para finalizar os testes e até o fim do ano para análise da correção dos dados que irão

informar no novo sistema. “O que for gerado no FGTS Digital nesse período é uma simulação, valendo apenas o que for informado a partir de 1º de janeiro”.

ACESSO

Para acessar o novo sistema, o empregador deve acessar o link utilizando a senha do gov.br (prata ou ouro) ou via certificado digital e dar início ao treinamento.

ENTENDA

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. A proposta, segundo o governo, é promover soluções processuais e tecnológicas que facilitem o cumprimento dessa obrigação e assegurem que os valores devidos aos trabalhadores sejam efetivamente individualizados em suas contas vinculadas.

“Serão criados sistemas próprios para gerenciar, controlar e automatizar os procedimentos de restituição e/ou compensação de valores pagos indevidamente, trazendo mais facilidade para o empregador efetuar compensação ou recuperação desses valores. Os valores ordinariamente devidos de FGTS serão calculados tomando-se por base as informações prestadas via eSocial e os débitos já virão individualizados desde a origem, utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.”

Pelo sistema, estarão disponíveis emissão de guias, consulta de extratos de pagamentos realizados, individualização dos extratos de pagamento, verificação de débitos em aberto e pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

Foi eleita nesta semana a nova composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda (Comsea/VR), para o próximo quadriênio 2023-2027. O conselho é composto por 20 representantes titulares da Sociedade Civil, com cinco suplentes, e seis representantes governamentais.

A eleição aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no bairro Aterrado, das 8h às 16h.

A vice-presidente do conselho e coordenadora da Segurança Alimentar, Gisele Cristina Araújo de Almeida, ressaltou que o órgão tem como principal objetivo “realizar o controle social da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, apresentando proposições ao governo para fazer avançar a promoção da segurança alimentar e nutricional no município, reforçando a participação social e a intersetorialidade”.

A secretária de Ação Comu-

nitária, Carla Duarte, destaca que o Comsea é um aliado essencial para criar mecanismos e apresentar novas propostas nas políticas públicas para atender as demandas da população.

“Quero gradecer a cada um dos integrantes da nova composição do Comsea, por fazer um trabalho voluntário, avançando junto com o prefeito Neto na segurança alimentar e nutricional de Volta Redonda, garantindo assim o direito humano à alimentação adequada a todos os cidadãos”, disse a secretária.

Entre os principais avanços alcançados na política pública de segurança alimentar estão: a elaboração do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar (Plamsan); participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); a visibilidade da importância dos equipamentos de Segurança Alimentar e nutricional como o Banco de Alimentos, Restaurante Popular e o Centro de Educação e Produção Alimentar; a criação de projetos como o “Comida de

verdade”, lançado mês passado; entre outros.

Pelo Governo Municipal fazem parte do Comsea: as secretarias de Ação Comunitária, Saúde (SMS), Educação (SME), Meio Ambiente (SMMA); Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov); Fundação Beatriz Gama (FBG); Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban-VR); Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/VR); Fundo Municipal de Desenvolvimento, Geração de Emprego, Renda e Habitação (Banco da Cidadania); e Vigilância Sanitária.

Pela sociedade civil, estão entidades como a Associação Beneficente O Resgate; Associação Cultural para Desenvolvimento de Tecnologias Humanas (Dagaz); Associação Cultural, Social e Missionária de Volta Redonda/RJ (ACSM/VR); Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição de Volta Redonda (Apada); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda (Apae/VR); Associação de Pro -

dutores Familiares de Santa Rita e Região (APFAM); Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Volta Redonda (APMI); Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR); Casa da Criança e do Adolescente; Casa de Recuperação Desafio Jovem Missionário Gunnar Vingren; Centro Espírita A Caminho da Luz; Centro Espírita O Sal da Terra; Conselho Central de Volta Redonda da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP); Cooperativa de Materiais Recicláveis – Folha Verde; Federação das Associações de Moradores de Volta Redonda (FAM); Fundação Oswaldo Aranha – FOA (Curso de Nutrição); Instituto Cuidar; Lar e Escola Recanto das Crianças; Serviço de Obras Sociais – SOS; e União Espírita Advertência Fraternal. Como instituições suplentes estão: a Casa Social Filhos da Luz; ILPI João Miguel da Silva; Associação Guerreiros da Fé; Projeto Nós do Povo; e a Aldeia de Umbanda Caboclo Sultão das Matas.

País

Nesta semana a Petrobras reajustou os preços da gasolina e do diesel. Sempre que ocorre uma elevação no preço dos combustíveis, o impacto é sentido pela sociedade, como explica o economista Carlos Eduardo Oliveira Júnior, presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo.

“A população de uma maneira geral já começa a sentir no bolso esse impacto da elevação do preço dos combustíveis. E isso acaba impactando no transporte individual, do seu veículo — e também no transporte de produtos e serviços. E aí acaba impactando na sociedade como um todo, que provavelmente a gente vai perceber nos próximos meses uma oscilação nos preços com relação aos produtos comercializados”, explica.

A mudança na política de preços da Petrobras, em não atribuir a variação ao dólar e ao mercado de commodities internacionais, permitiu uma recente redução dos preços dos combustíveis no Brasil.

Contudo, a companhia sinalizou essa semana a necessidade de reajustes dentro dos parâmetros da estratégia comercial, em vista de aumentos do preço do petróleo.

O economista Luigi Mauri explica que essa nova política de preços traz previsibilidade ao consumidor, por não acompanhar a volatilidade do mercado internacional. Ele detalha, contudo, que o atual reajuste pode trazer aumento ao consumidor no médio prazo em alguns itens, mas não deve atingir o transporte público.

“Como não se pratica mais uma paridade com o barril de petróleo internacional e com o

dólar, tem essa previsibilidade para o consumidor. Claro, vai ter aumento no médio prazo, até o fim do ano o consumidor deve sentir aumento no preço de alimentos, por exemplo. O transporte público não deve se alterar em princípio, porque é uma categoria muito subsidiada, então mesmo tendo aumentos nos preços dos combustíveis não tem um aumento imediato de passagens”, explicou.

QUAL FOI O REAJUSTE?

A gasolina A, que é produzida pelas refinarias e entregue às distribuidoras, teve o preço médio aumentado em R$ 0,41 por litro, e passou a ser vendida nas distribuidoras por R$ 2,93. O custo cresceu cerca de 16%. A essa gasolina se mistura obrigatoriamente o etanol

anidro para compor a gasolina vendida nas bombas: a proporção é 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro. Já para o diesel, o Petrobras aumentou o preço médio de venda para as distribuidoras em R$ 0,78, chegando a R$ 3,80 por litro, um reajuste de 26%. Para ser vendido, o combustível é composto, de forma obrigatória, pela mistura de 88% de diesel A, produzido nas refinarias, e 12% de biodiesel.

ETANOL TAMBÉM SUBIU

Apesar do grande aumento da safra da cana de açúcar, o etanol também teve seus preços elevados. Na maioria dos postos de Volta Redonda, ele é vendido a R$ 4,39, quando antes ficava na faixa de R$ 4,19. Fonte: Brasil 61

 5 SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2023 CIDADE
-
Volta Redonda Programação do Festival das Juventudes é definida pelo conselho municipal da juventude
Conselho de segurança alimentar e nutricional de Volta Redonda toma posse para quadriênio
Foto: Secom PMVR
2023-2027
Processamento do FGTS será feito online a partir de janeiro
Aumento de combustível pode provocar alta no preço de alimentos, alerta economista
Foto: Agência Brasil

Voltaço garante classificação antecipada para a próxima fase

Time não sai mais do G-8 e define sua posição no quadrangular decisivo na última rodada

O Voltaço está na próxima fase da Série C. O time garantiu a classificação antecipada com a vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense, na noite deste domingo (20), no Estádio da Cidadania. Os gols foram no segundo tempo: o primeiro, de Caio Vítor, aos 11 e o segundo, de Ítalo Carvalho, aos 22. O próximo compromisso é contra o Aparecidense, fora de casa, pela última rodada .O Tricolor de Aço termina a rodada na terceira posição da tabela, independente das partidas que completam a rodada nesta segunda, entre São Bernardo e Ypiranga, e América-RN e Aparecidense. Nenhum desses clubes pode alcançar a pontuação do Voltaço.

A última rodada vai definir em que posição o time de Volta Redonda passa para a próxima fase, quando dois grupos de quatro equipes jogam entre si em jogos de ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo se garantem na Série B no ano que vem e os primeiros colocados jogam em ida e volta para definirem o cam-

peão da Série C. Caso duas equipes empatem em pontos, os critérios de desempate são, pela ordem: quantidade de vitórias, saldo de gol, número de gols feitos, confronto direto, quantidade de cartões vermelhos, quantidade de cartões amarelos e sorteio. A final vai ser decidida em duas partidas, de ida e volta. Caso haja empate em resultados e saldo de gols, a decisão será em cobran-

ças da marca do pênalti.

O JOGO

Os Voltaço teve mais volume de jogo e pressionou pelo gol praticamente o jogo inteiro. O Figueirense só ameaçou no fim do jogo, quando chegou a marcar duas vezes, mas nas duas ocasiões os gols foram anulados por impedimento.

Espanha vence Inglaterra e conquista Copa de futebol feminino

Sydney, Austrália

A Copa do Mundo de futebol feminino tem uma nova campeã, a Espanha, que derrotou a Inglaterra na final por 1 a 0, na manhã deste domingo (20) no Estádio Austrália, em Sidney, para conquistar o título da competição pela primeira vez na história. A equipe ibérica alcança o feito na terceira Copa de sua história.

A Espanha estreou em Copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição. Com o título deste domingo, a seleção espanhola entrou para o seleto grupo de campeãs mundiais no futebol feminino, encabeçado pelos Estados Unidos (quatro títulos) e que ainda tem Alemanha (dois), Japão e Noruega (um cada). Além disso, a Espanha se igualou aos germânicos, únicos, até então, a levantarem a taça da Copa do Mundo entre homens e mulheres.

ESPANHA SUPERIOR

O jogo começou com a Espanha valorizando demais a posse de bola e marcando em cima as jogadoras inglesas. Mas foram as Leoas que chegaram com perigo primeiro. Aos 15 minutos, Lauren Hemp recebeu a bola na entrada da área após boa troca de passes de suas companheiras e acertou um chute forte no gol defendido pela goleira Cata Coll. Um minuto depois, as ibéricas responderam com contra-ataque pela esquerda. Paralluelo recebeu na área e chutou, mas Millie Bright desviou e a bola sobrou para Alba Redondo, que finalizou para defesa de Mary Earps. Porém, aos 28 a Espanha mostrou eficiência para abrir o placar. Caldentey tocou para Olga Carmona, que aproveitou espaço deixado por Lucy Bronze na ponta esquerda. A lateral dominou, avançou e finalizou rasteiro para colocar a bola no fundo da rede. Mesmo com a vantagem a

equipe ibérica continuou melhor, e chegou com muito perigo aos 46 minutos, quando Battle fez boa jogada pela direita e cruzou para o meio da área, onde Paralluelo chegou batendo de primeira para acertar a trave. No retorno do intervalo, a técnica Sarina Wiegman decidiu colocar em campo as atacantes Chloe Kelly e Lauren James, que perdeu as duas últimas partidas da Inglaterra por causa de suspensão. Mas quem iniciou melhor a etapa final foi a Espanha, que continuava apostando em uma marcação muito agressiva, adiantando suas jogadoras e não permitindo que a Inglaterra pudesse ter espaço para criar qualquer coisa.

Já a Inglaterra dependia demais das saídas rápidas em contra-ataque, como a dos 8 minutos, que terminou em cruzamento rasteiro de Chloe Kelly para Hemp, que mandou para fora por pouco em lance que acabou sendo anulado por posição de impedimento.

Porém, a superioridade era mesmo da Espanha, que aos 23 minutos teve a oportunidade de ampliar o placar em cobrança de pênalti marcada após Keira Walsh tocar a bola com a mão dentro da área. Jenni Hermoso cobrou para defesa segura de Mary Earps.

Aos 29 as Leoas finalmente chegaram com perigo, quando Lauren James fez grande jogada individual pela esquerda e bateu para defesa da goleira Cata Coll. A partir daí o jogo entrou numa dinâmica de muita batalha na faixa central do campo, e as oportunidades diminuíram de lado a lado.

E uma boa oportunidade só voltou a aparecer aos 46 minutos, quando Ona Battle dominou na ponta direita e avançou para bater cruzado para grande defesa de Mary Earps. Com a proximidade do final da partida, a Inglaterra claramente se desorganizou e passou a criar muito pouco, enquanto a Espanha soube administrar a vantagem até o apito final para garantir o título.

6  SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2023 ESPECIALESPORTES - LAZER
Volta Redonda
Foto: Raphael Torres – VRFC
Atletas do Voltaço comemoram classificação para a próxima fase
SÉRIE C

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.