10197 - Diario - Segunda-feira - 24.07.2023

Page 1

Segunda-feira, 24 de julho de 2023 | Ano 31 • Edição 10197

A sujeira e os problemas de saúde estão entre as causas da manifestação realizada neste domingo(23) na Vila Santa Cecília. Os manifestantes destacaram os problemas causados pela “chuva” de partículas em suspensão no ar, mais conhecidas em Volta Redonda por “pó preto”. Eles também questionam o fato de a medição da qualidade do ar ser feita por uma empresa contratada pela CSN. A empresa apresentou as medidas que está implantando para resolver o problema.

 ESPECIAL | Página 3

Evento terminou em frente ao prédio que abrigou o Escritório Central, manifestantes cobrem display de medidor de poluição

ADMINISTRADOR DA NASA INCLUI BRASIL EM ROTEIRO DE VISITA À AMÉRICA DO SUL

O administrador da NASA, Bill Nelson, iniciará uma visita à América do Sul, com escalas no Brasil, Argentina e Colômbia. A viagem do líder da agência espacial norte-americana tem como objetivo estreitar laços de cooperação espacial e científica com os países sul-americanos, além de discutir possíveis parcerias em áreas de inovação e pesquisa.

Durante sua estadia na região, Bill Nelson tem encontros programados com autoridades governamentais, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Argentina, Alberto Fernández.

 ESPECIAL | Página 3

Cooperação com agência espacial estadunidense pode gerar ganhos para exploração e pesquisa

VASSOURAS TRÊS PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAGEM NA BR-393

 POLÍCIA | Página 4

Manifestante usa máscara contra gases durante caminhada

BRASILEIRÃO SÉRIE C

Voltaço pode assumir viceliderança se vencer São José hoje

O Voltaço pode assumir a vice-liderança da Série C do Brasileirão hoje, se vencer o São José, em Porto Alegre. Com 22 pontos, uma vitória simples coloca o Voltaço no segundo lugar, pois teria 8 vitórias, uma a mais que Operário e Amazonas. Todos chegariam

aos 25 pontos e o número de vitórias é o primeiro quesito para o desempate na tabela de classificação. O jogo é no estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, e válido pela 14ª rodada da competição.

 ESPORTES | Página 6

Brasil tem a segunda maior população de ‘nem-nem’ entre 37 países

Só a África do Sul tem mais jovens “nem-nem” (que não estudam nem trabalham) entre os 37 países analisados por um relatório da OCDE. O estudo abrangeu os 37 membros da

OCDE e mais Brasil, da África do Sul e Argentina. O Brasil negocia sua entrada nesse bloco, que reúne países considerados desenvolvidos.

 GERAL | Página 2

PRF apreende mais de cem quilos de pasta-base

A PRF apreendeu 102 quilos de pasta-base de cocaína na BR-101 em Itaguaí. O motorista, que vinha de São Paulo, foi preso. A droga estava em um Jeep branco. O motorista

disse que vinha de São Paulo e iria para casa de parentes, não informando o local. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal.

 POLÍCIA | Página 4

ANOS R$ 1,50
RESENDE MENOR É BALEADO E APREENDIDO COM DROGAS  POLÍCIA | Página 4 RESENDE PM APREENDE FUZIL 762 NO SURUBI  POLÍCIA | Página 4 ITATIAIA PRF FLAGRA MOTORISTA COM ARMA E MERCADORIAS IRREGULARES  POLÍCIA | Página 4 PORTO REAL HOMEM É PRESO POR AGREDIR EX-COMPANHEIRA, EM PORTO REAL  POLÍCIA | Página 4
Fotos: Evandro Freitas
Foto: Divulgação

ESPECIAL EDUCAÇÃO NO BRASIL

Percentual de jovens brasileiros sem estudar e trabalhar é de 36%

País O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham. O país fica atrás apenas da África do Sul. Na faixa etária considerada no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho. “Isso os deixa particularmente em risco de distanciamento de longo prazo do mercado de trabalho”, alerta o relatório Education at a Glance, de 2022, que avaliou a educação em 34 dos 28 países-membros da OCDE, além do Brasil, da África do Sul e da Argentina.

Carlos Alberto Santos, de 18 anos, se esforça para mudar esta situação. Ele terminou o ensino médio no ano passado e, mais recentemente, um curso técnico de administração. Está há dez meses sem trabalhar, concluiu outros cursos complementares e busca uma colocação no mercado de trabalho.

“Esse período é até preocupante porque ao completar meus 18 anos em março, ter saído do

estágio, terminar os cursos, às vezes a gente naturalmente se sente meio inútil mesmo. Por um lado, perde a perspectiva, principalmente quando tem muito esforço, muita dedicação.

Eu me inscrevi em várias vagas, eu já fui em muitas entrevistas em vários lugares, tanto em São Paulo quanto aqui próximo da minha cidade, e é realmente preocupante”, diz o jovem, que mora em Ferraz de Vasconcelos, cidade da região metropolitana de São Paulo.

De família de baixa renda, ele vive com a mãe e a irmã e guarda as lições do pai, já falecido. “Meu pai dizia para estudar e, se a gente quisesse realizar os nossos desejos, era importante que a gente tivesse como prioridade o estudo e se esforçasse. E minha mãe diz a mesma coisa, não sinto pressão, pelo contrário, mas eu sei que é importante ter um trabalho, quero ter o meu espaço e vou me dedicar para isso.”

O jovem faz parte do Projeto Quixote, em São Paulo. Lá ele fez os cursos Empreendendo o Futuro e o Vivendo o Futuro. Com a preparação, ele espera ainda conseguir um trabalho. “Tenho tantos sonhos, tantos desejos e eu acredito que

só dessa forma, enfim, com um trabalho, vou poder realizar, porque qualificação eu tenho, eu me esforcei, estudei, tirei boas notas, enfim, acho que é o melhor

Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos

Os motivos e a quantidade de jovens que estavam sem estudar e sem trabalhar variam conforme a renda familiar, mas se encontram nessa condição principalmente os mais pobres.

“A situação dos jovens que não estudam, não trabalha e nem procuram trabalho tem relação com a origem socioeconômica.

É comum entre os jovens de famílias mais pobres. A maioria são jovens mulheres, que tiveram que deixar de estudar e não trabalhavam para poder exercer tarefas domésticas, criar filhos ou cuidar de idosos ou outros familiares, reforçando esse valioso trabalho, que não é reconhecido como deveria.

Nas famílias mais ricas, nessa condição estão jovens de faixa etária mais baixa, geralmente no momento em que estão se preparando para a faculdade”, afirma a socióloga Camila Ikuta, técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Diagnóstico feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério

do Trabalho e Emprego revelou que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.

Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam - os chamados nem-nemsomam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.

A economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e especialista em infância e juventude, Enid Rocha, reafirma que o fator de desigualdade de renda influencia a condição dos jovens nem-nem.

de estudos, não têm acesso à capacitação profissional e grande parte são mulheres, mais envolvidas nas tarefas domésticas e nos cuidados familiares. Com isso, elas liberam outra pessoa no domicílio para procurar trabalho e elas ficam responsáveis pelo trabalho não remunerado dentro do domicílio.”

para mim”, diz Carlos Alberto, que pretende ainda estudar psicologia futuramente. “Gostaria de trabalhar em ONGs como o Quixote para ajudar jovens.

Acredito que é importante, porque foi significativo para mim.”

Entre as formações do Projeto Quixote, Carlos Alberto participou da formação para o mundo

Foto: Antônio Cruz Agência Brasil

Para a economista do Ipea, é preciso fazer uma busca ativa desses jovens que estão desengajados.

“Saber onde eles estão e oferecer o que está faltando, oferecer uma segunda chance de escolarização. E o mercado de trabalho também deveria procurar esses jovens, dar uma oportunidade por meio, por exemplo, do programa de aprendizagem das empresas, que existem, mas, na verdade, dão preferência para aquele jovem com maior escolaridade. É um programa para incentivar as empresas a contratarem esses jovens, para adquirirem experiência profissional, mas não é o que acontece. A política ativa do mercado de

trabalho deve fomentar a oferta de trabalho para esses jovens.” O jovem Carlos Alberto sente essa falta de oportunidades. “Além da qualificação, é preciso realmente dar oportunidade de uma vaga de fato. A pessoa pode ser qualificada durante o período que está no trabalho, os jovens podem estar sendo ajudados, sendo qualificados, mas ao mesmo tempo recebendo alguma renda para ajudar os familiares e se ajudar de alguma forma. Não é só focar na qualificação, só cursos não são suficientes. Acho muito pouco e ao mesmo tempo vago”, defende o rapaz. A economista do Ipea defende

também a capacitação socioemocional e a mentoria individual.

“Outro item da maior importância é capacitar esse jovem com habilidades socioemocionais. Esses jovens não têm experiência para participar de uma entrevista de emprego, elaborar o seu currículo. Há programas de juventude na Itália, por exemplo, em serviços parecidos com o Sine no Brasil, em que o jovem faz o seu currículo com apoio, tem psicólogos e pessoas que o capacitam para entrevista profissional. Precisamos de uma gama de políticas, de programas que apoiem esse jovem que já está desengajado.”

Redação: redacao@diariodovale.com.br

Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br

do trabalho, que busca desenvolver competências básicas para o trabalho e estimular o protagonismo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

País precisa de mais políticas públicas focadas na juventude, diz socióloga

A socióloga Camila Ikuta, técnica do Dieese, acrescenta que, para auxiliar as mulheres jovens a voltarem a estudar e/ou trabalhar, é preciso ainda cuidar das crianças que elas cuidam.

“Para amenizar essa situação, o país precisa de mais políticas públicas focadas na juventude, como a ampliação de creches públicas e de equipamentos de saúde, políticas de permanência estudantil e melhoria dos sistemas de qualificação e intermediação profissional nesse momento de transição entre escola e trabalho”, defende. Na visão da economista do Ipea Enid Rocha, o preocupante é quando o jovem desengaja.

“Ou seja, ele não faz parte da força de trabalho, não procura mais emprego e se desinteressou. É até um jovem difícil de encontrá-lo, porque não está

inscrito em cadastros escolares e no Sistema Nacional de Emprego [Sine]”.

IMPACTOS

A pandemia agravou a situação desses indivíduos, que tiveram que interromper a educação e a formação profissional. “Eles ficaram dois anos nessa situação. E estudos mostram que, quando os jovens ficam no mínimo dois anos fora do mercado de trabalho, sem adquirir experiência profissional e sem estudar, ele carrega essa ‘cicatriz’ profissional”. A economista explica o termo:

“Ele volta ao mercado de trabalho com esta marca de não aquisição de capital humano durante o tempo que ficou parado. E quando ele acessa um trabalho, entra em piores

condições, com salários mais baixos, com inserção precária, ou seja, sem formalização. Isso traz uma ‘cicatriz’ ao longo da sua trajetória laboral. As empresas, ao compararem a trajetória de um jovem que ficou dois anos sem trabalhar e sem estudar com o outro, ele é sempre preterido ou recebe salários menores”, explica Enid. No artigo Os Jovens que Não Trabalham e Não Estudam no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, os técnicos do Ipea Enid Rocha Andrade da Silva e Fábio Monteiro Vaz mostram que o legado negativo do cenário pandêmico pode durar décadas. Mas, na visão de especialistas, há medidas que podem ser adotadas para a reintegração desses jovens.

Ele entra na universidade, mas é fruto das famílias que hoje estão na linha da fome

A porta-voz do Levante Popular da Juventude, Daiane Araújo, defende políticas de permanência e assistência estudantil. “O jovem está vivendo em um Brasil que voltou para o mapa da fome, com uma taxa de desemprego tão forte. Ele entra na universidade, mas é fruto das famílias que hoje estão na linha da fome, que estão desempregadas e que muitas vezes têm que fazer das tripas coração para ter no mínimo uma refeição por dia. É preciso pen-

sar políticas de permanência estudantil, para que os jovens possam entrar nas escolas, nas universidades e conseguir permanecer.”

O Levante Popular da Juventude é uma organização de jovens militantes voltada para a luta de massas em busca da transformação estrutural da sociedade brasileira.

Outra medida, reforça

Daiane, são as políticas voltadas para o primeiro emprego.

“Esses jovens só encontram trabalhos mais ‘uberizados’ ou

mais precarizados. É necessário refletir sobre uma política voltada para o primeiro emprego tanto dos jovens que estão saindo do ensino médio, mas, também do jovem que está saindo hoje do ensino superior com formação acadêmica e o mercado de trabalho não tem absorvido”, analisa Daiane Araújo, de 26 anos, estudante de arquitetura e urbanismo e também diretora da União Nacional de Estudantes (UNE).

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira
Editor Internacional: Silas Avila Jr.
Diretor Geral: Marcello Gil
© Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos,
autorização
escrito
ao
da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
assim como em sites comerciais, sem a
por
do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto
conteúdo
MTB
Aurélio
F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2  SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023
Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes
32.873/RJ Fundador:
José
“Tem o fator de renda, raça e gênero. São mulheres, são os negros - e os negros são mais pobres no Brasil”, destaca. Mas completa: “Há um conjunto de vulnerabilidades desses jovens, que não têm acesso a mais anos GERAL
De 37 países, Brasil é o 2º com maior proporção de jovens ‘nem-nem’; 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados
Dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados
Políticas públicas: Saber onde eles estão e oferecer o que está faltando

Volta Redonda vai às ruas contra poluição causada pela CSN

Ato reuniu moradores de diversos bairros, que lutam por uma melhor qualidade do ar e cobram investimentos em filtros para conter a emissão do chamado ‘pó preto’; empresa já iniciou instalação de equipamentos

Moradores de diversos bairros de Volta Redonda protestaram neste domingo (23) contra a poluição causada pela CSN. A manifestação, que ocorreu entre às 10 horas e cerca de meio-dia, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, teve a presença de sindicalistas, representantes de organizações não governamentais e de cidadãos comuns que sofrem no dia a dia com problemas de saúde, principalmente, os respiratórios.

Os manifestantes levaram cartazes, faixas, máscaras e até caixões com frases de efeito para protestar. O objetivo era expor a insatisfação popular com a situação do meio ambiente na cidade, principalmente no que diz respeito às partículas em suspensão. Também foram mencionados o depósito de escória no bairro Brasilândia e a questão dos leucopênicos, atingidos por uma condição associada à expo-

sição ao benzeno. Políticos também estiveram no local, mas não fizeram uso da palavra, que se limitou a alguns oradores de ONGs e sindicatos repetindo palavras de ordem contra a poluição. A justificativa para o silêncio dos políticos era evitar que o ato se tornasse um palanque para pré-candidaturas, já que em 2024 haverá eleições municipais.

O grupo, depois de ouvir discursos na Praça Brasil subiu a Rua 12 e deu a volta no prédio que antigamente abrigava o Escritório Central da Companhia Siderúrgica Nacional. Em frente ao edifício, foi feita a leitura de um manifesto que será encaminhado ao Ministério Público e manifestantes cobriram com um plástico preto o display digital que exibe a avaliação da qualidade do ar na cidade, feita por uma empresa contratada pela CSN, e que tem a isenção contestada por ambientalistas.

A aposentada Marina Gregório, do bairro Volta Grande III, que afirmou que o depósito de escória nas proximidades da sua casa está afetando sua saúde e a de seu neto: “Minha bronquite está voltando e o médico disse que a rinite de meu neto só vai melhorar quando ele sair da cidade”. Ela avaliou que esse depósito e o pó preto são as principais pautas ambientais da cidade, e disse que a manifestação será importante.

O também aposentado Vlamir Pereira considerou que a

manifestação teve importância por causa da participação popular, mas afirmou que sentiu falta da presença mais maciça de pessoas e organizações de direita no protesto: “A esquerda parece ter se apropriado da pauta ambiental”, disse, acrescentando que também sentiu falta de um representante da prefeitura no evento: “o Poder Executivo deveria estar presente”, completou. Darlene Furtado, publicitária, afirmou que a manifestação poderia ter mais público, mas

não deixa de ser importante por causa disso: “As pessoas que estão aqui são o suficiente para mostrar que a população não quer mais conviver com o pó preto e outros males”.

Damião Dias dos Santos foi outro que destacou a importância da manifestação. Ele afirmou que só a presença das pessoas nas ruas vai influenciar os integrantes do governo e dirigentes da CSN: “Reclamar é essencial. Quem fica em silêncio deixa a impressão de estar satisfeito”, disse.

O Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pela CSN e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) prevê a construção dos novos filtros precipitadores para as sinterizações, o que é considerado a providência com mais potencial para solucionar definitivamente a questão do “pó preto”, mas, só vai ser concluída em 2024. Assim, diante do aumento das reclamações sobre a qualidade do ar, a empresa apresentou medidas de aplicação imediata. Uma delas é o polímero que está sendo aplicado sobre as pilhas de matérias-primas e

Cooperação Espacial: Administrador da NASA visita a América do Sul

Foto: Divulgação

resíduos particulados existentes na Usina Presidente Vargas. Biodegradável, sua função é reduzir a dispersão das partículas em pilhas de carvão, coque e minério de ferro. A aplicação forma uma crosta do polímero com mais de 3 mm, sendo altamente resistente a chuvas e ventos acima da normalidade, protegendo e evitando a dispersão das partículas em até 90%. Feito com materiais reciclados, não é tóxico e não polui as águas subterrâneas. Já os 12 canhões de aspersão de névoa estão sendo instalados nas áreas de sinterização e pátios

para reduzir a poeira e partículas em suspensão, melhorando a qualidade do ar. Os equipamentos utilizados para dispersar partículas finas de água no ar acabam criando uma névoa ou neblina. Esses canhões são geralmente compostos por um sistema de bombeamento de água que pressuriza o líquido e o pulveriza através de bicos especiais, transformando-o em pequenas gotículas que formam uma névoa suspensa no ar, ligando-se ao pó e removendo-o do ambiente. Cada canhão de névoa atinge até 60 metros.

Oferta de 400 vagas para seleção na CBSI recebe 300 candidatos

Brasil

Na próxima segunda-feira (24), o administrador da NASA, Bill Nelson, iniciará uma visita à América do Sul, com escalas no Brasil, Argentina e Colômbia. A viagem do líder da agência espacial norte-americana tem como objetivo estreitar laços de cooperação espacial e científica com os países sul-americanos, além de discutir possíveis parcerias em áreas de inovação e pesquisa.

Durante sua estadia na região, Bill Nelson tem encontros programados com importantes autoridades governamentais, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Além disso, o administrador da NASA também terá reuniões com representantes das agências espaciais de cada país, buscando estabelecer bases sólidas para futuras colaborações.

O tema central das discussões será a cooperação em Ciências da Terra, uma vez que a agência espacial norte-americana possui vasta experiência e recursos nessa área. O objetivo é explorar a possibilidade de compartilhamento de dados e informações sobre mudanças climáticas e questões ambientais, com o intuito de aprimorar a compreensão dos fenômenos que afetam tanto a América do Sul quanto os Estados Unidos. Uma das iniciativas de destaque é o programa SERVIR Amazônia, no qual a NASA desempenha papel fundamental. Esse projeto utiliza dados e informações de ciências da Terra para auxiliar cientistas e tomadores de decisão a monitorar e entender as mudanças ambientais quase em tempo real. Além disso, o

SERVIR Amazônia contribui para o combate ao desmatamento, avaliação de ameaças climáticas e resposta mais rápida a desastres naturais na região amazônica. Além das questões científicas, a visita de Bill Nelson também terá um enfoque educacional. Estudantes locais terão a oportunidade de se encontrar com o administrador da NASA e discutir o papel da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) na atualidade. O programa “Geração Artemis” será destacado, visando inspirar jovens talentos a seguirem carreiras relacionadas

à exploração espacial e científica.

A viagem de Bill Nelson à América do Sul representa um marco importante para fortalecer os laços de cooperação espacial e científica entre os países da região e os Estados Unidos. Essa aproximação promove um intercâmbio de conhecimento e expertise, abrindo caminhos para a busca de soluções conjuntas para desafios globais, como as mudanças climáticas. Além disso, a colaboração em Ciências da Terra tem o potencial de impactar positivamente a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável

em ambos os continentes.

Bill Nelson espera estabelecer bases sólidas para futuros projetos e parcerias, reforçando o compromisso da NASA em contribuir para a pesquisa científica global e a exploração do espaço. A cooperação entre os países da América do Sul e a agência espacial norte-americana é uma oportunidade para impulsionar avanços científicos, tecnológicos e espaciais, em prol do bem-estar da humanidade e do planeta.

Apenas 300 candidatos compareceram ao recrutamento realizado pela CBSI, Companhia Brasileira de Serviços Industriais, que aconteceu, neste sábado (22), em Volta Redonda. Foram oferecidas 400 vagas para pedreiro refratarista, mecânico montador, líder de mecânica, soldador Tig/ Mig, soldador maçariqueiro, encanador industrial, montador de andaime e líder de andaime.

Uma nova seleção deverá acontecer neste sábado (30) ou no dia 5, para as vagas que não foram preenchidas.

Segundo Mateus de Almeida Oliveira Leão, supervisor administrativo da CBSI, esta foi uma forma da empresa se aproximar da comunidade, oferecendo suas vagas, prioritariamente, para os moradores da cidade.

ESPERANÇA

Apesar de as vagas serem vol-

tadas, em grande parte ao público masculino, muitas mulheres buscaram uma oportunidade. Uma delas foi Iasmim Terra da Silva, de 23 anos que viu nessa seleção a possibilidade de realizar um sonho: a de ser soldadora. Ela, que fazia faxina em hospital, viu nessa seleção a oportunidade de concorrer a uma vaga: apesar de o cargo ser geralmente ocupado por homens, o fato não a preocupava porque ela acredita que concorre de igual para igual.

Outro que buscou a seleção da CBSI foi Cláudio Mattos da Silva, de 53 anos, candidato a líder de manutenção, ponte rolante, caldeiraria e tubulação. Com mais de 20 anos de experiência. Cláudio contou que já trabalhou várias vezes na empresa e que tinha muita esperança em ser chamado para uma das vagas, não só pela sua experiência, mas também porque está desempregado há quatro meses e via nessa seleção uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.

 3 SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023
Por Silas Avila Jr Correspondente Internacional do Diário do Vale nos EUA ESPECIAL
Volta Redonda A viagem de Bill Nelson à América do Sul representa um marco importante para fortalecer os laços de cooperação espacial e científica entre os países da região e os Estados Unidos.
De doenças graves a problemas respiratórios: ‘pó preto’ é antigo inimigo da cidade
CSN anuncia medidas para conter ‘pó preto’
Foto:
Fernando de Barros
Manifestantes tomam a Rua 12,
Vila
Foto: Evandro de Freitas
Candidatos foram em menor número do que as vagas ofertadas pela CBSI
na
Santa Cecília

PM apreende armamento pesado no Surubi, em Resende

Bandidos estavam com um fuzil calibre 7.62, de alto poder de fogo, mas fugiram para área de mata e ninguém foi preso

Resende

Após uma intensa troca de tiros, agentes do 37º Batalhão de Policia Militar de Resende apreenderam um fuzil 7.62, uma grande quantidade de cocaína e material usado pelo tráfico, em Resende, na tarde de sábado (22).

A PM realizava uma operação no bairro Surubi, quando foram recebidos a tiros. Os criminosos fugiram por uma área de mata. O Surubi é comandado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), que vive em guerra com o Comando Vermelho (CV) pela liderança do tráfico de

drogas na cidade. Durante as buscas, os policiais encontraram um fuzil calibre

7.62, 60 pinos de cocaína, maconha, um rádio, munições calibre 44 e 12. O fuzil 762 é tido como um armamento de guerra pelo Setor de Segurança Pública, por causa do seu alto poder de fogo e destruição, pela potencia do calibre, ficando atrás somente dos fuzis .30 e .50. O material apreendido foi encaminhado para 89ª Delegacia de Policia.

Carro capota e deixa três feridos na BR-393, em Vassouras

Vassouras

Um carro capotou no KM243 da BR-393, na manhã de sábado (22), e deixou três pessoas feridas. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Universitário de Vassouras.

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu próximo à Curva da Biquinha e não foi informada a causa do capotamento. No veículo estavam o condutor, de 66 anos, a esposa, de 51, e a sogra do motorista, de 76 anos.

PRF apreende 102 quilos de pasta base de cocaína em Itaguaí

Polícia Civil prende homem após agredir ex-companheira, em Porto Real

Porto Real

Agentes da 100ª DP (Porto Real) prenderam um homem acusado de violência doméstica. Ele foi localizado no bairro Jardim das Acácias, em Porto Real. Os agentes foram até um endereço verificar uma denúncia de que um homem estava agredindo a ex-companheira. No local, foi

Homem é preso com pistola durante abordagem da Operação Foco na Dutra, em Itatiaia

Itaguaí Na manhã deste sábado (22), policiais rodoviários federais apreenderam 102 quilos de pasta-base de cocaína na BR-101 em Itaguaí. O motorista, que vinha de São Paulo, foi preso.

A equipe fazia fiscalização quando abordou um veículo Jeep branco. Foi verificado de imediato que o assoalho do automóvel estava elevado, o que chamou a atenção dos policiais. Foi visualizado um meca-

nismo eletrônico que elevava o banco do motorista para ter acesso a um compartimento. Dentro dele, foram encontrados 102 tabletes de pasta base de cocaína (um quilo cada). O motorista somente informou que vinha de São Paulo e iria para casa de parentes, não informando o local. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal. A ação faz parte da Operação Palladium com intuito de combater o roubo de cargas e crimes conexos no Rio de Janeiro.

constatado que ele havia invadido a casa da mulher, ameaçado e agredido a vítima com um tapa no rosto.

Segundo as investigações, o agressor saiu da prisão há uma semana e estava atormentando a ex-companheira. Após o registro de ocorrência, o autor foi localizado e preso, na segunda-feira (17).

Adolescente é baleado e apreendido em Resende

Resende

Após troca de tiros, um adolescente, de 16 anos, ficou baleado e outro suspeito fugiu, no sábado (22), no bairro Mutirão, no Cidade Alegria, em Resende.

O jovem baleado foi atendido no Hospital de Emergência de Resende e com ele foram apreendidas drogas.

Os agentes foram até o local para verificar a denúncia de tráfico de drogas. Ao avistar a viatura, os criminosos tentaram fugir por uma área de mata. Após troca de tiros, o jovem foi baleado e outro fugiu. Com o adolescente, foi encontrada uma sacola, contendo 39 pinos de cocaína e 82 trouxinhas de maconha, além de um carregador de pistola 9mm alongado, com oito munições intactas, e um rádio comunicador.

O adolescente foi atendido no Hospital de Emergência de Resende e liberado para prestar depoimento na 89 DP, onde ficou apreendido.

Itatiaia

Agentes do Programa Operação Foco Divisas prenderam, neste sábado (22), um motorista por porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu no Posto de Controle de Fiscalização de Nhangapi, em Itatiaia, localizado na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), por volta das 12h.

O homem foi abordado durante fiscalização de rotina dos agentes. Ele passou com o veículo

de carga por fora do posto e foi interceptado. Durante a revista foram localizadas a arma e dez munições. Dentro de veículo, uma caminhonete Cargo, estavam peças de lingerie de marcas famosas, todas com indícios de falsificação. A arma apreendida é um Taurus calibre 40 milímetros. A ocorrência foi registrada na delegacia de Itatiaia, onde o homem ficou preso em flagrante por porte de arma e por crime contra a propriedade imaterial.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS SECRETARIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES, COMPRAS E CONTRATOS AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº 39/2023

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SER VIÇOS DE COMUNICAÇÃO EM NUVEM, COM RAMAIS FÍSICOS, VIRTUAIS (SOFTPHONES), SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO UNIFICADA (UC), CALL CENTER, SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) COM LIGAÇÕES ILIMITADAS NAS MODALIDADES LOCAL E LONGA DISTÂNCIA NACIONAL, PARA TERMINAIS FIXOS E MÓVEIS, SERVIÇO DE 0800 PARA RECEBIMENTOS DE LIGAÇÕES GRATUITAS (LOCAL E DDD) E TRI DÍGITO, EQUIPAMENTOS COM SOBREVIVÊNCIA, PRESTAÇÃO DE T ODOS OS SER VIÇOS DE INFORMAÇÃO TELEFÔNICA, ESTABELECENDO O COMODATO DE LINHAS MÓVEIS. OS PARTICIPANTESAS PROPOSTAS  

LUCIANA VERRI

Secretária Municipal de Licitações, Compras e Contratos EXTRATO DO RESULTADO DO JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 35/2023 OBJETO:  DECISÃO:   

 Torna pública a abertura de processo seletivo para contratação para atuar em Resende/RJ. COORDENADOR(A) DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – Nº 1343/23.     24/07 a 31/07/2023. O processo seletivo terá as seguintes etapas:  

 LUCIANA VERRI Secretária Municipal de Licitações, Compras e Contratos 4  SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023
POLÍCIA
Armamento foi apreendido durante operação no Surubi Foto: Cedida pela PM Foto: Cedida pela PRF Vítimas foram encaminhadas para o Hospital Universitário de Vassouras Foto: Cedida pela PM Com o homem, foram encontrados cocaína, maconha, carregador, munições e um radio comunicador Foto: Cedidas pela PRF Ação faz parte da Operação Palladium, que tem o intuito de combater o roubo de cargas Foto: Cedida pela PRF Arma e munições foram apreendidas durante abordagem do Programa Operação Foco

“Temos que proporcionar dignidade”, afirma Carla Duarte

Secretária de Ação Comunitária aposta na troca de experiência entre os municípios do Médio Paraíba para criar protocolas de atendimento, humanização e oportunidades

Volta Redonda

Criar um protocolo integrado de ações, traçar estratégias para os cuidados e proporcionar dignidade para a população em situação de rua no Médio Paraíba são alguns dos assuntos que serão tratados no Fórum Regional Sobre População em Situação de Rua. O evento irá acontecer nesta terça-feira (25), a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no bairro Aterrado.

O encontro, que acontece bimestralmente nas cidades da região, deverá contar com participantes dos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, além de Volta

Redonda. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Mariana Pimenta, ao final do fórum será confeccionado um “Caderno de Protocolos”, contendo a metodologia adotada e o atendimento prestado por cada município. “Durante esse encontro vamos mostrar os serviços que disponibilizamos em Volta Redonda e como os trabalhos são executados. O fórum é uma forma de estreitar os laços e de explanar a forma que os encaminhamentos das demandas chegam nos municípios. Queremos conhecer o que o outro oferta para encaminharmos de forma adequada e correta os nossos usuários”, explicou a diretora. secretária municipal de Ação

Comunitária, Carla Duarte, ressaltou que o intuito desses encontros é de fomentar a discussão acerca dos direitos da população de rua, traçando estratégias de ações que fortaleçam a rede de atendimento e alcancem a complexidade das pessoas que utilizam o espaço público como moradia ou sobrevivência.

“Queremos colaborar com o desenvolvimento de projetos e protocolos que atuem na causa do problema, não somente em serviços de distribuição de recursos, mas em propostas que ajudem a proporcionar dignidade para todos os habitantes de Volta Redonda e região. É muito importante a participação de todos que tenham novas ideias para colaborar com a construção de novas ações e abordagens”, destacou a secretária.

Prefeitura de Volta Redonda entrega reforma de praça e campo de grama sintética no Padre Josimo

Bairro também terá a reconstrução da Escola Municipal Palmares, com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões

Volta Redonda

O aniversário de Volta Redonda já passou, mas a população da cidade segue recebendo presentes. No sábado, dia 22, a prefeitura entregou a reforma da praça e do campo de grama sintética Edson José Pereira, no bairro Padre Josimo. A obra, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), com recursos próprios, foi uma solicitação do vereador Edson Quinto.

Além da restauração do campo de grama sintética, as melhorias contam com reforma nos brinquedos; troca do alambrado; serviço de paisagismo, com construção de novos canteiros e revitalização das plantas rasteiras e forração; além de limpeza, pintura e reforma do meio-fio, com caiação.

Esta é a segunda revitalização em área de lazer que a prefeitura inaugura no Padre Josimo em um mês. No dia 17 de junho, foi entregue a reforma da Praça Maria Isabel Mazza Santana, quando, na ocasião, o prefeito Antonio Francisco Neto anunciou a reconstrução da Escola Municipal Palmares, que terá um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões.

“Uma alegria imensa dar mais este presente para a população durante o mês de aniversário de Volta Redonda. Foram mais de 20 inaugurações por toda a cidade,

País

com investimentos em diversas áreas, como Educação, Saúde e Esporte e Lazer, entre outras.

Temos trabalhado muito na reconstrução de Volta Redonda e em obras importantes que irão preparar a nossa cidade para o futuro”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.

A secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, agradeceu a dedicação da sua equipe e se comprometeu a refor-

mar outra área de lazer do bairro.

“Sempre uma alegria estar no Padre Josimo. Agora vamos trabalhar na reforma do campo e dos vestiários do bairro, que é mais um pedido do vereador Edson Quinto e dos moradores”, disse.

O deputado estadual Munir Neto esteve presente no evento e destacou as parcerias que vêm ajudando na reconstrução de Volta Redonda.

“Quando o Neto retornou

Barra Mansa terá programação especial no Dia da Mulher Negra

para a prefeitura, a cidade estava com muitas dificuldades em todas as áreas. Em um esforço conjunto com o Governo do Estado, Alerj, Câmara de Vereadores e de todos os nossos secretários e servidores, Volta Redonda está sendo reconstruída. Ainda temos muito a fazer e seguirei trabalhando para trazer verbas para a cidade, como a que irá levar asfalto para mais de 300 vias da cidade”, ressaltou.

Várias atrações estão previstas para comemorar a data no Corredor Cultural, no Centro

Na próxima terça-feira, dia 25, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gerência de Promoção de Igualdade Racial (Gepir), da Fundação Cultura e da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), vai realizar uma programação especial em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Diversas atrações ocorrerão ao longo do dia. O evento vai começar às 8h no Corredor Cultural, no Centro, com uma atividade

feita pelos professores da SMJEL e com a presença da vice-prefeita, Fátima Lima. Além disso, acontecerão oficinas de turbantes promovidas pela trancista Rosana Domicio.

A partir das 9h, na Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, haverá uma feira de artesanato e empreendedorismo com previsão de se estender até às 16h30. Ainda no mesmo local, às 15h, a vice-prefeita vai conduzir uma homenagem às mulheres presentes no evento.

SERVIÇO

Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Data: 25 de julho (terça-feira)

Hora: 8h às 16h30

Local: Rua Custódio Ferreira Leite (Corredor Cultural) e Avenida Joaquim Leite, Praça da Matriz, Centro.

Meta do governo federal é contratar 2 milhões de moradias populares até 2026

As novas regras do programa

Minha Casa, Minha Vida, que reduzem juros e aumentam o subsídio para a aquisição de imóveis, vão contribuir para que seja alcançada a meta de contratar 2 milhões de moradias até 2026, de acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho.

As mudanças no programa foram sancionadas no dia 13, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação do ministro é de que a retomada da construção de imóveis do Minha Casa, Minha Vida terá impacto positivo na economia do país e vai gerar empregos e renda para a população.

“Só daquilo que é [recurso] do Orçamento Geral da União, nos quatro anos, pretendemos gerar mais de um milhão de empregos diretos e indiretos. Só nas 500 mil unidades que estão previstas no Orçamento Geral da União, fora o que vai ser feito com o FGTS [Fundo de Garantida do Tempo de Serviço]. Então, acreditamos que o

Minha Casa, Minha Vida vai ajudar muito na retomada da economia do Brasil”, disse Jader Filho em entrevista ao programa Brasil em Pauta, do Canal Gov.

O ministro explicou que as novas regras do programa são resultado de discussões com prefeituras, entidades da sociedade civil e setor privado para aperfeiçoar o Minha Casa, Minha Vida e adequá-lo à realidade de cada região. Dentre as mudanças, Jader Filho destacou que os imóveis passarão a ser construídos apenas em terrenos que estejam próximos a equipamentos públicos como escolas, creches, postos de saúde e comércio, para facilitar a vida dos cidadãos. “Nossa exigência é que o Minha Casa, Minha Vida seja dentro dos centros urbanos, ou em áreas contíguas aos centros urbanos para criar essa facilidade”, disse. O aumento do desconto no valor da entrada para a compra do imóvel do Minha Casa, Minha Vida financiado com recursos do

FGTS será fundamental para facilitar a aquisição da própria para quem vive nas regiões Norte de Nordeste, afirmou o ministro. O valor passou de R$ 47,5 mil na Faixa 1 para R$ 55 mil.

“Algumas regiões do país não estavam respondendo bem ao FGTS, como o Norte e o Nordeste e, a partir de diálogos, pudemos identificar que o principal problema era a questão da entrada. O Norte e o Nordeste precisavam ter um ajuste maior na questão da entrada e, com isso, ampliamos de R$ 47,5 mil para um limite R$ 55 mil, que é o subsídio que o governo dá. Diminuímos a taxa de juros nessas regiões, ela sai de 4,25% para 4% e nas outras regiões sai de 4,5% para 4,25%”.

Ampliar o programa para atender também a classe média é uma discussão que está em curso no governo federal. Atualmente, o Minha Casa, Minha Vida atende famílias com renda mensal de até R$ 8 mil. “Estamos estudando uma

maneira de ampliar ainda mais esse limite e ultrapassando os R$ 8 mil. Mas isso ainda está em estudo, em diálogo tanto com o Ministério das Cidades quanto com a Casa Civil para que possamos apresentar isso ao presidente [Lula]”, disse.

O ministro das Cidades, Jader Filho, também falou sobre o Marco

Saiba como funcionará o TJRJ em dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo

do Saneamento. Segundo ele, investimento é palavra-chave para fazer avançar o saneamento básico no país. “O que temos que focar é no investimento, não importa se ele é público ou privado, até porque, no nosso entender, ninguém sozinho vai conseguir alcançar a universalização em 2033”, defendeu.

Estado do Rio

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), presidido pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, anunciou alteração no horário de expediente durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina - FIFA 2023. De acordo com o Ato Executivo nº 136/2023, nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira de Futebol ocorrerem até as 7h30, o expediente forense nos órgãos subordinados ao judiciário fluminense será iniciado às 11h. Nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente terá início ao meio-dia.

O desembargador Ricardo Cardozo ressalta que as medidas de caráter urgente serão atendidas pelo Plantão Judiciário. Nos dias úteis, quando os jogos tiverem início às 8h, se estenderá até meio-dia. A decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico de sexta-feira (21/7) está em conformidade com o Decreto Estadual nº 48.606, de 18 de julho de 2023.

 5 SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023 CIDADES FÓRUM POPULAÇÃO
SITUAÇÃO
EM
DE RUA
Barra Mansa Evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no Aterrado Retomada da construção de imóveis do Minha Casa, Minha Vida terá impacto positivo na economia do país Além da restauração do campo de grama sintética, a praça ainda contou com reforma nos brinquedos, troca do alambrado e serviço de paisagismo Foto: divulgação PMVR Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Voltaço pode assumir

vice-liderança da Série C

Time precisa apenas vencer o São José, em Porto Alegre, nesta segunda-feira

A derrota do Operário e o empate do Amazonas, podem colocar o Voltaço na vice-liderança da Série C do Campeonato Brasileiro. Só que para isso acontecer, o Time da Cidade do Aço precisa vencer o São José, em Porto Alegre, nes-

ta segunda-feira (24), às 20h. Com 22 pontos, uma vitória simples coloca o Voltaço no segundo lugar, pois teria 8 vitórias, uma a mais que Operário e Amazonas. Todos chegariam aos 25 pontos e o número de vitórias é o primeira quesito para o desempate na tabela de

classificação.

O Volta Redonda tem ainda o melhor ataque da Série C com 22 gols, em 13 rodadas.

O Voltaço viajou ontem para o Rio Grande do Sul. O jogo será no estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre e válido pela 14ª rodada da com-

Zoo de Volta Redonda é destino certo de turistas de 20 cidades

petição.

O time da Cidade do Aço poderá contar com os reforços do lateral Sanches e o atacante Hugo Borges, contratados recentemente. Na última partida o tricolor de Volta Redonda venceu o líder Amazonas pelo placar de 5 a 1.

Frejat e Manobras radicais são atrações do Angra Moto Fest no próximo fim de semana

26ª edição do evento acontece de 28 a 30 de julho e contará com shows de rock, praça de alimentação e estandes com comercialização de produtos

Angra dos Reis

Preparem suas motos e acelerem os motores, pois Angra dos Reis está prestes a receber um evento imperdível para os amantes das duas rodas. O 26º Angra Moto Fest, maior encontro de motociclistas da região Sul Fluminense, acontece de 28 a 30 de julho, na Praia do Anil, e vai oferecer aos visitantes vários shows, entre eles o do cantor Frejat, apresentações de manobras radicais e muito mais.

Com suas paisagens paradisíacas e estradas sinuosas, Angra é o cenário perfeito para os apaixonados por motociclismo desfrutarem de momentos de pura emoção e diversão. O evento promete impulsionar o turismo na região, atraindo motociclistas de diversas partes do Brasil e movimentando a economia local.

– O Angra Moto Fest já é tradicional e faz parte do calendário de eventos da cidade. É uma satisfação para nós recebermos motociclistas de tantos lugares diferentes e, quem gosta de viver sob duas rodas, não pode ficar de fora. Mais uma vez estamos preparando uma estrutura especial para receber o público – informou João Willy, secretário de Eventos. Serão três dias de muito rock and roll com diversas bandas se revezando no palco. O destaque fica por conta do ex-vocalista do Barão Vermelho, Frejat. Com uma voz inconfundível, ele vai cantar diversos sucessos consagrados pelo público. “Pro Dia Nascer Feliz”, “Puro Êxtase“ e “Amor

pra Recomeçar“ são algumas das músicas que farão parte do set list.

As performances motociclísticas wheeling também estão garantidas com a equipe do Adrenalina Show. O público terá ainda à sua disposição uma praça de alimentação, com alimentos e bebidas variados, e estandes com produtos ligados ao universo do motociclismo.

Os motociclistas coletados –os que utilizam coletes de algum motoclube – poderão montar suas barracas de camping na quadra do CEAV e participar de um café da manhã exclusivo. Além disso, terão acesso aos tradicionais

churrascos gratuitos que acontecem na orla da Praia do Anil.

O Angra Moto Fest é realizado pelo motoclube Piratas de Angra, com apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da

Secretaria de Eventos. Também conta com a colaboração das Secretarias Executivas de Serviço Público, Ordem Pública e Mobilidade Urbana e Comunicação.

Volta Redonda

O Zoológico Municipal de Volta Redonda vem se tornando cada vez mais um ponto turístico não apenas para a população local, mas também para moradores de outros municípios. Nos últimos dois meses, o Zoo-VR recebeu visitantes de 20 cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que puderam conhecer os espaços de lazer e os animais hospedados na unidade.

O Zoo-VR recebeu visitantes de Angra dos Reis, Barra Mansa, Duque de Caixas, Itaguaí, Itatiaia, Japeri, Lavrinhas -SP, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Quatis, Queimados, Resende, Rio Claro, São João de Meriti, Seropédica e Valença.

“Ficamos muito felizes em ver a grande quantidade de visitantes de outras cidades nos procurando para as caravanas. São es-

colas, grupos de projetos que vêm no Zoo-VR uma opção de lazer e também de aprendizado, porque também oferecemos uma visita guiada com os nossos especialistas”, destacou o coordenador do Zoo-VR, biólogo Jadiel Teixeira.

Jadiel lembrou também que por conta das férias escolares, as excursões deram uma pausa e os agendamentos das visitas retornarão em agosto.

“Durante este período recebemos mais a visita de famílias. Até por isso, preparamos também uma programação especial para as crianças e adolescentes durante as férias escolares do meio do ano. Já foram duas semanas com muitas atividades gratuitas, em dois períodos, e iremos até o dia 28 de julho. Quem ainda não participou, venha nos visitar que tem muita coisa legal e divertida acontecendo”, ressaltou.

5º Circuito Cervejeiro de Corrida reúne

150 ‘atletas’ em Angra dos Reis

Evento que une exercício físico, cerveja e muita diversão percorreu 5,5 quilômetros na Orla da Costeirinha

Angra dos Reis

A 5ª Edição do Circuito Cervejeiro de Corrida, em Angra dos Reis, lotou a orla da Costeirinha, na tarde de sábado (22). Este ano, o evento contou com mais de 150 participantes de várias idades e vindos de diversas cidades. A corrida, que contou com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Eventos e Secretaria de Esporte e Lazer, teve como objetivo a confraternização dos participantes por meio de exercício físico, cerveja e muita diversão.

– Um dos objetivos do evento é movimentar o turismo cervejeiro e esportivo em Angra dos Reis. A nossa ideia é trazer pessoas para cá, para movimentar hotéis, restaurantes e bares. É uma grande confraternização, sem caráter competitivo. Todos os participantes receberam tickets para o consumo de uma cerveja a cada quilômetro de percurso, além de uma linda camiseta personalizada do evento. Queremos agregar a família, promovendo o esporte, a qualidade de vida, a saúde e a diversão – comentou o adminis-

trador de empresas e organizador do evento, Farli Gandra de Farias, de 41 anos, morador de Petrópolis. Antes do início da corrida, o Professor Karlão, da Secretaria de Esporte e Lazer, ficou responsável por realizar o aquecimento dos participantes com muita dança e descontração. O

percurso, com extensão total de 5,5 km, teve início às 14h, com largada na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro. De lá, os participantes correram pela Orla da Costeirinha, passaram pelo Colégio Naval e foram até a Praia do Bonfim, voltando depois até o local da largada.

Durante todo o trajeto, os corredores entoaram gritos de guerra e pararam em pit stops para degustações de cervejas. Todos correram com suas canecas, sem garrafas de vidro. Ao final, os corredores receberam medalhas de participação.

Circuito Cervejeiro de Corrida em 12 cidades

Esta foi a 5ª Edição do Circuito Cervejeiro de Corrida em Angra dos Reis, que acontece também em outras 12 cidades. Segundo o organizador Farli Gandra de Farias, em outubro deste ano haverá uma edição na Ilha Grande onde são esperados mais de 300 participantes.

– Este evento é maravilhoso, participo já há muitos anos, não só em Angra, mas em outros locais. Juntar atividade física com o prazer de tomar uma cervejinha é

tudo de bom. Quem não teve a oportunidade de conhecer, precisa vir, porque é um astral muito bacana, vale muito a pena. O percurso de Angra dos Reis é considerado o mais lindo entre as 13 cidades onde acontecem o evento. Todas as pessoas da cidade precisam conhecer este evento de muita brincadeira e alegria – relatou a advogada Marilu Neves de Oliveira, de 42 anos, moradora do Balneário.

6  SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023 ESPORTE/LAZER
Volta Redonda
Divulgação-Secom/PMVR.
Foto:
PROGRAMAÇÃO SEXTA-FEIRA 28 DE JULHO 20h – Banda Panorama 22h – Tukas Band 0h – Frejat SÁBADO 29 DE JULHO 15h – Galera do Vinil 17h – Banda Kamizake 19h – Hells Visions 21h – Apresentação weeling Moto Show 22h – Children of the Beast 0h – Faixa Etária DOMINGO 30 DE JULHO 12h30 – Banda Iris 14h – Apresentação weeling Moto Show 15h – Corredor X 17h – Dr Crush 19h – Apresentação weeling Moto Show.
Corredores percorreram 5,5 quilômetros pela orla da Costeirinha Foto: Divulgação Foto: Divulgação Zoo-VR além de uma opção de lazer é também de aprendizado Angra Moto Fest já é tradicional e faz parte do calendário de eventos da cidade

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.