A prefeitura de Angra promoveu anteontem a “Hora do Mamaço”, uma ação de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno para mães e seus filhos. A ação aconteceu simultaneamente nos bairros
COPA FEMININA
MOTIVO
A Rua 33, na Vila Santa Cecília,ficará totalmente interditada no sentido Sessenta-Vila Santa Cecília a partir de hoje. A a interdição será mantida por uma semana, para que os trabalhos de revitalização
Apesar da derrota para o Remo, Voltaço mantém vivo o sonhonde subir para a série B Foto: Secom Remo ANGRA DOS REIS Prefeitura promove ‘mamaço’ para conscientizar sobre aleitamento ‘Mamaço’ incentiva mães a amamemntarem os filhos Foto: Wagner Gusmão PMAR
Centro, Jacuecanga e Parque Mambucaba. O ato marcou o início das atividades da programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
GERAL | Página 2
As lideranças do PT em Volta Redonda e Barra Mansa estão focadas no objetivo de tornar a legenda mais forte e preparar o caminho para as eleições gerais de 2026.Em Volta Redonda, o sindicalista Zeomar Tessaro coloca como prioridade a montagem de uma nominata forte para o ano que vem, com o objetivo de ele-
ger três vereadores, pelo menos. Já em Barra Mansa, a ex-prefeita e ex-deputada estadual Inês Pandeló disse que seu partido está em busca de alianças, e que a decisão sobre os nomes de candidatos a prefeito vai depender das conversas.
POLÍTICA | Página 3
BRASILEIRÃO SÉRIE C
da via sejam adiantados. Neste período, serão feitos serviços essenciais para que a fiação hoje instalada em postes possa passar pelo corredor subterrâneo planejado.
CIDADES | Página 5
O Remo venceu o Volta Redonda por 2 a 1. A partida, no Mangueirão, em Belém, foi válida pela 16ª rodada da série C do Brasileirão. Com o resultado, o Voltaço ficou com 27 pontos, na quarta posição da tabela, ainda dentro do G-8, que avança para a próxima
Suécia elimina EUA e Holanda manda África do Sul para casa
A Suécia eliminou os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino na manhã deste domingo (6) no estádio Melbourne Rectangular, na Austrália. As suecas vão enfrentar o Japão na próxima fase.
Já a Holanda superou a África do Sul por 2 a 0 no estádio de futebol de Sydney e se classificou para disputar uma vaga nas semifinais com a Espanha.
ESPORTES | Página 8
‘Mega Cidadania’ leva serviços à população na Praça Brasil
A Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foi palco no “Conexão Mega Cidadania” neste sábado (5). O evento promovido pela prefeitura, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda
BARRA MANSA
| Página 6 Foto: Secom PMVR
fase. Caso fique entre os quatro melhores, o time vai competir na Série B do Brasileirão em 2024. A próxima partida do Voltaço na Série C será contra o Operário, no Raulino de Oliveira, às 19 horas do próximo sábado.
ESPORTES | Página 6
Quantidade de veículos novos emplacados aumenta em Volta Redonda
A quantidade de primeiros emplacamentos (o que é feito ao se retirar o veículo zero quilômetro da concessionária) vem apresentando alta em Volta Redonda. Em sete meses, a cidade registrou 1.955 emplacamentos contra 1.659 no ano
passado, resultando em uma alta de 17,84%, o que é superior ao crescimento registrado no Brasil, que foi de 14,79% segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
GERAL | Página 2
RIO CLARO
PM prende homem suspeito de agredir o próprio pai
(UniFOA) e o Governo do Estado, uniu ação social, prevenção à saúde e diversão para a população, tudo de graça. Milhares de pessoas se beneficiaram dos serviços ofertados entre 9h e 16h.
Moradores do bairro Macundu, em Rio Claro, chamaram a Polícia Militar para socorrer um homem de 75 anos que seria vítima frequente de espancamento pelo próprio filho. A vítima confirmou as agressões e levou os policiais até o filho, que estava dormindo. O suspeito disse que
quando bebe, não se lembra de nada. Com ele foram apreendidos uma espingarda com numeração suprimida e três facas; no quarto ao lado havia um revolver Taurus calibre 32, oito munições e 11 cartuchos também para calibre 32.
POLÍCIA | Página 4
ANGRA DOS REIS
POLÍCIA TROCA TIROS COM SUSPEITOS DE TRÁFICO
ANOS
2023
Ano 31 • Edição 10209 R$ 1,50
Segunda-feira, 7 de agosto de
|
ITATIAIA
DUTRA POLÍCIA | Página 4
DOIS FICAM FERIDOS POR CAUSA DE COLISÃO NA
PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA
POLÍCIA | Página 4
STF ABSOLVE HOMEM ACUSADO DE FURTAR CAMISA
POLÍCIA | Página 4
POLÍCIA | Página 4
MÃE PEDE, E PRF FAZ SURPRESA EM ANIVERSÁRIO DE MENINO
ESPORTES-LAZER
DO FECHAMENTO SÃO AS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA VIA; FIAÇÃO PASSARÁ A SER SUBTERRÂNEA Rua 33 vai ter fiação subterrânea a partir desta semana
Remo vence Voltaço, mas time segue na zona de classificação
PT afina estratégias para se fortalecer nas eleições do ano que vem
Detran registra alta no emplacamento de veículos novos em Volta Redonda
Em sete meses, a cidade registrou 1.955 emplacamentos, contra 1.659 no ano passado, resultando em uma alta de 17,84%
Volta Redonda
Desde fevereiro, o registro de primeiros emplacamentos (o que é feito ao se retirar o veículo zero quilômetro da concessionária) vem apresentando alta em relação ao mesmo mês do ano anterior em Volta Redonda. Em sete meses, a cidade registrou 1.955 emplacamentos (incluindo automóveis, motos, ônibus e caminhões) , contra 1.659 no ano passado, re-
sultando em uma alta de 17,84%, o que é superior ao crescimento registrado no Brasil, que foi de 14,79% segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O presidente da entidade, Andreta Júnior, disse que o incentivo do governo federal fez com que o segmento de automóveis “voltasse a bater o coração”, mas é necessário se pensar medidas
de forma mais ampla, para que o bom desempenho do setor se sustente. Ele disse ainda que a Fenabrave irá entregar ao governo uma proposta nesse sentido, em breve.
A SITUAÇÃO, MÊS A MÊS
O mês de janeiro foi o único em que a quantidade de primeiras licenças foi menor que a do mes-
mo mês do ano anterior. Foram 200 contra 229 no ano anterior, caracterizando queda de 12,66%.
Em fevereiro, o número de veículos emplacados pela primeira vez na cidade saltou para 230, superando em 15% o resultado atingido em janeiro e registrando uma alta de 23,66% em relação aos 186 veículos emplacados em fevereiro de 2022.
A partir daí, em todos os me-
ses, houve alta: 17,29% em março, 18,18% em abril, 39,25% em maio, 28,63% em junho e 10,61% em julho.
FROTA
Volta Redonda tem, segundo o Detran-RJ, 160.314 veículos. São 112.390 automóveis, 20.341 motos, 3.226 motonetas, 345
ciclomotores, 78 triciclos, um quadriciclo, 8.108 camionetes, 7.739 camionetas (uma classificação que engloba os SUVs), 2.518 caminhões, 455 caminhões-trator, 12 tratores de rodas, 1.734 reboques, 458 semi-reboques, 1 side car, 1.656 ultilitários e 20 motor-homes.
Bracuí abriga restos de navio negreiro afundado pelo próprio capitão
Foto: Cedida pelo Slave Wrecks Project
Angra dos Reis
A história de um navio escravista afundado pelo seu próprio comandante em Angra dos Reis, no litoral fluminense, vem sendo contada e recontada há várias gerações no Quilombo Santa Rita do Bracuí.
“Não foi um acidente, foi uma chacina”, afirma a liderança quilombola Luciana Adriano da Silva, já que muitos dos africanos transportados forçadamente teriam sido abandonados para morrer no mar. Encontrar a embarcação e “fazer esta denúncia para o mundo é uma das formas de reparação por tudo o que os nossos antepassados sofreram,” completa.
Passados 170 anos do naufrágio, arqueólogos mergulham na Baía da Ilha Grande para buscar o brigue Camargo, envolvido num dos episódios mais emblemáticos do período em que o tráfico transatlântico de africanos escravizados já havia sido proibido no Brasil, mas continuava a ocorrer de forma clandestina debaixo das vistas grossas das autoridades.
Segundo o arqueólogo Luís
Felipe Santos, presidente do Instituto AfrOrigens, existem diversos achados, alguns compatíveis com o período estudado. Mas ainda serão feitas análises antes da conclusão da pesquisa.
Em dezembro de 1852, o capitão estadunidense Nathaniel Gordon trouxe 500 moçambicanos para serem escravizados nas fazendas de café do Vale do Paraíba. Perseguido pela patrulha naval, afundou o barco e fugiu disfarçado de mulher.
Dez anos mais tarde, depois de ser pego no comando de outra embarcação escravista, Gordon foi a primeira e única pessoa a ser
julgada e enforcada pelo crime de tráfico de africanos nos Estados Unidos, diz o documentarista Yuri Sanada, diretor da produtora Aventuras Produções e roteirista de um filme a ser produzido sobre o malfadado capitão.
Aqui no Brasil, a polícia entrou nas fazendas para apreender os africanos recém-chegados e investigou os fazendeiros envolvidos na organização criminosa. Era a primeira vez que o império brasileiro tomava uma atitude em relação ao tráfico ilegal, afirma Martha Abreu, professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense.
— Chegaram outros navios?
Podem ter chegado, mas realmente a partir do Camargo foi um sinal: ‘olha, não dá mais’ — disse.
Um dos envolvidos no escândalo era o comendador José de Souza Breves, proprietário do antigo engenho Santa Rita do Bracuí, atual território do quilombo. Segundo a griô e coordenadora da Associação de Remanescentes do Quilombo Santa Rita do Bracuí (Arquisabra), Marilda de Souza Francisco, a propriedade era na verdade uma fachada para o tráfico. Uma estrada que passava por dentro da fazenda levava os africanos aos cafezais da cidade de Bananal, no interior de São Paulo.
Depois de mais de um século de resistência e batalha por reconhecimento, o quilombo está prestes a receber o título das terras pelo Incra e espera que a história do brigue Camargo não seja esquecida. Uma das ideias em discussão é que o local do naufrágio se torne um ponto de visitação turística em benefício da comunidade. As buscas são financiadas pelo
Caixa atinge R$1 Bilhão em dívidas negociadas pelo Desenrola Brasil
País A Caixa Econômica Federal comunicou na sexta-feira (4) ter alcançado R$ 1 bilhão em dívidas negociadas, com 50 mil clientes pelo programa Desenrola Brasil, criado pelo governo federal como uma forma de limpar o nome e recuperar o acesso a crédito sobretudo de brasileiros de baixa e média renda.
Segundo a Caixa, o programa viabilizou, até sexta, a regularização de mais de 62 mil contratos, com 91,2% das dívidas liquidadas à vista com desconto de até 90%. O banco público disponibiliza informações sobre o Desenrola no portal chamado Negociar Dívidas.
Os detalhes também estão disponíveis pelo telefone no canal Alô Caixa (4004 0104 – para capitais e regiões metropolitanas e
0800 104 0104 – demais regiões) e nas agências. Há cerca de uma semana, outra instituição pública, o Banco do Brasil, informou ter atingido a marca de R$ 2,3 bilhões negociados pelo programa, por parte de 230 mil clientes – 220 mil pessoas físicas e 10 mil jurídicas. A empresa Ativos S.A., que pertence ao conglomerado BB, conseguiu renegociar outros R$ 175 milhões, informou o banco público.
O Desenrola Brasil foi disponibilizado no dia 17 de julho.
O programa prevê parcelamento da dívida de 12 a 120 meses, com taxas personalizadas e primeira parcela para 30 dias. A exclusão dos cadastros restritivos se dá em até 5 dias úteis após a efetivação da renegociação. | Fonte: Agência Brasil
Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ
Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br
Barco procura pelos restos de navio negreiro que teria sido afundado no litoral de Angra dos Reis
Slave Wrecks Project, da rede americana de museus Smithsonian, que rastreia naufrágios no Oceano Atlântico. Nos últimos anos, navios escravistas já foram
encontrados nos Estados Unidos e Moçambique. “A proposta do projeto é fazer com que este passado seja útil no presente”, diz Stephen Lubkemann, co-diretor
do Slave Wrecks Project.
Se os pesquisadores de fato encontrarem o brigue Camargo, será um feito inédito. “O apagamento histórico é muito forte.
‘Hora do Mamaço’ promove
Angra dos Reis
A nossa pesquisa é a primeira de um navio escravagista no Brasil, depois de tantos e tantos anos,” afirma o arqueólogo Julio Cesar Marins.
conscientização
sobre aleitamento materno
A prefeitura de Angra promoveu a “Hora do Mamaço”, uma ação de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno para mães e seus filhos. A ação aconteceu, no sábado (5), simultaneamente nos bairros Centro (Praça General Osório), Jacuecanga (Praça do Centro Comercial) e Parque Mambucaba (Clínica da Família) e marcou o início das atividades da programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
“É o primeiro ano em que estamos fazendo a “Hora do Mamaço” em Angra, uma ação que possui como objetivo promover a proteção e o incentivo ao aleitamento materno. O leite materno é um alimento completo e rico em nutrientes, sem custos às famílias. Amamentar não é uma tarefa fácil, por isso é importante que as mães possuam o suporte de uma equipe de saúde próxima às suas casas, para que consigam dar continuidade à amamentação sem medo e contem com o
Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira
Editor Internacional: Silas Avila Jr.
Diretor Geral: Renata Pançardes
Redação: redacao@diariodovale.com.br
Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br
Comercial: comercial@diariodovale.com.br
apoio de familiares, constituindo uma rede que viabilize a prática. Leite materno é ouro na vida de uma criança”, comentou Regina Oliveira, pediatra responsável pela Área Técnica de Saúde da Criança.
Além de toda a assistência recebida por meio de roda de conversa e leitura de materiais informativos sobre aleitamento materno, as mamães também receberam da equipe garrafas personalizadas para hidratação. No local, havia bolo, café e suco para todos os presentes.
Ação fez parte da programação do Agosto Dourado, mês escolhido para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno Evento
Segundo a técnica Regina Oliveira, a Secretaria de Saúde já capacitou onze ESFs do município na oferta de apoio às dúvidas a respeito do aleitamento materno não somente às lactantes, mas também às suas famílias. A meta é que essa formação aconteça em todas as unidades de saúde do município. O Agosto Dourado é um mês dedicado ao Aleitamento Materno, instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2017. Seu objetivo é encorajar o aleitamento sob livre
demanda dos bebês, contribuindo para combater o preconceito e conscientizar sobre a importância da amamentação. “Antes de engravidar eu não tinha noção de como era importante para o bebê a amamentação. Tenho entendido muita coisa desde então com a ajuda das profissionais de saúde de Angra. Estou amamentando bem, sem nenhuma experiência ruim. Quero
amamentar o máximo de tempo que eu conseguir. É um momento de conexão inexplicável, é incrível para mim ver ele evoluindo de forma saudável no dia a dia. A minha experiência com a amamentação é maravilhosa”, comentou de forma emocionada a mãe e dona de casa, Lorrane da Silva, mãe do pequeno Gael Ramos.
© Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br
2 SEGUNDA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2023 GERAL
ANOS
materno Foto: Wagner Gusmão PMAR
busca conscientizar mães sobre os benefícios do aleitamento
Diretórios do PT em VR e BM estão definindo suas estratégias para 2024
Intenção é fortalecer o partido para ter bons resultados no ano que vem e ampliar a força para 2026
Volta Redonda e Barra Mansa
Lideranças do PT em Volta Redonda e Barra Mansa estão avaliando as possíveis estratégias a serem adotadas nas eleições municipais do ano que vem. Em comum, o objetivo de tornar a legenda mais forte e preparar o caminho para as eleições gerais de 2026.
Em Volta Redonda, o sindicalista Zeomar Tessaro coloca como prioridade a montagem de uma nominata forte para o ano que vem, com o objetivo de eleger três vereadores, pelo menos:
“Estamos nos preparando para fortalecer a esquerda no interior, avançar em 2024 para que chegue
a 2026 com mais tranquilidade. Queremos fortalecer a chapa de vereadores do PT, elegendo no mínimo três”, afirma. Sobre a eleição para prefeito, Zeomar afirma que a esquerda pretende lançar um nome para se opor ao atual prefeito, Antônio Francisco Neto, embora ele tenha sido mencionado como amigo do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e ressalvando que o trabalho do prefeito garantiu a ele o respeito dos petistas.
— Estamos conversando com partidos progressistas para buscar uma candidatura de consenso, única, que fortaleça a esquerda para fazer bonito na região inteira. PT quer ampliar sua base buscan-
do consenso, não necessariamente lançando candidato. Queremos fortalecer um projeto de amplitude. Estamos preparando um nome para se opor ao Neto, mas por tudo o que ele fez na cidade, tem o nosso respeito — disse Zeomar.
BARRA MANSA
A ex-prefeita e ex-deputada estadual Inês Pandeló disse que seu partido está em busca de alianças, e que a decisão sobre os nomes de candidatos a prefeito vai depender das conversas:
— Em Barra Mansa estávamos conversando com PDT,
PSB, PC do B, PSOL. PV ainda não, mas estamos buscando, pois entendemos que é um parceiro. Queremos fortalecer o movimento ‘Barra Mansa pode mais’ – todos juntos, um bloco, queremos decidir o nome mais apropriado, que teria mais chances — declara.
A questão específica do nome do candidato a prefeito depende dessas conversas, afirma Inês: “Oficialmente não foi colocado nenhum nome. É lógico que as pessoas estão se movimentando. Eu coloco o meu nome à disposição, mas o partido ainda não decidiu”.
Medida Provisória regulamenta apostas esportivas
Brasília À espera de uma regulamentação desde 2018, as apostas esportivas obedecem a novas regras desde o fim de julho. No último dia 25, o governo editou a Medida Provisória (MP) 1.182.
As casas de apostas eletrônicas pagarão 18% de impostos, que financiarão projetos de educação, segurança e esportes, e uma outorga para poderem operar legalmente. O apostador pagará 30% de Imposto de Renda sobre a parcela dos prêmios que exceder a faixa de isenção.
As apostas esportivas no Brasil obedecem a uma lei sancionada em dezembro de 2018, que nunca chegou a entrar formalmente em vigor porque não foi regulamentada.
Em tese, a regulamentação poderia ocorrer por meio de decreto do presidente da República ou de portaria do Ministério da Fazenda. O governo, no entanto, decidiu editar uma medida provisória porque as novas taxações exigem mudanças na lei de 2018.
A lei original previa imposto de 11% para as casas de apostas virtuais e de 20% para os estabelecimentos físicos. A MP estabeleceu alíquota única de 18%, independentemente do canal usado pela casa de aposta. A MP está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional até 120 dias após a edição para não perder a validade.
TAXAÇÃO DAS CASAS DE APOSTAS
Também conhecidas como bets, as empresas de apostas esportivas pagarão 18% de imposto sobre a receita bruta de jogos (GGR, gross gaming revenue, na sigla em inglês). O GGR é definido como o faturamento com as apostas menos os prêmios pagos aos vencedores e o Imposto de Renda descontado dos prêmios. Originalmente, o imposto seria de 16%, mas a alíquota subiu em dois pontos percentuais porque o governo decidiu elevar a fatia distribuída ao Ministério do Esporte de 1% para 3%. Sobre os 82% restantes, as casas de apostas continuarão a pagar os tributos aplicados às demais empresas, como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição sobre o Financiamento à Seguridade Social (Cofins).
PARTILHA DO NOVO IMPOSTO
O novo imposto de 18% será distribuído da seguinte forma:
• 10% para a seguridade social;
• 3% para o Ministério do Es-
porte; • 2,55% para o Fundo Nacional de Segurança Pública;
• 1,63% para clubes e atletas profissionais com símbolos e nomes ligados às apostas;
• 0,82% para a educação básica.
IMPOSTO SOBRE PREMIAÇÕES
Os prêmios recebidos pelos vencedores das apostas passarão a pagar 30% de Imposto de Renda sobre o que exceder a faixa de isenção, atualmente em R$ 2.112. A retenção ocorrerá na fonte.
ESTIMATIVA DE RECEITAS
Segundo o Ministério da Fazenda, o governo deverá arrecadar até R$ 2 bilhões no próximo ano com a regulamentação das apostas esportivas, nas estimativas mais conservadoras. Nos anos seguintes, a projeção pode subir uma faixa entre R$ 6 bilhões e R$ 12 bilhões.
PRÊMIOS ESQUECIDOS
Assim como nas loterias tradicionais, os ganhadores terão até 90 dias a partir da divulgação do resultado da aposta para retirar o prêmio. Após esse prazo, o dinheiro esquecido será repassado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 24 de julho de 2028. Depois dessa data, os recursos serão transferidos diretamente ao Tesouro Nacional.
PROIBIÇÕES DE APOSTAR
Não podem fazer apostas esportivas os seguintes grupos de pessoas:
• menores de 18 anos;
• trabalhadores de casas de apostas;
• cônjuges, companheiros e parentes de até segundo grau de trabalhadores de casas de apostas;
• com acesso aos sistemas de apostas esportivas;
• treinadores, atletas, árbitros, dirigentes esportivos e demais pessoas ligadas aos objetos das apostas;
• negativados nos cadastros de
restrição de crédito; • agentes públicos que atuem na fiscalização do setor de apostas.
OUTORGAS
Apenas as bets habilitadas poderão operar apostas relacionadas a eventos esportivos oficiais, mediante pagamento de uma outorga (licença) ao governo. O valor a ser cobrado constará de outra regulamentação a ser publicada pelo Ministério da Fazenda, que se responsabilizará pela fiscalização.
A MP não estabelece limite para o número de outorgas e permite a habilitação de empresas tanto nacionais como estrangeiras.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Assim que foram liberadas a operar, as casas de apostas poderão usar quaisquer canais de distribuição comercial. Sejam em estabelecimentos físicos ou meios virtuais, desde que obedeçam à regulamentação do Ministério da Fazenda.
Professores apontam desafios da escola em tempo integral
Brasília Na última quinta-feira (3), o município Mata de São João (BA) alcançou a meta de ter todas as matrículas das escolas municipais em tempo integral. O marco foi atingido com a inauguração da Escola Municipal Professora Angelina Rodrigues do Nascimento, na Praia do Forte. Na cidade, localizada na região metropolitana de Salvador, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental passam pelo menos sete horas por dia na escola e têm atividades de esporte, cultura e sustentabilidade.
A modalidade tornou-se política pública nacional esta semana com a sanção da Lei 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral. O governo federal irá investir R$ 4 bilhões para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
Mata de São João, segundo o secretário de Educação do município, Alex Carvalho, deverá aderir ao programa federal para qualificar a oferta do ensino em tempo integral. Agora, depois da sanção da lei, os detalhes do programa serão definidos após um ciclo de seminários nas cinco regiões. Os debates começaram também esta semana, em Cuiabá, na quinta e na sexta-feira (4) e são transmitidos pelo YouTube.
Em Mata de São João, desde 2010 o governo local investe em educação em tempo integral. “Essa decisão se baseia nos estudos e pesquisas que foram desenvolvidas pelo município que apontaram a educação integral como uma possibilidade de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos”, diz o secretário de Educação. Carvalho atribui à modalidade a melhora no desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino. A cidade teve o melhor desempe-
nho nos anos iniciais do ensino fundamental, do 5º ao 9º ano da região metropolitana, em 2021.
Além das estruturas das próprias escolas, os alunos contam com equipamentos da cidade para o ensino e aprendizagem.
“Usamos a praia, o campo, a praça da cidade. Nossa ideia foi transformar Mata de São João em um território educativo. Fazemos trilha com os estudantes, mostramos a natureza, mostramos os projetos que tem na cidade, como o projeto Tamar e o projeto Baleia Jubarte. Apresentamos a história da nossa cidade, a relevância dela para nosso país e nosso estado. Existe esse trabalho onde os alunos aproveitam todos os ambientes possíveis de aprendizado”, diz o secretário.
REFERÊNCIA EM TEMPO INTEGRAL
Para o Ministério da Educação (MEC), a educação em tempo integral é a ampliação do tempo de permanência nas escolas para um período igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais. A modalidade tem como finalidade a perspectiva do desenvolvimento e formação integral de bebês, crianças e adolescentes a partir de um currículo intencional e integrado, que amplia e articula diferentes experiências educativas, sociais, culturais e esportivas em espaços dentro e fora da escola com a participação da comunidade escolar.
A educação em tempo integral é realidade na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano desde 2004. A escola, que está localizada no Recife, funciona no colégio mais antigo do país, fundado em 1825. Os 692 alunos, todos do ensino médio, têm nove aulas por dia, das 7h30 às 17h. Eles têm três refeições diárias e as atividades são tanto conduzidas pelos professores quanto desenvolvidas pelos próprios estudantes em alguns
momentos, para incentivar o protagonismo dos adolescentes.
“A gente percebe a educação integral, e costuma conversar com os estudantes, como algo que não tem a ver com o tempo que fica na escola, mas com a integralidade da formação, a integralidade enquanto formação de sujeitos sociais”, diz o gestor da escola, Oscar Neto. “Ela vai desenvolvendo autonomia, resiliência, proatividade, tomada de iniciativa. Os jovens são mais criativos, mais inventivos, argumentam, participam, refletem criticamente. Começam a construir um arcabouço necessário para o mundo e não só para o mundo do trabalho, mas para outras esferas da vida”, complementa.
Neto explica que uma das atividades é criada pelos próprios jovens, o chamado clube do protagonismo. Trata-se de clubes que funcionam nos intervalos das aulas, onde os alunos desenvolvem atividades como teatro, dança, xadrez, jogos de tabuleiro. “Eles aproveitam esse momento para interagirem, para alicerçar as aprendizagens”, explica.
PARA OS ESTUDANTES
A presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, é uma das estudantes que cursaram o tempo integral no ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional Dona Creusa do Carmo Rocha, em Fortaleza. “A experiência que eu tive foi positiva. Eu fiz curso técnico e, no contraturno, tinha oficina de teatro, oficina de dança, de canto e, inclusive, aula de reforço com professores.”
Ela ressalta, no entanto, que, para que funcione, o tempo integral precisa de uma estrutura mínima e também de bolsas para auxiliar os estudantes que permanecerão mais tempo na escola. A Ubes aponta alguns desafios para a implementação escolar, entre eles está o fato de que para imple-
mentar o ensino integral, escolas acabam fechando sobretudo o ensino noturno. Isso faz com que estudantes que precisam trabalhar acabem abandonando os estudos.
Para que isso não aconteça, a estudante diz ser necessário um auxílio para que esses alunos possam ter condições de cursar o ensino integral. Além disso, ressalta, é preciso uma melhora na merenda para que os alunos tenham acesso a três refeições que sejam nutritivas, além de melhoria na infraestrutura das escolas, muitas vezes sucateadas.
“Muitos jovens estão subempregados, como entregadores, nos sinais vendendo bala. Para combater isso e também o trabalho infantil, a gente entende que é importante ter bolsa permanência para escolas em tempo integral. Que isso seja feito de forma qualitativa, entendendo que as escolas que vão aderir precisam passar por reestruturação tanto da parte pedagógica quanto da infraestrutura”, diz Beatriz.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei 9.394/1996, prevê que as escolas tenham uma carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar, o que equivale a quatro horas diárias.
Estender a jornada escolar é uma meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014. O PNE estabelece a oferta de “educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica”. O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021. “Quando se fala de escola
integral fora do Brasil, isso não faz nem sentido se é só escola, pois a escola já tem uma carga horária de sete horas. Estamos falando em um rearranjo do sistema educacional para estar em linha com o que é visto internacionalmente. A gente espera resultados semelhantes no Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Alunos] e no PIRLS [Estudo Internacional de Progresso em Leitura], mas com uma oferta de educação em tempo inferior”, diz o diretor de Projetos da Fundação Lemann, Lucas Rocha.
O gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Ivan Gontijo, complementa: “Acho que o governo federal acerta em lançar um programa para induzir as matriculas em tempo integral para que os estudantes passem mais tempo na escola, mas o grande desafio é que essas escolas que vão ser transformadas do tempo parcial para o tempo integral sejam escolas que tenham proposta pedagógica diferenciada. Porque só aumentar a carga horaria para ser mais do mesmo não faz muito sentido. Então, acho que esse é o grande desafio para a implementação dessa política. Como garantir que essa escola em tempo integral seja verdadeiramente integral”, diz.
Gontijo ressalta que a escola em tempo integral não pode ser uma escola “em que os alunos, ao invés de passarem quatro horas sentados enfileirados passam sete horas. Não é essa a proposta. É uma proposta em que estudante são colocados no cento do processo de ensino e aprendizagem, têm seu processo de protagonismo juvenil desenvolvido, têm outra relação com o espaço da escola, isso é uma coisa que a gente precisa pensar”.
DESAFIOS
De acordo com a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educa -
ção, Andressa Pellanda, uma das conquistas no novo programa é a priorização de escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
“Uma das preocupações que a gente tem sempre é que educação em tempo integral normalmente tinha ficado, na história, muito dedicada a escolas urbanas, em locais que tem população mais rica, mais branca e não atingia uma população que não só precisa como tem direito a uma educação integral”, diz.
A implementação do tempo integral traz, de acordo com a coordenadora-geral, alguns desafios como a melhoria da infraestrutura das escolas, a definição de um plano de carreira para os docentes, que passarão a trabalhar mais horas por dia em uma mesma escola, e políticas para a permanência dos estudantes.
Com apontado por Jade Beatriz, Andressa Pellanda também defende a necessidade de bolsas para estudantes. “Eu acho que uma das questões primordiais é permanência. A gente sabe que vários estudantes não ficam, saem da escola no tempo parcial porque não têm condições de se manter na escola. E, para o tempo integral mais ainda, o estudo que foi feito agora é que precisava ter um incentivo para essas populações que estão em situação de vulnerabilidade. A gente precisa de política de permanência. Educação integral sem permanência ou não existe ou existe de maneira excludente”.
Segundo a coordenadora-geral, esse programa é um passo, mas ainda é preciso avançar, tanto na lei do PNE, quanto no financiamento, no Sistema Nacional de Educação, “para cada vez mais a educação brasileira parar de falar de educação em tempo integral e falar em educação integral, que é o modelo de direito que a gente defende”.
3 SEGUNDA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2023 POLÍTICA
Foto: Andressa Gil
Inês e Tessaro participaram de plenária com Lindbergh e Gleisi Hoffman
PM prende filho suspeito de agredir pai
Suposto agressor afirmou que não se recorda de ter batido no idoso, porque teria feito isso quando bêbado
Homem é preso por caça de pássaros silvestres em Pinheiral
Com ele, foram encontrados oito aves, armas e munição e foi encaminhado para a 101 DP
Rio Claro
Agentes da 5º CPA, do 28º BPM, foram chamados, no início da tarde desse sábado (5) para atender a uma denúncia na Rua A, 230, bairro Macundu, em Rio Claro, onde, segundo moradores um filho agredia constantemente seu pai, principalmente quando ingeria álcool.
O pai, de 75 anos, atendeu aos policiais e confirmu as agressões do filho, informando ainda que por várias vezes era expulso de casa. Indagado sobre em qual local que o filho estava, os agentes foram levados até o quarto do agressor que estava dormindo.
Ao ser acordado pelos policiais, não esboçou qualquer reação, e revelou não se lembrar de nenhuma agressão ao seu pai, pois quando bebe não se lembra de nada.
Foram apreendidos com ele uma espingarda com numeração suprimida e três facas e no quarto ao lado um revolver Taurus calibre 32, oito munições e 11 cartuchos também para calibre 32.
Sem esboçar resistência o suspeito foi levado, sem algemas, para a 168 DP, para apreciação do delegado de plantão.
Policiais trocam tiros com suspeito em Angra
Angra dos Reis
Agentes do Grupo de Ações
Táticas, da 5º CPA, do 33º BPM, foram surpreendidos por tiros disparados por marginais quando atendiam a uma denúncia de tráfico de drogas na Rua Sebastiana
Colisão entre veículos deixa dois feridos na Dutra
Itatiaia
Uma colisão entre dois carros, no KM-321, na manhã deste domingo (6), da Rodovia Presidente Dutra, deixou dois feridos.
O acidente ocorreu depois que o veículo Toyota/Corolla, ao ter seus freios acionados pelo motorista, sofreu uma falha mecânica e uma quebra de componente da suspensão, o que causou a perda do controle, que acabou colidindo contra a defensa metálica.
Com isso, o veículo bateu na lateral de um Toyota/Yaris, que
vinha pela faixa da esquerda, sentido Rio de Janeiro. O carro também perdeu o controle, saiu da pista, colidindo contra um talude e ficou parou sobre o gramado ao lado da pista.
Os ocupantes do Yaris, o condutor de 55 anos e passageira de 66 anos, foram socorridos pela equipe de resgate da CCR-RIO-SP e levados para o Hospital de Emergência de Resende. O condutor do Corolla saiu ileso e o veículo ficou imobilizado no acostamento. Não houve interdição da pista, nem congestionamento.
EMOÇÃO
Policiais rodoviários fazem surpresa em aniversário de menino
Barra Mansa
Policiais Rodoviários da 7ª
Delegacia receberam um pedido inusitado na tarde do sábado (5): comparecer ao aniversário de um menino de seis anos que é fã da PRF. O pedido foi feito pela mãe do garoto Bernardo, que revelou o sentimento que o filho tem pelos policiais.
Os agentes aceitaram o convite, mas a pedido da mãe, chegaram de surpresa no local da festa, em Barra Mansa. Foi uma forma de retribuir a consideração e admiração da criança pela profissão.
Bernardo, que não sabia de nada, ficou super feliz e comemorou que alguns dos seus ídolos tenham ido a festa.
Salvador, bairro Sapinhatuba, em Angra dos Reis. Os traficantes ao avistarem os policiais começaram a atirar e os militares revidaram, o que causou a fuga dos marginais. Após vasculhar a área, encontraram um suspeito caído no solo tendo em
sua posse uma pistola de nove milímetros com numeração suprimida, um rádio comunicador e oito munições intactas.
O suspeito foi levado para o hospital Geral da Japuiba e o material entregue na 166ª DP.
Pinheiral
Agentes da 2º Unidade de Policia Ambiental (UPAm) prenderam um homem, de 41 anos, por caça de animais silvestres, neste domingo (6), no bairro Benjamim Constant, em Pinheiral. Com o homem, ainda foram encontrados oito pássaros, armas e munições. Após denúncia sobre prática de caça a pássaros silvestres, os policiais se deslocaram para uma casa na Rua Recanto Feliz. No local encontraram uma gaiola com alçapão armado. Quando
perguntado a respeito da caça aos pássaros, o proprietário da residência revelou ter um total de oito aves, sendo dois trinca ferros, quatro coleiros e dois azulões, todos sem anilha. Durante uma busca no local, os policiais ainda encontraram um revólver calibre 38, com cinco munições e mais seis munições sobressalentes. O homem e o material apreendido foram encaminhados para 101ª Delegacia de Policia, onde foi registrada a ocorrência. Os pássaros foram encaminhados para soltura.
Ministro do STF absolve acusado de furtar camisa de R$ 65
André Mendonça aplicou o princípio da insignificância em sua decisão
País
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), absolveu um homem condenado pelo furto de uma camisa avaliada em R$ 65. Na decisão, assinada na terça-feira (1°), o ministro aplicou o princípio da insignificância para anular a condenação.
Mendonça aceitou pedido de absolvição feito pela Defensoria Pública de Minas Gerais. Ele foi condenado pela Justiça do estado a dois anos de prisão em regime fechado pelo furto da peça de roupa.
Antes de chegar ao Supremo, o réu obteve a redução da pena
para um ano de prisão, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação por entender que o caso envolve um acusado reincidente por quatro vezes.
Ao determinar a absolvição, André Mendonça avaliou que a conduta não caracterizou grave ameaça e que somente os antecedentes não impedem a aplicação do benefício.
“O princípio da insignificância foi afastado, exclusivamente, em razão do histórico criminal do paciente, tendo em vista as múltiplas condenações transitadas em julgado. Tal circunstância, porém, não é apta a, isoladamente, impedir a benesse”, concluiu o ministro.
Policia Rodoviária prende suspeito com drogas e material do tráfico
Patrulheiros rodoviários surpreenderam, no km 237 da Rodovia Presidente Dutra, um motorista aparentemente sob influência de drogas, e que transportava entorpecentes e matariais comumente relacionados ao tráfico de drogas em seu veículo. Foram apreendidos 1.330 pinos de cocaína, 900 pedras de crack, 450 barras de maconha, 1.300 papelotes de maconha, uma máquina de cartão de crédito, quatro carregadores de rádio portátil e cinco rádios portáteis, no valor estimado de R$ 25 mil. Os policiais decidiram abor-
dar o veículo porque o motorista alternava com frequência entre as faixas esquerda e direita da rodovia, o que poderia indicar sonolência. Então, pararam o veículo, para evitar risco de acidente. Porém, quando o vidro da janela do carro foi aberto, os policiais sentiram cheiro de maconha e cocaína.
O motorista afirmou que estava indo para o bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. Os policiais conduziram o preso para a delegacia, onde o delegado Marcelo Haddad mandou apreender o carro e os materiais encontrados, que ficaram á disposição da Justiça.
4 SEGUNDA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2023 POLÍCIA
Policiais apreenderam vários armamentos na casa do suspeito
Foto: Divulgação
Policiais apreenderam pássaros silvestres de diversas espécies
Foto: Cedida pela PRF
Foto: PRF
Após a colisão um dos carros ficou no gramado ao lado da pista
Policiais fizeram uma surpresa na festa do menino Bernardo
Piraí
Obras na rua 33 serão executadas 24 horas por dia a partir de segunda-feira
Via ficará interditada no sentido Sessenta-Vila Santa Cecília até dia 14 de agosto
Volta Redonda
As obras na Rua 33, na Vila Santa Cecília, terão novo ritmo, ainda mais acelerado pelos próximos sete dias, a partir desta segunda-feira (7). Até o dia 14 de agosto, as obras neste trecho serão executadas 24 horas por dia.
Para viabilizar esse procedimento, que busca reduzir os transtornos por conta das intervenções, a Rua 33 ficará totalmente interditada no sentido Sessenta-Vila Santa Cecília a partir desta segunda-feira (7). Desta forma, a interdição será mantida por uma semana, para que os trabalhos de revitalização da via sejam adiantados. Neste período,
Ônibus da Saúde leva atendimento à população
de Angra dos Reis
Atendimento ocorreu das 9h às 16h com a oferta de diversos serviços
Angra dos Reis
Angra deu início a um inovador projeto de ampliação do atendimento de saúde à população: o Ônibus da Saúde, no sábado (5). Com uma equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, a unidade móvel percorrerá todos os distritos do município para oferecer diversos serviços médicos às comunidades.
serão feitos serviços essenciais para que a fiação hoje instalada em postes possa passar pelo corredor subterrâneo planejado.
A Rua 33, principal centro comercial de Volta Redonda, já teve a rede de água trocada. Agora, está sendo totalmente renovada e modernizada, priorizando também a acessibilidade.
A interdição total da via no sentido bairro Sessenta – Vila visa garantir a continuidade dos serviços de escavação necessários para a instalação da rede elétrica e de dados. Essa medida proporcionará maior segurança e eficiência no trabalho com máquinas pesadas, permitindo que as obras transcorram sem interrupções.
O primeiro bairro contemplado pelo Ônibus da Saúde foi o Campo Belo, que recebeu a unidade móvel de saúde na Rua Mangaratiba, ao lado da associação de moradores do bairro e próximo à praça local. O atendimento ocorreu das 9h às 16h com a oferta de diversos serviços. Os agentes comunitários de saúde desempenharam um papel essencial no projeto, realizando o cadastramento dos moradores da área e atualizando os cadastros existentes.
– A iniciativa do Ônibus da Saúde foi bem-sucedida hoje aqui no Campo Belo. Atendemos todas as pessoas que
Projovem Urbano de Volta Redonda promove feira pedagógica
Atividades acontecem de segunda a sexta-feira, no Colégio Delce Horta, no Aterrado
Foto: Secom/PMVR
buscaram atendimento. Iremos estender o projeto para outros bairros. É muito importante proporcionar serviços médicos essenciais da atenção básica a toda a população de Angra dos Reis – frisou a enfermeira Maria Aparecida de Almeida, coordenadora da ação. Mulheres entre 50 e 69 anos tiveram a oportunidade de pas-
sar por consultas de enfermagem e saíram com solicitações para a realização de mamografias. Também foram ofertadas a vacinas contra a Meningo ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos e vacinas contra o HPV para jovens de 9 a 14 anos. Já os adultos a partir de 18 anos tiveram a chance de receber a imunização contra a Influenza
e a Covid.
Além disso, as famílias que recebem o Bolsa Família puderam realizar a pesagem e medição das crianças, critério necessário para o recebimento mensal do auxílio federal.
Para a definição das localidades que irão receber a unidade móvel de saúde, a Secretaria de Saúde levou em conta os cadastros dos moradores nas unidades de saúde e as localidades com baixa cobertura vacinal. – Este projeto é maravilhoso, pois tem gente que trabalha durante a semana e só tem tempo no sábado para realizar esses procedimentos para a saúde. Está sendo muito bom para a comunidade – comentou a aposentada Maria Helena Nascimento, moradora do bairro. No próximo sábado, dia 12 de agosto, das 9h às 16h, a unidade de saúde móvel estará presente na Vila Nova.
Área de lazer é revitalizada em Santa Cruz
Volta Redonda
O ProJovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) de Volta Redonda promove na esta semana a “Feira Cidadania em Foco, ProJovem Urbano em Ação”. O evento acontece de segunda a sexta-feira, de 7 a 11, das 19h às 22h, no Colégio Professora Delce Horta Delgado, que sedia o programa, no bairro Aterrado. A feira pedagógica, em comemoração ao Mês da Juventude, é aberta à comunidade e tem entrada gratuita.
A programação inclui ação social – palestras, apresentação de capoeira e brechó circular; saúde – também com palestras de profissionais e material informativo produzido pelos alunos; meio ambiente – com doação de mudas, horta comunitária e coleta seletiva; e ação cultural – com Biblioteca Cidadã (coleta e distribuição de livros), exposição de oficinas realizadas pelos alunos, apresentação de mágico e ilusionista e contação de história para crianças.
A abertura da Semana da Juventude do Projovem Urbano será com apresentação do grupo de capoeira Guardiões do Quilombo, na segunda-feira (7). No mesmo dia tem palestra com mestre Tatu e CM Margoso com o tema “Capoeira é arte, é cultura, é viver”; e com os colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicoob Credirochas, Lucas e Junio,
Feira pedagógica, em comemoração ao Mês da Juventude, é aberta à comunidade e tem entrada gratuita
sobre “Educação Financeira na Juventude”. Na terça-feira (8), os colaboradores da empresa Brasiltec, Carla e Leandro, falam de “Juventude no Mercado de Trabalho”.
Na quarta-feira (9), a Equipe Teimosia é a convidada da noite, com apresentação do mágico e ilusionista Gustavo Fros. A palestra fica por conta da enfermeira Mariana Calzavara Rodrigues, que vai abordar o tema “IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na Juventude – e seus riscos para toda vida”. Na quinta-feira (10), a psicóloga Priscila Pires Alves vai falar de “Saúde Mental na Adolescência”; e na sexta-feira, 11, a Comissão OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Mulher e Segurança Pública fará palestra
sobre “Violência Doméstica”.
O PROGRAMA
O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal realizado em Volta Redonda, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Educação (SME) e de Ação Comunitária (Smac). A iniciativa é voltada para jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, e que querem concluir o Ensino Fundamental (até o 9º Ano). O curso tem duração de 18 meses e oferece qualificação profissional (Administração) e aulas de informática. Os alunos estudam no período noturno, no Colégio Delce Horta, no bairro Aterrado.
Volta Redonda
Os moradores do bairro Santa Cruz receberam a revitalização da Praça de Lazer e Campo de Futebol Society Oswaldo Lourenço Ferreira, que fica na Avenida Orlando Jerônimo Telles, no sábado (5). No mês passado, dentro das comemorações pelo aniversário da cidade, o bairro recebeu a reforma da Praça Leandro Thomé Damaciano e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Guanahyro Ferreira Neto, que foi reconstruída.
A secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, ressaltou que o bairro Santa Cruz também recebeu pintura de meio-fio, capina, roçada, poda de árvores e retirada de entulho, além de nova iluminação de LED em alguns pontos.
“O bairro está todo cuidado e peço ajuda da população para preservar o trabalho. É um prazer voltar aqui para entregar mais uma área de lazer revitalizada para os moradores, espero que cuidem com carinho, pois o espaço é de vocês”, disse, agradecendo a presença da família do homenageado que dá nome à praça. “Obrigada às filhas do Sr. Oswaldo, Maria Ângela e Maria Aparecida, pela presença e por deixar a prefeitura fazer essa homenagem”.
O deputado estadual Munir Neto esteve na entrega da praça, no sábado, e comemorou o avanço na reconstrução da cidade. “Pegamos a cidade destruída,
tanto na Infraestrutura como na Saúde, Assistência Social, Educação e conseguimos avançar. Como deputado, consigo ajudar atuando como interlocutor entre a prefeitura e o governo do estado e garantir investimentos para o município”, afirmou.
Munir agradeceu ainda à Câmara de Vereadores, que estava representada na cerimônia de entrega da praça pelos vereadores Edson Quinto, Cacau da Pararia e Vair Duré. “A parceria do legislativo também tem sido fundamental para a nossa cidade”, falou, agradecendo ainda à toda população e associações de bairros se dirigindo ao presidente da Associação de Moradores do Santa Cruz, Alexandro Bandeira de Andrade, o Dinho.
“E a prefeitura vai atender outro pedido da população do
Santa Cruz. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que sediou os atendimentos de saúde enquanto a reconstrução da UBSF era concluída, será totalmente reformado e reaberto”, contou Munir, que foi secretário de Ação Comunitária por 14 anos em Volta Redonda. O prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que são mais de 300 obras em andamento em toda cidade. “Não só o bairro Santa Cruz, mas toda população de Volta Redonda está sendo beneficiada com as reformas em áreas de esporte e lazer, unidades de saúde, escolas, além do asfaltamento das vias e outros investimentos na reconstrução da nossa cidade”, reforçou Neto.
Volta Redonda lança Sistema de Monitoramento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Volta Redonda
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda lançou o Sistema de Monitoramento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O lançamento aconteceu no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, na última semana.
A iniciativa se integra à Rede Global das Cidades Antirracistas, sendo um instrumento de inovação tecnológica para o acompanhamento das políticas de promoção da igualdade racial. A sua utilização permite a análise de dados e indicadores com vistas ao monitoramento e ao aperfei-
çoamento das políticas públicas direcionadas à população negra.
“Estas informações e dados ficarão acessíveis e serão disponibilizados pelo Sistema, que vai fomentar as políticas públicas para a elaboração de um plano municipal. O objetivo é cuidar e orientar estas questões humanitárias e de governança, são dados que ficarão registrados e qualquer pessoa terá acesso”, comentou a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Glória Amorim.
Ainda no evento foram apresentados os integrantes do Comitê Municipal que fará o acompanhamento destas políticas públicas. O lançamento contou com a participação de cidades dos estados do Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e do Rio de Janeiro (capital).
O secretário municipal de
Direitos Humanos da cidade de Pindamonhangaba (SP), João
Carlos Ribeiro Salgado, citou que a iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda é referência para as demais cidades do Brasil. “O exemplo de Volta Redonda serve para as demais prefeituras do país. É um incentivo para todas. Se queremos construir uma sociedade melhor, um mundo melhor sem racismo, temos que olhar para o exemplo desta cidade, que tem um poder público, um governante comprometido com essas mudanças através das políticas públicas”, frisou.
A presidente do Conselho
Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eliége
Domingos da Silva, justifica o porquê do avanço de Volta Redonda em políticas públicas. “Volta Redonda está inserida no Pacto das Cidades Antirracistas. O objetivo maior será direcionar essas informações para alcançar as metas pretendidas, sendo Volta Redonda uma cidade pioneira com este lançamento no enfrentamento do racismo e na busca por justiça racial. Não basta somente o discurso, é preciso ações e a cidade está proporcionando essas ações com este sistema de monitoramento, uma atitude de vanguarda no combate ao racismo e que vem somar na realização de políticas públicas”, ressaltou.
5 SEGUNDA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2023 CIDADES
Unidade móvel percorrerá todos os distritos do município para oferecer diversos serviços médicos às comunidades
Foto: Divulgação
Instrumento de inovação serve para o acompanhamento das políticas de promoção da igualdade racial Foto:
Secom/PMVR
No mês passado, nas comemorações pelo aniversário da cidade, moradores receberam as reformas da UBSF e da Praça Leandro Thomé Damaciano
Foto: Secom/PMVR
Praça de Lazer e Campo de Futebol Society Oswaldo Lourenço Ferreira foi totalmente revitalizada
Remo faz 2 a 1 no Voltaço em Belém do Pará
Tricolor de Aço segue na zona de classificação para a próxima fase, em busca do acesso
Belém
O Remo venceu o Volta Redonda por 2 a 1. A partida, no Mangueirão, em Belém, foi válida pela 16ª rodada da série C do Brasileirão. Com o resultado, o Voltaço ficou com 27 pontos, na quarta posição da tabela, ainda dentro do G-8, que avança para a próxima fase. Caso fique entre os quatro melhores, o time vai competir na Série B do Brasileirão em 2024.
A próxima partida do Voltaço
na Série C será contra o Operário, no Raulino de Oliveira, às 19 horas do próximo sábado.
O JOGO
O primeiro gol da partida foi marcado de pênalti, por Muriqui, para o Remo, aos 10 minutos do primeiro tempo.
Aos 45 da primeira etapa, Ítalo Carvalho empatou a partida. No segundo tempo, Diego
Ivo, de cabeça, marcou o segundo gol do Remo aos 23 minutos e deu números finais à partida, que teve ainda a expulsão de Caio Vítor já nos acréscimos, aos 50 do segundo tempo.
O Volta Redonda entrou em campo com: Jean Drosny, Iury, Marcão, Matheus Santos e Ricardo Sena (Sanchez); Bruno Barra (Henrique Silva), Paulinho (Robinho) e Caio Vitor; Douglas Skilo (Hugo Borges), Marquinhos (Luizinho) e Ítalo Carvalho.
Suécia e Holanda vencem e avançam na Copa
Melbourne – Austrália
Em um jogo emocionante que teve o resultado confirmado com auxílio da tecnologia, a Suécia eliminou os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino na manhã deste domingo (6) no estádio Melbourne Rectangular, na Austrália. Com isso, as norte-americanas viram chegar ao fim o sonho de alcançar o pentacampeonato no Mundial disputado na Oceania.
O triunfo das suecas foi garantido em um triunfo de 5 a 4
nas penalidades máximas após um empate sem gols nos 90 minutos regulamentares e nos 30 minutos da prorrogação. Agora, a Suécia enfrentará o Japão nas quartas de final da competição. Em uma partida na qual a goleira Musovic, que realizou grandes defesas, foi a grande personagem nos 120 minutos de bola rolando, a vaga para as quartas teve que ser decidida nos pênaltis. Nas penalidades máximas as estrelas norte-americanas Megan Rapinoe e Sophia Smith falharam e a Suécia teve que contar com a tecnologia da linha do gol para
confirmar o gol de Hurtig (a goleira Naeher chegou a espalmar a bola pra fora do gol, mas ela havia ultrapassado toda da linha) para comemorar a classificação final.
HOLANDA NAS QUARTAS
Outra equipe a se garantir nas quartas de final do Mundial na madrugada deste domingo foi a Holanda, que superou a África do Sul por 2 a 0 no estádio de futebol de Sydney, na Austrália. Agora, na próxima fase as holandesas medirão forças com a Espanha.
Voltaço tem peneira para time feminino
Sábado (5) foi dia de peneira no CT do Aero para buscar jogadoras de 14 a 20 anos, para compor os times sub-15 e sub-20 do futebol feminino do Voltaço.
Com participação de cerca de 40 meninas, elas tiveram cerca de 50 minutos pode mostrar todas as habilidades técnicas onde foram atentamente observadas pelo técnico Almir Guedes e sua comissão.
Cerca de 60% delas foram selecionadas. As demais terão uma nova oportunidade quando da próxima peneira que ainda não
tem data definida. Muitas meninas não puderam participar devido à falta de apresentação do atestado médico que comprove a sua condição de saúde.
O técnico Almir Guedes ficou muito satisfeito pelo excelente nível técnico das atletas, provando assim o grande potencial de meninas jogadora de futebol da região. Além de meninas de Volta Redonda, estiveram também representantes de Resende, Quatis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Pinheiral, Rio de Janeiro e Arapeí, em São Paulo.
Barra Mansa: corredor cultural traz diversão e solidariedade para o fim de semana
Barra Mansa
A diversão e a solidariedade deram o tom da Feira do Amor, que terminou no último domingo (6), no Corredor Cultural, no Centro. A abertura do evento ocorreu na noite de sexta-feira (4), com o show da cantora Naty Rios e contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, do presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, além de secretários municipais, vereadores e um grande público.
O evento, promovido pela Fundação Cultura, em parceria com entidades e instituições sem fins lucrativos, é um dos mais tradicionais no município, sendo
que toda a sua renda é destinada à filantropia. Marcelo Bravo comemorou a retomada da festa, que não ocorria há três anos por conta das medidas de segurança relacionadas à pandemia da covid-19.
– A Feira do Amor é uma tradição, que faz parte do calendário cultural do município, e nós estávamos com saudade dela. Percebemos que o Corredor Cultural está superpreparado para receber eventos como este, que, além de ativar a cultura e o patrimônio, possibilitam a sustentabilidade das entidades filantrópicas que atuam na cidade – disse Bravo.
A Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foi palco no “Conexão Mega Cidadania” neste sábado (5). O evento promovido pela prefeitura, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e o Governo do Estado, uniu ação social, prevenção à saúde e diversão para a população, tudo de graça. Milhares de pessoas se beneficiaram dos serviços ofertados entre 9h e 16h.
“Ver tanta gente participando desse evento confirma a importância de levar o serviço público para mais perto da população.
Aqui na Praça Brasil conseguimos mostrar o que ofertamos em diversas secretarias num só lugar. O evento dá informação e traz as pessoas para a nossa rede de serviços”, falou o prefeito Antonio Francisco Neto, que ressaltou que a parceria com o Governo do Estado e o UniFOA foram fundamentais para o sucesso do evento, ampliando a oferta de serviços.
“O Governo do Estado trouxe
para a Praça Brasil o projeto social ‘RJ para todos’, promovendo acesso gratuito à documentação básica e outros serviços; e ainda atendimento do Detran; Fundação Leão XIII; os aguadeiros da Cedae; e a Carreta do Trabalhador, que atraíram muita gente, reforçando a necessidade de ações como esta”, falou Munir, que agradeceu a receptividade dos secretários de Estado de Governo, Bernardo Rossi, e de Trabalho e Renda, Kelly Mattos; e a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Martins Calaça.
O presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado, também estava na praça e afirmou ser uma grande alegria poder unir forças com o governo do estado e o governo municipal.
“Principalmente no sentido de acolher a comunidade, de promover uma ação social. Nós temos o nosso evento, o ‘UniFOA + Social’, assim como a prefeitura e o estado também têm suas iniciativas. E agora fizemos uma conexão que ampliou esse atendimento para a população”.
DIVERSIDADE DE SERVIÇOS
ATRAIU PÚBLICO VARIADO
PARA O EVENTO
Um dos serviços mais procurados foi o acesso gratuito ao
“Cordão de Girassol”, para as pessoas com deficiências ocultas e não visíveis de Volta Redonda. O dispositivo ajuda na identificação e garante mais agilidade no atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados
da cidade. O símbolo foi entregue pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).
Alice Calassa é moradora do Jardim Primavera e estava com o filho Sávio, de 9 anos, buscando informações sobre o “Cordão de Girassol”. “Achei a iniciativa muito bacana e importante para essa parcela da população que precisa de atenção especial. Além disso, pude conhecer um pouco mais das ações da secretaria”, falou.
Luciane Machado de Oliveira, que mora no Monte Castelo, também pegou o “Cordão do Girassol” para os filhos Gabriel e Maria Luíza e acabou saindo do evento com mais um gatinho adotado. “Vim com minha mãe Jane e as crianças para buscar o cordão, mas não resisti e estou levando mais um felino para casa. Já tenho seis”, contou Luciane, ainda preenchendo a documentação de adoção responsável no Espaço Família Animal.
Raquel Gomes Vieira da Silva é moradora do Santa Rita do Zarur e veio à Vila Santa Cecília especialmente para o evento. “Gos-
to de participar e da facilidade de ter acesso a todos os serviços no mesmo local. E como é sempre importante cuidar da saúde estou na fila para aferir a pressão e a glicemia”, disse.
Na Praça Brasil ainda teve corte de cabelo gratuito; atualização do CadÚnico; aulão de ginástica, artes marciais e esportes; doação de mudas; distribuição de pipoca, algodão doce e picolé; escovação infantil; informações sobre acidentes com animais peçonhentos; aplicação de vacinas; avaliação nutricional e orientação alimentar; jogos de vertigem e avaliação física; orientações jurídicas; confecção e impressão de cartão de visita, e muito mais. A programação cultural teve atrações infantis e show musical.
6 SEGUNDA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2023
Volta Redonda
ESPORTE/LAZER
Volta Redonda
‘Conexão Mega Cidadania’ une ação social, serviços de saúde e entretenimento
O deputado estadual Munir Neto, que intermediou a vinda dos serviços do Governo do Estado para o “Conexão Mega Cidadania” também comemorou o sucesso de público do evento.
Foto: Divulgação
Foto: VRFC
Meninas vão em busca de vaga no time feminino do Voltaço
Foto: Secom - Remo
Voltaço perde do Remo, mas continua na briga pelo acesso à série B
Suécia supera EUA e chega às quartas de final da Copa
Foto: Agência Brasil