10187 - Diario - Terca-feira - 11.07.2023

Page 1

Terça-feira, 11 de julho de 2023 | Ano 31 • Edição 10187

Reportagem especial do DIÁRIO DO VALE revela os impactos do aumento progressivo de motocicletas circulando pelas ruas de Volta Redonda e como motoristas de automóveis e motos podem se prevenir dos acidentes.

 CIDADES | Página 6

32º FESTIVAL DE DANÇA Bailarinas e bailarinos encantam Volta Redonda

Evento retorna após seis anos, superando expectativa de público e reunindo mais de seis mil pessoas na Vila Santa Cecília. Ao

MEIO AMBIENTE INEA apoia uso de resíduos da CSN na recuperação de áreas degradas

todo, 1,2 mil bailarinas e bailarinos subiram ao palco com muito talento e sincronia.

 GERAL | Página 2

93ª DP POLICIAIS PRENDEM HOMEM CONDENADO A 25 ANOS DE PRISÃO EM TRÊS POÇOS

O licenciamento ambiental desse novo tipo de destinação foi aprovado INEA, que acompanha o desenvolvimento das atividades. Técnicos ligados ao Ministério Público Estadual também acompanharam a implantação do em-

RELIGIÃO GOVERNO DO ESTADO SANCIONA LEI QUE ISENTA TEMPLOS DE ICMS

preendimento em Pinheiral, que vem sendo incentivado pelo INEA a ser replicado em outras áreas do estado do Rio de Janeiro como uma solução para recuperação de áreas degradadas.

 ECONOMIA | Página 7

Os senadores Carlos Portinho e Flávio Bolsonaro, os deputados federais General Eduardo Pazuello, Altineu Cortes e Alexandre Ramagem e o deputado estadual Anderson Moraes foram unânimes: o empresário Mauro Campos deve se colocar como pré-candidato a prefeito de Volta Redonda nas eleições de 2024.

Mauro confirmou sua intenção e disse estar à disposição do partido. A visita de dois senadores da República e deputados marcou, nesta segunda-feira (10), a inauguração da sede do PL (Partido Liberal) e o 2º Encontro Conservador do Sul Fluminense, realizado no Ricardo Buffet.  POLÍTICA | Página 3

NO G4 Voltaço despacha o Confiança, em Aracaju

Time entra no G4 do Brasileirão da Série C após vitória na noite desta segunda-feira (10). Saiba como foi a partida. Time volta a campo na próxima

segunda (17), contra o líder Amazonas. O jogo será no Raulino e o Voltaço quer o apoio da torcida.  ESPORTES | Página 8

Vice-campeões do Paulista de Kart são de Barra Mansa e Volta Redonda

Eles correram nas categorias Mirim e Cadete e deram um show de pilotagem durante a primeira etapa do Campeonato

TEMPORADA DE INVERNO 2023

FESTIVAL DO TORRESMO EM PENEDO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (13)

Paulistinha de Kart, realizada no sábado (8),em Guaratinguetá (SP).

 ESPORTES | Página 8

FIM DA DOR DE CABEÇA CONTA DE ÁGUA DEVE ESTAR NO NOME DO LOCATÁRIO, DIZ LEI

ANOS R$ 1,50
 POLÍCIA | Página 4
 POLÍCIA | Página 4
 POLÍTICA
3
| Página
 LAZER | Página 8
 POLÍTICA
Página 3
|
Foto: Divulgação Foto: Cedida pela PM Foto: Divulgação Dudu comemora vitória na categoria Mirim

Conta de água deverá estar em nome de quem usa o imóvel

Lei deve por fim a dor de cabeça que muitos proprietários de imóveis tinham após a locação

Estado do Rio Uma lei de autoria do deputado Dionísio Lins (PP) determina que o ônus de pagar contas atrasadas de água e esgoto vai passar a recair sobre a pessoa ou empresa em cujo nome o fornecimento estava. A iniciativa foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no no Diário Oficial do Executivo desta segunda-feira (10/07) .

Segundo o autor do projeto, muitos proprietários ou novos inquilinos acabam surpreendidos ao descobrir dívidas do antigo morador.

— Isso acaba sendo uma dor de cabeça para os proprietários, visto que o débito recai apenas sobre a matrícula do imóvel re-

gistrada junto à concessionária — justificou Dionísio Lins. O texto também prevê que a alteração dos dados do consumidor - que devem estar endereçados nas faturas conforme previsão da lei (nome, CPF ou CNPJ)precisará ser acompanhada de documentos pertinentes ao imóvel, ao locatário e, se for necessário, ao proprietário. A nova medida tem a finalidade de evitar que antigos débitos sejam cobrados indevidamente aos novos moradores ou locatários de imóveis comerciais e residenciais; alterando a redação da lei nº 5330/2008 e inserindo o parágrafo que determina que cobranças de contas em atraso sejam cobradas sobre o CPF do real devedor.

32º FESTIVAL DE DANÇA DE VOLTA REDONDA

Apresentações encantam e emocionam o público

Evento retorna após seis anos, superando expectativa de público e reunindo mais de seis mil pessoas na Vila Santa Cecília; 1,2 mil bailarinas e bailarinos subiram ao palco com muito talento e sincronia

Volta Redonda

A 32ª edição do Festival de Dança de Volta Redonda encantou o público neste fim de semana (8 e 9). O evento, retomado após seis anos, foi realizado embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, e reuniu mais de seis mil pessoas nos dois dias, sendo 1,2 mil bailarinas e bailarinos de seis cidades do estado do Rio de Janeiro (Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Paracambi e Rio de Janeiro).

31º Torneio Leiteiro de Antônio Rocha supera expectativas e é sucesso de público

Barra Mansa

A 31ª edição do Torneio Leiteiro de Antônio Rocha foi realizada com sucesso em Barra Mansa, entre quinta-feira e domingo (06 a 09). O evento é tradicional no município e voltou a acontecer depois de três anos de pausa, por conta da pandemia da covid-19.

Durante os quatro dias de festividade, um grande público marcou presença para prestigiar o evento e assistir aos shows de artistas regionais e de um dos maiores ícones da música sertaneja do país, Sérgio Reis. Aproximadamente cinco mil pessoas estiveram presentes no Torneio Leiteiro, que teve realização da Prefeitura e envolveu diversas secretarias municipais, a Guarda Municipal e a Fundação Cultura.

O prefeito Rodrigo Drable, exaltou a grandiosidade do evento que trouxe de volta a diversão, a integração com o homem do campo e a valorização do produtor. “Depois de três anos, temos a alegria de fazer o maior torneio leiteiro de todos os tempos. Não é só o apoio ao setor produtivo do campo, mas também uma grande oportunidade de lazer, diversão e cultura para o nosso povo. Nós preparamos uma estrutura maior que a dos outros anos, com mais segurança e mais elementos de diversão, como o camarote. Enfim, a gente dedicou esforços para entregar uma programação como não foi feita antes”, destacou Rodrigo.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, parabenizou todos pelo saldo positivo do torneio e ressaltou que o trabalho foi desenvolvido com muito planejamento, o que trouxe êxito ao evento.

- Começamos a planejar com quarenta e cinco dias de antecedência e pudemos ver como foi bom. A presença de público foi extraordinária, mesmo com as baixas temperaturas. Os animais que foram ao torneio são todos de Barra Mansa, com padrão muito alto de qualidade, incluindo ge-

nética e produção, animais que são premiados nacionalmente. Agradeço o empenho do prefeito Rodrigo Drable, que se fez presente no evento. Tudo transcorreu perfeitamente. Parabenizo também o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que montou uma base dentro do distrito, e de todas as demais pastas do governo - frisou.

O cantor Sérgio Reis se apresentou na noite de sexta-feira, dia 07, diante de uma plateia repleta de fãs encantados e animados. Um dos nomes mais conhecidos e renomados da música sertaneja raiz, Sérgio Reis, elogiou toda a estrutura montada pelo município. “Quero agradar a esse povo porque estou encantado com o tamanho da festa. Barra Mansa está de parabéns”, revelou o cantor.

PREMIAÇÃO

Um dos pontos altos do torneio é a premiação dos produtores rurais e animais de maior destaque.

- Na categoria Novilha de 0 a 4 dentes, a vaca que levou em primeiro lugar foi “Ameixa” da proprietária A. Carolina Nóbrega. O animal teve uma produção total aproximada de 175 kg/leite e uma média de 58,645 kg/leite.

- A vaca com maior produção na categoria de ordenhas válidas foi “Mariá” de propriedade da criadora Jandira Alves de Souza. A produção geral foi de 235,720 kg/leite e uma média de 78,573 kg/leite.

- Na categoria Curraleiro até 30kg, o animal campeão foi a vaca

“Talia”, do proprietário Carlos Henrique. Ela produziu cerca de 88kg/leite e uma média de 29,508 kg/leite.

- Já na categoria Curraleiro

Livre, a vaca “Nirvana” foi a melhor com aproximados 197kg/ leite e média de cerca de 65kg/ leite. O animal também é de propriedade da criadora A. Carolina Nóbrega.

Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ

Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br

As apresentações foram dividias entre escolas municipais, públicas e projetos sociais, na categoria infantil e juvenil, além de clubes e academias, na categoria juvenil e adulto; e ainda os projetos sociais, na categoria adulto. As crianças, adolescentes, jovens e idosos deram um show no palco com coreografias de tirar o fôlego, acompanhadas de muita beleza, sincronia e talento.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, citou a importância do evento na criação de memórias afetivas aos participantes após um período de pandemia.

“O retorno do festival é um sonho, quero muito agradecer

ao governo Neto que apoia os projetos esportivos e sociais. Gerações de famílias se encontraram no evento que reuniu avós, mães, netas e filhas. Neste ano, tivemos a participação de mais de mil bailarinas e bailarinos de toda região e, com isso, superamos a expectativa de público. Aproximadamente seis mil pessoas, no total, passaram por aqui prestigiando o festival, entre familiares, amigos e pessoas que pararam despretensiosamente para assistir a tanta beleza e talento juntos no palco”, disse a secretária.

Entre os participantes estava Joice Teixeira, de 16 anos, que se apresentou pela primeira vez no Festival de Dança de Volta Redonda. Joice é do projeto ‘Dança e Magia’ de Barra Mansa, ela parabenizou o evento e a plateia pela energia durante a apresentação de balé clássico.

“Toda vez que me apresento é uma emoção diferente e aqui foi uma sensação ótima diante de uma plateia tão animada. Uma energia que me contagiou positivamente e me incentivou na apresentação de balé no palco”, disse Joyce, que estava acompanhada dos pais e da professora de dança Luiza Tavares.

A mãe de Joice, Ana Lúcia, citou a emoção de ver a filha se apresentando no palco, destacando o orgulho que sente por ela.

“Eu fico bem emocionada porque é uma maneira da minha filha se desenvolver enquanto dançaria, levando sua arte para tantas pessoas. Eu sinto a mesma emoção que ela sente quando se apresenta, tenho muito orgulho de seus passos”, comentou.

A professora do projeto Dança e Magia, Luiza Tavares, destacou que através do evento é possível que crianças, jovens e adultos

se expressem por meio da dança, da emoção no palco. “Acho muito importante para a região nós termos o Festival de Dança que é tão representativo. É através desse evento que as crianças, os jovens e adultos podem se expressar de outras maneiras. Eu trouxe uma variedade clássica de balé e as outras coreografias foram composições das alunas. É muito gratificante vê-las nesse caminho, além disso, a dança contribui com a disciplina e formação de caráter de uma vida”, ressaltou a professora.

12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Pinheiral debate assistência social como política pública garantidora de direitos

Pinheiral

O debate sobre o acesso aos serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social, serão os temas a serem debatidos nesta quinta-feira (13), na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social do município realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social através da Prefeitura de Pinheiral e da Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), O evento será realizado no Salão de Festa Stylo,

localizado na Rua Dr. José Farah, nº49, Centro, das 8h às 17 horas.

Os interessados em participar, podem preencher o formulário https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLSdUNJ-I61cj1JvgsdOPvOR0VtNDodUUapOBnvRVvDH9hbjzhw/ viewform, comparecer na Casa dos Conselhos, localizada na Rua José Tavares, 8, Centro, em frente a Capela Mortuária ou realizar a inscrição no dia do evento.

O tema abordado será: “A reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que que-

remos” e um dos principais objetivos é fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários.

Além disso, será debatido o acesso aos serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social.

A cidade realizou entre os dias 28 de junho e 4 e 5 de julho, as pré-Conferências nas unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros

Escritor Léo Vieira lança novo

Angra dos Reis

O escritor angrense, Léo Vieira, lança na quinta-feira (20), no Centro Cultural Theóphilo Massad em Angra dos Reis, sua mais nova obra: Visceral – Inquietações poéticas. O livro será publicado pela Lema Edições. O evento acontece às 19 horas.

Léo é poeta, quadrinista e editor de livros. Sua publicação foi premiada em Edital Público de Artes Visuais promovido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis através de Recursos do Fundo Municipal de Cultura. Neste livro, Léo

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira

Editor Internacional: Silas Avila Jr.

Diretor Geral: Marcello Gil

Redação: redacao@diariodovale.com.br

Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br

Comercial: comercial@diariodovale.com.br

Vieira destila criatividade de um modo despudorado e irreverente em seus versos, apresentando um recorte gráfico e literário de prosas, poemas e escritos de sua autoria. O livro conta com um conjunto de Poemas Visuais, onde a poesia se expressa com efeitos gráficos na formação de imagens subjetivas compostas a partir de um formato mais emotivo e intuitivo de criar. São obras escritas como meio de expressar sentimentos fortes, emoções intensas e experiências pessoais profundas, na proposição reflexiva da inquietude criativa do artista.

Cruzeiro, Parque Maíra e Centro. Para a secretária da pasta, Patrícia Rivello, o evento é muito importante para garantir a autonomia e o protagonismo dos usuários do Suas, a fim de que estes possam contribuir para o aprimoramento do sistema.

“Ressalto que a conferência é de grande importância para a avaliação, deliberação, construção de políticas e elaboração de novas diretrizes na área da Assistência Social, promovendo a participação cidadã e o exercício do controle social”. destacou a secretária.

livro dia 20

Segundo o editor Jorge Ventura, amigo e parceiro de profissão, o livro “Visceral é uma obra única: São versos livres, diretos, secos, sem rodeios e repletos de dardos com alvo certo: a hipocrisia humana. Léo Vieira se utiliza da ambiência naturalista para construir um centro urbano sujo e decadente, que serve de cenário para o modus vivendi do seu personagem central imaginário, alter ego ou eu lírico”.

© Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.

Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2  TERÇA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2023 GERAL
Medida tem a finalidade de evitar que antigos débitos sejam cobrados indevidamente aos novos moradores ou locatários de imóveis
Foto: Cris Oliveira - Secom/PMVR
1,2 mil bailarinas e bailarinos de seis cidades do estado do Rio de Janeiro participaram do evento
Divulgação
Foto:
Livro será publicado pela Lema Edições, em evento que acontece às 19 horas do dia 20

Barbas de molho

Em ano de El Niño, os prefeitos já começam a se preocupar com os danos causados pelas tempestades de verão, que são mais intensas quando esse fenômeno ocorre.



Reunidos na 2ª edição do evento Reflexões sobre o futuro das cidades, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Niterói, no Rio de Janeiro, eles encaminharam carta ao governo federal com pedido de recursos para a prevenção e gestão de desastres naturais em suas cidades.



No encontro, também foram definidas ações prioritárias a serem adotadas pelo governo federal nas cidades atingidas.



As discussões se concentraram na prevenção e gestão de desastres, que todos os anos causam consequências sociais e econômicas devastadoras aos municípios atingidos.



O tema é acompanhado pela Comissão Permanente da FNP de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (Casd).

ABERTURA

Na abertura do evento, o prefeito de Niterói, Axel Grael, também vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da frente, destacou a necessidade de “aproximar experiências das defesas civis, de políticas públicas de resiliência, e pensar em formas de ter uma atuação solidária em situações de catástrofes climáticas”.

TRAGÉDIA

Grael também compartilhou a experiência de Niterói a partir da tragédia do Morro do Bumba, em 2010, cujo deslizamento resultou em 200 mortes.

CARTA

A carta com as diretrizes para a estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastre das cidades brasileiras foi entregue ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano.

PACTO

O documento deverá ser norteador para pactuação dos municípios com o governo federal e elenca medidas para instituir uma política nacional de prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres e das mudanças climáticas.

DEMANDA

Ceciliano disse que levará a demanda para incluir no Plano Plurianual (PPA), documento previsto na Constituição, que deve ser elaborado a cada quatro anos para a definição de metas, diretrizes e programas de governo: “A Defesa Civil precisa de recursos para a prevenção. Muitas vezes, ela acaba agindo na interdição. Precisamos aportar mais recursos no orçamento para prevenção da Defesa Civil dos municípios”, ressaltou André Ceciliano.

MAIS PRAZO I

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional a Medida Provisória 1179/23, que estende o prazo para os municípios elaborarem seus Planos de Mobilidade Urbana. A MP foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (7).

MAIS PRAZO II

Para cidades com mais de 250 mil habitantes, o novo prazo será 12 de abril de 2024 e, para municípios com até 250 mil habitantes, 12 de abril de 2025.

MAIS PRAZO III

A MP altera a Lei 12.587/12, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana, e hoje

prevê prazo de 12 de abril de 2022 para os municípios com mais de 250 mil habitantes elaborarem o plano, e 12 de abril de 2023 para aqueles com até 250 mil habitantes.

PLANEJAMENTO

O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento fundamental para a efetivação da política nacional. Os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar e a aprovar planos de mobilidade, considerando serviços de transporte público, circulação viária, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, bem como a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária, entre outras diretrizes.

SITUAÇÃO

Dados do Ministério das Cidades, pasta responsável pela política nacional, apontam que a maioria das cidades com até 250 mil habitantes ainda não possui o plano municipal elaborado e aprovado, e alguns municípios com mais de 250 mil habitantes também não concluíram o documento.

TRAMITAÇÃO

A MP será analisada por uma comissão mista antes de seguir para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

AUTISTAS

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado estadual Alan Lopes (PL) defende que o governo estadual destine 2% do valor investido em publicidade para a realização de propagandas relacionadas a inclusão social e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Pessoa com Deficiência. A proposta foi formalizada através do Projeto de Lei 1234/2023.

INCLUSÃO

A intenção é alterar a Lei 3852/2020, que dispõe sobre a publicidade oficial do Estado do Rio de Janeiro, para estimular a inclusão social e a conscientização sobre os temas relacionados às pessoas contempladas como beneficiárias do projeto de lei.

JUSTIFICA

“Essa mudança na lei é importante e relevante para fomentar a inclusão social e o maior conhecimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Síndrome de Down e as condições da pessoa com deficiência. É dever do Estado contribuir para maior respeito e acolhimento”, afirma o deputado estadual Alan Lopes.

Mauro Campos declara intenção de disputar

prefeitura de VR pelo

PL

Novo presidente da legenda recebeu apoio de lideranças nacionais do partido durante inauguração da nova sede e Encontro Conservador

O presidente do diretório do PL em Volta Redonda, Mauro Campos, informou que seu nome está à disposição do partido para disputar a prefeitura de Volta Redonda na eleição do ano que vem. A informação foi dada por ele durante a inauguração da nova sede partido, no Aterrado, nesta segunda-feira (10). Campos destacou que Volta Redonda precisa dar um tratamento melhor às empresas, tanto para atraí-las quanto para mantê-las na cidade.

— Sou um soldado do partido. Tenho planos de concorrer à prefeitura e, se precisar, coloco meu nome à disposição — disse Mauro, acrescentando que é preciso “encarar o desafio de reverter o processo que se en-

contra em Volta Redonda”.

O possível pré-candidato a prefeito disse também que, caso vá realmente para a disputa da prefeitura e consiga ser eleito, vai se dedicar exclusivamente ao mandato, deixando sua empresa sob os cuidados de seus filhos.

Sobre a questão do desenvolvimento econômico da cidade, Mauro afirmou que municípios vizinhos estão avançando mais rápido do que Volta Redonda, e que a cidade precisa “tratar melhor” as empresas: — Não basta estender tapete vermelho para a empresa quando ela está vindo. O tratamento tem que ser bom depois da chegada e também para quem já está na cidade — afirmou Mauro.

Sobre a CSN, maior em -

presa da cidade e da região, Mauro afirmou que defende um tratamento igualitário para ela: “A CSN tem que ser tratada como qualquer empresa, respeitando o seu tamanho, sem dar privilégios ou fazer exigências exageradas. É tratar de acordo com a lei”, disse.

CONVIDADOS

A inauguração contou com as presenças de lideranças nacionais como o senador Carlos Portinho, os deputados federais General Eduardo Pazuello, Altineu Cortes e Alexandre Ramagem e o deputado estadual Anderson Moraes. O senado Flávio Bolsonaro compareceu ao 2º Encontro Conservador do Sul Fluminense, que foi realiza-

do após a inauguração. Sobre os planos do partido, o deputado estadual Anderson Moraes afirmou que a intenção é crescer em 2024, ampliando o número de prefeituras de mil para 1,4 mil, e conquistando 20% das cadeiras de vereador no país. O senador Carlos Portinho acrescentou que o PL tem sorte de poder contar com Mauro Campos na presidência. O deputado federal General Pazuello destacou que é importante destacar as ideias da direita, liberal na economia e conservadora nos costumes: “Precisamos fazer um trabalho para que as pessoas que simpatizam com as ideias da direita encontrem no PL o sentimento de pertencimento”, afirmou.

Preço da passagem de ônibus entre Volta Redonda e Amparo sofre redução

Deputado agradeceu ao Detro

que atendeu o pedido para garantir o valor de R$ 5,70 através de fiscalização Foto:

Sul Fluminense

O Detro reduziu neste fim de semana o preço da passagem de ônibus entre município de Volta Redonda e Nossa Senhora do Amparo, distrito de Barra Mansa, de R$ 6,35 para R$ 5,70.

A informação é do deputado estadual Jari Oliveira (PSB), que teve conhecimento do reajuste, no final do último mês de maio. Jari enviou ofício ao Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) solicitando a correção da tarifa da seção Volta Redonda – Amparo.

“Finalmente, posso comemorar esta vitória para a população que utiliza o transporte público entre Volta Redonda e Amparo. Logo que enviei o ofício ao Detro, no dia 1º de junho, o órgão acatou a nossa solicitação, fixando o valor de R$ 5,70, mas não

houve redução de fato na tarifa. Desde então, estou em contato com o Detro para que ampliasse a fiscalização e multasse a empresa que descumpriu o valor estabelecido em portaria”, contou Jari, afirmando que vai seguir lutando por um transporte público de qualidade, com preço justo, para população do Sul Fluminense. No início do mês de maio o deputado esteve na sede do Detro para fiscalizar o acesso gratuito de idosos nos ônibus intermunicipais, em cumprimento à lei do Estatuto do Idoso, que permite que passageiros acima de 65 anos acessem os ônibus apenas com o RG.

Na mesma ocasião, o deputado reforçou a necessidade de melhorias em todo sistema de transporte coletivo no Sul Fluminense. Segundo o deputado, a redução no número de veículos,

Jari verifica redução no preço cobrado por passagem entre Barra Mansa e Amparo os atrasos nos horários e ônibus em más condições de uso são as principais queixas dos passageiros.

“Tenho tido boa receptividade

da equipe do Detro e penso que as fiscalizações constantes são o primeiro passo para melhorar o serviço”, falou Jari.

Volta Redonda

A implantação do Projeto Café do Trabalhador, no bairro Retiro, em Volta Redonda, volta a mesa de discussão. Em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado Rio de Janeiro, o vereador Hálison Vitorino, voltou a reforçar a importância do projeto.

A proposta, segundo o verea-

dor, já tem o aval da responsável pela pasta, a secretária Rosangela Gomes, o prefeito Neto e o deputado estadual Munir Neto. Segundo o vereador, é consenso dos representantes do Executivo e Legislativo Municipal a importância de se ampliar o Projeto Café do Trabalhador para o Retiro. Volta Redonda, que já possui uma unidade do projeto na Vila Santa Cecília, poderá ser benefi-

ciada com mais uma unidade pelo fato do bairro Retiro ser um local de grande concentração de trabalhadores da cidade. - O Café do Trabalhador é um projeto de grande importância para o bem estar daqueles que movimentam a nossa economia. Um café reforçado, nos ajuda a começar o dia mais animados e sabemos que muitos trabalhadores e trabalhadoras saem de

casa sem essa refeição de extrema importância para começar o diaressaltou o vereador. Com a implantação do projeto, o trabalhador terá acesso a um café (ou café com leite), pão com manteiga e fruta. O local para a implantação do projeto já foi escolhido e está sendo alinhado junto com o prefeito Neto e o deputado Munir Neto.

 3 TERÇA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2023 POLÍTICA MOSAICO
Volta Redonda
Foto: Diário do Vale
Mauro Campos discursa durante inauguração da sede do PL
Divulgação
Após apoio de Neto e Munir, vereador pede “Café do Trabalhador” no Retiro

Polícia encontra corpo carbonizado e com as mãos

amarradas

A 89ª Delegacia de Polícia vai investigar o caso

Resende Até o fechamento desta edição, não havia sido identificado o corpo carbonizado encontrado por agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) nesta segunda-feira (10), na Rua João Duiziti, bairro Vila Verde. O cadáver, de um homem, apresentava marcas de tiros e estava com as mãos amarradas. Os policiais chegaram ao local através de

GAT apreende 60 kg de maconha em Barra do Piraí

Barra do Piraí

Agentes do Grupo de Ações

uma denúncia dando conta do corpo em área de pasto. No local, policiais encontraram cápsulas deflagradas de munição 9 mm. A perícia da Polícia Civil esteve na cena do crime. O caso foi registrado na 89ª Delegacia de Polícia (DP), que dará seguimento às investigações.

Corpo foi encontrado parcialmente carbonizado em uma área de pasto

Foto: Polícia Militar

Empresário de artistas é preso em Bocaina de Minas por suspeita de extorsão e agiotagem

Ele e sua esposa estavam em hotel fazenda, próximo a Visconde Mauá, Resende, quando foram localizados

Resende

Uma ação conjunta prendeu neste domingo (9) o principal alvo da ‘Operação Opulência 2’, em um hotel fazenda em Bocaina de Minas (MG), próximo a Visconde de Mauá (RJ).

Ele, que é empresário do ramo artístico, foi encontrado com sua esposa. A operação contou com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Ministério Público de Minas Gerais (MG). De acordo com o GAECO, além de gerenciar as operações de uma organização criminosa

responsável por crimes como extorsão e agiotagem, o suspeito era CEO de um escritório que agencia grandes artistas brasileiros. O homem estava sendo monitorado desde o dia 28 de junho, quando o MPRS deflagrou a ‘Operação Opulência 2’. Após troca de informações com a CSI/ MPRJ, agentes de Minas e do Rio foram deslocados e fizeram a prisão dos dois em um hotel fazenda na cidade de Bocaina de Minas, perto da divisa entre RJ e MG. Ao todo, oito pessoas foram presas desde 28 de junho – entre elas, dois policiais militares que faziam a segurança da organização criminosa.

As investigações do GAECO/ MPRS apontam que o homem preso neste domingo é o gerente operacional da organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e que dominava o comércio de

botijões de gás em Rio Grande, inclusive, intimidando pequenos comerciantes e os obrigando a comprarem gás da facção e a praticarem preços tabelados sob

pena de terem seus veículos depredados e suas vidas ameaçadas. Alguns empresários do ramo tiveram de abandonar seus comércios por medo.

Vítimas de violência terão acesso a atendimento psicológico na Deam, em Volta Redonda

Volta Redonda

A prefeitura cedeu à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) uma psicóloga para auxiliar vítimas de violência doméstica e familiar a superar os traumas, garantindo que tenham acolhimento humanizado e sejam encaminhadas para a rede de apoio com os serviços integrados. A profissional é do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), órgão de prestação de serviços públicos da Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH).

O serviço, batizado de ‘Ceam na Deam’, é fruto de uma parceria

entre o município e o Governo do Estado e teve início no mês passado. Um posto de atendimento da Secretaria de Direitos Humanos foi aberto em uma sala da unidade policial, cedida pela delegada titular da Deam, Juliana de Almeida.

A PSICÓLOGA

Quem vem atuando na Deam é a psicóloga Marcella Gonçalves do Carmo. Ela destaca que tem esclarecido dúvidas e feito o acolhimento das mulheres, que se apresentam em estado de grande vulnerabilidade. “Normalmente elas querem desabafar, serem ouvidas, falar de seus problemas, da

violência sofrida. Estamos aqui para acolher, orientar e encaminhar para que elas tenham o atendimento que precisam e possam se superar.

As mulheres, sabendo que estamos com a parte social, jurídica e assistencial para atendê-las, vão se sentir mais tranquilas, mais seguras e confiantes”, afirma Marcella.

A secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, reforça que dados de violência mostram aumento nos casos em Volta Redonda, reproduzindo o cenário nacional.

“Diante disto, torna-se indispensável a atuação dos organismos de proteção, defesa e prevenção da violência doméstica e de gênero

Táticas (GAT) do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam 60 kg de maconha nesta segunda-feira (10). A droga estava escondida em uma casa

Barra do Piraí

O delegado titular da 88ª Delegacia de Polícia (BP) , Antônio Furtado, confirmou nesta segunda-feira (10) a prisão de um homem, de 39 anos, suspeito de tráfico de drogas. Segundo o delegado, ele pode estar envolvido no homicídio registrado no domingo (9), no distrito de Vargem Alegre. Ele foi localizado por agentes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) poucas horas após o crime, em sua casa, também em Vargem Alegre.

No local, foram encontrados 500 pinos de cocaína e sacolés de maconha. Outras três pessoas, que também estavam na residência no momento da chegada da PM, foram conduzidas à delegacia. No entanto, apenas o dono do imóvel permaneceu preso. Furtado esclareceu que, embora a motivação da prisão do suspeito tenha sido o crime de tráfico de drogas a investigação vai apurar seu envolvimento no homicídio, em paralelo.

O HOMICÍDIO

A vítima, de 36 anos, foi morta a tiros em um campo de futebol depois de assaltar pela segunda vez, em menos de duas semanas, um estabelecimento comercial em Vargem Alegre. O homem teria cometido os roubos, flagrados por câmeras de segurança, para quitar dívidas de drogas. O corpo foi encontrado por mo-

no bairro Lagoa Azul, onde os policiais encontraram também um saco com grande quantidade de maconha picada. O material foi levado para a 88ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado.

Miguel Pereira

O pequeno Abner completou sete aos de idade no sábado (8), e os agentes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram convidados para a festinha de

aniversário. O menino, que é morador do distrito de Governador Portela, ficou super feliz com a presença dos policiais, pois é um fã da PM. A foto é um registro da família.

contra a mulher, num trabalho em rede que vem sendo compartilhado também com outros municípios a partir da assinatura de um termo de cooperação técnica”, comenta Glória Amorim.

O chefe de Serviços Operacionais da Deam-VR, o policial civil Jeferson Medeiros, considera positiva a parceria para assistências às vítimas de violência doméstica. “É muito boa essa integração, porque uma profissional de psicologia vai nos ajudar muito a acalmar e tranquilizar essas vítimas de violência que virão nos procurar, para que possamos desenvolver um trabalho à altura da proteção que as mulheres precisam”, concluiu.

Coordenados pelo delegado titular Luiz Jorge Rodrigues, policiais da 93ª Delegacia de Polícia (DP) cumpriram mandado de prisão, nesta segunda-feira (10), contra um homem condenado a 25 anos e oito meses de prisão. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi condenado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, ambos os crimes cometidos em 2015, no bairro Três Poços.

Ele matou um homem e feriu outro a facadas durante uma briga. De acordo com investigações da época, o preso estava em um bar com outras pessoas e começou uma discussão quando uma das vítimas afirmou ser da comunidade de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro.

radores e apresentava sinais de violência. A suspeita é de que a vítima tenha sido espancada antes de ser atingida por disparos. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas o homem já estava sem vida. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Volta Redonda. De acordo com Antônio Furtado, a vítima possuía anotações criminais por posse ilegal de arma de fogo e ameaça. “A semana já começa com uma missão importante: esclarecer esse homicídio. Estamos ouvindo testemunhas e apurando todos os detalhes para identificar os envolvidos, pois já sabemos que as agressões, antes da vítima ser morta a tiros, foram cometidas por mais de uma pessoa. Nossa expectativa é de que, em breve, esse caso seja elucidado. Como delegado, sou testemunha das consequências das drogas e do envolvimento de viciados com a criminalidade. Enquanto os traficantes continuam lucrando, o vício leva o drogado à prática de furtos e roubos e, muitas vezes, a uma morte violenta. O tribunal do tráfico não perdoa. Um traficante já foi preso pela PM e é apontado como suspeito deste homicídio. Não vamos tolerar estes crimes, nem assistir de braços cruzados”, prometeu Furtado.

Homem foi preso por homicídio qualificado e tentativa de homicídio

4  TERÇA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2023 POLÍCIA EXTRATO
CONTRATANTE: CONTRATADA:  CNPJ:  OBJETO:    VALOR GLOBAL:
 ORIGEM:   PARATY, 07 DE JULHO DE 2023    
DE CONTRATO Nº 027/2023

Operação contou com o auxílio do Ministério Público do Rio Grande do Sul
Suspeito de tráfico de drogas pode ter envolvimento em homicídio em Vargem Alegre
Foto: Divulgação Polícia Civil
Condenado por homicídio qualificado é preso em Volta Redonda
Menino realiza sonho de ter a PM em sua festa de aniversário

Voltaço nem dá ‘Confiança’ e vence fora de casa

Time foi até Aracaju e bateu o Confiança na Arena Batistão

Aracaju, Sergipe

O Voltaço nem deu ‘Confiança’ ao adversário, a torcida e ao fato de jogar fora de casa e bateu o time de Aracaju, em Sergipe, na noite desta segunda-feira (10), por 1 a 0. O jogo foi válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Com a vitória, o Voltaço entra no G4 com 19 pontos, ficando apenas cinco pontos do Amazonas, líder. Já o Confiança, está em 10° lugar com 16 pontos.

O gol da vitória foi marcado por Ítalo Carvalho, aos 27 minutos do segundo tempo, num contra-ataque veloz do time da Cidade do Aço. O Volta Redonda aproveitou a superioridade numérica e marcou após a bola sobrar na

área depois de um chute de Luizinho. Ítalo não perdoou e marcou. O Volta Redonda teve mais domínio da posse de bola e fez uma grande partida.

O próximo jogo do Volta Redonda é contra o líder do campeonato, num jogo considerado de seis pontos. Se vencer o Amazonas, o Voltaço diminui a distância para apenas dois pontos.

O Volta Redonda FC vai querer o apoio da torcida que será fundamental para ajudar a garantir a vitória na próxima segunda-feira (17), às 20hs, em jogo válido pela 13ª rodada.

Voltaço foi até Aracaju e bateu o Confiança por 1 a 0. Time entra no G4

PA e Dudu são vice-campeões

no Paulista de Kart

Pilotos de Barra Mansa e Volta Redonda fazem bonito na pista de Guaratinguetá

Guaratinguetá, SP

O piloto barramansense Eduardo Martini Mota, o Dudu, o e o volta-redondense Pedro Arthur Bastos, conhecido como PA, deram um show de pilotagem durante a primeira etapa do Campeonato Paulistinha de Kart, realizada no sábado (08), em Guaratinguetá. Eles correram nas categorias Mirim e Cadete. Embora as duas categorias corram juntas no mesmo grid, devido às especificações idênticas de motor e peso dos karts, os pilotos pontuam separadamente em cada categoria destinadas a crianças de 7 a 11 anos.

Dudu, como é mais conhecido em Barra Mansa, tem apenas 8 anos, fez sua estreia no Paulistinha de Kart, e está se recuperando ainda de uma forte gripe. Ele treinou apenas uma vez na pista este ano.

Na primeira bateria, ele estava na segunda posição na Mirim e se aproximava do líder, mas perdeu rendimento faltando pouco para o

fim, sendo ultrapassado na última volta e terminando em terceiro na Mirim e quinto na geral. Na segunda bateria, o piloto entrou mais concentrado e determinado, lutando pelas primeiras posições e terminando em primeiro na categoria Mirim e terceiro na classificação geral.

Com os resultados das duas corridas, sua classificação lhe rendeu o vice-campeonato na categoria Mirim nesta etapa. Dudu afirmou sua alegria em correr novamente na pista de Guaratinguetá, que segundo ele, dá para acelerar bastante porque a pista tem retas longas.

Pedro Arthur venceu primeira corrida

Na categoria Cadete, o vice-campeonato da primeira etapa de Guaratinguetá também veio para nossa região. O piloto Pedro Arthur Bastos, morador de Volta Redonda, de 10 anos, mostrou ótimo desempenho ao vencer a primeira corrida e depois enfrentou um grande desafio na segunda bateria, disputando intensamente a liderança, que foi perdida quando sofreu um toque que prejudicou o equilíbrio de seu kart, mesmo assim conseguiu cruzar a linha de chegada em segundo lugar na segunda corrida, faturando assim o segundo lugar no pódio. Conhecido como PA, ele declarou que “foi uma

experiência emocionante e desafiadora correr em Guaratinguetá pela primeira vez. Fiquei extremamente feliz com o meu desempenho na pista”. Os jovens pilotos da região sul fluminense têm como próximos desafios à segunda etapa

do Paulistinha de Kart em Guaratinguetá, no dia 12 de agosto, e em seguida a quinta etapa do Campeonato Carioca de Kart, marcada para o dia 26 de agosto, em Guapimirim, cidade da região serrada do Estado do Rio de Janeiro.

TEMPORADA DE INVERNO 2023

Penedo recebe 1º Festival do Torresmo, no Centro de Eventos

Itatiaia

O Centro de Eventos de Penedo receberá mais um grande evento de gastronomia, nos dias 13 a 16 de julho: o 1º Festival de Torresmo, que promete movimentar o turismo local. O Festival, com entrada gratuita, conta com o apoio da Prefeitura de Itatiaia, por meio da Superintendência de Eventos e reunirá moradores e turistas no espaço projetado pela Prefeitura para dar mais estrutura e oferecer acesso mais fácil aos visitantes.

Resende FC troca comando técnico nas categorias de base

Sul Fluminense

As categorias de base do Resende FC terão mudanças nos comandos técnicos para este segundo semestre de 2023. João Paulo Natividade, que já foi treinador do sub-15 e comandava o sub-12 do Gigante do Vale desde o início de 2022 , assumirá agora o sub-13 alvinegro. Para o seu lugar, foi contratado o técnico Leandro Cruz, ex-jogador de futebol. Já o treinador Cayo Victor, que comandava o sub-13, é o novo treinador da categoria sub-14. Hugo Machado, gerente de futebol das categorias de base do clube, falou sobre as mudanças na

base alvinegra.

- Todas as mudanças convergem no planejamento que buscamos na formação dos nossos atletas. As tomadas de decisão são sempre muito bem pensadas. Nosso quadro de treinadores é muito forte e isso, com certeza, é primordial para formarmos cada vez mais talentos para o Resende. Há constante atualização na metodologia e muita sintonia entre os treinadores e coordenador técnico da base, Carlos Leiria –ressaltou Machado.

Neste segundo semestre de 2023, a base do Resende irá disputar a Taça Edilson Silva, no sub-11

e 12; a Série Ouro do Campeonato Metropolitano, no sub-13 e 14; e a 1° divisão do Campeonato Carioca, no sub-15 e 17. O quadro de técnicos das categorias de base do Resende é formado por:

Resende Futsal (sub-9, 11 e 13): Cláudio Rafael

Sub-11 – Marcos Vinicius

Sub-12 – Leandro Cruz

Sub-13 – João Paulo Natividade

Sub-14 – Cayo Victor

Sub-15 – Rafael Sismeiro

Sub-17 – Adilson Machado

Sub-20 – Carlos Leiria

- O evento tem a proposta de ser um ambiente para toda a família, com atrações para todos os públicos, gastronomia variada, música boa e atrações infantis. Tudo isso em um espaço com estrutura e de acesso mais fácil, logo na entrada de Penedo – afirma o Superintendente de Eventos, Tarcísio Aragão.

A feira gastronômica terá o torresmo em suas diversas versões, incluindo o famoso torresmo de rolo. Com um cardápio amplo, conta ainda com porco no rolete, feijão tropeiro, costela fogo

de chão, baião de dois, hambúrguer artesanal, churros, cerveja artesanal, entre outras diversas opções.

De acordo com a organização, o evento é pet friendly (recebe pets). Durante toda programação, o palco do evento receberá shows variados, com estilos como rock, roda de samba e sertanejo. Também haverá atrações para as crianças. A realização é da Sunset Produções e Eventos, com produção da Comedoria na Praça e apoio da prefeitura de Itatiaia.

8  TERÇA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2023 ESPORTE
Foto: Divulgação Foto: Divulgação Eduardo Martini Mota, o Dudu, durante a corrida Pedro Arthur Bastos, o PA, disputando a prova em Guaratinguetá
Foto: Neto Ferreira ADC

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.