A Receita Federal interceptou nesta quarta-feira (26), uma carga de haxixe avaliada em R$ 125 mil no aeroporto do Galeão. As investigações apontam que
a droga seria entregue na cidade de Resende, no Sul do Estado do Rio. A Receita Federal disse ao DIÁRIO
DO VALE que o curso da repercussão penal é de respon-
sabilidade da Polícia Federal, a quem serão entregues a remessa e o Termo de Retenção correspondente.
POLÍCIA | Página 4
Representantes todas as 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial, estarão reunidos em Paraty, de 1 a 5 de agosto, para o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO. O tema da 10ª edição é “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”. A particularidade de Paraty ser o primeiro Sítio Misto, (natural e cultural) do Brasil – e os desafios específicos que a sua gestão coloca – proporciona a esta edição do encontro um diferencial.
GERAL | Página 2
Durante a abertura da audiência pública, na noite desta quarta-feira (26), o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Conrado, destacou que o tema debatido é relevante, importante e atual. “É
uma satisfação abrir as portas do Legislativo para a discussão deste tema. É o assunto mais comentado de Volta Redonda. Estamos aqui para ouvir as pessoas da cidade, pois o Legislativo é a caixa de resso-
nância do anseio das pessoas”, disse, acrescentando que a Casa não tem poupado esforços para exigir que a CSN e o Inea cumpram sua obrigação.
POLÍTICA | Página 3
CSN começa a abrir vagas para reforma da UPV após ‘puxão de orelha’ de Steinbruch
Presidente da Companhia se ‘assusta’ com as condições da usina e dá ordens para revitalização geral e imediata
VOLTAÇO APOSTA NO APOIO DA TORCIDA
PARA VENCER O ALTOS-PI NO SÁBADO
Clube iniciou venda de ingressos para jogo no Raulino; Esquadrão de Aço vive bom momento e mira a classificação para a segunda fase.
ESPORTE | Página 8
POPULAÇÃO DE RUA
POLÍCIA CIVIL DESMONTA ESQUEMA DE DESVIO DE CARGA DE CIGARROS EM VR
Agentes da 93ª DP desmantelaram uma quadrilha especializada em desviar cargas de cigarros usando como álibi a falsa comunicação de um roubo. Foi o que aconteceu na segunda-feira (24), quando um motorista da empresa responsável pela distribuição dos cigarros da Souza Cruz procurou a delegacia para registrar a ocorrência de que teria sido roubado por bandidos.
POLÍCIA | Página 4
Suspeito de tentar matar diretor do Saae-BM é preso pela Polícia Civil
POLÍCIA | Página 4
PM troca tiros com bandidos e estoura ponto do tráfico em Paraty
POLÍCIA | Página 4
ANOS R$ 1,50
julho
2023 | Ano 31 • Edição 10200
Quinta-feira, 27 de
de
semana. LAZER | Página 8 VOLTA REDONDA PM VAI COIBIR ARROMBAMENTOS NOTURNOS EM CENTROS COMERCIAIS POLÍCIA | Página 4 EM ALTA SETOR SIDERÚRGICO DO ESTADO DO RIO LIDERA PRODUÇÃO NACIONAL DE AÇO ECONOMIA | Página 7
Local pouco lembrado de Barra Mansa nos anos 90, a Taberna do Khalil teve shows memoráveis: Danilo Caymmi, MPB 4, Angela Ro Ro, Blues Etílicos, etc. Tudo isso num ambiente de restaurante... Relembre essa história na coluna da
BARRA MANSA E VOLTA REDONDA JÁ CUMPREM DECISÃO DO STF CIDADES | Página 5 Foto: Eu Amo Paraty Foto: Diário do Vale
Foto: Aquivo Diário do Vale
ECONOMIA | Página 7
Torcida tem ajudado o time em jogos decisivos no Raulino de Oliveira. Jogo será neste sábado (29), às 19h
“Preservá-las para as futuras gerações”, diz Vidal
Prefeito de Paraty afirma que ‘cidades históricas não são meramente locais turísticos, mas fontes de inspiração e de inovação na economia criativa e que preservá-las é o caminho para as futuras gerações’
Costa Verde
Representantes todas as 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial, estarão reunidos em Paraty, de 1 a 5 de agosto, para o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O evento tem entre os objetivos fomentar a troca de conhecimentos e experiências, além de proporcionar a interação entre os sítios, integrar as experiências das instituições envolvidas nesses esforços, promover ações de cooperação visando à implementação de uma política nacional de gestão turística dos sítios Patrimônio Mundial da UNESCO.
Em sua décima edição, o encontro já foi realizado anteriormente nas cidades de Olinda (PE), São Luiz do Maranhão (MA) e Brasília (DF), reunindo também uma diversidade de autoridades e agentes do patrimônio, turismo e economia criativa, em uma programação intensa de mesas e debates em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural.
Tendo o município fluminense como anfitrião e co-realizador, o tema da 10ª edição é “Gestão, interpretação e estratégias de de-
senvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”. A particularidade de Paraty ser o primeiro Sítio Misto, (natural e cultural) do Brasil – e os desafios específicos que a sua gestão coloca – proporciona a esta edição do encontro um diferencial.
“Esse diferencial vai no sentido de aprofundar a percepção da necessidade cada vez maior de uma abordagem integrada de todos os aspectos que constituem os diferentes sítios, não só o histórico e cultural ou natural, mas também como interagem com o social e econômico, essenciais para a sua sustentabilidade”, diz Luciano de Oliveira Vidal, prefeito de Paraty o anfitrião do evento na cidade histórica. Assim, um dos enfoques do encontro será às possibilidades de financiamento e captação de recursos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público-privadas. A realização dos encontros das cidades Patrimônio Mundial significa, afinal, a oportunidade de reunir em um só local especialistas em patrimônio, cultura, biodiversidade, turismo, políticas públicas e governança, criando um espaço para diálogos vitais em torno da construção de modalidades e instrumentos de gestão para a preservação e desenvolvimento sustentável dos sítios Patrimônio Mundial.
Os encontros promovidos pela OCBPM buscam debater temas relevantes para a preservação do patrimônio e propor políticas públicas, modalidades de financiamento e investimento para essas cidades. A interação entre
patrimônio, turismo e economia criativa, portanto, será explorada nas mesas de debates, destacando como esses elementos podem se complementar para sustentar o crescimento das cidades, sítios e monumentos históricos. “Esses
tesouros que constituem o patrimônio brasileiro, afinal, não são meramente locais turísticos, mas fontes de inspiração e de inovação na economia criativa, como uma forma de preservá-los para as futuras gerações”, diz Vidal.
Preservação de patrimônio, turismo sustentável e economia criativa
A Organização Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) tem, como uma de suas linhas de atuação, a realização anual, desde 2014, do Encontro Brasileiro de Cidades Históricas e Patrimônio Mundial, em parceria com os municípios que a integram e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo or organziadores, vale ressaltar que um dos resultados desejados dos encontros é a formulação de uma agenda de propostas adequadas para as diferentes cidades, para informar e auxiliar a gestão municipal no desenvolvimento de suas políticas públicas, bem como oferecer uma cooperação efetiva para a elaboração de políticas regionais e nacionais no âmbito do patrimônio a eles relacionado.
O 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO tem o apoio da Prefeitura de Paraty, Iphan, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Rio de Janeiro, Embratur, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
O evento é aberto ao público. As informações sobre a programação completa (presencial, com transmissão online) e as inscrições são através do link: www.cidadeshistoricas.org.br.
Jari confirma que DER fará obras de manutenção na Serra do Piloto
Sul Fluminense
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) esteve na RJ149 (Serra do Piloto), que liga Rio Claro a Mangaratiba, junto com o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Claro, José Alexandre de Almeida Cunha (Solidariedade). Durante a visita, o parlamentar anunciou que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Rio de Janeiro informou a contratação da empresa Construcom Construções e Consultoria Ltda para elaborar o projeto das obras de manutenção na rodovia.
Barra Mansa
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, recebeu, na quarta-feira (26), o presidente da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), Jackson Emerick, para discutir uma parceria que deve render quatro projetos para o município. O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, também esteve presente na reunião.
A colaboração prevê quatro projetos para a cidade, sendo eles: Funarj Musical, Mais Encontro, Cine Tela, além da criação de uma sala de espetáculos. A aproximação entre Barra Mansa e a Funarj pode ampliar as inscrições nos editais da autarquia.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre a perspectiva de fazer parte dos projetos da Funarj. “É um privilégio poder receber essas propostas. Nós estamos preparados para recepcionar os investimentos e a programação. Nosso município tem se preocupado
em oferecer uma variedade de atrações culturais e isso contribui diretamente para estimular o turismo e movimentar a economia local”, ressaltou Bravo.
O presidente da Funarj, Jackson Emerick, comentou sobre o incentivo às ações culturais em todo o estado do Rio de Janeiro.
“Levar a arte da dança e da música para o interior é fantástico e quando o prefeito concorda com a ideia é maravilhoso. É a democratização da arte, algo que a Fundação de Artes do Rio de Janeiro busca estar sempre realizando”, informou.
O prefeito Rodrigo Drable também ressaltou a escolha do município para a realização das ações em parceria com a Fundação. “Barra Mansa é uma cidade que respira cultura. Receber o reconhecimento e o apoio da Funarj é uma manifestação do nosso sucesso. Continuaremos trabalhando para oferecer ações de qualidade em nossa cidade”, declarou Drable.
Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ
Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br
A resposta positiva à Indicação feita por Jari em maio deste ano, que pedia ao DER a manutenção da RJ 149, do km 14 ao km 26, Mangaratiba – Serra do Piloto, afirma que o projeto incluirá a recuperação do pavimento, sinalização, drenagem e recuperação de áreas degradadas no trecho entre Rio Claro (entroncamento com a RJ-155) e Mangaratiba (entroncamento com a BR-101).
“Fiz a indicação a pedido do
presidente da Câmara de Rio Claro, Alexandre Cunha, após a realização de uma edição do ‘Deputado na Sua Cidade’ no município. E é gratificante dar a boa notícia de que a obra será contemplada e o projeto já se encontra em andamento. Agora, seguimos cobrando do DER agilidade para que, de posse do projeto, a execução dos serviços saia do papel e atenda à população o mais breve possível”, disse Jari.
O presidente da Câmara de Rio Claro agradeceu a parceria com o deputado, que enviou ao DER indicação mostrando a necessidade de manutenção na RJ-149. “Obrigado por estar comigo, confirmando que a rodovia precisa passar por obras, para garantir a segurança de moradores, atender aos produtores rurais que utilizam para escoamento da produção e os trabalhadores que utilizam a via”, ressaltou Alexandre.
RJ-153
O deputado Jari também
Após indicação do deputado, DER
esteve, nesta semana, na RJ-153, que liga Volta Redonda ao distrito de Santa Izabel do Rio Preto, em Valença. O parlamentar acompanha as obras de recuperação da rodovia, que está recebendo investimento em torno de R$ 53 milhões. Passando pela estrada nessa terça-feira, dia 25, identi-
ficou logo após Amparo, distrito de Barra Mansa, sentido Santa Izabel, um grande ressalto na pista, que pode causar acidentes, principalmente à noite. “Vou reiterar ao DER a necessidade de manutenção em toda rodovia”, falou Jari.
Parque das Águas de Resende ganha biodigestor para estudos científicos
Resende
O Parque das Águas conta há cerca de quatro semanas, com um biogestor. O aparelho faz parte de um trabalho científico dos cursos de Engenharia da Estácio Resende. O objetivo do estudo é que diante dos problemas ambientais enfrentados na atualidade, segundo o coordenador das graduações de Engenharias de Produção e Civil, Caio Cossú, seja apresentada uma solução para o reaproveitamento
Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira
Editor Internacional: Silas Avila Jr.
Diretor Geral: Marcello Gil
Redação: redacao@diariodovale.com.br
Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br
Comercial: comercial@diariodovale.com.br
dos recursos naturais sem agredir a natureza, mostrando à população os benefícios sociais, econômicos e ambientais com base nos princípios do ESG (Environmental, Social an d Governance), além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de pequenos projetos, apresentando para toda comunidade novas formas de produção de energia limpa e sustentável.
“Biodigestores são equipamentos utilizados no tratamento da matéria orgânica (biomassa)
através do processo de decomposição anaeróbica (ausência de O2), para a produção de biogás (mistura composta de CO2, H2S e metano) e fertilizantes”, explica Caio.
Segundo ele, o trabalho científico é como uma experiência e o biodigestor instalado no Parque das Águas serve para que seja estudado se este tipo de iniciativa se adapta ao clima de cidade, e se seria viável tê-lo na cidade em maior escala, além de incentivar os alunos dos cursos a trabalharem cada vez mais
em pesquisas científicas, explica o coordenador.
De acordo com Caio, neste primeiro momento do experimento, o biodigestor vem sendo abastecido semanalmente com esterco, mas pode também receber restos de alimentos.
O resultado disso, depois de todo o processo dentro do biodigestor, é a produção de biogás (que em grande escala poderia ser utilizado para botijões na cozinha) e fertilizantes para plantas.
© Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2 QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2023 GERAL
10º ENCONTRO BRASILEIRO DAS CIDADES HISTÓRICAS
Foto: Felipe Vieira
Cultura: Barra Mansa discute parceria para projetos com a Funarj
Prefeito Rodrigo Drable recebeu presidente da Fundação nesta quarta-feira (26), na Fazenda da Posse
Foto: Divulgação
afirma que já contratou empresa para elaborar projeto dos serviços na RJ-149
Foto: Gabriel Borges
23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial, estarão reunidos em Paraty, de 1 a 5 de agosto, para o evento
MOSAICO
Lindbergh e Gleici em Volta Redonda
Os deputados federais Lindbergh Farias e Gleisi Hoffman (ambos do PT) estarão em Volta Redonda na sexta-feira da semana que vem (4/8).
A agenda é uma plenária sobre o mandato de Lindbergh.
A presença de Gleisi é mais uma demonstração de que a parceria entre os dois vai além do plenário da Câmara.
A imprensa nacional descreve o relacionamento deles como um “namoro discreto”.
Isso à parte, os dois vão participar, além da prestação de contas do mandato, de uma noitada com caldos e roda de samba, no Clube Comercial
Sem paciência
Os volta-redondenses têm uma companhia ilustre na insatisfação com as más condições das instalações da Usina Presidente Vargas: o presidente da empresa, Benjamin Steinbruch.
O “puxão de orelha” que ele deu em seus executivos após visitar a unidade teve consequências. E elas estão em reportagem publicada no DIÁRIO DO VALE na edição de hoje.
Novas velhas placas
Um projeto de lei em tramitação no Senado prevê que as placas de veículos voltem a identificar a cidade e o estado de registro. A proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) à espera de relator. Se aprovada, a matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Mais 0,40
A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) homologou em sessão ordinária desta terça-feira, dia 25, o reajuste anual da tarifa de pedágio da RJ 116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco). O novo valor está previsto para começar a ser cobrado à zero hora do próximo dia 1º de agosto (terça-feira). O valor da tarifa básica passa dos atuais R$8,20 para R$8,60.
Saúde
O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as principais causas de morte. O impacto da incidência e da mortalidade pela doença está aumentando rapidamente no cenário mundial e, segundo dados da Estimativa 2023 sobre Incidência de Câncer no Brasil, desenvolvido pelo INCA (Instituto nacional de Câncer), cerca de 704.080 novos casos serão registrados no País, ainda em 2023.
Campanha
Julho é mês da campanha que aborda mundialmente a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço que englobam boca (cavidade oral), laringe e tireoide. O tumor na tireoide possui diversos tipos histológicos, que diferem em termos de origem celular, incidência e letalidade. O INCA destaca que, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, o número de novos casos de tumor na tireoide é de 16.660, o que corresponde a um risco estimado de 2,33 casos novos a cada 100 mil homens e 12,79 a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de tireoide ocupa a sétima posição entre os tipos de câncer mais frequentes.
Dinteirim
A criação do Programa Escola em Tempo Integral representa uma retomada da política nacional para ampliação de matrículas no ensino em tempo integral, segundo avaliam os especialistas ouvidos pela Agência Brasil. A lei que cria o programa será sancionada nesta quarta-feira (26) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Regulamenta
A nova legislação regulamenta o repasse de recursos e
de assistência técnica da União para estados, Distrito Federal e municípios, visando ampliar o número de vagas nessa modalidade de ensino, que prevê uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias, ou 35 horas semanais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 4 bilhões no programa, que tem a meta de criar, até o ano de 2026, 3,6 milhões de novas vagas, sendo 1 milhão de novas matrículas logo na primeira etapa.
Retomada
Para a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, a lei representa a retomada de uma agenda nacional para escolas em tempo integral, uma vez que o programa sofreu uma redução a partir do governo de Michel Temer. Natacha acrescentou que o governo federal, nesse período, decidiu investir apenas na ampliação da jornada do ensino médio através do Novo Ensino Médio. Já entre os estados, ela registra que houve iniciativas de ampliação da jornada também no ensino médio com o apoio de institutos e fundações privadas
Recursos
Para a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a política nacional de escola em tempo integral sofreu nos últimos anos devido à falta de investimentos. “Nesse período, a falta de investimentos e de um olhar para essa questão fez com que ou se paralisasse ou se caminhasse a passos muito curtos. Você também não teve um olhar para o financiamento de outras políticas, como da alimentação escolar e da reorganização do transporte. Isso gerou uma falta de estímulo e até um efeito paralisia porque os municípios e estados não tiveram recursos para arcar com todo esse custo”, destacou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, que também é dirigente municipal de educação do município de Sud Mennucci (SP).
Ajuste Garcia acrescentou que a criação do Programa Escola em Tempo Integral é importante, sendo fundamental que haja um ajuste no financiamento.“Esse é o elemento central. Nós temos aí todo um processo de capacitação, de estruturação de equipe, de pessoal e de proposta pedagógica. Mas tudo isso passa pela garantia do financiamento. Sem essa garantia, a gente não consegue avançar em nenhum desses outros pontos.”
Insuficientes
Os recursos já anunciados para a política de escola em tempo integral não devem ser suficientes, segundo avaliação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo. “Se o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizou e encontrou que mais da metade das escolas são inapropriadas, R$ 4 bilhões nos quatro anos do programa são suficientes para recuperar essas escolas?”, questionou o presidente do CNTE, para quem é preciso recuperar as escolas que existem e criar novas para o tempo integral municipais”, opinou. Fonte: Agência Brasil.
Audiência pública na Câmara reúne ambientalistas, vereadores e população
Queima diária de carvão mineral pela siderúrgica tem emitido gases perigosos, diz engenheiro ambiental
Volta Redonda
A audiência pública convocada pela Câmara de Volta Redonda na noite desta quarta-feira (26), trouxe à tona dados preocupantes sobre a poluição provocada pela CSN. O ‘pó preto’, que parece ter diminuído nos últimos dias após a instalação de equipamentos – jatos de polímeros e canhões de névoa – não é o único problema enfrentado pelo volta-redondense. O Instituto Internacional Arayara, com sede em Curitiba, apresentou dados sobre a emissão de gases perigosos durante a queima de carvão mineral.
O evento, que contou com a presença de cerca de 150 pessoas, teve a participação da vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Deise Delfino;
da diretora do Departamento de Qualidade do Ar, do Ministério do Meio Ambiente, Thaianne Resende, que participou da reunião de forma online, e do engenheiro ambiental Urias Neto, do Instituto Internacional Arayara. Durante a abertura da audiência pública, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Conrado, destacou que o tema debatido é relevante, importante e atual. “É uma satisfação abrir as portas do Legislativo para a discussão deste tema. É o assunto mais comentado de Volta Redonda. Estamos aqui para ouvir as pessoas da cidade, pois o Legislativo é a caixa de ressonância do anseio das pessoas”, disse, acrescentando que a Casa não tem poupado esforços para exigir que a CSN e o Inea cumpram
sua obrigação. “É um caso de saúde pública. Os médicos têm dito como aumentaram os casos de doenças respiratórias. É crucial para a saúde da população”, afirmou Paulo Conrado. No que depender dele, disse, a CSN não terá trégua.
“Não vamos dar trégua à CSN enquanto não derem um basta na poluição. Está muito claro, o problema. A CSN não estava tratando com responsabilidade a situação, tanto que só após as instituições se manifestarem é que tomaram providências”, destacou, referindo-se ao anúncio, pela siderúrgica, de um investimento da ordem de R$ 700 milhões para amenizar o problema e da compra de 12 canhões de névoa.
“Por que não fizeram isso antes? Eles têm um faturamento as-
tronômico e não estavam tratando o caso com responsabilidade, deixando a saúde da população em segundo plano. Vamos cobrar com firmeza”, prometeu Paulo Conrado.
“O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é importante, mas não aguentamos mais ouvir falar de TAC. Como acreditar que em 2024 [prazo final do TAC assinado pela siderúrgica em 2018, grifo nosso] a poluição vai cessar? Não vamos acreditar em história de Papai Noel. Queremos providências imediatas. Queremos os empregos da CSN, mas não a troco da saúde da população de Volta Redonda”, encerrou o presidente da Câmara. A CSN não enviou nenhum representante para a audiência pública.
Inea diz que fiscaliza usina
Já a vice-presidente do Inea, Deise Delfino, agradeceu o convite, que possibilitou ao Inea se manifestar sobre o assunto e colocar-se à disposição para esclarecer dúvidas. Segundo ela – que não negou que a CSN tem problemas ambientais – o Inea tem fiscalizado a siderúrgica e feito vistorias. “Destaco que não é só o TAC que trata qualidade de vida. Fazemos o monitoramento, há estações na cidade que monitoram diversos gases e os dados são enviados diariamente para
o Inea e auditados”, afirmou a vice-presidente. “Não desconsideramos as emissões fugitivas, a CSN tem muitas fontes de emissões fugitivas. Estamos com uma equipe do Inea na CSN, desde segunda-feira, fazendo vistoria para ver o que precisa mudar. O Inea vai agir com rigor para que não haja emissões fugitivas”, garantiu Deise Delfino.
A diretora do Departamento de Qualidade do Ar, do Ministério do Meio Ambiente, Thaianne Resende, disse
que o Ministério recebeu, em maio deste ano, um ofício relatando a situação vivida pelos moradores de Volta Redonda. Desde então, a pasta segue acompanhando o desenrolar da situação junto ao Inea e outros órgãos ambientais. “É uma pena não haver a participação da grande interessada no assunto para ouvir nossos comentários”, disse, referindo-se à CSN.
Também presentes à audiência pública estiveram os representantes de Associações
de Moradores de diversos bairros da cidade – com o do Padre Josimo, por exemplo, um dos mais atingidos pela poluição –representantes da sociedade civil e integrantes do movimento VR Contra a Poluição. Além deles, participaram o deputado estadual Jari de Oliveira; os vereadores Betinho Albertassi, Lela, Edson Quinto, Neném, Jorge Fuede e Rodrigo Furtado, e também do vereador Raone Ferreira, que foi quem requereu a audiência.
Vidal vai a Brasília em busca de investimentos para Paraty
Paraty
O prefeito Luciano Vidal está em Brasília, onde está com a intenção de trazer investimentos para Paraty. Na terça-feira (25), Vidal se reuniu com secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo, André Ceciliano e para esta quarta-feira (26), estão agendadas reuniões com o Ministério da Fazenda, Infraero e Embratur. O prefeito está acompanhado do secretário de Obras, Valceni da Silva Teixeira, o Sanica.
Na terça-feira (25), o prefeito e secretário se reuniram André Ceciliano. “Pedimos apoio do secretário para liberação dos recursos das obras de recuperação das estradas do Corisco e Trindade. Assim como a liberação de R$ 1.000.000 para im-
plantação da sinalização turística perante o Ministério do Turismo”, revelou Vidal. De acordo com o prefeito, esse processo já foi licitado e aprovado pela Caixa Econômica Federal e está aguardando apenas a liberação dos recursos.
Vidal ainda se reuniu com Andrew Renato, secretário adjunto e Ronald Sorisso, secretário Nacional da Juventude. “Nosso objetivo é de viabilizar o repasse de mais de R$500.000, vindos de emendas parlamentares, para financiar projetos de capacitação para formação aquaviário, categoria MAC e POP Marinheiro, Auxiliar de Convés e Pescador Profissional para os jovens e ainda equipar a Casa da Juventude”, explicou.
Na quarta-feira (26), o prefeito teve outras reuniões importantes. Uma delas foi no Ministério
da Agricultura, onde pediu a liberação do repasse na aquisição de retroescavadeira, miniescavadeira e patrulha mecanizada para auxiliar nos trabalhos de agricultura.
Outra reunião foi com a Infraero, para conseguir uma parceria com o Aeródromo Municipal e com a Embratur, para mais investimentos no turismo.
Projeto de lei regulamenta atendimento de crianças com TDAH na escola
Volta Redonda
Um projeto de lei apresentado pelo vereador Hálison Vitorino (PP) normatiza o atendimento a crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) na rede municipal de ensino. A iniciativa estabelece ações orientando pais e professores sobre as características das crianças com o transtorno. A medida busca facilitar a identificação de possíveis casos de TDAH nas escolas, além de possibilitar encaminhamento adequado dos alunos ao Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico e tratamento. Além disso, o tratamento diferenciado nos estabelecimentos de ensino, aliado ao acompanhamento contínuo, contribui para o progresso acadêmico e social dos alunos com TDAH. Para isso, o PL estabelece que fica sob a responsabilidade do Poder Executivo, encaminhar,
viabilizar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental, que sejam portadores de TDAH. De acordo com o projeto, também é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal promover ações visando orientar professores, coordenadores, diretores de escolas, entre outros profissionais de apoio da Educação, para identificação e acolhimento de crianças com TDAH, dentro das escolas. O vereador explicou que fica sob a responsabilidade dos diretores de escolas, os encaminhamentos para diagnóstico e tratamento dos possíveis casos de TDAH, para o SUS (Sistema Único de Saúde). Outra determinação prevista pelo PL é o devido acompanhamento do aluno, portador de TDAH, durante o curso fundamental, com recomendações clínicas e escolares, a serem expedidas durante a transição do aluno para o Ensino Médio.
3 QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2023 POLÍTICA
Prefeitura de Paraty
Foto:
Vidal negocia verbas para Paraty durante reunião em Brasília
Foto: Divulgação
Pela lei proposta
Vereador Hálison Vitorino, caberá ao SUS fornecer, gratuitamente, remédios associados ao tratamento do TDAH POLUIÇÃO
pelo
NA CSN
Voltaço quer apoio da torcida neste sábado contra o Altos-PI
Clube iniciou venda de ingressos para jogo no Raulino; Esquadrão de Aço vive bom momento e mira a classificação para a segunda fase
Volta Redonda
Invicto há sete jogos e ocupando a quinta colocação na Série C do Campeonato Brasileiro, o Volta Redonda encara o Altos-PI, neste sábado (29), às 19h, no estádio Raulino de Oliveira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Altos é o lanterna da competição, com apenas 12 pontos ganhos. Os ingressos para o confronto já estão a venda.
Todos os torcedores pagam o valor promocional de R$20,00. Os ingressos já estão disponíveis nos pontos de venda antecipada pela cidade.
Na última partida, o Voltaço empatou com o São José na segunda-feira (24), em Porto Alegre (RS). O jogo foi no estádio Francisco Novelletto, em partida válida pela 14ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O empate manteve o time em quinto lugar com 23 pontos. O líder da competição é o Brusque com 26 pontos ganhos em 14 rodadas.
Os gols do Volta Redonda foram marcados por Douglas Skilo no segundo tempo da partida. Com o resultado, o Volta Redonda chega aos 23 pontos e ocupa a quinta colocação na Série C do Campeonato Brasileiro.
PONTOS DE VENDA ANTECIPA-
DA, ATÉ SÁBADO (29), ÀS 11H:
• Loterias Meia-Meia (Aterrado)
• Drogarias Povão (Amaral Peixoto e Vila)
• Empório Brasil (Retiro)
BILHETERIA DO RAULINO (APENAS NO SÁBADO): GRATUIDADES (APENAS NO SÁBADO):
por Você’ neste fim de semana, em Angra
Ela estará no show da banda Manifesto Tropical e vai cantar seus principais sucessos. A programação do evento será extensa, com início às 11h
Angra dos Reis
A cantora Iza confirmou participação no Festival Enel por Você, que acontece em Angra dos Reis, neste domingo, 30 de julho, a partir das 11h. O evento será no Cais de Santa Luzia, no Centro da cidade. A programação conta com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Eventos. Estão previstas várias atrações, e o destaque fica por conta do show de encerramento, às 17h, com a banda Manifesto
Tropical, de Lúcio Mauro Filho e Pedro Baby, que terá a participação para lá de especial de Iza. O show contará com um repertório que faz uma homenagem à música brasileira, passando por Tim Maia, Jorge Benjor, Djavan, Novos Baianos e muito mais. Bia Bedran também estará presente com um espetáculo para as crianças, com muitas canções infantis e contação de história. Além das atrações musicais, o evento apresentará ações para informar e conscientizar sobre
temas como consumo consciente, desenvolvimento sustentável e transição energética. Segundo a Enel Brasil, um dos destaques será a Van Experience, um veículo adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e educacionais com telas touch e tecnologia de realidade virtual 3D, além de um Espaço Kids, onde as crianças terão a experiência de virar eletricista por um dia.
A programação do Festival Enel por Você será dividida em áreas temáticas voltadas para a
sustentabilidade, o meio ambiente, o consumo consciente de energia e o valor à vida. No espaço Escolha um Amanhã Melhor, serão apresentados projetos desenvolvidos pela empresa, como, por exemplo, o incentivo ao plantio de hortas urbanas nas faixas sob as linhas de transmissão, com o propósito de ajudar a combater a fome e a insegurança alimentar. O público poderá participar de oficinas de plantio e levar para casa as mudas.
Resende supera Maricá e se aproxima do G4 na A2 do Campeonato Carioca
Resende
O Resende segue na briga por uma vaga no G4 da A2 do Campeonato Carioca. Com gol do zagueiro Eduardo Grasson, o Gigante do Vale venceu o Maricá na tarde desta quarta-feira (26), no estádio do Trabalhador, em partida atrasada da 4ª rodada.
Com o resultado, o Alvinegro sobe para a sétima posição, com 13 pontos, e fica a quatro pontos da zona de classificação para as semifinais do Estadual, com um jogo atrasado, que será diante do Friburguense, neste sábado (29), às 14h45, no estádio Eduardo Guinle.
Taberna Free
Toda época em cada cidade costuma ter seu ponto de encontro de jovens, adultos, onde se tem um complexo de bares e restaurantes. Pra usar uma terminologia mais atual: um “polo gastronômico”. No caso de Barra Mansa (RJ), até este se estabelecer no bairro do Ano Bom (mais precisamente após a Copa do Mundo de 1994 com o Gaia Grill), o que predominava até então era a região da Rua Dr. Mário Ramos, na subida pra SOBEU (hoje UBM), representado basicamente pelo Barracão e os que estavam à sua volta. E não eram poucos, cada um com sua peculiaridade: “Postinho”, “Soneto Drink’s”, “Scorpions”, “Cantina Don Gino”, “Pizzaria Sorrento”. Esta última quando fechou, surgiu no lugar a Taberna do Khalil, mudando o conceito da casa. Além da culinária árabe de seu dono, shows passaram a ser essenciais naquele novo palco da cidade.
E não foram poucos, por ali passaram nomes grandiosos da música brasileira.
Danilo Caymmi e Daniel Jobim, MPB 4, Dora Vergueiro, Tunai, Francis Hime, Angela Ro Ro e Blues Etílicos. Estes são os que lembramos, pode ter havido mais. Na maioria destes o amigo e músico Setas trabalhou como técnico de som da casa.
Lembro-me do Blues Etílicos, salvo engano a primeira vinda deles na região, no início dos anos 1990. Fomos à tarde eu e meu amigo Aloísio Camargo comprar os ingres-
O JOGO
O Resende começou o jogo pressionando o adversário e, por muito pouco, não abriu o placar aos quatro minutos. Alex Sandre cobrou falta, Reydson desviou e a bola bateu no travessão, o zagueiro mesmo pegou o rebote e mandou de novo no travessão, a bola sobrou para Zizu, que desviou para o gol, mas a defesa adversária tirou em cima da linha.
A pressão do Gigante do Vale seguiu e, aos 12 minutos, Amarildo bateu na saída do goleiro e a bola ia entrando no gol, mas pegou um efeito ao quicar no gramado e saiu muito perto da trave.
O Maricá conseguiu sair um pouco da pressão alvinegra após a parada técnica, passou a criar mais chances de gol. Na primeira, Badola parou em grande defesa de Leandro Matheus. Já na segunda, após cobrança de escanteio de Tartá, Gutinho acertou o travessão. Na volta do intervalo, os visitantes tiveram duas chances para abrir o placar, ambas com Bernardo, porém, foi o Gigante do Vale que balançou as redes. Alex Sandre cobrou falta na área e Eduardo Grasson desviou para o fundo das redes, aos 37 minutos da segunda etapa.
Botafogo apresenta estátua de Garrincha e Farol da Estrela Solitária
Rio de Janeiro
O Botafogo apresentou, nesta terça-feira (25), a escultura de Garrincha e o Farol da Estrela Solitária, em General Severiano. A estátua feita em ouro traz Garrincha com asas, em referência ao apelido “o Anjo das Pernas Tortas”. Já o farol terá 24 metros de altura e vai projetar a imagem da estrela solitária em quatro direções, a intervalos de 7 segundos. O intuito é valorizar a história do Alvinegro no local.
As intervenções fazem parte do projeto do novo
Museu do Botafogo. A inauguração é prevista para o primeiro semestre de 2024.
O museu terá uma área total de 1.500m² em sua primeira fase, que ocupará o foyer e o salão principal. A escultura de Garrincha é um projeto desenvolvido pelo
Botafogo e pela MUDE, com desenho original do arquiteto
Daniel Brandimarte e execução a cargo do artista plástico Glauco Bernardi.
Estátua feita em ouro traz Garrincha com asas, em referência ao apelido “o Anjo das Pernas Tortas”
sos, a casa já estava movimentada após a passagem de som. Enquanto comprávamos, um sujeito cabeludo, sentado sozinho à uma mesa, estendia uma garrafa de cerveja em nossa direção, nos convidando a dividi-la. Tratava-se de Greg Wilson, o guitarrista norte americano da banda, que certamente nos identificou como músicos pelos nossos cabelos com- pridos da época. Bate- mos um rápido papo e toma- mos a cerveja com ele. Vol- tamos à noite e assistimos a um histórico show. No ano de 1995 aconteceu o Taberna Free Festival (fotos), ideali- zado pelo Kiba (Marco Anto- nio Hauegen). O evento con- tou com três atrações, duas totalmente instrumentais: um trio formado pelos grandes músicos José Nelson Santia- go (piano); Agnaldo Santiago (bateria); e Marco Túlio (saxofone e flauta) – com as participações de Júlio Henrique (sax) e Ciron Silva (violão). A atração seguinte era o próprio Ciron (falecido recentemente) e Marcellus Guimarães.
A noite fechou com uma banda formada para aquele evento em específico da qual tive a honra de fazer parte. A formação: Dario Aragão (teclados), Marcelo Biffe (bateria), Kiba (guitarra e voz), Eduardo Pança (baixo), Setas (guitarra) e este que vos escreve, também na guitarra. Tivemos ainda as participações de Luís Carlos Borges (Frangolão), Toni Madeira e Ricardo Yabrudi.
O repertório foi uma fusão literal de sons: teve tema instrumental autoral, fusion, Gilberto Gil, Tom Jobim, The Beatles, Joe Cocker, Pink Floyd, Yes, The Police e Cazuza. A maioria rearranjada para o formato da banda. Há trechos desses três shows no Youtube. Foi uma noite que ficou na nossa memória e na de quem lá esteve.
A Taberna do Khalil marcou aquele tempo. E nisso cabe uma reflexão sobre o ontem e o hoje. Haviam muitos lugares em que se podia fazer um “show”. Destaco dessa forma porque hoje a maioria (na categoria bar/restaurante) o que se tem mesmo é “música ao vivo”. A música como entretenimento, para divertir os clientes, seja o gênero que for que estiver tocando. Não há tanto espaço para a experimentação como foi àquele festival, com duas atrações instrumentais e o público (da noite!) apreciando. Pra se fazer isso agora você tem de escolher um teatro, um local mais apropriado. Casas de médio porte destinadas a shows meio que desapareceram com o decorrer dos anos. Na segunda metade dos anos 90 por aqui uma mudança de ares ocorreu. Bandas de rock oriundas dos 80 ou início dos 90 encerraram as atividades. Mas isso é papo pra outra coluna...
8 QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2023 ESPORTE/LAZER
Foto: Arquivo
SÉRIE C
BRASILEIRÃO
Jogo contra o Altos-PI, será neste sábado (29), às 19h, no estádio Raulino de Oliveira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Setor Azul: Volta Redonda Setor Laranja: Altos-PI Das 15h até o intervalo
Setor Azul - das 15h até o intervalo
Iza é confirmada no Festival ‘Enel
Foto: Reprodução
Foto: André Moreira/Resende
Gol de Eduardo Grasson foi marcado aos 37 minutos da segunda etapa
Setas, Biffe e Luís Carlos
Kiba, Pança e Setas