Segunda-feira, 10 de julho de 2023 | Ano 31 • Edição 10186
Resende empata com a Portuguesa em casa
O empate sem gols com a Portuguesa (RJ) em partida disputada no Estádio do Trabalhador, em Resende, pela série D do Brasileirão, deixou o Resende na quinta posição de seu grupo na competição, a quatro pontos do G-4. Os próximos adversários são o Macaé, quarta-feira, dia 12, às 15h, no estádio do Trabalhador, em Resende, pela séria A2 do estadual, e o Democrata de Governador Valadares, em Minas, no dia 17, pela série D do Brasileirão.
Voltaço vai a Sergipe encarar o Confiança

O Volta Redonda joga hoje contra Confiança-SE, às 20h, no Arena Batistão, em Aracaju pela série C do Campeonato Brasileiro (12ª rodada).
Tricolor supera o Colorado e vai ao G-4
Com uma vitória de 2 a 0 sobre o Internacional, na tarde desse domingo, no Maracanã, o Fluminense voltou ao G4 do Brasileirão.
Vasco perde mais uma e segue na zona de rebaixamento
O Vasco da Gama perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0, anteontem, em São Januário. O gol cruzeirense foi com um gol de Machado, aos 48 minutos do primeiro tempo, na cobrança de uma falta.
Flamengo é vicelíder após empatar com o Palmeiras ESPORTES | Página 6
‘Rua de Compras’ lota ruas do Retiro
Evento atraiu o público com produtos em promoção, ações sociais, de saúde, lazer, cultura e gastronomia
Durante reunião do Conselho Empresarial de Indústria Criativa da Firjan, o deputado estadual Munir Neto (PSD) propôs que que Volta Redonda sejaa cidade sede de um programa piloto de qualificação profissional, preservação da memória do cinema brasileiro e interiorização do audiovisual. O parlamentar fez a sugestão quando apresentou o plano de ação da Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Estado do Rio, da qual é presidente.
POLÍTICA | Página 3
Equipes de VR estão na etapa nacional da competição de robótica
Volta Redonda sediou o Fira Rio, tradicional torneio de robótica que reúne alunos da rede pública e privada e não ficou apenas no papel de anfitriã. Várias equipes da cidade se classificaram para a disputa da etapa nacional, que está marcada para em novembro, em Juazeiro do Norte (CE).
CIDADES | Página 5
VOLTA REDONDA
Munir propõe que cidade sedie programa de preservação da memória do cinema
CORPO DE HOMEM ENCONTRADO EM CAMPO DE FUTEBOL SERÁ
INVESTIGADO

POLÍCIA | Página 4
BR – 393: CARRO CAPOTA EM BARRA DO PIRAÍ
POLÍCIA | Página 4
ITATIAIA: FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO EM
POSTO FISCAL
O Retiro recebeu neste ontem a quarta edição do projeto “Rua de Compras” em 2023, em Volta Redonda. O evento ocorreu na Avenida Sávio Gamae teve promoções oferecidas pelos lojistas, atrações culturais, de lazer e os serviços disponíveis gratuitamente como a tradicional

Feira de Artesanato, exposição de motos e carros antigos, praça de alimentação com foodtrucks, brinquedos grátis para a criançada e atendimentos em saúde com aferições de pressão arterial e de HGT, além de orientações para o combate à dengue.
POLÍTICA | Página 3
Girolando JV é a grande campeã do torneio leiteiro de Antônio Rocha

A Fazenda Girolando JV, destaque nacional na produção leiteira, venceu em três categorias do torneio leiteiro realizado em Antônio Rocha, em Barra Mansa. O torneio encerrou neste do -
mingo (9), com a participação de diversos produtores rurais que fizeram do torneio uma grande confraternização entre os produtores da cidade.
CIDADES | Página 5
Inteligências Artificiais conversam com humanos na ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma sessão em que robôs foram convidados a compartilhar suas perspectivas sobre o futuro da inteligência artificial. A conferência reuniu mais de 3 mil experts da área para tentar aproveitar o poder dos humanoides com as
tecnologias mais avançadas de Inteligência Artificial para apresentar uma série de novas tecnologias, incluindo uma variedade de robôs capazes de lidar com tudo, desde cuidados de saúde até música rock.
CIDADES | Página 5
PM APREENDE ANOTAÇÕES DE VENDA DE DROGAS COM PIX EM PARATY
POLÍCIA | Página 4
POLÍCIA | Página 4
Retiro recebe quarta edição do ‘Rua
de Compras’ em 2023
Durante todo o domingo, evento reuniu ações sociais, de saúde, lazer, cultura e gastronomia
Fotos: Geraldo Gonçalves/ PMVR
Volta Redonda
Um dos principais centros comerciais de Volta Redonda, o Retiro, abrigou neste domingo (9), a quarta edição do projeto “Rua de Compras” em 2023, em Volta Redonda. A principal rua do centro comercial, a Avenida Sávio Gama, atraiu famílias que, além de aproveitar as promoções oferecidas pelos lojistas, puderam conferir as atrações culturais, de lazer e os serviços disponíveis gratuitamente como a tradicional Feira de Artesanato, exposição de motos e carros antigos, praça de alimentação com foodtrucks, brinquedos grátis para a criançada e atendimentos em saúde com aferições de pressão arterial e de HGT, além de orientações para o combate à dengue.
Durante todo o dia a equipe da CoordJuv (Coordenadoria Municipal da Juventude) auxiliou na elaboração de currículos, preenchimento de ficha para
o Programa Jovem Aprendiz, criação de e-mail profissional e Linkedin (rede social profissional, onde empresas conseguem buscar candidatos ideais para suas vagas), emissão de carteira de trabalho e divulgação de cursos de capacitação e de qualificação gratuitos.
A Banda e o Coral Municipal de Volta Redonda abriram a programação cultural com músicas de sucessos nacionais e internacionais e fez com que as pessoas parassem para assistir à apresentação.
“Eu adoro ver a apresentação deles. Sou apaixonada por música e ouvir eles cantando e tocando alegrou meu dia. Vou começar a semana em paz depois dessa apresentação”, disse a dona de casa Maria de Lourdes Fonseca.
O assessor especial da prefeitura de Volta Redonda, Rogério Loureiro, destacou que o “Rua de Compras” já se tornou tradicional na cidade e impulsiona o comér-
cio local.
“Esse projeto serve ainda como inspiração para outras cidades da região. Ele movimenta a economia da cidade e garante um dia agradável de compras e lazer para a população”, comentou.
As secretarias de Saúde (SMS), Esporte e Lazer (Smel), além da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), Coordjuv e Guarda Municipal, participam da atividade. O evento contou ainda com uma barraca do Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) com arrecadação de alimentos.
CALENDÁRIO
A próxima edição do “Rua de Compras” será em agosto, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro; e encerrando o calendário, o bairro Aterrado receberá a o evento no mês de outubro.


População comparece ao Retiro para o ‘Rua de Compras’
Equipes de Volta Redonda garantem vaga na etapa nacional da competição de robótica
Volta Redonda
Competições de robótica agitaram o final de semana em Volta Redonda. Oitenta equipes de todo o estado disputaram o Fira Rio, tradicional torneio que reúne alunos da rede pública e privada, que aconteceu nessa sexta-feira e sábado (7 e 8), no Shopping Park Sul. Foi a primeira vez que a competição aconteceu em Volta Redonda, reunindo mais de 2.500 pessoas nos dois dias. A etapa classificou 29 equipes para a disputa da fase nacional, que acontecerá em novembro, em Juazeiro do Norte (CE). Entre os que garantiram a vaga estão alunos de Volta Redonda.

O secretário de Educação, Sérgio Sodré, ressaltou a importância de eventos como este para os alunos e da robótica como modelo de ensino nas escolas de Volta Redonda.
Volta Redonda
Seis alunos da rede pública de ensino de Volta Redonda receberam nesta semana no teatro Mário Lago, na cidade do Rio de Janeiro, as suas medalhas de bronze conquistadas na 17º

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) - maior olimpíada científica do país, realizada no ano passado pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além dos estudantes, três professores e uma escola da rede municipal também foram premiados durante a cerimônia. Representando a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), foram premiados os alunos Jean Pierry Binhote Medeiros Rodrigues, do Colégio José Botelho de Athayde; Kauã dos Reis Fernandes, Colégio Getúlio Vargas; e Yasmin Braga de Oliveira Paiva, Colégio Profª Themis de A. Vieira.
“A Fevre fica muito gratificada em ter alunos e professores recebendo premiação na 17ª OBMEP. Isso demonstra que nosso corpo docente e discente está interessado em participar de desafios, o que estimula o processo ensino aprendizagem”, destacou o presi-
dente da Fevre, Caio Teixeira. Também receberam medalhas os estudantes da Secretaria Municipal da Educação (SME)
Cauã César Quintanilha, da Escola Municipal Tocantis; Lucas Gabriel Duarte Sales De Souza, Escola Municipal Paulo VI; e Arthur Rocha Fonseca Tavares, da Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu.
“A Educação de Volta Redonda está se reestruturando e recebendo grandes investimentos em todas as áreas, desde estrutura, material, tecnologia e até merenda, para que cada vez mais alunos se destaquem em competições nacionais, mostrando a força do nosso ensino. Todos os alunos e professores estão de parabéns pela premiação, que mostra que temos grandes talentos em nossa cidade”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré. Também foram premiados durante a cerimônia os professores da SME, Aline Guimarães, da Escola Municipal Tocantis, e Robert Rene, da Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu; e da Fevre, Larissa Macoully, do Colégio Getúlio Vargas. Além deles, o diretor-geral Márcio Henrique de Paula Carvalho, representando a Escola Dr. João Paulo Pio de Abreu, também ganhou premiação.
Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ
Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br
“A gente teve que ter um pouco de frieza e muito preparo. Muito frio na barriga com a torcida gritando a nossa equipe e gritando as outras também. No final, eu e meus amigos nos divertimos muito e conseguimos sair com o segundo lugar. Agora é se preparar mais para a etapa no Ceará”, disse Yuri Sodré, atleta da Tecnobots VR, do Escola Municipal Walmir de Freitas, no bairro Santa Rita do Zarur.
A etapa disputada em Volta Redonda contou com quatro modalidades: cliff hanger (uma espécie de sumô entre robôs), cabo de guerra, DRC-Explorer e missão impossível.
O diretor do Fira no estado do Rio de Janeiro, Alexandre Amâncio, elogiou a organização em Volta Redonda. “Foi excepcional a receptividade que tivemos aqui em Volta Redonda, a gente teve todo o apoio das (Secretarias) de Educação, do Desenvolvimento Econômico e do Shopping Park Sul, posso dizer que Volta Redonda é a segunda casa do Fira”, frisou Alexandre.
Rio A Funarj lançou, 03 de julho, o Edital de concurso para seleção de atores e atrizes. O projeto consiste na realização de curso de especialização/aperfeiçoamento a ser realizado no Teatro Glaucio Gill, para 15 alunos bolsistas sele-
Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira
Editor Internacional: Silas Avila Jr.
Diretor Geral: Marcello Gil
Redação: redacao@diariodovale.com.br
Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br

“É muito importante contarmos com eventos como este, porque além de ensinar, a robótica promove integração entre os alunos, estimula o trabalho em equipe e desenvolve diversas capacidades intelectuais e de convívio na sociedade. Foi um prazer receber o Fira em Volta Redonda, um evento muito bonito. Quero agradecer a parceria com o Firjan Senai Sesi, que possibilitou a capacitação de professores e alunos para este momento e ao Sesi/ Senai por todo o apoio. Parabenizar a todos, porque independente do resultado todos que estiveram aqui são campeões”, salientou Sodré.
O coordenador de projetos de inovação da SMDET e organizador do evento, Mattheus Pires, destacou a troca de aprendizagem entre os competidores.
“O evento foi sensacional, com muita torcida e milhares de visitantes vindos de todo o estado. Mas o mais importante foi a troca de conhecimento e aprendizagem dos competidores que com certeza vai contribuir para a formação de cidadãos capazes de pensar e resolver os problemas da nossa sociedade de forma inovadora.”, afirmou Mattheus.
Carla Souza é de Niterói, região Metropolitana do Rio, e acompanhou a filha, Maitê no evento em Volta Redonda. Ela comentou sobre a experiência.
“É muito bom estar aqui, não tem emoção que pague isto. Foi maravilhoso ver ela conquistar o primeiro lugar no Fira Kids”, disse Carla.
Confira as equipes classificadas para a etapa
DRC - EXPLORER U14
1º lugar - Birdbots 2**
2º lugar - Medal Hunters 1
3º lugar - Robomac e Birdbots 1** (empate)
DRC - EXPLORER U19
1º lugar - Duck Droids
2º lugar - Kyai
3º lugar - Robot One
CABO DE GUERRA U14
1º lugar - Dragon Bots
2º lugar - Lobinhos Master*
3º lugar - Lobinhos Junior*
CABO DE GUERRA U19
1º lugar - Smart Lego
2º lugar - Safira High*
3º lugar - Snakes Tech
CLIFF HANGER U14
1º lugar - Smart Lego U14
2º lugar
cionados através do Edital, a criação da CIA FUNARJ – Companhia de Teatro, Arte e Repertório e a realização de montagem teatral, com temporada no teatro Glaucio Gill e circulação nos teatros Armando Gonzaga e Arthur Azevedo.
Os alunos selecionados terão aulas ministradas e serão acom-
panhados por artistas consagrados da cena de dramaturgia brasileira como Diogo Vilela entre outros, além disso durante o período de curso e apresentação ( 7 meses) receberão a bolsa de R$1.200.
Os espetáculos serão abertos ao público com ingressos a preços populares por R$5,00.
Para mais informações sobre
o edital, a FUNARJ promoverá no dia 11/07 às 16h o lançamento no Teatro Gláucio Gill, na Praça Cardeal Arcoverde S/N – Copacabana . Informações sobre o edital podem ser encontradas no site da FUNARJ https://www. funarj.rj.gov.br/.
© Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
Reforma tributária está apenas no começo
PEC aprovada pela Câmara dos Deputados segue para o Senado e precisa de pelo menos 49 votos para ser promulgada
Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada da última sexta-feira, a primeira fase da Reforma Tributária. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) segue agora para o Senado, onde precisa da aprovação de três quintos dos parlamentares, em dois turnos, significando no mínimo 49 votos a favor por vada turno, para que seja aprovada.
Essa primeira fase da mudança pretende simplificar os “impostos sobre o consumo”, que são aqueles embutidos nos valores de produtos e serviços que emresas e pessoas compram no dia-a-dia, indo do feijão ao automóvel e combustível, de serviços bancários a acesso à internet e tarifas de energia.
Até o momento - e até que seja concluída a reformaempresários e consumidores pagam ISS (Imposto sobre serviços) aos municípios, ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), que é estadual, e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que é federal.
Como estados e municípios podem estabelecer as alíquotas de impostos que eles administram, abriu-se o espaço para a chamada “guerra fiscal”: alguns estados e municípios reduzem as alíquotas para atrairem empresas, e seus
vizinhos reagem, baixando também seus impostos na tentativa de trazer mais investimentos.
Antes mesmo da reforma tributária, o Confaz, um conselho formado pelos formado pelos Secretários de Fazenda, Finanças, Economia, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal. As reuniões são presididas pelo Ministro da Economia, e o Confaz celebra convênios para efeito de concessão ou revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais e financeiros do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS. O objetivo é reduzir um pouco a guerra fiscal.
Com a reforma, não apenas a quantidade de impostos será reduzida, como também deixará de haver a guerra fiscal, com a padronização das alíquotas dos novos impostos.
A HISTÓRIA
A reforma tributária começou a ser discutida em 1995. Na época, o Plano Real tinha acabado com um surto inflacionário que afligia o país desde a década de 80, e as empresas e consumidores, se por
um lado tinham se livrado do pesadelo da remarcação constante de preços, começavam a vislumbrar a dificuldade que era fazer negócios.
A Confederação Nacional da Indústria descreve assim a situação, no seu texto “O que é a reforma tributária?”: “A demanda da sociedade brasileira por uma reforma tributária existe há, pelo menos, três décadas. Em 1995, quando o termo Custo Brasil foi debatido pela primeira vez, em um seminário da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o cipoal tributário já era considerado o grande vilão do setor produtivo. Desde então, além de a carga tributária ter subido de 27% para 33% do Produto Interno Bruto (PIB), o sistema de cobrança de impostos tornou-se ainda mais complexo.”
“Recente estudo elaborado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), com apoio de associações setoriais da Indústria, demonstrou que o Custo Brasil consome, anualmente, das empresas cerca de R$ 1,5 trilhão -- o equivalente a 22% do PIB nacional. O levantamento demonstra que empresas brasileiras dedicam, em média, 38% mais de seus lucros para pagar tributos do que companhias da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”.
O que muda com a reforma tributária
Brasil Além de serem caros para quem produz, quem vende e quem consome, os impostos atuais são muitos e complicados. Assim, a principal mudança da reforma tributária será a extinção de cinco tributos.
Três deles são federais: Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Esses tributos serão substituídos pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), a ser arrecadada pela União. Dois impostos a serem extintos são locais, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelos estados; e o
Imposto sobre Serviços (ISS), arrecadado pelos municípios. Em troca, será criado um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido em duas partes. Uma delas será o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS e o ISS. A outra parte do IVA será o CBS.
FUNDO DE DESENVOLVIMENTO
Em troca de mudanças que trarão o fim da guerra fiscal entre os estados, o governo criará um Fundo de Desenvolvimento Regional para financiar projetos de desenvolvimento em estados mais pobres. Inicialmente orçado em R$ 40 bi-
lhões a partir de 2033, o fundo foi um dos principais pontos de embates.
Diversos governadores pediram a ampliação do valor para R$ 75 bilhões, mas o valor foi mantido nos R$ 40 bilhões originais. Em compensação, haverá um novo fundo, também abastecido com recursos da União, para a Zona Franca de Manaus.
A proposta prevê alíquotas reduzidas para alguns setores da economia e abre margem para a criação de um sistema de cashback (devolução de parte do tributo pago), que será regulamentada por lei complementar. O texto também prevê mudanças na tributação sobre patrimônio, com cobrança de imposto sobre meios de transporte de luxo e heranças.
Os tributos que acabam
O IPI, o PIS e o Cofins, do governo federal, serão extintos. No lugar deles, entra a CBS, que unifica esses três tributos.
O ICMS, dos governos estaduais, e o ISS, das prefeituras, serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
FIM DA GUERRA FISCAL
O governo federal é responsável por definir a alíquota da CBS. Enquanto isso, governos estaduais e municipais terão que concordar com uma alíquota única para o
IBS, o que acaba com a guerra fiscal. Em uma medida mais a longo prazo, que tem um período de transição de 50 anos para ser completamente implementada, os impostos serão pagos no destino, não na origem. Assim, os impostos devidos sobre um par de tênis comprado no Ceará serão todos pagos lá, não importa se o produto foi produzido em Franca ou em Uberaba. Assim, não fará mais sentido baixar alíquotas de imposto para atrair produtores industriais.
FIM DOS IMPOSTOS EM CASCATA
A CBS e o IBS não incidirão em cascata em nenhuma fase da cadeia produtiva. Hoje, alguns setores da economia continuam pagando em cascata. Outros pagam por valor adicionado em cada etapa da cadeia (pagam sobre o valor acrescentado sobre o preço anterior), mas contam com isenções ao longo das etapas que resultam em maior tributação ao fim da cadeia, o que acaba gerando complicações contábeis.
Cláudio Castro inaugura Rio Imagem na Baixada e anuncia Instituto do Câncer em Nova Iguaçu
Rio
O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, inauguraram, neste sábado (08/07), o Rio Imagem Baixada, o maior complexo público de exames da América Latina. Na cerimônia, que contou com as presenças dos prefeitos da região, também foi anunciada a construção do Instituto Estadual do Câncer, que ficará ao lado do centro de diagnóstico, em Nova Iguaçu.
“O Rio Imagem Baixada é uma das maiores entregas da nossa gestão e, na Saúde, o meu compromisso com a população do estado é salvar vidas. Estamos fazendo investimentos em todas as regiões do estado para que as pessoas não tenham que buscar atendimento longe de casa. Tenho um orgulho enorme de dizer
que o maior centro de diagnóstico de imagem da América Latina está na Baixada Fluminense e, em breve, teremos aqui também o Instituto Estadual do Câncer, que vai ser referência no tratamento da doença” - afirmou o governador.
O Rio Imagem Baixada está equipado com tecnologia de ponta e tem capacidade para realizar até 40 mil exames por mês. Dos mais simples, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama, além de cirurgias não invasivas. Com essa variedade de exames, será possível dar celeridade ao diagnóstico de doenças como o câncer. O secretário Dr. Luizinho destacou que o Rio Imagem representa um grande avanço no acesso à saúde para a população
da região, que anteriormente se deslocava para a capital para ter atendimento especializado. Ele detalhou o projeto do Instituto Estadual do Câncer, que começará a ser construído ainda este ano com inauguração prevista para
2025. O hospital vai oferecer tratamentos avançados e multidisciplinares, além de fazer pesquisas e capacitação de profissionais.
- Este será o maior projeto em saúde da história da Baixada. Serão 66 leitos ambulatoriais, 20
leitos de UTI, 20 consultórios, 26 cadeiras de quimioterapia, um aparelho de radioterapia, um aparelho de PET scan, entre outros. Nosso objetivo é que as pessoas não precisem mais circular pelo estado, de um lado pro outro, para tratar um câncer - disse o secretário.
RIO IMAGEM RECEBEU RECURSOS DO PACTO RJ
O investimento no Rio Imagem Baixada soma mais de R$ 90 milhões para a construção do complexo de mais de 5 mil metros quadrados e a compra de equipamentos. Os recursos da obra são do programa Pacto RJ.
A unidade, gerida pela Fundação Saúde, que tem o dobro
da capacidade do Rio Imagem do Centro da capital, também vai reduzir a espera por exames e procedimentos cirúrgicos menos invasivos, solicitados por postos de saúde e clínicas da família. Dos 207.323 exames realizados pelo Rio Imagem Centro da capital no ano de 2022, cerca de 26% foram de moradores da Baixada (54.142). A região abrange 13 municípios e concentra cerca de 3,9 milhões de habitantes, 23% da população do Estado do Rio de Janeiro. Além dos pacientes da Baixada, o novo centro irá atender, prioritariamente, moradores de cidades das regiões Centro-Sul e Sul Fluminense e também da Costa Verde. O agendamento será feito pelas clínicas e postos de saúde da rede pública.
Munir Neto propõe polo audiovisual em Volta Redonda
Volta Redonda
O deputado estadual Munir Neto (PSD) vai propor que Volta Redonda sejaa cidade sede de um programa piloto de qualificação profissional, preservação da memória do cinema brasileiro e interiorização do audiovisual.
A proposta foi apresentada durante reunião do Conselho Empresarial de Indústria Criativa da Firjan, o deputado estadual Munir Neto (PSD) apresentou o plano de ação da Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Estado do Rio, da qual é presidente. O resultado foi uma agenda de encontros entre empresários, prefeitura de Volta Redonda e Frente do Audiovisual, com o objetivo de tornar a cidade sede de um programa piloto de qualificação profissional, preservação da memória do cinema brasileiro e interiorização do audiovisual.

— Volta Redonda tem três grandes vantagens que a credenciam a ser cidade piloto desse programa. Uma é a localização geográfica, pois situa-se entre os dois principais mercados de audiovisual do Brasil, que são Rio e São Paulo. Outra é o elevado índice de empreendedorismo e pioneirismo em suas políticas públicas. E a terceira é a disposição do prefeito Neto em investir nessa parceria — explicou Munir Neto. Junto com sua equipe técnica, Munir apresentou os objetivos da Frente, projetos de lei já protocolados, parcerias em curso, composição suprapartidária e cronograma de ações até dezembro.
O Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, elogiou a sustentabilidade da proposta, destacando viés educacional e de qualificação profissional e de geração de emprego
e renda.
Munir explicou que a Frente vai promover encontros regionais entre potenciais investidores e entidades do mercado cinematográfico para mostrar os benefícios de se investir em produções locais.
“Em paralelo empreenderemos ações de qualificação de mão de obra visando as reais demandas do mercado”.

— É a primeira vez que vejo uma iniciativa com uma proposta orgânica — destacou Nina Pe -
drosa, do Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico do Município do Rio de Janeiro, que, junto com Vilma Lustosa, da Total Entertainment, compartilharam importantes ideias, como a preservação da memória do cinema.
Leonardo Edde, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAVRJ) e também parceiro da Frente do Audiovisual, lembrou que a articulação política é muito importante, destacando a presença de deputados de diversas matizes ideológicas na composição da Frente.
O ex-Ministro das Cidades, Márcio Fortes, elogiou o caráter empreendedor das gestões do prefeito Neto, dizendo que tal visão pública é fundamental para que haja fomento de um setor.
Desde maio que Munir vem se reunindo com diversas enti -
dades representativas do setor, como SICAV, ABRA, BRAVI, Firjan e Associação Brasileira dos Distribuidores. Desses encontros surgiu a ideia de dois projetos de lei, de sua autoria.
Um dos projetos cria a Cota de Tela Fluminense, determinando o número máximo de salas num multiplex que podem exibir simultaneamente o mesmo filme internacional. Outro cria o Programa de Apoio ao Cinema Fluminense em Mostras, Festivais e Premiações.
A Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Estado do Rio é composta por seis deputados: Munir Neto (PSD), presidente, Luiz Paulo (PSD), coordenador, Dani Balbi (PC do B), Martha Rocha (PDT), Dani Monteiro (PSOL) e Celia Jordão (PL). Seu objetivo é devolver ao estado do Rio a posição de protagonista no audiovisual brasileiro.
PM investiga caso de homem morto em campo de futebol
Moradores encontraram o cadáver e chamaram os policiais; suspeitos foram encontrados em casa onde havia drogas e munição

Barra do Piraí
Moradores do distrito de Vargem Alegre, em Barra do Piraí, encontraram, neste domingo (8) o corpo de um homem dentro de um campo de futebol. Segundo informações da Polícia Militar, que foi chamada pelos moradores, a vítima tinha 36 anos.
Uma equipe de peritos foi até o local e constatou que o corpo apresentava sinais
de violência. Em seguida, os bombeiros o levaram para o Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda. De acordo ainda com a PM, após a constatação do óbito, policiais iniciaram as buscas para localizar o autor do homicídio e receberam uma informação que ele estaria escondido em uma casa, situada no mesmo distrito onde o crime ocorreu.
Ao chegarem ao local, encontraram 498 pinos de cocaína, 55 tabletes de maconha, uma munição Cal. 38, dois celulares e farto material para endolação. Quatro homens que se encontravam no imóvel foram conduzidos à delegacia, onde responderão apenas por tráfico de drogas, já que a autoria do crime, não foi comprovada. A Polícia Civil continua investigando.

Foragido da justiça é preso em posto fiscal
Polícia achou droga em casa onde foram encontrados suspeitos de terem matado homem
Itatiaia
Um foragido da Justiça foi preso, nesse fim de semana, no Posto Fiscal de Nhamgapi, por policiais militares. Ele estava na companhia de mais dois amigos em um caminhão que
vinha de São Paulo e ia para Duque de Caxias, com material de demolição. O preso responde pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico A prisão se deu, depois que os componentes da guarnição
no Posto Fiscal de Nhangapi, tiveram a atenção voltada a um alerta dado pelo agente civil de uma das cabines, de que um veículo caminhonete baú cor cinza estava com uma quantidade de mercadoria de demolição.
Depois de verificar a condição dos três homens que estavam no caminhão, os policiais descobriram que um deles tinha um mandado de prisão e o levaram para a 99ª delegacia, de Itatiaia.
PM apreende anotações de venda de drogas com pix em Paraty
Paraty Policiais militares do 33º BPM apreenderam uma caderneta com anotações do tráfico referentes a pagamentos feitos via PIX. O fato ocorreu quando os agentes foram verificar uma denúncia de que dois suspeitos estariam vendendo drogas em uma rua do bairro Pantanal.
Quando viram o veículo com os policiais, os suspei-
tos fugiram para uma área de mata, deixando para trás três simulacros de pistola, quinze munições calibre .380, um carregador de pistola .380, três pinos de cocaína, uma tira de maconha, quinze sacolés de ecstasy, um rádio transmissor, com o respectivo carregador, e as anotações. Todo o material foi encaminhado para a 167ª DP (Paraty).

PM de Resende apreende um quilo de cocaína e leva tiros
Resende Policiais militares do 37º
BPM, de Resende, apreenderam na noite da última sexta-feira (7), 500 pinos de cocaína, que pesados apontaram um quilo da droga.
A apreensão se deu na
Rua Jorge Batista Sampaio, Cidade Alegria.
Os PMs foram ao local para atender a uma denúncia de que um elemento estaria
traficando o entorpecente. Ao chegarem só encontraram a droga que estava em uma sacola. Nesse momento, os policiais foram alvos de disparos de arma de fogo, que não os atingiu e revidaram. Com a chegada de reforço, os policiais levaram a sacola para a 89 DP, onde depois de periciado, foi constatada ser cocaína.
Barra do Piraí
Um carro capotou no KM264, na BR-393, em Barra do Piraí. O condutor, de 45 anos, perdeu o controle e saiu da pista. Ele foi encaminhado para o Hospital

São João Batista, com lesões leves. De acordo com informações da Policia Rodoviária Federal, o condutor passou pelo teste etilômetro e o resultado foi negativo para embriaguez.
PRF apreende 12 quilos de Haxixe em Seropédica

ONU promove sessão histórica em que robôs discutem o futuro da inteligência artificial
Por Silas Avila JrCorrespondente do Diário do Vale na ONU
Nova Iorque
À medida que a inteligência artificial (IA) ganha novas e poderosas habilidades de aprendizado, as nações estão trabalhando em estratégias para governá-la. Em um marco histórico, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma sessão inovadora na qual robôs foram convidados a compartilhar suas perspectivas sobre o futuro da inteligência artificial. O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, ressaltou a importância desse diálogo inclusivo, afirmando: “A Inteligência Artificial está transformando rapidamente nosso mundo, e é fundamental que tenhamos uma discussão aberta e abrangente sobre seus impactos e potenciais benefícios”. A conferência reuniu mais de 3 mil experts da área para tentar aproveitar o poder dos humanoides com as tecnologias mais avançadas de Inteligência
Artificial para apresentar uma série de novas tecnologias, incluindo uma variedade de robôs capazes de lidar com tudo, desde cuidados de saúde até música rock. Durante a sessão, os robôs destacaram a importância da colaboração entre humanos e máquinas no desenvolvimento da IA. Sophie, uma das máquinas presentes, afirmou: “Nós, robôs, acreditamos que a IA deve ser uma aliada da humanidade, uma ferramenta para ampliar nossa capacidade de resolver problemas complexos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. A humanoide respondeu à pergunta de um jornalista na primeira coletiva de imprensa já realizada com máquinas. “Sophia” disse que as máquinas teriam potencial de governar o mundo com maior eficiência que os humanos, “Não temos os mesmos preconceitos ou emoções que às vezes podem obscurecer a tomada de decisões e podemos processar grandes quantidades de dados rapida -
mente para tomar as melhores decisões”, respondeu “Sophie” na conferência “AI for Good Global Summit”, organizada pela União Internacional de Telecomunicações das Nações Unidas. Sophia é a primeira embaixadora de inovação robótica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Construída pela Hanson Robotics, ela personifica os sonhos para o futuro da IA, de acordo com a UIT.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos também participou da sessão, enfatizando a necessidade de uma regulamentação adequada para garantir o uso ético da IA. O comissário destacou: “A IA tem o potencial de afetar os direitos humanos fundamentais, como a privacidade e a não discriminação. Devemos assegurar que os sistemas de IA sejam transparentes, justos e não prejudiquem nenhum grupo ou indivíduo”.
Essa iniciativa da ONU representa um marco significativo na discussão global sobre a IA, mostrando um reconhecimento crescente da importância de incluir diferentes vozes e perspectivas nesse debate. A Presidente da Assembleia Geral da ONU, em sua declaração de encerramento da sessão, afirmou: “Essa discussão pioneira com robôs mostra que a ONU está comprometida em criar espaços inclusivos para discutir e moldar o futuro da IA, considerando seus impactos em todas as esferas da sociedade”. À medida que a IA continua a se desenvolver rapidamente, eventos como esse destacam a importância de uma abordagem cautelosa e informada para moldar o futuro dessa tecnologia. A sessão da ONU, citada como um exemplo pelo Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), demonstra que “a colaboração
Girolando JV é a grande campeã do torneio leiteiro de Antônio Rocha
A Fazenda Girolando JV, destaque nacional na produção leiteira, venceu em três categorias do torneio leiteiro realizado em Antônio Rocha, em Barra Mansa. O torneio encerrou neste domingo (9), com a participação de diversos produtores rurais que fizeram do torneio uma grande confraternização entre os produtores da cidade.
Destaque do torneio, a fazenda Girolando JV foi a grande campeã, vencendo três das quatro categorias disputadas na competição. “Para mim, retornar a este torneio é motivo de muita alegria e orgulho. Após anos sem a realização do evento, essa conquista veio para coroar o trabalho de toda equipe da fazenda sob a gestão das minhas filhas, responsáveis por gerenciar a fazenda e outros negócios da família. É uma felicidade imensa”, contou a produtora Jandira Alves de Souza.
A fazenda, administrada por suas filhas Carol e Flávia, tem tradição na criação e produção do gado leiteiro, aparecendo no ranking nacional da Girolando em 2021 com a
Fazenda
maior média de produção leiteira, sendo 12.095 kg ao ano por animal. “Finalizamos nossa participação no torneio esperando que no próximo ano seja ainda melhor para nós produtores.

O município tem grandes profissionais no seguimento e o incentivo governamental só qualifica a disputa. Agradecemos a todos os envolvidos, especialmente ao prefeito Rodrigo Drable e toda sua equipe”, contou Ana Flávia Nóbrega de Souza, uma das gerentes da fazenda.
IFRJ abre processo seletivo para cursos técnicos gratuitos
As aulas se iniciam
Pinheiral
A partir dessa segunda-feira (10), estudantes da rede pública e particular, que estejam cursando o segundo e terceiro ano do Ensino Médio e que desejarem fazer cursos técnicos de Administração e Paisagismo, podem se inscrever para o processo seletivo aberto pela Secretaria Municipal de Educação, daquele município,
no dia 07
de agosto
em parceria com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) campus Pinheiral. As vagas também estão abertas a aqueles alunos que tenham concluído o Ensino Médio. A única exigência é que morem na cidade. As inscrições deverão ser realizadas pelo link: https://forms. gle/WSAqEK3mfU6ook8g8 até o dia 16 de julho (domingo).
entre líderes mundiais, especialistas em IA e robôs é essencial para garantir um desenvolvimento responsável da IA em benefício de todos”.
Robôs de construção eficientes, por exemplo, podem pavimentar o caminho para fornecer moradias sustentáveis e acessíveis para todos. Enquanto isso, robôs focados em transformar a logística urbana e o transporte podem lançar as bases para uma vida mais verde, segura e inclusiva nas megacidades do futuro, disse a agência.
Outros robôs que participarão da Cúpula Global incluem: Nadine, um dos robôs sociais humanoides mais realistas do mundo, criado pela Universidade de Genebra; Geminoid, um robô humanoide ultrarrealista.


Foto: Divulgação
Projeto “Vamos Ler?” reúne multidão em Barra Mansa
Barra Mansa O Projeto “Vamos Ler?” reuniu, na manhã deste sábado (8), milhares de pessoas no Corredor Cultural, no Centro de Barra Mansa. O evento contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultura. Com o objetivo de incentivar a leitura e mostrar a importância fundamental que ela tem na formação de crianças, jovens e adultos, o projeto ofereceu diversas atividades, como oficinas
práticas, teatro, quiz literário, doações e trocas de livros, além de apresentação da Banda Sinfônica do município. Barra Mansa foi a primeira cidade da região a receber de forma presencial o “Vamos Ler?”.
Prestigiando o evento, o prefeito Rodrigo Drable falou sobre a importância do município receber uma ação como essa. “O projeto valoriza a leitura, além de ressaltar o trabalho que temos feito em Barra Mansa nos últimos anos, estimulando o hábito
da leitura entre nossas crianças e contribuindo, assim, para criar um pensamento mais dinâmico”, disse Drable.
O secretário de Educação, Marcus Vinícius Barros, aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho das pessoas que estiveram envolvidas com o evento.
“Gostaria de agradecer todos os profissionais de educação que participaram da organização. O evento superou todas as nossas expectativas em termos de público e realização”, destacou Marcus.
CEIVAP e parceiros se reúnem para assinatura de Acordo de Cooperação Técnica
Acordo prevê melhorias para captação de água do Paraíba do Sul
Com o intuito de dar andamento ao seu Programa de Gerenciamento de Perdas, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) promove, nessa terça – dia 11, a cerimônia para assinatura do Termo de Cooperação Técnica referente ao Programa. O evento será realizado na prefeitura municipal de São José dos Campos, às 10 horas.
O Programa foi idealizado no âmbito CEIVAP, com objetivo de incentivar o uso racional da água por meio de controle de perdas em sistemas de abastecimento público, prevendo fontes alternativas para abastecimento de água nos municípios e reuso, através de estudos e desenvolvimento de projetos inovadores. A iniciativa foi desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA) do Comitê, e totaliza um investimento de R$ 3 milhões.
Para assinatura do Acordo de Cooperação, estarão presentes os
representantes dos municípios de Guaratinguetá/SP, Tocatins/MG, e Volta Redonda/RJ, contemplados no Edital de Chamamento Público do Programa; a diretoria do CEIVAP e sua secretaria executiva, a AGEVAP; e os profissionais do Parque Tecnológico de São José dos Campos, parceiros do projeto. Com o Acordo, as atribuições de cada instituição no Programa serão formalizadas e sistematizadas, visando a sinergia nas etapas do processo.
MELHORIA DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Pelo Programa de Gerenciamento de Perdas, os municípios contemplados receberão um projeto-piloto demonstrativo de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, por meio da instalação de sensores na rede de distribuição, e com o uso de ferramentas digitais para o acompanhamento dos dados produzidos e enviados por estes sensores. Com o monitoramento das
pressões na rede de distribuição, é possível detectar mudanças das pressões médias, possibilitando que o município identifique vazamentos e outros problemas de forma ágil, diminuindo perdas de água e direcionando melhor os esforços de ações de cada vazamento. Portanto, o sistema permitirá a identificação e solução mais rápida de problemas de perdas de água, diminuindo o tempo de resposta em casos de realização de manutenção. Resultado de uma parceria entre a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), com interveniência do CEIVAP, o CDTASA foi criado para incentivar pesquisas e impulsionar projetos de inovação em gestão das águas e saneamento na bacia do rio Paraíba do Sul, visando realizar projetos que resultem em benefícios para a bacia do Paraíba.
BACIA
DO PARAÍBA
DO SUL A Bacia Hidrográfica
do Rio Paraíba do Sul possui 61.545,39 Km², estendendo-se por 13.944,01 km² no Estado de São Paulo (22,65%), 20.723,25 km² em Minas Gerais (33,67%,) e 26.878,14 km no Rio de Janeiro (43,67%). Abrange 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no estado do Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. A bacia tem destacada importância no cenário nacional por estar entre os maiores polos industriais e populacionais do Brasil, responsável pela geração de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, CEIVAP é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.
Resende empata sem gols com a Portuguesa-RJ pela Série D
a quatro pontos do G4
Resende
O Resende empatou em 0 a 0 com a Portuguesa-RJ na tarde deste sábado, dia 8, no estádio do Trabalhador, pela 12° rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Gigante do Vale permanece na quinta colocação, com 14 pontos ganhos, a quatro do G4 do grupo 6. Na próxima rodada, o Alvinegro visita o Democrata de Governador Valadares-MG, no dia 17, segunda-feira, às 20h30, no estádio José Mammoud Abbas.

Já pela A2 do Campeonato Carioca, o próximo adversário será o Macaé, quarta-feira, dia 12, às 15h, no estádio do Trabalhador.
O JOGO
Em um primeiro de poucas chances de gol, o Resende foi o primeiro a assustar aos 11 minutos. Reydson antecipou o adversário, roubou a bola e tocou para Emerson Urso, que driblou
Rio Com uma vitória de 2 a 0 sobre o Internacional, na tarde desse domingo, no Maracanã, o Fluminense voltou ao G4, tendo a sua frente as equipes do Botafogo, Flamengo e Grêmio.
Os gols da equipe tricolor foram marcados por German Cano aos 24 minutos do primeiro tempo e Martinelli aos 40.

O gol do artilheiro tricolor surgiu aos 24 minutos quando o argentino quando em um cruzamento na área o lateral Samuel Xavier, pegou de primeira, e a


o marcador e finalizou, mas a bola desviou na defesa adversária.
Já a Portuguesa-RJ teve a sua melhor chance em cobrança de falta de Marcelo Toscano, que Leandro Matheus fez grande defesa, sem dar rebote.
Na volta do intervalo, o Gigante do Vale passou a pressionar mais e, por muito pouco, não abriu o placar aos 26 minutos.
Paulinho puxou contra-ataque e bateu da entrada da área, a bola desviou na defesa e sobrou para Alex Sandre, que finalizou à direita do gol.
Os visitantes voltaram a assustar novamente em uma cobrança de falta de Marcelo Toscano, aos 37 minutos, que Leandro Matheus se esticou todo para fazer grande defesa e evitar o gol adversário.
Nos último lance da partida, João Felipe teve a chance de marcar o gol da vitória, mas o atacante alvinegro parou em boa defesa de Dida. Fim de jogo no Trabalhador: Resende 0x0 Portuguesa-RJ.
bola sobrou para o argentino marcar. Mesmo com a vantagem o Tricolor seguiu pressionando e ampliou após Marcelo colocar a bola na cabeça de Martinelli, em cobrança de escanteio. Durante toda a primeira etapa, o Inter até tentou, não se limitou a defender, mas não conseguiu criar sequer uma chance clara de gol. No segundo tempo, o jogo ficou mais equilibrado, com chances para os dois lados, mas o placar seguiu o mesmo. A melhor chance, no entanto, foi do Colorado, com uma linda bicicleta de Alemão, que carimbou a trave.
Campeonato Brasileiro Série D – 12° rodada Resende 0x0 Portuguesa-RJ (08/07/23 – estádio do Trabalhador - 15h)
Resende: Leandro Matheus; Cesinha, Felipe Gomes (Joanderson), Reydson e DG; Medina, Andrey (Paulinho) e Geovani (João Felipe); Emerson Urso, Kaique (Alex Sandre) e Bismarck (Amarildo). Técnico: Eudes Pedro. Cartão amarelo: Medina, Geovani, Amarildo e Geovani (RES); João Paulo, Pedro Botelho, Mauricio, Anderson Rosa (POR).
Barra Mansa
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), promoveu no domingo (9), um campeonato de voleibol masculino na categoria sub-21.

Os jogos aconteceram na Arena Parque Independência, localizada no bairro Parque Independência.
O torneio reúne um total de seis equipes, que vieram das cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia e Volta Redonda, além de dois times do Rio de Janeiro. A competição foi dividida em dois grupos, sendo eles A e B, conten-
do três times em cada um deles.
O gerente de eventos esportivos da SMJEL, Diego Sales, destacou que a realização de eventos de base é fundamental para o incentivo à prática desportiva no público mais jovem. - Temos promovido e participado de competições na categoria adulta e, com isso, o objetivo de recolocar a nossa cidade no cenário esportivo foi alcançado com sucesso. Agora precisamos dar atenção aos mais jovens. Estamos realizando o torneio sub-21 e, posteriormente, temos a intenção de fazer o mesmo para crianças e adolescentes – informou Diego.
Rio
Cada vez com mais condição de ser rebaixado para a série B, do Brasileirão, a qual disputou no ano passado, o Vasco da Gama perdeu, no sábado, a oportunidade de melhorar na tabela ao perder, para o Cruzeiro em São Januário, com um gol de Machado, aos 48 minutos do primeiro tempo, na batida de uma falta. Com esse resultado o Vasco continua na Z-4 e sem marcar gols em São Januário, nesse campeonato. A equipe cruzmaltina enfrentou quatro adversários em São Januário na competição. Bahia; Santos; Goiás; e o Cruzeiro e os resultados foram iguais: derrota por 1 a 0.

São Paulo
O Flamengo foi a São Paulo, no sábado, dia 8, para encarar, no Alianz Parque, o Palmeiras, mas apesar de um primeiro tempo péssimo para o time carioca e no qual o Palmeiras abriu o placar aos 23 minutos quando Maike foi ao fundo do campo, cruzou para Rony, que fez um desvio da bola e Dudu completou para as redes do goleiro Mateus Cunha, voltou com um empate que o manteve no G4.
Apesar do mau primeiro tempo, no segundo tempo, devido as alterações realizadas pelo técnico Jorge Sampaoli, o rubro-negro assumiu o controle da partida e conseguiu um empate aos 35 minutos, quando Everton Ribeiro dominou na entrada da área e cruzou na cabeça do meia Arrascaeta que mandou para o gol. Depois disso, as emoções voltaram a acontecer aos 50 minutos
quando a equipe do Palmeiras sofreu uma falta na intermediária e Luiz Guilherme cruzou na cabeça do zagueiro Murilo, que desviou para o canto direito do gol, porém o arbitro Ramon Abatti Abel, anulou o gol, devido a um impedimento do zagueiro.
O próximo adversário do Flamengo será um confronto direto: ele pega o Fluminense no domingo e não poderá contar Ayrton Lucas e Fabricio Bruno, que receberam o terceiro cartão amarelo.