10174 - Diario - Segunda-feira - 26.06.2023

Page 1

Voltaço vence o Ypiranga-RS e dorme no G-4

Após vencer o Ypíranga-RS na noite de ontem, no Raulino de Oliveira, por 2 a 1, o Voltaço, que chegou a frequentar a zona de rebaixamento na Série C do Brasileirão, vai dormir no G-4 da compe-

tição. Os resultados dos jogos que faltam para completar a rodada ainda podem mudar essa posição, mas as três vitórias consecutivas mudam as perspectivas para o time.

 ESPORTES | Página 8

FOGÃO GANHA DO PALMEIRAS EM SP E SE MANTÉM LÍDER

O Botafogo venceu ontem o Palmeiras por 1 a 0, fora de casa, e segue na ponta do Brasileirão depois de 12 rodadas. Agora o time volta as atenções para o duelo com o Magallanes, na próxima quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, no Estádio Nilton Santos.

FLU VENCE BAHIA DE VIRADA E FICA EM QUINTO

O Fluminense venceu o Bahia por 3 a 2, de virada, no Maracanã. O resultado deixou o tricolor na quinta posição da Série A do Brasileirão.

VASCO TEM ESTÁDIO INTERDITADO DEPOIS DE TUMULTOS

As ações de grupos de torcedores no São Januário custaram caro para o Vasco. O clube teve o estádio interditado até que comprove condições de segurança para as partidas. O problema surgiu com as atitudes de torcedores que atiraram rojões para dentro do campo, após a partida de quinta, quando o cruzmaltino perdeu em casa para o Goiás por 1 a 0.

FLA VENCE O SANTOS E FICA EM TERCEIRO

O Flamengo venceu o Santos por 3 a 2, em partida disputada na casa do Peixe, e ficou em terceiro lugar na série A do Brasileirão. Por questões de tempo, a reportagem sobre o jogo não está nesta edição impressa.

Câmeras gravam assassinato em Itatiaia

Imagens mostram que homem que atirou em João Victor de Paula Andrade fugindo num carro prata depois do crime

As câmeras de segurança que gravaram o assassinato de João Victor de Paula Andrade, de 26 anos, mostraram, além do momento em que um homem atira no

Empresa dos EUA vai abrir data center no Estado do Rio

rapaz, a fuga dele, em um Peugeot prata, do local do crime. João, que foi atingido no rosto, chegou a ser levado com vida ao hospital de Itatiaia, mas não resistiu

ao ferimento. A vítima tinha duas anotações criminais, por porte de arma de fogo e lesão corporal.  POLÍCIA | Página 4

Pistas de skate do Volta Grande e da Vila Mury terão escolas do esporte

Foto: Secom PMVR

As pistas de skate dos bairros Vila Mury e Volta Grande vão sediar as aulas do curso da modalidade, que já rendeu até medalha olímpica para o

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah esteve com o vice-presidente executivo da multinacional, Jose Fraga

São João do Meriti, na Baixada Fluminense, vai receber um data center de uma multinacional americana de tecnologia. O investimento será de R$ 1,7 bilhão e vai gerar mais de 400 empregos.

O protocolo de intenções que oficializa a deisão foi assinado na sexta (23).

 POLÍTICA-ECONOMIA | Página 3

Brasil.As aulas começam no dia 3 de julho e as incrições podem ser feitas nos locais dos cursos.

 GERAL | Página 2

VOLTA REDONDA

Prefeitura leva o Rua de Compras ao Santo Agostinho

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu ontem uma edição do Rua de Compras, no bairro Santo Agostinho.De acordo com o calendário de realização do projeto Rua de Compras, a próxima edição será no bairro Retiro, em julho. Em

agosto, a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, será o local escolhido; e encerrando o calendário, o bairro Aterrado receberá a Rua de Compras no mês de outubro.

 GERAL | Página 2

Praticantes do skate aprenderão técnicas para melhorar o desempenho no esporte

ANGRA DOS REIS

Greve no Brasfels começa nesta segunda

Em assembleia realizada na última sexta (23), os metalúrgicos de Angra dos Reis decidiram come-

çar uma greve no estaeiro Brasfels.

 POLÍTICA-ECONOMIA | Página 3

ANOS Segunda-feira, 26 de junho de 2023 | Ano 31 • Edição 10174 R$ 1,50 VOLTA REDONDA CÃMERAS REGISTRAM ATROPELAMENTO NA VILA SANTA CECÍLIA  POLÍCIA | Página 4 CULTURA PREFEITURA DE BM LEVA PEÇA ‘MOANA’ AO CORREDOR CULTURAL  GERAL | Página 2 VASSOURAS HOMEM É PRESO POR PORTE DE ARMA DE FOGO APÓS DISPARO  POLÍCIA | Página 4 DROGAS PM APREENDE MENOR COM MACONHA E COCAÍNA  POLÍCIA | Página 4
ESPORTE
Time do Voltaço consegue três vitórias consecutivas e sobe na tabela
Foto: Raphael Torres – VRFC
Foto: Governo do Estado

Prefeitura de VR promove Rua de Compras no Santo Agostinho

Evento busca fomentar o comércio local, reunindo também ações sociais, de saúde, esporte, lazer, cultura e gastronomia

Volta Redonda

Com o objetivo de promover o crescimento econômico de Volta Redonda, a prefeitura realizou mais uma edição do Rua de Compras. Desta vez o evento foi realizado no bairro Santo Agostinho, das 9h às 16h, e contou com diversas opções para compras, atividades esportivas, de lazer e culturais, como foodtrucks, brinquedos grátis, expositores de carros antigos, motos, atendimentos em saúde com aferições de pressão arterial, além da tradicional Feira de Artesanato. As atrações aconteceram ao longo das ruas Soldado Francisco e Jaime Martins, que foram interditadas ao trânsito.

O projeto é realizado através da parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas). A iniciativa busca fomentar o comércio local, reunindo também ações sociais, de saúde, esporte, lazer, cultura e

gastronomia. Logo de manhã, a manicure Marcela Campos da Silva aproveitou para conferir como estava sua saúde.

“Aproveitei para aferir minha pressão e verificar como estava minha glicose. A gente exagera na comida e depois fica com medo do resultado. Mas graças a Deus estava tudo em ordem. Volto para casa até mais feliz”, comemorou. A dona de casa, Sônia Cristina Santana, 58 anos, moradora do bairro Santo Agostinho, aproveitou para compra o presente de aniversário da sua amiga.

“Ela adora produtos artesanais e aproveitei para comprar o presente dela. Acho esse evento uma ótima opção para fazermos nossas compras, em um dia que o comercio não estaria aberto, além de prestigiar os comerciantes. Todos ganham”, disse.

O assessor especial da Prefeitura de Volta Redonda, Rogério Loureiro, destacou a importância da “Rua de Compras” para a retomada do comércio na cidade.

Muitas crianças e adultos foram ao Corredor Cultural para prestigiar a apresentação

“A ‘Rua de Compras’ foi criada para movimentar o comércio, os serviços locais e a economia da cidade, além de servir também para proporcionar momentos de lazer para toda a família. Ela está atraindo moradores e pessoas dos municípios vizinhos, que vêm por conhecer o potencial e a diversidade que Volta Redonda oferece”, citou Loureiro.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destacou que a Rua de Compras é uma forma de unir entretenimento, lazer e aquecer o comércio local.

“É uma oportunidade de levar os consumidores para as ruas e melhorar as vendas. O grande atrativo são as promoções. Tudo isso gerando renda e emprego. Muitas pessoas de outras cidades também vêm para aproveitar os atrativos de Volta Redonda, reforçando o nosso potencial”, disse o prefeito.

CALENDÁRIO

De acordo com o calendário de realização do projeto Rua de Compras, a próxima edição será

no bairro Retiro, em julho; em agosto, a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, será o local escolhi-

do; e encerrando o calendário, o bairro Aterrado receberá a Rua de Compras no mês de outubro.

Volta Redonda ganha primeira Escola de Skate da região

A Prefeitura de Volta Redonda inaugurou na manhã deste domingo, 25, na pista de skate do bairro Volta Grande, localizada na Rua 1.035 (próximo ao campo de futebol), a primeira Escola Municipal de Skate da região Sul Fluminense. Idealizada pela Fundação Beatriz Gama (FBG), o projeto vai beneficiar alunos a partir de cinco anos de idade.

As aulas da escolinha terão início a partir de 3 de julho e acontecerão nas pistas de skate dos bairros Vila Mury, às segundas-feiras, das 14h às 18h; e Volta Grande, às terças-feiras, das 14h às 17h, e quintas-feiras, das 10h30 às 18h. As inscrições poderão ser feitas nos locais das aulas. As aulas terão duração de uma hora, com seis alunos por turma.

O diretor-presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo de Oliveira, ressaltou que o ob-

Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa apresentou, neste domingo ( 25), o espetáculo “Moana” foi apresentado no Corredor Cultural, no Centro. A peça é composta por um ator e duas atrizes que interpretam uma adaptação do filme da Walt Disney, lançado em 2016. Com quase uma hora de duração, o espetáculo trouxe músicas, coreografias e efeitos de luz e som, de forma interativa com o público presente.

Várias pessoas prestigiaram a apresentação produzida pela Cyntilante Produções e realizado por meio do programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, expressou como a arte ganha cada vez mais força no município. “Conseguimos transformar o Corredor Cultural no lugar de encontro das famílias e da comunidade, permitindo a expressão de linguagens artísticas e culturais. A população tem acesso a contos e fábulas em espaços que fazem parte da história de Barra Mansa, assim como é a Fazenda da Posse também. Então, ao mesmo tempo em que se divertem, aprendem e conhecem mais sobre o município”, destacou.

A assessora de comunicação e investimento social da Arcelor-

Mittal, Patrícia Dias, ressaltou a importância das apresentações. “É muito prazeroso levar cultura e alegria para as pessoas. Fizemos um experimento neste espaço com a apresentação do espetáculo Rei Leão e agora com a Moana. Os eventos vêm sendo bem recebidos pela população”, frisou. Moradora do bairro Morada Verde, Samira Ramos, levou sua filha Laura Ramos, de um ano de idade, para o espetáculo. “É a primeira vez que ela assiste ao teatro de perto, ela acompanha pela televisão e gosta muito. Achei o cenário bonito e bem estruturado”, disse.

QUEM FOI MOANA?

O conto relata a saga de uma menina havaiana que segue em busca de seu sonho: ser uma grande navegadora. Apesar do medo do mar, ela tenta enfrentá-lo inspirada pelo espírito do oceano e o exemplo de seu avô paterno. Moana é uma princesa e sua história é baseada em fatos, no entanto, segundo a lenda, a verdadeira Moana morreu afogada por causa de um espírito que tentou conquistá-la, mas foi rejeitado. Então, ele ordenou um tufão para a ilha de Motunui, onde a princesa nasceu e foi criada. Moana significa “oceano profundo” ou “vasto oceano”. A história também está ligada à lenda do semideus Maui, que foi criado para ajudar as pessoas na Terra.

Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ

Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br

jetivo é fomentar e aumentar o acesso à prática do skate em Volta Redonda.

“Estamos ampliando as modalidades esportivas oferecidas pela Fundação Beatriz Gama. Muitas crianças não têm acesso a esportes e agora estamos dando essa oportunidade a elas. Nosso objetivo é que os moradores de Volta Redonda tenham acesso a várias modalidades esportivas. Vamos disponibilizar todos os materiais necessários para que eles possam fazer esse esporte de forma segura”, destacou o diretor-presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo.

A diretora social da Fundação Beatriz Gama, Ethiene Correia, explicou que a primeira atividade desenvolvida neste domingo será de vivência aberta ao público.

“O professor vai dar dicas e orientar sobre as técnicas, equilíbrio e outros assuntos ligados a esse esporte, para os iniciantes. É um primeiro momento para

as pessoas que nunca praticaram esse esporte”, disse a diretora.

CAMPEONATO

Durante o dia todo também foi disputado um campeonato de skate com a participação de vários skatistas da região. O Baze Skate

Camp foi organizado pela Fundação Beatriz Gama, juntamente com o professor de skate, Victor Eduardo. 50 skatistas foram convidados para participar nas categorias Mirim, Iniciante, Feminino e Amador, todos com premiações para os competidores.

CNI: indústria da construção está empregando mais no país

Brasília

A indústria da construção civil aumentou sua capacidade operacional e está empregando mais no Brasil. Dados são da pesquisa Sondagem da Indústria da Construção, divulgada nesta sexta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o levantamento, o índice de evolução do nível de número de empregados da construção ficou em 50,7 pontos em maio de 2023. O resultado é melhor do que o registrado em maio de 2022 (48,9 pontos) e em abril de 2023 (50 pontos).

“A alta chama mais atenção por estar acima da média histórica para o período. Maio é um mês de queda no emprego, com média de 45,1 pontos”, informou a CNI. Segundo a entidade, dados acima da linha divisória de 50 pontos indicam crescimento do emprego; e abaixo sugerem queda.

NÍVEL DE ATIVIDADE

O boletim avaliou o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção e a utilização da capacidade operacional, que apresentou o melhor resulta-

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira

Editor Internacional: Silas Avila Jr.

Diretor Geral: Marcello Gil

Redação: redacao@diariodovale.com.br

Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br

Comercial: comercial@diariodovale.com.br

do para maio desde 2014. No primeiro caso, foi observado aumento de 0,1 ponto na comparação entre abril e maio de 2023, passando de 49,7 para 49,8 pontos – variação que, do ponto de vista da CNI, representa “estabilidade”, por estar muito próximo da linha de 50 pontos. Em maio de 2022 este índice estava em 49,5 pontos. O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, destaca que o resultado obtido em maio “é maior que a média histórica para o mês”, que é de 46,3 pontos. “Isso significa que a quase estabilidade da atividade em maio de 2023 é exceção, pois usualmente temos queda da atividade na passagem de abril para maio”, explicou.

Já a Utilização da Capacidade Operacional aumentou 1 ponto percentual entre abril e maio de 2023, encerrando o mês em 67%. “Além de positivo, esse resultado é maior que a média da UCO para meses de maio (62%). Adicionalmente, é o maior valor de UCO para o mês de maio desde 2014, quando a capacidade operacional foi 70%”, avalia a CNI.

EXPECTATIVA

Os índices de expectativas da indústria da construção recuam em junho, apesar dos dados positivos com relação ao desempenho do setor.

“Todos os índices de expectativas para os próximos seis meses da indústria da construção recuaram em junho de 2023. Apesar da queda, os indicadores estão acima dos 50 pontos, o que mostra otimismo do empresário do setor, mesmo que mais moderado”, destacou a CNI.

Segundo a entidade, o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas caiu 2,1 pontos, ficando em 52,9 pontos. Já o índice de expectativa do número de empregados caiu 1,7 ponto, para 53 pontos.

A CNI observou “quedas mais moderadas” nos índices de expectativas relacionados ao nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços.

“O índice de expectativa em relação ao nível de atividade recuou 0,5 ponto, passando para 54,3 em junho. E o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços caiu 0,6 ponto, passando para 52,9 pontos, na passagem de maio para junho.”

O índice que mede “intenção de investimento” recuou 1,8 pon-

to de maio para junho de 2023, passando de 45,4 pontos para 43,6 pontos. “Apesar da queda, o índice permanece em patamar elevado na comparação com a média para junho, de 35,1 pontos”, informa a entidade.

CONFIANÇA SOBE

Segundo o levantamento da CNI, foi observada uma alta de 0,3 ponto em junho no Índice de Confiança do Empresário (ICEI), passando de 51,9 pontos para 52,2 pontos.

Por estar se afastando da linha de corte (50 pontos), a variação significa, de acordo com a entidade, que o empresário do setor da construção está com uma confiança “ligeiramente maior e mais disseminada”.

A CNI acrescenta que todos os componentes do ICEI da construção mostraram, também, “avanço moderado” na passagem de maio para junho. Tanto o Índice de Condições Atuais como o Índice de Expectativas aumentaram 0,3 ponto no período. |

Fonte: Agência Brasil

© Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.

Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br ANOS 2  SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2023 GERAL
Volta Redonda
Fotos: Cris Oliveira - Secom/PMVR
Aulas irão ocorrer nas pistas dos bairros Volta Grande e Vila Mury, e poderão participar alunos a partir de cinco anos de idade
Barra Mansa leva diversão ao público com espetáculo “Moana”
Peça conta a história de uma jovem havaiana Foto: Chico de Assis – PMBM

Reforma tributária prevê unificação de impostos e fundo de R$ 40 bilhões

PEC que cria a reforma deve ser votada na primeira semana de julhho na Câmara dos Deputados

Brasília

Depois de quase quatro meses de discussões e debates, o relator da reforma tributária na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou nesta quinta-feira (22) o relatório da proposta de emenda à Constituição (PEC) que dará início à reforma tributária. Prevista para ser votada

na primeira semana de julho, a proposta simplificará e unificará os tributos sobre o consumo e representa apenas a primeira etapa da reforma.

A proposta unifica duas PECs que tramitaram pelo Congresso nos últimos anos, uma na Câmara e outra no Senado. Esta é uma versão preliminar do texto, que poderá ser alterada pela Câmara

durante as negociações prévias à votação.

A principal mudança prevista no relatório será a extinção de cinco tributos: três federais; o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelos estados; e o Imposto sobre Serviços (ISS), arrecadado pelos municípios. Em troca, será criado um Impos-

to sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido em duas partes. O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) unificará o ICMS e o ISS.

A Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) será arrecadada pela União.

Em troca de mudanças que trarão o fim da guerra fiscal entre os estados, o governo criará um Fundo de Desenvolvimento

Regional para financiar projetos de desenvolvimento em estados mais pobres. Inicialmente orçado em R$ 40 bilhões a partir de 2033, o fundo é o principal ponto de polêmica na reforma tributária. Diversos governadores pedem a ampliação do valor para R$ 75 bilhões e poderão mobilizar as bancadas estaduais para aumentar o valor.

A proposta prevê alíquotas reduzidas para alguns setores da economia e abre margem para a criação de um sistema de cashback (devolução de parte do tributo pago), que será regulamentada por lei complementar. O texto também prevê mudanças na tributação sobre patrimônio, com cobrança de imposto sobre meios de transporte de luxo e heranças.

Entenda as mudanças da reforma tributária

EXTINÇÃO DE TRIBUTOS

• Somem os seguintes tributos federais: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);

• Extinção do ICMS (estadual) e do ISS (municipal).

Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual

No lugar desses tributos, serão criados dois tributos

• Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS): unificará o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);

• Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): unificará o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (IBS);

• No modelo dual, a União define a alíquota da CBS; e os estados e municípios, do IBS. Em relação aos tributos locais, a diferença será que os governos estaduais e as prefeituras terão de concordar com uma alíquota única, em vez de cada ente público reduzir tributos para estimular a guerra fiscal;

• Não cumulatividade plena: a CBS e o IBS não incidirão em cascata em nenhuma fase da cadeia produtiva. Hoje, o modelo brasileiro é de cumulatividade parcial. Alguns setores da economia continuam pagando em cascata. Outros pagam por valor adicionado em cada etapa da cadeia (pagam sobre o valor acrescentado sobre o preço anterior), mas contam com isenções ao longo das etapas que resultam em maior tributação ao fim da cadeia;

• Cobrança no destino: mercadoria e serviço serão tributados no local do consumo, em vez da origem, como ocorre atualmente. Mudança acaba com guerra fiscal;

• Desoneração de exportações e investimentos.

IMPOSTO SELETIVO

• Sobretaxa sobre produção, comercialização ou importação de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente;

• Incidirá sobre cigarros e bebidas alcoólicas, com possibilidade de ser estendido para alimentos e bebidas ricos em açúcar;

• Originalmente, substituiria o IPI, mas será um imposto à parte;

• Parte da arrecadação será usada para manter Zona Franca de Manaus.

ALÍQUOTAS

• Alíquota única padrão: valerá como regra geral;

• Alíquota reduzida em 50% para os seguintes grupos, com cadeia produtiva curta e que seriam prejudicados pelo IVA não cumulativo:

– Serviços de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano;

– Parte dos medicamentos (alíquota de IBS);

– Dispositivos médicos;

– Serviços de saúde;

– Serviços de educação;

– Produtos agropecuários, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura (para beneficiar a cesta básica);

– Insumos agropecuários, alimentos destinados ao consumo humano e produtos

de higiene pessoal (para beneficiar a cesta básica);

– Atividades artísticas e culturais nacionais.

• Se modificações na tributação do consumo aumentarem arrecadação geral, dispositivo no texto prevê a redução das alíquotas do IBS e da CBS.

ALÍQUOTA ZERO DE CBS:

– Medicamentos;

– Serviços de educação de ensino superior: Prouni;

Alíquota zero de IBS e CBS

• Pessoas físicas que desempenhem atividades agropecuárias, pesqueiras, florestais e extrativistas vegetais in natura;

• No caso de produtor rural pessoa física, isenção de IBS e CBS vale para quem tem receita anual de até R$ 2 milhões. O produtor que recebe menos que esse valor por ano poderá repassar crédito presumido (tipo de compensação tributária) aos compradores de seus produtos.

LIVROS

• Livros continuarão com imunidade tributária.

Cashback

• Possibilidade de devolução ampla de parte do IBS e da CBS a pessoas físicas;

• Ideia inicial era incluir na PEC mecanismo de devolução a famílias de baixa renda, semelhante ao existente em alguns estados, mas sistema será definido em lei complementar.

REGIMES TRIBUTÁRIOS FAVORECIDOS

• Manutenção da Zona

Franca de Manaus e do Simples Nacional, regime especial para micro e pequenas empresas.

Regimes tributários específicos

• Combustíveis e lubrificantes: cobrança monofásica (em uma única etapa da cadeia), alíquotas uniformes e possibilidade de concessão de crédito para contribuinte;

• Serviços financeiros, seguros, operações com bens imóveis, cooperativas, planos de assistência à saúde e apostas: alíquotas específicas, tratamento diferenciado nas regras de creditamento (aproveitamento de créditos tributários) e na base de cálculo; e tributação com base na receita ou no faturamento (em vez do valor adicionado na cadeia);

• Compras governamentais: isenção de IBS e CBS, caso seja admitida a manutenção de créditos tributários de operações anteriores; repasse integral da arrecadação do IBS e da CBS recolhida ao ente público contratante (União, Estado ou município).

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (FDR)

• Criado para reduzir desigualdades regionais e sociais;

• Aportes feitos pela União;

• União aporta R$ 8 bilhões em 2029 e R$ 40 bilhões por ano a partir de 2033;

• Aplicação dos recursos: estudos, projetos e obras de infraestrutura; fomento a atividades com elevado potencial de geração de emprego e renda, com possibilidade de concessão de subvenções; ações para o desenvolvimento

Governo do Estado do Rio assina protocolo de intenções com multinacional norte-americana CloudHQ

Rio O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, assinou, nesta sexta-feira (23/06), na Virginia (EUA), protocolo de intenções com a multinacional norte-americana CloudHQ, que pretende investir R$ 1,7 bilhão na instalação de um moderno data center em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O empreendimento deve gerar mais de 400 empregos diretos e indiretos.

– A chegada de mais este investimento ao nosso estado vai apoiar o processo de transformação digital de empresas aqui instaladas, estimular o crescimento de importantes setores como educação, saúde, transporte e segurança, e reforçar o atual ambiente de negócios que, seguramente, resultará em benefícios para a população fluminense – declara o governador Cláudio Castro.

Desenvolvedora global de data centers, a CloudHQ possui projetos em operação e também em desenvolvimento nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, França e México. A empresa realizou, recentemente, o

evento de lançamento do projeto que também será desenvolvido em Paulínia, São Paulo.

– A ideia é que o data center atenda empresas com grandes necessidades de processamento e armazenamento de dados. A digitalização da economia, o surgimento de novas tecnologias nos mais variados setores produtivos da indústria, comércio e serviços, a chegada do 5G, cada vez mais dispositivos conectados, tudo isso demanda infraestruturas tecnológicas como as da CloudHQ – explica o secretário Vinicius Farah.

O vice-presidente executivo da CloudHQ, Jose Fraga, explica como será o futuro data Center da empresa no Rio de Janeiro:

- Estamos entusiasmados em anunciar mais este projeto que será o segundo Data Center da CloudHQ em desenvolvimento no Brasil. O site possuirá os mais altos padrões de excelência oferecendo aos nossos clientes uma infraestrutura de última geração, conectividade e segurança, impulsionando ainda mais o desenvolvimento tecnológico do Estado do Rio de Janeiro – diz ele.

científico e tecnológico e à inovação.

FUNDO DE COMPENSAÇÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS

• Fundo com recursos da União garantirá benefícios fiscais já concedidos pelos estados até 2032;

• Em 2028, o fundo chegaria ao ponto máximo, com R$ 32 bilhões. Posteriormente, recursos caem.

TRANSIÇÃO

• Transição dos tributos antigos para os novos começa em 2026 e levará oito anos;

• 2026: alíquota 1%, compensável com o PIS/Cofins;

• 2027: início da CBS, extinção do PIS/Cofins e redução a zero do IPI (exceto para produtos da Zona Franca de Manaus);

• 2029 a 2032: entrada gradativa do IBS e extinção gradativa do ICMS e do ISS;

• 2029 a 2078: mudança gradual em 50 anos da cobrança na origem (local de produção) para o destino (local de consumo);

• 2033: vigência integral do novo sistema e extinção dos tributos e da legislação antigos.

DESONERAÇÃO DA FOLHA

• Eventual aumento de arrecadação obtido com desoneração da folha a alguns setores da economia deve ser usado para reduzir a tributação do consumo de bens e serviços e desonerar a folha de pagamentos dos demais setores que não se beneficiam da medida.

IPVA

• Cobrança de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre veículos aquáticos e aéreos, como jatos, helicópteros, iates e jet skis;

• Possibilidade de o imposto ser progressivo conforme o impacto ambiental do veículo. Quem polui mais, paga mais.

HERANÇA E DOAÇÃO

• Progressividade do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD);

• Alíquota subirá conforme o valor da transmissão; transferência a competência do imposto sobre bens móveis, títulos e créditos ao Estado onde tiver domicílio;

• Cobrança sobre heranças no exterior

IPTU

• Possibilidade de prefeituras atualizarem base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por decreto;

• Decreto obedecerá a critérios gerais previstos em lei municipal;

• Medida atende a pedido das prefeituras.

SEGUNDA ETAPA DA REFORMA

• Prazo de até 180 dias após a promulgação da reforma dos tributos sobre o consumo para o envio da segunda etapa da reforma tributária, que trata da reforma dos tributos sobre a renda.

Metalúrgicos do Brasfels entram em greve na segunda

Angra dos Reis

Os trabalhadores do Estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis, decidiram entrar em greve na próxima segunda-feira (26). A decisão foi tomada durante a assembleia geral, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, nesta sexta-feira (23) e informada em suas redes sociais. Os metalúrgicos brigam por um aumento de salário para a categoria. De acordo com a publicação, a empresa apresentou na última proposta o aumento de 4,2% nos salários e o aumento de 4,2% no

ticket de alimentação, o que representa um aumento de R$24,46, onde o total seria de R$606,64. “Só que o desconto de 10% do ticket passa para R$60,66, ou seja, o desconto é maior do que a empresa está oferecendo de aumento”, explica na postagem. Ainda nesta proposta, os trabalhadores receberiam um bônus de R$800, que seria pago em duas vezes (novembro deste ano e abril de 2024).

A publicação ainda informa que o Estaleiro Jurong de Espírito Santo e o Grupo Seatriun, também aderiram a greve.

3  SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2023 POLÍTICA - ECONOMIA Farah e Jose Fraga anunciam data center em São João do Meriti
Foto: Governo do Estado do Rio

Câmera

Itatiaia

de segurança

grava crime no Campo Alegre em Itatiaia

Vítima levou tiro no rosto e chegou a ser socorrida, mas não resistiu

Uma câmera de segurança gravou o momento em que um jovem, de 26 anos, foi morto com um tiro na Avenida Simão da Cunha Gago, no bairro Campo Alegre, em Itatiaia, na madrugada desta sexta-feira (23).

Polícia prende homem acusado de incendiar casa da ex-companheira

Agentes do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram acionados para atender a ocorrência e ao chegarem no local encontraram a vítima caída no chão com sinal de tiro no rosto. As imagens mostram que o autor do disparo estava em um Peugeot prata. A polícia

saiu à procura do suspeito, mas ele não foi localizado. De acordo com a polícia, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu a vítima, identificada como João Victor de Paula Andrade. O jovem foi levado para hospital de Itatiaia,

Adolescente é apreendido com drogas em Itatiaia

Itatiaia

Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido com drogas na noite deste sábado (24), em Itatiaia. Os policiais do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em patrulhamento no bairro Marechal Jardim, capturaram o suspeito que tentou fugir ao avistar a viatura policial. Com ele estavam 52 pinos de cocaína, três tabletes de maconha e R$ 24. O material apreendido e o suspeito foram levados para a 99ª DP, Itatiaia, onde a ocorrência foi registrada.

Menor apreendido estava com pinos de cocaína e tabletes de maconha

mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. A ocorrência foi registrada na 99ª DP, em Itatiaia. Contra a vítima constavam duas anotações criminais, porte Ilegal de arma de fogo e lesão corporal.

Colecionador tem arma roubada durante assalto em Itatiaia

Itatiaia

Um homem com registro de CAC (Colecionador, atirador desportivo ou caçador) teve sua arma roubada durante um assalto em Itatiaia no fim da tarde deste sábado (24). O roubo aconteceu na Avenida Ilhéus, depois que ele parou o carro, porque sua esposa estava passando mal. Ele contou ter sido abordado por dois homens que estavam em uma moto preta, que anunciaram o roubo e levaram sua aliança e uma mochila, onde estava uma pistola Taurus calibre 45 desmuniciada, três carregadores vazios e duas caixas contendo 100 cartuchos deflagrados do mesmo calibre.

Policiais chegaram a percorrer as imediações mas não encontraram nada. O registro da ocorrência foi feito na 99ª DP.

Mulher é atropelada na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda

Uma mulher foi atropelada na noite de sábado (24), na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. O atropelamento foi registrado pelas câmeras da prefeitura Volta Redonda. O motorista do carro foi identificado e vai responder em liberdade.

A vitima foi socorrida e encaminhada para o Hospital São João Batista. Ela e uma outra mulher atravessavam próximo a Praça do Chafariz, quando foram surpreendidas pelo carro, que atingiu uma das mulheres. O motorista do carro não prestou socorro e fugiu do local. Pelas câmeras, os agentes conseguiram a placa do veículo e foram ao local indicado no cadastro. O motorista foi encaminhado para a 93ª Delegacia de Polícia, prestou depoimento e vai responder em liberdade.

Atropelamento foi registrado por câmeras de segurança

Homem é preso com revólver após denúncia de disparo em Vassouras

Vassouras

Na manhã deste domingo (25), após verificarem denúncia de disparo de arma de fogo, no bairro Grecco, em Vassouras, Policiais Militares do 10° Batalhão da Polícia Militar (BPM), prenderam um homem, que não teve a

idade revelada. O suspeito estava armado com um revólver calibre 32, com cinco munições intactas. O material apreendido e o homem foram levados para à 95ª DP, em Vassouras, onde a ocorrência foi registrada.

Policiais civis da Deam-VR prenderam, neste domingo (25), um homem que é acusado de ter incendiado, em 31 de março do ano passado, a casa de sua ex-companheira, no bairro Açude II, em Volta Redonda. Contra o homem, havia um mandado de prisão expedido pela Justiça de Volta Redonda. O suspeito foi

conduzido à 93ª DP sem oferecer resistência. De acordo com a acusação, o homem teria incendiado a casa depois de ter descoberto que sua ex-companheira havia registrado ocorrência contra ele e pedido medidas protetivas. No dia do crime, policiais fizeram buscas pelas proximidades da casa da vítima, mas não encontraram o suspeito.

4  SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2023 POLÍCIA
Volta Redonda
Foto: Divulgação
Arma foi apreendida e levada à delegacia de Vassouras Foto:
Foto: captura de vídeo

Campanha contra importunação sexual ganha força em Volta Redonda

Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos trabalha na prevenção e orientação para denunciar crimes

Uma campanha de orientação às mulheres e ao público em geral, para lembrar que todas as mulheres merecem embarcar com respeito no transporte coletivo de Volta Redonda, e que o assédio e a importunação sexual são crimes com pena de prisão dos agressores, foi lançada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH). A campanha tem o apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU)

e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpass) no município, favorecendo a prevenção e uma maior divulgação contra os crimes.

A Viação Elite foi a primeira a aderir à campanha contra o assédio e a importunação sexual da mulher. Dezenas de cartazes estão sendo fixados também nos pontos de ônibus, no transporte coletivo municipal e, posteriormente, ganharão os prédios públicos como: escolas municipais; Cras (Centros de Referência de Assistência Social); unidades básicas de Saúde da Família; ginásios poliesportivos, visando aumentar a visibilidade e apoio da população e, principalmente, o esclare-

cimento das mulheres que usam diariamente o transporte público.

A secretária da SMDH, Glória Amorim, explicou o objetivo da campanha para os passageiros dos ônibus e o público: “O crime de importunação sexual está completamente ligado a essa cultura patriarcal e machista que infelizmente ainda incide em nossa sociedade, onde o corpo da mulher é visto como objeto. Os dados demonstram um aumento do número de denúncias referentes ao crime de assédio e importunação sexual que, comparando com o ano passado, foi superior a 150%. E sabemos que o número de casos é bem maior devido a subnotificação, com menos casos registrados”, disse Glória.

E acrescenta: “Muitas mulheres não se sentem seguras para buscar auxílio, por isso, devemos intensificar a orientação, incentivo e apoio às vítimas e buscar de forma veemente a responsabilização desses criminosos”, concluiu. As mulheres são orientadas, em caso de denúncias, a ligarem para os telefones: 180 (Central de Atendimento); 190 (Polícia Militar). E devem procurar anotar ou guardar informações essenciais como o horário do fato, data, linha de ônibus onde ocorreu, registro do veículo (número de or-

dem ou placa) roupas e caracteres do agressor. A Guarda Municipal também pode ser acionada na defesa da mulher do município contra as agressões.

CADEIA PARA OS QUE COMETEM CRIMES

A Lei Federal 13.718/2018 prevê penas de 1 a 5 anos para quem for flagrado ou denunciado por esses crimes. Essa legislação alterou o decreto-lei 2848 de 1940, modificando a natureza da ação penal dos crimes contra a liberdade sexual, aumentando as penas para esses delitos e reconhecendo os crimes de assédio e importunação sexual, enquadrando também como crimes a divulgação de cenas de estupro, sexo ou pornografia sem o consentimento da vítima.

A importunação sexual é classificada com a prática de ato libidinoso contra ou sem a anuência da vítima, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros como exemplo, casos de assédio sem o consentimento. Serão punidos a divulgação de cenas de estupro, venda, distribuição, publicação, exposição de fotos, vídeos ou registro audiovisual de

uma cena de estupro de vulnerável, de sexo ou de pornografia, independente de ter mantido relações por afeto, anteriormente ao crime. Se o fez por vingança ou para humilhar a vítima, a pena pode ser aumentada de 1 a 2 terços.

A partir dessa legislação, os crimes contra a liberdade sexual passaram a ser uma ação penal pública incondicionada, não mais exigindo a representação da vítima, podendo ser levados à Justiça com a garantia de maior eficácia de medidas contra o agente agressor. Não há crimes quando a publicação for de natureza jornalística, científica, cultural ou acadêmica, desde que com recursos que impossibilite a identificação da vítima ou ressalvada com a sua prévia autorização.

E com base no artigo 226 do Código Penal, a Lei 13.718 prevê aumento de penas caso o agente do crime seja ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor, empregador da vítima ou possuir algum título de autoridade sobre ela, e se praticado o estupro coletivo com dois ou mais agentes, ou corretivo com o objetivo de controlar o comportamento social ou sexual da vítima.

Estudantes de Barra Mansa apresentam projeto final com foco em startups

Projetos são de alunos do curso técnico de Administração do Colégio Municipal Washington Luiz

Barra Mansa

Os alunos do 3º módulo do curso técnico de Administração de Empresas do Colégio Municipal Washington Luiz, no bairro Saudade, apresentaram, na noite de sexta-feira (23), seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Com foco em startups, foram ao todo, seis grupos compostos por oito alunos cada. A vice-prefeita Fátima Lima compôs a banca julgadora e acompanhou os trabalhos dos estudantes.

A diretora da escola, Gessika Belan, informou como é a matriz curricular do curso de Administração e destacou a importância do ensino ofertado totalmente gratuito e em rede pública. “O curso qualifica os alunos para o mercado de trabalho, com disciplinas técnicas voltadas para o empreendedorismo e práticas administrativas, contábeis e de Direito, composto por uma vasta matriz curricular que abrange disciplinas como Economia, Inglês, Estatística, Matemática Financeira, Português, Psicologia, Gestão Empresarial, entre muitas outras” enfatiza.

A vice-prefeita Fátima Lima comentou como é benéfico realizar essa formação e enalteceu o trabalho do colégio. “Esse curso disponibilizado pelo Colégio Washington Luiz pode modificar a vida dos alunos. Eles saem daqui realmente como microempreendedores. Os professores são muito qualificados e trazem um diferencial para os estudantes. A diretora Gessika Belan também é

muito envolvida com a educação. Eu parabenizo a escola pelo belo trabalho. Ficamos felizes porque a Prefeitura promove um ensino de qualidade e investe na formação dos jovens”, comenta. A aluna Yasmin Melo detalhou o que seu grupo apresentou e ressaltou que o curso auxilia na entrada ao mercado de trabalho. “Nossa empresa se chama ‘Powersun’. Fabricamos um power bank que se conecta tanto com energia solar como convencional. Nosso produto é voltado ao público que trabalha externamente, e, desta forma, pode

recarregar os celulares tanto com o carregador tradicional como com o power bank através do sol. Gostei do curso, ele dá uma base boa para que a pessoa possa ter sua própria empresa. Eu pretendo seguir na área”, informa.

ENSINO

O Washington Luiz é uma escola tradicional no município e, neste ano de 2023, chega a 51 anos de existência. O curso Técnico em Administração de Empresas é gratuito e tem como

Festas juninas esquentam a economia e devem movimentar cerca de r$ 6 bilhões neste ano

Brasil

uma das diretrizes capacitar cidadãos para o mercado de trabalho e para a vida. Os alunos estudam por módulos com seis meses de duração cada. No geral são três módulos, totalizando um ano e meio.

Em 7 de julho serão realizadas novas matrículas e a aula inaugural acontece no dia 13 de julho. Os estudantes recebem passagem para se deslocar até a unidade e também são oferecidas refeições aos alunos antes de iniciarem as aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira, de 18h40 às 22h.

Inverno exige hidratação para manter a pele saudável, recomenda dermatologista

País

O inverno chegou e com a estação a queda nas temperaturas é comum em grande parte do país. O tempo mais frio e seco exige uma série de cuidados.

Além dos problemas respiratórios mais comuns no período, a pele também precisa de atenção nesta época do ano. Alguns hábitos desse período devem ser repensados. O banho mais quente, por exemplo, pode tirar a proteção natural da pele e ressecá-la ainda mais, a deixan-

do desprotegida, como explica a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O que acontece é que na hora do banho, quando se toma um banho muito quente, no momento em que a gente já está com a pele mais fragilizada pela temperatura, você tira a barreira de manto lipídico da pele, que é uma barreira de proteção da pele, que nós nascemos com ela, que se chama manto lipídico, é uma

gordurinha que fica no meio das células e mantém a água presa lá dentro, é mais ou menos isso. Ocorre que o uso de buchas e sabonetes na hora do banho tendem a piorar muito isso, você deixa essa pele mais fragilizada”, explica a especialista. Além disso, a pressa para vestir a roupa após o banho faz com que o uso do hidratante acabe esquecido, o que pode causar a essa pele já fragilizada o ressecamento e outros problemas, como enumera a dermatologista. “Co-

meça às vezes com uma sensação só do ressecamento, depois uma pequena coceira, depois pode evoluir para eczemas, casos de alergias mesmo, irritações e até às vezes essas irritações evoluírem para infecções se a pessoa ficar se coçando”, contextualiza. Entre as principais dicas deixadas pela dermatologista para manter a pele saudável neste período está não esquecer de usar cremes hidratantes e beber bastante água, mesmo não tendo tanta sede. | Fonte: Brasil 61

As festas juninas de 2023 devem ter uma das maiores movimentações econômicas e de público dos últimos anos. Segundo dados do Ministério do Turismo divulgados neste mês, as festividades dos santos Antônio, João e Pedro, além de preservarem a cultura popular, devem movimentar mais de 26,2 milhões de pessoas e arrecadar cerca de R$ 6 bilhões pelo país afora. O número é 76% maior do que o contabilizado no ano passado, quando houve um retorno financeiro de mais de R$ 3,4 bilhões. De norte a sul do país, o sucesso das festas juninas — embaladas pelo forró e outros ritmos populares, nos mais variados “arraiás”— esquenta a economia nacional . Além da alegria que contamina as pessoas ao redor das fogueiras e quadrilhas de São João, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destaca que a época das festividades juninas traz muita prosperidade para o interior do país. Ela ressalta o esforço para consolidar cada vez mais esse período. “Essas festas garantem uma expressiva movimentação econômica, principalmente no interior do país, gerando emprego e renda para toda a cadeia turística local, desde a hotelaria até os produtores rurais, que aumentam suas vendas com a oferta de produtos típicos. Estamos trabalhando para fortalecer e estruturar esses festejos para que eles sejam produtos turísticos potentes”, explicou.

CIDADES MAIS PROCURADAS

Várias cidades nordestinas apresentam grandes expectativas de renda e pública para este período. Em duas das principais festas juninas do Brasil, Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), a estimativa é de 5,7 milhões de pessoas curtindo as festas, o que deve movimentar mais de R$ 1,1 bilhão em arrecadação. Em Mossoró (RN), a expectativa é que o público

chegue a 1 milhão e que as festividades movimentem R$ 140 milhões na economia local. Já em Petrolina (PE), 800 mil pessoas devem gerar R$ 275 milhões. Entre os estados nordestinos que devem ter as maiores movimentações por causa dos festejos juninos estão, além de Paraíba, Pernambuco, estão ainda Sergipe, Ceará, Maranhão e Bahia — que este ano apresenta muitas atrações artísticas também na capital, Salvador. O músico Felipe Rodrigues, que há mais de 15 anos realiza um trabalho voltado à cultura nordestina, com forró pé de serra, vive no Distrito Federal mas está passando uma temporada no Bahia para se apresentar nas festividades juninas na região de Irecê, no sertão. Ele conta como esta época é intensa para quem faz a festa acontecer. “Neste período a gente tem uma agenda bem intensa mesmo em relação aos contratos. As apresentações chegam a ser quatro vezes maiores do que a quantidade de contratações do período normal. Por final de semana e por dia também. Tem dias no final de semana que temos quatro e até cinco shows, que a gente chega a fazer nesse período de São João”, ressaltou.

Fora do principal eixo de celebrações juninas, as festas também devem movimentar o turismo e a economia. No norte do país, em Parintins (AM), o governo estadual espera movimentar 100 mil pessoas e R$ 105,8 milhões no evento que acontece entre 30 de junho e 2 de julho. Em Minas Gerais, o esperado pelo governo do estado é dobrar a movimentação registrada no ano passado e chegar a 6 milhões de pessoas durante o mês. O estado é conhecido por festas com características únicas, com destaque para as procissões e o hasteamento de bandeiras em mastros próximos às igrejas, com imagens dedicadas aos santos Antônio, João e Pedro. | Fonte: Brasil 61

Governo antecipa entrega de 400 mil doses de insulina de ação rápida

País

Até o próximo dia 9, o Ministério da Saúde vai concluir a distribuição de mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida, usada no tratamento de diabetes tipo 1. A compra do medicamento ocorreu após cinco meses de negociação com o setor farmacêutico e depois de duas tentativas frustradas. É que dois pregões anteriores – em agosto do ano passado e em janeiro deste ano – não receberam propostas. O Ministério da Saúde antecipou a entrega da insulina por conta do risco de desabastecimento motivado pela escassez mundial do

produto. Essa carga de 400 mil unidades se soma à de um 1,3 milhão de doses compradas emergencialmente e que vão garantir o abastecimento do SUS e de mais de 60 mil pessoas que fazem atendimento no Sistema Único de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado”. As insulinas análogas de ação rápida foram incorporadas ao SUS em 2017 após aprovação da Conitec, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde.

5  SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2023 CIDADES
Foto: Divulgação – Secom/PMVR
Cartazes da campanha estão, entre outros lugares, no interior de ônibus Alunos apresentaram trabalhos sobre início de empresas de tecnologia Foto: Divulgação

Voltaço faz 2 a 1 no Ypiranga-RS

Tricolor de Aço chega ao G-4 da Série C, mas pode perder posições na tabela, dependendo das partidas que completam a rodada

Com boa atuação no segundo tempo, o Volta Redonda venceu o Ypiranga-RS por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, na tarde deste domingo, dia 25, pela 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A vitória fez o Tricolor de Aço pegar o elevador e chegar provisoriamente G-4 na competição. Um jogo não concluído até o fechamento desta edição, entre São José e São Bernardo, e as partidas entre Operário e Aparecidense, Botafogo e Pay-

sandu, CSA e América-RN e Náutico e Amazonhas, que vão completar a décima rodada da Série C do Brasileirão, podem mudar a posição do time.

O JOGO

O Volta Redonda foi melhor no primeiro tempo. Começou a partida controlando a posse de bola e teve a melhor chance de abrir o placar, quando o centroavante Ítalo acertou a trave. O

Ypiranga equilibrou na reta final, mas a etapa inicial terminou sem gol. No segundo tempo, o Voltaço voltou disposto a levar os três pontos. Logo no primeiro minuto, Douglas Skilo recebeu na direita, rolou a bola para Caio Vitor e o meia acertou o ângulo, 1 a 0. Aos 08’, Douglas Skilo deu o passe de cabeça para Ítalo, que carregou a bola para o meio e chutou rasteiro no canto do goleiro, 2 a 0. Aos 33’, o Ypiranga diminuiu com o atacante

Botafogo derrota Palmeiras em SP e segue líder

Willian Barbio, que aproveitou o cruzamento e cabeceou para o gol, 2 a 1.

O Voltaço segurou a pressão nos minutos finais, administrou o resultado e saiu com a terceira vitória consecutiva na Série C. Com a vitória, o Volta Redonda soma 15 pontos e pula para a terceira colocação na competição.

O próximo jogo será no domingo (02), contra o CSA, às 19h, no Raulino de Oliveira.

Rio

No Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia de virada, neste sábado (24), em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Chegando aos 31 pontos, o Tricolor retorna à parte de cima da tabela.

Sob comando do técnico Fernando Diniz, a equipe volta a campo nesta terça (27) para a sexta rodada da fase de grupos da Libertadores. O confronto, diante do Sporting Cristal, será às 21h, no Maracanã.

PRIMEIRO TEMPO

São Paulo

O Botafogo venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo (25), fora de casa, pela 12a rodada do Campeonato Brasileiro. O gol

Angra dos Reis

A manhã desde domingo, 25 de junho, foi marcada em Angra dos Reis pela tradicional Corrida do Pão, que chegou a sua 12ª edição.

A corrida não acontecia desde 2018 e, em sua retomada, reuniu 261 atletas. A prova teve percurso de 7,5 km, com largada e chegada no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário.

A Corrida do Pão foi criada pelo saudoso corredor Fernando

Avelar de Lima, popularmente chamado de “Pão Pão Noel”, conhecido morador do município, que também participava das provas. Ele sempre conseguia reunir os principais corredores da cidade, atletas de elite e amadores, e a prova se transformava em uma grande confraternização do esporte angrense. Pelo seu carisma e simpatia no segmento, Pão Pão Noel foi

Justiça

Rio

A Justiça do Rio interditou o Estádio de São Januário até que tenha condições necessárias para sediar eventos esportivos, após comprovação de laudos técnicos.

A decisão é do juiz Bruno Arthur Mazza Vaccari Machado Manfrenatti, do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça. O Vasco tinha uma partida na próxima segunda (26) contra o Cuiabá, pela 12ª rodada do Brasileirão da Série A, marcada para o estádio interditado.

O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual que propôs Ação Civil Pública, em consequência da confusão causada por um grupo de torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama, durante o jogo em que o time carioca foi derrotado por 1 a 0 pelo Goiás, na quinta-feira (22). Eles teriam depredado as arquibancadas, arremessado bombas, tentado entrar no campo e vestiários e invadido as áreas dos camarotes e cabines de rádio.

De acordo com o MP, o clube não tomou as providências necessárias para coibir a violência e garantir a segurança dos participantes do espetáculo em São Januário, tendo ocorrido atos generalizados de violência, tendo como alvos jogadores, comissão

alvinegro na partida foi dele: Tiquinho Soares, artilheiro da competição com 10 gols. Com 30 pontos, o Glorioso abre se isola ainda mais na liderança do torneio nacio-

lembrando com muito carinho durante a prova.

- Essa corrida é uma tradição na cidade e não acontecia há quatro anos e, em um papo de padaria, ouvindo mais sobre a história do evento, decidimos retomar com a prova que é tão importante para Angra dos Reis. Buscamos a história para poder recriar a corrida da forma como acontecia antigamente, com um café da manhã reforçado para os participantes do evento e uma grande estrutura para resgatar essa tradição do esporte local – disse o secretário de Esporte e Lazer, Vitor Simões.

O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada, com o tempo 27 minutos e 13 segundos, foi Alessandro Inácio que comemorou o resultado.

- É um prazer imenso estar aqui, pois minha primeira corrida competindo foi a Corrida do Pão

nal. Agora o time volta as atenções para o duelo com o Magallanes, na próxima quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, no Estádio Nilton Santos.

e eu fiquei em sexto lugar. Voltar a participar e chegar em primeiro é uma satisfação muito grande – comentou o atleta de 40 anos, morador do bairro Balneário.

A corredora Solange Mariano, que ficou em primeiro lugar na colocação feminino, já participou de outras edições da Corrida do Pão. Para ela, chegar em primeiro lugar foi motivo de alegria, pelo pódio e pelo retorno da prova na cidade.

- Eu participei de muitas edições da Corrida do Pão e estou muito feliz com essa retomada. Queria parabenizar a Secretaria de Esporte, pois essa foi uma das corridas mais organizadas que já participei, trânsito, batedores apoiando no percurso, tudo excelente. Eu tenho treinado bastante e estou muito contente de ter conseguido o primeiro lugar – comemorou a atleta de 44 anos, moradora do Bracuí.

O Fluminense iniciou a partida pressionando o adversário. Logo no primeiro minuto, a bola sobrou para Lelê dentro da grande área, Keno apareceu para receber e, de cabeça, tentou encobrir o goleiro, que voltou a tempo de fazer a defesa.

Aos 4 minutos, Keno avançou pela direita e fez lançamento para Lelê, que cabeceou por cima do gol.

Aos 9, Pirani recebeu pela esquerda, passou pela zaga adversária infiltrando na área e chutou para o gol. O goleiro defendeu e a bola sobrou para Marcelo, que tentou no rebote, mas o goleiro fez a defesa novamente.

SEGUNDO TEMPO

O Fluminense começou o segundo tempo em busca do empate. Logo nos primeiros minutos, a zaga adversária tentou afastar a bola dentro da área e Lelê, de

cabeça, colocou para dentro, deixando tudo igual no Maracanã. No lance seguinte, Keno tabelou com Pirani pela direita da grande área, o camisa 20 chutou forte para o gol e virou o jogo para o Tricolor.

O Fluminense manteve a pressão e criou mais chances na partida. Aos 26, Keno arriscou de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 32, Lelê recebeu no meio campo, conduziu até a entrada da grande área e cruzou para Pirani, que mandou de cabeça na trave.

técnica, policiais, jornalistas e outros profissionais. O confronto iniciado dentro das instalações de São Januário se estendeu para fora do estádio e as ruas do entorno.

Na decisão, o juiz considerou ainda que as informações constantes, nos autos, revelam que torcedores e demais participantes do evento tiveram o seu direito à segurança “flagrantemente violado pela inicial atuação criminosa de um grupo de indivíduos e posterior ausência de estrutura física mínima e de preparação dos funcionários do clube em executar o plano de ação e de contingência que garantissem a pronta retirada dos torcedores daquele cenário de guerra instalado dentro e fora do estádio”.

“Ademais, ainda que se possa

afastar qualquer ligação entre as pessoas que iniciaram os atos de violência e o clube réu, há de se buscar, neste momento, resguardar a segurança dos torcedores, com a interdição temporária do Estádio de São Januário até que se comprove a existência de condições de segurança com a apresentação de laudos técnicos atualizados dos órgãos estatais responsáveis, especialmente diante dos danos causados no local”, escreveu o juiz Bruno Vaccari.

O magistrado determinou a expedição de ofícios comunicando a decisão à Polícia Militar, Federação de Futebol do estado do Rio, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Club de Regatas Vasco da Gama.

6  SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2023 ESPORTES/LAZER ESPORTE
Vitória faz Voltaço disparar na classificação e time dorme na parte superior da tabela Foto: Raphael Torres – VRFC
lance durante vitória
Foto: Mailson Santana/FFC
Marcelo disputa
do Flu sobre o Bahia
Flu vence Bahia de virada no Maracanã
interdita Estádio de São
Decisão judicial deixou o Vasco sem poder jogar ‘em casa’ Foto: CRVG
Januário
Vitória mantém o Botafogo na ponta da tabela do Brasileirão Foto: BFR
Corrida do Pão agita o domingo em Angra

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.