10199 - Diario - Quarta-feira - 26.07.2023

Page 1

A região da Costa Verde (Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty) e Barra Mansa receberão mapas de Risco Geológico. A informação é do presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Luiz Cláudio Magalhães, que deu início ao pro-

cesso de contratação de empresas especializadas nesse serviço. O trabalho começa por Petrópolis e região Serrana e depois, Costa Verde e Barra Mansa, que foram as cidades mais castigadas e atingidas pelas chuvas de 2022 e janeiro deste ano.

 CIDADES | Página 6

VOLTA REDONDA - BARRA DO PIRAÍ

Comemorações do 100 anos da Diocese relembram

fatos históricos da região

Serra da Mutuca na RJ-153, em Barra Mansa, foi uma das áreas mais atingidas. Rodovia teve o trânsito interrompido. Obras de recuperação já começaram após mapeamento do DRM

APESAR DO RECESSO Reajuste de professores de VR pode ser aprovado pela Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Conrado, disse que, apesar do recesso, poderá convocar os demais parlamentares para fazer uma sessão extraordinária e aprovar a mensagem do

Deputado propõe Conselho Estadual de Proteção aos Animais

prefeito Neto concedendo reajuste aos professores da rede municipal. A medida pode ser necessária caso o aumento salarial seja pago ainda em agosto.

 POLÍTICA | Página 3

O presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), propõe que o Governo do Rio crie um Conselho Estadual de Proteção aos Animais, e um fundo para captar recursos financeiros e repassá-los a entidades e pessoas físicas que atuam

nos cuidados e defesa dos pets. Ele apresentou as propostas através de Indicação Legislativa. Segundo ele, a criação do Conselho Estadual de Proteção aos Animais é essencial para a formação de diretrizes destinadas à defesa e proteção de animais.

 POLÍTICA | Página 3

A Mitra Diocesana lançou na terça-feira (25)uma revista comemorativa pelos 100 anos da Diocese Volta RedondaBarra do Piraí. A publicação conta a história da Diocese a partir de sua criação, em 1922,

Os policiais chegaram ao endereço após receberem uma denúncia anônima apontando que no local estariam armazenadas armas, munições e material de caça de animais silvestres.Dois homens foram conduzidos para a 91ª Delegacia de Polícia (DP) e responderão por posse ilegal de arma de fogo e por manter espécime da fauna silvestre em cativeiro.

 POLÍCIA | Página 4

Policiais chegaram ao local através de uma denúncia anônima

PEÇA ‘A MENINA QUE ENTRA EM LIVROS’ SERÁ APRESENTADA EM BM E RESENDE

O Corredor Cultural, em Barra Mansa, e o Parque das Águas, em Resende, vão receber a peça “A Menina que Entra em Livros”, apresentada pelo grupo O Trem – Companhia de Teatro. O espetáculo tem duração de 60 minutos, classificação etária de 5 anos e a entrada será gratuita.

 GERAL | Página 2

e dos 12 municípios que estão sob sua responsabilidade. Cada bispo diocesano, a seu tempo, enfrentou diferentes desafios na condução das congregações.

 CIDADES | Página 6

ANOS Quarta-feira, 26 de julho de 2023 | Ano 31 • Edição 10199 R$ 1,50 SOBRE DUAS RODAS CICLISTA É PEGO EM FLAGRANTE COM COCAÍNA E MACONHA EM PORTO REAL  POLÍCIA | Página 4 DE FACHADA GRUPO DE ESTELIONATÁRIOS ENQUADRADO PELA CIVIL JÁ FEZ VÍTIMAS EM BM  POLÍCIA | Página 4 VINGANÇA HOMICÍDIO NO NOVA ESPERANÇA PODE TER SIDO CAUSADO POR RIXA ENTRE FACÇÕES  POLÍCIA | Página 4
bichinho também
doenças
inverno  ESPECIAL | Página 8 
Foto: Lorena Dini Uma das atrações da programação é a cantora Simone, em Três Rios
Seu
pode sofrer com
respiratórias no
GERAL | Página 2
Foto: Polícia Militar Ambiental Foto: Arquivo Evandro Freitas
Viaduto do Siderville pode ser inaugurado no final do ano  CIDADES | Página 6

Estado do Rio

Os “Desafios do Transtorno do Espectro Autista (TEA)” será tema de debate realizado pelo ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, em um Podcast nesta quinta-feira, 27, às 19h, pelo canal do YouTube. A iniciativa reúne profissionais e comunidade para uma ampla discussão de avanços e orientações sobre o TEA.

Para enriquecer o debate, profissionais da Associação Autismo e SuperAção já confirmaram presença. Uma delas é a advogada da entidade, Irvana Duarte, que será acompanhada da profissional em Práticas Integrativas, Lisandra Aparecida, que também é estudante de gerentologia.

O Podcast será enriquecido ainda pela presença da professora Tânia Regina, que ocupa a diretoria de Educação da Associação de Autismo e SuperAção. E para falar sobre o dia a dia das pessoas

Transtorno Autista é tema de Podcast

Debate, organizado pelo ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, reúne profissionais para discutir TEA; participação é pelo canal YouTube

com TEA, Marcelo Cabeleireiro, convidou a empresária Amanda Ozório Machado, que é mãe de criança com autismo. - É de extrema importância debatermos sobre a inclusão e os avanços de políticas públicas voltadas ao TEA. Quando, por exemplo, a inclusão e a educação do autismo são efetivas, há vários benefícios para a vida dos indivíduos diagnosticados com o transtorno. Isso porque é por meio da educação que essas pessoas conseguirão desenvolver suas habilidades, potencialidades e superar suas dificuldades. O autismo não se cura, se compreende - ressaltou Marcelo Cabeleireiro.

TEA

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções com-

VALE DO CAFÉ Festival Sesc de Inverno 2023 chega a sua última semana

portamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

Para assistir o Podcast e acompanhar o debate sobre o tema, basta acessar o canal do YouTube @AloMarceloCabeleireiro, clicando no link https:// youtube.com/@AloMarceloCabeleireiro

“A Menina que Entra em Livros” será apresentada em B. Mansa e Resende

Sul Fluminense

A peça “A Menina que Entra em Livros” estará em cartaz neste fim de semana, em Barra Mansa e Resende. No sábado (29), às 18h, no Parque das Águas, em Resende e no domingo (30), às 10h, no Corredor Cultural, em Barra Mansa. O espetáculo é do grupo O Trem – Companhia de Teatro e tem duração de 60 minutos, classificação etária de 5 anos e entrada gratuita.

“A Menina que Entra em Livros” conta a história de Júlia, uma menina, filha única, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho. Em função disso, terá que dividir seu quarto com ele. Enquanto o quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro, para encontrar a solução de seus problemas, e redescobrindo o mundo mágico da literatura. A peça foi indicada aos Prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Texto, Atriz

e Atriz Coadjuvante pelo Usiminas/Sinparc 2013.

Além do incentivo à leitura, o espetáculo apresenta elementos da cultura popular brasileira. Por meio da personagem Narradora, a menina conhece diversos trava-línguas e brincadeiras de rua como amarelinha, corda, pipa e cantigas de roda. Através da personagem Poetisa, Júlia aprende a fazer versos e rimas. Depois de passar por todos os personagens, ela conclui que pode ser bom ter um irmão e, numa atitude altruísta, aceita dividir seu quarto, seus pais e suas experiências com ele.

Esta apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal e produção e realização da O Trem – Companhia de Teatro.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos, o Diversão em Cena é o maior programa para formação de público para teatro infantil do país.

Além do incentivo à leitura, o espetáculo apresenta elementos da cultura popular brasileira

SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA

Data: 29 de julho – sábado.

A Menina que Entra em Livros (O Trem – Companhia de Teatro).

Horário: 18h.

Local: Parque das Águas.

Duração: 60 minutos.

Classificação: A partir de 5 anos.

Preço: Entrada gratuita.

Data: 30 de julho – domingo.

A Menina que Entra em Livros (O Trem – Companhia de Teatro).

Horário: 10h.

Local: Corredor Cultural.

Duração: 60 minutos.

Classificação: A partir de 5 anos.

Preço: Entrada gratuita.

Professora da Faetec Volta Redonda ganha prêmio internacional de literatura

Foto:

Sul Fluminense

Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o 21º Festival Sesc de Inverno chega a sua última semana na Região do Vale do Café levando ao público de Valença e Três Rios uma programação gratuita ou a preços populares até dia 30, com muita música, teatro, dança, entre outras expressões artísticas. O evento também ocorrerá em outras cinco regiões do estado do Rio de Janeiro e tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontra-

das na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.

Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados e revelações da cena artística nacional. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem; ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.festivalsescdeinverno. com.br.

Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ

Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br

Volta Redonda

A professora Aline Brasil, coordenadora da área de linguagens da Escola Técnica Profissionalizante Amaury Cesar Vieira, unidade da Faetec em Volta Redonda, foi premiada na “II Conferência Freire: Construindo a ponte entre a educação popular e a universidade”, na categoria “Evento do Ano”.

A conquista veio com o trabalho: “A (po)ética de Paulo Freire”.

Em setembro, a professora, que também é escritora, estará presente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no estande Tag Tuthor Books, que apoia autores nacionais e independentes.

A conferência foi realizada por meio da colaboração de instituições nacionais e internacionais, como Ação Educativa, Instituto Paulo Freire, Universidade Emancipa, Universidade de Cambridge e Cambridge Latin American Research in Education Collective. O trabalho da educadora foi apresentado e submetido à avaliação de uma banca internacional em outubro de 2022. “Foi uma honra participar virtualmente da II Conferência Freire com meu trabalho artístico-literário

‘A (po)ética de Paulo Freire’ no Grupo Artes e Cultura, como escritora e professora da rede pública de ensino há mais de 30

Roberto Carlos: mais de 70% dos ingressos são vendidos em 24 horas

Resende Os fãs de Roberto Carlos devem ficar atentos, porque mais 70% dos ingressos do show que será realizado em Resende, no dia 2 de setembro, foram vendidos em menos de 24 horas.

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira

Editor Internacional: Silas Avila Jr.

Diretor Geral: Marcello Gil

Redação: redacao@diariodovale.com.br

Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br

anos, atualmente representando a Faetec Volta Redonda, na área de Literatura”, afirmou.

A Bienal do Livro 2023 acontece de 1º a 10 de setembro, no Riocentro, que fica na Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca. A professora estará presente no dia 8, às 13h, para uma sessão de autógrafos. Seus livros ficarão no estande Thag Tuthor Books durante todo o evento.

Aline Brasil é coordenadora da área de linguagens da Escola Técnica Profissionalizante Amaury Cesar Vieira, unidade da Faetec em Volta Redonda

SERVIÇO:

Data: Sábado, 2 de setembro Abertura: 18h30 | Início do Show: 20h30 Local: Shopping Pátio Mix Vendas On Line: www.eventim.com.br

PONTOS DE VENDAS AUTORIZADOS:

A expectativa era grande desde que foi publicada a confirmação da apresentação no site oficial do cantor. O ídolo da canção latino-americana está de volta à região após 23 anos, com um espetáculo inesquecível.

Resende: KOPENHAGEN Pátio Mix

Cel: (24) 99942-9924

Barra Mansa: ROSÁLIA - R: São Sebastião, n° 1Centro Tel: (24) 3323-5430

Volta Redonda: KOPENHAGEN Park Sul Cel: (24) 99222-9924

ROSÁLIA - R: 14, Vila Tel: (24) 3342-7399

Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.

©
Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2  QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2023 GERAL
Foto: Divulgação
Marcelo Cabeleireiro promove o debate para uma ampla discussão de avanços e orientações sobre o TEA Foto: Lorena Dini Show de Simone, será dia 29, em Três Rios. Ela comemora 50 anos de carreira cantando sucessos como “Tô Voltando”, “O Que Será”, “Começar de Novo”, entre tantos outros (às 21h)
Foto: Marcelo Carrusca
Divulgação

Audiência Pública

A Câmara Municipal de Volta Redonda realiza hoje (26), às 18h00, uma Audiência Pública para debater a poluição gerada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).



O requerimento 140 foi aprovado em plenário. Diversos órgãos de controle e fiscalização ambiental, representantes da CSN e outras autoridades foram convidados a participar.



A expectativa é que a Audiência seja um espaço democrático para encontrar soluções que equilibrem o desenvolvimento industrial com a preservação do meio ambiente.

Sobe e desce

Os preços da gasolina e o etanol tiveram alta nos postos do Sudeste na primeira quinzena de julho, de acordo com a última análise do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). O levantamento que consolida o comportamento de preços dos combustíveis a partir das transações realizadas nos postos de abastecimento

Gasolina

Apesar de comercializar a gasolina mais barata do País, a R$ 5,66 o litro, o combustível aumentou 4,62% ante junho nos postos.

Etanol

Já o etanol apresentou acréscimo de 3,66% e foi encontrado a R? 3,96.

Diesel

O litro do diesel comum foi comercializado a R? 4,99, após recuo de 1,77%, o maior do País, enquanto o diesel S-10 fechou a R? 5,12, após redução de 1,35% ante o mês anterior.

Desenrola

Em meio à segunda semana de execução do Desenrola Brasil, que permite renegociação de dívidas para que as pessoas limpem o nome e retomem a capacidade de consumo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma avaliação positiva do programa. Segundo ele, o sucesso do Desenrola superou as previsões.

Fala do presidente

“Até agora, o sucesso do Desenrola é muito maior do que a expectativa. O sucesso, a procura e a competência de funcionamento. As coisas funcionaram bem, os bancos trabalharam bem, as pessoas que têm dívidas trabalharam bem e o governo articulou corretamente”.

Leão em ação

Outro destaque da arrecadação de junho foi o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que fechou o mês em R$ 6,29 bilhões, com diminuição real de 3,77%. O resultado pode ser explicado pelo decréscimo real de 46,55% na arrecadação relativa aos ganhos de capital na alienação de bens. No acumulado do ano, o resultado dessa receita chega a R$ 31,53 bilhões, queda real de 5,24%.

Aumento

Já as outras receitas administradas pela Receita Federal apresentaram arrecadação de R$ 4,23 bilhões, com acréscimo real de 62,87%, resultado que pode ser explicado pela arrecadação do programa de redução

de litigiosidade, que somou R$ 377 milhões no mês, e pelo imposto de exportação incidente sobre as exportações de óleo bruto, R$ 1,4 bilhão.

Acumula

No acumulado do ano, o destaque é para a Receita Previdenciária, que arrecadou de R$ 288,58 bilhões, com crescimento real de 7,10%. Esse desempenho é explicado pelo crescimento real de 9,79% da massa salarial. Além disso, houve crescimento de 33% nas compensações tributárias com débitos de receita previdenciária, em razão da Lei 13.670/18, que vedou a utilização de créditos tributários para a compensação de débitos de estimativas mensais do IRPJ e da CSLL.

Retido

De janeiro a junho, o Imposto de Renda Retido na Fonte - Rendimentos de Capital somou R$ 58 bilhões, alta de 28,17%. Os resultados podem ser explicados pela alta da taxa Selic (juros básicos da economia), que influenciou o recolhimento dos rendimentos dos fundos e títulos de renda fixa. Apenas em junho, o acréscimo foi de 10,79% nesse item, chegando a R$ 17,38 bilhões.

Renda

O IRRF - Rendimentos do Trabalho registrou arrecadação de R$ 99,23 bilhões no primeiro semestre, representando alta real de 6,38%. O resultado deve-se ao acréscimo real na arrecadação dos itens Rendimentos do Trabalho Assalariado (8,42%) e Participação nos Lucros ou Resultados (15,7%) e ao decréscimo real em Aposentadoria do Regime Geral ou do Servidor Público (queda de 8,67%). Já em junho, a arrecadação somou R$ 13,85 bilhões, queda real de 0,63%.

Indicadores

A Receita Federal apresentou, também, os principais indicadores macroeconômicos que ajudam a explicar o desempenho da arrecadação, tanto no mês quanto no acumulado do ano. Entre os indicadores, estão a venda de serviços, com crescimento de 4,7% em maio (fator gerador da arrecadação de junho) e 5,21% no ano; e a massa salarial, que cresceu 13,96% em maio (15,21% no ano), em relação ao mesmo mês de 2022.

A venda de bens também cresceu 3% no mês e 2,41% no ano. A produção industrial subiu 0,28% em maio, mas caiu 1,06% no acumulado do ano, comparado ao período de dezembro de 2021 a maio de 2022.

Já o valor em dólar das importações caiu 16,7% em relação a maio do ano passado e 6,82% no ano.

Paulo Conrado pode convocar Câmara para aprovar reajuste

de professores

Presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda afirma que, se necessário, vereadores farão sessão extraordinária

Volta Redonda

O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Paulo Conrado, afirmou que poderá convocar os vereadores para fazer uma sessão extraordinária e aprovar a mensagem do prefeito concedendo reajuste aos professores. Isso acontecerá caso tal medida seja necessária para que o aumento salarial seja pago ainda no salário de agosto. A Câmara Municipal de Volta Redonda, assim como as demais da região, está em recesso de meio de ano.

— Se for preciso reunir os vereadores de forma extraordinária para aprovar o reajuste ainda em julho, vamos fazer isso. Se não for necessário, vamos aprovar no início de agosto, quando retomamos as sessões normalmente — disse Conrado.

ENTENDA

A Prefeitura de Volta Redonda informou, em 21 de julho, que vai encaminhar para a Câmara Municipal um projeto de Lei para implantação da recomposição de jornada dos professores. Portanto, para que os professores recebam um reajuste salarial de 17,6%, mais um terço de sua carga horária destinada para planejamento

de aulas.

Na proposta que será enviada à Câmara, os Docentes I (professores do 6º ao 9º Ano) terão seis horas semanais para o planejamento de aulas, sendo três com local de escolha livre; com um aumento salarial de 17,6%. Já para os Docentes

II (Educação Infantil e do 1º ao 5º Ano), serão nove horas semanais voltadas ao planejamento, sendo cinco em local de escolha livre; com um aumento salarial de 16%.

Além do reajuste no salário, mais 40 Docentes II serão contratados. A proposta foi

construída após um estudo de viabilidade feito em conjunto entre as secretarias de Educação (SME), Administração (SMA), Fazenda (SMF), Controladoria Geral do Município (CGM) e Procuradoria Geral do Município (PGM).

Alerj muda política dos direitos das pessoas com autismo

Rio

A Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista está alterada. A mudança inclui a criação de parcerias público/ privadas para a formação de equipes multidisciplinares e garante os mesmos direitos no recebimento do vale social para pessoas autistas e com deficiência, entre outras medidas. A determinação é da Lei nº 10.074/23, de autoria do deputado Júlio Rocha (Agir), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial da última segunda-feira (24/07).

Na área da saúde, a norma prevê que hospitais e maternidades da rede pública estadual realizarão, periodicamente, acolhimento em bebês e crianças que apresentarem sinais indicativos do transtorno para diagnosticar precocemente e permitir o início do tratamento.

“O autismo é um distúrbio neurológico que se caracteriza pelo comprometimento da interação social, da comunicação

verbal e não-verbal e o comportamento restrito e repetitivo e precisa de total atenção da sociedade. Por isso apresentei essas mudanças na política já existente”, disse Júlio Rocha.

VETOS

Foi vetada pelo Poder Executivo a utilização do método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) como modalidade de tratamento adotada nas unidades de saúde. Segundo o governador, os profissionais da área terão liberdade para escolher os métodos, de acordo com a abordagem indicada para cada caso tratado.

A penalização de estabelecimentos da rede estadual de ensino que criarem restrições ao acesso educacional da pessoa com transtorno do espectro autista também recebeu veto.

Na justificativa, o governo afirmou que não é precisa na lei a definição de conduta restritiva, porque podem acontecer casos em que impedimentos técnicos causem a recusa.

Alerj cria o Dia Estadual dos Povos Indígenas

Deputados estaduais aprovaram criação do dia estadual dos Povos Indígenas e estabelecimento de defesa dos direitos das pessoas com autismo

Os povos indígenas passam a contar com um dia comemorativo no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro. A data será 19 de abril e foi criada através da Lei nº 10.073/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT). A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro, e publicada na

edição extra do Diário Oficial do Executivo de segunda-feira (24). A data vai reconhecer e valorizar a importância dos povos indígenas na busca por Justiça e em defesa dos direitos individuais e coletivos, observado o princípio da dignidade humana. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, no Brasil existem 896 mil indígenas. São 305 povos e 274 línguas.

Deputado propõe Conselho Estadual de Direitos dos Animais

Rio O deputado estadual Léo Vieira (sem partido), que é presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), está mobilizado para que o Governo do Rio crie um Conselho Estadual de Proteção aos Animais, e um fundo para captar recursos financeiros e repassá-los a entidades e pessoas físicas que atuam nos cuidados e defesa dos pets.

Ele apresentou as propostas através de Indicação Legislativa (88/2023) com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho a instituições

sem fins lucrativos e pessoas físicas dedicadas à causa animal.

Léo Vieira afirma que a criação do Conselho Estadual de Proteção aos Animais, com participação da sociedade civil e órgãos governamentais, é essencial para a formação de diretrizes destinadas à defesa e proteção de animais.

Já a implementação de um Fundo Estadual de Proteção aos Animais tem por objetivo captar recursos financeiros e repassá-los para financiamento, investimento, manutenção, ampliação e desenvolvimento de ações, programas e atividades das instituições sem fins lucrativos, des-

tinadas à proteção e bem-estar animal, controle populacional, tratamentos de saúde e medidas de prevenção de zoonoses e demais patologias.

Pela proposta do deputado Léo Vieira, enviada ao governador Cláudio Castro (PL), também poderá ser beneficiária do fundo a pessoa física cuidadora e protetora de animais, devidamente reconhecida, desde que comprove o exercício das atividades por pelo menos dois anos.

“É fundamental uma ação mais contundente do poder público. Atualmente, as ações de proteção e defesa dos animais vem sendo exercidas, com mui-

to sacrifício, por entidades sem fins lucrativos como a Suipa. O Estado dever ser protagonista da política de proteção animal, proporcionando plenas condições para a atuação das instituições e cuidadores que se dedicam à causa animal”, afirma o deputado estadual Léo Vieira.

Ainda segundo a Indicação Legislativa 88/2023, o Fundo Estadual de Proteção aos Animais ficará vinculado diretamente à Secretaria de Saúde, tendo sua destinação liberada através de decisão aprovada pelo Conselho Estadual de Proteção aos Animais.

 3 QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2023 POLÍTICA /ECONOMIA MOSAICO
Foto: Arquivo
Conrado afirma que, se necessário, vereadores farão sessão extraordinária para aprovar aumento de professores
Foto: Alerj

DRM inicia Mapeamento de Risco

Geológico em áreas de risco no Estado

Mapeamento, que não era realizado há 10 anos, começará por Petrópolis e cidades da região Serrana, depois será vez da Costa Verde e Barra Mansa

Estado do Rio

O presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Luiz Cláudio Magalhães anunciou que órgão dará início ao processo de contratação de empresas especializadas em Mapeamento de Risco Geológico (MRG), em pelo menos seis cidades do Estado. O monitoramento, segundo Magalhães, só está sendo iniciado porque o governador Cláudio Castro entendeu a importância dos trabalhos que podem ajudar a evitar deslizamentos e desmoronamentos em áreas consideradas de risco. “O governador Cláudio Castro e o secretário de Governo Bernardo Rossi, estão tendo a percepção de que o trabalho de prevenção é muito importante para evitar tragédias. Vamos começar por Petrópolis e região Serrana e depois, Costa Verde e Barra Mansa, que foram as cidades mais castigadas e atingidas pelas chuvas de 2022 e janeiro deste ano. Temos que subsidiar tecnicamente os

Em entrevista ao jornal DIARIO DO VALE, Luiz Cláudio Magalhães, presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM), falou um pouco sobre os principais desafios da pasta. Luiz Cláudio, que é natural de Valença, está há dois anos comando do DRM, que é órgão responsável pelo monitoramento geológico dos 92 municípios do Estado.

DV: Qual a importância do Mapeamento de Risco Geológico?

LC: O mapeamento de áreas de risco possui importância prevista na lei 12.608 e

é instrumento fundamental para gestão de risco e desastre, visto que este documento técnico pode e deve subsidiar diversas políticas públicas que objetivam a redução de risco impostos à sociedade. Sua importância pode ser verificada, por exemplo, através do Ministério Público do Estado, uma vez que, de acordo com a Primeira Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, as informações do DRM deverão complementar o trabalho de revisão/atualização do Plano Municipal de Redução de Risco de Petrópolis, que deve ser realizado pelo município.

Parque Mariana pode receber Posto de Saúde da Família (PSF), diz Serfiotis

municípios e o próprio estado, com informações técnicas sobre áreas de risco geológico, para que sejam executadas intervenções estruturais que reflitam na mitigação do risco, e na proteção da população”, explicou Luiz Cláudio, em entrevista ao DIÁRIO DO VALE.

Para identificar áreas com risco de escorregamento nas encostas de Petrópolis, o DRM abriu uma licitação de R$ 7 milhões. O levantamento preventivo não é realizado há mais de 10 anos pelo órgão em nenhuma cidade do Estado. A licitação está prevista para o dia 23 de agosto e prevê a contratação de serviço especializado em geologia, para realizar a “Cartografia de risco a escorregamentos em encostas no município de Petrópolis”. O chamamento público já foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito durante uma reunião entre o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, o presidente do DRM, Luiz

Mas isso vale para todas as cidades do Estado.

DV: O DRM não realizava esse trabalho de mapeamento?

LC: O DRM-RJ não realiza o mapeamento sistemático de áreas risco dos municípios fluminense há mais de 10 anos. Durante esse tempo, o DRM-RJ realizou vistorias pontuais, em atendimentos às demandas específicas. O Governo do Estado liberou recursos para a região serrana de Petrópolis e depois iremos atuar nas cidades da Costa Verde e no Sul Fluminense, esses levantamentos criteriosos e de ampla cobertura

Claúdio Magalhães, na segunda-feira (24). No encontro Bernardo destacou que a medida é fundamental dentro das estratégias de prevenção, que são prioridade para o governador Cláudio Castro. Magalhaes também lembrou que o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione e o secretário de Desenvolvimento Economico do Estado, Vinicius Farah têm desempenhado um importante papel para o fortalecimento do DRM, que inclusive é ligado à pasta de Farah.

Outras cidades da região Sul Fluminense, como Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, que passam pelo mesmo problema também poderão ser contempladas pelo mapeamento. Barra Mansa é uma destas cidades, pois de acordo com um laudo do DRM, 48 pontos de encostas ou deslizamentos já foram identificados em diferentes localidades.

Obras da quadra poliesportiva estão quase prontas

Porto Real

As obras da construção da quadra poliesportiva do Parque Mariana entraram na fase final. No domingo (23), a área recebeu o plantio de grama nos canteiros.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a obra estavaabandonada, com apenas algumas colunas construídas e mato alto tomando conta do local.

O prefeito Alexandre Serfiotis destacou que a construção da

quadra poliesportiva será um espaço para a comunidade realizar atividades sociais e de lazer, proporcionando integração e interação não só entre moradores do bairro como também com visitantes. “Os moradores do bairro merecem ter este espaço para reunir as famílias e os amigos” , comentou, destacando que está se empenhando para que seja construído um Posto de Saúde da Família (PSF) para atender à comunidade do bairro.

Rua Britador, em Arrozal, receberá recapeamento asfáltico

Piraí O prefeito Ricardo Passos assinou o contrato e a ordem de serviço para as obras de recapeamento asfáltico da Rua Britador, no bairro da Pedreira, distrito de Arrozal. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25). De acordo com o governo municipal, a iniciativa visa a revitalizar a via, proporcionando melhores condições de tráfego para os moradores e visitantes do bairro. A expectativa é que as obras iniciem

em breve. Ricardo Passos lembrou que a intervenção foi uma promessa de campanha aos moradores da localidade e que agora, com o contrato assinado, a prefeitura pode cumprir o que foi prometido. Também participaram da assinatura o secretário de Obras e Urbanismo, Júlio César da Fonseca Alves, e o representante da empresa responsável pela execução do serviço, Guilherme Barbosa Reis.

Escritora faz pré-lançamento do livro ‘Inhã

Uchô’ neste sábado (29), em Visconde de Mauá

Agulhas Negras

A historiadora e escritora Aline Rochedo Pachamama, uma das lideranças indígenas Puri da Serra da Mantiqueira, faz neste sábado (29) o pré-lançamento de seu mais novo livro ‘Inhã Uchô – Território, Corpo, Espírito’. O evento acontece no

Instituto Pachamama, na Avenida

Venceslau Brás, nº 699, Loja 07, Amana Tykyra (também conhecida como Visconde de Mauá). Para conhecer mais o trabalho da autora e ver outros títulos já lançados, basta acessar www.pachamamaeditora. com.br

são fundamentais para o desenvolvimento de gestão de risco e desastre nos municípios e no Estado.

DV: Como será feito esse mapeamento?

LC: O DRM faz as análises e avaliações de risco geológico para auxiliar o Estado e as prefeituras nas ações que devem ser tomadas pelo Executivo. Com os nossos laudos, o Estado e os municípios podem investir de forma específica na prevenção de acidentes geológicos que colocam em risco a vida do cidadão fluminense. Para mapear as áreas das

cidades usamos o mapeamento geológico de risco, que envolve contratação de pessoal e equipamentos, como helicóptero, drones, medidores de movimentação de solo e de massa. Assim, saberemos realmente, quais áreas podem oferecer risco, principalmente, as regiões habitadas. O mapeamento vai apontar as áreas com possibilidade de risco de desabamento em períodos de chuvas e que continuam tendo problemas de desmoronamento, mesmo fora da época de chuvas.

DV: Como está a situação de Barra Mansa?

LC: Em Barra Mansa, 48 pontos já foram identificados em diferentes localidades. Precisamos mapear esses pontos através de laudos técnicos atualizados. O governo do Estado irá liberar recursos logo depois que concluirmos a situação de Petrópolis. Barra Mansa sofreu muito com as chuvas de janeiro. O prefeito Rodrigo Drable está buscando apoio em diversos órgãos para ajudar a recuperar essas áreas, e nós iremos auxiliá-lo.

Obras do novo acesso ao Siderville devem terminar

As obras para a construção do viaduto que cria novo acesso ao bairro Siderville devem terminar em outubro, de acordo com a prefeitura. Na terça-feira (25), as equipes responsáveis pelo serviço fizeram a concretagem da futura entrada do bairro, que ficará ligada ao elevado Presidente Castelo Branco, na Ponte Alta.

A Guarda Municipal esteve no local orientando motoristas e pedestres durante as obras. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o novo viaduto terá 200 metros de comprimento, com estrutura de concreto e ferro. Ele vai ligar a Rua K, no Siderville, ao elevado da Ponte Alta, com duas pistas: uma de entrada e outra de

em outubro, diz prefeitura

saída. Ao todo , a obra recebeu investimentos da ordem de R$ 3,633 milhões.

MELHORIA

O atual acesso é feito por uma rua ligada à Via Sérgio Braga. No local circulam carretas e caminhões, além de haver obstáculos como ultrapassagem da linha férrea, calçamento danificado e poeira constante. A expectativa é que o viaduto, uma vez pronto, proporcione mais segurança aos usuários.

Além da alça de acesso, a praça do bairro por onde o viaduto vai passar será revitalizada com novo paisagismo, brinquedos e quadra poliesportiva.

Grêmio Barra-mansense de Letras promove sarau ‘Arraiá da Poesia’

Barra Mansa

O Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) promove no sábado (29) o sarau ‘Arraiá da Poesia’. A festa, que terá direito a casamento caipira, será realizada no Teatro de Bolso Paulo Rangel, na sede do Grebal, às 17h30.

A atração principal do sarau é a renomada Cia Teatral Granada, conhecida por suas apresentações teatrais divertidas e descontraídas. O espetáculo ‘O Casamento Culposo’ promete cativar o público com seu elenco histriônico e afinado, composto por talentosos artistas como João Pedro Barros, Indieslay Meneguiti, Rita Rangel, Alanis Freitas, Mirela Andrade, Layla Rebelo, Ana Luiza Gonçalves e Vagner Wilnsen, sob a direção de Paulo Rangel, que também estará em cena.

Paulo Rangel, presidente do Grebal, ressaltou a importância do evento para a cultura local. “A dramaturgia é uma literatura que sempre encanta os amantes da poesia, cômica ou dramática, cumprindo sempre seu papel no mundo

literário, trazendo movimento às palavras que compõem o texto.

O sarau ‘Arraiá da Poesia’ é uma oportunidade ímpar de celebrar a arte e a literatura em um ambiente descontraído e festivo”, comentou.

O evento contará ainda com a participação de outros artistas locais.

Os interessados em participar do evento estão convidados a inscreverem-se para declamar, cantar, dançar e se expressar artisticamente.

Além das performances artísticas, o primeiro ‘Arraiá da Poesia’ vai promover uma gincana para animar a festa. O Grebal lançou também o desafio do Troféu Caipira, que será entregue ao caipira mais original da festa.

A entrada do evento é solidária: deve-se levar um litro de leite, que será doado para a Casa Rosa, em Barra Mansa. Confirmações de presença devem ser feitas até quinta-feira (27), pelo WhatsApp (24) 99912.1975. O Grebal fica na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, nº 44, Centro.

Obras estão entrando na fase final e devem ser entregues em cerca de três meses

Curso presencial de ‘Cinema de Gambiarra’ está com inscrições abertas

Volta Redonda

A Co.liga Digital, escola de economia criativa que oferta cursos gratuitos para capacitar a juventude, promove, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv), uma oficina presencial de Cinema de Gambiarra. Obedecendo ao edital disponível no link: https://coliga.digital/oportunidades/ cinema-de-gambiarra-vr, serão selecionados 30 estudantes co.ligados para aprender produção audiovisual, utilizando aparelhos celulares. As inscrições devem ser feitas, no mesmo endereço digital, até o dia 10 de agosto.

A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, reforça que podem se candidatar no Edital Cinema de Gambiarra VR jovens com idade entre 16 e 29 anos, que possuam perfil completo na comunidade de co.ligados e que tenham concluído o curso Cinema de Gambiarra online da co.liga. É obrigatório ter o perfil completo preenchido na comunidade de co.ligados, incluindo informações de localidade, renda, interesses

profissionais, habilidades e mini biografia.

“A oficina de Produção Audiovisual Cinema de Gambiarra será no dia 16 de agosto, na Biblioteca Municipal Raul Leoni, das 14h às 18h, na Vila Santa Cecília, dentro das atividades pelo Mês da Juventu- de em Volta Redonda. É necessário que o participante leve seu próprio aparelho celular”, avisou Larissa.

Para incentivar a participação dos jovens na oficina, a Coodenadoria da Juventude organizou turmas para fazerem o curso online de Cinema de Gambiarra durante esta semana no Centro Oportunizar, na Vila Santa Cecília, e nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do Santo Agostinho e Siderlândia.

“Mas qualquer pessoa interessada em fazer a oficina de Produção Audiovisual da co.liga de forma remota e não conta com acesso à internet em casa pode procurar um dos 29 Cras que têm telecentro, a unidade de telecentro no Retiro, ou o Centro Oportunizar para fazer o curso”, lembrou Larissa Garcez.

6  QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2023 CIDADES
Foto: Fabiano Sabino Volta Redonda
Foto: Cris Oliveira/PMVR

Turismo tem maior faturamento em maio desde 2014, diz CNC

País O turismo no Brasil teve, em 2023, o maior faturamento para um mês de maio desde 2014, divulgou nesta terça-feira (25) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O volume de receitas somou R$ 36,1 bilhões, com aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, e de 4% na comparação com abril deste ano.

Na avaliação do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o setor tem retomado sua receita com empregabilidade, desenvolvimento de novos negócios e atração de investimentos estrangeiros. Outro

Aumento foi de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado

indicador desse movimento é que a média de fluxo de aeronaves nos 10 maiores aeroportos do Brasil voltou, em maio, ao nível observado antes da pandemia. Do ponto de vista do turismo interno, a alta tem relação com o alto custo de viajar para o exterior e com a alta oferta de produtos turísticos brasileiros. Pela ótica do turista estrangeiro, o câmbio e a infraestrutura voltada ao turismo internacional tornam o Brasil uma boa opção.

Mais empregos e empresas Com o fortalecimento da atividade econômica do setor, foram criadas entre janeiro e maio 64,2 mil vagas de emprego no turismo,

Aumento do fluxo no Rio de Janeiro

Com as férias de julho, o aeroporto RioGaleão espera quase 600 mil passageiros durante este mês. Um aumento de 32% em relação ao mesmo período de 2022. Boa notícia para o turismo e a economia do RJ, que precisam que o Galeão retome o seu protagonismo nacional e internacional.

- Estamos investindo pesado na promoção do Rio de

Janeiro como destino turístico. Tivemos um crescimento de mais de 490% no turismo de negócios em 2022. Isso mostra que o estado recuperou sua credibilidade. Com um ambiente de negócios seguro, os investidores voltaram a olhar para o nosso estado fomentando toda a economia - explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

sendo 9,6 mil somente em maio. Para o ano de 2023, a projeção da CNC é uma geração de 101,6 mil novos postos de trabalho.

Assim como o número de postos de trabalhos, o número de empresas do setor também está em alta. Em maio deste ano havia 10% mais estabelecimentos que no mesmo mês do ano passado, lista que inclui serviços culturais e de hospedagem, bares e restaurantes, transporte de passageiros, aluguel de veículos, agências de viagem e outros. Apesar de ser frequentemente associado a hospedagem e agências de viagem, os serviços turísticos que tiveram maior cres-

cimento de estabelecimentos foram aluguel de veículos (12,4%), serviços culturais (11,5%) e bares e restaurantes (10,9%).

A CNC também informa que a inflação foi mais intensa no setor turístico do que na economia em geral. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava 2,95% em maio, o avanço médio dos preços no setor de turismo foi de 6%. Os maiores aumentos foram registrados nos preços de pacotes turísticos (10,5%) e hospedagens (15,8%). Os custos dos transportes por aplicativo tiveram uma queda de 4,6% para o consumidor.

Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados pelos turistas estrangeiros e brasileiros

Arrecadação federal cai 3,4% e chega a R$ 180,47 bilhões em junho

País

A arrecadação da União com impostos e outras receitas caiu no mês passado na comparação com junho de 2022, e alcançou R$ 180,47 bilhões, segundo dados divulgados nesta terça-feira (25) pela Receita Federal. O resultado representa recuo real de 3,37%, ou seja, descontada a inflação, em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Lucro das empresas cai

O Vírgula HUB de Inovação de Volta Redonda lança nesta quarta-feira, 26, o “Programa Centelha”, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que visa estimular a criação de companhias inovadoras e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Os projetos selecionados recebem recursos financeiros, capacitações e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.

O evento contará com palestra ministrada pelo Guilherme de Oliveira Santos, da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho

de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), sobre o Edital Centelha II RJ, lançado no início do mês. O treinamento gratuito será nesta quarta-feira, 26, às 14h, no Espaço Vírgula, no shopping Park Sul e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://abre. ai/guOG O Edital Centelha II RJ contemplará até 50 empresas com R$ 70 mil cada, para investir na sua ideia de negócio. São R$ 3,5 milhões de investimento no total. Além disso, as empresas beneficiadas também poderão receber R$ 26 mil em bolsas CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Eletronuclear realiza pesquisa com moradores próximos à Central Nuclear

Costa Verde Moradores de Angra dos Reis e Paraty que residem nas proximidades da central nuclear poderão participar de uma pesquisa promovida pela Eletronuclear. A iniciativa, que começou este mês e se estenderá até novembro, tem o objetivo de atualizar o perfil socioeconômico e os hábitos alimentares da população.

“A pesquisa é importante para atualizar o Estudo de Impacto Ambiental de Angra 3, que faz parte do licenciamento da usina e foi realizado há cerca de 20 anos. Isso é importante para saber se a realidade da região mudou nesse período e se é preciso fazer algum ajuste nas ações que são realizadas pela empresa”, explica o chefe da Assessoria de Licenciamento Nuclear e Ambiental da Eletronuclear, Paulo Gonçalves.

Para isso, a companhia conta com o trabalho de profissionais da Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica,

conhecida como Science, que são responsáveis pela realização da pesquisa nas residências. Serão entrevistados os moradores das áreas de influência direta de 5 km e 15 km das usinas. Na primeira etapa, participam os residentes de bairros como Parque Mambucaba, Praia das Goiabas, Praia Vermelha, Praia Brava, Piraquara, Porto Frade e Frade. Vale ressaltar que os pesquisadores estarão devidamente identificados por crachá com foto, nome e identidade, além de camiseta com as logomarcas da Eletronuclear e da Science. A população pode ligar gratuitamente para o telefone 0800-025-0174 ou acessar o site https://science. org.br/contato para comprovar a identificação do entrevistador.

A Eletronuclear esclarece que todas as informações prestadas pela população são confidenciais e não serão utilizadas para qualquer outra finalidade.

Estado do Rio: 70% dos empreendedores

têm acima de 64 anos

Estado do Rio

A economia prateada é considerada a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando US$ 7,1 trilhões por ano mundialmente. Levantamento do Sebrae Rio mostra que desde o primeiro trimestre de 2019 até agora, a representatividade dos donos de pequenos negócios do Rio de Janeiro tem mais de 64 anos e manteve-se estável. Atualmente, 7% dos empreendedores do estado estão com essa faixa etária. Homens representam 65%

desses empreendedores e 35% são mulheres. Nesta quarta-feira, dia 26, é celebrado o Dia dos Avós. Dentro desse perfil, majoritariamente esses empreendedores estão concentrados mais nos setores de serviços e comércio (55% e 21%, respectivamente). Esses empresários atuam também na construção (8%) e agropecuária (2%). No comparativo com as demais faixas etárias, os donos de pequenos negócios são os que mais empreendem no setor da indústria (14%).

Foi a segunda queda na arrecadação neste ano. Em março, houve recuo real de 0,42%.

Ainda assim, no primeiro semestre deste ano, a arrecadação foi recorde, alcançando R$ 1,14 bilhão, acréscimo acima da inflação de 0,31%, em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O valor acumulado é o maior da série desde 1995.

Quanto às receitas administradas pela Receita Federal, o valor arrecadado no mês passado ficou em R$ 174,96 bilhões, representando decréscimo real de 2,7%, enquanto no período acumulado de janeiro a junho, a arrecadação alcançou R$ 1,09 trilhão, alta real de 1,58%.

Os resultados foram influenciados por alterações na legislação tributária e por pagamentos atípicos tanto

A arrecadação do Imposto de Renda Pessoas Jurídica (IRPJ) e da CSLL somou R$ 24,53 bilhões em junho, com redução real de 30,60% sobre o mesmo mês de 2022. O resultado é explicado pelo decréscimo real de 41,10% na arrecadação da estimativa mensal de empresas. Na apuração por estimativa mensal, o lucro real é apurado anualmente, sendo que a empresa está obrigada a recolher mensalmente o imposto, calculado sobre uma base estimada.

A Receita ressaltou, por outro lado, que, em junho do ano passado, houve pagamentos atípicos de R$ 6 bilhões nessa arrecadação.

No acumulado do ano, o IRPJ e a CSLL somaram R$ 253,95 bilhões, com queda real de 4,77%. Esse desempenho

em 2022 quanto em 2023, especialmente do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), que incide sobre o lucro das

é explicado pelo recuo real de 7,04% da estimativa mensal e de 34,32% na declaração de ajuste do IRPJ e da CSLL, relativa a fatos geradores ocorridos em 2022, conjugados com os acréscimos reais de 11,26% do balanço trimestral e de 6,91% do lucro presumido.

“Além disso, houve recolhimentos atípicos da ordem de R$ 5 bilhões, especialmente por empresas ligadas à exploração de commodities [produtos primários com cotação em mercados internacionais], no primeiro semestre deste ano, e de 26 bilhões, no mesmo período de 2022 ”, informou a Receita Federal.

Fatores não recorrentes Contribuindo para melhorar a arrecadação, houve recolhimento extra do imposto de exportação sobre combustíveis

empresas. Segundo a Receita, ambos são importantes indicadores da atividade econômica, sobretudo, do setor produtivo. As desonerações concedidas no Imposto sobre Pro -

RIO EXPORTA DE JUNHO

em junho deste ano, de R$ 1,4 bilhão, o que não aconteceu no mesmo mês de 2022. Por outro lado, também houve desonerações tributárias. Apenas em junho, a redução de alíquotas do PIS/Cofins sobre combustíveis resultou em uma desoneração de R$ 3 bilhões; em junho de 2022 havia sido de R$ 1,7 bilhão. No ano, a desoneração chega a R$ 20,25 bilhões. Já a redução de alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) custou R$ 1,9 bilhão à Receita no mês passado e R$ 11,4 bilhões no semestre. “Sem considerar os fatores não recorrentes acima, haveria um crescimento real de 5,29% na arrecadação do período e de 0,59% na arrecadação do mês de junho”, informou o órgão.

dutos Industrializados (IPI) e Programa de Integração Social/ Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) também influenciaram no resultado.

Firjan destaca superávit de US$ 5,9 bi na balança fluminense

Estado do Rio

O Brasil totalizou US$ 34,9 bilhões de saldo comercial entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período, o estado do Rio de Janeiro acompanhou a tendência nacional, com superávit de US$ 5,9 bi e se manteve em segundo na corrente de comércio, que somou US$ 26,9 bi. Os dados constam do Boletim Rio Exporta de Junho, elaborado pela Firjan Internacional.

O petróleo se manteve em destaque no comércio exterior fluminense, apesar de queda de 5% nas exportações de janeiro a maio, em comparação ao mesmo período de 2022. A diminuição de 46% nos embarques para demais destinos, exceto os sete primeiros do ranking, foi um dos fatores. No entanto, ressalta-se o aumento de 36% das exportações para Singapura e de 56% para a Espanha.

“A previsão de aumento da produção de petróleo para os próximos anos, a maior parte a partir do Rio de Janeiro, traz impactos para a dinâmica global de importação e exportação de óleo. Na recém-lançada 8ª edição do Anuário de Petróleo da Firjan, destacamos o aumento dos volumes de óleo no Rio de Janeiro como resultado da entrada de novos sistemas de produção. Na balança comercial, precisamos ainda levar em conta

a precificação do barril e o valor do dólar pelo lado financeiro. Além disso, os países de destino dependerão também de suas refinarias terem capacidade técnica para processar a qualidade do óleo produzido nas águas fluminenses”, analisou Thiago Valejo Rodrigues, gerente de Projetos de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias Firjan.

Importação de petróleo sofre

de

Em relação às importações de petróleo, houve redução de 6% nestes 5 meses em relação ao período do ano anterior, devido a recuo de 39% das compras da Arábia Saudita, que ainda representa 65% das importações fluminenses de óleos brutos de petróleo.

As exportações fluminenses em geral somaram US$ 16,4 bi, no acumulado anual, 1% a menos ante o mesmo período de 2022. “Os destaques são para os mercados asiáticos como

em cinco meses

China e Singapura. Chama atenção também o avanço de 11% das vendas de Coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, em consequência da alta de 18% nos envios de óleos combustíveis, principalmente para os mercados de Singapura, Bahamas e Países Baixos.”, informou Giorgio Rossi, coordenador da Firjan Internacional.

As importações fluminenses subiram 2%, entre janeiro e maio de 2023 em relação ao

mesmo período de 2022, somando US$ 10,5 bilhões. Ressalta-se o aumento de 112% de Coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. A indústria apresentou, em maio, um recorde de desembarques desde 1996: US$ 354 milhões. E as compras de motores e turbinas para aviação subiram 47%.

As exportações exclusive petróleo tiveram alta de 13%, comparadas ao mesmo período de 2022, devido ao crescimento

de 36% nas vendas para o mercado asiático, principalmente Singapura e China. Nas às importações exceto petróleo, o incremento foi de 3% este ano em relação ao mesmo período de 2022. Houve alta de 79% nas compras da Aladi (bloco com 13 países na América Latina), com destaque para importações de automóveis do México. Brasil e México possuem acordo comercial, com benefícios para o setor automotivo.

 7 QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2023 ECONOMIA
Foto: Agência Brasil
Volta Redonda
‘Programa Centelha’ abre edital de R$ 3,5 milhões para inovação
queda
6%

GATOS E CACHORROS TAMBÉM SOFREM COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NO INVERNO

Divulgação

Você sofre de gripe, resfriado e é suscetível a pneumonia? Pois saiba que seus pets – principalmente cães e gatos também o são, ainda mais nas estações mais frias do ano que podem afetar não só a saúde e o bem-estar dos seres humanos, mas também dos animais. Mesmo tendo uma camada de pelos, eles também sentem frio, e segundo especialistas, com a domesticação, muitas raças perderam a camada densa de pelagem e não conseguem mais se proteger de baixas temperaturas,

ficando sujeitos ao frio e as doenças correlacionadas, como gripe, bronquite e pneumonia. Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária da Estácio, Juliana Azevedo, e da graduanda no mesmo curso Tala Heinrich, é necessário proteger os pets em épocas frias. Entre as dicas está o uso de roupinhas, contanto que sejam confortáveis e não restrinjam os movimentos do animal. A outra dica é evitar os banhos nos dias mais frios. Se necessário dê o banho nos dias de sol, de preferencia nos horários mais quentes, por volta do meio-dia, e seque o bem. E não se esqueça de dar um passeio com seu pet. Será bom para evitar doenças respiratórias e também para que ele faça um bom exercício. As especialistas dizem ainda que uma alimentação balanceada

ALGUÉM ME QUER?

TIRANDO A DÚVIDA: PORQUE CÃES

FAZEM VOLTAS ANTES DE DEITAR

também é essencial para que o pet se aqueça no frio. Então garanta sempre uma alimentação de qualidade. Além disso, oferecer água fresca e limpa é fundamental.

“Outro fator relevante é a vacinação. Estudos mostram que no inverno a incidência de doenças respiratórias aumentam muito. Portanto, procure um médico veterinário de confiança e converse sobre a vacinação”, observa Thaylla.

RACHADURAS É curioso destacar que assim como a nossa boca costuma rachar no inverno, isso também pode acontecer com as patinhas e o nariz do seu pet. Neste caso, use cremes hidratantes e protetores de pele específicos para uso em animais. Lembre-se que cada animalzinho de estimação é único e pode ter suas necessidades específicas, por isso, o acompanhamento com um médico veterinário é imprescindível.

Reparem na fofura da foto. Um amigo da coluna resgatou esta doguinha que estava sendo espancada e agora quer encontrar um lar com muito amor e carinho para ela. Sem raça definida, quem desejar ser seu novo tutor basta ligar para 24-999259910

Quer ver aqui na coluna a foto do seu animalzinho. Mande para o nosso e-mail diariopet@diariodovale. com.br com seu nome e o nome do bichinho.

Muitos leitores perguntam por que os cães ficam dando voltas antes de se deitar. Buscando nas redes sociais encontramos muitos vídeos a esse respeito.

Em um deles é explicado que andar em círculos é uma forma dos cachorros garantirem a sua segurança, mesmo aqueles cães nascidos e criados por humanos.

Isso é explicado por causa do instinto dos cães e também porque eles buscam a melhor posição para tentar se aquecer e relaxar.

Nos vídeos é possível saber que eles fazem isso para achar a melhor posição para relaxar, já que na natureza eles estariam cavando para fazer um tipo de ninho. Um fator que os cachorros carregam desde seus ancestrais.

COMO ARMAZENAR AS RAÇÕES

Um dos grandes problemas que os tutores enfrentam é como armazenar corretamente a ração de seu pet.

Para as rações secas, é importante deixar em um local longe da luz solar e de temperaturas extrema, sendo a temperatura ambiente a ideal, como uma despensa de alimentos mesmo. É importante não mantê-la em contato direto com a parede

nem com o piso, pois eles também podem alterar a temperatura, e distanciar de produtos de limpeza, por segurança. Quanto às raçoes úmidas, muito utilizadas para felinos, devem ser colocadas no mesmo lugar das secas quando ainda estiverem fechadas. Porém, após abertas, é importante deixá-las na geladeira por, no máximo, três dias.

PARA ANUNCIAR AQUI: (24) 99834-6214 (ZAP)

8  QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2023 ESPECIAL
ARQUIVO PESSOAL Divulgação Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.