10211 - Diario - Quarta-feira - 09.08.2023

Page 1

Quarta-feira, 9 de agosto de 2023 | Ano 31 • Edição 10211

Febre Maculosa em Barra Mansa

Paciente de 64 anos é morador do bairro Vista Alegre; ele relatou ter notado um carrapato aderido à pele após voltar de viagem de Arantina, no sul de Minas Gerais

INCENTIVOS FISCAIS

Associações cobram votação da Lei 6979

A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) sediou, na tarde desta segunda-feira (7), uma reunião com representantes das entidades regionais ligadas ao desenvolvimento econômico e o deputado estadual Munir Francis-

co. Em pauta, a preocupação com o atraso na votação do projeto de lei que modifica Lei 6979/2015, que coloca os municípios do estado do Rio de Janeiro em equiparidade fiscal, beneficiando a atração de novas empresas.

 GERAL | Página 2

Comércio de VR espera aumento 5% nas vendas para o Dia dos Pais

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL) espera um aumento de 5% nas vendas do comércio da cidade, com a proximidade do Dia dos Pais, neste domingo (13). Itens de vestuário estão no topo da lista da procura de presentes.

Segundo a CDL os centros comerciais do município estão preparados para atender o consumidor. O bairro Retiro, por exemplo, que é um dos principais centros comerciais da

cidade, têm em torno dois mil estabelecimentos comerciais, entre varejo, serviço, turismo e gastronomia em todo o complexo, incluindo os bairros vizinhos como Vila Mury e Belmonte. Também oferece um mix de produtos e serviços variados, onde o consumidor pode encontrar uma vasta gama de opções de presentes com preços que cabem em todos os bolsos.

 ECONOMIA | Página 7

BARRA MANSA

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO

ANALISA DEMANDA FISCAL DE EMPRESAS

De acordo com o secretário da Pasta, Bruno Paciello, além de prospectar novos negócios para a cidade, é preciso garantir apoio para aqueles que já estão consolidados. “A Companhia de Desenvolvimento é uma empresa de capital misto que tem o município como sócio majoritário e, como minoritário, a Aciap, que surgiu como instrumento de comercialização de áreas da cidade, tendo como principal missão fazer a gestão do Condomínio Industrial. Isso vai

Obras estão sendo feitas também durante a madrugada para acelerar o ritmo dos trabalhos

O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu a direção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e da CBSI (Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura) em seu gabinete, para firmar parceria para qualificação de mão de obra para as mais de duas mil vagas de trabalho abertas pelas duas empresas. A CSN anunciou 880 oportunidades, entre emprego e estágio, e a CBSI, 1.216 vagas de trabalho. O encontro foi no final da tarde dessa segunda-feira (7).

 ECONOMIA | Página 7

Neto, Munir, Ana Paula Gonçalves, Thaís Moura, Luiz André Faria de Abreu e Leandro Flores em reunião no gabinete do prefeito

CIDADES | Página 5

Equipes da prefeitura trabalham de madrugada para acelerar obra

fortalecer o desenvolvimento econômico de Barra Mansa, ancorando-se na lei estadual nº 6.979/2015, que reduz o ICMS de 18 para 3%. Mas não podemos nos esquecer das empresas que já estão instaladas no município, com isso tenho realizado visitas periódicas a empresários da cidade e da região para entender a realidade de cada um e assim buscar soluções para que elas tenham condições de competir no mercado”, detalhou Paciello.

 GERAL | Página 2

“Caminhos para o Futuro”

Medidas socioeducativas e o direito dos menores infratores são discutidos no UGB

Medidas socioeducativas e os direitos dos menores infratores, foram discutidas na noite de terça-feira (8), durante o “Simpósio Sobre Socioeducação”, realizado pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) em

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CERTIFICADO RECONHECE AÇÕES DE DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE PARATY

parceria com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), no campus Volta Redonda, no Aterrado. No público, os alunos dos cursos de psicologia e de pedagogia da universidade.

 CIDADES | Página 6

O DIÁRIO PET esteve conhecendo o trabalho que o empresário Luiz Fernando Castro Santos, mais conhecido como Cobrinha, aos 65 anos, realiza cuidando dos animais que ele mesmo recolhe nas ruas depois das denúncias que são recebidas. E olha que não são poucas.

R$ 1,50 VOLTA REDONDA POLICIAL É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO AO SAIR DA CASA DOS PAIS

ANOS
 POLÍCIA | Página 4
 GERAL | Página 2
 COLUNA PET | Página 8
Foto: Divulgação – Secom/PMVR
Com 2 mil vagas abertas, CSN, CBSI e prefeitura vão qualificar mão de obra
Foto: Divulgação – Secom/PMVR
Foto: Andressa Gil
Diretor Geral do Degase, Vitor Hugo Poubel, reitor do UGB-FERP, Francisco Sampaio, Leonardo Zulato Barbosa, promotor de Justiça Estado e Sabrina Alves Faria, assistente Social do MPRJ

Associações se mobilizam para cobrar votação da Lei 6979

Benefícios concedidos pela lei colocam municípios do Rio em equiparidade fiscal

Estado do Rio

A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) sediou, na tarde desta segunda-feira (7), uma reunião com representantes das entidades regionais ligadas ao desenvolvimento econômico e o deputado estadual Munir Francisco.

Em pauta, a preocupação com o atraso na votação do projeto de lei que modifica Lei 6979/2015, que coloca os municípios do estado do Rio de Janeiro em equiparidade fiscal, beneficiando a atração de novas empresas.

A mobilização foi feita pelas entidades representativas de Barra Mansa – ACIAP-BM, represen-

tada pelo presidente Matheus Gattás, CDL BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), representada pelo presidente Gleidson Gomes e Sicomércio BM (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa), representada pela vice-presidente Viviane Santágueda. O encontro contou com a presença de representantes de entidades de Volta Redonda, Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real e também de representante do deputado estadual Tande Vieira. Diante da preocupação com o atraso na votação, o deputado Munir Francisco explicou que as mudanças na lei, como a inclusão de novas cidades a serem contempladas com o benefício, foram questionadas pelos legisladores e

MPF investiga supostas

Estado do Rio

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento investigatório criminal para apurar supostas irregularidades na aquisição de veículos blindados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no estado do Rio de Janeiro. Diligências e apurações preliminares do MPF identificaram indícios de fraude no processo de licitação para compra dos chamados “caveirões”.

Foram identificadas inconsistências na documentação da licitação, realizada em 2020, e problemas relacionados à fundamentação da necessidade e urgência para aquisição dos veículos, além de suposto conflito de interesses na confecção do atestado de Capacidade Técnica apresentado pela empresa. O MPF determinou a requisição de informações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e à Corregedoria Nacional da PRF, além de perícia nos documentos da licitação e a oitiva de pessoas.

APURAÇÃO

A investigação teve início com a veiculação de notícias na imprensa sobre supostas irregu-

laridades no processo licitatório. Diante das denúncias, o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do MPF no Rio de Janeiro realizou inspeção na sede da Superintendência da PRF no estado, no dia 31 de Maio de 2023. No local, foram encontrados diversos veículos blindados pesados que, segundo informações obtidas pelo MPF, não estariam sendo utilizados por suposta inadequação técnica.

Diante da situação observada na inspeção, o MPF passou à análise preliminar de parte dos documentos licitatórios, que revelou mais indícios de irregularidades procedimentais com possível impacto no resultado do certame. Todos esses elementos motivaram a instauração de Procedimento Investigatório Criminal (PIC), publicado no último dia 3 de agosto, no Diário do MPF Eletrônico. A investigação apura possíveis crimes de fraude em licitação e contra a lisura dos contratos administrativos, previstos nos artigos 337-F, H e L do Código Penal, cujas penas somadas podem chegar a 19 anos de reclusão, sem prejuízo de outros crimes que eventualmente forem apurados no curso das investigações.

Estiagem acentuada faz Secretaria de Obra adotar sistema de manobra no abastecimento

Itatiaia

A Secretaria Municipal de Obras e Serviço Públicos de Itatiaia está utilizando o sistema de manobra no abastecimento de água. A medida está sendo necessária em decorrência da diminuição do volume de água nos reservatórios, ocasionado pelo período de estiagem, muito comum no inverno.

Desta forma, o fornecimento de água nos bairros, exceto aqueles localizados na região de Penedo e de Maromba e Maringá, vem sendo interrompidos de acordo com a necessidade, para garantir o abastecimento. O Secretário de Obras, Altamir Barreto, ressalta que a manobra tem o objetivo principal de garantir o abastecimento nas localidades da parte alta do município.

Segundo ele, entre 12h e 18h,

o projeto de lei (PL) retirado de pauta no final de junho. Segundo ele, a inclusão de todos os municípios do interior seria uma das propostas, entre outras feitas pelos deputados. No entanto, Munir afirmou que a previsão é de que o PL deva ser votado até o final deste mês. “Estamos acompanhando esse processo, inclusive, o deputado Tande Vieira falou em plenária na última sessão sobre a preocupação dos municípios em relação ao atraso. Mas, a previsão é de que até o final de agosto a votação aconteça. Estamos no caminho certo, a união de todos é primordial”, explicou ele.

O presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, que conduziu a reunião, falou sobre a preocupa-

ção das entidades e afirmou que a união dos municípios neste momento é muito importante, uma vez que todos serão beneficiados com a aprovação final da lei. “O deputado Munir nos deu uma boa notícia de que a votação deve acontecer ainda este mês. Mas, nós, das entidades representativas continuaremos acompanhando de perto essa discussão e, se necessário for, nos mobilizaremos novamente, pois, estando em igualdade fiscal, os municípios do Sul Fluminense certamente têm boas condições de impulsionarem seu desenvolvimento econômico, fazendo a região crescer e se desenvolver ainda mais”, ressaltou ele.

Barra Mansa analisa demanda de empresas da região

Objetivo é fortalecer os diversos setores após a aprovação da lei estadual nº 6.979/2015, que reduz o ICMS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, está conhecendo as demandas das empresas da região Sul Fluminense, principalmente as instaladas no município, com o objetivo de buscar incentivos fiscais e assim fortalecer os setores.

De acordo com o secretário da Pasta, Bruno Paciello, além de prospectar novos negócios para a cidade, é preciso garantir apoio para aqueles que já estão consolidados. “A Companhia de Desenvolvimento é uma empresa de capital misto que tem o município como sócio majoritário e, como minori-

tário, a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), que surgiu como instrumento de comercialização de áreas da

cidade, tendo como principal missão fazer a gestão do Condomínio Industrial. Isso vai fortalecer o desenvolvimento econômico de Barra Mansa, ancorando-se na lei estadual

nº 6.979/2015, que reduz o ICMS de 18 para 3%. Mas não podemos nos esquecer das empresas que já estão instaladas no município, com isso tenho realizado visitas periódicas a empresários da cidade e da região para entender a realidade de cada um e assim buscar soluções para que elas tenham condições de competir no mercado”, detalhou Paciello. Entre as visitas realizadas, nesta terça-feira, dia 08, o secretário esteve na Elepar Indústria e Comércio, localizada no bairro Santa Clara. “Foi um encontro muito produtivo, conseguimos entender a realidade e dessa forma traçar estratégias para o seu fortalecimento, competitividade e contribuir na busca por benefícios fiscais”, finalizou o secretário.

Educação Ambiental Certificado reconhece ações de da Secretaria de Meio Ambiente de Paraty

está sendo interrompido o abastecimento dos bairros Jardim Itatiaia, Nova Conquista, parte do Campo Alegre e Vila Pinheiro, para que o reservatório localizado na Vila Magnólia possa chegar à capacidade ideal para abastecimento. Neste período, os moradores irão utilizar a água que está reservada em suas caixas d’água.

“Após às 18h, quando o reservatório enche ocorre, então, o abastecimento para a Vila Maia, Vila Magnólia, Vila Odete, Centro e Vila Paraíso. Devido à falta de chuva, o reservatório tem funcionado com a metade da capacidade, tornando necessária a realização dessas manobras”, explica Altamir, acrescentando que a recomendação é, diante da estiagem prolongada, para que os moradores economizem água e façam o uso de forma consciente.

Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ

Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br

Paraty

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paraty recebeu durante o evento Atitude Cidadã 2023, realizado na Casa da Cultura, um certificado de reconhecimento pelas ações de educação ambiental e seus impactos positivos no meio ambiente.

O evento, que aconteceu na última semana, foi idealizado pelo Instituto Zero em parceria com o Fórum DLIS Agenda 2030. Segundo a Secretaria, diversas ações de preservação ambiental são realizadas por meio da educação de jovens e crianças. Uma delas são palestras sobre o impacto ambiental dos plásticos no oceano, realizadas escolas públicas, privadas e instituições.

A limpeza das praias faz parte também das atividades práticas,

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira

Editor Internacional: Silas Avila Jr.

Diretor Geral: Renata Pançardes

Redação: redacao@diariodovale.com.br

Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br

buscando conectar os alunos com a realidade da poluição costeira e com a importância de manter as praias limpas.

O projeto “Remando pelo Lixo” é uma parceria que leva ações para toda a costa de Paraty.

Um SUP (Stand Up Paddle) é utilizado para fazer a travessia para coletar dados, resíduos e fotografia. O material é posteriormente anexado na palestra para reconhecimento dos estudantes durante o encontro com o remador Décio

Maia na praia. A Econservation também é um parceiro com o monitoramento de praias, trazendo a oportunidade de vivenciar fósseis de animais marinhos, espécies que vivem em Paraty, resíduos encontrados dentro das tartarugas e os cuidados necessários ao encontrar um animal marinho debilitado.

Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.

Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2  QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
Foto: Divulgação
Munir Neto e representantes das entidades regionais ligadas ao desenvolvimento econômico em reunião na ACIAP-BM
irregularidades na compra de “caveirões” pela PRF do Rio
Segundo a Secretaria, diversas ações de preservação ambiental são realizadas por meio da educação de jovens e crianças Foto: Divulgação
Bruno Paciello em encontro com representantes da Elepar Indústria e Comércio
Foto: Divulgação
Barra Mansa

Câmeras e BBB

A audiência pública que vai ser realizada nesta quarta (9) na Câmara Municipal de Volta Redonda sobre a instalação de câmeras de monitoramento tem tudo para ser menos conflituosa do que os primeiros debates sobre o tema.



Quando Volta Redonda começou a instalar as câmeras, elas eram novidade mesmo nas maiores cidades do Brasil.



E, pra piorar, estava em suas primeiras temporadas um reality show para quem “gosta de dar uma espiadinha”: o Big Brother Brasil, que segue no ar até hoje.



Na época, quem era contra as câmeras argumentava com a redução da privacidade.



Quem era a favor respondia que as câmeras não gravavam nada que acontece no espaço privado de ninguém: só em áreas públicas.



Houve quem usasse o exemplo do sujeito que fosse gravado aos beijos com uma mulher que sua “cara-metade”.



Uma boa resposta, na época, foi que beijar, seja quem for, é algo para ser feito em espaços privados, não públicos.



HOME OFFICE PERPÉTUO?

Uma das discussões da CPI estadual das agências reguladoras sobre a Agetransp foi referente a seu pessoal: a empresa teria nove funcionários na ouvidoria. Mas o presidente da comissão, Rodrigo Amorim, disse que foi fiscalizar a sede da agência e não achou ninguém lá. O presidente da agência, Murilo Leal, atribuiu esse fato a um problema na escala de pessoal devido ao esquema híbrido de trabalho, adotado pela Agetransp desde o início da pandemia de covid-19, no qual 25% do quadro trabalha de maneira remota, em esquema de revezamento.

POUCAS DENÚNCIAS

O presidente da CPI deu sequência à sabatina questionando Murilo Leal sobre quantos processos administrativos fiscalizatórios existem em face das concessionárias reguladas, nos últimos cinco anos. O diretor-presidente respondeu que há cerca de mil, além de outros 2.000 na ouvidoria. Amorim disse acreditar que o número está aquém dos problemas existentes, visto que o metrô transporta cerca de 350 mil pessoas por dia, enquanto a Supervia atende aproximadamente 450 mil passageiros diários, de acordo com dados da própria Agetransp.

JUSTIFICA

“É um número muito pequeno de processos ante a quantidade de relatos que deveriam chegar à ouvidoria e talvez isso não ocorra porque ela não funciona”, enfatizou o parlamentar.

NA AGENDA

O governador Cláudio Castro viajou, nesta terça-feira (8), para Brasília para reuniões com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Educação, Camilo Santana.

PETRÓLEO

Nesta tarde, Castro se encontra com Haddad para discutir questões sobre valores de repasses relacionados à exploração dos campos de petróleo Lula e Cernambi para o Estado do Rio.

FACULDADE

Na quarta-feira (09/08), o governador se reúne com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar sobre a participação do Rio no PAR Educação e o credenciamento da Faculdade de Medicina de Vassouras.

SEM PASSAGEIROS

Entre 2019 e 2022, o sistema de transporte público brasileiro por ônibus urbano registrou queda de 24,4% na demanda devido, principalmente, à pandemia. Isso significa que

deixaram de ser realizados quase 8 milhões de deslocamentos de passageiros por dia, em média, no período; enquanto eram realizadas aproximadamente 33 milhões de viagens por passageiros pagantes por dia em todo o Brasil em 2019, no ano passado a demanda atendida pelos ônibus urbanos brasileiros caiu para cerca de 25 milhões de viagens de passageiros pagantes por dia.

ANUÁRIO

A informação foi divulgada no lançamento do Anuário 2022-2023 da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. A publicação, que traz a série histórica do desempenho do setor nos últimos 30 anos, além de dados sobre investimentos em infraestrutura, cidades com subsídios e que adotam a tarifa zero, foi apresentada na abertura da 36º edição do Seminário Nacional NTU, realizado nos dias 8 e 9 de agosto em Brasília.

SEM RECUPERAÇÃO

Inédito, o documento elaborado pela NTU mostra que, mesmo com um aumento de 12,1% na demanda (número de passageiros transportados) e de 10,3% na produtividade (número de passageiros transportados por quilômetro rodado) em 2022, na comparação com 2021, o segmento não recuperou os patamares pré-pandemia. “A demanda atual está muito distante do desempenho observado no início da série histórica da NTU. E o setor acumula uma queda de 30% no índice de produtividade ao longo do tempo”, observou o presidente executivo da NTU, Francisco Christovam. O executivo destaca também que a recuperação da demanda de passageiros pós pandemia já chegou a 84% do transportado em 2019, mas reitera que há muito a ser feito para alcançar o nível registrado antes da crise sanitária.

CONSEQUÊNCIAS

“Temos observado os sinais de recuperação, mas é preciso lembrar que a pandemia provocou uma perda acumulada de quase R$ 40 bilhões para o setor, e ainda enfrentamos as consequências negativas deixadas pela crise sanitária. Desde a redução de mais de 90 mil empregos diretos até a impossibilidade de renovação da frota, devido à baixa da demanda e queda na arrecadação das empresas, que ainda dependem muito da tarifa cobrada do passageiro. O número de cidades que subsidiam seu transporte público cresceu, mas ainda é minoria”, afirmou. Segundo o Anuário NTU, há atualmente 63 sistemas de transporte público por ônibus que possuem subsídios definitivos, que atendem 163 dos 2.703 municípios que possuem serviços organizados de transporte público por ônibus em todo o país.

Vereadores aprovam criação do selo ‘Não é não’ em VR

Iniciativa que garante segurança das mulheres em estabelecimentos noturnos segue para a sanção do prefeito

A Câmara Municipal aprovou, em segunda votação, a criação do selo “Não é não”, a ser exibido em bares, restaurantes, boates e estabelecimentos semelhantes em Volta Redonda. A iniciativa segue agora para a sanção do prefeito Antônio Francisco Neto. O selo é destinado a identificar estabelecimentos comerciais – como bares, restaurantes, casas noturnas e outros – que aceitem cumprir determinados critérios que vão enquadrá-los como locais capazes de oferecerem proteção às mulheres contra o assédio sexual.

Os estabelecimentos que receberem o selo serão os que tiverem pessoal treinado sobre como agir em caso de denúncias de assédio ou violência contra a mulher, prover acesso a formas de contactar a polícia, atendimento público de saúde e serviços de assistência social e oferecer formas para que a mulher possa regressar a casa de forma segura.

Os estabelecimentos deverão estabelecer também códigos que a mulher ,ou outra pessoa, possa usar para se comunicar com os funcionários do estabelecimento, alertando-os sobre a situação de violência para que eles possam tomar as providências necessárias. Deverá também haver local que permita que a vítima seja isolada, inclusive visualmente, do agressor, e imagens de câmeras de segurança ou outras provas em pot6encial deverão ser preservadas.

O vereador afirmou, na justificativa, que os estabelecimentos “devem contribuir para propor-

cionar toda a segurança necessária para resguardar a integridade física e psíquica das mulheres que trabalham e frequentam tais locais”

PROTOCOLO NACIONAL

Em nível nacional, a Câmara dos Deputados aprovou no dia 1º de agosto um projeto de lei que cria o Protocolo Não É Não. A medida visa prevenir o assédio e a violência contra mulheres em ambientes onde se vendem bebidas alcoólicas, como bares e casas noturnas. A proposta agora segue para o Senado. O texto, de autoria da depu-

tada federal Maria do Rosário (PT-RS) em parceria com outros 26 parlamentares, determina que os estabelecimentos devem proteger a mulher e prestar assistência em casos de violência e constrangimento, além de afastar a vítima do agressor e, se necessário, expulsá-lo do ambiente. Para isso, os locais precisam monitorar situações de alerta.

O projeto também determina que ao menos um funcionário do local deverá estar qualificado para atender ao protocolo. Também estabelece que deve haver, em lugar visível, a informação de como acioná-lo e os contatos da Polícia Militar e do Ligue 180, que é a Central de Atendimento

à Mulher.

A deputada Maria do Rosário destacou a importância de medidas de proteção e apoio às mulheres.

“Não há como ser um protocolo facultativo porque não é facultativo estar diante da violência e não agir. É um imperativo ético, um imperativo da obrigação, da responsabilidade”, destacou.

O protocolo Não É Não foi inspirado na iniciativa No Callem, que existe na cidade espanhola de Barcelona. O No Callem foi aplicado no caso que levou à prisão do jogador de futebol Daniel Alves, acusado de estuprar uma mulher em uma boate catalã em dezembro do ano passado.

Estado do Rio pode dobrar produção de gás natural até 2028

Rio

A produção de gás natural no Estado do Rio poderá dobrar até 2028, segundo estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). O dado, apresentado pelo presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Corrêa (PP), durante audiência pública conjunta das comissões de Orçamento e de Minas e Energia, realizada nesta terça-feira (08/08), na sede da Alerj.

O entendimento durante o debate é que essa estimativa traz uma projeção positiva e favorável para a implantação do livre mercado de gás no Estado do Rio. Também de acordo com o estudo, a oferta de gás natural, no país, pode triplicar até o fim da década, chegando a 135 milhões de metros cúbicos diários em 2029.

“Somos o maior mercado de GNV do Brasil e tem toda uma indústria de transformação envolvida nisso. A gente precisa normatizar melhor o que é atribuição do Estado, para que quem consome o gás tenha mais de uma alternativa. O mercado de gás vai praticamente dobrar nos próximos três, quatro anos, e você desburocratizar e permitir o comércio livre do gás sem afetar os contratos firmados com as distribuidoras aumentará muito a competitividade da economia do Rio”, afirmou o presidente da Comissão de Orçamento, deputado André Corrêa (PP).

Para o diretor de gás natural da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Adriano Lorenzon, o livre mercado de gás natural tem o potencial de aumentar renda, emprego e bem-estar da população fluminense nos próximos anos, além de provocar uma redução no preço final do gás comercializado. No entanto, ainda existem desafios para que a

implantação desse modelo avance de fato.

“Hoje, a gente vê que há uma dificuldade para esse modelo acontecer por dois motivos: Ainda temos uma concentração muito grande de gás sendo disponibilizado apenas pela Petrobras, e pela demanda temos regulações estaduais que precisam facilitar a forma como o consumidor, que hoje é atendido pela distribuidora, vai migrar para o mercado livre. Tem um nível de detalhe que a regulação precisa entrar para dar essa segurança para fomentar o mercado no Rio. Temos que tirar essas incertezas para o mercado livre avançar”, afirmou Lorenzon.

MERCADO CATIVO X MERCADO LIVRE

O sistema aplicado na maior parte dos estados ainda é o mercado cativo de gás, em que os preços são estabelecidos pelo Governo e os clientes só podem comprar o produto dos distribuidores locais. Já no mercado livre, os preços podem ser estabeleci-

dos entre as partes e as compras podem ser feitas de quaisquer distribuidores. No caso do Rio, o estado ainda se encontra sem contrato de fornecimento de gás desde janeiro de 2022, se sustentando em uma liminar obtida pelo Governo do Estado e pela Alerj, que suspendeu o aumento abusivo de 50% no preço do gás natural fornecido pela Petrobras à Naturgy.

O modelo de livre mercado busca usar a experiência bem-sucedida da energia elétrica para balizar a prática do mercado livre de gás. Em 2021, foi publicada a nova Lei Federal do Gás (14.134/21), que trouxe segurança jurídica para o transporte, escoamento e comercialização, além das premissas essenciais ao estímulo de um mercado mais competitivo e aberto à entrada de novos agentes.

Com isso, a Petrobras já vem desenvolvendo projetos para aumentar a produção de gás nos próximos anos e expandir a oferta, segundo o gerente executivo de Gás e Energia da empresa, Álvaro Ferreira Tupiassu. Ele

disse que o investimento nessa ampliação já chega à ordem de 5,2 bilhões de dólares. “Esse é um compromisso que a empresa já tem adotado. Ela enxerga que já existe a competição a longo e curto prazo, mas se preocupa com os prejuízos que podem ser gerados às distribuidoras, já que a compra do gás poderá ser feita de forma direta”, relatou.

PRÓXIMOS DEBATES

Ao final do encontro, Corrêa antecipou que o assunto ainda será discutido na Casa outras vezes. “É preciso que a gente se aprofunde no tema. A questão tributária e a institucionalização do comercializador, por exemplo, são assuntos que demandam mais atenção. A gente não vai avançar nessa questão se não houver uma franqueza no debate e que seja dentro da capacidade operacional dos distribuidores, além de boa vontade efetiva”, concluiu.

 3 QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2023 POLÍTICA MOSAICO
Modelo de distribuição de gás natural é essencial para crescimento econômico
Foto: Arquivo
Projeto de Buchecha visa criar ambiente seguro para mulheres
Foto: Arquivo

Policial é vítima de tentativa de homicídio ao sair da casa dos pais

Suspeito foi identificado por foto de proteção de tela do próprio celular, que caiu durante a fuga

Volta Redonda

Um policial foi vítima de tentativa de homicídio na noite de segunda-feira (7), no bairro Santo Agostinho. Ele saía da casa dos pais quando notou quatro homens, vestidos de preto, vindo em sua direção.

Um deles sacou uma arma e apontou para o policial, que também estava armado e disparou oito tiros na direção dos suspeitos.

Durante a ação, um dos homens deixou cair uma pistola 9 mm marca Canik com 16 munições e um celular. A fotografia na proteção de tela do aparelho era de um dos suspeitos, que foi reconhecido. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi acionado.

Viaturas foram enviadas ao local. O dono do celular, de 22 anos, está sendo procurado. O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia, que deu início às investigações.

Agentes do GAT prendem dois homens e apreende um adolescente no Jardim Cidade do Aço

Foragido da Justiça é preso em Visconde de Mauá

Contra ele havia um mandado de prisão por tráfico e porte ilegal de arma de fogo

Volta Redonda

Agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) e do Serviço

Reservado (P2)do 28º Batalhão de Polícia Militar prenderam três homens e apreenderam um ado-

lescente de 17 anos, no início da tarde desta terça-feira (8), no bairro Jardim Cidade do Aço. Junto com os suspeitos foi arrecadada certa quantidade de drogas, que foi levada para a 93ª Delegacia de

Polícia, onde o caso começou a ser investigado. De acordo com o registro da ocorrência, contra os dois homens presos – um de 30 e outro de 23 anos – existem anotações criminais anteriores.

PM prende homens com drogas em beco na Caputera I

Angra dos Reis

O Grupamento de Ações

Táticas (GAT) do 33º Batalhão de Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (8), prendeu dois homens e apreendeu certa quantidade de drogas num beco localizado na Estrada da Caputera I. O tráfico no bairro seria de domínio da facção criminosa Comando Vermelho.

Segundo informações da polícia, após receberem informações dando conta de que dois homens estariam diariamente traficando no local, os agentes foram até o endereço e encontraram os suspeitos, que foram abordados e revistados. As drogas foram localizadas dentro de uma mochila. Tanto os suspeitos quanto o material apreendido foram levados para a 166ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado.

Resende

Um homem que portava 30 pinos de cocaína foi preso nesta terça-feira (8) por agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Ele estava foragido da Justiça e tinha contra si um mandado de

Corpo é encontrado cravejado de balas na Dutra

Itatiaia O corpo de um rapaz de 19 anos foi encontrado, cravejado de balas, às margens da Via Dutra, KM-329, em Itatiaia, no final da tarde de segunda-feira (7). O crime teria sido cometido em função de uma rixa entre facções criminosas rivais.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada por volta das 16 horas para verificar a informação de que havia uma pessoa caída à margem da rodovia e que poderia ter sido vítima de atropelamento.

No local, a equipe Alpha da 7ª Delegacia da PRF, constatou que a vítima já estava morta. O rapaz teria levado pelo menos três tiros na região do tronco. Uma das linhas de investigação aponta que o rapaz teria sido surpreendido por integrantes de uma facção rival e tentado fugir pela rodovia. Ele, no entanto, foi alcançado e morto. O homicídio foi registrado na 99ª Delegacia de Polícia, que dará continuidade às investigações.

prisão preventiva por tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência e porte ilegal de arma de fogo. O suspeito foi preso no Lote 10, em Visconde de Mauá, distrito turístico de Resende.

De acordo com a Polícia

Militar, os agentes foram até o local cumprir o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Resende. Tanto o suspeito quanto a droga apreendida foram levados à 89ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada.

4  QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2023 POLÍCIA
Foto: Cedida pela Polícia Militar
Suspeito deixou cair arma e celular com sua própria foto na proteção de tela
Suspeito
Foto: Cedida pela Polícia Militar
foi flagrado com trinta pinos de cocaína
Drogas foram levadas para a 93ª DP para serem contabilizadas Foto: Polícia Militar
Foto: Cedida pela Polícia Militar
Suspeitos foram abordados pelos agentes e levados para a Delegacia de Polícia

Para acelerar obras da Rua 33, equipes da prefeitura passam a trabalhar de

madrugada

Via ficará interditada no sentido Sessenta-Vila Santa Cecília até o dia 14 de agosto

As obras da Rua 33, na Vila Santa Cecilia, estão sendo executadas durante o período noturno e também durante a madrugada. De acordo com a prefeitura, o objetivo é acelerar o ritmo de trabalho durante uma semana, com frentes de trabalho operando 24 horas por dia, para reduzir os transtornos por conta das intervenções na via.

“Estão sendo realizados serviços essenciais para que as empresas de energia, telefone e internet possam remanejar os fios dos postes para o corredor subterrâneo”, explicou a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira. Os trabalhos envolveram serviços como escavações com retroescavadeiras em novos pontos da via e tiveram o apoio da Guarda Municipal. Durante este período de uma semana, a Rua 33

ficará totalmente interditada no sentido Sessenta-Vila Santa Cecília para que os trabalhos ganhem mais ritmo, segundo o governo municipal. “É um trabalho diário reconstruir Volta Redonda e estamos fazendo de tudo para que a Rua 33 seja mais atrativa aos seus moradores, comerciantes e visitantes. Será uma nova via, totalmente revitalizada, acessível, um legado para a população da nossa cidade”, afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto.

REVITALIZAÇÃO

A Rua 33, segundo a prefeitura, já teve a rede de água trocada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR). Todo o cabeamento de telefonia, eletricidade e transmissão de dados será reordenado e ficará na parte subterrânea da rua – algo semelhante ao que

ocorreu com a Avenida Amaral Peixoto, no Centro. A modernização tornou a área comercial mais eficiente, bonita e mais atrativa às pessoas.

A ideia é que a área da Rua 33, que reúne estabelecimentos de diversos setores, com destaque para a área gastronômica e de serviços de saúde, se torne mais acessível às pessoas com mobilidade reduzida – como cadeirantes, idosos ou pessoas com deficiência visual, por exemplo.

Os pontos de ônibus também serão modernizados; haverá plantio de novas mudas de árvores, na maioria arbustos com floração; e implantação de paraciclo – estrutura que permite apoiar e trancar a bicicleta de forma segura. O local também já está iluminado com lâmpadas de LED – mais econômicas e que garantem cores mais nítidas, promovendo maior segurança.

Dados do Supera/RJ serão transferidos para o Bolsa Família, avisa prefeitura

Para garantir benefício, usuários precisam fazer atualização cadastral

Barra Mansa

A prefeitura alerta para a importância da atualização dos dados do Supera/RJ, plano de auxílio de renda criado pelo Governo do Estado durante a pandemia.

Segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos destaca que o objetivo é migrar as informações para o programa de transferência de renda federal, o Bolsa Família. Atualmente, o município conta com mais de 380 famílias elegíveis para a troca de benefício.

A gerente de Proteção Social Básica, Cátia Batista, destacou a importância da atualização do cadastro. “Atualmente, Barra Mansa conta com 3.287 famílias

inscritas, onde 2.906 já migraram e estão recebendo o benefício federal, mas 381 precisam realizar o cadastro, pois se encontram elegíveis. Além disso, é muito importante que as famílias procurem o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou o setor de CadÚnico para analisar sua situação. Para estar apto, a renda per capita de cada integrante da família tem que ser de até R$218 reais por pessoa”, ressaltou. Para esclarecer dúvidas, as famílias podem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Rua Oscar da Silva Marins, 252, no Centro; o Cras mais próximo de sua casa ou o setor do CadÚnico, situado na Rua Luís

Ponce, n° 263, no Centro – anexo à Prefeitura de Barra Mansa. Mais

Alunos da rede pública de ensino recebem kits de materiais escolares

Pinheiral

A prefeitura de Pinheiral entregou a 4.100 alunos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), kits escolares com itens como lápis, canetas, cadernos, agenda personalizada, borrachas, régua, apontador, cola tesoura e mochilas escolares, dentre outros materiais.

De acordo com a Secretaria de Educação, para a compra dos kits foram investidos pouco mais de R$ 1 milhão com recursos dos royalties. O prefeito Ednardo Barbosa destacou que o investimento em itens de qualidade reflete em melhor aprendizado por parte dos alunos.

“É uma maneira de apoiar os alunos e promover a igualdade de oportunidades na educação. E o

mais importante: os kits podem ajudar a reduzir as barreiras e permitir que os alunos se concentrem em seus estudos sem ter que se preocupar com a falta de materiais básicos”, destacou. O secretário de Educação, Fernando Cabral, afirmou que o material escolar colabora não apenas no desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também impacta a autoestima deles no ambiente escolar.”O fato de a criança ter o material escolar e praticamente todos na escola terem o mesmo nível de acesso a esse kit faz com que a autoestima se eleve e ela estude feliz. Essa alegria de estar na escola, compartilhando saberes com material próprio e se sentir incluído, é muito importante para a aprendizagem”, concluiu.

 5 QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2023 CIDADES
informações também podem ser obtidas através do telefone (24) 2106-3445.
Foto: Divulgação – Secom/PMVR
Obras estão sendo feitas também durante a madrugada para acelerar o ritmo dos trabalhos Trezentos e oitenta e uma família estão elegíveis para receber o benefício Foto: Felipe Vieira Para Ednardo, o investimento reflete em melhor aprendizado por parte dos alunos Foto: Prefeitura de Pinheiral

Barra Mansa confirma caso de febre maculosa; paciente pode ter contraído doença em Arantina

Paciente relatou ter notado um carrapato aderido à pele após voltar de viagem de Arantina, no sul de Minas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa informou na tarde desta terça-feira (8), que no dia 30 de junho recebeu notificação de um paciente suspeito de contaminação por

Febre Maculosa. O homem foi internado na Casa de Saúde Santa Maria, com queixa de febre e alterações respiratórias. Durante a internação foi realizado exame para detecção para Febre Maculosa com resultado positivo. O pacien-

te do sexo masculino, de 64 anos, residente no bairro Vista Alegre, relatou ter notado um carrapato aderido à pele após voltar de viagem de Arantina, no sul de Minas, onde já havia sentido os primeiros sintomas. O paciente ficou internado por

9 dias, sendo 2 dias na Santa Maria e 7 dias, na Santa Casa) Segundo a Secretaria de Saúde, é importante ressaltar que o paciente se encontra em bom estado de saúde, em casa e sendo acompanhado pelas equipes da Vigilância Epide-

miológica, Equipe de Atenção Primária além da Vigilância Ambiental através de monitoramento e varredura das áreas Ribeirinhas da Cidade.

A Secretaria ainda afirmou outras duas suspeitas, mas que os casos foram descartados

através de exames. O município ainda informa que, os dois suspeitos, após amostras de exames encaminhados ao LACEN no estado, foram descartados. O resultado deu negativo.

Medidas socioeducativas e o direito dos menores infratores são discutidos no UGB

Simpósio reuniu no auditório da universidade alunos do curso de psicologia e pedagogia

Volta Redonda

Medidas socioeducativas e os direitos dos menores infratores, foram discutidas na noite de terça-feira (8), durante o “Simpósio Sobre Socioeducação”, realizado pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) em parceria com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), no campus Volta Redonda, no Aterrado. No público, os alunos dos cursos de psicologia e de pedagogia da universidade. O evento contou com a presença do diretor Geral do Degase, Vitor Hugo Poubel, do reitor do

UGB-FERP, Francisco Sampaio, Sabrina Alves Faria, assistente Social do MPRJ, Leonardo Zulato Barbosa, promotor de Justiça Estado.

Segundo Victor Hugo Poubel, o Degase atente no Estado do Rio 780 jovens com idade entre 15 e 18 anos que cumprem medidas socioeducativas em regime de internação e semiliberdade. No sistema, eles têm aulas regulares, cursos de capacitação e participam de projetos de inserção no mercado de trabalho por meio de vagas oferecidas nos programas de jovens aprendizes, estágios e empregos.

“A socioeducação é um sistema e o Degase procura sempre avançar tanto na parte da educação, quanto na profissionalização, e na empregabilidade, fechando todos os elos para que a gente transforme a vida desses jovens que praticaram atos infracionais. Isso tudo para que eles não voltem a reincidir. Queremos inseri-los no mercado de trabalho e que tenham uma caminhada bacana, dentro da lei, como a sociedade espera de todas as pessoas” explicou o diretor do Degase. O Promotor Público Leonardo Zulato, falou sobre a complexidade do sistema de justiça. Ele

explicou que com a normatização do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) os menores de idade deixaram de ser um objeto de proteção e passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos, mas que para a sociedade ainda é difícil entender esse processo de evolução.

- O sistema de proteção da infância e da juventude no Brasil passou por uma revolução. Então, a criança e o adolescente deixam de ser um objeto de proteção e passam a ser sujeitos de direitos. Isso para as pessoas é difícil de entender que um jovem, que não tem 18 anos completos, também

Gestores avaliam metas definidas por Drable em abril

Objetivo é colocar Educação de Barra Mansa entre as 10 melhores do estado

Barra Mansa

Em abril deste ano, conforme noticiado pelo DIÁRIO DO VALE, o prefeito Rodrigo Drable entregou uma carta de compromisso com planos de metas a serem alcançadas pelo sistema municipal de Educação. Nesta segunda e terça-feira (7 e 8, respectivamente), a Secretaria de Educação promoveu um encontro com os gestores escolares da rede pública para uma avaliação diagnóstica e formativa.

O objetivo das reuniões, realizadas no Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva (CEI), foi discutir os resultados obtidos desde a entrega da carta de compromisso até agora.

A assessora de Educação Básica, Ionara Hygino Muniz, ressaltou a importância do encontro. “Nós estamos reunidos para apresentar aos diretores uma parcial do avanço que eles tiveram em relação à meta que foi estabelecida e entregue no mês de abril pelo secretário e pelo prefeito Rodrigo

Drable. Aqui nós temos o balanço das atividades com os resultados das ações de acompanhamento de cada unidade de ensino, onde conseguimos analisar como estaríamos se o ano terminasse hoje”, disse.

Segundo Ionara, o trabalho que vem sendo desenvolvido é ligado diretamente ao objetivo do município em subir posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Hoje podemos dizer que tivemos avanços, mas ainda precisamos ajustar alguns pontos para conseguir de fato alcançar nossa meta, que é estar entre os dez primeiros colocados no Estado no próximo Ideb. Uma das ferramentas que usamos para avançar é o ‘Aprova BM’, que é um simulado que aplicamos a cada quatro baterias de exercícios, trabalhando o objeto de conhecimento de maneira específica. A partir disso, nós temos o resultado de fluxo e assim conseguimos ver o quanto a nossa educação evoluiu”, explicou.

ALINHAMENTO DE METAS

Ionara Muniz acrescentou que o encontro reuniu os gestores de todas as mais de 70 unidades de ensino no município, com o objetivo de alinhar as metas. “Nós temos diretores dos anos iniciais e finais, pois todos precisam compreender o seu papel e mostrar as habilidades que precisam ser desenvolvidas na educação infantil e que são cobradas de forma mais aprofundada nos anos iniciais e nos anos finais”, detalhou.

O secretário de Educação, Marcus Barros, destacou que as ações fazem parte de um planejamento estratégico em longo prazo. “É importante que as equipes diretivas entendam que todas as ações estão sendo realizadas de forma global. A Secretaria vem realizando uma série de implementações que fazem parte do plano estratégico e devem ser vistas de forma conjunta, pois só assim conseguiremos chegar ao resultado positivo. O planejamento não é para o próximo Ideb, e sim para os próximos anos. Estamos falando do aprendizado do

aluno, ou seja, o objetivo de fazer a gestão de rede é olhar a Secretaria de Educação nos próximos dez anos”, ressaltou.

A diretora da Escola Municipal Doutor Djair Machado Gomes, Graziela Emílio Paiva, destacou como a carta compromisso impactou o dia a dia da unidade e como vem trabalhado para alcançar as metas. “Quando recebi a carta compromisso das mãos do prefeito, a minha primeira ação foi compartilhá-la com os alunos. Pois nós não podemos cobrar resultados sem que eles saibam o motivo de estarem sendo cobrados. Dessa forma, pude mostrar a eles a responsabilidade social que tínhamos e que só com o trabalho conjunto poderíamos alcançar. Levei cada um deles a entender que o objetivo não é só passar para o próximo ano de escolaridade, mas também de estarem comprometidos com a evolução do ensino. Assim, eles se mostram mais maduros e os resultados já são perceptíveis, como na disciplina que melhorou muito”, disse.

tem direitos, que surgiram com a normatização através do ECA, anunciando o direito a saúde, a educação, ao lazer, e a cultura, fato que chocou e ainda choca a realidade do país, mesmo tendo o estatuto completado tantas décadas de efetivação – disse acrescentando que a comunidade ainda tem muito que entender a criança e o adolescente como aquele que possui direitos e não só aquela “propriedade que deve ser resguardada sem desenvolver a autonomia.

O UGB-FERP estabeleceu um convênio com o Degase para desenvolver o projeto “Caminhos

para o Futuro”, um programa de Extensão de Responsabilidade Social, coordenado pela Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). O projeto é desenvolvido com adolescentes assistidos pelos CRIAADs (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente) de Volta Redonda e Barra Mansa. As atividades são realizadas pelos cursos de Psicologia (professor Thiago Assis) e Pedagogia (professora Diana do Carmo), o com auxílio de monitores dos dois cursos.

6  QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2023 CIDADES
Fotos: Felipe Vieira
Secretário de Educação, Marcus Barros destacou que o objetivo é ter resultados também a longo prazo
“CAMINHOS PARA O FUTURO”

Prefeitura, CSN e CBSI vão qualificar mão de obra para

preencher vagas de emprego

Governo municipal vai adequar cursos de qualificação de mão de obra e recrutamento para essas oportunidades

O prefeito Antonio Francisco

Neto recebeu a direção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e da CBSI (Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura) em seu gabinete, para firmar parceria para qualificação de mão de obra para as mais de duas mil vagas de trabalho abertas pelas duas empresas. A CSN anunciou 880 oportunidades, entre emprego e estágio, e a CBSI, 1.216 vagas de trabalho. O encontro foi no final da tarde dessa segunda-feira (7).

As vagas para CSN estão distribuídas entre os programas “Aprendizagem Industrial”, que beneficia jovens 18 a 23 anos; “Capacitar”, que tem foco na

contratação de mulheres e visa qualificar essas profissionais na área industrial; “Incluir”, que promove a formação e qualificação de PCDs por meio de curso profissionalizante oferecido com bolsa-auxílio; e o programa de estágio da empresa. A CBSI destacou as oportunidades para soldador e pedreiro refratário.

“Conhecendo previamente as demandas das duas empresas, vamos adequar os cursos de capacitação ofertados pela prefeitura às necessidades da CSN e da CBSI.

Qualificar a mão de obra de acordo com as oportunidades do mercado de trabalho”, falou o prefeito Neto, que afirmou ainda que vai ampliar a chamada para o EJA (Educação para Jovens e Adultos),

já que o ensino médio completo é um pré-requisito para preencher a maioria das vagas.

O deputado estadual Munir Neto, que também participou da reunião, afirmou a troca de informações vai beneficiar à empresa, que busca por profissionais qualificados, e à prefeitura, que vai qualificar a população com mais assertividade”, ressaltou Munir, acrescentando que a estrutura dos 31 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) espalhados pelo município serão pontos de inscrição e entrega de currículos para que sejam avaliados e selecionados pelas duas empresas.

Durante o encontro, que contou com a presença da gerente regional de Siderurgia da CSN,

Ana Paula Gonçalves, e da coordenadora de Gestão da empresa, Thaís Moura; além do gerente de Gente e Gestão da CBSI, Luiz André Faria de Abreu; e do coordenador de Gente e Gestão da empresa, Leandro Flores, ficou acertada uma próxima reunião para segunda-feira que vem, dia 14.

Desta vez, serão convidados representantes das secretarias de Ação Comunitária, Educação, Políticas para Mulheres e da Pessoa com Deficiência, além do CQP (Centro de Qualificação Profissional) para definir a melhor estratégia para qualificação de mão de obra de acordo com as vagas de trabalho ofertadas pela CSN e CBSI.

Comércio espera aumento

5% nas vendas para o Dia dos Pais

Itens de vestuário estão no topo da lista de presentes mais procurados pelos consumidores

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL) espera um aumento de 5% nas vendas do comércio da cidade, com a proximidade do Dia dos Pais, neste domingo (13). Itens de vestuário estão no topo da lista da procura de presentes.

Segundo a CDL os centros comerciais do município estão preparados para atender o consumidor. O bairro Retiro, por exemplo, que é um dos principais centros comerciais da cidade, têm em torno dois mil estabelecimentos comerciais, entre varejo, serviço, turismo e gastronomia em todo o complexo, incluindo os bairros vizinhos como Vila Mury e Belmonte. Também oferece um mix de produtos e serviços variados, onde o consumidor pode encontrar uma vasta

gama de opções de presentes com preços que cabem em todos os bolsos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, entre os dias 17 e 19 de julho, ouviu 821 consumidores do estado e do Rio e aponta que

56,4% pretendem presentear no Dia dos Pais. Segundo o estudo, o gasto médio deve ser de R$ 140 por pessoa. Entre os produtos mais procurados estão roupas, com 51% das intenções de compra; perfumes ou cosméticos, com 14,8%; calçados ou acessórios, com

12,8%; joias ou relógios, com

5,1%, e livros ou e-books, com

1,8%. Os demais presentes receberam juntos, 9,3% das intenções. Enquanto isso, 11,4% afirmam que ainda não decidiram qual presente vão comprar e 5% pretendem comprar mais de

uma lembrança. Segundo o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes, a data deve movimentar mais de R$ 371 milhões na economia fluminense. Recuperação de Crédito Para incentivar o consumidor a ir às compras, e ajudar aqueles que se encontram em inadimplência a recuperarem o crédito, a CDL está realizando até a próxima sexta-feira (11), a campanha “Nome Limpo, Crédito Forte”. Neste período, as pessoas que procurarem a entidade terão a possibilidade de verificarem se o CPF está no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou Serasa. Com base na informação, deve ir até a loja onde tem a dívida em atraso e negociar. Até mesmo as dívidas com o cartão de crédito podem ser negociadas com a instituição financeira e voltar a ter poder de compra.

Além do Dia dos Pais, a CDL espera com essa campanha, devolver o poder de compras para os consumidores visando também às vendas do Dia das Crianças e o Natal.

“Estamos com esta campanha nas nossas redes sociais para incentivar o consumidor a renegociar as dívidas e os lojistas aproveitarem esse momento de novas linhas de financiamento oferecidas pelo Governo Federal com as instituições financeiras para que seja possível uma recuperação da economia por meio de um acesso mais rápido e fácil ao crédito”, afirmou o diretor financeiro da CDL Volta Redonda, Paulo Biajoni. De acordo com ele, o consumidor vai poder ir até a CDL, na Rua Simão da Cunha Gago, 19, Aterrado, e fazer de graça a consulta do CPF.

“Não renegociamos dívidas, só fazemos mesmo esse levantamento para que quem não sabe onde deve possa procurar seu credor e quitar esses débitos em atraso”, disse.

Horário Especial de Funcionamento do Comércio de Volta Redonda:

Visando facilitar as compras para o Dia dos Pais esta semana o comércio de Volta Redonda está funcionando em esquema especial, até sexta-feira (11) no horário das 8h30min às 20h30min e no sábado (12) das 8h30min às 18h30min

“Em toda data especial o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) orienta que os lojistas trabalhem com o horário mais ampliado para atender o público que trabalha e não consegue ir às compras durante o horário comercial” disse Levi Freitas,

presidente do Sicomércio, confirmando que a expectativa da entidade é de um aumento de 5% nas vendas para o Dia dos Pais com relação ao ano passado.

FEIRA LIVRE

Em função do Dia dos Pais a feira livre de Volta Redonda também está funcionando em horário especial. Até domingo (13) as barracas poderão vender até 14h30min e o armazenamento das mercadorias e estrutura com liberação total da via pública até às 17h30min.

A feira livre atrai consumidores de toda a região Sul Fluminense e oferece opções de produtos de hortifrúti, vestuário, calçados entre outros.

Barra do Piraí: Capacitação de Operadores de Turismo do Vale do Café vai até quarta-feira

Evento, realizado pela ABIH-RJ, fomenta economia local e investe em geração de empregos

Barra do Piraí

Inúmeros profissionais estiveram presentes na abertura do Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens (Procap-RJ), nesta segunda-feira ( 7), na Estação do Trem na Praça de Ipiabas, em Barra do Pirai. O encontro teve o objetivo de fomentar o turismo e à economia do Vale do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

O evento, que segue até quarta-feira (9), conta com a participação de cerca de 10 operadores de receptivos nacionais e internacionais, convidados que terão a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos e a infraestrutura hoteleira da região, além de representantes de hotéis, pousadas e setor gastronômico.

Nos três dias de imersão às belezas naturais e investimentos em equipamentos de lazer, a expectativa é de que o saldo seja de fomento à economia regional. O coordenador da ABIH-RJ, Alexandre Morares, estima aumento em pelo menos 50% na geração de empregos e um fluxo turístico triplicado, com maior impacto nos finais de semana (quinta a domingo).

“É uma região com inúmeros atrativos e investimentos em lazer, como por exemplo, o avião metaverso, aqui em Ipiabas, que ganha

os olhares de turistas de diversas localidades e, tudo isso somado, é claro, à beleza natural do Vale do Café, que encanta a todos”, ressaltou Alexandre Moraes, lembrando que os efeitos positivos ao turismo já podem ser constatados com o anúncio de abertura de novas pousadas, em Barra do Piraí. Para Mário Esteves, prefeito de Barra do Pirai, a região do Vale do Café não perde em nada para roteiros turísticos tradicionais do país. Ele garantiu, durante a solenidade de abertura do Procap-RJ, que os investimentos em lazer e turismo regional irão dobrar o número de turistas na cidade. O projeto de Mário Esteves prevê, além do avião metaverso, a colocação de uma maria-fumaça para passeios até a Vila de Casarões Históricos do século XIX, uma das atrações do Vale do Café, entre outros equipamentos de lazer previstos para funcionar ainda este ano.

PROGRAMAÇÃO

A programação de abertura seguiu no IPITOWN, também em Ipiabas, com a participação 35 players do trade turístico local, incluindo representantes de hotéis, restaurantes, pontos turísticos, associações e entidades de classe, além de instituições parceiras do Turismo, como Sebrae Rio e

Senac RJ.

A programação de imersão inclui site inspection aos empreendimentos hoteleiros da região, como Hotel Fazenda Ribeirão, Pousada Vale do Café, Pousada Blues, Pousada Por do Sol, Hotel Fazenda Império do Vale, Pousada Brisas do Vale, Pousada Abbud e Fernandes, além de visitação aos principais pontos turísticos, como a cervejaria Dupai, Casa da Intuição, Parada do Chocolate, Muito Além de um Jardim, Avião Metaverso e Parque Aquático Aldeia das Águas, entre outros. Serão também apresentados os atrativos gastronômicos, entre eles os restaurantes Apreciar, Armazém da Colina e Fazenda do Vale, este último com a feijoada mais famosa da região.

Para o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Wanderson Faria, é uma forma de apresentar os atrativos da região, gerando empregos e fomentando a economia.

“O trabalho que fazemos no Vale do Café é mostrar nossos atrativos, onde temos uma Conservatória, que é a nossa Tiradentes regional, Vassouras, com suas fazendas históricas, entre outras inúmeras atrações que tiram os nossos turistas do hotel e os levam para conhecer as belezas da nossa região”, concluiu Wanderson.

 7 QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2023 ECONOMIA
Volta Redonda
Foto: Divulgação – Secom/PMVR
Neto, Munir, Ana Paula Gonçalves, Thaís Moura, Luiz André Faria de Abreu e Leandro Flores em reunião no gabinete do prefeito

UM AMOR DESDE OS 14 ANOS PELOS ANIMAIS

Pensando que esta coluna seja um conto de fadas eu a começo com: Era uma vez um jovem que aos 14 anos se apaixonou por cães graças a seu pai. O tempo foi passando e, hoje, com mais de 50 anos desse amor iniciado, este homem é um dos poucos representantes do sexo masculino que dedica sua vida a cuidar de animais abandonados independente da raça, do sexo, do tamanho, na cidade de Volta Redonda.

A coluna esteve esta semana conhecendo o trabalho que Luiz Fernando Castro Santos, mais conhecido como Cobrinha, aos 65 anos, realiza cuidando dos animais que ele mesmo recolhe nas ruas depois das denúncias que são recebidas. E olha que não são poucas. Cobrinha contou que seu amor pelos animais começou quando tinha 14 anos e via dedicação de seu pai, José Benedito dos Santos, pelos animais.

O tempo passou, ele cresceu,

casou-se, montou uma empresa de grande sucesso – a Auto Escola Cobrinha, mas uma coisa não deixou de lado: o amor pelos animais! E isso pode ser comprovado quando chegamos ao seu escritório – ele hoje trabalha como despachante, e ao nos levar a área onde estavam os animais todos vieram buscar o seu carinho e a sua atenção.

Cobrinha nos revela que não é fácil manter os animais. Além do custo com a alimentação, existe despesas com remédios e veterinários, já que a maioria chega em péssimo estado de saúde, necessitando de uma assistência total. Para isso, as doações são sempre necessárias, não só para ele, mas também para os demais cuidadores da cidade. No momento, com seus próprios recursos, ele está providenciando uma reforma em seu canil. Além de uma cozinha especial para preparar a alimentação dos animais, estão sendo construí-

Dica de hoje

O nosso leitor Luiz Reis, morador na Barreira Cravo, nos escreve querendo algumas dicas de como criar um porquinho da índia. Bem Luiz, em uma pesquisa feita pela coluna, encontramos algumas dicas. Uma delas é que nunca se aproxime por cima da gaiola do animal. Ele ficará estressado pensando ser um predador, pois na natureza é assim que eles são caçados. Outra coisa: o porquinho da índia deve ser criado em uma gaiola com amplo espaço. Além disso, ele irá precisar passar um tempinho em

um lugar aberto. Lembre-se que ele é muito sensível ao calor. A temperatura ideal para ele é de 18 até 25°C.

Não se esqueça de que o recinto deve ter piso sólido, evitando arames, pois isso machuca o pet e ser forrado com serragem e feno. Ah, e não se esqueça de colocar seus comedouros e bebedouros!

E para encerrar: se for comprar mais de um e não queira ter uma criação dos mesmos, sugerimos a compra de fêmeas, porque os casais adoram ter “filhotinhos”.

Poema para eles

Existem poemas e poetas, e um deles, de autoria desconhecida, homenageia os nossos cães. Conheça:

Poema de um cão

Eu sou aquele que te espera...

O teu carro tem um som especial e eu posso reconhecê-lo entre mil.

Os teus passos têm uma campainha mágica, são música para mim.

A tua voz é o maior signo do meu tempo feliz e, às vezes, não é necessário mencionar: ouço a tua tristeza.

Se vejo a tua alegria, faz-me feliz!

Não sei o que é cheiro bom ou mau, só sei que o teu cheiro é o melhor.

Algumas presenças às vezes eu gosto, outras, nem tanto.

Mas a tua presença é o que move os meus sentidos.

dos novas áreas para manter os animais mais agressivos e os não castrados. A entrevista completa você pode conferir no canal do Diário do Vale, no Youtube.

Aniversário

diferente Em casa

A jornalista Leslie Assis, que comemorou mais uma primavera na semana passada, fez uma festa na qual os convidados tinham que levar seus animais. A jornalista Andressa Gil esteve lá e nos mandou este flagrante da festa.

A jornalista Agatha Amorim passou por um grande susto na noite de sexta-feira (4). Seu Dachshund, mais conhecido como Salsicha ou Basset, de nome “Ricardo”, sofreu fortes convulsões e precisou ser internado com urgência. Hoje, quando fechamos a coluna, a notícia era de que ele já estava indo para casa. Ainda bem!

Seu despertar, me acorda.

Dormindo você é meu Deus, descansando em casa, e eu o seu sonho.

O teu olhar é um raio de luz, quando me dou conta do teu despertar...

As tuas mãos sobre mim, têm a leveza da paz.

E, quando você sai, tudo está vazio outra vez...

E volto a esperar sempre e sempre...

Pelo som do seu carro;

Pelos teus passos;

Pela tua voz;

Pelo teu estado sempre inconstante do humor;

Pelo teu cheiro;

Pelo teu repouso sob a minha vigília;

Pelos teus olhos;

Pelas tuas mãos.

E assim sou feliz.

8  QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2023 ESPORTE/LAZER
PARA ANUNCIAR AQUI: (24) 99834-6214 (ZAP)
Foto – Fernando de Barros Foto Andressa Gil

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.