Sábado e domingo, 19 e 20 de agosto de 2023 | Ano 31 • Edição 10220
Doença é transmitida pelo contato direto com aves infectadas; casos ocorreram em aves migratórias
Vem aí:
Saúde e bem estar | Carreira e negócios | Moda e beleza | Casa e Décor | Maternidade | Comportamento | Cultura | Entretenimento |
A empresa vencedora da licitação já deu início á construção do local, que está orçada em R$ 16 milhões. O prédio terá sete pavimentos e acomodará três serviços, atendendo a 140 idosos.
O Estado do Rio está em estado de emergência zoossanitária, por 180 dias. A decretação ocorreu em função da descoberta de infecção pelo vírus H5N1, da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Não há transmissão para humanos pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.
GERAL | Página 2 Gripe aviária só foi detectada em aves migratórias; não há casos conhecidos em animais de granja
O container instagramável itinerante do “Inverno #TôNoRio” foi aberto ao público nesta semana no Corredor Cultural, no Centro, em Barra Mansa e lá vai permanecer até o domingo (20). Neste sábado (19), a programação conta com shows de Cecília Reis e Ricardinho. Já no domingo, o evento traz um show com Vitão, sendo que, a partir das 16h, em todos os dias do evento, acontece exibições de filmes do Festival de Cinema de Vassouras. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o projeto tem se mostrado uma boa opção de atração para a temporada. “As edições do Inverno #TôNoRio têm sido um sucesso! Nesta temporada de inverno o nosso estande, com informações e shows, é mais uma atração para a população e para os visitantes”, explicou Tutuca.
LAZER | Página 8
MUITOS TIROS
ANOS
R$ 2,00
HOMEM
BARRA MANSA TERIA SIDO MORTO POR VINGANÇA POLÍCIA | Página 4
ASSASSINADO EM
CIDADES | Página 5 Centro de atendimento à pessoa idosa vai funcionar no bairro Roma Foto: Divulgação Secom PMVR
Foto: Governo do Estado do Rio
HOMEM MORRE E TRÊS PESSOAS FICAM FERIDAS EM DOIS ACIDENTES POLÍCIA | Página 4
EM RESENDE CADÁVER É ENCONTRADO PELA PRF DEBAIXO DE PONTE POLÍCIA | Página 4 VOLTA
ECONOMIA | Página 7
LEGAL VII
DA POLÍCIA FEDERAL FECHA EMPRESA CLANDESTINA EM VR POLÍCIA | Página 4
CIDADES | PÁGINA 6 Barra Mansa Atrações
Inverno#TôNoRio
até domingo Divulgação Barra Mansa POLÍTICA | Página 3
PERIGO NA DUTRA
HOMICÍDIO
REDONDA
SEGURANÇA
OPERAÇÃO
DIÁRIO DELAS
do
vão
INFLUENZA AVIÁRIA
Rio decreta estado de emergência zoossanitária após detectação de vírus
Medida vale por 180 dias e segue recomendação do Governo Federal para agilizar as ações conjuntas dos órgãos
Estado do Rio
O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou, nesta sexta-feira (18), estado de emergência zoossanitária, por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus H5N1, da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). O decreto n° 48.644 (de 17 de agosto de 2023) com a medida, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado, seguindo recomendação da Portaria nº 587 do Ministério da Agricultura e Pecuária. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) reforça que a doença está controlada, registrando 16 casos em nove municípios, mas apenas em aves silvestres migratórias.
A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta
Projeto
de casos confirmados, que podem ser consultados pelo público.
Para o secretário de Agricultura, Dr. Flávio, a medida permite uma resposta mais rápida em casos de novos focos de gripe aviária, e a necessidade de resguardar a avicultura comercial e de subsistência no território fluminense.
“A medida é protetiva pois facilita o acesso a recursos e materiais para uma pronta resposta em caso de novas notificações de suspeita da doença. Com este decreto podemos agir de maneira muito mais rápida, nossa equipe em parceria com diversos órgãos e entidades estão atentos a questão”, destacou o secretário. “Além dessas medidas, é importante ressaltar o papel do produtor na manutenção da biosseguridade nas suas granjas”, concluiu o superintende de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.
Já declararam estado de emergência sanitária os estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Viva já realizou mais de 17 mil atendimentos
Secretaria de Educação de Barra do Piraí promove II Seminário da Educação Infantil
Barra do Piraí
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí está preparando um evento especial em celebração à Semana da Educação Infantil e ao Dia Nacional da Educação Infantil. Com o intuito de promover a valorização dessa fase fundamental da educação e conscientizar a sociedade sobre o direito das crianças a uma Educação Infantil de qualidade, a segunda edição do Seminário da Educação Infantil “Primeira Infância: Alicerce para a Vida” será realizado no dia 24 de agosto, das 9 às 11h30, na Segunda Igreja Batista de Barra do Piraí.
Volta Redonda
Para envelhecer com saúde, é necessário um estilo de vida que proporcione boas condições físicas e psicológicas. Para isso, nada mais importante do que a pessoa idosa participar de atividades esportivas e de lazer. E é justamente isso que proporciona o Projeto Viva, uma iniciativa da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, com apoio do governo federal, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e inclusão Social e Ministério da Cidadania.
Realizado com auxílio de emenda parlamentar, o Projeto
Viva oferece acesso à prática de exercícios físicos e convivência social, promove a inclusão e fortalecimento de vínculos.
“A ideia principal é promover a inclusão social dos idosos, com atividades esportivas e lazer, tão importantes e necessárias a todos”, explica o presidente do Grupo AAPVR, Ubirajara Vaz.
Neste programa contínuo de transformação do estilo de vida, os alunos recebem o incentivo necessário para viver com saúde e alegria. São oferecidas atividades como ginástica, alongamento, caminhadas, futebol, dança de salão, bailes, jogos de estímulos, atividades recreativas e muito mais.
Segunda edição do Seminário da Educação Infantil será realizado no dia 24 de agosto, na Segunda Igreja Batista de Barra do Piraí
Até o momento, o Projeto Viva atendeu a 505 beneficiários, sendo 450 idosos e o restante pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Durante a execução do Termo de Fomento nº 910493/201, foram 82 beneficiários que se inscreveram
em mais de uma atividade esportiva e mais de 17 mil atendimentos tinham sido realizados até o seu encerramento em 18 de maio. “O Projeto Viva é sucesso total e”, conclui o presidente Ubirajara Vaz.
Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ
Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br
O evento contará com a participação de unidades escolares que atendem à Educação Infantil, reforçando a importância dessa etapa na formação educacional das crianças. Durante a semana de 21 a 25 de agosto, diversas atividades serão desenvolvidas para envolver a comunidade escolar e estimular discussões relevantes sobre a educação infantil no
Brasil.
O Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto, é uma homenagem
Secretaria de Estado de Saúde do RJ amplia testagem de Covid-19 nas UPAs e emergências
Estado do Rio
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) decidiu ampliar a testagem de Covid-19 nas UPAs e nas emergências da rede estadual. A medida foi determinada pelo secretário Dr. Luizinho, depois que o Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) da SES identificou aumento da taxa de positividade de exames RT-PCR, que passou de 2%, na última semana de julho, para 20%, entre 6 e 12 de agosto.
Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira
Editor Internacional: Silas Avila Jr.
Diretora Geral: Renata Pançardes
Redação: redacao@diariodovale.com.br
Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br
Comercial: comercial@diariodovale.com.br
à médica pediátrica e sanitarista brasileira, Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A data foi oficializada pela Lei 12.602/2012, que também instituiu a Semana
Nacional da Educação Infantil. O evento anual é uma oportunidade para reflexões e debates sobre a importância dessa fase inicial da educação, que abrange crianças de zero a seis anos de idade e representa a base da educação básica. “A Secretaria de Educação também convida a comunidade a participar ativamente desse evento, fortalecendo assim o vínculo entre escola e sociedade na busca por uma educação mais inclusiva e qualificada para as crianças em seu período mais formativo”, salientou a assessora de educação infantil, Vanessa de Oliveira. “A Educação Infantil é o alicerce do desenvolvimento futuro das nossas crianças. Estamos empenhados em oferecer uma base sólida e de qualidade para que elas possam crescer e se desenvolver. A Semana da Educação Infantil é uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre a importância dessa etapa e reforçar nosso compromisso com a educação de excelência”, destacou o prefeito Mario Esteves.
Mais de 3 mil advogados se reunirão do Rio na XII Conferência Estadual da Advocacia
Estado do Rio
A taxa de positividade de exames RT-PCR é um dos indicadores precoces de monitoramento. Já no número de solicitações de leitos e nos atendimentos nas emergências e UPAs da rede estadual – não há tendência de alta. Também não houve aumento representativo de casos de Covid-19 nas últimas semanas.
A SES-RJ recomenda à população que mantenha em dia o esquema vacinal contra a Covid-19. E ressalta que o cenário atual não justifica medidas restritivas.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado do Rio de Janeiro (OABRJ) irá realizar a XII Conferência Estadual da Advocacia na quarta-feira (23), a partir das 8h, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O tema principal do evento, que deverá reunir cerca de três mil advogados, será “35 anos da Constituição Federal de 1988” e terá como palestrantes renomados profissionais e especialistas do mundo jurídico.
A palestra de abertura ficará a cargo de Gustavo Tepedino, reconhecido jurista e professor. O encerramento será marcado pela palestra do professor Nilo Batis-
ta, ícone do mundo jurídico. O evento contará com a participação de profissionais de excelência em suas respectivas áreas, proporcionando um espaço para a troca de experiências e conhecimentos.
A XII Conferência será o ponto alto das celebrações promovidas pela OABRJ em agosto, Mês da Advocacia. Com o objetivo de promover o diálogo, debates e a atualização profissional, a conferência abordará oito eixos temáticos relevantes para a advocacia contemporânea: Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Desportivo, Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Igualdade Racial.
Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
©
Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2 SÁBADO E DOMIGO, 19 E 20 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
Divulgação
Infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas)
Foto:
‘Primeira Infância: Alicerce para a Vida’
Divulgação
Foto:
PMBP
Academia e ginástica são algumas das atividades do Projeto Viva
Foto: Divulgação
“Já estamos preparando o Viva II para 2024”, diz Ubirajara
Lista negra
A cidade de Vassouras entrou na lista negra da União e não recebeu o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os principais motivos para que uma prefeitura seja impedida de receber o FPM são: Ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); Falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).
Para desbloquear o repasse, o município deve identificar o órgão que determinou o congelamento. Em seguida, deve conhecer o motivo e regularizar a situação. Vale lembrar que a prefeitura não perde definitivamente os recursos bloqueados. Eles ficam apenas congelados enquanto as pendências não são regularizadas.
MEDALHA
A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) realiza na segunda-feira, dia 21/08, às 19h30, no salão de eventos do ACIAP Business Center, a cerimônia de entrega da Condecoração Manoel de Sousa Soutello.
No evento, que faz parte das comemorações dos 90 anos da entidade, completados esse ano, serão homenageadas pessoas de diferentes áreas de atuação que contribuíram para o desenvolvimento de Barra Mansa.
MUTIRÃO
Neste sábado (19), o Detran.RJ vai promover um mutirão de atendimentos para os serviços de habilitação. Serão disponibilizadas 1.020 vagas em nove postos de todo o Estado do Rio. Os serviços oferecidos são primeira habilitação, renovação de CNH, emissão da segunda via do documento, entre outros.
AGENDAMENTO
As vagas já estão abertas para agendamento no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov. br) ou pelo teleatendimento (pelos telefones 21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042). Lembrando que para realizar os serviços de habilitação o usuário precisa ter pago o Duda correspondente. O boleto pode ser obtido no site do Bradesco (www.bradesco.com.br). Na região, os postos de Volta Redonda e Resende estarão abertos: Volta Redonda - 8h às 12h - Resende – Shopping Pátio Mix – 10h às 14h.
NO SUPREMO
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente pedido da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) contra a validade de normas que tratam do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) dos estados e do Distrito Federal. A decisão unânime foi tomada na sessão virtual finalizada em 14/8, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6892.
LEI
Os dispositivos questionados constam da Lei Complementar 159/2017, com redação dada pela Lei Complementar 178/2021, e do Decreto 10.681 /2021, que trazem regras a serem cumpridas pelos estados que aderirem ao RRF. Entre outras alegações, a Alerj sustentava que as normas federais submetem os estados a um regime jurídico imposto unilateralmente pela União, afrontando sua autonomia político-administrativa. No entanto, o relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, afastou todas as alegações.
ATOS NORMATIVOS
A Assembleia questionou o uso da expressão “atos nor-
mativos”, sob o argumento de que ela autorizaria a edição de atos secundários em matérias que exigem a edição de lei. Mas, segundo o relator, o termo somente assegura ao ente federativo adotar a norma mais adequada à Constituição, conforme a matéria a ser tratada.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O governador Cláudio Castro participou, na manhã desta sexta-feira (18/08), do Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial (IA), realizado em São Paulo pela Fundação Milton Campos. No evento, Cláudio Castro e outras autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário debateram perspectivas e visões sobre as transformações promovidas pela IA nos diversos segmentos da sociedade. Castro destacou que, atualmente, o Rio já é o terceiro estado mais avançado do país em governo digital, facilitando a vida dos cidadãos fluminenses e garantindo mais agilidade na prestação de serviços públicos.
PRESENÇAS
Participaram do painel de debates com o governador do Rio de Janeiro o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além do presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, que foi o mediador.
RECONHECE?
A Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis (Cumpra-se), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), debateu em audiência pública nesta sexta-feira (18/08) medidas para formatar a versão final do Projeto de Lei 5272/2021, que visa a aperfeiçoar o reconhecimento fotográfico nas delegacias. O colegiado tem como objetivo incorporar ao projeto determinações previstas na Resolução 484/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu diretrizes para o procedimento de identificação.
DIRETRIZES
De acordo com o presidente da Comissão e um dos autores do projeto, deputado Carlos Minc (PSB), as novas diretrizes a serem incluídas na proposta estabelecem a necessidade de se ter uma polícia mais investigativa para determinar uma prisão, saber onde o suspeito estava no momento do crime, qual o álibi dele e de que maneira foi feito o reconhecimento, entre outras medidas. “O Rio de Janeiro é o estado onde há mais prisões equivocadas. Depois de as pessoas serem soltas, quem é que vai reparar o sofrimento dela e da família? Por isso, buscamos aprimorar e aprovar o projeto”, disse.
Mesmo com aprovação do piso,
professores de BM decidem por greve
Câmara de BM aprova novo piso nacional da educação e redução da regência para 20%
Barra Mansa
Mesmo depois que o desembargador Cláudio Brandão, da 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, decidiu suspender a aplicação do piso nacional do magistério, os vereadores de Barra Mansa aprovaram uma mensagem do prefeito Rodrigo Drable que garante a implementação do benefício e a redução do percentual de regência de 95% para 20%. A votação foi por 15 votos a 2. A decisão do prefeito e a aprovação da mensagem pela Câmara coloca o salário dos professores de Barra Mansa entre os maiores do Estado.
Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE, o prefeito Rodrigo Drable disse que os professores de Barra Mansa estão sendo valorizados.
- Mesmo depois que o Tribunal de Justiça suspendeu a decisão para implementar o piso nacional, iremos garantir esse direito para os professores. Eles são fundamentais para garantir o futuro de nossa educação. Temos que agradecer os vereadores de Barra Mansa que levaram em consideração o caos financeiro em que Barra Mansa entraria caso a regência não fosse reduzida. Lembrando que os professores aposentados terão o maior percentual de aumento da história – disse o prefeito.
O DIÁRIO DO VALE fez uma projeção de que como ficará o salário dos professores após a aprovação da lei. Para quem trabalha 20hs semanais, o salário base será de R$ 2.210,28; acrescidos aos 20% de regência, o salário chegará R$ 2.652,28.
Veja as projeções:
20hs – R$ 2.210,28 + 20% de regência (R$ 442,00) = R$ 2.652,28 22hs – R$ 2.431,30 + 20% de regência (R$ 486,26) = R$ 2.917,56 40hs – R$ 4.420,55 + 20% de regência (R$ 884,11) = R$ 5.304,66
Servidores de diversas categorias lotaram o prédio da Câmara na manhã desta sexta-feira (18), para acompanhar a sessão. Professores da rede municipal, liderados pelo Sindicato dos Professores (Sepe), ocuparam parte do plenário da Casa para pressionar e tentar evitar que os vereadores aprovassem a redução do percentual da regência.
Por outro lado, servidores de outras categorias da prefeitura, em maior número,
ocuparam também o prédio da Câmara para garantir que os vereadores aprovassem a redução da regência. Segundo cálculos do governo municipal, caso a regência não fosse reduzida, as contas públicas do município entrariam em colapso e as categorias seriam afetadas com a perda de gratificações e redução de salários. Houve bate-boca entre professores contra a mensagem e servidores de outras categorias a favor da mensagem.
Justiça decide pela
aplicação do piso do magistério em BM
A Justiça decidiu pela não aplicação do piso do magistério em Barra Mansa. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (17) através de um agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo. Segundo a decisão, “a sentença que tenha objeto a liberação de recurso, inclusão em folha de pagamento, reclassificação, equiparação, concessão de aumento ou extensão de vantagens a servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive de suas autarquias e fundações, somente poderá ser executada após seu trânsito em julgado”.
A decisão ainda diz que “o risco de dano processual é de difícil reparação, tendo em vista que os efeitos da decisão recorrida podem causar grave abalo nas finanças do ente público”. Portanto, optou por deferir o pedido de efeito suspensivo, até o trânsito em julgado deste agravo.
Sul Fluminense
O deputado estadual Munir Neto se encontrou, durante essa semana, com lideranças do distrito de São José do Turvo, no município de Barra do Piraí. Os representantes dos moradores da localidade pediram ao parlamentar que busque junto ao Governo do Estado melhorias na RJ-141, que liga Dorândia a São José do Turvo. Além disso, Munir vai buscar recursos para construção de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a aquisição de uma ambulância do SAMU na unidade básica de saúde, além da instalação de uma torre de telefonia móvel.
“Estamos ouvindo as pessoas e conhecendo de perto as principais demandas dos municípios do Sul Fluminense. Alguns distritos, como o de São José do Turvo, são bem afastados do centro e lutam com muita dificuldade. Vamos usar o nosso mandato para buscar recursos que possibilitem a melhoraria da qualidade de vida da
País
O segundo repasse de agosto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras foi quase 40% maior do que a transferência feita no mesmo período do ano passado. Nesta sexta-feira (18), as cidades receberam quase R$ 1,3 bilhão, ante os R$ 926,5 milhões que embolsaram no dia 19 de agosto de 2022.
O montante já leva em conta o desconto de 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, que totaliza quase R$ 323 milhões.
Especialista em orçamento público, Cesar Lima diz que o acréscimo aos cofres municipais é
população”, destacou Munir.
Munir prontamente protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ofício solicitando ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) reparos na RJ-141 e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) buscando a implantação de uma torre ou antena celular que vai beneficiar, além dos moradores do Turvo, os distritos próximos (Amparo e Santa Isabel).
“Prontamente elaboramos ofícios e fizemos contato com os órgãos competentes. O próximo passo é procurar o prefeito de Barra do Piraí e verificar algumas questões que podem ser feitas por aquela população. A questão da torre de telefonia móvel é urgente. Sabemos que o telefone celular hoje não é mais luxo e sim necessidade, para conseguir uma vaga de emprego, saber de uma consulta médica ou até mesmo para ligar para uma emergência”, concluiu.
significativo e interrompe a queda vista no último dia 10. “Isso vem aí em um ritmo, há alguns meses, de melhora na economia. Estamos em um viés de recuperação dos valores repassados pelo FPM, que esperamos que logo esteja igualado e até superado [o do ano passado] com a melhora dos índices econômicos”, afirma.
ALÍVIO
Após a queda no primeiro repasse do FPM em agosto, a alta de 40% traz alívio aos gestores públicos, principalmente de municípios de pequeno porte, cujas receitas dependem mais dos repasses da União e dos estados.
E mesmo diante da pressão, os vereadores reduziram a regência de classe de 95% para 20%. A decisão desagradou ao Sepe, que promete protestar e realizar manifestações, inclusive uma greve na próxima semana. No entanto, o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, garante que o salário dos profissionais da educação é o maior da região e um dos maiores do Estado.
Sepe anuncia greve por tempo indeterminado
Em nota enviada ao DIÁRIO DO VALE, o departamento jurídico do Sepe BM informou que “ainda não foi intimado da suspensão da decisão que determinou a aplicação do piso salarial nacional, conforme noticiado pela imprensa”.
“Assim que formos cientificados pela Justiça, apresentaremos as medidas judiciais cabíveis, ante a regularidade da decisão que determinou o pagamento do piso de imediato.
Neste agravo de instrumento do Município, vale frisar, não se discute se o piso é devido ou não, mas sim a possibilidade de sua execução antes do trânsito em julgado da sentença (isto é, antes de acabarem os recursos do Município).
Em relação à redução da remuneração por conta da mudança do percentual da gratificação de regência, apresentaremos medida coletiva até a próxima semana”, disse o sindicato.
Após assembleia extraordinária da categoria, os professores definiram greve por unanimidade. A paralisação, por tempo indeterminado, começa na terça-feira (22).
É o que explica Manuel Gustavo de Araújo Moreira (PL), prefeito de Montanhas, no Rio Grande do Norte.
“O FPM é, de fato, a receita mais importante de qualquer município do porte da gente de forma disparada, bem maior do que qualquer outra receita regular mensal”, destaca.
O FPM é um fundo pelo qual a União repassa, a cada dez dias (por isso o nome “decêndio”), 22,5% do que arrecada com o IR e o IPI aos municípios. A cada mês, portanto, são três transferências, que ocorrem nos dias 10, 20 e 30. Se a data cair no sábado, domingo ou feriado, o repasse é antecipado para o primeiro dia útil anterior. O dinheiro das pre-
feituras é creditado pelo Banco do Brasil.
Os percentuais de participação de cada município são calculados anualmente pelo TCU de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita dos estados. Os municípios são divididos em três categorias: capitais, interior e reserva. As capitais dos estados e Brasília recebem 10% do FPM. Os demais municípios brasileiros são considerados de interior, e embolsam 86,4% do fundo. Já os municípios de reserva são aqueles com população superior a 142.633 habitantes e recebem, além da participação como município de interior, uma cota adicional de 3,6%. Fonte: Brasil 61
3 SÁBADO E DOMIGO, 19 E 20 DE AGOSTO DE 2023 POLÍTICA MOSAICO
Câmara reduz percentual de regência de classe para 20%
não
recebem 40% a mais do FPM Munir Neto busca melhorias para São José do Turvo Melhorias na RJ-155
Munir Neto solicitou também, pavimentação asfáltica na RJ-155 (Saturnino Braga), no trecho que liga o município de Barra Mansa ao município de Angra dos Reis.
Prefeituras
Operação da PF fecha empresa
clandestina em Volta Redonda
Atividade ilegal coloca em risco integridade de terceiros e exige reforço no controle de antecedentes e qualificações dos profissionais
Volta Redonda
A Polícia Federal (PF) divulgou na sexta-feira (18) o balanço da Operação Segurança Legal VII, deflagrada em todo o país na quinta-feira (17). O objetivo, segundo a PF, foi reprimir atividades de segurança privada não autorizadas. Ao todo, 178 empresas que operavam de maneira clandestina foram fechadas em 26 estados da Federação.
Em Volta Redonda, de acordo com o jornal Foco Regional, uma empresa foi fechada. Segundo as informações publicadas no site do jornal, no entanto, PF não divulgou o nome da empresa fechada, nem o local onde funcionava.
A Polícia Federal informou que foram constatadas infrações administrativas em outras 25 empresas de segurança privada –estas receberam uma notificação por meio do Auto de Constatação de Infração. Durante as buscas, as equipes policiais apreenderam cinco armas de fogo irregulares e efetuaram a prisão em flagrante de duas pessoas.
Também foram redigidos cinco
Termos Circunstanciados de Ocorrência e 24 Autos de Arrecadação de material.
A OPERAÇÃO
A Operação Segurança Legal VII, realizada pela Polícia Federal, visa também a tratar de questões como a violência contra indivíduos e a violação de direitos humanos, cometidas por segurança clandestinos nos últimos anos. Conforme estabelecido pela Lei nº 7.102/83 e pelo Decreto nº 89.056/83, somente empresas de segurança privada devidamente autorizadas pela Polícia Federal podem oferecer esses serviços. Dado que tal atividade é complementar à segurança pública, o controle e a fiscalização desses serviços são de extrema importância.
A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de terceiros e o patrimônio dos clientes, vez que esses “seguranças” não passam pelo controle da Polícia Federal em relação a antecedentes criminais, formação adequada e aptidão física, mental e psicológica. Esses critérios são fundamentais, especialmente considerando que esses profissionais podem fazer uso da força física e até portar armas de fogo e outros instrumentos coercitivos.
Acidentes na Dutra deixam um morto e três feridos
Barra Mansa
Um homem morreu atropelado por um caminhão na manhã de sexta-feira (18), no KM-279 da Via Dutra, altura do bairro Cotiara. Após o acidente, o motorista do caminhão parou em um posto de combustível. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu à ocorrência. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Três Poços, em Volta Redonda.
Devido ao congestionamento que se formou, houve um acidente na altura do KM-275.
No local, a equipe Delta da 7ª Delegacia da PRF constatou que
Cadáver é encontrado debaixo de ponte, em Resende
Resende
O corpo de um homem, até o momento não identificado, foi encontrado embaixo de uma ponte no KM-306 da Via Dutra, sentido Rio de Janeiro, próximo ao Posto Floresta, na tarde desta sexta-feira (18).
De acordo com informações iniciais da Polícia Rodoviária
Federal (PRF), o homem teria sido morto com uma arma branca, às margens do rio.
Vingança
Barra Mansa
Um homem foi morto com vários tiros na noite de quinta-feira (17) na Rua Joaquim Maria da Silva, no Jardim América. Ele foi identificado pela Polícia como Deivison dos Santos, de 43 anos. Na cena do crime, os policiais encontraram 13 estojos de munição calibre 40 deflagrados. O homem chegou a ser socorrido e levado para a Santa Casa de Misericórdia,
Legenda
o condutor de um GM/Corsa conseguiu reduzir a velocidade diante do congestionamento e
mudava de faixa, quando o condutor de uma carreta, que vinha logo atrás, tentou frear e desviar
Decreto institui força-tarefa para fiscalizar empresas de desmontagem de veículos
para evitar a colisão. Apesar da tentativa de evitar o acidente, a carreta acabou colidindo lateralmente contra o Corsa, que saiu da pista e parou em um canteiro lateral. A carreta ficou imobilizada na alça de acesso à rodovia, interditando a saída do retorno.
De acordo com a PRF, os três ocupantes do Corsa ficaram feridos: o condutor, de 47 anos; sua filha, de 24 anos, e uma bebê de 12 dias de vida, neta do condutor. Eles foram socorridos com ferimentos pela equipe de resgate da CCR e levados para a Santa Casa de Barra Mansa. O condutor da carreta não se feriu.
Morre no Rio o cão farejador K9 Apolo
Foto: PRF
Estado do Rio
O cão farejador K9 Apolo morreu nesta sexta-feira (18), vítima de complicações decorrentes de um problema de saúde. Após uma década atuando na Polícia Rodoviária Federal (PRF), Apolo se aposentou em 2020.
O cão integrava o Núcleo de Operações com Cães (NK9-RJ), tendo iniciado suas atividades em 2010, no Rio. Possuía um currículo invejável, atuando em diversas apreensões relevantes. Com seu faro, Apolo encontrou mais de três toneladas de maconha, mais de uma tonelada de cocaína, dezenas de fuzis, pistolas, carregadores e milhares de munições.
Da raça pastor belga malinois, Apolo nasceu em junho de 2009 e foi aprovado no Curso de Operações com Cães da PRF no ano
K9 Apolo auxiliou a Polícia no combate ao crime
seguinte, passando por inúmeros testes e provas para sua certificação. Quando se aposentou, em 2020, o agente canino da PRF foi aproveitar a vida com uma família
em Paraty, na Costa Verde. Em nota, a PRF lamentou profundamente falecimento do K9 Apolo e solidarizou-se com seus tutores e admiradores.
Estado do Rio
O Diário Oficial do Estado do Rio trouxe nesta sexta-feira (18) a publicação de um decreto – nº 48.642/23 – que estabelece os procedimentos a serem adotados para a fiscalização de empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas em todo o território fluminense. A medida também institui a força-tarefa, integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Fazenda e Instituto Estadual do Ambiente, que vai atuar nas operações de fiscalização.
A força-tarefa terá o poder de autuar a empresa de desmontagem que comercializar peças ilegalmente, com base na Lei Federal 12.977/14 e a Resolução 611/16, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Também poderá apreender sucatas de veículos e itens de segurança que não tenham comprovação de procedência legal.
Em caso de autuação, o dono da empresa ou seu preposto terá cinco dias para atestar a regularidade do material apreendido. Se o armazenamento do produto oferecer risco ambiental, a força-tarefa poderá destruí-lo imediatamente.
O grupo poderá se valer do uso de tecnologia nas operações de fiscalização, como equipamentos e sistemas que permitam a leitura e decodificação das peças para investigar a procedência deste material. Recentemente, a Secretaria de Estado de Polícia Civil criou o aplicativo ‘Sucata On-line’, com o objetivo de catalogar os materiais comprados pelas empresas de reciclagem e ferros-velhos.
Além disso, a ferramenta será usada para cadastrar os dados dos vendedores e da mercadoria vendida, com dados de volume, peso e valores. O objetivo é dar mais segurança para as pessoas que trabalham com insumos dessa natureza.
A legalização da atuação das empresas também exige que as peças comercializadas tenham etiquetas
mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade de saúde. De acordo com informações da Polícia, a vítima tinha antecedentes criminais e estava em liberdade condicional desde março de 2022. Uma das linhas de investigação da Polícia trabalha com a possibilidade de o crime ter sido cometido por vingança.
Paraty
Equipes da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam na noite de quinta-feira (17) materiais pertencentes ao crime organizado, em uma casa abandonada, na Rua Vinte e Um de Abril, na Ilha das Cobras. Os policiais chegaram até o esconderijo através de uma denúncia, mas não encontraram ninguém no local. Na casa,
eles apreenderam: uma pistola 9mm da marca AHSS, modelo FXS-9 de fabricação Turca, com numeração raspada; dois carregadores de 9mm e 10 munições de mesmo calibre; 655 pinos de cocaína; uma balança de precisão; 1,5kg de pasta base de cocaína; material para endolação com etiquetas; 600 Ziplock vazios e três cartões bancários. Todo o material apreendido foi levado para a 167ª Delegacia de Polícia, que investigará o caso.
que permitam a rastreabilidade.
SISTEMA DESMONTE-RJ
De acordo com a Lei Federal nº 12.977/14, as empresas do ramo de desmontagem de veículos, reciclagem de sucatas, e recuperação e comércio de peças têm o dever de se credenciar junto ao Departamento de Trânsito e de registrar toda a movimentação de compra e venda de veículos e peças, para que seja possível rastrear a procedência e a destinação deste material e assegurar o exercício regular da atividade econômica.
O Desmonte-RJ vai facilitar o credenciamento das empresas. Nele, os representantes dos estabelecimentos encontrarão o formulário de pré-cadastro, que deve ser preenchido e apresentado ao Departamento de Trânsito, anexado a uma série de documentos exigidos em lei. Para acessar, basta digitar o endereço www.desmonte. detran.gov.br.
PEÇAS COM ETIQUETAS INDIVIDUAIS
A lei determina que as peças com rastreabilidade obrigatória recebam etiquetas individuais, para que seja mais fácil combater o desmonte ilegal de veículos e o comércio de peças roubadas. As empresas credenciadas terão de usar o Desmonte-RJ para solicitar a compra de cartelas de etiquetas em gráficas credenciadas pelo Departamento de Trânsito. Cada cartela corresponderá a um veículo para desmonte.
As etiquetas terão elementos de segurança, como hologramas, código de barras e QR Code. Usando o telefone celular, o usuário poderá ler o QR Code das etiquetas afixadas nas peças a serem compradas, para conferir o veículo de origem e os laudos técnicos de cada peça.
4 SÁBADO E DOMIGO, 19 E 20 DE AGOSTO DE 2023 POLÍCIA
Foto: Divulgação Polícia Federal
Operação contra empresas clandestinas de segurança aconteceu em todo o país
Crédito
teria motivado homicídio de homem no Jardim América
Em esconderijo do crime, PM apreende pistola, drogas e material de endolação
Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa deve ser entregue no final de 2024
Projeto, que homenageia a mãe do prefeito Neto, receberá investimentos da ordem de R$ 16 milhões
Volta Redonda
A prefeitura iniciou esta semana as obras do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa. A equipe da empresa MMC Engenharia, que ganhou a concorrência pública para a construção do empreendimento, deu início à escavação do terreno na segunda-feira (14).
A unidade, que funcionará no bairro Roma, ganhará o nome de Dona Munira Arbex Francisco, em homenagem à mãe do prefeito Antônio Francisco Neto e do deputado estadual Munir Neto. O cronograma, de acordo com a administração municipal, prevê a conclusão das obras e início das atividades até o fim de 2024. A execução do projeto ficará em torno de R$ 16 milhões.
A secretária de Ação Comuni-
tária, Carla Duarte, afirmou que a construção do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa servirá para que o município possa oferecer, num mesmo espaço, atenção integral ao idoso e apoio às famílias. “Esse é um programa único e de referência na América Latina. Nosso objetivo é oferecer uma melhor condição de vida para quem mais precisa. Vamos concentrar todos esses serviços nesse espaço, onde nossos idosos poderão usufruir com segurança de atividades variadas e convívio social. O centro vai contar ainda com profissionais especializados para cuidar com muito carinho dos idosos”, disse a secretária.
O PROJETO
De acordo com a prefeitura, o
Prefeitura inicia construção de nova praça no Jardim Belvedere
Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa terá sete pavimentos e acomodará três serviços, atendendo a 140 idosos: uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) para 50 pessoas idosas; três Casas Lares para 28 moradores idosos; e um Centro Dia que irá atender 62 idosos.
No térreo haverá uma recepção, canto ecumênico, hall de circulação vertical com dois elevadores, auditório com capacidade de 120 lugares e um centro de reabilitação e fisioterapia. Os próximos andares serão destinados a salas para os setores de atendimentos técnicos, administrativos e de serviços.
No terceiro pavimento haverá uma cozinha com refeitório para 60 pessoas, lavanderia e salas de atividades individuais e coletivas. Já o quarto e quinto andares abri-
garão uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 10 suítes, sala de repouso e de vídeo, além de uma varanda coletiva.
O sexto andar receberá as três Casas Lares, com 11 suítes, sala de estar, cozinha com sala de refeições, sala de vídeo e descanso e uma varanda. No sétimo pavimento será instalado o Centro Dia, com salas de atividades e repouso.
O projeto prevê ainda a construção de área externa, espaço gourmet com churrasqueira, área descoberta com jardim e para caminhadas. O prédio terá refrigeração central. Todos os cômodos terão ventilação, iluminação natural e mobiliário adequado para os idosos.
Projeto deve ser finalizado até o fim de 2024
Pessoas em situação de rua participam de ação da Secretaria de Saúde
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto, foi lembrado em Barra Mansa com uma ação realizada, nesta sexta-feira (18), pela Secretaria de Saúde, que montou uma tenda no Corredor Cultural, oferecendo às pessoas café da manhã, kit de higiene oral e atendimento clínico.
A iniciativa é do Consultório na Rua e contou com a participação da equipe do Programa de Tuberculose.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) está fiscalizando as obras de uma praça recreativa na Rua Irene Rodrigues Martins (antiga Rua A), próximo ao Residencial Mata Atlântica. De acordo com a secretária da pasta, Poliana Moreira, a obra já avançou 25% dos trabalhos. “Estamos colocando os blocos das calçadas, preparando os canteiros e o sistema de drenagem da água da chuva. O espaço vai ganhar uma estrutura completa para esporte e lazer, incluindo uma ampla área para caminhada”, afirmou.
O projeto de construção da
praça prevê uma área de aproximadamente 3.000 m², que vai abrigar canteiros gramados e com plantas para ornamentação; calçadas com piso intertravado; área com brinquedos; academia; mesas para jogos e mesas para utilização familiar. “Temos 348 praças em Volta Redonda e estamos trabalhando para reformar todas elas. Muitas já foram entregues revitalizadas, como a Cafezal, no Retiro, e estamos com outras em andamento e com obras para iniciarem em breve. Vamos avançando para atender todos os bairros”, afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto.
Obras no trecho 2 da estrada Resende-Riachuelo estão próximas do fim
Resende
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos avançou em mais uma importante etapa das obras de duplicação do Trecho 2, da Estrada Resende-Riachuelo.
Atualmente, segundo a prefeitura, os serviços estão concentrados em duas áreas. Na primeira, as equipes finalizam as últimas etapas de acabamento do asfalto – com a pavimentação, diversos transtornos serão reduzidos, acredita a Secretaria.
Já na altura do bairro Casa da Lua, as equipes atuam na preparação da base para a ampliação da via. Ainda estão previstas a finalização da base e sub-base neste ponto, a troca do solo, e por fim, a pavimentação e sinalização destes trechos.
“As obras de duplicação do Trecho 2 são uma das medidas mais importantes e grandiosas
que atualmente acontecem em nossa cidade. Esta obra é muito aguardada pela população e irá oferecer uma estrutura moderna, mais eficiente e segura, com nova iluminação de LED. Sabemos que estas obras geram transtornos, mas pedimos paciência aos moradores pois logo os problemas serão solucionados” disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as obras já estão próximas das etapas finais. O trecho 2 vai da entrada da Cidade Alegria até a rotatória que dá acesso a Avenida Francisco Fortes Filho, a principal do Acesso Oeste. O cronograma contempla a execução de calçadas, manutenção da rede de drenagem, novo asfalto, redutores de velocidade, sinalização completa, recolocação de pontos de ônibus e instalação de novas luminárias de LED.
O coordenador do Consultório na Rua, André Lacerda, falou sobre a importância da data e também do trabalho realizado pela equipe. “Trabalhamos diariamente oferecendo os serviços de saúde para a população em situação de rua. Contamos com
enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo e educador social. Além do atendimento próprio, também realizamos marcação de consultas, exames e quando precisa acompanhamos o paciente até uma unidade de saúde”, explicou André.
Para unir força à ação, a equipe do Programa de Tuberculose esteve presente na tenda, representada pela supervisora Hellen Martins. “Buscamos estar presentes em todas as ações que envolvem a população em situação de rua, pois é um público que faz parte do grupo de risco. Precisamos falar sobre a tuberculose e acima de tudo precisamos estar atentos aos sinais. Qualquer pessoa que sentir os sintomas pode procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame”, esclareceu Hellen.
Porto Real e Senai abrem nova turma de curso profissionalizante
Porto Real
Em parceria com o Senai, foi aberta na quarta-feira (16) a turma do Programa de Formação Continuada. O evento ocorreu no CIEP 487 e reuniu 25 jovens e adultos, que se inscreveram para o curso de Assistente de Controle de Qualidade.
Viviane Gonçalves, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, destacou que o programa tem o objetivo de fomentar a profissionalização entre jovens e adultos, atendendo mais de 200 alunos desde 2021.
“Neste mês já tivemos a abertura do curso de Mecânico de Ciclo Otto, mostrando que a procura pela profissionalização é uma
realidade em nosso município”. O prefeito Alexandre Serfiotis destacou a aceitação das empresas do município com os alunos do programa. “Tivemos alunos que saíram do curso e foram direto para o mercado de trabalho, e tudo isso, só possível através da dedicação de cada um na busca pelo crescimento pessoal. Agradeço ao Sistema Firjan por acreditar no programa e fazer com que diversos jovens possam construir seus futuros profissionais”, finalizou.
Mais informações podem ser solicitadas na sede da Secretaria, localizada à Rua Estevam Domingos Pederassi, n° 164, Centro ou através do telefone (24) 33531621.
Prefeitura de BM abre inscrições para o Desfile Cívico de outubro
Barra Mansa
Os preparativos para os 191 anos de emancipação político-administrativa de Barra Mansa, comemorados em 3 de outubro, já começaram e um dos momentos mais tradicionais e esperados nas celebrações é o Desfile Cívico na Avenida Joaquim Leite. As inscrições para participar do desfile serão abertas na segunda-feira (21) e ficam disponíveis até o dia 11 de setembro através do link https:// forms.gle/YCAiqVerkPzw1WnX6 . Serão aceitas organizações culturais, esportivas e sociais, empresas e escolas públicas e privadas.
Manutenção interromperá abastecimento de água na Região Leste de BM
Barra Mansa
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) informou na sexta-feira (18) que está prevista uma parada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Belmonte, em Volta Redonda, neste domingo (20).
A paralisação interromperá o abastecimento de água na Região Leste de Barra Mansa, uma vez que o fornecimento de água desta localidade acontece pela ETA Belmonte.
A manutenção preventiva
terá início às 5h, com término previsto para as 18h. A normalização do fornecimento será gradual, conforme a pressurização da rede e o abastecimento das localidades.
A autarquia recomenda a adoção de medidas preventivas até a normalização do abastecimento, para minimizar os impactos. Entre elas, estão: consumo de água responsável; fechar as torneiras ao escovar os dentes e ao lavar as louças; não lavar roupas neste período de manutenção e diminuir o tempo de banho.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou o valor do desfile para o município e o cidadão barra-mansense. “É uma tradição da nossa cidade, que foi retomada no governo do prefeito Rodrigo Drable. Nosso povo gosta de ocupar as ruas com suas expressões, identidades e linguagens. Esse ano traremos como tema a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco. É uma forma de mostrar como a cidade tem colaborado para esses objetivos e garantir um lugar melhor para as futuras gerações”, enfatizou.
5 SÁBADO E DOMIGO, 19 E 20 DE AGOSTO DE 2023 CIDADE
Barra Mansa
Volta Redonda
Foto: Secom-PMVR
Além do café da manhã e do kit de higiene bucal, pessoas também passaram por atendimento médico Foto: Paulo Dimas
De acordo com Poliana Moreira, obra já avançou 25% dos trabalhos Foto: Divulgação – Secom / PMVR
Interessados em participar podem se inscrever a partir de segunda-feira Foto: Felipe Vieira
Beleza, moda e estilo serão abordados por expert em novo portal
Sul Fluminense
Querendo ou não, tanto a moda quanto a beleza fazem parte da rotina de qualquer mulher. A escolha de peças, cores e acessórios dá ao mundo uma mensagem sobre quem somos, afinal. Por isso, falar do assunto é, sim, importante. No Portal DIÁRIO DELAS, moda e beleza serão temas amplamente abordados por Izabella Coutinho, consultora de imagem e estilo e responsável pelo caderno ‘Moda & Beleza’. Izabella começou sua carreira aos 17 anos, trabalhando na loja em que atualmente é sócia.
Sua paixão por moda , porém, a fez ir muito mais longe: ela foi viver em Nova York, nos EUA, onde estudou nas duas melhores faculdades de moda do mundo, a Fashion Institute of Technology (FIT) e a Parsons.
Na mundialmente conhecida ‘Big Apple’, a consultora teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do setor, como Carolina Herrera, Justin Alexander, Rebecca Minkoff e Christian Siriano, dentre outros. Ela também trabalhou no New York Fashion Week, um dos mais tradicionais eventos de moda do mundo. É com todo esse know how
Angra divulga programação do ‘Agosto Lilás’
Angra dos Reis
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania de Angra dos Reis divulgou nesta sexta-feira (18) a programação do ‘Agosto Lilás’ – campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, que acontece em todo o país.
Entre os dias 21 e 31 desse mês, serão realizadas diversas ações para informar e alertar a sociedade sobre a importância de combater a violência e promover a igualdade entre homens e mulheres.
A Coordenação Técnica da Mulher fará palestras, debates e mobilizações sociais para ampliar a conscientização sobre a violência em suas diversas formas, como violência doméstica, feminicídio e assédio sexual, dentre outras.
O ‘Agosto Lilá’s foi pensado por conta da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e que tem o objetivo de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Hoje, a Lei Federal 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”. A Lei Maria da Penha tem visa a punir com mais rigor os agressores contra a mulher no âmbito doméstico e familiar.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, de acordo com o Decreto Municipal 11.976, concede auxílio de aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar por seis meses.
Angra terá homenagem a Nossa Senhora da Lapa no final de semana
Angra dos Reis
Embora o mês de junho tenha acabado, as festas juninas continuam a animar Angra dos Reis. Neste final de semana, quem recebe as quadrilhas do circuito é a comunidade do Balneário, com o Arraiá Espigão Show, na quadra poliesportiva do bairro, sábado (19) e domingo (20). A programação começa com apresentação de quadrilhas convidadas a partir das 19h e logo após, show com Diego Resende. No sábado e no domingo quem encerra o arraiá é o cantor Xandy Sonorus, às 21h.
Já no Ariró, a festa será em homenagem à padroeira do bairro, Nossa Senhora da Lapa, com ponto alto no domingo com procissão e missa solene. O novenário festivo teve início dia 11
e vai até sábado (19) com missa às 19h30. No domingo (20) tem alvorada festiva às 6h da manhã e missa solene, às 9h, seguida de procissão pelas ruas do bairro. Ao meio-dia terá feijoada com música ao vivo, com show da dupla Mano e Marcus, além de encerramento da festa com show de prêmios com prendas variadas.
Na Vila Histórica de Mambucaba acontece o projeto ‘Agosto pra Capoeira’, que vai reunir capoeiristas de Angra e da região com a presença de vários mestres, apresentação de jongo, maracatu, rodas de conversa, oficinas e rodas infantis. As apresentações e atividades começam às 7h com café da manhã. Todos os eventos contam com o apoio da prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
Senac RJ oferece workshops gratuitos de gastronomia
Resende
O Senac RJ está com inscrições abertas para workshops gratuitos Degusta Gastronomia na unidade Resende. As especialidades são: Como preparar pães com fermento natural; Preparo de Pão Rápido, Simples e Fácil; Culinária japonesa - como preparar e harmonizar seu jantar e Macarons estilizados - modelagens de sorvete e de ursinhos para
que Izabela Coutinho conduzirá as leitoras do Portal DIÁRIO DELAS – que entra no ar nesta terça-feira (22) – a uma jornada fashion, que começa pela semana de moda mais rentável do mundo, justamente a New York Fashion Week.
“É uma semana onde teremos os maiores designers do mundo apresentando suas coleções de Outono/Inverno 24. Será uma semana onde irei compartilhar com as leitoras todas as principais tendências do mercado global, em um cenário que irá reunir diferentes olhares culturais e técnicos de marcas icônicas da Indústria”, adianta.
Segundo ela, no caderno ‘Moda & Beleza’ serão abordados com muita leveza assuntos considerados tabus em nossa sociedade, desmistificando em contextos reais o lifestyle de ser mulher. “Vamos, juntas, nos conectar com eventos relevantes, falar sobre cuidados e prevenções com muita informação. Teremos um espaço direto para que as marcas da região e profissionais do meio possam compartilhar suas visões e, com isso, fomentar seus negócios. Somos um diário aberto para vocês, leitores!”, finaliza Izabella.
IZABELLA COUTINHO estudou em duas das melhores faculdades de moda do mundo
Obras da Rua 33 devem ser concluídas em novembro, diz prefeito Neto
Obras estão sendo executas 24 horas por dia, após determinação do prefeito; anúncio foi feito durante reunião com o presidente da Aciap-VR nesta sexta-feira (18)
Volta Redonda
Os comerciantes da Vila Santa Cecília, que estão às voltas com os transtornos causados pelas obras de reforma e revitalização da Rua 33, devem se reunir com o prefeito Antônio Francisco Neto na próxima semana. A reunião ficou acertada após o encontro entre Neto, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap –VR), Maycon Arantes, e o diretor da entidade, Dinaldo Santa Rosa, nesta sexta-feira (18).
“Temos recebido muitos pedidos de ajuda dos empresários para pedir ao município agilidade nas obras. Em virtude disso, viemos conversar com o prefeito para entender como andam as obras e a previsão de conclusão, entendendo o quão prejudicado tem sido todo o comércio da re-
gião”, explicou Maycon. De acordo com ele, o prefeito Neto entende a ansiedade e o estresse que os empresários têm enfrentado com as obras e, por isso, negociou com a empreiteira responsável para que execute as obras em período integral, 24 horas por dia. “Inclusive, ele visitou o local essa semana, às quatro da manhã, para ver se estavam cumprindo o combinado. E estavam”, contou o presidente da Aciap-VR.
Ainda segundo Maycon Abrantes, Neto concordou em receber um grupo de empresários para ouvir sugestões sobre como minimizar os impactos das obras no comércio local. “Ele disse que a expectativa é que a conclusão ocorra até o fim de novembro”, finalizou Maycon.
O prefeito Neto afirmou que vai dialogar com os empresários. “Vamos ser parceiros em tudo
o que for pedido, pois a Aciap tem sido uma grande parceira na reconstrução de nossa cidade. Vamos buscar abrir novo diálogo com as pessoas envolvidas na
obra, para pegar mais sugestões. Já estamos trabalhando de noite, de madrugada e vamos acatar aquilo que nos for pedido”, garantiu.
Reitora do UniFOA se reúne com secretário de Educação de BM para alinhar parcerias
A Jornada Pedagógica e o Portas Abertas – eventos que acontecerão em breve no Centro Universitário de Volta Redonda – foram assuntos debatidos durante uma reunião em que a reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, recebeu o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros.
O encontro aconteceu na quarta-feira (16), no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, onde foram discutidas parcerias para que equipes da Secretaria de Educação de Barra Mansa e escolas do município participem das programações da instituição.
FOA, Marcus elogiou a proposta e se interessou em capacitações que podem ser oferecidas por profissionais do centro universitário aos educadores da rede pública de Barra Mansa.
Do mesmo modo, a professora Ivanete foi convidada a conhecer o trabalho desenvolvido nas duas unidades de Escola Vocacionada Socioambiental de Barra Mansa.
PORTAS ABERTAS
eventos infantis. Para participar, os interessados devem acessar o link: https://bit. ly/DegustaSenac_Imprensa e aguardar o contato de confirmação com as orientações. As aulas iniciam a partir de 22 de agosto e as vagas são limitadas. Quem quiser aperfeiçoar o aprendizado também terá descontos especiais em cursos do setor até o dia 31 de agosto.
No dia 9 de setembro, será promovido pelo UniFOA um workshop totalmente gratuito, voltado para profissionais da educação do Ensino Médio. Trata-se da Jornada Pedagógica, que visa a fomentar ferramentas inovadoras para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Egresso do curso de Educação Física (1989) do Uni -
Outra parceria que promoverá oportunidade diretamente aos alunos da rede pública do município é a participação no Portas Abertas, uma iniciativa anual do UniFOA para que os jovens conheçam a universidade e tenham auxílio para identificar a graduação que desejam ingressar. Em breve, será divulgada a data para a realização do Portas Abertas deste ano.
Também participaram desse alinhamento de parcerias a supervisora de Eventos da FOA (Fundação Oswaldo
Aranha), Lara Prado, e o assessor estratégico da Secretaria
Municipal de Educação de Barra Mansa, Lucas Peres Guimarães. Ele também tem um histórico com o UniFOA, pois foi supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na instituição. Ao fim do encontro, o coordenador de Educação Física, professor Silvio Vilela, aproveitou a oportunidade para rever Marcus e convidá-lo para o XV Congresso de Educação Física, que acontecerá nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, no Campus Olezio Ga-
lotti. O secretário de Educação já afirmou que participará do evento e se dispôs a relatar sua experiência como egresso da instituição.
JORNADA PEDAGÓGICA
As inscrições para a Jornada Pedagógica já foram abertas esta semana, pelo site www.unifoa. edu.br/jornadapedagogica, onde há um formulário que deve ser preenchido por diretores de escolas. Eles devem indicar dois professores para participarem das atividades. Outros detalhes também podem ser conferidos no mesmo site.
6 SÁBADO E DOMIGO, 19 E 20 DE AGOSTO DE 2023 CIDADE
Volta Redonda
DIÁRIO DELAS
Foto: Divulgação
Foto:
Maycon acertou com Neto uma reunião com os comerciantes na próxima semana
Divulgação
Encontro aconteceu no campus Olezio Galotti
Foto: Divulgação
GREVE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Sinduscon-SF pede mediação do Ministério do Trabalho após reunião nesta sexta-feira
Encontro entre representantes de patrões e empregados terminou sem acordo e empresas pedem mediação no Ministério do Trabalho
Volta Redonda
A reunião desta sexta-feira (18) entre os sindicatos patronal e de trabalhadores da construção civil terminou sem acordo. Com isso, continua programada a greve para a próxima terça-feira (22), mas o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Sul Fluminense (Sinduscon-SF), que representa as empresas, pediu uma mediação no Ministério do Trabalho. A data do encontro ainda não foi marcada.
Já o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Sul Fluminense manteve a convocação de uma assembleia
geral nesta segunda-feira (21) às 17h30min, em primeira convocação, e ás 18 horas, em segunda votação, na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Nessa assembleia, serão discutidos os detalhes para a greve dos trabalhadores da construção civil, que está marcada para começar às 7 horas de terça-feira (22). Mais de cinco mil integrantes da categoria devem participar do movimento.
Antes de decidirem pela greve, em assembleia realizada no dia 16 de agosto, os trabalhadores já haviam rejeitado, em assembleia realizada no dia 9 de agosto, uma proposta
Maior do país, inadimplência é realidade para 53,11% dos fluminenses
Estado do Rio
Mais de 7,2 milhões de fluminenses estão inadimplentes e somam dívidas que chegam a R? 36 bilhões, com média de R? 4,9 mil para cada um. Isso representa 53,11% da população adulta no Estado, percentual que é o maior do país. A média nacional ficou em 43,72%. Esses números são referentes a julho e fazem parte do Mapa da Inadimplência da Serasa, levantamento mensal que apresenta o cenário de endividamento no Brasil.
A maior parte das dívidas no Estado está concentrada em três setores: Bancos e Cartões (32,46%); Utilities (29,63%), que são contas de gás, água e luz; e Financeiras (16,51%), empresas que concedem crédito mas que não são bancos. Entre as faixas etárias, os maiores inadimplentes têm entre 41 e 60 anos (35,3%), seguidos pela população entre 26 e 40 anos (31,1%) e por pessoas com mais de 60 anos (23,2%).
É válido destacar que julho trouxe a segunda retração conse-
cutiva em inadimplentes no Brasil. Ao atingir um total de 71,41 milhões de brasileiros, foi registrada uma redução de 34.495 pessoas na comparação com o mês anterior. É a primeira vez, desde junho de 2021, em que ocorre duas quedas em sequência nos levantamentos mensais da Serasa. Um dos fatores de impacto foi o total de débitos com bancos e cartões de crédito, que registrou redução de 1,60 ponto percentual, passando de 31,13% para 29,53% entre os últimos dois meses. Essa queda pode estar ligada aos primeiros resultados do Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, que, desde 17 de julho, estimula a negociação de dívidas com as instituições financeiras. A Serasa, inclusive, conta com uma série de programas que tem o intuito de contribuir com a queda da inadimplência e melhorar os dados. Em julho, mais de 388 mil acordos foram fechados pelos canais do Serasa Limpa Nome apenas no Estado do Rio de Janeiro. O número de ofertas disponíveis, no entanto, batia 52,5 milhões.
Volta Redonda implanta controle de perdas na distribuição de água
A implantação do Programa de Gerenciamento de Perdas em Sistemas de Distribuição de Água começa a sair do papel em Volta Redonda. Representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade (Saae-VR) assinaram, em São José dos Campos (SP), o acordo de cooperação técnica com a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas Hidrográficas da Bacia do Rio Paraíba do Sul), visando atividades conjuntas do programa. Com a ordem de serviço também já assinada, a vigência do acordo é de 24 meses e será todo custeado pela Agevap, com estimativa de R$ 1 milhão em investimento.
“O projeto-piloto será implantado no sistema de abastecimento de água potável dos bairros Santa Rita do Zarur e Santa Cruz, onde o Saae possui atualmente 7.305 economias residenciais atendidas com água tratada”, explicou o engenheiro do Saae-VR, Sérgio Meira, acrescentando que, além da implantação, os servidores da autarquia serão capacitados para replicar o projeto em outras áreas atendidas no município. Na prática, o acordo contempla a instalação de macromedidores, pesquisa acústica de vazamentos, instalação de novos hidrômetros e avaliação remota dos dados. A Agevap financia e promove a contratação da empresa que fará o projeto e executará as ações.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC, conta que Volta Redonda foi um dos três municípios contemplados pelo programa, ao lado de Tocan-
apresentada pelas empresas. A oferta previa 4% de reajuste salarial (em julho), R$ 400 na cesta básica a partir de agosto e R$ 500 a partir de novembro. A reivindicação da categoria é de 10% de reajuste salarial, aumento de 100% na cesta básica (R$ 700,00), um salário base de multa da PLR (até R$ 3.000,00), desconto de somente 1% no vale-transporte, adicional de horas extras de 70% nas duas primeiras horas, de segunda a sábado, e de 100% nas horas seguintes. A categoria também reivindica plano de saúde para todos os trabalhadores que prestam serviços dentro das indústrias.
Sindicato das empresas organiza Dia Nacional da Construção Civil
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Fluminense (SINDUSCON-SF) comanda a realização do Dia Nacional da Construção desde 2016, e reúne aproximadamente 1.500 trabalhadores do setor da construção civil e suas famílias. O objetivo central é proporcionar um dia de atividades voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida desses participantes.
A FIRJAN SESI é o patrocinador do evento. Sua colaboração tem permitido a realização de atividades essenciais durante o evento. Além disso, a Firjan SESI por meio do Programa SESI em ação comandará atrações como sorteio de brindes, aulas de zumba, playground para crianças e outras diversões. Entre as empresas que apoiam o evento estão:
Construtora Polo, Construtora MN, Citrino, Fenattech, KVG Engenharia, Mov Administrativo, Mov Tecnico, MDi Biase Construtora, NPI Engenharia, Nova Acil, Nacional RH, Projecon, Portal da Saudade, Singular Engenharia, Totti Tintas, têm contribuído ao fornecer recursos para a realização do evento.
II Feira de Estágio do UGB-FERP reúne grandes empresas da região
Volta Redonda
O Centro universitário Geraldo Di Base (UGB-FERP) promoveu na noite desta quinta-feira (17), a II Feira de Estágio, no campus Volta Redonda. O evento, que faz parte do Congresso de Estudantes (CONE) da instituição, reuniu 19 empresas da região, de variados segmentos, além de um grande púbico.
A Feira de Estágio é uma grande oportunidade de os acadêmicos conhecerem de perto os programas de estágio oferecidos pelas empresas, além de suas políticas de contratação. Especialistas de várias áreas também estiveram no local para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
Em Volta Redonda participaram CSN, CBSI, Santander, ArcellorMital, Pleno Consultoria e Serviços, Ambev, Diário do Vale, TV Rio Sul, CIEE, Galpão Casa e Decoração, Natália Duarte Consultoria e Serviços,
tins, em Minas Gerais/MG, e Guaratinguetá, em São Paulo. “No Brasil, o maior problema relacionado a saneamento básico é o desperdício de água. E os tipos de vazamentos são diferentes, como os invisíveis e os visíveis, furtos de água e as chamadas perdas de processo, que ocorrem durante o tratamento de água. Com a implantação do programa, conseguiremos monitorar as pressões na rede de abastecimento, mudanças e possíveis vazamentos. Assim, vamos reduzir as perdas”, explicou o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC.
PROGRAMA
Com o objetivo de incentivar o uso racional de água por meio de controle de perdas em sistemas de abastecimento público, o programa é desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA), do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). A ação conta com parceria da Agevap. Os municípios beneficiados foram contemplados no Edital de Chamamento Público do programa e a iniciativa totaliza um investimento de R$ 3 milhões. As cidades receberão um projeto-piloto demonstrativo de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, por meio da instalação de sensores que detectam automaticamente vazamentos na rede de distribuição, através do uso de inteligência artificial.
SINE, Unimed, Beleza Natural, Defesa Civil, Gráfica Drumond, Gráfica Bandeirantes, VR System e Zamix.
Pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara falou sobre o sucesso do evento e agradeceu a parceria com as empresas. “Foi um grande sucesso a nossa II Feira de Es-
tágios, pois pudemos estreitar a parceria com as empresas para uma rotina para uma adequação metodológica que envolva a participação delas. Queremos também agradecer a todas as empresas que prestigiaram o nosso evento, pois sem elas não teríamos alcançado o nosso objetivo”, frisou Elisa.
Silvia Kanashiro, gestora do Núcleo de Comunicação e Marketing, falou do desfio de organizar um evento desse porte e também elogiou a receptividades das empresas. “Reunir grandes empresas, de diferentes segmentos, não é uma tarefa fácil. Mas o UGB-FERP é uma instituição grande e todos acreditaram no nosso projeto. Foi um trabalho em equipe, que atingiu o resultado esperado, e estamos muito felizes”, salientou. O evento contou ainda com a presença do diretor executivo do UGB-FERP, Dr. Heitor Favieri Neto, da advogada Priscila Favieri, do presidente da Fundação Educacional Rosemar Pimentel (FERP), mantenedora do UGB-FERP, Dr. Rouben Abdo Bogossian, e sua esposa, a assessora da Reitoria, Elizabeth Maria Di Biase, além de professores, coordenadores e diretores.
Quatro alunas do curso de solda do ‘Mulheres Mãos à Obra’ em VR conseguem emprego
Quatro formandas da primeira turma do curso básico de Solda com Eletrodo Revestido do projeto “Mulheres Mãos à Obra”, da Prefeitura de Volta Redonda, comemoraram o ingresso no mercado de trabalho nesta semana. Três delas estão empregadas na empresa FH Service – Montagens Industriais, em Itaguaí, e uma foi contratada pela CBSI (Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura) para atuar na CSN, em Volta Redonda. Todas receberam o certificado de conclusão do curso em 21 de julho passado e, em menos de um mês, já conseguiram emprego na área.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, parabenizou as meninas e lembrou que o “Mulheres Mãos à Obra” começou em 2010 por sugestão de um grupo de mulheres do bairro Roma, que sugeriu a construção civil
como foco do projeto de capacitação profissional.
— Com apoio do prefeito Antonio Francisco Neto, o curso cresce a cada ano desde 2021 e dá oportunidade para as mulheres de Volta Redonda — disse.
O prefeito Neto ficou feliz com mais esse retorno positivo das alunas do “Mulheres Mãos à Obra”.
— A qualificação profissional é fundamental para ingressar no mercado de trabalho”, afirmou, lembrando que a própria prefeitura tem aproveitado a mão de obra feminina formada no curso — declarou.
Yasmim Terra foi contratada pela CBSI e é muito grata pela oportunidade.
“O curso é de graça e em cerca de quatro meses saímos qualificadas para o mercado de trabalho. Formei no final de julho, fui aprovada em dois processos seletivos e acabei optando por permanecer em Volta Redonda”, disse, lembrando que anteriormente fez o curso
de eletricista pelo mesmo projeto e também foi classificada para uma vaga de emprego. “Todos os cursos ofertados rendem boas oportunidades”, reforçou Yasmim.
Jaqueline da Silva Pereira se formou junto com Yasmim e também já está atuando como soldadora. Ela e duas colegas de turma - Simone Augusta da Silva e Daiana Campos de Oliveira, foram contratadas pela FH Service, de Itaguaí.
“Começamos nesta semana, mas em áreas diferentes dentro da empresa. É muito bom ter uma qualificação profissional. O curso fez a diferença nas nossas vidas”, disse Jaqueline.
O projeto ocorre por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e oferta cursos profissionalizantes do setor da construção civil. Desde a
retomada do projeto, em 2021, mais de 300 mulheres receberam a certificação profissional.
QUINTA TURMA
Na próxima segunda-feira(21), acontecem as aulas inaugurais da quinta turma do “Mulheres Mãos à Obra” para os cursos de Bombeira Hidráulica Predial; Eletricista Predial; Pedreira de Alvenaria Predial; Pedreira de Acabamento e Revestimento Predial; Pintura Predial; Corte Oxiacetilênico; além do curso de Solda com Eletrodo Revestido. O curso é realizado no CQP (Centro de Qualificação Profissional) Aristides de Souza, bairro Aero Clube.
Todo o material didático necessário para as aulas práticas e teóricas são ofertados gratuitamente. E cada aluna tem direito a passagem no transporte público, uniforme, lanche e Equipamento de Proteção Individual (EPI).
7 SÁBADO E DOMIGO, 19 E 20 DE AGOSTO DE 2023 ECONOMIA
Volta Redonda
Volta Redonda
Feira do estágio coloca empresas em contato comn candidatos
Foto: Divulgação
Voltaço enfrenta o Figueirense de olho na classificação
Time de Florianópolis terá dois desfalques para o confronto
Volta Redonda
O Voltaço encara o Figueirense pela penúltima rodada da primeira fase da Série C, no domingo (20), às 19h, no Raulino de Oliveira. Com a esperança de já se classificar em casa, o Volta Redonda busca a vitória decisiva neste jogo. Na próxima fase serão oito equipes divididas em dois grupos de quatro times, com seis jogos dentro de cada grupo. Após os jogos, os dois primei-
ros de cada grupo sobem pra Série B, ou seja, quatro times. O Esquadrão de Aço conta com reforço para a sequência da Série C do Campeonato Brasileiro. O Volta Redonda anunciou nesta semana a contratação do Raphinha, eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Baiano.
FIGUEIRENSE TERÁ DESFALQUES PARA A PARTIDA
Barra Mansa
O “Inverno #TôNoRio” foi aberto ao público nesta semana no Corredor Cultural, no Centro, em Barra Mansa. O container instagramável itinerante traz diversas atividades culturais, turísticas e de lazer até o domingo (20). Neste sábado (19), a programação conta com shows de Cecília Reis e Ricardinho. Já no domingo (20), o evento traz um show com Vitão, sendo que, a partir das 16h, em todos os dias do evento, acontece exibições de filmes do Festival de Cinema de Vassouras.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o projeto tem se mostrado uma boa opção de atração para a temporada. “As edições do Inverno #TôNoRio têm sido um sucesso! Nesta temporada de inverno o nosso estande, com informações e shows, é mais uma atração para a população e para os visitantes”, explicou Tutuca. A abertura foi realizada com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, do presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inova-
O time de Florianópolis possui dúvidas para a partida. O técnico do Figueira, Paulo Baier, terá dois desfalques para o confronto. O volante Peixoto foi expulso no jogo contra o São José e o atacante Guilherme Pato recebeu o terceiro cartão amarelo, também estando suspenso. Além dos dois jogadores, o goleiro Wilson não participou do último treino devido à dores nos ombros e ainda está sendo avaliado.
ção, Bruno Paciello, da gerente de Turismo, Bhella Santos, além de demais secretários, servidores e população.
De acordo com a vice-prefeita, foi um prazer receber esse projeto tão importante. “Mais uma vez o Estado está olhando para o interior, valorizando nossa cidade e estimulando o desenvolvimento dos nossos destinos. Muitas pessoas não conhecem o potencial turístico de Barra Mansa, então receber o “Inverno #TôNoRio” é uma oportunidade de promover e dar visibilidade aos nossos atrativos”, disse Fátima Lima.
8 SÁBADO E DOMIGO, 19 E 20 DE AGOSTO DE 2023 ESPECIALESPORTES - LAZER
‘Inverno #TôNoRio’ traz diversas atrações ao Corredor Cultural em Barra Mansa
Foto: Arquivo
Jogo no Raulino será decisivo para o Voltaço