De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), a cada três dias um médico sofre agressão verbal ou física, em função de seu trabalho, no Estado
BRASILEIRA LIMPA PICHAÇÕES DAS PONTES DE NOVA YORK
A brasileira Elisangela Oliveira, mais conhecida como Lisa York, seu nome nas redes sociais, encontrou sua missão em ajudar a remover pichações e grafites indesejadas nas ruas de cidade. Ela trabalha diariamente e incansavelmente para restaurar fachadas, muros e monumentos alvos de vandalismo e também apoia iniciativas que oferecem espaços designados para artistas expressarem sua criatividade, incentivando um diálogo positivo entre a arte urbana e a comunidade.
GERAL | Página 2
POLÍTICOS E AMIGOS
LAMENTAM MORTE DE SÉRGIO FUMIAN
A morte do ex-vereador Carlos Sérgio Fumian, na manhã de ontem, entristeceu políticos de diversas correntes. Jorge de Oliveira, o Zoinho, Edson Albertassi e Washington Granato estão entre os que lamentaram a perda do ex-vereador, que atuou por dois mandatos, entre 1992 e 2000.
POLÍTICA | Página 3
Presidente do TJ-RJ visita
Volta Redonda na quinta-feira
O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, se reúne depois de amanhã com magistrados do 5º Núcleo Regional, que compreende os municípios de Volta
3
O Voltaço empatou com o São José na noite desta segunda-feira (24), em Porto Alegre (RS), confirmando a boa fase na Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo foi no estádio Francisco Novelletto, em partida válida pela 14ª rodada.
O empate garantiu ao time o quinto lugar na competição com 23 pontos. O líder é o Brusque com 26 pontos. Os gols do Volta Redonda foram marcados por Douglas Skilo no segundo tempo da partida.
O próximo compromisso do
time da Cidade do Aço será no sábado (29), contra o Altos-PI, que é o lanterna da competição com 12 pontos. O jogo será às 19h, no Raulino de Oliveira. O Volta Redonda quer o apoio da torcida.
ESPORTES | Página 8
do Rio. Dois terços desses ataques acontecem na rede pública de saúde. Um caso recente foi o da médica Sandra Bouyer, que foi atacada a socos e pontapés em um hospital público do
Irajá; o mais grave é que, enquanto ela era agredida, uma paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória e, como não pôde ser socorrida por Sandra, morreu. CIDADES | Página 5
NOVO DECRETO DE QUALIDADE DO AR SEGUE ORIENTAÇÕES DA OMS
As orientações definidas em 2021 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram usadas como base para o novo decreto que vai regulamentar os padrões de qualidade do ar no Rio de Janeiro. O documento, que foi entregue ao deputado estadual Munir Neto pelo presidente do Inea, Philipe Campello. Munir disse que o decreto, que recoloca o “pó preto” na lista de materiais a serem fiscalizados, representa um passo importante para que a fiscalização sobre atividades poluidoras seja mais efetiva.
POLÍTICA | Página 3
MENINO AUTISTA CHAMA A ATENÇÃO PARA TURISMO INCLUSIVO EM ANGRA
O menino John John de Mattos Leite, de 9 anos, morador de Angra dos Reis, conseguiu um feito importante: ele é responsável por chamar a atenção para a necessidade de destinos turísticos – como Angra, por exemplo – tornarem os passeios acessíveis para todos. É por isso que o jovem se tornou, extra oficialmente, Embaixador do Turismo Inclusivo no município. Agora, cabe ao prefeito Fernando Jordão tornar o ‘cargo’ oficial, sancionando um projeto de lei, já em tramitação na Câmara Municipal, que concede o título ao garoto.
CIDADES | Página 6
ENQUADRADO TRAFICANTE É FLAGRADO COM MACONHA E COCAÍNA ENTRE AS NÁDEGAS EM BM
ANOS Terça-feira, 25 de julho de 2023 | Ano 31 • Edição 10198 R$ 1,50
AMEAÇA
E É PRESO PELA PM POLÍCIA | Página 4 NA FRENTE DA IGREJA DENÚNCIA ANÔNIMA LEVA À PRISÃO DO GERENTE DO TRÁFICO EM RIALTO POLÍCIA | Página 4 SEM PÂNICO SESSENTA ESCOLAS DE VR JÁ TÊM SISTEMA DE MONITORAMENTO COM SENSOR DE PRESENÇA POLÍCIA | Página 4
MENDES HOMEM PERSEGUE EX-MULHER, A
COM ARMA
POLÍCIA | Página 4 CIDADES | Página 6
Foto: Arquivo
Mesmo depois do mandato, Fumian era querido entre os políticos de Volta Redonda
Foto: Divulgação
Lisa York concede entrevista sobre o trabalho que realiza em Nova York
Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Porto Real/ Quatis, Resende, Itatiaia, Rio das Flores, Valença e Piraí.
MOSIACO | Página
Foto: Eduardo Torres
A incansável brasileira que enche Nova York de cores
Por Silas Avila Jr, Correspondente do Diário do Vale nos EUA
A cidade de Nova York é mundialmente conhecida por suas paisagens urbanas icônicas, por seus arranha-céus, e por suas famosas ruas como a 5ª avenida. Nova York é uma cidade que funciona 24 horas por dia, que transpira arte e cultura em seus deslumbrantes espetáculos da Broadway; entretanto, nem todas as formas de arte são bem-vindas.
Entre as milhares de pessoas que trabalham incansavelmente para manter a cidade de Nova York limpa e livre de vandalismo, destaca-se Elisangela Oliveira, uma brasileira que encontrou sua missão em ajudar a remover pichações e grafites indesejadas nas ruas de cidade. Há cinco anos, Lisa York, nome artístico que a fez conhecida nas redes sociais, uma carioca destemida da Pavuna, adaptou ao sobrenome parte do nome da cidade em que arrisca todos os dias sua vida para fazê-la melhor e onde decidiu dedicar-se à limpeza.
Uma verdadeira pioneira em sua profissão. Como imigrante
Diário do Vale: Como foi o início de sua jornada nos Estados Unidos?
Lisa: logo no inicio eu comecei a trabalhar em um restaurante, mas depois de uns três meses morando aqui, eu fiquei sabendo que havia vagas para pintores de pontes, e um amigo me avisou das inscrições. Me lembro até hoje desse dia. Quase 300 pessoas em uma fila gigante, e só eu de mulher, eles me olhavam de uma maneira estranha. Quando cheguei já me senti deslocada pois eu tinha 19 anos, e a maioria eram homens mais velhos. O trabalho não exigia experiência prévia, então eu fui aprovada para ser aprendiz e nos três primeiros anos ganhava apenas 20% do salário de um profissional da área, só depois desse período você vai subindo de cargo até conseguir ganhar o salário completo.
Diário do Vale: Não era um trabalho perigoso?
Lisa: A construção civil nos EUA é a segunda profissão mais bem remunerada, por causa do perigo, e confesso que eu não tinha noção do que estava me esperando pela frente. No primeiro dia, quando me jogaram para trabalhar na minha primeira ponte ,pensei: “o que estou fazendo aqui?”
Engana-se quem pensa que eu não tinha medo. Eu tinha muito medo de altura, mas precisava vencer aquilo, porque seria a minha profissão, tinha que dar certo. Hoje digo que eu me sinto mais segura em cima de uma ponte do que caminhando na rua, porque ali sou responsável pela minha
Lisa já tem a honra de trocar a bandeira para as cerimônias, diversas vezes ao longo da carreira. Sua função é levantar, abaixar, mudar as bandeiras e pintar seus mastros. Isso ocorre em ocasiões como o dia 4 de julho, dia da independência americana, dia 11 de setembro, data que ocorreu o atentado terrorista ou quando alguma autoridade falece.
brasileira que enfrentou inúmeros desafios é a primeira mulher a passar no concorrido concurso público para trabalhar na prefeitura de Nova York como pintora de pontes. Sua paixão pela arte e sua determinação em preservar a beleza arquitetônica da cidade a levaram a fazer parte de uma equipe dedicada, onde trabalha diariamente e incansavelmente para restaurar fachadas, muros e monumentos alvos de vandalismo. O trabalho de Lisa é árduo e desafiador, mas ela encontra satisfação em ver a transformação que traz para a cidade. Além de remover as pichações, ela também está empenhada em conscientizar a população sobre a importância de preservar o patrimônio urbano e respeitar o espaço público. O departamento que Lisa trabalha também é responsável pela bandeira mais famosa em Nova York localizada em cima da ponte do Brooklyn. A ponte é um símbolo e um ponto turístico muito visitado por turistas
própria segurança.. Diário do Vale: E quais foram e são os desafios da sua profissão?
Lisa: A minha maior dificuldade foi conseguir sobreviver em um mundo totalmente masculino e conseguir vencer em um trabalho não tradicional. As mulheres podem ser o que elas quiserem e eu posso comprovar através da minha experiência que é possível quebrar barreiras, principalmente as profissionais. Eu fui a primeira mulher a passar no concurso público para esse cargo na prefeitura da cidade, e sofri muito preconceito. As empresas pediam alguns pintores, e quando chamavam meu nome, diziam que não me queriam. Era difícil, porque eu queria trabalhar, então eu tinha que dar o meu melhor todos os dias.
Também sofria cantadas dos homens, e diziam que se eu fosse mulher deles eu não tinha que estar ali, e sim cuidando
da casa. Eu tive um chefe que me perguntava o que eu estava fazendo ali todos os dias. Mas fui resiliente e depois de dois anos, ele passou a confiar mais em mim e me passar mais trabalhos.
Em 2021 foi um ano que eu trabalhei muito com isso, e teve meses que precisei ser escoltada pelos policiais por causa dos ataques durante as manifestações do Black Lives Matter, movimento que defende e luta pelos direitos das pessoas negras. Infelizmente, muitas pessoas se aproveitaram das manifestações para fazer vandalismo.
Diário do Vale: Seu trabalho te traz a oportunidade de ver Nova York por um outro ângulo, como é essa experiência?
Lisa: Lido com uma grande aventura diariamente, mas é muito gratificante quando seu trabalho tem um significado para a cidade. Me sinto honrada e é isso que me dá força e coragem para ir trabalhar todos
os dias. Também sou responsável por trocar a bandeira mais famosa de Nova York: a que fica em cima da ponte do Brooklyn. A ponte de Brooklyn é um símbolo e um ponto turístico muito requisitado pelos turistas brasileiros e do mundo inteiro. Minha equipe faz o trabalho de pintar os mastros das bandeiras, mas também de abaixar e levantar, além de trocá-la.
Diário do Vale: Você chegou a ser homenageada pela prefeitura certo? O que significa para você ser reconhecida pelo seu trabalho?
Lisa: Ser reconhecida pelo meu trabalho é que me faz acreditar em cada desafio que eu já passei. Em 13 de março de 2017, fui homenageada pela prefeitura de Nova York como a mulher do ano no dia das mulheres. Além da cerimônia, fotos das homenageadas foram espalhadas em outdoors pela cidade, ao lado de outras mulheres que ajudaram a construir e moldar a infraestrutura do transporte do país. Além disso, recebemos uma exposição de fotografia em Manhattan. No ano passado, eu também fui convidada para palestrar sobre Pluralidade Feminina em um grande evento da cidade, e no mês de novembro de 2021 ganhei o prêmio Mídia América Awards como a Influenciadora Digital. Quero continuar palestrando para as pessoas, e mostrar que a vida aqui fora não é fácil e que para conseguir sucesso temos que trabalhar muito. Quero compartilhar todo o meu conhecimento e não deixar que as mulheres sofram o preconceito que eu sofri há 24 anos, quando comecei a trabalhar na pintura.
Diário do Vale: Você nos disse que foi a primeira mulher a trabalhar nessa área, hoje existem outras mulheres que seguiram o seu caminho?
Lisa: Não se encontram muitas mulheres pintando pontes, só conheço mais duas hoje em dia aqui em Nova
brasileiros e de todas as partes do mundo. Ele marca a ligação entre as culturas americanas e italianas.
Além de seu trabalho em campo, Lisa também é uma defensora ativa da arte urbana legalizada. Ela acredita que o graffiti e o street art têm um lugar legítimo na cultura e podem embelezar a cidade quando feitos dentro dos limites da lei. Ela apoia iniciativas que oferecem espaços designados para artistas expressarem sua criatividade, incentivando um diálogo positivo entre a arte urbana e a comunidade.
A trajetória de Lisa foi marcada por obstáculos, enfrentando preconceitos em um mundo predominantemente masculino.
Compartilhando suas experiências no Instagram e no seu canal do YouTube, Lisa tornou-se uma referência na sua área de atuação. Sua determinação em quebrar barreiras e enfrentar o preconceito é um incentivo para outras
York. Fui a pioneira, porque não é um trabalho tradicional, e
mulheres que desejam seguir caminhos não tradicionais. Ela compartilha seu conhecimento para que outras não enfrentem as mesmas dificuldades que ela enfrentou quando começou sua carreira. Nesta entrevista exclusiva ao Diário do Vale, Lisa nos conta sua inspiradora jornada desde que se mudou para os Estados Unidos aos 19 anos; sua família que é do subúrbio do Rio de Janeiro, nunca pode proporcionar uma boa condição financeira e essa vontade de dar certo na vida e realizar o sonho de construir algo a motivou a sair do Brasil. Os desafios enfrentados em um ambiente predominantemente masculino e como ela superou preconceitos para se tornar uma referência no setor. Acompanhe os detalhes emocionantes dessa história de determinação, paixão pela arte urbana e dedicação em fazer de Nova York uma cidade mais acolhedora e bonita.
bana e o desejo de preservar a beleza de Nova York me im-
“O meu trabalho pode não ser fácil e confesso que é um pouco arriscado, pois temos que subir em torres muito altas. Mas também é um trabalho muito gratificante e tem um significado muito importante para a cidade de Nova York. Eu me sinto honrada por esse trabalho e é motivo de força e coragem para ir trabalhar todos os dias.”
Lisa York
antes era considerado “trabalho de homem”. Foram anos para poder combater o preconceito porque essa profissão é bem dura para a mulher, não só fisicamente, mas porque é preciso conquistar a confiança dos homens. Hoje eu tenho 44 anos e acho interessante que as pessoas passaram a conhecer essa profissão que não é nova, mas é uma novidade para muita gente, simplesmente porque eu passei a compartilhar minhas experiências no Instagram, e no meu canal do YouTube, onde eu mostro um pouco do meu dia a dia.
Diário do Vale: Por falar em preconceito, como foi enfrentar um ambiente predominantemente masculino?
Lisa: Foi uma grande batalha. Enfrentei muitos olhares estranhos e até cantadas indesejadas. Alguns colegas duvidavam da minha capacidade, mas eu provei que poderia ser tão competente quanto qualquer um deles. Com o tempo, as coisas mudaram, e hoje sou respeitada por meu trabalho.
Diário do Vale: O que a motiva a enfrentar os desafios diários dessa profissão?
Lisa: A paixão pela arte ur-
pulsionam todos os dias. Saber que meu trabalho tem um significado para a cidade e contribui para o bem-estar de seus habitantes me enche de orgulho e me dá forças para seguir em frente.
Diário do Vale: Seu entusiasmo é contagiante, Lisa. O que você espera para o futuro?
Lisa: Meu objetivo é continuar inspirando outras mulheres a quebrarem barreiras e acreditarem em si mesmas. Quero compartilhar meu conhecimento e experiência para que outras não enfrentem os mesmos obstáculos que eu enfrentei. Além disso, espero continuar contribuindo para tornar Nova York uma cidade mais bonita e acolhedora.
Diário do Vale: Sem dúvida, você está deixando um impacto duradouro em sua comunidade. Obrigada por compartilhar sua história conosco.
Lisa: Eu que agradeço a oportunidade de contar um pouco da minha jornada. Espero que minha história inspire outras pessoas a seguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial. Juntos, podemos fazer a diferença e deixar nossa marca no mundo.
Para acompanhar mais sobre a vida de Lisa York seu Instagram é https://instagram.com/lisayorkoficial e seu canal do Youtube é https://youtube.com/channel/UCeIDPYerZ98LqyqsKLp7VtA.
Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva
Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira
Editor Internacional: Silas Avila Jr.
Diretor Geral: Marcello Gil
Redação: redacao@diariodovale.com.br
Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br
Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
© Copyright 2023
Empresa
Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2 TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2023
www.diariodovale.com.br
GERAL
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Elisangela se tornou referência feminina em Nova York
Reunião
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, se reúne, na próxima quinta-feira (27), com magistrados do 5º Núcleo Regional, que compreende os municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Porto Real/Quatis, Resende, Itatiaia, Rio das Flores, Valença e Piraí.
O encontro será no Fórum de Volta Redonda.
Nas reuniões, o presidente e magistrados que compõem a atual gestão apresentam os projetos estratégicos da Administração: tecnologia, inovação, parcerias com a Escola de Administração Judiciária, integração entre as Secretarias, capacitação de magistrados como gestores e a digitalização dos processos.
O 5º Núcleo Regional atende uma população de 892.254 habitantes e tem um PIB de R$ 44,76 bilhões, segundo dados do IBGE.
Doenças raras
Durante encontro com o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, o deputado federal Júlio Lopes (PP) sugeriu a realização de um convênio entre a secretaria e Associação dos Cartórios de Pessoas Naturais (ARPEN), para que seja instituído aqui no estado o Programa de Controle e Cadastro de Doenças Raras.
De acordo com o parlamentar, essa anotação cartorial será da maior importância para o próprio cidadão, que ficará resguardado para que no caso de uma situação de maior gravidade emergencial, já tenha registrado todo seu quadro de saúde respectivo a doença que ele é portador. Essa providência contribuirá para um atendimento rápido e sem a necessidade do uso de liminares ou processo judicial, que por vezes é demorado e acaba contribuindo para o agravamento do quadro de saúde do cidadão.
De olho nos desmanches
O Projeto de Lei 597/23 aumenta a fiscalização sobre os desmontes de veículos e eleva as penalidades aplicadas aos estabelecimentos envolvidos em infrações. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 12.977/14, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres.
Registro
A proposta reduz a validade do registro da empresa de desmontagem dos atuais cinco anos para dois anos, após a primeira renovação, que continuará a ocorrer após um ano de atividade. A fiscalização, que hoje ocorre antes da concessão ou da renovação do registro, passará a ser obrigatória a cada seis meses.
Polícia
Quando as forças de segurança identificarem alguma atividade criminosa contra o patrimônio no interior da empresa de desmonte ou de comércio de autopeças usadas, o delegado responsável pela ocorrência terá 48 horas para informar os órgãos municipais de trânsito e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Penalidades
Pelo texto, a eventual condenação com trânsito em julgado por crimes contra o patrimônio no interior de desmonte ou comércio de autopeças usadas acarretará a interdição e a cassação do registro de funcionamento da empresa, ficando ainda impossibilitada a realização da mesma atividade no imóvel por cinco anos.
Justifica
“Os receptadores fomentam o roubo e o furto de veículos e, por isso, se faz necessária a rigidez na fiscalização nos desmanches, com a lacração e a perda do alvará de funcionamento caso existam peças ou veículos com queixa de roubo ou de furto”, disse o autor da proposta, deputado Delegado Palumbo (MDB-SP).
Código de trânsito
Adicionalmente, a proposta
altera o Código de Trânsito Brasileiro no crime de causar poluição de qualquer natureza que possa prejudicar a saúde ou o meio ambiente. A pena deverá ser majorada para reclusão, de 2 a 7 anos, se o desmonte de carros descartar resíduos oleosos e graxas em local impróprio.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário. Fonte: Agência Câmara de Notícias
Reforma tributária no senado
O Senado espera receber em agosto a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que trata da reforma tributária. A Câmara ainda não enviou a proposta, que foi aprovada pelos deputados no dia 7 de julho, mas deverá fazê-lo após o recesso parlamentar, conforme anunciou o senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Tanto ele quanto outros senadores já identificaram pontos no texto aprovado pelos deputados que podem ser alterados na tramitação no Senado, principalmente aqueles introduzidos no final da tramitação na Câmara (leia mais abaixo). Braga foi designado relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O presidente espera que o texto seja votado até outubro e promulgado ainda em 2023.
Próximos passos
A CCJ será a única comissão em que a PEC passará antes de ser analisada em Plenário. Segundo Eduardo Braga, o plano de trabalho deverá ser apresentado em agosto e terá destaque para conflitos sobre a autonomia dos estados e municípios.
Relatório
Após a tramitação oficial do texto, o relator terá 15 dias úteis para elaborar seu relatório e a CCJ terá 30 dias úteis para emitir parecer. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que o colegiado contribuirá para os debates com até três audiências públicas por semana.
Quorum
Para ser aprovada a mudança na Constituição, é necessário o apoio de três quintos dos 81 senadores em uma primeira votação. Depois, é preciso aguardar cinco dias ou cinco sessões para fazer uma segunda deliberação, que também deverá ter três quintos de votos favoráveis. É preciso total concordância entre as Casas, de modo que as alterações no Senado retornam para a Câmara. Aprovada, a emenda é promulgada pelas Mesas das duas Casas em sessão solene do Congresso Nacional. Por se tratar de Emenda Constitucional, não há participação ou necessidade de sanção pelo presidente da República.
Inea envia a Munir minuta de decreto para endurecer legislação ambiental
Novas regras vão permitir maior fiscalização sobre material particulado e ‘pó preto’, de acordo com termos da Organização Mundial da Saúde
Volta Redonda
O deputado estadual Munir Neto recebeu do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na última sexta-feira, dia 21, a minuta do novo decreto que vai regulamentar os padrões de qualidade do ar no Rio de Janeiro. O presidente do órgão, Philipe Campello, afirmou ao deputado que o texto já está com a Procuradoria Geral do Estado para análise jurídica, passo que antecede a assinatura por parte do governador Cláudio Castro. Segundo Munir, o decreto seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde definidas de 2021 e vai colocar o “pó preto” da CSN na lista de materiais a serem fiscalizados pelo órgão ambiental do Estado.
O Governo do Estado confirmou a revisão da legislação ambiental no dia 17 de Julho, dia do aniversário de Volta Redonda, durante encontro que reuniu o vice-governador, Thiago Pampolha, o presidente do Inea, dirigentes da CSN, o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, além do próprio deputado estadual Munir Neto. No encontro, ficou acertado que a minuta estaria pronta até o fim da semana, o que ocorreu de fato. Munir disse que o documento representa um passo importante para que a fiscalização sobre atividades poluidoras seja mais efetiva.
- A fiscalização só é possível com uma legislação condizente. Não podemos ter brechas e folgas. Claro que queremos mais empregos e impostos pagos em dia, mas a saúde está em primeiro lugar. Felizmente, caminhamos para ter esses três pontos – saúde, emprego e impostos – alinhados. Quero agradecer ao Philipe Campello e ao nosso vice-governador pela atenção e agilidade dadas neste caso - destacou o parlamentar.
Relatório de Avaliação da Qualidade do Ar” deve ter linguagem acessível
Munir disse ainda que outros parlamentares deram entrada na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) para revisão da legislação ambiental. Segundo o deputado, todas as propostas devem ser analisadas, de forma que se complementem. “Tomando por base o que eu recebi do Estado, vejo um texto bem abrangente e dentro do que a população espera. Se algo a mais precisar ser incluído ou retirado, a Alerj é um bom local para tudo isso
ser debatido. O decreto, tão logo seja assinado, poderá ser discutido amplamente. Certo é que todos aqueles que trabalham pela melhora da qualidade do ar devem se unir. A população não ganha com divisões ideológicas e partidárias. A Saúde não pode ter lado”, disse. Munir também explicou que o decreto determina ao Inea que elabore, anualmente, um “Relatório de Avaliação da Qualidade do Ar”, que deverá estar “em linguagem acessível e de fácil
compreensão”. Da mesma maneira, O órgão ambiental do governo estadual divulgará, diariamente, o Índice de Qualidade do Ar - IQAr, conforme metodologia e faixas de concentração definidas no Guia Técnico de Monitoramento da Qualidade do Ar”. O parlamentar disse ainda que vai pedir agilidade na adequação das estações de monitoramento do ar, de maneira que elas já atendam os novos parâmetros de agentes poluidores.
Deputada Célia Jordão quer criar Cartão Educação para alunos e professores do RJ
Estado do Rio
A deputada estadual Célia Jordão (PL) protocolou na Alerj três projetos de lei que, se aprovados, podem contribuir em definitivo para a qualidade do processo de aprendizagem e diminuir a evasão na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. As propostas criam o Cartão Material e o Cartão Uniforme Escolar para alunos e o Cartão Material de Apoio Pedagógico para professores e pedagogos.
“Os projetos de lei que preveem os Cartões Material e Uniforme para alunos e o Cartão Material de Apoio ao Trabalho Pedagógico foram inspirados na experiência que tivemos com a implantação dos benefícios na rede municipal de ensino de Angra dos Reis. Se forem implementados em nível estadual, ao invés de a Secretaria de Educação realizar grandes compras, processo que normalmente é moroso, os próprios alunos e professores poderão adquirir seus materiais”,
ressaltou a deputada.
Segundo os PLs 746/2023 e 748/2023, a concessão do material didático e uniforme escolar será realizada uma vez por ano, por meio de auxílio financeiro via cartão de débito. A aquisição dos materiais e uniformes somente poderá ser realizada em estabelecimentos comerciais do município previamente credenciados.
Pais ou responsáveis legais pelo aluno que utilizarem o benefício com outra finalidade estarão sujeitos a sanções administrativas, cíveis e criminais.
Se aprovado, o PL 747/2023 concederá benefício similar, só que os agraciados serão professores, pedagogos e coordenadores pedagógicos, que receberão um auxílio para comprar materiais utilizados em sala de aula. Hoje, é muito comum que esses profissionais financiem a compra desses itens para garantir mais qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Em abril deste ano, a prefei-
Projetos podem contribuir em definitivo para a qualidade do processo de aprendizagem e diminuir a evasão na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
tura de Angra dos Reis distribuiu os Cartões Educação para cerca de 24 mil alunos e 1323 professores e pedagogos da rede de ensino do município, injetando mais de R$ 27 milhões na economia local.
¨A valorização do servidor, por meio de investimentos em melhores condições de trabalho,
reflete diretamente na qualidade do ensino aos alunos. Além disso, a economia gira no próprio município, ajudando o comércio local, que acaba gerando mais empregos¨, afirmou Célia Jordão, que foi Secretária de Assistência Social de Angra dos Reis por 9 anos.
Morre o ex-vereador Sérgio Fumian
Volta Redonda
O corpo do ex-vereador Carlos Sérgio Fumian, que faleceu na manhã nesta segunda-feira (24), foi cremado no fim da tarde de ontem no cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda. Fumian, como era mais conhecido, morreu no Hospital Santa Cecília, onde estava internado em estado grave há alguns dias. A causa da morte não foi revelada. Ele foi vereador por dois mandados, um no governo do ex-prefeito Paulo Cesar Baltazar e outro no primeiro mandato do atual prefeito Antonio Francisco
Neto, entre os anos de 1992 a 2000. Nesses dois períodos Fumian apresentou vários projetos voltados a melhorar as condições dos moradores da cidade.
Segundo Jorge de Oliveira, o Zoinho, que foi companheiro de Fumian na Câmara Municipal de Volta Redonda, mesmo fora do Legislativo, “a cidade perde um grande homem e líder, que tinha um coração maior que o peito e realizou um grande trabalho”. “Ele deixa um grande vazio na política”, complementou Zoinho. Para o também ex-vereador Washington Tadeu Granato, a
notícia traz muita tristeza, não só para ele que era seu amigo, mas também para todos, já que Fumian, nos oito anos que passou na Câmara deu várias demonstrações do seu caráter ilibado e “por isso sempre mereceu o respeito e amizade de todos nós”, afirmou.
O ex-deputado estadual, Edson Albertassi, que foi vereador junto com Fumian, revelou que ficou sabendo de sua morte, pelo DIÁRIO DO VALE, e lamentou não só a perda do amigo, mas do homem e cidadão de bem.
“Hoje perdi um grande amigo, dos mais fiéis que já conheci,
daqueles que ficarão na memória por toda a vida. A minha oração é para que Deus conforte e supra a família neste momento de dor”, afirmou.
Nas eleições de 2008, Fumian tentou voltar a política, pelo PSL, mas os 1.425 votos obtidos não garantiram uma cadeira na Câmara. Quatro anos depois, pelo PSD, recebeu 1.301 e também não foi eleito.
Antes de ingressar na política, trabalhou como metalúrgico na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde dedicou anos de sua vida ao setor industrial.
3 TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2023 POLÍTICA /ECONOMIA MOSAICO
Foto: Divulgação
Munir Neto, Thiago Pampolha e Philipe Campello em reunião para debater sobre a legislação ambiental no estado
Foto: Divulgação
Corpo foi cremado no Portal da Saudade na tarde de ontem
O olhar diferenciado de John John sobre o mundo
Menino autista de apenas nove anos de idade movimenta Angra dos Reis em prol do turismo acessível para todos
Angra dos Reis
O menino John John de Mattos Leite, de 9 anos, morador de Angra dos Reis, conseguiu um feito importante: ele é responsável por chamar a atenção para a necessidade de destinos turísticos – como Angra, por exemplo – tornarem os passeios acessíveis para todos. É por isso que o jovem se tornou, extra oficialmente, Embaixador do Turismo Inclusivo no município. Agora, cabe ao prefeito Fernando Jordão tornar o ‘cargo’ oficial, sancionando um projeto de lei, já em tramitação na Câmara Municipal, que concede o título ao garoto.
John John é um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que dá a ele uma percepção do mundo um pouco diferente. E foi justamente isso que o levou a apontar as dificuldades que pessoas com deficiên -
cia (PCDs) podem enfrentar quando saem para um passeio. De acordo com Wésley Leite, pai de John John, muitas famílias atípicas – como são chamadas as que têm em seu seio uma pessoa com deficiência – acabam ficando ‘escravas’ de casa por não se sentirem bem ao passear com seus entes queridos. O motivo? Falta de inclusão. “A palavra inclusão, escrita, é linda. Mas na prática é completamente. Pensando nisso, como pai e tendo um filho que gosta de viajar, de passar, juntamos o útil ao agradável, abordando situações dentro de Angra a respeito da diversidade e da acessibilidade”, contou.
INFLUENCIADOR
Como influenciador nas redes sociais, John John cobre eventos e leva a seus seguidores dicas de filmes e livros.
Mas o carro-chefe de seu trabalho é mesmo o turismo inclusivo. “Acessibilidade e diversidade são temas que estão em alta, mas não são apontadas por uma criança de 9 de anos de idade sendo autista. Muitas famílias atípicas se sentem mal vistas, são pessoas que passam por muita dificuldade social e acabam se tornando prisioneiras de sua casa, ou de situações piores, que levam à depressão”, acrescentou Wésley. O garoto se tornou porta-voz da causa através do projeto Radio Escola FM, onde trabalha como repórter kids. Lá, John John fala sobre assuntos que lhe interessam – como séries e filmes – e também sobre a necessidade de o Poder Público acrescentar equipamentos ao mobiliário urbano que permitam a acessibilidade de todas as pessoas às praias, parques, restaurantes, hotéis e áreas de lazer em geral.
“A ideia é chamar a atenção da sociedade, principalmente para os que não são vistos e estão com dificuldades, para que possam ter a possibilidade de fazer turismo”, comentou o pai de John John, lembrando que as famílias PCDs são as que mais movimentam o mercado turístico na baixa temporada.
“Algumas dessas famílias – e são mais de 8 milhões no Brasil – , vivem numa situação de precariedade em relação a passeios. Restaurantes e pousadas com acesso para cadeirantes, por exemplo; a minoria tem essa preocupação. Alguns se ajustam para receber este público, outros não”, completou Wésley Leite. Para conhecer o trabalho do repórter kids, basta acessar as redes sociais: @johnleite2023
Itatiaia Balloon Festival promete colorir o céu das Agulhas Negras
Festival de balonismo acontece entre os dias 27 e 30 de julho na Fazenda Aleluia
Itatiaia A Secretaria de Turismo de Itatiaia, em parceria com a ACIATI (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia) e a empresa Cometa Balões, realizará no próximo fim de semana, entre os dias 27 e 30 de Julho, o Itatiaia Balloon Festival.
O festival acontecerá na Fazenda Aleluia, localizada na Avenida Wanderbilt Duarte de Barros (Estrada do Parque Nacional). Com entrada gratuita, o público contará com shows, áreas instagramáveis, espaço gastronômico, competições de balonismo, atrações culturais e feira de artesanato. Uma megaestrutura está sendo
montada para receber a carreata de fogo (desfile com as caminhonetes de apoio das equipes dos balonistas com as cestas na caçamba, fazendo um grande show pirotécnico).
Haverá ainda opção de voos cativos (voo ancorado por cordas), night glow e caça à raposa (competição de balonismo). De acordo com a Secretaria de Turismo, os voos cativos serão gratuitos, mas com quantidade de vouchers limitada podendo ser retirados meia hora antes do horário de início dos voos, na área do projeto Inverno #ToNoRio.
O ITATIAIA BALLOON
O Festival terá uma temática
especial de Festa Junina, com espaços instagramáveis no tema, bandas de forró e decoração típica.
- Estamos com muita expectativa para o festival que será o maior de balonismo no estado do Rio de Janeiro. Uma programação para toda a família, com diversos shows. No mesmo local, vamos receber também o projeto Inverno #ToNoRio que trará atrações culturais para o público. Temos certeza de que será um sucesso – afirmou o secretário de Turismo, Denilson Sampaio. No sábado (29 de julho) haverá uma cerimônia, no palco principal, com a presença de
autoridades municipais e com o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
PROJETO INVERNO #TÔNORIO
Para completar o sucesso do evento, durante o festival, na Fazenda Aleluia, Itatiaia receberá também o já consagrado projeto Inverno #TôNoRio. O projeto de destinação turística do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, vai trazer para o município diversos shows.
Revista é lançada em comemoração ao centenário da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda
Volta Redonda Uma revista em comemoração ao centenário da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda será lançada na manhã desta terça-feira (25), na sede da Mitra, na Vila Santa Cecília. O evento terá início às 10 horas com uma coletiva para a imprensa regional. Na quarta-feira (26), a revista começará a ser vendida ao público.
O principal objetivo da revista é o registro histórico, destacando os momentos importantes, os desafios e os avanços da diocese ao longo dos 100 anos. A publicação tem 40 páginas divididas em 18 conteúdos. Ao todo, 12 colaboradores participaram da escrita. Inicialmente,
foram produzidos três mil exemplares e o valor de venda simbólico é de R$ 10. Participarão da coletiva à imprensa o bispo diocesano Dom Luiz Henrique; o Padre Flávio Luís Alves, membro da Comissão Histórica da Diocese; o padre
Daniel Cezar de Faria, membro da Comissão Histórica da Diocese; Igor Manso, historiador e Edna Feitosa, integrante da Comissão de Patrimônio Histórico-Cultural da Diocese. A Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda foi criada no dia 4 de dezembro de 1922, trinta anos após a criação da Arquidiocese de Niterói, que compreendia todo o
estado do Espírito Santo e a maior parte do estado do Rio de Janeiro. O centenário da Diocese foi comemorado no ano de 2022 por meio de uma missa na Ilha São João em Volta Redonda, com a presença de 15 mil fieis, sob a presidência de Dom Luiz Henrique.
Pontos de venda
Os pontos de venda da Revista Cúria Diocesana são as sedes dos Vicariatos Episcopais: Igreja São Benedito (Endereço - Praça Nilo Peçanha, Centro, Barra do Piraí); Igreja Sagrado Coração de Jesus (Endereço - Praça do Sagrado Coração de Jesus, s/nº, Ano Bom, Barra Mansa); Igreja Cristo Ressuscitado (Endereço - Avenida
Brasília, s/n - Vila Julieta, Resende); e Igreja Nossa Senhora da Conceição (Avenida Nossa Senhora da Conceição, número 213, Conforto, Volta Redonda).
Simpósio Dom Waldir Calheiros No próximo sábado (29), às 7 horas, acontece no Centro Social Santa Cecília, o ‘Simpósio Centenário de Dom Waldyr Calheiros de Novaes’. A palestra, que tem como tema ‘O Panorama do Episcopado de Dom Waldyr’, será ministrada pelo padre Antônio Alves. As inscrições podem ser feitas no site da diocese o valor é de R$10.
Volta Redonda Uma das festas mais tradicionais da cidade, o ‘Arraiá da Cidadania’ começa nesta quinta-feira (27), na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O evento segue até domingo (30) com comidas típicas vendidas a R$ 1,99 e diversas atrações culturais. Promovida pela prefeitura, a festa será oficialmente aberta às 17h. Às 18h, haverá apresentação da quadrilha ‘Convivência da Alegria’, dos grupos da Melhor Idade da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).
As barraquinhas de comidas típicas são comandadas por 33 instituições assistenciais da cidade, e todo o valor arrecadado com as vendas dos quitutes é dividido entre elas. No cardápio do ‘Arraiá da Cidadania’ estão a famosa pizza frita, cachorro-quente, salsichão, pipoca, espetinhos, canjiquinha e feijão amigo, além de doces como mousses, bolos de pote e canjica doce. Os refrigerantes também serão vendidos a R$ 1,99 – não haverá bebidas alcoólicas. Na sexta-feira (28), o horário de funcionamento será das 17h às
23h. Já no sábado e domingo, dias 29 e 30, a festa será das 15h às 23h. Na programação há ainda apresentação da quadrilha junina ‘Mistura Gostosa’ de Campina Grande (PB), todos os dias, em dois horários: às 19h e 21h. Atenção: a prefeitura informa que os produtos só poderão ser comprados com dinheiro, já que não será aceito pagamento no cartão ou pix.
TRADIÇÃO E SOLIDARIEDADE
O prefeito Antônio Francisco Neto comentou que o arraiá é uma tradição no município e que o objetivo é arrecadar a cada ano um número maior de doações para as entidades. “É uma festa popular em praça pública onde todas as pessoas participam e nosso objetivo é ajudar as instituições. Ano passado arrecadamos meio milhão de reais e este ano vamos, com certeza, superar este número, ajudando aqueles que mais precisam, pois as entidades sobrevivem de doações e iniciativas como esta”, finalizou o prefeito.
Ipiabas Blues e Jazz Festival recebe milhares de turistas
Barra do Piraí
Inserida no Circuito Sesc Jazz & Blue, Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, recebeu mais uma vez o Blues e Jazz Festival. O evento, direcionado aos apreciadores desses gêneros musicais, movimentou milhares de pessoas pela Praça
Irineu Mendonça. Contando com nomes renomados nacional e internacionalmente, o festival fez Ipiabas mergulhar, por três dias, no melhor desses estilos musicais. Além disso, garantindo o agrado de todos, a festividade também trouxe uma área gastronômica com tendas e food truck, que ofereceu um extenso cardápio para o público.
O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Sérgio Nóbrega, comenta as questões relacionadas à área que envolvem o Ipiabas Blues e Jazz
Festival. “É gratificante participar do planejamento de cerimônias como essa. Isso traz ao público a oportunidade de conhecer mais sobre diferentes estilos musicais além de servir como uma forma de democratização do acesso à cultura. O objetivo da Secretaria é continuar promovendo atividades como essa, que refletem positivamente no movimento comercial”, explica Sérgio.
O curador do evento, Stênio Mattos, falou sobre a importância da realização de eventos como esse, culturais e gratuitos. “O festival é gratuito, leva cultura à população, garante lazer ao público e permite que eles desfrutem de nomes conhecidos da música. A promoção desse tipo de evento permite que artistas locais mostrem seus talentos. O Blues e Jazz Festival é uma
oportunidade para eles subirem no palco e serem vistos por turistas de todo o mundo”, comentou o curador.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, comemorou o sucesso de mais uma edição do evento. “Ipiabas é um local super receptivo. Todos os eventos promovidos em nosso distrito são planejados como uma forma de agregar valores positivos à população. Com o Blues e Jazz Festival não foi diferente, contamos com uma parceria com o Sesc, que trabalha com o incentivo a difusão da produção musical brasileira, assim, além do acesso aos diferentes tipos de manifestações culturais, a movimentação do local colabora com o crescimento do comércio e do fluxo turístico no local”, finalizou Mario.
6 TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2023 CIDADES
TURISMO INCLUSIVO
Foto: Divulgação
John John entrevistou a apresentadora Renata Ceribelli
Foto: Cris Oliveira/ Secom VR
Tradicional festa está no calendário oficial do município
‘Arraiá da Cidadania’ começa nesta quinta-feira na Praça Brasil
Divulgação
Evento lotou a Praça Irineu Mendonça, em Ipiabas Foto:
Itatiaia lança Refis com desconto de até 100% de juros e multa
Município quer regularizar contribuinte em débito com IPTU, ISSQN, ITBI e taxas
Itatiaia A prefeitura de Itatiaia quer regularizar a situação de contribuintes em débito com impostos municipais. Já está em vigor o REFIS (Programa de Recuperação Fiscal) para que pessoas físicas e jurídicas, inscritas ou não em dívida ativa regularizem o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza), ITBI - Imposto sobre a transmissão “inter vivos”, além de taxas e multas.
O Secretário de Administração Tributária, Marcelo Teixeira,
explica que o REFIS abrange os créditos fiscais relativos ao IPTU, ISSQN, ITBI, taxas e multas da Fazenda Pública Municipal constituídos até 31 de dezembro de 2022, inscritos ou não em dívida ativa, que se encontrem em fase de cobrança administrativa ou judicial, com exigibilidade suspensa ou não, inclusive aqueles que se encontram com parcelamento ativo, atrasados ou não, que poderão ser renegociados nos termos desta Lei Complementar pelo restante que falta para pagamento. Os créditos tributários regularizados através do REFIS poderão
Cinco prefeituras da região capacitam servidores no programa ‘RJ Digital’
Sul Fluminense Representantes de 20 prefeituras do Estado do Rio, entre eles Vassouras, Volta Redonda, Rio Claro, Quatis e Três Rios, iniciam, nesta segunda-feira (24), a fase de capacitação do programa RJ Digital Municípios, com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços estaduais já oferecidos pelo Governo do Estado.
Os cursos de extensão são oferecidos pelo Proderj em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais de 40 cidades já aderiram ao projeto.
O foco da capacitação é na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de gestão pública; o primeiro tema será ‘Planejamento Estratégico em TIC’. Esta é uma parceria inédita entre Secretaria de Estado de Transformação Digital e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, lançada em junho.
As prefeituras que já aderiram ao RJ Digital Municípios vêm
aumentando a eficiência dos serviços públicos, a transparência e proporciona mais qualidade no atendimento ao cidadão.
GOVERNO FLUMINENSE ESTÁ ENTRE OS MAIS DIGITAIS DO PAÍS
Na última quinta-feira, (20/07), o Rio de Janeiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, prêmios que mensuram a implantação do governo digital entre os estados brasileiros, e passou a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional, além de ser o segundo estado do país que mais avançou desde 2022. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília, durante a 4ª edição do Workshop ABEP.
O Estado saltou do 16° lugar, em 2021, para o top 10 em 2022, e agora ocupa a terceira colocação. A premiação é promovida pela ABEP-TIC, associação que reúne órgãos estaduais de tecnologia da informação e comunicação de todo país.
ser pagos em até 60 parcelas mensais, iguais e sucessivas, acrescidas de atualização monetária, com desconto proporcional do valor da multa moratória e dos juros.
“O benefício concedido poderá ser de 100% para o caso de pagamento à vista do valor do crédito principal, 90% se parcelado em até 12 vezes, 80% caso o crédito seja parcelado em mais de 12 e até 24 vezes, 70% se parcelado em mais de 24 vezes e em até 36 parcelas, 60% em mais de 36 vezes até 48 parcelas, e 40% caso o crédito seja parcelado em mais de 48 vezes e em até 60 parcelas”,
informa Teixeira. O Secretário de Administração Tributária lembra que o contribuinte tem o prazo de 90 dias, a contar da publicação da lei, para aderir ao REFIS municipal, podendo esse prazo ser prorrogado uma única vez por Decreto do Chefe do Poder Executivo. Teixeira ressalta que a opção pelo REFIS municipal implica ao contribuinte assumir algumas obrigações, entre elas a Confissão da totalidade dos débitos fiscais abrangidos pelo programa, a aceitação de todas as condições estabelecidas na Lei e o cumprimento
regular das parcelas do débito consolidado.
- A partir da adesão ao parcelamento o pagamento da primeira parcela deverá ocorrer até 15 dias após a comunicação do deferimento. O vencimento das demais parcelas ocorrerá nas respectivas datas dos meses subsequentes ao vencimento da primeira parcelainforma Marcelo Teixeira.
O prefeito Irineu Nogueira destaca que a legislação em vigor busca auxiliar os contribuintes quanto ao cumprimento de obrigações fiscais, minimizando eventuais dificuldades que eles
possam ter para cumprir com suas obrigações tributárias.
“Além disso, a legislação sancionada considera o interesse do governo municipal em incrementar as finanças do município para a manutenção da máquina administrativa, fomentando o investimento público nas mais diversas áreas, como saúde e educação”, conclui. Para realizar o parcelamento o contribuinte deve comparecer ao Departamento de Dívida Ativa, na sede da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Estado tem mais de 2.500 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz
Estado do Rio
O mês de julho chega ao fim com a oferta de 2.553 oportunidades de emprego, estágio e jovem aprendiz no estado do Rio, oferecidas pela Secretaria de Trabalho e Renda e seus parceiros. A equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) captou 1.051 vagas de emprego com carteira assinada. Para os estudantes que procuram por estágio ou uma chance como jovem aprendiz, existem 1.502 chances em vários municípios do Rio de Janeiro.
No Médio Paraíba, a captação de vagas reuniu 50 oportunidades, 30 exclusivas para PcDs, tais como empacotador, operador de caixa e repositor de mercadorias, todas para o centro de Barra do Piraí.
País O IBGE abriu nesta segunda-feira (24) as inscrições do processo seletivo simplificado para Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento (ACMAP) nas capitais dos 26 estados do país e no Distrito Federal. São oferecidas 148 vagas, tendo como pré-requisito o ensino médio completo. Há reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, além de pessoas com deficiência.
As inscrições vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 13 de agosto. O edital atualizado está disponível no site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos (SELECON). O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00.
A remuneração é de R$ 3.100,00, além de benefícios como auxílio-alimentação (R$ 658,00), auxílio-transporte e auxí-
lio pré-escolar. A previsão de duração do contrato é de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos, conforme inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei nº 8.745/1993. A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, sendo 8 (oito) horas diárias. Este PSS é para contratação de pessoal temporário que nos apoiará em ações que acontecem depois do Censo Demográfico. É importante observar que encerramos ontem as inscrições de outros processos seletivos, para Agente de Pesquisa e Mapeamento e Supervisor de Controle e Qualidade, são funções que atuam nas pesquisas regulares do IBGE. Ainda há outros processos seletivos para este ano, será um ano de muitas oportunidades profissionais e desafios no IBGE.
O destaque da região Metropolitana são as vagas abertas por uma grande empresa internacional de comércio digital, que oferece salários de até R$ 13.200 para gerente de grandes contas e designer gráfico. Ambas as oportunidades são totalmente remotas e exigem experiência, Ensino Superior completo e inglês fluente. Com a mesma remuneração, existem ainda oportunidades para engenheiro civil, inclusive recém-formados. Os que se enquadram nesses perfis devem procurar o posto Sine de Sulacap ou qualquer outro mais próximo.
Ainda na região Metropolitana há outras oportunidades com bons salários, tais como desenhista industrial gráfico (R$ 6.500), gerente de loja (R$ 3.960) e mestre de obras (R$
6.500). Também são oferecidas 469 vagas para pessoas com deficiência (PcD), a maioria na área de saúde, como assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, eletrotécnico e comprador.
Para quem busca emprego na região Serrana, há 55 oportunidades com salário médio de R$ 1.320 e exigência do Ensino Médio completo. Para auxiliar de linha de produção, no bairro de Várzea, são 14 vagas, sem necessidade de experiência, e outras 10 para motorista de caminhão, com remuneração de R$ 2.640 e experiência anterior exigida.
De acordo com o Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, as vagas de emprego formal disponibilizadas estão distribuídas pelo setor de serviços
(73,9%), comércio (24,2%) e construção civil (1,9%). Nesta semana, os salários oferecidos demonstraram um crescimento em relação à semana anterior: 22,1% das vagas ofereceram até R$ 3.960 (três mínimos). A secretaria lembra que é importante manter cadastro e currículos atualizados no Sistema Nacional de Emprego, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir à uma unidade do Sine levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF.
O endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda, disponível no site
http://www.trabalho.rj.gov.br/.
A Fundação Mudes oferece, nesta semana, 250 vagas de estágio nos níveis superior, médio e técnico. As carreiras de Ensino Superior com maior número de vagas são Administração, Engenharia e Comunicação Social. Para quem fez curso técnico especializado, existem vagas de estágio para técnico de Turismo, Segurança do Trabalho e Higiene Pessoal, entre outros. Para se candidatar, basta acessar https://www.mudes.org.br/.
O Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE colocou à disposição 1.047 vagas de estágio, sendo 592 para carreiras de Ensino Superior e 455 para Ensino Médio, técnico e jovem aprendiz. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em http://www.ciee. org.br/.
Renegocia: mutirão para negociação de dívidas com bancos e varejo é iniciado Programa é coordenado pela Senacon
País Os brasileiros com contas atrasadas, de qualquer natureza ou valor e independentemente de sua renda, poderão recorrer aos órgãos de defesa do consumidor de estados e municípios a fim de negociar suas dívidas. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (24).
Coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e batizado de Renegocia!, o mutirão nacional se estenderá até o dia 11 de agosto. A iniciativa visa auxiliar os cidadãos em dificuldades financeiras antes que suas dívidas superem suas capacidades de pagamento.
O mutirão nacional para renegociação de dívidas acontece pouco mais de um mês após o governo federal lançar o Programa Emergencial de Renegociação
de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil. Em junho, o Palácio do Planalto editou o Decreto 11.567/2023, elevando de R$ 303 para R$ 600 a quantia mínima da renda de qualquer cidadão brasileiro que deve ser preservada em caso de negociações de dívidas atrasadas. De acordo com a Senacon, o Renegocia! e o Desenrola Brasil são ações complementares. A diferença entre as duas ações é que no Renegocia! não há um valor limite para a dívida e nem restrição de renda dos consumidores que queiram negociar não só dívidas bancárias, mas também com lojas e serviços como água e luz. Ficam de fora do programa apenas as dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, que não podem ser repactuadas.
Tire suas dúvidas:
1. O que é o Renegocia!? O Renegocia! é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível.
2. Qual a diferença entre o Renegocia! e o programa Desenrola Brasil? O Renegocia! e o Programa Desenrola Brasil são duas iniciativas promovidas pelo Governo Federal para negociar dívidas. O mutirão tem como foco principal a prevenção ao superendividamento, ou seja, tem como foco maior aqueles consumidores que es-
tão em situação de endividamento excessivo. Além disso, as negociações no Renegocia! são acompanhadas e monitoradas pelos órgãos de defesa do consumidor. Já o Desenrola é um Programa coordenador pelo Ministério da Fazenda desenvolvido em três fases. Saiba mais aqui.
3. Quando e onde acontecerá o Renegocia!? O mutirão ocorrerá no período de 24 de julho a 11 de agosto, e será realizado de forma presencial nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor). É possível também utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas.
4. Quais documentos devo levar para participar do Renegocia!? Para participar do mutirão, é obrigatório levar seu documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, leve qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.
5. Quais dívidas podem ser negociadas no Renegocia!? O mutirão abrange dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros. O objetivo é fornecer suporte abrangente para os consumidores em diferentes áreas de endividamento.
7 TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2023 ECONOMIA
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 148 vagas
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Ideia é dar maior especificidade para a complementação profissional do mercado de trabalho
Voltaço confirma boa fase e arranca empate em Porto Alegre
Próximo compromisso será no sábado (29), contra o Altos-PI, às 19h, no Raulino de Oliveira
Porto Alegre
O Voltaço empatou com o São José na noite desta segunda-feira (24), em Porto Alegre (RS), confirmando a boa fase na Série
C do Campeonato Brasileiro.
O jogo foi no estádio Francisco Novelletto, em partida válida pela 14ª rodada da Série
C do Campeonato Brasileiro. O empate manteve o time em quinto lugar com 23 pontos. O líder da competição é o Brusque com 26 pontos ganhos em 14 rodadas. Os gols do Volta Redonda foram marcados por Douglas Skilo no segundo tempo da partida.
O JOGO - No primeiro tempo, o Volta Redonda buscou trabalhar a bola, mas o gramado sintético não ajudou. Já o São José optava
pelo jogo aéreo e tentava aproveitar as bolas paradas. Em cobrança de escanteio, Gilvan se antecipou e desviou de cabeça para abrir o placar para a equipe gaúcha, 1 a 0. Minutos depois, o árbitro marcou um pênalti polêmico para o São José, desperdiçado pelo goleiro Fábio Rampi, que chutou pra fora. A melhor oportunidade do Voltaço foi com o volante Bruno Barra, que parou no goleiro já nos minutos finais. Na etapa complementar, o Volta Redonda voltou para o campo trabalhando melhor a bola. Aos 08’, Ricardo Sena cruzou para Wellington Silva, que finalizou e o goleiro defendeu. No rebote, Douglas Skilo empurrou para
o gol, 1 a 1. Aos 18’, após passe errado, o São José aproveitou e fez o segundo gol com Thayllon, 2 a 1. Aos 25’, Marcão finalizou na área, a bola desviou na defesa e Douglas Skilo aproveitou a oportunidade para deixar tudo igual novamente, 2 a 2. A partida continuou movimentada, o Voltaço segurou a pressão e levou um ponto importante para casa. Com o resultado, o Volta Redonda chega aos 23 pontos e ocupa a quinta colocação na Série C do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será no sábado, dia 29, contra o Altos-PI, às 19h, no Raulino de Oliveira. O Altos é o lanterna da competição, com apenas 12 pontos ganhos.
COPA DO MUNDO FEMININA
Brasil estreia com vitória de 4 a 0 sobre o Panamá
Gols foram marcados por Ary Borges (3) e Bia Zanetato; próximo jogo é contra a França
Adelaide, Austrália
A equipe brasileira feminina de futebol começou bem na Copa do Mundo, que está sendo disputada na cidade de Adelaide, na Austrália. O Brasil venceu por 4 a 0 a equipe do Panamá, no estádio no estádio Hindmarsh, em Adelaide (Austrália), nesta segunda-feira (24).
Com o resultado, a equipe comandada por Pia Sundhage pula para a liderança do Grupo F, com três pontos, se aproveitando do empate entre França e Jamaica na véspera.
O Jogo - Já no primeiro tempo a equipe dirigida por Pia Sundhage vencia por dois gols, ambos marcados aos 19 e 38 minutos por Ary Borges. No primeiro gol Debinha abriu pela esquerda, levantou a cabeça com espaço e cruzo na segunda trave, onde Ary Borges apareceu sozinha para testar para baixo e não dar chances de defesa a Bailey.
O segundo gol saiu de uma jogada de Tamires que recebeu de Adriana com espaço pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou na cabeça Ary, que cabeceou para ótima defesa de Bailey. No entanto, a goleira espalmou nos pés da camisa 17, que só teve o trabalho de empurrar para dentro do gol.
Na volta do segundo tempo, aos três minutos, Tamires – mais uma vez, abriu para Debinha na esquerda, a camisa 9 tabelou bonito com Adriana e cruzou para Ary Borges, que acionou de calcanhar para trás e deixou Bia Zaneratto com o gol livre para marcar o terceiro gol.
O quarto gol, depois de a equipe brasileira realizar três substituições, Geyse recebeu de Tamires pela esquerda com espaço, cortou para trás e cruzou de canhota. Ary Borges aproveitou a falha de marcação, apareceu sozinha para e cabeceou entre as pernas da goleira. Com isso ela se tornou a artilheira da Copa.
Eliminado da Série D, Resende volta atenção ao Carioca A2
Resende Após ser eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D, o Resende FC foca agora na A2 do Campeonato Carioca, quando entra em campo nesta quarta-feira (26) às 14h45, para enfrentar o Maricá em partida adiada da 4° rodada da A2 do Campeonato Carioca.
Foto: Thais Magalhães/CBF
O Gigante do Vale foi derrotado por 2 a 1 pelo Vitória-ES no domingo (23) no estádio do Trabalhador, pela última rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
O jogo - O Vitória-ES saiu na frente no Trabalhador. Tony, de pênalti, abriu o placar para os visitantes aos 30 minutos. O Resende
buscou o empate no primeiro tempo, assustou com Amarildo e Igor Bolt, porém, terminou a primeira etapa atrás no marcador. Na volta do intervalo, o técnico Carlos Leiria adiantou a equipe em busca do empate, porém, foram os visitantes que marcaram novamente, mais uma vez com Tony, aos 29 minutos. O Gigante do Vale diminuiu a vantagem aos 36 minutos da segunda etapa, com Zizu, porém, não conseguiu chegar ao empate. O Resende foi a campo com Matheus; Elenilson, Joanderson, Reydson e João Felipe (Geovani); Khevin Fraga (Léo Pedro), Zizu e Igor Bolt; Paulo Guss, Brendon (Orlando Jr.) e Amarildo (Bismarck).
Festival Sesc de Inverno atrai público de todas as idades e cidades da região
Depois da atuação consistente na estreia, a seleção agora tem, em tese, seu desafio mais duro na primeira fase. Enfrenta no sábado (29), às 7h (horário de Brasília), a forte equipe da França, em Brisbane, em duelo que pode definir quem termina em primeiro na chave.
Documentário sobre ferrovias do Sul
Fluminense entra em circuito no interior
Valença O documentário ‘Entroncamentos: Vida e Memória nas Estações Ferroviárias do Vale do Paraíba’, da Quiprocó Filmes, vai entrar em circuito no Sul Fluminense. A estreia do filme, que aborda a ascensão e o declínio do transporte ferroviário no Vale do Paraíba fluminense, será nesta quarta-feira (26), às 19h, em sessão gratuita no Teatro Sesc Rosinha de Valença. Na terça-feira (25) e na quarta, das 14h às 18h, os diretores e roteiristas do longa, Gabriel Barbosa e Fernando Sousa, vão conduzir uma masterclass sobre argumento, direção, roteiro e pesquisa no cinema documentário. A aula é destinada a todos os interessados em conhecer a linguagem cinematográfica. Todas as atividades são gratuitas.
O DOCUMENTÁRIO
‘Entroncamentos’, primeiro
longa da Quiprocó Filmes, teve sua estreia internacional no Festival de Buenos Aires; foi exibido no Sydney Australian Film Festival (SAFF); no
46º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciências Sociais, a ANPOCS; no Festival Visões Periféricas; e no IX Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa (Lisboa), onde recebeu o prêmio de melhor roteiro na categoria de documentários longa-metragem. O documentário traz uma narrativa construída a partir de entrevistas e vasto material de arquivo de cinejornais, fotografias, mapas e litogravuras. Em meio a esses registros heterogêneos e às ruínas das estações ferroviárias, a narrativa é costurada pela experiência dos personagens, suas reminiscências de relações de amizade, afetos, paixões e tensões forjadas nos trilhos do trem.
“Muitos trabalhadores dessas estações – hoje sucateadas e fora
de funcionamento – ainda moram no seu entorno, o que nos permite vislumbrar uma forte relação ainda não rompida com esses lugares, que são centrais
para a formação social da região do Vale do Paraíba e do Estado do Rio de Janeiro”, afirma Gabriel Barbosa, que é nascido e criado em Barra do Piraí.
Vassouras O sucesso do 21º Festival Sesc de Inverno, considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, realizado em Vassouras, atraiu público de diversas idades neste final de semana. Com programação gratuita, o Centro de Convenções General Severino Sombra, no Centro, foi sucesso de público nas noites de sábado, 22, com a apresentação do show musical de Oswaldo Montenegro e domingo, 23, com o show de Paulinho Moska.
Todos
os gostos,
Maria Aparecida Belchior
Coelho, de 74 anos, moradora de Vassouras, resumiu o Festival de Inverno como um evento “inesquecível”. A aposentada contou que nem mesmo o frio a impediu de sair de casa para assistir o show do cantor Oswaldo Montenegro. “São músicas que fizeram parte da minha juventude. O repertório me transportou para o tempo em que a música tinha letra, significado, era poesia envolvente”, disse. Mas não foram somente moradores de Vassouras que prestigiaram o Festival de Inverno Sesc/RJ. O empresário voltarredondense, Ademir Abrantes, também não mediu esforços para assistir ao show de Oswaldo Montenegro. “Foi intimista, romântico com suas canções que embalaram uma geração e continuam presentes em nossas emoções e lembranças. Coisas boas são atemporais. Com a participação e interação do público
As noites frias de inverno foram aquecidas ainda pelo som de variados hits do DJ Marcelinho MG, que também se apresentou no Centro de Convenções. E o lazer de final de semana do Festival Sesc de Inverno não parou por aí. A Estação Ferroviária, um dos cartões postais da Princesinha do Vale, foi palco do evento “Ponto de Leitura”; minimaratonas de contação de histórias “Presentes Ancestrais” ; e atrações circenses do “Circo Dux” e “Fanfarra Komboio”.
todos
os públicos
entusiasta foi uma noite fria aquecida pelo romantismo pelas belas letras”, completou.
FESTIVAL SESC DE INVERNO
Além de Vassouras, o Festival de Inverno do Sesc tem programação gratuita com música e outras expressões artísticas, para outras 16 localidades do estado do Rio de Janeiro. O projeto conta com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais. “O Festival de Inverno do Sesc está alinhado com o pensamento do Comércio. O Festival incentiva o turismo regional, consequentemente o comércio em todas as suas faces, como hotelaria, restaurantes e os comércios locais. É de extrema importância para nossas cidades e estado”, destacou Marco Torres, presidente do Sicomércio Valença, Vassouras e Rio das Flores.
8 TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2023 ESPORTES BRASILEIRÃO DA SÉRIE C
Crédito: Eduardo Torres
Brasil enfrenta a equipe da França, em Brisbane, no sábado (29)
Foto: Divulgação
Show musical de Oswaldo Montenegro foi a atração do Centro de Convenções General Severino Sombra na noite de sábado (22)
Foto: Divulgação
Documentário traz uma narrativa construída a partir de entrevistas e vasto material de arquivo de cinejornais, fotografias, mapas e litogravuras
Mesmo jogando fora de casa, o Voltaço fez uma grande partida em Porto Alegre