10213 - Diario - Sexta-feira - 11.08.2023

Page 1

Decisão foi oficializada na última quarta-feira (9) durante um encontro na cidade de Cruzeiro

DIVULGAÇÃO

R$

TRATAMENTO ESPECIALIZADO Clínica da Unimed VR atenderá pessoas autistas

Foto: Paulo Dimas

Unidade da Unimed que vai atender a pessoas com transtorno do espectro autista foi inaugurada nesta quinta (10)

O TEAma – Unidade Transtorno do Espectro Autista, da Unimed de Volta Redonda começa a receber pacientes na próxima segunda-feira (14). A unidade oferece uma estrutura que conta com sala de integração sensorial, psicomotricidade, musicalização, psicopedagogia, sala

de nutrição e avaliação terapêutica, além de consultórios médicos, de psicologia e fonoaudiologia. O atendimento será feito com mais de 40 profissionais, que passaram por vários treinamentos com imersão em São Paulo.

 CIDADES | Página 6

Foto: Governo do Estado do Rio

O container itinerante “Inverno #tônoRio” chega a Barra Mansa na próxima semana. O projeto de destinação turística do Governo do Estado do Rio de Janeiro terá programação gratuita entre os dias 17 e 20, sempre das 16h às 22h, no Corredor Cultural, no Centro. Haverá um container itinerante instagramável onde os moradores e turistas terão a oportunidade de assistir filmes, curtir atrações musicais com artistas locais, conhecer mais sobre o turismo e a cultura de Barra Mansa e registrar momentos especiais.

 CIDADES | Página 5

Container do governo estadual traz atrações para o inverno em BM

Escola indígena será instalada em Paraty-Mirim

setor de petróleo e gás do Estado do Rio de Janeiro. Esses setores fazem parte da economia do mar, segmento que, hoje, representa 44% do PIB fluminense.

 POLÍTICA | Página 3

 GERAL | Página 2

LIMPEZA GM RETIRA VEÍCULOS ABANDONADOS DAS RUAS DE VR  POLÍCIA | Página 4 PM APREENDE DROGAS NO ÁGUA LIMPA PELA SEGUNDA VEZ NA SEMANA  POLÍCIA | Página 4 RESENDE DEFESA CIVIL IMPLANTA CÂMERAS NO RIO PIRAPETINGA  CIDADES | Página 5 CÉLIA

Coleta seletiva racionaliza a disposição dos resíduos e reaproveita recursos

Soares NESTA EDIÇÃO

A Escola Indígena Estadual Guarani Tava Mirim, em Paraty-Mirim oferecerá Ensino Fundamental, nas modalidades I e II, para 75 alunos. A criação é fruto do diálogo entre o governo estadual e os líderes indígenas. A decisão do governador Cláudio Castro foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (10).

 GERAL | Página 2

ANOS
Sexta-feira, 11 de agosto de 2023 | Ano 31 • Edição 10213 1,50
As polícias militares dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro vão fazer operações ostensivas conjuntas no enfrentamento da criminalidade nas divisas entre os três estados. A fiscalização será reforçada por meio da ocupação das áreas limítrofes e por meio de um trabalho direcionado do Sistema de Inteligência da PM. As decisões foram tomadas em um encontro que reuniu representantes das PMs dos três estados, que também teve como objetivo mapear as principais rotas de escoamento de drogas, armas e de fuga de foragidos da justiça entre as cidades que estão nas divisas estaduais.
POLÍCIA | Página 4
Crime Organizado
Divisas entre os três estados são alvo de traficantes de drogas e armas PMs do Rio, São Paulo e Minas farão ações conjuntas no combate ao crime
JORDÃO pede retorno de comissão para crescimento da
‘economia do mar’
PARATY
PILOTO
Foto: Prefeitura de Pinheiral PROJETO
A deputada estadual Célia Jordão (PL) protocolou um requerimento na Alerj solicitando a reinstalação da Comissão Especial para acompanhar e buscar soluções para o fortalecimento e ampliação da indústria naval e de offshore e do

Paraty ganha a segunda

escola indígena do Estado do Rio

Unidade em Paraty-Mirim beneficiará alunos do Ensino

Fundamental e é mais um passo na valorização da cultura guarani

Paraty

O Rio de Janeiro passa a contar com mais uma escola indígena. O governador Cláudio Castro autorizou a criação da Escola Indígena Estadual Guarani Tava Mirim, em Paraty-Mirim, no município de Paraty, no Sul Fluminense. Ela oferecerá Ensino Fundamental, nas modalidades I e II, para 75 alunos. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (10).

Antes disso, ela funcionava como uma sala de extensão da primeira unidade do segmento, o Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, em Angra dos Reis, também no Sul Fluminense. Além dela, o colégio gerenciava outras duas salas de extensão, a Nhembo-e Renda, na aldeia de Rio Pequeno, e Karai Oca, na aldeia de Araponga. Todas as duas funcionam em Paraty, e, agora, estão vinculadas à unidade de Tava Mirim.

A conquista marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto, e é mais uma forma de valorização das tradições dos povos originários.

Voltada para a educação de

Pinheiral inicia projeto de

Coleta Seletiva em seis bairros

Serviço será realizado regularmente todas as terças-feiras

Pinheiral

jovens indígenas da aldeia de Paraty-Mirim e região, a abertura da escola atende a um pedido antigo da comunidade. E mais: representa um passo significativo na valorização das tradições culturais indígenas e na promoção de uma educação enriquecedora e inclusiva.

“Estamos diante de um avanço na forma como a educação é concebida no Rio de Janeiro. A Escola Indígena Estadual Guarani Tava Mirim reforça o compromisso do governador Cláudio Castro e da Seeduc-RJ com a diversidade cultural que caracteriza nossa região. E também reconhece a importância de proporcionar um ambiente educacional inclusivo e culturalmente relevante para nossos jovens indígenas”, afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

A criação é fruto do diálogo entre o governo estadual e os líderes indígenas. A parceria demonstra um compromisso com a educação em todo território fluminense, além de promover o respeito e a preservação das tradições culturais, abrindo caminho para o aprendizado e a valorização das tradições indígenas.

ABADÁ Capoeira promove Dia da França em Barra Mansa

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural de Pinheiral, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou o projeto piloto de coleta seletiva no município. Nesta etapa, os bairros Varjão, Bela Vista, São Jorge, Vale do Sol, Planalto e Jardim Real serão contemplados com a ação. Vale ressaltar que entre os dias 24 e 31 de julho foram realizadas ações de conscientização para os moradores, com a distribuição de panfletos educativos, assim como montagem de tenda com material de divulgação. O principal objetivo foi orientar a população sobre a importância da separação e destinação correta dos materiais recicláveis. A Coleta Seletiva é um servi-

ço público de estímulo e suporte ao cidadão que adota boas práticas de gestão dos seus resíduos, incentivando-o a separar os itens que serão recolhidos e levados para a Cooperativa de Catadores Pinheiral em Ação. De acordo com o secretário da SEMADER, Fábio Nogueira, a ação se torna essencial para a preservação do meio ambiente e ressalta que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto.

- Iniciamos essa ação com o intuito de oportunizar aos moradores o descarte correto de materiais. É de suma importância a participação da comunidade para que, juntos, possamos preservar o meio ambiente e garantir uma cidade limpa e agradável para todos - explicou.

Paraty participa de Encontro Brasileiro de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Município apresentou suas riquezas através da cozinha caiçara e da cachaça; evento foi realizado em Florianópolis e contou com a presença da cidade mexicana de Mérida

Paraty

Paraty participou na última semana, entre os dias 2 a 5, do primeiro Encontro Cidades Gastronomia, realizado em Florianópolis, em Santa Catarina. As cidades de Belo Horizonte, Belém e Mérida (México), foram algumas das atrações do evento, que também reuniu representantes de demais municípios, além da Embratur, MinC (através da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural), Fecomércio, SESC, SENAC, SEBRAE, Prefeitura de Florianópolis e FloripAmanhã, organização responsável pela gestão do título na cidade.

Foram dias de muita imersão cultural e visitas técnicas, entre elas a fazenda de algas marinhas do Seu Ademir, as ostras e mexilhões do Ostra Experience e o Engenho dos Andrade, com apresentação do tradicionalíssimo Boi-de-Mamão, Casa de Farinha e um café manezinho.

Paraty recebe Festival Gastronômico

Barra Mansa

O grupo ABADÁ Capoeira promove nesta sexta-feira (11), o Dia da França, no Centro de Cultura Estação das Artes, que fica na antiga Estação Ferroviária de Barra Mansa, no centro. O evento, que contará com a presença 40 franceses, será aberto ao público e tem a intenção de promover a integração entre os países. O encontro está marcado para às 19 horas.

“Nosso intuito é a integração e mostrar o valor da capoeira.

As pessoas de fora valorizam e querem conhecer mais sobre a capoeira”, salientou o mestrando Pretinho, que é o responsável pelo projeto na cidade. Pretinho contou que durante o evento, os participantes só poderão falar em francês, mas as cantigas serão em português, porque a capoeira é brasileira. Ele contou ainda, que

os franceses são alunos da Abadá Capoeira, na Europa, por meio do projeto de intercâmbio. Os visitantes já estão no Brasil e nesta quinta-feira (10), participaram de uma visita à Fazenda Ecológica Abadá, em Cachoeira de Macacu. Eles ainda participaram de uma aula no Ilha Clube, em Barra Mansa. As atividades fazem parte da programação do Encontro de Regional de Capoeiristas promovido pela Escola Capoeira-Abadá de Barra Mansa, que contou com diversas atividades nas cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, Quatis e Bananal. “E este ano com a participação dos grupos europeu e de graduandos de São Paulo que ministraram aulas para o público, com isso o encontro passou a ter dimensões de integrações nacionais e internacionais”, salientou Pretinho.

Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ

Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br

Durante a feira realizada no SESC Cacupé, inúmeros parceiros de toda a rede voltada à gastronomia e artesanato local estiveram presentes, junto da Associação de Produtores de Cachaça, da Associação de Rendeiras, cervejeiros e diversos operadores turísticos, bem como o público geral, muito interessado e disposto a conhecer a riqueza cultural da rede de Cidades Criativas da Gastronomia.

Dave França, cozinheiro e coordenador do programa CriAtividades, da Secretaria de Cultura de Paraty, apresentou um pouco da cozinha caiçara e fez muito sucesso entre os presentes com seu robalo, paçoca de banana e palmito pupunha, acompanhado das renomadas cachaças de Paraty e do famoso manuê da bacia. Durante o coquetel de abertura, fez parceria com Teresa Corção, chef referência do Rio de Janeiro, apresentando uma sequência de sabores paratienses espetaculares para cerca de 300 convidados.

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira

Editor Internacional: Silas Avila Jr.

Diretor Geral: Renata Pançardes

Redação: redacao@diariodovale.com.br

Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br

Tadeu Melchiades, ponto focal e representante do Departamento de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa de Paraty, fez uma apresentação sobre o CriAtividades e participou de reunião envolvendo os pontos focais e representantes do Ministério da Cultura, Embratur e o coordenador geral das Cidades da Gastronomia, Eduardo Seijo. As reuniões foram mediadas pelo Professor Magnus Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Políticas públicas, governança, integração, indicadores, gestão, desafios, oportunidades e experiências de turismo cultural foram algumas das pautas trabalhadas.

Segundo Dave, foi uma oportunidade única de apresentar os ingredientes, técnicas e histórias locais a um público amplo, fazendo um paralelo especialmente dada a similaridade entre a cozinha caiçara e manezinha. “Incrível como ingredientes tão simila-

res podem ser trabalhados de maneiras distintas”, destacou, dando ênfase à riqueza dos pescados da ilha.

Para Tadeu, o encontro foi um dos melhores, mais eficientes e proveitosos já realizados dentre todos da rede de Cidades Criativas. “Estrutura, organização, convidados e experiências que ficarão na memória por sua excelência e já deixaram uma marca extremamente positiva na UCCN. Foi uma ótima oportunidade de reforçar nossa cidade como destino de turismo cultural e natural, de marcar nossa gastronomia e de estabelecer parcerias entre diversas federações, instituições e entidades públicas e privadas”.

Gabriel Ramos Costa, diretor do Departamento de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa, esteve dividido entre o 10º Encontro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado durante o mesmo período em Paraty, mas não deixou de par-

ticipar em Florianópolis, enviando material promocional da cidade e realizando contato virtual com os representantes. “Grande chance de estreitarmos os laços entre nossas cidades, trazendo ainda mais oportunidades para todos os setores envolvidos”, disse. A representação de Paraty também teve como missão convidar os representantes UNESCO Creative Cities Network (UCCN) para a realização do VI Encontro da E-Criativa, a Rede Brasileira de Cidades Criativas UNESCO, que será realizado em outubro em Paraty, atual coordenadora do grupo. O Encontro acontecerá junto ao Festival Gastronômico, na primeira semana de Outubro de 2023. A programação deste evento ainda está em construção e será divulgada em breve nos perfis do Instagram @ paratycidadecriativa e @festivalgastronomicoparaty.

Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados

© Copyright 2023
Empresa
ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2  SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
Vista,
Jorge, Vale do Sol, Planalto e Jardim Real irão contar com a coleta seletiva inicialmente Foto: Divulgação
Bairros Varjão, Bela
São
Foto: Divulgação
Dave França é cozinheiro e coordenador do programa CriAtividades, da Secretaria de Cultura de Paraty Atividades fazem parte da programação do Encontro de Regional de Capoeiristas promovido pela Escola Capoeira-Abadá de Barra Mansa Foto: Divulgação

Recuperando a casa

O projeto “Recuperando a Casa”, da Prefeitura de Volta Redonda, está completando dois anos e já rendeu aos cofres públicos uma economia de mais de R$ 1 milhão.



Desde que foi criado, em agosto de 2021, o projeto já recuperou 2.260 bens patrimoniais do Executivo.



Caso a administração municipal fosse comprar esses equipamentos já recuperados pelo projeto, teria que gastar em torno de R$ 1,4 milhão.



Segundo um levantamento realizado pela equipe do “Recuperando a Casa”, se esses bens patrimoniais fossem recuperados por mão de obra particular custaria à administração municipal R$ 257.752,00.



Já o reparo realizado pela equipe do projeto teve um custo de R$ 109.406,00, o que rendeu ao poder municipal uma economia de R$ 148.346,00.

CAMPANHA

A Enel Rio lança este mês uma campanha para incentivar o pagamento por débito automático de faturas de energia de clientes da distribuidora. Quem aderir à modalidade até o dia 15 de setembro terá dois meses de gratuidade nos serviços de assistência residencial do plano Resolve Xpress, da Enel X. Além da praticidade do débito automático, que evita possíveis multas por atrasos no pagamento da conta após o vencimento, o cliente terá acesso a serviços de manutenção doméstica, como chaveiro, eletricista, pintor, montador e conserto e instalação de eletrodomésticos, além de um sorteio mensal de R$ 10 mil.

NO EXTERIOR

Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores apontam um crescimento de 194 mil novos brasileiros morando no exterior, totalizando 4.59 milhões em 2022. É o maior número desde 2009, quando a comunidade do Brasil era representada por 3,18 milhões de cidadãos residentes em países estrangeiros.

Os locais que mais recebem a imigração de brasileiros são, respectivamente, Estados Unidos com 1,9 milhão, Portugal (360 mil), Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (206 mil).

MELHORIA

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí, ajuizou, na terça-feira (08/08), ação civil pública (ACP) em face da Viação Santa Edwiges e Turismo Ltda., da Consórcio Barra do Piraí e do Município de Barra do Piraí em razão da má prestação dos serviços públicos de transporte coletivo.

DESORDEM URBANA

A Comissão Especial para Acompanhar as Políticas Públicas de Combate à Desordem Urbana inicia os trabalhos na próxima terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A composição dos membros foi publicada no Diário Oficial, em ato do presidente Rodrigo Bacellar (PL). De acordo com o deputado estadual Alan Lopes (PL), que presidirá o grupo, o principal objetivo será fiscalizar, implacavelmente, os transtornos que o cidadão enfrenta em seu dia a dia, iniciando pela capital fluminense.

Também fazem parte do colegiado os deputados Rodrigo Amorim (PTB), já anunciado como vice-presidente, Filippe Poubel, Índia Armelau, Guilherme Delaroli, todos do PL, e Dionísio Lins (PP).

DESORDEM X ELEIÇÕES

Além de fiscalizar a segurança e a ordem urbana da cidade do Rio, o foco também será cobrar ações de governos considerados inoperantes, visando as eleições municipais de 2024. Rodrigo Amorim anunciou sua pré-candidatura na disputa pela prefeitura do Rio. Alan Lopes busca se cacifar no PL para ser o vice numa chapa na capital, enquanto Filippe Poubel é o principal nome do partido para a Prefeitura de Maricá.

RAS PARA O DEGASE

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em plenário, nesta quinta-feira (10/08), uma indicação legislativa do deputado estadual Léo Vieira (sem partido), que sugere ao governador a inclusão dos servidores que atuam no Degase na lei que instituiu o Regime Adicional de Serviços (RAS) aos agentes das polícias Civil e Militar, bombeiros militares e do sistema penitenciário. Agora, a proposta de número 352/2021 será encaminhada ao governador Cláudio Castro (PL), para que ele envie um projeto de lei à Alerj em benefício desses agentes da segurança pública. A indicação legislativa do deputado Léo Vieira tem como objetivo fazer o Poder Executivo alterar o Decreto nº 43.538, de 03 de abril de 2012, referente ao pagamento do regime adicional.

MARCHA

A prefeitura de Paraty promove, desta sexta-feira (11) até domingo (13), uma nova edição da Marcha para Jesus e da Oficina de Ideias, com celebrações de louvor, shows, palestras, ação social e recreações infantis. Na sexta-feira haverá, na abertura oficial, no espaço Areal do Pontal, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Paraty. Em seguida, um show do cantor Lukas Agustinho, no espaço de eventos do areal do Pontal.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei 1108/15, da deputada Renata Abreu (Pode-SP), que muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir Educação Política e Direitos da Cidadania como componentes curriculares do estudo da realidade social e política, especialmente do Brasil. A proposta será enviada ao Senado.

REALIDADE

O texto foi aprovado na forma de um substitutivo do deputado Rodrigo Gambale (Pode-SP). Para o relator, “é preciso trazer à realidade a formação para a cidadania dos nossos jovens de modo mais palpável, com efeitos positivos na formação escolar”. Fonte: Agência Câmara de Notícias

Economia do Mar já representa

44% do PIB do Estado do Rio

Deputada Célia Jordão reinicia os trabalhos da Comissão Especial da Indústria Naval na Alerj para fortalecer a Economia do Mar

Estado do Rio

Autora da Lei que incentiva as atividades ligadas ao setor, parlamentar quer estimular cada vez mais toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda para os municípios do litoral e do interior fluminense

A deputada estadual Célia Jordão (PL) protocolou um requerimento na Alerj solicitando a reinstalação da Comissão Especial para acompanhar e buscar soluções para o fortalecimento e ampliação da indústria naval e de offshore e do setor de petróleo e gás do Estado do Rio de Janeiro.

Célia Jordão é autora da Lei 10.028/2023, que incentiva as atividades econômicas vinculadas à economia do mar, segmento que, hoje, representa 44% do PIB fluminense.

Criada em 2021, e com o pedido de reinstalação aprovado este ano, a Comissão Especial vai ao encontro do trabalho realizado pela parlamentar na Alerj. Desde o seu primeiro mandato, Célia Jordão atua na linha de frente pelo fortalecimento das atividades com influência direta e indireta no mar e fomento da indústria naval, lutando para promover o desenvolvimento socioeconô -

mico do Estado, gerar emprego e renda de forma sustentável e contribuir para o aumento da arrecadação e da inserção social.

¨Quando digo que sou uma defensora da Economia do Mar, muitos não entendem que isso não significa lutar somente pelo desenvolvimento dos municípios litorâneos do Estado. Quando a atividade naval vai bem, várias outras atividades econômicas que contribuem e fornecem para essa atividade, acabam sendo positivamente impactadas, e isso inclui empresas do interior fluminense. Um bom exemplo é a Compa -

nhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda, e o estaleiro Brasfels, que fica em Angra dos Reis.

Quando um está funcionando bem, o outro, que depende de suas atividades, também caminha para o progresso¨, ressaltou a deputada que, em seu primeiro mandato, presidiu a Comissão Especial de Indústria Naval, de OffShore e do Setor de Petróleo e Gás da Alerj. Sancionada em maio deste ano, a Lei 10.028/2023, de autoria da deputada, incentiva atividades econômicas vinculadas à economia do mar, dentre elas, a

reciclagem e o desmantelamento de cascos de embarcações em baías e portos do Estado do Rio de Janeiro, questão que se tornou crucial para a segurança marítima após o episódio em que um navio abandonado na Baía de Guanabara se chocou contra a Ponte Rio-Niterói.

Em abril deste ano, a deputada entregou ao vice-presidente Geraldo Alckmin o Plano de Retomada da Indústria Naval e o Projeto de Reciclagem Naval, documento elaborado pelo Cluster Tecnológico Naval. Alckmin se comprometeu a encaminhar situações de reparos e manutenção em estaleiros fluminenses e nacionais e realizar estudos na legislação para tornar o ambiente de negócios mais atraente aos investidores.

Em seu primeiro mandato na Alerj, a deputada também foi escolhida para representar o legislativo fluminense na Comissão Estadual pelo Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), grupo criado para discutir soluções estratégicas para o setor e que reúne representantes da Firjan, Sebrae, Fecomércio, universidades e do Cluster Tecnológico Naval.

Barra do Piraí sedia a oitava reunião da Arranjo Produtivo Local do Café do Vale do Café

Barra do Piraí

Barra do Piraí vai receber a oitava reunião técnica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café. Dia 11 de agosto, às 14 horas, a Fazenda da Taquara sediará esse encontro em que será apresentado o estudo de Indicação Geográfica contratado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A indicação geográfica é um termo utilizado por produtores, comerciantes e consumidores de um determinado local que identificaram em seus produtos algumas qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográ-

fica. O diretor de Turismo da Secretaria de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Sérgio Nóbrega, comenta sobre a realização dessa reunião relacionada a sua pasta.

“A indicação geográfica se dá em forma de registro, esse é conferido a produtos e serviços que são característicos do seu local de origem. Então, a sua identidade própria é um diferencial, uma forma de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado”, explica Sérgio.

A reunião contará com diversas autoridades desse ramo, como Wanderson Farias, vice-presidente do Instituto Preservale, um dos apoiadores do evento. Wanderson

Hálison agradece a Neto pelo início das obras no CMEI Alzira Vargas

O vereador Hálison Vitorino (PP) comemorou o anúncio das obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alzira Vargas, no bairro Retiro. Reivindicada pelo parlamentar, a obra no CMEI, foi anunciada pelo prefeito Antônio Francisco Neto, que já assinou as ordens de serviço para o início das obras. O parlamentar, ex-aluno da escola e morador do Retiro, disse que vai acompanhar de perto os serviços.

- É uma grande conquista para a nossa comunidade e estou muito feliz com a obra nesta escola, ga-

rantindo melhor qualidade ao atendimento dos alunos e professores da rede municipal – ressaltou Hálison, lembrando que investimentos em Educação Pública, fazem parte das prioridades do seu mandato. A previsão é que as obras tenham início neste mês e serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). O custo da reforma do CMEI Alzira Vargas está orçado em R$ 2.243.060,10. As obras serão executadas pela Infinity Arquitetura e Construções, empresa vencedora da licitação que deverá contratar mão de obra local, como pedreiro, ajudante, servente, pintor, entre outros.

aponta como o APL já beneficiou a produção de café de determinados locais, além de realizar a função de fazer o turismo e a agricultura trabalharem juntos.

“Chegamos a oitava reunião e isso mostra a força do incentivo aos novos produtores de café. Já temos propriedades produzindo cafés de qualidade a partir do APL, que é uma maneira de unir o turismo e a agricultura. Esse será um evento para avançar ainda mais no debate sobre a importância desse produto, especialmente por atrair turistas para fazendas históricas que remetem ao Ciclo do Café”, é o que diz o vice-presidente.

O prefeito Mario Esteves expõe a importância de um evento como esse acontecer, especificamente, na Fazenda da Taquara, um local com a história ligada a um dos principais períodos do café. “É de uma representatividade imensa uma das reuniões do APL do Café acontecer em uma fazenda em Barra do Piraí! A Fazenda da Taquara tem um estilo colonial e foi fundada na década de 1830, se destacando no Ciclo do Café, que se estendeu até o século XX. Atualmente, ela está aberta para visitação e vai sediar essa cerimônia de imensa importância para os produtores da região”, finaliza o prefeito

Prefeituras receberam mais de R$ 5,6 bilhões do FPM

País

O governo federal depositou na quinta-feira (10) mais de R$ 5,6 bilhões nas contas das prefeituras do Brasil. Os recursos são do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) — um dinheiro distribuído de dez em dez dias, para que os gestores municipais possam pagar despesas como a folha de pagamento, gastos com Previdência e melhorias em geral para a população. De acordo com o consultor de Orçamento, César Lima, neste

primeiro decêndio de agosto os repasses do FPM representam uma queda de cerca de 20%, em comparação com os valores repassados no mesmo período do ano passado. Apesar da queda em relação a 2022, o especialista ressalta que o resultado deve ser comemorado pelos gestores municipais, porque R$ 5,6 bilhões representam um viés positivo, se comparados com a totalidade do Fundo que foi paga no primeiro decêndio de julho deste ano –quando as prefeituras receberam 30% a menos.

 3 SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2023 POLÍTICA MOSAICO
Célia afirma que ‘economia do mar’ pode beneficiar também municípios do interior
Foto:
Divulgação

PMs de Minas, São Paulo e Rio intensificam combate ao crime organizado nas divisas

Integração e uso do serviço de inteligência irão mapear principais rotas utilizadas pelo crime organizado

Rio, Minas, São Paulo

Representantes da Polícia Militar dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro oficializaram na última quarta-feira (9), em Cruzeiro (SP), um plano permanente de ações integradas para combater o crime organizado nas divisas entre os três estados. As ações, que já ocorrem de forma informal, passarão a ter formalidades técnicas/operacionais para garantir mais efetividade na apreensão de armas, drogas e na busca por foragidos. Além de fortalecer a integração entre as polícias, através da troca de informações de inteligência para a realização de operações ostensivas conjuntas no enfrentamento da criminalidade, o encontro também teve como objetivo mapear as principais rotas de escoamento de drogas, armas e de fuga de foragidos da justiça entre as cidades que estão nas divisas estaduais. No triangulo Rio, Minas e São Paulo existe mais de uma dezena de rotas que são constantemente utilizadas pelo crime organizado. A fiscalização nas

Rio de Janeiro

Policiais Rodoviários Federais apreenderam, nesta quinta-feira (10), aproximadamente 4 quilos de cocaína na Rodovia Presidente Dutra, no município do Rio de Janeiro, com auxílio do Núcleo de Operações com Cães – NK9.

Segundo a PRF, a equipe fazia fiscalização na Rodovia Presidente Dutra quando abordaram um Peugeot 206, que estava vindo para a capital fluminense. O motorista disse aos policiais que teria saído de São Paulo e estava vindo visitar um amigo, mas não soube dizer o endereço, o que gerou a desconfiança dos agentes.

Com o apoio do Núcleo de Operações com Cães – NK9, os agentes caninos Cacau e May, especialistas no faro de drogas,

divisas será reforçada por meio da ocupação das áreas limítrofes e por meio de um trabalho direcionado do Sistema de Inteligência da PM. De acordo com o comandante do 5° CPA (Comando de Policiamento de Área), Coronel PM Renato Assis Ferreira, as operações já ocorrem, mas agora, terão mais dinamismo e mais eficiência. “Vamos fechar o cerco ao crime organizado. As divisas dos três estados serão monitoradas de perto”, disse o coronel Assis.

O primeiro Encontro Técnico Operacional dos Comandos Regionais de Policiamento do Interior envolveu a PM do Estado de São Paulo, por meio do Comando de Policiamento do Interior (CPI-1 /PMESP), responsável pelo policiamento do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, representado pelo

Coronel PM SP Hugo Araújo Santos; a PM do Rio de Janeiro, pelo 5° CPA (Comando de Policiamento de Área), responsável pelas regiões Sul Fluminense e Costa Verde, representado pelo Coronel PM RJ Renato Assis Ferreira; e a PM de Minas Gerais,

armas e munições, indicaram a presença de entorpecentes na área traseira do automóvel. Foi encontrado um fundo falso com aproximadamente 4 quilos de cocaína.

A abordagem foi realizada após troca de informações com grupos especializados das Polícias Civis de Goiás e Rio de Janeiro.

O condutor foi detido, ele teria afirmado aos policias que o carro havia sido deixado com ele na Brasilândia (SP) e que deveria ser entregue em São Januário, nesta quinta-feira para uma pessoa desconhecida, recebendo mil reais pelo serviço. A ação faz parte da Operação Palladium com intuito de combater o roubo de cargas e crimes conexos no Rio de Janeiro. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Judiciária.

Veja as principais rotas que terão aumento na fiscalização:

BR 116 - Rodovia Pres. Dutra - Itatiaia (RJ) / Queluz (SP)

RJ 157 - Barra Mansa (RJ) / Bananal (SP)

BR 459 - Paraty (RJ) / Cunha (SP)

BR 101 - Rodovia Rio Santos - Ubatuba (SP) / Paraty (RJ)

MG 158 e SP 052 – Pouso Alto (MG) / Cruzeiro (SP) estrada que corta as cidades de Passa Quatro e Pouso Alto;

BR 354 - Rio / Caxambu – Itamonte (MG) / distrito de Engenheiro Passos, em Resende (RJ)

RJ 151 e LMG 814 - Visconde de Mauá (RJ) / Bocaina de Minas (MG)

RJ 159 - Quatis (RJ) / Passa 20 (MG)

RJ 153 - Amparo distrito de Barra Mansa (RJ) / Santa Rita de Jacutinga (MG) estrada que faz ligação com a MG-457

RJ 151 - Rio Preto (MG) / Rio Preto (RJ)

SP 68 - Bananal (SP) / Arapeí (SP) passado pelos municípios de São José do Barreiro, Areias e Silveiras até a Rodovia Presidente Dutra

através da 17ª Região de Polícia Militar (17ºRPM/PMMG), atuante em 72 municípios do Sul de Minas, que foi representada pelo Coronel PM MG André de Oliveira Coli.

Também estiveram presentes na reunião, o Coronel PM Prates, Comandante Operacional da PMESP e o Coronel PM Godinho, Comandantes Operacional da PMMG.

As cinco equipes da Unidade de Guarda Comunitária (UGC), sob a orientação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), retirou no mês de julho, das ruas de Volta Redonda, 106 veículos em estado de abandono, além de ter acompanhado 341 podas de árvores em vários bairros. O serviço especializado da UGC tem como meta a garantia da segurança primária e é realizado com a participação direta de cidadãos e das associações de

Volta Redonda

Agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar, em patrulhamento no bairro Água Limpa, na tarde de quarta-feira (9), apreenderam 31 pinos de cocaína (55gr) e uma bola pequena da mesma droga

moradores. Dos 106 veículos encontrados em estado de abandono, sete foram removidos ao Depósito Público Municipal, pois os proprietários não cumpriram o prazo estipulado pelo decreto 15.601. A UGC ainda oportunizou aos proprietários e acionou o guincho da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), deixando sete veículos em locais seguros com a ajuda do reboque. Outro serviço que traz segurança à cidade e que passa pela supervisão das equipes da UGC é

a poda de árvores, que no mês de julho somou 341 árvores, tendo beneficiado vários bairros, por meio de solicitações feitas através do número 156 ou pelo número de WhatsApp (24) 99288-5500. As equipes da UGC realizaram ainda os seguintes trabalhos: 192 rondas periódicas diárias em praças e ruas, e nas unidades escolares; seis desobstruções de calçada para livre acesso aos pedestres; remoção ao Depósito Público Municipal de duas bancas de jornais desativadas e que ofereciam perigo aos moradores.

“Não se concebe mais a cidade sem os serviços prestados pelas cinco equipes da Unidade de Guarda Comunitária (UGC), que atende aos anseios das associações de moradores e dos cidadãos, agindo como um elo entre o problema e a solução, em um curto espaço de tempo, seja na manutenção da cidade ou relacionado à segurança. As soluções são sempre resolvidas de forma harmônica”, disse o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

(20gr). A droga estava armazenada em uma sacola plástica, escondida numa área de mata, atrás do campo de grama sintética na Avenida Rio Negro, no bairro Água Limpa. Segundo a ocorrência policial, o local já é visado, pois constan-

temente traficantes costumam esconder drogas no endereço. Esta é a segunda vez, nesta semana, que a PM apreende drogas no campo. Na noite de domingo (6), um homem já havia sido preso tentando esconder uma sacola plástica com sete trouxinhas de

maconha, 30 pinos de cocaína e R$ 80 em dinheiro.

As drogas apreendidas foram encaminhadas para a 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde o caso está sendo investigado.

4  SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2023 POLÍCIA
Volta Redonda
DIVISAS SEGURAS
Cães farejadores encontram 4kg de cocaína na Dutra Os agentes caninos Cacau e May indicaram a presença de drogas no automóvel Foto: Divulgação PRF
Comunitária de Volta
retira das ruas 106 veículos
Pela segunda vez nesta semana, PM apreende drogas no Água Limpa
Guarda
Redonda
abandonados

Apae de Volta Redonda recebe doação de material apreendido pela Receita Federal

Receita Federal doa duas toneladas de materiais, entre tênis e roupas

A Receita Federal, através do projeto “Receita Cidadão” doou para a Apae de Volta Redonda, na quarta-feira (9) duas toneladas de vários materiais apreendidos como roupas e calçados.

Essa é uma das formas da Receita de destinação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil, doando estes bens às entidades sem fins lucrativos declaradas de utilidade pública federal, estadual ou municipal, e a Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. As mercadorias foram transportadas voluntariamente pelo empresário Vivaldo Cotrim, da Transporte Generoso.

O “Receita Cidadão” é um projeto da Receita Federal, que utiliza o processo de des-

tinação de mercadorias apreendidas para contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência

e responsabilidade social com ações benéficas para toda a sociedade. Nesse processo, parte da função é modificar as características de determinados itens apreendidos, transformando-os em produtos de grande valor para a sociedade. Itens como vestuário e alguns eletrônicos são reaproveitados de forma sustentável, minimizando o impacto negativo no meio ambiente, e posteriormente doados para projetos sociais, tais como roupas, vestuários, cintos, sapatos e bonés, que são descaracterizados a partir da retirada de etiquetas e logomarcas em evidência. Segundo o presidente da Apae Volta Redonda, Mário Vitor Lopes Netto, a instituição foi escolhida para receber essas doações por preencher

todos os requisitos. “Essas doações vieram através do projeto Receita Cidadã. Nossa instituição preencheu todas as exigências desde documentação, além é claro, da postura com a sociedade. Essa é a primeira, de muitas,

doações deste projeto da Receita Federal a favor da Apae”, declarou ele. Mário Vitor, em forma de agradecimento, doou uma camisa do projeto #JuntospelaApae e um dos quadros produzido pelos assistidos, na oficina de artes da instituição.

Barra Mansa

Lançado no início de julho em Copacabana, no Rio de Janeiro, o container itinerante “Inverno #tônoRio” chega a Barra Mansa na próxima semana. O projeto de destinação turística do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, terá programação gratuita entre os dias 17 e 20, sempre das 16h às 22h, no Corredor Cultural, no Centro.

De acordo com a gerente de Turismo de Barra Mansa, Bhella Santos, o equipamento tem o objetivo de fomentar e promover

as atividades do setor. “Esse é um evento de suma importância para nós, pois ele nos dará visibilidade, tanto estadual quanto nacional. O nosso município está em um momento muito especial, com a criação da Companhia de Desenvolvimento, o que tem fomentado o nosso turismo de negócios. Estamos fortalecidos também nos turismos de saúde, religioso, rural, além do cicloturismo”, disse Bhella.

O projeto conta com um container itinerante instagramável onde os moradores e turistas terão a oportunidade de assistir filmes, curtir atrações musicais com artistas locais, conhecer

Defesa Civil instala câmeras para monitorar Rio Pirapetinga

mais sobre o turismo e a cultura de Barra Mansa e registrar momentos especiais. “Serão quatro dias de diversão e informação. Teremos apresentação de alunos da Escola Vocacionada a Música, shows com bandas e músicos da região e da nossa cidade, além da exibição de filmes do Festival de Cinema de Vassouras e de vídeos sobre a nossa história, cultura e pontos turísticos. Também haverá distribuição de materiais informativos e a presença de profissionais explicando e tirando dúvidas do público. Quem comparecer ao Corredor Cultural também poderá prestigiar a nossa feira de artesanato, os food-trucks e

fazer fotos no equipamento que é totalmente interativo e lindo”, acrescentou.

Na quinta-feira, dia 17, a abertura terá como atrações os alunos da Escola Vocacionada a Música e a cantora Márcia Gomes. Na sexta-feira, dia 18, o público presente irá se divertir ao som da banda Ultra Volts. Já no sábado, dia 19, a animação fica por conta de Cecília Reis e do músico Ricardinho. Para encerrar a programação, no domingo, dia 20, o agito será com o cantor Vitão. Todos os dias, a partir das 16h, acontecerá a exibição de filmes do Festival de Cinema de Vassouras.

Resende

A Defesa Civil de Resende concluiu a instalação de câmeras para monitoramento remoto do nível do Rio Pirapetinga. O serviço teve início há algumas semanas e foi finalizado na última quarta-feira (9).

A ação contou com o apoio das equipes de eletricistas das Secretarias Municipais de Administração e de Obras e Serviços Públicos. Esta é mais uma importante etapa de planejamento para prevenção de desastres e transbordamentos.

Após esta instalação, as equipes realizarão o monitoramento remoto por meio de aplicativo no celular.

-Mais uma etapa do trabalho de prevenção, feito em conjunto,

concluída. Assim, conseguimos otimizar o tempo e proporcionar mais segurança para a equipe da Defesa Civil. Com esse trabalho preventivo de monitoramento remoto em tempo real, conseguimos salvar vidas e tomar todas as medidas necessárias em casos de alertas e alarmes - disse o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano. No final deste mês de julho, a Defesa Civil também tomou medidas importantes para o monitoramento do Rio Sesmaria. As equipes instalaram câmeras de monitoramento em tempo real no rio, substituíram a régua responsável pelo monitoramento, que é capaz de mensurar com maior precisão e confiabilidade o nível do rio. Além disso, retiraram troncos de árvores que obstruíram a calha do Rio Sesmaria.

A prefeitura de Volta Redonda está com inscrições abertas para o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Os interessados podem acessar o Instagram da secretaria @smpd.vr para se inscrever nas vagas para o curso Básico I, Básico e Avançado até esta sexta-feira (11). A duração total do curso é de 40 horas com duas horas de aula por semana no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), campus Aterrado. O secretário municipal da

Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, reforçou que a capacitação é aberta a todos os públicos e busca atender à demanda regional pela língua de sinais, colaborando para a construção de uma sociedade inclusiva.

“Desde que foi criado, em agosto de 2021, o Curso Básico de Libras, ofertado gratuitamente pela prefeitura, já certificou 450 pessoas. Esta será a nona turma e muito gratificante ver o interesse da sociedade em geral em aprender Libras. A comunicação é uma das principais formas de garantir a inclusão”, falou.

Pinheiral promove 3ª edição da Feira da Juventude

Pinheiral

Após o sucesso das primeiras edições e visando comemorar o Dia do Estudante e o Dia Mundial da Juventude, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo, realiza nesta sexta (11) e sábado (12) a 3ª Feira da Juventude. O evento acontece das 8h às 17h, na Praça Brasil, no Centro, com diversas atividades voltadas para os jovens da cidade.

O principal objetivo da feira é estimular o desenvolvimento de talentos artísticos e culturais, o acesso à educação e a discussão de políticas públicas voltadas para a juventude. Serão realizadas diversas atividades sociais e esportivas. Entre as novidades, um simulador de Fórmula 1 em tamanho real com óculos de realidade virtual, exposição de um kart cedido pelo Kartódromo Internacional de Volta Redonda, além de fliperamas, plataformas de fotos em 360º, concurso

de KPOP e exposição de trabalhos em maquete dos alunos do Ciep 291 Dom Martinho Schlude.

Na sexta-feira (11), haverá a presença do tricampeão estadual de kart e deca campeão de automobilismo virtual, Daniel Mageste e do coreógrafo Warley Sant ?anna.

Já no sábado, (12), será a vez do piloto de kart e automobilismo virtual, Thomás Dantas e do dublador Marco Ribeiro, que emprestou a voz para diversos personagens como os interpretados por Tom Hanks em “O Código Da Vinci” e em o “Náufrago”; Jim Carrey em “Sim Senhor”, “ O Máskara” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” além de ter ganho destaque por dublar um dos personagens de maior sucesso da Marvel, o “Homem de Ferro”, participarem do evento.

Também acontecerá campeonatos de videogame, basquete 3x3, concurso de cosplay e apresentações de hip-hop retornarão nesta edição.

 5 SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2023 CIDADES
Volta Redonda
Foto: Divulgação
Duas toneladas de sapatos e roupas foram doadas a Apae
“Inverno #tônoRio” chega a Barra Mansa na próxima semana
Divulgação
Após esta instalação, as equipes realizarão o monitoramento remoto por meio de aplicativo no celular
Foto:
Inscrições para curso de Libras estão abertas até esta sexta-feira

Unimed-VR inaugura primeira clínica especializada no atendimento a pessoas autistas

Pioneiro na região, serviço pode ser expandido para outras unidades do Sul Fluminense

tes da Unimed VR.

A Unimed Volta Redonda inaugurou na noite desta quinta-feira (10) o TEAma – Unidade Transtorno do Espectro Autista, voltado ao atendimento de pacientes que estejam dentro do espectro e também de seus familiares. Os atendimentos na nova unidade, de acordo com a Unimed, começam na segunda-feira (14).

Segundo o presidente da cooperativa médica, Vitório Moscon Puntel, os pacientes atendidos pelo TEAma terão à disposição uma estrutura que conta com sala de integração sensorial, psicomotricidade, musicalização, psicopedagogia, sala de nutrição e avaliação terapêutica, além de consultórios médicos, de psicologia e fonoaudiologia. A evolução deles será acompanhada por uma equipe multidisciplinar com mais de 40 profissionais, como

coordenadora médica especialista, psicólogas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicopedagoga, educador físico, nutricionista, especialista em musicalização e atendentes terapêuticos. “Esta iniciativa é extremamente importante, pois é uma demanda da sociedade e da nossa clientela que tem que ser acolhida da melhor forma possível”, disse o presidente da Unimed VR ao DIÁRIO DO VALE, acrescentando que este tipo de serviço, em sua opinião, deve ser primarizado. “Assim, podemos ter controle sobre a qualidade da assistência fornecida. Toda a estrutura, tanto física quanto de pessoas, foi preparada com treinamento, com detalhe, para dar a melhor experiência possível nessa área”, completou Vitório Puntel.

O médico destacou ainda que todos os profissionais que atuam no TEAma, após o processo de recrutamento, passaram por vá-

rios treinamentos com imersão em São Paulo, capital, para que estivessem prontos para oferecer o melhor atendimento.

“Nossos profissionais trouxeram o know-how dos melhores centros especializados em TEA

do Brasil. Estamos felizes com o resultado e temos certeza de que vai ser mais um ponto forte para nosso cliente”, garantiu Puntel. Ainda segundo o presidente da cooperativa, a princípio o serviço está disponível apenas para clien-

Porto Real recebe projetos de Esgotamento Sanitário do Comitê Médio Paraíba do Sul

Porto Real

O secretário de Obras de Porto Real, Antônio Sebastião da Silva, o Silvinho, recebeu nesta quinta-feira (10), uma comissão da Diretoria do Comitê Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) e da AGEVAP. O objetivo foi a entrega do estudo de concepção, do projeto básico e executivo e do estudo ambiental para Sistema de Esgotamento Sanitário no

município. De acordo com o Secretário de Obras, Antônio Sebastião da Silva, através dos projetos o município será contemplado com 2 projetos de Estações de Tratamento de Esgoto, que irão atender os bairros Bulhões e Parque Mariana. “Essa é a etapa inicial para qualquer construção, onde todo o estudo já foi realizado, com o objetivo de contribuir

para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário”, disse Silvinho.

Já o prefeito Alexandre Serfiotis agradeceu o reconhecimento e destacou o trabalho dos profissionais municipais na busca de novos projetos ao município. “Estamos felizes em sermos contemplados com esse projeto que trará muitos benefícios aos nossos moradores. Meus agradecimen-

tos ao CBH e à AGEVAP, que há anos são parceiros e contribuem para a manutenção do meio ambiente de Porto Real e em toda a nossa região”, finalizou Serfiotis. Também participou da entrega dos projetos o secretário de Meio Ambiente, Mauro Ettore, os Diretores de Meio Ambiente e de Saneamento, além das equipes que participaram do acompanhamento do projeto

“Futuramente, com o crescimento do serviço, e tendo a certeza de estar atendendo 100% da nossa demanda com qualidade, pretendemos ampliar para outros convênios e outras Unimeds”, disse.

O atendimento multidisciplinar oferecido para os clientes Unimed através do TEAma visa a assegurar um tratamento de excelência a cerca de 250 pacientes autistas. “Queremos uma parceria dos nossos profissionais com a família do nosso cliente autista. É um serviço pioneiro na região, um serviço primário de atendimento à pessoa no espectro autista”, concluiu Vitório Puntel.

SERVIÇO PÚBLICO

Além de médicos e outros profissionais de saúde, o secretário municipal da Pessoa com De -

ficiência, Washington Uchôa, também esteve presente à inauguração. “Quem ganha é Volta Redonda, mesmo que o serviço seja privado. Abrindo este espaço, estão olhando por essas crianças, que precisam ser acompanhadas. A Unimed está de parabéns”, elogiou o secretário, acrescentando que o número de crianças com diagnóstico de TEA no município tem crescido a cada dia. “Muitas famílias procuram a Secretaria. Hoje temos, com certeza, de 500 a 700 autistas em Volta Redonda”, revelou.Ainda de acordo com Uchôa, em breve a Secretaria poderá fornecer aos pais de pessoas com TEA um espaço maior, com mais profissionais que possam acompanhá-los nas demandas diárias - inclusive psicólogos. “O objetivo do governo municipal é incluir e abrir espaço para todos”, finalizou Washington Uchôa.

6  SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2023 CIDADES
Luís Felipe César assina o Termo de Entrega do projeto
Fotos: Fabiano Sabino
Divulgação Vitório Puntel discursa no TEAma

Produção industrial do Estado do Rio de Janeiro cresce 3,2% em junho

Resultado foi a maior taxa obtida pela indústria fluminense desde outubro de 2022

Rio de Janeiro

A produção industrial do Estado do Rio de Janeiro cresceu 3,2% em junho, em comparação com o mês anterior – um dos maiores avanços na produção industrial nacional no período. É a taxa mais alta obtida pela indústria fluminense desde outubro de 2022 e está bem acima da média nacional (0,1%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional divulgada esta semana pelo IBGE.

“Retomamos o processo de avaliação da concessão de incentivos fiscais, como parte das políticas públicas econômicas, para movimentar o mercado, incentivar a competitividade e trazer benefícios para a população como um todo. E a indústria fluminense está respondendo com maiores investimentos, aumento da produtividade e geração de empregos para os fluminenses”, comentou o governador Cláudio Castro.

Segundo o IBGE, o setor extrativo foi a principal influência positiva do resultado atingido pela indústria fluminense, seguido por derivados do petróleo e produtos químicos.

Na comparação anual de junho de 2022 com o mesmo mês de 2023, ainda de acordo com o instituto, o crescimento registrado é ainda mais robusto: 11,7%.

Com isso, a produção industrial fluminense obteve uma alta acumulada, nos últimos 12 meses, de 5,1% e, nos seis primeiros meses deste ano, de 4,3%.

“Estamos disponibilizando todas as ferramentas para promover o desenvolvimento, a competitividade da indústria fluminense e a reindustrialização do estado, alavancando investimentos que gerem emprego e renda para a população” – destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Prefeitura de Paraty realiza primeira reunião do Plano Municipal de Turismo

Ideia

Paraty

A Prefeitura de Paraty realizou nesta quarta-feira, dia 9, a primeira reunião do Plano Municipal de Turismo (Plamtur). O encontro aconteceu no Cinema da Praça e é uma iniciativa do Sebrae, com a participação das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, Controladoria, Departamento do Patrimônio Mundial, representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Paraty Convention & Visitors Bureau (CVB).

Foi posto em pauta a ‘Análise e Oficina de Direcionamento’, visando a atualização do plano de políticas públicas voltadas ao turismo no município. O objetivo do trabalho é a criação de um plano municipal de turismo que, ao longo do tempo, evolua para uma lei.

A ideia é estabelecer um direcionamento estratégico para

o turismo ao longo de uma década. Esse processo inicia-se pela análise do cenário atual, seguido pela implementação de abordagens que orientem a trajetória rumo a um cenário futuro. Nesse contexto, o turismo, enquanto principal motor de desenvolvimento local, buscará operar de maneira sustentável, com excelência e mantendo sua identidade.

O objetivo final é fortalecer a preservação e consolidar o turismo de experiências, com ênfase nos elementos que conferiram à cidade os títulos de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO.

A reunião marcou o início de uma série de seis encontros planejados a serem realizados até 6 de dezembro. A reunião foi ofertada pelo Sebrae e faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Costa Verde, que pretende valorizar, fortalecer e desenvolver seu território.

Setor de serviços cresce 4,7% no primeiro semestre

País

Foto: Divulgação

O setor de serviços no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2023 com alta de 4,7% em sua atividade econômica, mostrou nesta quinta-feira (10) a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi obtido com a alta de 0,2% na passagem de maio para junho, puxada pela recuperação parcial dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

O volume de serviços prestados no país chegou em junho a patamar 12,1% maior que o de fevereiro de 2020, referência da atividade econômica pré-pandemia de covid-19. Apesar disso, o montante ainda está 1,5% abaixo do ápice atingido na série histórica, em dezembro do ano passado.

O aumento no volume de serviços se deu em 16 unidades da Federação. São Paulo (0,3%), Paraná (1,9%), Distrito Federal (2,9%) e Minas Gerais (0,9%) foram as que mais influenciaram positivamente o indicador nacional. A principal contribuição negativa veio do Rio de Janeiro (-2,4%).

A comparação com junho do ano passado mostra crescimento de 4,1%, a 28ª taxa positiva seguida nesse indicador.

SEGMENTOS

Entre os setores que contribuíram para a variação positiva de junho estão as empresas de

atividades jurídicas, as de administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade e as de engenharia. Esses prestadores de serviços fizeram com que os serviços profissionais, administrativos e complementares interrompessem a queda contabilizada em maio e abril. Os serviços prestados às famílias acumulam ganho de 4,1% nos últimos três meses, sendo 1,9% apenas em junho. O IBGE associa esse desempenho ao crescimento da receita de empresas de restaurantes e de espetáculos teatrais e musicais. Três das cinco atividades investigadas pela pesquisa cresceram em junho, e a terceira a crescer foi a dos serviços de informação e comunicação. Do lado negativo estão as atividades de transportes e outros serviços.

No caso dos transportes, houve queda de 0,3% após aumento de 2,2% em maio. Puxaram a variação para baixo os segmentos de gestão de portos e terminais, transporte aéreo de passageiros, transporte rodoviário coletivo de passageiros e transporte por navegação interior de carga.

A pesquisa também revelou que o índice de atividades turísticas variou -0,4% de maio para junho, mas havia acumulado ganho de 4,3% no primeiro semestre. Segundo o IBGE, o volume de serviços no turismo se mantém 4,9% acima do patamar pré-pandemia e se encontra 2,6% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

 7 SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2023 ECONOMIA
Foto: Arquivo
Taxa está bem acima da média nacional de 0,1%
é estabelecer um direcionamento estratégico para o turismo ao longo de uma década
Comparação com junho do ano passado mostra crescimento de 4,1%

fabiosoares@diariodovale.com.br

Um bom dia com muito glamour para meus leitores!

Um brinde ao sucesso: Parabéns ao mais novo médico, Gabriel Valiante. No registro o jovem em sua festa de formatura com o pai Wayd Cabral e a madrasta Viviane Fioravante. Desejo muito sucesso na linda profissão.

BláBlá

Iza confessa deboche em músicas após divórcio: “Raiva não existe mais”

Notas

• - Anitta é indicada ao Video Music Awards pela segunda vez

• - Fãs se despedem de Sinéad O´Connor com canções, bandeiras e flores

• - Faustão pausa aposentadoria para apresentar Prêmio Marília Mendonça

• - Equipe de Roberto Carlos veta música em filme da Netflix: “Nada a ver”

• - No Limite: Após passar fome, Cláudio Heinrich diz que vai ajudar moradores de rua

• - Rafael Cortez confessa que deveria ter valorizado mais emprego na Globo

UmBr inde à vida

Desejo muitos anos de vida, luz e saúde para nossos aniversariantes:

Foi realizada na semana passada, no Sesc Barra Mansa, a entrega de 2,600 toneladas de alimentos para 13 entidades sem fins lucrativos cadastradas da região para serem entregues às famílias. O Sicomércio participou da entrega e já é parceiro do projeto, que é idealizado pelo Fecomércio. O objetivo da iniciativa é arrecadar alimentos através dos eventos realizados pelo Sesc e distribuir para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de orientar sobre o desperdício. (Foto09)

- O GACEMSS abriu sua Galeria de Arte ontem (10), para visitação à Exposição ‘Cinzas’ do artista Antônio Geraldo. A obra é composta por trabalhos bi e tridimensionais e mostra o resultado de um processo artístico realizado nos últimos anos na carreira do artista. A visitação será até dia 25 de agosto, de segunda a sexta, das 13h às 18h. (Foto10)

Os empresários Rafael Gomes e Rogério Lima Silva com suas esposas Michele Nogueira e Nathalia Nogueira Abrahão na inauguração da empresa RLux, em Barra Mansa, que tem foco em elétrica, hidráulica e iluminação. Os sócios receberam familiares, amigos e arquitetos renomados para um delicioso coquetel e também para apresentar as novidades. O evento contou com assinatura da promoter Ana Paula Delgado.

O Instituto VOCÊ comemorou 1 ano de sucesso! A empresa é especializada em treinamentos e desenvolvimento humano – pessoal e profissional – baseada em quatro pilares: comunicação, autoestima, inteligência emocional e relacionamento interpessoal. Siga no Instagram @institutovocerjcostaverde para conhecer mais.

Em viagem: A barra-mansense Larissa Rodrigues recebeu visita da sua mãe Mônica Marcelino, na sua atual residência no Canadá. Na foto filha, o cão e a mãe curtindo um dia ensolarado na cidade de Whistler.

8  SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2023
Matilde Basílio, 09 de agosto Sonia Marczuk, 11 de agosto Bruno Palmer
ESPORTE/LAZER
Claudia Regina de Moura e Eloah Moura Venção
Blá Blá •
@fabiosoaresbr Soares

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.